Prévia do material em texto
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PROF. DR. DOMINGOS ISIDORO
EXERCÍCIO SAVA E MATERIAL FORNECIDO PELO PROFESSOR
PRODUÇÃO DE ESTUDO DIRIGIDO EM TRANSTORNOS PSICOPATOLÓGICOS
ALUNA: LUCIANE SILVA MONTEIRO DE SOUZA MATRICULA: 202302276318
1-O TOC (TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO) SE CARACTERIZA POR UMA DINÂMICA PSICOPATOLÓGICA NO QUAL HÁ PRESENÇA DE OBSESSÕES E COMPULSÕES. QUAL DAS SEGUINTES ALTERNATIVAS CORRESPONDE, RESPECTIVAMENTE, AO QUE É NOTADAMENTE INTENSIFICADO E RELEVANTE DE SER OBSERVADO NAS OBSESSÕES E NAS COMPULSÕES:
R: IDÉIAS E COMPORTAMENTOS
2-DE ACORDO COM O DSM - 5 (APA, 2014, P. 255) "NA POPULAÇÃO EM GERAL, A PREVALÊNCIA DURANTE A VIDA DO TRANSTORNO DE ESCORIAÇÃO EM ADULTOS É DE 1,4% OU UM POUCO MAIS. MAIS DE TRÊS QUARTOS DOS INDIVÍDUOS COM O TRANSTORNO SÃO DO SEXO FEMININO." O TRANSTORNO DE ESCORIAÇÃO OU SKIN PICKING É CARACTERIZADO POR... ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
R: A CARACTERÍSTICA ESSENCIAL DO TRANSTORNO DE ESCORIAÇÃO É O BELISCAR RECORRENTE DA PRÓPRIA PELE. OS LOCAIS MAIS COMUMENTE BELISCADOS SÃO ROSTO, BRAÇOS E MÃOS, PORÉM MUITOS INDIVÍDUOS BELISCAM MÚLTIPLAS PARTES DO CORPO.
3-"NA COMUNIDADE, APROXIMADAMENTE 30% DOS INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL EXPERIMENTAM REMISSÃO DOS SINTOMAS NO ESPAÇO DE UM ANO, E EM TORNO DE 50% EXPERIMENTAM REMISSÃO EM POUCOS ANOS. PARA CERCA DE 60% DOS INDIVÍDUOS SEM UM TRATAMENTO ESPECÍFICO PARA TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL, O CURSO É DE VÁRIOS ANOS OU MAIS. A DETECÇÃO DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL EM ADULTOS MAIS VELHOS PODE SER DESAFIADORA DEVIDO A DIVERSOS FATORES, INCLUINDO FOCO NOS SINTOMAS SOMÁTICOS, DOENÇA MÉDICA COMÓRBIDA, INSIGHT LIMITADO, MUDANÇAS NO AMBIENTE OU NOS PAPÉIS SOCIAIS, OS QUAIS PODEM OBSCURECER O PREJUÍZO NO FUNCIONAMENTO SOCIAL OU PSÍQUICO.¿ DSM ¿ 5 (APA, 2014, P. 205). SOBRE O TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL (FOBIA SOCIAL) É CORRETO AFIRMAR QUE... ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
R: A CARACTERÍSTICA ESSENCIAL DO TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL É UM MEDO OU ANSIEDADE ACENTUADOS OU INTENSOS DE SITUAÇÕES SOCIAIS NAS QUAIS O INDIVÍDUO PODE SER AVALIADO PELOS OUTROS. QUANDO EXPOSTO A ESSAS SITUAÇÕES SOCIAIS, O INDIVÍDUO TEM MEDO DE SER AVALIADO NEGATIVAMENTE.
4-OS INDIVÍDUOS SÃO PREOCUPADOS COM UM OU MAIS DEFEITOS OU FALHAS PERCEBIDAS EM SUA APARÊNCIA FÍSICA, QUE ACREDITAM PARECER FEIA, SEM ATRATIVOS, ANORMAL OU DEFORMADA. ESSE É UM DOS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO SEGUINTE TRANSTORNO:
R: TRANSTORNO DISMÓRFICO CORPORAL
5-ASSINALE, DAS MANIFESTAÇÕES ABAIXO, QUAL É CARACTERÍSTICA DO TRANSTORNO OBSSESSIVO COMPULSIVO (TOC):
R: PENSAMENTOS, IMPULSOS OU IMAGENS MENTAIS RECORRENTES QUE EM ALGUM MOMENTO SÃO EXPERIMENTADOS COMO INTRUSIVOS E CAUSAM SOFRIMENTO E/OU PREJUÍZO SIGNIFICATIVOS.
6- O MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS (DSM V), DA AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION, É UMA CLASSIFICAÇÃO DE TRANSTORNOS MENTAIS E CRITÉRIOS ASSOCIADOS EM QUE AS MÚLTIPLAS MANIFESTAÇÕES DOS TRANSTORNOS MENTAIS SÃO ORGANIZADAS EM GRUPOS DE ACORDO COM SUAS CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS MAIS DISTINTIVAS. DE ACORDO COM DSM V, SÃO CLASSIFICADOS COMO TRANSTORNOS DE ANSIEDADE:
R: AGORAFOBIA, TAG E MUTISMO SELETIVO
7- A CARACTERÍSTICA ESSENCIAL ____________________________ É O MEDO OU ANSIEDADE ACENTUADO OU INTENSO DESENCADEADO PELA EXPOSIÇÃO REAL OU PREVISTA A DIVERSAS SITUAÇÕES. O DIAGNÓSTICO REQUER QUE OS SINTOMAS OCORRAM EM PELO MENOS DUAS DAS CINCO SITUAÇÕES SEGUINTES:
1) USAR TRANSPORTE PÚBLICO, COMO AUTOMÓVEIS, ÔNIBUS, TRENS, NAVIOS OU AVIÕES;
2) PERMANECER EM ESPAÇOS ABERTOS, COMO ÁREAS DE ESTACIONAMENTO, MERCADOS OU PONTES;
3) PERMANECER EM LOCAIS FECHADOS, COMO LOJAS, TEATROS OU CINEMAS;
4) PERMANECER EM UMA FILA OU FICAR EM MEIO A UMA MULTIDÃO; OU
5) SAIR DE CASA SOZINHO (DSM-5).
ASSINALE A ALTERNATIVA QUE PREENCHE CORRETAMENTE A LACUNA DO TRECHO ACIMA
R: DA AGORAFOBIA
8-OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE FIGURAM, ATUALMENTE, ENTRE OS DE MAIOR PREVALÊNCIA ENTRE OS BRASILEIROS. CONFORME O DSM-5, OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE DIFERENCIAM-SE DO MEDO OU DA ANSIEDADE ADAPTATIVA POR SEREM EXCESSIVOS OU POR PERSISTIREM ALÉM DOS PERÍODOS APROPRIADOS AO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO. A ESSE RESPEITO, SEGUNDO O DSM-5, ASSINALE A OPÇÃO QUE CONTENHA APENAS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE.
R: AGORAFOBIA, TRANSTORNO DE PÂNICO, MUTISMO SELETIVO.
9- UM PACIENTE DO SEXO MASCULINO DE 55 ANOS INICIOU HÁ 2 SEMANAS COM SINTOMAS ANSIOSOS COGNITIVOS E SOMÁTICOS. QUEIXA-SE DE SUDORESE, TAQUICARDIA, ANGÚSTIA, INQUIETAÇÃO E DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO. NEGA FATORES ESTRESSORES EM SUA VIDA PESSOAL. TRABALHA COMO TAXISTA HÁ 20 ANOS. NEGA USO DE ÁLCOOL, TABACO E SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS. TOMA APROXIMADAMENTE 1,5 L DE CHIMARRÃO POR DIA E UMA GRANDE QUANTIDADE DE CAFÉ. FAZ TRATAMENTO PARA TIREOIDE E TOMA COMPOSTOS PARA TIREOIDE. DENTRO DESSE CONTEXTO, QUAL DIAGNÓSTICO PODERIA SER CONSIDERADO?
R: TRANSTORNO DE ANSIEDADE INDUZIDO POR SUBSTÂNCIA
10-OBSERVE AS QUESTÕES:
(1) TRANSTORNO DE PÂNICO (2) FOBIA SOCIAL (3) TRANSTORNO DE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO
(1) CARACTERIZADO POR CRISES DE ANSIEDADE REPENTINA E INTENSA COM FORTE SENSAÇÃO DE MEDO OU MAL-ESTAR, ACOMPANHADAS DE SINTOMAS FÍSICOS. AS CRISES PODEM OCORRER EM QUALQUER LUGAR, CONTEXTO OU MOMENTO, ATINGINDO PICOS EM MINUTOS E SEGUIDAS DE PERÍODO TEMPORAL DE PREOCUPAÇÃO ACERCA DE TER NOVAS CRISES. TRANSTORNO DO PÂNICO
(3) CARACTERIZADO (A) POR ANSIEDADE EXCESSIVA EM RELAÇÃO AO AFASTAMENTO DOS PAIS OU SEUS SUBSTITUTOS OU FIGURAS DE APEGO, NÃO ADEQUADA AO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO, QUE PERSISTE POR, NO MÍNIMO, QUATRO SEMANAS, CAUSANDO SOFRIMENTO INTENSO E PREJUÍZOS SIGNIFICATIVOS EM DIFERENTES ÁREAS DA VIDA DA CRIANÇA OU ADOLESCENTE. TRANST. DE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO
(2) A PESSOA ACOMETIDA DESSA PSICOPATOLOGIA ESTÁ SEMPRE MUITO PREOCUPADA COM O JULGAMENTO DE TERCEIROS EM RELAÇÃO A SEU DESEMPENHO EM DIFERENTES ÁREAS E NECESSITA EXAGERADAMENTE QUE LHE RENOVE A CONFIANÇA, QUE A TRANQUILIZE. APRESENTA DIFICULDADE PARA RELAXAR, QUEIXAS SOMÁTICAS SEM CAUSA APARENTE E SINAIS DE HIPERATIVIDADE AUTONÔMICA (EX. PALIDEZ, SUDORESE, TAQUICARDIA, TENSÃO MUSCULAR E VIGILÂNCIA AUMENTADA) FOBIA SOCIAL
11- ANALISE O SEGUINTE FRAGMENTO CLÍNICO:
UM HOMEM DE 26 ANOS CHEGA ACOMPANHADO POR UM DE SEUS VIZINHOS EM UMA UNIDADE DE ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE POR APRESENTAR COMPORTAMENTOS BIZARROS E PERIGOSOS. HÁ PELO MENOS UM ANO, APRESENTA DELÍRIOS E ALUCINAÇÕES AUDITIVAS. ACREDITA QUE OS VIZINHOS E FAMILIARES CONSPIRAM CONTRA A SUA VIDA E QUE DIARIAMENTE É INFORMADO PELO PLANO ESPIRITUAL DE QUE, DE FATO, ISSO ESTÁ ACONTECENDO. NÃO CONSEGUE EXPLICAR COMO CERTAS COISAS ACONTECEM COM ELE, MAS AFIRMA ESCUTAR PESSOAS COMENTANDO SEU COMPORTAMENTO, MESMO QUANDO ESTÁ COMPLETAMENTE SOZINHO E ALGUMAS DESSAS VOZES, PRINCIPALMENTE A DE UM HOMEM, COSTUMA LHE DAR ORDENS. ESSES SINTOMAS O LEVARAM A TER UM COMPORTAMENTO ANTISSOCIAL E IRREGULAR. ELE NEGA USO DE DROGAS, BEBIDAS ALCÓOLICAS OU DOENÇAS. NO EXAME DO ESTADO MENTAL, FOI OBSERVADO NEGLIGÊNCIA NO CUIDADO COM A APARÊNCIA E NA HIGIENE, ALÉM DE VERIFICAR-SE ATIVIDADE INTENSA DE DELÍRIO (COM CARACTERÍSTICAS PERSECUTÓRIAS). O AFETO ESTAVA EMBOTADO E O PENSAMENTO DESORGANIZADO. A HIPÓTESE DIAGNÓSTICA LEVANTADA FOI ESQUIZOFRENIA. QUAL DOS SEGUINTES SINTOMAS PODE SER ASSOCIADO AOS SINTOMAS NEGATIVOS DAS SÍNDROMES CONSIDERADAS PSICÓTICAS?
( ) COMPORTAMENTOS BIZARROS
( ) ALUCINAÇÕES AUDITIVAS
( X ) EMBOTAMENTO AFETIVO (O EMBOTAMENTO AFETIVO É O SINTOMA, DENTRE OS DESTACADOS, CARACTERÍSTICO DE SINTOMAS NEGATIVOS POR PERMITIR IDENTIFICAR O ESTADO AFETIVO REAL DO PACIENTE NO MOMENTO DA AVALIAÇÃO.)
( ) DELÍRIOS DE PERSEGUIÇÃO
( ) PENSAMENTO DESORGANIZADO
12- DENTRE AS CONDIÇÕES MÉDICAS ABAIXO LISTADAS, QUAL COSTUMA SER MAIS FREQUENTEMENTE ASSOCIADA AOS QUADROS DE TRANSTORNOS DO ESPECTRO DA ESQUIZOFRENIA?
( X ) ESCLEROSE MÚLTIPLA
( ) EMBOLIA PULMONAR
( ) ISQUEMIA MIOCÁRDIA
( ) DIABETES MELITOS
( ) PROLAPSO DA VÁLVULA MITRAL
13- COMO SE CARACTERIA A ESQUIZOFREMIA? ESSA DOENÇA CARACTERIZA-SE, ESSENCIALMENTE, POR UMA FRAGMENTAÇÃODA ESTRUTURA PRIMÁRIA DOS MECANISMOS DO PENSAMENTO, EM CONJUNTO COM UMA DIFICULDADE IMPORTANTE EM ESTABELECER A DISTINÇÃO ENTRE VIVÊNCIAS EXTERNAS E INTERNAS.
· PERDA DE CONEXÃO COM A REALIDADE (PSICOSE);
· OCORRÊNCIA DE ALUCINAÇÕES (PERCEPÇÕES FALSAS);
· DELÍRIOS (CRENÇAS FALSAS);
· DISCURSO CONFUSO E DESCONEXO;
· COMPORTAMENTO DESORGANIZADO OU CATATÔNICO;
· EMBOTAMENTO AFETIVO (VARIAÇÃO EMOCIONAL RESTRITA);
· DÉFICITS COGNITIVOS (COMPROMETIMENTO DO RACIOCÍNIO E DA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS)
· DISFUNÇÃO OCUPACIONAL E SOCIAL.
14- LEIA COM ATENÇÃO O SEGUINTE CASO:
JOSHUA É UM HOMEM DE 43 ANOS QUE FICA PARADO DIARIAMENTE NAS ESCADARIAS DE UM BANCO LOCAL, NA ESQUINA DE UMA RUA MOVIMENTADA. TODOS OS DIAS ELE USA UM BONÉ DE TIME DE FUTEBOL, UMA CAMISETA AMARELA, VESTE CALÇÕES E TÊNIS COR DE LARANJA. CHOVA OU FAÇA SOL, DIA APÓS DIA, JOSHUA MANTÉM SEU POSTO NO BANCO. ÀS VEZES, ELE FICA CONVERSANDO COM PESSOAS IMAGINÁRIAS. SEM PROVOCAÇÃO, ELE SOLUÇA TRISTEMENTE. DE VEZ EM QUANDO, ELE EXPLODE EM ACESSOS DE GARGALHADA. A POLÍCIA E OS ASSISTENTES SOCIAIS CONTINUAM A LEVÁ-LO PARA ABRIGOS DESTINADOS A SEM-TETO, MAS JOSHUA DÁ UM JEITO DE VOLTAR PARA A RUA ANTES QUE POSSA RECEBER TRATAMENTO. ANALISE:
( ) O FATO DE O PACIENTE FICAR PARADO EM FRENTE AO BANCO ILUSTRA A PRESENÇA DE UMA CATATONIA.
( ) O USO DE CORES DESTONANTES E CHAMATIVAS COMO A CAMISETA AMARELA E CALÇÕES E TÊNIS LARANJA NÃO APRESENTA REÇÃO ALGUMA COM O DIAGNÓSTICO.
( ) CHOROS E RISOS IMOTIVADOS PODEM SER CONSIDERADOS COMO SINTOMAS PSICÓTICOS COM CARACTERÍSTICAS NEGATIVAS (SINTOMAS NEGATIVOS), APOIANDO O DIAGNÓSTICO DE ESQUIZOFRENIA.
( ) O FATO DE RETORNAR AO LOCAL HABITUAL, EM FRENTE AO BANCO, ESTÁ RELACIONADO A PROCESSOS DELIRANTES TÍPICOS DOS QUADROS DE ESQUIZOFRENIA.
( X ) CHOROS E RISOS IMOTIVADOS, ASSIM COMO CONVERSAR COM PESSOAS IMAGINÁRIAS, PODEM SER CONSIDERADOS COMO SINTOMAS PSICÓTICOS COM CARACTERÍSTICAS POSITIVAS (SINTOMAS POSITIVOS), APOIANDO O DIAGNÓSTICO DE DE ESQUIZOFRENIA.
15- ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA AS CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS ASSOCIADAS AO DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO PSICÓTICO BREVE:
A CONSIDERAÇÃO EM RELAÇÃO AO DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO PSICÓTICO BREVE ESTÁ RELACIONADA À DIMENSÃO TEMPORAL, DEVENDO ESTE APRESENTAR SINTOMAS CARACTERÍSTICOS DO ESPECTRO DA ESQUIZOFRENIA EM U PERÍODO CURTO DE TEMPO (DIAS OU SEMANA), NÃO CHEGANDO A COMPLETAR UM MÊS DE FORMA ININTERRUPTA COM RETORNO AS FUNCIONALIDADES E NORMALIDADADE.
16- TENDO EM VISTA O TRANSTORNO ESQUIZOFRENIFORME, ANALISE AS ALTERNATIVAS A SEGUIR:
I-PARA O DIAGNÓSTICO, DEVEM ESTAR PRESENTES DOIS OU MAIS SINTOMAS PSICÓTICOS, DE FORMA ININTERRUPTA, POR UM PERÍODO DE PELO MENOS SEIS MESES OU MAIS.
II- CASO SEJAM CONSTATADAS DOENÇAS OU ASSOCIAÇÃO DOS SINTOMAS COM A INGESTÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS, O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO ESQUIZOFRENIFORME DEVE SER DESCARTADO.
III. CASO SEJA NECESSÁRIA A EMISSÃO DE UM PARECER DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO ESQUIZOFRENIFORME, ANTERIOR AO TEMPO NECESSÁRIO PARA A RECUPERAÇÃO DO PACIENTE, ESTE DEVE VIR ACOMPANHADO DO QUALIFICADOR “PROVISÓRIO.”
IV. PARA O DIAGNÓSTICO É NECESSÁRIO QUE OS SINTOMAS QUE SATISFAZEM OS CRITÉRIOS PARA UM EPISÓDIO DE HUMOR ESTEJAM PRESENTES NA MAIOR PARTE DA DURAÇÃO TOTAL DAS FASES ATIVA E RESIDUAL DA DOENÇA.
APENAS AS AFIRMATIVAS II E III PODEM SER CONSIDERADAS CORRETAS, POIS APRESENTAM OS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS PARA O TRANSTORNO ESQUIZOFRENIFORME, SEGUNDO O DSM-5. NA AFIRMATIVA I, SÃO EXPOSTOS OS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS PARA A ESQUIZOFRENIA, E NA AFIRMATIVA IV, OS CRITÉRIOS PARA O TRANSTORNO ESQUIZOAFETIVO.
17- ANALISE O RELATO APRESENTADO:
NA ÉPOCA EM QUE DESENVOLVEU UM TRANSTORNO PSICOLÓGICO, EDWARD TINHA 26 ANOS E TRABALHAVA PARA UMA CADEIA DE LOJAS DE CONVENIÊNCIA. EMBORA A FAMÍLIA E OS AMIGOS SEMPRE O TENHAM CONSIDERADO INCOMUM, ELE NUNCA TINHA APRESENTADO SINTOMAS PSICÓTICOS. ISSO TUDO MUDOU QUANDO ELE SE TORNOU CADA VEZ MAIS PERTURBADO AO LONGO DE VÁRIOS MESES. SUA MÃE PENSOU QUE ELE ESTIVESSE APENAS “ESTRESSADO” DEVIDO A SEUS PROBLEMAS FINANCEIROS, MAS EDWARD NÃO PARECIA PREOCUPADO COM ESSAS QUESTÕES. ELE GRADUALMENTE DESENVOLVEU DELÍRIOS PARANOIDES E PASSOU A SE PREOCUPAR COM A LEITURA DA BÍBLIA. O QUE TROUXE SUA PERTURBAÇÃO À ATENÇÃO DE SEUS SUPERVISORES FOI O FATO DE ELE TER FEITO UM PEDIDO AO ESCRITÓRIO DISTRITAL DE 6 MIL PÃES. ELE TINHA RABISCADO EM CIMA DO FORMULÁRIO DO PEDIDO, “JESUS MULTIPLICARÁ OS PÃES”. QUANDO SUPERVISORES QUESTIONARAM ESSE PEDIDO INADEQUADO, EDWARD FICOU ENRAIVECIDO E INSISTIU EM QUE ELES ESTAVAM CONSPIRANDO PARA IMPEDI-LO DE COMBATER A FOME MUNDIAL. TEMAS PARANOIDES E COMPORTAMENTOS BIZARROS TAMBÉM APARECERAM NAS RELAÇÕES DE EDWARD COM SUA ESPOSA E SEUS FILHOS. APÓS DOIS MESES DE COMPORTAMENTO CADA VEZ MAIS PERTURBADO, O CHEFE DE EDWARD EXIGIU QUE ELE PROCURASSE UM PSIQUIATRA. COM REPOUSO E DOSES RELATIVAMENTE BAIXAS DE MEDICAMENTO ANTIPSICÓTICO, ELE RETORNOU AO FUNCIONAMENTO NORMAL APÓS ALGUMAS SEMANAS DE HOSPITALIZAÇÃO.” QUAL DIAGNÓSTICO ESTÁ ILUSTRADO POR ESSE FRAGMENTO CLÍNICO?
( )TRANSTORNO DELIRANTE.
( )TRANSTORNO ESQUIZOFRENIFORME.
( X) TRANSTORNO ESQUIZOAFETIVO.(O FRAGMENTO CLÍNICO ILUSTRA A OCORRÊNCIA DE UM TRANSTORNO ESQUIZOAFETIVO, TENDO EM VISTA A OCORRÊNCIA DE SINTOMAS PSICÓTICOS, SOBRETUDO A DO DELÍRIO E A DESORGANIZAÇÃO DO COMPORTAMENTO, ACRESCIDOS DE SINTOMAS DE ALTERAÇÕES DO HUMOR COM AS CARACTERÍSTICAS DA MANIA.)
( )ESQUIZOFRENIA.
( )TRANSTORNO BIPOLAR, FASE DE MANIA.
18-O SR. ARRONSON ERA UM EXECUTIVO MUITO BEM-SUCEDIDO EM UMA GRANDE EMPRESA. ERA INTELIGENTE, TRABALHADOR E UM POUCO COMPETITIVO. (...) ESTAVA FELIZ EM SEU CASAMENTO, TINHA DOIS FILHOS E ERA BEM APRECIADO POR SEUS AMIGOS E COLEGAS. (...) CERTO DIA, CHEGOU AO ESCRITÓRIO ANTES DA SUA SECRETÁRIA. APROXIMADAMENTE ÀS 9H, UM TÉCNICO DA EMPRESA TELEFÔNICA CHEGOU PARA INSTALAR UM TELEFONE NOVO NO SEU ESCRITÓRIO. A SECRETÁRIA NÃO SABIA QUE O SR. ARRONSON JÁ ESTAVA NO ESCRITÓRIO, ENTÃO MANDOU O TÉCNICO ENTRAR SEM ANUNCIÁ-LO. QUANDO A PORTA DO ESCRITÓRIO ABRIU E O SR. ARRONSON VIU UM HOMEM DESCONHECIDO CARREGANDO UMA PESADA CAIXA DE METAL E USANDO UMA JAQUETA COM O EMBLEMA DA COMPANHIA TELEFÔNICA, ELE ABRIU A GAVETA DE SUA MESA, TIROU UM REVÓLVER CALIBRE 38 E ATIROU CONTRA O TÉCNICO! (...) O SR. ARRONSON TRABALHAVA EM UM NEGÓCIO COMPETITIVO NO QUAL HAVIA ALGUMA “ESPIONAGEM EMPRESARIAL”. MAS SUAS CRENÇAS ERAM CLARAMENTE DELIRANTES. (...) QUANDO O TÉCNICO ENTROU NO ESCRITÓRIO SEM SER ANUNCIADO CARREGANDO UMA VALISE DE METAL PRETA, O SR. ARRONSON PENSOU QUE ELES ESTAVAM VINDO PEGÁ-LO E ATIROU EM AUTODEFESA.” TENDO EM VISTA O TRANSTORNO DELIRANTE, INDIQUE O SUBTIPO PARA O QUAL O CONTEÚDO DO DELÍRIO APONTA:
( ) GRANDIOSO ( X ) PERSECUTÓRIO ( ) SOMÁTICO ( ) CIUMENTO ( ) EROTOMANÍA
O CONTEÚDO DA NARRATIVA DO FRAGMENTO CLÍNICO APONTA PARA O SUBTIPO PERSECUTÓRIO. O TEXTO APRESENTA DE FORMA CLARA E DIRETA QUE O SR. ARRONSON, APESAR DE MANTER UM EXCELENTE FUNCIONAMENTO LABORAL E FAMILIAR, NUTRIA FORTES IDEIAS PERSECUTÓRIAS. ESTAVA TÃO CONVICTO DA PERSEGUIÇÃO QUE ESTRUTUROU UMA REDE DE RECURSOS, DESDE A ARMA ATÉ AS CAMINHONETES ESPALHADAS PELA CIDADE, PARA DEFENDER-SE E EFETUAR UMA FUGA FRENTE AO ESPERADO CONFRONTO.
19-OS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DA ESQUIZOFRENIA SÃO DEFINIDOS POR ANORMALIDADES QUE AFETAM UMA OU MAIS FUNÇÕES PSÍQUICAS, SENDO AS MAIS AFETADAS AS RELACIONADAS À SENSOPERCEPÇÃO (ALUCINAÇÕES), AO JUÍZO (DELÍRIOS), AO PENSAMENTO (DESORGANIZADO), À LINGUAGEM (DISCURSO DESORGANIZADO) E À PSICOMOTRICIDADE (COMPORTAMENTO MOTOR GROSSEIRAMENTE DESORGANIZADO OU ANORMAL, INCLUINDO A CATATONIA). MUITAS COMBINAÇÕES SINTOMÁTICAS PODEM ACONTECER, CONSEQUENTEMENTE, APRESENTAÇÕES VARIADAS DE DOENÇAS COM DINÂMICAS SEMELHANTES, QUE PARA SEREM DIFERENCIADAS, NECESSITAM EXPLICITAR CRITÉRIOS PARA A CLASSIFICAÇÃO DIAGNÓSTICA. SENDO ASSIM, QUAL DOS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS ABAIXO LISTADOS ESTÁ RELACIONADO AO TRANSTORNO DA PERSONALIDADE ESQUIZOTÍPICA?
R: UM PADRÃO DIFUSO DE DÉFCTIS PESSOAIS E INTERPESSOAIS, MARCADOS POR DESCONFORTO AGUDO DA CAPACIDADEREDUZIDA PARA RELACIONAMENTOS ÍNTIMOS ALÉM DE DISTORÇÕES COGNITIVAS OU PERCEPTIVAS E COMPORTAMENTO EXCÊNTRICO QUE SURGE NO INÍCIO DA FASE ADULTA, ESTANDO PRESENTE EM VÁRIOS CONTEXTOS.
20-SOBRE A EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DO INDIVÍDUO COM TRANSTORNO DA PERSONALIDADE PARANOIDE, É CORRETO AFIRMAR QUE:
( ) APRESENTA SUSPEITAS EMBASADAS SOBRE ESTAR SENDO ENGANADO OU MALTRATADO POR OUTROS.
( ) PERCEBE ATAQUES QUE TAMBÉM SÃO PERCEBIDOS PELOS OUTROS E AGE DE FORMA REATIVA.
( ) RELUTA EM CONFIAR NOS OUTROS POR TEMER PARECER RIDÍCULO.
(X ) ENXERGA SENTIDO OCULTO EM COMENTÁRIOS E EVENTOS COM FREQUÊNCIA.
O PADRÃO DE DESCONFIANÇA E DE SUSPEITA EM RELAÇÃO AO OUTRO É A CARACTERÍSTICA ESSENCIAL DO TRANSTORNO DA PERSONALIDADE PARANOIDE. AS SUSPEITAS NÃO COSTUMAM SER EMBASADAS, OS ATAQUES PERCEBIDOS NÃO SÃO VISTOS PELOS OUTROS, NÃO CONFIA POR SUPOR INTENÇÃO MALÉVOLA NOS DEMAIS (E NÃO POR TEMER ALGO SOBRE SI) E GUARDA RANCOR DE MODO RECORRENTE.
( ) GUARDA RANCOR POR VEZES.
21- “PACIENTE CHEGA PARA O ATENDIMENTO COM VESTES CLARAMENTE DESCOMBINADAS, TRAZENDO CONSIGO UM REGADOR QUE PARECE CUMPRIR FUNÇÃO DE BOLSA, VISTO QUE CARREGA NELE SUA CARTEIRA E CELULAR. COMENTA TER PERCEBIDO QUE AS RECEPCIONISTAS FALAVAM SOBRE A SUA MÃE, MAS NÃO CONSEGUE EXPLICAR O PORQUÊ. PARECE TER FICADO ANSIOSO COM ISSO, POIS VOLTA A TOCAR NO ASSUNTO EM OUTROS MOMENTOS DA CONSULTA, PISCANDO OS OLHOS MAIS RAPIDAMENTE E COM FORÇA QUANDO O FAZ”. O PRESENTE TRECHO PODERIA SER ENCONTRADO NO PRONTUÁRIO DE UM PACIENTE COM QUAL DOS TRANSTORNOS A SEGUIR:
( ) TRANSTORNO DA PERSONALIDADE PARANOIDE
( )TRANSTORNO DA PERSONALIDADE ESQUIZOIDE
( X )TRANSTORNO DA PERSONALIDADE ESQUIZOTÍPICA
A APARÊNCIA EXCÊNTRICA, A SUSPEITA QUE CRIOU EM CIMA DE ALGO QUE VIU (DE QUE SUA MÃE ERA O ASSUNTO DA CONVERSA ENTRE AS DUAS RECEPCIONISTAS) E A ANSIEDADE VISIVELMENTE CRESCENTE RELACIONADA A ESSE EVENTO, BEM COMO A ESTEREOTIPIA COM OS OLHOS – TODOS ESSES ELEMENTOS RATIFICAM O DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNO DA PERSONALIDADE ESQUIZOTÍPICA.
( ) ESQUIZOFRENIA
( ) TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA.
22-A QUAL TRANSTORNO DA PERSONALIDADE CORRESPONDE A SEGUINTE DESCRIÇÃO: INSTABILIDADE EMOCIONAL INTENSA; SENTIMENTOS CRÔNICOS DE VAZIO; RELACIONAMENTOS PESSOAIS INTENSOS E MUITO INSTÁVEIS, OSCILANDO EM CURTOS PERÍODOS DE UMA GRANDE "PAIXÃO" OU "AMIZADE" PARA "ÓDIO" E "RANCOR" PROFUNDOS; ATOS REPETITIVOS DE AUTOLESÃO, ENVOLVENDO-SE EM ATUAÇÕES PERIGOSAS (USO DE MUITAS DROGAS, DIRIGIR EMBRIAGADO EM ALTA VELOCIDADE ETC.)?
( ) ANTISSOCIAL
(X) BORDERLINE (O CRITÉRIO DE INSTABILIDADE É MUITO CARACTERÍSTICO DO TRANSTORNO DA PERSONALIDADE BORDERLINE. AQUI FALAMOS DE INSTABILIDADE TANTO NA EXPRESSÃO E VIVÊNCIA DAS EMOÇÕES, COMO NO COMPORTAMENTO E NOS RELACIONAMENTOS. EM GERAL, PODEMOS CONSIDERAR TAMBÉM COMO MUITO CARACTERÍSTICO DESSE TRANSTORNO A SENSAÇÃO E QUEIXA DE UM VAZIO EXISTENCIAL SOMADO À MANIFESTAÇÃO DE IMPULSIVIDADE.)
( )HISTRIÔNICA
( )NARCISISTA
( )PSICOPATA
23-UMA PACIENTE ATENDIDA PELO SERVIÇO DE PSICOLOGIA APLICADA DE UMA UNIVERSIDADE DEMONSTRA EXCESSIVA EMOTIVIDADE, QUE SE MANIFESTOU NO INÍCIO DA IDADE ADULTA. É VISÍVEL O DESCONFORTO QUE SENTE EM SITUAÇÕES NAS QUAIS NÃO É O CENTRO DAS ATENÇÕES, QUANDO AS PESSOAS DE SEU INTERESSE OU AMIGOS NÃO RESPONDEM ÀS SUAS ATITUDES DE SEDUÇÃO. EXIBE AINDA A TENDÊNCIA DE CONSIDERAR SEUS RELACIONAMENTOS MAIS ÍNTIMOS DO QUE REALMENTE SÃO COM AS PESSOAS AO REDOR. FICA INCOMODADA COM A INADEQUAÇÃO, GERANDO UMA EXAGERADA DRAMATIZAÇÃO DAS EMOÇÕES E DOS SENTIMENTOS E UMA COMUNICAÇÃO MUITO ALTERADA E AGRESSIVA. NA DESCRIÇÃO APRESENTADA, IDENTIFICAM-SE CRITÉRIOS PARA CARACTERIZAÇÃO DO TRANSTORNO DA PERSONALIDADE:
( ) NARCISISTA ( ) ANTISSOCIAL ( ) BORDERLINE ( ) ESQUIZOTÍPICA
(x) HISTRIÔNICA (EXCESSIVA EMOTIVIDADE, ALMEJAR SER O FOCO DE ATENÇÃO, FORÇAR UMA INTIMIDADE QUE NÃO EXISTE E APRESENTAR DISCURSOS INFLADOS SÃO CARACTERÍSTICAS TÍPICAS DO TRANSTORNO DA PERSONALIDADE HISTRIÔNICA.)
24-UM HOMEM DE APROXIMADAMENTE 30 ANOS RELATA, EM SUA PRIMEIRA ENTREVISTA COM UMA PSICÓLOGA, O SEGUINTE: "BUSQUEI AJUDA, POIS MINHA VIDA ESTÁ MUITO CONFUSA. PERCO MUITO TEMPO ME PREOCUPANDO COM ORDEM, COISAS PERFEITAMENTE ARRUMADAS, FAÇO LISTAS DAS COISAS PARA NÃO ME ATRAPALHAR E ACABO PERDENDO TANTO TEMPO QUE NÃO CONSIGO TERMINAR O QUE COMECEI. SEMPRE FUI UMA PESSOA PARA QUEM, ANTES DO LAZER, VEM O TRABALHO E TUDO O QUE FOR DE RESPONSABILIDADE. CONSEGUI MINHAS COISAS COM MUITO ESFORÇO E POR ISSO NÃO AS JOGO FORA FACILMENTE. MINHA MULHER RECLAMA QUE GUARDO O QUE NÃO PRECISO". A PARTIR DA QUEIXA APRESENTADA, QUAL HIPÓTESE DIAGNÓSTICA DEVE ESTAR SENDO CONSIDERADA PELA PSICÓLOGA?
( )TRANSTORNO DE ACUMULAÇÃO
( ) TRANSTORNO DA PERSONALIDADE PARANOIDE
( ) TRANSTORNO DA PERSONALIDADE DEPENDENTE
( X)TRANSTORNO DA PERSONALIDADE OBSESSIVO- COMPULSIVA
A PARTIR DO RELATO, PODEMOS OBSERVAR A PRESENÇA DE TRÊS COMPORTAMENTOS TÍPICOS DE INDIVÍDUOS COM TRANSTORNO DA PERSONALIDADE OBSESSIVO-COMPULSIVA: O EXCESSO DE PREOCUPAÇÃO COM ORDEM, ORGANIZAÇÃO E LISTAS ("ACABO PERDENDO TANTO TEMPO, QUE NÃO CONSIGO TERMINAR O QUE COMECEI"; A CONTÍNUA PRIORIZAÇÃO DO TRABALHO ("SEMPRE FUI UMA PESSOA PARA QUEM, ANTES DO LAZER, VEM O TRABALHO E TUDO O QUE FOR DE RESPONSABILIDADE") E O APEGO APARENTEMENTE NÃO JUSTIFICÁVEL POR COISAS ("MINHA MULHER RECLAMA QUE GUARDO O QUE NÃO PRECISO"). POR ISSO, A PSICÓLOGA DEVE ESTAR CONSIDERANDO ESSE TIPO DE TRANSTORNO COMO PROVÁVEL DIAGNÓSTICO.
( ) TRANSTORNO DA PERSONALIDADE ANTISSOCIAL
25- O TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA É CARACTERIZADO POR PREOCUPAÇÕES EXCESSIVAS E PERSISTENTES ASSOCIADOS A SINTOMAS FÍSICOS, ACOMETE CERCA DE 0,4 A 3,6 % DA POPULAÇÃO MUNDIAL. SOBRE OS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO REFERIDO TRANSTORNO, ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:
(X) A ANSIEDADE E A PREOCUPAÇÃO ESTÃO ASSOCIADAS COM 3 OU MAIS DOS SEGUINTES SINTOMAS: INQUIETAÇÃO, TENSÃO MUSCULAR, PERTURBAÇÃO DO SONO, IRRITABILIDADE, FATIGATIBILIDADE E DIFICULDADES EM CONCENTRAR-SE, COM PELO MENOS ALGUNS DELES PRESENTES NA MAIORIA DOS DIAS NOS ÚLRIMOS DOIS MESES
( ) A ANSIEDADE, A PREOCUPAÇÃO OU MAIS SINTOMAS FÍSICOS CAUSAM SOFRIMENTO CLINICAMENTE SIGNIFICATIVO OU PREJUÍZO NO FUNCIONAMENTO SOCIAL E PROFISSIONAL
( ) A PERTURBAÇÃO NÃO É MELHOR EXPLICADA EM OUTRO TRANSTORNO MENTAL
( ) A PERTURBAÇÃO NÃO SE DEVE AOS EFEITOS FISIOLÓGICOS DE UMA SUSTÂNCIA OU CONDIÇÃO MÉDICA
( ) O INDIVÍDUO CONSIDERA DIFÍCIL CONTROLAR A PREOCUPAÇÃO
26- O TRANSTORNO DE ACUMULAÇÃO É CARACTERIZADO PELA DIFICULDADE PERSISTENTE DE DESCARTAR OU SE DESFAZER DE PERTENCES INDEPENDENTE DE SEU VALOR REAL, EM CONSEQUÊNCIA DE UMA FORTE PERCEPÇÃO DE NECESSIDADE DE CONSERVAR E DO SOFRIMENTO ASSOCIADO AO SEU DESCARTE. SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DO TRANSTORNO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
(X) O TRANSTORNO DE ACUMULAÇÃO CONTRASTA COM O COMPORTAMENTO NORMAL DE UM COLECIONADOR, QUE É ORGANIZADO E SISTEMÁTICO, MESMO QUE EM ALGUNS CASOS A QUANTIDADE REAL DE PERTENCES POSSA SER SIMILAR À QUANTIDADE ACUMULADA POR UMA PESSOA COM TRANSTORNO DE ACUMULAÇÃO.
( ) OS INDIVÍDUOS COM T.A DIFICILMENTE RELATAM EVENTOS VITAIS ESTRESSANTES E TRAUMÁTICOS PRECEDENDO O INÍCIO DO TRANSTORNO.
( ) OS SUJEITOS GUARDAM OS PERTENCES DE FORMA NÃO INTENCIONAL, O QUE DISCRIMINA O T.A DE OUTRAS PSICOPATOLOGIAS.
( ) OS SINTOMAS GERALMENTE SURGEM NA PRIMEIRA INFÂNCIA, CAUSANDO PREJUÍZOS SIGNIFICATIVOS POR VOLTA DA METADE DA DÉCADA DE 30 ANOS.
( ) INDIVÍDUOS COM CRENÇAS DELIRANTES RECONHECEM QUE AS CRENÇAS E OS COMPORTAMENTOS RELACIONADOS A ACUMULAÇÃO SÃO PROBLEMÁTICOS
27- A ANSIEDADE EM LOCAIS DOS QUAIS ESCAPAR PODE SER DIFÍCIL ( OU EMBARAÇANTE) OU NOS QUAIS O SOCORRO PODE NÃO ESTAR DISPONÍVEL. SOBRE O QUE ESTAMOS FALANDO?
( X ) AGORAFOBIA
( ) FOBIA SOCIAL
( ) COMPULSÃO
( ) TRANSTORNO DO PÂNICO
( ) OBSESSÃO
28-KOOTHRAPPALI (NOME FICTÍCIO DO PERSONAGEM DE THE BIG BANG THEORY) É UM ASTROFÍSICO INDIANO. COM UM SOTAQUE INDIANO INGLÊS E IRONICAMENTE, ODEIA COMIDA INDIANA E A SUA CULTURA. ELE FREQUENTEMENTE SE MOSTRA COMO ALGUEM QUE VEIODE ORIGENS HUMILDES E CRESCEU NA POBREZA NA ÍNDIA, MAS OS SEUS AMIGOS GOSTAM DE LEMBRÁ-LO QUE SEU PAI É UM GINECOLOGISTA QUE DIRIGE UM BENTLEY E TEM UMA CASA CHEIA DE EMPREGADOS. NAS PRIMEIRAS TEMPORADAS SUA PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É UM FRACASSO PERSISTENTE PARA FALAR EM SITUAÇÕES SOCIAIS QUE ENVOLVAM MULHERES E ISSO INTEREFERE FORTEMENTE EM SUAS RELAÇÕES SOCIAIS. NA SÉRIE ESSA CONDIÇÃO DESAPARECIA COM O USO DE ÁLCOOL OU MEDICAÇÕES EXPERIMENTAIS PARA A ANSIEDADE SOCIAL, ENTRETANTO O ÁLCOOL FAZIA COM QUE SUA PERSONALIDADE MUDASSE PARA DETESTÁVEL E PREPOTENTE, E OS REMÉDIOS TINHAM EFEITOS IMPREVISÍVEIS. NESTE CASO TEMOS UM PACIENTE COM O QUADRO DE:
( ) FOBIA SOCIAL
( X) MUTISMO SELETIVO
( ) FOBIA ESPECÍFICA
( ) TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA
( )TRANSTORNO DE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO
29- ANALISE O SEGUINTE CASO CLÍNICO: J.A.M CHEGA À EMERGÊNCIA DE UM GRANDE HOSPITAL GERAL E SE QUEIXA DE: SUDORESE, TREMORES, TONTURA, TAQUICARDIA E FALTA DE AR QUE DEIXA A SENSAÇÃO DE QUE VAI MORRER. O EXAME DETALHADO NÃO ESPECIFICOU NENHUMA ALTERAÇÃO CARDÍACA OU NEUROLÓGICA. RELATOU QUE ESSES SINTOMAS ESTÃO CADA VEZ MAIS FREQUENTES E QUE JÁ OS SENTIU ATÉ MESMO EM CASA, FAZENDO ATIVIDADES ROTINEIRAS. A PARTIR DO RELATO APRESENTADO, PODE-SE AFIRMAR QUE SE TRATA DE SINTOMAS RELACIONADOS A:
( ) TRANSTORNO DA ANSIEDADE GENERALIZADA
( ) TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO
( ) ESQUIZOFRENIA
( ) TRANSTORNO CICLOTÍMICO
(X ) TRANSTORNO DO PÂNICO ( O TRANSTORNO DE PÂNICO É CARACTERIZADO POR ATAQUES DE PÂNICO QUE OCORREM REPETIDAMENTE, CAUSANDO UM MEDO INTENSO E SINTOMAS FÍSICOS, COMO PALPITAÇÕES, SUDORESE E FALTA DE AR. ESSES ATAQUES PODEM SER INESPERADOS OU DESENCADEADOS POR SITUAÇÕES ESPECÍFICAS E DURAM CERCA DE 10 A 20 MINUTOS)
30-BATMAN É UM PERSONAGEM FASCINANTE, POIS É UM SUPER-HERÓI SEM SUPERPODERES, O QUE SE TORNA MAIS FÁCIL IDENTIFICAR COM ELE, JÁ QUE QUALQUER UM PODERIA SER O BATMAN. ENTRE SEUS COMPORTAMENTOS DESTACAM-SE ATOS MENTAIS EXAGERADOS, INTRUSIVOS E PERSISTENTES, QUE VISAVAM PREVINIR OU REDUZIR A ANSIEDADE, O SOFRIMENTO OU EVITAR ALGUM EVENTO/ SITUAÇÃO TEMIDA POR ELE ( A MORTE DE INOCENTES). ALÉM DISSO, SEUS COMPORTAMENTOS E ATOS POSSUEM UMA CONEXÃO REALISTA COM O QUE VISAM NEUTRALIZAR OU EVITAR QUE O LEVEM AO ISOLAMENTO SOCIAL E A PERDA DE CONTATO. DESCRIÇÃO DE UM PACIENTE COM O QUADRO DE:
( ) TRANSTORNO DE ANSIEDADE DE DOENÇA
( ) FOBIA SOCIAL
( ) TRANSTORNO DISMÓRFICO CORPORAL
( ) TRANSTORNO DA ANSIEDADE GENERALIZADA
(X ) TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO
31- OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE FIGURAM, ATUALMENTE, ENTRE OS DE MAIOR PREVALÊNCIA ENTRE OS BRASILEIROS CONFORME O DSM-5, OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE DIFERENCIAM-SE DO MEDO OU DA ANSIEDADE ADAPTATIVA POR SEREM EXCESSIVOS OU POR PERSISTIREM ALÉM DOS PERÍODOS APROPRIADOS AO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO. A ESSE RESPEITO, SEGUNDO O DSM-5 ASSINALE A OPÇÃO QUE CONTENHA APENAS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE:
( ) TRANSTORNO DE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO, ESTRESSE AGUDO, ESTRESS PÓS-TRAUMÁTICO
( X ) AGORAFOBIA, TRANSTORNO DO PÂNICO E MUTISMO SELETIVO
( ) TRANSTORNO CONVERSIVO, FOBIA ESPECÍFICA, TRANSTORNO DISMÓRFICO CORPORAL
( )TRANSTORNO DE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO, MUTISMO SELETIVO E TRANSTORNO DE ACUMULAÇÃO
( ) TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA, TRANSTORNO DE APEGO REATIVO E TRANSTORNO DE ESCORIAÇÃO
32-OS INDIVÍDUOS SÃO PREOCUPADOS COM UM OU MAIS DEFEITOS OU FALHAS PERCEBIDAS EM SUA APARÊNCIA FÍSICA, QUE ACREDITAM PARECER FEIA, SEM ATRATIVOS, ANORMAL OU DEFORMADA.. ESSE É UM DOS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO SEGUINTE TRANSTORNO.(X) TRANSTORNO DISMÓRFICO CORPORAL (O TRANSTORNO DISMÓRFICO CORPORAL, PODEMOS DIAGNOSTICAR ATRAVÉS DE QUAIS COMPORTAMENTOS: É UM TRANSTORNO MENTAL CARACTERIZADO PELA PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA E PERSISTENTE COM DEFEITOS NA APARÊNCIA, QUE GERALMENTE SÃO MÍNIMOS OU INEXISTENTES PARA OS OUTROS. ESSA PREOCUPAÇÃO CAUSA SOFRIMENTO E PODE INTERFERIR NA VIDA DIÁRIA DA PESSOA. AS PESSOAS NORMALMENTE PASSAM MUITAS HORAS POR DIA SE PREOCUPANDO COM UM SUPOSTO DEFEITO, QUE PODE ESTAR EM QUALQUER PARTE DO CORPO. OLHAR-SE EXCESSIVAMENTE NO ESPELHO OU EVITÁ-LO TOTALMENTE)
( ) TRICOTILOMANIA
( ) TRANSTORNO DE ESCORIAÇÃO
( ) TRANSTORNO ALIMENTAR
( ) TRANSTORNO DE ACUMULAÇÃO
33- É CONSIDERADO UM TRANSTORNO DE ANSIEDADE, SEGUNDO OS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DSM-5.
( ) TRANSTORNO DEPRESSIVO LEVE (HUMOR)
( ) TRANSTORNO BIPOLAR (HUMOR)
( ) TRANSTORNO DELIRANTE (QUADRO PSICÓTICO)
( X ) MUTISMO SELETIVO ( ANSIEDADE) MUTISMO SELETIVO É UM TRANSTORNO DE ANSIEDADE CARACTERIZADO PELA INCAPACIDADE DE FALAR EM DETERMINADAS SITUAÇÕES SOCIAIS, MESMO QUE A PESSOA CONSIGA FALAR NORMALMENTE EM OUTROS CONTEXTOS. É COMO UM "MUTISMO SELETIVO", POIS A PESSOA ESCOLHE O LUGAR OU A PESSOA COM QUEM SE COMUNICA, GERALMENTE PREFERINDO A SEGURANÇA DO AMBIENTE FAMILIAR. É CONSIDERADO UM TRANSTORNO DE ANSIEDADE, SEGUNDO OS CRITÉRIOS DIAGNÓSTICOS DO DSM-5.
( ) DEFICIÊNCIA INTELECTUAL ( MENTAL)
34- MATHEUS É UM GAROTO DE 9 ANOS. APÓS A MORTE DO PAI, ASSASSINADO, A MÃE DIZ QUE ELE COMEÇOU A FAZER TUDO TRÊS VEZES: LAVA AS MÃOS TRÊS VEZES, BATE A PORTA TRÊS VEZES. SE ALGUÉM ENCOSTAR EM SEU PRATO OU COPO, ELE NÃO COME MAIS. SE O IRMÃO ENCOSTAR EM MATHEUS OU EM SUAS COISAS, FICA SE LIMPANDO. OS SINAIS APRESENTADOS POR ELE INDICAM A PRESENÇA DE UM(A):
(X) TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC) SOBRE O TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC), SEGUNDO O DSM-5, É INCORRETO DIZER QUE O SEXO FEMININO TEM MAIOR PROBABILIDADE DE TER TRANSTORNOS DE TIQUE COMÓRBIDOS DO QUE O MASCULINO. NA VERDADE, O SEXO MASCULINO TEM MAIOR PROBABILIDADE DE TER TRANSTORNOS DE TIQUE COMO COMORBIDADE NO TOC E TAMBÉM TEM UMA IDADE DE INÍCIO MAIS PRECOCE DO TOC.
35- ABEL (PERSONAGEM DO URSINHO POOH) É UM COELHO QUE PRECISA MANTER AS COISAS ORGANIZADAS O TEMPO TODO. UMA DAS CARACTERÍSTICAS MAIS MARCANTES DO PERSONAGEM É SUA IRRITABILIDADE CONSTANTE. NA SERIE PODEMOS OBSERVAR QUE ELE APRESENTA UM PADRÃO DE EXPLOSÕES DE RAIVA RECORRENTES E GRAVES MANIFESTADAS, QUE SÃO CONSIDERAVELMENTE DESPROPORCIONAIS EM INTENSIDADE PELOS SEUS AMIGOS. O QUE MAIS CHAMA A ATENÇÃO NO PERSONAGEM É O SEU HUMOR PERSISTENTEMENTE IRRITÁVEL OU ZANGADO NA MAIOR PARTE DO DIA. SUA ENERGIA RAIVOSA É GASTA CONTANDO, RECONTANDO, ARRANJANDO E REARRANJANDO TUDO E TODOS DE SUA VIDA. CHEGA AO PONTO DE INCOMODAR SEUS AMIGOS. ONDE QUER QUE AS COISAS ESTEJAM FORA DE ORDEM, LÁ ESTÁ ABEL PARA ORGANIZÁ-LAS. NESTE CASO, TEMOS A DESCRIÇÃO DE UM PACIENTE COM QUADRO DE:
( X ) TRANSTORNO DISRUPTIVO DA DESREGULAÇÃO DO HUMOR
36-A TRICOTILOMANIA, TAMBÉM CONHECIDA COMO O TRANSTORNO DE ARRANCAR O CABELO, É CARACTERIZADA PELO COMPORTAMENTO RECORRENTE DE ARRANCAR OS CABELOS RESULTANDO EM PERDA DE CABELO. OS LOCAIS ONDE O CABELO - OU PELOS - É ARRANCADO PODEM VARIAR COM O TEMPO. O ATO DE ARRANCAR O CABELO PODE OCORRER EM BREVES EPISÓDIOS DISTRIBUÍDOS DURANTE O DIA OU DURANTE PERÍODOS MENOS FREQUENTES. O ATO DE ARRANCAR O CABELO PODE VIR ACOMPANHADO DE UMA GAMA DE COMPORTAMENTOS OU RITUAIS QUE ENVOLVEM OS FIOS. ELA PODE SER DESENCADEADA POR SENTIMENTOS DE ANSIEDADE OU TÉDIO; PODE SER PRECEDIDO DE UM CRESCENTE SENTIMENTO DE TENSÃO (SEJA IMEDIATAMENTE ANTES DE ARRANCAR O CABELO, SEJA QUANDO TENTA RESISTIR AO IMPULSO DE ARRANCÁ-LO) OU PODE LEVAR A GRATIFICAÇÃO, PRAZER OU UM SENTIMENTO DE ALÍVIO QUANDO É ARRANCADO. É INCORRETO DIZER QUE:
( X ) A TRICOTILOMANIA PODE DURAR ATÉ 3 MESES (NO DSM-5, A TRICOTILOMANIA É CLASSIFICADA COMO UM TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO E TRANSTORNOS RELACIONADOS. PODEMOS ENQUADRAR NO CID 10, F633)
37-O TRANSTORNO DE ACUMULAÇÃO, TAMBÉM CONHECIDO COMO TRANSTORNO DA ACUMULAÇÃO COMPULSIVA OU SÍNDROME DE DIÓGENES, É UMA CONDIÇÃO EM QUE O INDIVÍDUO TEM GRANDE DIFICULDADE EM SE DESFAZER DE OBJETOS, MESMO QUE SEJAM CONSIDERADOS INÚTEIS OU SEM VALOR, O QUE LEVA À ACUMULAÇÃO EXCESSIVA EM AMBIENTES. O TRANSTORNO DE ACUMULAÇÃO PODE ESTAR ASSOCIADO A DIFICULDADES EMOCIONAIS SUBJACENTES, COMO ANSIEDADE, DEPRESSÃO, TRANSTORNO OBSESSIVO-COMPULSIVO (TOC) OU TRANSTORNOS DE ANSIEDADE. ENTÃO, A ACUMULAÇÃO EXCESSIVA PODE SER UMA FORMA DE LIDAR COM ESSAS EMOÇÕES OU CRIAR UMASENSAÇÃO DE SEGURANÇA. A PARTIR DA ANÁLISE A RESPEITO DESSE TRANSTORNO, QUAL É A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA:
( X ) A INCAPACIDADE DE SE DESFAZER DAS COISAS
38-PODEMOS DIZER QUE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE SÃO:
( X) OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE DIFEREM ENTRE SI NOS TIPOS DE OBJETOS E SITUAÇÕES QUE INDUZEM AO MEDO E ANSIEDADE.
( X ) EMBORA OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE TENDEM A SER ALTAMENTE COMÓRBIDOS ENTRE SI, PODEM SER DIFERENCIADOS PELO EXAME DETALHADO DOS TIPOS DE SITUAÇÕES QUE SÃO TEMIDOS OU EVITADOS E PELO CONTEÚDO DOS PENSAMENTOS OU CRENÇAS ASSOCIADAS.
( X) CADA TRANSTORNO DE ANSIEDADE É DIAGNOSTICADO SOMENTE QUANDO OS SINTOMAS NÃO SÃO CONSEQUÊNCIA DOS EFEITOS FISIOLÓGICOS DO USO DE UMA SUBSTÂNCIA/MEDICAMENTO OU DE OUTRA CONDIÇÃO MÉDICA, OU QUANDO NÃO SÃO MAIS BEM EXPLICADOS POR OUTRO TRANSTORNO MENTAL
39-A DIFERENÇA ENTRE ANSIEDADE E TRANSTORNO DE ANSIEDADE:
( X ) RESIDE NA INTENSIDADE, DURAÇÃO E IMPACTO NA VIDA DIÁRIA. A ANSIEDADE É UMA REAÇÃO NATURAL A SITUAÇÕES DE ESTRESSE OU AMEAÇA, ENQUANTO O TRANSTORNO DE ANSIEDADE É UMA CONDIÇÃO PATOLÓGICA COM ANSIEDADE EXCESSIVA E PERSISTENTE, QUE CAUSA SOFRIMENTO E PREJUÍZOS SIGNIFICATIVOS.
40-OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE FIGURAM, ATUALMENTE, ENTRE OS DE MAIOR PREVALÊNCIA ENTRE OS BRASILEIROS. CONFORME O DSM-5, OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE DIFERENCIAM-SE DO MEDO OU DA ANSIEDADE ADAPTATIVA POR SEREM EXCESSIVOS OU POR PERSISTIREM ALÉM DOS PERÍODOS APROPRIADOS AO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO. A ESSE RESPEITO, SEGUNDO O DSM-5, PODEMOS DIZER QUE O TRANSTORNO DE ANSIEDADE, PODE SER:
( X ) A AGORAFOBIA, TRANSTORNO DE PÂNICO, MUTISMO SELETIVO.
41-O TRANSTORNO DE ESCORIAÇÃO, TAMBÉM CONHECIDO COMO DERMATILOMANIA OU SKINPICKING, É UM DISTÚRBIO MENTAL CARACTERIZADO PELA COMPULSÃO DE: CUTUCAR, ARRANCAR OU ESPREMER A PELE, CAUSANDO LESÕES. ESTE COMPORTAMENTO PODE SER MOTIVADO POR:
( X ) ANSIEDADE, TÉDIO, ESTRESSE OU OUTROS FATORES EMOCIONAIS, E PODE SER ACOMPANHADO DE RITUAIS ESPECÍFICOS.
42- UM PACIENTE, QUE NÃO FORA ANALISADO, RECLAMOU, NA PRIMEIRA ENTREVISTA, QUE SOFRIA DA COMPULSÃO DE OLHAR PARA TRÁS CONSTANTEMENTE, POR MEDO DE QUE PUDESSE TER DEIXADO ALGO IMPORTANTE ATRÁS DELE. ESSAS IDEIAS ERAM PREDOMINANTES. ELE PODIA TER DEIXADO UMA MOEDA NO CHÃO; PODIA TER PISADO EM UM INSETO; OU UM INSETO PODIA TER CAÍDO DE COSTAS E PRECISADO DE AJUDA. TAMBÉM TINHA MEDO DE TOCAR EM TUDO E, SEMPRE QUE TOCAVA EM UM OBJETO, PRECISAVA SE CONVENCER DE QUE NÃO O HAVIA DESTRUÍDO. ELE NÃO TINHA OCUPAÇÃO, POIS ESSAS GRAVES ATITUDES PERTURBAVAM TODAS AS SUAS ATIVIDADES DE TRABALHO; NO ENTANTO, TINHA UMA PAIXÃO: LIMPAR CASAS. ELE GOSTAVA DE VISITAR OS VIZINHOS E LIMPAR SUAS CASAS, SÓ POR DIVERSÃO. O DIAGNÓSTICO PSIQUIÁTRICO PARA O QUADRO SERIA:
A TRANSTORNO FACTÍCIO
B TRICOTILOMANIA
C TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC)
D TRANSTORNO DISFÓRICO CORPORAL
43- ANALISE O CASO CLÍNICO: TRÊS SEMANAS DEPOIS DE UM DESCARRILAMENTO DE TREM, UM ANALISTA DE ORÇAMENTOS DE 42 ANOS SE APRESENTOU NA CLÍNICA DE SAÚDE MENTAL. MENCIONOU QUE ESTAVA ENVERGONHADO EM PROCURAR ATENDIMENTO, JÁ QUE ANTERIORMENTE TINHA SIDO BOMBEIRO, MAS ACHAVA QUE PRECISAVA DE “UMA CONFIRMAÇÃO DE QUE O QUE EU ESTOU VIVENCIANDO É NORMAL”. ELE RELATOU QUE, DESDE O ACIDENTE, VINHA SE SENTINDO NERVOSO E MUITO ANSIOSO. TINHA ALGUMA DIFICULDADE EM FOCAR SUA ATENÇÃO NO TRABALHO E LEMBRANÇAS INTRUSIVAS OCASIONAIS DE “COMO O CHÃO TREMEU; O ‘ESTOURO’ TREMENDO E DEPOIS OS GRITOS QUANDO O TREM TOMBOU”. REVELOU QUE HAVIA FALADO COM CINCO COLEGAS DE TRABALHO QUE TAMBÉM ESTAVAM NO TREM, E TRÊS ADMITIRAM SINTOMAS SEMELHANTES. ENTRETANTO, ELES DISSERAM QUE ESTAVAM MELHORANDO. ELE ESTAVA MAIS PREOCUPADO COM A FREQUÊNCIA DOS EPISÓDIOS EMOTIVOS, POR VEZES DESENCADEADOS AO OUVIR O NOME DE UM AMIGO MACHUCADO COM GRAVIDADE, MAS QUE, OUTRAS VEZES, OCORRIAM “SEM RAZÃO PARTICULAR”. ALÉM DISSO, OBSERVOU QUE, QUANDO EVACUOU O TREM, A EQUIPE DE RESGATE LHE DEU ORIENTAÇÕES EXPLÍCITAS SOBRE PARA ONDE DEVERIA SE DIRIGIR, E, EMBORA TIVESSE OBEDECIDO, AGORA SE SENTIA EXTREMAMENTE CULPADO POR NÃO TER VOLTADO PARA AUXILIAR NO RESGATE DOS OUTROS. RELATOU UMA MODESTA REDUÇÃO NO APETITE E NEGOU PERDA DE PESO, MAS INFORMOU QUE HAVIA PARADO COM A CORRIDA DURANTE SEU INTERVALO DE ALMOÇO. ELE TEVE DIFICULDADE EM CONCILIAR O SONO. NÃO SE SENTIA DESCANSADO AO ACORDAR. NEGOU IDEAÇÃO SUICIDA OU QUALQUER SINTOMA PSICÓTICO. O CORRETO DIAGNÓSTICO PARA O QUADRO DESCRITO ANTERIORMENTE SERIA:
A TRANSTORNO DE STRESS PÓS-TRAUMÁTICO (TEPT).
B CICLOTIMIA
C TRANSTORNO DEPRESSIVO UNIPOLAR
D DOENÇA DE ALZHEIMER
44- A CLASSIFICAÇÃO DAS DOENÇAS INCLUI OS TRANSTORNOS MENTAIS, QUE PODEM SER DIVIDIDOS EM QUATRO GRUPOS PRINCIPAIS. NOS DOIS PRIMEIROS GRUPOS, OS TRANSTORNOS SÃO ADQUIRIDOS AO LONGO DA VIDA, ENQUANTO NOS DOIS ÚLTIMOS, ELES JÁ FAZEM PARTE DA CONSTITUIÇÃO DO INDIVÍDUO DESDE A INFÂNCIA. CONSIDERANDO ESSA DIVISÃO, ANALISE A(S) AFIRMATIVA(S) ABAIXO E ASSINALE (V) OU (F):
(V) TRANSTORNOS COMO DEPRESSÃO E ANSIEDADE SÃO EXEMPLOS DE CONDIÇÕES ADQUIRIDAS AO LONGO DO TEMPO, PODENDO SE DESENVOLVER DEVIDO A FATORES AMBIENTAIS E BIOLÓGICOS.
(V) O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) E A ESQUIZOFRENIA SÃO EXEMPLOS DE TRANSTORNOS QUE JÁ FAZEM PARTE DA CONSTITUIÇÃO DO INDIVÍDUO DESDE A INFÂNCIA.
(F) TRANSTORNOS NEURODESENVOLVIMENTAIS, COMO O TDAH, PERTENCEM AO GRUPO DOS TRANSTORNOS ADQUIRIDOS, POIS SEUS SINTOMAS SURGEM SOMENTE NA ADOLESCÊNCIA OU VIDA ADULTA.
(F) A DIFERENÇA ENTRE OS GRUPOS ESTÁ NO FATO DE QUE OS TRANSTORNOS ADQUIRIDOS PODEM SER REVERTIDOS COMPLETAMENTE, ENQUANTO OS TRANSTORNOS INATOS SÃO PERMANENTES E IMUTÁVEIS.
45- REGINALDO TEM 35 ANOS E SEMPRE APRESENTOU COMPORTAMENTOS IMPULSIVOS, EXTREMA DIFICULDADE EM REGULAR SUAS EMOÇÕES, MOMENTOS EM QUE SE AUTOMUTILOU E EPISÓDIOS EM QUE DESENVOLVEU CRENÇAS DELIRANTES. SEGUNDO O DSM 5, OS COMPORTAMENTOS DE REGINALDO PODEM SER SUGESTIVOS DE ALTERNATIVAS:
A TRANSTORNO DE PERSONALIDADE ESQUIZOIDE
B DEPRESSÃO MAIOR
C PERTURBAÇÃO DE PERSONALIDADE EVITANTE
D TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE
E TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO
46-MARCELO É MÉDICO INTENSIVISTA EM UM GRANDE HOSPITAL PÚBLICO E TRABALHA SOB GRANDE PRESSÃO COM PACIENTES CRÍTICOS. EM UMA OCASIÃO, PADECENDO DE DORES DE CABEÇA E ESTRESSADO, COM UM LONGO PLANTÃO PELA FRENTE, MARCELO SE PRESCREVEU UM OPIOIDE QUE LHE TROUXE IMEDIATO ALÍVIO E SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR. MARCELO PASSOU A FAZER USO EVENTUAL, MAS FOI PAULATINAMENTE INTENSIFICANDO O USO, A PONTO DE FORJAR RECEITAS NA TENTATIVA DE DESPISTAR O CONTROLE DA FARMÁCIA DO HOSPITAL PARA OBTER MAIS COMPRIMIDOS DA SUBSTÂNCIA. SOBRE A SITUAÇÃO QUE MARCELO ATRAVESSA, É CORRETO APONTAR QUE:
A A TOLERÂNCIA À SUBSTÂNCIA PSICOATIVA SE MANIFESTA PELA NECESSIDADE DE AUMENTAR PROGRESSIVAMENTE A DOSAGEM USADA PARA ALCANÇAR O EFEITO ESPERADO.
B A ABSTINÊNCIA SE CARACTERIZA PELA SENSAÇÃO DE SUPERAÇÃO DO VÍCIO AO FINAL DO LONGO PROCESSO DE DESINTOXICAÇÃO QUÍMICA
C A INTOXICAÇÃO PELA SUBSTÂNCIA PSICOATIVA É UMA REAÇÃO CRÔNICA QUE ACONTECE PELO USO CUMULATIVO DA SUBSTÂNCIA ESTIMULANTE
D MARCELO PODE REDUZIR OS DANOS DA INGESTÃO DOS OPIOIDES COMBINANDO SEU USO COM O DE SUBSTÂNCIAS QUE AGEM COMO ANTÍDOTO
E AS CHANCES DE MARCELO DESENVOLVER UMA DEPENDÊNCIA QUÍMICA DE OPIOIDES SÃO MENORES PELO FATO DE ELE, COMO MÉDICO, DETER UM CONHECIMENTO TÉCNICO QUANTO AOS RISCOS DO USO E DO ABUSO.
47- DÉBORA DESENVOLVEU UM QUADRO DE FOBIA A ELEVADORES DESDE QUE FICOU PRESA EM UM ELEVADOR QUE SOFREU UMA PANE ELÉTRICA. ELA PASSOU A CONTORNAR ESSE PROBLEMA USANDO AS ESCADAS DOS PRÉDIOS, MAS ACABA DE SER TRANSFERIDA PARA UMA SEÇÃO QUE FUNCIONA NO 12º ANDAR. DÉBORA BUSCOU A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL PARA LIDAR COM ESSA LIMITAÇÃO E UMA DAS TÉCNICAS EMPREGADAS POR SEU TERAPEUTA FOI A DESSENSIBILIZAÇÃO SISTEMÁTICA QUE CONSISTE EM:
A NA IMERSÃO DA PACIENTE EM SITUAÇÕES QUE BUSCAM RECONSTITUIR A SITUAÇÃO ORIGINAL ANSIOGÊNICA
B NO QUESTIONAMENTO SOCRÁTICO DOS PENSAMENTOS DISFUNCIONAIS AUTOMÁTICOS QUE DESENCADEIAM A FOBIA
C NO TREINO MEDIADO PELO TERAPEUTA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES SOCIAIS E ASSERTIVIDADENA COMUNICAÇÃO
D NA EXPLICAÇÃO EM LINGUAGEM ACESSÍVEL À PACIENTE SOBRE O FUNCIONAMENTO DO PSIQUISMO APÓS A VIVÊNCIA DE SITUAÇÕES TRAUMÁTICAS
E NA EXPOSIÇÃO GRADUAL E CONTROLADA DA PACIENTE AOS ESTÍMULOS GERADORES DE ANSIEDADE E USO DE TÉCNICAS DE RELAXAMENTO
48- A TRAJETÓRIA DO JORNALISTA MAURÍCIO KUBRUSLY É O TEMA DE UM DOCUMENTÁRIO EM QUE SE RETRATA MOMENTOS DE SUA ROTINA A PARTIR DO DIAGNÓSTICO DA DOENÇA NEUROLÓGICA QUE O ACOMETEU. SOBRE ESSA CONDIÇÃO É POSSÍVEL APONTAR QUE ALTERNATIVAS
A A DEMÊNCIA FRONTOTEMPORAL TEM COMO CARACTERÍSTICA PRINCIPAL O SURGIMENTO DE SINTOMAS PSICÓTICOS E/OU DEPRESSIVOS EM PACIENTES QUE APRESENTAVAM UM FUNCIONAMENTO NORMAL.
B A DEMÊNCIA FRONTOTEMPORAL É UM TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO DEGENERATIVO E INCAPACITANTE QUE ACOMETE PREFERENCIALMENTE PESSOAS IDOSAS.
C TRANSTORNO COGNITIVO FRONTOTEMPORAL OU DEMÊNCIA SENIL É UMA DAS MANIFESTAÇÕES NEUROLÓGICAS E CLÍNICAS DA DOENÇA DE ALZHEIMER.
D MUDANÇAS DE COMPORTAMENTO E/OU DECLÍNIO DA CAPACIDADE LINGUÍSTICA SÃO CRITÉRIOS PARA O DIAGNÓSTICO DO TRANSTORNO NEUROCOGNITIVO FRONTOTEMPORAL.
E O TRANSTORNO NEUROCOGNITIVO FRONTOTEMPORAL É TRATÁVEL E PODE ATÉ REGREDIR COM TERAPÊUTICA ADEQUADA DESDE QUE DIAGNOSTICADO EM ESTÁGIOS PRECOCES.
49-A MÃE DE P., UM MENINO DE SETE ANOS, LEVOU-O A UMA CLÍNICA PARA AVALIAÇÃO E POSSÍVEL TRATAMENTO DEVIDO AO COMPORTAMENTO DISRUPTIVO NA ESCOLA. ELA É MÃE SOLTEIRA DE QUATRO FILHOS (2 A 15 ANOS) E TRABALHA EM TEMPO INTEGRAL. A MÃE BUSCA AJUDA PORQUE CONSIDERA O COMPORTAMENTO DE P. INCONTROLÁVEL, COM BRIGAS CONSTANTES ENTRE ELE E OS IRMÃOS, E DESOBEDIÊNCIA EM CASA E NA ESCOLA. P. FREQUENTEMENTE RETRUCA E DESRESPEITA AS REGRAS EM AMBOS OS AMBIENTES. SUA MÃE LEMBRA QUE, DESDE OS TRÊS OU QUATRO ANOS, ELE SEMPRE FOI O FILHO MAIS DIFÍCIL, MAS SINALIZA QUE SEMPRE FOI AFETUOSO COM OS ANIMAIS. A ESCOLA PRECISOU ACIONAR A SEGURANÇA DUAS VEZES, EM TRÊS SEMANAS, POR CAUSA DO SEU COMPORTAMENTO. NO ÚLTIMO INCIDENTE, P. SUBIU NO TELHADO E PROVOCOU OS PROFESSORES, DIZENDO QUE SE ESCONDEU POR DIVERSÃO E PORQUE A PROFESSORA "MERECIA" E NÃO SE IMPORTAVA EM TER SE METIDO EM CONFUSÃO. CONSIDERANDO O RELATO DA MÃE, ASSINALAR QUAL A POSSÍVEL HIPÓTESE DIAGNÓSTICA PARA O COMPORTAMENTO DE P. ALTERNATIVAS.
A TRANSTORNO DISRUPTIVO DA DESREGULAÇÃO DO HUMOR.
B TRANSTORNO DE OPOSIÇÃO DESAFIANTE.
C TRANSTORNO EXPLOSIVO INTERMITENTE.
D TRANSTORNO DE CONDUTA.
50- A RESPEITO DA CATATONIA, ASSINALAR A ALTERNATIVA CORRETA.
A A CATATONIA NÃO APARECE ASSOCIADA A OUTROS TRANSTORNOS MENTAIS.
B A CATATONIA COSTUMA SER DIAGNOSTICADA FACILMENTE EM ATENDIMENTO AMBULATORIAL.
C A ESQUIZOFRENIA E CATATONIA SÃO TRANSTORNOSIDÊNTICOS.
D A CATATONIA PODE OCORRER NO CONTEXTO DE VÁRIOS TRANSTORNOS, INCLUINDO TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO, BIPOLAR, DEPRESSIVO E OUTRAS CONDIÇÕES MÉDICAS.
51 EM RELAÇÃO AO TRATAMENTO DA ANSIEDADE É CORRETO AFIRMAR QUE:
A O USO DE BENZODIAZEPÍNICOS PODE SER FEITO POR TEMPO INDEFINIDO, CONSIDERANDO-SE SUA EFICÁCIA
B OS INIBIDORES SELETIVOS DE RECAPTAÇÃO DE SEROTONINA DEMONSTRAM RESULTADOS LIMITADOS, DEVENDO SER EVITADOS NO TRANSTORNO DE PÂNICO
C A TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL É UM TRATAMENTO EFICAZ PARA O TRANSTORNO DE PÂNICO
D ANT-IDEPRESSIVOS TRICÍCLICOS SÃO CONSIDERADOS PRIMEIRA LINHA DE TRATAMENTO PARA O TRANSTORNO DE PÂNICO
52-ANALISE AS AFIRMATIVAS A SEGUIR SOBRE O TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA (TAG).
I. PARA O DIAGNÓSTICO DE TAG, A PREOCUPAÇÃO DEVE SER DE DIFÍCIL CONTROLE E ESTAR ASSOCIADA A, PELO MENOS, TRÊS SINTOMAS ADICIONAIS: INQUIETAÇÃO, FATIGABILIDADE, DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO, IRRITABILIDADE, TENSÃO MUSCULAR E PERTURBAÇÃO DO SONO.
II. A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL (TCC) E OS MEDICAMENTOS ANTIDEPRESSIVOS, COMO OS INIBIDORES SELETIVOS DA RECAPTAÇÃO DE SEROTONINA (ISRSS), SÃO TRATAMENTOS DE PRIMEIRA LINHA PARA O TAG.
III. O TAG É CARACTERIZADO POR PREOCUPAÇÃO EXCESSIVA E PERSISTENTE, OCORRENDO NA MAIORIA DOS DIAS POR PELO MENOS SEIS MESES, SOBRE DIVERSOS EVENTOS OU ATIVIDADES.
IV. O TAG É UM TRANSTORNO DE INÍCIO TARDIO, GERALMENTE APÓS OS 60 ANOS DE IDADE, E TEM UM CURSO CRÔNICO E FLUTUANTE. ESTÃO CORRETAS APENAS AS AFIRMATIVAS
A I E II
B I E III
C I, II E III
D II, III E IV
53-SOBRE A FOBIA ESPECÍFICA, INFORME VERDADEIRO (V) OU FALSO (F) PARA AS PARA AS AFIRMATIVAS ABAIXO E, EM SEGUIDA, MARQUE A OPÇÃO QUE APRESENTA A SEQUÊNCIA CORRETA:
(V ) A EXPOSIÇÃO AO ESTÍMULO FÓBICO QUASE SEMPRE PROVOCA UMA RESPOSTA DE ANSIEDADE IMEDIATA
(V ) É CARACTERIZADA POR MEDO EXCESSIVO E IRRACIONAL DE UM OBJETO OU SITUAÇÃO ESPECÍFICA
(V ) O MEDO É DESPROPORCIONAL AO PERIGO REAL APRESENTADO PELO ESTÍMULO FÓBICO
A (V); (F); (V).
B (F); (V); (F).
C (V); (V); (V).
D (F); (F); (V).
54- REAÇÕES DISSOCIATIVAS OU FLASHBACKS SÃO SITUAÇÕES EM QUE O INDIVÍDUO AGE OU SE SENTE COMO SE UM EVENTO NO QUAL FOI EXPOSTO ESTIVESSE OCORRENDO NOVAMENTE. ESSAS REAÇÕES SÃO VARIÁVEIS, APRESENTANDO COMO UM CONTINUUM, CHEGANDO AO EXTREMO DE SE MANIFESTAR COMO UMA PERDA COMPLETA DA PERCEPÇÃO DO AMBIENTE AO REDOR. ASSINALE O TRANSTORNO EM QUE ESSAS REAÇÕES OCORREM COM FREQUÊNCIA.
A ESQUIZOFRENIA
B TRANSTORNO BIPOLAR
C TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO
D TRANSTORNO DE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO
E DEMÊNCIA
55- QUAL É A PRINCIPAL DIFERENÇA ENTRE O TRANSTORNO DE ANSIEDADE SOCIAL (TAS) E A TIMIDEZ?
A COMPORTAMENTO EVITATIVO
B INTENSIDADE DOS SINTOMAS
C FATOR DESENCADEANTE
D DURAÇÃO DOS SINTOMAS
E PRESENÇA DE SINTOMAS DEPRESSIVOS
56- ANA, UMA MULHER DE 32 ANOS DE IDADE, PASSOU RECENTEMENTE POR UM GRAVE EVENTO. ELA TESTEMUNHOU UM ACIDENTE DE CARRO, NO QUAL UMA PRIMA FICOU SERIAMENTE FERIDA, VINDO A FALECER APÓS 7 DIAS. CERCA DE UM MÊS APÓS O INCIDENTE, ANA TEM APRESENTADO UM ESTADO DE ANSIEDADE CONSTANTE, COM SENTIMENTOS DE MEDO E PREOCUPAÇÃO EXCESSIVOS. SEMPRE SOBRESSALTADA, ELA SE SENTE FACILMENTE IRRITADA E TEM DIFICULDADE DE RELAXAR. PASSOU A EVITAR OS LOCAIS OU SITUAÇÕES QUE POSSAM RELEMBRAR O ACIDENTE. DEIXOU DE DIRIGIR E PASSOU A SE SENTIR DESCONFORTÁVEL EM CARROS, FUGINDO DE QUALQUER TIPO DE TRÁFEGO. ANA TEM PESADELOS RECORRENTES SOBRE O ACIDENTE, QUE A DEIXAM AGITADA E COM INSÔNIA. COMO REFLEXO DO SEU DIA A DIA, ELA NÃO CONSEGUE MAIS SAIR DE CASA, PARTICIPAR DE ATIVIDADES SOCIAIS E ATÉ MESMO FALAR SOBRE O ACIDENTE. SEUS RELACIONAMENTOS PESSOAIS E PROFISSIONAIS ESTÃO SENDO PREJUDICADOS, POIS ELA SE SENTE CONSTANTEMENTE EM ESTADO DE ALERTA E INCAPAZ DE SE CONCENTRAR. ESTE QUADRO DE SOFRIMENTO INTENSO PERSISTE ATUALMENTE, PASSADOS SEIS MESES DO EPISÓDIO DE ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO. COM BASE NO CASO CLÍNICO DE ANA, QUAL É O DIAGNÓSTICO MAIS PROVÁVEL PARA SEUS SINTOMAS?
A TRANSTORNO DE ANSIEDADE GENERALIZADA
B TRANSTORNO DE ESTRESSE AGUDO
C TRANSTORNO DE PÂNICO COM AGORAFOBIA
D TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO
E TRANSTORNO BIPOLAR TIPO II
57- QUAL É A ALTERAÇÃO PATOLÓGICA MAIS FREQUENTE DO HUMOR:
A APATIA
B ANGÚSTIA
C ANSIEDADE
D DISTIMIA
E LABILIDADE AFETIVA
58-. A DEPRESSÃO É UM TRANSTORNO DO HUMOR QUE PODE AFETAR SIGNIFICATIVAMENTE A VIDA DO INDIVÍDUO. SOBRE SEUS SINTOMAS, ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:
A PERDA DE INTERESSE OU PRAZER EM ATIVIDADES QUE ANTES ERAM CONSIDERADAS AGRADÁVEIS.
B ALTERAÇÕES NO SONO, COMO INSÔNIA OU SONO EXCESSIVO.
C SENTIMENTO PERSISTENTE DE TRISTEZA OU DESESPERANÇA.
D EPISÓDIOS DE EUFORIA E AUMENTO EXCESSIVO DE ENERGIA, SEGUIDOS POR PERÍODOS DE APATIA.
58- PAULO, UM SENHOR DE 66 ANOS, SOFREU UM ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO ISQUÊMICO (AVCI) EM REGIÃO DO HEMISFÉRIO ESQUERDO, PRÓXIMO À ÁREA FRONTAL. LOGO APÓS O OCORRIDO, ALÉM DE SEQUELAS FÍSICAS, PASSOU A APRESENTAR HUMOR DEPRIMIDO, COM AUMENTO DE SENSIBILIDADE, DESÂNIMO E DIMINUIÇÃO SIGNIFICATIVA DE SEU INTERESSE OU PRAZER EM VÁRIAS SITUAÇÕES COTIDIANAS. DADOS DE SUA HISTÓRIA DE VIDA APONTAM AUSÊNCIA DE EPISÓDIOS DEPRESSIVOS ANTES DA OCORRÊNCIA DO AVC. OS DADOS RELATADOS PERMITEM AFIRMAR QUE O QUADRO QUE PAULO APRESENTA É
A DEPRESSÃO ENDÓGENA
B TRANSTORNO DISTÍMICO
C DEPRESSÃO MISTA
D DEPRESSÃO ATÍPICA
E DEPRESSÃO SECUNDÁRIA
59- UM PACIENTE IDOSO INICIA ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO APÓS DIAGNÓSTICODE DEPRESSÃO MAIOR. DURANTE A ANAMNESE, O PSICÓLOGO IDENTIFICA QUE O PACIENTE APRESENTA DESESPERANÇA, ISOLAMENTO SOCIAL E PERDA DE INTERESSE POR ATIVIDADES ANTES PRAZEROSAS. QUAL A ALTERNATIVA CORRETA SOBRE A CONDUÇÃO DESSE CASO?
A A PSICOTERAPIA DEVE SER ESTRUTURADA PARA IDENTIFICAR PENSAMENTOS DISFUNCIONAIS E PROMOVER O ENGAJAMENTO DO PACIENTE EM ATIVIDADES PRAZEROSAS, RESPEITANDO SEU RITMO E LIMITAÇÕES.
B O TRATAMENTO DA DEPRESSÃO EM IDOSOS NÃO DEVE ENVOLVER PSICOTERAPIA, POIS OS SINTOMAS DEPRESSIVOS SÃO CONSIDERADOS PARTE NATURAL DO ENVELHECIMENTO.
C A AVALIAÇÃO DO PACIENTE DEVE FOCAR APENAS NOS SINTOMAS EMOCIONAIS, SEM NECESSIDADE DE CONSIDERAR FATORES FÍSICOS OU SOCIAIS QUE POSSAM ESTAR CONTRIBUINDO PARA O QUADRO DEPRESSIVO.
D O ACOMPANHAMENTO PSICOLÓGICO DEVE SER DISPENSADO SE O PACIENTE ESTIVER EM TRATAMENTO MEDICAMENTOSO, POIS A MEDICAÇÃO É SUFICIENTE PARA A MELHORA DOS SINTOMAS.
60-CONSIDERANDO O DSM 5-TR, ANALISE AS ASSERTIVAS ABAIXO ACERCA DOS CRITÉRIOS E CARACTERÍSTICAS DIAGNÓSTICAS DOS TRANSTORNOS BIPOLARES, ASSINALANDO V OU F:
(F ) PARA QUE SEJA DIAGNOSTICADO O TRANSTORNO BIPOLAR TIPO II, É NECESSÁRIA A OCORRÊNCIA DE PELO MENOS UM EPISÓDIO MANÍACO.
(V ) O TRANSTORNO BIPOLAR II NÃO É CONSIDERADO UMA CONDIÇÃO MENOS GRAVE DO QUE O TRANSTORNO BIPOLAR TIPO I, EM GRANDE PARTE DEVIDO À CARGA DE DEPRESSÃO.
(V) EXISTE O RISCO DE DIAGNOSTICAR ERRONEAMENTE O TRANSTORNO BIPOLAR I COMO DEPRESSÃO UNIPOLAR DEVIDO À PROEMINÊNCIA DA DEPRESSÃO, SENDO QUE O PRIMEIRO EPISÓDIO NO TRANSTORNO BIPOLAR GERALMENTE É DEPRESSIVO.
(V) O TRANSTORNO BIPOLAR II É CARACTERIZADO POR UM CURSO CLÍNICO DE EPISÓDIOS RECORRENTES DE HUMOR CONSISTINDO EM UM OU MAIS EPISÓDIOS DEPRESSIVOS MAIORES E PELO MENOS UM EPISÓDIO HIPOMANÍACO.
60-. A DEPRESSÃO É UM TRANSTORNO DO HUMOR QUE PODE AFETAR SIGNIFICATIVAMENTE A VIDA DO INDIVÍDUO. SOBRE SEUS SINTOMAS, ASSINALE A ALTERNATIVA INCORRETA:
A PERDA DE INTERESSE OU PRAZER EM ATIVIDADES QUE ANTES ERAM CONSIDERADAS AGRADÁVEIS
B ALTERAÇÕES NO SONO, COMO INSÔNIA OU SONO EXCESSIVO
C SENTIMENTO PERSISTENTE DE TRISTEZA OU DESESPERANÇA
D EPISÓDIOS DE EUFORIA E AUMENTO EXCESSIVO DE ENERGIA, SEGUIDOS POR PERÍODOS DE APATIA
61- ALICE CHEGA PARA ENTREVISTA EM ESCUTA ESPECIALIZADA, APÓS PASSAR POR VIVÊNCIAS DE NEGLIGÊNCIA E VIOLÊNCIA PRATICADA POR SUA GENITORA POR UM LONGO PERÍODO. AO REALIZAR A ESCUTA DA ADOLESCENTE, O PSICÓLOGO PERITO JUDICIAL OBSERVOU CARACTERÍSTICAS DE PERTURBAÇÃO E/OU DESCONTINUIDADE DA INTEGRAÇÃO NORMAL DE CONSCIÊNCIA, MEMÓRIA, IDENTIDADE, EMOÇÃO, PERCEPÇÃO, REPRESENTAÇÃO CORPORAL, CONTROLE MOTOR E COMPORTAMENTO. O PROFISSIONAL PERCEBEU AINDA QUE OS SINTOMAS ESTAVAM PERTURBANDO TODAS AS ÁREAS DO FUNCIONAMENTO PSICOLÓGICO DA ADOLESCENTE. DE ACORDO COM O MANUAL DIAGNÓSTICO E ESTATÍSTICO DE TRANSTORNOS MENTAIS (DSM-5), OS SINTOMAS APRESENTADOS PELA ADOLESCENTE NO CASO ANTERIOR ESTÃO PRESENTES NOS TRANSTORNOS:
A DE ESTRESSE
B DISSOCIATIVOS
C DE ADAPTAÇÃO
D SOMATOFORMES
E DE ESTRESSE AGUDO
62- OS TRANSTORNOS DE SINTOMAS SOMÁTICOS E TRANSTORNOS RELACIONADOS ENVOLVEM AQUELES NOS QUAIS A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA É A PRESENÇA DE SINTOMAS FISIOLÓGICOS PROEMINENTES DECORRENTES, OU NOS QUAIS OS SOMÁTICOS APRESENTAM-SE COMO IMPORTANTE PREOCUPAÇÃO. SOBRE TAIS TRANSTORNOS, ASSINALE A AFIRMATIVA CORRETA:
A O TRANSTORNO DE SINTOMAS SOMÁTICOS DEIXA DE EXIGIR UM NÚMERO MÍNIMO DE SINTOMAS PARA O DIAGNÓSTICO, BEM COMO A AUSÊNCIA DE DIAGNÓSTICO MÉDICO COMO CRITÉRIO ESSENCIAL.
B O TRANSTORNO DE SINTOMAS SOMÁTICOS EXIGE UM NÚMERO MUITO GRANDE DE SINTOMAS PARA COMPOSIÇÃO DO DIAGNÓSTICO, BEM COMO A PRESENÇA DE UM DIAGNÓSTICO MÉDICO COMO CRITÉRIO ESSENCIAL.
C OS TRANSTORNOS DE SINTOMAS SOMÁTICOS SÃO OBSERVADOS EM UMA AMPLA GAMA DE SERVIÇOS DE SAÚDE, NOS MAIS DIFERENTES NÍVEIS DE ASSISTÊNCIA, PRINCIPALMENTE NO ÂMBITO DA SAÚDE MENTAL.
D OS TRANSTORNOS DE SINTOMAS SOMÁTICOS E RELACIONADOS SÓ SÃO OBSERVADOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE ESPECIALIZADOS EM SAÚDE MENTAL, O QUE FOI INDICADOR PARA QUE O DSM-5 ADOTASSE UM NÚMERO MAIOR DESSES TRANSTORNOS COM OUTROS ESPECIFICADORES.
63- UMA MULHER DE 42 ANOS, DIVORCIADA, MÃE DE DOIS FILHOS, PROCUROU ATENDIMENTO PSIQUIÁTRICO APÓS INSISTÊNCIA DE SUA IRMÃ. A PACIENTE RELATA QUE OS MEMBROS DE SUA FAMÍLIA AGEM CONTRA ELA, INTENCIONALMENTE IGNORANDO SUAS PREOCUPAÇÕES E ESCONDENDO INFORMAÇÕES IMPORTANTES. ELA AFIRMA COM CONVICÇÃO DE QUE SEU EX MARIDO COLABORA COM OUTRAS PESSOAS PARA PREJUDICÁ-LA. SEGUNDO ELA, O EX SUPOSTAMENTE ENVIA MENSAGENS SUBLIMINARES POR MEIO DOS FILHOS E MANIPULA CONHECIDOS EM COMUM PARA MANCHAR SUA REPUTAÇÃO. FREQUENTEMENTE DIZ: ELES FARIAM QUALQUER COISA PARA ME VER DESTRUÍDA. NO DIA A DIA, A PACIENTE TOMA PRECAUÇÕES ELABORADAS PARA EVITAR “ATAQUES”. POR EXEMPLO, ELA FREQUENTEMENTE MENTE PARA FAMILIARES E AMIGOS SOBRE A ONDE ESTÁ INDO OU O QUE ESTÁ FAZENDO, ACREDITANDO QUE ELES PODEM SABOTAR SEUS PLANOS OU USAR ESSAS INFORMAÇÕES CONTRA ELA; INSISTE EM GUARDAR OBJETOS DE VALOR OU DOCUMENTOS IMPORTANTES EM LUGARES INCOMUNS OU ESCONDIDOS, ACREDITANDO QUE FAMILIARES POSSAM ROUBÁ-LOS.A PACIENTE ACEITOU IR AO PSIQUIATRA DEVIDO À INSISTÊNCIA DE SUA IRMÃ, QUE A CONVENCEU DE QUE O PSIQUIATRA PODERIA AJUDÁ-LA A ENTENDER E A PROTEGER-SE MELHOR DAS “AMEAÇAS”. DURANTE A CONSULTA, ELA MOSTRA CONVICÇÃO TOTAL EM SUAS CRENÇAS PERSECUTÓRIAS E CONSIDERA A AJUDA MÉDICA COMO UM RECURSO PARA “PROVAR” O QUE ESTÁ ACONTECENDO. APESAR DISSO, SUA APARÊNCIA E ORGANIZAÇÃO PESSOAL ESTÃO PRESERVADAS, E ELA NÃO APRESENTA SINAIS DE DESORGANIZAÇÃO GRAVE DE PENSAMENTO. FICOU CLARO QUE NO AMBIENTE DE TRABALHO ELA É UMA PESSOA MUITO RESERVADA, MANTENDO APENAS RELAÇÕES FORMAIS COM COLEGAS. DIZ TER DIFICULDADE DE CONFIAR NAS PESSOAS. PARA ALÉM DA RELAÇÃO COM O EX-MARIDO, ELA MANTÉM INTERAÇÕES SOCIAIS FUNCIONAIS E CUIDA DOS FILHOS DE FORMA ADEQUADA. ALÉM DISSO, NÃO POSSUI HISTÓRICO PSIQUIÁTRICO PRÉVIO, NEGA USO DE ÁLCOOL OU DROGAS, E OS EXAMES CLÍNICOS E LABORATORIAIS NÃO REVELARAM ALTERAÇÕES.COM BASE NO CASO, O DIAGNÓSTICO MAIS PROVÁVEL É:
A TRANSTORNO DELIRANTE
B TRANSTORNO DE PERSONALIDADE PARANOIDE
C ESQUIZOFRENIA PARANOIDE
D TRANSTORNO ESQUIZOAFETIVO
E TRANSTORNO ESQUIZOFRENIFORME.
64- COM BASE NAS MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DOS TRANSTORNOS PSICÓTICOS E DE PERSONALIDADE, AVALIE AS AFIRMATIVAS A SEGUIR E ASSINALE V OU F:
(F) A ESQUIZOFRENIA É CARACTERIZADA PRINCIPALMENTE POR ALTERAÇÕES SOMÁTICAS, COMO FEBRE E DORES MUSCULARES, SEM COMPROMETIMENTO COGNITIVO.
(V) O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE É MARCADO POR INSTABILIDADE EMOCIONAL, IMPULSIVIDADE E DIFICULDADES EM MANTER RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS INSTÁVEIS.
(F) NAS PSICOSES, AS ALTERAÇÕES COMPORTAMENTAIS ESTÃO EXCLUSIVAMENTE RELACIONADAS AO AMBIENTE SOCIAL, SEM ALTERAÇÕES NEUROQUÍMICAS OU BIOLÓGICAS.
65-. MARQUE A OPÇÃO QUE APRESENTA UM SINTOMA POSITIVO DA ESQUIZOFRENIA.
A EMBOTAMENTO AFETIVO
B ALUCINAÇÕES
C ANEDONIA
D ALOGIA
66-SOBRE OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE, ANALISE AS ASSERTIVAS E ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA.
I. O TRANSTORNO DE ANSIEDADE DE SEPARAÇÃO É MAIS PREVALENTE EM CRIANÇAS E ADOLESCENTES, SENDO RARO EM ADULTOS.
II. A REALIZAÇÃO DE UM DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL É FUNDAMENTAL, UMA VEZ QUE OS DIFERENTES TRANSTORNOS DE ANSIEDADE SÃO DIFERENCIADOS A PARTIR DE UM EXAME DETALHADO DOS TIPOS DE SITUAÇÕES QUE SÃO TEMIDOS OU EVITADOS E PELO CONTEÚDO DOS PENSAMENTOS OU CRENÇAS ASSOCIADAS.
III. A FOBIA SOCIAL É CONSIDERADA UM TRANSTORNO DE ANSIEDADE UMA VEZ QUE APRESENTA COMO CARACTERÍSTICA PRINCIPAL A RESPOSTA DE ANSIEDADE FRENTE A SITUAÇÕES QUE DEMANDAM INTERAÇÃO SOCIAL E AVALIAÇÃO DE OUTRAS PESSOAS.
IV. OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE GENERALIZADA E DE PÂNICO NÃO PODEM SER DIAGNOSTICADOS CASO HAJA EVIDÊNCIAS DE QUE OS SINTOMAS APARECERAM POR CONSEQUÊNCIA DOS EFEITOS PSIOLÓGICOS DO USO DE UMA SUBSTÂNCIA/MEDICAMENTO OU DE OUTRA CONDIÇÃO MÉDICA.
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A APENAS II E IV ESTÃO CORRETAS.
B APENAS I, III E IV ESTÃO CORRETAS.
C AS ALTERNATIVAS I, II, III, IV ESTÃO CORRETAS.
D APENAS I, II E III ESTÃO CORRETAS.
E APENAS I E IIIESTÃO CORRETAS
67- O TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR E O TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR SÃO TRANSTORNOS DE HUMOR. EXISTE ALTÍSSIMA INCIDÊNCIA DESSES TRANSTORNOS NA POPULAÇÃO, MUNDIALMENTE FALANDO SÃO 320 MILHÕES DE PESSOAS DIAGNOSTICADAS COM DEPRESSÃO E 60 MILHÕES DE PESSOAS DIAGNOSTICADAS COM TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR. EM SE TRATANDO DE SINTOMAS, OS DOIS TRANSTORNOS GUARDAM SIMILARIDADES E DIFERENÇAS. SOBRE O TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR E O TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR, OBSERVE AS ASSERTIVAS E A RELAÇÃO ENTRE ELAS:
I – O TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR É SIMILAR AO TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR EM SUAS CARACTERÍSTICAS DE HUMOR HIPOTÍMICO, MAS AMBOS OS TRANSTORNOS SÃO DIFERENTES.
POR QUE:
II - O TRANSTORNO AFETIVO BIPOLAR POSSUI PERÍODOS DE MANIA OU HIPOMANIA, COM QUADROS DE HUMOR HIPERTÍMICO, ENQUANTO O TRANSTORNO DEPRESSIVO MAIOR O HUMOR HIPOTÍMICO É PREPONDERANTE, SEM PERÍODOS DE MANIA OU HIPOMANIA.
SOBRE AS ASSERTIVAS, É CORRETO DIZER:
A AMBAS SÃO VERDADEIRAS, MAS A SEGUNDA NÃO JUSTIFICA A PRIMEIRA.
B AMBAS SÃO VERDADEIRAS, E A SEGUNDA JUSTIFICA A PRIMEIRA.
C A PRIMEIRA É FALSA, E A SEGUNDA É VERDADEIRA.
D AMBAS SÃO FALSAS
E A PRIMEIRA É VERDADEIRA, A SEGUNDA É FALSA
68- APESAR DE A ESQUIZOFRENIA SER O QUADRO MAIS TÍPICO DOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DA ESQUIZOFRENIA, OUTRAS CONDIÇÕES CLÍNICAS TAMBÉM FAZEM PARTE DESTA CATEGORIA DIAGNÓSTICA. DIANTE DO EXPOSTO, ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
A AS CARACTERÍSTICAS ESSENCIAIS DO TRANSTORNO DELIRANTE SÃO DELÍRIOS E/OU ALUCINAÇÕES PROEMINENTES, QUE SÃO CONSIDERADOS COMO DEVIDOS AOS EFEITOS PSIOLÓGICOS DE UMA SUBSTÂNCIA/MEDICAMENTO (I.E., DROGA DE ABUSO, MEDICAMENTO OU EXPOSIÇÃO A TOXINA).
B O TRANSTORNO ESQUIZOFRENIFORME É DEFINIDO POR UM TRANSTORNO NO QUAL TANTO OS SINTOMAS AFETIVOS QUANTO OS ESQUIZOFRÊNICOS SÃO IGUALMENTE PROEMINENTES, DE TAL MODO QUE NÃO PODE SER DIAGNOSTICADO COMO ESQUIZOFRENIA NEM COMO TRANSTORNO DEPRESSIVO E/OU BIPOLAR (TRANSTORNOS DO HUMOR).
C O TRANSTORNO DA PERSONALIDADE ESQUIZOTÍPICA É ESSENCIALMENTE CARACTERIZADO DE UMA IDEIA DELIRANTE FIXA E INABALÁVEL. OS SINTOMAS DIFEREM DO DELÍRIO ESQUIZOFRÊNICO DEVIDO À NATUREZA NÃO BIZARRA DE SEUS DELÍRIOS E AUSÊNCIA DE ALUCINAÇÕES PROEMINENTES E EMBOTAMENTO AFETIVO.
D O TRANSTORNO ESQUIZOAFETIVO CARACTERIZA-SE POR UM QUADRO IDÊNTICO EM TODOS OS ASPECTOS AO DA ESQUIZOFRENIA, EXCETO PELA DURAÇÃO DOS SINTOMAS DE, NO MÍNIMO, UM MÊS E, NO MÁXIMO, SEIS MESES COM RETORNO À NORMALIDADE.
E O TRANSTORNO PSICÓTICO BREVE É O APARECIMENTO REPENTINO, SÚBITO E PERTURBADOR DE PELO MENOS UM DOS SINTOMAS CONSIDERADOS COMO PSICÓTICOS (DELÍRIOS, ALUCINAÇÕES, DISCURSO DESORGANIZADO, MUITAS DAS VEZES COM AS CARACTERÍSTICAS DO DESCARRILHAMENTO OU COMPORTAMENTO PSICOMOTOR GROSSEIRAMENTE ANORMAL (PODENDO INCLUSIVE APRESENTAR AS CARACTERÍSTICAS DA CATATONIA).
69-. A ESQUIZOFRENIA É UMA DOENÇA MENTAL GRAVE E TENDE A CAUSAR DANOS PERSISTENTES, UMA VEZ QUE É MARCADA PELA OCORRÊNCIA DE COMPORTAMENTOS PSICÓTICOS. ESTES COMPORTAMENTOS COSTUMAM SER AGRUPADOS EM DUAS DINÂMICAS OU MODALIDADES FUNCIONAIS/GRUPOS SINTOMÁTICOS: SINTOMAS POSITIVOS E SINTOMAS NEGATIVOS. SOBRE OS SINTOMAS NEGATIVOS DA ESQUIZOFRENIA, ANALISE SE É VERDADEIRO (V) OU FALSO (F) PARA O QUE SE AFIRMA:
(V) PERDAS DE CERTAS FUNÇÕES PSÍQUICAS E EMPOBRECIMENTO GLOBAL DA VIDA AFETIVA, COGNITIVA E SOCIAL.
(V) DISTANCIAMENTO E APLAINAMENTO AFETIVO OU AFETO EMBOTADO.
(F) DISTORÇÃO SOBRE O QUE É VERDADEIRO, COMO A PRESENÇA DE IDEIAS DETURPADAS SOBRE A REALIDADE.
(F) ALUCINAÇÕES, QUE SÃO CONSIDERAVELMENTE FREQUENTES, MAS TAMBÉM PODE HAVER ILUSÕES OU PSEUDO-ALUCINAÇÕES.
ASSINALE A ALTERNATIVA QUE APRESENTA A SEQUÊNCIA CORRETA, DE CIMA PARA BAIXO.
A V - V - V - V
B V - V - F - F
C V – V- F - V
D V - F - V - V
E F - F - V - V
70-. EM UM ENCAMINHAMENTO EMITIDO POR UM PROFISSIONAL DE SAÚDE CONSTA QUE O PACIENTE APRESENTA "TRANSTORNO DE PERSONALIDADE BORDERLINE", QUE É DEFINIDO POR UM PADRÃO DE:
A EMOCIONALIDADE E BUSCA POR ATENÇÃO EM EXCESSO
B INSTABILIDADE NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS, AUTOIMAGEM E AFETOS, BEM COMO ACENTUADA IMPULSIVIDADE
C DESCONFIANÇA E DE SUSPEITAS, COM INTERPRETAÇÃO DAS INTENÇÕES DOS OUTROS COMO MALDOSAS.
D COMPORTAMENTO SUBMISSO E ADERENTE, RELACIONADO A UMA EXCESSIVA NECESSIDADE DE PROTEÇÃO E CUIDADOS
E GRANDIOSIDADE, NECESSIDADE POR ADMIRAÇÃO E DIFICULDADE DE PERCEPÇÃO DAS NECESSIDADES ALHEIAS
71- O TRANSTORNO DE PERSONALIDADE NARCISISTA É CARACTERIZADO POR UM PADRÃO GENERALIZADO DE GRANDIOSIDADE E UM DIAGNÓSTICO POR CRITÉRIOS CLÍNICOS. O TRATAMENTO É COM PSICOTERAPIA PSICODINÂMICA. O INDIVÍDUO QUE APRESENTA TRANSTORNO DE PERSONALIDADE NARCISISTA TENDE A SER:
A INDIVÍDUO QUE NECESSITA CHAMAR ATENÇÃO E SENTE-SE DESVALORIZADO QUANDO ISSO NÃO OCORRE, NA MAIORIA DAS VEZES, SÃO SEXUALMENTE PROVOCATIVOS PARA CONSEGUIR A ATENÇÃO DOS OUTROS.
B UM INDIVÍDUO COM ALTA AUTOESTIMA E QUE NECESSITA CHAMAR A ATENÇÃO, POR ISSO É COMUM ELE EXPOR SUA VIDA EM REDES SOCIAIS.
C INCAPAZ DE SER EMPÁTICO. A AUSÊNCIA DESSE AFETO PRODUZ A FALTA DE SENSIBILIDADE AOS DESEJOS E NECESSIDADES DOS OUTROS.