Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Em uma metalúrgica, após avaliação qualitativa dos riscos ocupacionais pelos Cipeiros e empregados envolvidos na atividade, para elaboração do Mapa de Riscos, no setor em que se executa operação de corte de chapas metálicas, identificou-se a presença de ruído excessivo e poeira proveniente desse processo produtivo.
Com base no contexto julgue Certo ou Errado:
a) O risco ruído deverá ser enquadrado no Mapa de Riscos como físico e deverá ser representado pela cor verde, enquanto que a presença de fungos na corrente do ar condicionado desse mesmo ambiente é considerado risco biológico e deverá ser representado pela cor azul. ( )
b) MRA - É apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado através de círculos de cores diferentes, de acordo com o nível dos riscos e com as cores correspondentes a eles, e o tamanho dos círculos varia de acordo com o tamanho do risco no local sendo, riscos: pequeno, médio e grande. ( )
c) O Mapa de Riscos tem como objetivos reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho da empresa e possibilitar, durante a sua elaboração a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção. ( )
d) O Mapa de Riscos não é um instrumento participativo elaborado pelos Cipeiros com a participação dos demais empregados envolvidos no processo produtivo e sim por um Técnico de Segurança do Trabalho, que possui conhecimento relativo às normas de saúde e segurança do trabalho. ( )
e) Serve para mostrar os riscos presentes no ambiente de trabalho, fazendo um diagnóstico da situação da empresa ou do setor analisado e também para determinar medidas de prevenção ou anulação dos referidos riscos. ( )
f) Os riscos ocupacionais analisados e que constam do MRA são cinco, FÍSICO, QUÍMICO, BIOLÓGICO, ERGONÔMICO E DE ACIDENTE, sendo que dentre esses 5 riscos ocupacionais, 2 são ambientais – FÍSICO e QUÍMICO. ( )

Face aos danos e custos originados pelos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, as empresas devem compreender a necessidade de prevenção, pois, os acidentes reduzem a capacidade de produção da população economicamente ativa e o alto custo de acidentes impede as empresas brasileiras de competir no mercado aberto.
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmacoes a seguir e assinale a resposta CORRETA:
I. As Leis de acidentes e as Medidas de Segurança devem estar intimamente ligadas, atuando também como mecanismo de controle social. ( )
II. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) promove ações para melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador por meio da proteção e vigilância. ( )
III. “Tripartitismo” é o modelo utilizado na elaboração das Normas Regulamentadoras, as quais são construídas a partir da discussão realizada entre representantes do Governo, da classe Patronal e da classe dos Trabalhadores. ( )
IV. Podemos listar como objetivos da segurança do trabalho: Manutenção de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos e Valorização do elemento humano como parte primordial para o sucesso de qualquer organização. ( )
V. A Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas. ( )
a) Todas estão erradas
b) Apenas os itens I e II estão corretas
c) Apenas os itens I, II e IV estão corretas
d) Apenas os itens I, II, III e V estão corretas
e) Todas estão corretas

O Mapa de Riscos Ambientais – MRA é uma das modalidades mais simples de avaliação qualitativa dos riscos ocupacionais existentes nos locais de trabalho.
Defina o que é Mapa de Riscos Ambientais, quais os riscos ocupacionais presentes no mesmo, por quem deve ser elaborado e como deve ser sua representação.

A Segurança e Medicina do Trabalho tentam harmonizar a necessidade de uma eficaz produção pelas organizações empresariais, com as necessidades de sustento, de saúde, segurança e qualidade de vida dos seres humanos.
Acerca do esquema Brasileiro dos órgãos de apoio Normativo, Fiscalizador, Mediador, Assistencial e Educativo na área de Segurança no Trabalho, representando na figura abaixo, avalie as afirmações a seguir.
I. Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), enquanto apoio Assistencial o setor do governo ao qual compete planejar, coordenar e executar as atividades relacionadas com a inspeção do trabalho, incluindo ações de mediação e arbitragem.
II. A Secretaria da Previdência, enquanto apoio Normativo, tem a função de receber as notificações e garantir ao trabalhador a manutenção dos benefícios no caso da ocorrência de acidentes no trabalho.
III. À Justiça do Trabalho, enquanto apoio Mediador, cabe aplicar as leis elaboradas pelo Congresso Nacional, a fim de que seja garantida a segurança no trabalho.
IV. Já à Secretaria do Trabalho, enquanto apoio Normativo, cabe atuar junto ao trabalhador que solicita o beneficio acidentário, seja por doença ocupacional, acidente do trabalho ou acidente de trajeto, com perícia médica para tornar possível a concessão dos benefícios.
a) I, II, e IV
b) II, III e IV
c) II, III e V
d) III, IV e V
e) III e IV

Conforme as Leis de Acidente do trabalho 6.367/76 que Dispõe sobre o seguro de acidentes do trabalho e a Lei 8.213-Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, podemos definir como Acidente de Trabalho, aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Com base neste conceito e partindo da premissa de que a cobertura acidentaria deve estender-se a eventos que ocorram indiretamente em razão do trabalho julgue Verdadeiro ou Falso os itens abaixo:
a) Não equiparam-se ao acidente do trabalho, para efeitos da Lei, o ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho. ( )
b) O acidente sofrido pelo empregado ainda que fora do local e horário de trabalho, na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito, é enquadrada como acidente do trabalho. ( )
c) Equiparam-se também ao acidente do trabalho ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho. ( )
d) Também é considerado acidente de trabalho aquele que acontece quando o empregado estiver em viagem a serviço da empresa. ( )
e) Não é considerado acidente de trabalho a doença degenerativa e doença endêmica. ( )

De modo genérico, Higiene e Segurança do Trabalho compõem duas atividades intimamente relacionadas, no sentido de garantir condições pessoais e materiais de trabalho capazes de manter certo nível de saúde dos empregados.
Podemos afirmar que:
I) Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas.
II) A higiene do trabalho refere-se ao conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
III) Segurança e Higiene do Trabalho não são atividades INTERLIGADAS que repercutem diretamente sobre a continuidade da produção e sobre o moral dos empregados.
IV) Podemos citar como um dos objetivos da política de um Sistema de Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho – SST, ser específica para a empresa, apropriada ao seu tamanho e à natureza de suas atividades.
a. II e III, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. I, II e IV, apenas.
d. III, apenas.
e. Todas estão corretas

O Mapa de Riscos é uma das modalidades mais simples de avaliação qualitativa dos riscos existentes nos locais de trabalho, é apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado e para sua elaboração devem-se seguir determinadas etapas.
Relacione quatro etapas para elaboração do Mapa de Riscos.

O Objetivo principal da Segurança e saúde do Trabalho é a manutenção de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos, valorizando assim o elemento humano como parte primordial para o sucesso de qualquer organização.
De acordo com normas elaboradas pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, relacione os profissionais envolvidos nessa atividade e cite duas competências do Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Sabe-se que o Risco depende da exposição ao Perigo, e se quisermos controlá-lo, segundo a OHSAS 18001, existem medidas de controle de riscos que seguem uma sequência hierárquica.
Cite as mesmas, explicando ou exemplificando cada uma.

A sexta Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, cujo Título é Equipamento de Proteção Individua (EPI), estabelece: definições legais, forma de proteção, requisitos de comercialização e responsabilidades (empregador, empregado, fabricante, importador e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Julgue Certo ou Errado:
a) É responsabilidade do empregador exigir o uso adequado do EPI pelo trabalhador e comunicar ao MTE as irregularidades observadas. ( )
b) A empresa é obrigada a oferecer aos seus empregados EPI adequado aos riscos a que estão sujeitos. ( )
c) Classifica-se como EPI o creme protetor de segurança que os trabalhadores usam para proteção dos membros superiores contra agentes químicos e os cremes com fatores de proteção solar para proteção da pele contra as radiações ultravioletas UVA e UVB, em trabalhos de escavação a céu aberto. ( )
d) Os certificados de aprovação de EPI destinado a comercialização têm prazo de validade vinculado à avaliação da conformidade do equipamento no âmbito do município onde será utilizado. ( )
e) Podemos definir como EPI Conjugado aquele composto de vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. ( )

Quando comprovada pelo empregador ou instituição a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes ou se encontrarem em fase de estudo, planejamento ou implantação, ou ainda em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo-se à seguinte ordem: medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho e utilização de equipamento de proteção individual (EPI).
A respeito de EPI, e com base na NR 6, assinale Verdadeiro ou Falso os itens abaixo.
a) Todo EPI deverá apresentar, em caracteres indeléveis e bem visíveis, o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do Certificado de Aprovação (CA), ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA. ( )
b) Caso um mecânico da equipe de manutenção de uma da empresa receba os EPIs necessários à sua atividade e, no final do expediente, ao pegar sua moto para ir embora, utilize as luvas de couro fino fornecidas pela empresa para as atividades diárias, o empregado estará cometendo irregularidade perante a legislação de segurança do trabalho. ( )
c) O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação-CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. ( )
d) É responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego estabelecer, quando necessário, os regulamentos técnicos para ensaios de EPI. ( )
e) Compete ao SESMT, ouvida a CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. ( )

Sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), de acordo com a NR5, é correto afirmar:
(A) A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
(B) A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR.
(C) Os representantes dos empregados, titulares e suplentes serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.
(D) As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas em período de expediente extraordinário ao normal da empresa e em local apropriado.
(E) A CIPA poderá ter seu número de representantes reduzido, bem como poderá ser desativada pelo empregador, antes do término do mandato de seus membros, desde que ocorra redução do número de empregados da empresa.

ado, fabricante, importador e Ministério do Trabalho e Emprego). Para uma empresa, o planejamento adequado da utilização, reposição, guarda, manutenção e higienização do EPI pode significar grande economia. Acerca desse tema, julgue os itens abaixo:
I- Classifica-se como EPI o creme protetor de segurança que os trabalhadores usam para proteção dos membros superiores contra agentes químicos e os cremes com fatores de proteção solar para proteção da pele contra as radiações ultravioletas UVA e UVB, em trabalhos de escavação a céu aberto. ( ) II- O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação-CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. ( ) III- A empresa é obrigada a fornecer gratuitamente a seus empregados EPI adequado ao risco e em perfeito estado de funcionamento, enquanto as medidas de proteção coletivas ainda estiverem em implementação. ( ) IV- Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. ( ) Assinale a resposta Certa:
I- Classifica-se como EPI o creme protetor de segurança que os trabalhadores usam para proteção dos membros superiores contra agentes químicos e os cremes com fatores de proteção solar para proteção da pele contra as radiações ultravioletas UVA e UVB, em trabalhos de escavação a céu aberto.
II- O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação-CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.
III- A empresa é obrigada a fornecer gratuitamente a seus empregados EPI adequado ao risco e em perfeito estado de funcionamento, enquanto as medidas de proteção coletivas ainda estiverem em implementação.
IV- Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I e IV, apenas.

Tendo em vista o que dispõe a NR 5, sobre as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), analise as afirmativas a seguir.
I - O Presidente da CIPA é eleito pelos empregados em voto secreto. II - É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção da CIPA desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato. III - O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), onde houver, deve assessorar a CIPA na identificação dos riscos do processo de trabalho e na elaboração do mapa de riscos. Está correto o que se afirma em:
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

Considere o cenário descrito e as disposições da Norma Regulamentadora NR 6 – EPI do Ministério do Trabalho e Emprego. Considere também que o SESMT da empresa que emprega os mecânicos citados no texto recomendou ao empregador o uso de protetores auditivos a estes trabalhadores.
Neste caso, é de responsabilidade dos mecânicos (empregado).
a) Resistir ao uso do EPI, pois tais equipamentos são desconfortáveis e não são proteções efetivas, pois 40% dos mecânicos ainda apresentam perda auditiva.
b) Adquirir o EPI recomendado e utilizá-lo de forma adequada, para atender às recomendações do seu empregador.
c) Usar o EPI apenas para a atividade a que se destina, zelando pela sua guarda e conservação.
d) Responsabilizar-se pela substituição imediata sempre que o EPI estiver danificado, arcando com os custos deste processo.
e) Utilizar o EPI somente quando julgar que o ruído esteja incomodando ou gerando desconforto.

Quanto à competência dos diversos setores envolvidos no processo de comercialização, registro, uso e fiscalização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), é Incorreto afirmar:
a) Compete ao empregador orientar os empregados os procedimentos de higienização dos EPIs.
b) Compete ao Ministério do Trabalho através das SRTE fiscalizar a qualidade do EPI.
c) Compete à SRTE fiscalizar o uso adequado do EPI.
d) Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho a recomendação, ao empregador, do EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.
e) Compete à empresa a compra e a disponibilização ao trabalhador do EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Em uma metalúrgica, após avaliação qualitativa dos riscos ocupacionais pelos Cipeiros e empregados envolvidos na atividade, para elaboração do Mapa de Riscos, no setor em que se executa operação de corte de chapas metálicas, identificou-se a presença de ruído excessivo e poeira proveniente desse processo produtivo.
Com base no contexto julgue Certo ou Errado:
a) O risco ruído deverá ser enquadrado no Mapa de Riscos como físico e deverá ser representado pela cor verde, enquanto que a presença de fungos na corrente do ar condicionado desse mesmo ambiente é considerado risco biológico e deverá ser representado pela cor azul. ( )
b) MRA - É apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado através de círculos de cores diferentes, de acordo com o nível dos riscos e com as cores correspondentes a eles, e o tamanho dos círculos varia de acordo com o tamanho do risco no local sendo, riscos: pequeno, médio e grande. ( )
c) O Mapa de Riscos tem como objetivos reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho da empresa e possibilitar, durante a sua elaboração a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção. ( )
d) O Mapa de Riscos não é um instrumento participativo elaborado pelos Cipeiros com a participação dos demais empregados envolvidos no processo produtivo e sim por um Técnico de Segurança do Trabalho, que possui conhecimento relativo às normas de saúde e segurança do trabalho. ( )
e) Serve para mostrar os riscos presentes no ambiente de trabalho, fazendo um diagnóstico da situação da empresa ou do setor analisado e também para determinar medidas de prevenção ou anulação dos referidos riscos. ( )
f) Os riscos ocupacionais analisados e que constam do MRA são cinco, FÍSICO, QUÍMICO, BIOLÓGICO, ERGONÔMICO E DE ACIDENTE, sendo que dentre esses 5 riscos ocupacionais, 2 são ambientais – FÍSICO e QUÍMICO. ( )

Face aos danos e custos originados pelos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, as empresas devem compreender a necessidade de prevenção, pois, os acidentes reduzem a capacidade de produção da população economicamente ativa e o alto custo de acidentes impede as empresas brasileiras de competir no mercado aberto.
Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmacoes a seguir e assinale a resposta CORRETA:
I. As Leis de acidentes e as Medidas de Segurança devem estar intimamente ligadas, atuando também como mecanismo de controle social. ( )
II. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) promove ações para melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador por meio da proteção e vigilância. ( )
III. “Tripartitismo” é o modelo utilizado na elaboração das Normas Regulamentadoras, as quais são construídas a partir da discussão realizada entre representantes do Governo, da classe Patronal e da classe dos Trabalhadores. ( )
IV. Podemos listar como objetivos da segurança do trabalho: Manutenção de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos e Valorização do elemento humano como parte primordial para o sucesso de qualquer organização. ( )
V. A Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas. ( )
a) Todas estão erradas
b) Apenas os itens I e II estão corretas
c) Apenas os itens I, II e IV estão corretas
d) Apenas os itens I, II, III e V estão corretas
e) Todas estão corretas

O Mapa de Riscos Ambientais – MRA é uma das modalidades mais simples de avaliação qualitativa dos riscos ocupacionais existentes nos locais de trabalho.
Defina o que é Mapa de Riscos Ambientais, quais os riscos ocupacionais presentes no mesmo, por quem deve ser elaborado e como deve ser sua representação.

A Segurança e Medicina do Trabalho tentam harmonizar a necessidade de uma eficaz produção pelas organizações empresariais, com as necessidades de sustento, de saúde, segurança e qualidade de vida dos seres humanos.
Acerca do esquema Brasileiro dos órgãos de apoio Normativo, Fiscalizador, Mediador, Assistencial e Educativo na área de Segurança no Trabalho, representando na figura abaixo, avalie as afirmações a seguir.
I. Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), enquanto apoio Assistencial o setor do governo ao qual compete planejar, coordenar e executar as atividades relacionadas com a inspeção do trabalho, incluindo ações de mediação e arbitragem.
II. A Secretaria da Previdência, enquanto apoio Normativo, tem a função de receber as notificações e garantir ao trabalhador a manutenção dos benefícios no caso da ocorrência de acidentes no trabalho.
III. À Justiça do Trabalho, enquanto apoio Mediador, cabe aplicar as leis elaboradas pelo Congresso Nacional, a fim de que seja garantida a segurança no trabalho.
IV. Já à Secretaria do Trabalho, enquanto apoio Normativo, cabe atuar junto ao trabalhador que solicita o beneficio acidentário, seja por doença ocupacional, acidente do trabalho ou acidente de trajeto, com perícia médica para tornar possível a concessão dos benefícios.
a) I, II, e IV
b) II, III e IV
c) II, III e V
d) III, IV e V
e) III e IV

Conforme as Leis de Acidente do trabalho 6.367/76 que Dispõe sobre o seguro de acidentes do trabalho e a Lei 8.213-Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, podemos definir como Acidente de Trabalho, aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Com base neste conceito e partindo da premissa de que a cobertura acidentaria deve estender-se a eventos que ocorram indiretamente em razão do trabalho julgue Verdadeiro ou Falso os itens abaixo:
a) Não equiparam-se ao acidente do trabalho, para efeitos da Lei, o ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho. ( )
b) O acidente sofrido pelo empregado ainda que fora do local e horário de trabalho, na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito, é enquadrada como acidente do trabalho. ( )
c) Equiparam-se também ao acidente do trabalho ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho. ( )
d) Também é considerado acidente de trabalho aquele que acontece quando o empregado estiver em viagem a serviço da empresa. ( )
e) Não é considerado acidente de trabalho a doença degenerativa e doença endêmica. ( )

De modo genérico, Higiene e Segurança do Trabalho compõem duas atividades intimamente relacionadas, no sentido de garantir condições pessoais e materiais de trabalho capazes de manter certo nível de saúde dos empregados.
Podemos afirmar que:
I) Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas.
II) A higiene do trabalho refere-se ao conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas.
III) Segurança e Higiene do Trabalho não são atividades INTERLIGADAS que repercutem diretamente sobre a continuidade da produção e sobre o moral dos empregados.
IV) Podemos citar como um dos objetivos da política de um Sistema de Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho – SST, ser específica para a empresa, apropriada ao seu tamanho e à natureza de suas atividades.
a. II e III, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. I, II e IV, apenas.
d. III, apenas.
e. Todas estão corretas

O Mapa de Riscos é uma das modalidades mais simples de avaliação qualitativa dos riscos existentes nos locais de trabalho, é apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado e para sua elaboração devem-se seguir determinadas etapas.
Relacione quatro etapas para elaboração do Mapa de Riscos.

O Objetivo principal da Segurança e saúde do Trabalho é a manutenção de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos, valorizando assim o elemento humano como parte primordial para o sucesso de qualquer organização.
De acordo com normas elaboradas pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, relacione os profissionais envolvidos nessa atividade e cite duas competências do Engenheiro de Segurança do Trabalho.

Sabe-se que o Risco depende da exposição ao Perigo, e se quisermos controlá-lo, segundo a OHSAS 18001, existem medidas de controle de riscos que seguem uma sequência hierárquica.
Cite as mesmas, explicando ou exemplificando cada uma.

A sexta Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, cujo Título é Equipamento de Proteção Individua (EPI), estabelece: definições legais, forma de proteção, requisitos de comercialização e responsabilidades (empregador, empregado, fabricante, importador e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Julgue Certo ou Errado:
a) É responsabilidade do empregador exigir o uso adequado do EPI pelo trabalhador e comunicar ao MTE as irregularidades observadas. ( )
b) A empresa é obrigada a oferecer aos seus empregados EPI adequado aos riscos a que estão sujeitos. ( )
c) Classifica-se como EPI o creme protetor de segurança que os trabalhadores usam para proteção dos membros superiores contra agentes químicos e os cremes com fatores de proteção solar para proteção da pele contra as radiações ultravioletas UVA e UVB, em trabalhos de escavação a céu aberto. ( )
d) Os certificados de aprovação de EPI destinado a comercialização têm prazo de validade vinculado à avaliação da conformidade do equipamento no âmbito do município onde será utilizado. ( )
e) Podemos definir como EPI Conjugado aquele composto de vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. ( )

Quando comprovada pelo empregador ou instituição a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes ou se encontrarem em fase de estudo, planejamento ou implantação, ou ainda em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo-se à seguinte ordem: medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho e utilização de equipamento de proteção individual (EPI).
A respeito de EPI, e com base na NR 6, assinale Verdadeiro ou Falso os itens abaixo.
a) Todo EPI deverá apresentar, em caracteres indeléveis e bem visíveis, o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do Certificado de Aprovação (CA), ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA. ( )
b) Caso um mecânico da equipe de manutenção de uma da empresa receba os EPIs necessários à sua atividade e, no final do expediente, ao pegar sua moto para ir embora, utilize as luvas de couro fino fornecidas pela empresa para as atividades diárias, o empregado estará cometendo irregularidade perante a legislação de segurança do trabalho. ( )
c) O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação-CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. ( )
d) É responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego estabelecer, quando necessário, os regulamentos técnicos para ensaios de EPI. ( )
e) Compete ao SESMT, ouvida a CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. ( )

Sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), de acordo com a NR5, é correto afirmar:
(A) A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador.
(B) A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR.
(C) Os representantes dos empregados, titulares e suplentes serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados.
(D) As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas em período de expediente extraordinário ao normal da empresa e em local apropriado.
(E) A CIPA poderá ter seu número de representantes reduzido, bem como poderá ser desativada pelo empregador, antes do término do mandato de seus membros, desde que ocorra redução do número de empregados da empresa.

ado, fabricante, importador e Ministério do Trabalho e Emprego). Para uma empresa, o planejamento adequado da utilização, reposição, guarda, manutenção e higienização do EPI pode significar grande economia. Acerca desse tema, julgue os itens abaixo:
I- Classifica-se como EPI o creme protetor de segurança que os trabalhadores usam para proteção dos membros superiores contra agentes químicos e os cremes com fatores de proteção solar para proteção da pele contra as radiações ultravioletas UVA e UVB, em trabalhos de escavação a céu aberto. ( ) II- O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação-CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. ( ) III- A empresa é obrigada a fornecer gratuitamente a seus empregados EPI adequado ao risco e em perfeito estado de funcionamento, enquanto as medidas de proteção coletivas ainda estiverem em implementação. ( ) IV- Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. ( ) Assinale a resposta Certa:
I- Classifica-se como EPI o creme protetor de segurança que os trabalhadores usam para proteção dos membros superiores contra agentes químicos e os cremes com fatores de proteção solar para proteção da pele contra as radiações ultravioletas UVA e UVB, em trabalhos de escavação a céu aberto.
II- O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação-CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego.
III- A empresa é obrigada a fornecer gratuitamente a seus empregados EPI adequado ao risco e em perfeito estado de funcionamento, enquanto as medidas de proteção coletivas ainda estiverem em implementação.
IV- Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) I e IV, apenas.

Tendo em vista o que dispõe a NR 5, sobre as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), analise as afirmativas a seguir.
I - O Presidente da CIPA é eleito pelos empregados em voto secreto. II - É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção da CIPA desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato. III - O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), onde houver, deve assessorar a CIPA na identificação dos riscos do processo de trabalho e na elaboração do mapa de riscos. Está correto o que se afirma em:
(A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas.
(E) I, II e III.

Considere o cenário descrito e as disposições da Norma Regulamentadora NR 6 – EPI do Ministério do Trabalho e Emprego. Considere também que o SESMT da empresa que emprega os mecânicos citados no texto recomendou ao empregador o uso de protetores auditivos a estes trabalhadores.
Neste caso, é de responsabilidade dos mecânicos (empregado).
a) Resistir ao uso do EPI, pois tais equipamentos são desconfortáveis e não são proteções efetivas, pois 40% dos mecânicos ainda apresentam perda auditiva.
b) Adquirir o EPI recomendado e utilizá-lo de forma adequada, para atender às recomendações do seu empregador.
c) Usar o EPI apenas para a atividade a que se destina, zelando pela sua guarda e conservação.
d) Responsabilizar-se pela substituição imediata sempre que o EPI estiver danificado, arcando com os custos deste processo.
e) Utilizar o EPI somente quando julgar que o ruído esteja incomodando ou gerando desconforto.

Quanto à competência dos diversos setores envolvidos no processo de comercialização, registro, uso e fiscalização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), é Incorreto afirmar:
a) Compete ao empregador orientar os empregados os procedimentos de higienização dos EPIs.
b) Compete ao Ministério do Trabalho através das SRTE fiscalizar a qualidade do EPI.
c) Compete à SRTE fiscalizar o uso adequado do EPI.
d) Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho a recomendação, ao empregador, do EPI adequado ao risco existente em determinada atividade.
e) Compete à empresa a compra e a disponibilização ao trabalhador do EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação.

Prévia do material em texto

EXERCÍCIO DE REVISÃO
1. Em uma metalúrgica, após avaliação qualitativa dos riscos ocupacionais pelos Cipeiros e empregados envolvidos na atividade, para elaboração do Mapa de Riscos, no setor em que se executa operação de corte de chapas metálicas, identificou-se a presença de ruído excessivo e poeira proveniente desse processo produtivo. Com base no contexto julgue Certo ou Errado:
a) O risco ruído deverá ser enquadrado no Mapa de Riscos como físico e deverá ser representado pela cor verde, enquanto que a presença de fungos na corrente do ar condicionado desse mesmo ambiente é considerado risco biológico e deverá ser representado pela cor azul. ( )
b) MRA - É apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado através de círculos de cores diferentes, de acordo com o nível dos riscos e com as cores correspondentes a eles, e o tamanho dos círculos varia de acordo com o tamanho do risco no local sendo, riscos: pequeno, médio e grande. ( )
c) O Mapa de Riscos tem como objetivos reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho da empresa e possibilitar, durante a sua elaboração a troca e divulgação de informações entre os trabalhadores, bem como estimular sua participação nas atividades de prevenção. ( )
d) O Mapa de Riscos não é um instrumento participativo elaborado pelos Cipeiros com a participação dos demais empregados envolvidos no processo produtivo e sim por um Técnico de Segurança do Trabalho, que possui conhecimento relativo às normas de saúde e segurança do trabalho. ( ) 
e) Serve para mostrar os riscos presentes no ambiente de trabalho, fazendo um diagnóstico da situação da empresa ou do setor analisado e também para determinar medidas de prevenção ou anulação dos referidos riscos. ( )
f) Os riscos ocupacionais analisados e que constam do MRA são cinco, FÍSICO, QUÍMICO, BIOLÓGICO, ERGONÔMICO E DE ACIDENTE, sendo que dentre esses 5 riscos ocupacionais, 2 são ambientais – FÍSICO e QUÍMICO. ( )
2. Face aos danos e custos originados pelos acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, as empresas devem compreender a necessidade de prevenção, pois, os acidentes reduzem a capacidade de produção da população economicamente ativa e o alto custo de acidentes impede as empresas brasileiras de competir no mercado aberto. Considerando o contexto apresentado, avalie as afirmações a seguir e assinale a resposta CORRETA: 
I. As Leis de acidentes e as Medidas de Segurança devem estar intimamente ligadas, atuando também como mecanismo de controle social. ( )
II. O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) promove ações para melhorar as condições de trabalho e qualidade de vida do trabalhador por meio da proteção e vigilância. ( )
III. “Tripartitismo” é o modelo utilizado na elaboração das Normas Regulamentadoras, as quais são construídas a partir da discussão realizada entre representantes do Governo, da classe Patronal e da classe dos Trabalhadores. ( )
IV. Podemos listar como objetivos da segurança do trabalho: Manutenção de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos e Valorização do elemento humano como parte primordial para o sucesso de qualquer organização. ( )
V. A Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas utilizadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas sobre a implantação de práticas preventivas. ( )
a) Todas estão erradas 
b) Apenas os itens I e II estão corretas
c) Apenas os itens I, II e IV estão corretas
d) Apenas os itens I, II, III e V estão corretas 
e) Todas estão corretas 
3. O Mapa de Riscos Ambientais – MRA é uma das modalidades mais simples de avaliação qualitativa dos riscos ocupacionais existentes nos locais de trabalho. Defina o que é Mapa de Riscos Ambientais, quais os riscos ocupacionais presentes no mesmo, por quem deve ser elaborado e como deve ser sua representação. 
 
4. A Segurança e Medicina do Trabalho tentam harmonizar a necessidade de uma eficaz produção pelas organizações empresariais, com as necessidades de sustento, de saúde, segurança e qualidade de vida dos seres humanos. Acerca do esquema Brasileiro dos órgãos de apoio Normativo, Fiscalizador, Mediador, Assistencial e Educativo na área de Segurança no Trabalho, representando na figura abaixo, avalie as afirmações a seguir. 
 Superintendência Regional do Emprego (SRTE)--> leia-se Subsecretaria de Inspeção do Trabalho, enquanto apoio Fiscalizador é o setor do governo ao qual compete elaborar e revisar as Normas Regulamentadoras, como também coordenar, controlar e supervisionar as atividades na área de Segurança e Saúde no trabalho. MTE
I. Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), enquanto apoio Assistencial o setor do governo ao qual compete planejar, coordenar e executar as atividades relacionadas com a inspeção do trabalho, incluindo ações de mediação e arbitragem. 
II. A Secretaria da Previdência, enquanto apoio Normativo, tem a função de receber as notificações e garantir ao trabalhador a manutenção dos benefícios no caso da ocorrência de acidentes no trabalho. 
III. À Justiça do Trabalho, enquanto apoio Mediador, cabe aplicar as leis elaboradas pelo Congresso Nacional, a fim de que seja garantida a segurança no trabalho. 
IV. Já à Secretaria do Trabalho, enquanto apoio Normativo, cabe atuar junto ao trabalhador que solicita o beneficio acidentário, seja por doença ocupacional, acidente do trabalho ou acidente de trajeto, com perícia médica para tornar possível a concessão dos benefícios. 
É correto apenas o que se afirma em:
a) I, II, e IV
b) II, III e IV 
c) II, III e V
d) III, IV e V
e) III e IV 
5. Conforme as Leis de Acidente do trabalho 6.367/76 que Dispõe sobre o seguro de acidentes do trabalho e a Lei 8.213-Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social, podemos definir como Acidente de Trabalho, aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte, ou perda, ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. Com base neste conceito e partindo da premissa de que a cobertura acidentaria deve estender-se a eventos que ocorram indiretamente em razão do trabalho julgue Verdadeiro ou Falso os itens abaixo:
a) Não equiparam-se ao acidente do trabalho, para efeitos da Lei, o ato de agressão, sabotagem ou terrorismo praticado por terceiro ou companheiro de trabalho. ( )
b) O acidente sofrido pelo empregado ainda que fora do local e horário de trabalho, na prestação espontânea de qualquer serviço à empresa para lhe evitar prejuízo ou proporcionar proveito, é enquadrada como acidente do trabalho. ( )
c) Equiparam-se também ao acidente do trabalho ato de imprudência, de negligência ou de imperícia de terceiro ou de companheiro de trabalho. ( )
d) Também é considerado acidente de trabalho aquele que acontece quando o empregado estiver em viagem a serviço da empresa. ( )
e) Não é considerado acidente de trabalho a doença degenerativa e doença endêmica. ( )
6. De modo genérico, Higiene e Segurança do Trabalho compõem duas atividades intimamente relacionadas, no sentido de garantir condições pessoais e materiais de trabalho capazes de manter certo nível de saúde dos empregados. Podemos afirmar que: 
I) Segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando as condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo as pessoas da implantação de práticas preventivas. 
II) A higiene do trabalho refere-se ao conjunto de normas e procedimentos que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. 
III) Segurança e Higiene do Trabalho não são atividades INTERLIGADAS que repercutem diretamente sobre a continuidade da produção e sobre o moral dos empregados.IV) Podemos citar como um dos objetivos da política de um Sistema de Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho – SST, ser específica para a empresa, apropriada ao seu tamanho e à natureza de suas atividades. É correto o que consta em a. II e III, apenas.
b. I, II e III, apenas.
c. I, II e IV, apenas. 
d. III, apenas.
e. Todas estão corretas
7. O Mapa de Riscos é uma das modalidades mais simples de avaliação qualitativa dos riscos existentes nos locais de trabalho, é apresentado graficamente de acordo com o layout do local analisado e para sua elaboração devem-se seguir determinadas etapas. Relacione quatro etapas para elaboração do Mapa de Riscos.
8. O Objetivo principal da Segurança e saúde do Trabalho é a manutenção de ambientes de trabalho saudáveis e produtivos, valorizando assim o elemento humano como parte primordial para o sucesso de qualquer organização. De acordo com normas elaboradas pela Secretaria de Inspeção do Trabalho, relacione os profissionais envolvidos nessa atividade e cite duas competências do Engenheiro de Segurança do Trabalho.
9. Sabe-se que o Risco depende da exposição ao Perigo, e se quisermos controlá-lo, segundo a OHSAS 18001, existem medidas de controle de riscos que seguem uma sequência hierárquica, cite as mesmas, explicando ou exemplificando cada uma.
10. A sexta Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego, cujo Título é Equipamento de Proteção Individua (EPI), estabelece: definições legais, forma de proteção, requisitos de comercialização e responsabilidades (empregador, empregado, fabricante, importador e Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Julgue Certo ou Errado:
a) É responsabilidade do empregador exigir o uso adequado do EPI pelo trabalhador e comunicar ao MTE as irregularidades observadas. ( )
b) A empresa é obrigada a oferecer aos seus empregados EPI adequado aos riscos a que estão sujeitos. ( )
c) Classifica-se como EPI o creme protetor de segurança que os trabalhadores usam para proteção dos membros superiores contra agentes químicos e os cremes com fatores de proteção solar para proteção da pele contra as radiações ultravioletas UVA e UVB, em trabalhos de escavação a céu aberto. ( )
d) Os certificados de aprovação de EPI destinado a comercialização têm prazo de validade vinculado à avaliação da conformidade do equipamento no âmbito do município onde será utilizado. ( )
e) Podemos definir como EPI Conjugado aquele composto de vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. ( )
11. Quando comprovada pelo empregador ou instituição a inviabilidade técnica da adoção de medidas de proteção coletiva ou quando estas não forem suficientes ou se encontrarem em fase de estudo, planejamento ou implantação, ou ainda em caráter complementar ou emergencial, deverão ser adotadas outras medidas, obedecendo-se à seguinte ordem: medidas de caráter administrativo ou de organização do trabalho e utilização de equipamento de proteção individual (EPI). A respeito de EPI, e com base na NR 6, assinale Verdadeiro ou Falso os itens abaixo. 
a) Todo EPI deverá apresentar, em caracteres indeléveis e bem visíveis, o nome comercial da empresa fabricante, o lote de fabricação e o número do Certificado de Aprovação (CA), ou, no caso de EPI importado, o nome do importador, o lote de fabricação e o número do CA. ( )
b) Caso um mecânico da equipe de manutenção de uma da empresa receba os EPIs necessários à sua atividade e, no final do expediente, ao pegar sua moto para ir embora, utilize as luvas de couro fino fornecidas pela empresa para as atividades diárias, o empregado estará cometendo irregularidade perante a legislação de segurança do trabalho. ( )
c) O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação-CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do 
Ministério do Trabalho e Emprego. ( )
d) É responsabilidade do Ministério do Trabalho e Emprego estabelecer, quando necessário, os regulamentos técnicos para ensaios de EPI. ( )
e) Compete ao SESMT, ouvida a CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. ( )
12. Para a implantação dos SESMT − Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho de uma organização, buscou-se a composição dentre os profissionais que compunham seu quadro funcional. A empresa inscreveu os funcionários que ocupavam os cargos de psicólogo e higienista ocupacional, há 06 meses, com jornada de trabalho de 6 horas, 3 dias por semana, como integrantes dos SESMT. Com base na Norma Regulamentadora 4 − Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, o Ministério do Trabalho rejeitou a composição dos SESMT porque:
a) Os profissionais integrantes dos SESMT podem ser funcionários contratados da empresa, funcionários da empresa ou profissionais contratados como consultores de segurança do trabalho.
b) Tais profissionais não correspondem aos profissionais estipulados na NR-4, como engenheiro de segurança do trabalho, médico e/ou enfermeiro do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho ou técnico de segurança do trabalho. 
c) Psicólogo e higienista ocupacional poderão ser aceitos desde que dediquem, minimamente, 12 horas diárias de trabalho para as atividades dos SESMT, e tenham curso de formação complementar em saúde e segurança do trabalho.
d) Os profissionais indicados não eram portadores de certificado de conclusão de curso de especialização em nível de pós-graduação, como solicita a NR-4.
e) O registro referido, em saúde e segurança do trabalho, deverá ser requerido junto ao órgão regional do Ministério do Trabalho e deverá comprovar tempo mínimo de registro de 1 ano.
13. De acordo com as Leis do Trabalho-CLT, e a Norma Regulamentadora Nº 6 EPI cite 03(três) responsabilidades do empregador e 03(três) responsabilidades do empregado referentes aos EPI´S.
14. A fim de cumprir com os objetivos da Segurança do Trabalho, as empresas que possuem empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho-CLT devem contar com profissionais especializados que serão os responsáveis em desenvolver programas específicos para a empresa, apropriados ao seu tamanho e natureza de suas atividades. A cerca das normas regulamentadoras NR 4-Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e NR 9- Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) julgue Verdadeiro ou Falso os itens abaixo:
a) A elaboração, implementação, acompanhamento e avaliação do PPRA poderão ser feitas somente pelo Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - 
SESMT. ( )
b) Nem sempre será obrigatória a constituição do SESMT, e o seu dimensionamento, como regra geral, vincula-se à gradação do risco da atividade principal e ao número total de empregados do estabelecimento. ( )
c) O quadro do SESMT de uma empresa pode-se constituir, em sua forma mais ampla por uma equipe multidisciplinar composta por Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho, Enfermeiro e Auxiliar de Enfermagem do 
Trabalho. ( )
d) Deverá ser efetuada, sempre que necessário e pelo menos uma vez ao ano, uma análise global do PPRA para avaliação do seu desenvolvimento e realização dos ajustes necessários e estabelecimento de novas metas e prioridades. ( ) 
e) Para fins de dimensionamento, os canteiros de obras e as frentes de trabalho com mais de 1 (um) mil empregados e situados no mesmo estado, território ou Distrito Federal não serão considerados como estabelecimentos, mas como integrantes da empresa de engenharia principal responsável, a quem caberá organizar os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. ( )
15. Sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes(CIPA), de acordo com a NR5, marque a resposta correta:
a) A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. 
b) A CIPA será composta somente de representantes dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR. 
c) Os representantes dos empregados, titulares e suplentes serão escolhidos pelo empregador. 
d) As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas em período de expediente extraordinário ao normal da empresa e em local apropriado. 
e) A CIPA poderá ter seu número de representantes reduzido, bem como poderá ser desativada pelo empregador, antes do término do mandato de seus membros, desde que ocorra redução do número de empregados da empresa. 
16. A sexta Norma Regulamentadora NR 6, cujo Título é Equipamento de Proteção Individua (EPI), estabelece: definições legais, forma de proteção, requisitos de comercialização e responsabilidades (empregador, empregado, fabricante, importador e Ministério do Trabalho e Emprego). Para uma empresa, o planejamento adequado da utilização, reposição, guarda, manutenção e higienização do EPI pode significar grande economia. Acerca desse tema, julgue os itens abaixo:
I- Classifica-se como EPI o creme protetor de segurança que os trabalhadores usam para proteção dos membros superiores contra agentes químicos e os cremes com fatores de proteção solar para proteção da pele contra as radiações ultravioletas UVA e UVB, em trabalhos de escavação a céu aberto. ( ) 
II- O equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a indicação do Certificado de Aprovação-CA, expedido pelo órgão nacional competente em matéria de segurança e saúde no trabalho do Ministério do 
Trabalho e Emprego. ( ) 
III- A empresa é obrigada a fornecer gratuitamente a seus empregados EPI adequado ao risco e em perfeito estado de funcionamento, enquanto as medidas de proteção coletivas ainda estiverem em implementação. ( )
IV- Entende-se como Equipamento Conjugado de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no 
trabalho. ( )
 Assinale a resposta Certa:
a) I, apenas.
b) I e II, apenas.
c) II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas. 
e) I e IV, apenas.
17. Tendo em vista o que dispõe a NR 5, sobre as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPA), analise as afirmativas a seguir.
I - O Presidente da CIPA é eleito pelos empregados em voto secreto.
II - É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção da CIPA desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato.
III - O SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), onde houver, deve assessorar a CIPA na identificação dos riscos do processo de trabalho e na elaboração do mapa de riscos.
Está correto o que se afirma em (A) I, apenas.
(B) II, apenas.
(C) I e II, apenas.
(D) II e III, apenas. 
(E) I, II e III.
Atenção: Considere o texto a seguir para responder a questão 18. 
18. Considere o cenário descrito e as disposições da Norma Regulamentadora NR 6 – EPI do Ministério do Trabalho e Emprego. Considere também que o SESMT da empresa que emprega os mecânicos citados no texto recomendou ao empregador o uso de protetores auditivos a estes trabalhadores. Neste caso, é de responsabilidade dos mecânicos (empregado). 
a) Resistir ao uso do EPI, pois tais equipamentos são desconfortáveis e não são proteções efetivas, pois 40% dos mecânicos ainda apresentam perda auditiva.
b) Adquirir o EPI recomendado e utilizá-lo de forma adequada, para atender às recomendações do seu empregador. 
c) Usar o EPI apenas para a atividade a que se destina, zelando pela sua guarda e conservação. 
d) Responsabilizar-se pela substituição imediata sempre que o EPI estiver danificado, arcando com os custos deste processo.
e) Utilizar o EPI somente quando julgar que o ruído esteja incomodando ou gerando desconforto.
19. Quanto à competência dos diversos setores envolvidos no processo de comercialização, registro, uso e fiscalização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), é Incorreto afirmar:
 
a) Compete ao empregador orientar os empregados os procedimentos de higienização dos EPIs. 
b) Compete ao Ministério do Trabalho através das SRTE fiscalizar a qualidade do EPI. 
c) Compete à SRTE fiscalizar o uso adequado do EPI. 
d) Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho a recomendação, ao empregador, do EPI adequado ao risco existente em determinada atividade. 
e) Compete à empresa a compra e a disponibilização ao trabalhador do EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação.
20. Sobre a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), de acordo com a NR5, é correto afirmar:
(A) A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. ( )
(B) A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR. ( )
(C) Os representantes dos empregados, titulares e suplentes serão eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os empregados interessados. ( )
(D) As reuniões ordinárias da CIPA serão realizadas em período de expediente extraordinário ao normal da empresa e em local apropriado. ( )
(E) A CIPA poderá ter seu número de representantes reduzido, bem como poderá ser desativada pelo empregador, antes do término do mandato de seus membros, desde que ocorra redução do número de empregados da empresa. ( )
Respostas do Exercício 
1ª Questão 
a) (E) 
b) (C) 
c) (C) 
d) (E) 
e) (C) 
f) (E) 
2ª Questão 
f) Todas estão corretas 
3ª Questão 
O que é? 
O Mapa de Riscos é uma das modalidades mais simples de avaliação qualitativa dos riscos existentes nos locais de trabalho. 
Quais os riscos presentes? 
Riscos químicos, físicos, biológicos, acidentes e ergonômicos. 
Por quem deve ser elaborado? 
Pelos Cipeiros. 
Como deve ser sua representação? 
Graficamente de acordo com o layout do local analisado através de círculos de cores diferentes, de acordo com o nível dos riscos e com as cores correspondentes a eles. 
4ª Questão 
Corretas II e III 
Sem alternativa correta para marcar 
5ª Questão 
a) (F) 
b) (V) 
c) (V) 
d) (V) 
e) (V) 
6ª Questão 
 c) I, II e IV, apenas. 
7ª Questão 
1 Conhecer o processo de trabalho no local analisado; 
2 Identificar os riscos existentes no local analisado; 
3 Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficácia; 
4 Identificar os indicadores de saúde. 
8ª Questão 
Engenheiro de Segurança do Trabalho; Técnico de Segurança do Trabalho; Médico do Trabalho; Enfermeiro do Trabalho; Auxiliar de Enfermagem do Trabalho. 
Compete ao Engenheiro de Segurança do Trabalho: 
· aplicar os conhecimentos de engenharia de segurança e de Medicina do trabalho ao ambiente de trabalho e a todos os seus componentes, inclusive máquinas e equipamentos, de modo a reduzir até eliminar os riscos ali existentes à saúde do trabalhador; 
· determinar, quando esgotados todos os meios conhecidos para a eliminação do risco e este persistir, mesmo reduzido, a utilização, pelo trabalhador, de EPI, de acordo com o que determina a NR 6, desde que a concentração, a intensidade ou característica do agente assim o exija. 
9ª Questão 
1 - Eliminação: eliminar a fonte de risco do local. 
2 - Substituição: trocar um material por outro que seja intrinsecamente seguro. 
3 - Controles: medidas físicas de controle do risco, como objetivo de amenizá-lo. 
4 - Sinalização: identificar e bloquear a fonte de risco, alertando quanto a sua existência. 
5 - EPIs: último recurso, quando o risco não pode ser totalmente eliminado ou controlado. 
10ª Questão 
a) (C) 
b) (C) 
c) (E) 
d) (C) 
e) (C) 
11ª Questão 
a) (C) 
b) (C) 
c) (C) 
d) (E) 
e) (E) 
12ª Questão 
b) Tais profissionais não correspondem aos profissionais estipulados na NR-4, como engenheiro de segurança do trabalho, médico e/ou enfermeiro do trabalho, auxiliar de enfermagem do trabalho ou técnico de segurança do trabalho 
13ª Questão 
Empregador: adquirir o adequado ao risco de cada atividade; exigir seu uso; orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, guarda e conservação. 
Empregado: usar, utilizando-o apenas para a finalidade a que se destina; responsabilizar se pela guarda e conservação; comunicar ao empregador qualquer alteração que o torne impróprio para uso. 
14ª Questão 
a) (F) 
b) (V) 
c) (V) 
d) (V) 
e) (V) 
15ª Questão 
a) A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. 
16ª Questão 
b) I e II, apenas. 
17ª Questão 
d) II e III, apenas, 
18ª Questão 
b) Adquirir o EPI recomendado e utilizá-lo de forma adequada, para atender às recomendações do seu empregador. 
19ª Questão 
a) Compete ao empregador orientar os empregados os procedimentos de higienização dos EPIs. 20ª Questão 
a) A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. 
A CIPA será composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento previsto no Quadro I desta NR.

Mais conteúdos dessa disciplina