Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

QUESTÕES NORTEADORAS
1. O paciente J. S. , 35 anos, sexo masculino, relatou ser diabético e vai s e submeter a uma intervenção cirúrgica traumática, com duração de aproximadamente 2 horas e com expectativa d e dor pós -operatória. O paciente apresenta-se bastante ansioso e com medo da cirurgia. 
a) Considerando o desconforto da dor pós-operatória e a necessidade de um controle efetivo da dor durante o procedimento , qual seria a solução anestésica mais indicada? Justifique.
b) Quais os cuidados devem ser tomados em relação ao atendimento a este paciente para evitar o aumento da glicemia?
2- Paciente M.S. S., 35 anos, sexo feminino, 50 Kg, encontra-se no segundo mês de sua primeira gestação. Portadora de elevado índice de cálculo subgengival, a paciente será submetida à anestesia local para raspagem e alisamento radicular. 
a) Qual anestésico local indicado? Justifique.	
b) Quais os cuidados devem ser tomados em relação ao atendimento a pacientes grávidas?
c) Existe alguma restrição quanto ao uso de algum sal anestésico para esta paciente, por quê?
d) Qual melhor horário para o atendimento desta paciente? Comente.
e) Existe alguma restrição quanto a aplicação de anestesia local em pacientes que estão amamentando ?
3- Paciente L.H. S , 20 anos, sexo masculino, vai ser submetido a anestesia local para tratamento odontológico. Já teve febre reumática e apresenta sopro cardíaco. Há alguma restrição quanto ao uso de anestésicos locais para esta paciente?
4- Paciente J. F.K, sexo masculino, 45 anos , foi encaminhado a clínica de cirurgia para remoção dos terceiros molares superiores . Durante à anamnese o paciente relatou fazer uso de Amitriptilina a Cimetidina. Existe alguma interação medicamentosa entre estes dois medicamentos e as soluções anestésicas locais disponíveis no mercado ? Justifique.
5- Paciente M. F., 27 anos compareceu a Clínica da Uninassau para tratamento restaurador do dente 14. O paciente apresentava cheiro forte de álcool e fala arrastada. a) Qual a conduta do CD diante dessa situação ?
b) Pacientes que fazem uso de cocaína podem ser submetidos à anestesia local odontológica?
6- Qual o tratamento da Metemoglobinemia?
7- Paciente com asma brônquica, está em tratamento odontológico há um mês , na última consulta relatou que teve um a crise há cinco dias . 
a) Qual o critério para escolha do anestésico local e vasoconstritor? 
8- Paciente M. F, 60 ano s , 90 Kg, 1, 60c m, fumante, compareceu a Clínica Integrada da Uninassau para tratamento endodôntico do 36. Durante a anamnese sua pressão arterial estava 170 / 100 mmHg. 
a) Qual a conduta do cirurgião-dentiSta?
b) Você identificou algum fator de risco para hipertensão ?
c) Se o paciente estivesse com uma pulpite e com muita dor, qual solução anestésica mais indicada para este caso ?
9- Descreva sobre Hipertermia maligna e pseudocolinesterase plasmática atípica e as considerações clínicas com relação à anestesia local. 
10- Jovem morre após receber anestesia em dentis ta. Nas duas situações abaixo qual você acha que foi a causa provável da morte? 
http://www.conexaojornalismo.com.br/colunas/politica /brasil/jovem- morre- apos-receber- anestesia- em- dentista- 73- 9472 
Caso 1- A jovem Luciana Almeida Granadeiro Neto , 18 anos , morreu, na manhã da última sexta-f e ira (26 /04/ 13), após receber uma anestesia durante um tratamento dentário em um consultório no município de São Roque, no interior de São Paulo . De acordo com a Polícia Civil, Luciana foi ao consultório de uma dentista no centro da cidade, para realizar a extração de quatro dentes , por volta das 10h de sexta-feira. Ao receber a primeira anestesia , a jovem começou a passar mal e desmaiou. O Corpo de Bombeiros foi acionado pela dentista, e Luciana foi encaminhada à Santa Casa de São Roque, mas não resistiu e morreu por volta das 20h. Um Boletim de Ocorrência de morte suspeita foi registrado na Delegacia de São Roque, que investiga ás eventuais falhas da profissional e se a paciente tomava algum medicamento controlado . 
Caso 2- Na reportagem a dentista contou que a paciente recebeu 6 tubetes de anestesia (lidocaína com vasoconstritor), 1 na região superior de cada lado , e 2 de cada lado na região inferior. Relatou que fez a anamnese e a paciente relatou não fazer uso de nenhum medicamento . Familiares disseram que a paciente fazia uso de antidepressivo embora tenha parado de toma-lo a duas semanas .

Mais conteúdos dessa disciplina