Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Roteiro de aula, 30/10
	
- Apresentar o funk como dança urbana
	
Descrição
o FUNK brasileiro se originou no Rio de Janeiro nos anos 1970, inspirado pelo funk americano, soul e disco. O funk se caracteriza como dança urbana pelo fato de ser praticado e ter surgido nos bailes de favela, nas ruas das comunidades e em espaços públicos, as coreografias e batalhas de dança que promoveram a criatividade, o pertencimento e a socialização entre as comunidades.
Adaptou-se às realidades das periferias brasileiras, ganhando identidade própria com letras e batidas ligadas ao cotidiano local.
A dança funk surge desvinculada de padrões estéticos acadêmicos se diferenciando nesse inicio por exemplo do balé clássico que tem seus passos marcados, sem preocupação com nome e execução Dos passos.
Naquela época, a dança era menos técnica e mais espontânea: os dançarinos apenas observavam e copiavam os movimentos um dos outros e adicionando passos de outros estilos de dança, sem se preocupar com aquecimento ou contagens; a própria dança era o aquecimento. Hoje, tudo se tornou mais técnico, passos marcados e contagens.
Vertentes do Funk
Funk Melody : é caracterizado pelas Letras românticas e melódicas. Ex.”Rap da Felicidade”, de MC Cidinho & Doca
Funk Carioca : Batidas rápidas e letras que retratam a vida nas favelas. 
MC Marcinho é um exemplo de representante desse estilo.
Funk Ostentação : Origem paulista, focada em conquistas materiais e ascensão social. Mc guimê, foi um dos principais representantes desse estilo.
Passinho : Movimentos ágeis e passos ritmados; representa o espírito criativo e inovador da juventude.
Proibidão : Letras explícitas, abordando temas polêmicos e questões de violência.
Mc pipokinha é um exemplo de uma possibilidade de cantar esse estilo.
Além do Funk ousadia, Eletrofunk, brega Funk, Funk 150BPM.
	Importância do funk.
	
O funk exerce um impacto significativo nas comunidades periféricas do Brasil, atuando como uma ferramenta de mudança econômica e social. Através da música e da dança, muitos jovens encontram a possibilidade de transformar suas realidades, promovendo não apenas seu sustento, mas também uma identidade cultural forte que reflete suas vivências. Ele proporciona um espaço para que os jovens se expressem livremente, tanto politicamente quanto social e culturalmente.
Destaquei aqui uma parte da dissertação que tá sendo referência dessa aula, mostra o preconceito de um delegado contra artistas dependentes da arte do funk.
Orlando Zaccone, delegado e escritor, que coordena o projeto “Carceragem Cidadã”, explicou que, apesar das duas celas serem 
divididas de acordo com a rivalidade entre as facções, não haveria problema para um MC, habitante de uma determinada favela dominada por certa facção, entrar na cela da facção “inimiga”. Aliás, complementou o argumento, dizendo mais ou menos assim: “aqui Conseguimos milagre!! Uma facção emprestará o aparelho de som para a outra para que a Roda de Funk aconteça nas duas celas!!!”
E depois desse ocorrido e claro, de diversas rodas de funk, em diversos locais, que a Associação APAFunk foi criada, (Associação dos profissionais e Amigos do Funk). As rodas de funk passaram a serem organizadas pela associação. Essa associação que foi responsável por lutar e tonar uma lei que assegura o reconhecimento do funk como cultura, Lei 5.544/09, que inclusive assegura também os direitos dos artistas e proíbe o preconceito contra a cultura. 
Dessa forma sabemos que o funk é um símbolo de resistência, representando as vozes das classes marginalizadas e, muitas vezes, questionando as desigualdades sociais. Também desempenha o papel de interligar as vivências entre comunidades, criando, ainda que por um momento, um espaço onde as pessoas esquecem suas diferenças e se concentram em viver a dança e a música como lazer e entretenimento. Assim como outros estilos de danças urbanas, o funk enfrenta preconceitos devido à falta de informação na sociedade e às influências culturais que o moldaram, como o hip-hop. Muitas vezes, é associado ao que é errado, marginal e profano. Esses adjetivos são frequentemente utilizados por pessoas de fora das periferias para rebaixar, discriminar e continuar reprimindo essa cultura.
Destaquei aqui duas falas de MCs de funk em apresentações nas Rodas de Funk; 
O Funk me levou para a luta e a luta trouxe muita gente pro funk (MC Leonardo na apresentação de uma Roda de Funk)
“O microfone é nossa arma para lutar contra o preconceito” (MC Pingo em uma Apresentação de Roda de Funk)
	- vertentes do passinho
	
Descrição
O passinho nasce no início dos anos 2000.
Uma influência significativa na cultura Funk e na dança Passinho, são os bonde, um Elemento de representação coletiva que dominaram os bailes e os primeiros lugares nas listas de Rádios nacionais e da cidade do Rio, na primeira década dos anos 2000, entre eles estão: Bonde Do Tigrão, Bonde dos Ousados, Bonde do Vinho, Bonde dos Magrinhos, Bonde dos Hawaianos, Os Moleques Piranha, Os Quebradera Pura, Bonde do Faz Gostoso entre outros.
O primeiro Bonde de dança Passinho foram os Imperadores da Dança, fundado em 2006 Por Anderson Santana (conhecido como Baianinho) na Favela do Jacarezinho na Zona Norte do Rio
O passinho do RJ teve grande influência de outros estilos de dança, do hip hop, samba, frevo, jazz, capoeira e até de danças afro norte-americanas e brasileiras.
Com a popularização do Passinho do Rio de Janeiro, dentro e fora das comunidades, foi se transformando em diversas partes do país em novas variantes de dançar a Passinho, no nordeste, veio se popularizando o brega funk, com passos sensuais e marcados de acordo com musicalidade. No Rio de Janeiro mesmo outro estilo foi desenvolvido com influências do passinho, o Dos maloka, que é mais puxado para os movimentos acrobáticos e ritmados, assim como o (do rj mesmo) , o Do borel, ainda no Rio, desenvolvido no morro do borel combina elementos do funk com o samba. O de São Paulo, é caracterizado pelas coreografias elaboradas, influenciado pelo funk ostentação.
	
Descrição
Os principais Bondes de Passinho que deram início ao Movimento : IMPERADORES DA DANÇA , OS MISTER PASSISTAS , OS QUEBRADEIRA PURA , OS DANCY , OS FANTÁSTICOS, OS ELITE e O Dream team do passinho foi e é um dos principais divulgadores do “passinho”, estilo de dança que teve influência dos passos de vários outros tipos como frevo, samba, break e até capoeira. Era composto por cinco integrantes Lellêzinha, Diogo, breguete, Pablinho, hiltinho e Rafael Mike, eles se conheceram nas batalhas de passinho, que surgiu em 2013, iniciaram a carreira na Internet, postando suas coreografias e composições próprias no YouTube. Estouraram com o sigle “todo mundo aparta o play, que tem como destaque o grupo fazendo os movimentos do passinho em vários locais do Rio de Janeiro. Eles tiveram influência na divulgação do passinho para o exterior com o lançamento das doze faixas no disco “aperte o play”, se consagraram em turnês nos EUA, angola, França além do Brasil, com o maior hit “de ladin”, faixa que vem se tornando febre novamente nas Redes sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina