João é proprietário de uma oficina mecânica e gostaria de formalizar o seu negócio. Procurou orientação e percebeu que se enquadrava como empreendedor individual. Nesse sentido, o que caracteriza essa modalidade empresária? Assinale a alternativa CORRETA: A) ( ) Uma desvantagem é não ter acesso aos benefícios concedidos pelo INSS, pois fica impedido de contribuir. B) ( ) Essa modalidade permite até três sócios. C) () É uma forma de legalizar o negócio, trazendo uma série de facilidades ao empreendedor. D) ( ) Permite que o empreendedor seja sócio em outra empresa, desde que seja de responsabilidade limitada.
A falência é um processo de execução em que os credores pleiteiam em juízo a venda dos bens da empresa a fim de liquidar as dívidas por ela contraídas. Contudo, para que se caracterize a falência, é necessária a ocorrência de alguns requisitos. Nesse sentido, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: (V) Insolvência do devedor. (V) Caráter de empresarialidade do devedor. (V) Sentença judicial declarando a falência. (F) Solvência do devedor. A) ( ) V - F - F - F. B) ( ) F - F - F - V. C) () V - V - V - F. D) ( ) F - V - V - V.
Preenchidos os requisitos legais que amparam o pedido de falência, o credor poderá requerê-la judicialmente. Após toda a instrução processual, o juiz por fim, irá proferir a sentença, nomeando o administrador judicial. Sobre os efeitos da falência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (V) Os planos de saúde não podem pedir falência. (V) A insolvência do devedor é um dos requisitos para o pedido de falência. (F) Somente o credor trabalhista poderá pleitear em juízo a falência da empresa. (V) Após a decretação da falência, o falido perde a habilitação para exercer as atividades empresariais, por determinado prazo. A) ( ) F - F - V - F. B) ( ) V - F - V - V. C) ( ) F - F - V - V. D) () V - V - F - V.
O cheque é uma das espécies de títulos de créditos mais conhecidos e utilizados nos dias atuais. Sobre o cheque, analise as afirmativas a seguir: I- É uma ordem de pagamento à vista. II- É apenas uma promessa de pagamento. III- Um dos requisitos essenciais do cheque é a ordem de pagar quantia determinada. IV- O nome do banco não é requisito essencial do cheque. A) ( ) As afirmativas I, III e IV estão corretas. B) () As afirmativas I e III estão corretas. C) ( ) As afirmativas II e IV estão corretas. D) ( ) As afirmativas II e III estão corretas.
Para uma determinada empresa foi deferido o pedido de recuperação judicial. Contudo, existem vários processos impetrados pelos credores em desfavor da empresa. Nesse sentido, como ficam esses processos? Assinale a alternativa CORRETA: A) ( ) A empresa obriga-se a pagar todos os credores que ajuizaram as ações antes de pedir a recuperação. B) ( ) Os processos seguem seus trâmites legais normalmente. C) ( ) Os credores perdem o direito de cobrar a dívida. D) () Os processos ficam suspensos.
O direito tributário, assim como os demais ramos do direito, possui algumas fontes. A Constituição Federal é a principal delas. Quais as outras principais fontes do direito tributário? Assinale a alternativa CORRETA: A) ( ) Somente o Código Tributário Nacional. B) () Leis, tratados, decretos, convenções internacionais. C) ( ) Lei, convênios e jurisprudência. D) ( ) Leis ordinárias e decretos.
Um prefeito, a fim de arrecadar mais receitas para o município, resolveu criar um novo tributo. Porém, a Câmara já havia sinalizado contra tal lei. Foi então que, mesmo sem a criação da lei, o prefeito instituiu tal tributo. De acordo com o narrado, o prefeito feriu qual princípio do direito tributário? Assinale a alternativa CORRETA: A) ( ) Anterioridade B) ( ) Noventena C) () Legalidade D) ( ) Isonomia
O contribuinte estava discutindo o montante da dívida tributária com a Fazenda Pública, que se recusava a receber o valor proposto por este. Assim, o contribuinte procedeu à consignação em pagamento do montante em discussão. Sobre consignação em pagamento, analise as afirmativas a seguir: I- Extingue o crédito tributário. II- Suspende o crédito tributário. III- Somente terá validade se aceito pela Fazenda Pública. IV- Uma vez extinto, o crédito deixa de existir. A) ( ) As afirmativas II e III estão corretas. B) () As afirmativas I e IV estão corretas. C) ( ) Somente a afirmativa III está correta. D) ( ) Somente a afirmativa II está correta.
Em janeiro de 2009, o município de Brasilina, que estava passando por dificuldades orçamentárias, resolveu aumentar a alíquota do IPTU, objetivando uma arrecadação rápida de recursos, haja vista que cobrariam o tributo em fevereiro do mesmo ano. Diante dessa realidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (V) O princípio da anterioridade prevê que um tributo, via de regra, não pode ser cobrado no mesmo exercício financeiro de aprovação da lei que o criou ou majorou. (V) O princípio da noventena prevê a vedação da cobrança, pelo prazo de 90 dias, entre a criação ou majoração de um tributo. (F) Em casos de crises orçamentárias, não se aplicam os princípios da anterioridade e da noventena. (F) O princípio da anterioridade somente pode ser aplicado para tributos criados pela União, logo, não se enquadra no exemplo citado pelo enunciado. A) ( ) F - F - V - V. B) () V - V - F - F. C) ( ) F - V - V - F. D) ( ) F - F - F - V.
Múnicas LTDA estava em débito tributário junto ao município. Objetivando resolver a situação, procurou a Fazenda Pública Municipal e parcelou seu débito. Sobre os efeitos do referido parcelamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (V) Suspendeu a exigibilidade do crédito tributário devido. (F) Extinguiu o débito tributário. (F) O parcelamento não possui validade jurídica. (F) Anulou o débito existente junto ao município. A) ( ) F - F - V - F. B) ( ) F - F - F - V. C) () V - F - F - F. D) ( ) F - V - F - F.
A lei de falências e recuperação de empresas criou o papel do administrador judicial, que fiscaliza e acompanha todo o processo de recuperação. Sobre essa figura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (F) É escolhido pelos devedores. (V) É uma pessoa nomeada pelo juízo. (V) Pessoa ativa na administração da empresa. (F) O próprio juiz exerce a função da administrador judicial. A) ( ) V - F - F - F. B) () F - V - V - F. C) ( ) V - F - V - F. D) ( ) F - F - F - V.
A sociedade limitada tem como uma de suas características o fato de, via de regra, a responsabilidade dos sócios ser limitada ao valor de suas quotas. Sobre a dissolução da sociedade limitada, assinale a alternativa CORRETA: A) ( ) Somente será por vontade dos sócios. B) ( ) Será submetido a um Conselho que analisará a viabilidade de manter o negócio. C) ( ) Por vontade do sócio administrador. D) () Pode se dar através da via judicial.
realizando um lançamento tributário. Sobre os tipos de lançamento tributário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (V) Pode ser de ofício, por declaração ou homologação. (V) A declaração de Imposto de Renda é um exemplo de lançamento tributário por homologação. (F) O lançamento por homologação acontece quando o poder público verifica a ocorrência do fato gerador. Ex.: IPTU. (F) O lançamento de ofício é quando o contribuinte, por vontade própria, declara-se devedor de obrigação tributária. A) () V - V - F - F. B) ( ) F - F - V - V. C) ( ) F - F - F - V. D) ( ) F - V - V - F.
Preocupado com os boatos de guerra que se espalhavam pelo Estado, o governador de Brasinópolis resolveu instituir o empréstimo compulsório. O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa. Sobre empréstimo compulsório, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (F) Em casos excepcionais, o empréstimo compulsório pode ser instituído pela União, Estados ou Municípios. (F) O empréstimo compulsório poderá ser criado somente em casos de calamidade pública. (V) Cabe à União, através de lei complementar, a instituição de empréstimo compulsório. (V) Os valores arrecadados a título de empréstimo compulsório serão devolvidos posteriormente aos contribuintes. A) ( ) V - V - F - F. B) () F - F - V - V. C) ( ) V - F - F - V. D) ( ) F - V - V - F.
Uma empresa de responsabilidade limitada estava sendo má administrada, pois havia confusão entre o patrimônio da empresa e de seus sócios. A empresa já não apresenta mais bens, embora seus sócios transitem de automóvel importado. Diante dessa constatação, os credores possuem amparo legal para cobrar do patrimônio pessoal dos sócios? Assinale a alternativa CORRETA: A) () Sim, através do pedido de desconsideração da personalidade jurídica, haja vista a confusão patrimonial. B) ( ) Não, pois a modalidade empresarial é de responsabilidade limitada ao patrimônio da empresa. C) ( ) Sim, contudo, cobrarão apenas a quota parte integralizada do capital do administrador. D) ( ) Não, a sociedade limitada não permite exceções.
Uma empresa S/A, de capital aberto, lançou suas ações na bolsa de valores. Suas ações estavam em alta, o que gerou um lucro considerável aos investidores. Sobre a captação de recursos da S/A de capital aberto, analise as afirmativas a seguir: I- A S/A precisa de autorização da CVM para vender suas ações aos investidores. II- A CVM possui, dentre outras, a função de fiscalizar as S/A. III- A captação de recursos se dá através da inclusão de novos sócios no contrato social. IV- A CVM é órgão meramente consultivo junto às S/A. A) ( ) Somente a afirmativa IV está correta. B) ( ) As afirmativas III e IV estão corretas. C) ( ) Somente a afirmativa I está correta. D) () As afirmativas I e II estão corretas.
Maria estava inconformada com a cobrança da taxa de coleta de lixo. Acreditava pagar imposto demais. Por isso, recorreu a uma amiga universitária, a fim de entender um pouco mais sobre a cobrança de taxas. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir: I- Deve ser paga mesmo que não exista a prestação de um serviço público. II- A taxa é fruto da prestação ou disposição de um serviço público. III- Pode ser cobrada também pelo exercício do poder de polícia. IV- Poderá ser criada somente pela União. A) () As afirmativas II e III estão corretas. B) ( ) As afirmativas II, III e IV estão corretas. C) ( ) As afirmativas I e III estão corretas. D) ( ) As afirmativas I e IV estão corretas.
João teve seu imóvel valorizado após o asfaltamento da rua onde está localizado. Contudo, fora surpreendido com a cobrança de um tributo pelo município decorrente de tal valorização. Que tributo foi cobrado de João? Assinale a alternativa CORRETA: A) ( ) IPTU B) ( ) Imposto de melhoria C) () Contribuição de melhoria. D) ( ) Taxa de benfeitoria
A lei 11.101/2005, que dispõe sobre falências e recuperação de empresas, trouxe novidades que ajudam o empresário a renegociar suas dívidas. Sobre o pedido de recuperação de empresas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (F) Dá-se somente através da via judicial. (F) Se judicial, dispensa a apresentação do plano de recuperação. (V) Dá-se na via judicial ou extrajudicial. (V) O plano de recuperação deverá ser apresentado tanto na via judicial quanto na extrajudicial. A) ( ) V - V - F - F. B) ( ) V - F - F - F. C) ( ) F - V - V - V. D) () F - F - V - V.
O legislador, através dos princípios constitucionais tributários, encontrou uma forma de limitar o poder de tributar dos entes da federação. Existem vários princípios, dentre eles, encontra-se aquele onde o Estado aumenta ou diminui a alíquota de determinados produtos menos ou mais essenciais. Qual é esse princípio? A) () Princípio da seletividade B) ( ) Princípio da legalidade C) ( ) Princípio da isonomia D) ( ) Princípio da capacidade contributiva
João é proprietário de uma oficina mecânica e gostaria de formalizar o seu negócio. Procurou orientação e percebeu que se enquadrava como empreendedor individual. Nesse sentido, o que caracteriza essa modalidade empresária? Assinale a alternativa CORRETA: A) ( ) Uma desvantagem é não ter acesso aos benefícios concedidos pelo INSS, pois fica impedido de contribuir. B) ( ) Essa modalidade permite até três sócios. C) () É uma forma de legalizar o negócio, trazendo uma série de facilidades ao empreendedor. D) ( ) Permite que o empreendedor seja sócio em outra empresa, desde que seja de responsabilidade limitada.
A falência é um processo de execução em que os credores pleiteiam em juízo a venda dos bens da empresa a fim de liquidar as dívidas por ela contraídas. Contudo, para que se caracterize a falência, é necessária a ocorrência de alguns requisitos. Nesse sentido, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas: (V) Insolvência do devedor. (V) Caráter de empresarialidade do devedor. (V) Sentença judicial declarando a falência. (F) Solvência do devedor. A) ( ) V - F - F - F. B) ( ) F - F - F - V. C) () V - V - V - F. D) ( ) F - V - V - V.
Preenchidos os requisitos legais que amparam o pedido de falência, o credor poderá requerê-la judicialmente. Após toda a instrução processual, o juiz por fim, irá proferir a sentença, nomeando o administrador judicial. Sobre os efeitos da falência, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (V) Os planos de saúde não podem pedir falência. (V) A insolvência do devedor é um dos requisitos para o pedido de falência. (F) Somente o credor trabalhista poderá pleitear em juízo a falência da empresa. (V) Após a decretação da falência, o falido perde a habilitação para exercer as atividades empresariais, por determinado prazo. A) ( ) F - F - V - F. B) ( ) V - F - V - V. C) ( ) F - F - V - V. D) () V - V - F - V.
O cheque é uma das espécies de títulos de créditos mais conhecidos e utilizados nos dias atuais. Sobre o cheque, analise as afirmativas a seguir: I- É uma ordem de pagamento à vista. II- É apenas uma promessa de pagamento. III- Um dos requisitos essenciais do cheque é a ordem de pagar quantia determinada. IV- O nome do banco não é requisito essencial do cheque. A) ( ) As afirmativas I, III e IV estão corretas. B) () As afirmativas I e III estão corretas. C) ( ) As afirmativas II e IV estão corretas. D) ( ) As afirmativas II e III estão corretas.
Para uma determinada empresa foi deferido o pedido de recuperação judicial. Contudo, existem vários processos impetrados pelos credores em desfavor da empresa. Nesse sentido, como ficam esses processos? Assinale a alternativa CORRETA: A) ( ) A empresa obriga-se a pagar todos os credores que ajuizaram as ações antes de pedir a recuperação. B) ( ) Os processos seguem seus trâmites legais normalmente. C) ( ) Os credores perdem o direito de cobrar a dívida. D) () Os processos ficam suspensos.
O direito tributário, assim como os demais ramos do direito, possui algumas fontes. A Constituição Federal é a principal delas. Quais as outras principais fontes do direito tributário? Assinale a alternativa CORRETA: A) ( ) Somente o Código Tributário Nacional. B) () Leis, tratados, decretos, convenções internacionais. C) ( ) Lei, convênios e jurisprudência. D) ( ) Leis ordinárias e decretos.
Um prefeito, a fim de arrecadar mais receitas para o município, resolveu criar um novo tributo. Porém, a Câmara já havia sinalizado contra tal lei. Foi então que, mesmo sem a criação da lei, o prefeito instituiu tal tributo. De acordo com o narrado, o prefeito feriu qual princípio do direito tributário? Assinale a alternativa CORRETA: A) ( ) Anterioridade B) ( ) Noventena C) () Legalidade D) ( ) Isonomia
O contribuinte estava discutindo o montante da dívida tributária com a Fazenda Pública, que se recusava a receber o valor proposto por este. Assim, o contribuinte procedeu à consignação em pagamento do montante em discussão. Sobre consignação em pagamento, analise as afirmativas a seguir: I- Extingue o crédito tributário. II- Suspende o crédito tributário. III- Somente terá validade se aceito pela Fazenda Pública. IV- Uma vez extinto, o crédito deixa de existir. A) ( ) As afirmativas II e III estão corretas. B) () As afirmativas I e IV estão corretas. C) ( ) Somente a afirmativa III está correta. D) ( ) Somente a afirmativa II está correta.
Em janeiro de 2009, o município de Brasilina, que estava passando por dificuldades orçamentárias, resolveu aumentar a alíquota do IPTU, objetivando uma arrecadação rápida de recursos, haja vista que cobrariam o tributo em fevereiro do mesmo ano. Diante dessa realidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (V) O princípio da anterioridade prevê que um tributo, via de regra, não pode ser cobrado no mesmo exercício financeiro de aprovação da lei que o criou ou majorou. (V) O princípio da noventena prevê a vedação da cobrança, pelo prazo de 90 dias, entre a criação ou majoração de um tributo. (F) Em casos de crises orçamentárias, não se aplicam os princípios da anterioridade e da noventena. (F) O princípio da anterioridade somente pode ser aplicado para tributos criados pela União, logo, não se enquadra no exemplo citado pelo enunciado. A) ( ) F - F - V - V. B) () V - V - F - F. C) ( ) F - V - V - F. D) ( ) F - F - F - V.
Múnicas LTDA estava em débito tributário junto ao município. Objetivando resolver a situação, procurou a Fazenda Pública Municipal e parcelou seu débito. Sobre os efeitos do referido parcelamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (V) Suspendeu a exigibilidade do crédito tributário devido. (F) Extinguiu o débito tributário. (F) O parcelamento não possui validade jurídica. (F) Anulou o débito existente junto ao município. A) ( ) F - F - V - F. B) ( ) F - F - F - V. C) () V - F - F - F. D) ( ) F - V - F - F.
A lei de falências e recuperação de empresas criou o papel do administrador judicial, que fiscaliza e acompanha todo o processo de recuperação. Sobre essa figura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (F) É escolhido pelos devedores. (V) É uma pessoa nomeada pelo juízo. (V) Pessoa ativa na administração da empresa. (F) O próprio juiz exerce a função da administrador judicial. A) ( ) V - F - F - F. B) () F - V - V - F. C) ( ) V - F - V - F. D) ( ) F - F - F - V.
A sociedade limitada tem como uma de suas características o fato de, via de regra, a responsabilidade dos sócios ser limitada ao valor de suas quotas. Sobre a dissolução da sociedade limitada, assinale a alternativa CORRETA: A) ( ) Somente será por vontade dos sócios. B) ( ) Será submetido a um Conselho que analisará a viabilidade de manter o negócio. C) ( ) Por vontade do sócio administrador. D) () Pode se dar através da via judicial.
realizando um lançamento tributário. Sobre os tipos de lançamento tributário, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (V) Pode ser de ofício, por declaração ou homologação. (V) A declaração de Imposto de Renda é um exemplo de lançamento tributário por homologação. (F) O lançamento por homologação acontece quando o poder público verifica a ocorrência do fato gerador. Ex.: IPTU. (F) O lançamento de ofício é quando o contribuinte, por vontade própria, declara-se devedor de obrigação tributária. A) () V - V - F - F. B) ( ) F - F - V - V. C) ( ) F - F - F - V. D) ( ) F - V - V - F.
Preocupado com os boatos de guerra que se espalhavam pelo Estado, o governador de Brasinópolis resolveu instituir o empréstimo compulsório. O projeto de lei foi aprovado pela Assembleia Legislativa. Sobre empréstimo compulsório, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (F) Em casos excepcionais, o empréstimo compulsório pode ser instituído pela União, Estados ou Municípios. (F) O empréstimo compulsório poderá ser criado somente em casos de calamidade pública. (V) Cabe à União, através de lei complementar, a instituição de empréstimo compulsório. (V) Os valores arrecadados a título de empréstimo compulsório serão devolvidos posteriormente aos contribuintes. A) ( ) V - V - F - F. B) () F - F - V - V. C) ( ) V - F - F - V. D) ( ) F - V - V - F.
Uma empresa de responsabilidade limitada estava sendo má administrada, pois havia confusão entre o patrimônio da empresa e de seus sócios. A empresa já não apresenta mais bens, embora seus sócios transitem de automóvel importado. Diante dessa constatação, os credores possuem amparo legal para cobrar do patrimônio pessoal dos sócios? Assinale a alternativa CORRETA: A) () Sim, através do pedido de desconsideração da personalidade jurídica, haja vista a confusão patrimonial. B) ( ) Não, pois a modalidade empresarial é de responsabilidade limitada ao patrimônio da empresa. C) ( ) Sim, contudo, cobrarão apenas a quota parte integralizada do capital do administrador. D) ( ) Não, a sociedade limitada não permite exceções.
Uma empresa S/A, de capital aberto, lançou suas ações na bolsa de valores. Suas ações estavam em alta, o que gerou um lucro considerável aos investidores. Sobre a captação de recursos da S/A de capital aberto, analise as afirmativas a seguir: I- A S/A precisa de autorização da CVM para vender suas ações aos investidores. II- A CVM possui, dentre outras, a função de fiscalizar as S/A. III- A captação de recursos se dá através da inclusão de novos sócios no contrato social. IV- A CVM é órgão meramente consultivo junto às S/A. A) ( ) Somente a afirmativa IV está correta. B) ( ) As afirmativas III e IV estão corretas. C) ( ) Somente a afirmativa I está correta. D) () As afirmativas I e II estão corretas.
Maria estava inconformada com a cobrança da taxa de coleta de lixo. Acreditava pagar imposto demais. Por isso, recorreu a uma amiga universitária, a fim de entender um pouco mais sobre a cobrança de taxas. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir: I- Deve ser paga mesmo que não exista a prestação de um serviço público. II- A taxa é fruto da prestação ou disposição de um serviço público. III- Pode ser cobrada também pelo exercício do poder de polícia. IV- Poderá ser criada somente pela União. A) () As afirmativas II e III estão corretas. B) ( ) As afirmativas II, III e IV estão corretas. C) ( ) As afirmativas I e III estão corretas. D) ( ) As afirmativas I e IV estão corretas.
João teve seu imóvel valorizado após o asfaltamento da rua onde está localizado. Contudo, fora surpreendido com a cobrança de um tributo pelo município decorrente de tal valorização. Que tributo foi cobrado de João? Assinale a alternativa CORRETA: A) ( ) IPTU B) ( ) Imposto de melhoria C) () Contribuição de melhoria. D) ( ) Taxa de benfeitoria
A lei 11.101/2005, que dispõe sobre falências e recuperação de empresas, trouxe novidades que ajudam o empresário a renegociar suas dívidas. Sobre o pedido de recuperação de empresas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: (F) Dá-se somente através da via judicial. (F) Se judicial, dispensa a apresentação do plano de recuperação. (V) Dá-se na via judicial ou extrajudicial. (V) O plano de recuperação deverá ser apresentado tanto na via judicial quanto na extrajudicial. A) ( ) V - V - F - F. B) ( ) V - F - F - F. C) ( ) F - V - V - V. D) () F - F - V - V.
O legislador, através dos princípios constitucionais tributários, encontrou uma forma de limitar o poder de tributar dos entes da federação. Existem vários princípios, dentre eles, encontra-se aquele onde o Estado aumenta ou diminui a alíquota de determinados produtos menos ou mais essenciais. Qual é esse princípio? A) () Princípio da seletividade B) ( ) Princípio da legalidade C) ( ) Princípio da isonomia D) ( ) Princípio da capacidade contributiva