Logo Passei Direto
Buscar

PROVA MEDICINA NUCLEAR

User badge image
Alex Sousa

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Questão 1: A radioterapia é utilizada para curar, tratar ou aliviar os sintomas originados por certos tipos de câncer. Usa-se a radiação ionizante com o intuito de retardar o crescimento das células cancerosas ou até mesmo causar a morte do tecido tumoral. Assinale a alternativa correta.

A. Embora existam diferentes formas de tratamento em radioterapia, todas trabalham de maneira semelhante: a ionização causa danos nas células cancerosas e impede o avanço da doença, evitando, assim, a metástase. Como qualquer tratamento, traz alguns efeitos desnecessários, como muito ânimo, vontade de sair, ganho de apetite, disposição entre outros efeitos.
B. NDA
C. Embora existam diferentes formas de tratamento em radioterapia, todas trabalham de maneira semelhante: a ionização não causa danos nas células cancerosas e não impede o avanço da doença, evitando, assim, a metástase. Como qualquer tratamento, traz alguns efeitos desnecessários, como perda de peso, queda de cabelo, perda de paladar, cansaço entre outros efeitos.
D. Embora existam diferentes formas de tratamento em radioterapia, todas trabalham de maneira semelhante: a ionização causa danos nas células cancerosas e impede o avanço da doença, evitando, assim, a metástase. Como qualquer tratamento, traz alguns efeitos desnecessários, como perda de peso, queda de cabelo, perda de paladar, cansaço entre outros efeitos.
E. Embora existam diferentes formas de tratamento em radioterapia, todas trabalham de maneira semelhante: a excitação da radiação não causa danos nas células cancerosas e impede o avanço da doença, evitando, assim, a metástase. Como qualquer tratamento, traz alguns efeitos desnecessários, como perda de peso, queda de cabelo, perda de paladar, cansaço entre outros efeitos.

Questão 3: A partir de exames e da comprovação de estágio do câncer, o médico radio-oncologista define as modalidades da radioterapia (teleterapia ou braquiterapia) e qual tratamento trará o melhor resultado. Após essa definição, ele solicita exames clínicos prévios e específicos, que fazem parte do planejamento radioterápico. Assinale a alternativa correta.

A. NDA
B. Os exames prévios solicitados na radioterapia começam com exames clínicos para saber as condições fisiológicos do paciente, dentre os exames clínicos solicitados, que variam de acordo com a região a ser tratada e do histórico do paciente, está o hemograma em todos os casos, pois necessita-se ter o controle de todos os componentes sanguíneos pertencentes ao sistema fisiológico do paciente, devido à exposição de radiação ionizante. Já os exames específicos para o planejamento da radioterapia envolvem tomografia computadorizada, que permite o planejamento tridimensional de simulação dos pacientes. A simulação virtual do tratamento de pacientes, baseando-se em cortes tomográficos, pode ser feita a partir de dados obtidos pelo exame.
C. Os exames prévios solicitados na radioterapia começam com exames clínicos para saber as condições imunológicas do paciente, dentre os exames clínicos solicitados, que variam de acordo com a região a ser tratada e do histórico do paciente, está o hemograma em todos os casos, pois necessita-se ter o controle de todos os componentes sanguíneos pertencentes ao sistema imunológico do paciente, devido à exposição de radiação ionizante. Já os exames específicos para o planejamento da radioterapia envolvem tomografia computadorizada, que permite o planejamento tridimensional de simulação dos pacientes. A simulação virtual do tratamento de pacientes, baseando-se em cortes tomográficos, pode ser feita a partir de dados obtidos pelo exame.
D. Os exames prévios solicitados na radioterapia começam com exames clínicos para saber as condições imunológicas do paciente, dentre os exames clínicos solicitados, que variam de acordo com a região a ser tratada e do histórico do paciente, está o hemograma em todos os casos, pois necessita-se ter o controle de todos os componentes sanguíneos pertencentes ao sistema imunológico do paciente, devido à exposição de radiação não ionizante. Já os exames específicos para o planejamento da radioterapia envolvem tomografia computadorizada, que permite o planejamento tridimensional de simulação dos pacientes. A simulação virtual do tratamento de pacientes, baseando-se em cortes tomográficos, pode ser feita a partir de dados obtidos pelo exame.
E. Os exames prévios solicitados na radioterapia começam com exames clínicos para saber as condições imunológicas do paciente, dentre os exames clínicos solicitados, que variam de acordo com a região a ser tratada e do histórico do paciente, está o hemograma em todos os casos, pois necessita-se ter o controle de todos os componentes sanguíneos pertencentes ao sistema imunológico do paciente, devido à exposição de radiação ionizante. Já os exames específicos para o planejamento da radioterapia envolvem mamografia, que permite o planejamento tridimensional de simulação dos pacientes. A simulação virtual do tratamento de pacientes, baseando-se em cortes mamográfico, pode ser feita a partir de dados obtidos pelo exame.

A produção de radionuclídeos por geradores é muito utilizada na medicina nuclear. Com base na imagem abaixo assinale a alternativa correta.

A. Através da eluição na medicina nuclear, é possível realizar a separação do nuclídeo filho do radionuclídeo pai, que é o principal sistema de produção de radionuclídeo utilizado na medicina nuclear, pois garante a qualidade em relação à conservação do tempo de meia-vida do material radioativo, desde a saída do local em que foi produzido até a chegada às instituições. O principal gerador utilizado na medicina nuclear é o gerador de césio.
B. Através da eluição na medicina nuclear, é possível realizar a separação do nuclídeo filho do radionuclídeo pai, que é o principal sistema de produção de radionuclídeo utilizado na medicina nuclear, pois garante a qualidade em relação à conservação do tempo de meia-vida do material radioativo, desde a saída do local em que foi produzido até a chegada às instituições. O principal gerador utilizado na medicina nuclear é o gerador de urânio.
C. Através da eluição na medicina nuclear, é possível realizar a separação do nuclídeo filho do radionuclídeo pai, que é o principal sistema de produção de radionuclídeo utilizado na medicina nuclear, pois garante a qualidade em relação à conservação do tempo de meia-vida do material radioativo, desde a saída do local em que foi produzido até a chegada às instituições. O principal gerador utilizado na medicina nuclear é o gerador de gálio.
D. Através da eluição na medicina nuclear, é possível realizar a separação do nuclídeo filho do radionuclídeo pai, que é o principal sistema de produção de radionuclídeo utilizado na medicina nuclear, pois garante a qualidade em relação à conservação do tempo de meia-vida do material radioativo, desde a saída do local em que foi produzido até a chegada às instituições. O principal gerador utilizado na medicina nuclear é o gerador de tecnécio.
E. NDA

Quando falamos em radioterapia, sabemos que, quanto mais rápido for iniciado o tratamento, melhor, porém ele só pode ser iniciado após a simulação e o planejamento. Assinale a alternativa correta.

A. O planejamento radioterápico, além de ter o objetivo de alcançar o resultado com sucesso do tratamento, também gera maior agilidade, independentemente do fluxo de pacientes atendidos na instituição. No processo de simulação, não é necessária a aplicação constante de diversos conceitos anatômicos, para a localização da estrutura de interesse do tratamento, principalmente os planos de secções. Através dos planos de secção, podemos dividir o corpo humano em três dimensões, coronal divide o corpo em anterior e posterior, sagital divide o corpo em direita e esquerda e transversal divide o corpo em superior e inferior.
B. NDA
C. O planejamento radioterápico, além de ter o objetivo de alcançar o resultado com sucesso do tratamento, também gera maior agilidade, independentemente do fluxo de pacientes atendidos na instituição. No processo de simulação, é necessária a aplicação constante de diversos conceitos anatômicos, para a localização da estrutura de interesse do tratamento, principalmente os planos de secções. Através dos planos de secção, podemos dividir o corpo humano em três dimensões, coronal divide o corpo em anterior e posterior, sagital divide o corpo em superior e inferior e transversal divide o corpo em direita e esquerda.
D. O planejamento radioterápico, além de ter o objetivo de alcançar o resultado com sucesso do tratamento, também gera maior agilidade, independentemente do fluxo de pacientes atendidos na instituição. No processo de simulação, é necessária a aplicação constante de diversos conceitos anatômicos, para a localização da estrutura de interesse do tratamento, principalmente os planos de secções. Através dos planos de secção, podemos dividir o corpo humano em três dimensões, coronal divide o corpo em anterior e posterior, sagital divide o corpo em direita e esquerda e transversal divide o corpo em superior e inferior.
E. O planejamento radioterápico, além de ter o objetivo de alcançar o resultado com sucesso do tratamento, também gera maior agilidade, independentemente do fluxo de pacientes atendidos na instituição. No processo de simulação, é necessária a aplicação constante de diversos conceitos anatômicos, para a localização da estrutura de interesse do tratamento, principalmente os planos de secções.

Na medicina nuclear, as fontes radioativas utilizadas são de origem natural e abertas, ou seja, são oriundas de elementos radioativos não selados. Portanto, os profissionais do setor devem ter cuidado extremo com a manipulação dos radiofármacos. Assinale a alternativa correta.

A. Ao utilizar um radioisótopo como traçador, faz-se necessária a utilização externa de um detector sensível que possa acompanhar o caminho desse composto radioativo para realização das imagens que ajudarão no diagnóstico ou avaliação de tratamento do paciente, os detectores que receberão essa radiação para a formação da imagem são PET-CT, SPECT-CT e gama-câmara.
B. Ao utilizar um radioisótopo como traçador, não se faz necessária a utilização externa de um detector sensível que possa acompanhar o caminho desse composto radioativo para realização das imagens que ajudarão no diagnóstico ou avaliação de tratamento do paciente, os detectores que receberão essa radiação para a formação da imagem são PET-CT, SPECT-CT e gama-câmara.
C. Ao utilizar um radioisótopo como traçador, faz-se necessária a utilização externa de um detector não sensível que possa acompanhar o caminho desse composto radioativo para realização das imagens que ajudarão no diagnóstico ou avaliação de tratamento do paciente, os detectores que receberão essa radiação para a formação da imagem são PET-CT, SPECT-CT e gama-câmara.
D. Ao utilizar um radioisótopo como traçador, faz-se necessária a utilização externa de um detector sensível que possa acompanhar o caminho desse composto radioativo para realização das imagens que ajudarão no diagnóstico ou avaliação de tratamento do paciente, os detectores que receberão essa radiação para a formação da imagem são tomografia computadorizada, mamografia e gama-câmara.
E. NDA

Resolução espacial é determinada pela capacidade que um sensor tem em fazer a divisão ou resolução dos elementos na superfície (órgão, objeto, terrestre). Portanto, a resolução espacial está diretamente relacionada ao detalhamento observado. Quanto maior a resolução espacial, melhor será o detalhamento observado. Cabe ressaltar que essa definição não deve ser confundida com o tamanho do pixel. Assinale a alternativa correta.

A. Equipamentos que têm a capacidade de formar uma imagem têm o fator resolução espacial eletricamente. Cada tipo de sensor tem uma certa capacidade de definição do tamanho do pixel, e essa divisão corresponde à menor parcela imageada, ou seja, o pixel é a menor unidade em uma imagem, as dimensões que o pixel tem são chamadas de resolução espacial. Quanto menor for o tamanho ou a dimensão do pixel, maior será a resolução espacial daquela imagem.
B. Equipamentos que não têm a capacidade de formar uma imagem têm o fator resolução espacial intrinsecamente. Cada tipo de sensor tem uma certa capacidade de definição do tamanho do pixel, e essa divisão corresponde à menor parcela imageada, ou seja, o pixel é a menor unidade em uma imagem, as dimensões que o pixel tem são chamadas de resolução espacial. Quanto menor for o tamanho ou a dimensão do pixel, maior será a resolução espacial daquela imagem.
D. Equipamentos que têm a capacidade de formar uma imagem têm o fator resolução espacial intrinsecamente. Cada tipo de sensor tem uma certa capacidade de definição do tamanho do pixel, e essa divisão corresponde à maior parcela imageada, ou seja, o pixel é a maior unidade em uma imagem, as dimensões que o pixel tem são chamadas de resolução espacial. Quanto menor for o tamanho ou a dimensão do pixel, maior será a resolução espacial daquela imagem.

A medicina nuclear difere do radiodiagnóstico por formar imagens funcionais e não anatômicas, é utilizada na detecção de doenças em seus estágios iniciais ou avaliação de patologias e ainda avaliação de tratamento. Essa técnica é utilizada em diversos hospitais para o diagnóstico de doenças, como câncer, doenças cardíacas, neurológicas, gastrointestinais e endócrinas entre outras áreas. Assinale a alternativa correta:

A. A medicina nuclear ainda não é uma área que está presente em todos os hospitais do Brasil, devido ao preço de sua criação e manutenção. Para ser criado um centro de medicina nuclear, é necessário um investimento muito baixo, pois todos os equipamentos têm valores altos, contudo, é uma área de extrema importância e está em expansão por poder auxiliar e muito no diagnóstico precoce de diversas doenças, sendo uma maneira primordial para o diagnóstico e o tratamento além de poder ser também utilizado para terapia como na radioidoterapia, onde podemos diagnosticar e tratar paciente com patologia da tireoide.
B. A medicina nuclear ainda não é uma área que está presente em todos os hospitais do Brasil, devido ao preço de sua criação e manutenção. Para ser criado um centro de medicina nuclear, é necessário um investimento muito alto, pois todos os equipamentos têm valores baixos, contudo, é uma área de extrema importância e está em expansão por poder auxiliar e muito no diagnóstico precoce de diversas doenças, sendo uma maneira primordial para o diagnóstico e o tratamento além de poder ser também utilizado para terapia como na radioidoterapia, onde podemos diagnosticar e tratar paciente com patologia da tireoide.
C. A medicina nuclear é uma área que está presente em todos os hospitais do Brasil, devido ao preço de sua criação e manutenção. Para ser criado um centro de medicina nuclear, é necessário um investimento muito alto, pois todos os equipamentos têm valores altos, contudo, é uma área de extrema importância e está em expansão por poder auxiliar e muito no diagnóstico precoce de diversas doenças, sendo uma maneira primordial para o diagnóstico e o tratamento além de poder ser também utilizado para terapia como na radioidoterapia, onde podemos diagnosticar e tratar paciente com patologia da tireoide.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Questão 1: A radioterapia é utilizada para curar, tratar ou aliviar os sintomas originados por certos tipos de câncer. Usa-se a radiação ionizante com o intuito de retardar o crescimento das células cancerosas ou até mesmo causar a morte do tecido tumoral. Assinale a alternativa correta.

A. Embora existam diferentes formas de tratamento em radioterapia, todas trabalham de maneira semelhante: a ionização causa danos nas células cancerosas e impede o avanço da doença, evitando, assim, a metástase. Como qualquer tratamento, traz alguns efeitos desnecessários, como muito ânimo, vontade de sair, ganho de apetite, disposição entre outros efeitos.
B. NDA
C. Embora existam diferentes formas de tratamento em radioterapia, todas trabalham de maneira semelhante: a ionização não causa danos nas células cancerosas e não impede o avanço da doença, evitando, assim, a metástase. Como qualquer tratamento, traz alguns efeitos desnecessários, como perda de peso, queda de cabelo, perda de paladar, cansaço entre outros efeitos.
D. Embora existam diferentes formas de tratamento em radioterapia, todas trabalham de maneira semelhante: a ionização causa danos nas células cancerosas e impede o avanço da doença, evitando, assim, a metástase. Como qualquer tratamento, traz alguns efeitos desnecessários, como perda de peso, queda de cabelo, perda de paladar, cansaço entre outros efeitos.
E. Embora existam diferentes formas de tratamento em radioterapia, todas trabalham de maneira semelhante: a excitação da radiação não causa danos nas células cancerosas e impede o avanço da doença, evitando, assim, a metástase. Como qualquer tratamento, traz alguns efeitos desnecessários, como perda de peso, queda de cabelo, perda de paladar, cansaço entre outros efeitos.

Questão 3: A partir de exames e da comprovação de estágio do câncer, o médico radio-oncologista define as modalidades da radioterapia (teleterapia ou braquiterapia) e qual tratamento trará o melhor resultado. Após essa definição, ele solicita exames clínicos prévios e específicos, que fazem parte do planejamento radioterápico. Assinale a alternativa correta.

A. NDA
B. Os exames prévios solicitados na radioterapia começam com exames clínicos para saber as condições fisiológicos do paciente, dentre os exames clínicos solicitados, que variam de acordo com a região a ser tratada e do histórico do paciente, está o hemograma em todos os casos, pois necessita-se ter o controle de todos os componentes sanguíneos pertencentes ao sistema fisiológico do paciente, devido à exposição de radiação ionizante. Já os exames específicos para o planejamento da radioterapia envolvem tomografia computadorizada, que permite o planejamento tridimensional de simulação dos pacientes. A simulação virtual do tratamento de pacientes, baseando-se em cortes tomográficos, pode ser feita a partir de dados obtidos pelo exame.
C. Os exames prévios solicitados na radioterapia começam com exames clínicos para saber as condições imunológicas do paciente, dentre os exames clínicos solicitados, que variam de acordo com a região a ser tratada e do histórico do paciente, está o hemograma em todos os casos, pois necessita-se ter o controle de todos os componentes sanguíneos pertencentes ao sistema imunológico do paciente, devido à exposição de radiação ionizante. Já os exames específicos para o planejamento da radioterapia envolvem tomografia computadorizada, que permite o planejamento tridimensional de simulação dos pacientes. A simulação virtual do tratamento de pacientes, baseando-se em cortes tomográficos, pode ser feita a partir de dados obtidos pelo exame.
D. Os exames prévios solicitados na radioterapia começam com exames clínicos para saber as condições imunológicas do paciente, dentre os exames clínicos solicitados, que variam de acordo com a região a ser tratada e do histórico do paciente, está o hemograma em todos os casos, pois necessita-se ter o controle de todos os componentes sanguíneos pertencentes ao sistema imunológico do paciente, devido à exposição de radiação não ionizante. Já os exames específicos para o planejamento da radioterapia envolvem tomografia computadorizada, que permite o planejamento tridimensional de simulação dos pacientes. A simulação virtual do tratamento de pacientes, baseando-se em cortes tomográficos, pode ser feita a partir de dados obtidos pelo exame.
E. Os exames prévios solicitados na radioterapia começam com exames clínicos para saber as condições imunológicas do paciente, dentre os exames clínicos solicitados, que variam de acordo com a região a ser tratada e do histórico do paciente, está o hemograma em todos os casos, pois necessita-se ter o controle de todos os componentes sanguíneos pertencentes ao sistema imunológico do paciente, devido à exposição de radiação ionizante. Já os exames específicos para o planejamento da radioterapia envolvem mamografia, que permite o planejamento tridimensional de simulação dos pacientes. A simulação virtual do tratamento de pacientes, baseando-se em cortes mamográfico, pode ser feita a partir de dados obtidos pelo exame.

A produção de radionuclídeos por geradores é muito utilizada na medicina nuclear. Com base na imagem abaixo assinale a alternativa correta.

A. Através da eluição na medicina nuclear, é possível realizar a separação do nuclídeo filho do radionuclídeo pai, que é o principal sistema de produção de radionuclídeo utilizado na medicina nuclear, pois garante a qualidade em relação à conservação do tempo de meia-vida do material radioativo, desde a saída do local em que foi produzido até a chegada às instituições. O principal gerador utilizado na medicina nuclear é o gerador de césio.
B. Através da eluição na medicina nuclear, é possível realizar a separação do nuclídeo filho do radionuclídeo pai, que é o principal sistema de produção de radionuclídeo utilizado na medicina nuclear, pois garante a qualidade em relação à conservação do tempo de meia-vida do material radioativo, desde a saída do local em que foi produzido até a chegada às instituições. O principal gerador utilizado na medicina nuclear é o gerador de urânio.
C. Através da eluição na medicina nuclear, é possível realizar a separação do nuclídeo filho do radionuclídeo pai, que é o principal sistema de produção de radionuclídeo utilizado na medicina nuclear, pois garante a qualidade em relação à conservação do tempo de meia-vida do material radioativo, desde a saída do local em que foi produzido até a chegada às instituições. O principal gerador utilizado na medicina nuclear é o gerador de gálio.
D. Através da eluição na medicina nuclear, é possível realizar a separação do nuclídeo filho do radionuclídeo pai, que é o principal sistema de produção de radionuclídeo utilizado na medicina nuclear, pois garante a qualidade em relação à conservação do tempo de meia-vida do material radioativo, desde a saída do local em que foi produzido até a chegada às instituições. O principal gerador utilizado na medicina nuclear é o gerador de tecnécio.
E. NDA

Quando falamos em radioterapia, sabemos que, quanto mais rápido for iniciado o tratamento, melhor, porém ele só pode ser iniciado após a simulação e o planejamento. Assinale a alternativa correta.

A. O planejamento radioterápico, além de ter o objetivo de alcançar o resultado com sucesso do tratamento, também gera maior agilidade, independentemente do fluxo de pacientes atendidos na instituição. No processo de simulação, não é necessária a aplicação constante de diversos conceitos anatômicos, para a localização da estrutura de interesse do tratamento, principalmente os planos de secções. Através dos planos de secção, podemos dividir o corpo humano em três dimensões, coronal divide o corpo em anterior e posterior, sagital divide o corpo em direita e esquerda e transversal divide o corpo em superior e inferior.
B. NDA
C. O planejamento radioterápico, além de ter o objetivo de alcançar o resultado com sucesso do tratamento, também gera maior agilidade, independentemente do fluxo de pacientes atendidos na instituição. No processo de simulação, é necessária a aplicação constante de diversos conceitos anatômicos, para a localização da estrutura de interesse do tratamento, principalmente os planos de secções. Através dos planos de secção, podemos dividir o corpo humano em três dimensões, coronal divide o corpo em anterior e posterior, sagital divide o corpo em superior e inferior e transversal divide o corpo em direita e esquerda.
D. O planejamento radioterápico, além de ter o objetivo de alcançar o resultado com sucesso do tratamento, também gera maior agilidade, independentemente do fluxo de pacientes atendidos na instituição. No processo de simulação, é necessária a aplicação constante de diversos conceitos anatômicos, para a localização da estrutura de interesse do tratamento, principalmente os planos de secções. Através dos planos de secção, podemos dividir o corpo humano em três dimensões, coronal divide o corpo em anterior e posterior, sagital divide o corpo em direita e esquerda e transversal divide o corpo em superior e inferior.
E. O planejamento radioterápico, além de ter o objetivo de alcançar o resultado com sucesso do tratamento, também gera maior agilidade, independentemente do fluxo de pacientes atendidos na instituição. No processo de simulação, é necessária a aplicação constante de diversos conceitos anatômicos, para a localização da estrutura de interesse do tratamento, principalmente os planos de secções.

Na medicina nuclear, as fontes radioativas utilizadas são de origem natural e abertas, ou seja, são oriundas de elementos radioativos não selados. Portanto, os profissionais do setor devem ter cuidado extremo com a manipulação dos radiofármacos. Assinale a alternativa correta.

A. Ao utilizar um radioisótopo como traçador, faz-se necessária a utilização externa de um detector sensível que possa acompanhar o caminho desse composto radioativo para realização das imagens que ajudarão no diagnóstico ou avaliação de tratamento do paciente, os detectores que receberão essa radiação para a formação da imagem são PET-CT, SPECT-CT e gama-câmara.
B. Ao utilizar um radioisótopo como traçador, não se faz necessária a utilização externa de um detector sensível que possa acompanhar o caminho desse composto radioativo para realização das imagens que ajudarão no diagnóstico ou avaliação de tratamento do paciente, os detectores que receberão essa radiação para a formação da imagem são PET-CT, SPECT-CT e gama-câmara.
C. Ao utilizar um radioisótopo como traçador, faz-se necessária a utilização externa de um detector não sensível que possa acompanhar o caminho desse composto radioativo para realização das imagens que ajudarão no diagnóstico ou avaliação de tratamento do paciente, os detectores que receberão essa radiação para a formação da imagem são PET-CT, SPECT-CT e gama-câmara.
D. Ao utilizar um radioisótopo como traçador, faz-se necessária a utilização externa de um detector sensível que possa acompanhar o caminho desse composto radioativo para realização das imagens que ajudarão no diagnóstico ou avaliação de tratamento do paciente, os detectores que receberão essa radiação para a formação da imagem são tomografia computadorizada, mamografia e gama-câmara.
E. NDA

Resolução espacial é determinada pela capacidade que um sensor tem em fazer a divisão ou resolução dos elementos na superfície (órgão, objeto, terrestre). Portanto, a resolução espacial está diretamente relacionada ao detalhamento observado. Quanto maior a resolução espacial, melhor será o detalhamento observado. Cabe ressaltar que essa definição não deve ser confundida com o tamanho do pixel. Assinale a alternativa correta.

A. Equipamentos que têm a capacidade de formar uma imagem têm o fator resolução espacial eletricamente. Cada tipo de sensor tem uma certa capacidade de definição do tamanho do pixel, e essa divisão corresponde à menor parcela imageada, ou seja, o pixel é a menor unidade em uma imagem, as dimensões que o pixel tem são chamadas de resolução espacial. Quanto menor for o tamanho ou a dimensão do pixel, maior será a resolução espacial daquela imagem.
B. Equipamentos que não têm a capacidade de formar uma imagem têm o fator resolução espacial intrinsecamente. Cada tipo de sensor tem uma certa capacidade de definição do tamanho do pixel, e essa divisão corresponde à menor parcela imageada, ou seja, o pixel é a menor unidade em uma imagem, as dimensões que o pixel tem são chamadas de resolução espacial. Quanto menor for o tamanho ou a dimensão do pixel, maior será a resolução espacial daquela imagem.
D. Equipamentos que têm a capacidade de formar uma imagem têm o fator resolução espacial intrinsecamente. Cada tipo de sensor tem uma certa capacidade de definição do tamanho do pixel, e essa divisão corresponde à maior parcela imageada, ou seja, o pixel é a maior unidade em uma imagem, as dimensões que o pixel tem são chamadas de resolução espacial. Quanto menor for o tamanho ou a dimensão do pixel, maior será a resolução espacial daquela imagem.

A medicina nuclear difere do radiodiagnóstico por formar imagens funcionais e não anatômicas, é utilizada na detecção de doenças em seus estágios iniciais ou avaliação de patologias e ainda avaliação de tratamento. Essa técnica é utilizada em diversos hospitais para o diagnóstico de doenças, como câncer, doenças cardíacas, neurológicas, gastrointestinais e endócrinas entre outras áreas. Assinale a alternativa correta:

A. A medicina nuclear ainda não é uma área que está presente em todos os hospitais do Brasil, devido ao preço de sua criação e manutenção. Para ser criado um centro de medicina nuclear, é necessário um investimento muito baixo, pois todos os equipamentos têm valores altos, contudo, é uma área de extrema importância e está em expansão por poder auxiliar e muito no diagnóstico precoce de diversas doenças, sendo uma maneira primordial para o diagnóstico e o tratamento além de poder ser também utilizado para terapia como na radioidoterapia, onde podemos diagnosticar e tratar paciente com patologia da tireoide.
B. A medicina nuclear ainda não é uma área que está presente em todos os hospitais do Brasil, devido ao preço de sua criação e manutenção. Para ser criado um centro de medicina nuclear, é necessário um investimento muito alto, pois todos os equipamentos têm valores baixos, contudo, é uma área de extrema importância e está em expansão por poder auxiliar e muito no diagnóstico precoce de diversas doenças, sendo uma maneira primordial para o diagnóstico e o tratamento além de poder ser também utilizado para terapia como na radioidoterapia, onde podemos diagnosticar e tratar paciente com patologia da tireoide.
C. A medicina nuclear é uma área que está presente em todos os hospitais do Brasil, devido ao preço de sua criação e manutenção. Para ser criado um centro de medicina nuclear, é necessário um investimento muito alto, pois todos os equipamentos têm valores altos, contudo, é uma área de extrema importância e está em expansão por poder auxiliar e muito no diagnóstico precoce de diversas doenças, sendo uma maneira primordial para o diagnóstico e o tratamento além de poder ser também utilizado para terapia como na radioidoterapia, onde podemos diagnosticar e tratar paciente com patologia da tireoide.

Prévia do material em texto

08/04/2024, 09:22 Agendamento de Provas
https://agendamento.kroton.com.br/feedback/4e97d7dc 1/1
Voltar ao Gabarito
1D 2C 3C 4E
5D 6D 7C 8C
9D 10B 11E 12D
Questão 1
A radioterapia é utilizada para curar, tratar ou aliviar os sintomas originados por certos tipos de câncer.
Usa-se a radiação ionizante com o intuito de retardar o crescimento das células cancerosas ou até mesmo
causar a morte do tecido tumoral. Assinale a alternativa correta.
A.  
Embora existam diferentes formas de tratamento em radioterapia, todas
trabalham de maneira semelhante: a ionização causa danos nas células
cancerosas e impede o avanço da doença, evitando, assim, a metástase. Como
qualquer tratamento, traz alguns efeitos desnecessários, como muito ânimo,
vontade de sair, ganho de apetite, disposição entre outros efeitos. 
B.   NDA
C.  
Embora existam diferentes formas de tratamento em radioterapia, todas
trabalham de maneira semelhante: a ionização não causa danos nas células
cancerosas e não impede o avanço da doença, evitando, assim, a metástase.
Como qualquer tratamento, traz alguns efeitos desnecessários, como perda de
peso, queda de cabelo, perda de paladar, cansaço entre outros efeitos. 
D.  
Embora existam diferentes formas de tratamento em radioterapia, todas
trabalham de maneira semelhante: a ionização causa danos nas células
cancerosas e impede o avanço da doença, evitando, assim, a metástase.
Como qualquer tratamento, traz alguns efeitos desnecessários, como perda
de peso, queda de cabelo, perda de paladar, cansaço entre outros efeitos. 
E.  
Embora existam diferentes formas de tratamento em radioterapia, todas
trabalham de maneira semelhante: a excitação da radiação não causa danos nas
células cancerosas e impede o avanço da doença, evitando, assim, a metástase.
Como qualquer tratamento, traz alguns efeitos desnecessários, como perda de
peso, queda de cabelo, perda de paladar, cansaço entre outros efeitos. 
Próxima
ALEX DE SOUSA ALVES
33700473
08/04/2024, 09:23 Agendamento de Provas
https://agendamento.kroton.com.br/feedback/4e97d7dc 1/1
Voltar ao Gabarito
1D 2C 3C 4E
5D 6D 7C 8C
9D 10B 11E 12D
Questão 2
A aplicação de fontes radioativas na atividade médica abrange indivíduos, pacientes, indivíduos
ocupacionalmente expostos (IOEs) e público/familiares que transitam no setor. Assinale a alternativa
correta:
A.   Todas as alternativas estão corretas.
B.  
Os princípios básicos de radioproteção: justificação, otimização e limitação da
dose individual. Esses princípios foram denominados como ALARA, do inglês As
Low As Reasonably Achievable, ou seja, que a dose deve ser tão baixa quanto
razoavelmente exequível. 
C.  
A riscos detalhados a respeito de altas doses de radiação, contudo, ainda é
pouco explorado o efeito acometido por doses baixas de radiação,
menores que 0,2 Gy, que são recebidas pelos trabalhadores e pelo público.
D.  
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) estabelece os requisitos
básicos de proteção radiológica, quando há o emprego da radiação ionizante.
E.  
A principal função da radioproteção é utilizar um padrão de proteção sem limitar
os benefícios que a prática oferece.
Anterior Próxima
ALEX DE SOUSA ALVES
33700473
08/04/2024, 09:23 Agendamento de Provas
https://agendamento.kroton.com.br/feedback/4e97d7dc 1/1
Voltar ao Gabarito
1D 2C 3C 4E
5D 6D 7C 8C
9D 10B 11E 12D
Questão 3
A partir de exames e da comprovação de estágio do câncer, o médico radio-oncologista de�ne as
modalidades da radioterapia (teleterapia ou braquiterapia) e qual tratamento trará o melhor resultado.
Após essa de�nição, ele solicita exames clínicos prévios e especí�cos, que fazem parte do planejamento
radioterápico. Assinale a alternativa correta.
A.   NDA
B.  
Os exames prévios solicitados na radioterapia começam com exames clínicos
para saber as condições fisiológicos do paciente, dentre os exames clínicos
solicitados, que variam de acordo com a região a ser tratada e do histórico do
paciente, está o hemograma em todos os casos, pois necessita-se ter o controle
de todos os componentes sanguíneos pertencentes ao sistema fisiológico do
paciente, devido à exposição de radiação ionizante. Já os exames específicos
para o planejamento da radioterapia envolvem tomografia computadorizada, que
permite o planejamento tridimensional de simulação dos pacientes. A simulação
virtual do tratamento de pacientes, baseando-se em cortes tomográficos, pode
ser feita a partir de dados obtidos pelo exame.
C.  
Os exames prévios solicitados na radioterapia começam com exames
clínicos para saber as condições imunológicas do paciente, dentre os
exames clínicos solicitados, que variam de acordo com a região a ser
tratada e do histórico do paciente, está o hemograma em todos os casos,
pois necessita-se ter o controle de todos os componentes sanguíneos
pertencentes ao sistema imunológico do paciente, devido à exposição de
radiação ionizante. Já os exames específicos para o planejamento da
radioterapia envolvem tomografia computadorizada, que permite o
planejamento tridimensional de simulação dos pacientes. A simulação
virtual do tratamento de pacientes, baseando-se em cortes tomográficos,
pode ser feita a partir de dados obtidos pelo exame.
D.  
Os exames prévios solicitados na radioterapia começam com exames clínicos
para saber as condições imunológicas do paciente, dentre os exames clínicos
solicitados, que variam de acordo com a região a ser tratada e do histórico do
paciente, está o hemograma em todos os casos, pois necessita-se ter o controle
de todos os componentes sanguíneos pertencentes ao sistema imunológico do
paciente, devido à exposição de radiação não ionizante. Já os exames
específicos para o planejamento da radioterapia envolvem tomografia
computadorizada, que permite o planejamento tridimensional de simulação dos
pacientes. A simulação virtual do tratamento de pacientes, baseando-se em
cortes tomográficos, pode ser feita a partir de dados obtidos pelo exame.
E.  
Os exames prévios solicitados na radioterapia começam com exames clínicos
para saber as condições imunológicas do paciente, dentre os exames clínicos
solicitados, que variam de acordo com a região a ser tratada e do histórico do
paciente, está o hemograma em todos os casos, pois necessita-se ter o controle
de todos os componentes sanguíneos pertencentes ao sistema imunológico do
paciente, devido à exposição de radiação ionizante. Já os exames específicos
para o planejamento da radioterapia envolvem mamografia, que permite o
planejamento tridimensional de simulação dos pacientes. A simulação virtual do
tratamento de pacientes, baseando-se em cortes mamográfico, pode ser feita a
partir de dados obtidos pelo exame.
Anterior Próxima
ALEX DE SOUSA ALVES
33700473
08/04/2024, 09:23 Agendamento de Provas
https://agendamento.kroton.com.br/feedback/4e97d7dc 1/1
1D 2C 3C 4E
5D 6D 7C 8C
9D 10B 11E 12D
Questão 4
A radioterapia é um segmento da radiologia terapêutico no tratamento de cânceres, com o objetivo de
cura ou remissão da patologia. Os equipamentos existentes na radioterapia são: super�cial, ortovoltagem,
telecobaltoterapia e aceleradores lineares. Com base nas informações acima assinale a alternativa que
corresponde a cada tipo de aparelho usado na radioterapia:
A.  
Os aparelhos de terapia superficial e ortovoltagem referentes à evolução da
radioterapia são considerados os primeiros, eles são constituídos de um
cabeçote com um tubo de raios X, as características e funcionalidades desses
equipamentos seguem os mesmos princípios dos equipamentos de raios X para
fins diagnósticos. Os equipamentos com fontes de Co-60 (Cobalto-60), possuem
feixes mais energéticos, permitindo o tratamento de lesões mais profundas. o
cabeçote do equipamento de telecobalto contém uma fonte selada de Co-60
dentro de uma blindagem de urânio exaurido. Os acelerados lineares
possibilitaram a realização de tratamentos tanto com feixes de nêutrons, quanto
com feixes de fótons de altas energias (3 MV a 30 MV). Os feixes gerados pelos
aceleradoreslineares têm energia maior do que os feixes do Co-60, sendo,
portanto, mais penetrantes. 
B.  
Os aparelhos de terapia superficial e ortovoltagem referentes à evolução
da radioterapia são considerados os primeiros, eles são constituídos de
um cabeçote com um tubo de raios X, as características e funcionalidades
desses equipamentos seguem os mesmos princípios dos equipamentos de
raios X para fins diagnósticos. Os equipamentos com fontes de Co-60
(Cobalto-60), possuem feixes mais energéticos, permitindo o tratamento de
lesões mais profundas. o cabeçote do equipamento de telecobalto contém
uma fonte selada de Co-60 dentro de uma blindagem de urânio exaurido.
Os acelerados lineares possibilitaram a realização de tratamentos tanto
com feixes de elétrons, quanto com feixes de fótons de altas energias (4
MV a 25 MV). Os feixes gerados pelos aceleradores lineares têm energia
maior do que os feixes do Co-60, sendo, portanto, mais penetrantes. 
C.  
Os aparelhos de terapia superficial e ortovoltagem referentes à evolução da
radioterapia são considerados os primeiros, eles são constituídos de um
cabeçote com um tubo de raios gama, as características e funcionalidades
desses equipamentos seguem os mesmos princípios dos equipamentos de raios
X para fins diagnósticos. Os equipamentos com fontes de Co-60 (Cobalto-60),
possuem feixes mais energéticos, permitindo o tratamento de lesões mais
superficiais. o cabeçote do equipamento de telecobalto contém uma fonte selada
de Co-60 dentro de uma blindagem de urânio exaurido. Os acelerados lineares
possibilitaram a realização de tratamentos tanto com feixes de elétrons, quanto
com feixes de fótons de altas energias (4 MV a 25 MV). Os feixes gerados pelos
aceleradores lineares têm energia maior do que os feixes do Co-60, sendo,
portanto, mais penetrantes. 
D.  
Os aparelhos de terapia superficial e ortovoltagem referentes à evolução da
radioterapia são considerados os primeiros, eles são constituídos de um
cabeçote com um tubo de raios X, as características e funcionalidades desses
equipamentos seguem os mesmos princípios dos equipamentos de raios X para
fins diagnósticos. Os equipamentos com fontes de Cs-137 (Césio -137),
possuem feixes mais energéticos, permitindo o tratamento de lesões mais
profundas. o cabeçote do equipamento de telecobalto contém uma fonte selada
de Cs-137 dentro de uma blindagem de urânio exaurido. Os acelerados lineares
possibilitaram a realização de tratamentos tanto com feixes de elétrons, quanto
com feixes de fótons de altas energias (4 MV a 25 MV). Os feixes gerados pelos
aceleradores lineares têm energia maior do que os feixes do Cs-137, sendo,
portanto, mais penetrantes. 
E.  
Os aparelhos de terapia superficial e ortovoltagem referentes à evolução
da radioterapia são considerados os primeiros, eles são constituídos de
um cabeçote com um tubo de raios X, as características e funcionalidades
desses equipamentos seguem os mesmos princípios dos equipamentos de
raios X para fins diagnósticos. Os equipamentos com fontes de Co-60
(Cobalto-60), possuem feixes mais energéticos, permitindo o tratamento de
lesões mais profundas. o cabeçote do equipamento de telecobalto contém
uma fonte selada de Co-60 dentro de uma blindagem de urânio exaurido.
Os acelerados lineares possibilitaram a realização de tratamentos tanto
ALEX DE SOUSA ALVES
33700473
08/04/2024, 09:23 Agendamento de Provas
https://agendamento.kroton.com.br/feedback/4e97d7dc 1/1
Voltar ao Gabarito
1D 2C 3C 4E
5D 6D 7C 8C
9D 10B 11E 12D
Questão 5
A produção de radionuclídeos por geradores é muito utilizada na medicina nuclear. Com base na imagem
abaixo assinale a alternativa correta.
A.  
Através da eluição na medicina nuclear, é possível realizar a separação do
nuclídeo filho do radionuclídeo pai, que é o principal sistema de produção de
radionuclídeo utilizado na medicina nuclear, pois garante a qualidade em relação
à conservação do tempo de meia-vida do material radioativo, desde a saída do
local em que foi produzido até a chegada às instituições. O principal gerador
utilizado na medicina nuclear é o gerador de césio. 
B.  
Através da eluição na medicina nuclear, é possível realizar a separação do
nuclídeo filho do radionuclídeo pai, que é o principal sistema de produção de
radionuclídeo utilizado na medicina nuclear, pois garante a qualidade em relação
à conservação do tempo de meia-vida do material radioativo, desde a saída do
local em que foi produzido até a chegada às instituições. O principal gerador
utilizado na medicina nuclear é o gerador de urânio. 
C.  
Através da eluição na medicina nuclear, é possível realizar a separação do
nuclídeo filho do radionuclídeo pai, que é o principal sistema de produção de
radionuclídeo utilizado na medicina nuclear, pois garante a qualidade em relação
à conservação do tempo de meia-vida do material radioativo, desde a saída do
local em que foi produzido até a chegada às instituições. O principal gerador
utilizado na medicina nuclear é o gerador de gálio. 
D.  
Através da eluição na medicina nuclear, é possível realizar a separação do
nuclídeo filho do radionuclídeo pai, que é o principal sistema de produção
de radionuclídeo utilizado na medicina nuclear, pois garante a qualidade
em relação à conservação do tempo de meia-vida do material radioativo,
desde a saída do local em que foi produzido até a chegada às instituições.
O principal gerador utilizado na medicina nuclear é o gerador de tecnécio. 
E.   NDA
Anterior Próxima
ALEX DE SOUSA ALVES
33700473
08/04/2024, 09:24 Agendamento de Provas
https://agendamento.kroton.com.br/feedback/4e97d7dc 1/1
Voltar ao Gabarito
1D 2C 3C 4E
5D 6D 7C 8C
9D 10B 11E 12D
Questão 6
Quando falamos em radioterapia, sabemos que, quanto mais rápido for iniciado o tratamento, melhor,
porém ele só pode ser iniciado após a simulação e o planejamento. Assinale a alternativa correta.
A.  
O planejamento radioterápico, além de ter o objetivo de alcançar o resultado com
sucesso do tratamento, também gera maior agilidade, independentemente do
fluxo de pacientes atendidos na instituição. No processo de simulação, não é
necessária a aplicação constante de diversos conceitos anatômicos, para a
localização da estrutura de interesse do tratamento, principalmente os planos de
secções. Através dos planos de secção, podemos dividir o corpo humano em
três dimensões, coronal divide o corpo em anterior e posterior, sagital divide o
corpo em direita e esquerda e transversal divide o corpo em superior e inferior.
B.   NDA
C.  
O planejamento radioterápico, além de ter o objetivo de alcançar o resultado com
sucesso do tratamento, também gera maior agilidade, independentemente do
fluxo de pacientes atendidos na instituição. No processo de simulação, é
necessária a aplicação constante de diversos conceitos anatômicos, para a
localização da estrutura de interesse do tratamento, principalmente os planos de
secções. Através dos planos de secção, podemos dividir o corpo humano em
três dimensões, coronal divide o corpo em anterior e posterior, sagital divide o
corpo em superior e inferior e transversal divide o corpo em direita e esquerda.
D.  
O planejamento radioterápico, além de ter o objetivo de alcançar o
resultado com sucesso do tratamento, também gera maior agilidade,
independentemente do fluxo de pacientes atendidos na instituição. No
processo de simulação, é necessária a aplicação constante de diversos
conceitos anatômicos, para a localização da estrutura de interesse do
tratamento, principalmente os planos de secções. Através dos planos de
secção, podemos dividir o corpo humano em três dimensões, coronal
divide o corpo em anterior e posterior, sagital divide o corpo em direita e
esquerda e transversal divide o corpo em superior e inferior.
E.  
O planejamento radioterápico, além de ter o objetivo de alcançar o resultado com
sucesso do tratamento, também gera maior agilidade, independentemente do
fluxo de pacientes atendidos na instituição. No processo de simulação, é
necessária a aplicação constantede diversos conceitos anatômicos, para a
localização da estrutura de interesse do tratamento, principalmente os planos de
secções. Através dos planos de secção, podemos dividir o corpo humano em
três dimensões, coronal divide o corpo em direita e esquerda, sagital divide o
corpo em anterior e posterior e transversal divide o corpo em superior e inferior.
Anterior Próxima
ALEX DE SOUSA ALVES
33700473
08/04/2024, 09:24 Agendamento de Provas
https://agendamento.kroton.com.br/feedback/4e97d7dc 1/1
Voltar ao Gabarito
1D 2C 3C 4E
5D 6D 7C 8C
9D 10B 11E 12D
Questão 7
Cálculos, como atividade acumulada e reciprocidade de dose, são parâmetros que somente trarão
benefícios aos humanos. O avanço tecnológico na medicina nuclear e na radioterapia é constante e sempre
busca utilizar menos dose de radiação e obter o máximo de benefício, seja no tratamento ou no
diagnóstico. Assinale a alternativa correta:
A.   Todas as alternativas estão corretas.
B.   Atividade influencia diretamente a dose de radiação que será depositada.
C.  
Dose absorvida é a quantidade de energia que foi depositada pela radiação
em um órgão ou tecido. É simbolizada pela letra "D", e a sua unidade de
medida no sistema internacional (SI) é o Grey (Gy).
D.   Distância: a radiação diminui com o quadrado da distância.
E.  
Tipo de radiação: os diferentes tipos de radiação interagem em diferentes formas
com a matéria. Por exemplo, radiações corpusculares, que têm carga, ionizam
diretamente a matéria. Já as radiações eletromagnéticas, que não têm massa
nem carga, ionizam indiretamente.
Anterior Próxima
ALEX DE SOUSA ALVES
33700473
08/04/2024, 09:24 Agendamento de Provas
https://agendamento.kroton.com.br/feedback/4e97d7dc 1/1
Voltar ao Gabarito
1D 2C 3C 4E
5D 6D 7C 8C
9D 10B 11E 12D
Questão 8
Conhecer os diversos tipos de canceres facilita da tomada de decisão de qual o melhor tratamento a ser
aplicado na radioterapia. Assinale a alternativa correta.
A.  
Os tumores mais comuns da região torácica são os de pulmão e os de esôfago,
um tratamento muito utilizado é o da técnica isocêntrica de par oposto
anteroposterior, ela pode ser realizada em qualquer equipamento isocêntrico
nessa técnica de tratamento o posicionamento do paciente é realizado em
decúbito dorsal com dois campos, um anterior e outro posterior, em par oposto.
Os tumores pélvicos mais frequentes são os tumores do colo uterino, próstata,
cólon e reto, para esse tratamento, geralmente, é utilizada a técnica de quatro
campos isocêntricos (Box), sendo eles dois pares opostos: um anteroposterior e
um laterolateral. Para o tratamento de câncer de mama, podem ser utilizados
campos diretos anteriores, pares opostos anteroposteriores ou tangentes
hemibloqueados em feixes gama de Co-70 ou de fótons de 6 MV.
B.   Todas as alternativas estão incorretas
C.  
Os tumores mais comuns da região torácica são os de pulmão e os de
esôfago, um tratamento muito utilizado é o da técnica isocêntrica de par
oposto anteroposterior, ela pode ser realizada em qualquer equipamento
isocêntrico nessa técnica de tratamento o posicionamento do paciente é
realizado em decúbito dorsal com dois campos, um anterior e outro
posterior, em par oposto. Os tumores pélvicos mais frequentes são os
tumores do colo uterino, próstata, cólon e reto, para esse tratamento,
geralmente, é utilizada a técnica de quatro campos isocêntricos (Box),
sendo eles dois pares opostos: um anteroposterior e um laterolateral. Para
o tratamento de câncer de mama, podem ser utilizados campos diretos
anteriores, pares opostos anteroposteriores ou tangentes hemibloqueados
em feixes gama de Co-60 ou de fótons de 1 MV.
D.  
Os tumores mais comuns da região torácica são os de pulmão e os de esôfago,
um tratamento muito utilizado é o da técnica isocêntrica de par oposto
anteroposterior, ela pode ser realizada em qualquer equipamento isocêntrico
nessa técnica de tratamento o posicionamento do paciente é realizado em
decúbito dorsal com dois campos, um anterior e outro posterior, em par oposto.
Os tumores pélvicos mais frequentes são os tumores do colo uterino, próstata,
cólon e reto, para esse tratamento, geralmente, é utilizada a técnica de quatro
campos isocêntricos (Box), sendo eles dois pares opostos: um anteroposterior e
um laterolateral. Para o tratamento de câncer de mama, podem ser utilizados
campos diretos anteriores, pares opostos anteroposteriores ou tangentes
hemibloqueados em feixes gama de Cs-237 ou de fótons de 5 MV.
E.  
Os tumores mais comuns da região torácica são os de pulmão e os de esôfago,
um tratamento muito utilizado é o da técnica isocêntrica de par oposto
anteroposterior, ela pode ser realizada em qualquer equipamento isocêntrico
nessa técnica de tratamento o posicionamento do paciente é realizado em
decúbito dorsal com dois campos, um anterior e outro posterior, em par oposto.
Os tumores pélvicos mais frequentes são os tumores do colo uterino, próstata,
cólon e reto, para esse tratamento, geralmente, é utilizada a técnica de quatro
campos isocêntricos (Box), sendo eles dois pares opostos: um anteroposterior e
um laterolateral. Para o tratamento de câncer de mama, podem ser utilizados
campos diretos anteriores, pares opostos anteroposteriores ou tangentes
hemibloqueados em feixes gama de Ba-133 ou de fótons de 6 MV.
Anterior Próxima
ALEX DE SOUSA ALVES
33700473
08/04/2024, 09:24 Agendamento de Provas
https://agendamento.kroton.com.br/feedback/4e97d7dc 1/1
Voltar ao Gabarito
1D 2C 3C 4E
5D 6D 7C 8C
9D 10B 11E 12D
Questão 9
Na medicina nuclear, as fontes radioativas utilizadas são de origem natural e abertas, ou seja, são oriundas
de elementos radioativos não selados. Portanto, os pro�ssionais do setor devem ter cuidado extremo com
a manipulação dos radiofármacos. Assinale a alternativa correta.
A.  
Ao utilizar um radioisótopo como traçador, faz-se necessária a utilização
externa de um detector sensível que possa acompanhar o caminho desse
composto radioativo para realização das imagens que ajudarão no
diagnóstico ou avaliação de tratamento do paciente, os detectores que
receberão essa radiação para a formação da imagem são PET-CT, SPECT-
CT e gama-câmara. 
B.  
Ao utilizar um radioisótopo como traçador, não se faz necessária a utilização
externa de um detector sensível que possa acompanhar o caminho desse
composto radioativo para realização das imagens que ajudarão no diagnóstico
ou avaliação de tratamento do paciente, os detectores que receberão essa
radiação para a formação da imagem são PET-CT, SPECT-CT e gama-câmara.
C.  
Ao utilizar um radioisótopo como traçador, faz-se necessária a utilização externa
de um detector não sensível que possa acompanhar o caminho desse composto
radioativo para realização das imagens que ajudarão no diagnóstico ou avaliação
de tratamento do paciente, os detectores que receberão essa radiação para a
formação da imagem são PET-CT, SPECT-CT e gama-câmara. 
D.  
Ao utilizar um radioisótopo como traçador, faz-se necessária a utilização
externa de um detector sensível que possa acompanhar o caminho desse
composto radioativo para realização das imagens que ajudarão no
diagnóstico ou avaliação de tratamento do paciente, os detectores que
receberão essa radiação para a formação da imagem são tomografia
computadorizada, mamografia e gama-câmara. 
E.   NDA
Anterior Próxima
ALEX DE SOUSA ALVES
33700473
08/04/2024, 09:24 Agendamento de Provas
https://agendamento.kroton.com.br/feedback/4e97d7dc 1/1
Voltar ao Gabarito
1D 2C 3C 4E
5D 6D 7C 8C
9D 10B 11E 12D
Questão 10
Na radioterapia, utilizam-se combinações de campos, com o objetivo de irradiar o volume-alvo com a dose
de radiação de�nida e prescrita pelo médico radioterapeuta e físico, visando ao menor dano possível em
estruturas adjacentes, ou seja, estruturas sadias. Assinale a alternativa correta.
A.  
O posicionamento inadequado durante o tratamento não pode gerar o
comprometimento no resultado esperado, como também danos biológicos ao
paciente, como a subdosagem ou a sobredosagem. Essescampos são utilizados
nas técnicas de radioterapia. As técnicas utilizadas atualmente na rotina da
radioterapia são técnica simples (campo direto, campos paralelos-opostos,
múltiplos campos e campos adjacentes), técnicas isocêntricas, técnica especiais
(IMRT, IGRT, estereotáxica fracionada e radiocirurgia).
B.  
O posicionamento adequado durante o tratamento pode gerar o
comprometimento no resultado esperado, como também danos biológicos
ao paciente, como a subdosagem ou a sobredosagem. Esses campos são
utilizados nas técnicas de radioterapia. As técnicas utilizadas atualmente
na rotina da radioterapia são técnica simples (campo direto, campos
paralelos-opostos, múltiplos campos e campos adjacentes), técnicas
isocêntricas, técnica especiais (IMRT, IGRT, estereotáxica fracionada e
radiocirurgia).
C.   Todas as alternativas estão incorretas.
D.  
O posicionamento inadequado durante o tratamento pode gerar o
comprometimento no resultado esperado, como também danos biológicos
ao paciente, como a subdosagem ou a sobredosagem. Esses campos são
utilizados nas técnicas de radioterapia. As técnicas utilizadas atualmente
na rotina da radioterapia são técnica simples (campo direto, campos
paralelos-opostos, múltiplos campos e campos adjacentes), técnicas
isocêntricas, técnica especiais (IMRT, IGRT, estereotáxica fracionada e
radiocirurgia).
E.  
O posicionamento inadequado durante o tratamento pode gerar o
comprometimento no resultado esperado, como também danos fisiológicos ao
paciente, como a subdosagem ou a sobredosagem. Esses campos são utilizados
nas técnicas de radioterapia. As técnicas utilizadas atualmente na rotina da
radioterapia são técnica simples (campo direto, campos paralelos-opostos,
múltiplos campos e campos adjacentes), técnicas isocêntricas, técnica especiais
(IMRT, IGRT, estereotáxica fracionada e radiocirurgia).
Anterior Próxima
ALEX DE SOUSA ALVES
33700473
08/04/2024, 09:24 Agendamento de Provas
https://agendamento.kroton.com.br/feedback/4e97d7dc 1/1
Voltar ao Gabarito
1D 2C 3C 4E
5D 6D 7C 8C
9D 10B 11E 12D
Questão 11
Resolução espacial é determinada pela capacidade que um sensor tem em fazer a divisão ou resolução dos
elementos na superfície (órgão, objeto, terrestre). Portanto, a resolução espacial está diretamente
relacionada ao detalhamento observado. Quanto maior a resolução espacial, melhor será o detalhamento
observado. Cabe ressaltar que essa de�nição não deve ser confundida com o tamanho do pixel. Assinale a
alternativa correta.
A.  
)Equipamentos que têm a capacidade de formar uma imagem têm o fator
resolução espacial eletricamente. Cada tipo de sensor tem uma certa capacidade
de definição do tamanho do pixel, e essa divisão corresponde à menor parcela
imageada, ou seja, o pixel é a menor unidade em uma imagem, as dimensões
que o pixel tem são chamadas de resolução espacial. Quanto menor for o
tamanho ou a dimensão do pixel, maior será a resolução espacial daquela
imagem. 
B.  
Equipamentos que não têm a capacidade de formar uma imagem têm o fator
resolução espacial intrinsecamente. Cada tipo de sensor tem uma certa
capacidade de definição do tamanho do pixel, e essa divisão corresponde à
menor parcela imageada, ou seja, o pixel é a menor unidade em uma imagem,
as dimensões que o pixel tem são chamadas de resolução espacial. Quanto
menor for o tamanho ou a dimensão do pixel, maior será a resolução espacial
daquela imagem. 
C.   NDA
D.  
Equipamentos que têm a capacidade de formar uma imagem têm o fator
resolução espacial intrinsecamente. Cada tipo de sensor tem uma certa
capacidade de definição do tamanho do pixel, e essa divisão corresponde à
maior parcela imageada, ou seja, o pixel é a maior unidade em uma imagem, as
dimensões que o pixel tem são chamadas de resolução espacial. Quanto menor
for o tamanho ou a dimensão do pixel, maior será a resolução espacial daquela
imagem.
E.  
Equipamentos que têm a capacidade de formar uma imagem têm o fator
resolução espacial intrinsecamente. Cada tipo de sensor tem uma certa
capacidade de definição do tamanho do pixel, e essa divisão corresponde à
menor parcela imageada, ou seja, o pixel é a menor unidade em uma
imagem, as dimensões que o pixel tem são chamadas de resolução
espacial. Quanto menor for o tamanho ou a dimensão do pixel, maior será a
resolução espacial daquela imagem. 
Anterior Próxima
ALEX DE SOUSA ALVES
33700473
08/04/2024, 09:24 Agendamento de Provas
https://agendamento.kroton.com.br/feedback/4e97d7dc 1/1
Voltar ao Gabarito
1D 2C 3C 4E
5D 6D 7C 8C
9D 10B 11E 12D
Questão 12
A medicina nuclear difere do radiodiagnóstico por formar imagens funcionais e não anatômicas, é utilizada
na detecção de doenças em seus estágios iniciais ou avaliação de patologias e ainda avaliação de
tratamento. Essa técnica é utilizada em diversos hospitais para o diagnóstico de doenças, como câncer,
doenças cardíacas, neurológicas, gastrointestinais e endócrinas entre outras áreas. Assinale a alternativa
correta:
A.  
A medicina nuclear ainda não é uma área que está presente em todos os
hospitais do Brasil, devido ao preço de sua criação e manutenção. Para ser
criado um centro de medicina nuclear, é necessário um investimento muito baixo,
pois todos os equipamentos têm valores altos, contudo, é uma área de extrema
importância e está em expansão por poder auxiliar e muito no diagnóstico
precoce de diversas doenças, sendo uma maneira primordial para o diagnóstico
e o tratamento além de poder ser também utilizado para terapia como na
radioidoterapia, onde podemos diagnosticar e tratar paciente com patologia da
tireoide. 
B.  
A medicina nuclear ainda não é uma área que está presente em todos os
hospitais do Brasil, devido ao preço de sua criação e manutenção. Para ser
criado um centro de medicina nuclear, é necessário um investimento muito alto,
pois todos os equipamentos têm valores baixos, contudo, é uma área de extrema
importância e está em expansão por poder auxiliar e muito no diagnóstico
precoce de diversas doenças, sendo uma maneira primordial para o diagnóstico
e o tratamento além de poder ser também utilizado para terapia como na
radioidoterapia, onde podemos diagnosticar e tratar paciente com patologia da
tireoide. 
C.  
A medicina nuclear é uma área que está presente em todos os hospitais do
Brasil, devido ao preço de sua criação e manutenção. Para ser criado um centro
de medicina nuclear, é necessário um investimento muito alto, pois todos os
equipamentos têm valores altos, contudo, é uma área de extrema importância e
está em expansão por poder auxiliar e muito no diagnóstico precoce de diversas
doenças, sendo uma maneira primordial para o diagnóstico e o tratamento além
de poder ser também utilizado para terapia como na radioidoterapia, onde
podemos diagnosticar e tratar paciente com patologia da tireoide. 
D.  
A medicina nuclear ainda não é uma área que está presente em todos os
hospitais do Brasil, devido ao preço de sua criação e manutenção. Para ser
criado um centro de medicina nuclear, é necessário um investimento muito
alto, pois todos os equipamentos têm valores altos, contudo, é uma área de
extrema importância e está em expansão por poder auxiliar e muito no
diagnóstico precoce de diversas doenças, sendo uma maneira primordial
para o diagnóstico e o tratamento além de poder ser também utilizado para
terapia como na radioidoterapia, onde podemos diagnosticar e tratar
paciente com patologia da tireoide. 
E.   Toda as alternativas estão incorretas.
Anterior
ALEX DE SOUSA ALVES
33700473

Mais conteúdos dessa disciplina