Logo Passei Direto
Buscar

Teorias e Práticas do Currículo- AVALIAÇÃO FINAL FLEX

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O currículo é território contestado, onde se travam batalhas em torno de sua produção, circulação e do consumo de significados no espaço social. Reconhecer a diferença cultural na escola requer o abandono de uma perspectiva monocultural, do que Stoer e Cortesão (1999 apud MOREIRA, 2002) denominam de daltonismo cultural. O professor daltônico cultural é o que não se mostra sensível à heterogeneidade, ao arco-íris de culturas que tem nas mãos quando trabalha com seus alunos. Para esse professor, todos os estudantes são idênticos, com saberes e necessidades semelhantes, o que o exime de diferenciar o currículo e a relação pedagógica que estabelece em sala de aula. Sobre a construção de um currículo multicultural, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O conhecimento produzido pela comunidade negra ao longo da luta pela superação do racismo.
II- As metanarrativas como verdades inquestionáveis.
III- A importância da superioridade nas relações de gênero conquistada pelas mulheres.
IV- A valorização do diálogo e do respeito mútuo entre indivíduos que buscam para o currículo uma compreensão cultural emancipadora.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a necessidade de investimentos na área educacional tornou-se um fator decisivo para o desenvolvimento de muitas nações. Consequentemente, o planejamento educacional foi adotado como regra e como norma e, de certa forma, passou a fazer parte integrante dos vários planos nacionais. De forma geral, os progressos no campo do planejamento educacional evoluíram de maneira mais rápida nos países mais desenvolvidos e industrializados e mais lentamente, e bem mais tarde, nos países denominados de terceiro mundo. No campo educacional, o planejamento é imprescindível na prática docente e no currículo. Podemos definir planejamento em alguns níveis. Sobre esses níveis, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Planejamento educacional.
II- Planejamento horizontal e linear.
III- Planejamento curricular.
IV- Plano de ensino.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) Somente a sentença IV está correta.

A ação de planejar não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo, é antes de tudo uma atividade consciente da previsão das ações político-pedagógicas. Libâneo (1994), a partir da importância do planejamento escolar, define algumas funções principais para este documento. Sobre as funções desse documento, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Este documento não tem o compromisso de esclarecer sobre os princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente.
II- Este documento não tem o compromisso de esclarecer sobre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional na sala de aula.
III- Pretende garantir a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, voltado para um ensino de qualidade, evitando a improvisação e a rotina.
IV- Define objetivos, conteúdos e métodos a partir do contexto social, de modo a contemplar a comunidade e os alunos nas suas individualidades.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

A LDB, Lei n. 9394/1996, marcou a educação, gerando muitos investimentos no sentido intelectual e financeiro dos profissionais da educação. Foi assinada há 21 anos atrás, trazendo importantes inovações e permitindo colher avanços significativos.
Sobre a formação dos profissionais da educação segundo a LDB, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Deve atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica.
II- Tem como fundamento a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho.
III -Tem como fundamento a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.
IV- Considera o aproveitamento da formação e experiências anteriores, porém apenas em instituições de ensino públicas.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

O portfólio não é apenas um procedimento de avaliação, mas sim o eixo organizador do trabalho pedagógico, pois sua importância relaciona-se a todo o processo. O portfólio é um procedimento da avaliação formativa que torna explícita a articulação entre currículo, avaliação e trabalho pedagógico. Sobre o portfólio, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- É um instrumento que só pode ser utilizado usado na Educação Infantil.
II- Contribui para o estabelecimento da estrutura e dos processos de documentação e reflexão sobre o ensino e a aprendizagem.
III- Está vinculado à autoavaliação e à análise crítica.
IV- Pode-se dizer que é basicamente a compilação de trabalhos dos alunos.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

O movimento da Escola Nova consiste numa renovação do ensino que influenciou sobretudo a educação na Europa, América e Brasil, na primeira metade do século XX, em meio à democracia liberal. Assim, o escolanovismo se desenvolveu no Brasil em meio às transformações econômicas, políticas e sociais vigentes na época. Sobre as mudanças curriculares e pedagógicas sugeridas pelo movimento da Escola Nova, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Valorizar o intelecto acima do sentimento, principalmente na produção técnica dos alunos.
II- Considerar os métodos ou processos pedagógicos ao invés dos conteúdos cognitivos.
III- Ter a atenção voltada ao aluno considerando seu interesse, desenvolvimento social, moral, emocional e físico.
IV- Ter o objetivo de formarem sujeitos atuantes para transformar a sociedade em algo justo e democrático.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O currículo vem sofrendo alterações ao longo de toda a história da educação e, hoje, podemos classificá-lo como polissêmico, ou seja, uma palavra que possui vários significados, dependendo da época, da comunidade em que se encontra inserido ou do tipo de cidadão que pretende formar.
Acerca dos fatores que influenciam na construção do currículo, analise as seguintes sentenças: I- O contexto sociopolítico-econômico auxilia grandemente na construção do currículo. II- Conhecer a história do currículo serve apenas para facilitar sua compreensão, não agregando contribuições à sua construção. III- As alterações sofridas ao longo do tempo na construção do currículo o ajustaram às transformações da sociedade atual. IV- Não há necessidade de se conhecer as mudanças históricas e sociais que influenciaram as mudanças curriculares. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

As teorias críticas se fundamentam no estruturalismo que consiste numa doutrina filosófica que se estrutura no conceito teórico e metodológico, visa à predominância do sistema sobre os elementos, extraindo a estrutura do sistema por meio de análises das relações entre os elementos. A teoria crítica apresenta como base filosófica os estudos de Kant, Hegel e Marx.
Sobre as características que estruturam as definições de currículo pelas teorias críticas, analise as sentenças a seguir: I. Lugar ou espaço, influenciado pelas relações de poder. II. Enquanto uma autobiografia da vida daqueles que fazem parte de sua construção. III. Reproduz culturalmente as relações sociais de poder. IV. Construído com a participação democrática de todos, prevalecendo a equidade. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) As sentenças II e IV estão corretas.
D) As sentenças III e IV estão corretas.

(ENADE, 2008) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias. No entanto, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências. Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Libertário, pois pregava o fim do Estado.
b) Inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
c) Autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
d) Elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O currículo é território contestado, onde se travam batalhas em torno de sua produção, circulação e do consumo de significados no espaço social. Reconhecer a diferença cultural na escola requer o abandono de uma perspectiva monocultural, do que Stoer e Cortesão (1999 apud MOREIRA, 2002) denominam de daltonismo cultural. O professor daltônico cultural é o que não se mostra sensível à heterogeneidade, ao arco-íris de culturas que tem nas mãos quando trabalha com seus alunos. Para esse professor, todos os estudantes são idênticos, com saberes e necessidades semelhantes, o que o exime de diferenciar o currículo e a relação pedagógica que estabelece em sala de aula. Sobre a construção de um currículo multicultural, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O conhecimento produzido pela comunidade negra ao longo da luta pela superação do racismo.
II- As metanarrativas como verdades inquestionáveis.
III- A importância da superioridade nas relações de gênero conquistada pelas mulheres.
IV- A valorização do diálogo e do respeito mútuo entre indivíduos que buscam para o currículo uma compreensão cultural emancipadora.
a) As sentenças I e IV estão corretas.
b) As sentenças I, III e IV estão corretas.
c) Somente a sentença IV está correta.
d) As sentenças I, II e III estão corretas.

Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a necessidade de investimentos na área educacional tornou-se um fator decisivo para o desenvolvimento de muitas nações. Consequentemente, o planejamento educacional foi adotado como regra e como norma e, de certa forma, passou a fazer parte integrante dos vários planos nacionais. De forma geral, os progressos no campo do planejamento educacional evoluíram de maneira mais rápida nos países mais desenvolvidos e industrializados e mais lentamente, e bem mais tarde, nos países denominados de terceiro mundo. No campo educacional, o planejamento é imprescindível na prática docente e no currículo. Podemos definir planejamento em alguns níveis. Sobre esses níveis, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Planejamento educacional.
II- Planejamento horizontal e linear.
III- Planejamento curricular.
IV- Plano de ensino.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) Somente a sentença IV está correta.

A ação de planejar não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo, é antes de tudo uma atividade consciente da previsão das ações político-pedagógicas. Libâneo (1994), a partir da importância do planejamento escolar, define algumas funções principais para este documento. Sobre as funções desse documento, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Este documento não tem o compromisso de esclarecer sobre os princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente.
II- Este documento não tem o compromisso de esclarecer sobre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional na sala de aula.
III- Pretende garantir a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, voltado para um ensino de qualidade, evitando a improvisação e a rotina.
IV- Define objetivos, conteúdos e métodos a partir do contexto social, de modo a contemplar a comunidade e os alunos nas suas individualidades.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) Somente a sentença IV está correta.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

A LDB, Lei n. 9394/1996, marcou a educação, gerando muitos investimentos no sentido intelectual e financeiro dos profissionais da educação. Foi assinada há 21 anos atrás, trazendo importantes inovações e permitindo colher avanços significativos.
Sobre a formação dos profissionais da educação segundo a LDB, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Deve atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica.
II- Tem como fundamento a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho.
III -Tem como fundamento a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.
IV- Considera o aproveitamento da formação e experiências anteriores, porém apenas em instituições de ensino públicas.
A As sentenças II, III e IV estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C Somente a sentença IV está correta.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

O portfólio não é apenas um procedimento de avaliação, mas sim o eixo organizador do trabalho pedagógico, pois sua importância relaciona-se a todo o processo. O portfólio é um procedimento da avaliação formativa que torna explícita a articulação entre currículo, avaliação e trabalho pedagógico. Sobre o portfólio, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- É um instrumento que só pode ser utilizado usado na Educação Infantil.
II- Contribui para o estabelecimento da estrutura e dos processos de documentação e reflexão sobre o ensino e a aprendizagem.
III- Está vinculado à autoavaliação e à análise crítica.
IV- Pode-se dizer que é basicamente a compilação de trabalhos dos alunos.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) As sentenças II e IV estão corretas.

O movimento da Escola Nova consiste numa renovação do ensino que influenciou sobretudo a educação na Europa, América e Brasil, na primeira metade do século XX, em meio à democracia liberal. Assim, o escolanovismo se desenvolveu no Brasil em meio às transformações econômicas, políticas e sociais vigentes na época. Sobre as mudanças curriculares e pedagógicas sugeridas pelo movimento da Escola Nova, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Valorizar o intelecto acima do sentimento, principalmente na produção técnica dos alunos.
II- Considerar os métodos ou processos pedagógicos ao invés dos conteúdos cognitivos.
III- Ter a atenção voltada ao aluno considerando seu interesse, desenvolvimento social, moral, emocional e físico.
IV- Ter o objetivo de formarem sujeitos atuantes para transformar a sociedade em algo justo e democrático.
a) As sentenças I, II e IV estão corretas.
b) As sentenças II, III e IV estão corretas.
c) As sentenças I e II estão corretas.
d) As sentenças I e III estão corretas.

O currículo vem sofrendo alterações ao longo de toda a história da educação e, hoje, podemos classificá-lo como polissêmico, ou seja, uma palavra que possui vários significados, dependendo da época, da comunidade em que se encontra inserido ou do tipo de cidadão que pretende formar.
Acerca dos fatores que influenciam na construção do currículo, analise as seguintes sentenças: I- O contexto sociopolítico-econômico auxilia grandemente na construção do currículo. II- Conhecer a história do currículo serve apenas para facilitar sua compreensão, não agregando contribuições à sua construção. III- As alterações sofridas ao longo do tempo na construção do currículo o ajustaram às transformações da sociedade atual. IV- Não há necessidade de se conhecer as mudanças históricas e sociais que influenciaram as mudanças curriculares. Agora, assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C Somente a sentença I está correta.
D As sentenças II, III e IV estão corretas.

As teorias críticas se fundamentam no estruturalismo que consiste numa doutrina filosófica que se estrutura no conceito teórico e metodológico, visa à predominância do sistema sobre os elementos, extraindo a estrutura do sistema por meio de análises das relações entre os elementos. A teoria crítica apresenta como base filosófica os estudos de Kant, Hegel e Marx.
Sobre as características que estruturam as definições de currículo pelas teorias críticas, analise as sentenças a seguir: I. Lugar ou espaço, influenciado pelas relações de poder. II. Enquanto uma autobiografia da vida daqueles que fazem parte de sua construção. III. Reproduz culturalmente as relações sociais de poder. IV. Construído com a participação democrática de todos, prevalecendo a equidade. Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças II, III e IV estão corretas.
B) As sentenças I, II e III estão corretas.
C) As sentenças II e IV estão corretas.
D) As sentenças III e IV estão corretas.

(ENADE, 2008) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias. No entanto, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências. Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Libertário, pois pregava o fim do Estado.
b) Inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
c) Autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
d) Elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Teorias e Práticas do Currículo (PED66)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX 
	Prova:
	10560789
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada   Questão Cancelada
Parte superior do formulário
	
	O currículo é território contestado, onde se travam batalhas em torno de sua produção, circulação e do consumo de significados no espaço social. Reconhecer a diferença cultural na escola requer o abandono de uma perspectiva monocultural, do que Stoer e Cortesão (1999 apud MOREIRA, 2002) denominam de daltonismo cultural. O professor daltônico cultural é o que não se mostra sensível à heterogeneidade, ao arco-íris de culturas que tem nas mãos quando trabalha com seus alunos. Para esse professor, todos os estudantes são idênticos, com saberes e necessidades semelhantes, o que o exime de diferenciar o currículo e a relação pedagógica que estabelece em sala de aula. Sobre a construção de um currículo multicultural, analise as sentenças a seguir:
I- O conhecimento produzido pela comunidade negra ao longo da luta pela superação do racismo.
II- As metanarrativas como verdades inquestionáveis.
III- A importância da superioridade nas relações de gênero conquistada pelas mulheres.
IV- A valorização do diálogo e do respeito mútuo entre indivíduos que buscam para o currículo uma compreensão cultural emancipadora.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MOREIRA, Antonio Flavio Barbosa. Currículo, diferença cultural e diálogo. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, Ago. 2002.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 1 foi Cancelada.
	2.
	A formação de professores apresenta sentido se interligar a teoria com a reflexão global de sua vida, tanto como aluno quanto como profissional. Ela aponta os anos iniciais da profissão como aqueles que imprimem positivamente ou negativamente as situações vivenciadas na escola. Há a necessidade de suporte metodológico, científico e profissional aos professores iniciantes. Sobre os aspectos que estruturam uma boa formação continuada aos professores, analise as sentenças a seguir:
I- A aprendizagem como característica contínua e presente no desenvolvimento da profissão de professor.
II- Sustenta em dois pilares principais: na pessoa do professor e na escola como espaço de desenvolvimento profissional.
III- Apresenta uma única forma de formação relacionada aos primeiros cinco anos de atuação inicial.
IV- A formação como uma forma de atuar no professor como aluno, aluno-mestre, estagiário, iniciante e como professor de turma.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	3.
	Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), a necessidade de investimentos na área educacional tornou-se um fator decisivo para o desenvolvimento de muitas nações. Consequentemente, o planejamento educacional foi adotado como regra e como norma e, de certa forma, passou a fazer parte integrante dos vários planos nacionais. De forma geral, os progressos no campo do planejamento educacional evoluíram de maneira mais rápida nos países mais desenvolvidos e industrializados e mais lentamente, e bem mais tarde, nos países denominados de terceiro mundo. No campo educacional, o planejamento é imprescindível na prática docente e no currículo. Podemos definir planejamento em alguns níveis. Sobre esses níveis, analise as sentenças a seguir:
I- Planejamento educacional.
II- Planejamento horizontal e linear.
III- Planejamento curricular.
IV- Plano de ensino.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <https://planejamentoeducacional.webnode.com.br/introdu%c3%a7%c3%a3o/>. Acesso em: 5 jun. 2018.
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	4.
	A ação de planejar não se reduz ao simples preenchimento de formulários para controle administrativo, é antes de tudo uma atividade consciente da previsão das ações político-pedagógicas. Libâneo (1994), a partir da importância do planejamento escolar, define algumas funções principais para este documento. Sobre as funções desse documento, analise as sentenças a seguir:
I- Este documento não tem o compromisso de esclarecer sobre os princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente. 
II- Este documento não tem o compromisso de esclarecer sobre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional na sala de aula.
III- Pretende garantir a racionalização, organização e coordenação do trabalho docente, voltado para um ensino de qualidade, evitando a improvisação e a rotina.
IV- Define objetivos, conteúdos e métodos a partir do contexto social, de modo a contemplar a comunidade e os alunos nas suas individualidades.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	A LDB, Lei n. 9394/1996, marcou a educação, gerando muitos investimentos no sentido intelectual e financeiro dos profissionais da educação. Foi assinada há 21 anos atrás, trazendo importantes inovações e permitindo colher avanços significativos. Sobre a formação dos profissionais da educação segundo a LDB, analise as sentenças a seguir:
I- Deve atender às especificidades do exercício de suas atividades, bem como aos objetivos das diferentes etapas e modalidades da educação básica.
II- Tem como fundamento a presença de sólida formação básica, que propicie o conhecimento dos fundamentos científicos e sociais de suas competências de trabalho. 
III-Tem como fundamento a associação entre teorias e práticas, mediante estágios supervisionados e capacitação em serviço.
IV- Considera o aproveitamento da formação e experiências anteriores, porém apenas em instituições de ensino públicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em: 4 out. 2018.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	6.
	O portfólio não é apenas um procedimento de avaliação, mas sim o eixo organizador do trabalho pedagógico, pois sua importância relaciona-se a todo o processo. O portfólio é um procedimento da avaliação formativa que torna explícita a articulação entre currículo, avaliação e trabalho pedagógico. Sobre o portfólio, analise as sentenças a seguir:
I- É um instrumento que só pode ser utilizado usado na Educação Infantil.
II- Contribui para o estabelecimento da estrutura e dos processos de documentação e reflexão sobre o ensino e a aprendizagem.
III- Está vinculado à autoavaliação e à análise crítica. 
IV- Pode-se dizer que é basicamente a compilação de trabalhos dos alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	7.
	O movimento da Escola Nova consiste numa renovação do ensino que influenciou sobretudo a educação na Europa, América e Brasil, na primeira metade do século XX, em meio à democracia liberal. Assim, o escolanovismo se desenvolveu no Brasil em meioàs transformações econômicas, políticas e sociais vigentes na época. Sobre as mudanças curriculares e pedagógicas sugeridas pelo movimento da Escola Nova, analise as sentenças a seguir:
I- Valorizar o intelecto acima do sentimento, principalmente na produção técnica dos alunos.
II- Considerar os métodos ou processos pedagógicos ao invés dos conteúdos cognitivos.
III- Ter a atenção voltada ao aluno considerando seu interesse, desenvolvimento social, moral, emocional e físico.
IV- Ter o objetivo de formarem sujeitos atuantes para transformar a sociedade em algo justo e democrático.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	8.
	O currículo norteia o percurso da ação educativa, expressando concepções do ser humano, sociedade e educação. Sobre as características presentes na concepção de currículo, analise as sentenças a seguir:
I- O currículo tradicional busca o preparo dos indivíduos para o modelo fabril de trabalho.
II- O currículo como um documento necessário e específico para cada nível e modalidade de ensino.
III- O currículo tecnicista consistiu no processo de redemocratização do ensino com o surgimento do construtivismo.
IV- O currículo na perspectiva sociológica surgiu na década de 1990, vinculada à promulgação da LDB.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	9.
	O currículo vem sofrendo alterações ao longo de toda a história da educação e, hoje, podemos classificá-lo como polissêmico, ou seja, uma palavra que possui vários significados, dependendo da época, da comunidade em que se encontra inserido ou do tipo de cidadão que pretende formar. Acerca dos fatores que influenciam na construção do currículo, analise as seguintes sentenças:
I- O contexto sociopolítico-econômico auxilia grandemente na construção do currículo.
II- Conhecer a história do currículo serve apenas para facilitar sua compreensão, não agregando contribuições à sua construção. 
III- As alterações sofridas ao longo do tempo na construção do currículo o ajustaram às transformações da sociedade atual.
IV- Não há necessidade de se conhecer as mudanças históricas e sociais que influenciaram as mudanças curriculares.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	10.
	As teorias críticas se fundamentam no estruturalismo que consiste numa doutrina filosófica que se estrutura no conceito teórico e metodológico, visa à predominância do sistema sobre os elementos, extraindo a estrutura do sistema por meio de análises das relações entre os elementos. A teoria crítica apresenta como base filosófica os estudos de Kant, Hegel e Marx. Sobre as características que estruturam as definições de currículo pelas teorias críticas, analise as sentenças a seguir:
I- Lugar ou espaço, influenciado pelas relações de poder.
II- Enquanto uma autobiografia da vida daqueles que fazem parte de sua construção.
III- Reproduz culturalmente as relações sociais de poder.
IV- Construído com a participação democrática de todos, prevalecendo a equidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2008) O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi publicado em 1932 e assinado por 26 educadores brasileiros, entre eles Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Nos trechos a seguir, aparecem algumas de suas principais ideias. No entanto, do direito de cada indivíduo à sua educação integral, decorre logicamente para o Estado que o reconhece e o proclama, o dever de considerar a educação, na variedade de seus graus e manifestações, como uma função social e eminentemente pública, que ele é chamado a realizar, com a cooperação de todas as instituições sociais. 
A consciência desses princípios fundamentais da laicidade, gratuidade e obrigatoriedade, consagrados na legislação universal, já penetrou profundamente os espíritos, como condições essenciais à organização de um regime escolar, lançado, em harmonia com os direitos do indivíduo, sobre as bases da unificação do ensino, com todas as suas consequências.
Com base nesses trechos, conclui-se que, em seu contexto histórico, o Manifesto era:
	 a)
	Autoritário, já que defendia a obrigatoriedade escolar.
	 b)
	Libertário, pois pregava o fim do Estado.
	 c)
	Elitista, porque pregava a dualidade do sistema de ensino.
	 d)
	Inovador, pois compreendia a educação como um direito social.
	12.
	(ENADE, 2014) O Projeto Político-Pedagógico (PPP) relaciona-se à organização do trabalho pedagógico da escola, indicando uma direção, explicitando os fundamentos teórico-metodológicos, os objetivos, o tipo de organização e as formas de implementação e avaliação da escola.
FONTE: VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. (Org.). Escola: espaço do Projeto Político-Pedagógico. 4. ed. Campinas: Papirus, 1998.
Considerando a elaboração do PPP, avalie as seguintes afirmações:
I- O PPP constitui-se em processo participativo de decisões para instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições no interior da escola.
II- A discussão do PPP exige uma reflexão acerca da concepção de educação e sua relação com a sociedade e a escola, o que implica refletir sobre o homem a ser formado.
III- A construção do PPP requer o convencimento dos professores, da equipe escolar e dos funcionários para trabalharem em prol do plano estabelecido pela gestão educacional.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	I, apenas.
	 b)
	I e II, apenas.
	 c)
	III, apenas.
	 d)
	II e III, apenas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina