Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

2
COLÉGIO JOÃO PAULO II
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
CARLA CRISTINA MELO MACÊDO COSTA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
COLINAS – MA
2024
COLÉGIO JOÃO PAULO II
CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
CARLA CRISTINA MELO MACÊDO COSTA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Relatório de estágio supervisionado, apresentado ao curso de Técnico em Enfermagem do Colégio João Paulo II, como requisito parcial para obtenção do diploma de Técnico em Enfermagem. 
COLINAS – MA
2024
SUMÁRIO
	1.
	INTRODUÇÃO............................................................................................
	04
	2.
	OBJETIVOS................................................................................................
	05
	2.1
	Objetivo Geral.............................................................................................
	05
	2.2
	Objetivos Específicos..................................................................................
	05
	3.
	RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO........................................
	06
	3.1
	Fundamentos...............................................................................................
	06
	3.2
	Clínica Médica.............................................................................................
	07
	3.3
	Clínica Cirúrgica..........................................................................................
	08
	3.4
	Centro Cirúrgico..........................................................................................
	09
	3.5
	Materno-infantil...........................................................................................
	10
	3.6
	Saúde Coletiva............................................................................................
	11
	3.7
	Saúde Mental..............................................................................................
	13
	4.
	CONCLUSÃO.............................................................................................
	15
	
	REFEÊNCIAS.............................................................................................
	16
1. INTRODUÇÃO
O estágio é entendido como um importante instrumento para formação dos profissionais Técnico em Enfermagem, no qual se desenvolvem habilidades profissionais e se aperfeiçoam técnicas e procedimentos realizados diariamente no exercício da profissão. De acordo com Francisco et al 2005, esse período de aprendizagem em campo tem a função de consolidar o aprendizado teórico para formar profissionais mais capacitados e prepará-los para enfrentar o mercado de trabalho, que se encontra cada vez mais competitivo. 
Dessa forma, as atividades de estágio não se limitam apenas ao aperfeiçoamento das técnicas e procedimentos, mas tem, como intuito, desenvolver no aluno a capacidade de entendimento pessoal, auxiliando-o a reconhecer e manifestar a sua própria identidade profissional. Portanto, Carvalho et al 2003 defendem a ideia de que esse campo de estudo possibilita aos alunos desenvolverem uma opinião crítica e uma reflexão das formas de atuação profissional, contribuindo para posteriores tomadas de decisões mais conscientes e adequadas à realidade de cada instituição. 
O curso Técnico de Enfermagem é indispensável para renovar os conhecimentos da área de saúde e perpetuar as práticas que são importantes para o cuidado da sociedade, de modo geral. É uma profissão deslumbrante, pois precisa disciplina e envolvimento. O profissional que atua como técnico de enfermagem trabalha em hospitais, posto de saúde, clínicas e outras instituições. Nesses lugares, esses profissionais atendem todo o tipo de pessoa com os mais variados problemas que exigem de uma simples aferição de PA (Pressão Arterial) até uma punção venosa.
Este Relatório de Estágio Supervisionado apresenta as experiências e ações desenvolvidas em cada etapa do meu estágio dentro dos diversos setores do Hospital Municipal na cidade de Colinas – MA, na maternidade que funciona no município, além do CAPS da cidade e uma Unidade Básica de Saúde do local. Dentre os setores de estágio, destaco: Clínica Médica (90h), Urgência e Emergência (100h), Centro Cirúrgico (90h) e Clínica Cirúrgica (80h), realizado no Hospital Municipal Nossa Senhora da Consolação; Obstetrícia e Pediatria (100h), realizado na Maternidade Humberto Coutinho; Saúde Mental realizado no CAPS e Saúde Coletiva (70h) realizado na UBS João Batista Macedo Costa, totalizando 530 horas de estágio supervisionado.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Através deste relatório serão apresentadas todas as situações práticas do estágio supervisionado, apresentando observações pessoais de cada etapa do meu estágio, relacionando com a experiência e ações desenvolvidas para a minha formação como técnico em enfermagem.
2.2 Objetivos Específicos
Observar as atividades que são desenvolvidas pelos técnicos de enfermagem na unidade de saúde da família e na unidade hospitalar; 
Desenvolver as habilidades técnicas na realização de procedimentos básicos de enfermagem;
Compreender e identificar as necessidades individuais e coletivas de saúde da localidade, bem como compreender o significado de sua prática social neste campo de discussões e significações teórico-práticas.
3. RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO
3.1 Disciplina - Fundamentos
Sob supervisão do Enfermeiro Luiz Henrique Cardoso Alves, o estágio no setor de Urgência e Emergência ocorreu entre os dias 13 de maio a 08 de junho de 2024, totalizando 100 horas, no Hospital Municipal Nossa Senhora da Consolação.
O Hospital Municipal Nossa Senhora da Consolação visa a melhoria da qualidade de vida da população de Colinas, através de ações gratuitas voltadas para a área de saúde, sendo a instituição de grande valia e importância para a população local e cidades circunvizinhas, proporcionando a esta população um pronto atendimento, através de atitudes voltadas para a promoção da saúde do indivíduo e da coletividade.
A Emergência/Pronto Socorro do hospital se destina ao atendimento a pacientes em estado de urgência ou emergência, com risco eminente de morte. Dessa forma, pessoas acidentadas, com suspeita de infarto, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações, devem buscar atendimento.
Os pacientes que dão entrada nesse setor passam pela triagem, para serem verificados os sinais vitais e em seguida serem atendidos pelo médico plantonista. Com orientação do preceptor foram realizadas as medicações prescritas pelo médico aos pacientes.
O estágio de enfermagem no ambiente hospitalar, principalmente em sala de medicação, pode ser considerado delicado, pois é um ambiente que gera insegurança nas abordagens iniciais, mas que foram configurando ao longo do tempo um processo de ensino-aprendizagem onde houve sucesso nas abordagens e atividades desenvolvidas pelos estagiários.
A experiência compartilhada pelos discentes proporcionou momentos disciplinares, como também o dimensionamento sobre as diversas adversidades que os serviços de assistência à saúde possuem. A receptividade dos profissionais, tanto de enfermagem como de outras áreas, foi acolhedora e humana, o que facilitou o trabalho e o envolvimento dos estagiários como os funcionários da unidade.
3.2 Disciplina - Clínica Médica
O estágio supervisionado em Clínica Médica aconteceu entre os dias 04 de janeiro a 15 de janeiro de 2024. Tivemos como supervisor o Enfermeiro José Alves da Silva Júnior. O local de estágio foi o Hospital Municipal Nossa Senhora da Consolação, situado na cidade de Colinas – MA.
O setor de clínica médica é um dos espaços físicos no qual diferentes patologias são recebidas, por isso a importância de boas práticas a todo instante, principalmente aquelas que se voltem a segurança do paciente e ao cuidado em saúde. 
Na área clínica médica é o setor onde os pacientes que necessitam de um diagnóstico ou estão em tratamento clínico, onde ficam internados sob cuidados e observação dos profissionais de saúde, para uma boa recuperação, nesse períodoo paciente recebe assistência da equipe de enfermagem e são realizados diversos procedimentos como: aferição dos sinais vitais (BMP, SPO2%), temperatura HGT, frequência respiratória pressão arterial entres outros. Desobstrução de soro arrumação de leito, banho de leito e evolução de enfermagem.
3.3 Disciplina - Clínica Cirúrgica
A supervisão do estágio foi sob a orientação do Enfº José Alves da Silva Júnior, realizado de 03 de fevereiro a 19 de fevereiro 2024, no Hospital Municipal Nossa Senhora da Consolação, no horário das 07:00 às 19:00 horas, totalizando 80 horas de estágio.
A Clínica cirúrgica é responsável por alojar pessoas de diversas idades que precisam de tratamento pré e pós cirúrgico. Alguns procedimentos cirúrgicos são bem simples e o paciente é liberado no mesmo dia, há também procedimentos mais complexos que requer mais preparo e o paciente pode levar alguns dias para receber alta e o risco de ter complicações também é maior. 
O dever do técnico de enfermagem nesse setor é orientar e manter o paciente estável em todas as etapas, o paciente passa pela triagem onde avaliamos o estado geral, como chegou, nível de consciência, os sinais vitais (SSVV: T; spo2; FR; FC; PA e HGT em pacientes diabéticos).
No pré-operatório o técnico deve manter o paciente estável e prepará-lo para a cirurgia e informar sobre os protocolos de riscos de queda, manter o paciente em dieta zero, manter os sinais vitais atualizados principalmente em pacientes hipertensos que ficam ansiosos e a pressão se eleva, e os pacientes diabéticos que a glicemia abaixa bastante pelo jejum. 
Ao retornar do centro cirúrgico, no pós-operatório imediato, o paciente chega anestesiado e sonolento, cabe de o técnico averiguar o nível de lucidez, SSVV, mobilidade, sensibilidade, observar o curativo se tá limpo e seco, atualizar as anotações de enfermagem manter o paciente hidratado e com a cabeceira da cama baixa para evitar náuseas e dores de cabeça que são efeitos colaterais dos anestésicos cirúrgicos.
3.4 Disciplina - Centro Cirúrgico
O estágio supervisionado em Centro Cirúrgico ocorreu no Hospital Municipal Nossa Senhora da Consolação, com a orientação da Enfermeira Francileia Sousa da Silva, durante os dias 02 de abril a 23 de abril de 2024.
O centro cirúrgico é um setor restrito da instituição hospitalar, composto por diversos profissionais que buscam prover condições adequadas para realização de procedimentos anestésicos e cirúrgicos, com objetivo de proporcionar cuidados, além da busca pela recuperação ou melhora do paciente por meio de intervenção cirúrgica.
Neste setor foram colocadas em prática conhecimentos e técnicas de procedimentos que se tinham sobre setor, o estagiário teve a oportunidade de conhecer a estrutura, normas e rotinas do setor, observar a realização de diversos procedimentos cirúrgicos, conhecer equipamentos utilizados no setor, carrinho de anestesia, carrinho de emergência, monitor multiparâmetros, e materiais utilizados na sala de operações e na realização de procedimentos cirúrgicos.
Quanto ao funcionamento do setor o aluno estagiário pôde observar a atuação de cada profissional, especificamente da equipe de enfermagem na prestação de serviços, dando assistência ao paciente, organizando a sala de operações para recebê-los, fazendo anotações de enfermagem e preenchendo documentações necessárias, organizando todo o material necessário para realização do procedimento, auxiliando o cirurgião e anestesiologista conforme eram solicitados durante todo o ato cirúrgico, realizando os cuidados com os pacientes após a realização do procedimento e encaminhando-os a sala de recuperação pós anestésica (RPA).
Na prática com a supervisão da preceptora o aluno pôde auxiliar os profissionais do setor no posicionamento do paciente na mesa cirúrgica, realizando monitorização multiparâmetros, instalação de cateter nasal para oferta de O², preparando e administrando medicações conforme prescrição e solicitação médica. Posicionando o paciente pra administração de drogas anestésicas a ser administrada pelo anestesiologista. E encaminhando o paciente a sala de RPA após o ato cirúrgico.
Durante o estágio teve-se a oportunidade de auxiliar o médico cirurgião e instrumentá-lo durante a cirurgia, para isso realizando escovação cirúrgica, usando paramentação adequada e estéril, fazendo a montagem da mesa de instrumentos cirúrgicos conforme os tempos cirúrgicos. Com isso dando ao aluno a oportunidade de vivenciar a atuação de um instrumentador cirúrgico na sala de operações.
3.5 Disciplina - Materno-infantil
O estágio supervisionado de Obstetrícia e Pediatria decorreu entre 01 de julho e 05 de agosto de 2024, no Serviço de Obstetrícia e Pediatria da Maternidade Humberto Coutinho, sob supervisão da Enfermeira Camila Teresa Martins da Mota, totalizando 100 horas.
A priori, vale salientar que, a Maternidade Humberto Coutinho é de esfera pública na saúde, dirigida a serviços de média complexidade, possuindo uma equipe multiprofissional bem instruída para realização dos procedimentos oferecidos, tendendo a efetivação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): universalização, equidade, integralidade, descentralização e participação popular.
A Maternidade é um setor de acolhimento, gentileza e empatia. Um setor bem desafiador onde se lida com pacientes sensíveis, cheias de alegrias e inseguranças, principalmente as mamães de primeira viagem. Nosso trabalho no setor era acolher essas mulheres como um todo ouvir e observar seus aspectos, até os mais íntimos, prestando todo acolhimento e cuidados necessários e ajudando juntamente com a enfermeira, ela doula, foram prestados cuidados com a puérpera e o RN.
Logo após nascido o RN, recebem avaliação no setor que nascem, como: desobstrução das vias aéreas, secar e aquecer o RN, realizar exame físico (antropometria), verificar sinais vitais (SSVV), aplicação da vitamina K por via(IM), profilaxia oftálmica, 1 gota em cada olho no fundo do saco lacrimal e a identificação do RN. Não pode ser banhada, então é vestida com a roupa oferecida pelo responsável. Prestando todo acolhimento necessário juntamente com a equipe na realização do parto.
Nesse Setor da Pediatria é observado o quadro clínico da criança, administrando medicações. Junto com a genitora era realizado uma anamnese, perguntas relacionadas a doença, verificação dos sinais vitais (SSVV:T, spo2, FR, FC e HGT em pacientes diabéticos) para ser anotados na evolução de enfermagem. Na pediatria as medicações são preparadas e identificadas poucos instantes da administração, em sua maioria era nebulização, xaropes, insulina em quem era diabético e algumas medicações endovenosa (EV) conforme a prescrição médica passada para o paciente. Para descontrair a criança pode ser cantada músicas infantis, usar luvas com bolas de ar e desenhos infantis.
3.6 Disciplina - Saúde Coletiva
O estágio em Saúde Coletiva aconteceu na Unidade Básica de Saúde João Batista Macedo Costa, contou com carga horária de 70 horas, tendo início em 03 de setembro a 23 de setembro de 2024, com orientação da Enfermeira Eltânia Rocha dos Santos, no horário das 8:00 às 17:30h. 
A Unidade Básica de Saúde João Batista Macedo Costa, é um setor público de saúde destinada a realizar atenção contínua nas especialidades do nível primário de atenção à saúde, composta por uma equipe de multiprofissionais habilitados para desenvolver as atividades de promoção, proteção e recuperação da saúde. A USF elege como ponto central o estabelecimento de vínculos e a criação de laços de compromisso e de corresponsabilidade entre os profissionais de saúde e a população. Essa perspectiva faz com que a família passe a ser o objeto precípuo da atenção, entendida a partir do ambiente onde vive.
Durante os primeiros dias de estágio, sobre orientação da equipe de enfermagem observamos os procedimentos nos setores de farmácia, recepção e sala de vacina, além de ser apresentada pela enfermeira da unidade á toda equipe de trabalho aos espaços físicos da unidade e aos materiaisutilizados nos atendimentos. Durante a primeira semana, ficamos no processo de observação e análise dos procedimentos realizados e iniciando os mesmos sobre a autorização da enfermeira algumas práticas, nesta mesma semana visitei um paciente em sua residência para fazer o curativo. 
Após o período de observação iniciamos na prática, separação e organização das fichas dos pacientes. Na farmácia aprendemos a arrumar, organizar e localizar os medicamentos de forma correta. Feito essa etapa começamos a despachá-los os medicamentos aos pacientes mediante apresentação da receita médica.
Na sala de procedimento, foram realizados diversos procedimentos, como realização de curativo, retirada de pontos, aplicações de medicamentos injetáveis Ev e IM, tivemos que montar a bandeja com soro fisiológico, esparadrapo, gazes esterilizadas, luvas, álcool 70%, atadura, cada bandeja era preparada de acordo com o que seria realizado no paciente, assistência na realização do teste do pezinho, triagem no pré-natal e auxílio na organização do setembro amarelo e outubro Rosa. 
Na sala de triagem realizamos aferições de sinais vitais PA, HGT, SPO2, T, FR e após essas verificações o paciente era direcionado ao atendimento médico com algumas queixas anotados. Durante todo o estágio podemos colocar em prática aquilo que havíamos aprendido na sala de aula. Na sala de vacina foi observei diversas administrações, pelas vias, subcutânea (SC), intramuscular (IM), intradérmica (ID) via oral (VO) e intravenosa (EV) conforme a orientação da enfermeira.
Portanto, foi possível entender a importância dessas atividades práticas na vida de um discente e a importância para vida profissional e o quanto o trabalho de um técnico de enfermagem é fundamental na vida das pessoas.
3.7 Disciplina - Saúde Mental
A vivência do Estágio Curricular Obrigatório dentro do contexto de Saúde Mental e Psiquiátrica ocorreu no Centro de Atenção Psico Social – CAPS, cidade de Colinas, Maranhão, no período de 06 de novembro a 19 de novembro de 2024, num total de 70 horas, de forma inter e multiprofissional, sob supervisão da Enfermeira Maria Joseane dos Santos Silva.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são instituições que têm como função fazer a reabilitação psicossocial do indivíduo que necessita desse acompanhamento especializado. Tais centros surgiram a partir da Reforma Psiquiátrica Brasileira, que culminou no fechamento dos manicômios e desospitalização dos pacientes.
Segundo a OMS (Organização mundial de saúde), saúde mental não é ausência de doença, mas o completo bem-estar físico, mental e psicológico do indivíduo. A saúde mental é uma parte integrante da saúde, na verdade não há saúde sem saúde mental. A saúde mental é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais. 
A unidade oferece diversas atividades terapêuticas como psicoterapia individual ou grupal, oficinas terapêuticas, acompanhamento psiquiátrico, visitas domiciliares, atividades de orientação e inclusão das famílias e atividades comunitárias. De acordo com a necessidade terapêutica de cada usuário, estes podem passar o dia todo na Unidade, parte do dia ou vir apenas para alguma consulta.
No estágio, conhecemos o campo de estágio e observamos a sua estrutura organizacional. Fomos apresentados para a equipe e para os pacientes durante uma reunião. Após a reunião, observamos a rotina da equipe de trabalho para nos familiarizar com as atividades desenvolvidas no CAPS. Acompanhamos os pacientes em atividades manuais como o artesanato. Foi possível observar que os pacientes gostam de realizar as práticas de artes manuais e que elas ajudam a manter a tranquilidade dos mesmos.
Em relação à evolução do quadro clínico dos pacientes, são realizadas reuniões em equipe semanalmente para discutir alguns casos, sobre o processo de alta; necessidade ou não de inserir o paciente no Regime Intensivo e outros casos que, porventura, surgirem. Foi possível observar o vínculo estreito estabelecido entre os profissionais e os pacientes, sempre permeado por relações de escuta, de diálogo e de respeito, o que favorece a continuidade do tratamento e a qualidade da assistência, visto que o paciente se sente acolhido e integrado ao ambiente.
As ações de enfermagem em saúde mental, me ensinou que devemos nos basear na necessidade do paciente, prestando os cuidados essenciais à saúde mental. Tendo como objetivo melhorar as suas disfunções, levando o indivíduo a se adaptar ao novo ambiente sem que ele se sinta com os fatores estressantes e agressores do meio, tentando sempre estabelecer um vínculo baseado na confiança e reforçar sempre suas qualidades e estimulá-las.
4. CONCLUSÃO
A carga horária da prática foi desenvolvida por meio do estágio curricular, e permitiu aos discentes vivenciar a realidade dos serviços de saúde, compartilhar saberes, trabalhar em equipe e refletir acerca da profissão. Quando o acadêmico vivencia uma oportunidade de estágio extracurricular como esta, ainda na academia, ele experimenta a prática propriamente dita como um outro olhar, visto que o acadêmico terá em seu currículo uma bagagem curricular que irá proporcionar que ele desenvolva a estruturação do senso crítico, e estimula a prática do raciocínio sistemático, mecanismo primordial no presente setor, pois os cuidados devem ser imediatos.
O período referente ao estágio pode ser caracterizado como um momento em que os alunos estagiários precisavam contar com a compreensão e o conhecimento dos enfermeiros de plantão para que agregassem ao conhecimento obtido, valores da autoconfiança e que pudessem visualizar claramente que, após o término do estágio estivessem mais preparados e confortáveis para lidar com as práticas relacionadas ao processo de formação. É importante ressaltar que todas as atividades desenvolvidas pelos estagiários eram acompanhadas pelo enfermeiro plantonista do setor.
Ao findar esta experiência foi possível constatar e refletir sobre a importância do profissional Técnico em Enfermagem como membro da equipe, que pode e deve fazer a diferença na organização e otimização do tempo e melhorar o fluxo do trabalho em sua área.
REFERÊNCIAS
A CORTE, Anelise C. Dalla: LEMKE, Cibele K. O Estágio Supervisionado e sua Importância para a Formação Docente frente aos novos desafios de ensinar. PUCPR,2015. 
DEWEY, Democracia e educação: introdução à filosofia da educação. 3 ed. são Paulo: companhia Editora Nacional, 1959. 
IMAPS SAUDE, Nossa História, http://imapssaude.org/institucional/ acessado 18 de dezembro de 2024. 
Moura, P.L.S., Conceição, R. M.e Quintanilha, R.C.O. ;Trabalho de Campo dos alunos da ENSP-FIOCRUZ- Curso de Especiallização em Gestão Hospitalar.HGB-1998

Mais conteúdos dessa disciplina