Logo Passei Direto
Buscar

Direito Administrativo: Conceitos e Princípios

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro19, o direito administrativo é “o ramo do direito público que tem por objeto os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a Administração Pública, a atividade jurídica não contenciosa que exerce e os bens que utiliza para a consecução de seus fins, de natureza pública” (p. 66).
Sobre o conceito de Direito Administrativo, é correto afirmar que:
A O direito administrativo estuda os processos judiciais, analisando qual a melhor forma de sua tramitação para uma rápida decisão.
B O direito administrativo prevê o estudo da administração de empresas aplicada ao poder público, visando a eficiência através da edição de normas jurídicas.
C O direito administrativo estuda a forma como são criadas as novas leis, disciplinando o processo necessário para que isso ocorra.
D O regime jurídico-administrativo é o regime próprio do direito administrativo, que caracteriza o Estado e sua atuação.
E O direito administrativo é o ramo do direito que visa à regulamentação da atividade do Estado para a busca do interesse público.

O princípio da legalidade é imposto à Administração Pública explicitamente pelo c a p u t do art. 37 da Constituição Federal, sendo previsto genericamente no art. 5º, II: Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência [...].
Sobre o princípio da legalidade, é correto afirmar que:
A É um importante princípio que não se encontra previsto expressamente na Constituição Federal.
B É o princípio que submete o regime jurídico-administrativo ao Estado Democrático de Direito, sujeitando a atuação daquele à lei.
C É o princípio que determina que a lei é uma fonte secundária para a atuação da Administração, sendo superior a ela o bom senso dos administradores.
D Ao expedir um decreto que regulamenta uma lei, a autoridade administrativa pode contrariar o seu conteúdo, pois a lei pode ser inadequada ao caso concreto.
E Tal princípio deriva do mandamento do art. 5º, XXXV, da Constituição Federal, o qual impossibilita que qualquer lesão ou ameaça a direito seja afastada do controle do Judiciário.

De acordo com o livro base da disciplina, o que caracteriza a Administração Pública Direta?
Assinale a alternativa correta:
A Ela é sinônimo do Governo Federal, estando fora deste conceito os governos estaduais e municipais.
B É o princípio que determina que a lei é uma fonte secundária para a atuação da Administração, sendo superior a ela o bom senso dos administradores.
C Se constitui pelos serviços integrados na administração da Presidência da República e dos Ministérios. E por simetria, também, se estende aos Estados, Distrito Federal e Municípios. Não possuem personalidade jurídica própria.
D Ela se caracteriza pela prestação de serviços públicos diretos à população, quando o Estado atua diretamente.
E Ela tem este nome porque recebe ordens diretas do chefe do poder Executivo.

O artigo 37 da Constituição Federal de 1988 estabelece que a Administração Pública de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios constitucionais.
Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando cada princípio ao seu significado e escolha a alternativa correta.
1. Legalidade
2. Impessoalidade
3. Moralidade
4. Publicidade
( ) Subordinada à Constituição e à lei;
( ) Destinado, indistintamente a todo cidadão;
( ) Vai além da legalidade, analisa o mérito da ação administrativa;
( ) Obrigatoriedade divulgação dos atos de governo.
A 1, 2, 3, 4
B 1, 2, 4, 3
C 1, 3, 2, 4
D 4, 3, 2, 1
E 2, 3, 4, 1

A atividade de planejamento é uma função essencial na Administração Pública. É o ponto de partida para uma administração eficiente e eficaz.
Utilize F para Falso ou V para Verdadeiro nas proposições abaixo e escolha a alternativa correta.
( ) O Planejamento Estratégico apresenta-se sob o mapeamento e alinhamento dos objetivos da organização.
( ) O Planejamento pode ser estratégico, operacional e tático.
( ) O Planejamento Tático é sistêmico e interativo.
( ) O Planejamento Operacional é orientado para áreas funcionais ou para tarefas específicas.
A V, F, F, V
B V, V, V, V
C V, V, V, F
D V, F, V, F
E F, F, F, V

Com relação às atividades administrativas, qual é o poder que visa limitar os direitos individuais através da fiscalização, prevenção e repressão de eventuais transgressões. É o Estado utilizando um poder que só a ele é concedido, fiscalizando e reprimindo condutas ilícitas que ponham em risco o bem comum.
Assinale a alternativa correta:
A Poder legal.
B Poder de polícia.
C Poder maior.
D Poder normativo.
E Poder econômico.

De qual princípio orçamentário o texto abaixo se refere? “Refere -se às classificações orçamentárias, tanto das receitas quanto das despesas, por categorias econômicas e por grupo de despesas, devendo existir discriminação clara e precisa dos dados constantes da Lei Orçamentária.”
Assinale a alternativa correta:
A Não afetação das receitas.
B Orçamento bruto.
C Unidade.
D Discriminação, especialização ou especificação.
E Universalidade.

Um município possui leis que determinam o zoneamento da cidade, determinando o que pode ser construído em cada lugar. Para fazer cumprir esta lei, antes de construir o interessado deve obter uma autorização do município, em que se permitirá ou não a realização da obra pretendida. Por fim, o município fiscaliza as obras e construções, a fim de evitar o descumprimento da lei e a desordem na cidade.
O período acima descreve qual atividade pública? Assinale a alternativa correta:
A Poder de polícia, pois se trata do Estado regulamentando e fiscalizando a prática de atos, a fim de cumprir a lei e manter a ordem.
B Intervenção do Estado na propriedade, pois o Estado está interferindo no livre uso das propriedades privadas.
C Serviço público, pois a fiscalização e regulamentação são serviços postos a disposição da coletividade.
D Intervenção do Estado no Domínio Econômico, já que o Estado está limitando o poder econômico dos proprietários.
E Os serviços públicos podem ser prestados pela União, estados, municípios e Distrito Federal, podendo ser agrupados de acordo com o ente da federação que tem a competência para instituí-los e executá-los.

De acordo com os temas abordados na aula, ato administrativo é toda manifestação unilateral da vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações aos administrados e a si própria. Existem alguns requisitos dentro dos atos administrativos, sendo assim assinale a alternativa correta correspondente ao conceito: “É o fato que autoriza a autoridade à realização do ato administrativo. Pode ser vinculado, quando expresso em lei, ou discricionário, quando a critério do administrador, mas também dentro da lei.”
A Motivo.
B Forma.
C Objeto.
D Finalidade.
E Desvio de poder.

De qual princípio orçamentário o texto abaixo se refere? “Nenhuma parcela da receita de impostos pode ser reservada ou comprometida para atender a determinados gastos. Esse dispositivo visa garantir que o gestor possa alocar recursos para atender às despesas de acordo com as prioridades que cada circunstância requer”. Assinale a alternativa correta:
A Anuidade.
B Unidade.
C Não afetação das receitas.
D Universalidade.
E Orçamento bruto.

De acordo com o livro base, a finalidade do tributo não está contida no seu conceito. Isso significa que todas as cobranças que se encaixem no conceito do art. 3º do CTN são tributos. A finalidade a qual se quer alcançar com eles é irrelevante para se conceituar se são tributos ou não. A doutrina entende que os tributos possuem duas finalidades: a fiscal e a extrafiscal. Qual é a finalidade fiscal? Assinale a alternativa correta:
A É aquela em que o tributo tem a função de arrecadar recursos para a manutenção do Estado.
B É aquele que se destina a realizar algum fim que não seja a mera arrecadação de valores para o Erário.
C É o que se quer alcançar com a cobrança e o efeito que se quer obter.
D É o princípio que submete o regime jurídico-administrativo ao Estado Democrático de Direito, sujeitando a atuação daquele à lei.
E É um importante princípio que não se encontra previsto expressamente na Constituição Federal.

“São receitas decorrentes de empréstimos e financiamentos obtidos com entidades financeiras (estatais ou privadas, interna ou externa)”. A qual instrumento de equilíbrio e ajuste orçamentário o texto se refere? Assinale a alternativa correta:
A operação de crédito.
B recursos a programar.
C reserva de contingência.
D operação de crédito por antecipação de receita.
E execução da despesa.

“Significa que as despesas previstas poderão ser autorizadas e empenhadas, porém o pagamento dela fica transferido para o exercício seguinte”. A qual instrumento de equilíbrio e ajuste orçamentário o texto se refere? Assinale a alternativa correta:
A diferimento
B recursos a programar
C operação de crédito
D créditos adicionais
E contas a pagar

Necessariamente são precedidos de licitação, quando contratados com terceiros, os serviços, inclusive de publicidade, as obras, compras, alienações, concessões, permissões e locações no âmbito da administração pública, salvo as hipóteses de:
Assinale a alternativa correta.
A leilão e convite.
B concurso.
C dispensabilidade de convite.
D dispensa e inexigibilidade de licitação.
E operação de crédito.

As modalidades tributárias se diferem por diversas características. Cada uma existe em decorrência de uma necessidade do Estado de efetuar uma cobrança em dinheiro, sendo as diferenças devidas à hipótese de incidência, à finalidade ou à destinação do valor arrecadado. Entre as modalidades, podem existir diversos pontos em comum, sendo que todas se encaixam no conceito de tributo do CTN. No Brasil, existem cinco modalidades tributárias: imposto, taxa, contribuição de melhoria, empréstimo compulsório e contribuição.
Assinale a alternativa correta referente ao conceito abaixo: “...é uma modalidade tributária muito utilizada nos últimos anos. Normalmente, só a União pode instituí-la, não precisando, em regra, repartir a receita com os demais entes da federação, tornando-se, então, uma fonte de receita atrativa.”
A Contribuição.
B Imposto.
C Taxa.
D Empréstimo compulsório.
E Contribuições corporativas.

Além do controle e da avaliação legal, que visa preservar a lisura nos procedimentos administrativo-financeiros, novos conceitos começam a surgir no sentido de se avaliar o desempenho da administração segundo os critérios de eficiência, economicidade e efetividade, que não substituem os atuais, mas se adicionam a eles.
De acordo com os conceitos abordados na disciplina, qual critério de avaliação que o texto abaixo se refere? “É a expressão do impacto de uma programação na solução de problemas. Relaciona-se não apenas com os resultados propiciados, mas também com as consequências destes sobre a realidade”. Assinale a alternativa correta:
A Eficácia
B Efetividade
C Eficiência
D Economicidade
E Economia

Sobre essa exigência constitucional, assinale a alternativa correta:
É obrigado para os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)
A É obrigado só para o Poder Judiciário e Poder Executivo
B É obrigado só para o Poder Legislativo e Poder Judiciário
C É obrigado só para o Poder Executivo e Poder Legislativo
D É obrigado para os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)
E É obrigado somente para o Judiciário

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro19, o direito administrativo é “o ramo do direito público que tem por objeto os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a Administração Pública, a atividade jurídica não contenciosa que exerce e os bens que utiliza para a consecução de seus fins, de natureza pública” (p. 66).
Sobre o conceito de Direito Administrativo, é correto afirmar que:
A O direito administrativo estuda os processos judiciais, analisando qual a melhor forma de sua tramitação para uma rápida decisão.
B O direito administrativo prevê o estudo da administração de empresas aplicada ao poder público, visando a eficiência através da edição de normas jurídicas.
C O direito administrativo estuda a forma como são criadas as novas leis, disciplinando o processo necessário para que isso ocorra.
D O regime jurídico-administrativo é o regime próprio do direito administrativo, que caracteriza o Estado e sua atuação.
E O direito administrativo é o ramo do direito que visa à regulamentação da atividade do Estado para a busca do interesse público.

O princípio da legalidade é imposto à Administração Pública explicitamente pelo c a p u t do art. 37 da Constituição Federal, sendo previsto genericamente no art. 5º, II: Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência [...].
Sobre o princípio da legalidade, é correto afirmar que:
A É um importante princípio que não se encontra previsto expressamente na Constituição Federal.
B É o princípio que submete o regime jurídico-administrativo ao Estado Democrático de Direito, sujeitando a atuação daquele à lei.
C É o princípio que determina que a lei é uma fonte secundária para a atuação da Administração, sendo superior a ela o bom senso dos administradores.
D Ao expedir um decreto que regulamenta uma lei, a autoridade administrativa pode contrariar o seu conteúdo, pois a lei pode ser inadequada ao caso concreto.
E Tal princípio deriva do mandamento do art. 5º, XXXV, da Constituição Federal, o qual impossibilita que qualquer lesão ou ameaça a direito seja afastada do controle do Judiciário.

De acordo com o livro base da disciplina, o que caracteriza a Administração Pública Direta?
Assinale a alternativa correta:
A Ela é sinônimo do Governo Federal, estando fora deste conceito os governos estaduais e municipais.
B É o princípio que determina que a lei é uma fonte secundária para a atuação da Administração, sendo superior a ela o bom senso dos administradores.
C Se constitui pelos serviços integrados na administração da Presidência da República e dos Ministérios. E por simetria, também, se estende aos Estados, Distrito Federal e Municípios. Não possuem personalidade jurídica própria.
D Ela se caracteriza pela prestação de serviços públicos diretos à população, quando o Estado atua diretamente.
E Ela tem este nome porque recebe ordens diretas do chefe do poder Executivo.

O artigo 37 da Constituição Federal de 1988 estabelece que a Administração Pública de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios constitucionais.
Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando cada princípio ao seu significado e escolha a alternativa correta.
1. Legalidade
2. Impessoalidade
3. Moralidade
4. Publicidade
( ) Subordinada à Constituição e à lei;
( ) Destinado, indistintamente a todo cidadão;
( ) Vai além da legalidade, analisa o mérito da ação administrativa;
( ) Obrigatoriedade divulgação dos atos de governo.
A 1, 2, 3, 4
B 1, 2, 4, 3
C 1, 3, 2, 4
D 4, 3, 2, 1
E 2, 3, 4, 1

A atividade de planejamento é uma função essencial na Administração Pública. É o ponto de partida para uma administração eficiente e eficaz.
Utilize F para Falso ou V para Verdadeiro nas proposições abaixo e escolha a alternativa correta.
( ) O Planejamento Estratégico apresenta-se sob o mapeamento e alinhamento dos objetivos da organização.
( ) O Planejamento pode ser estratégico, operacional e tático.
( ) O Planejamento Tático é sistêmico e interativo.
( ) O Planejamento Operacional é orientado para áreas funcionais ou para tarefas específicas.
A V, F, F, V
B V, V, V, V
C V, V, V, F
D V, F, V, F
E F, F, F, V

Com relação às atividades administrativas, qual é o poder que visa limitar os direitos individuais através da fiscalização, prevenção e repressão de eventuais transgressões. É o Estado utilizando um poder que só a ele é concedido, fiscalizando e reprimindo condutas ilícitas que ponham em risco o bem comum.
Assinale a alternativa correta:
A Poder legal.
B Poder de polícia.
C Poder maior.
D Poder normativo.
E Poder econômico.

De qual princípio orçamentário o texto abaixo se refere? “Refere -se às classificações orçamentárias, tanto das receitas quanto das despesas, por categorias econômicas e por grupo de despesas, devendo existir discriminação clara e precisa dos dados constantes da Lei Orçamentária.”
Assinale a alternativa correta:
A Não afetação das receitas.
B Orçamento bruto.
C Unidade.
D Discriminação, especialização ou especificação.
E Universalidade.

Um município possui leis que determinam o zoneamento da cidade, determinando o que pode ser construído em cada lugar. Para fazer cumprir esta lei, antes de construir o interessado deve obter uma autorização do município, em que se permitirá ou não a realização da obra pretendida. Por fim, o município fiscaliza as obras e construções, a fim de evitar o descumprimento da lei e a desordem na cidade.
O período acima descreve qual atividade pública? Assinale a alternativa correta:
A Poder de polícia, pois se trata do Estado regulamentando e fiscalizando a prática de atos, a fim de cumprir a lei e manter a ordem.
B Intervenção do Estado na propriedade, pois o Estado está interferindo no livre uso das propriedades privadas.
C Serviço público, pois a fiscalização e regulamentação são serviços postos a disposição da coletividade.
D Intervenção do Estado no Domínio Econômico, já que o Estado está limitando o poder econômico dos proprietários.
E Os serviços públicos podem ser prestados pela União, estados, municípios e Distrito Federal, podendo ser agrupados de acordo com o ente da federação que tem a competência para instituí-los e executá-los.

De acordo com os temas abordados na aula, ato administrativo é toda manifestação unilateral da vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações aos administrados e a si própria. Existem alguns requisitos dentro dos atos administrativos, sendo assim assinale a alternativa correta correspondente ao conceito: “É o fato que autoriza a autoridade à realização do ato administrativo. Pode ser vinculado, quando expresso em lei, ou discricionário, quando a critério do administrador, mas também dentro da lei.”
A Motivo.
B Forma.
C Objeto.
D Finalidade.
E Desvio de poder.

De qual princípio orçamentário o texto abaixo se refere? “Nenhuma parcela da receita de impostos pode ser reservada ou comprometida para atender a determinados gastos. Esse dispositivo visa garantir que o gestor possa alocar recursos para atender às despesas de acordo com as prioridades que cada circunstância requer”. Assinale a alternativa correta:
A Anuidade.
B Unidade.
C Não afetação das receitas.
D Universalidade.
E Orçamento bruto.

De acordo com o livro base, a finalidade do tributo não está contida no seu conceito. Isso significa que todas as cobranças que se encaixem no conceito do art. 3º do CTN são tributos. A finalidade a qual se quer alcançar com eles é irrelevante para se conceituar se são tributos ou não. A doutrina entende que os tributos possuem duas finalidades: a fiscal e a extrafiscal. Qual é a finalidade fiscal? Assinale a alternativa correta:
A É aquela em que o tributo tem a função de arrecadar recursos para a manutenção do Estado.
B É aquele que se destina a realizar algum fim que não seja a mera arrecadação de valores para o Erário.
C É o que se quer alcançar com a cobrança e o efeito que se quer obter.
D É o princípio que submete o regime jurídico-administrativo ao Estado Democrático de Direito, sujeitando a atuação daquele à lei.
E É um importante princípio que não se encontra previsto expressamente na Constituição Federal.

“São receitas decorrentes de empréstimos e financiamentos obtidos com entidades financeiras (estatais ou privadas, interna ou externa)”. A qual instrumento de equilíbrio e ajuste orçamentário o texto se refere? Assinale a alternativa correta:
A operação de crédito.
B recursos a programar.
C reserva de contingência.
D operação de crédito por antecipação de receita.
E execução da despesa.

“Significa que as despesas previstas poderão ser autorizadas e empenhadas, porém o pagamento dela fica transferido para o exercício seguinte”. A qual instrumento de equilíbrio e ajuste orçamentário o texto se refere? Assinale a alternativa correta:
A diferimento
B recursos a programar
C operação de crédito
D créditos adicionais
E contas a pagar

Necessariamente são precedidos de licitação, quando contratados com terceiros, os serviços, inclusive de publicidade, as obras, compras, alienações, concessões, permissões e locações no âmbito da administração pública, salvo as hipóteses de:
Assinale a alternativa correta.
A leilão e convite.
B concurso.
C dispensabilidade de convite.
D dispensa e inexigibilidade de licitação.
E operação de crédito.

As modalidades tributárias se diferem por diversas características. Cada uma existe em decorrência de uma necessidade do Estado de efetuar uma cobrança em dinheiro, sendo as diferenças devidas à hipótese de incidência, à finalidade ou à destinação do valor arrecadado. Entre as modalidades, podem existir diversos pontos em comum, sendo que todas se encaixam no conceito de tributo do CTN. No Brasil, existem cinco modalidades tributárias: imposto, taxa, contribuição de melhoria, empréstimo compulsório e contribuição.
Assinale a alternativa correta referente ao conceito abaixo: “...é uma modalidade tributária muito utilizada nos últimos anos. Normalmente, só a União pode instituí-la, não precisando, em regra, repartir a receita com os demais entes da federação, tornando-se, então, uma fonte de receita atrativa.”
A Contribuição.
B Imposto.
C Taxa.
D Empréstimo compulsório.
E Contribuições corporativas.

Além do controle e da avaliação legal, que visa preservar a lisura nos procedimentos administrativo-financeiros, novos conceitos começam a surgir no sentido de se avaliar o desempenho da administração segundo os critérios de eficiência, economicidade e efetividade, que não substituem os atuais, mas se adicionam a eles.
De acordo com os conceitos abordados na disciplina, qual critério de avaliação que o texto abaixo se refere? “É a expressão do impacto de uma programação na solução de problemas. Relaciona-se não apenas com os resultados propiciados, mas também com as consequências destes sobre a realidade”. Assinale a alternativa correta:
A Eficácia
B Efetividade
C Eficiência
D Economicidade
E Economia

Sobre essa exigência constitucional, assinale a alternativa correta:
É obrigado para os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)
A É obrigado só para o Poder Judiciário e Poder Executivo
B É obrigado só para o Poder Legislativo e Poder Judiciário
C É obrigado só para o Poder Executivo e Poder Legislativo
D É obrigado para os três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário)
E É obrigado somente para o Judiciário

Prévia do material em texto

29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90667/novo/1/ 1/4
Questão 1/5
Segundo Maria Sylvia Zanella Di Pietro19, o direito administrativo é “o ramo do direito público que 
tem por objeto os órgãos, agentes e pessoas jurídicas administrativas que integram a 
Administração Pública, a atividade jurídica não contenciosa que exerce e os bens que utiliza para a 
consecução de seus fins, de natureza pública” (p. 66).
 
Sobre o conceito de Direito Administrativo, é correto afirmar que: 
A O direito administrativo estuda os processos
judiciais, analisando qual a melhor forma de
sua tramitação para uma rápida decisão.
B O direito administrativo prevê o estudo da
administração de empresas aplicada ao poder
público, visando a eficiência através da edição
de normas jurídicas.
C O direito administrativo estuda a forma como
são criadas as novas leis, disciplinando o
processo necessário para que isso ocorra.
D O regime jurídico-administrativo é o regime
próprio do direito administrativo, que
caracteriza o Estado e sua atuação. 
E O direito administrativo é o ramo do direito
que visa à regulamentação da atividade do
Estado para a busca do interesse público.
Questão 2/5
O princípio da legalidade é imposto à Administração Pública explicitamente pelo c a p u t do art. 37 
da Constituição Federal, sendo previsto genericamente no art. 5º, II:
 Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, 
do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, 
moralidade, publicidade e eficiência [...].
 Sobre o princípio da legalidade, é correto afirmar que:  
A
É
Você acertou!
HACK, Érico. Noções Preliminares de
Direito Administrativo e direito
tributário. Editora Intersaberes, 2013, p.21-
23.
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90667/novo/1/ 2/4
É um importante princípio que não se
encontra previsto expressamente na
Constituição Federal.
B É o princípio que submete o regime
jurídico-administrativo ao Estado
Democrático de Direito, sujeitando a
atuação daquele à lei.
C É o princípio que determina que a lei é uma
fonte secundária para a atuação da
Administração, sendo superior a ela o bom
senso dos administradores.
D Ao expedir um decreto que regulamenta uma
lei, a autoridade administrativa pode contrariar
o seu conteúdo, pois a lei pode ser
inadequada ao caso concreto.
E Tal princípio deriva do mandamento do art. 5º,
XXXV, da Constituição Federal, o qual
impossibilita que qualquer lesão ou ameaça a
direito seja afastada do controle do Judiciário.
Questão 3/5
De acordo com o livro base da disciplina, o que caracteriza a Administração Pública Direta? 
Assinale a alternativa correta:  
A Ela é sinônimo do Governo Federal, estando
fora deste conceito os governos estaduais e
municipais.
B É o princípio que determina que a lei é uma
fonte secundária para a atuação da
Administração, sendo superior a ela o bom
senso dos administradores.
C
Você acertou!
HACK, Érico. Noções Preliminares de
Direito Administrativo e direito
tributário. Editora Intersaberes, 2013, p.35.
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90667/novo/1/ 3/4
Se constitui pelos serviços integrados na
administração da Presidência da República
e dos Ministérios. E por simetria, também,
se estende aos Estados, Distrito Federal e
Municípios. Não possuem personalidade
jurídica própria.
D Ela se caracteriza pela prestação de serviços
públicos diretos à população, quando o
Estado atua diretamente.
E Ela tem este nome porque recebe ordens
diretas do chefe do poder Executivo.
Questão 4/5
O artigo 37 da Constituição Federal de 1988 estabelece que a Administração Pública de qualquer 
dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios 
constitucionais. Enumere a 2ª coluna de acordo com a 1ª, relacionando cada princípio ao seu 
significado e escolha a alternativa correta.
 
1. Legalidade
 2. Impessoalidade
 3. Moralidade
 4. Publicidade
 
( ) Subordinada à Constituição e à lei;
 ( ) Destinado, indistintamente a todo cidadão;
 ( ) Vai além da legalidade, analisa o mérito da ação administrativa;
 ( ) Obrigatoriedade divulgação dos atos de governo.
A 1, 2, 3, 4
Você acertou!
HACK, Érico. Noções Preliminares de
Direito Administrativo e direito
tributário. Editora Intersaberes, 2013, p.52-
55; aula 2; slide 2.
Você acertou!
CATAPAN, A. ; BERNARDONI, D. L.;
WESTARB, J. A. Curitiba: Intersaberes, 2ª.
edição 2013. p. 47.
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90667/novo/1/ 4/4
B 1, 2, 4, 3
C 1, 3, 2, 4
D 4, 3, 2, 1
E 2, 3, 4, 1
Questão 5/5
A atividade de planejamento é uma função essencial na Administração Pública. É o ponto de 
partida para uma administração eficiente e eficaz. Utilize F para Falso ou V para Verdadeiro nas 
proposições abaixo e escolha a alternativa correta.
 
( ) O Planejamento Estratégico apresenta-se sob o mapeamento e alinhamento dos objetivos da 
organização.
 
( ) O Planejamento pode ser estratégico, operacional e tático.
 
( ) O Planejamento Tático é sistêmico e interativo.
 
( ) O Planejamento Operacional é orientado para áreas funcionais ou para tarefas específicas.
A V, F, F, V
B V, V, V, V
C V, V, V, F
D V, F, V, F
E F, F, F, V
 
Você acertou!
CATAPAN, A. ; BERNARDONI, D. L.;
WESTARB, J. A. Curitiba: Intersaberes, 2ª.
edição 2013. p. 27 - 30.
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90668/novo/1/ 1/4
Questão 1/5
Com relação às atividades administrativas, qual é o poder que visa limitar os direitos individuais 
através da fiscalização, prevenção e repressão de eventuais transgressões. É o Estado utilizando 
um poder que só a ele é concedido, fiscalizando e reprimindo condutas ilícitas que ponham em 
risco o bem comum.
 Assinale a alternativa correta:
A Poder legal.
B Poder de polícia.
C Poder maior.
D Poder normativo.
E Poder econômico.
Questão 2/5
De qual princípio orçamentário o texto abaixo se refere?
 “Refere -se às classificações orçamentárias, tanto das receitas quanto das despesas, por 
categorias econômicas e por grupo de despesas, devendo existir discriminação clara e precisa dos 
dados constantes da Lei Orçamentária.”
 
Assinale a alternativa correta:
A Não afetação das receitas.
B Orçamento bruto.
C Unidade.
D Discriminação, especialização ou
especificação.
Você acertou!
HACK, Érico. Noções Preliminares de
Direito Administrativo e direito
tributário. Editora Intersaberes, 2013, p.
71-72.
Você acertou!
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90668/novo/1/ 2/4
E Universalidade.
Questão 3/5
Um município possui leis que determinam o zoneamento da cidade, determinando o que pode ser 
construído em cada lugar. Para fazer cumprir esta lei, antes de construir o interessado deve obter 
uma autorização do município, em que se permitirá ou não a realização da obra pretendida. Por 
fim, o município fiscaliza as obras e construções, a fim de evitar o descumprimento da lei e a 
desordem na cidade. O período acima descreve qual atividade pública? Assinale a alternativa 
correta:
A Poder de polícia, pois se trata do Estado
regulamentando e fiscalizando a prática de
atos, a fim de cumprir a lei e manter a
ordem.
B Intervenção do Estado na propriedade, pois o
Estado está interferindo no livre uso das
propriedades privadas.
C Serviço público, pois a fiscalização e
regulamentação são serviços postos a
disposição da coletividade.
D Intervenção do Estadono Domínio
Econômico, já que o Estado está limitando o
poder econômico dos proprietários.
E Os serviços públicos podem ser prestados
pela União, estados, municípios e Distrito
Federal, podendo ser agrupados de acordo
com o ente da federação que tem a
competência para instituí-los e executá-los.
CATAPAN, A. ; BERNARDONI, D. L.;
WESTARB, J. A.  Planejamento e
Orçamento na Administração Pública.
Editora Intersaberes, 2013 - 2ª. edição rev.,
p. 74-75.
HACK, Érico. Noções Preliminares de
Direito Administrativo e direito
tributário. Editora Intersaberes, 2013, p.
71 - 73
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90668/novo/1/ 3/4
Questão 4/5
De acordo com os temas abordados na aula, ato administrativo é toda manifestação unilateral da 
vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, 
resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos ou impor obrigações aos administrados 
e a si própria.
 Existem alguns requisitos dentro dos atos administrativos, sendo assim assinale a alternativa 
correta correspondente ao conceito: “É o fato que autoriza a autoridade à realização do ato 
administrativo. Pode ser vinculado, quando expresso em lei, ou discricionário, quando a critério do 
administrador, mas também dentro da lei.”
A Motivo.
B Forma.
C Objeto.
D Finalidade.
E Desvio de poder.
Questão 5/5
De qual princípio orçamentário o texto abaixo se refere?
 “Nenhuma parcela da receita de impostos pode ser reservada ou comprometida para atender a 
determinados gastos. Esse dispositivo visa garantir que o gestor possa alocar recursos para 
atender às despesas de acordo com as prioridades que cada circunstância requer”.
 Assinale a alternativa correta:
A Anuidade.
B Unidade.
C Não afetação das receitas.
Você acertou!
Aula 3, slides 2 e 3.
Você acertou!
CATAPAN, A. ; BERNARDONI, D. L.;
WESTARB, J. A.  Planejamento e
Orçamento na Administração Pública.
Editora Intersaberes, 2013 - 2ª. edição rev.,
p. 74-75.
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90668/novo/1/ 4/4
D Universalidade.
E Orçamento bruto.
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90669/novo/1/ 1/3
Questão 1/5
O Plano Plurianual – PPA, a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e a Lei Orçamentária Anual – 
LOA são leis de iniciativa reservada, por isso sua iniciativa é exclusiva do:
 Assinale a alternativa correta.
A Poder Executivo e do Poder Legislativo
B Poder Judiciário
C Presidente da Câmara
D Chefe do Poder Executivo
E Vereadores
Questão 2/5
Processo “em que se pleiteia algum direito ou situação individual perante a Administração”. Possui 
um rito especial para sua prática, mas não tem contraditório, salvo nos casos de oposição de 
terceiro ou impugnação da própria Administração, o que enseja a defesa do interessado.
 Assinale a alternativa correta que traz o tipo deste processo: 
A Processo de outorga.
B Processo de expediente.
C Processo punitivo.
D Processo de controle.
E Princípio da pluralidade de instâncias.
Você acertou!
Comentário: CATAPAN, A. ;
BERNARDONI, D. L.; WESTARB, J. A. 
Planejamento e Orçamento na
Administração Pública. Editora
Intersaberes, 2013 - 2ª. edição rev. p. 116.
Você acertou!
HACK, Érico. Noções Preliminares de
Direito Administrativo e direito tributário.
Editora Intersaberes, 2013, p. 190-191.
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90669/novo/1/ 2/3
Questão 3/5
Com relação ao processo administrativo qual é a fase em que o possível prejudicado pelo 
processo, ou acusado no caso de processo disciplinar, exercita a sua garantia constitucional de 
contraditório e ampla defesa. Aqui ele responde às provas da instrução e ao direito sustentado no 
processo?
 Assinale a alternativa correta:
 
A Instauração.
B Relatório.
C Defesa.
D Decisão ou julgamento.
E Instrução.
Questão 4/5
“Procedimento no âmbito da Administração com uma sucessão de atos praticados por autoridades 
ou particulares a fim de obter um determinado resultado”. 
 O texto acima se refere ao: 
 Assinale a alternativa correta: 
A Procedimento administrativo.
B Processo administrativo.
C Processo privado.
D Procedimento público.
E Procedimento interno.
Você acertou!
HACK, Érico. Noções Preliminares de
Direito Administrativo e direito tributário.
Editora Intersaberes, 2013, p. 197.
Você acertou!
HACK, Érico. Noções Preliminares de
Direito Administrativo e direito tributário.
Editora Intersaberes, 2013, p. 198.
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90669/novo/1/ 3/3
Questão 5/5
Um servidor pratica ato que é considerado falta grave, sujeito a punição. Para se apurar o fato e 
aplicar a pena, abre-se um processo administrativo disciplinar.
 Assinale a alternativa correta que aponta o tipo de processo movido contra o servidor.
A Processo de expediente.
B Processo de controle.
C Processo de outorga.
D Processo punitivo.
E Processo da oficialidade.
Você acertou!
HACK, Érico. Noções Preliminares de
Direito Administrativo e direito tributário.
Editora Intersaberes, 2013, p. 191-192.
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90670/novo/1/ 1/4
Questão 1/5
De acordo com o livro base, a finalidade do tributo não está contida no seu conceito. Isso significa 
que todas as cobranças que se encaixem no conceito do art. 3º do CTN são tributos. A finalidade a 
qual se quer alcançar com eles é irrelevante para se conceituar se são tributos ou não. A doutrina 
entende que os tributos possuem duas finalidades: a fiscal e a extrafiscal.
 
Qual é a finalidade fiscal? Assinale a alternativa correta:
A É aquela em que o tributo tem a função de
arrecadar recursos para a manutenção do
Estado.
B É aquele que se destina a realizar algum fim
que não seja a mera arrecadação de valores
para o Erário.
C É o que se quer alcançar com a cobrança e o
efeito que se quer obter.
D É o princípio que submete o regime jurídico-
administrativo ao Estado Democrático de
Direito, sujeitando a atuação daquele à lei.
E É um importante princípio que não se
encontra previsto expressamente na
Constituição Federal.
Questão 2/5
Os instrumentos de equilíbrio e ajuste orçamentário são usados pela Administração Pública para 
manter o equilíbrio orçamentário entre a Receita e a Despesa. Relacione a 2ª coluna de acordo 
com a 1ª, identificando cada instrumento com o seu objetivo e escolha a alternativa 
correspondente. 
 
1 –
Diferimento                  
( )  As despesas previstas poderão
ser autorizadas e empenhadas,
porém o pagamento delas fica
transferido para o exercício
seguinte.  
Você acertou!
Comentário: HACK, Érico. Noções
Preliminares de Direito Administrativo e
direito tributário. 
Editora Intersaberes, 2013, p.243 - 244.
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90670/novo/1/ 2/4
2 – Recursos a
Programar                
( ) Trata-se de parte do orçamento
reservada para abertura de
créditos adicionais e para
cobertura de passivos
contingentes.
3 – Reserva de
Contingência
( ) Receitas decorrentes de
empréstimos e financiamentos.
4 – Operação de
Crédito                  
( )  Refere-se a um bloqueio de
uma parte dos recursos 
orçamentários para os quais não
há previsão de cobertura financeira
pelo Tesouro.
A 1, 3, 4, 2
Você acertou!
Comentário: Diferimento: Constitui um
procedimento técnico e legal. Quando os
recursos estão alocados em diferimento,
significa que as despesas previstaspodem
ser autorizadas e empenhadas, porém o
pagamento delas fica transferido para o
exercício seguinte.
Recursos a programar: Trata-se de um
bloqueio de uma parte dos recursos
orçamentários para os quais não há
previsão de cobertura financeira pelo
Tesouro. A administração pública aplica
esse instrumento quando o comportamento
da receita não se efetiva conforme a sua
previsão (reestimativa) feita em dezembro
do ano anterior ao início do exercício
financeiro. É uma medida acautelatória do
governo para resguardar o princípio da
liquidez absoluta e a credibilidade da
administração. A liberação desse bloqueio
está condicionada a um comportamento
mais favorável da receita que o previsto e
acontece de forma gradativa e de acordo
com as prioridades de atendimento.
Reserva de contingência: Trata-se de uma
parte do orçamento reservada para
abertura de créditos adicionais e para
cobertura de passivos contingentes, riscos
e eventos fiscais imprevistos.
Operação de crédito: São receitas
decorrentes de empréstimos e
financiamentos obtidos com entidades
financeiras (estatais ou privadas, internas
ou externas).
Referência: BERNARDONI, Doralice L.;
WESTARB, June. Alisson
W.Cruz.  Planejamento e Orçamento na
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90670/novo/1/ 3/4
B 4, 3, 2, 1
C 3, 2, 1, 4
D 2, 3, 1, 4
E 1, 4, 2, 3
Questão 3/5
“São receitas decorrentes de empréstimos e financiamentos obtidos com entidades financeiras 
(estatais ou privadas, interna ou externa)”. 
 A qual instrumento de equilíbrio e ajuste orçamentário o texto se refere? Assinale a alternativa 
correta:
A operação de crédito.
B recursos a programar.
C reserva de contingência.
D operação de crédito por antecipação de
receita.
E execução da despesa.
Questão 4/5
 “Significa que as despesas previstas poderão ser autorizadas e empenhadas, porém o pagamento 
dela fica transferido para o exercício seguinte”.
 A qual instrumento de equilíbrio e ajuste orçamentário o texto se refere? Assinale a alternativa 
correta: 
A diferimento
Administração Pública. Curitiba:
InterSaberes 2ª. Edição 2013 pp. 129-131.
Você acertou!
Comentário: CATAPAN, A. ;
BERNARDONI, D. L.; WESTARB, J. A. 
Planejamento e Orçamento na
Administração Pública. Editora
Intersaberes, 2013 - 2ª. edição rev. p. 130.
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90670/novo/1/ 4/4
B recursos a programar
C operação de crédito
D créditos adicionais
E contas a pagar
Questão 5/5
Necessariamente são precedidos de licitação, quando contratados com terceiros, os serviços, 
inclusive de publicidade, as obras, compras, alienações, concessões, permissões e locações no 
âmbito da administração pública, salvo as hipóteses de:
 
 Assinale a alternativa correta.
A Leilão e convite.
B Concurso.
C Dispensabilidade de convite.
D Dispensa e inexigibilidade de licitação.
E Operação de crédito.
 
Você acertou!
Comentário: CATAPAN, A. ;
BERNARDONI, D. L.; WESTARB, J. A. 
Planejamento e Orçamento na
Administração Pública. Editora
Intersaberes, 2013 - 2ª. edição rev. p. 129.
Você acertou!
Referência: BERNARDONI, Doralice L.;
WESTARB, June. Alisson
W.Cruz. Planejamento e Orçamento na
Administração Pública. Curitiba:
InterSaberes 2ª. Edição 2013 p. 135.
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90671/novo/1/ 1/5
Questão 1/5 - Direito Administrativo
Leia o texto abaixo e depois responda a questão:
 
As modalidades tributárias se diferem por diversas características. Cada uma existe em 
decorrência de uma necessidade do Estado de efetuar uma cobrança em dinheiro, sendo as 
diferenças devidas à hipótese de incidência, à finalidade ou à destinação do valor arrecadado. 
Entre as modalidades, podem existir diversos pontos em comum, sendo que todas se encaixam no 
conceito de tributo do CTN. No Brasil, existem cinco modalidades tributárias: imposto, taxa, 
contribuição de melhoria, empréstimo compulsório e contribuição.  HACK, Érico.  Noções 
preliminares de direito administrativo e direito tributário. Curitiba: Intersaberes, 2013.
 
Assinale a alternativa correta referente ao conceito abaixo: 
 
“...é uma modalidade tributária muito utilizada nos últimos anos. Normalmente, só a União pode 
instituí-la, não precisando, em regra, repartir a receita com os demais entes da federação, 
tornando-se, então, uma fonte de receita atrativa. ” 
Nota: 20.0
A Contribuição.
B Imposto.
C Taxa.
Você acertou!
Comentário:  A contribuição é uma
modalidade tributária muito utilizada nos
últimos anos. Normalmente, só a União
pode instituí-la, não precisando, em regra,
repartir a receita com os demais entes da
federação, tornando-se, então, uma fonte
de receita atrativa.  As contribuições
também são conhecidas
como  contribuições especiais,
parafiscais ou sociais. Utilizamos apenas o
nome  contribuição  porque é a
nomenclatura que a Constituição utiliza. A
contribuição tem como fundamento
constitucional uma finalidade que deve ser
por ela atendida. É cobrada como forma de
financiar determinadas finalidades que
devem ser concretizadas.
Referência: HACK, Érico.  Noções
preliminares de direito administrativo e
direito tributário. Curitiba: Intersaberes,
2013, p. 319.
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90671/novo/1/ 2/5
D Empréstimo compulsório.
E Contribuições corporativas.
Questão 2/5 - Gestão do Orçamento Público (Orçamento e Finanças Públicas)
Além do controle e da avaliação legal, que visa preservar a lisura nos procedimentos 
administrativo-financeiros, novos conceitos começam a surgir no sentido de se avaliar o 
desempenho da administração segundo os critérios de eficiência, economicidade e efetividade, 
que não substituem os atuais, mas se adicionam a eles.
 
De acordo com os conceitos abordados na disciplina, qual critério de avaliação que o texto abaixo 
se refere?
 
“É a expressão do impacto de uma programação na solução de problemas. Relaciona-se não 
apenas com os resultados propiciados, mas também com as consequências destes sobre a 
realidade”.
 
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
A Eficácia
B Efetividade
C Eficiência
D Economicidade
E Economia
Questão 3/5 - Direito Administrativo
Leia o texto abaixo e depois responda a questão:
 
As modalidades tributárias se diferem por diversas características. Cada uma existe em 
decorrência de uma necessidade do Estado de efetuar uma cobrança em dinheiro, sendo as 
Você acertou!
Referência: BERNARDONI, Doralice L.;
WESTARB, June. Alisson
W.Cruz. Planejamento e Orçamento na
Administração Pública. Curitiba:
InterSaberes 2ª. Edição 2013 p. 147.
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90671/novo/1/ 3/5
diferenças devidas à hipótese de incidência, à finalidade ou à destinação do valor arrecadado. 
Entre as modalidades, podem existir diversos pontos em comum, sendo que todas se encaixam no 
conceito de tributo do CTN. No Brasil, existem cinco modalidades tributárias: imposto, taxa, 
contribuição de melhoria, empréstimo compulsório e contribuição.  HACK, Érico.  Noções 
preliminares de direito administrativo e direito tributário. Curitiba: Intersaberes, 2013.
 
Assinale a alternativa correta referente ao conceito abaixo: 
 
“... é um tributo que tem como hipótese de incidência a valorização de imóvel decorrente de obra 
pública. ”
Nota: 20.0
A  Contribuição de melhoria.
B Imposto.
C Taxa.
D Empréstimo compulsório.
E Contribuições corporativas.
Questão 4/5 - Gestão do Orçamento Público (Orçamento e Finanças Públicas)
Além do controle e da avaliação legal, que visa preservar a lisura nos procedimentosadministrativo-financeiros, novos conceitos começam a surgir no sentido de se avaliar o 
desempenho da administração segundo os critérios de eficiência, economicidade e efetividade, 
que não substituem os atuais, mas se adicionam a eles.
 
De acordo com os conceitos abordados na disciplina, qual critério de avaliação que o texto abaixo 
se refere?
 
  “Consiste em obter o melhor resultado possível de uma determinada alocação de recursos 
financeiros dentro da variável custo versus benefícios”.Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
A Economia
Você acertou!
Referência: HACK, Érico. Noções
preliminares de direito administrativo e
direito tributário. Curitiba: Intersaberes,
2013, p. 315.
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90671/novo/1/ 4/5
B Efetividade
C Eficácia
D Eficiência
E Economicidade
Questão 5/5 - Gestão do Orçamento Público (Orçamento e Finanças Públicas)
O papel do controle interno vai além da responsabilidade de fiscalizar a legalidade dos atos 
administrativos, avaliando também os resultados obtidos com o desenvolvimento dos programas. A 
Constituição Federal de 1988 estabelece a obrigatoriedade de se instituir o controle interno nos 
poderes.
 
Sobre essa exigência constitucional, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
A É obrigado só para o Poder Judiciário e Poder
Executivo
B É obrigado só para o Poder Legislativo e
Poder Judiciário
C É obrigado só para o Poder Executivo e Poder
Legislativo
D É obrigado para os três Poderes
(Executivo, Legislativo e Judiciário)
É
Você acertou!
Referência: BERNARDONI, Doralice L.;
WESTARB, June. Alisson
W.Cruz. Planejamento e Orçamento na
Administração Pública. Curitiba:
InterSaberes 2ª. Edição 2013 p. 147.
Você acertou!
Referência: BERNARDONI, Doralice L.;
WESTARB, June. Alisson
W.Cruz. Planejamento e Orçamento na
Administração Pública. Curitiba:
InterSaberes 2ª. Edição 2013 p. 146.
29/09/2018 AVA UNIVIRTUS
https://univirtus.uninter.com/ava/web/#/ava/AvaliacaoUsuarioHistorico/90671/novo/1/ 5/5
E É obrigado somente para o Judiciário

Mais conteúdos dessa disciplina