Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação II - Individual

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É sabido que os regimes de bens constituem o conjunto de regras que regulam aspectos patrimoniais ou econômicos do casamento. A mudança de regime de bens do casamento apenas passou a ser possível com o advento do Código Civil de 2002. O Art. 1.639, § 2º, do Código é claro no sentindo de admitir a alteração do regime de bens, mediante algumas circunstâncias. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A alteração do regime não pode se dar pela via administrativa, em cartório, exigindo, pois, a instauração de procedimento judicial.
II- O procedimento judicial será de jurisdição voluntária, uma vez que, sendo o pedido conjunto, não há lide, afigurando-se, assim, juridicamente impossível um pedido de mudança formulado em ação judicial proposta por um dos cônjuges em face do outro.
III- A mudança do regime de bens, que se dará por sentença, não poderá afrontar direitos de terceiros, razão, pois, é recomendável que o juiz determine a publicação de edital, imprimindo, assim, a mais ampla publicidade.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Os alimentos podem ser conceituados como "o conjunto de meios materiais necessários para a existência das pessoas, sob o ponto de vista físico, psíquico e intelectual" (FARIAS; NETTO; RONSENVALD, 2018, p. 886). A obrigação alimentar se fundamenta, sobretudo, nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da solidariedade familiar, constituindo-se expressão da função social da família. De acordo com a classificação dos alimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Alimentos indenizatórios, ressarcitórios ou indenizatórios: são os alimentos devidos em razão da prática de ato ilícito. Cabe prisão civil por seu inadimplemento.
( ) Alimentos convencionais: são frutos de ajuste contratual, ou seja, de acordo entre as partes baseado na autonomia da vontade. Apenas caberá prisão civil do devedor caso sejam, ao mesmo tempo, alimentos legais.
( ) Alimentos legais: são aqueles decorrentes da lei, possuindo fundamento no Direito de Família oriundos das relações de união estável, casamento ou parentesco. São incluídos nessa classificação os alimentos gravídicos. Nesta modalidade de alimentos, caso ocorra o inadimplemento inescusável, cabe a prisão civil do devedor.
A V - F - V.
B F - V - V.
C V - V - V.
D V - V - F.

Com relação às modalidades de família, reconhece-se o avanço da Constituição de 1988 ao prever, expressamente, no § 4º do Art. 226, a família monoparental (aquela formada por qualquer dos pais e seus descendentes), porém, interpretando o dispositivo constitucional destacado, seguindo a doutrina amplamente majoritária, aponta-se que o Art. 226 da Constituição traz um rol exemplificativo do modelo de entidade familiar. Sobre os novos paradigmas trazidos pela CF de 1988 sobre o direito das famílias, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Um dos novos paradigmas de família a partir da Constituição Federal de 1988 é o Múltiplo ou Pluralizado em que a família pode ser constituída por diferentes formas: casamento, união estável, monoparental etc.
II- A partir do paradigma igualitário de família, instituído a partir da CF de 1988, leva-se em consideração a igualdade substancial, em que se trata desigualmente os desiguais e busca a igualdade fática entre os componentes familiares.
III- Mesmo com as mudanças vindas a partir da CF de 1988, ainda há diferenças entre os direitos dos filhos biológicos e dos filhos adotivos.
IV- Podemos dizer que, na atualidade, a família pode se formar por pessoas de sexo distintos e de sexo iguais. Ademais, a homoparentalidade pode decorrer da monoparentalidade.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença IV está correta.

Frente à doutrina contemporânea, o casamento pode ser conceituado como a união de duas pessoas, do mesmo ou de sexo distintos, reconhecida e regulamentada pelo Estado, formada com o escopo de constituição de família e baseada no vínculo de afeto. Sobre o casamento, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O casamento estabelece a comunhão plena de vida com igualdade de direitos e deveres dos cônjuges.
II- Os Cartórios de Registros Civis de Pessoas Naturais são obrigados a realizar o casamento de pessoas do mesmo sexo.
III- Sobre a natureza jurídica do casamento, a teoria institucionalista possui forte carga moral e religiosa. O casamento seria uma instituição, sendo essa a concepção adotada pelo Código Civil de 2002.
IV- De acordo com a teoria mista ou eclética, o casamento seria uma instituição quanto ao conteúdo, e, quanto à formação, seria um contrato especial.
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

O regime da comunhão parcial de bens tem como regra basilar a comunicação de bens havidos durante o casamento, com exceção dos bens incomunicáveis. Com base nos bens que não irão se comunicar no regime da comunhão parcial, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os bens que cada cônjuge possuir ao casar e os que lhe sobrevierem, na constância do casamento, por doação ou sucessão e os sub-rogados em seu lugar.
II- Os bens adquiridos com valores pertencentes a ambos cônjuges na constância da união.
III- Os proventos do trabalho pessoal de cada cônjuge.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

Existem quatro espécies de guarda, duas delas estão previstas no Código Civil e duas outras são criações da doutrina que, apesar de não serem fixadas judicialmente, algumas vezes são verificadas na prática. De acordo com o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Se for fixada a guarda unilateral, o pai ou a mãe que ficar sem a guarda continuará com o dever de supervisionar os interesses dos filhos. Para possibilitar tal supervisão, qualquer dos genitores sempre será parte legítima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos.
( ) A guarda compartilhada (conjunta) ocorre quando o pai e a mãe são responsáveis pela guarda do filho. A guarda é de responsabilidade de ambos e as decisões a respeito do filho são tomadas em conjunto, baseadas no diálogo e consenso.
( ) Na guarda compartilhada, apesar de tanto o pai como a mãe possuírem a guarda, o filho mora apenas com um dos dois.
A V - F - V.
B F - F - V.
C V - V - V.
D V - V - F.

Quanto à capacidade para o casamento, o Código Civil de 2002 estabelece requisitos, tal qual, a idade mínima para casar, elenca também os impedimentos, que se fundamentam na proteção da família e devem ser interpretados restritivamente, dentre outros. Sobre a "Capacidade para o casamento, impedimentos matrimoniais e causas suspensivas do casamento", assinale a alternativa CORRETA:
A Os impedimentos matrimoniais são proibições de ordem pública, podendo ser opostos até a celebração do casamento, somente pelos nubentes, com exceção do juiz ou o oficial de justiça que tiver conhecimento da existência de um impedimento, é obrigado a declará-lo.
B O juiz poderá suprir a autorização quando entender que a negativa foi injusta, desde que uma das partes provoque a jurisdição.
C O Código Civil de 2002 estabelece uma idade mínima para que uma pessoa possa casar. É chamada de idade núbil. De acordo com o artigo 1.517 está idade é de 15 (quinze) anos.
D O nubente que possua entre 16 (dezesseis) e 18 (dezoito) anos, não necessita de autorização dos pais ou de seus representantes legais para casar.

A relação vinculatória entre pessoas que descendiam umas das outras ou, de um mesmo tronco comum (consanguíneo), bem como o vínculo existente entre um cônjuge ou companheiro e os parentes do outro (afinidade), é conhecida como parentesco. De acordo com o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Cônjuges e companheiros não são considerados parentes.
( ) O parentesco consanguíneo, também denominado de parentesco natural, consiste na relação que vincula pessoas que derivam de um mesmo tronco comum, tendo que mantêm entre si vínculo biológico ou de sangue.
( ) O parentesco por afinidade, que também pode ser na linha reta ou colateral, é aquele travado entre um cônjuge ou companheiro e os parentes do outro.
A V - V - V.
B F - V - V.
C V - F - V.
D V - V - F.

O Art. 1.550 do Código traz as hipóteses de nulidade relativa do casamento. O casamento anulável admite convalidação e produz efeitos até que sobrevenha a decisão judicial, que será proferida em uma ação anulatória, ajuizada pelo interessado. As hipóteses de anulabilidade não podem ser reconhecidas de ofício, nem podem ser arguidas pelo Ministério Público por serem relativas a interesse estritamente privado.
Sobre o casamento não anulável, de acordo com o Código Civil, assinale a alternativa CORRETA:
A Por incompetência da autoridade celebrante.
B Do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o consentimento.
C De quem não completou a idade mínima para casar.
D Do menor em idade núbil mesmo com autorização do seu representante legal.

O pacto antenupcial como um contrato formal e solene pelo qual os contraentes regulamentam as questões de natureza patrimonial relativas ao casamento. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O pacto antenupcial, como reflexo do princípio da autonomia viabiliza que os contraentes, caso não queiram adotar o regime oficial (regime da comunhão parcial).
II- É anulável o pacto nupcial se não for feito por escritura pública.
III- Será ineficaz o pacto nupcial se não lhe seguir o casamento.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É sabido que os regimes de bens constituem o conjunto de regras que regulam aspectos patrimoniais ou econômicos do casamento. A mudança de regime de bens do casamento apenas passou a ser possível com o advento do Código Civil de 2002. O Art. 1.639, § 2º, do Código é claro no sentindo de admitir a alteração do regime de bens, mediante algumas circunstâncias. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A alteração do regime não pode se dar pela via administrativa, em cartório, exigindo, pois, a instauração de procedimento judicial.
II- O procedimento judicial será de jurisdição voluntária, uma vez que, sendo o pedido conjunto, não há lide, afigurando-se, assim, juridicamente impossível um pedido de mudança formulado em ação judicial proposta por um dos cônjuges em face do outro.
III- A mudança do regime de bens, que se dará por sentença, não poderá afrontar direitos de terceiros, razão, pois, é recomendável que o juiz determine a publicação de edital, imprimindo, assim, a mais ampla publicidade.
A Somente a sentença II está correta.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I, II e III estão corretas.
D Somente a sentença I está correta.

Os alimentos podem ser conceituados como "o conjunto de meios materiais necessários para a existência das pessoas, sob o ponto de vista físico, psíquico e intelectual" (FARIAS; NETTO; RONSENVALD, 2018, p. 886). A obrigação alimentar se fundamenta, sobretudo, nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e da solidariedade familiar, constituindo-se expressão da função social da família. De acordo com a classificação dos alimentos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Alimentos indenizatórios, ressarcitórios ou indenizatórios: são os alimentos devidos em razão da prática de ato ilícito. Cabe prisão civil por seu inadimplemento.
( ) Alimentos convencionais: são frutos de ajuste contratual, ou seja, de acordo entre as partes baseado na autonomia da vontade. Apenas caberá prisão civil do devedor caso sejam, ao mesmo tempo, alimentos legais.
( ) Alimentos legais: são aqueles decorrentes da lei, possuindo fundamento no Direito de Família oriundos das relações de união estável, casamento ou parentesco. São incluídos nessa classificação os alimentos gravídicos. Nesta modalidade de alimentos, caso ocorra o inadimplemento inescusável, cabe a prisão civil do devedor.
A V - F - V.
B F - V - V.
C V - V - V.
D V - V - F.

Com relação às modalidades de família, reconhece-se o avanço da Constituição de 1988 ao prever, expressamente, no § 4º do Art. 226, a família monoparental (aquela formada por qualquer dos pais e seus descendentes), porém, interpretando o dispositivo constitucional destacado, seguindo a doutrina amplamente majoritária, aponta-se que o Art. 226 da Constituição traz um rol exemplificativo do modelo de entidade familiar. Sobre os novos paradigmas trazidos pela CF de 1988 sobre o direito das famílias, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Um dos novos paradigmas de família a partir da Constituição Federal de 1988 é o Múltiplo ou Pluralizado em que a família pode ser constituída por diferentes formas: casamento, união estável, monoparental etc.
II- A partir do paradigma igualitário de família, instituído a partir da CF de 1988, leva-se em consideração a igualdade substancial, em que se trata desigualmente os desiguais e busca a igualdade fática entre os componentes familiares.
III- Mesmo com as mudanças vindas a partir da CF de 1988, ainda há diferenças entre os direitos dos filhos biológicos e dos filhos adotivos.
IV- Podemos dizer que, na atualidade, a família pode se formar por pessoas de sexo distintos e de sexo iguais. Ademais, a homoparentalidade pode decorrer da monoparentalidade.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença IV está correta.

Frente à doutrina contemporânea, o casamento pode ser conceituado como a união de duas pessoas, do mesmo ou de sexo distintos, reconhecida e regulamentada pelo Estado, formada com o escopo de constituição de família e baseada no vínculo de afeto. Sobre o casamento, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O casamento estabelece a comunhão plena de vida com igualdade de direitos e deveres dos cônjuges.
II- Os Cartórios de Registros Civis de Pessoas Naturais são obrigados a realizar o casamento de pessoas do mesmo sexo.
III- Sobre a natureza jurídica do casamento, a teoria institucionalista possui forte carga moral e religiosa. O casamento seria uma instituição, sendo essa a concepção adotada pelo Código Civil de 2002.
IV- De acordo com a teoria mista ou eclética, o casamento seria uma instituição quanto ao conteúdo, e, quanto à formação, seria um contrato especial.
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D Somente a sentença II está correta.

O regime da comunhão parcial de bens tem como regra basilar a comunicação de bens havidos durante o casamento, com exceção dos bens incomunicáveis. Com base nos bens que não irão se comunicar no regime da comunhão parcial, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os bens que cada cônjuge possuir ao casar e os que lhe sobrevierem, na constância do casamento, por doação ou sucessão e os sub-rogados em seu lugar.
II- Os bens adquiridos com valores pertencentes a ambos cônjuges na constância da união.
III- Os proventos do trabalho pessoal de cada cônjuge.
A As sentenças I e II estão corretas.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

Existem quatro espécies de guarda, duas delas estão previstas no Código Civil e duas outras são criações da doutrina que, apesar de não serem fixadas judicialmente, algumas vezes são verificadas na prática. De acordo com o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Se for fixada a guarda unilateral, o pai ou a mãe que ficar sem a guarda continuará com o dever de supervisionar os interesses dos filhos. Para possibilitar tal supervisão, qualquer dos genitores sempre será parte legítima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e a educação de seus filhos.
( ) A guarda compartilhada (conjunta) ocorre quando o pai e a mãe são responsáveis pela guarda do filho. A guarda é de responsabilidade de ambos e as decisões a respeito do filho são tomadas em conjunto, baseadas no diálogo e consenso.
( ) Na guarda compartilhada, apesar de tanto o pai como a mãe possuírem a guarda, o filho mora apenas com um dos dois.
A V - F - V.
B F - F - V.
C V - V - V.
D V - V - F.

Quanto à capacidade para o casamento, o Código Civil de 2002 estabelece requisitos, tal qual, a idade mínima para casar, elenca também os impedimentos, que se fundamentam na proteção da família e devem ser interpretados restritivamente, dentre outros. Sobre a "Capacidade para o casamento, impedimentos matrimoniais e causas suspensivas do casamento", assinale a alternativa CORRETA:
A Os impedimentos matrimoniais são proibições de ordem pública, podendo ser opostos até a celebração do casamento, somente pelos nubentes, com exceção do juiz ou o oficial de justiça que tiver conhecimento da existência de um impedimento, é obrigado a declará-lo.
B O juiz poderá suprir a autorização quando entender que a negativa foi injusta, desde que uma das partes provoque a jurisdição.
C O Código Civil de 2002 estabelece uma idade mínima para que uma pessoa possa casar. É chamada de idade núbil. De acordo com o artigo 1.517 está idade é de 15 (quinze) anos.
D O nubente que possua entre 16 (dezesseis) e 18 (dezoito) anos, não necessita de autorização dos pais ou de seus representantes legais para casar.

A relação vinculatória entre pessoas que descendiam umas das outras ou, de um mesmo tronco comum (consanguíneo), bem como o vínculo existente entre um cônjuge ou companheiro e os parentes do outro (afinidade), é conhecida como parentesco. De acordo com o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Cônjuges e companheiros não são considerados parentes.
( ) O parentesco consanguíneo, também denominado de parentesco natural, consiste na relação que vincula pessoas que derivam de um mesmo tronco comum, tendo que mantêm entre si vínculo biológico ou de sangue.
( ) O parentesco por afinidade, que também pode ser na linha reta ou colateral, é aquele travado entre um cônjuge ou companheiro e os parentes do outro.
A V - V - V.
B F - V - V.
C V - F - V.
D V - V - F.

O Art. 1.550 do Código traz as hipóteses de nulidade relativa do casamento. O casamento anulável admite convalidação e produz efeitos até que sobrevenha a decisão judicial, que será proferida em uma ação anulatória, ajuizada pelo interessado. As hipóteses de anulabilidade não podem ser reconhecidas de ofício, nem podem ser arguidas pelo Ministério Público por serem relativas a interesse estritamente privado.
Sobre o casamento não anulável, de acordo com o Código Civil, assinale a alternativa CORRETA:
A Por incompetência da autoridade celebrante.
B Do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o consentimento.
C De quem não completou a idade mínima para casar.
D Do menor em idade núbil mesmo com autorização do seu representante legal.

O pacto antenupcial como um contrato formal e solene pelo qual os contraentes regulamentam as questões de natureza patrimonial relativas ao casamento. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- O pacto antenupcial, como reflexo do princípio da autonomia viabiliza que os contraentes, caso não queiram adotar o regime oficial (regime da comunhão parcial).
II- É anulável o pacto nupcial se não for feito por escritura pública.
III- Será ineficaz o pacto nupcial se não lhe seguir o casamento.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

Prévia do material em texto

Prova Impressa
GABARITO | Avaliação II - Individual (Cod.:885901)
Peso da Avaliação 1,50
Prova 74977274
Qtd. de Questões 10
Acertos/Erros 9/1
Nota 9,00
É sabido que os regimes de bens constituem o conjunto de regras que regulam aspectos 
patrimoniais ou econômicos do casamento. A mudança de regime de bens do casamento apenas 
passou a ser possível com o advento do Código Civil de 2002. O Art. 1.639, § 2º, do Código é claro 
no sentindo de admitir a alteração do regime de bens, mediante algumas circunstâncias. Com base no 
exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A alteração do regime não pode se dar pela via administrativa, em cartório, exigindo, pois, a 
instauração de procedimento judicial.
II- O procedimento judicial será de jurisdição voluntária, uma vez que, sendo o pedido conjunto, não 
há lide, afigurando-se, assim, juridicamente impossível um pedido de mudança formulado em ação 
judicial proposta por um dos cônjuges em face do outro.
III- A mudança do regime de bens, que se dará por sentença, não poderá afrontar direitos de terceiros, 
razão, pois, é recomendável que o juiz determine a publicação de edital, imprimindo, assim, a mais 
ampla publicidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I, II e III estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença II está correta.
Os alimentos podem ser conceituados como "o conjunto de meios materiais necessários para a 
existência das pessoas, sob o ponto de vista físico, psíquico e intelectual" (FARIAS; NETTO; 
RONSENVALD, 2018, p. 886). A obrigação alimentar se fundamenta, sobretudo, nos princípios 
constitucionais da dignidade da pessoa humana e da solidariedade familiar, constituindo-se expressão 
da função social da família. De acordo com a classificação dos alimentos, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Alimentos indenizatórios, ressarcitórios ou indenizatórios: são os alimentos devidos em razão da 
prática de ato ilícito. Cabe prisão civil por seu inadimplemento.
( ) Alimentos convencionais: são frutos de ajuste contratual, ou seja, de acordo entre as partes 
baseado na autonomia da vontade. Apenas caberá prisão civil do devedor caso sejam, ao mesmo 
tempo, alimentos legais.
( ) Alimentos legais: são aqueles decorrentes da lei, possuindo fundamento no Direito de Família 
oriundos das relações de união estável, casamento ou parentesco. São incluídos nessa classificação os 
alimentos gravídicos. Nesta modalidade de alimentos, caso ocorra o inadimplemento inescusável, 
cabe a prisão civil do devedor.
 VOLTAR
A+ Alterar modo de visualização
1
2
08/05/2024, 14:04 Avaliação II - Individual
about:blank 1/6
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FARIAS, C. C.; BRAGA NETTO, F.; ROSENVALD, N. Manual de direito civil. 3. ed. 
Salvador: JusPodivm, 2018.
A F - V - V.
B V - V - F.
C V - V - V.
D V - F - V.
Com relação às modalidades de família, reconhece-se o avanço da Constituição de 1988 ao prever, 
expressamente, no § 4º do Art. 226, a família monoparental (aquela formada por qualquer dos pais e 
seus descendentes), porém, interpretando o dispositivo constitucional destacado, seguindo a doutrina 
amplamente majoritária, aponta-se que o Art. 226 da Constituição traz um rol exemplificativo do 
modelo de entidade familiar. Sobre os novos paradigmas trazidos pela CF de 1988 sobre o direito das 
famílias, analise as sentenças a seguir:
I- Um dos novos paradigmas de família a partir da Constituição Federal de 1988 é o Múltiplo ou 
Pluralizado em que a família pode ser constituída por diferentes formas: casamento, união estável, 
monoparental etc.
II- A partir do paradigma igualitário de família, instituído a partir da CF de 1988, leva-se em 
consideração a igualdade substancial, em que se trata desigualmente os desiguais e busca a igualdade 
fática entre os componentes familiares.
III- Mesmo com as mudanças vindas a partir da CF de 1988, ainda há diferenças entre os direitos dos 
filhos biológicos e dos filhos adotivos.
IV- Podemos dizer que, na atualidade, a família pode se formar por pessoas de sexo distintos e de 
sexo iguais. Ademais, a homoparentalidade pode decorrer da monoparentalidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal: Centro 
Gráfico, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. 
Acesso em: 11 out. 2022. 
3
08/05/2024, 14:04 Avaliação II - Individual
about:blank 2/6
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C Somente a sentença II está correta.
D Somente a sentença IV está correta.
Frente à doutrina contemporânea, o casamento pode ser conceituado como a união de duas pessoas, 
do mesmo ou de sexo distintos, reconhecida e regulamentada pelo Estado, formada com o escopo de 
constituição de família e baseada no vínculo de afeto. Sobre o casamento, analise as sentenças a 
seguir:
I- O casamento estabelece a comunhão plena de vida com igualdade de direitos e deveres dos 
cônjuges.
II- Os Cartórios de Registros Civis de Pessoas Naturais são obrigados a realizar o casamento de 
pessoas do mesmo sexo.
III- Sobre a natureza jurídica do casamento, a teoria institucionalista possui forte carga moral e 
religiosa. O casamento seria uma instituição, sendo essa a concepção adotada pelo Código Civil de 
2002.
IV- De acordo com a teoria mista ou eclética, o casamento seria uma instituição quanto ao conteúdo, 
e, quanto à formação, seria um contrato especial.
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença IV está correta.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
4
08/05/2024, 14:04 Avaliação II - Individual
about:blank 3/6
D Somente a sentença II está correta.
O regime da comunhão parcial de bens tem como regra basilar a comunicação de bens havidos 
durante o casamento, com exceção dos bens incomunicáveis. Com base nos bens que não irão se 
comunicar no regime da comunhão parcial, analise as sentenças a seguir:
I- Os bens que cada cônjuge possuir ao casar e os que lhe sobrevierem, na constância do casamento, 
por doação ou sucessão e os sub-rogados em seu lugar.
II- Os bens adquiridos com valores pertencentes a ambos cônjuges na constância da união.
III- Os proventos do trabalho pessoal de cada cônjuge.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
Existem quatro espécies de guarda, duas delas estão previstas no Código Civil e duas outras são 
criações da doutrina que, apesar de não serem fixadas judicialmente, algumas vezes são verificadas na 
prática. De acordo com o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Se for fixada a guarda unilateral, o pai ou a mãe que ficar sem a guarda continuará com o dever 
de supervisionar os interesses dos filhos. Para possibilitar tal supervisão, qualquer dos genitores 
sempre será parte legítima para solicitar informações e/ou prestação de contas, objetivas ou 
subjetivas, em assuntos ou situações que direta ou indiretamente afetem a saúde física e psicológica e 
a educação de seus filhos.
( ) A guarda compartilhada (conjunta) ocorre quando o pai e a mãe são responsáveis pela guarda do 
filho. A guarda é de responsabilidade de ambos e as decisões a respeito do filho são tomadas em 
conjunto, baseadas no diálogo e consenso.
( ) Na guarda compartilhada, apesar de tanto o pai como a mãe possuírem a guarda, o filho mora 
apenas com um dos dois.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V.
B F - F - V.
C V - V - V.
D V - V - F.
Revisar Conteúdo do Livro
5
6
08/05/2024, 14:04 Avaliação II - Individual
about:blank 4/6
Quanto à capacidade para o casamento, o Código Civil de 2002 estabelece requisitos, talqual, a 
idade mínima para casar, elenca também os impedimentos, que se fundamentam na proteção da 
família e devem ser interpretados restritivamente, dentre outros. Sobre a "Capacidade para o 
casamento, impedimentos matrimoniais e causas suspensivas do casamento", assinale a alternativa 
CORRETA:
A
Os impedimentos matrimoniais são proibições de ordem pública, podendo ser opostos até a
celebração do casamento, somente pelos nubentes, com exceção do juiz ou o oficial de justiça que
tiver conhecimento da existência de um impedimento, é obrigado a declará-lo.
B O juiz poderá suprir a autorização quando entender que a negativa foi injusta, desde que uma das
partes provoque a jurisdição.
C O Código Civil de 2002 estabelece uma idade mínima para que uma pessoa possa casar. É
chamada de idade núbil. De acordo com o artigo 1.517 está idade é de 15 (quinze) anos.
D O nubente que possua entre 16 (dezesseis) e 18 (dezoito) anos, não necessita de autorização dos
pais ou de seus representantes legais para casar.
A relação vinculatória entre pessoas que descendiam umas das outras ou, de um mesmo tronco 
comum (consanguíneo), bem como o vínculo existente entre um cônjuge ou companheiro e os 
parentes do outro (afinidade), é conhecida como parentesco. De acordo com o exposto, classifique V 
para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Cônjuges e companheiros não são considerados parentes.
( ) O parentesco consanguíneo, também denominado de parentesco natural, consiste na relação que 
vincula pessoas que derivam de um mesmo tronco comum, tendo que mantêm entre si vínculo 
biológico ou de sangue.
( ) O parentesco por afinidade, que também pode ser na linha reta ou colateral, é aquele travado 
entre um cônjuge ou companheiro e os parentes do outro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - F - V.
B V - V - V.
C F - V - V.
D V - V - F.
O Art. 1.550 do Código traz as hipóteses de nulidade relativa do casamento. O casamento 
anulável admite convalidação e produz efeitos até que sobrevenha a decisão judicial, que será 
proferida em uma ação anulatória, ajuizada pelo interessado. As hipóteses de anulabilidade não 
podem ser reconhecidas de ofício, nem podem ser arguidas pelo Ministério Público por serem 
relativas a interesse estritamente privado. Sobre o casamento não anulável, de acordo com o Código 
Civil, assinale a alternativa CORRETA:
A Do incapaz de consentir ou manifestar, de modo inequívoco, o consentimento.
B Do menor em idade núbil, mesmo com autorização do seu representante legal.
7
8
9
08/05/2024, 14:04 Avaliação II - Individual
about:blank 5/6
C Por incompetência da autoridade celebrante.
D De quem não completou a idade mínima para casar.
O pacto antenupcial como um contrato formal e solene pelo qual os contraentes regulamentam 
as questões de natureza patrimonial relativas ao casamento. Com base no exposto, analise as 
sentenças a seguir:
I- O pacto antenupcial, como reflexo do princípio da autonomia viabiliza que os contraentes, caso não 
queiram adotar o regime oficial (regime da comunhão parcial).
II- É anulável o pacto nupcial se não for feito por escritura pública. 
III- Será ineficaz o pacto nupcial se não lhe seguir o casamento. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças I e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
10
Imprimir
08/05/2024, 14:04 Avaliação II - Individual
about:blank 6/6

Mais conteúdos dessa disciplina