Logo Passei Direto
Buscar

Transtornos psicóticos

User badge image
Jully Almeida

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Sobre o risco familiar de desenvolver esquizofrenia, pode-se afirmar que:
A Parentes de primeiro grau de indivíduos com esquizofrenia têm o mesmo risco de desenvolver a doença que a população geral.
B O risco de esquizofrenia é significativamente aumentado em parentes de primeiro grau de indivíduos com a doença.
C A esquizofrenia é determinada por fatores genéticos, existindo risco familiar muito alto, mesmo ocorrendo em parentes distantes.
D O histórico familiar de esquizofrenia não influencia o risco de desenvolvimento da doença em parentes de segundo grau

Entre os seguintes sintomas, indique o que pode ser considerado como 'sintoma negativo' da esquizofrenia em adolescentes:
A Perda de interesse em atividades prévias.
B Elaboração de argumentos reiterativos.
C Ideias delirantes de grandeza.
D Alucinações visuais e auditivas.

Entre as estratégias a serem incentivadas pela equipe multiprofissional para melhorar a capacidade da família em lidar com a possível doença do adolescente (“coping”), a mais adequada é:

Acesso ao tratamento psiquiátrico especializado.
B Participação em grupos de apoio e educação sobre a doença.
C Prática de exercícios físicos regulares.
D Uso de medicamentos antipsicóticos.

Ana, 55 anos comparece a um serviço de atendimento em saúde mental a rmando que implantaram um chip em seu corpo, para controlar suas ações e seus pensamentos. Esta manifestação indica a presença de um delírio se:
A a crença do indivíduo em relação à veracidade de suas ideias permanece, mesmo diante da apresentação de argumentos lógicos ou dados objetivos.
B o conteúdo do delírio, inequivocamente, remete a formulação de juízos falsos e a situações improváveis de ocorrerem na realidade.
C a confiança que o indivíduo demonstra em relação ao seu julgamento foi sancionada e estimulada por um grupo restrito em seu ambiente social.
D a organização das ideias que sustentam o delírio não tem lógica, ficando vulnerável a qualquer questionamento de um interlocutor.
E a sua estrutura pode ser penetrada e abalada facilmente pela intervenção de profissionais técnica e teoricamente capacitados.

Alguns transtornos psiquiátricos ocorrem no período pós-parto com importante impacto sobre a mulher, o bebê e pessoas próximas. Assinale a alternativa que corretamente descreve um desses transtornos.

A A psicose puerperal, que se caracteriza por um quadro delirante, é um evento raro e costuma ocorrer geralmente em torno do segundo ou terceiro mês pós-parto.
B A síndrome de tristeza pós-parto (também chamada de baby blues) é bastante comum (com incidência em até 75% das mulheres) e ocorre durante o período de 3 a 6 meses após o parto.
C Nenhuma evidência conclusiva indica que a síndrome de tristeza pós-parto leve a um episódio subsequente de depressão.
D Os dados indicam que um episódio de depressão pós-parto não aumenta o risco de recorrência para novos episódios de depressão durante a vida.

Com base na 5ª edição do manual diagnostico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) assinale a resposta correta referente ao diagnóstico de esquizofrenia:

A O uso de substâncias ou outra condição médica que explicariam os sintomas é um fator excludente do diagnóstico.
B Se o paciente apresentar alucinações por mais de 24 horas já pode ser diagnosticado com esquizofrenia.
C Pelo menos um dos sintomas não deve ser: delírios, alucinações ou discurso desorganizado.
D Devem ocorrer episódios depressivos maiores ou maníacos concomitantes com os sintomas da fase ativa ou se ocorrerem sua duração total foi breve em relação aos períodos ativo e residual da doença.

Assinale o distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por hipersonolência, megafagia e alterações comportamentais: perda da inibição sexual, alucinações visuais e auditivas , ilusões que acomete principalmente adolescentes do sexo masculino.

A Síndrome de Kleine-Levin.
B Síndrome de Cotard.
C Síndrome de Korsakoff.
D Síndrome de Ganser.

Vinicius, 23 anos vem a consulta acompanhado de seu pai Marcos, que relata que o lho esteve internado em instituição psiquiátrica por 30 dias e teve alta há 1 semana. Há 8 meses os pais perceberam que Vinicius passou a car muito tempo sozinho em seu quarto, não queria se alimentar direito, tão pouco tomar banho ou trocar de roupa. Rompeu relacionamento com sua namorada e disse aos pais que ela o ameaçava de morte e, estava de conluio com seu vizinho para sequestrá-lo. Há aproximadamente 40 dias disse ter escutado comandos claros para que se matasse, quando então pulou da janela do 2º andar do seu prédio, fraturando a tíbia direita. Após descartado outros possíveis traumatismos, foi transferido para unidade psiquiátrica, onde permaneceu por 30 dias. A conduta mais adequada frente ao caso acima é:

A Confirmar o diagnóstico de esquizofrenia pois não há necessidade de investigação laboratorial.
B Questionar sobre o conteúdo do discurso delirante de Vinicius para convencê-lo da sua inveracidade.
C Se o tratamento estiver adequado, orientar a família que se Vinicius mantiver boa adesão, não terá recaídas.
D Se não houver adesão ao tratamento deve-se avaliar a possibilidade de administração de antipsicótico de depósito.

Um homem de 47 anos foi trazido ao Pronto Socorro pelos familiares. Ele conta sofrer "ameaças veladas" de sua irmã por meio de mensagens cifradas que ela digita no microondas, o que o entristece muito. Nos últimos meses, ele se manteve restrito ao seu quarto e diminuiu a ingesta alimentar. A rma ser muito "cismado" e que algumas pessoas o acusam de ter causado o acidente de avião com o time da Chapecoense. Antecedente de internação psiquiátrica aos 25 anos e tratamento psiquiátrico irregular desde então. Refere primeiro uso de cannabis aos 24 anos, abstinente há 6 meses, nega consumo de outras substâncias. Ao exame do estado mental, autocuidado prejudicado, pensamento organizado, delírios persecutórios, hipobulia, humor apático e embotamento afetivo. Qual a hipótese diagnóstica ?

A Depressão psicótica.
B Transtorno delirante.
C Esquizofrenia.
D Transtorno psicótico induzido por cannabis.

A catatonia é um quadro sindrômico caracterizado por alteração grave da volição e da motricidade, di cultando o manejo do paciente na enfermaria, tendo em vista o negativismo, a recusa alimentar, entre outros sintomas. O tratamento farmacológico mais adequado para o manejo de pacientes catatônicos é

A lorazepam.
B risperidona.
C clozapina.
D fluoxetina.

Em relação aos crite ́rios diagnósticos da esquizofrenia, assinale a afirmativa incorreta.
A Se há história de transtorno do espectro autista ou de um transtorno da comunicação iniciado na infância, o diagnóstico adicional de esquizofrenia e ́ realizado somente se delírios ou alucinações proeminentes, ale ́m dos demais sintomas exigidos de esquizofrenia, estiverem tambe ́m presentes por pelo menos um mês (ou menos, se tratados com sucesso).
B Os sintomas devem persistir por pelo menos seis meses, e não deve haver um diagnóstico de transtorno esquizoafetivo ou transtorno do humor.
C Deve haver dois dos itens a seguir, cada um presente por uma quantidade significativa de tempo durante um período de um mês (ou menos, se tratados com sucesso): delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento grosseiramente desorganizado ou catatônico e/ou sintomas negativos (i.e., expressão emocional diminuída ou avolia).
D A presença de alucinações ou delírios e ́ necessária para um diagnóstico de esquizofrenia.

Um homem de 40 anos de idade é preso e mandado para observação após repetidamente invadir o escritório local de uma repartição pública, com acusação de que ali seria uma base da Agência Central de Inteligência (CIA), que estaria espionando-o com a intenção de assassiná-lo, porque ele tem parentes que vivem na Rússia. O exame de seu estado mental é normal, exceto pelo pensamento delirante referente à repartição. Quando sua esposa o visita, observa-se que ela tem uma espécie de relação passiva com o marido e defende explicitamente as mesmas convicções que o levaram à prisão, embora, sob outros aspectos, apresente um estado mental normal. O diagnóstico mais provável para esta mulher é

A esquizofrenia paranoide.
B transtorno psicótico compartilhado.
C transtorno de personalidade paranoide.
D transtorno obsessivo-compulsivo.
E transtorno de personalidade esquiva.

Gustavo, 75 anos, morador de uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) chega ao pronto-atendimento (PA) assustado, aos gritos, dizendo que os médicos, os familiares e cuidadores estão sendo controlados por extraterrestres para abduzi-lo e matá-lo. Mostra se muito agressivo com a equipe médica, resiste a qualquer aproximação, profere palavrões e tenta agredir, ao menor contato. O quadro começou há dois dias, com piora gradativa. Não há história prévia de sintomas sugestivos de doença mental. A conduta mais adequada seria

A prescrever haloperidol gotas para ser administrado na ILPI, sendo que, se não houver melhora, deverá ser consultado um psiquiatra.
B providenciar, em primeiro plano, exames de imagem e laboratoriais para investigação etiológica e, logo após prescrever antipsicótico de acordo com os achados e orientações da equipe de psiquiatria.
C realizar contenção, preferencialmente química, até o paciente se acalmar. Em seguida, realizar investigação etiológica mais detalhada.
D investir no diálogo empático para acalmar o paciente, prescrever risperidona e clorpromazina oral, depois referenciar ao psiquiatra.
E administrar diazepam, IM, 10mg 1x ao dia, até o paciente retomar suas atividades habituais na ILPI.

Leia o caso clínico a seguir. Marcos é um jovem de 22 anos que foi levado ao pronto socorro por ter parado de se movimentar. Há duas semanas, começou a car mais de 20 horas deitado e imóvel na cama, algumas vezes se levanta e vai ao banheiro, e outras vezes urina na cama. Quando alguém faz uma pergunta ou comentário, ele repetia a última palavra ou sílaba inúmeras vezes. Nos últimos dois dias, vem se recusando a se alimentar, não fala nenhuma palavra por dias seguidos e mantém posturas estranhas por horas, além de rigidez muscular. Faz uso de lítio e lamotrigina há dois anos, após ocorrência de um quadro maníaco e diagnóstico de transtorno bipolar. Qual é a síndrome apresentada no momento e a conduta adequada?

A Síndrome depressiva – suspender lítio e iniciar fluoxetina.
B Síndrome dissociativa – indicar ansiolítico e psicoterapia
C Síndrome psicótica – introduzir olanzapina.
D Síndrome catatônica – aplicar benzodiazepínico lorazepam.

Paciente pós-cirúrgico cardíaco a céu aberto, em sala de recuperação, começa a acordar e falar que quer ajuda para descer do leito, pois quer conversar com seus amigos que estão no restaurante, onde costuma almoçar, no mercado público da cidade. Segundo os argumentos do paciente, estão próximos ao seu automóvel, para o qual aponta, como se estivesse efetivamente estacionado naquele andar do hospital. O médico procura tranquilizar o paciente, porém este, à medida que se recupera do processo cirúrgico e anestésico, ca cada vez mais agitado e agressivo. Sobre o caso, assinale a alternativa INCORRETA.

A A solicitação de exames laboratoriais como hemograma, provas de função hepática e renais, eletrólitos, entre outros, podem auxiliar na elucidação da origem do quadro clínico.
B Trata-se de um quadro clínico característico de um paciente com Transtorno Delirante Tipo Somático prévio.
C Trata-se de um Transtorno Neurocognitivo, no caso, um quadro de delirium, podendo ser decorrente tanto do processo cirúrgico e anestésico quanto de abstinência ou intoxicação por fármacos ou outras substâncias.
D Este paciente apresenta, entre outras, alterações no nível de consciência, orientação e atenção.

Um jovem de 20 anos, concluindo o ensino médio, foi pouco à escola no último mês. Nos últimos meses, vem se envolvendo com questões losó cas e parapsicológicas, temas que nunca lhe haviam interessado. Tem passado muito tempo isolado no quarto, convivendo pouco com os amigos, inclusive com a sua família, e vem tomando pouco banho e quase não troca de roupa. Por insistência da mãe, contra a sua vontade, comparece à consulta médica com um comportamento inadequado com riso imotivado e respostas sem sentido. Nesse caso, o diagnóstico MAIS PROVÁVEL, é de:

A Neurose.
B Esquizofrenia hebefrênica.
C Encefalite viral.
D Delírio de referência.

Questão 31 Transtorno Psicóticos Introdução
O primeiro episódio psicótico (PEP) tem importância crescente, visto que a intervenção precoce causa um impacto positivo no seu prognóstico clínico. Sobre a PEP pode-se afirmar que:
A o transtorno de estresse pós-traumático não está entre os diagnósticos diferencias mais frequentes
B a maioria dos indivíduos com os primeiros sintomas psicóticos fechará critérios diagnósticos para esquizofrenia
C a identificação precoce é uma definição relacionada, unicamente, a pessoas sob risco de desenvolver psicose
D os indivíduos que estão trabalhando ou estudando na época do surgimento dos primeiros sintomas psicóticos demoram mais tempo para procurar tratamento.

A o transtorno de estresse pós-traumático não está entre os diagnósticos diferencias mais frequentes
B a maioria dos indivíduos com os primeiros sintomas psicóticos fechará critérios diagnósticos para esquizofrenia
C a identificação precoce é uma definição relacionada, unicamente, a pessoas sob risco de desenvolver psicose
D os indivíduos que estão trabalhando ou estudando na época do surgimento dos primeiros sintomas psicóticos demoram mais tempo para procurar tratamento.

Questão 32 Esquizofrenia
Você está tratando de um paciente de 22 anos com um quadro de esquizofrenia. Inicialmente, você prescreveu haloperidol 15mg e observou, após 3 meses, não houve nenhuma resposta. Depois da primeira tentativa frustrada, você trocou o haloperidol por olanzapina 20mg e, após 2 meses, notou uma resposta terapêutica pobre, então decidiu que o melhor é mudar sua estratégia.
Diante desse contexto, quais são: a melhor descrição do diagnóstico e a melhor conduta?

A Esquizofrenia aguda. Iniciar terapia psicanalítica.
B Esquizofrenia super-refratária. Associar quetiapina + lítio.
C Esquizofrenia refratária. Iniciar risperidona.
D Esquizofrenia refratária. Iniciar clozapina.
E Esquizofrenia. Iniciar lamotrigina + clorpromazina.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Sobre o risco familiar de desenvolver esquizofrenia, pode-se afirmar que:
A Parentes de primeiro grau de indivíduos com esquizofrenia têm o mesmo risco de desenvolver a doença que a população geral.
B O risco de esquizofrenia é significativamente aumentado em parentes de primeiro grau de indivíduos com a doença.
C A esquizofrenia é determinada por fatores genéticos, existindo risco familiar muito alto, mesmo ocorrendo em parentes distantes.
D O histórico familiar de esquizofrenia não influencia o risco de desenvolvimento da doença em parentes de segundo grau

Entre os seguintes sintomas, indique o que pode ser considerado como 'sintoma negativo' da esquizofrenia em adolescentes:
A Perda de interesse em atividades prévias.
B Elaboração de argumentos reiterativos.
C Ideias delirantes de grandeza.
D Alucinações visuais e auditivas.

Entre as estratégias a serem incentivadas pela equipe multiprofissional para melhorar a capacidade da família em lidar com a possível doença do adolescente (“coping”), a mais adequada é:

Acesso ao tratamento psiquiátrico especializado.
B Participação em grupos de apoio e educação sobre a doença.
C Prática de exercícios físicos regulares.
D Uso de medicamentos antipsicóticos.

Ana, 55 anos comparece a um serviço de atendimento em saúde mental a rmando que implantaram um chip em seu corpo, para controlar suas ações e seus pensamentos. Esta manifestação indica a presença de um delírio se:
A a crença do indivíduo em relação à veracidade de suas ideias permanece, mesmo diante da apresentação de argumentos lógicos ou dados objetivos.
B o conteúdo do delírio, inequivocamente, remete a formulação de juízos falsos e a situações improváveis de ocorrerem na realidade.
C a confiança que o indivíduo demonstra em relação ao seu julgamento foi sancionada e estimulada por um grupo restrito em seu ambiente social.
D a organização das ideias que sustentam o delírio não tem lógica, ficando vulnerável a qualquer questionamento de um interlocutor.
E a sua estrutura pode ser penetrada e abalada facilmente pela intervenção de profissionais técnica e teoricamente capacitados.

Alguns transtornos psiquiátricos ocorrem no período pós-parto com importante impacto sobre a mulher, o bebê e pessoas próximas. Assinale a alternativa que corretamente descreve um desses transtornos.

A A psicose puerperal, que se caracteriza por um quadro delirante, é um evento raro e costuma ocorrer geralmente em torno do segundo ou terceiro mês pós-parto.
B A síndrome de tristeza pós-parto (também chamada de baby blues) é bastante comum (com incidência em até 75% das mulheres) e ocorre durante o período de 3 a 6 meses após o parto.
C Nenhuma evidência conclusiva indica que a síndrome de tristeza pós-parto leve a um episódio subsequente de depressão.
D Os dados indicam que um episódio de depressão pós-parto não aumenta o risco de recorrência para novos episódios de depressão durante a vida.

Com base na 5ª edição do manual diagnostico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) assinale a resposta correta referente ao diagnóstico de esquizofrenia:

A O uso de substâncias ou outra condição médica que explicariam os sintomas é um fator excludente do diagnóstico.
B Se o paciente apresentar alucinações por mais de 24 horas já pode ser diagnosticado com esquizofrenia.
C Pelo menos um dos sintomas não deve ser: delírios, alucinações ou discurso desorganizado.
D Devem ocorrer episódios depressivos maiores ou maníacos concomitantes com os sintomas da fase ativa ou se ocorrerem sua duração total foi breve em relação aos períodos ativo e residual da doença.

Assinale o distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por hipersonolência, megafagia e alterações comportamentais: perda da inibição sexual, alucinações visuais e auditivas , ilusões que acomete principalmente adolescentes do sexo masculino.

A Síndrome de Kleine-Levin.
B Síndrome de Cotard.
C Síndrome de Korsakoff.
D Síndrome de Ganser.

Vinicius, 23 anos vem a consulta acompanhado de seu pai Marcos, que relata que o lho esteve internado em instituição psiquiátrica por 30 dias e teve alta há 1 semana. Há 8 meses os pais perceberam que Vinicius passou a car muito tempo sozinho em seu quarto, não queria se alimentar direito, tão pouco tomar banho ou trocar de roupa. Rompeu relacionamento com sua namorada e disse aos pais que ela o ameaçava de morte e, estava de conluio com seu vizinho para sequestrá-lo. Há aproximadamente 40 dias disse ter escutado comandos claros para que se matasse, quando então pulou da janela do 2º andar do seu prédio, fraturando a tíbia direita. Após descartado outros possíveis traumatismos, foi transferido para unidade psiquiátrica, onde permaneceu por 30 dias. A conduta mais adequada frente ao caso acima é:

A Confirmar o diagnóstico de esquizofrenia pois não há necessidade de investigação laboratorial.
B Questionar sobre o conteúdo do discurso delirante de Vinicius para convencê-lo da sua inveracidade.
C Se o tratamento estiver adequado, orientar a família que se Vinicius mantiver boa adesão, não terá recaídas.
D Se não houver adesão ao tratamento deve-se avaliar a possibilidade de administração de antipsicótico de depósito.

Um homem de 47 anos foi trazido ao Pronto Socorro pelos familiares. Ele conta sofrer "ameaças veladas" de sua irmã por meio de mensagens cifradas que ela digita no microondas, o que o entristece muito. Nos últimos meses, ele se manteve restrito ao seu quarto e diminuiu a ingesta alimentar. A rma ser muito "cismado" e que algumas pessoas o acusam de ter causado o acidente de avião com o time da Chapecoense. Antecedente de internação psiquiátrica aos 25 anos e tratamento psiquiátrico irregular desde então. Refere primeiro uso de cannabis aos 24 anos, abstinente há 6 meses, nega consumo de outras substâncias. Ao exame do estado mental, autocuidado prejudicado, pensamento organizado, delírios persecutórios, hipobulia, humor apático e embotamento afetivo. Qual a hipótese diagnóstica ?

A Depressão psicótica.
B Transtorno delirante.
C Esquizofrenia.
D Transtorno psicótico induzido por cannabis.

A catatonia é um quadro sindrômico caracterizado por alteração grave da volição e da motricidade, di cultando o manejo do paciente na enfermaria, tendo em vista o negativismo, a recusa alimentar, entre outros sintomas. O tratamento farmacológico mais adequado para o manejo de pacientes catatônicos é

A lorazepam.
B risperidona.
C clozapina.
D fluoxetina.

Em relação aos crite ́rios diagnósticos da esquizofrenia, assinale a afirmativa incorreta.
A Se há história de transtorno do espectro autista ou de um transtorno da comunicação iniciado na infância, o diagnóstico adicional de esquizofrenia e ́ realizado somente se delírios ou alucinações proeminentes, ale ́m dos demais sintomas exigidos de esquizofrenia, estiverem tambe ́m presentes por pelo menos um mês (ou menos, se tratados com sucesso).
B Os sintomas devem persistir por pelo menos seis meses, e não deve haver um diagnóstico de transtorno esquizoafetivo ou transtorno do humor.
C Deve haver dois dos itens a seguir, cada um presente por uma quantidade significativa de tempo durante um período de um mês (ou menos, se tratados com sucesso): delírios, alucinações, discurso desorganizado, comportamento grosseiramente desorganizado ou catatônico e/ou sintomas negativos (i.e., expressão emocional diminuída ou avolia).
D A presença de alucinações ou delírios e ́ necessária para um diagnóstico de esquizofrenia.

Um homem de 40 anos de idade é preso e mandado para observação após repetidamente invadir o escritório local de uma repartição pública, com acusação de que ali seria uma base da Agência Central de Inteligência (CIA), que estaria espionando-o com a intenção de assassiná-lo, porque ele tem parentes que vivem na Rússia. O exame de seu estado mental é normal, exceto pelo pensamento delirante referente à repartição. Quando sua esposa o visita, observa-se que ela tem uma espécie de relação passiva com o marido e defende explicitamente as mesmas convicções que o levaram à prisão, embora, sob outros aspectos, apresente um estado mental normal. O diagnóstico mais provável para esta mulher é

A esquizofrenia paranoide.
B transtorno psicótico compartilhado.
C transtorno de personalidade paranoide.
D transtorno obsessivo-compulsivo.
E transtorno de personalidade esquiva.

Gustavo, 75 anos, morador de uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) chega ao pronto-atendimento (PA) assustado, aos gritos, dizendo que os médicos, os familiares e cuidadores estão sendo controlados por extraterrestres para abduzi-lo e matá-lo. Mostra se muito agressivo com a equipe médica, resiste a qualquer aproximação, profere palavrões e tenta agredir, ao menor contato. O quadro começou há dois dias, com piora gradativa. Não há história prévia de sintomas sugestivos de doença mental. A conduta mais adequada seria

A prescrever haloperidol gotas para ser administrado na ILPI, sendo que, se não houver melhora, deverá ser consultado um psiquiatra.
B providenciar, em primeiro plano, exames de imagem e laboratoriais para investigação etiológica e, logo após prescrever antipsicótico de acordo com os achados e orientações da equipe de psiquiatria.
C realizar contenção, preferencialmente química, até o paciente se acalmar. Em seguida, realizar investigação etiológica mais detalhada.
D investir no diálogo empático para acalmar o paciente, prescrever risperidona e clorpromazina oral, depois referenciar ao psiquiatra.
E administrar diazepam, IM, 10mg 1x ao dia, até o paciente retomar suas atividades habituais na ILPI.

Leia o caso clínico a seguir. Marcos é um jovem de 22 anos que foi levado ao pronto socorro por ter parado de se movimentar. Há duas semanas, começou a car mais de 20 horas deitado e imóvel na cama, algumas vezes se levanta e vai ao banheiro, e outras vezes urina na cama. Quando alguém faz uma pergunta ou comentário, ele repetia a última palavra ou sílaba inúmeras vezes. Nos últimos dois dias, vem se recusando a se alimentar, não fala nenhuma palavra por dias seguidos e mantém posturas estranhas por horas, além de rigidez muscular. Faz uso de lítio e lamotrigina há dois anos, após ocorrência de um quadro maníaco e diagnóstico de transtorno bipolar. Qual é a síndrome apresentada no momento e a conduta adequada?

A Síndrome depressiva – suspender lítio e iniciar fluoxetina.
B Síndrome dissociativa – indicar ansiolítico e psicoterapia
C Síndrome psicótica – introduzir olanzapina.
D Síndrome catatônica – aplicar benzodiazepínico lorazepam.

Paciente pós-cirúrgico cardíaco a céu aberto, em sala de recuperação, começa a acordar e falar que quer ajuda para descer do leito, pois quer conversar com seus amigos que estão no restaurante, onde costuma almoçar, no mercado público da cidade. Segundo os argumentos do paciente, estão próximos ao seu automóvel, para o qual aponta, como se estivesse efetivamente estacionado naquele andar do hospital. O médico procura tranquilizar o paciente, porém este, à medida que se recupera do processo cirúrgico e anestésico, ca cada vez mais agitado e agressivo. Sobre o caso, assinale a alternativa INCORRETA.

A A solicitação de exames laboratoriais como hemograma, provas de função hepática e renais, eletrólitos, entre outros, podem auxiliar na elucidação da origem do quadro clínico.
B Trata-se de um quadro clínico característico de um paciente com Transtorno Delirante Tipo Somático prévio.
C Trata-se de um Transtorno Neurocognitivo, no caso, um quadro de delirium, podendo ser decorrente tanto do processo cirúrgico e anestésico quanto de abstinência ou intoxicação por fármacos ou outras substâncias.
D Este paciente apresenta, entre outras, alterações no nível de consciência, orientação e atenção.

Um jovem de 20 anos, concluindo o ensino médio, foi pouco à escola no último mês. Nos últimos meses, vem se envolvendo com questões losó cas e parapsicológicas, temas que nunca lhe haviam interessado. Tem passado muito tempo isolado no quarto, convivendo pouco com os amigos, inclusive com a sua família, e vem tomando pouco banho e quase não troca de roupa. Por insistência da mãe, contra a sua vontade, comparece à consulta médica com um comportamento inadequado com riso imotivado e respostas sem sentido. Nesse caso, o diagnóstico MAIS PROVÁVEL, é de:

A Neurose.
B Esquizofrenia hebefrênica.
C Encefalite viral.
D Delírio de referência.

Questão 31 Transtorno Psicóticos Introdução
O primeiro episódio psicótico (PEP) tem importância crescente, visto que a intervenção precoce causa um impacto positivo no seu prognóstico clínico. Sobre a PEP pode-se afirmar que:
A o transtorno de estresse pós-traumático não está entre os diagnósticos diferencias mais frequentes
B a maioria dos indivíduos com os primeiros sintomas psicóticos fechará critérios diagnósticos para esquizofrenia
C a identificação precoce é uma definição relacionada, unicamente, a pessoas sob risco de desenvolver psicose
D os indivíduos que estão trabalhando ou estudando na época do surgimento dos primeiros sintomas psicóticos demoram mais tempo para procurar tratamento.

A o transtorno de estresse pós-traumático não está entre os diagnósticos diferencias mais frequentes
B a maioria dos indivíduos com os primeiros sintomas psicóticos fechará critérios diagnósticos para esquizofrenia
C a identificação precoce é uma definição relacionada, unicamente, a pessoas sob risco de desenvolver psicose
D os indivíduos que estão trabalhando ou estudando na época do surgimento dos primeiros sintomas psicóticos demoram mais tempo para procurar tratamento.

Questão 32 Esquizofrenia
Você está tratando de um paciente de 22 anos com um quadro de esquizofrenia. Inicialmente, você prescreveu haloperidol 15mg e observou, após 3 meses, não houve nenhuma resposta. Depois da primeira tentativa frustrada, você trocou o haloperidol por olanzapina 20mg e, após 2 meses, notou uma resposta terapêutica pobre, então decidiu que o melhor é mudar sua estratégia.
Diante desse contexto, quais são: a melhor descrição do diagnóstico e a melhor conduta?

A Esquizofrenia aguda. Iniciar terapia psicanalítica.
B Esquizofrenia super-refratária. Associar quetiapina + lítio.
C Esquizofrenia refratária. Iniciar risperidona.
D Esquizofrenia refratária. Iniciar clozapina.
E Esquizofrenia. Iniciar lamotrigina + clorpromazina.

Prévia do material em texto

Transtornos psicóticos
vinicius martins - 500.237.318-69
Acessar Lista
Questão 1 Esquizof renia
Uma família de baixa renda está preocupada com seu lho adolescente, de 16 anos de idade, pois, recentemente, o rapaz
tem demonstrado comportamentos atípicos, como falar sozinho, expressar ideias “estranhas" e desejar car só por longo
tempo. O jovem tem um tio materno que foi diagnosticado com esquizofrenia na juventude. Os pais do adolescente estão
particularmente preocupados com a possibilidade de ele estar desenvolvendo a doença.
Sobre o risco familiar de desenvolver esquizofrenia, pode-se afirmar que: 
A Parentes de primeiro grau de indivíduos com esquizofrenia têm o mesmo risco de desenvolver a doença que a
população geral.
B O risco de esquizofrenia é significativamente aumentado em parentes de primeiro grau de indivíduos com a
doença.
C A esquizofrenia é determinada por fatores genéticos, existindo risco familiar muito alto, mesmo ocorrendo em
parentes distantes.
D O histórico familiar de esquizofrenia não influencia o risco de desenvolvimento da doença em parentes de
segundo grau
4000215397
Questão 2 Esquizof renia
Uma família de baixa renda está preocupada com seu lho adolescente, de 16 anos de idade, pois, recentemente, o rapaz
tem demonstrado comportamentos atípicos, como falar sozinho, expressar ideias “estranhas" e desejar car só por longo
tempo. O jovem tem um tio materno que foi diagnosticado com esquizofrenia na juventude. Os pais do adolescente estão
particularmente preocupados com a possibilidade de ele estar desenvolvendo a doença.
Entre os seguintes sintomas, indique o que pode ser considerado como "sintoma negativo” da esquizofrenia em
adolescentes:
A Perda de interesse em atividades prévias.
B Elaboração de argumentos reiterativos.
C Ideias delirantes de grandeza.
D Alucinações visuais e auditivas.
4000215396
Questão 3 Tratamento da Esquizof renia
Uma família de baixa renda está preocupada com seu lho adolescente, de 16 anos de idade, pois, recentemente, o rapaz
tem demonstrado comportamentos atípicos, como falar sozinho, expressar ideias “estranhas" e desejar car só por longo
tempo. O jovem tem um tio materno que foi diagnosticado com esquizofrenia na juventude. Os pais do adolescente estão
particularmente preocupados com a possibilidade de ele estar desenvolvendo a doença.
Entre as estratégias a serem incentivadas pela equipe multipro ssional para melhorar a capacidade da família em lidar com a
possível doença do adolescente (“coping”), a mais adequada é:
https://med.estrategia.com/cadernos-e-simulados/cadernos/bdc2ead7-17cf-4b63-90bc-7183e0a120a0
A Continuar a rotina de vida dos demais membros, designando um familiar como cuidador.
B Aprender a delegar os cuidados do paciente aos membros da equipe multiprofissional de saúde.
C Envolver a família em grupos de apoio e educação sobre a doença para acolhimento e orientação .
D Aconselhar a família a focar no paciente, adaptando as demais necessidades dos outros membros.
4000215395
Questão 4 Transtorno Psicóticos Transtornos do Humor Diagnóstico da Depressão
Um paciente, sexo masculino, 75 anos, apresenta-se para consulta com quadro de anedonia, falta de interesse nas coisas,
fadiga excessiva há cerca de cinco semanas, posterior à morte súbita e prematura da mulher com quem estava casado há
40 anos. Refere insônia intensa, perda de cerca de 5 kg nesse período, além de frequentes crises de choro e de profunda
culpa por ter vivido mais do que ela. Na última semana, convenceu-se de que seu corpo está literalmente se decompondo.
Relata ter visto o rosto da esposa durante o dia, assim como ter ouvido a voz dela lhe dizendo para se matar e se juntar a
ela. Nesse caso, o diagnóstico é de
A Transtorno esquizoafetivo.
B Esquizofrenia.
C Psicose devida a uma condição médica geral.
D Depressão maior com características psicóticas.
E Transtorno psicótico induzido por substância.
4000214780
Questão 5 Esquizof renia Diagnóstico da Esquizof renia
Qual dos seguintes sintomas é característico da esquizofrenia positiva?
A Anedonia.
B Aplanamento afetivo.
C Alucinações auditivas.
D Abulia.
4000213997
Questão 6 Esquizof renia Diagnóstico da Esquizof renia
Qual dos seguintes sintomas é característico da esquizofrenia positiva?
A Anedonia.
B Aplanamento afetivo.
C Alucinações auditivas.
D Abulia.
4000213309
Questão 7 Tratamento da Esquizof renia Transtorno Delirante Persistente
Assinale a alternativa que contém um ou mais tratamentos recomendados com evidência de e cácia para quadros
psicóticos como a esquizofrenia e transtornos delirantes.
A Estabilizadores de humor.
B Fitoterapia, meditação e aromaterapia.
C Medicamentos antipsicóticos ou neurolépticos.
D Psicoterapia de família.
4000212792
Questão 8 Transtorno do Humor Bipolar THB Esquizof renia
Transtorno do Déf icit de Atenção e Hiperatividade TDAH
Quais dos seguintes transtornos de saúde mental afetam as mulheres com maior frequência do que os homens?
A Transtorno Bipolar
B Esquizofrenia
C Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
D Transtorno de Personalidade Antissocial
4000210716
Questão 9 Transtorno Psicóticos Quadro Clínico
Homem de 67 anos, internado devido à pneumonia, apresenta há dois dias inquietação, choro fácil, desorientação
têmporo-espacial, di culdade de manter a atenção, falhas de memória e inversão do ciclo sono-vigília. Refere que foi
trazido para este lugar sem que sua família soubesse e vão usá-lo como cobaia em um novo tratamento para covid-19. Pede
ajuda ao pessoal da limpeza, para fugir ou chamar a polícia. Em alguns momentos, reconhece que está no hospital para
tratamento e diz estar triste, sentindo-se sozinho e com saudade da família. É correto afirmar que o diagnóstico é
A transtorno depressivo maior, com sintomas psicóticos associados.
B transtorno delirante.
C delirium.
D transtorno neurocognitivo com sintomas psicóticos associados.
4000210303
Questão 10 Psiquiatria Inf antil Esquizof renia
Os transtornos Psiquiátricos na Infância e na adolescência têm apresentado diagnóstico mais preciso com consequente
melhora no tratamento e prognóstico nessa faixa etária. Assinale a alternativa CORRETA:
A O Transtorno Depressivo Maior na infância e na adolescência é uma condição frequentemente aguda e está
associada a prejuízos funcionais significativos.
B Os Transtornos de Ansiedade estão entre os menos predominantes na infância e na adolescência.
C O Transtorno do Espectro Autista caracteriza-se por déficits marcantes na interação social e na linguagem e pela
presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos que se iniciam após os 3 anos de idade.
D Os transtornos do espectro da esquizofrenia de início precoce, que ocorrem antes dos 18 anos, apresentam
curso crônico, maiores prejuízos funcionais e pior prognóstico do que aqueles com início na vida adulta.
4000206982
Questão 11 Esquizof renia
Mãe traz o lho de 18 anos para consulta, pois notou mudança em seu comportamento. Não tem mais interesse em realizar
atividades que antes eram agradáveis, tem se isolado em casa, escuta vozes com comentários depreciativos sobre ele.
Apresenta di culdade em iniciar ou manter uma conversa, fala monótona e sem entonação. Além disso, se o almoço atrasa
para car pronto, o lho ca extremamente irritado. Diante do diagnóstico de esquizofrenia, qual alternativa apresenta um
sintoma positivo dessa doença?
A Alucinações auditivas
B Apatia e falta de motivação
C Baixa tolerância ao estresse
D Lentificação psicomotora
4000198828
Questão 12 Tratamento da Esquizof renia Esquizof renia
Convenciona-se chamar de esquizofrenia refratária aqueles quadros que não respondem adequadamente ao tratamento
medicamentoso após duas tentativas terapêuticas bem conduzidas, envolvendo, ao menos, 1 antipsicótico atípico. Assinale
a alternativa que representa a medicação de escolha para os quadros esquizofrênicos refratários.
A Aripiprazol
B Carbamazepina
C Clozapina
D Clorpromazina4000193889
Questão 13 Transtorno Psicóticos
Senhora, 73 anos, professora aposentada, faz trabalhos comunitários (reforço escolar para crianças carentes) e viúva. Há 1
ano sua lha vem notando que tem se esquecido com mais facilidade dos seus compromissos. Nas reuniões familiares,
tornou-se um pouco repetitiva, contando as mesmas histórias e tendo maiores di culdades para encontrar a palavra que
quer dizer. Nos últimos meses, tem se confundido ao pagar contas na mercearia e padaria, voltando para casa
frequentemente com o troco errado. Certo dia, cou muito desorientada, confundindo os parentes, não sabia onde estava
e dizia que havia bichos na parede e perto da cama. Passou a noite toda sem dormir e dizia que havia pessoas dentro da
casa, mas não sabia quem eram, quando foi levada ao Hospital para avaliação. Qual hipótese diagnóstica melhor explica o
quadro atual da paciente?
A Esquizofrenia
B Transtorno Delirante
C Depressão Maior
D Delirium
4000189288
Questão 14 Psicopatologia e Exame do Estado Mental EEM Esquizof renia
Sobre os sintomas negativos da Esquizofrenia, informe se é Verdadeiro (V) ou Falso (F) para o que se a rma e assinale a
alternativa que apresenta a sequência correta.
( ) Perdas de certas funções psíquicas e empobrecimento global da vida afetiva, cognitiva e social.
( ) Distanciamento e aplainamento afetivo ou afeto embotado.
( ) Distorção sobre o que é verdadeiro, como a presença de ideias deturpadas sobre a realidade.
( ) Alucinações, que são consideravelmente frequentes, mas também pode haver ilusões ou pseudoalucinações. 
A alternativa que apresenta a sequencia correta de cima para baixo é:
A V – F – V – V
B F – V – F – F
C F – F – V – V
D V – V – V – V
E V – V – F – F
4000189142
Questão 15 Psicopatologia e Exame do Estado Mental EEM Transtorno Delirante Persistente
Ana, 55 anos comparece a um serviço de atendimento em saúde mental a rmando que implantaram um chip em seu corpo,
para controlar suas ações e seus pensamentos. Esta manifestação indica a presença de um delírio se:
A a crença do indivíduo em relação à veracidade de suas ideias permanece, mesmo diante da apresentação de
argumentos lógicos ou dados objetivos.
B o conteúdo do delírio, inequivocamente, remete a formulação de juízos falsos e a situações improváveis de
ocorrerem na realidade.
C a confiança que o indivíduo demonstra em relação ao seu julgamento foi sancionada e estimulada por um grupo
restrito em seu ambiente social.
D a organização das ideias que sustentam o delírio não tem lógica, ficando vulnerável a qualquer questionamento de
um interlocutor.
E a sua estrutura pode ser penetrada e abalada facilmente pela intervenção de profissionais técnica e teoricamente
capacitados.
4000189140
Questão 16 Blues do Puerpério Psicose Puerperal Depressão Puerperal
Alguns transtornos psiquiátricos ocorrem no período pós-parto com importante impacto sobre a mulher, o bebê e pessoas
próximas. Assinale a alternativa que corretamente descreve um desses transtornos.
A A psicose puerperal, que se caracteriza por um quadro delirante, é um evento raro e costuma ocorrer geralmente
em torno do segundo ou terceiro mês pós-parto.
B A síndrome de tristeza pós-parto (também chamada de baby blues) é bastante comum (com incidência em até
75% das mulheres) e ocorre durante o período de 3 a 6 meses após o parto.
C Nenhuma evidência conclusiva indica que a síndrome de tristeza pós-parto leve a um episódio subsequente de
depressão.
D Os dados indicam que um episódio de depressão pós-parto não aumenta o risco de recorrência para novos
episódios de depressão durante a vida.
4000188939
Questão 17 Esquizof renia
Com base na 5ª edição do manual diagnostico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5) assinale a resposta correta
referente ao diagnóstico de esquizofrenia:
A O uso de substâncias ou outra condição médica que explicariam os sintomas é um fator excludente do
diagnóstico.
B Se o paciente apresentar alucinações por mais de 24 horas já pode ser diagnosticado com esquizofrenia.
C Pelo menos um dos sintomas não deve ser: delírios, alucinações ou discurso desorganizado.
D Devem ocorrer episódios depressivos maiores ou maníacos concomitantes com os sintomas da fase ativa ou se
ocorrerem sua duração total foi breve em relação aos períodos ativo e residual da doença.
4000193074
Questão 18 Psiquiatria Inf antil Transtorno Alimentares Transtorno Delirante Persistente
Assinale o distúrbio neuropsiquiátrico caracterizado por hipersonolência, megafagia e alterações comportamentais: perda
da inibição sexual, alucinações visuais e auditivas , ilusões que acomete principalmente adolescentes do sexo masculino.
A Síndrome de Kleine-Levin.
B Síndrome de Cotard.
C Síndrome de Korsakoff.
D Síndrome de Ganser.
4000193071
Questão 19 Transtorno Psicóticos Tratamento da Esquizof renia
Vinicius, 23 anos vem a consulta acompanhado de seu pai Marcos, que relata que o lho esteve internado em instituição
psiquiátrica por 30 dias e teve alta há 1 semana. Há 8 meses os pais perceberam que Vinicius passou a car muito tempo
sozinho em seu quarto, não queria se alimentar direito, tão pouco tomar banho ou trocar de roupa. Rompeu relacionamento
com sua namorada e disse aos pais que ela o ameaçava de morte e, estava de conluio com seu vizinho para sequestrá-lo.
Há aproximadamente 40 dias disse ter escutado comandos claros para que se matasse, quando então pulou da janela do 2º
andar do seu prédio, fraturando a tíbia direita. Após descartado outros possíveis traumatismos, foi transferido para unidade
psiquiátrica, onde permaneceu por 30 dias. 
A conduta mais adequada frente ao caso acima é:
A Confirmar o diagnóstico de esquizofrenia pois não há necessidade de investigação laboratorial.
B Questionar sobre o conteúdo do discurso delirante de Vinicius para convencê-lo da sua inveracidade.
C Se o tratamento estiver adequado, orientar a família que se Vinicius mantiver boa adesão, não terá recaídas.
D Se não houver adesão ao tratamento deve-se avaliar a possibilidade de administração de antipsicótico de
depósito.
4000192961
Questão 20 Transtorno Psicóticos
Um homem de 47 anos foi trazido ao Pronto Socorro pelos familiares. Ele conta sofrer "ameaças veladas" de sua irmã por
meio de mensagens cifradas que ela digita no microondas, o que o entristece muito. Nos últimos meses, ele se manteve
restrito ao seu quarto e diminuiu a ingesta alimentar. A rma ser muito "cismado" e que algumas pessoas o acusam de ter
causado o acidente de avião com o time da Chapecoense. Antecedente de internação psiquiátrica aos 25 anos e
tratamento psiquiátrico irregular desde então. Refere primeiro uso de cannabis aos 24 anos, abstinente há 6 meses, nega
consumo de outras substâncias. Ao exame do estado mental, autocuidado prejudicado, pensamento organizado, delírios
persecutórios, hipobulia, humor apático e embotamento afetivo. 
Qual a hipótese diagnóstica ?
A Depressão psicótica.
B Transtorno delirante.
C Esquizofrenia.
D Transtorno psicótico induzido por cannabis.
4000191757
Questão 21 Esquizof renia Catatônica
A catatonia é um quadro sindrômico caracterizado por alteração grave da volição e da motricidade, di cultando o manejo
do paciente na enfermaria, tendo em vista o negativismo, a recusa alimentar, entre outros sintomas. O tratamento
farmacológico mais adequado para o manejo de pacientes catatônicos é
A lorazepam.
B risperidona.
C clozapina.
D fluoxetina.
4000177584
Questão 22 Diagnóstico da Esquizof renia
A esquizofrenia e ́ um dos mais comuns transtornos mentais graves, mas sua natureza essencial ainda não foi esclarecida;
portanto, às vezes, ela e ́ referida como uma síndrome, como o grupo de esquizofrenias ou, como na quinta edição do
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5), o espectro da esquizofrenia.
Em relação aos crite ́rios diagnósticos da esquizofrenia, assinale a afirmativa incorreta.
A Se há história de transtorno do espectro autista oude um transtorno da comunicação iniciado na infância,
o diagnóstico adicional de esquizofrenia e ́ realizado somente se delírios ou alucinações proeminentes, ale ́m dos
demais sintomas exigidos de esquizofrenia, estiverem tambe ́m presentes por pelo menos um mês (ou menos, se
tratados com sucesso).
B Os sintomas devem persistir por pelo menos seis meses, e não deve haver um diagnóstico de transtorno
esquizoafetivo ou transtorno do humo
C Deve haver dois dos itens a seguir, cada um presente por uma quantidade significativa de tempo durante um
período de um mês (ou menos, se tratados com sucesso): delírios, alucinações, discurso desorganizado,
comportamento grosseiramente desorganizado ou catatônico e/ou sintomas negativos (i.e., expressão
emocional diminuída ou avolia).
D A presença de alucinações ou delírios e ́ necessária para um diagnóstico de esquizofrenia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000177262
Questão 23 Transtorno Psicóticos Transtorno Delirante Persistente
Um homem de 40 anos de idade é preso e mandado para observação após repetidamente invadir o escritório local de uma
repartição pública, com acusação de que ali seria uma base da Agência Central de Inteligência (CIA), que estaria
espionando-o com a intenção de assassiná-lo, porque ele tem parentes que vivem na Rússia. O exame de seu estado mental
é normal, exceto pelo pensamento delirante referente à repartição. Quando sua esposa o visita, observa-se que ela tem
uma espécie de relação passiva com o marido e defende explicitamente as mesmas convicções que o levaram à prisão,
embora, sob outros aspectos, apresente um estado mental normal. O diagnóstico mais provável para esta mulher é
A esquizofrenia paranoide.
B transtorno psicótico compartilhado.
C transtorno de personalidade paranoide.
D transtorno obsessivo-compulsivo.
E transtorno de personalidade esquiva.
4000171067
Questão 24 Transtorno Psicóticos Psicof ármacos nas Emergências Psiquiátricas
Gustavo, 75 anos, morador de uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI) chega ao pronto-atendimento (PA)
assustado, aos gritos, dizendo que os médicos, os familiares e cuidadores estão sendo controlados por extraterrestres para
abduzi-lo e matá-lo. Mostra se muito agressivo com a equipe médica, resiste a qualquer aproximação, profere palavrões e
tenta agredir, ao menor contato. O quadro começou há dois dias, com piora gradativa. Não há história prévia de
sintomas sugestivos de doença mental. A conduta mais adequada seria
A prescrever haloperidol gotas para ser administrado na ILPI, sendo que, se não houver melhora, deverá ser
consultado um psiquiatra.
B providenciar, em primeiro plano, exames de imagem e laboratoriais para investigação etiológica e, logo após
prescrever antipsicótico de acordo com os achados e orientações da equipe de psiquiatria.
C realizar contenção, preferencialmente química, até o paciente se acalmar. Em seguida, realizar investigação
etiológica mais detalhada.
D investir no diálogo empático para acalmar o paciente, prescrever risperidona e clorpromazina oral, depois
referenciar ao psiquiatra.
E administrar diazepam, IM, 10mg 1x ao dia, até o paciente retomar suas atividades habituais na ILPI.
4000171061
Questão 25 Transtorno do Humor Bipolar THB Esquizof renia Catatônica
Leia o caso clínico a seguir.
Marcos é um jovem de 22 anos que foi levado ao pronto socorro por ter parado de se movimentar. Há duas semanas,
começou a car mais de 20 horas deitado e imóvel na cama, algumas vezes se levanta e vai ao banheiro, e outras vezes
urina na cama. Quando alguém faz uma pergunta ou comentário, ele repetia a última palavra ou sílaba inúmeras vezes. Nos
últimos dois dias, vem se recusando a se alimentar, não fala nenhuma palavra por dias seguidos e mantém posturas estranhas
por horas, além de rigidez muscular. Faz uso de lítio e lamotrigina há dois anos, após ocorrência de um quadro maníaco e
diagnóstico de transtorno bipolar. 
Qual é a síndrome apresentada no momento e a conduta adequada?
A Síndrome depressiva – suspender lítio e iniciar fluoxetina.
B Síndrome dissociativa – indicar ansiolítico e psicoterapia
C Síndrome psicótica – introduzir olanzapina.
D Síndrome catatônica – aplicar benzodiazepínico lorazepam.
4000166386
Questão 26 Transtorno Psicóticos Esquizof renia
Homem, 20 anos de idade, é levado ao PS por episódio de agressividade há 1 dia. A mãe refere que ele passou a car mais
calado e isolado, há 8 meses. Ele abandonou o emprego, pois se sentia desconfortável com os colegas, alegando que
comentavam sobre ele e queriam lhe prejudicar frente ao chefe. Passou a escutar vozes, que o xingavam em alguns
momentos, falava coisas sem sentido e tinha crises de choro. Chegou a relatar a sua mãe que pensava em se jogar na frente
do trem para acabar com seu sofrimento. Vem progressivamente piorando. Faz uso regular de maconha há 1 ano, sendo o
último consumo há 2 meses. Qual é o diagnóstico mais provável?
A Episódio depressivo grave, com sintomas psicóticos.
B Transtorno psicótico induzido por drogas (cannabis).
C Esquizofrenia paranoide.
D Transtorno delirante persistente.
4000166320
Questão 27 Transtorno Psicóticos Estado Conf usional Agudo Delirium
Paciente pós-cirúrgico cardíaco a céu aberto, em sala de recuperação, começa a acordar e falar que quer ajuda para
descer do leito, pois quer conversar com seus amigos que estão no restaurante, onde costuma almoçar, no mercado
público da cidade. Segundo os argumentos do paciente, estão próximos ao seu automóvel, para o qual aponta, como se
estivesse efetivamente estacionado naquele andar do hospital. O médico procura tranquilizar o paciente, porém este, à
medida que se recupera do processo cirúrgico e anestésico, ca cada vez mais agitado e agressivo. Sobre o caso, assinale
a alternativa INCORRETA.
A A solicitação de exames laboratoriais como hemograma, provas de função hepática e renais, eletrólitos, entre
outros, podem auxiliar na elucidação da origem do quadro clínico. 
B Trata-se de um quadro clínico característico de um paciente com Transtorno Delirante Tipo Somático prévio.
C Trata-se de um Transtorno Neurocognitivo, no caso, um quadro de delirium, podendo ser decorrente tanto do
processo cirúrgico e anestésico quanto de abstinência ou intoxicação por fármacos ou outras substâncias.
D Este paciente apresenta, entre outras, alterações no nível de consciência, orientação e atenção.
4000164490
Questão 28 Esquizof renia Hebef rênica
Um jovem de 20 anos, concluindo o ensino médio, foi pouco à escola no último mês. Nos últimos meses, vem se
envolvendo com questões losó cas e parapsicológicas, temas que nunca lhe haviam interessado. Tem passado muito
tempo isolado no quarto, convivendo pouco com os amigos, inclusive com a sua família, e vem tomando pouco banho e
quase não troca de roupa. Por insistência da mãe, contra a sua vontade, comparece à consulta médica com um
comportamento inadequado com riso imotivado e respostas sem sentido. 
Nesse caso, o diagnóstico MAIS PROVÁVEL, é de:
A Neurose.
B Esquizofrenia hebefrênica.
C Encefalite viral.
D Delírio de referência.
4000163763
Questão 29 Transtorno Psicóticos Psicopatologia e Exame do Estado Mental EEM
Sobre o delírio primário e secundário, assinale a alternativa que melhor explique a diferença entre os dois:
A No delírio primário o indivíduo tem uma convicção extraordinária, enquanto no delírio secundário essa convicção
é passível de modificação em qualquer tempo por experiência objetiva (provas de realidade funcionam).
B O delírio secundário é uma forma gradualmente mais grave do que o delírio primário, mais frequentemente
presente em transtornos mentais mais graves, como por exemplo, na psicose.
C O delírio primário se origina de alteração do pensamento e juízo, e o delírio secundário se origina de alterações
em outras atividades mentais (afetividade, nível de consciência, etc.) que depois produzem juízos falsos.
D No delírio primário as ideias sedesenvolvem em torno de um só conteúdo, já o delírio secundário engloba vários
temas ao mesmo tempo e com conteúdos diversos. 
E O delírio primário tem caráter mutável, observado nas fases iniciais das psicoses, enquanto o delírio secundário é
fixo e irremovível, cristalizado em fases mais avançadas da doença.
4000172074
Questão 30 Esquizof renia
M.,17 anos de idade, previamente saudável, passou a se comportar de maneira estranha. Às vezes, parecia assustado e dizia
a seus amigos que estava sendo seguido pela polícia e pelo serviço secreto. Em outras ocasiões, foi visto rindo sozinho,
mesmo sem razão aparente. Durante os últimos oito meses, passou mais tempo isolado, sem vontade de realizar seus
afazeres e, aparentemente, preocupado com seus próprios pensamentos. Seu desempenho acadêmico se deteriorou.
Nega uso de qualquer substância psicoativa. 
Quanto o diagnóstico de esquizofrenia segundo o DSM-5:
A os subtipos de esquizofrenia, da edição anterior, foram mantidos e incluídos novos subtipos
B para que seja feito o diagnóstico não há mais a necessidade de comprometimento funcional do paciente
C os sintomas precisam persistir por mais de um mês e por pelo menos de seis meses para que seja feito o
diagnóstico
D são necessários, para o diagnóstico, pelo menos um dos seguintes sintomas-delírio, alucinação ou discurso
desorganizado
4000148236
Questão 31 Transtorno Psicóticos Introdução
O primeiro episódio psicótico (PEP) tem importância crescente, visto que a intervenção precoce causa um impacto
positivo no seu prognóstico clínico. Sobre a PEP pode-se afirmar que:
A o transtorno de estresse pós-traumático não está entre os diagnósticos diferencias mais frequentes
B a maioria dos indivíduos com os primeiros sintomas psicóticos fechará critérios diagnósticos para esquizofrenia
C a identificação precoce é uma definição relacionada, unicamente, a pessoas sob risco de desenvolver psicose
D os indivíduos que estão trabalhando ou estudando na época do surgimento dos primeiros sintomas psicóticos
demoram mais tempo para procurar tratamento.
4000148231
Questão 32 Esquizof renia
Você está tratando de um paciente de 22 anos com um quadro de esquizofrenia. Inicialmente, você prescreveu haloperidol
15mg e observou, após 3 meses, não houve nenhuma resposta. Depois da primeira tentativa frustrada, você trocou o
haloperidol por olanzapina 20mg e, após 2 meses, notou uma resposta terapêutica pobre, então decidiu que o melhor é
mudar sua estratégia.
Diante desse contexto, quais são: a melhor descrição do diagnóstico e a melhor conduta?
A Esquizofrenia aguda. Iniciar terapia psicanalítica.
B Esquizofrenia super-refratária. Associar quetiapina + lítio.
C Esquizofrenia refratária. Iniciar risperidona.
D Esquizofrenia refratária. Iniciar clozapina.
E Esquizofrenia. Iniciar lamotrigina + clorpromazina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000147683
Questão 33 Esquizof renia
Seu Altamiro procura o postinho de saúde acompanhado de seu genro Carlos, sua lha Adriana e seu lho Rodolfo, que foi
levado “na marra” pelos familiares para uma avaliação médica. A família conta que Rodolfo, de 19 anos, está mais calado e
introspectivo há 6 meses, tem saído pouco do quarto, tem apresentado desleixo com sua aparência e abandonou a
faculdade de engenharia naval. Além disso, há cerca de 40 dias, o paciente também tem dado gargalhadas no escuro, grita
diversas ofensas pela janela para pessoas que passam na rua e acha que o cachorro do vizinho tem feito xixi no gramado de
sua casa para provocá-lo. Apesar de toda a insistência de sua família, o paciente nega-se veementemente a aceitar ajuda
especializada e refuta a possibilidade de tomar remédios. Inclusive, deu um “cruzado” no rosto do pai e cuspiu na mãe e na
irmã, que correram para acudir seu Altamiro, além de atirar uma faca contra seu cunhado, que passou de raspão.
Diante desse cenário, assinale a melhor conduta a ser adotada.
A Iniciar tratamento com haloperidol 10mg e agendar um retorno em 7 dias.
B Encaminhar o paciente para o CAPS.
C Encaminhar o paciente para uma internação psiquiátrica compulsória.
D Medicar o paciente na unidade de saúde com haloperidol IM e mantê-lo em observação.
E Encaminhar o paciente para uma internação psiquiátrica involuntária.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000147682
Questão 34 Esquizof renia
Seu Altamiro procura o postinho de saúde acompanhado de seu genro Carlos, sua lha Adriana e seu lho Rodolfo, que foi
levado “na marra” pelos familiares para uma avaliação médica. A família conta que Rodolfo, de 19 anos, está mais calado e
introspectivo há 6 meses, tem saído pouco do quarto, tem apresentado desleixo com sua aparência e abandonou a
faculdade de engenharia naval. Além disso, há cerca de 40 dias, o paciente também tem dado gargalhadas no escuro, grita
diversas ofensas pela janela para pessoas que passam na rua e acha que o cachorro do vizinho tem feito xixi no gramado de
sua casa para provocá-lo. Apesar de toda a insistência de sua família, o paciente nega-se veementemente a aceitar ajuda
especializada e refuta a possibilidade de tomar remédios. Inclusive, deu um “cruzado” no rosto do pai e cuspiu na mãe e na
irmã, que correram para acudir seu Altamiro, além de atirar uma faca contra seu cunhado, que passou de raspão.
Diante desse cenário, assinale o provável diagnóstico de Rodolfo.
A Mania Bipolar
B Depressão Psicótica
C Esquizofrenia Paranoide
D Esquizofrenia Catatônica
E Transtorno esquizoafetivo
Essa questão possui comentário do professor no site 4000147681
Questão 35 Transtorno Psicóticos
A paciente Jéssica Lorraine, 28 anos, está apresentando um comportamento “diferente” há 18 dias. Apresenta risos
imotivados, acusa sua irmã de ser uma espiã da antiga união soviética e acredita que sua mãe deseja envenenála, colocando
veneno de rato na sua comida. O quadro iniciouse abruptamente, após ser acusada de furtar 12 reais do caixa do
mercadinho em que trabalha. Após avaliação médica, a paciente é internada, inicia o tratamento com antipsicótico e tem
uma melhora completa do quadro após uma semana, com retorno a sua funcionalidade e padrão de comportamento.
A hipótese diagnóstica para o caso é de:
A Transtorno psicótico breve.
B Transtorno esquizofreniforme.
C Esquizofrenia.
D Mania Bipolar.
E Transtorno esquizoafetivo.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000147680
Questão 36 Transtorno Psicóticos Transtorno Esquizof renif orme
Paciente Lucileide, 24 anos, está apresentando um comportamento “diferente” há 38 dias. Apresenta risos imotivados,
acusa sua irmã de ser uma espiã da antiga união soviética e acredita que sua mãe deseja envenená-la, colocando veneno de
rato na sua comida. O quadro iniciou-se abruptamente após a paciente ser acusada de furtar 25 reais da carteira de seu
primo. Após avaliação médica, a paciente é internada, inicia o tratamento com antipsicótico e tem uma melhora completa
do quadro após 4 semanas, com retorno a sua funcionalidade e padrão de comportamento.
 A hipótese diagnóstica para o caso, de acordo com o DSM-5, é de:
A Transtorno psicótico breve.
B Transtorno esquizofreniforme.
C Esquizofrenia.
D Mania Bipolar.
E Transtorno esquizoafetivo.
4000147589
Questão 37 Antipsicóticos NNT Tratamento da Esquizof renia
Em um ensaio clínico controlado de 12 semanas com 628 pacientes esquizofrênicos hospitalizados, 416 receberam
clorpromazina e 212 receberam placebo. 37 de 416 expostos à clorpromazina tiveram sintomas psicóticos (37/416 = 0,09 =
9%) e 70 de 212 que receberam placebo tiveram sintomas psicóticos (70/212 = 0,33 = 33%). O número necessário para
tratar (NNT) vem se tornando popular nos últimos anos. No presente estudo temos o NNT = 4, significando que:
A Clorpromazina reduziu quatro casos de piora de sintomas psicóticos em pacientes com esquizofrenia.
B Clorpromazina tem o poder real de evitar sintomas psicóticos em 1 de cada 4 pacientes tratados.
C O risco de piora dossintomas psicóticos foi reduzido em 24% no grupo que fazia uso da clorpromazina.
D Clorpromazina para prevenção de sintomas psicóticos é de alto custo para o sistema de saúde e alto risco para
pacientes.
4000146031
Questão 38 Mitos e verdades sobre o suicídio Psiquiatria Introdução
De acordo com as Diretrizes Assistenciais em Saúde Mental na Saúde Suplementar, assinale a afirmativa correta.
A Devido à baixa incidência da esquizofrenia, os custos econômicos relacionados a ela são considerados
pequenos.
B Entre os transtornos mentais graves e persistentes, estão os transtornos psicóticos e o comportamento suicida.
C As taxas de suicídio têm diminuído nos últimos anos.
D Esquizofrenia, ao contrário dos transtornos do humor, não é um fator de risco importante para o suicídio.
E Idosos apresentam baixa incidência de depressão, demandando menos da assistência em saúde mental.
4000145728
Questão 39 Tratamento da Esquizof renia Esquizof renia Diagnóstico da Esquizof renia
Sobre a esquizofrenia, analise os itens para assinalar a alternativa verdadeira. I. A esquizofrenia caracteriza-se por psicose
(perda do contato com a realidade), alucinações (percepções falsas), delírios (crenças falsas), discurso e comportamento
desorganizados, embotamento afetivo (variação emocional restrita), dé cits cognitivos (comprometimento do raciocínio e
da solução de problemas) e disfunção ocupacional e social. lI. A causa é desconhecida, porém, há fortes evidências de
algum componente genético e ambiental. IlI. Os sintomas geralmente começam na adolescência ou no início da idade
adulta. Um ou mais episódios de sintomas devem durar, no � 6 meses antes que o diagnóstico seja feito. IV. O tratamento é
feito com fármacos, terapia cognitiva e reabilitação psicossocial. A detecção e o diagnóstico precoces melhoram o
funcionamento em longo prazo. Estão corretos os itens:
A I, II, IlI e IV.
B I, lI e III, apenas.
C I, IlI e IV, apenas.
D II, Il e IV, apenas.
4000145222
Questão 40 Transtorno Psicóticos Esquizof renia
Há cerca de quatro meses, segundo descrição de sua esposa. B., 24 anos, começou a apresentar-se mais preocupado e
nervoso, com frequência andando de um lado para o outro em casa, sem conseguir car parado muito tempo, falando que
algo de ruim ia acontecer, sem saber explicar o que era essa coisa ruim; também começou a ter di culdade para dormir
(tanto para iniciar o sono, como acordando no meio da noite com frequência). Depois de cerca de 2 meses com esse
quadro, começou a dizer que via e ouvia uma sombra ruim que queria fazer mal para as pessoas da casa e ter di culdade
para fazer suas tarefas pro ssionais, por que não conseguia se concentrar nessas atividades devido ao medo que cava na
cabeça o tempo todo. Depois de 3 meses, começou a descuidar de sua higiene, passando dias sem tomar banho e cando
trancado em seu quarto às vezes só aceitando comida por uma fresta da porta e comendo dentro dele. Há 1 semana falou,
em um momento, que a esposa queria matá-lo, para car sozinha com a casa que tinha comprado. Não apresentou
episódios de auto e/ou heteroagressividade. Nunca tinha tido nada parecido antes. O médico do serviço de Atenção
Primária à Saúde realizou uma visita domiciliar e, como acompanhava B. desde a infância e ele con ava muito nele. B.
aceitou iniciar algum tratamento para ver se conseguia se sentir melhor. Afora estar com a roupa desarrumada e higiene
pessoal não muito boa, não foi contatado nenhuma alteração signi cativa no exame físico, nem descreveu outros sintomas
além dos já descritos, Qual conduta medicamentosa mais adequada para esse paciente?
A Clorpromazina 400 mg/dia e lítio 900 mg/dia.
B Prometazina 50 mg/dia e fluoxetina 20 mg/dia
C Clorpromazina 400 mg/dia e fluozetina 20 mg/dia
D Haloperidol 2,5 mg/dia e diazepam 10 mg/dia
4000144308
Questão 41 Transtorno Psicóticos Quadro Clínico Fatores de Risco e Predisponentes
Mulher de 69 anos, hipertensa, diabética e sem antecedentes psiquiátricos apresentou, no segundo dia após mastectomia
por câncer mamário, inquietação, desorientação temporo-espacial, discurso incoerente, alucinações visuais, ideação
delirante de cunho paranoide e de cit de memória de xação. O quadro oscila durante o dia, apresentando períodos de
melhora durante o dia e piora ao final da tarde ou noite. O diagnóstico mais provável, segundo a CID 10, é:
A transtorno psicótico agudo e transitório.
B transtorno delirante induzido.
C transtorno esquizotípico.
D delirium não induzido pelo álcool ou por outras substâncias psicoativas.
4000143750
Questão 42 Psiquiatria Inf antil Exames de Neuroimagem Psiquiatria
Com relação à utilização da neuroimagem e eletroencefalografia em psiquiatria, é correto afirmar:
A Achados patognomônicos na ressonância magnética estrutural podem definir a presença de transtorno
depressivo maior.
B O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade pode ser diagnosticado pela eletroencefalografia.
C A técnica de imagem de tensor de difusão (DTI) identifica a integridade da substância branca.
D A técnica de ressonância magnética funcional usa a presença de hemoglobina glicada em áreas para mensurar
atividade cerebral.
E A tomografia por emissão de pósitrons apresenta resultados que permitem a diferenciação entre psicose por
intoxicação e psicose secundária.
4000140238
Questão 43 Antipsicóticos Psicof armacologia Tratamento da Esquizof renia
Qual efeito colateral da clozapina gerou o protocolo de hemogramas semanais e mensais?
A Agranulocitose.
B Anemia.
C Reticulocitose.
D Eosinofilia.
E Aumento do RDW.
4000140236
Questão 44 Transtorno Psicóticos Psicopatologia e Exame do Estado Mental EEM
Transtorno Delirante Persistente
O delírio de o paciente acreditar que está infestado de pequenos organismos macroscópicos, estando essa vivência
associada a alucinação tátil, é conhecido como síndrome de:
A Gaulnick.
B Ekbon.
C Cotard.
D Capgras.
E Frégoli.
4000140234
Questão 45 Esquizof renia Diagnóstico da Esquizof renia
Qual é o tempo necessário de sintomas prodrômicos ou residuais para o diagnóstico de esquizofrenia de acordo com o
Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-5)?
A 2 semanas.
B 1 mês.
C 3 meses.
D 6 meses.
E 1 ano.
4000140232
Questão 46 Esquizof renia Diagnóstico da Esquizof renia
De acordo com o modelo histórico de diagnóstico da esquizofrenia, é correto afirmar:
A Para Emil Kraepelin, os sintomas psicóticos definiam a demência precoce.
B Eugene Bleuler incluiu anedonia nos 4 As de Bleuler.
C Alogia foi considerada por Kurt Schneider como um sintoma de primeira ordem.
D A publicação do DSM-III definiu a esquizofrenia a partir dos sintomas descritos por Bleuler.
E A Universidade de Washington produziu uma classificação diagnóstica para transtornos mentais conhecida como
os critérios de Feighner.
4000140231
Questão 47 Tratamento da Esquizof renia Esquizof renia
Um militar reformado por causa do diagnóstico de transtorno bipolar enfartou e foi internado. Necessitou de uma cirurgia
cardíaca de emergência. Desde que começou a tomar olanzapina, engordou e atualmente está obeso e sedentário. No
pós-operatório, voltou a apresentar sintomas maníacos. O serviço de psiquiatria foi acionado para uma interconsulta.
Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Medicamentos antipsicóticos que diminuem os sintomas positivos da esquizofrenia pelo bloqueio dos receptores de
dopamina na via mesolímbica podem, simultaneamente, piorar os sintomas negativos por bloquearem receptores de
dopamina semelhantes na via mesocortical.
A Certo.
B Errado.
4000135779
Questão 48 Exames de Neuroimagem Esquizof renia
Um jovem de 18 anos de idade, depois de começar a trabalhar em uma agência de viagens, procura atendimento
psiquiátrico por aconselhamento da gerente que observou suas di culdades em completar uma tarefa, seguir uma instrução
e escutar quando alguém está falando com ele. Tem impulsividadee agitação. É desorganizado, distraído e demonstra
muitas di culdades escolares desde a infância, pois é difícil para ele conseguir se concentrar. Há quatro anos, usa álcool e
maconha diariamente, várias vezes ao dia, inclusive no horário do trabalho. Sente-se também muito triste, com baixa
autoestima, desesperançoso e com vontade de morrer. Para ele, parece que nunca vai conseguir ser feliz. Sua família
sempre considerou que ele era “malcriado” e “preguiçoso”, por isso nunca procurou atendimento médico para ele.
Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Estudos de neuroimagem e patologia identi cam anormalidades estruturais na apresentação da esquizofrenia, incluindo
córtex pré-frontal e hipocampo menores e ventrículos aumentados, sugerindo desenvolvimento anormal.
A Certo.
B Errado.
4000135772
Questão 49 Tratamento da Esquizof renia Esquizof renia
Uma mãe encaminha o lho de 22 anos de idade para atendimento. Ele está com excesso de peso, descuidado com a
aparência e a higiene corporal, e veste roupas pretas, desgrenhadas e inadequadas para a estação. Ele fala que não sabe o
motivo de ter sido levado para consulta psiquiátrica, pois não está acontecendo nada de errado com ele. Acha que quem
precisa de tratamento é a mãe. “Ela é que é a louca”. No entanto, a mãe conta que, há mais ou menos 15 dias, o lho tentou
amputar o próprio pênis com uma faca. Foi atendido na emergência e realizada a sutura do ferimento. Apesar de nunca ter
sido muito sociável, no último ano tem permanecido, a maior parte do tempo, trancado no quarto e indiferente a tudo.
Mostrase cada vez mais estranho. Não aceita a comida que a mãe faz, pois fala que enxerga e sente o cheiro do veneno
que ela põe. Come apenas alimentos industrializados e lacrados, como pão, margarina e refrigerante.
Acerca desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Uma das medicações utilizadas no tratamento da esquizofrenia é a olanzapina, na dose inicial de 5 mg/dia a 10 mg/dia,
podendo também ser usada para episódios maníacos ou mistos associados ao transtorno bipolar 1.
A Certo.
B Errado.
4000135707
Questão 50 Esquizof renia
Uma mãe encaminha o lho de 22 anos de idade para atendimento. Ele está com excesso de peso, descuidado com a
aparência e a higiene corporal, e veste roupas pretas, desgrenhadas e inadequadas para a estação. Ele fala que não sabe o
motivo de ter sido levado para consulta psiquiátrica, pois não está acontecendo nada de errado com ele. Acha que quem
precisa de tratamento é a mãe. “Ela é que é a louca”. No entanto, a mãe conta que, há mais ou menos 15 dias, o lho tentou
amputar o próprio pênis com uma faca. Foi atendido na emergência e realizada a sutura do ferimento. Apesar de nunca ter
sido muito sociável, no último ano tem permanecido, a maior parte do tempo, trancado no quarto e indiferente a tudo.
Mostrase cada vez mais estranho. Não aceita a comida que a mãe faz, pois fala que enxerga e sente o cheiro do veneno
que ela põe. Come apenas alimentos industrializados e lacrados, como pão, margarina e refrigerante.
Acerca desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Os sintomas positivos da esquizofrenia são aqueles que expressam um empobrecimento ou a perda de funções mentais.
A Certo.
B Errado.
4000135705
Questão 51 Psicopatologia e Exame do Estado Mental EEM Esquizof renia
Uma mãe encaminha o lho de 22 anos de idade para atendimento. Ele está com excesso de peso, descuidado com a
aparência e a higiene corporal, e veste roupas pretas, desgrenhadas e inadequadas para a estação. Ele fala que não sabe o
motivo de ter sido levado para consulta psiquiátrica, pois não está acontecendo nada de errado com ele. Acha que quem
precisa de tratamento é a mãe. “Ela é que é a louca”. No entanto, a mãe conta que, há mais ou menos 15 dias, o lho tentou
amputar o próprio pênis com uma faca. Foi atendido na emergência e realizada a sutura do ferimento. Apesar de nunca ter
sido muito sociável, no último ano tem permanecido, a maior parte do tempo, trancado no quarto e indiferente a tudo.
Mostrase cada vez mais estranho. Não aceita a comida que a mãe faz, pois fala que enxerga e sente o cheiro do veneno
que ela põe. Come apenas alimentos industrializados e lacrados, como pão, margarina e refrigerante.
Acerca desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Tipicamente na esquizofrenia, o delírio é bizarro e mal sistematizado, podendo ser primário ou secundário.
A Certo.
B Errado.
4000135704
Questão 52 Esquizof renia
Uma mãe encaminha o lho de 22 anos de idade para atendimento. Ele está com excesso de peso, descuidado com a
aparência e a higiene corporal, e veste roupas pretas, desgrenhadas e inadequadas para a estação. Ele fala que não sabe o
motivo de ter sido levado para consulta psiquiátrica, pois não está acontecendo nada de errado com ele. Acha que quem
precisa de tratamento é a mãe. “Ela é que é a louca”. No entanto, a mãe conta que, há mais ou menos 15 dias, o lho tentou
amputar o próprio pênis com uma faca. Foi atendido na emergência e realizada a sutura do ferimento. Apesar de nunca ter
sido muito sociável, no último ano tem permanecido, a maior parte do tempo, trancado no quarto e indiferente a tudo.
Mostra-se cada vez mais estranho. Não aceita a comida que a mãe faz, pois fala que enxerga e sente o cheiro do veneno
que ela põe. Come apenas alimentos industrializados e lacrados, como pão, margarina e refrigerante.
Acerca desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Como referido no caso, a esquizofrenia é considerada um transtorno do neurodesenvolvimento.
A Certo.
B Errado.
4000135703
Questão 53 Esquizof renia
Uma mãe encaminha o lho de 22 anos de idade para atendimento. Ele está com excesso de peso, descuidado com a
aparência e a higiene corporal, e veste roupas pretas, desgrenhadas e inadequadas para a estação. Ele fala que não sabe o
motivo de ter sido levado para consulta psiquiátrica, pois não está acontecendo nada de errado com ele. Acha que quem
precisa de tratamento é a mãe. “Ela é que é a louca”. No entanto, a mãe conta que, há mais ou menos 15 dias, o lho tentou
amputar o próprio pênis com uma faca. Foi atendido na emergência e realizada a sutura do ferimento. Apesar de nunca ter
sido muito sociável, no último ano tem permanecido, a maior parte do tempo, trancado no quarto e indiferente a tudo.
Mostrase cada vez mais estranho. Não aceita a comida que a mãe faz, pois fala que enxerga e sente o cheiro do veneno
que ela põe. Come apenas alimentos industrializados e lacrados, como pão, margarina e refrigerante.
Acerca desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
O caso refere-se ao possível diagnóstico de esquizofrenia. A epidemiologia desse transtorno varia de acordo com a região,
sendo maior em países considerados menos desenvolvidos, quando comparados aos mais desenvolvidos.
A Certo.
B Errado.
4000135702
Questão 54 Transtorno Psicóticos Transtorno de Personalidade Histriônica Transtornos Dissociativos
Uma mulher de 39 anos de idade começou a apresentar um comportamento estranho, referido pela família, que surgiu de
forma rápida e aguda. Os familiares contam que, há aproximadamente seis semanas, ela começou a sentir tristeza,
desânimo, diminuição do apetite, falta de interesse e insônia. Na última semana, tem estado intensamente descon ada e fala
que estão mudando o seu sexo biológico. Enxerga o próprio corpo sendo mudado para o sexo masculino. Ouve vozes
dizendo-lhe que deve cortar os seios com uma faca, pois eles cresceram por ter tomado hormônios de forma involuntária,
dada por seres estranhos. Acredita que a família dela também foi possuída por tais seres que colocam hormônio na comida.
Por isso, come apenas alimentos queestão embalados.
Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
A paciente manifesta um quadro caracteristicamente dramático, infantil, sedutor e manipulativo, critérios necessários para o
diagnóstico de transtorno dissociativo como comorbidade, segundo o DSM-5.
A Certo.
B Errado.
4000135667
Questão 55 Transtorno Psicóticos Transtorno Psicótico Breve
Uma mulher de 39 anos de idade começou a apresentar um comportamento estranho, referido pela família, que surgiu de
forma rápida e aguda. Os familiares contam que, há aproximadamente seis semanas, ela começou a sentir tristeza,
desânimo, diminuição do apetite, falta de interesse e insônia. Na última semana, tem estado intensamente descon ada e fala
que estão mudando o seu sexo biológico. Enxerga o próprio corpo sendo mudado para o sexo masculino. Ouve vozes
dizendo-lhe que deve cortar os seios com uma faca, pois eles cresceram por ter tomado hormônios de forma involuntária,
dada por seres estranhos. Acredita que a família dela também foi possuída por tais seres que colocam hormônio na comida.
Por isso, come apenas alimentos que estão embalados.
Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
No caso clínico mencionado, podem ser identi cados sintomas característicos da síndrome depressiva, da síndrome
psicótica, da síndrome relacionada ao consumo de alimentos, da síndrome relacionada a substâncias psicoativas e da
síndrome relacionada ao sono.
A Certo.
B Errado.
4000135666
Questão 56 Psicopatologia e Exame do Estado Mental EEM Esquizof renia Diagnóstico da Esquizof renia
Uma mulher de 39 anos de idade começou a apresentar um comportamento estranho, referido pela família, que surgiu de
forma rápida e aguda. Os familiares contam que, há aproximadamente seis semanas, ela começou a sentir tristeza,
desânimo, diminuição do apetite, falta de interesse e insônia. Na última semana, tem estado intensamente descon ada e fala
que estão mudando o seu sexo biológico. Enxerga o próprio corpo sendo mudado para o sexo masculino. Ouve vozes
dizendo-lhe que deve cortar os seios com uma faca, pois eles cresceram por ter tomado hormônios de forma involuntária,
dada por seres estranhos. Acredita que a família dela também foi possuída por tais seres que colocam hormônio na comida.
Por isso, come apenas alimentos que estão embalados.
Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Para o diagnóstico da esquizofrenia, considera-se um grupo de sintomas denominados negativos, que se caracterizam por
alexitimia, a qual se refere à diminuição da expressão emocional.
A Certo.
B Errado.
4000135665
Questão 57 Esquizof renia Depressão
Uma mulher de 39 anos de idade começou a apresentar um comportamento estranho, referido pela família, que surgiu de
forma rápida e aguda. Os familiares contam que, há aproximadamente seis semanas, ela começou a sentir tristeza,
desânimo, diminuição do apetite, falta de interesse e insônia. Na última semana, tem estado intensamente descon ada e fala
que estão mudando o seu sexo biológico. Enxerga o próprio corpo sendo mudado para o sexo masculino. Ouve vozes
dizendo-lhe que deve cortar os seios com uma faca, pois eles cresceram por ter tomado hormônios de forma involuntária,
dada por seres estranhos. Acredita que a família dela também foi possuída por tais seres que colocam hormônio na comida.
Por isso, come apenas alimentos que estão embalados.
Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
O transtorno depressivo maior (TDM), segundo o DSM-5, pode apresentar-se como um quadro grave acompanhado, ou
não, por sintomas psicóticos. Portanto, esse diagnóstico deve ser fortemente considerado para o caso clínico descrito.
A Certo.
B Errado.
4000135664
Questão 58 Transtorno Psicóticos Transtorno Delirante Persistente
Uma mulher de 39 anos de idade começou a apresentar um comportamento estranho, referido pela família, que surgiu de
forma rápida e aguda. Os familiares contam que, há aproximadamente seis semanas, ela começou a sentir tristeza,
desânimo, diminuição do apetite, falta de interesse e insônia. Na última semana, tem estado intensamente descon ada e fala
que estão mudando o seu sexo biológico. Enxerga o próprio corpo sendo mudado para o sexo masculino. Ouve vozes
dizendo-lhe que deve cortar os seios com uma faca, pois eles cresceram por ter tomado hormônios de forma involuntária,
dada por seres estranhos. Acredita que a família dela também foi possuída por tais seres que colocam hormônio na comida.
Por isso, come apenas alimentos que estão embalados.
Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
No transtorno delirante, segundo o Manual de Diagnóstico e Estatística (DSM-5), subtipo somático, as alucinações são
proeminentes e, dessa forma, esse também deve ser considerado como diagnóstico diferencial do caso apresentado.
A Certo.
B Errado.
4000135663
Questão 59 Transtorno Psicóticos Esquizof renia Depressão
Uma mulher de 39 anos de idade começou a apresentar um comportamento estranho, referido pela família, que surgiu de
forma rápida e aguda. Os familiares contam que, há aproximadamente seis semanas, ela começou a sentir tristeza,
desânimo, diminuição do apetite, falta de interesse e insônia. Na última semana, tem estado intensamente descon ada e fala
que estão mudando o seu sexo biológico. Enxerga o próprio corpo sendo mudado para o sexo masculino. Ouve vozes
dizendo-lhe que deve cortar os seios com uma faca, pois eles cresceram por ter tomado hormônios de forma involuntária,
dada por seres estranhos. Acredita que a família dela também foi possuída por tais seres que colocam hormônio na comida.
Por isso, come apenas alimentos que estão embalados.
Acerca desse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.
Trata-se de uma síndrome psicótica, quadro em que é importante considerar a esquizofrenia como diagnóstico diferencial.
A Certo.
B Errado.
4000135662
Questão 60 Transtorno Psicóticos
Paciente do sexo feminino, 40 anos de idade, chega ao psiquiatra alegando que seu vizinho começou a hostilizá-la,
provocando-a ao andar e mover os móveis durante a noite em casa. Ela alega que o vizinho tem vigiado o comportamento
dela de modo muito ostensivo. Segundo a lha da paciente, o vizinho e sua mãe sempre conviveram de forma cordial,
respeitosa e cooperativa e que não observou nenhuma alteração no comportamento dele. Informa que a mãe sempre foi
bastante sistemática, mas que não tinha apresentado nada parecido com essas queixas, antes. Ao exame do estado mental,
a única alteração observada é a convicção em relação à mudança de comportamento do vizinho.
Qual é o diagnóstico mais provável?
A Personalidade paranoica.
B Esquizofrenia paranoide.
C Doença de Alzheimer.
D Transtorno delirante.
4000134354
Questão 61 Transtorno Psicóticos Psicopatologia e Exame do Estado Mental EEM Esquizof renia
Considerando que o conceito de esquizofrenia é politético, ou seja, muitas frases distintas são usadas para de nir uma
entidade clínica, analise as afirmativas a seguir.
I. Na perspectiva de Bleuler, delírio e alucinação são considerados sintomas secundários.
II. Na perspectiva de Schneider, alterações da consciência de atividade do eu e alucinações auditivas estão entre os
sintomas de primeira ordem.
III. Na primeira perspectiva de Kraepelin, a evolução de citária seria o mais importante para o conceito, mas as
classificações diagnósticas nunca se livraram dessa premissa para pensar o transtorno.
Estão corretas as afirmativas
A I e II, apenas.
B I e III, apenas.
C II e III, apenas.
D I, II, III.
4000134344
Questão 62 Antipsicóticos Esquizof renia
Em relação à monitoração hematológica da clozapina, assinale a alternativa incorreta.
A No início do tratamento, os leucócitosdevem estar > 3.500.
B Hemograma e plaquetas semanais por 18 semanas e depois a cada duas semanas por mais seis meses e, após,
mensalmente.
C Sinal amarelo: leucócitos entre 2.500 e 3.500.
D Sinal vermelho: granulócitos < 1.000.
4000134334
Questão 63 Esquizof renia
São componentes do treinamento de habilidades sociais para o paciente psicótico, EXCETO:
A Desenvolver habilidades de resolução de problemas.
B Estímulo à percepção do ambiente e de pistas sociais.
C Interpretação do delírio à luz do conflito inconsciente.
D Fomento a formas positivas de expressar os sentimentos.
4000132766
Questão 64 Esquizof renia Diagnóstico da Esquizof renia
Em relação aos quadros de Esquizofrenia de início na infância, é incorreto afirmar:
A A Esquizofrenia precoce é uma forma rara e grave de esquizofrenia caracterizada pelo surgimento de sintomas
psicóticos antes dos 12 anos de idade.
B A Esquizofrenia de início precoce é mais rara que a esquizofrenia de início na adolescência e na idade adulta, e
não há relatos de início antes dos 5 anos.
C A etiologia da esquizofrenia de início na infância não é multifatorial.
D Na esquizofrenia de início na infância, o estado pré-mórbido inclui déficits neuropsicológicos em memória de
trabalho, atenção e QI.
4000132089
Questão 65 Transtorno Psicóticos Transtornos Dissociativos
Leia o caso clínico a seguir.
Magda, de 35 anos, previamente hígida e sem prévio diagnóstico psiquiátrico, estava aparentemente bem até dois dias
atrás. Ontem foi trazida ao pronto-socorro por ter tentado engolir água sanitária. Magda recebeu notícia sobre o assassinato
do noivo em uma briga de trânsito. Inicialmente, a família notou que ela reagira com uma tranquilidade incomum, não falava e
dedicava-se a atividades repetitivas, como dobrar e desdobrar roupas. Algumas horas depois, deu um grito, pegou uma
garrafa de água sanitária e tentou bebê-la, sendo impedida pelo irmão. Ela caiu no chão tremendo, chorando e gritando e,
depois, ficou parada “como se estivesse morta”. A família não notou movimentos tônico-clônicos ou liberação esfincteriana.
Após ser levada ao hospital, foi se tornando mais responsiva, mas diz não se lembrar de nada que ocorreu após receber a
notícia da morte de seu noivo. Foi mantida em observação e teve vários episódios de agitação repentina, choro e gritos,
durante os quais tentou arranhar o rosto e sair do quarto. Ao exame, mostrava-se chorosa, triste e relatando desrealização e
amnésia para o episódio em que tentou beber água sanitária. Os exames laboratoriais de screening e o exame físico não
constataram alterações.
Nesse caso, qual é o diagnóstico e o tratamento mais adequado para o quadro apresentado por Magda?
A Transtorno psicótico agudo; prescrição de risperidona por pelo menos quatro semanas.
B Episódio depressivo grave, com tentativa de suícido; iniciar escitalopram 10 mg.
C Transtorno de estresse pós-traumático; iniciar fluoxetina e psicoterapia.
D Transtorno dissociativo; ofertar suporte emocional e psicoterapia.
4000131291
Questão 66 Tratamento da Esquizof renia
Usuários com doenças psiquiátricas crônicas e refratárias deveriam ser direcionados, para acompanhamento, aos Centros
de Atenção Psicossocial (CAPS), reservando os demais casos para os níveis de Atenção Primária e Secundária. Muitos
desses usuários dos CAPS apresentam diagnóstico de Esquizofrenia. Dentre os psicofármacos listados abaixo, assinale o
mais eficaz para pacientes com esse diagnóstico e que não responderam aos fármacos habituais.
 
A Haloperidol.
 
B Clorpromazina.
 
C Quetiapina.
 
D Clozapina.
4000129448
Questão 67 Ref orma Psiquiátrica e Psiquiatria Social Nova Política Nacional de Saúde Mental
Dependência Química
""O uso de drogas, na atualidade, é uma preocupação mundial. Entre 2000 e 2015, houve um crescimento de 60% no
número de mortes causadas diretamente pelo uso de drogas, sendo este dado o recorte de apenas uma das consequências
do problema. Tal condição extrapola as questões individuais e se constitui como um grave problema de saúde pública, com
re exos nos diversos segmentos da sociedade. Os serviços de segurança pública, educação, saúde, sistema de justiça,
assistência social, dentre outros, e os espaços familiares e sociais são repetidamente afetados, direta ou indiretamente,
pelos re exos e pelas consequências do uso das drogas."" BRASIL, Presidência da República, DECRETO LEI Nº 9.761, DE
ABRIL DE 2019, publicado no DOU em 11/04/2019. O Decreto em tela corrobora um dos posicionamentos da população
brasileira com relação ao problema de saúde causado pelo uso de drogas ilícitas. Essa consideração é feita com a afirmativa
de que:
A O uso de drogas ilícitas deve ser punido criminalmente de forma mais efetiva.
B O tratamento dos usuários de drogas deve ser mantido de forma gratuita.
C As drogas licitas, como o tabaco, têm importância menor que as drogas ilícitas.
D Os gastos com tratamento deveriam ser empregados no combate ao tráfico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000128150
Questão 68 Transtorno Psicóticos
Sra. Maria de Paula procura a Unidade acompanhada do lho William, de 18 anos. Relata que há cerca de 7 dias o lho está
agitado, com pensamentos delirantes, sai de casa sem rumo e não dorme. A mãe diz que há seis meses vem percebendo
alteração no comportamento do lho, que às vezes falava sozinho, com di culdade de concentração, insônia e abandono
da escola. Sem história de uso de álcool ou outras drogas. Durante a consulta, William tem discurso desorganizado e fala
delirante. Não há relatos de agressões contra si próprio ou contra terceiros. Apresenta pouco suporte familiar, pois o pai o
julga como vagabundo. Não apresenta alterações no exame físico. A conduta mais adequada para este caso é:
A Encaminhar para psicoterapia e considerar uso de antipsicótico, caso os sintomas não melhorem ou persistam
por mais 3 meses.
B Introduzir antidepressivo, discutir caso em equipe para acompanhamento regular e orientar retorno em 20 a 30
dias.
C Explicar para a família que se trata de uma urgência psiquiátrica e encaminhar para internação hospitalar.
D Introduzir antipsicótico, orientar familiares sobre o quadro, possíveis efeitos adversos do medicamento e para
retorno breve, se possível em 24 horas.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000104174
Questão 69 Tratamento da Esquizof renia
Quanto ao tratamento farmacológico da esquizofrenia, afirma-se: 
I. Antes de se considerar um paciente resistente a determinada droga, é necessário um período de 4 a 6 semanas de
administração de doses adequadas do fármaco sem que exista qualquer resposta ao tratamento. 
II. A clozapina, a despeito de apresentar riscos de efetivos adversos potencialmente graves (como a agranulocitose), é
reconhecida por ser um antipsicótico mais eficaz que os demais antipsicóticos típicos, particularmente em casos refratários. 
III. O aparecimento de efeitos colaterais extrapiramidais (como distonias, impregnação e tremores) é indicação de
suspensão de uso de antipsicóticos típicos. 
Estão corretas as afirmativas
A I e II, apenas.
B I e III, apenas.
C II e III, apenas.
D I, II e III.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000086273
Questão 70 Esquizof renia
Sr. João procura a Unidade acompanhado do lho André de 18 anos. Relata que há cerca de 3 dias o lho está agitado, com
pensamentos delirantes, não dorme e sai de casa sem rumo. O pai diz que há três meses vem percebendo alteração no
comportamento do lho que às vezes falava sozinho, com di culdade de concentração, insônia e abandono do emprego e
da escola. Sem história de uso de álcool ou outras drogas. Durante a consulta André tem discurso desorganizado e fala
delirante. Não há relatos de agressões contra si próprio ou contra terceiros. Tem boa rede de suporte familiar. Não
apresenta alterações no exame físico. A conduta mais adequada para este caso é:
A Introduzir antidepressivo, discutir caso em equipe para acompanhamentoregular e orientar retorno em 20 a 30
dias.
B Introduzir antipsicótico, orientar familiares sobre o quadro, possíveis efeitos adversos do medicamento e para
retorno breve, se possível em 24 horas.
C Explicar para a família que se trata de uma urgência psiquiátrica e encaminhar para internação hospitalar.
D Encaminhar para psicoterapia e considerar uso de antipsicótico caso os sintomas não melhorem ou persistam por
mais 3 meses.
4000085274
Questão 71 Internação Psiquiátrica Tratamento da Esquizof renia
Em uma visita domiciliar feita por uma Equipe de Estratégia de Saúde da Família (ESF), em uma comunidade localizada na
periferia de uma grande cidade brasileira, foi encontrada a seguinte situação: uma mãe relata à Equipe que seu lho, de 19
anos, há cerca de 8 meses, vem apresentando sintomas de comportamento bizarro, solilóquios, alucinações auditivas e
visuais, isolamento social importante e heteroagressividade em relação aos membros da família, tendo já causado lesão
corporal na própria mãe com objeto perfurocortante. Está sem tratamento, pois, segundo ela, o paciente se recusa à ajuda. 
Diante desse quadro, qual a conduta a ser tomada?
A Encaminhamento para um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) para acolhimento e acompanhamento
multidisciplinar.
B Encaminhamento para uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para acompanhamento por um médico de família.
C Encaminhamento para um serviço ambulatorial especializado para atendimento por um psiquiatra.
D Encaminhamento involuntário para uma emergência com vistas à internação.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000084893
Questão 72 Fibromialgia Diagnóstico Manif estações clínicas
Paciente de 40 anos, sexo feminino, procura ambulatórios de clínica médica de vários postos de saúde e hospitais com
queixas de cansaço, dores em articulações e musculares, alterações no sono e constipação crônica. Os sintomas não
melhoram com o uso de analgésicos, antin amatórios ou corticoesteroides. Os exames laboratoriais usuais não mostram
alterações. Dentre as opções o diagnóstico mais provável é
A polimialgia reumática.
B fibromialgia.
C lúpus eritematoso sistêmico.
D esquizofrenia.
E amiloidose.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000077260
Questão 73 Tratamento da Esquizof renia Diagnóstico da Esquizof renia
M.N.S, 25 anos, o quadro teve início aos 18 anos, ano em que prestaria vestibular para Medicina. Nesta época mostrava-se
muito ""estressado, nervoso"", aos poucos foi se isolando dos companheiros de classe, não conversava com ninguém. Em
casa também passou a car mais ensimesmado, quase não saia do seu quarto, foi deixando de se alimentar. Segundo a
família, todos achavam que era uma fase que passaria após o vestibular. Após cerca de um mês, o paciente começou a se
apresentar inquieto, falava sobre perseguição no cursinho, que havia um grupo de alunos que possuíam um chip que
controlava a mente dos outros estudantes para que fossem mal nas provas, colocando pensamentos errados em sua
cabeça. Passou a falar sozinho, sempre com medo, insone, chegou a agredir sicamente outro aluno, dizendo que parasse
com aquilo. Desde então, o paciente passou por vários médicos e já foi internado diversas vezes. Fez uso de haloperidol 10
mg/dia por cerca de 3 meses, risperidona 8 mg/dia por dois meses, olanzapina 20 mg/dia por 4 meses, todos com
resposta terapêutica pobre. Qual seria o melhor tratamento medicamentoso e a hipótese diagnostica mais provável?
A Aripiprazol, esquizofrenia residual.
B Clozapina, esquizofrenia refratária.
C Clozapina, esquizofrenia residual.
D Aripiprazol, transtorno esquizoafetivo.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000065630
Questão 74 Antipsicóticos Tratamento da Esquizof renia
O tratamento farmacológico da esquizofrenia, com os modernos antipsicóticos de 2ª geração,
A tende a resultar em adequado controle dos sintomas positivos, a ter efeitos limitados nos sintomas negativos e a
aumentar o risco de mortalidade cardiovascular pelos efeitos secundários metabólicos.
B é contraindicado a menores de 15 anos de idade, dado o potencial de essas drogas causarem ganho de peso,
hiperglicemia, hipercolesterolemia e piora cognitiva.
C deve ser prescrito preferencialmente após tentativa malsucedida com psicoterapia cognitivo-comportamental e
uso de medicamentos inibidores seletivos de recaptação de serotonina.
D traz menos efeitos colaterais metabólicos e mais eficácia contra os sintomas negativos e cognitivos desta
doença, revolucionando seu tratamento.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000030048
Questão 75 Tratamento da Esquizof renia
Paciente de 46 anos, do sexo masculino, é trazido por familiares para atendimento por estar "retraído e isolado". Há um mês
não sai do quarto e nem toma banho. O paciente apresenta-se apático, retraído socialmente e está há anos sem trabalhar.
Não se engaja em atividades prazerosas e nem em projetos de longo prazo. Fala poucas frases esparsas e desconectadas
e neologismos frequentes. Diz não entender o motivo de ter sido levado ao médico, ainda que passe dias sem tomar banho
e escovar os dentes. Não se sente triste. Os sintomas vêm se agravando há cerca de 20 anos e se iniciaram após um
quadro psicótico que necessitou de internação por dois meses. Nesse caso, qual seria o tratamento ideal para esse
paciente?
A Inibidor seletivo de recaptação de serotonina e terapia cognitivo-comportamental.
B Antipsicótico de segunda geração e abordagem psicossocial com terapia ocupacional.
C Inibidor de acetilcolinesterase e reabilitação cognitiva.
D Sal de lítio ou divalproato de sódio associado a psicoeducação.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000026131
Questão 76 Transtorno Psicóticos
Homem, 23 anos de idade, é trazido à Unidade de Pronto Atendimento por familiares preocupados com o seu
comportamento. Paciente relata que passou a ser perseguido pela má a por ter descoberto segredos de uma religião
antiga. Os pais relatam que ele tem falado desses conteúdos há dois meses, se afastado dos amigos e faltado às aulas na
faculdade há oito meses. Refere grande tristeza, pois não entende o motivo da perseguição. Apresenta comportamento
desorganizado, parece distanciado afetivamente, mesmo das pessoas mais próximas, e sai pouco de casa
espontaneamente. Nega alucinações auditivas ou visuais e não tem histórico de uso de substâncias de abuso. Exame físico
geral e neurológico: sem alterações. Qual é o diagnóstico mais provável?
A Transtorno delirante persistente
B Transtorno esquizofreniforme
C Episódio depressivo com sintomas psicóticos
D Transtorno esquizoafetivo
E Esquizofrenia
Essa questão possui comentário do professor no site 4000012370
Questão 77 Psicose Puerperal
Mulher moradora de rua, sem acompanhamento pré-natal apresenta no primeiro dia de puerpério quadro de irritabilidade,
ansiedade e alucinações auditivas. Esse quadro sugere:
A Blues Puerperal.
B Depressão puerperal.
C Esquizofrenia.
D Psicose puerperal.
4000112085
Questão 78 Esquizof renia
Considere as assertivas abaixo sobre esquizofrenia. 
I - Menos de 10% das pessoas com esquizofrenia morrem por suicídio.
II. - Pessoas com esquizofrenia frequentemente apresentam atitutes hostis e agressivas com estranhos de forma aleatória.
III. - Em comparação com a população geral, as pessoas com esquizofrenia são mais frequentemente vítimas de violência.
Quais são corretas?
A Apenas I
B Apenas II
C Apenas III
D Apenas I e III
E I, II e III
Essa questão possui comentário do professor no site 4000090589
Questão 79 Diagnóstico Lúpus Eritematoso Sistêmico Pediátrico
Adolescente é trazido à consulta por mudança de comportamento, conversando muito pouco, com ideias persecutórias,
alucinações visuais e queixando-se de cefaleia. Vinha há dois meses com investigação de febre intermitente, fadiga,
artralgias em membros inferiores, hepatomegalia e perda de peso. O diagnóstico clínico mais provavelmente relacionadocom essas manifestações é:
A Astrocitoma de fossa posterior.
B Psicose maníaca depressiva.
C Meningoencefalite herpética.
D Lúpus eritematoso sistêmico.
4000083821
Questão 80 Tratamento da Distimia Transtorno do Humor Bipolar THB Def iciência Intelectual
Sobre os transtornos mentais, assinale a alternativa INCORRETA.
A No transtorno afetivo bipolar é possível que o paciente apresente em determinadas fases da doença, períodos
assintomáticos, mesmo sem tratamento.
B A ocorrência de sintomas depressivos leves a moderados, não incapacitantes, sem ideação suicida e sintomas
psicóticos, por período maior que dois anos, caracteriza a distimia.
C A esquizofrenia é uma doença que geralmente cursa com um desenvolvimento neuropsicomotor dentro da
normalidade, e na apresentação mais comum da doença, o paciente passa a apresentar sintomas de delírios
persecutórios, alucinações auditivas, por volta do final da adolecência, e início da vida adulta.
D O retardo mental é um transtorno que apresenta atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, mas não pode
expressar sintomas depressivos e ansiosos.
E Em pacientes idosos que apresentam quadro depressivo, é possível a apresentação de sintomas demenciais.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000057381
Questão 81 Antipsicóticos Tratamento do TOC Tratamento da Esquizof renia
Em relação a pacientes esquizofrênicos com sintomas obsessivos-compulsivos (SOC), assinale a alternativa correta:
A A prevalência de SOS na esquizofrenia é de 3%.
B Pacientes esquizofrênicos com SOC apresentam melhor prognóstico. 
C O uso de antipsicóticos atípicos pode exacerbar SOC.
D O uso de haloperidol é contraindicado para o tratamento de SOC nos pacientes com esquizofrenia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000056027
Questão 82 Tratamento da Esquizof renia Diagnóstico da Esquizof renia
Sobre a Esquizofrenia, assinale a resposta correta:
A É a única doença mental que cursa com alucinações.
B É sempre curável.
C O tratamento é baseado em antipsicóticos.
D Aparece no nascimento.
E Normalmente é imperceptível, sem prejuízos funcionais.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000052005
Questão 83 Transtorno Psicótico Breve Tratamento da Esquizof renia
Sr. João procura a Unidade acompanhamento do lho André de 18 anos. Relata que há cerca de 3 dias o lho está agitado,
com pensamentos delirantes, não dorme e sai de casa sem rumo. O pai diz que há três meses vem percebendo alteração
no comportamento do lho que às vezes falava sozinho, com di culdade de concentração, insônia e abandono do
emprego e da escola. Sem história de uso de ácool ou outras drogas. Durante a consulta André tem discurso desorganizado
e fala delirante. Não há relatos de agressões contra si próprio ou contra terceiros. Tem boa rede de suporte familiar. Não
apresenta alterações no exame físico. A conduta mais adequada para este caso é:
A Introduzir antidepressivo, discutir caso em equipe para acompanhamento regular e orientar retorno em 20 a 30
dias;
B Introduzir antipsicótico, orientar familiares sobre o quadro, possíveis efeitos adversos do medicamento e para
retorno breve, se possível em 24 horas;
C Explicar à família que se trata de uma urgência psiquiátrica e encaminhar para internação hospitalar;
D Encaminhar para psicoterapia e considerar uso de antipsicótico caso os sintomas não melhorem ou persistam por
mais 3 meses;
Essa questão possui comentário do professor no site 4000021990
Questão 84 Blues do Puerpério Psicose Puerperal Depressão Puerperal
O transtorno mental é altamente prevalente em mulheres em idade reprodutiva, estando a gestante e puérpera vulneráveis a
apresentá-los. Sobre os transtornos psiquiátricos e a gravidez é INCORRETO afirmar que:
A Os transtornos psiquiátricos são altamente prevalentes na fase puerperal.
B A ansiedade constitui a principal doença psiquiátrica da população em geral, associada à morbidade e impacto
social preocupantes.
C Casos não tratados de depressão ou ansiedade podem produzir complicações imediatas ou futuras para a mãe,
para a criança e para a família.
D O sexo feminino está mais predisposto a quadros depressivos, sendo que na gravidez e puerpério imediato esse
diagnóstico atinge 10% das mulheres.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000012440
Questão 85 Diagnóstico da Esquizof renia
Assinale a alternativa INCORRETA quanto aos sintomas da esquizofrenia 
A Alucinações auditivas na forma de vozes que fazem comentários. 
B Crises de taquicardia, tremores e sudorese fria.
C Embotamento afetivo.
D Prejuízo funcional. 
E Comportamento bizarro. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000006359
Questão 86 Psiquiatria Inf antil
Pré-escolar de 3 anos, sexo masculino, é levado para consulta pediátrica pois sua genitora observou que ele tem
apresentado desordem no desenvolvimento da linguagem, di culdade nas relações sociais reciprocas, limitação na
capacidade de desenvolver brincadeiras funcionais simbólicas ou de faz de conta e necessidade obsessiva de uniformidade
e resistência a mudanças. A principal hipótese diagnóstica é:
A Esquizofrenia.
B Surdez sensorial.
C Transtorno oposicional desafiante.
D Autismo infantil.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000003861
Questão 87 Diagnóstico do Transtorno do Humor Bipolar THB Diagnóstico da Depressão
Transtorno Delirante Persistente
Mulher, 40 anos, tem permanecido acordada a noite toda nas últimas semanas, fazendo serviços domiciliares (lavar roupa,
limpar a casa), indo ao trabalho no dia seguinte sem apresentar cansaço. Está muito agitada e faz compras acima do que o
orçamento familiar permite. O marido refere também que a esposa está com a libido aumentada. Os familiares estão
preocupados, pois a paciente está muito “intensa e acelerada ”. Ao ser entrevistada, apresenta fala com fuga de ideias e
arborização. Além disso, a rma que os familiares estão exagerando e que só ela consegue resolver tudo porque é a mais
habilitada para as funções. Não realiza uso de medicações ou drogas ilícitas. A hipótese diagnóstica mais compatível é de:
A Esquizofrenia;
B Transtorno delirante persistente; 
C Episódio maníaco;
D Episódio depressivo.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000000958
Questão 88 Transtorno Psicóticos Diagnóstico Dif erencial
Mulher de 69 anos, hipertensa, diabética e sem antecedentes psiquiátricos apresentou, no segundo dia após mastectomia
por câncer mamário, inquietação, desorientação temporoespacial, discurso incoerente, alucinações visuais, ideação
delirante de cunho paranoide e de cit de memória de xação. O quadro oscila durante o dia, apresentando períodos de
melhora durante o dia e piora ao final da tarde ou noite. O diagnóstico mais provável, segundo a CID 10, é:
A Transtorno psicótico agudo e transitório. 
B Transtorno delirante induzido. 
C Transtorno esquizotípico. 
D Delirium não induzido pelo álcool ou por outras substâncias psicoativas. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000120800
Questão 89 Transtorno Psicóticos Psicopatologia e Exame do Estado Mental EEM Esquizof renia
Paulo, 54 anos, morador de rua e portador de quadro psicótico, é levado ao serviço de emergências clínicas pela polícia,
após ser detido por conduta violenta. Ele apresenta história pessoal de alcoolismo, abuso de substâncias ilícitas e também é
portador de diabetes mellitus e hipertensão arterial. Qual dos sintomas abaixo seria mais sugestivo de um quadro diagnóstico
de Esquizofrenia versus outras causas para a psicose, tendo em vista a validade de construto baseada em critérios
diagnósticos estabelecidos para a Esquizofrenia?
A Sintomas catatônicos.
B Alucinações auditivas, por exemplo, vozes inespecíficas ouvidas por todos os lados.
C Crença de que discos voadores o estão vigiando.
D Afeto inadequado.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000101580
Questão 90 Tratamento da Esquizof renia
Homem, 20anos, vem apresentando um isolacionismo crescente, com descuido de sua aparência e fumando cerca de três
carteiras de cigarro por dia. Apresenta condutas que são descritas pelos familiares como estranhas, com ideias de que vem
sendo perseguido e de que seres de outro planeta vem se comunicando com ele através de ondas que invadem a sua
mente. Em função do provável diagnóstico, a conduta terapêutica psicofarmacológica mais adequada seria iniciar com:
A Nortriptilina.
B Sertralina.
C Carbonato de lítio.
D Clozapina.
E Clonazepam.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000083524
Questão 91 Transtorno Psicóticos
R.B., 32 anos, sexo masculino, apresenta comportamento desorganizado, risos imotivados e discurso de cunho
persecutório há duas semanas, segundo familiares. Negam episódio ou tratamento psiquiátrico prévios. Paciente relata que,
há 20 dias, fez uso de cannabis uma única vez, estando abstinente desde então. A hipótese diagnostica para o caso é de:
A Transtorno psicótico breve.
B Transtorno esquizofreniforme.
C Esquizofrenia.
D Transtorno psicótico induzido por substância.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000070785
Questão 92 Esquizof renia Catatônica Depressão Ref ratária
Sobre o emprego da eletroconvulsoterapia (ECT), assinale a alternativa correta.
A Apresenta alto risco de complicações e morbidade, por isso seu uso é reservado apenas para quadros
refratários. 
B Doença de Parkinson, gravidez e doença hipertensiva são contraindicações à eletroconvulsoterapia. 
C É uma intervenção ultrapassada e sua indicação é desencorajada na atualidade devido ao seu estigma. 
D Pacientes com transtorno de personalidade antissocial e borderline têm benefício com essa técnica.
E Pode ser indicada em quadros de catatonia, depressão refratária e com risco iminente de suicídio.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000055788
Questão 93 Diagnóstico da Esquizof renia
As manifestações clínicas da esquizofrenia costumam ser divididas entre sintomas positivos e negativos. São considerados
sintomas positivos dentro do quadro de esquizofrenia: 
A Sensação de não conseguir sentir prazer ou emoções.
B Embotamento afetivo.
C Ideias delirantes persecutórias.
D Isolamento social.
E Redução da fala.São considerados sintomas positivos dentro do quadro de esquizofrenia:
Essa questão possui comentário do professor no site 4000054380
Questão 94 Tratamento da Esquizof renia
Paciente de 28 anos esquizofrênico sem tratamento apresenta comportamento bizarro, agitação psicomotora, alucinações
auditivas e ideias delirantes persecutórias. A mãe, cuidadora, separada, deixou de administrar as medicações do lho há 3
meses devido a mobilidade reduzida por cirurgia no fêmur. Sobre o manejo do caso, assinale a alternativa CORRETA:
A Administrar antipsicóticos de longa ação disponíveis em preparações de depósito é mais efetivo do que as
formulações orais na prevenção de recidivas.
B Associar neurolépticos com ansiolíticos ou antidepressivos é uma estratégia bastante utilizada na prática clínica
que proporciona mais benefícios do que riscos.
C Após a escolha do fármaco, deve-se avaliar a resposta depois de seis meses do uso do agente em doses
adequadas.
D Administrar antipsicóticos típicos pois possuem eficácia superior aos atípicos no tratamento das manifestações
agudas e na prevenção de recaídas dos sintomas.
E Ao optar por antipsicóticos de alta potência devemos sempre associar antiparkinsonianos para controle de
efeitos adversos neurológicos.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000046955
Questão 95 Tratamento da Esquizof renia
Homem, 21 anos, vem para consulta trazido por acompanhantes que referem que ele vem apresentando di culdade de
expressar emoções e sentimentos associados com agitação, confusão e alucinações auditivas há cerca de 6 meses. Qual
melhor alternativa para dar início ao seu tratamento?
A Amitriptilina.
B Haloperidol.
C Carbamazepina.
D Prometazina.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000039069
Questão 96 Vaginismo Etiologia Dispareunia
Mulheres com antecedente de abuso sexual na infância ou adolescência, são propensas a desenvolver diversos distúrbio,
EXCETO:
A Dor pélvica crônica. 
B Dispareunia.
C Vaginismo. 
D Esquizofrenia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000021912
Questão 97 Transtorno Psicóticos Dependência Química
Homem, 22 anos de idade, chega ao pronto-socorro com história de alteração do comportamento há 2 dias, tendo
agredido a mãe há poucas horas. Acusa os pais de colocarem câmeras pela casa para vigiá-lo e de tentarem envenená-lo.
Os pais relatam que o paciente faz uso abusivo de álcool e uso regular de maconha há um ano, além de grandes
quantidades de cocaína no último mês. Negam doenças prévias do lho e referem história de dependência química e de
esquizofrenia na família (tio e primos). O exame clínico é normal e o do estado mental revelou desorientação alopsíquica,
hipotenacidade, agitação psicomotora, ideias delirantes de caráter persecutório. O diagnóstico e o tratamento inicial no
pronto-socorro, respectivamente, são:
A Síndrome de abstinência alcoólica; diazepam ou lorazepam.
B Dependência de múltiplas substâncias; naltrexona associada a suporte psicoterápico.
C Transtorno bipolar, episódio misto; carbonato de lítio.
D Depressão psicótica; antidepressivo associado a antipsicótico.
E Primeiro episódio psicótico; benzodiazepínico associado a antipsicótico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000005788
Questão 98 Diagnóstico da Depressão Tratamento da Depressão Transtorno Esquizoaf etivo
Mulher, 25 anos de idade, procura pronto atendimento, referindo perda do interesse por tudo, tristeza com choro fácil e
ganho de peso há 3 semanas. Relata muito sono e mesmo dormindo 10 horas por noite, acorda cansada. Prefere car
sozinha na maior parte do tempo e pensa que isso possa ser um castigo por algo que fez, mas não sabe o quê. Nega ter
qualquer outra doença, bem como uso de drogas lícitas ou ilícitas. O diagnóstico e a conduta, respectivamente, são:
A Episódio depressivo, acompanhamento ambulatorial com antidepressivo.
B Episódio depressivo, internação em unidade psiquiátrica.
C Episódio esquizoafetivo, acompanhamento ambulatorial com estabilizador do humor.
D Episódio esquizoafetivo, acompanhamento ambulatorial com antipsicótico.
E Episódio depressivo com sintomas psicóticos, acompanhamento ambulatorial com antidepressivo e antipsicótico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000005671
Questão 99 Blues do Puerpério Psicose Puerperal Depressão Puerperal
Sintomas como euforia, choro fácil e ansiedade, mesmo prevalecendo a sensação de felicidade, que tem início já no
primeiro dia de puerpério e, geralmente, dura até 2 semanas. O quadro se refere a
A Blues puerperal. 
B Depressão puerperal. 
C Transtorno bipolar puerperal. 
D Psicose puerperal. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000004799
Questão 100 Diagnóstico do TOC Diagnóstico do Transtorno do Humor Bipolar THB
Transtorno Delirante Persistente
Mulher, 55 anos, solteira, professora, refere que há 10 anos percebe as pessoas com quem convive cochichando e fazendo
gestos a seu respeito, como se estivessem julgando o seu comportamento. Recentemente, tem feito denúncias à
delegacia, causando constrangimentos. Não faz uso de drogas ou álcool. Não relata alucinações auditivas. O quadro é
compatível com:
A esquizofrenia; 
B transtorno delirante persistente; 
C bipolaridade;
D transtorno obsessivo-compulsivo.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000003251
Questão 101 Transtorno Psicóticos Psiquiatria
Ocorre que na ultima década, trabalhos já chamavam a atenção para uma associação entre Esquizofrenia e Diabetes
Mellitus tipo 2 (DM2). Sendo, entretanto, INADEQUADO o que se afirma na alternativa:
A Certas populações com genes poderiam ativar esse mecanismo, diminuindo com isso o metabolismobasal, com
consequente aumento das gorduras visceral e total. Os trabalhos mais consistentes relatam que os pacientes com
esquizofrenia e distúrbios afetivos apresentam 1,5 a 2 vezes maior prevalência de diabetes e obesidade do que a
população geral.
B Devido ao aumento atual da oferta alimentar, cria-se, portanto, um ambiente propício para o desenvolvimento da
síndrome metabólica.
C Ocorre descrição de dezenas de genes criando alterações em diversos níveis do metabolismo, com ações
específicas ou por meio de interação entre eles, ocupando, desse modo, papel fundamental na etiologia e
progressão da síndrome metabólica.
D Há mais de uma década, trabalhos já chamavam a atenção para uma associação entre Esquizofrenia e Diabetes
Mellitus tipo 2 (DM2), pendentemente de fármacos, com relato inclusive da alta probabilidade da interferência do
tratamento medicamentoso.
4000003241
Questão 102 Blues do Puerpério Psicose Puerperal Depressão Puerperal
Puérpera apresentando, 2 semanas após o parto, quadro de irritabilidade, desânimo, ansiedade e sensibilidade exacerbada à
críticas. Esse quadro é altamente sugestivo de:
A Blues Puerperal
B Depressão puerperal
C Esquizofrenia
D Psicose puerperal
Essa questão possui comentário do professor no site 4000002999
Questão 103 Antipsicóticos Tratamento da Esquizof renia
Embora a esquizofrenia não seja uma doença curável, em muitos casos os sintomas e a evolução da doença podem ser
controlados. Entretanto, o sucesso do tratamento com medicamentos antipsicóticos está intimamente relacionado com o
percentual da resposta ao medicamento e à sua adesão. Os efeitos colaterais do uso da medicação poderão comprometer
a devida utilização desses fármacos, sendo a inter-relação do diabetes com os antipsicóticos de importante entendimento.
Sobre isso, assinale a alternativa INCORRETA:
A Estudos têm identificado uma associação entre o uso de alguns antipsicóticos, com o aparecimento de eventos
metabólicos adversos.
B A ziprasidona se relacionou com hiperglicemia.
C Clozapina apresenta eventos adversos como resistência à insulina e DM2.
D Os eventos adversos como hiperglicemia não foram encontrados quando do uso de aripiprazol e amilsulprida.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000001131
Questão 104 Tratamento do TOC Diagnóstico do TOC Esquizof renia
Paciente do sexo masculino, 17 anos, refere que ouve “vozes” dentro da sua cabeça que mandam dar três passos para trás a
cada vez que visualizar um carro vermelho; essas “vozes” também mandam repetir “não, não, não” diante de notícias
catastró cas que ouça, a m de evitar que essas situações noticiadas aconteçam com ele ou membros de sua família.
Diante do caso exposto, qual o diagnóstico pensado pelo psiquiatra que atendeu este paciente, bem como a terapêutica
indicada?
A Esquizofrenia paranoide; haloperidol 10 mg/dia
B Transtorno de ansiedade generalizada; paroxetina 20 mg/dia
C Transtorno obsessivo-compulsivo; fluoxetina 40 mg/dia
D Esquizofrenia simples; risperidona 6 mg/dia
E Transtorno obsessivo-compulsivo; amitriptilina 50 mg/dia
Essa questão possui comentário do professor no site 4000000198
Questão 105 Tratamento da Esquizof renia Diagnóstico da Esquizof renia
Um adolescente de 14 anos é trazido à avaliação médica devido a quadro de mudança gradativa do comportamento com
abandono das atividades escolares, isolamento social, atitudes auto-agressivas, solilóquios e mussitações, discurso
messiânico sobre fim do mundo, recusa alimentar e prejuízo na qualidade do sono. Durante a entrevista, acompanhado pelos
pais, ele permanece em mutismo e desvia, constantemente, o olhar para a porta do consultório. O provável diagnóstico e o
tratamento mais adequado seriam:
A Depressão e diazepam.
B Esquizofrenia e risperidona.
C Transtorno Bipolar e fenobarbital.
D Drogadição e biperideno. 
E Autismo e metilfenidato.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000125681
Questão 106 Tratamento da Esquizof renia Diagnóstico da Esquizof renia
Em relação à maioria dos casos de esquizofrenia nos seus estágios iniciais afirma-se: 
I. Ocorrem sintomas leves ou inespecí cos de transtornos psicóticos, tais como dé cit cognitivo e discreto prejuízo
funcional. 
II. Tem início súbito, sem pródromos, já com alucinações auditivas, afeto hipomodulado e delírios persecutórios. 
III. Quando o tratamento adequado é instituído precocemente, logo após o primeiro episódio psicótico, o paciente pode
voltar a apresentar funcionalidade normal. 
Está/Estão correta (s) a (s) afirmativas (s):
A I, apenas. 
B II, apenas.
C III, apenas.
D I e III, apenas.
E I, II e III
Essa questão possui comentário do professor no site 4000093864
Questão 107 Psicose Puerperal
Dentre os transtornos mentais do período puerperal, aquele que pode cursar com alterações da sensopercepção, do juízo
de realidade, isolamento social, negativismo, ideação ou atitudes agressivas para com o recém-nascido e que se inicia até
seis semanas após o termo é:
A Baby blues
B Depressão puerperal
C Psicose puerperal
D Esquizofrenia residual
E Esquizofrenia simples
Essa questão possui comentário do professor no site 4000093760
Questão 108 Síndrome de Sjögren
Mulher de 62 anos de idade reclama de dor articular. Ela observa enrijecimento intermitente nos joelhos, quadris, pulsos e
nas mãos. Ela também descreve sentir fadiga com facilidade, dispepsia, tosse seca, olhos vermelhos com coceira e também
apresenta di culdade para manter a sua dentadura no lugar. Há história de diabetes, sem nada mais signi cativo. As
medicações incluem insulina e naproxeno. Ela não apresenta fatores de risco de HIV. O achado do exame físico é positivo
para mucosas membranosas secas na orofaringe. Não há evidência de destruição ou in amação ativa articular. Estudos
laboratoriais demonstram anticorpo anti-nucleolar negativo, porém, auto-antígeo positivo para Ro/SSA. 
Qual é o diagnóstico mais provável?
A Sarcoidose.
B Síndrome de Sjögren.
C Artirte reumatoide.
D Doença psicogênica.
E Deficiência de vitamina A.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000054426
Questão 109 Transtorno Psicóticos Tratamento da Distimia Tratamento da Depressão
Queixas relacionadas à saúde mental são cada vez mais presentes nos consultórios de atenção primária. Sobre a
abordagem e tratamento destas, sabe-se que
A o uso de antidepressivos na distimia é desaconselhado. 
B a presença de um quadro psicótico exclui a possibilidade de ser um episódio depressivo.
C antidepressivos não mostraram vantagens em relação ao placebo no tratamento de episódios depressivos leves.
D a esquizofrenia é mais comum após os cinquenta anos de idade.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000028402
Questão 110 Transtorno ObsessivoCompulsivo TOC Transtorno Delirante Persistente
Paciente do sexo feminino, de 53 anos, solteira, procedente do interior de Goiás, vem à consulta queixando-se de
problemas de pele e sentindo-se triste por ser vítima de “preconceito”. Conta que as pessoas têm se afastado dela achando
que ela tem hanseníase. Relata que, há mais de três anos, vem apresentando lesões espalhadas por todo o corpo (membros,
tronco e face) acompanhadas de intenso prurido. Diz que há pequenos “insetos” vivendo sob sua pele e que eles causam
dor e coceira, além de levarem ao aparecimento de grandes lesões que chegam a sangrar. Diz que passa horas do dia se
coçando, o que, com frequência, leva ao aparecimento de lesões que sangram. Ao exame, nota-se escoriações em
membros, tórax, abdome e face, assim como lesões ulceradas recentes e presença de múltiplas cicatrizes de tamanho
semelhante às ulcerações atuais. Em locais do dorso, onde a paciente não alcança, a pele encontra-se completamente
íntegra. Biópsia realizada previamente mostra lesões cicatriciais e atividade in amatória inespecí ca. Relatório de um
dermatologista que a atendeu há doze meses relata a hipótese de dermatite factícia. O quadro clínico acima é compatívelcom qual diagnóstico?
A Simulação.
B Transtorno obsessivo-compulsivo.
C Transtorno de escoriações (dermatotilexomania). 
D Transtorno delirante persistente. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000023004
Questão 111 Transtorno Psicóticos Diagnóstico Dif erencial
Paciente de 78 anos chega ao pronto-socorro confuso e desorientado. A família refere que o quadro teve início há um dia,
relatando que há inatenção do paciente, perda de memória de curto prazo e psicose alternada com períodos de
normalidade. Inicialmente, pode-se afirmar que o diagnóstico mais provável é de:
A Depressão.
B Esquizofrenia.
C Delirium.
D Demência.
E Psicose de Korsakoff.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000017002
Questão 112 Semiologia Psiquiátrica Diagnóstico da Esquizof renia
Alteração do conteúdo do pensamento ou juízo de realidade presente em transtornos como a esquizofrenia: 
A Neologismo.
B Delírio.
C Incoerência.
D Alucinação.
E Roubo do pensamento.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000001172
Questão 113 Transtorno Psicóticos Estado Conf usional Agudo Delirium
Mulher, 81 anos, no segundo dia de pós-operatório de fratura de colo de fêmur, acredita estar em uma clínica de repouso e
que a enfermeira a está forçando ingerir comprimidos. Está contida sicamente. Morava sozinha e queixava apenas de
astenia e esquecimento, porém o exame pré-operatório foi considerado normal. Quando acorda, apresenta alucinações
visuais e fica desorientada e sonolenta. Qual é o diagnóstico mais provável?
A Delirium.
B Demência de início agudo.
C Episódio depressivo maior.
D Esquizofrenia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000108458
Questão 114 Diagnóstico da Esquizof renia
O Sr. AGF começou a apresentar há 1 mês alucinações auditivas, pensamento desorganizado, ideias acerca de estar sendo
perseguido por vizinhos e importante descuido na aparência. Segundo relato dos seus familiares, há cerca de 6 meses antes
do aparecimento dos sintomas já descritos o Sr. AGF já exibia comportamento de estar mais retraído socialmente,
interessado em demasia por assuntos religiosos e losó cos, falando e rindo sozinho várias vezes. O diagnóstico mais
provável do Sr. A, pelo sistema CID-10, é:
A Transtorno Psicótico Breve.
B Esquizofrenia indiferenciada.
C Transtorno Delirante Persistente.
D Transtorno psicótico induzido por substâncias.
4000102957
Questão 115 Coreia de Sydenham
Menina de 12 anos trazida pela mãe ao pronto-socorro com queixa de labilidade emocional há algumas semanas, mãe tem
notado que criança passa do choro ao riso muito rápido, a professora na escola queixou-se de que as últimas provas foram
muito difíceis de serem corrigidas porque a letra da criança não estava tão legível quanto antes e havia traços fora das
pautas do caderno, como se fossem riscos aleatórios. A mãe recorda-se de que há mais de 2 semanas, a menina
apresentou um quadro de infecção amigdaliana, que foi tratada com anti-in amatório (sic). Qual o diagnóstico mais
provável?
A Esquizofrenia.
B Febre reumática. 
C Coreia de Huntington.
D Amigdalite bacteriana.
E Nenhuma das alternativas anteriores. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000031018
Questão 116 Transtorno Psicóticos Tratamento da Depressão Dependência Química
Situações envolvendo a saúde mental são bastante corriqueiras no dia a dia da atenção primária à saúde. Em relação a esses
casos, constitui indicação de encaminhamento ao especialista focal (psiquiatra):
A Pacientes com episódio depressivo moderado ou grave.
B Refratariedade ao tratamento ou dúvida diagnóstica. 
C Pacientes com quadros psicóticos agudos ou crônicos.
D Pacientes em uso de múltiplas substâncias psicoativas. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000030860
Questão 117 Transtorno Psicóticos Lúpus Eritematoso Sistêmico LES
Paciente com 30 anos, diagnóstico de lúpus eritematoso sistêmico, submetida à pulsoterapia, apresenta alterações de
comportamento: sente-se perseguida pelas enfermeiras e pelos colegas de quarto. Durante a noite cou agitada e tentou
fugir do hospital. A provável situação clínica em questão é:
A A paciente tem um quadro de esquizofrênia paranóide, que é frequente em lúpus eritematoso sistêmico. 
B Deve-se transferi-la para unidade de acompanhamento psiquiátrico, pois o tratamento do transtorno psiquiátrico é
prioritário.
C Eclosão de um quadro mental indica bom prognóstico para a evolução do lúpus eritematoso sistêmico. 
D A alteração de comportamento pode estar relacionada à atividade da doença de base e ao tratamento. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000006056
Questão 118 Transtorno Psicóticos Estado Conf usional Agudo Delirium
Uma senhora de 85 anos de idade, tem visita domiciliar da Equipe de Saúde da Família (ESF) solicitada por sua cuidadora,
pois há dois dias tem apresentado comportamento estranho. Fala coisas desconexas, teve alucinação visual e comporta-se
de forma agressiva algumas vezes. A paciente faz seguimento regular com a ESF há 10 anos, atualmente com assistência
domiciliar, pois está restrita ao lar, após uma queda sofrida há quatro anos. A médica da equipe conhece a paciente e sabe
que ela nunca teve problemas cardiovasculares, cognitivos ou de saúde mental, e que não faz uso de medicamentos
contínuos. No exame físico, mostra-se desorientada em relação ao tempo. A hipótese diagnóstica mais provável e a
conduta adequada são, respectivamente,
A quadro depressivo; tratamento medicamentoso com tricíclico e avaliação por psicólogo.
B quadro infeccioso agudo; solicitação de raio X, exame de urina e hemograma para melhor avaliação.
C demência de Alzheimer; encaminhamento para neurologista para realização de exames de imagem.
D distúrbios de comportamento por transtorno psicótico; prescrição de antipsicótico e encaminhamento para
psiquiatra.
4000126569
Questão 119 Estado Conf usional Agudo Delirium
Familiar traz o pai, de 82 anos, com quem vive há 10 anos, para encaixe na Unidade de Saúde da Família. Conta que o pai
está com agitação, alteração de comportamento, tornando-se agressivo verbalmente, solicitando que o leve de volta para
sua casa, pois sua mãe ( já falecida) o está esperando. O quadro iniciou-se há três dias. Qual a principal hipótese diagnóstica?
A Demência de Alzheimer.
B Demência frontotemporal.
C Esquizofrenia.
D Depressão.
E Delirium.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000115575
Questão 120 Tratamento da Esquizof renia Esquizof renia Paranoide
Rafael, de 17 anos, apresentou um quadro insidioso e progressivo de descon ança e retraimento social, acusando seus
colegas de sala de formarem um complô para roubar seu dinheiro e prejudicar sua família. Passou a faltar às aulas e a não
cuidar mais de sua higiene, chegando a car dias sem banho e sem trocar de roupa. O quadro agravou-se de forma
progressiva por um período de aproximadamente 7 meses (segundo seu pai), até que culminou com agressão física à
empregada, pois acreditava que havia escutas e câmeras ocultas por meio das quais a empregada informava seus
movimentos aos colegas de classe (sic). Ao exame, chamavam atenção a apatia e embotamento afetivo do paciente,
apesar do ocorrido. Seu discurso era de difícil compreensão e, nas palavras do pai, “parecia possuído”. Após atendimento
de emergência, o pai relatou que ele sempre fora “um garoto tímido e sem amigos”. Informou ainda que em sua família havia
histórico de doença mental em familiares de primeiro grau, sem saber dar mais detalhes. Qual a hipótese diagnóstica mais
provável para o quadro do paciente em questão e as medicações indicadas para tratamento?
A Transtorno bipolar; lítio, fluoxetina, clonazepam.
B Depressão crônica; escitalopram, sertralina, aripiprazol.
C Transtorno de personalidade; carbamazepina, divalproato sódico, olanzapina.
D Esquizofrenia paranoide; risperidona, quetiapina, haloperidol.
Essa questão possui comentário do professorno site 4000111470
Questão 121 Psicose Puerperal
Dentre os transtornos mentais do período puerperal, aquele que pode cursar com alterações da sensopercepção, do juízo
de realidade, isolamento social, negativismo, ideação ou atitudes agressivas para com o recém-nascido, e que se inicia até
seis semanas após o termo é:
A Baby blues.
B Depressão puerperal.
C Psicose puerperal.
D Esquizofrenia residual.
E Esquizofrenia simples.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000094730
Questão 122 Psicose Puerperal Luto Tratamento do Transtorno de Ansiedade Generalizada TAG
Qual das opções abaixo indica um caso de transtorno mental que deve ser referenciado para tratamento com especialista
focal?
A Paciente idoso, que mora sozinho e procura semanalmente a Unidade para consulta ou procedimentos médicos. 
B Paciente passando por período de luto ou doença grave na família com sintomas de tristeza e choro fácil.
C Gestante com sintomas depressivos e presença de sintomas psicóticos.
D Paciente com sintomas ansiosos que não obteve melhora com a prescrição de benzodiazepínico.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000061854
Questão 123 Transtorno do Humor Bipolar Tipo 2 Síndrome Demencial Transtorno do Humor Bipolar THB
Senhor de 78 anos de idade está internado para tratamento de pneumonia e descompensação do diabetes mellitus tipo 2.
No terceiro dia de internação, a equipe de enfermagem relatou que o paciente cou muito agitado à noite, arrancou o
acesso venoso, falou coisas sem sentido, não reconheceu o acompanhante e precisou ser contido no leito. No dia
seguinte, durante o dia, o paciente estava sonolento, não soube informar corretamente onde estava, errou também o dia,
mês e ano. Conseguiu relatar que não se recordava bem da noite anterior e tinha a sensação de ter “variado um pouco”. Os
familiares caram assustados com tal situação. Considerando tudo isso, qual a principal hipótese para tal comportamento e
quais funções psíquicas precisam ser avaliadas neste caso?
A Demência; orientação e memória.
B Delirium tremens; sensopercepção, orientação e psicomotricidade.
C Transtorno psicótico breve; orientação, pensamento e sensopercepção.
D Transtorno afetivo bipolar; humor, atenção e pensamento.
E Delirium; atenção e orientação. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000058685
Questão 124 Transtorno Psicóticos Psicof ármacos nas Emergências Psiquiátricas
Uma mulher com 55 anos de idade e longa história de episódios depressivos é trazida à Unidade Básica de Saúde por um
Agente Comunitário de Saúde por apresentar- se delirante há várias semanas. Já na sala de espera, o quadro agrava-se
progressivamente para franca agitação psicomotora, com a paciente tentando agredir outro usuários e a equipe de trabalho,
por quem diz estar sendo perseguida. Nessa situação, além de realizar a contenção física da paciente, está indicado
administrar
A sertralina por via oral.
B diazepam por via oral.
C haloperidol por via intramuscular.
D prometazina por via intramuscular.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000126804
Questão 125 Esquizof renia Hebef rênica
Um jovem de 20 anos, concluindo o ensino médio, foi pouco à escola no último mês. Nos últimos meses, vem se
envolvendo com questões losó cas e parapsicológicas, temas que nunca haviam lhe interessado antes. Tem passado
muito tempo isolado no seu quarto, convivendo pouco, inclusive com a família. Vem tomando pouco banho e quase não
troca de roupa. Por insistência da mãe, contra a sua vontade, vai para uma consulta médica. Na consulta, tem um
comportamento inadequado com riso imotivado e respostas sem sentido. Qual é o diagnóstico mais provável?
A Neurose.
B Esquizofrenia hebefrênica.
C Encefalite viral.
D Delírio de referência. 
E Doença de Alzheimer precoce.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000085866
Questão 126 Esquizof renia Diagnóstico da Esquizof renia
Paciente do sexo feminino, 17 anos, chega ao consultório a rmando que tem a capacidade de realizar milagres, como o de
fazer cegos voltarem a enxergar, e que vem sendo perseguida por "seres demoníacos que querem promover o apocalipse".
Ao exame, encontra-se vígil, orientada auto e alopsiquicamente, assustada, ansiosa e com memória preservada. Nega
humor deprimido ou exaltado. Os familiares informam que o quadro atual iniciou-se há mais de 6 meses. O diagnóstico mais
provável e a melhor conduta terapêutica para esse caso são, respectivamente: 
A Esquizofrenia. A paciente deve ser medicada com um medicamento antipsicótico. 
B Estado confusional agudo (Delirium). Ela deve ser medicada, inicialmente, com um tranquilizante. 
C Transtorno Afetivo Bipolar, episódio atual maníaco com sintomas psicóticos. Ela deve ser medicada com um
antipscótico e um estabilizador de humor.
D Quadro demencial com sintomas psicóticos secundários. A paciente deve ser medicada com um agente
anticolinesterásico e um antipsicótico. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000075749
Questão 127 Síndrome Demencial Quadro Clínico Epilepsia
O médico é chamado para atender um homem de 64 anos que começou a gritar porque havia homens desconhecidos em
seu quarto de hospital, porém estes não eram vistos pelos familiares. O paciente fora submetido a um enxerto de artéria
coronária três dias antes e parecia estar se recuperando sem complicações. Paciente a rma que na noite anterior vira vários
homens parados perto das janelas do seu quarto. Diz que eles não falaram nada, mas que "tinha certeza de que iriam
machucá-lo". Nunca enxergara nada de incomum antes. As anotações das enfermeiras do turno da noite indicam que o
paciente estava agitado e inquieto, embora em alguns momentos durante a noite também estivesse desorientado e
estuporoso. Esta condição não fora observada nas noites anteriores. Em um exame do estado mental, o paciente estava
alerta e orientado para pessoa e lugar, mas achava que a data era vários meses antes da data real. Fora isso, os resultados
de seu exame de estado mental eram normais. Não fora observado alucinação ou delírio no momento do exame. 
Frente a estes dados clínicos, o médico conclui:
A Esquizofrenia.
B Simulação.
C Demência. 
D Delirium.
E Epilepsia. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000060560
Questão 128 Estabilizadores do Humor Introdução Transtorno dos Sintomas Somáticos
Analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa incorreta:
A Lítio é medicação estabilizadora de humor.
B A esquizofrenia é uma síndrome heterogênea caracterizada por perturbação da linguagem, percepção,
pensamento, atividade social, afeto e volição.
C Transtornos de personalidade são padrões típicos de pensamento, sentimento e comportamento interpessoal
relativamente inflexíveis e que causam prejuízo funcional significativo ou desconfortos subjetivos para o indivíduo.
D No transtorno de somatização o paciente apresenta múltiplas queixas físicas referentes a diversos órgãos que
não podem ser explicadas por afecções clínicas.
E Os antidepressivos tricíclicos não causam aumento do intervalo QT no eletrocardiograma.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000035522
Questão 129 Psicopatologia e Exame do Estado Mental EEM Diagnóstico da Esquizof renia
A esquizofrenia afeta cerca de 1% da população em todas as classes sociais e tem notável impacto na vida dos pacientes
acometidos e de seus familiares. Seu diagnóstico é clínico, e os sintomas que melhor a descrevem são:
A ilusões auditivas, frouxidão de associações, rebaixamento do nível de consciência e afeto embotado. 
B ilusões auditivas e visuais, pensamento delirante, pragmatismo comprometido e labilidade do humor.
C alucinações auditivas, nível de consciência preservado, pensamento delirante e abulia.
D alucinações auditivas e visuais, rebaixamento do nível de consciência, pensamento empobrecido e afeto
embotado.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000029125
Questão130 Psicose Puerperal Transtorno Factício Munchhausen Luto
Qual das opções abaixo indica um caso de transtorno mental que deve ser referenciado para tratamento com especialista
focal?
A Paciente idoso, que mora sozinho e procura semanalmente a Unidade para consulta ou procedimentos médicos; 
B Paciente passando por período de luto ou doença grave na família com sintomas de tristeza e choro fácil;
C Gestante com sintomas depressivos e presença de sintomas psicóticos;
D Paciente com sintomas ansiosos que não obteve melhora com a prescrição de benzodiazepínico;
E Paciente com melhora esperada após introdução de antidepressivo, porém ainda mantém dificuldade para dormir.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000001030
Questão 131 Psicose Puerperal
Paciente com 17 anos de idade, primípara, encontra-se no 7º dia pós-parto e permanece internada no alojamento conjunto,
acompanhando seu recém-nascido, em tratamento de sepse neonatal. Nesse período, a paciente começa a apresentar
quadro de insônia, delírios de grandeza, alternados com manifestações paranoides. Diz que ouve vozes e vê sombras que
querem pegá-la e trocar seu bebê. Durante o dia, apresenta agitação psicomotora ininterrupta. Ela não apresenta nenhum
sintoma associado a infanticídio ou ideário negativo em relação à sua maternidade, mas diz que prefere morrer a ser "pega
pelas sombras". A família nega qualquer quadro anterior semelhante. Baseado na sintomatologia apresentada, o diagnóstico
é:
A disforia pós-parto.
B psicose pós-parto.
C depressão pós-parto.
D transtorno de ansiedade.
E transtorno bipolar (psicose maníaco-depressiva).
4000127262
Questão 132 Transtorno Delirante Persistente
Homem, 70 anos, residente em uma pensão, foi levado ao médico da unidade básica de saúde. Nos últimos meses ele
“cismou” que a sua comida estava envenenada, passando a ingerir apenas alimentos congelados ou enlatados. Negava
humor deprimido, alterações do sono e apetite, di culdades de memória e concentração, bem como alucinações. Cuidava
de suas nanças e realizava suas atividades diárias sem di culdade. Exceto pela grave perda auditiva, os exames físico e
neurológico não apresentavam alterações. O Miniexame do Estado Mental foi compatível com a escolaridade. A
HIPÓTESE DIAGNÓSTICA É:
A Transtorno delirante.
B Esquizofrenia.
C Demência.
D Transtorno de personalidade.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000097723
Questão 133 Diagnóstico da Esquizof renia
Em relação à esquizofrenia, é correto afirmar:
A O teste psicológico projetivo de Rorschach é indispensável para se estabelecer o diagnóstico da esquizofrenia. 
B A “mente partida”, expressão de E. Bleuler para a demência precoce, tem o mesmo significado clínico do
transtorno dissociativo da identidade.
C A etiologia da esquizofrenia é unicamente de natureza bioquímica e genética.
D Embotamento afetivo, alogia e abulia são sintomas negativos da esquizofrenia. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000090220
Questão 134 Esquizof renia Catatônica Psicopatologia e Exame do Estado Mental EEM
São manifestações típicas do subtipo catatônico de esquizofrenia: 
A Estupor, alucinações cinestésicas e desagregação do pensamento. 
B Agitação psicomotora, negativismo e estereotipias.
C Desagregação do pensamento, respostas afetivas inapropriadas e isolamento social. 
D Delírios persecutórios, alucinações auditivas e agitação psicomotora.
E Estupor, embotamento afetivo e delírios de influência.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000036730
Questão 135 Tratamento da Esquizof renia Esquizof renia Paranoide
Um paciente de 19 anos chega para a consulta a rmando: “[...] sou o representante do Senhor no planeta Terra e minha
missão é salvar toda a humanidade do Apocalipse [...]”. Relata possuir a capacidade de ouvir o pensamento dos outros e de
operar milagres, como o de fazer aleijados voltarem a andar. Entretanto, tem a certeza de que a sua missão vem sendo
atrapalhada por “agentes interessados em que o mundo acabe”. Ao exame, encontra-se vígil, orientado auto e
alopsiquicamente, humor ansioso e memória preservada. Nega humor deprimido ou exaltado. Pai do paciente conta que ele
começou a apresentar o quadro atual gradativamente nos últimos 7 meses e que acabou largando o emprego e os estudos
nesse ínterim. Durante a entrevista, em nenhum momento, admite a possibilidade de estar enganado sobre suas ideias. O
diagnóstico mais provável e a melhor conduta terapêutica são, respectivamente:
A Quadro demencial com sintomas psicóticos secundários; medicação com um agente anticolinesterásico, como a
Rivastigmina.
B Estado confusional agudo; medicação inicialmente com um tranquilizante, como o Diazepam, e ser entrevistado
novamente em seguida.
C Transtorno Afetivo Bipolar, episódio atual maníaco com sintomas psicóticos; medicação com um estabilizador de
humor, como o carbonato de lítio.
D Esquizofrenia paranoide; medicamento com antipsicótico como o Haloperidol.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000078477
Questão 136 Blues do Puerpério Psicose Puerperal Depressão Puerperal
Com relação as doenças psiquiátricas, assinale a errada:
A Blues puerperal é manifestação infrequente no período puerperal, afetando entre 5 a 10% das mães
B Na depressão puerperal, o início dos sintomas, ocorre geralmente na terceira ou quarta semanas de puerpério
C Na psicose puerperal, o início dos sintomas, ocorre geralmente nas duas primeiras semanas pós-parto
D Acredita-se que de 20 a 30% das pacientes com distúrbio bipolar desenvolvem psicose puerperal
E A carbamazepina e o valproato são as drogas mais indicadas para tratamento de distúrbios de humor durante o
período de amamentação
Essa questão possui comentário do professor no site 4000062124
Questão 137 Diagnóstico do Transtorno de Pânico Abstinência de Álcool Delirium Tremens
Senhor de 40 anos, há 12 horas, relata tremores, náusea, tontura, palpitações e sudorese fria. Negou uso prévio de
medicações ou doenças físicas. Relatou uso de álcool e tabaco diariamente, sendo que o último uso foi há 16 horas. Negou
uso ou abuso de outras substâncias. Optou-se apenas por hidratar e após 4 horas evoluiu com alucinações visuais, onde
relatava estar vendo cobras e aranhas. O diagnóstico mais provável é:
A Infarto agudo do miocárdio. 
B Síndrome de abstinência ao álcool com delirium. 
C Esquizofrenia.
D Episódio de pânico.
E Intoxicação por cocaína. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000004940
Questão 138 Transtorno Psicóticos Psicopatologia e Exame do Estado Mental EEM Psiquiatria
Uma paciente de 78 anos, com pneumonia, foi internada devido a um quadro confusional agudo: agressividade alternada
com lucidez, associada com dé cit de atenção, alteração do ciclo sono-vigília, com delírios visuais noturnos. A paciente é
portadora de bronquite crônica, segundo os familiares, e sem outras comorbidades. Podemos afirmar que se trata de:
A Psicose orgânica.
B Delirium.
C Doença de Alzheimer na sua forma inicial.
D Depressão ansiosa.
E Síndrome do pânico.
4000109249
Questão 139 Transtornos Conversivos Psicof ármacos nas Emergências Psiquiátricas
Psicopatologia e Exame do Estado Mental EEM
Assinale a alternativa CORRETA.
A Delírios e alucinações (não delirium nem alucinoses) são patognomônicos de Esquizofrenia.
B Turvação do nível de consciência (ex.: torpor, obnubilação) é indicador de quadros conversivos.
C 10 mg IM de diazepam é uma abordagem adequada para a maior parte dos pacientes que chegam agitados nas
emergências.
D É importante dar um encaminhamento rápido para os casos de psicose, pois, além dos riscos, estudos mais
recentes indicam uma relação direta entre permanecer em um estado psicótico e um pior prognóstico.
E Aplicar uma injeção (IM) de Haloperidol Decanoato (formulação de depósito para 4 semanas) é uma abordagem
que pode ser utilizada para os portadores de esquizofrenia que chegam agitados na emergência,aumentando
assim, as chances de serem reencaminhados para casa.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000094885
Questão 140 Diagnóstico do Transtorno do Humor Bipolar THB Diagnóstico da Depressão Distimia
ADAPTADA - O Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders-5th edition-text revised (DSM 5) traz os critérios
diagnósticos para as doenças psiquiátricas. Em relação ao tempo mínimo de sintomas para o diagnóstico das morbidades,
assinale a alternativa correta:
A 15 dias - Depressão maior
B 7 dias - Mania
C 1 mês - Esquizofrenia
D 1 ano - Distimia
E Todas alternativas estão certas
4000092190
Questão 141 Diagnóstico da Esquizof renia
Avalie as assertivas abaixo. 
I. São exemplos de sintomas negativos da esquizofrenia: embotamento afetivo, comportamento bizarro, neologismo. 
II. Alucinações auditivas características da esquizofrenia são as vozes de comando. 
III. A esquizofrenia simples caracteriza-se por pensamento desorganizado, comportamento bizarro e afeto pueril. 
Está (ão) CORRETA (S):
A Somente a assertiva I.
B Somente a assertiva II.
C Somente a assertiva III.
D As assertivas I e II.
E As assertivas II e III.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000067745
Questão 142 Transtorno Delirante Persistente
L.A.M., 55 anos, solteira, professora de ensino médio, evangélica praticante, 1,50 m de altura, pesando cerca de 70 kg, foi
levada ao consultório por duas irmãs. Essas alegam que, há mais de 10 anos, a irmã começou a “perceber ” que alguns
alunos e pessoas na rua ou mesmo familiares cochicham, fazem gestos, dando a entender que ela é homossexual. No início,
as irmãs chegaram a questionar pessoas, condoendo-se do sofrimento de L.A.M., porém, após algum tempo, cou claro
que era tudo imaginação da paciente. Recentemente, a situação piorou, pois ela tem feito denúncias à delegacia e criado
constrangimento para todos, muito embora continue absolutamente normal em todos os outros aspectos funcionais.
Questionada, a paciente garante que é vítima inocente e que realmente muita gente tem feito sinais ou falado entre si, sendo
ela o alvo desses comentários maldosos. A paciente a rma que jamais experimentou alucinações auditivas, apenas percebe
os significados nos gestos dos outros. O quadro descrito é compatível com transtorno:
A Esquizofrênico.
B Obsessivo-compulsivo.
C Delirante persistente. 
D Somatoforme.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000026266
Questão 143 Transtorno Psicóticos Diagnóstico Dif erencial
homem de 69 anos, hipertenso, diabético e sem antecedentes psiquiátricos, apresenta no segundo dia após internação por
broncopneumonia, quadro de inquietação, alucinações visuais, desorientação temporoespacial, discurso incoerente, dé cit
de memória de xação e ideação delirante de cunho paranoide. O quadro oscila durante o dia com períodos de
normalidade e de piora, geralmente à noite. O diagnóstico é:
A demência do tipo Alzheimer
B delirium
C psicose reativa breve.
D transtorno esquizofreniforme.
E transtorno delirante.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000122049
Questão 144 Esquizof renia Paranoide
Marcos, 20 anos, há dois anos, vem apresentando mudança de comportamento, começou a ter retraimento social, deixou
de estudar, cava recluso no seu quarto, sem conversar com familiares e não saía de casa. Referia ter descon ança dos
vizinhos, achava que o olhavam de modo estranho. Dizia que o estavam lmando e que seus pensamentos estavam sendo
transmitidos. Dizia que o vizinho estava praticando vodu e ouvia vozes em sua casa, que o acusavam e o ameaçavam. Nega
uso de álcool, embora tenha usado maconha ocasionalmente aos 15 anos. O exame físico não revelou anormalidades e
todos os testes sanguíneos foram normais. Ao exame do estado mental apresenta afeto embotado, anedonia, abulia,
irradiação do pensamento, delírio de controle e alucinações auditivas. Sua fala tem velocidade, ritmo e tom normais. O
diagnóstico deste caso é de:
A Esquizofrenia paranoide. 
B Esquizofrenia catatônica.
C Depressão pós-esquizofrênica.
D Esquizofrenia hebefrênica.
E Esquizofrenia residual.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000112132
Questão 145 Transtorno Psicóticos Diagnóstico do Transtorno do Humor Bipolar THB Diagnóstico da Depressão
São causas orgânicas que podem gerar tanto psicose quanto depressão e mania, EXCETO:
A uso de corticoesteroides.
B uso de cocaína ou anfetaminas.
C hipotireoidismo.
D doença de Alzheimer.
E lúpus eritematoso sistêmico.
4000102455
Questão 146 Esquizof renia
Um homem, 50 anos, segundo seus familiares, está apresentando mudanças comportamentais que nunca foram de nidas
com clareza. Formou-se em Direito e sempre realizou suas atividades, apesar de ser considerado excêntrico por alguns.
Atualmente, relata se sentir vigiado e 'entender' um signi cado especial em escritos luminosos, placas de carros e barulhos
de buzinas de carros. Aos poucos, isolou-se de seu ambiente social, perdendo a capacidade de trabalho. Em momento
algum evidenciou-se alterações orgânicas. Esse quadro corresponde ao diagnóstico de:
A psicose exógena.
B esquizofrenia paranoide.
C transtorno dissociativo.
D transtorno de ansiedade generalizada.
E transtorno depressível com sintomas psicóticos.
4000088706
Questão 147 Esquizof renia Catatônica Psicopatologia e Exame do Estado Mental EEM
A síndrome catatônica, inicialmente considerada como manifestação de doença psiquiátrica, tem sido cada vez mais
identi cada nas enfermarias de clínica médica. São exemplos de sinais que podem ser encontrados nesta síndrome,
EXCETO a:
A flexibilidade cérea.
B alucinações hipnagógicas.
C obediência automática.
D ecopraxia.
E catalepsia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000070680
Questão 148 Psicose Puerperal
Com relação à psicose puerperal, assinale a alternativa incorreta. (KAPLAN; SADOCK, Synopsis of Psychiatry. Tenth Edition.
2007)
A É um exemplo de transtorno psicótico não especificado que ocorre na mulher que teve uma parturição
recentemente.
B A incidência de psicose puerperal é de 10 a 20 por 1.000 nascimentos.
C Das mulheres afetadas, 50% têm uma história familiar de transtorno do humor.
D A psicose puerperal é uma emergência psiquiátrica.
E Medicação antipsicótica e carbonato de litio, geralmente combinados com um antidepressivo, são as
medicações de escolha.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000057785
Questão 149 Semiologia Psiquiátrica Transtorno Alimentares Esquizof renia Paranoide
Do ponto de vista da psicopatologia fenomenológica, a recusa em se alimentar, que normalmente é acompanhada de perda
signi cativa de peso, que ocorre principalmente em pacientes esquizofrênicos, sob a justi cativa de que querem envenená-
los, recebe o nome de:
A Anorexia mental.
B Sitiofobia.
C Bulimia nervosa.
D Percepção delirante. 
Essa questão possui comentário do professor no site 4000019622
Questão 150 Transtorno Alimentares
Jovem de 17 anos, sexo feminino, é trazida ao ambulatório de Clínica Médica pelos pais. A queixa é de comportamento
'fora dos padrões' e solicitam investigação adequada. Referem que há cerca de dois anos a mesma apresenta hábitos
alimentares aberrantes, chegando a comer '10 pacotes de batatas fritas e incontáveis biscoitos e bombons de chocolate'
em um dia. Após este 'dia de farra de comida' (referência dada pelos pais), passa de dois a três dias em intensa atividade
física na academia de musculação - com sessões de 6 a 8 horas diárias - sem alimentar-se ou ingerir líquidos
adequadamente. Esses ciclos alternantes vêm se repetindo 2 a 3 vezes por semana por pelo menos 6 meses. Durante
entrevista, a paciente con rmou as informações dadas pelos pais e referiu que come exagerado por perder o controle, mas
que sente-se extremamente infeliz após tais episódios. Relata que se acha um pouco acima do peso, mas nega indução de
vômitos ou uso de laxantes em qualquer época. Nega alucinaçõesvisuais ou auditivas. A avaliação mostrou plena
orientação pessoal, temporal e espacial; o índice de massa corpórea era de 26 kg/m²; as mucosas estavam levemente
ressecadas; demais aspectos do exame físico estavam normais. Foi realizada avaliação bioquímica que não demonstrou
alterações. Com base nestes dados, qual o diagnóstico mais provável?
A Esquizofrenia.
B Compulsão alimentar.
C Anorexia nervosa.
D Bulimia nervosa.
E Depressão.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000009433
Questão 151 Transtorno Psicóticos
Uma senhora de 76 anos tem diagnóstico de tumor maligno de sigmoide. Relata que há dois anos foi submetida a cirurgia de
prótese de quadril e no pós-operatório evoluiu com confusão mental e alucinações. Diz que após a cirurgia nunca mais foi a
mesma pessoa, tornando-se mais esquecida e tendo muita di culdade para se concentrar. A respeito do delírio e disfunção
cognitiva pós-operatória, é correto afirmar:
A Estão associados a índices de mortalidade hospitalar elevados
B As sequelas atribuídas ao que aconteceu à paciente no pós-operatório não têm relação direta com seus déficits
atuais
C Como ocorrem logo nos primeiros dias de pós-operatório, não aumentam o tempo de hospitalização
D Embora a disfunção cognitiva pós-operatória ocorra comumente em cirurgia cardíaca, raramente ocorre em
cirurgia não cardíaca
E Embora comuns, não estão associados a má evolução no pós-operatório
4000103488
Questão 152 Tratamento do Transtorno do Humor Bipolar THB Tratamento da Esquizof renia
Assinale a alternativa incorreta:
A A Eletroconvulsoterapia (ECT) é um tratamento em desuso em todo mundo, pois mesmo no Transtorno Afetivo
Bipolar clássico (tipo I) seus efeitos colaterais são maiores que os efeitos colaterais dos fármacos
B Ainda que os Antipsicóticos possam ter alguma ação sobre as alterações do pensamento, senso-percepção,
comportamento e juízo crítico, já nas primeiras doses administradas a melhora clínica de um surto costuma
demorar mais de 2 semanas. Assim, usar mega doses de antipsicóticos para controlar o surto habitualmente não é
uma boa prática, já que não acelera o processo e termina por causar mais efeitos colaterais
C Com o passar do tempo, a maioria dos portadores de esquizofrenia termina por falhar ou mesmo abandonar a
prescrição. A falta de juízo crítico sobre a doença costuma ser a principal causa para tal, mas além dela, os efeitos
colaterais, as posologias complicadas, uma relação médico-paciente pobre e as dificuldades de acesso aos
serviços de saúde também são fatores importantes na não adesão ao tratamento
D É preciso estar atento ao fato de que, não raramente, o início da clínica de um Transtorno Afetivo Bipolar (TAB)
pode ser confundido com os quadros de Depressão (única ou recorrente) e o uso de antidepressivos no TAB
poderia agravar o quadro por induzir a “viradas maníacas” ou incrementar a ciclagem
E Para a maioria dos portadores de Transtorno Afetivo Bipolar e dos portadores de Esquizofrenia, o uso de
Estabilizador de Humor e de Antipsicóticos (respectivamente), de forma continuada por toda a vida é a regra. Em
ambas as patologias, a não observância do tratamento de manutenção costuma estar relacionada a altas taxas de
recaídas e a uma maior probabilidade de piora cognitiva e social
Essa questão possui comentário do professor no site 4000094677
Questão 153 Tratamento da Esquizof renia
Homem, 27 anos, vem à consulta médica, referindo alucinações auditivas há um ano e dificuldade em realizar suas atividades
diárias. Mostra-se agitado, confuso e tem o afeto embotado. Feito o diagnóstico pelo seu médico, qual o fármaco
escolhido para dar início ao tratamento?
A Fluoxetina.
B Amitriptilina. 
C Prometazina.
D Carbamazepina.
E Haloperidol.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000082792
Questão 154 Dor pélvica crônica Sexualidade Esquizof renia
As mulheres adultas sobreviventes de abuso sexual na infância, quando comparadas a mulheres que não sofreram abuso
sexual, estão sob maior risco de desenvolver todos os distúrbios abaixo, exceto:
A Depressão. 
B Comportamento autodestrutivo. 
C Dor pélvica crônica. 
D Disfunção sexual.
E Esquizofrenia.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000008805
Questão 155 Transtorno Psicóticos Transtorno Esquizoaf etivo
Numa entrevista clínica, um paciente de 25 anos informou que passou uns quatro meses isolado no quarto, sem contato
quase nenhum com as pessoas, tendo, após esse período, saído de casa sem destino, correndo a esmo. Esse
comportamento se deu após a morte de um querido tio e, pouco tempo depois, de sua avó materna. Além disso,
apresentou, posteriormente, idéias suicidas, sintomas de delírio persecutório e alucinações visuais. Pode-se considerar
como hipótese diagnóstica mais provável:
A estado depressivo grave, com sintomas psicóticos
B transtorno esquizoafetivo, tipo depressivo
C episódio maníaco com sintomas psicóticos
D esquizofrenia paranóide
4000179392
Questão 156 Transtorno Psicóticos Polif armácia Psicopatologia e Exame do Estado Mental EEM
Um senhor de 75 anos usa regularmente várias medicações diariamente. As drogas são usadas para tratar dores articulares,
hipertensão arterial, diabete mélito, constipação intestinal e insônia. Nos últimos dias, o paciente aumentou por conta própria
o benzodiazepínico usado para a insônia. Há quatro dias, os familiares notaram que ele mudou bruscamente o seu
comportamento, tendo atitudes não usuais, como manifestar agressividade, alternadas com períodos de apatia, despindo-se
na frente dos familiares, falando palavras de baixo calão e recusando alimentação. Os familiares resolveram suspender a
medicação e levaram o paciente ao seu médico de família. Na consulta, o paciente já estava bem melhor, praticamente
voltando ao seu comportamento usual. Diante deste quadro, o diagnóstico inicial mais provável, dentre os abaixo
relacionados, é
A demência.
B crise hipertensiva.
C descompensação diabética.
D delirium.
E tumor cerebral.
4000154029
Questão 157 Transtorno Psicóticos Esquizof renia
Homem, 43 anos, segundo os familiares, vem apresentando mudanças comportamentais há dez anos, que nunca puderam
ser de nidas com clareza. Embora por vezes considerado excêntrico, sempre realizou suas atividades a contento,
concluindo dois cursos superiores (medicina e psicologia). Atualmente relata se sentir vigiado e “entender” um signi cado
especial, diretamente dirigido a sua pessoa, em letreiros luminosos, nos faróis dos carros, e em movimentos aparentemente
fortuitos das pessoas nas ruas. Isolou-se progressivamente do seu ambiente social, perdendo em pouco tempo a
capacidade para o trabalho. Essas perdas cognitivas se tornaram irreversíveis. Avaliação clínica não evidenciou alterações
de natureza orgânica. Este quadro clínico corresponde ao diagnóstico de:
A Transtorno dissociativo.
B Transtorno de ansiedade generalizada.
C Transtorno depressivo com sintomas psicóticos.
D Esquizofrenia paranoide.
E Psicose exógena.
4000097892
Questão 158 Esquizof renia Diagnóstico da Esquizof renia
Assinale a alternativa em que há um indicador do prognóstico mais desfavorável para a esquizofrenia:
A Sintomas negativos.
B Início agudo.
C Sexo feminino.
D Idade mais tardia de início.
E Presença de sintomas afetivos.
4000003577
Questão 159 Transtorno Psicóticos Estado Conf usional Agudo Delirium
Homem de 60 anos de idade apresenta, há 2 dias, história clínica compatível com pneumonia. Há 1 dia apresenta alteração
do comportamento, caracterizado no exame psíquico por rebaixamento de consciência, diminuição da atenção voluntária,
desorientação temporal e espacial, falsos reconhecimentos, humor ansioso, pensamento incoerente, ideias persecutórias
relacionadas às alterações da sensopercepção, de natureza ilusória. Não há história de alterações mentais anteriores. Com
relação ao transtorno mental atual, pode-se afirmar que:
A o paciente deve ser encaminhado para internação emserviço especializado de psiquiatria.
B o quadro é compatível com episódio esquizofrênico agudo concomitante ao quadro pulmonar.
C a angústia desencadeada pelo adoecimento agiu como fator desencadeante do estado dissociativo.
D o transtorno mental é compatível com o quadro de delirium e deve apresentar remissão com a melhora da
pneumonia.
E está indicada a utilização de altas doses de benzodiazepínicos para controlar a ansiedade e a prevenção de
agitação psicomotora.
4000011418
Questão 160 Esquizof renia
Um homem de 30 anos tem diagnóstico de esquizofrenia desde os 25 anos, quando necessitou ser internado por risco de
suicídio. Foi o primeiro caso diagnosticado com transtorno mental em sua família e tem um bom sistema de apoio. Usa suas
medicações adequadamente e segue um programa de terapia ocupacional numa clínica perto de sua casa, não ocorrendo
nenhuma reinternação. Considerando casos como o descrito acima, analise os seguintes fatores:
I - início tardio da doença;
II - presença de um bom sistema de apoio; 
III - adesão ao tratamento.
Quais estão associados a um bom prognóstico?
A Apenas I
B Apenas I e II
C Apenas I e III
D Apenas II e III
E I, II e III
4000084393
Questão 161 Transtorno Psicóticos Esquizof renia
Raimundo, 22 anos, é levado pelos pais à UBS para avaliação emergencial com a médica de família fora de agenda. Os pais
contam que, há 3 meses, o paciente conversa sozinho e gesticula em diversas direções. Também notaram que, há algumas
semanas, o garoto tem falado sobre temas “bizarros”, como a teoria da terra plana e sobre a teoria dos “antigos
astronautas”. A mãe, mais observadora, conta que, há quase um ano, seu lho passa a maior parte do tempo no quarto, tem
saído menos de casa e passa alguns dias sem tomar banho e escovar os dentes. Relata, também, que o lho parece não ter
vontade de interagir com a família. Qual é a melhor hipótese para esse caso?
A Transtorno psicótico breve.
B Esquizofrenia.
C Transtorno delirante persistente.
D Mania bipolar
E Transtorno esquizofreniforme
Essa questão possui comentário do professor no site 4000177682
Questão 162 Transtorno Psicóticos Transtorno Esquizof renif orme
A paciente Dienifer de 25 anos, está apresentando um comportamento “diferente” há 10 dias. Apresenta risos imotivados,
acusa sua mãe ser “espiã do governo” e acredita que sua irmã deseja envenená-la através da comida, colocando veneno de
rato nas suas refeições. O quadro iniciou-se abruptamente, após ser acusada de furtar a correspondência de um vizinho.
Após avaliação médica, a paciente é internada, inicia o tratamento com antipsicótico e tem uma melhora completa do
quadro após 30 dias de tratamento. Qual é o provável diagnóstico?
A Transtorno psicótico breve.
B Esquizofrenia.
C Transtorno esquizofreniforme.
D Mania Bipolar.
E Transtorno esquizoafetivo.
4000179981
Questão 163 Transtorno Psicóticos
César, 16 anos, é levado pelos pais à UBS para consulta com a médica de família. Os pais do garoto estão apavorados e
explicam que, há 2 meses, o paciente começou a conversar sozinho, agindo como se estivesse discutindo com outras
pessoas, apontando um olhar assombrado em diversas direções. Também notaram que, há algumas semanas, o menor tem
falado sobre temas bizarros, como invasão zumbi e sobre a teoria da terra plana. Além disso, sua mãe, mais observadora,
também conta que, há aproximadamente 8 meses, o paciente passa a maior parte do tempo no quarto, tem saído menos de
casa, interage menos com os familiares e passa alguns dias sem tomar banho e sem escovar os dentes. 
Assinale qual é a melhor hipótese para o caso:
A Transtorno psicótico breve
B Esquizofrenia
C Transtorno delirante persistente
D Transtorno esquizofreniforme
Essa questão possui comentário do professor no site 4000177348
Questão 164 Transtorno Psicóticos Esquizof renia
Alfredinho, 19 anos, é levado pelos pais à UBS para consulta com a clínica geral. Os pais contam que há 2 meses o paciente
parece conversar sozinho, apontando em diversas direções. Também notaram que há algumas semanas o garoto tem falado
sobre temas como invasão alienígena e sobre a teoria dos “antigos astronautas”. A mãe, mais observadora, também conta
que há quase um ano seu lho passa a maior parte do tempo no quarto, tem saído menos de casa e passa alguns dias sem
tomar banho. 
Assinale qual é a melhor hipótese para o caso:
A Transtorno Psicótico Breve.
B Esquizofrenia.
C Transtorno Delirante Persistente.
D Transtorno Esquizofreniforme.
E Mania Bipolar.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000165959
Questão 165 Transtorno Psicóticos
Ambrósio, 17 anos, é levado pelos pais à UBS para consulta com a médica de família. Os pais contam que há 3 meses o
paciente parece conversar sozinho, apontando em diversas direções. Também notaram que há algumas semanas o garoto
tem falado sobre temas como invasão alienígena e sobre a teoria dos “antigos astronautas”. A mãe, mais observadora,
também conta que há quase um ano seu lho passa a maior parte do tempo no quarto, tem saído menos de casa e passa
alguns dias sem tomar banho.
Assinale qual é a melhor hipótese para o caso:
A Transtorno Psicótico Breve.
B Esquizofrenia.
C Transtorno Delirante Persistente.
D Mania Bipolar
Essa questão possui comentário do professor no site 4000164460
Questão 166 Transtorno Psicótico Breve
A paciente Jéssica Lorraine, 28 anos, está apresentando um comportamento “diferente” há 18 dias. Apresenta risos
imotivados, acusa sua irmã de ser uma espiã da antiga união soviética e acredita que sua mãe deseja envenená-la,
colocando veneno de rato na sua comida. O quadro iniciou-se abruptamente, após ser acusada de furtar 12 reais do caixa
do mercadinho em que trabalha. 
Após avaliação médica, a paciente é internada, inicia o tratamento com antipsicótico e tem uma melhora completa do
quadro após uma semana, com retorno a sua funcionalidade e padrão de comportamento.
A Transtorno psicótico breve.
B Esquizofrenia.
C Transtorno esquizofreniforme.
D Mania Bipolar.
E Transtorno esquizoafetivo.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000159694
Questão 167 Transtorno Psicóticos
Alfredinho, 19 anos, é levado pelos pais à UBS para consulta com a clínica geral. Os pais contam que há 2 meses o paciente
parece conversar sozinho, apontando em diversas direções. Também notaram que há algumas semanas o garoto tem falado
sobre temas como invasão alienígena e sobre a teoria dos “antigos astronautas”. A mãe, mais observadora, também conta
que há quase um ano seu lho passa a maior parte do tempo no quarto, tem saído menos de casa e passa alguns dias sem
tomar banho. 
Assinale qual é a melhor hipótese para o caso:
A Transtorno Psicótico Breve.
B Esquizofrenia.
C Transtorno Delirante Persistente.
D Transtorno Esquizofreniforme
E Mania Bipolar.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000159684
Questão 168 Transtorno Psicóticos Transtorno Psicótico Breve
A paciente Jéssica Lorraine, 28 anos, estava apresentando um comportamento “diferente” há 18 dias. Apresentava risos
imotivados, acusou sua irmã de ser uma espiã da antiga União Soviética e acreditava que sua mãe desejava envenená-la,
colocando veneno de rato em sua comida. O quadro iniciou abruptamente, após ela ser acusada de furtar 12 reais do caixa
do mercadinho em que trabalha. Após avaliação médica, a paciente foi internada, iniciou o tratamento com antipsicótico e
teve uma melhora completa do quadro após uma semana, com retorno à funcionalidade e ao seu padrão de
comportamento. Qual é o diagnóstico?
A Transtorno psicótico breve.
B Esquizofrenia.
C Transtorno esquizofreniforme.
D Mania bipolar.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000158125
Questão 169 Esquizof renia
Alfredinho, 19 anos, é levado pelos pais à UBS para consulta com a clínica geral. Os pais contam que, há 2 meses, o paciente
parece conversar sozinho, apontando para diversas direções. Também notaram que, há algumassemanas, o garoto tem
falado sobre temas como invasão alienígena e sobre a teoria dos “antigos astronautas”. A mãe, mais observadora, também
conta que, há quase um ano, seu filho passa a maior parte do tempo no quarto, tem saído menos de casa e passa alguns dias
sem tomar banho.
Assinale qual é a melhor hipótese para o caso:
A Transtorno psicótico breve.
B Esquizofrenia.
C Transtorno delirante persistente.
D Mania bipolar.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000158110
Questão 170 Esquizof renia
Francisco, 15 anos, é levado pelos pais à UBS para consulta com a clínica geral. Os pais contam que há 2 meses o paciente
parece conversar sozinho, apontando em diversas direções. Também notaram que há algumas semanas o garoto tem falado
sobre temas como invasão alienígena e sobre a teoria dos “antigos astronautas”. A mãe, mais observadora, também conta
que há quase um ano seu lho passa a maior parte do tempo no quarto, tem saído menos de casa e passa alguns dias sem
tomar banho. 
Assinale qual é a melhor hipótese para o caso:
A Transtorno Psicótico Breve.
B Esquizofrenia.
C Transtorno Delirante Persistente.
D Transtorno Esquizofreniforme
E Mania Bipolar.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000156248
Questão 171 Transtorno Psicóticos Transtorno Psicótico Breve
A paciente Jéssica Lorraine, 28 anos, está apresentando um comportamento “diferente” há 18 dias. Apresenta risos
imotivados, acusa sua irmã de ser uma espiã da antiga união soviética e acredita que sua mãe deseja envenená-la,
colocando veneno de rato na sua comida. O quadro iniciou-se abruptamente, após ser acusada de furtar 12 reais do caixa
do mercadinho em que trabalha. Após avaliação médica, a paciente é internada, inicia o tratamento com antipsicótico e tem
uma melhora completa do quadro após uma semana, com retorno a sua funcionalidade e padrão de comportamento.
A Transtorno psicótico breve.
B Esquizofrenia.
C Transtorno esquizofreniforme.
D Mania Bipolar.
Essa questão possui comentário do professor no site 4000155477
Respostas:
1 B 2 A 3 C 4 D 5 C 6 C 7 C 8 A 9 C 10 D 11 A
12 C 13 D 14 E 15 A 16 C 17 A 18 A 19 D 20 C 21 A 22 D
23 B 24 C 25 D 26 C 27 B 28 B 29 C 30 D 31 D 32 D 33 E
34 C 35 A 36 B 37 B 38 B 39 A 40 D 41 D 42 C 43 A 44 B
45 D 46 E 47 A 48 A 49 A 50 B 51 A 52 A 53 B 54 B 55 B
56 B 57 A 58 B 59 A 60 D 61 D 62 D 63 C 64 C 65 D 66 D
67 B 68 D 69 A 70 B 71 D 72 B 73 B 74 A 75 B 76 E 77 A
78 D 79 D 80 D 81 C 82 C 83 B 84 A 85 B 86 D 87 C 88 D
89 C 90 D 91 D 92 E 93 C 94 A 95 B 96 D 97 E 98 A 99 A
100 B 101 D 102 A 103 B 104 C 105 B 106 A 107 C 108 B 109 C 110 D
111 C 112 B 113 A 114 B 115 B 116 B 117 D 118 B 119 E 120 D 121 C
122 C 123 E 124 C 125 B 126 A 127 D 128 E 129 C 130 C 131 B 132 A
133 D 134 B 135 D 136 A 137 B 138 B 139 D 140 B 141 B 142 C 143 B
144 A 145 C 146 B 147 B 148 B 149 B 150 D 151 A 152 A 153 E 154 E
155 B 156 D 157 D 158 A 159 D 160 E 161 B 162 C 163 B 164 B 165 B
166 A 167 B 168 A 169 B 170 B 171 A

Mais conteúdos dessa disciplina