Logo Passei Direto
Buscar
Material

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

REGISTRO VISUAL E SONORO
Profa Bete Savioli 
2025 - Aula 2
EXERCÍCIO 1
ESCOLHA UM AMBIENTE/MOMENTO
PROCURE ALGUMA PARTICULARIDADE SONORA
FAÇA UMA GRAVAÇÃO DE ÁUDIO DE 20 SEGUNDOS
Em breve será lançada uma tarefa no Teams onde haverá espaço específico para que vocês façam o upload desse arquivo de áudio.
prazo máximo de produção desse áudio: 12/3
na aula do dia 13/3 vocês devem trazer esse áudio e fones de ouvido.
DICAS PARA GRAVAR ÁUDIO COM QUALIDADE
silencie os sons do seu celular
configure-o adequadamente
escolha o local ideal
posicione bem o microfone
e, se necessário, cubra-o com fita adesiva
https://www.audiotext.com.br/dicas-gravar-audio-celular-com-qualidade/
considere a possibilidade de baixar um app de gravação de áudio (gratuito)
NATUREZA DO SOM E DA LUZ
ONDAS - SOM
São ondas mecânicas.
Precisam de um meio material para se propagar (sólidos, líquidos ou gases)
Velocidade no ar: em torno de 343 m/s
São ondas longitudinais
Parte do espectro audível pelo ouvido humano: de 20 Hz a 20.000 Hz
Propriedades: frequência (Hz), intensidade (dB) e timbre
ONDAS - LUZ
São ondas eletromagnéticas
Propagam-se no vácuo
Velocidade no ar: em torno de 300 mil km/s
São ondas transversais
Parte do espectro visível pelo olho humano: de 400 a 750nm
Propriedades: frequência e amplitude
A luz, energia radiante, é o agente físico que, atuando nos órgãos visuais, produz a sensação da visão.
O calor de uma fogueira, a luz do Sol, os raios X usados por seu médico e também a energia usada para aquecer alimentos em um micro-ondas são, todos, formas de radiação eletromagnética. Embora essas formas de energia pareçam ser muito diferentes umas das outras, elas estão relacionadas, uma vez que todas são de mesma natureza.
FREQUÊNCIA
AMPLITUDE (COMPRIMENTO)
E
FREQUÊNCIA
Quando a luz, ou qualquer energia radiante, atinge uma superfície, ela pode ser absorvida, refletida, transmitida e/ou refratada.
EMITIDA A PARTIR DE UMA FONTE
SOL
pode ser:
transmitida
refletida
absorvida
refratada
A luz não é a única radiação eletromagnética existente, há vários tipos de radiações, porém, elas não são visíveis para nós, entre elas estão os raios X, a radiação ultravioleta, o infravermelho, as micro-ondas e as ondas de rádio.
O que diferencia uma radiação da outra e também uma cor da outra é exatamente o comprimento de onda (amplitude) e a frequência. 
O espectro visível não apenas é dependente da espécie como também varia muito de uma espécie animal para a outra. Os cachorros e os gatos, por exemplo, não veem todas as cores que os humanos veem, percebendo do nosso espectro visível apenas as sub-faixas do azul ao amarelo. Enxergam contudo geralmente bem em preto e branco, em nuances de cinza. Já as cobras veem no infravermelho e as abelhas no ultravioleta, faixas para as quais somos cegos. Nós humanos vemos numa faixa que vai do vermelho ao violeta, passando pelo verde, pelo amarelo e pelo azul, contudo mesmo entre os humanos pode haver grandes variações quanto aos detalhes da faixa percebida. Pessoas daltônicas costumam ter dificuldades em visualizar cores contidas em certas faixas do espectro.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Espectro_vis%C3%ADvel
PERCEPÇÃO DAS CORES
No fundo do globo ocular existe uma área sensível à luz a retina, similar a uma tela onde se projetam as cores e se produz o foco da imagem de um objeto. 
Na retina existem as células fotorreceptoras denominadas cones e bastonetes que enviam ao cérebro, por meios químicos e elétricos os estímulos de luz e cor. Estas células altamente sofisticadas são especializadas em detectar as longitudes de onda procedentes do entorno, ou seja, transformam em informações de cor e volumes os diferentes estímulos de luz oferecidos pelos objetos e espaço ao redor. 
OLHO HUMANO
E A PERCEPÇÃO DE CORES
Os BASTONETES reagem ao estímulo luminoso de maneira uniforme - independente do comprimento de onda, variando sua reação apenas em relação à quantidade de estímulo.
Os CONES possuem variação entre si, podendo ser "diferenciados" em três diferentes grupo, cada um deles reagindo a estímulos bastante específicos.
Existem aproximadamente 7 milhões de CONES em cada olho humano concentrados na região fóvea. São responsáveis pela visão sensível aos diferentes estímulos de luz que deriva na percepção das cores. A ausência ou deficiência nos cones dá origem ao daltonismo. Os BASTONETES  conseguem funcionar com níveis de luminosidade bem mais baixos do que os cones. São basicamente responsáveis pela visão noturna. São também usados na visão periférica. Estas células estão concentradas na parte mais externa da retina e existem cerca de 100 milhões de bastonetes. Quando existe menos luz, os bastonetes acentuam a percepção de contrastes, saturação e matizes do preto, branco e das tonalidades de cinza, mas não das cores em si.
A Teoria Tricromática de Thomas Young descreve que a sensação de cor é estabelecida a partir da existência de cones prioritariamente sensíveis às ondas luminosas compridas, relacionadas ao vermelho; outros cones são sensíveis às ondas médias próximas aos verdes; e por fim os cones sensíveis às ondas curtas do azul e violeta.
O princípio da mistura aditiva do RGB (Red, Green,Blue) deriva dos 
desdobramentos desta característica de produção da sensação e percepção
de cor operada pela conexão olho/cérebro. 
http://luztecnologiaearte.weebly.com/luz-e-fisiologia-da-visatildeo.html
Sistema Aditivo RGB
COR LUZ
utilizado em dispositivos para reprodução e de transmissão de cores a partir da luz
A origem desse sistema tem como base o triângulo de cores de James C Maxwell, um matemático escocês do século XIX. RGB é a sigla em inglês utilizada para:
RED vermelho GREEN verde e BLUE azul.
Ao combinar as três cores primárias duas a duas obtemos magenta, amarelo e ciano, as cores secundárias. O ciano é a união do azul com o verde, o amarelo é a mistura do vermelho e do verde e o magenta é resultado do azul mais o vermelho.
Sistema Subtrativo CMYK
COR PIGMENTO
utilizado em dispositivos para a reprodução de cores a partir de pigmentos: impressão
O sistema CMYK também é uma sigla em inglês de suas cores primárias: Cyan que é o ciano, Magenta e Yellow que é o amarelo. Por ser muito utilizado na indústria gráfica, o preto também entra na sigla. Ele é representado pela letra “K”, que representa a última letra da palavra preto em inglês, black. Além disso, é uma abreviação de “key-black”, ou “preto-chave” em português.
https://www.infoescola.com/artes/cores-aditivas-e-subtrativas/
K
ATIVIDADE REALIZADA EM AULA – 27/02/2025
abrir configurações de white balance
capturar 3 fotografias mantendo o mesmo enquadramento e alterando apenas a configuração de WB
CONFIGURADO EM AUTO
CONFIGURADO PARA LUZ DO SOL
CONFIGURADO PARA A FONTE QUE ILUMINA A CENA ESCOLHIDA
	
ATÉ À PRÓXIMA !!!
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png
image7.jpg
image8.gif
image9.png
image10.gif
image11.png
image12.jpg
image13.jpg
image14.jpg
image15.jpg
image16.png
image17.png
image18.tiff
image19.gif
image20.jpg
image21.png
image22.png

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?