Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Objetiva 1

User badge image
Ká Moraes

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As assertivas que seguem envolvem alguns aspectos históricos do desenvolvimento e da aquisição da linguagem por parte dos aprendizes. Leia-as atentamente para, em sequência, indicar a alternativa correta.
I - Segundo Scarpa (2001), a linguagem nasceu primitivamente a partir da Palavra de Deus. II - Ainda de acordo com Scarpa (2001), sete séculos a.C., um faraó egípcio ordenhou uma experiência com o objetivo de avaliar ou descobrir como a criança adquire sua linguagem. III – A partir do século XIX, alguns linguistas têm realizado estudos mais sistemáticos relativos à aprendizagem e aquisição da linguagem.
I e II são verdadeiras.
Somente III é verdadeira.
II e III são verdadeiras.
Somente II é verdadeira.
I e III são verdadeiras.

A comunicação tem como objetivo a transmissão de mensagens e utilizamos a língua como um instrumento de comunicação, ou seja, é um sistema de sinais vocais e é comum a todos os indivíduos de uma determinada comunidade. Dessa forma, ela pode sofrer alterações somente pela ação da comunidade e não de um único indivíduo.
Leia as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta.
I- A língua perde o seu caráter de produto social, se os novos significados que forem surgindo, não forem fruto de uma convenção, de um contrato coletivo.
II- A dicotomia língua e fala foi estabelecida por Saussure e ambas estão estreitamente conectadas, esta é necessária para que aquela seja inteligível e produza todos os seus efeitos.
III – A fala é uma criação individual e possui um caráter privado.
Somente I é verdadeira.
Somente I e II são verdadeiras.
Somente II e III são verdadeiras.
Somente I e III são verdadeiras.
Somente III é verdadeira.

Considere as afirmações como V (verdadeiras) ou F (falsas). Após, indique a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As abordagens dos chamados diaristas deram início aos estudos baseados em amostras mais abrangentes sobre a fala infantil.
( ) Os trabalhos e as metodologias considerados longitudinais foram iniciados pelos diaristas (pais de crianças).
( ) Em aquisição de linguagem, a metodologia de pesquisa transversal é baseada em um número considerável de indivíduos.
V, V, V.
F, V, F.
V, F, F.
F, F, V.
V, F, V.

Durante o desenvolvimento da linguagem, é possível perceber diferenças na fala da criança que podem estar ligadas à maturação do aparelho fonador ou do cérebro, passando também por questões linguísticas, dialógicas e sociais. É natural que, na fase da aquisição, a criança faça testagem de hipóteses sobre formas regulares da língua, antes da aquisição de formas irregulares. Uma criança que convida os pais para ir a uma “jantaria” está testando regras regulares quanto à estrutura de palavras.
É correto afirmar que o texto
descreve o gatilho natural para a manifestação de diferentes fenômenos, nos quais a interferência da criança e dos interlocutores é mínima, já que o afloramento das habilidades linguísticas depende da faculdade inata da linguagem.
confere a essa criança um papel passivo diante da própria linguagem, pois ela permanece ligada aos modelos oferecidos por seus interlocutores primários.
estabelece a linguagem infantil no mesmo nível que a adulta, pois, embora mais nova, ela vivencia as mesmas dificuldades que o falante maduro na trajetória linguística.
condiciona o desenvolvimento da linguagem ao provimento de informações corretas por parte dos adultos, porque os usos maternos, de tão reproduzidos pela criança, fixam-se como padrão.
confere a essa criança um papel ativo diante da própria linguagem, uma vez que ela elabora hipóteses sobre a língua e interage dialógica e socialmente.

Assinale as duas assertivas corretas em relação ao cognitivismo piagetiano.
A ideia de que a aquisição e o desenvolvimento da linguagem derivam do desabrochar do raciocínio da criança contesta a autonomia da chamada GU (Gramática Universal).
A aquisição da linguagem independe do desenvolvimento da inteligência da criança.
Para Piaget, o aparecimento da linguagem ocorre na superação do estágio sensório-motor, o qual inicia aos três anos de idade.
O 'egocentrismo radical' ocorre antes da criança entrar na fase sensório-motora.
Após a superação do período sensório-motor, a criança começa a perceber que um objeto, mesmo não visível, continua a existir.

Considerando os estudos sobre Piaget e a aquisição da linguagem, analise as afirmações apresentadas a seguir.
Estão corretas as afirmativas:
I. A aprendizagem depende do desenvolvimento, e o pensamento aparece antes da linguagem, tornando a linguagem subordinada aos processos dele. A própria linguagem só aparecerá quando determinados níveis e habilidades mentais forem superados.
II. Segundo Piaget, fatores sociais e culturais colaboram para o desenvolvimento do pensamento. Até que a criança se socialize, ela tem um pensamento dirigido para, em seguida, sob o efeito dos fatores antes mencionados, entrar no pensamento autístico (individual).
III. Piaget afirma que a linguagem socializada está muito ligada à passagem da fase egocêntrica para a objetividade, assim como para o pensamento lógico.
IV. Não há, na teoria de Piaget, uma atenção muito grande para a linguagem egocêntrica. Como já vimos antes, a passagem para uma linguagem socializada passa antes pela linguagem egocêntrica.
V. O aparecimento da linguagem se dá na superação do estágio sensório-motor, porque é nesse período que ocorre o desenvolvimento da função simbólica, que consiste na formação do signo linguístico (um significante associado, arbitrariamente, a um significado).
I, II, III e IV.
I, II e III apenas.
I, II e V apenas.
I, III e V apenas.
I, III e IV apenas.

Em relação ao pensamento de Vygotsky, considere as afirmações como V (verdade) ou F (falsa). Isto feito, assinale a alternativa que propõe a sequência correta.
( ) Apesar de ter falecido em 1934, seus estudos sobre a aquisição da linguagem passaram a ter papel importante a partir dos anos 1970.
( ) Os trabalhos de Vygotsky opõem-se, basicamente, ao cognitivismo construtivista chomskiano.
( ) Para este psicólogo soviético, o desenvolvimento da linguagem independe das trocas comunicativas entre criança e adulto.
( ) Vygotsky atribui um função organizadora do pensamento à atividade simbólica, viabilizada pela fala.
V, V, F, V.
F, V, F, V.
F, F, V, F.
V, F, F, V.
V, F, V, F.

Vygotsky estabelece quatro estágios, nos quais se desenvolvem as operações mentais que envolvem o uso dos signos.
O primeiro é o _____________________, correspondendo à fala pré-intelectual e ao pensamento pré-verbal. O segundo é chamado de “________________________” e é nele que temos o exercício da inteligência prática nascendo na criança, porque é aqui que ela toma ciência de seu próprio corpo e objetos, começando a usar essa experiência com o uso de instrumentos. A terceira fase é caracterizada pela __________________. A criança começa a usar fatores exteriores para auxiliar na solução de problemas internos. O último estágio é conhecido como crescimento interior, uma vez que ela interioriza as operações externas. Nesse estágio, a fala interior acaba e passa a ser a exterior.
estágio natural ou intuitivo, psicologia ingênua, fala interior.
estágio natural ou primitivo, psicologia mecânica, fala egocêntrica.
estágio natural ou primitivo, psicologia ingênua, fala egocêntrica.
estágio natural ou intuitivo, psicologia ingênua, fala exterior.
estágio artificial ou primitivo, psicologia mecânica, fala egocêntrica.

Dentre as assertivas abaixo, somente duas são verdadeiras, no que diz respeito a Noam Chomsky. Identifique-as.
A criança, ainda que exposta a falas precárias e fragmentadas, aprende a falar entre os 36 a 48 meses de idade.
O ensaio 'A Review of Skinner's Verbal Behaivior' propõe que a aquisição de uma língua não pode ser explicada apenas como uma reação a estímulos.
Para esse estudioso, as crianças apenas produzem palavras e frases que constam de seu input.
Qualquer ser humano é capaz de desenvolver linguagem, desde que seja exposto a um input.
Noam Chomsky discorda da ideia de que exista uma GU (Gramática Universal).

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Noam Chomsky foi o fundador do gerativismo na linguística. Para ele, “a gramática gerativa surgiu no contexto do que é chamado de revolução cognitiva dos anos 50, constituindo um fator importante em seu desenvolvimento.”
II. Segundo Chomsky, a criança não vem ao mundo com o conhecimento linguístico zerado, pois, desde os estágios iniciais, ela sabe muito mais do que a experiência lhe oferece, podendo, em algumas etapas, adquirir, em média, uma palavra por hora.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

As assertivas que seguem envolvem alguns aspectos históricos do desenvolvimento e da aquisição da linguagem por parte dos aprendizes. Leia-as atentamente para, em sequência, indicar a alternativa correta.
I - Segundo Scarpa (2001), a linguagem nasceu primitivamente a partir da Palavra de Deus. II - Ainda de acordo com Scarpa (2001), sete séculos a.C., um faraó egípcio ordenhou uma experiência com o objetivo de avaliar ou descobrir como a criança adquire sua linguagem. III – A partir do século XIX, alguns linguistas têm realizado estudos mais sistemáticos relativos à aprendizagem e aquisição da linguagem.
I e II são verdadeiras.
Somente III é verdadeira.
II e III são verdadeiras.
Somente II é verdadeira.
I e III são verdadeiras.

A comunicação tem como objetivo a transmissão de mensagens e utilizamos a língua como um instrumento de comunicação, ou seja, é um sistema de sinais vocais e é comum a todos os indivíduos de uma determinada comunidade. Dessa forma, ela pode sofrer alterações somente pela ação da comunidade e não de um único indivíduo.
Leia as afirmacoes abaixo e assinale a alternativa correta.
I- A língua perde o seu caráter de produto social, se os novos significados que forem surgindo, não forem fruto de uma convenção, de um contrato coletivo.
II- A dicotomia língua e fala foi estabelecida por Saussure e ambas estão estreitamente conectadas, esta é necessária para que aquela seja inteligível e produza todos os seus efeitos.
III – A fala é uma criação individual e possui um caráter privado.
Somente I é verdadeira.
Somente I e II são verdadeiras.
Somente II e III são verdadeiras.
Somente I e III são verdadeiras.
Somente III é verdadeira.

Considere as afirmações como V (verdadeiras) ou F (falsas). Após, indique a alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) As abordagens dos chamados diaristas deram início aos estudos baseados em amostras mais abrangentes sobre a fala infantil.
( ) Os trabalhos e as metodologias considerados longitudinais foram iniciados pelos diaristas (pais de crianças).
( ) Em aquisição de linguagem, a metodologia de pesquisa transversal é baseada em um número considerável de indivíduos.
V, V, V.
F, V, F.
V, F, F.
F, F, V.
V, F, V.

Durante o desenvolvimento da linguagem, é possível perceber diferenças na fala da criança que podem estar ligadas à maturação do aparelho fonador ou do cérebro, passando também por questões linguísticas, dialógicas e sociais. É natural que, na fase da aquisição, a criança faça testagem de hipóteses sobre formas regulares da língua, antes da aquisição de formas irregulares. Uma criança que convida os pais para ir a uma “jantaria” está testando regras regulares quanto à estrutura de palavras.
É correto afirmar que o texto
descreve o gatilho natural para a manifestação de diferentes fenômenos, nos quais a interferência da criança e dos interlocutores é mínima, já que o afloramento das habilidades linguísticas depende da faculdade inata da linguagem.
confere a essa criança um papel passivo diante da própria linguagem, pois ela permanece ligada aos modelos oferecidos por seus interlocutores primários.
estabelece a linguagem infantil no mesmo nível que a adulta, pois, embora mais nova, ela vivencia as mesmas dificuldades que o falante maduro na trajetória linguística.
condiciona o desenvolvimento da linguagem ao provimento de informações corretas por parte dos adultos, porque os usos maternos, de tão reproduzidos pela criança, fixam-se como padrão.
confere a essa criança um papel ativo diante da própria linguagem, uma vez que ela elabora hipóteses sobre a língua e interage dialógica e socialmente.

Assinale as duas assertivas corretas em relação ao cognitivismo piagetiano.
A ideia de que a aquisição e o desenvolvimento da linguagem derivam do desabrochar do raciocínio da criança contesta a autonomia da chamada GU (Gramática Universal).
A aquisição da linguagem independe do desenvolvimento da inteligência da criança.
Para Piaget, o aparecimento da linguagem ocorre na superação do estágio sensório-motor, o qual inicia aos três anos de idade.
O 'egocentrismo radical' ocorre antes da criança entrar na fase sensório-motora.
Após a superação do período sensório-motor, a criança começa a perceber que um objeto, mesmo não visível, continua a existir.

Considerando os estudos sobre Piaget e a aquisição da linguagem, analise as afirmações apresentadas a seguir.
Estão corretas as afirmativas:
I. A aprendizagem depende do desenvolvimento, e o pensamento aparece antes da linguagem, tornando a linguagem subordinada aos processos dele. A própria linguagem só aparecerá quando determinados níveis e habilidades mentais forem superados.
II. Segundo Piaget, fatores sociais e culturais colaboram para o desenvolvimento do pensamento. Até que a criança se socialize, ela tem um pensamento dirigido para, em seguida, sob o efeito dos fatores antes mencionados, entrar no pensamento autístico (individual).
III. Piaget afirma que a linguagem socializada está muito ligada à passagem da fase egocêntrica para a objetividade, assim como para o pensamento lógico.
IV. Não há, na teoria de Piaget, uma atenção muito grande para a linguagem egocêntrica. Como já vimos antes, a passagem para uma linguagem socializada passa antes pela linguagem egocêntrica.
V. O aparecimento da linguagem se dá na superação do estágio sensório-motor, porque é nesse período que ocorre o desenvolvimento da função simbólica, que consiste na formação do signo linguístico (um significante associado, arbitrariamente, a um significado).
I, II, III e IV.
I, II e III apenas.
I, II e V apenas.
I, III e V apenas.
I, III e IV apenas.

Em relação ao pensamento de Vygotsky, considere as afirmações como V (verdade) ou F (falsa). Isto feito, assinale a alternativa que propõe a sequência correta.
( ) Apesar de ter falecido em 1934, seus estudos sobre a aquisição da linguagem passaram a ter papel importante a partir dos anos 1970.
( ) Os trabalhos de Vygotsky opõem-se, basicamente, ao cognitivismo construtivista chomskiano.
( ) Para este psicólogo soviético, o desenvolvimento da linguagem independe das trocas comunicativas entre criança e adulto.
( ) Vygotsky atribui um função organizadora do pensamento à atividade simbólica, viabilizada pela fala.
V, V, F, V.
F, V, F, V.
F, F, V, F.
V, F, F, V.
V, F, V, F.

Vygotsky estabelece quatro estágios, nos quais se desenvolvem as operações mentais que envolvem o uso dos signos.
O primeiro é o _____________________, correspondendo à fala pré-intelectual e ao pensamento pré-verbal. O segundo é chamado de “________________________” e é nele que temos o exercício da inteligência prática nascendo na criança, porque é aqui que ela toma ciência de seu próprio corpo e objetos, começando a usar essa experiência com o uso de instrumentos. A terceira fase é caracterizada pela __________________. A criança começa a usar fatores exteriores para auxiliar na solução de problemas internos. O último estágio é conhecido como crescimento interior, uma vez que ela interioriza as operações externas. Nesse estágio, a fala interior acaba e passa a ser a exterior.
estágio natural ou intuitivo, psicologia ingênua, fala interior.
estágio natural ou primitivo, psicologia mecânica, fala egocêntrica.
estágio natural ou primitivo, psicologia ingênua, fala egocêntrica.
estágio natural ou intuitivo, psicologia ingênua, fala exterior.
estágio artificial ou primitivo, psicologia mecânica, fala egocêntrica.

Dentre as assertivas abaixo, somente duas são verdadeiras, no que diz respeito a Noam Chomsky. Identifique-as.
A criança, ainda que exposta a falas precárias e fragmentadas, aprende a falar entre os 36 a 48 meses de idade.
O ensaio 'A Review of Skinner's Verbal Behaivior' propõe que a aquisição de uma língua não pode ser explicada apenas como uma reação a estímulos.
Para esse estudioso, as crianças apenas produzem palavras e frases que constam de seu input.
Qualquer ser humano é capaz de desenvolver linguagem, desde que seja exposto a um input.
Noam Chomsky discorda da ideia de que exista uma GU (Gramática Universal).

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Noam Chomsky foi o fundador do gerativismo na linguística. Para ele, “a gramática gerativa surgiu no contexto do que é chamado de revolução cognitiva dos anos 50, constituindo um fator importante em seu desenvolvimento.”
II. Segundo Chomsky, a criança não vem ao mundo com o conhecimento linguístico zerado, pois, desde os estágios iniciais, ela sabe muito mais do que a experiência lhe oferece, podendo, em algumas etapas, adquirir, em média, uma palavra por hora.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
As asserções I e II são proposições falsas.

Prévia do material em texto

Avaliação Objetiva 1 - 2018.1
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM HUMANA
1. As assertivas que seguem envolvem alguns aspectos históricos do desenvolvimento e da aquisição da linguagem por parte dos aprendizes. Leia-as atentamente para, em sequência, indicar a alternativa correta. 
 
I - Segundo Scarpa (2001), a linguagem nasceu primitivamente a partir da Palavra de Deus.
II - Ainda de acordo com Scarpa (2001), sete séculos a.C., um faraó egípcio ordenhou uma experiência com o objetivo de avaliar ou descobrir como a criança adquire sua linguagem.
III – A partir do século XIX, alguns linguistas têm realizado estudos mais sistemáticos relativos à aprendizagem e aquisição da linguagem.
 
Peso: 1.0
    I e II são verdadeiras. 
    Somente III é verdadeira. 
    II e III são verdadeiras. 
    Somente II é verdadeira. 
    I e III são verdadeiras. 
 
2. A comunicação tem como objetivo a transmissão de mensagens e utilizamos a língua como um instrumento de comunicação, ou seja, é um sistema de sinais vocais e é comum a todos os indivíduos de uma determinada comunidade. Dessa forma, ela pode sofrer alterações somente pela ação da comunidade e não de um único indivíduo.
Leia as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta. 
 
I- A língua perde o seu caráter de produto social, se os novos significados que forem surgindo, não forem fruto de uma convenção, de um contrato coletivo.
II- A dicotomia língua e fala foi estabelecida por Saussure e ambas estão estreitamente conectadas, esta é necessária para que aquela seja inteligível e produza todos os seus efeitos.
III – A fala é uma criação individual e possui um caráter privado.
 
Peso: 1.0
    Somente I é verdadeira. 
    Somente I e II são verdadeiras. 
    Somente II e III são verdadeiras. 
    Somente I e III são verdadeiras. 
    Somente III é verdadeira. 
 
3. Considere as afirmações como V (verdadeiras) ou F (falsas). Após, indique a alternativa que apresenta a sequência correta. 
( ) As abordagens dos chamados diaristas deram início aos estudos baseados em amostras mais abrangentes sobre a fala infantil.
( ) Os trabalhos e as metodologias considerados longitudinais foram iniciados pelos diaristas (pais de crianças).
( ) Em aquisição de linguagem, a metodologia de pesquisa transversal é baseada em um número considerável de indivíduos.
 
Peso: 1.0
     V, V, V. 
    F, V, F. 
    V, F, F. 
    F, F, V. 
    V, F, V. 
4. Durante o desenvolvimento da linguagem, é possível perceber diferenças na fala da criança que podem estar ligadas à maturação do aparelho fonador ou do cérebro, passando também por questões linguísticas, dialógicas e sociais. É natural que, na fase da aquisição, a criança faça testagem de hipóteses sobre formas regulares da língua, antes da aquisição de formas irregulares. Uma criança que convida os pais para ir a uma “jantaria” está testando regras regulares quanto à estrutura de palavras.
É correto afirmar que o texto
Peso: 1.0
    descreve o gatilho natural para a manifestação de diferentes fenômenos, nos quais a interferência da criança e dos interlocutores é mínima, já que o afloramento das habilidades linguísticas depende da faculdade inata da linguagem. 
    confere a essa criança um papel passivo diante da própria linguagem, pois ela permanece ligada aos modelos oferecidos por seus interlocutores primários. 
    estabelece a linguagem infantil no mesmo nível que a adulta, pois, embora mais nova, ela vivencia as mesmas dificuldades que o falante maduro na trajetória linguística. 
    condiciona o desenvolvimento da linguagem ao provimento de informações corretas por parte dos adultos, porque os usos maternos, de tão reproduzidos pela criança, fixam-se como padrão. 
    confere a essa criança um papel ativo diante da própria linguagem, uma vez que ela elabora hipóteses sobre a língua e interage dialógica e socialmente. 
 
5. Assinale as duas assertivas corretas em relação ao cognitivismo piagetiano.
Peso: 1.0
     
A ideia de que a aquisição e o desenvolvimento da linguagem derivam do desabrochar do raciocínio da criança contesta a autonomia da chamada GU (Gramática Universal).
     
A aquisição da linguagem independe do desenvolvimento da inteligência da criança.
     
Para Piaget, o aparecimento da linguagem ocorre na superação do estágio sensório-motor, o qual inicia aos três anos de idade.
     
O "egocentrismo radical" ocorre antes da criança entrar na fase sensório-motora.
     
Após a superação do período sensório-motor, a criança começa a perceber que um objeto, mesmo não visível, continua a existir.
C-E ou C-D ?
6. Considerando os estudos sobre Piaget e a aquisição da linguagem, analise as afirmações apresentadas a seguir.
 
I. A aprendizagem depende do desenvolvimento, e o pensamento aparece antes da linguagem, tornando a linguagem subordinada aos processos dele. A própria linguagem só aparecerá quando determinados níveis e habilidades mentais forem superados.
II. Segundo Piaget, fatores sociais e culturais colaboram para o desenvolvimento do pensamento. Até que a criança se socialize, ela tem um pensamento dirigido para, em seguida, sob o efeito dos fatores antes mencionados, entrar no pensamento autístico (individual).
III. Piaget afirma que a linguagem socializada está muito ligada à passagem da fase egocêntrica para a objetividade, assim como para o pensamento lógico.
IV. Não há, na teoria de Piaget, uma atenção muito grande para a linguagem egocêntrica. Como já vimos antes, a passagem para uma linguagem socializada passa antes pela linguagem egocêntrica.
V. O aparecimento da linguagem se dá na superação do estágio sensório-motor, porque é nesse período que ocorre o desenvolvimento da função simbólica, que consiste na formação do signo linguístico (um significante associado, arbitrariamente, a um significado).
Estão corretas as afirmativas:
 
Peso: 1.0
    I, II, III e IV. 
    I, II e III apenas. 
    I, II e V apenas. 
    I, III e V apenas. 
     I, III e IV apenas. 
7) Em relação ao pensamento de Vygotsky, considere as afirmações como V (verdade) ou F (falsa). Isto feito, assinale a alternativa que propõe a sequência correta.  
( ) Apesar de ter falecido em 1934, seus estudos sobre a aquisição da linguagem passaram a ter papel importante a partir dos anos 1970.
( ) Os trabalhos de Vygotsky opõem-se, basicamente, ao cognitivismo construtivista chomskiano.
( ) Para este psicólogo soviético, o desenvolvimento da linguagem independe das trocas comunicativas entre criança e adulto.
( ) Vygotsky atribui um função organizadora do pensamento à atividade simbólica, viabilizada pela fala. 
Peso: 1.0
     V, V, F, V. 
    F, V, F, V. 
    F, F, V, F. 
    V, F, F, V. 
     V, F, V, F. 
7 DUVIDA entre vfvf ou vffv ?
 
8. Vygotsky estabelece quatro estágios, nos quais se desenvolvem as operações mentais que envolvem o uso dos signos. O primeiro é o _____________________, correspondendo à fala pré-intelectual e ao pensamento pré-verbal. O segundo é chamado de “______________________” e é nele que temos o exercício da inteligência prática nascendo na criança, porque é aqui que ela toma ciência de seu próprio corpo e objetos, começando a usar essa experiência com o uso de instrumentos. A terceira fase é caracterizada pela __________________. A criança começa a usar fatores exteriores para auxiliar na solução de problemas internos. O último estágio é conhecido como crescimento interior, uma vez que ela interioriza as operações externas. Nesse estágio, a fala interior acaba e passa a ser a exterior.
 
As expressões que completam, corretamente, essas lacunas são:
 
Peso: 1.0
    estágio natural ou intuitivo, psicologia ingênua, fala interior. 
    estágio natural ou primitivo, psicologia mecânica, fala egocêntrica. 
    estágio natural ou primitivo, psicologia ingênua, fala egocêntrica. 
    estágio natural ou intuitivo, psicologiaingênua, fala exterior. 
    estágio artificial ou primitivo, psicologia mecânica, fala egocêntrica. 
 
9. Dentre as assertivas abaixo, somente duas são verdadeiras, no que diz respeito a Noam Chomsky. Identifique-as.
Peso: 1.0
     
A criança, ainda que exposta a falas precárias e fragmentadas, aprende a falar entre os 36 a 48 meses de idade.
     
O ensaio "A Review of Skinner's Verbal Behaivior" propõe que a aquisição de uma língua não pode ser explicada apenas como uma reação a estímulos.
     
Para esse estudioso, as crianças apenas produzem palavras e frases que constam de seu input.
     
Qualquer ser humano é capaz de desenvolver linguagem, desde que seja exposto a um input.
     
Noam Chomsky discorda da ideia de que exista uma GU (Gramática Universal).
10. Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Noam Chomsky foi o fundador do gerativismo na linguística. Para ele, “a gramática gerativa surgiu no contexto do que é chamado de revolução cognitiva dos anos 50, constituindo um fator importante em seu desenvolvimento.”
              PORQUE
II. Segundo Chomsky, a criança não vem ao mundo com o conhecimento linguístico zerado, pois, desde os estágios iniciais, ela sabe muito mais do que a experiência lhe oferece, podendo, em algumas etapas, adquirir, em média, uma palavra por hora.
Assinale a opção correta.
Peso: 1.0
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
    As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I. 
    A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. 
    A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
    As asserções I e II são proposições falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina