Logo Passei Direto
Buscar

1 AVAL HIST DO BRASIL REPUBLICANO-UNIASSELVI

User badge image
Maria Sousa

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Durante a Primeira República, os governantes buscaram na força de trabalho estrangeira a compensação da perda da mão de obra escrava. Alguns fatores motivaram esses grupos a deixarem seu passado na terra natal e virem para o Brasil. De acordo com Lilia Schwarcz (2015, p. 694), "O mito da abundância dos trópicos casou-se bem com uma Europa que expelia sua população pobre e seus pequenos proprietários endividados. Por fim, o considerável aumento populacional em escala mundial, coadunado com a melhoria dos transportes, acabou por colocar à disposição grandes grupos de camponeses desempregados. Estima-se que mais de 50 milhões de europeus abandonaram seu continente de origem em busca da tão desejada 'liberdade', que vinha sob a forma de propriedade e emprego". A imigração acarretou profundas alterações na economia e em outros setores importantes do Brasil.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A mecanização resultante da Segunda Revolução Industrial foi um dos fatores que contribuíram para a imigração europeia para o Brasil.
( ) Os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil foram: alemães, italianos, japoneses, portugueses e espanhóis.
( ) No que se refere à imigração alemã, a sua maioria foi de católicos, que se dedicaram ao setor industrial.
( ) No Sudeste, a imigração italiana foi fundamental na substituição da mão de obra escrava nos cafezais.
a) V - F - V - V.
b) F - V - F - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - V.

A letra deste samba, composto por Aldir Blanc e João Bosco, retrata uma das principais Revoltas Militares ocorridas em toda a história naval brasileira, a Revolta dos Marinheiros de 1910, também conhecida como Revolta da Chibata.
Com relação a este episódio da história brasileira do século XX, analise as sentenças a seguir:
I- A Revolta da Chibata foi promovida por almirantes que tinham a intenção de derrubar o governo Arthur Bernardes.
II- A Revolta teve como líder principal o marinheiro João Cândido. Os marujos lutavam pelo fim dos castigos físicos na Marinha de Guerra.
III- A Revolta dos Marinheiros foi um movimento político, de origem esquerdista, notadamente pela presença de subversivos marxistas na Marinha do Brasil. O que contrastava com a índole pacífica da população brasileira, que não coaduna com movimentos revolucionários inspirados em ideais socialistas.
IV- A Revolta da Chibata teve como uma das principais reivindicações o fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos os marinheiros que participaram da revolta.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

O governo Hermes da Fonseca passou por crises militares e políticas de grande envergadura. A ação governamental, em grande parte das revoltas, foi a da violência como principal atitude desempenhada pelos donos do poder político. Dentre estas várias revoltas vivenciadas pela população brasileira, podemos citar a Revolta de Juazeiro.
Com relação ao conflito que ocorreu no Ceará, analise as sentenças a seguir:
I- Movimento social que teve como principal personagem o padre Cícero, figura político-religiosa venerada nos sertões do nordeste.
II- Movimento social ligado às disputas políticas do Ceará, no qual se destacava o coronelismo simbolizado pela família Acioli.
III- Ação social motivada por funcionários públicos do sertão nordestino, que reclamavam por melhores salários e condições de trabalho.
IV- Revolta conduzida por empresários fabris de todo o nordeste brasileiro, contrários às políticas econômicas federais que favoreceram apenas a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
a) sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Existem diferentes explicações historiográficas sobre a Guerra do Paraguai. A oficial, escrita por militares responsabiliza o ditador Solando Lopez pelo início do conflito. Uma segunda vertente se ampara na visão revisionista e considera os ingleses como precursores da guerra, pois o Paraguai se apresentava como um concorrente na Região da América Latina.
Sobre os principais fatores que motivaram o desgaste social da monarquia e contribuíram para o movimento em favor da república, assinale a alternativa CORRETA:
a) A Guerra do Paraguai, o descontentamento dos escravocratas e cafeicultores, a Revolta de Canudos.
b) A Guerra do Paraguai, a Revolução Federalista e os conflitos entre Imperador e as oligarquias rurais.
c) A Guerra do Paraguai, o descontentamento dos cafeicultores do Oeste paulista, a Guarda Negra e a prisão de bispos católicos.
d) A Guerra do Paraguai, o movimento abolicionista, a questão religiosa e os atritos entre Imperador e o Exército.

Em 1910, os marujos do encouraçado São Paulo e Minas Gerais se insubordinaram a seus oficiais, realizando um motim.
Assinale a alternativa CORRETA que retrata esse acontecimento:
a) Trata-se da Revolta dos Sargentos e suboficiais da Armada, membros do Partido Comunista Brasileiro.
b) Trata-se da Revolta da Chibata, na qual os marujos se insubordinaram contra os castigos físicos impostos pela Marinha do Brasil.
c) Trata-se da Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais do Brasil, que lutavam pelas Reformas de Base do governo João Goulart.
d) Trata-se da Revolta da Armada, na qual o contra-almirante Custódio de Mello se insubordinou ao governo do marechal Floriano Peixoto.

No contexto histórico do século XIX, desenvolveu-se o pensamento social positivista, que segundo Carlos Sell (2001, p. 46), é considerado "[...] a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico, a primeira a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação".
Com relação ao movimento abolicionista brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Joaquim Nabuco foi um jurista, político, historiador, escritor, diplomata e jornalista pernambucano que teve uma participação muito importante no movimento abolicionista que resultou na Lei Áurea em 1888, contudo, manteve-se monarquista, mesmo com o advento da República.
( ) O movimento abolicionista está diretamente relacionado ao movimento republicano, haja vista que os seus integrantes, dentre os quais: profissionais liberais, comerciantes e representantes da classe trabalhadora urbana, defendiam a industrialização, modernização e urbanização do Brasil.
( ) O movimento abolicionista não pode ser diretamente relacionado ao movimento republicano, isto porque muitos de seus integrantes, inclusive lideranças como Joaquim Nabuco e André Rebouças se mantiveram favoráveis ao regime monárquico, mesmo com a chegada da República.
( ) A questão da abolição da escravidão se relaciona diretamente à Proclamação da República, não por uma vinculação direta entre líderes abolicionistas e o movimento republicano, mas pelo fato de a Lei Áurea de 1888 ferir os interesses de um dos poucos grupos que ainda apoiavam o Imperador, a aristocracia rural do Vale do Paraíba, que perderam o capital investido na compra das escravarias que possuíam.
a) V - F - V - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - V.

Após 47 anos de reinado, Dom Pedro II estava sendo pressionado por diversos grupos sociais. A historiadora Mary del Priore (2013) assinala que: "Além da agitação militar, que começara com a Guerra do Paraguai (1864-1870), D. Pedro II tinha uma questão bastante complicada para resolver: o fim da escravidão."
Sobre os fatores ligados à abolição da escravidão, analise as sentenças a seguir:
I- A escravidão não permitia o desenvolvimento de uma identidade industrial e a instalação da pequena propriedade rural nas regiões interioranas do país.
II- O movimento abolicionista não pode ser relacionado ao republicanismo, tendo em vista que muitos dos adeptos do abolicionismo mantinham preferências ao regime monárquico.
III- Os movimentos abolicionista e republicano se relacionam no ponto em que, com a libertação dos escravos, a monarquia perdeu o apoio de grupos que a apoiavam, mas tinham como base econômica o trabalho escravo.
IV- Joaquim Nabuco e André Rebouças são considerados dois dos principais nomes dos movimentos abolicionista e republicano.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

A implantação da República no Brasil estabeleceu novos parâmetros para pensar a sociedade, determinou os rumos na iminência de um novo século.
Acerca da história da República no Brasil, é correto afirmar que:
a) É complexa, fragmentária e pressupõe o conhecimento da realidade anterior do Império para ser percebida.
b) Foi estabelecida pelos portugueses que possuíam interesse em continuar nas terras brasileiras.
c) Foi simples e fácil de explicar e esquematizar, uma vez que pode ser entendida apenas sob o viés político.
d) Esteve embasada em eventos que se desenvolveram ao mesmo tempo em todo o país, que não suportava mais o regime imperial.

Nos anos da República Velha, a política externa brasileira ganhou seus contornos contemporâneos, em grande parte um processo diplomático liderado pelo Barão do Rio Branco. Qual a principal alteração na política externa brasileira durante os anos da República Velha?
a) Uma aproximação com a diplomacia francesa, em grande parte influenciada pelos ideias de Julian Ferry.
b) Uma aproximação com a diplomacia portuguesa, devido ao interesse brasileiro na África.
c) Uma aproximação com a diplomacia inglesa, representada pela pressão inglesa pelo fim do tráfico de escravos.
d) Uma aproximação aos Estados Unidos da América, como árbitro principal nas questões relativas às fronteiras com os países vizinhos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Durante a Primeira República, os governantes buscaram na força de trabalho estrangeira a compensação da perda da mão de obra escrava. Alguns fatores motivaram esses grupos a deixarem seu passado na terra natal e virem para o Brasil. De acordo com Lilia Schwarcz (2015, p. 694), "O mito da abundância dos trópicos casou-se bem com uma Europa que expelia sua população pobre e seus pequenos proprietários endividados. Por fim, o considerável aumento populacional em escala mundial, coadunado com a melhoria dos transportes, acabou por colocar à disposição grandes grupos de camponeses desempregados. Estima-se que mais de 50 milhões de europeus abandonaram seu continente de origem em busca da tão desejada 'liberdade', que vinha sob a forma de propriedade e emprego". A imigração acarretou profundas alterações na economia e em outros setores importantes do Brasil.
Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A mecanização resultante da Segunda Revolução Industrial foi um dos fatores que contribuíram para a imigração europeia para o Brasil.
( ) Os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil foram: alemães, italianos, japoneses, portugueses e espanhóis.
( ) No que se refere à imigração alemã, a sua maioria foi de católicos, que se dedicaram ao setor industrial.
( ) No Sudeste, a imigração italiana foi fundamental na substituição da mão de obra escrava nos cafezais.
a) V - F - V - V.
b) F - V - F - F.
c) F - V - F - V.
d) V - V - F - V.

A letra deste samba, composto por Aldir Blanc e João Bosco, retrata uma das principais Revoltas Militares ocorridas em toda a história naval brasileira, a Revolta dos Marinheiros de 1910, também conhecida como Revolta da Chibata.
Com relação a este episódio da história brasileira do século XX, analise as sentenças a seguir:
I- A Revolta da Chibata foi promovida por almirantes que tinham a intenção de derrubar o governo Arthur Bernardes.
II- A Revolta teve como líder principal o marinheiro João Cândido. Os marujos lutavam pelo fim dos castigos físicos na Marinha de Guerra.
III- A Revolta dos Marinheiros foi um movimento político, de origem esquerdista, notadamente pela presença de subversivos marxistas na Marinha do Brasil. O que contrastava com a índole pacífica da população brasileira, que não coaduna com movimentos revolucionários inspirados em ideais socialistas.
IV- A Revolta da Chibata teve como uma das principais reivindicações o fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos os marinheiros que participaram da revolta.
a) As sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I, II e IV estão corretas.
c) As sentenças II e IV estão corretas.
d) As sentenças III e IV estão corretas.

O governo Hermes da Fonseca passou por crises militares e políticas de grande envergadura. A ação governamental, em grande parte das revoltas, foi a da violência como principal atitude desempenhada pelos donos do poder político. Dentre estas várias revoltas vivenciadas pela população brasileira, podemos citar a Revolta de Juazeiro.
Com relação ao conflito que ocorreu no Ceará, analise as sentenças a seguir:
I- Movimento social que teve como principal personagem o padre Cícero, figura político-religiosa venerada nos sertões do nordeste.
II- Movimento social ligado às disputas políticas do Ceará, no qual se destacava o coronelismo simbolizado pela família Acioli.
III- Ação social motivada por funcionários públicos do sertão nordestino, que reclamavam por melhores salários e condições de trabalho.
IV- Revolta conduzida por empresários fabris de todo o nordeste brasileiro, contrários às políticas econômicas federais que favoreceram apenas a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo.
a) sentenças II e III estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I e IV estão corretas.
d) As sentenças I e II estão corretas.

Existem diferentes explicações historiográficas sobre a Guerra do Paraguai. A oficial, escrita por militares responsabiliza o ditador Solando Lopez pelo início do conflito. Uma segunda vertente se ampara na visão revisionista e considera os ingleses como precursores da guerra, pois o Paraguai se apresentava como um concorrente na Região da América Latina.
Sobre os principais fatores que motivaram o desgaste social da monarquia e contribuíram para o movimento em favor da república, assinale a alternativa CORRETA:
a) A Guerra do Paraguai, o descontentamento dos escravocratas e cafeicultores, a Revolta de Canudos.
b) A Guerra do Paraguai, a Revolução Federalista e os conflitos entre Imperador e as oligarquias rurais.
c) A Guerra do Paraguai, o descontentamento dos cafeicultores do Oeste paulista, a Guarda Negra e a prisão de bispos católicos.
d) A Guerra do Paraguai, o movimento abolicionista, a questão religiosa e os atritos entre Imperador e o Exército.

Em 1910, os marujos do encouraçado São Paulo e Minas Gerais se insubordinaram a seus oficiais, realizando um motim.
Assinale a alternativa CORRETA que retrata esse acontecimento:
a) Trata-se da Revolta dos Sargentos e suboficiais da Armada, membros do Partido Comunista Brasileiro.
b) Trata-se da Revolta da Chibata, na qual os marujos se insubordinaram contra os castigos físicos impostos pela Marinha do Brasil.
c) Trata-se da Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais do Brasil, que lutavam pelas Reformas de Base do governo João Goulart.
d) Trata-se da Revolta da Armada, na qual o contra-almirante Custódio de Mello se insubordinou ao governo do marechal Floriano Peixoto.

No contexto histórico do século XIX, desenvolveu-se o pensamento social positivista, que segundo Carlos Sell (2001, p. 46), é considerado "[...] a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico, a primeira a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação".
Com relação ao movimento abolicionista brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Joaquim Nabuco foi um jurista, político, historiador, escritor, diplomata e jornalista pernambucano que teve uma participação muito importante no movimento abolicionista que resultou na Lei Áurea em 1888, contudo, manteve-se monarquista, mesmo com o advento da República.
( ) O movimento abolicionista está diretamente relacionado ao movimento republicano, haja vista que os seus integrantes, dentre os quais: profissionais liberais, comerciantes e representantes da classe trabalhadora urbana, defendiam a industrialização, modernização e urbanização do Brasil.
( ) O movimento abolicionista não pode ser diretamente relacionado ao movimento republicano, isto porque muitos de seus integrantes, inclusive lideranças como Joaquim Nabuco e André Rebouças se mantiveram favoráveis ao regime monárquico, mesmo com a chegada da República.
( ) A questão da abolição da escravidão se relaciona diretamente à Proclamação da República, não por uma vinculação direta entre líderes abolicionistas e o movimento republicano, mas pelo fato de a Lei Áurea de 1888 ferir os interesses de um dos poucos grupos que ainda apoiavam o Imperador, a aristocracia rural do Vale do Paraíba, que perderam o capital investido na compra das escravarias que possuíam.
a) V - F - V - V.
b) F - F - V - V.
c) V - F - V - F.
d) V - V - F - V.

Após 47 anos de reinado, Dom Pedro II estava sendo pressionado por diversos grupos sociais. A historiadora Mary del Priore (2013) assinala que: "Além da agitação militar, que começara com a Guerra do Paraguai (1864-1870), D. Pedro II tinha uma questão bastante complicada para resolver: o fim da escravidão."
Sobre os fatores ligados à abolição da escravidão, analise as sentenças a seguir:
I- A escravidão não permitia o desenvolvimento de uma identidade industrial e a instalação da pequena propriedade rural nas regiões interioranas do país.
II- O movimento abolicionista não pode ser relacionado ao republicanismo, tendo em vista que muitos dos adeptos do abolicionismo mantinham preferências ao regime monárquico.
III- Os movimentos abolicionista e republicano se relacionam no ponto em que, com a libertação dos escravos, a monarquia perdeu o apoio de grupos que a apoiavam, mas tinham como base econômica o trabalho escravo.
IV- Joaquim Nabuco e André Rebouças são considerados dois dos principais nomes dos movimentos abolicionista e republicano.
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças II e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.

A implantação da República no Brasil estabeleceu novos parâmetros para pensar a sociedade, determinou os rumos na iminência de um novo século.
Acerca da história da República no Brasil, é correto afirmar que:
a) É complexa, fragmentária e pressupõe o conhecimento da realidade anterior do Império para ser percebida.
b) Foi estabelecida pelos portugueses que possuíam interesse em continuar nas terras brasileiras.
c) Foi simples e fácil de explicar e esquematizar, uma vez que pode ser entendida apenas sob o viés político.
d) Esteve embasada em eventos que se desenvolveram ao mesmo tempo em todo o país, que não suportava mais o regime imperial.

Nos anos da República Velha, a política externa brasileira ganhou seus contornos contemporâneos, em grande parte um processo diplomático liderado pelo Barão do Rio Branco. Qual a principal alteração na política externa brasileira durante os anos da República Velha?
a) Uma aproximação com a diplomacia francesa, em grande parte influenciada pelos ideias de Julian Ferry.
b) Uma aproximação com a diplomacia portuguesa, devido ao interesse brasileiro na África.
c) Uma aproximação com a diplomacia inglesa, representada pela pressão inglesa pelo fim do tráfico de escravos.
d) Uma aproximação aos Estados Unidos da América, como árbitro principal nas questões relativas às fronteiras com os países vizinhos.

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Maria do Socorro de Souza (1230051)
	Disciplina:
	História do Brasil Republicano (HID05)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:443241) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	11165241 NOTA 10
Parte superior do formulário
	1.
	Durante a Primeira República, os governantes buscaram na força de trabalho estrangeira a compensação da perda da mão de obra escrava. Alguns fatores motivaram esses grupos a deixarem seu passado na terra natal e virem para o Brasil. De acordo com Lilia Schwarcz (2015, p. 694), "O mito da abundância dos trópicos casou-se bem com uma Europa que expelia sua população pobre e seus pequenos proprietários endividados. Por fim, o considerável aumento populacional em escala mundial, coadunado com a melhoria dos transportes, acabou por colocar à disposição grandes grupos de camponeses desempregados. Estima-se que mais de 50 milhões de europeus abandonaram seu continente de origem em busca da tão desejada "liberdade", que vinha sob a forma de propriedade e emprego". A imigração acarretou profundas alterações na economia e em outros setores importantes do Brasil. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A mecanização resultante da Segunda Revolução Industrial foi um dos fatores que contribuíram para a imigração europeia para o Brasil.
(    ) Os principais grupos de imigrantes que vieram para o Brasil foram: alemães, italianos, japoneses, portugueses e espanhóis. 
(    ) No que se refere à imigração alemã, a sua maioria foi de católicos, que se dedicaram ao setor industrial.
(    ) No Sudeste, a imigração italiana foi fundamental na substituição da mão de obra escrava nos cafezais.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa. BRASIL: UMA BIOGRAFIA. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
	a)
	
V - F - V - V.
	b)
	
F - V - F - F.
	c)
	
F - V - F - V.
	d)
	
V - V - F - V.
	2.
	Muitos movimentos militares ocorreram durante a denominada Primeira República ou República Velha. Em grande parte, o termo salvacionismo militar (isto é, a ideia de que são os militares mais capacitados para o comando político que os civis) explicam a origem destas ações militares. Dentro destes movimentos, alguns se caracterizaram pelas questões sociais envolvidas. Com relação às insubordinações militares da Velha República, analise as sentenças a seguir:
I- A Revolta da Chibata foi liderada por almirantes contrários ao governo Wenceslau Braz. 
II- O tenentismo foi um movimento militar de jovens oficiais que se insubordinaram à cúpula militar e à política da velha república.
III- A Revolta da Armada, liderada pelo Almirante Custódio de Melo, foi uma reação de amplos setores da Marinha contra o presidente Floriano Peixoto. 
IV- O tenentismo foi um movimento militar de generais contrários ao governo Epitácio Pessoa. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	
As sentenças II e IV estão corretas.
	b)
	
As sentenças II e III estão corretas.
	c)
	
As sentenças I e III estão corretas.
	d)
	
As sentenças I e III estão corretas.
	3.
	Mestre Sala dos Mares
(João Bosco; Aldir Blanc)
Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão no mar reapareceu
Na figura de um bravo Feiticeiro
A quem a história Não esqueceu
Conhecido como Navegante negro
Tinha a dignidade de um Mestre-sala 
[...]
Rubras cascatas jorravam das costas 
dos santos entre cantos e chibatas
Inundando o coração,
Do pessoal do porão
Que a exemplo do feiticeiro
Gritava então
A letra deste samba, composto por Aldir Blanc e João Bosco, retrata uma das principais Revoltas Militares ocorridas em toda a história naval brasileira, a Revolta dos Marinheiros de 1910, também conhecida como Revolta da Chibata. Com relação a este episódio da história brasileira do século XX, analise as sentenças a seguir:
I- A Revolta da Chibata foi promovida por almirantes que tinham a intenção de derrubar o governo Arthur Bernardes. 
II- A Revolta teve como líder principal o marinheiro João Cândido. Os marujos lutavam pelo fim dos castigos físicos na Marinha de Guerra. 
III- A Revolta dos Marinheiros foi um movimento político, de origem esquerdista, notadamente pela presença de subversivos marxistas na Marinha do Brasil. O que contrastava com a índole pacífica da população brasileira, que não coaduna com movimentos revolucionários inspirados em ideais socialistas. 
IV- A Revolta da Chibata teve como uma das principais reivindicações o fim dos castigos físicos, melhorias na alimentação e anistia para todos os marinheiros que participaram da revolta. Em resumo, os marinheiros exigiam um tratamento digno por parte da Marinha do Brasil, isto porque os oficiais de origem aristocrática ainda estavam acostumados aos tratamentos destinados aos escravos, com a presença de castigos físicos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	
As sentenças II e III estão corretas.
	b)
	
As sentenças I, II e IV estão corretas.
	c)
	
As sentenças II e IV estão corretas.
	d)
	
As sentenças III e IV estão corretas.
	4.
	O governo Hermes da Fonseca passou por crises militares e políticas de grande envergadura. A ação governamental, em grande parte das revoltas, foi a da violência como principal atitude desempenhada pelos donos do poder político. Dentre estas várias revoltas vivenciadas pela população brasileira, podemos citar a Revolta de Juazeiro. Com relação ao conflito que ocorreu no Ceará, analise as sentenças a seguir:
I- Movimento social que teve como principal personagem o padre Cícero, figura político-religiosa venerada nos sertões do nordeste. 
II- Movimento social ligado às disputas políticas do Ceará, no qual se destacava o coronelismo simbolizado pela família Acioli. 
III- Ação social motivada por funcionários públicos do sertão nordestino, que reclamavam por melhores salários e condições de trabalho. 
IV- Revolta conduzida por empresários fabris de todo o nordeste brasileiro, contrários às políticas econômicas federais que favoreceram apenas a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a)
	
sentenças II e III estão corretas.
	b)
	 
As sentenças I e III estão corretas.
	c)
	
As sentenças I e IV estão corretas.
	d)
	
As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	Existem diferentes explicações historiográficas sobre a Guerra do Paraguai. A oficial, escrita por militares responsabiliza o ditador Solando Lopez pelo início do conflito. Uma segunda vertente se ampara na visão revisionista e considera os ingleses como precursores da guerra, pois o Paraguai se apresentava como um concorrente na Região da América Latina. E uma terceira (que não pode ser considerada a última), tem como enfoque as disputas fronteiriças. O fato é que a Guerra do Paraguai causou consequências políticas, econômicas e sociais para o Brasil, que foram determinantes para o enfraquecimento do poder monárquico. Entretanto, esta não foi a única causa. Sobre os principais fatores que motivaram o desgaste social da monarquia e contribuíram para o movimento em favor da república, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Barroso, Giane Aparecida. Pensando a Guerra do Paraguai: representações simbólicas. Mestrado em História. Universidade Federal de Uberlândia, Biblioteca Depositária: UFU - Santa Mônica, Uberlândia- MG, 2005.
	a)
	
A Guerra do Paraguai, o descontentamento dos escravocratas e cafeicultores, a Revolta de Canudos.
	b)
	
A Guerra do Paraguai, a Revolução Federalista e os conflitos entre Imperador e as oligarquias rurais.
	c)
	
A Guerra do Paraguai, o movimento abolicionista, a questão religiosa e os atritos entre Imperador e o Exército.
	d)
	
A Guerra do Paraguai, o descontentamento dos cafeicultores do Oeste paulista, a Guarda Negra e a prisão de bispos católicos.
	6.
	Em 1910, os marujos do encouraçado São Paulo e Minas Gerais se insubordinarama seus oficiais, realizando um motim. Assinale a alternativa CORRETA que retrata esse acontecimento:
	a)
	
Trata-se da Revolta dos Sargentos e suboficiais da Armada, membros do Partido Comunista Brasileiro.
	b)
	
Trata-se da Revolta da Chibata, na qual os marujos se insubordinaram contra os castigos físicos impostos pela Marinha do Brasil.
	c)
	
Trata-se da Revolta da Armada, na qual o contra-almirante Custódio de Mello se insubordinou ao governo do marechal Floriano Peixoto.
	d)
	
Trata-se da Associação dos Marinheiros e Fuzileiros Navais do Brasil, que lutavam pelas Reformas de Base do governo João Goulart.
	7.
	No contexto histórico do século XIX, desenvolveu-se o pensamento social positivista, que segundo Carlos Sell (2001, p. 46), é considerado "[...] a primeira corrente teórica sistematizada do pensamento sociológico, a primeira a definir precisamente o objeto, a estabelecer conceitos e uma metodologia de investigação". Normalmente associamos o positivismo apenas às questões científicas, contudo, distingue-se do cientificismo, do qual se originou, porque faz o estudo da condição do ser humano em sociedade. Além disso, disseminou a ideia do progresso. O positivismo e a ideia do progresso também permeou o movimento abolicionista brasileiro. Segundo Rafael Lamardo (2006), "Joaquim Nabuco, em sua obra O abolicionismo, articula a questão do progresso, apontando a escravidão como o principal responsável pela estagnação da sociedade". Com relação ao movimento abolicionista brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Joaquim Nabuco foi um jurista, político, historiador, escritor, diplomata e jornalista pernambucano que teve uma participação muito importante no movimento abolicionista que resultou na Lei Áurea em 1888, contudo, manteve-se monarquista, mesmo com o advento da República. 
(    ) O movimento abolicionista está diretamente relacionado ao movimento republicano, haja vista que os seus integrantes, dentre os quais: profissionais liberais, comerciantes e representantes da classe trabalhadora urbana, defendiam a industrialização, modernização e urbanização do Brasil.
(    ) O movimento abolicionista não pode ser diretamente relacionado ao movimento republicano, isto porque muitos de seus integrantes, inclusive lideranças como Joaquim Nabuco e André Rebouças se mantiveram favoráveis ao regime monárquico, mesmo com a chegada da República. 
(    ) A questão da abolição da escravidão se relaciona diretamente à Proclamação da República, não por uma vinculação direta entre líderes abolicionistas e o movimento republicano, mas pelo fato de a Lei Áurea de 1888 ferir os interesses de um dos poucos grupos que ainda apoiavam o Imperador, a aristocracia rural do Vale do Paraíba, que perderam o capital investido na compra das escravarias que possuíam.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LAMARDO, Rafael. A influência da ideia de progresso no movimento abolicionista: o caso de Joaquim Nabuco. Dissertação. Mestrado em História da Ciência, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2006.
SELL, Carlos Eduardo. Sociologia Clássica: Marx, Durkheim e Weber. Editora Vozes, 2009.
	a)
	
V - F - V - F.
	b)
	
V - V - F - V.
	c)
	
F - F - V - V.
	d)
	
V - F - V - V.
	8.
	Após 47 anos de reinado, Dom Pedro II estava sendo pressionado por diversos grupos sociais. A historiadora Mary del Priore (2013) assinala que: "Além da agitação militar, que começara com a Guerra do Paraguai (1864-1870), D. Pedro II tinha uma questão bastante complicada para resolver: o fim da escravidão. O movimento abolicionista crescia e se fortalecia, a Inglaterra pressionava o Brasil para acabar com a prática; por outro lado, os fazendeiros acreditavam que, sem os escravos, a economia brasileira iria quebrar. O imperador, que pessoalmente nunca foi simpático à escravidão, enfrentava um dilema que poderia lhe custar o trono. E custou". Sobre os fatores ligados à abolição da escravidão, analise as sentenças a seguir: 
I- A escravidão não permitia o desenvolvimento de uma identidade industrial e a instalação da pequena propriedade rural nas regiões interioranas do país.
II- O movimento abolicionista não pode ser relacionado ao republicanismo, tendo em vista que muitos dos adeptos do abolicionismo mantinham preferências ao regime monárquico.
III- Os movimentos abolicionista e republicano se relacionam no ponto em que, com a libertação dos escravos, a monarquia perdeu o apoio de grupos que a apoiavam, mas tinham como base econômica o trabalho escravo.
IV- Joaquim Nabuco e André Rebouças são considerados dois dos principais nomes dos movimentos abolicionista e republicano.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PRIORE, Mary del. A Abolição e o Fim do Império. 2013. Disponível em: <http://historiahoje.com/a-abolicao-e-o-fim-do-imperio/>. Acesso em: 25 jan. 2017.
	a)
	
As sentenças I, III e IV estão corretas.
	b)
	
As sentenças II e IV estão corretas.
	c)
	
As sentenças I, II e III estão corretas.
	d)
	
As sentenças II, III e IV estão corretas.
	9.
	A implantação da República no Brasil estabeleceu novos parâmetros para pensar a sociedade, determinou os rumos na iminência de um novo século. Acerca da história da República no Brasil, é correto afirmar que:
	a)
	Esteve embasada em eventos que se desenvolveram ao mesmo tempo em todo o país, que não suportava mais o regime imperial.
	b)
	É complexa, fragmentária e pressupõe o conhecimento da realidade anterior do Império para ser percebida.
	c)
	Foi estabelecida pelos portugueses que possuíam interesse em continuar nas terras brasileiras.
	d)
	Foi simples e fácil de explicar e esquematizar, uma vez que pode ser entendida apenas sob o viés político.
	10.
	Nos anos da República Velha, a política externa brasileira ganhou seus contornos contemporâneos, em grande parte um processo diplomático liderado pelo Barão do Rio Branco. Qual a principal alteração na política externa brasileira durante os anos da República Velha?
	a)
	Uma aproximação com a diplomacia inglesa, representada pela pressão inglesa pelo fim do tráfico de escravos.
	b)
	Uma aproximação aos Estados Unidos da América, como árbitro principal nas questões relativas às fronteiras com os países vizinhos.
	c)
	Uma aproximação com a diplomacia portuguesa, devido ao interesse brasileiro na África.
	d)
	
Uma aproximação com a diplomacia francesa, em grande parte influenciada pelos ideias de Julian Ferry.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina