Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC 7) 
 EDUCAÇÃO FÍSICA BACHAREL - 7º SEMESTRE
 POLO – COARI-AM
COMPONENTE:
IZAIAS MEDEIROS DE OLIVEIRA RA:2458936
Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de Educação Física Graduação Plena, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina para Postagem do Trabalho de Pratica Como Componente Curricular (PCC) Nessa atividade, foi convidada uma jovem de 29 anos, bem condicionado, praticante de atividades aeróbicas, corridas, danças e ritmos nos mais diversos estilos. Porém nunca fez musculação, a mesma iniciará com a pratica de musculação e tem como objetivo inicial a adaptação a atividades de musculação, com objetivos futuros de ganho de força e hipertrofia muscular. Após realizar a avaliação física ( bioimpedância) descobri seu percentual de gordura e de massa magra corporal, junto com suas medidas e dobras cutâneas, então prescrevi para a participante um treino para iniciantes, claro respeitando seus objetivos, o treino inicialmente durará duas semanas. 
PERGUNTA (A)
 Relatar detalhadamente o treino proposto por você, incluindo quantas séries foram realizadas, quais os grupos musculares trabalhados, a quantidade de repetições e o peso utilizado. Não se esqueça de detalhar ainda quantos dias da semana o seu participante realizou esse treino e se houve divisão dos grupos musculares entre os dias. 
RESPOSTA 
A divisão proposta foi de músculos inferiores no dia e superiores no outro dia ficando assim um dia músculos inferiores completo e no outro dia músculos superiores agonistas e sinergistas. Como a aluna já tem a pratica aeróbica diária não prescrevi no treino. Já que o participante já pratica esse tipo de atividade. O treino foi realizado em cinco dias semanais, segunda, terça, quarta, quinta e sexta, por duas semanas e checamos os resultados. O treino proposto foi:
Segundas , Quarta e Sexta
 Quadríceps, posterior e glúteos 
Cadeira Extensora 3x12 (20 kg)
Legg Press 45º 3x12 (70 kg)
Agachamento Hack 3x12 (20 kg)
Mesa Flexora 3x12 (25 kg)
Cadeira Flexora 3x12 (20 kg)
Stiff 3x12 (10 kg)
Elevação Pélvica 3x12 (50 kg)
Coice na polia baixa 3x12 (15 kg)
Cadeira Abdutora 3x12 (30 kg)
Panturrilha na legg 4x20 (20 kg)
 Terças 
Costas e Biceps
Puxada Aberta 3x12 (25 kg)
Remada Baixa com Triângulo 3x12 (20kg0
Pulldonw 3x12 (25 kg)
Voador Inverso 4x12 (15 kg)
Rosca direta 3x12 (6 kg)
Rosca scott 3x10 (6 kg)
Rosca martelo com Halteres 3x10 (4 kg cada Halter)
Quinta
Peito, Ombros e Tríceps
Supino Inclinado 3x12 (10 kg)
Voador 3x12 (20kg)
Crossover Polia Alta 3x12 (5 kg)
Desenvolvimento Frontal Maquina 3x10 (20 kg)
Elevação Lateral com Halteres 3x12 (3kg cada halter)
Elevação Unilateral no Crossover Polia Baixa 3x12 (5 kg)
Tríceps Corda no Crossover 4x12 (20 kg)
Tríceps Frances com Halter 4x12 (4 kg)
 Após as duas semanas do treinamento proposto, chequei os resultados e tivemos uma leve alteração em relação aos números iniciais – Perda de gordura corporal com ganho de massa magra. Alterações das medidas de cintura, quadril, braços e pernas. A participante relata que sentiu a melhora no sono e maior disposição de dia, percebeu também pequenas mudanças visuais ao se olhar no espelho. Sugeri que continuasse com o treinamento por mais duas semanas e então checamos outra vez os resultados obtidos. 
PERGUNTA (B) 
Considerar agora um participante que trabalha em uma empresa como secretário. Esse funcionário trabalha 4 horas sentado à frente de um computador, sai para o almoço de 1 hora, retorna do almoço e passa mais 4 horas sentado à frente do computador. Considerando a ginástica laboral e os possíveis problemas que esse indivíduo possa desenvolver, relacionados à quantidade de horas sentado na mesma postura, quais exercícios você passaria para esse indivíduo? Justifique. 
RESPOSTA
 Ficar muito tempo sentado na frente do computador pode causar tensão e rigidez muscular na região do pescoço e ombros, além de dores na lombar e na cervical, podendo também causar hiper cifose, acrescenta-se ainda outros riscos: má circulação das pernas, podendo causar varizes, problemas na coluna em geral e inchaço nos pés e nas pernas. Pensando Nisso, além de orienta-lo a se levantar a cada 1 hora, também orientaria a realizar alguns exercícios de alongamento e relaxamento, como por exemplo : 
Alongamento especial para evitar LER/DORT.
 Preparação, postura e respiração. 
Relaxamento para o pescoço e a coluna 
Alongamentos para o pescoço e para os braços.
 Exercícios para melhorar a circulação e alongar as pernas.
 Movimentos de rotação lateral. 
Tudo que seja possível, sem atrapalhar na sua hora de trabalho.
PERGUNTA (C)
 Vamos supor que um aluno de treino de força avançado veio conversar com você. Ele está preocupado com o seu treino, pois está tomando antibióticos devido a uma infecção na garganta. Esse tipo de medicamento poderia atrapalhar o ganho de força dele no período? Justifique.
RESPOSTA
 Doenças febris ou infecções que exigem o uso de antibióticos, exigem um intervalo de treino. Pois o sistema imunológico ainda está em um estado enfraquecido e precisa de tempo para se regenerar por completo. Isso se aplica especialmente ao uso de antibióticos porque eles não distinguem entre bactérias nocivas e benéficas no nosso organismo, então enfraquecem ainda mais o corpo. É geralmente aconselhável esperar pelo menos o mesmo período durante o qual a medicação foi tomada. exemplo: ao tomar antibióticos por um período de seis dias, deve-se esperar pelo menos mais três a seis dias antes de retornar aos treinos. A defesa do corpo não só precisa de tempo para se recuperar da infecção em si, mas também dos efeitos dos antibióticos.
 PERGUNTA (D)
 Com relação à disciplina Epidemiologia e Saúde Pública, fale sobre os dados demográficos, relacionados à vigilância epidemiológica da sua região.
 
RESPOSTA
No município de Coari, no Estado do Amazonas. Para tanto, utilizou-se dados secundários extraídos do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN) no período de 1997 a 2006 e dados primários, preenchidos pelo próprio pesquisador para avaliar a implantação das ações de controle da hanseníase e o contexto organizacional no município, durante três visitas de campo. Na pesquisa com pacientes em registro ativo, utilizou-se o método Leprosy Elimination Monitoring (LEM), que é um instrumento proposto pela OMS para monitoramento da hanseníase. Para verificar o grau de implantação, utilizou-se um sistema de escores no qual para a estrutura foram considerados: instalação física (1,5), recursos materiais (1,5) e recursos humanos (1,0); e para processo 19 parâmetros (6,0). Os dados foram armazenados e analisados no software Epi-Info vs 3.4.1 e apresentados em tabelas e gráficos. Na análise estatística foram utilizados os testes paramétricos t de Student e ANOVA e os não paramétricos qui-quadrado de Pearson, Exato de Fisher e Mann-Whitney. No período do estudo observou-se um declínio de 63,1% no coeficiente de prevalência, 47,6% no de detecção geral e 91,9% em menores de 15 anos. A média geral de idade foi de 30,8 ± 16,2 anos, 70,8% masculino, 63,7% da forma multibacilar e 36,9% com grau I e II de incapacidade, constatando-se ainda associação estatística ao nível de 5% do sexo em relação à classificação operacional (pOs dados demonstram que no município de Coari há um grande número de casos com diagnóstico tardio e uma possível prevalência oculta da doença, tornando-se necessário a adoção de amplas medidas que envolvam dentre outras coisas a descentralização das ações, a capacitação de recursos humanos e a implantação de ferramentas que auxiliem na identificação de áreas prioritárias visando atingir a meta de eliminação da hanseníase.
PERGUNTA (E)
 Para finalizar, citar as experiências de lazer e esporte disponíveis para a população na sua região. 
RESPOSTA
 De acordo com o projeto “ESPORTE NOS BAIRROS”, a prefeitura convida a população a ocupar os espaços públicos para participar de ações de lazer, cultura, atividades físicas, esporte, entre outras, organizadas.
 O projeto tem como objetivos principais 
 Promover e incentivar a realização de atividades culturais e esportivas, nos setores urbanos e rurais do município;
 Promover e desenvolver ações voltadas ao turismo rural e urbano; 
 Apoiar projetos e iniciativas relativas à promoção dos eventos artísticos e culturais; Executar plano de ação cultural do município em parceria com as demais esferas governamentais; 
 Coordenar ações de desporto educacional e comunitário nas diversas formas; Apoiar programas desportivos de órgãos e instituições escolares públicas; Desenvolver ações turísticas, nos setores urbano e rural, com geração de emprego e renda; 
 Gerenciar a biblioteca pública do município, e buscar o aumento do acervo de livros, e propiciar a maior disponibilidade de formas de pesquisa pelo público leitor; 
 Dirigir as atividades voltadas para o desenvolvimento do esporte nas unidades escolares do município;
 Promover as atividades esportivas dirigidas para as comunidades rurais e urbanas do município;
 Desenvolver ações voltadas para o turismo urbano e o eco-turismo no município.

Mais conteúdos dessa disciplina