Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

Came
Came é um elemento de máquina cuja superfície tem um formato especial. Normalmente, há um excêntrico, isto é, essa superfície possui uma excentricidade que produz movimento num segundo elemento denominado seguidor.
As suas aplicações são bastante conhecidas sobretudo na indústria automóvel, com incidência nos motores a 4 tempos, onde as válvulas de admissão e escape são comandadas por excêntricos ou cames.
Os cames geralmente se classificam nos seguintes tipos: de disco, de tambor, frontal de quadro.
Acoplamento
Acoplamento é um conjunto mecânico, constituído de elementos de máquinas, empregado na transmissão de movimento de rotação entre duas árvores ou eixo-árvores, conforme Figura 6.1. 
Emprega-se o acoplamento quando se deseja transmitir um momento de rotação de um eixo motor a outro elemento de máquina, situado coaxialmente (eixo comum) a ele. Também podem ser definidos como elementos de transmissão de máquinas, cujo objetivo é unir duas extremidades (eixos) de equipamentos distintos na transmissão de força.
Os acoplamentos apresentam outras funções, tais como:
•	Absorver desalinhamento entre os eixos.
•	Absorver, parcialmente, choques em um dos eixos.
•	Amortecer vibrações torcionais.
•	Proteger máquinas e equipamentos de sobrecarga funcionando como fusível.
Os acoplamentos que operam por atrito são chamados de embreagem (fricção) ou freios.
Classificação e tipos de acoplamentos
Os acoplamentos classificam-se em permanentes e comutáveis, sendo que os permanentes atuam continuamente e dividem-se em rígidos e flexíveis. Já, os comutáveis atuam obedecendo a um comando.
Os acoplamentos permanentes são usados para conectar eixos em que não há necessidade de desconexão durante o funcionamento da máquina ou equipamento, o que pode ocorrer em caso de manutenção.
Acoplamentos permanentes rígidos
Este tipo de acoplamento (Figura 6.3) é considerado como o método clássico de conectar árvores, sendo adequado na transmissão de potência elevada em baixa velocidade. Para garantir um alinhamento conciso, estes acoplamentos são feitos frequentemente, com uma protuberância com a finalidade de encaixar em um rebaixo.
Acoplamentos permanentes flexíveis
Acoplamentos permanentes flexíveis São empregados para tornar mais suave a transmissão do movimento em árvores submetidas a movimentos bruscos e pelo fato de haver garantia de um perfeito alinhamento entre as árvores.
Acoplamentos móveis (embreagem) São acoplamentos empregados para permitir a conexão e a desconexão das árvores sem a necessidade de desmontar o acoplamento, isto é, para permitir o jogo longitudinal das árvores. Esses acoplamentos, por serem controlados por um comando, transmitem força e movimento somente quando acionados.
image1.png
image2.png
image3.png
image4.png
image5.png
image6.png

Mais conteúdos dessa disciplina