Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

1. INTRODUÇÃO
 O presente trabalho traz dados relativos ao Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos, Curso de Pedagogia, do Centro Universitário 
 Sendo o estágio um dos componentes curriculares obrigatórios para a obtenção do diploma do curso de Pedagogia, pois trata-se de um elemento relevante para a formação inicial do pedagogo/professor, especialmente por aproximar o aluno do contexto em que atuará futuramente. O estágio supervisionado em EJA, traz como objetivo observar e analisar o processo de ensino e aprendizagem do estudante que não teve a oportunidade de frequentar a escola em idade adequada, bem como conhecer os princípios metodológicos próprios de um processo de ensino aprendizagem que considera as especificidades da Educação de Jovens e Adultos e de seu público; pretende-se que o aluno conheça as especificidades do Trabalho Pedagógico na Educação de Jovens e Adultos (EJA), observando, participando e planejando ações a serem desenvolvidas com os jovens, os adultos e idosos que frequentam a escola, buscando ainda a reflexão sobre a prática pedagógica observada.
 Através dos objetivos citados pretende-se desenvolver habilidades onde o futuro profissional poderá observar, refletir e procurar possíveis soluções para as situações-problema enfrentadas no cotidiano escolar; Apontar as relações entre teoria estudada e a prática através da pesquisa e observação; Descrever a observação, o planejamento e aplicação da prática docente no Ensino Fundamental; Detalhar a auto-observação de suas vivências enquanto aprendiz, para relacioná-las com a função futura de docente; Exercitar a habilidade da descrição, compreensão e interpretação dos fenômenos educativos. 
 A metodologia utilizada no desenvolvimento deste estágio foi a de observação, questionamentos e anotações, que foram postas em discussão e entendimento com professores das turmas estagiadas e no grupo de estagiarias.
 Em busca de aprendizagem significativa e real, confrontamos o que estudamos em livros, vídeos e pesquisas com o que observamos, pois nada melhor que o contato com a realidade para esclarecer e reforçar pontos referentes a atuação profissional, como justifica Silva e Urbanetz: o estágio na EJA consiste em fomentar as reflexões sobre a prática, estabelecendo relação com a teoria.
 Considerando o presente estágio como um meio de conhecimento da realidade de atuação torna-se de grande valia o contato com diferentes realidades e modalidades no caso especifico EJA.
 
 
 RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
 Buscando desenvolver os objetivos propostos no Estágio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos, seguem as descrições das observações realizadas: 
 O estágio foi realizado em uma turma de sétimo ano do ensino fundamental, a turma conta com 30 alunos ao total, sendo 17 do sexo masculino e 13 do sexo feminino, na sua maioria de classe média baixa, onde a situação econômica os obrigou a voltar ou dar continuidade aos estudos na modalidade EJA devido a necessidade de um emprego ou mesmo da melhor valorização dos que já estão inseridos no mercado de trabalho. Na turma não há casos de alunos inclusos. Apesar de haver os alunos agitados a sala de aula tem um ambiente de calma e tranquilidade.
 A sala de aula é ampla, comportando agradavelmente os alunos destinados aquele ambiente, possui três ventiladores, janelas grandes, boa iluminação e alunos realmente interessados na aula.
 O professor busca se utilizar de todos os recursos metodológicos disponíveis, porém ressalta que o aluno da EJA, desta turma específica, não se mostra muito aberto a muitas novidades, estando nas mãos do professor optar por quais e quando poderá se utilizar de materiais rebuscados, segundo o próprio seus alunos seguem uma linha mais tradicional o que o faz conciliar porque mudando muito poderia vir a afastá-los. 
 Descrição de uma aula: ao entrar na sala sou apresentada aos educandos como futura pedagoga que irá acompanhá-los por alguns dias, neste especifico dois períodos de História, o professor escreve com giz branco, no quadro verde, um texto referente ao Iluminismo na França, alunos encontram-se enfileirados em suas carteiras e copiam silenciosamente, havendo uma ou outra intervenção quando alguns deles não compreendem o que está escrito. Neste dia haviam 22 alunos presentes em sala, sendo 11 meninas e 11 meninos, assim descritos porque suas idades variam desde os 16 anos aos 55 anos, resultando uma turma mista em relação a idade de seus componentes. 
 O professor passou o conteúdo no quadro, apagou e continuou a passar utilizando-se de um livro didático, em determinado momento, diante da palavra “intelectual” levanta discussão sobre o significado da mesma (classificando-a como “grau”da inteligência, exemplificando com nomes e outros), relacionando-a com o conteúdo que estava sendo escrito no quadro. Ao serem questionados foram poucos a participarem da enquete.
 Percebe-se que o uso do quadro é o mais recorrente dos meios de passar o conteúdo, pois os alunos mantém um bom ritmo de acompanhamento, demonstrando que estão habituados a esse sistema; os mesmos são atentos e silenciosos enquanto copiam, com raras conversas laterais. 
 A aula inicia-se às 19hs, a hora da merenda é sempre ofertada no primeiro período, é a escola que proporciona a refeição, que tem duração de 15 minutos onde os alunos que desejam alimentar-se, dirigem-se ao refeitório e voltam assim que terminam a merenda sem sinal que os relembre que é hora de voltar, sem intervenção do professor da classe. O recreio acontece das 21:15 as 21:30, sendo o término da aula às 22hs e 50 minutos.
 A explicação, bem como a conclusão do conteúdo ficou para a próxima aula, durante os dois períodos de aula houveram momentos de descontração, por exemplo quando o professor toma chimarrão com os alunos, enquanto esses copiam do quadro, ou durante a chamada, quando ele tenta descontrair o clima conversando com cada aluno quando seu nome é pronunciado.
 Percebe-se um clima de aprendizagem, respeito e compreensão nesta sala de aula, onde os alunos dirigem-se para a escola com o real intuito de aprender, sanar dúvidas, desmistificar e alimentar expectativas, ao que muito deixa contente o ora estudante, verificar que apesar de estarem ali alunos cansados, muitos após 8 ou 10 horas de trabalho, sentam-se em seus lugares numa disciplina excelente, numa disparidade de idades, denotando interesse ao que o professor fala ou escreve, demonstrando assim que vislumbram nesta oportunidade o real fator de crescimento e aprendizagem; justificando então a importância da modalidade EJA para aqueles educandos que não tiveram oportunidade de em idade própria para o ensino regular acompanhar com êxito os estudos. 
 Cabe ao educador da modalidade EJA incentivar os alunos em presença constante nas aulas, o que foi presenciado pelo professor da turma observada, pois o mesmo cobrou a presença dos alunos e questionou a ausência dos demais faltantes que se comprometeram em falar com os colegas que não estavam presentes.
 Teve uma cena que muito chama atenção e enobrece o aluno da EJA, visto que desmistifica uma vaga ideia que podia haver sobre esta modalidade: o interesse, a concentração e o comportamento dos alunos (o que foi enaltecido pelo professor ao final da aula, os parabenizando pelo bom comportamento) e o fato de um aluno manter um dicionário sobre sua mesa, fazendo algumas consultas no decorrer destes períodos., o que nos leva a refletir sobre a importância dessas turmas de EJA na vida desses alunos que estudam com uma vontade e talvez valorizem muito mais o aprendizado agora do que aquele que foi ofertado quando no ensino regular.
 Concluí-se este relatório certa da importância e valorização por parte dos alunos para com esta modalidade deensino, percebe-se que ali estão porque realmente querem ou necessitam, o que torna o estudo um comprometimento consigo antes mesmo de ser com a escola, porque este aluno está ali buscando os conhecimentos que outrora não tiveram oportunidade e por isso o valorizem muito mais.

Mais conteúdos dessa disciplina