Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II - Individual AFETIVIDADE E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Da antigüidade à idade média, eram os pais que cuidavam do casamento dos filhos. O casamento não consagrava um relacionamento amoroso. Era um negócio de família, um contrato que dois indivíduos faziam não para o prazer, mas a conselho de suas famílias e para o bem delas. O principal papel do casamento era servir de base a alianças cuja importância se sobrepunha ao amor e à sexualidade. Escolha e paixão não pesavam nessas decisões, e a sexualidade para a reprodução era parte da aliança firmada.
Tendo em vista os quatro tipos principais de conduta sexual desenvolvidos na concepção dos gregos, associe os itens utilizando o código a seguir: I- Dietética. II- Econômica. III- Erótica. IV- Filosófica. ( ) A propósito do corpo. ( ) A propósito dos rapazes. ( ) A propósito da verdade. ( ) A propósito do casamento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - IV - II - I.
B III - II - I - IV.
C I - III - IV - II.
D I - IV - III - II.

Um estudo foi realizado sobre saúde sexual e reprodutiva, relacionada à saúde do adolescente. “Um pouco mais da metade dos adolescentes com experiência sexual prévia relatou que sua principal motivação para a iniciação sexual foi a atração pela(o) primeira(o) parceira(o). Aqui faz sentido a ideia que o objeto de desejo desses homens seria de ordem física, e, assim, o primeiro ato sexual compreenderia uma forma de satisfação do instinto e da necessidade de dar vazão à atração”.
A respeito da atração, analise as sentenças a seguir: I- Orientação sexual é um termo que está relacionado com as diferentes formas de atração afetiva, ao passo que o termo opção sexual se vincula às diferentes maneiras de atração sexual. II- Dependendo do tipo de atração, a orientação sexual é classificada em dois tipos: quando se trata de atração afetiva é enquadrada como heterossexual, e quando a atração é sexual é denominada de homossexual. III- As características diferenciadas de pessoas com deficiência física podem apresentar-se como uma barreira que distancia as outras pessoas. Tal distância se relaciona aos interesses afetivos e também à atração sexual. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

Segundo Silva e Szymanski (2020, p. 6) “[...] fica posto um grande desafio quando se fala acerca da inclusão escolar: a necessidade de transformação na cultura escolar”.
Sobre a educação inclusiva, analise as sentenças a seguir: Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Pressupõe que a escola se prepare para receber apenas alunos com necessidades educacionais especiais.
II- É oriunda dos movimentos em prol dos direitos humanos e das reivindicações de equidade de oportunidade educacional para todos.
III- Se fortaleceu na década de 1990 e busca acolher todos os estudantes segundo uma pedagogia centrada na criança.
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Na Grécia, as pessoas estavam interessadas na busca de uma estética da existência, que apontava para o reconhecimento do Bem e da Beleza, como valores máximos do homem sábio e para a construção socializante, que procurava submeter o sujeito às necessidades da polis.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As relações entre indivíduos do mesmo sexo na Grécia eram exaltadas e em Roma aceitas (pelo menos entre homens).
( ) Na Grécia, práticas dos aphrodisia eram vistas de forma mais positiva do que seriam, mais tarde, na Idade Medieval.
( ) Os gregos rejeitavam a busca pelo prazer sexual. O efeito dessa rejeição foi a concentração da atividade sexual no casamento.
A F - V - F.
B V - F - V.
C F - F - V.
D V - V - F.

Silva e Benchaya (2021, p. 128) realizaram uma pesquisa sobre a sexualidade infantil na percepção de professores de uma escola do município de Osório/RS. No decurso da pesquisa, “Os significados atribuídos à sexualidade foram narrados como sendo variáveis, de acordo com os momentos em que se fala sobre o tema, deixando evidenciar uma compreensão reducionista do termo”.
No que concerne à abordagem acerca da sexualidade na esfera escolar, assinale a alternativa INCORRETA:
A Só se pode abordar a sexualidade a partir da adolescência, e com “gente normal”, ou seja, pessoas casadas, que querem ter filhos e que conseguem sustentar uma família. É evidente que pessoas com deficiência não se enquadram nesses critérios.
B Abordar a sexualidade na sala de aula também envolve mencionar o direito ao prazer e o exercício da sexualidade com responsabilidade. Lembrando as crianças de que nenhuma pessoa é igual a outra.
C Ao dialogar sobre sexualidade com estudantes, é válido esclarecer que a conduta sexual de cada pessoa é influenciada por aspectos biológicos, psicológicos e sociais. É necessário lembrar da diversidade, buscando igualdade e respeito.
D Abordar a sexualidade na sala de aula também envolve esclarecer que pessoas com deficiência também têm o direito de exercer sua sexualidade, bem como de ter sentimentos afetivos, com respeito, prazer e segurança.

Para assegurar uma formação básica comum nas escolas de todo o país, o governo brasileiro criou políticas, como a implantação em 1998 dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996.
Desse modo, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os Parâmetros Curriculares Nacionais contêm um documento denominado “Introdução”, que justifica e fundamenta as opções feitas para a elaboração dos documentos de áreas e temas transversais.
II- Os Parâmetros Curriculares Nacionais possuem seis documentos referentes às áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Educação Física.
III- Relativamente aos documentos nacionais para educação, é desnecessário citar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), sobretudo porque eles nem contemplam os Temas Transversais.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D Somente a afirmativa III está correta.

Segundo Soares (2005, p. 498), é necessário conceituar a família não através de restritos parâmetros de universalidade, mas considerando a especificidade e a diversidade de contextos culturais, sociais e históricos, além da dinâmica singular de cada família.
Desse modo, analise as sentenças a seguir: I- No núcleo familiar, as pessoas com deficiência começam a receber os primeiros sinais de que sua vida será diferente dos demais, referente à dependência, relações sociais etc. II- A família é a única instituição incumbida de fornecer informações sobre sexualidade para os adolescentes. Esses assuntos não devem ser levantados durante a infância porque as crianças não têm maturidade para isso. III- É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, dentre outros. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Nesse sentido, os PCN realçam as relações de gênero, reconhecendo-as como referências fundamentais para a constituição da identidade de crianças e jovens. Coerentes com os fundamentos e princípios da Constituição Federal, os PCN trazem como eixo central da educação escolar o exercício da cidadania e apresentam como maior inovação a inclusão de temas que visam a resgatar a dignidade da pessoa humana, a igualdade de direitos, a participação ativa na sociedade e a corresponsabilidade pela vida social.
Sobre os PCNs e assuntos relativos à sexualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Engloba as relações de gênero, o respeito a si mesmo e ao outro e à diversidade de crenças, valores e expressões culturais existentes numa sociedade democrática e pluralista. Pretende contribuir para a superação de tabus e preconceitos ainda arraigados no contexto sociocultural brasileiro. ( ) O documento reforça a atitude comum da escola, em ocultar e reprimir as questões que se referem à sexualidade, e em atribuir tais discussões exclusivamente ao espaço familiar, ou seja, que o assunto se refere ao campo privado. Por isso, as discussões sobre gênero e sexualidade não devem fazer parte dos diálogos com as crianças nas escolas. ( ) O objetivo principal do documento é de conscientizar sobre os temas relacionados à sexualidade. Contempla a relação com o corpo, os gêneros, a identidade sexual e as doenças sexualmente transmissíveis (DST). O tema da sexualidade é importante de ser discutido nas escolas a fim de quebrar com preconceitos e estereótipos que causam violências. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F.
B F - F - V.
C V - F - V.
D V - F - F.

Segundo Bonfim e Mesquita (2020, p. 6), “[...] o debate de gênero e sexualidade está presente na escola, por mais que ela tente forçar uma visão neutra. Pensar a escola como um lugar de possibilidade das experiências da diversidade sexual e de gênero nos mostra que ela é obrigada, concordando ou não, a tratar desse debate.”
Tendo em vista a sexualidade e a educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Ao assumir o papel esclarecedor quanto à sexualidade, a escola poderá estar prevenindo várias situações que envolvem infecções sexualmente transmissíveis (IST), gravidez indesejada, abusos e violências sexuais.
II- Na escola, as crianças podem aprender sobre as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Podem ter acesso ao conhecimento biológico sobre o corpo humano.
III- Ao abordar questões relativas à sexualidade, o professor deve exercer a humilhação aos alunos considerados LGBT com sutileza, para evitar processos jurídicos e, ao mesmo tempo, evitar que mais crianças se tornem homossexuais.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas II e III estão corretas.

“Entendemos ser possível conceber diálogos entre psicanálise e teoria queer que operem no tensionamento irredutível de duas linhas de raciocínio – pensando, por um lado, na indecidibilidade entre reiteração e subversão, repetição e elaboração; por outro, tomando aquilo que desvia não tanto como fragilidade, mas como potência de ruptura” (KVELLER; CAVALHEIRO; TIETBOEHL, 2021, p. 252).
Sobre a teoria Queer, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Ela preferia enfrentar o desafio de mudar a sociedade de forma que ela lhes seja aceitável. Afinal, o gênero é relacionado a normas e convenções culturais que variam no tempo e de sociedade para sociedade. ( ) É a vertente teórica do machismo que se articula às discussões sobre gênero. Trata-se de uma teoria relativamente nova que advém da velha cultura patriarcal. Abrange a liberdade hedonista para os jovens da classe alta. ( ) Ela mostra a impossibilidade de representar as infinitas sexualidades e gêneros possíveis, em letras apenas, e o questionamento de fixar as identidades, pois as percebe como em movimento e não estáticas, e muitas vezes até contraditórias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V.
B F - V - F.
C V - V - F.
D F - F - V.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Da antigüidade à idade média, eram os pais que cuidavam do casamento dos filhos. O casamento não consagrava um relacionamento amoroso. Era um negócio de família, um contrato que dois indivíduos faziam não para o prazer, mas a conselho de suas famílias e para o bem delas. O principal papel do casamento era servir de base a alianças cuja importância se sobrepunha ao amor e à sexualidade. Escolha e paixão não pesavam nessas decisões, e a sexualidade para a reprodução era parte da aliança firmada.
Tendo em vista os quatro tipos principais de conduta sexual desenvolvidos na concepção dos gregos, associe os itens utilizando o código a seguir: I- Dietética. II- Econômica. III- Erótica. IV- Filosófica. ( ) A propósito do corpo. ( ) A propósito dos rapazes. ( ) A propósito da verdade. ( ) A propósito do casamento. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A II - IV - II - I.
B III - II - I - IV.
C I - III - IV - II.
D I - IV - III - II.

Um estudo foi realizado sobre saúde sexual e reprodutiva, relacionada à saúde do adolescente. “Um pouco mais da metade dos adolescentes com experiência sexual prévia relatou que sua principal motivação para a iniciação sexual foi a atração pela(o) primeira(o) parceira(o). Aqui faz sentido a ideia que o objeto de desejo desses homens seria de ordem física, e, assim, o primeiro ato sexual compreenderia uma forma de satisfação do instinto e da necessidade de dar vazão à atração”.
A respeito da atração, analise as sentenças a seguir: I- Orientação sexual é um termo que está relacionado com as diferentes formas de atração afetiva, ao passo que o termo opção sexual se vincula às diferentes maneiras de atração sexual. II- Dependendo do tipo de atração, a orientação sexual é classificada em dois tipos: quando se trata de atração afetiva é enquadrada como heterossexual, e quando a atração é sexual é denominada de homossexual. III- As características diferenciadas de pessoas com deficiência física podem apresentar-se como uma barreira que distancia as outras pessoas. Tal distância se relaciona aos interesses afetivos e também à atração sexual. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças II e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

Segundo Silva e Szymanski (2020, p. 6) “[...] fica posto um grande desafio quando se fala acerca da inclusão escolar: a necessidade de transformação na cultura escolar”.
Sobre a educação inclusiva, analise as sentenças a seguir: Agora, assinale a alternativa CORRETA:
I- Pressupõe que a escola se prepare para receber apenas alunos com necessidades educacionais especiais.
II- É oriunda dos movimentos em prol dos direitos humanos e das reivindicações de equidade de oportunidade educacional para todos.
III- Se fortaleceu na década de 1990 e busca acolher todos os estudantes segundo uma pedagogia centrada na criança.
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Na Grécia, as pessoas estavam interessadas na busca de uma estética da existência, que apontava para o reconhecimento do Bem e da Beleza, como valores máximos do homem sábio e para a construção socializante, que procurava submeter o sujeito às necessidades da polis.
Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) As relações entre indivíduos do mesmo sexo na Grécia eram exaltadas e em Roma aceitas (pelo menos entre homens).
( ) Na Grécia, práticas dos aphrodisia eram vistas de forma mais positiva do que seriam, mais tarde, na Idade Medieval.
( ) Os gregos rejeitavam a busca pelo prazer sexual. O efeito dessa rejeição foi a concentração da atividade sexual no casamento.
A F - V - F.
B V - F - V.
C F - F - V.
D V - V - F.

Silva e Benchaya (2021, p. 128) realizaram uma pesquisa sobre a sexualidade infantil na percepção de professores de uma escola do município de Osório/RS. No decurso da pesquisa, “Os significados atribuídos à sexualidade foram narrados como sendo variáveis, de acordo com os momentos em que se fala sobre o tema, deixando evidenciar uma compreensão reducionista do termo”.
No que concerne à abordagem acerca da sexualidade na esfera escolar, assinale a alternativa INCORRETA:
A Só se pode abordar a sexualidade a partir da adolescência, e com “gente normal”, ou seja, pessoas casadas, que querem ter filhos e que conseguem sustentar uma família. É evidente que pessoas com deficiência não se enquadram nesses critérios.
B Abordar a sexualidade na sala de aula também envolve mencionar o direito ao prazer e o exercício da sexualidade com responsabilidade. Lembrando as crianças de que nenhuma pessoa é igual a outra.
C Ao dialogar sobre sexualidade com estudantes, é válido esclarecer que a conduta sexual de cada pessoa é influenciada por aspectos biológicos, psicológicos e sociais. É necessário lembrar da diversidade, buscando igualdade e respeito.
D Abordar a sexualidade na sala de aula também envolve esclarecer que pessoas com deficiência também têm o direito de exercer sua sexualidade, bem como de ter sentimentos afetivos, com respeito, prazer e segurança.

Para assegurar uma formação básica comum nas escolas de todo o país, o governo brasileiro criou políticas, como a implantação em 1998 dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996.
Desse modo, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os Parâmetros Curriculares Nacionais contêm um documento denominado “Introdução”, que justifica e fundamenta as opções feitas para a elaboração dos documentos de áreas e temas transversais.
II- Os Parâmetros Curriculares Nacionais possuem seis documentos referentes às áreas de conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e Educação Física.
III- Relativamente aos documentos nacionais para educação, é desnecessário citar os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), sobretudo porque eles nem contemplam os Temas Transversais.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D Somente a afirmativa III está correta.

Segundo Soares (2005, p. 498), é necessário conceituar a família não através de restritos parâmetros de universalidade, mas considerando a especificidade e a diversidade de contextos culturais, sociais e históricos, além da dinâmica singular de cada família.
Desse modo, analise as sentenças a seguir: I- No núcleo familiar, as pessoas com deficiência começam a receber os primeiros sinais de que sua vida será diferente dos demais, referente à dependência, relações sociais etc. II- A família é a única instituição incumbida de fornecer informações sobre sexualidade para os adolescentes. Esses assuntos não devem ser levantados durante a infância porque as crianças não têm maturidade para isso. III- É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à liberdade, à convivência familiar e comunitária, dentre outros. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Nesse sentido, os PCN realçam as relações de gênero, reconhecendo-as como referências fundamentais para a constituição da identidade de crianças e jovens. Coerentes com os fundamentos e princípios da Constituição Federal, os PCN trazem como eixo central da educação escolar o exercício da cidadania e apresentam como maior inovação a inclusão de temas que visam a resgatar a dignidade da pessoa humana, a igualdade de direitos, a participação ativa na sociedade e a corresponsabilidade pela vida social.
Sobre os PCNs e assuntos relativos à sexualidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Engloba as relações de gênero, o respeito a si mesmo e ao outro e à diversidade de crenças, valores e expressões culturais existentes numa sociedade democrática e pluralista. Pretende contribuir para a superação de tabus e preconceitos ainda arraigados no contexto sociocultural brasileiro. ( ) O documento reforça a atitude comum da escola, em ocultar e reprimir as questões que se referem à sexualidade, e em atribuir tais discussões exclusivamente ao espaço familiar, ou seja, que o assunto se refere ao campo privado. Por isso, as discussões sobre gênero e sexualidade não devem fazer parte dos diálogos com as crianças nas escolas. ( ) O objetivo principal do documento é de conscientizar sobre os temas relacionados à sexualidade. Contempla a relação com o corpo, os gêneros, a identidade sexual e as doenças sexualmente transmissíveis (DST). O tema da sexualidade é importante de ser discutido nas escolas a fim de quebrar com preconceitos e estereótipos que causam violências. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - F.
B F - F - V.
C V - F - V.
D V - F - F.

Segundo Bonfim e Mesquita (2020, p. 6), “[...] o debate de gênero e sexualidade está presente na escola, por mais que ela tente forçar uma visão neutra. Pensar a escola como um lugar de possibilidade das experiências da diversidade sexual e de gênero nos mostra que ela é obrigada, concordando ou não, a tratar desse debate.”
Tendo em vista a sexualidade e a educação inclusiva, analise as afirmativas a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- Ao assumir o papel esclarecedor quanto à sexualidade, a escola poderá estar prevenindo várias situações que envolvem infecções sexualmente transmissíveis (IST), gravidez indesejada, abusos e violências sexuais.
II- Na escola, as crianças podem aprender sobre as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Podem ter acesso ao conhecimento biológico sobre o corpo humano.
III- Ao abordar questões relativas à sexualidade, o professor deve exercer a humilhação aos alunos considerados LGBT com sutileza, para evitar processos jurídicos e, ao mesmo tempo, evitar que mais crianças se tornem homossexuais.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas II e III estão corretas.

“Entendemos ser possível conceber diálogos entre psicanálise e teoria queer que operem no tensionamento irredutível de duas linhas de raciocínio – pensando, por um lado, na indecidibilidade entre reiteração e subversão, repetição e elaboração; por outro, tomando aquilo que desvia não tanto como fragilidade, mas como potência de ruptura” (KVELLER; CAVALHEIRO; TIETBOEHL, 2021, p. 252).
Sobre a teoria Queer, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Ela preferia enfrentar o desafio de mudar a sociedade de forma que ela lhes seja aceitável. Afinal, o gênero é relacionado a normas e convenções culturais que variam no tempo e de sociedade para sociedade. ( ) É a vertente teórica do machismo que se articula às discussões sobre gênero. Trata-se de uma teoria relativamente nova que advém da velha cultura patriarcal. Abrange a liberdade hedonista para os jovens da classe alta. ( ) Ela mostra a impossibilidade de representar as infinitas sexualidades e gêneros possíveis, em letras apenas, e o questionamento de fixar as identidades, pois as percebe como em movimento e não estáticas, e muitas vezes até contraditórias. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V.
B F - V - F.
C V - V - F.
D F - F - V.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:988980)
Peso da Avaliação 2,00
Prova 92160966
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 9/1
Nota 9,00
"Da antigüidade à idade média, eram os pais que cuidavam do casamento dos filhos. O casamento não 
consagrava um relacionamento amoroso. Era um negócio de família, um contrato que dois indivíduos 
faziam não para o prazer, mas a conselho de suas famílias e para o bem delas. O principal papel do 
casamento era servir de base a alianças cuja importância se sobrepunha ao amor e à sexualidade. 
Escolha e paixão não pesavam nessas decisões, e a sexualidade para a reprodução era parte da aliança 
firmada" (ARAUJO, 2002). Tendo em vista os quatro tipos principais de conduta sexual 
desenvolvidos na concepção dos gregos, associe os itens utilizando o código a seguir: I- Dietética. II- 
Econômica. III- Erótica. IV- Filosófica. ( ) A propósito do corpo. ( ) A propósito dos rapazes. ( ) A 
propósito da verdade. ( ) A propósito do casamento. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: FONTE: ARAUJO, Maria de Fátima. 
Amor, casamento e sexualidade: velhas e novas configurações. Psicol. cienc. prof., Brasília, v. 22, n. 
2, p. 70-77, jun. 2002.
A II - IV - II - I.
B III - II - I - IV.
C I - III - IV - II.
D I - IV - III - II.
Um estudo foi realizado sobre saúde sexual e reprodutiva, relacionada à saúde do adolescente. “Um 
pouco mais da metade dos adolescentes com experiência sexual prévia relatou que sua principal 
motivação para a iniciação sexual foi a atração pela(o) primeira(o) parceira(o). Aqui faz sentido a 
ideia que o objeto de desejo desses homens seria de ordem física, e, assim, o primeiro ato sexual 
compreenderia uma forma de satisfação do instinto e da necessidade de dar vazão à atração” 
(BORGES; SCHOR, 2007, p. 231). A respeito da atração, analise as sentenças a seguir:
I- Orientação sexual é um termo que está relacionado com as diferentes formas de atração afetiva, ao 
passo que o termo opção sexual se vincula às diferentes maneiras de atração sexual.
II- Dependendo do tipo de atração, a orientação sexual é classificada em dois tipos: quando se trata de 
atração afetiva é enquadrada como heterossexual, e quando a atração é sexual é denominada de 
homossexual.
III- As características diferenciadas de pessoas com deficiência física podem apresentar-se como uma 
barreira que distancia as outras pessoas. Tal distância se relaciona aos interesses afetivos e também à 
atração sexual.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BORGES, Ana Luiza Vilela; SCHOR, Néia. Homens adolescentes e vida sexual: 
heterogeneidades nas motivações que cercam a iniciação sexual. Cadernos de Saúde Pública [on-line]. 
2007, v. 23, n. 1, pp. 225-234. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2007000100024. 
Acesso em: 18 maio 2022.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
17/11/2024, 17:39 Avaliação II - Individual
about:blank 1/6
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
Segundo Silva e Szymanski (2020, p. 6) “[...] fica posto um grande desafio quando se fala acerca da 
inclusão escolar: a necessidade de transformação na cultura escolar”. Sobre a educação inclusiva, 
analise as sentenças a seguir:
I- Pressupõe que a escola se prepare para receber apenas alunos com necessidades educacionais 
especiais.
II- É oriunda dos movimentos em prol dos direitos humanos e das reivindicações de equidade de 
oportunidade educacional para todos.
III- Se fortaleceu na década de 1990 e busca acolher todos os estudantes segundo uma pedagogia 
centrada na criança.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SILVA, L. S. da; SZYMANSKI, L. Crianças e seus diagnósticos no cenário da educação 
inclusiva: a perspectiva de mães e professoras. Educ. Pesqui., São Paulo, v. 46, e225328, 2020. 
Disponível em: . Acesso em: 9 maio 2022. Epub 09-Dez-2020. 
https://doi.org/10.1590/s1678-4634202046225328.
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.
“Na Grécia, as pessoas estavam interessadas na busca de uma estética da existência, que apontava 
para o reconhecimento do Bem e da Beleza, como valores máximos do homem sábio e para a 
construção socializante, que procurava submeter o sujeito às necessidades da polis” (GUEDES, 2010, 
p. 456). Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) As relações entre indivíduos do mesmo sexo na Grécia eram exaltadas e em Roma aceitas (pelo 
menos entre homens).
( ) Na Grécia, práticas dos aphrodisia eram vistas de forma mais positiva do que seriam, mais tarde, 
na Idade Medieval.
( ) Os gregos rejeitavam a busca pelo prazer sexual. O efeito dessa rejeição foi a concentração da 
atividade sexual no casamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GUEDES, D. D. Rev. Mal-Estar Subj., Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 447-493, jun. 2010 . 
Disponível em . Acesso em: 10 maio 2022.
Revisar Conteúdo do Livro
3
4
17/11/2024, 17:39 Avaliação II - Individual
about:blank 2/6
A F - V - F.
B V - F - V.
C F - F - V.
D V - V - F.
Silva e Benchaya (2021, p. 128) realizaram uma pesquisa sobre a sexualidade infantil na percepção de 
professores de uma escola do município de Osório/RS. No decurso da pesquisa, “Os significados 
atribuídos à sexualidade foram narrados como sendo variáveis, de acordo com os momentos em que 
se fala sobre o tema, deixando evidenciar uma compreensão reducionista do termo”.
No que concerne à abordagem acerca da sexualidade na esfera escolar, assinale a alternativa 
INCORRETA:
FONTE: SILVA, W. G. da; BENCHAYA, M. C. Sexualidade infantil: a percepção de professores de 
uma escola do município de Osório/RS. Aletheia, Canoas, v. 54, n. 2, p. 123-132, dez. 2021. DOI: 
http://dx.doi.org/DOI10.29327/226091.54.2-12. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S1413-03942021000200013&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 23 jun. 2022. 
A
Abordar a sexualidade na sala de aula também envolve esclarecer que pessoas com deficiência
também têm o direito de exercer sua sexualidade, bem como de ter sentimentos afetivos, com
respeito, prazer e segurança.
B
Só se pode abordar a sexualidade a partir da adolescência, e com “gente normal”, ou seja, pessoas
casadas, que querem ter filhos e que conseguem sustentar uma família. É evidente que pessoas
com deficiência não se enquadram nesses critérios.
C
Abordar a sexualidade na sala de aula também envolve mencionar o direito ao prazer e o
exercício da sexualidade com responsabilidade. Lembrando as crianças de que nenhuma pessoa é
igual a outra.
D
Ao dialogar sobre sexualidade com estudantes, é válido esclarecer que a conduta sexual de cada
pessoa é influenciada por aspectos biológicos, psicológicos e sociais. É necessário lembrar da
diversidade, buscando igualdade e respeito.
“Para assegurar uma formação básica comum nas escolas de todo o país, o governo brasileiro criou 
políticas, como a implantação em 1998 dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a partir da Lei 
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996” (PALMA et al., 2015, p. 728). Desse 
modo, analise as afirmativas a seguir:
I- Os Parâmetros Curriculares Nacionais contêm um documento denominado “Introdução”, que 
justifica e fundamenta as opções feitas para a elaboração dos documentos de áreas e temas 
transversais.
II- Os Parâmetros Curriculares Nacionais possuem seis documentos referentes às áreas de 
conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História, Geografia, Arte e 
Educação Física.
III- Relativamente aos documentos nacionais para educação, é desnecessáriocitar os Parâmetros 
Curriculares Nacionais (PCNs), sobretudo porque eles nem contemplam os Temas Transversais.
5
6
17/11/2024, 17:39 Avaliação II - Individual
about:blank 3/6
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PALMA, Y. A. et al. Parâmetros curriculares nacionais: um estudo sobre orientação sexual, 
gênero e escola no Brasil. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 23, n. 3, p. 727-738, set. 2015. Disponível 
em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-
389X2015000300016&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 27 jun. 2022. 
A As afirmativas I e II estão corretas.
B As afirmativas II e III estão corretas.
C As afirmativas I e III estão corretas.
D Somente a afirmativa III está correta.
Segundo Soares (2005, p. 498), é necessário “[...] conceituar a família não através de restritos 
parâmetros de universalidade, mas considerando a especificidade e a diversidade de contextos 
culturais, sociais e históricos, além da dinâmica singular de cada família”. Desse modo, analise as 
sentenças a seguir:
I- No núcleo familiar, as pessoas com deficiência começam a receber os primeiros sinais de que sua 
vida será diferente dos demais, referente à dependência, relações sociais etc. 
II- A família é a única instituição incumbida de fornecer informações sobre sexualidade para os 
adolescentes. Esses assuntos não devem ser levantados durante a infância porque as crianças não têm 
maturidade para isso.
III- É dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, 
a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à sexualidade, à liberdade, à convivência familiar 
e comunitária, dentre outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: SOARES, A. H. R. Família e sexualidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 10, n. 2, 2005, p. 
498-499. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232005000200028. Disponível em: 
https://www.scielo.br/j/csc/a/jG8ghXSs9Pn6gTSP9YhHrcK/?lang=pt. Acesso em: 23 jun. 2022.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.
"Nesse sentido, os PCN realçam as relações de gênero, reconhecendo-as como referências 
fundamentais para a constituição da identidade de crianças e jovens. Coerentes com os fundamentos e 
princípios da Constituição Federal, os PCN trazem como eixo central da educação escolar o exercício 
da cidadania e apresentam como maior inovação a inclusão de temas que visam a resgatar a dignidade 
da pessoa humana, a igualdade de direitos, a participação ativa na sociedade e a corresponsabilidade 
pela vida social" (VIANNA, 2004, p. 96). Sobre os PCNs e assuntos relativos à sexualidade, 
classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Engloba as relações de gênero, o respeito a si mesmo e ao outro e à diversidade de crenças, valores 
e expressões culturais existentes numa sociedade democrática e pluralista. Pretende contribuir para a 
superação de tabus e preconceitos ainda arraigados no contexto sociocultural brasileiro.
7
8
17/11/2024, 17:39 Avaliação II - Individual
about:blank 4/6
( ) O documento reforça a atitude comum da escola, em ocultar e reprimir as questões que se referem 
à sexualidade, e em atribuir tais discussões exclusivamente ao espaço familiar, ou seja, que o assunto 
se refere ao campo privado. Por isso, as discussões sobre gênero e sexualidade não devem fazer parte 
dos diálogos com as crianças nas escolas.
( ) O objetivo principal do documento é de conscientizar sobre os temas relacionados à sexualidade. 
Contempla a relação com o corpo, os gêneros, a identidade sexual e as doenças sexualmente 
transmissíveis (DST). O tema da sexualidade é importante de ser discutido nas escolas a fim de 
quebrar com preconceitos e estereótipos que causam violências. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VIANNA, Cláudia Pereira; UNBEHAUM, Sandra. O gênero nas políticas públicas de 
educação no Brasil: 1988-2002. Cad. Pesqui., São Paulo, 2004.
A F - V - F.
B V - F - F.
C V - F - V.
D F - F - V.
Segundo Bonfim e Mesquita (2020, p. 6), “[...] o debate de gênero e sexualidade está presente na 
escola, por mais que ela tente forçar uma visão neutra. Pensar a escola como um lugar de 
possibilidade das experiências da diversidade sexual e de gênero nos mostra que ela é obrigada, 
concordando ou não, a tratar desse debate”. Tendo em vista a sexualidade e a educação inclusiva, 
analise as afirmativas a seguir:
I- Ao assumir o papel esclarecedor quanto à sexualidade, a escola poderá estar prevenindo várias 
situações que envolvem infecções sexualmente transmissíveis (IST), gravidez indesejada, abusos e 
violências sexuais.
II- Na escola, as crianças podem aprender sobre as transformações que ocorrem na puberdade 
considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso. Podem ter acesso ao 
conhecimento biológico sobre o corpo humano.
III- Ao abordar questões relativas à sexualidade, o professor deve exercer a humilhação aos alunos 
considerados LGBT com sutileza, para evitar processos jurídicos e, ao mesmo tempo, evitar que mais 
crianças se tornem homossexuais.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BONFIM, Juliano; MESQUITA, Marcos Ribeiro. “Nunca falaram disso na escola": um 
debate com jovens sobre gênero e diversidade. Psicologia & Sociedade, v. 32, 2020. Disponível em: 
https://doi.org/10.1590/1807-0310/2020v32192744. Acesso em: 5 maio 2022.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas II e III estão corretas.
9
17/11/2024, 17:39 Avaliação II - Individual
about:blank 5/6
“Entendemos ser possível conceber diálogos entre psicanálise e teoria queer que operem no 
tensionamento irredutível de duas linhas de raciocínio – pensando, por um lado, na indecidibilidade 
entre reiteração e subversão, repetição e elaboração; por outro, tomando aquilo que desvia não tanto 
como fragilidade, mas como potência de ruptura” (KVELLER; CAVALHEIRO; TIETBOEHL, 2021, 
p. 252). Sobre a teoria Queer, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ela preferia enfrentar o desafio de mudar a sociedade de forma que ela lhes seja aceitável. Afinal, 
o gênero é relacionado a normas e convenções culturais que variam no tempo e de sociedade para 
sociedade.
( ) É a vertente teórica do machismo que se articula às discussões sobre gênero. Trata-se de uma 
teoria relativamente nova que advém da velha cultura patriarcal. Abrange a liberdade hedonista para 
os jovens da classe alta.
( ) Ela mostra a impossibilidade de representar as infinitas sexualidades e gêneros possíveis, em 
letras apenas, e o questionamento de fixar as identidades, pois as percebe como em movimento e não 
estáticas, e muitas vezes até contraditórias.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: KVELLER, D. B.; CAVALHEIRO, R.; TIETBOEHL, L. Infâncias, teorias queer, 
psicanálises: Para além do princípio do progresso e da heteronormatividade. Psicol. clin., Rio de 
Janeiro, v. 33, n. 2, p. 237-255, ago. 2021. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?
script=sci_arttext&pid=S0103-56652021000200003&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 2 jun. 2022.
A V - F - V.
B V - V - F.
C F - F - V.
D F - V - F.
10
Imprimir
17/11/2024, 17:39 Avaliação II - Individual
about:blank 6/6

Mais conteúdos dessa disciplina