Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO ROYAL CANIN
Curso: Medicina Veterinária 
Disciplina: Gestão na Medicina Veterinária 
Período: 9
º semestre – matutino 
Integrantes: Andressa Markuart Corrêa – 51610326
Fernanda Freitas Dominguez – 516112538
Jundy Icaro Konishi – 51610694
Nathália Mendes – 516114820
Priscila Bonfim – 51616882
Victoria de Souza Pinto – 51610290
Questões:
1- Que fatores foram determinantes para a criação da Royal Canin? Explique.
R: A marca foi criada devido aos constantes problemas de saúde envolvendo carências nutricionais dos animais da época. Desta forma, a marca Royal Canin percebendo que as complicações eram relacionadas principalmente à forma como os animais eram mal alimentados, se desenvolveu em três princípios: o animal em primeiro lugar, precisão nutricional e nutrição aliada à saúde.
2- Como se explica o processo empreendedor e o sucesso da empresa?
R: Considerando que empreendedor é aquele que cria um projeto ou inova um produto/serviço ou até mesmo a sua maneira de agir dentro de uma organização já existente, a Royal Canin iniciou sua trajetória a partir de uma ração a base de flocos de cereais (Soupe Jaune). A partir de 1975 a empresa conseguiu reconhecimento científico de seus alimentos, onde passou a desenvolver alimentos únicos e precisos a partir de estudos científicos próprios.
O sucesso da empresa se explica devido haver uma necessidade de produtos como os oferecidos pela empresa, principalmente quando a mesma foi criada (1967), a partir daí a empresa se solidificou no mercado buscando sempre inovar. 
3- Descreva as decisões do composto de marketing mencionadas no caso.
R: Os compostos de marketing ou 4P's de marketing da empresa foram:
a. Produto: A empresa Royal Canin dispõe no mercado uma extensa variedade de produtos, cujo são de excelente qualidade. Além disso, a identidade visual do produto se destaca, onde há uma figura de um cão da raça Pastor Alemão e uma tradicional coroa.
b. Preço: Mesmo tendo um preço bem mais elevado que as demais marcas, a empresa conquista cada vez mais mercado através de pessoas não se importam em gastar muito com a saúde de seus animais de estimação. Sendo assim, a fama de qualidade do produto compensa o valor de 40% acima da média.
c. Praça: A empresa ignora as gôndolas de mercados, vendendo sua ração apenas em pet shops, clínicas veterinárias e lojas especializadas.
d. Promoção: A empresa tem um grande número de produtos, abrangendo, assim, uma variedade extensa de consumidores. A promoção dos produtos é realizada através de campanhas, venda pessoal, redes sociais, entre outros.
4- Quais as variáveis macroambientais que podem afetar a empresa e seus produtos? Cite e explique.
R: As variáveis macroambientais são aquelas do ambiente externo cujo são incontroláveis. Dentre elas pode-se citar as de origem natural: clima, estação do ano, entre outros; uma vez que pode gerar perda de safra da matéria-prima das rações. As de origem econômica: crises, inflação, entre outros; onde haveria diminuição de poder aquisitivo do comprador. Origem sócio-cultural: vem crescendo bastante a área de nutrologia veterinária e alimentação natural para animais).
5- Cite e explique as bases de segmentação adotadas pela empresa.
R: Geográfica: A empresa tem presença em 92 países, sendo que no Brasil há 36 distribuidores.
Demográfica: a marca é voltada para clientes que desejam um produto direcionado e preciso, que seja capaz de atender as necessidade nutricionais de seu cão ou gato. Devido a isso os produtos são direcionados a sua idade, peso/porte, raças, portanto, esse consumidor está disposto a pagar pelo valor do produto, mesmo sendo um valor mais caro quando em relação a outros do mercado, sendo assim, acaba por atingir pessoas com rendas mais altas.
Comportamental: Maneira com que a empresa cria e divulga seus produtos de forma a atingir um público que possui necessidade, frequência e preferência de consumir aquele produto
Psicográfica: Em relação ao segmento psicográfico, a empresa apostou no consumidor que considera o pet como um membro familiar e que passa a adquirir os produtos um pouco mais caros, sem dar muita relevância a essa valor, sabendo que a ração atenderá as necessidades de seu animal.

Mais conteúdos dessa disciplina