Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Universidade Estácio de Sá – Campus Macaé
	
	
	Curso: 
ARQUITETURA
	Disciplina:
ARTES, ARQ. URB.: IDADE MODERNA
	Código: 
	Turma:
3001
	
	
	Data da prova:
09/10/2020
	Professor (a): 
 Mestra LUANA CARDOSO DA COSTA
	Prova:
 AV1
	Semestre
2020.2
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	A ser preenchido pelo (a) Aluno (a)
	Nome do Aluno (a)
 Izabella Ferreira Lemos
	Nº da matrícula
201901233383
 
AVALIAÇÃO 1
Questão 01 (1,0 pt) – A crise do século XVI ou Crise da Idade Média foi crucial para conduzir as transformações que dariam a origem à Idade Moderna. Explique no que consistiu essa crise e por quais razões ela impulsionou essas transformações.
R= 
Causada por diversos motivos, a crise teve origem na época em que não havia novas terras a serem ocupadas, fazendo com que a produção não crescesse, uma vez que no sistema feudal uma maior produção significava anexar novas terras. Com a produção estagnada e uma população maior, a fome se espalhou pela Europa. Além disso, a destruição das florestas e do meio ambiente ocorrida durante o século XII causou sérias mudanças climáticas, como por exemplo, severas chuvas. A Europa devastada pela fome, estava mais vulnerável a doenças como a Peste negra. Para agravar a situação existiam constantes guerras, a mais conhecida foi a Guerra dos Cem Anos .
Questão 2 (1,0 pt) – Qual foi a principal referência artística e arquitetônica do movimento denominado Renascimento? Responda explicando também os motivos que levaram os Renascentistas a buscarem essa referência.
R=
A arquitetura renascentista deve o seu arranque a Filippo Brunelleschi (1377-1446, Florença, Itália) que apesar de ter começado a carreira como escultor, se vai destacar como arquiteto. Por volta de 1417-19, Brunelleschi vai competir pela construção de uma cúpula com Lorenzo Ghiberti (1381-1455, escultor italiano) contra quem perdera uns anos antes o concurso para as portas do Baptistério. A referida cúpula deveria encimar a Catedral de Santa Maria del Fiore, edifício monumental que começara a ser construído na época medieval, e que continuaria em trabalhos de finalização até ao século XIX. Devido à grandiosidade do edifício, até então todas as soluções para a construção da cúpula haviam falhado. Mas Brunelleschi consegue apresentar uma solução viável e dessa forma construir aquela que é considerada a primeira grande obra da renascença italiana.
Questão 3 (1.0) – Quais são os Princípios estéticos do Renascimento? 
R= 
O humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
Questão 4 (1.0) – O que foi o Maneirismo e quem é seu principal representante?
R=
O “maneirismo” representa um estilo artístico que surgiu na Itália no século XVI, no período entre a Renascença e o Barroco (1520 a 1600). Nesse período a Europa passava por diversas transformações políticas, econômicas e culturais, tal qual o Renascimento e a Contrarreforma, o que fez surgir uma nova estética que fugia dos moldes tradicionais e que se espalhou rapidamente por toda a Europa. Esse movimento artístico utilizou da arquitetura, escultura, artes plásticas, música e literatura, para apresentar uma arte mais perturbadora, exagerada e sofisticada.	
Questão 5 (1.0) – Quem foi Filippo Brunelleschi e qual a importância dele para a Arquitetura?
R=
Filippo Brunelleschi foi um importante artista italiano do Renascimento. Destacou-se na segunda fase do Renascimento, denominada de Quatrocento (1400 a 1499) ou Alta Renascença. Nesse momento de consolidação da arte renascentista, Brunelleschi contribuiu com suas ideias inovadoras.
É famoso no âmbito das artes plásticas por finalizar o projeto da Catedral Santa Maria del Fiore, em Florença, Itália, com uma enorme cúpula no estilo do Renascimento.
	
BOA AVALIAÇÃO!

Mais conteúdos dessa disciplina