Logo Passei Direto
Buscar

Unicesumar - Ensino a Distância atividade 2

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É fato! Os estudos no campo do empreendedorismo indicam que um empreendedor deve ter um comportamento de gestor, para gerenciar os recursos da sua empresa, mas nem todos os gestores são empreendedores, o ideal é até que fossem, mas a cultura e o clima organizacional muitas vezes engessados, impedem o gestor de ter iniciativa intraempreendedora.
Considerando o que abordamos sobre as características dos gestores, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Os gestores são cautelosos e evitam decisões de risco.
Os gestores sempre discordam das decisões tomadas pela alta gestão.
Os gestores seguem os seus sonhos e tomam as suas próprias decisões.
Os gestores assumem riscos calculados e investem muito para serem bem sucedidos.
Os gestores buscam independência e oportunidade para criar um novo empreendimento.

O mundo é uma fonte inesgotável de ideias e oportunidades. Quem dispõe de acesso à internet vai deparar-se com chamadas, reportagens e exemplos reais todos os dias em diferentes sites relacionados a negócios. São empreendedores de várias idades, culturas, países, cores e religiões que se destacam por colocar em prática ideias simples que facilitam a vida das pessoas e tornam o mundo melhor para se viver. É fato que o ambiente no qual estamos inseridos, gera muitas oportunidades para empreender.
Sobre aspectos que influenciam a oportunidade no âmbito econômico, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
Atualmente as mulheres estão trabalhando fora e ajudando na renda da casa.
As famílias possuem uma renda maior e consequentemente maior poder de compra.
O fator cultural tem colaborado com o aumento da renda das famílias nos últimos anos.
O aumento da quantidade de filhos das famílias, tem gerado oportunidades econômicas.
As novas leis que foram criadas, geram oportunidades, como por exemplo, a reforma previdenciária.

O Empretec (Sebrae) adota um conjunto de dez características de comportamento empreendedor (CCE) associadas ao alto desempenho empresarial. Estas características podem ser desenvolvidas e, para isto, o passo inicial é olhar para dentro de nós mesmos e refletirmos como nos comportamos em relação as situações que enfrentamos no dia a dia. Observar o nosso comportamento, saber como ele ajuda ou atrapalha a nossa trajetória empreendedora é um bom começo.
Sobre as características intrínsecas ao empreendedor, avalie as alternativas abaixo:
I. São pessoas que assume riscos calculados em razão do planejamento.
II. São pessoas que buscam oportunidades e possuem iniciativa.
III. São pessoas persistentes, entretanto, desistem rapidamente.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.

A elaboração do Plano de Negócios deve ser realizada de maneira planejada e bem criteriosa para que possa proporcionar bons resultados para um negócio, dessa forma, é possível evitar o que Baron e Shane (2010 apud MIYATAKE, MAZZEI, PARDO, 2018) os chamados pecados capitais que são erros comumente cometidos por empreendedores quando estão elaborando ou apresentando o Plano de Negócio para terceiros.
Com base no texto de apoio e no material, leia as afirmacoes e assinale a alternativa que trata dos pecados capitais.
I. O Plano é muito pretensioso em relação as possibilidades atuais do mercado.
II. Não está claro como está o produto em termos de produção, ou seja, não se esclarece o processo operacional.
III. O Plano de Marketing é parte mais importante de um negócio porque a propaganda é a alma do negócio.
IV. O resumo executivo é muito longo e não vai direto ao ponto, ou seja, o conteúdo é extenso e não atrativo para o leitor.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.

O empreendedor deve ter em mente que não conseguirá atender todo mundo da mesma forma até porque as necessidades de cada um são diferentes. Dessa forma, é importante definir conforme os objetivos da empresa e, a partir disso, procurar conhecer as características e os gostos desse público. Nesse sentido, é possível utilizar Rosa (2007 apud MIYATAKE; MAZZEI; PARDO, 2018) que considera 4 passos a serem analisados, quando determinamos a clientela alvo.
Com base no exposto, leia as afirmações:
I. É fundamental saber se o público-alvo é formado por pessoas físicas ou jurídicas.
II. A frequência de uso do serviço é importante a ser considerado quando se estuda o público para determinar a melhor forma de atender as necessidades.
III. O preço sempre será o principal critério escolhido pelo consumidor porque ele deseja pagar o menor valor.
IV. Conhecer o tamanho do mercado em que pretende atuar é importante para elaborar estratégias.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

É verdade que os empreendedores são pessoas de ação, mas não se engane: eles pensam muito antes de agir. Na maior parte das vezes, são pessoas metódicas que planejam cuidadosamente seus movimentos. A ênfase atual no desenvolvimento dos planos de negócio claros, completos e detalhados é um indicador de que os empreendedores de sucesso pensam e realizam.
Com base nos mitos apresentados ao longo da disciplina a respeito dos empreendedores, avalie as afirmativas abaixo:
I. As pessoas imaginam que empreendedores nascem para o sucesso.
II. As pessoas pensam que empreendedores assumem riscos baixos.
III. As pessoas imaginam que empreendedores são péssimos líderes.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.

Começar um negócio não é tarefa simples, especialmente se você deseja empreender com inovação e tecnologia através de uma startup. Montar um modelo de negócio, testar o produto com os clientes, criar formas de gerar receita são alguns dos desafios. Mas você não precisa dar conta de tudo sozinho. Hoje existem diversas entidades criadas justamente com o objetivo de auxiliar startups a atravessarem esse momento crítico que é o início de sua operação – estamos falando das aceleradoras. Elas podem ajudar o seu negócio seja com aporte financeiro seja com mentorias e criação de networking para gerar oportunidades de negócio para sua empresa. No Brasil, esse ecossistema começou a tomar forma há cerca de cinco anos e hoje está mais consolidado, com aceleradoras de diferentes focos e propostas.
Considerando o texto, leia as afirmações a seguir:
I – A criação de uma empresa lucrativa somente ocorre, nos dias atuais, por meio de uma startup.
II – Um dos pontos mais difíceis é validar uma ideia no mercado com o público correto.
III – As aceleradoras desenvolvem o trabalho ao gerar mentorias para negócios que possuem alto potencial de lucro de forma escalada.
IV – Não basta apenas identificar uma aceleradora e participar da seleção, mas identificar aquelas que podem realmente contribuir para o desenvolvimento do negócio.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III, IV, apenas.
I, II e IV, apenas.

Um dos grandes desafios de um negócio é operar com recursos e processos otimizados. Essa é uma situação que tem mais chances de ocorrer quando a organização elabora um Plano Operacional, visto que permite estruturar a empresa a partir da análise do mercado, dos objetivos da empresa e das possibilidades de atuação do negócio. Os negócios que trabalham com monitoramento, por exemplo, precisam ter informações sobre a região para definir os meios mais adequados para minimização de riscos, destinando unidades e pessoal suficiente para proteger uma região.
Com base no assunto, avalie a seguir considerando V para verdadeiras e F para falsas.
I – A escolha da tecnologia utilizada para monitoramento depende, por exemplo, do poder aquisitivo da população e a empresa escolherá a mais acessível do ponto de vista operacional.
II – O Plano deve ser elaborado apenas por indústrias que fabricam as tecnologias por manusear matéria-prima transformada em produto físico.
III – O tempo de atendimento das ocorrências é reduzido quando há frota e pessoal treinados e posicionados de forma estratégica.
IV – A definição da quantidade de pessoas que operam o nível operacional é definida, unicamente, pelo setor de Recursos Humanos porque é a responsável pela estruturação de cargos e salários.
V, V, V, V.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
F, F, F, F.
F, V, F, V.

Qual a melhor ferramenta para gerir um negócio? Essa é uma pergunta que muitos procuram a resposta, mas tenho uma má notícia: não há. Como qualquer técnica há limitações que devem ser consideradas, por isso, somente a aplicação não é suficiente. É necessário ter conhecimento para aplicar e interpretar o que foi analisado para traçar planos de concretização. O Canvas e o Plano de Negócio, apesar das diferenças entre si, ajudam nesse papel porque cada uma tem características peculiares.
Considerando as características e as diferenças entre as ferramentas, associe as duas colunas.
1 – Business Model Canvas.
2 – Plano de Negócio.
( ) Cada uma das partes, como exemplo, Plano de Marketing e Plano Financeiro, ajudam na elaboração das estratégias do negócio.
( ) Uma ferramenta que permite analisar informações passadas e a projetar o futuro.
( ) Tem como característica rediscutir a lógica de funcionamento do negócio visando tornar mais competitiva a empresa.
( ) Composta por nove partes que representam os principais de um negócio.

Uma empresa pode se reinventar no mercado ao adotar uma postura em que considera o cliente com papel chave e central, ou seja, os produtos e os serviços são centralizados para entregar da melhor forma possível para o público. Isso não é uma atividade fácil porque exige que a postura adotada proporcione empoderamento para um terceiro e não mais para atender objetivos dos diretores de uma organização.
A partir das informações constantes no material, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas.
I – O pensamento visual é a melhor forma de avaliar ideias e tomar decisões quando se tem dúvidas sobre o futuro do empreendimento.
II – A utilização de história para contar o modelo de negócio é atrativa porque chama a atenção de investidores e ajuda no comprometimento de pessoas.
III – Os cenários de negócios podem ser previstos ao utilizar uma ferramenta compatível com qualquer empreendimento.
IV – A ótica do cliente deve atender não aos interesses da organização, mas saber o que a pessoa vê, ouve, pensa e sente, diz e faz, sente e ganha.
V, V, V, V.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
F, V, F, V.
F, F, F, F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É fato! Os estudos no campo do empreendedorismo indicam que um empreendedor deve ter um comportamento de gestor, para gerenciar os recursos da sua empresa, mas nem todos os gestores são empreendedores, o ideal é até que fossem, mas a cultura e o clima organizacional muitas vezes engessados, impedem o gestor de ter iniciativa intraempreendedora.
Considerando o que abordamos sobre as características dos gestores, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
Os gestores são cautelosos e evitam decisões de risco.
Os gestores sempre discordam das decisões tomadas pela alta gestão.
Os gestores seguem os seus sonhos e tomam as suas próprias decisões.
Os gestores assumem riscos calculados e investem muito para serem bem sucedidos.
Os gestores buscam independência e oportunidade para criar um novo empreendimento.

O mundo é uma fonte inesgotável de ideias e oportunidades. Quem dispõe de acesso à internet vai deparar-se com chamadas, reportagens e exemplos reais todos os dias em diferentes sites relacionados a negócios. São empreendedores de várias idades, culturas, países, cores e religiões que se destacam por colocar em prática ideias simples que facilitam a vida das pessoas e tornam o mundo melhor para se viver. É fato que o ambiente no qual estamos inseridos, gera muitas oportunidades para empreender.
Sobre aspectos que influenciam a oportunidade no âmbito econômico, analise as alternativas abaixo e assinale a correta.
Atualmente as mulheres estão trabalhando fora e ajudando na renda da casa.
As famílias possuem uma renda maior e consequentemente maior poder de compra.
O fator cultural tem colaborado com o aumento da renda das famílias nos últimos anos.
O aumento da quantidade de filhos das famílias, tem gerado oportunidades econômicas.
As novas leis que foram criadas, geram oportunidades, como por exemplo, a reforma previdenciária.

O Empretec (Sebrae) adota um conjunto de dez características de comportamento empreendedor (CCE) associadas ao alto desempenho empresarial. Estas características podem ser desenvolvidas e, para isto, o passo inicial é olhar para dentro de nós mesmos e refletirmos como nos comportamos em relação as situações que enfrentamos no dia a dia. Observar o nosso comportamento, saber como ele ajuda ou atrapalha a nossa trajetória empreendedora é um bom começo.
Sobre as características intrínsecas ao empreendedor, avalie as alternativas abaixo:
I. São pessoas que assume riscos calculados em razão do planejamento.
II. São pessoas que buscam oportunidades e possuem iniciativa.
III. São pessoas persistentes, entretanto, desistem rapidamente.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.

A elaboração do Plano de Negócios deve ser realizada de maneira planejada e bem criteriosa para que possa proporcionar bons resultados para um negócio, dessa forma, é possível evitar o que Baron e Shane (2010 apud MIYATAKE, MAZZEI, PARDO, 2018) os chamados pecados capitais que são erros comumente cometidos por empreendedores quando estão elaborando ou apresentando o Plano de Negócio para terceiros.
Com base no texto de apoio e no material, leia as afirmacoes e assinale a alternativa que trata dos pecados capitais.
I. O Plano é muito pretensioso em relação as possibilidades atuais do mercado.
II. Não está claro como está o produto em termos de produção, ou seja, não se esclarece o processo operacional.
III. O Plano de Marketing é parte mais importante de um negócio porque a propaganda é a alma do negócio.
IV. O resumo executivo é muito longo e não vai direto ao ponto, ou seja, o conteúdo é extenso e não atrativo para o leitor.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.

O empreendedor deve ter em mente que não conseguirá atender todo mundo da mesma forma até porque as necessidades de cada um são diferentes. Dessa forma, é importante definir conforme os objetivos da empresa e, a partir disso, procurar conhecer as características e os gostos desse público. Nesse sentido, é possível utilizar Rosa (2007 apud MIYATAKE; MAZZEI; PARDO, 2018) que considera 4 passos a serem analisados, quando determinamos a clientela alvo.
Com base no exposto, leia as afirmações:
I. É fundamental saber se o público-alvo é formado por pessoas físicas ou jurídicas.
II. A frequência de uso do serviço é importante a ser considerado quando se estuda o público para determinar a melhor forma de atender as necessidades.
III. O preço sempre será o principal critério escolhido pelo consumidor porque ele deseja pagar o menor valor.
IV. Conhecer o tamanho do mercado em que pretende atuar é importante para elaborar estratégias.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.

É verdade que os empreendedores são pessoas de ação, mas não se engane: eles pensam muito antes de agir. Na maior parte das vezes, são pessoas metódicas que planejam cuidadosamente seus movimentos. A ênfase atual no desenvolvimento dos planos de negócio claros, completos e detalhados é um indicador de que os empreendedores de sucesso pensam e realizam.
Com base nos mitos apresentados ao longo da disciplina a respeito dos empreendedores, avalie as afirmativas abaixo:
I. As pessoas imaginam que empreendedores nascem para o sucesso.
II. As pessoas pensam que empreendedores assumem riscos baixos.
III. As pessoas imaginam que empreendedores são péssimos líderes.
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.

Começar um negócio não é tarefa simples, especialmente se você deseja empreender com inovação e tecnologia através de uma startup. Montar um modelo de negócio, testar o produto com os clientes, criar formas de gerar receita são alguns dos desafios. Mas você não precisa dar conta de tudo sozinho. Hoje existem diversas entidades criadas justamente com o objetivo de auxiliar startups a atravessarem esse momento crítico que é o início de sua operação – estamos falando das aceleradoras. Elas podem ajudar o seu negócio seja com aporte financeiro seja com mentorias e criação de networking para gerar oportunidades de negócio para sua empresa. No Brasil, esse ecossistema começou a tomar forma há cerca de cinco anos e hoje está mais consolidado, com aceleradoras de diferentes focos e propostas.
Considerando o texto, leia as afirmações a seguir:
I – A criação de uma empresa lucrativa somente ocorre, nos dias atuais, por meio de uma startup.
II – Um dos pontos mais difíceis é validar uma ideia no mercado com o público correto.
III – As aceleradoras desenvolvem o trabalho ao gerar mentorias para negócios que possuem alto potencial de lucro de forma escalada.
IV – Não basta apenas identificar uma aceleradora e participar da seleção, mas identificar aquelas que podem realmente contribuir para o desenvolvimento do negócio.
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III, IV, apenas.
I, II e IV, apenas.

Um dos grandes desafios de um negócio é operar com recursos e processos otimizados. Essa é uma situação que tem mais chances de ocorrer quando a organização elabora um Plano Operacional, visto que permite estruturar a empresa a partir da análise do mercado, dos objetivos da empresa e das possibilidades de atuação do negócio. Os negócios que trabalham com monitoramento, por exemplo, precisam ter informações sobre a região para definir os meios mais adequados para minimização de riscos, destinando unidades e pessoal suficiente para proteger uma região.
Com base no assunto, avalie a seguir considerando V para verdadeiras e F para falsas.
I – A escolha da tecnologia utilizada para monitoramento depende, por exemplo, do poder aquisitivo da população e a empresa escolherá a mais acessível do ponto de vista operacional.
II – O Plano deve ser elaborado apenas por indústrias que fabricam as tecnologias por manusear matéria-prima transformada em produto físico.
III – O tempo de atendimento das ocorrências é reduzido quando há frota e pessoal treinados e posicionados de forma estratégica.
IV – A definição da quantidade de pessoas que operam o nível operacional é definida, unicamente, pelo setor de Recursos Humanos porque é a responsável pela estruturação de cargos e salários.
V, V, V, V.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
F, F, F, F.
F, V, F, V.

Qual a melhor ferramenta para gerir um negócio? Essa é uma pergunta que muitos procuram a resposta, mas tenho uma má notícia: não há. Como qualquer técnica há limitações que devem ser consideradas, por isso, somente a aplicação não é suficiente. É necessário ter conhecimento para aplicar e interpretar o que foi analisado para traçar planos de concretização. O Canvas e o Plano de Negócio, apesar das diferenças entre si, ajudam nesse papel porque cada uma tem características peculiares.
Considerando as características e as diferenças entre as ferramentas, associe as duas colunas.
1 – Business Model Canvas.
2 – Plano de Negócio.
( ) Cada uma das partes, como exemplo, Plano de Marketing e Plano Financeiro, ajudam na elaboração das estratégias do negócio.
( ) Uma ferramenta que permite analisar informações passadas e a projetar o futuro.
( ) Tem como característica rediscutir a lógica de funcionamento do negócio visando tornar mais competitiva a empresa.
( ) Composta por nove partes que representam os principais de um negócio.

Uma empresa pode se reinventar no mercado ao adotar uma postura em que considera o cliente com papel chave e central, ou seja, os produtos e os serviços são centralizados para entregar da melhor forma possível para o público. Isso não é uma atividade fácil porque exige que a postura adotada proporcione empoderamento para um terceiro e não mais para atender objetivos dos diretores de uma organização.
A partir das informações constantes no material, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F para falsas.
I – O pensamento visual é a melhor forma de avaliar ideias e tomar decisões quando se tem dúvidas sobre o futuro do empreendimento.
II – A utilização de história para contar o modelo de negócio é atrativa porque chama a atenção de investidores e ajuda no comprometimento de pessoas.
III – Os cenários de negócios podem ser previstos ao utilizar uma ferramenta compatível com qualquer empreendimento.
IV – A ótica do cliente deve atender não aos interesses da organização, mas saber o que a pessoa vê, ouve, pensa e sente, diz e faz, sente e ganha.
V, V, V, V.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
F, V, F, V.
F, F, F, F.

Prévia do material em texto

27/07/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
1/6
ATIVIDADE 2 - SPRIV - EMPREENDEDORISMO - 2020C
Período:27/07/2020 08:00 a 14/08/2020 23:59 (Horário de Brasília)
Status:ABERTO
Nota máxima:0,50
Gabarito:Gabarito será liberado no dia 15/08/2020 00:00 (Horário de Brasília)
Nota obtida:
1ª QUESTÃO
É fato! Os estudos no campo do empreendedorismo indicam que um empreendedor deve ter um
comportamento de gestor, para gerenciar os recursos da sua empresa, mas nem todos os gestores são
empreendedores, o ideal é até que fossem, mas a cultura e o clima organizacional muitas vezes engessados,
impedem o gestor de ter iniciativa intraempreendedora.
 
MIYATAKE, Anderson Katsumi; MAZZEI, Bianca Burdini; PARDO, Paulo. Empreendedorismo. Maringá:
Unicesumar, 2019
 
Considerando o que abordamos sobre as características dos gestores, analise as afirmativas a seguir e
assinale a alternativa correta.
ALTERNATIVAS
Os gestores são cautelosos e evitam decisões de risco.
Os gestores sempre discordam das decisões tomadas pela alta gestão.
Os gestores seguem os seus sonhos e tomam as suas próprias decisões.
Os gestores assumem riscos calculados e investem muito para serem bem sucedidos.
Os gestores buscam independência e oportunidade para criar um novo empreendimento.
2ª QUESTÃO
O mundo é uma fonte inesgotável de ideias e oportunidades. Quem dispõe de acesso à internet vai deparar-
se com chamadas, reportagens e exemplos reais todos os dias em diferentes sites relacionados a negócios.
São empreendedores de várias idades, culturas, países, cores e religiões que se destacam por colocar em
prática ideias simples que facilitam a vida das pessoas e tornam o mundo melhor para se viver. É fato que o
ambiente no qual estamos inseridos, gera muitas oportunidades para empreender.
 
Mendes, Jerônimo Empreendedorismo 360º: a prática na prática. São Paulo: Atlas, 2017.
 
 
Sobre aspectos que influenciam a oportunidade no âmbito econômico, analise as alternativas abaixo e
assinale a correta.
ALTERNATIVAS
Atualmente as mulheres estão trabalhando fora e ajudando na renda da casa.
As famílias possuem uma renda maior e consequentemente maior poder de compra.
O fator cultural tem colaborado com o aumento da renda das famílias nos últimos anos.
O aumento da quantidade de filhos das famílias, tem gerado oportunidades econômicas.
As novas leis que foram criadas, geram oportunidades, como por exemplo, a reforma previdenciária.
27/07/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
2/6
3ª QUESTÃO
O Empretec (Sebrae) adota um conjunto de dez características de comportamento empreendedor (CCE)
associadas ao alto desempenho empresarial. Estas características podem ser desenvolvidas e, para isto, o
passo inicial é olhar para dentro de nós mesmos e refletirmos como nos comportamos em relação as
situações que enfrentamos no dia a dia. Observar o nosso comportamento, saber como ele ajuda ou
atrapalha a nossa trajetória empreendedora é um bom começo.
 
MARIANO, Holanda, S. R., MAYER, Feder, V. Empreendedorismo - Fundamentos e Técnicas para
Criatividade. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
 
 Sobre as características intrínsecas ao empreendedor, avalie as alternativas abaixo:
I. São pessoas que assume riscos calculados em razão do planejamento.
 II. São pessoas que buscam oportunidades e possuem iniciativa.
III. São pessoas persistentes, entretanto, desistem rapidamente.
 É correto o que se afirmam em:
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e II, apenas.
I, II e III.
4ª QUESTÃO
A elaboração do Plano de Negócios deve ser realizada de maneira planejada e bem criteriosa para que
possa proporcionar bons resultados para um negócio, dessa forma, é possível evitar o que Baron e Shane
(2010 apud MIYATAKE, MAZZEI, PARDO, 2018) os chamados pecados capitais que são erros comumente
cometidos por empreendedores quando estão elaborando ou apresentando o Plano de Negócio para
terceiros.
MIYATAKE, A. K.; MAZZEI, B. B.; PARDO, P. Empreendedorismo. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
 
Com base no texto de apoio e no material, leia as afirmações e assinale a alternativa que trata dos pecados
capitais.
I. O Plano é muito pretensioso em relação as possibilidades atuais do mercado.
II. Não está claro como está o produto em termos de produção, ou seja, não se esclarece o processo
operacional.
III. O Plano de Marketing é parte mais importante de um negócio porque a propaganda é a alma do
negócio.
IV. O resumo executivo é muito longo e não vai direto ao ponto, ou seja, o conteúdo é extenso e não
atrativo para o leitor.
É correto o que se afirma em:
ALTERNATIVAS
27/07/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
3/6
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
III e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
5ª QUESTÃO
O empreendedor deve ter em mente que não conseguirá atender todo mundo da mesma forma até porque
as necessidades de cada um são diferentes. Dessa forma, é importante definir conforme os objetivos da
empresa e, a partir disso, procurar conhecer as características e os gostos desse público. Nesse sentido, é
possível utilizar Rosa (2007 apud MIYATAKE; MAZZEI; PARDO, 2018) que considera 4 passos a serem
analisados, quando determinamos a clientela alvo.
MIYATAKE, A. K.; MAZZEI, B. B.; PARDO, P. Empreendedorismo. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.
Com base no exposto, leia as afirmações:
I. É fundamental saber se o público-alvo é formado por pessoas físicas ou jurídicas.
II. A frequência de uso do serviço é importante a ser considerado quando se estuda o público para
determinar a melhor forma de atender as necessidades.
III. O preço sempre será o principal critério escolhido pelo consumidor porque ele deseja pagar o menor
valor.
IV. Conhecer o tamanho do mercado em que pretende atuar é importante para elaborar estratégias.
É correto o que se afirma em:
 
ALTERNATIVAS
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e IV, apenas.
I, III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
6ª QUESTÃO
É verdade que os empreendedores são pessoas de ação, mas não se engane: eles pensam muito antes de
agir. Na maior parte das vezes, são pessoas metódicas que planejam cuidadosamente seus movimentos. A
ênfase atual no desenvolvimento dos planos de negócio claros, completos e detalhados é um indicador de
que os empreendedores de sucesso pensam e realizam.
MARIANO, Holanda, S. R., MAYER, Feder, V. Empreendedorismo - Fundamentos e Técnicas para
Criatividade. Rio de Janeiro: LTC, 2011.
 
Com base nos mitos apresentados ao longo da disciplina a respeito dos empreendedores, avalie as
afirmativas abaixo:
I. As pessoas imaginam que empreendedores nascem para o sucesso.
II. As pessoas pensam que empreendedores assumem riscos baixos.
III. As pessoas imaginam que empreendedores são péssimos líderes.
 
É correto o que se afirma em:
27/07/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
4/6
ALTERNATIVAS
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I e III, apenas.
I, II e III.
7ª QUESTÃO
Começar um negócio não é tarefa simples, especialmente se você deseja empreender com inovação e
tecnologia através de uma startup. Montar um modelo de negócio, testar o produto com os clientes, criar
formas de gerar receita são alguns dos desafios. Mas você não precisa dar conta de tudo sozinho. Hoje
existem diversas entidades criadas justamente com o objetivo de auxiliar startups a atravessarem esse
momento crítico que é o início de sua operação – estamos falando das aceleradoras. Elas podem ajudar o
seu negócio seja com aporte financeiro seja com mentorias e criação de networking para gerar
oportunidades de negócio para sua empresa. No Brasil, esse ecossistema começou a tomar forma há cerca
de cinco anos e hoje está mais consolidado, com aceleradoras de diferentes focos e propostas.
Disponível em: <httpss://is.gd/timpuP>. Acessado em 1 mar. 2018.
Considerando o texto, leia as afirmações a seguir:
I – A criação de uma empresa lucrativa somente ocorre, nos dias atuais, por meio de uma startup.
II – Um dos pontos mais difíceis é validar uma ideia no mercado com o público correto.
III – As aceleradoras desenvolvem otrabalho ao gerar mentorias para negócios que possuem alto potencial
de lucro de forma escalada.
IV – Não basta apenas identificar uma aceleradora e participar da seleção, mas identificar aquelas que
podem realmente contribuir para o desenvolvimento do negócio.
É correto o que se afirma em:
 
ALTERNATIVAS
I e III, apenas.
II e IV, apenas.
I, II e III, apenas.
II, III, IV, apenas.
I, II e IV, apenas.
8ª QUESTÃO
27/07/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
5/6
Um dos grandes desafios de um negócio é operar com recursos e processos otimizados. Essa é uma situação
que tem mais chances de ocorrer quando a organização elabora um Plano Operacional, visto que permite
estruturar a empresa a partir da análise do mercado, dos objetivos da empresa e das possibilidades de
atuação do negócio. Os negócios que trabalham com monitoramento, por exemplo, precisam ter
informações sobre a região para definir os meios mais adequados para minimização de riscos, destinando
unidades e pessoal suficiente para proteger uma região.
Elaborado pelo professor, 2019.
Com base no assunto, avalie a seguir considerando V para verdadeiras e F para falsas.
I – A escolha da tecnologia utilizada para monitoramento depende, por exemplo, do poder aquisitivo da
população e a empresa escolherá a mais acessível do ponto de vista operacional.
II – O Plano deve ser elaborado apenas por indústrias que fabricam as tecnologias por manusear matéria-
prima transformada em produto físico.
III – O tempo de atendimento das ocorrências é reduzido quando há frota e pessoal treinados e
posicionados de forma estratégica.
IV – A definição da quantidade de pessoas que operam o nível operacional é definida, unicamente, pelo
setor de Recursos Humanos porque é a responsável pela estruturação de cargos e salários.
É correto o que se afirma em:
 
ALTERNATIVAS
V, V, V, V.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
F, F, F, F.
F, V, F, V.
9ª QUESTÃO
Qual a melhor ferramenta para gerir um negócio? Essa é uma pergunta que muitos procuram a resposta,
mas tenho uma má notícia: não há. Como qualquer técnica há limitações que devem ser consideradas, por
isso, somente a aplicação não é suficiente. É necessário ter conhecimento para aplicar e interpretar o que foi
analisado para traçar planos de concretização. O Canvas e o Plano de Negócio, apesar das diferenças entre
si, ajudam nesse papel porque cada uma tem características peculiares.
Elaborado pelo professor, 2019.
 Considerando as características e as diferenças entre as ferramentas, associe as duas colunas.
 
1 – Business Model Canvas.
2 – Plano de Negócio.
 
(  ) Cada uma das partes, como exemplo, Plano de Marketing e Plano Financeiro, ajudam na elaboração das
estratégias do negócio.
 (  ) Uma ferramenta que permite analisar informações passadas e a projetar o futuro.
(  ) Tem como característica rediscutir a lógica de funcionamento do negócio visando tornar mais
competitiva a empresa.
 (  ) Composta por nove partes que representam os principais de um negócio.
 
A sequência correta desta classificação é:
27/07/2020 Unicesumar - Ensino a Distância
6/6
ALTERNATIVAS
1, 1, 2, 1.
1, 1, 2, 2.
1, 2, 1, 2.
2, 1, 2, 1.
2, 2, 1, 1.
10ª QUESTÃO
Uma empresa pode se reinventar no mercado ao adotar uma postura em que considera o cliente com papel
chave e central, ou seja, os produtos e os serviços são centralizados para entregar da melhor forma possível
para o público. Isso não é uma atividade fácil porque exige que a postura adotada proporcione
empoderamento para um terceiro e não mais para atender objetivos dos diretores de uma organização.
Elaborado pelo professor, 2019.
A partir das informações constantes no material, avalie as afirmações a seguir como V para verdadeiras e F
para falsas.
I – O pensamento visual é a melhor forma de avaliar ideias e tomar decisões quando se tem dúvidas sobre o
futuro do empreendimento.
II – A utilização de história para contar o modelo de negócio é atrativa porque chama a atenção de
investidores e ajuda no comprometimento de pessoas.
III – Os cenários de negócios podem ser previstos ao utilizar uma ferramenta compatível com qualquer
empreendimento.
IV – A ótica do cliente deve atender não aos interesses da organização, mas saber o que a pessoa vê, ouve,
pensa e sente, diz e faz, sente e ganha.
As afirmações I, II, III e IV são, respectivamente:
 
ALTERNATIVAS
V, V, V, V.
V, V, F, F.
V, F, V, F.
F, V, F, V.
F, F, F, F.

Mais conteúdos dessa disciplina