Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

FACULDADE ESTÁCIO
DIREITO
(Times, 14, caixa alta (maiúscula) (SEMPRE CENTRALIZADO e negrito).
Depois de NOME DO CURSO, CLICAR 8 X EM ENTER)
A folha deverá ser formatada com 3cm na margem superior e da esquerda; 2cm na margem inferior e da direita do papel.
(Times, 14, caixa alta (maiúscula) (SEMPRE CENTRALIZADO, negrito) Depois de NOME DO CURSO, CLICAR 8 X EM ENTER)
Título do artigo científico
O papel das redes sociais na influencia no comportamento eleitoral no âmbito do estado amapá
(Times, 14, em letras minúsculas e sem ponto final (SEMPRE CENTRALIZADO) Depois de TÍTULO DO ARTIGO CIENTIFICO, CLICAR 23 X EM ENTER)
 MACAPA 
 2024
TÍTULO DO ARTIGO
O PAPEL DAS REDES SOCIAIS NA INFLUENCIA NO COMPORTAMENTO ELEITORAL NO ÂMBITO DO ESTADO AMAPÁ
(Times, 12, caixa alta (maiúscula)
Iniciar a contagem a partir daqui, sendo que a numeração parecerá apenas na parte textual, ou seja, da Introdução em diante até ofinal. O número da página ficará localizado no canto superior da direita do papel.
Luiz Roberto Braga Machado*
RESUMO
INSTRUÇÕES: Seu resumo deve ser um texto de até 250 palavras, com os pontos mais relevantes, sem citações, contendo necessariamente o tema, o problema de pesquisa, objetivo(s); recortes temporal e geográfico; métodos; resultados (se houver); discussão e conclusão. O presente trabalho busca entender melhor o uso das redes sociais em campanhas eleitorais brasileiras e no estado Amapá de 2010 a 2020, analizando as características e seus principais desafios democráticos. Por esta razão, fez necessário a revisão bibliográfica de parte da literatura encontrada relacionada ao tema em questão, com o objetivo de conhecer melhor os estudos desse campo no recorte temporal estabelecido e reunir dados levantados sobre o tema até então. Assim, observamos a complexa relação entre redes sociais, a sua influencia no comportamento das eleições, trazendo a lume um pouco da evolução do uso das mídias em campanhas eleitorais brasileiras, resgatando exemplos de outras regiões do mundo, apresentando um pouco do contexto do eleitorado e, finalmente, entrando de fato em como se deu o uso das redes como ferramenta de campanha em três pleitos específicos brasileiros: os presidenciais de 2010 e 2014 e o municipal de Macapa em 2020. Assim, apresentam-se conclusões relativas ao uso, à influência das redes, às oportunidades e aos desafios apresentados por essas novas mídias.
Palavras-chave:
INSTRUÇÕES: Termo simples ou uma expressão composta escolhida pelo(a) próprio(a) pesquisador(a) para definir os assuntos abordados no artigo. Inserir de 3 a 5 palavras-chave. Exemplo: Direitos da Personalidade; Direito de Imagem; Segurança Jurídica; Controle Social. Redes Sociais. Influencia no comportamento das Eleições.
SUMÁRIO. Introdução. 1. Bá Blá Blá. 2. Bá Blá Blá Bá Blá Blá Bá Blá Blá Bá Blá Blá.
2.1. BáBlá Blá Bá Blá Blá Bá Blá Blá Bá Blá Blá Bá Blá Blá. 2.2. Bá Blá Blá Bá Blá Blá Bá Blá Blá Bá Blá Blá. 2.3. Bá Blá Blá Bá Blá Blá Bá Blá Blá Bá Blá Blá. Conclusão. Referências. Inserir aqui todos os itens e subitens incluídos no seu trabalho.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	7
REDES SOCIAIS E ELEIÇÕES	10
MARKETING DIGITAL E AS REDES SOCIAIS	10
MEIOS DE COMUNICAÇÃO DE MASSA E MARKETING POLÍTICO NO PROCESSO ELEITORAL BRASILEIRO	21
EXPERIÊNCIAS DE USO DAS REDES SOCIAIS EM CAMPANHAS PELO MUNDO	32
CAMPANHA ON-LINE NORTE AMERICANA EM 2008	32
CAMPANHAS ON-LINE PELO MUNDO PÓS OBAMA 2008	45
ELEITORADO BRASILEIRO E MÍDIA	60
ELEITORADO BRASILEIRO	60
A MÍDIA TRADICIONAL E AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS	65
REDES SOCIAIS COMO FERRAMENTA DE CAMPANHA NO BRASIL ENTRE 2010 E 2016	77
O USO DAS REDES SOCIAIS NAS PRINCIPAIS CAMPANHAS RECENTES	77
Eleição 2010: as redes sociais chegam na campanha eleitoral brasileira	77
Eleição 2014: a consolidação do uso das redes	88
Eleição Municipal do Rio em 2016: a força das redes sociais	95
O DESAFIO DAS FAKE NEWS E O AVANÇO DO CONSERVADORISMO	100
BIGDATA E SUAS CONTROVÉRSIAS POLÍTICAS	110
CONSIDERAÇÕES FINAIS	115
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS	117
INTRODUÇÃO (INSTRUÇÕES: negrito + CAIXA ALTA – Título: tamanho 12 – um espaço de 1,5 para iniciar o texto)
INSTRUÇÕES PARA ELABORAR: A introdução é o primeiro tópico a ser iniciado e o último a ser finalizado. Aqui são resumimos as informações básicas do artigo. Nela, você não deve incluir citações ou nota de rodapé, pois toda a fundamentação, teoria e defesa da hipótese serão construídas no desenvolvimento da pesquisa.
Sua introdução deve necessariamente conter:
6
· O tema trabalhado no seu artigo
· O problema de pesquisa;
· A relevância do seu trabalho;
· Os objetivos (gerais e específicos);
· Os recortes temporal e geográfico;
· Metodologia apresentada.
1. TÍTULO DO TÓPICO
INSTRUÇÕES: (usar negrito + CAIXA ALTA – Título: tamanho 12) Não utilizar ponto, hífen, travessão ou qualquer sinal após seu título.
Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto textotexto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto...
INSTRUÇÕES PARA ELABORAR O REFERENCIAL TEÓRICO:
O QUE É O REFERENCIAL TEÓRICO: Refere-se à fundamentação que se adota para tratar o problema de pesquisa. Por meio da análise da literatura publicada, estrutura-se um QUADRO TEÓRICO CONCEITUAL, o qual dará sustentação ao desenvolvimento da pesquisa. o referencial teórico, como o nome indica, implica em busca bibliográfica e muita leitura. Dependendo do nível de profundidade a que se queira chegar, buscam-se livros gerais sobre o assunto, livros específicos sobre um aspecto particular, artigos em revistas especializadas (profissionais e científicas).
Lembre-se de: Analisar, interpretar e avaliar a literatura de forma crítica. Sintetizar as fontes, identificar o seu tema, identificar o que deve ser analisado de forma precisa e com cuidado; entender e mostrar o que já foi estudado em reação aquela hipótese, tema e pergunta de pesquisa. IMPORTANTE: Manter a imparcialidade e impessoalidade na escrita, nunca escrever na primeira pessoa, sempre na terceira pessoa do singular.
2. TÍTULO DO TÓPICO
INSTRUÇÕES: (negrito + CAIXA ALTA – Título: tamanho 12)
Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto textotexto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto... texto texto texto texto texto texto.
INSTRUÇÃO PARA A COLOCAÇÃO DE CITAÇÃO EM SEU TEXTO
O QUE É ISSO? Diz respeito a uma menção no texto, de uma informação extraída de outra fonte de pesquisa.
Por que é importante realizar citações no texto?
As citações servem para esclarecer e confirmar uma determinada informação, clareando o texto, seja pelo conteúdo da informação, seja pela explicação de uma determinada ideia. Traz rigor científico ao seu trabalho.
CITAÇÃO DIRETA = Citações diretas ou literais ocorrem quando se faz uma transcrição das palavras usadas pelo autor de determinada obra sem que o pesquisador faça qualquer alteração no texto citado.
CITAÇÕES DIRETAS CURTAS = até três linhas. Trata-se de transcrição textual fiel de parte de um conteúdo de uma obra. Nesse caso, a transcrição poderá ser feita no próprio texto, empregando-se aspas duplas e indicando sempre a fonte de consulta utilizada.
Exemplo: Para Burke e Ornstein (2008, p.15) “Era fácil para a Igreja controlar um mundo iletrado, principalmente por meio de suas comunidades monásticas e bispos”.
OU
De acordo com os autores, “Era fácil para a Igreja controlar um mundo iletrado, principalmente por meio de suas comunidades monásticas e bispos” (Burke; Ornstein, 2008, p.15).
CITAÇÕES DIRETAS LONGAS = As citações diretas longas são as transcrições literais de ideias de outros autores, com mais de três linhas. Nesse caso, a citação deverá ser feita no próximo parágrafo e com o tamanho 10 ou 11 de fonte. O recuo é opcional, entretanto, recomenda-se que seja feito no tamanho de 4 centímetros à esquerda e sem recuo na primeira linha. Nesse caso, não é preciso utilizaras aspas. OBS: observe que ela não tem aspas:
Em citações diretas longas em que foi destacado uma parte do trecho (com negrito, itálico ou sublinhado), a citação deve vir seguida de “grifo nosso” ou “grifo próprio”:
Em caso citações que foram traduzidas de outro idioma, deve vir acompanhada de “tradução nossa” ou ‘tradução própria”.
Quando for realizar uma CITAÇÃO, e fazer a referência através de NOTA DE RODAPÉ:
Exemplo: De acordo com Beltrano, entendemos por responsabilidade civil como sendo... texto texto texto texto texto texto1.
OBS: Embora na versão de 2023 da NBR 10520 a ABNT tenha flexibilizado a utilização da paginação nas citações, a instituição ainda adota como obrigatória a colocação da página.
2.1. SUBTÍTULO INSTRUÇÕES: Exemplo: ASPECTOS DOUTRINÁRIOS ACERCA DA RESPONSABILIDADE CIVIL DO ESTADO
Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto textotexto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.
CONCLUSÃO
(INSTRUÇÕES: negrito e CAIXA ALTA – Título: tamanho 12 – não inserir citações diretas na conclusão)
Texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto textotexto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto. (todo o texto deve ser digitado em letra times new roman ou arial 12, com espaço de1,5 cm entrelinhas e entre parágrafos)
INSTRUÇÕES PARA ELABORAR: Deve ser escrita por último e deve sumarizar o que já foi escrito antes, sem repetir. Neste momento, deve-se fazer o fechamento do trabalho informando se os objetivos foram alcançados e se a pergunta de pesquisa (problema) foi respondida. Lembre-se: Não deve conter informações novas e nem citações.
REFERÊNCIAS AO FINAL DO TEXTO
INSTRUÇÕES PARA ELABORAR: Lista de todos os livros, artigos, teses, dissertações, sites consultados para fazer o seu trabalho. Inserir	as	referências	em	ORDEM
1 VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing: o guia definitivo do marketing digital. São Paulo: Novatec Editora, 2007, p. 63. (EXEMPLO DE CITAÇÃO)
ALFABÉTICA PELO ÚLTIMO SOBRENOME DO AUTOR2. Lembre-se: Colocar
apenas as obras realmente utilizadas para a confecção do artigo; Utilizar bibliografia ATUALIZADA e relevante. Utilizar espaço simples (1cm) e alinhamento à esquerda.
EXEMPLOS:
Quando a obra foi publicada por único autor:
VAZ, Conrado Adolpho. Google Marketing: o guia definitivo do marketing digital. São Paulo: Novatec Editora, 2007.
Quando a obra foi publicada por 2 autores:
KOSCIANSKI, A.; SOARES, M. Qualidade de software: aprenda as metodologias e técnicas mais modernas para o desenvolvimento de software. São Paulo: Novatec Editora, 2007.
Quando a obra foi publicada por 3 autores:
DINH, Nguyen Quoc; DAILLIER, Patrick; PELLET, Alain. Direito Internacional Público. 2ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
OU
DINH, N. Q.; DAILLIER, P.; PELLET, A. Direito Internacional Público. 2ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
OU
DINH, N. Q. et al. Direito Internacional Público. 2ª edição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2003.
Quando a obra foi publicada por 4 autores ou mais:
GUERRA, Miguel Pedro et al. A diversidade dos recursos genéticos vegetais e a nova pesquisa agrícola. Ciencia Rural, Santa Maria, v. 28, n. 3, p. 521-528, Set. 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103- 84781998000300028&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 13 Ago 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-84781998000300028.
EXEMPLOS DE OUTRAS REFERÊNCIAS:
Sites de internet:
SILVA, João. Como fazer monografia? Disponível em: www.monografia.com.br. Acesso em 14 ago. 2022.
Artigo científico:
VERAS, R.P. Crescimento da população idosa no Brasil: transformações e consequências na sociedade. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 21, n.3, p. 225-233, abr-mai. 1987.
2	Para	consulta	à	forma	correta	de	fazer	referências,	verificar	a	ABNT.	Link	de	acesso: https://www.normasabnt.org/exemplos-das-referencias-pela-abnt/
Livro Digital:
ALVES, Castro. Navio Negreiro. [S.l.]: Virtual Books, 2000. Disponível em: http:www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm. Acesso em: 10 jan. 2022.
Palestra online:
ROBINSON, Ken. Palestra proferida no TED Taks, Monterey (California), fev. 2006. Disponível em: https://www.ted.com/talks/sir_ken_robinson_do_schools_kill_creativity. Acesso em: 18 mar. 2012.
Podcast:
ANTICAST 66: as histórias e teorias das cores. Entrevistada: Luciana Martha Silveira. Entrevistadores: Ivan Mizanzuk, Rafael Ancara e Marcos Beccari. [S. l.]: Braimstorm9, 31 jan. 2019. Podcast. Disponível em: https://soundcloud.com/anticastdesign/anticast-66-as-hist- riase/s-OImz9. Acesso em: 21 ago. 2019.
EXEMPLOS DE REFERÊNCIAS LEGISLATIVAS
Constituições:
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990. 168 p. (Série Legislação Brasileira).
Leis e Decretos:
BRASIL. Decreto n. 89.271, de 4 de janeiro de 1984. Dispõe sobre documentos e procedimentos para despacho de aeronave em serviço internacional. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v. 48, p. 3-4, jan./mar.,1. trim. 1984. Legislação Federal e marginália.
BRASIL. Lei n. 9273, de 3 de maio de 1996. Torna obrigatório a inclusâo de dispositivo de segurança que impeça a reutilização das seringas descartáveis. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v. 60, p. 1260, maio/jun., 3. trim.1996. Legislação Federal e Marginália.
Pareceres
BRASIL. Secretaria da Receita Federal. Do parecer no tocante aos financiamentos gerados por importações de mercadorias, cujo embarque tenha ocorrido antes da publicação do Decreto-lei n. 1.994, de 29 de dezembro de 1982. Parecer normativo, n. 6, de 23 de março de 1984. Relator: Ernani Garcia dos Santos. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, p. 521-522, jan./mar. 1. Trim., 1984. Legislação Federal e Marginália.
Portarias, Resoluções e Deliberações:
AUTOR. (entidade coletiva responsável pelo documento). Ementa (quando houver). Tipo de documento, número e data (dia, mês e ano). Dados da Publicação que publicou.
Portarias:
BRASIL. Secretaria da Receita Federal. Desliga a Empresa de Correios e Telégrafos - ECT do sistema de arrecadação. Portaria n. 12, de 21 de março de 1996. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, p. 742-743, mar./abr., 2. Trim. 1996. Legislação Federal e Marginália.
Resoluções:
CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA. Aprova as instruções para escolha dos delegados- eleitores , efetivo e suplente à Assembléia para eleição de membros do seu Conselho Federal. Resolução n. 1.148, de 2 de março de 1984. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, p.425-426, jan./mar., 1. Trim. de 1984. Legislação Federal e Marginália.
Acórdãos, Decisões, Deliberações e Sentenças das Cortes ou Tribunais:
BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. Ação Rescisória que ataca apenas um dos fundamentos do julgado rescindendo, permanecendo subsistentes ou outros aspectos não impugnados pelo autor. Ocorrência, ademais, de imprecisão na identificação e localização do imóvel objeto da demanda. Coisa julgada. Inexistência. Ação de consignação em pagamento não decidiu sobre domínio e não poderia fazê-lo, pois não é de sua índole conferir a propriedade a alguém. Alegação de violação da lei e de coisa julgada repelida. Ação rescisória julgada improcedente. Acórdão em ação rescisória n. 75-RJ. Manoel da Silva Abreu e Estado do Rio de Janeiro. Relator: Ministro Barros Monteiro. DJ, 20 nov. 1989. Lex: Coletânea de Legislação e Jurisprudência, São Paulo, v.2, n. 5, jan. 1990. p.7-14.
ANEXOS:
INSTRUÇÕES: Tabelas, quadros comparativos, gráficos, legislação que o autorachou relevante, porém, não pertinente de se colocar no meio do texto.
Leia as diretrizes para autores para saber se anexos são permitidos pela revista que deseja submeter.
EXEMPLO:
OBSERVAÇÃO: REFERÊNCIAS NO MEIO (CORPO) DO TEXTO
Texto com 1 autor
Texto texto texto texto (Vaz, 2010, p. 140).
Texto com 2 autores
Texto texto texto texto (Mendonça; Maia, 2008, p. 129).
Texto com 3 autores
Texto texto texto texto (Carvalho; Santos; Eustáquio, 2015, p. 136).
Texto com 4 autores ou mais
Texto texto texto texto (Miranda et al, 2017, p. 126).
image2.jpeg
image3.jpeg
image1.jpeg

Mais conteúdos dessa disciplina