Logo Passei Direto
Buscar

EXERCICIO - ESTRATÉGIA EMPRESARIAL 20241

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Com relação ao modo como se realiza a análise interna do ambiente organizacional, o ponto inicial é

Um dos itens importantes na análise interna da organização é a sua estrutura organizacional. Sobre esse tipo de estrutura, quais são as suas principais características?

A. É composta por áreas funcionais padronizadas, de mesmo tamanho e iguais em qualquer organização. São elas: marketing, produção/operações, recursos humanos e finanças.
B. Define as responsabilidades, a autoridade e a comunicação entre as pessoas que nela trabalham. O organograma representa a estrutura permanente. Quanto às descrições de cargos, refletem as atividades que as pessoas devem realizar no dia a dia.
C. Define a quantidade necessária de pessoas para administrar a organização, as qualificações necessárias para um desempenho eficaz e para planejar a estratégia de promoção dos produtos.
D. A característica principal é o organograma, que define as regras de conduta externa, a convivência interna, os critérios para avaliação dos resultados, do desempenho e as ações corretivas.
E. Tem dependência das ações e controles do governo, já que as empresas são obrigadas a seguir diversas legislações como a trabalhista, a tributária, defesa do consumidor, entre outras.

A estratégia de uma organização requer que diversos fatores sejam previamente considerados. Cada negócio deverá elencar aquelas questões que mais sejam preponderantes para a definição de uma estratégia eficiente para a organização, tendo em vista o alcance da melhor forma os objetivos centrais desejados. Quando se trata do papel da informação sobre definições estratégicas, é possível considerar que:
A definição de estratégias organizacionais depende das informações detidas pela organização. Quanto mais a organização puder reunir informações, internas e externas, mais precisas poderão ser as suas definições estratégicas. Por isso, as opções que apresentam outros fatores limitantes à informação estão erradas.
a) a informação é um dos elementos fundamentais para a definição da estratégia, mas outros são mais importantes, como o lucro que a empresa deseja alcançar e o público-alvo.
b) a estratégia de uma organização deve ser definida a partir do pouco que se sabe dos ambientes externo e interno, pois o tempo é o fator fundamental a ser considerando diante da concorrência.
c) quanto mais a organização puder reunir informações a respeito de si e do macroambiente em que atua, mais precisas poderão ser as suas definições estratégicas.
d) independentemente dos objetivos que a organização deseja alcançar, as informações principais para a definição da estratégia deverão ser aquelas que o presidente detêm.
e) é papel da informação na definição da estratégia limitar os objetivos da empresa para que o foco seja melhor definido e, assim, o sucesso desejado seja alcançado.

A vantagem competitiva é um recurso de diferenciação que leva a organização a estar sempre buscando inovar no setor em que atua. A concorrência é sempre intensa, especialmente em setores como o de saúde, e a melhoria contínua, bem como o recorrente acompanhamento do processo é fundamental. Considerando que a concorrência é sempre intensa no setor de saúde, o que poderá ser um diferencial na atualidade?
A definição de estratégias pela organização não está, necessariamente, dependente de uma ampla pesquisa de marketing. A organização poderá se diferenciar e alcançar vantagem competitiva por meio de recursos de origens digitais, mas isso não é uma regra limitante. Portanto, a alternativa que afirma que apenas recursos de origens digitais são uma vantagem competitiva está errada.
a) O simples fato de um negócio incorporar recursos de origens digitais já é por si só uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes diretos e indiretos.
b) A definição dos tipos de estratégias para organizações de saúde irá depender, assim como em qualquer outro setor, das especificidades da organização. As estratégias possíveis serão diversas, cabe à organização de saúde selecionar tipos que melhor possam se adequar às especificidades do negócio.
c) Há um número restrito de tipos de estratégias para negócios de saúde, pois conforme a legislação do setor, é preciso passar por um conselho de ética para a aprovação do que será adotado.
d) São cinco os tipos possíveis de estratégia para organizações atuantes no setor de saúde: produtos tecnológicos, marketing, preço, posição e treinamento.
e) Deve-se considerar que cada tipo de estratégia irá desenvolver uma parte da organização, não estando relacionadas. Dessa forma, é possível acompanhar de forma mais próxima os avanços.

A organização poderá se diferenciar e alcançar vantagem competitiva se estiver atenta às mudanças tecnológicas, compreendendo que usos poderá fazer desses recursos em suas operações. Qual das afirmativas abaixo está correta?
B. O negócio poderá se diferenciar e alcançar a vantagem competitiva se compreender que basta atender bem os clientes no seu ponto físico.
C. Um diferencial fundamental na atualidade como vantagem competitiva no setor de saúde é o uso de aplicativos de celulares, especialmente para facilitar o uso das pessoas idosas.
D. Para alcançar um diferencial que leve à vantagem competitiva é necessário que a organização realize uma ampla pesquisa de marketing com seus usuários antes de definir qualquer estratégia.
E. A organização poderá se diferenciar e alcançar vantagem competitiva se estiver atenta às mudanças tecnológicas e compreender que usos poderá fazer desses recursos em suas operações.
A
B
C
D
E

As análises de cenários, os recursos disponíveis pela organização, bem como aquilo que a concorrência tem feito, são importantes fatores a serem considerados na definição de estratégias. Qual das afirmativas abaixo está correta?
A. Na definição de estratégias, cada colaborador deverá ser ouvido, apresentando aquilo que julga como eficiente na sua área de atuação. Dessa forma, com um banco de possibilidade, a organização poderá escolher como seguir.
B. Nenhuma estratégia deverá ser definida sem que o gerente geral de cada setor aprove, pois é ele que faz o acompanhamento dos funcionários, de maneira a saber o que melhor irá se adequar.
C. As análises de cenários, os recursos disponíveis pela organização, bem como aquilo que a concorrência tem feito, são importantes fatores a serem considerados na definição de estratégias.
D. Estratégias de hospitais podem ser modelos diretos para clínicas populares, basta realizar uma adaptação. Dessa forma, esse tipo de negócio não necessita de maiores dedicações sobre como definir caminhos estratégicos.
E. É fundamental que entre as estratégias adotadas, a organização deixe claro para os clientes o quanto lucra em cada serviço, assim, poderá estabelecer uma relação transparente e que garanta fidelidade.
A
B
C
D
E

Francisco deseja comprar um novo smartphone. Antes de realizar a compra, fez uma pesquisa para avaliar o custo-benefício dos smartphones no mercado. A marca XTY está com ótimo preço, porém o sistema operacional utilizado no aparelho é diferente daquele que o Francisco costuma usar. Por esse motivo, ele está em dúvida se deve realizar a compra. Nesse caso, a barreira de entrada para que a venda se concretize é:

a. Economia de escala.
b. Diferenciação do produto.
c. Necessidade de capital.
d. Custo de mudança.
e. Acesso aos canais de distribuição.

Joana decidiu ir morar fora do Brasil. Montou um restaurante na Cidade do Porto, em Portugal. No restaurante, oferece como prato principal o famoso “feijão, arroz, carne e salada”. Para que a expansão do restaurante seja bem-sucedida, Joana deve:

a. Analisar apenas o ambiente de tarefa.
b. Analisar apenas o ambiente geral.
c. Analisar apenas os aspectos legais e políticos do país de destino.
d. Analisar os aspectos legais, políticos, econômicos, socioculturais do país de destino, além do ambiente de tarefa.
e. Analisar apenas os aspectos econômicos do país de destino.

A frase corresponde a qual força do ambiente geral?

A. Força demográfica.
B. Força econômica.
C. Força sociocultural.
D. Força política.
E. Ambiente de tarefa.

A análise de cenários pode ser determinada como:

A. uma importante ferramenta utilizada na hora de desenvolver novas estratégias dentro da empresa.
B. ações de retenção financeira.
C. a elaboração de estratégias focadas em produção e tecnologia.
D. ações generalizadas no grupo de vendas.
E. uma estratégia de diferenciação com foco, gestão de carteira de aquisição de empresas e reestruturação.

A principal atribuição da matriz SWOT é:
Para a realização de análises das variáveis controláveis e incontroláveis da estratégia, uma das ferramentas mais utilizadas é a matriz SWOT. Conforme Silva (2013), sua principal atribuição é determinar a habilidade de uma organização em lidar com seu ambiente interno e externo.
A. sanar as deficiências internas da organização.
B. determinar a habilidade de uma organização em lidar com seus ambientes interno e externo.
C. identificar gestores internos que identifiquem no mercado o domínio da empresa.
D. priorizar estratégias retroativas, as quais avaliem a logística do macroambiente.
E. avaliar ações externas à organização, dentre as quais se destacam os fatores econômicos, políticos, tecnológicos e ambientais.

Você acertou!
C.
o posicionamento por benefícios diz respeito a posicionar-se como líder de certo benefício proporcionado pelo produto.
Está correto afirmar que o posicionamento por benefícios diz respeito a posicionar-se como líder em certo benefício proporcionado pelo produto. Relembrando – as organizações podem posicionar sua oferta (produto) de várias maneiras, como:

por atributos – posicionando-se por características que que sejam específicas do produto (ex.: tamanho, desempenho, etc.).
por benefícios – posicionando-se como líder em certo benefício proporcionado pelo produto (ex.: faz emagrecer, reduz cáries).
por ocasiões de uso – posicionando-se como o melhor produto para algum uso ou aplicação (cerveja bock: a cerveja do inverno).
por usuário – posicionando-se como o melhor para algum grupo de usuários.
por concorrentes – posicionando-se comparativamente com outra empresa, alegando que o produto é melhor do que o do concorrente.
por preço ou qualidade – posicionando-se como o que oferece melhor valor.

Resposta incorreta.
D.
o posicionamento por atributos refere-se a posicionar-se como o que oferece o melhor valor.
Resposta incorreta.
E.
o posicionamento por ocasiões de uso refere-se a posicionar-se de acordo com características específicas do produto.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Com relação ao modo como se realiza a análise interna do ambiente organizacional, o ponto inicial é

Um dos itens importantes na análise interna da organização é a sua estrutura organizacional. Sobre esse tipo de estrutura, quais são as suas principais características?

A. É composta por áreas funcionais padronizadas, de mesmo tamanho e iguais em qualquer organização. São elas: marketing, produção/operações, recursos humanos e finanças.
B. Define as responsabilidades, a autoridade e a comunicação entre as pessoas que nela trabalham. O organograma representa a estrutura permanente. Quanto às descrições de cargos, refletem as atividades que as pessoas devem realizar no dia a dia.
C. Define a quantidade necessária de pessoas para administrar a organização, as qualificações necessárias para um desempenho eficaz e para planejar a estratégia de promoção dos produtos.
D. A característica principal é o organograma, que define as regras de conduta externa, a convivência interna, os critérios para avaliação dos resultados, do desempenho e as ações corretivas.
E. Tem dependência das ações e controles do governo, já que as empresas são obrigadas a seguir diversas legislações como a trabalhista, a tributária, defesa do consumidor, entre outras.

A estratégia de uma organização requer que diversos fatores sejam previamente considerados. Cada negócio deverá elencar aquelas questões que mais sejam preponderantes para a definição de uma estratégia eficiente para a organização, tendo em vista o alcance da melhor forma os objetivos centrais desejados. Quando se trata do papel da informação sobre definições estratégicas, é possível considerar que:
A definição de estratégias organizacionais depende das informações detidas pela organização. Quanto mais a organização puder reunir informações, internas e externas, mais precisas poderão ser as suas definições estratégicas. Por isso, as opções que apresentam outros fatores limitantes à informação estão erradas.
a) a informação é um dos elementos fundamentais para a definição da estratégia, mas outros são mais importantes, como o lucro que a empresa deseja alcançar e o público-alvo.
b) a estratégia de uma organização deve ser definida a partir do pouco que se sabe dos ambientes externo e interno, pois o tempo é o fator fundamental a ser considerando diante da concorrência.
c) quanto mais a organização puder reunir informações a respeito de si e do macroambiente em que atua, mais precisas poderão ser as suas definições estratégicas.
d) independentemente dos objetivos que a organização deseja alcançar, as informações principais para a definição da estratégia deverão ser aquelas que o presidente detêm.
e) é papel da informação na definição da estratégia limitar os objetivos da empresa para que o foco seja melhor definido e, assim, o sucesso desejado seja alcançado.

A vantagem competitiva é um recurso de diferenciação que leva a organização a estar sempre buscando inovar no setor em que atua. A concorrência é sempre intensa, especialmente em setores como o de saúde, e a melhoria contínua, bem como o recorrente acompanhamento do processo é fundamental. Considerando que a concorrência é sempre intensa no setor de saúde, o que poderá ser um diferencial na atualidade?
A definição de estratégias pela organização não está, necessariamente, dependente de uma ampla pesquisa de marketing. A organização poderá se diferenciar e alcançar vantagem competitiva por meio de recursos de origens digitais, mas isso não é uma regra limitante. Portanto, a alternativa que afirma que apenas recursos de origens digitais são uma vantagem competitiva está errada.
a) O simples fato de um negócio incorporar recursos de origens digitais já é por si só uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes diretos e indiretos.
b) A definição dos tipos de estratégias para organizações de saúde irá depender, assim como em qualquer outro setor, das especificidades da organização. As estratégias possíveis serão diversas, cabe à organização de saúde selecionar tipos que melhor possam se adequar às especificidades do negócio.
c) Há um número restrito de tipos de estratégias para negócios de saúde, pois conforme a legislação do setor, é preciso passar por um conselho de ética para a aprovação do que será adotado.
d) São cinco os tipos possíveis de estratégia para organizações atuantes no setor de saúde: produtos tecnológicos, marketing, preço, posição e treinamento.
e) Deve-se considerar que cada tipo de estratégia irá desenvolver uma parte da organização, não estando relacionadas. Dessa forma, é possível acompanhar de forma mais próxima os avanços.

A organização poderá se diferenciar e alcançar vantagem competitiva se estiver atenta às mudanças tecnológicas, compreendendo que usos poderá fazer desses recursos em suas operações. Qual das afirmativas abaixo está correta?
B. O negócio poderá se diferenciar e alcançar a vantagem competitiva se compreender que basta atender bem os clientes no seu ponto físico.
C. Um diferencial fundamental na atualidade como vantagem competitiva no setor de saúde é o uso de aplicativos de celulares, especialmente para facilitar o uso das pessoas idosas.
D. Para alcançar um diferencial que leve à vantagem competitiva é necessário que a organização realize uma ampla pesquisa de marketing com seus usuários antes de definir qualquer estratégia.
E. A organização poderá se diferenciar e alcançar vantagem competitiva se estiver atenta às mudanças tecnológicas e compreender que usos poderá fazer desses recursos em suas operações.
A
B
C
D
E

As análises de cenários, os recursos disponíveis pela organização, bem como aquilo que a concorrência tem feito, são importantes fatores a serem considerados na definição de estratégias. Qual das afirmativas abaixo está correta?
A. Na definição de estratégias, cada colaborador deverá ser ouvido, apresentando aquilo que julga como eficiente na sua área de atuação. Dessa forma, com um banco de possibilidade, a organização poderá escolher como seguir.
B. Nenhuma estratégia deverá ser definida sem que o gerente geral de cada setor aprove, pois é ele que faz o acompanhamento dos funcionários, de maneira a saber o que melhor irá se adequar.
C. As análises de cenários, os recursos disponíveis pela organização, bem como aquilo que a concorrência tem feito, são importantes fatores a serem considerados na definição de estratégias.
D. Estratégias de hospitais podem ser modelos diretos para clínicas populares, basta realizar uma adaptação. Dessa forma, esse tipo de negócio não necessita de maiores dedicações sobre como definir caminhos estratégicos.
E. É fundamental que entre as estratégias adotadas, a organização deixe claro para os clientes o quanto lucra em cada serviço, assim, poderá estabelecer uma relação transparente e que garanta fidelidade.
A
B
C
D
E

Francisco deseja comprar um novo smartphone. Antes de realizar a compra, fez uma pesquisa para avaliar o custo-benefício dos smartphones no mercado. A marca XTY está com ótimo preço, porém o sistema operacional utilizado no aparelho é diferente daquele que o Francisco costuma usar. Por esse motivo, ele está em dúvida se deve realizar a compra. Nesse caso, a barreira de entrada para que a venda se concretize é:

a. Economia de escala.
b. Diferenciação do produto.
c. Necessidade de capital.
d. Custo de mudança.
e. Acesso aos canais de distribuição.

Joana decidiu ir morar fora do Brasil. Montou um restaurante na Cidade do Porto, em Portugal. No restaurante, oferece como prato principal o famoso “feijão, arroz, carne e salada”. Para que a expansão do restaurante seja bem-sucedida, Joana deve:

a. Analisar apenas o ambiente de tarefa.
b. Analisar apenas o ambiente geral.
c. Analisar apenas os aspectos legais e políticos do país de destino.
d. Analisar os aspectos legais, políticos, econômicos, socioculturais do país de destino, além do ambiente de tarefa.
e. Analisar apenas os aspectos econômicos do país de destino.

A frase corresponde a qual força do ambiente geral?

A. Força demográfica.
B. Força econômica.
C. Força sociocultural.
D. Força política.
E. Ambiente de tarefa.

A análise de cenários pode ser determinada como:

A. uma importante ferramenta utilizada na hora de desenvolver novas estratégias dentro da empresa.
B. ações de retenção financeira.
C. a elaboração de estratégias focadas em produção e tecnologia.
D. ações generalizadas no grupo de vendas.
E. uma estratégia de diferenciação com foco, gestão de carteira de aquisição de empresas e reestruturação.

A principal atribuição da matriz SWOT é:
Para a realização de análises das variáveis controláveis e incontroláveis da estratégia, uma das ferramentas mais utilizadas é a matriz SWOT. Conforme Silva (2013), sua principal atribuição é determinar a habilidade de uma organização em lidar com seu ambiente interno e externo.
A. sanar as deficiências internas da organização.
B. determinar a habilidade de uma organização em lidar com seus ambientes interno e externo.
C. identificar gestores internos que identifiquem no mercado o domínio da empresa.
D. priorizar estratégias retroativas, as quais avaliem a logística do macroambiente.
E. avaliar ações externas à organização, dentre as quais se destacam os fatores econômicos, políticos, tecnológicos e ambientais.

Você acertou!
C.
o posicionamento por benefícios diz respeito a posicionar-se como líder de certo benefício proporcionado pelo produto.
Está correto afirmar que o posicionamento por benefícios diz respeito a posicionar-se como líder em certo benefício proporcionado pelo produto. Relembrando – as organizações podem posicionar sua oferta (produto) de várias maneiras, como:

por atributos – posicionando-se por características que que sejam específicas do produto (ex.: tamanho, desempenho, etc.).
por benefícios – posicionando-se como líder em certo benefício proporcionado pelo produto (ex.: faz emagrecer, reduz cáries).
por ocasiões de uso – posicionando-se como o melhor produto para algum uso ou aplicação (cerveja bock: a cerveja do inverno).
por usuário – posicionando-se como o melhor para algum grupo de usuários.
por concorrentes – posicionando-se comparativamente com outra empresa, alegando que o produto é melhor do que o do concorrente.
por preço ou qualidade – posicionando-se como o que oferece melhor valor.

Resposta incorreta.
D.
o posicionamento por atributos refere-se a posicionar-se como o que oferece o melhor valor.
Resposta incorreta.
E.
o posicionamento por ocasiões de uso refere-se a posicionar-se de acordo com características específicas do produto.

Prévia do material em texto

Exercícios
1. 
A palavra "estratégia" vem evoluindo no decorrer dos tempos. Seu primeiro significado está relacionado ao estratego, porém hoje em dia a estratégia empresarial se refere: ​​​​​​​
Resposta correta.
A. 
à mobilização de todos os recursos da organização no contexto global.
Entende-se que atualmente a estratégia empresarial tem foco na mobilização de todos os recursos da organização em um contexto global, visto que as empresas hoje são globais. Não é possível desenvolver uma estratégia em nível empresarial que abranja somente a retenção de clientes, sem contextualizar o ambiente interno.
Resposta incorreta.
B. 
à retenção de clientes, sem contextualizar o ambiente interno.
Entende-se que atualmente a estratégia empresarial tem foco na mobilização de todos os recursos da organização em um contexto global, visto que as empresas hoje são globais. Não é possível desenvolver uma estratégia em nível empresarial que abranja somente a retenção de clientes, sem contextualizar o ambiente interno.
Resposta incorreta.
C. 
a insights oriundos de gestores competentes, e por isso seu conhecimento é valorizado.
Entende-se que atualmente a estratégia empresarial tem foco na mobilização de todos os recursos da organização em um contexto global, visto que as empresas hoje são globais. Não é possível desenvolver uma estratégia em nível empresarial que abranja somente a retenção de clientes, sem contextualizar o ambiente interno.
Você não acertou!
D. 
a ações com foco na satisfação do cliente, visto que este é o objetivo principal de toda empresa.
Entende-se que atualmente a estratégia empresarial tem foco na mobilização de todos os recursos da organização em um contexto global, visto que as empresas hoje são globais. Não é possível desenvolver uma estratégia em nível empresarial que abranja somente a retenção de clientes, sem contextualizar o ambiente interno.
Resposta incorreta.
E. 
à ênfase na reestruturação, sendo que em momentos de crise se promove uma reavaliação do negócio da organização.​​​​​​​
Entende-se que atualmente a estratégia empresarial tem foco na mobilização de todos os recursos da organização em um contexto global, visto que as empresas hoje são globais. Não é possível desenvolver uma estratégia em nível empresarial que abranja somente a retenção de clientes, sem contextualizar o ambiente interno.
2. 
Com base nos estudos já realizados, podemos dizer que, na estratégia empresarial de uma empresa, pretende-se:
I - definir em que atividades se encontra a empresa (negócio) e o tipo de empresa que ela é ou deseja ser (missão);
II - desenvolver o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes principais e planos de ação;
III - atingir seus objetivos de longo prazo.
Resposta incorreta.
A. 
Apenas I está correta.
Todas estão corretas, pois, na estratégia empresarial, entende-se que todos os recursos da organização, no contexto global, buscam atingir seus objetivos de longo prazo, como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes principais e planos de ação, para definir em que atividades se encontra a empresa (negócio) e que tipo de empresa ela é ou deseja ser (missão).
Resposta incorreta.
B. 
Apenas I e II estão corretas.
Todas estão corretas, pois, na estratégia empresarial, entende-se que todos os recursos da organização, no contexto global, buscam atingir seus objetivos de longo prazo, como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes principais e planos de ação, para definir em que atividades se encontra a empresa (negócio) e que tipo de empresa ela é ou deseja ser (missão).
Resposta incorreta.
C. 
Apenas II está correta.
Todas estão corretas, pois, na estratégia empresarial, entende-se que todos os recursos da organização, no contexto global, buscam atingir seus objetivos de longo prazo, como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes principais e planos de ação, para definir em que atividades se encontra a empresa (negócio) e que tipo de empresa ela é ou deseja ser (missão).
Resposta incorreta.
D. 
Apenas II e III estão corretas.
Todas estão corretas, pois, na estratégia empresarial, entende-se que todos os recursos da organização, no contexto global, buscam atingir seus objetivos de longo prazo, como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes principais e planos de ação, para definir em que atividades se encontra a empresa (negócio) e que tipo de empresa ela é ou deseja ser (missão).
Você acertou!
E. 
Todas estão corretas.
Todas estão corretas, pois, na estratégia empresarial, entende-se que todos os recursos da organização, no contexto global, buscam atingir seus objetivos de longo prazo, como o conjunto de objetivos, finalidades, metas, diretrizes principais e planos de ação, para definir em que atividades se encontra a empresa (negócio) e que tipo de empresa ela é ou deseja ser (missão).
3. 
Como pontos marcantes na evolução histórica da gestão estratégica, nota-se que:
I - em meados dos anos 80, houve forte ênfase em planejamento financeiro;
II - nos anos 70, houve o entendimento da importância do planejamento de longo prazo;
III - a partir dos anos 90, entende-se que a gestão estratégica deve ser vista com flexibilidade, focando na informação e valorizando a gestão do conhecimento e a integração de processos, pessoas e recursos.
Resposta incorreta.
A. 
Apenas I está correta.​​​​​​​
Somente as alternativas II e III estão corretas, pois nos anos 80 o foco foi no pensamento estratégico, assim como na análise de mudanças e na análise de forças e fraquezas da organização.
Resposta incorreta.
B. 
Apenas I e II estão corretas​​​​​​​.
Somente as alternativas II e III estão corretas, pois nos anos 80 o foco foi no pensamento estratégico, assim como na análise de mudanças e na análise de forças e fraquezas da organização.
Resposta incorreta.
C. 
Apenas II está correta.
Somente as alternativas II e III estão corretas, pois nos anos 80 o foco foi no pensamento estratégico, assim como na análise de mudanças e na análise de forças e fraquezas da organização.
Você acertou!
D. 
Apenas II e III estão corretas.
Somente as alternativas II e III estão corretas, pois nos anos 80 o foco foi no pensamento estratégico, assim como na análise de mudanças e na análise de forças e fraquezas da organização.
Resposta incorreta.
E. 
Todas estão corretas.
Somente as alternativas II e III estão corretas, pois nos anos 80 o foco foi no pensamento estratégico, assim como na análise de mudanças e na análise de forças e fraquezas da organização.
4. 
No Pensamento Estratégico, as dez escolas do pensamento apontadas por Mintzberg auxiliam os gestores e estudantes no entendimento do pensamento estratégico. Essas escolas:
Resposta incorreta.
A. 
focam no processo do mercado competitivo, sendo que cada uma das dez escolas reforça com abordagem diferenciada as mesmas ações​​​​​​​.
As escolas não procuram ensinar a empresa a criar suas estratégias, assim como não complicam estratégias novas para competitividades. Pelo contrário, tratam do processo estratégico como um todo, sendo que cada uma das dez escolas reforça uma maneira diferenciada de estabelecer ou formar estratégias. Assim, não é possível focar somente no processo do mercado competitivo, nem é recomendado estabelecer regras que fechem o mercado para inovações, pois isso não retém clientes.
Resposta incorreta.
B. 
estabelecem regras avançadas, fechando o mercado para inovações, objetivando reter clientes cativos.
As escolas não procuram ensinar a empresa a criar suas estratégias, assim como não complicam estratégias novas para competitividades. Pelo contrário, tratam do processo estratégico como um todo, sendo que cada uma das dez escolas reforça uma maneira diferenciada de estabelecer ou formar estratégias. Assim, não é possível focar somente no processo do mercado competitivo, nem é recomendado estabelecer regras que fechem o mercado para inovações, pois isso não retém clientes.
Você acertou!
C. 
tratam do processo estratégico como um todo, sendo que cada uma das dez escolas reforça uma maneiradiferenciada de estabelecer ou formar estratégias.
As escolas não procuram ensinar a empresa a criar suas estratégias, assim como não complicam estratégias novas para competitividades. Pelo contrário, tratam do processo estratégico como um todo, sendo que cada uma das dez escolas reforça uma maneira diferenciada de estabelecer ou formar estratégias. Assim, não é possível focar somente no processo do mercado competitivo, nem é recomendado estabelecer regras que fechem o mercado para inovações, pois isso não retém clientes.
Resposta incorreta.
D. 
reforçam uma maneira complicada de estabelecer ou formar estratégias novas para competitividades.
As escolas não procuram ensinar a empresa a criar suas estratégias, assim como não complicam estratégias novas para competitividades. Pelo contrário, tratam do processo estratégico como um todo, sendo que cada uma das dez escolas reforça uma maneira diferenciada de estabelecer ou formar estratégias. Assim, não é possível focar somente no processo do mercado competitivo, nem é recomendado estabelecer regras que fechem o mercado para inovações, pois isso não retém clientes.
Resposta incorreta.
E. 
questionam as estratégias implementadas, pois as dez escolas procuram ensinar a empresa a criar suas estratégias.
As escolas não procuram ensinar a empresa a criar suas estratégias, assim como não complicam estratégias novas para competitividades. Pelo contrário, tratam do processo estratégico como um todo, sendo que cada uma das dez escolas reforça uma maneira diferenciada de estabelecer ou formar estratégias. Assim, não é possível focar somente no processo do mercado competitivo, nem é recomendado estabelecer regras que fechem o mercado para inovações, pois isso não retém clientes.
5. 
De acordo com o processo de formulação da estratégia, pode-se dizer que:
I - as metas são centrais na formulação da missão, da visão e dos valores da empresa;
II - é preciso contrabalançar os distintos contextos das escolas prescritivas e as observações descritivas das demais escolas;
III - os objetivos e os valores da empresa não têm nenhuma relação entre si, sob a ótica das deficiências internas da organização.
Resposta incorreta.
A. 
Apenas I está correta.​​​​​​​
Percebe-se que a formulação estratégica precisa contrabalançar os contextos das escolas prescritivas, que incluem a lógica analítica de Porter, e as observações descritivas das demais escolas, com a finalidade de obter a melhor estratégia empresarial para o caso concreto.
Não são metas centrais da formulação da estratégia a missão, a visão e os valores. Estes são estabelecidos anteriormente, justamente para orientar a formulação da estratégia. Os objetivos e os valores da empresa não têm nenhuma relação entre si.
Resposta incorreta.
B. 
Apenas I e II estão corretas.​​​​​​​
Percebe-se que a formulação estratégica precisa contrabalançar os contextos das escolas prescritivas, que incluem a lógica analítica de Porter, e as observações descritivas das demais escolas, com a finalidade de obter a melhor estratégia empresarial para o caso concreto.
Não são metas centrais da formulação da estratégia a missão, a visão e os valores. Estes são estabelecidos anteriormente, justamente para orientar a formulação da estratégia. Os objetivos e os valores da empresa não têm nenhuma relação entre si.
Você acertou!
C. 
Apenas II está correta.​​​​​​​
Percebe-se que a formulação estratégica precisa contrabalançar os contextos das escolas prescritivas, que incluem a lógica analítica de Porter, e as observações descritivas das demais escolas, com a finalidade de obter a melhor estratégia empresarial para o caso concreto.
Não são metas centrais da formulação da estratégia a missão, a visão e os valores. Estes são estabelecidos anteriormente, justamente para orientar a formulação da estratégia. Os objetivos e os valores da empresa não têm nenhuma relação entre si.
Resposta incorreta.
D. 
Apenas II e III estão corretas.​​​​​​​
Percebe-se que a formulação estratégica precisa contrabalançar os contextos das escolas prescritivas, que incluem a lógica analítica de Porter, e as observações descritivas das demais escolas, com a finalidade de obter a melhor estratégia empresarial para o caso concreto.
Não são metas centrais da formulação da estratégia a missão, a visão e os valores. Estes são estabelecidos anteriormente, justamente para orientar a formulação da estratégia. Os objetivos e os valores da empresa não têm nenhuma relação entre si.
Resposta incorreta.
E. 
Todas estão corretas.​​​​​​​
Percebe-se que a formulação estratégica precisa contrabalançar os contextos das escolas prescritivas, que incluem a lógica analítica de Porter, e as observações descritivas das demais escolas, com a finalidade de obter a melhor estratégia empresarial para o caso concreto.
Não são metas centrais da formulação da estratégia a missão, a visão e os valores. Estes são estabelecidos anteriormente, justamente para orientar a formulação da estratégia. Os objetivos e os valores da empresa não têm nenhuma relação entre si.
1. 
A __________________ é o processo de monitoramento para identificar as oportunidades e os riscos, tanto internos quanto externos, atuais e futuros, que podem vir a influenciar a capacidade das empresas de atingir suas metas e objetivos.
Qual é a alternativa que completa corretamente a lacuna?
Resposta incorreta.
A. 
análise do nível de autoridade
O ambiente organizacional é o conjunto de todos os fatores, tanto internos como externos, que podem influenciar a realização dos objetivos e metas. Embora se faça, para fins de análise, a separação entre ambiente interno e externo, deve-se ter em mente que ambos se inter-relacionam e, em maior ou menor grau, são interdependentes.
Resposta incorreta.
B. 
análise da estrutura organizacional
O ambiente organizacional é o conjunto de todos os fatores, tanto internos como externos, que podem influenciar a realização dos objetivos e metas. Embora se faça, para fins de análise, a separação entre ambiente interno e externo, deve-se ter em mente que ambos se inter-relacionam e, em maior ou menor grau, são interdependentes.
Você não acertou!
C. 
análise dos indicadores de desempenho
O ambiente organizacional é o conjunto de todos os fatores, tanto internos como externos, que podem influenciar a realização dos objetivos e metas. Embora se faça, para fins de análise, a separação entre ambiente interno e externo, deve-se ter em mente que ambos se inter-relacionam e, em maior ou menor grau, são interdependentes.
Resposta incorreta.
D. 
análise das áreas funcionais da empresa
O ambiente organizacional é o conjunto de todos os fatores, tanto internos como externos, que podem influenciar a realização dos objetivos e metas. Embora se faça, para fins de análise, a separação entre ambiente interno e externo, deve-se ter em mente que ambos se inter-relacionam e, em maior ou menor grau, são interdependentes.
Resposta correta.
E. 
análise do ambiente organizacional
O ambiente organizacional é o conjunto de todos os fatores, tanto internos como externos, que podem influenciar a realização dos objetivos e metas. Embora se faça, para fins de análise, a separação entre ambiente interno e externo, deve-se ter em mente que ambos se inter-relacionam e, em maior ou menor grau, são interdependentes.
2. 
Com relação ao modo como se realiza a análise interna do ambiente organizacional, o ponto inicial é o de:
Você acertou!
A. 
 estudo das áreas funcionais, avaliando os recursos, as competências, as deficiências, as vulnerabilidades e as principais atribuições, além dos pontos fortes e fracos.
Além dos fatores internos citados, é importante também identificar as forças de cada área funcional e, consequentemente, do ambiente interno. Muitas vezes, ao usar os pontos fortes é possível amenizar ou eliminar os fracos. Os pontos fortes podem ser identificados a partir da comparação com outras empresas semelhantes, mas, principalmente, a partir da análise dos indicadores de desempenho organizacional. A análise interna, portanto, deve ser feitaem todos os níveis hierárquicos. Nesse processo, os fatores externos como concorrência, compradores, fornecedores e mercados não são incluídos.
Resposta incorreta.
B. 
nível mais alto, observando a utilização do espaço físico, embora não precise observar a maneira como as pessoas se vestem.
Além dos fatores internos citados, é importante também identificar as forças de cada área funcional e, consequentemente, do ambiente interno. Muitas vezes, ao usar os pontos fortes é possível amenizar ou eliminar os fracos. Os pontos fortes podem ser identificados a partir da comparação com outras empresas semelhantes, mas, principalmente, a partir da análise dos indicadores de desempenho organizacional. A análise interna, portanto, deve ser feita em todos os níveis hierárquicos. Nesse processo, os fatores externos como concorrência, compradores, fornecedores e mercados não são incluídos.
Resposta incorreta.
C. 
coleta de informações sobre as ações da concorrência que são um potencial fator de ameaças, mas também de oportunidades.
Além dos fatores internos citados, é importante também identificar as forças de cada área funcional e, consequentemente, do ambiente interno. Muitas vezes, ao usar os pontos fortes é possível amenizar ou eliminar os fracos. Os pontos fortes podem ser identificados a partir da comparação com outras empresas semelhantes, mas, principalmente, a partir da análise dos indicadores de desempenho organizacional. A análise interna, portanto, deve ser feita em todos os níveis hierárquicos. Nesse processo, os fatores externos como concorrência, compradores, fornecedores e mercados não são incluídos.
Resposta incorreta.
D. 
análise dos fatores competitivos: entrada e rivalidade entre concorrentes, poder dos compradores e os produtos substitutos.
Além dos fatores internos citados, é importante também identificar as forças de cada área funcional e, consequentemente, do ambiente interno. Muitas vezes, ao usar os pontos fortes é possível amenizar ou eliminar os fracos. Os pontos fortes podem ser identificados a partir da comparação com outras empresas semelhantes, mas, principalmente, a partir da análise dos indicadores de desempenho organizacional. A análise interna, portanto, deve ser feita em todos os níveis hierárquicos. Nesse processo, os fatores externos como concorrência, compradores, fornecedores e mercados não são incluídos.
Resposta incorreta.
E. 
análise do mercado: as necessidades e nichos para atuar, além do mercado geográfico, demográfico,  psicossocial e comportamental.
Além dos fatores internos citados, é importante também identificar as forças de cada área funcional e, consequentemente, do ambiente interno. Muitas vezes, ao usar os pontos fortes é possível amenizar ou eliminar os fracos. Os pontos fortes podem ser identificados a partir da comparação com outras empresas semelhantes, mas, principalmente, a partir da análise dos indicadores de desempenho organizacional. A análise interna, portanto, deve ser feita em todos os níveis hierárquicos. Nesse processo, os fatores externos como concorrência, compradores, fornecedores e mercados não são incluídos.
3. 
Um dos itens importantes na análise interna da organização é a sua estrutura organizacional. Sobre esse tipo de estrutura, quais são as suas principais características?
Resposta incorreta.
A. 
É composta por áreas funcionais padronizadas, de mesmo tamanho e iguais em qualquer organização. São elas: marketing, produção/operações, recursos humanos e finanças.
A estrutura organizacional é o retrato da estratégia e se relaciona com diversos fatores, como tecnologia, estratégia, ambiente, fator humanos, cultura e outros. A estratégia define a estrutura e é determinada pelo tipo de negócio e pelos objetivos. Negócios e objetivos específicos criam necessidades e tarefas que exigem tipos diferentes de estrutura organizacional, devendo esta ser ajustada para cada empresa, não sofre interferência governamental. A quantidade de pessoas, bem como suas qualificações e a estratégia de promoção, não fazem parte da estrutura organizacional.
Você acertou!
B. 
Define as responsabilidades, a autoridade e a comunicação entre as pessoas que nela trabalham. O organograma representa a estrutura permanente. Quanto às descrições de cargos, refletem as atividades que as pessoas devem realizar no dia a dia.
A estrutura organizacional é o retrato da estratégia e se relaciona com diversos fatores, como tecnologia, estratégia, ambiente, fator humanos, cultura e outros. A estratégia define a estrutura e é determinada pelo tipo de negócio e pelos objetivos. Negócios e objetivos específicos criam necessidades e tarefas que exigem tipos diferentes de estrutura organizacional, devendo esta ser ajustada para cada empresa, não sofre interferência governamental. A quantidade de pessoas, bem como suas qualificações e a estratégia de promoção, não fazem parte da estrutura organizacional.
Resposta incorreta.
C. 
Define a quantidade necessária de pessoas para administrar a organização, as qualificações necessárias para um desempenho eficaz e para planejar a estratégia de promoção dos produtos.
A estrutura organizacional é o retrato da estratégia e se relaciona com diversos fatores, como tecnologia, estratégia, ambiente, fator humanos, cultura e outros. A estratégia define a estrutura e é determinada pelo tipo de negócio e pelos objetivos. Negócios e objetivos específicos criam necessidades e tarefas que exigem tipos diferentes de estrutura organizacional, devendo esta ser ajustada para cada empresa, não sofre interferência governamental. A quantidade de pessoas, bem como suas qualificações e a estratégia de promoção, não fazem parte da estrutura organizacional.
Resposta incorreta.
D. 
A característica principal é o organograma, que define as regras de conduta externa, a convivência interna, os critérios para avaliação dos resultados, do desempenho e as ações corretivas.
A estrutura organizacional é o retrato da estratégia e se relaciona com diversos fatores, como tecnologia, estratégia, ambiente, fator humanos, cultura e outros. A estratégia define a estrutura e é determinada pelo tipo de negócio e pelos objetivos. Negócios e objetivos específicos criam necessidades e tarefas que exigem tipos diferentes de estrutura organizacional, devendo esta ser ajustada para cada empresa, não sofre interferência governamental. A quantidade de pessoas, bem como suas qualificações e a estratégia de promoção, não fazem parte da estrutura organizacional.
Resposta incorreta.
E. 
Tem dependência das ações e controles do governo, já que as empresas são obrigadas a seguir diversas legislações como a trabalhista, a tributária, defesa do consumidor, entre outras.
A estrutura organizacional é o retrato da estratégia e se relaciona com diversos fatores, como tecnologia, estratégia, ambiente, fator humanos, cultura e outros. A estratégia define a estrutura e é determinada pelo tipo de negócio e pelos objetivos. Negócios e objetivos específicos criam necessidades e tarefas que exigem tipos diferentes de estrutura organizacional, devendo esta ser ajustada para cada empresa, não sofre interferência governamental. A quantidade de pessoas, bem como suas qualificações e a estratégia de promoção, não fazem parte da estrutura organizacional.
4. 
O ambiente externo é composto pelo ambiente operacional e pelo ambiente geral. Quais são os elementos que fazem parte de cada um dos ambientes externos?
Resposta correta.
A. 
Ambiente operacional: fornecedores, concorrentes, clientes, instituições financeiras, grupos de interesse especiais e meios de comunicação social. Ambiente geral: fatores tecnológicos, fatores demográficos, fatores politico-legais, fatores socioculturais e fatores econômicos.
O ambiente operacional afeta de forma mais direta e imediata a organização. Já o ambiente geral é composto por elementos com influência mais distante da organização, mas que, mesmo assim, devem ser considerados na análise do ambiente externo que compõe a análise do ambiente organizacional. Questões como rivalidadeentre concorrentes, poder dos compradores e fornecedores são itens relacionados à escolha da estratégia. Já os elementos como cultura, instalações físicas e trabalhadores, fazem parte do ambiente interno.
Resposta incorreta.
B. 
Ambiente operacional: a entrada de concorrentes potenciais e a rivalidade entre eles. Ambiente geral: o poder dos compradores, os produtos substitutos e o poder dos fornecedores.
O ambiente operacional afeta de forma mais direta e imediata a organização. Já o ambiente geral é composto por elementos com influência mais distante da organização, mas que, mesmo assim, devem ser considerados na análise do ambiente externo que compõe a análise do ambiente organizacional. Questões como rivalidade entre concorrentes, poder dos compradores e fornecedores são itens relacionados à escolha da estratégia. Já os elementos como cultura, instalações físicas e trabalhadores, fazem parte do ambiente interno.
Você não acertou!
C. 
Ambiente operacional: ambiente geográfico e demográfico. Ambiente geral: ambiente psicossocial e comportamental.
O ambiente operacional afeta de forma mais direta e imediata a organização. Já o ambiente geral é composto por elementos com influência mais distante da organização, mas que, mesmo assim, devem ser considerados na análise do ambiente externo que compõe a análise do ambiente organizacional. Questões como rivalidade entre concorrentes, poder dos compradores e fornecedores são itens relacionados à escolha da estratégia. Já os elementos como cultura, instalações físicas e trabalhadores, fazem parte do ambiente interno.
Resposta incorreta.
D. 
Ambiente geral: fornecedores, concorrentes, instituições financeiras, grupos de interesse especiais e meios de comunicação social. Ambiente operacional: fatores tecnológicos, fatores demográficos, fatores político-legais e fatores socioculturais.
O ambiente operacional afeta de forma mais direta e imediata a organização. Já o ambiente geral é composto por elementos com influência mais distante da organização, mas que, mesmo assim, devem ser considerados na análise do ambiente externo que compõe a análise do ambiente organizacional. Questões como rivalidade entre concorrentes, poder dos compradores e fornecedores são itens relacionados à escolha da estratégia. Já os elementos como cultura, instalações físicas e trabalhadores, fazem parte do ambiente interno.
Resposta incorreta.
E. 
Ambiente operacional:  trabalhadores, cultura organizacional, tecnologia, estrutura e instalações físicas. Ambiente geral: fornecedores, concorrentes, clientes, instituições financeiras, grupos de interesse especiais e meios de comunicação social.
O ambiente operacional afeta de forma mais direta e imediata a organização. Já o ambiente geral é composto por elementos com influência mais distante da organização, mas que, mesmo assim, devem ser considerados na análise do ambiente externo que compõe a análise do ambiente organizacional. Questões como rivalidade entre concorrentes, poder dos compradores e fornecedores são itens relacionados à escolha da estratégia. Já os elementos como cultura, instalações físicas e trabalhadores, fazem parte do ambiente interno.
5. 
Sobre as principais características de um modelo de gestão, podemos afirmar:
Resposta incorreta.
A. 
É usado para a estruturação de problemas. A pergunta inicial é "como melhorar o atendimento da empresa?". A partir disso. selecionam-se as variáveis, indicam-se os parâmetros e definem-se os objetivos.
Existem três modelos de gestão que grande parte das empresas buscam, embora cada empresa possa implementar em graus diferentes ou mesmo criar o seu, de forma mista. São eles: gestão por resultados (administração por objetivos), gestão por processos e gestão participativa. Recentemente, tem-se falado em gestão empreendedora. Dentro de cada um, haverá graus de autoridade e hierarquia diferentes, que irão depender do tipo de negócio e da cultura organizacional. A cultura, muitas vezes, sofre grande influência do modelo de gestão. Já as técnicas de identificação de problemas, como o Diagrama de Ishikawa, podem ser usadas dentro de qualquer modelo de gestão.
Resposta incorreta.
B. 
Tem por finalidade organizar o raciocínio e a discussão sobre as causas de um problema. Os problemas são enunciados inciando com: "por quê?", também conhecido como Diagrama de Ishikawa.
Existem três modelos de gestão que grande parte das empresas buscam, embora cada empresa possa implementar em graus diferentes ou mesmo criar o seu, de forma mista. São eles: gestão por resultados (administração por objetivos), gestão por processos e gestão participativa. Recentemente, tem-se falado em gestão empreendedora. Dentro de cada um, haverá graus de autoridade e hierarquia diferentes, que irão depender do tipo de negócio e da cultura organizacional. A cultura, muitas vezes, sofre grande influência do modelo de gestão. Já as técnicas de identificação de problemas, como o Diagrama de Ishikawa, podem ser usadas dentro de qualquer modelo de gestão.
Resposta incorreta.
C. 
A forma de gerenciamento envolve sempre os funcionários no processo de tomada de decisão, mas corre-se o risco de que a empresa se transforme em uma assembleia geral permanente.
Existem três modelos de gestão que grande parte das empresas buscam, embora cada empresa possa implementar em graus diferentes ou mesmo criar o seu, de forma mista. São eles: gestão por resultados (administração por objetivos), gestão por processos e gestão participativa. Recentemente, tem-se falado em gestão empreendedora. Dentro de cada um, haverá graus de autoridade e hierarquia diferentes, que irão depender do tipo de negócio e da cultura organizacional. A cultura, muitas vezes, sofre grande influência do modelo de gestão. Já as técnicas de identificação de problemas, como o Diagrama de Ishikawa, podem ser usadas dentro de qualquer modelo de gestão.
Resposta incorreta.
D. 
É sempre receptivo à inovação e vê a mudança como uma oportunidade. O desempenho é constantemente monitorado, pois a avaliação gera aprendizado. Requer práticas específicas nas unidades administrativas.
Existem três modelos de gestão que grande parte das empresas buscam, embora cada empresa possa implementar em graus diferentes ou mesmo criar o seu, de forma mista. São eles: gestão por resultados (administração por objetivos), gestão por processos e gestão participativa. Recentemente, tem-se falado em gestão empreendedora. Dentro de cada um, haverá graus de autoridade e hierarquia diferentes, que irão depender do tipo de negócio e da cultura organizacional. A cultura, muitas vezes, sofre grande influência do modelo de gestão. Já as técnicas de identificação de problemas, como o Diagrama de Ishikawa, podem ser usadas dentro de qualquer modelo de gestão.
Você acertou!
E. 
É o principal formador da cultura organizacional. Determina as linhas de poder, estabelece as principais formas de ação na empresa e determina a importância das coisas, como os critérios de análise de desempenho.
Existem três modelos de gestão que grande parte das empresas buscam, embora cada empresa possa implementar em graus diferentes ou mesmo criar o seu, de forma mista. São eles: gestão por resultados (administração por objetivos), gestão por processos e gestão participativa. Recentemente, tem-se falado em gestão empreendedora. Dentro de cada um, haverá graus de autoridade e hierarquia diferentes, que irão depender do tipo de negócio e da cultura organizacional. A cultura, muitas vezes, sofre grande influência do modelo de gestão. Já as técnicas de identificação de problemas, como o Diagrama de Ishikawa, podem ser usadas dentro de qualquer modelo de gestão.
1. 
A estratégia de uma organização requer que diversos fatores sejam previamente considerados. Cada negócio deverá elencar aquelas questões que mais sejam preponderantes para a definição de uma estratégia eficiente para a organização, tendo em vista o alcance da melhor forma os objetivos centrais desejados. 
Quando se trata do papel da informação sobre definições estratégicas, épossível considerar que:
Resposta incorreta.
A. 
a informação é um dos elementos fundamentais para a definição da estratégia, mas outros são mais importantes, como o lucro que a empresa deseja alcançar e o público-alvo.
A definição de estratégias organizacionais depende das informações detidas pela organização. Quanto mais a organização puder reunir informações, internas e externas, mais precisas poderão ser as suas definições estratégicas. Por isso, as opções que apresentam outros fatores limitantes à informação estão erradas.
Resposta incorreta.
B. 
a estratégia de uma organização deve ser definida a partir do pouco que se sabe dos ambientes externo e interno, pois o tempo é o fator fundamental a ser considerando diante da concorrência.
A definição de estratégias organizacionais depende das informações detidas pela organização. Quanto mais a organização puder reunir informações, internas e externas, mais precisas poderão ser as suas definições estratégicas. Por isso, as opções que apresentam outros fatores limitantes à informação estão erradas.
Você acertou!
C. 
quanto mais a organização puder reunir informações a respeito de si e do macroambiente em que atua, mais precisas poderão ser as suas definições estratégicas.  
A definição de estratégias organizacionais depende das informações detidas pela organização. Quanto mais a organização puder reunir informações, internas e externas, mais precisas poderão ser as suas definições estratégicas. Por isso, as opções que apresentam outros fatores limitantes à informação estão erradas.
Resposta incorreta.
D. 
independentemente dos objetivos que a organização deseja alcançar, as informações principais para a definição da estratégia deverão ser aquelas que o presidente detêm.
A definição de estratégias organizacionais depende das informações detidas pela organização. Quanto mais a organização puder reunir informações, internas e externas, mais precisas poderão ser as suas definições estratégicas. Por isso, as opções que apresentam outros fatores limitantes à informação estão erradas.
Resposta incorreta.
E. 
é papel da informação na definição da estratégia limitar os objetivos da empresa para que o foco seja melhor definido e, assim, o sucesso desejado seja alcançado.
A definição de estratégias organizacionais depende das informações detidas pela organização. Quanto mais a organização puder reunir informações, internas e externas, mais precisas poderão ser as suas definições estratégicas. Por isso, as opções que apresentam outros fatores limitantes à informação estão erradas.
2. 
Quando se trata de pensar a estratégia para organizações, diversos são os tipos possíveis. As organizações de saúde, assim como de outros setores, podem realizar a adaptação de caminhos estratégicos que são indicados como padrões na literatura. Considerando uma perspectiva inovadora, a organização poderá, também, desenvolver seus próprios modelos estratégicos. 
O que deve ser considerado nesse processo de definições?
Resposta incorreta.
A. 
Como estratégia no setor de saúde é possível adotar apenas tipos específicos que tenham sido desenvolvidos para organizações atuantes nessa área.
A definição dos tipos de estratégias para organizações de saúde irá depender, assim como em qualquer outro setor, das especificidades da organização. As estratégias possíveis serão diversas, cabe à organização de saúde selecionar tipos que melhor possam se adequar às especificidades do negócio. As possibilidades são múltiplas, não limitadas. Assim, qualquer alternativa que ponha regras limitantes aos tipos possíveis de estratégias em saúde está errada.
Você acertou!
B. 
As estratégias possíveis serão diversas, cabe à organização de saúde selecionar tipos que melhor possam se adequar às especificidades do negócio.
A definição dos tipos de estratégias para organizações de saúde irá depender, assim como em qualquer outro setor, das especificidades da organização. As estratégias possíveis serão diversas, cabe à organização de saúde selecionar tipos que melhor possam se adequar às especificidades do negócio. As possibilidades são múltiplas, não limitadas. Assim, qualquer alternativa que ponha regras limitantes aos tipos possíveis de estratégias em saúde está errada.
Resposta incorreta.
C. 
Há um número restrito de tipos de estratégias para negócios de saúde, pois conforme a legislação do setor, é preciso passar por um conselho de ética para a aprovação do que será adotado.
A definição dos tipos de estratégias para organizações de saúde irá depender, assim como em qualquer outro setor, das especificidades da organização. As estratégias possíveis serão diversas, cabe à organização de saúde selecionar tipos que melhor possam se adequar às especificidades do negócio. As possibilidades são múltiplas, não limitadas. Assim, qualquer alternativa que ponha regras limitantes aos tipos possíveis de estratégias em saúde está errada.
Resposta incorreta.
D. 
São cinco os tipos possíveis de estratégia para organizações atuantes no setor de saúde: produtos tecnológicos, marketing, preço, posição e treinamento.
A definição dos tipos de estratégias para organizações de saúde irá depender, assim como em qualquer outro setor, das especificidades da organização. As estratégias possíveis serão diversas, cabe à organização de saúde selecionar tipos que melhor possam se adequar às especificidades do negócio. As possibilidades são múltiplas, não limitadas. Assim, qualquer alternativa que ponha regras limitantes aos tipos possíveis de estratégias em saúde está errada.
Resposta incorreta.
E. 
Deve-se considerar que cada tipo de estratégia irá desenvolver uma parte da organização, não estando relacionadas. Dessa forma, é possível acompanhar de forma mais próxima os avanços.
A definição dos tipos de estratégias para organizações de saúde irá depender, assim como em qualquer outro setor, das especificidades da organização. As estratégias possíveis serão diversas, cabe à organização de saúde selecionar tipos que melhor possam se adequar às especificidades do negócio. As possibilidades são múltiplas, não limitadas. Assim, qualquer alternativa que ponha regras limitantes aos tipos possíveis de estratégias em saúde está errada.
3. 
A vantagem competitiva é um recurso de diferenciação que leva a organização a estar sempre buscando inovar no setor em que atua. A concorrência é sempre intensa, especialmente em setores como o de saúde, e a melhoria contínua, bem como o recorrente acompanhamento do processo é fundamental.  
Considerando que a concorrência é sempre intensa no setor de saúde, o que poderá ser um diferencial na atualidade?
Resposta incorreta.
A. 
O simples fato de um negócio incorporar recursos de origens digitais já é por si só uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes diretos e indiretos.
A definição de estratégias pela organização não está, necessariamente, dependente de uma ampla pesquisa de marketing. A organização poderá se diferenciar e alcançar vantagem competitiva se estiver atenta às mudanças tecnológicas, compreendendo que usos poderá fazer desses recursos em suas operações, sendo essa a opção correta entre as afirmativas. Não basta adotar recursos digitais, pois muitas organizações já adotam, é necessário buscar um uso diferenciado. 
Resposta incorreta.
B. 
O negócio poderá se diferenciar e alcançar a vantagem competitiva se compreender que basta atender bem os clientes no seu ponto físico.
A definição de estratégias pela organização não está, necessariamente, dependente de uma ampla pesquisa de marketing. A organização poderá se diferenciar e alcançar vantagem competitiva se estiver atenta às mudanças tecnológicas, compreendendo que usos poderá fazer desses recursos em suas operações, sendo essa a opção correta entre as afirmativas. Não basta adotar recursos digitais, pois muitas organizações já adotam, é necessário buscar um uso diferenciado. 
Resposta incorreta.
C. 
Um diferencial fundamental na atualidade como vantagem competitiva no setor de saúde é o uso de aplicativos de celulares, especialmentepara facilitar o uso das pessoas idosas.
A definição de estratégias pela organização não está, necessariamente, dependente de uma ampla pesquisa de marketing. A organização poderá se diferenciar e alcançar vantagem competitiva se estiver atenta às mudanças tecnológicas, compreendendo que usos poderá fazer desses recursos em suas operações, sendo essa a opção correta entre as afirmativas. Não basta adotar recursos digitais, pois muitas organizações já adotam, é necessário buscar um uso diferenciado. 
Resposta incorreta.
D. 
Para alcançar um diferencial que leve à vantagem competitiva é necessário que a organização realize uma ampla pesquisa de marketing com seus usuários antes de definir qualquer estratégia.
A definição de estratégias pela organização não está, necessariamente, dependente de uma ampla pesquisa de marketing. A organização poderá se diferenciar e alcançar vantagem competitiva se estiver atenta às mudanças tecnológicas, compreendendo que usos poderá fazer desses recursos em suas operações, sendo essa a opção correta entre as afirmativas. Não basta adotar recursos digitais, pois muitas organizações já adotam, é necessário buscar um uso diferenciado. 
Você acertou!
E. 
A organização poderá se diferenciar e alcançar vantagem competitiva se estiver atenta às mudanças tecnológicas e compreender que usos poderá fazer desses recursos em suas operações.
A definição de estratégias pela organização não está, necessariamente, dependente de uma ampla pesquisa de marketing. A organização poderá se diferenciar e alcançar vantagem competitiva se estiver atenta às mudanças tecnológicas, compreendendo que usos poderá fazer desses recursos em suas operações, sendo essa a opção correta entre as afirmativas. Não basta adotar recursos digitais, pois muitas organizações já adotam, é necessário buscar um uso diferenciado. 
4. 
A estratégia pode ser compreendida e adotada de diferentes formas na organização. Não há um modelo ou padrão único para a sua definição. Embora a organização possa desenvolver os seus próprios caminhos estratégicos, em geral eles estarão lastreados por teorias e experimentos já consolidados na literatura, até mesmo para ter um embasamento e um horizonte comparativo.
Entretanto, mesmo com uma opção muito inovadora, algumas questões devem ser tomadas como fundamentais, entre elas:
Resposta incorreta.
A. 
Na definição de estratégias, cada colaborador deverá ser ouvido, apresentando aquilo que julga como eficiente na sua área de atuação. Dessa forma, com um banco de possibilidade, a organização poderá escolher como seguir.
É necessário compreender que as análises de cenários, os recursos disponíveis pela organização, bem como aquilo que a concorrência tem feito, são importantes fatores a serem considerados na definição de estratégias, o que torna essa opção correta. Não há a premissa de que cada colaborar seja ouvido, nem que o gerente geral de cada setor aprove as definições. Também não se deve apenas pegar estratégias de outras organizações e aplicá-las. A declaração do lucro também não é premissa para uma estratégia eficiente.
Resposta incorreta.
B. 
Nenhuma estratégia deverá ser definida sem que o gerente geral de cada setor aprove, pois é ele que faz o acompanhamento dos funcionários, de maneira a saber o que melhor irá se adequar.
É necessário compreender que as análises de cenários, os recursos disponíveis pela organização, bem como aquilo que a concorrência tem feito, são importantes fatores a serem considerados na definição de estratégias, o que torna essa opção correta. Não há a premissa de que cada colaborar seja ouvido, nem que o gerente geral de cada setor aprove as definições. Também não se deve apenas pegar estratégias de outras organizações e aplicá-las. A declaração do lucro também não é premissa para uma estratégia eficiente.
Você acertou!
C. 
As análises de cenários, os recursos disponíveis pela organização, bem como aquilo que a concorrência tem feito, são importantes fatores a serem considerados na definição de estratégias.
É necessário compreender que as análises de cenários, os recursos disponíveis pela organização, bem como aquilo que a concorrência tem feito, são importantes fatores a serem considerados na definição de estratégias, o que torna essa opção correta. Não há a premissa de que cada colaborar seja ouvido, nem que o gerente geral de cada setor aprove as definições. Também não se deve apenas pegar estratégias de outras organizações e aplicá-las. A declaração do lucro também não é premissa para uma estratégia eficiente.
Resposta incorreta.
D. 
Estratégias de hospitais podem ser modelos diretos para clínicas populares, basta realizar uma adaptação. Dessa forma, esse tipo de negócio não necessita de maiores dedicações sobre como definir caminhos estratégicos.
É necessário compreender que as análises de cenários, os recursos disponíveis pela organização, bem como aquilo que a concorrência tem feito, são importantes fatores a serem considerados na definição de estratégias, o que torna essa opção correta. Não há a premissa de que cada colaborar seja ouvido, nem que o gerente geral de cada setor aprove as definições. Também não se deve apenas pegar estratégias de outras organizações e aplicá-las. A declaração do lucro também não é premissa para uma estratégia eficiente.
Resposta incorreta.
E. 
É fundamental que entre as estratégias adotadas, a organização deixe claro para os clientes o quanto lucra em cada serviço, assim, poderá estabelecer uma relação transparente e que garanta fidelidade.
É necessário compreender que as análises de cenários, os recursos disponíveis pela organização, bem como aquilo que a concorrência tem feito, são importantes fatores a serem considerados na definição de estratégias, o que torna essa opção correta. Não há a premissa de que cada colaborar seja ouvido, nem que o gerente geral de cada setor aprove as definições. Também não se deve apenas pegar estratégias de outras organizações e aplicá-las. A declaração do lucro também não é premissa para uma estratégia eficiente.
5. 
A informação como recurso fundamental à estratégia necessita ser bem gerenciada para que os caminhos rumo aos objetivos definidos sejam melhor definidos. Não basta contratar serviços de tecnologia da informação e esperar que haja uma autonomia dos recursos quanto ao gerenciamento da informação, especialmente porque cada organização tem um perfil diferente. 
Sobre o gerenciamento de informação, como ele pode ser realizado?
Resposta incorreta.
A. 
A informação que deverá ser utilizada na configuração de estratégias deve ficar sob controle da alta administração e apenas poderá ser repassada aos gerentes, de maneira que a estratégia seja preservada.
O gerenciamento da informação não precisa ficar sob controle da alta administração, há diversos meios para que essa gestão seja eficiente. O gerenciamento da informação poderá ser realizado pela utilização de recursos tecnológicos, de maneira que sejam criados registros e que estes possam ser, periodicamente, atualizados e consultados com fins estratégicos. Não precisa ficar restrito a um setor ou uma área. Não há necessidade de terceirização de uma empresa de segurança para o gerenciamento da informação.
Você acertou!
B. 
O gerenciamento da informação poderá ser realizado pela utilização de recursos tecnológicos, de maneira que sejam criados registros e que estes possam ser, periodicamente, atualizados e consultados com fins estratégicos.
O gerenciamento da informação não precisa ficar sob controle da alta administração, há diversos meios para que essa gestão seja eficiente. O gerenciamento da informação poderá ser realizado pela utilização de recursos tecnológicos, de maneira que sejam criados registros e que estes possam ser, periodicamente, atualizados e consultados com fins estratégicos. Não precisa ficar restrito a um setor ou uma área. Não há necessidade de terceirização de uma empresa de segurança para o gerenciamento da informação.
Resposta incorreta.
C. 
Gerenciar a informação requer que a organização destineum setor exclusivamente para isso e que todas as ações de outros setores sejam por este monitoradas.
O gerenciamento da informação não precisa ficar sob controle da alta administração, há diversos meios para que essa gestão seja eficiente. O gerenciamento da informação poderá ser realizado pela utilização de recursos tecnológicos, de maneira que sejam criados registros e que estes possam ser, periodicamente, atualizados e consultados com fins estratégicos. Não precisa ficar restrito a um setor ou uma área. Não há necessidade de terceirização de uma empresa de segurança para o gerenciamento da informação.
Resposta incorreta.
D. 
Cada informação deve corresponder a uma estratégia, dessa forma, quem as gerencia é o setor de comunicação, o qual será responsável pela elaboração do plano de marketing.
O gerenciamento da informação não precisa ficar sob controle da alta administração, há diversos meios para que essa gestão seja eficiente. O gerenciamento da informação poderá ser realizado pela utilização de recursos tecnológicos, de maneira que sejam criados registros e que estes possam ser, periodicamente, atualizados e consultados com fins estratégicos. Não precisa ficar restrito a um setor ou uma área. Não há necessidade de terceirização de uma empresa de segurança para o gerenciamento da informação.
Resposta incorreta.
E. 
De forma a garantir a confidencialidade das informações que a organização detém, o gerenciamento delas poderá ser terceirizado para uma empresa de segurança. 
O gerenciamento da informação não precisa ficar sob controle da alta administração, há diversos meios para que essa gestão seja eficiente. O gerenciamento da informação poderá ser realizado pela utilização de recursos tecnológicos, de maneira que sejam criados registros e que estes possam ser, periodicamente, atualizados e consultados com fins estratégicos. Não precisa ficar restrito a um setor ou uma área. Não há necessidade de terceirização de uma empresa de segurança para o gerenciamento da informação.
1. 
Francisco deseja comprar um novo smartphone. Antes de realizar a compra, fez uma pesquisa para avaliar o custo-benefício dos smartphones no mercado. A marca XTY está com ótimo preço, porém o sistema operacional utilizado no aparelho é diferente daquele que o Francisco costuma usar. Por esse motivo, ele está em dúvida se deve realizar a compra. Nesse caso, a barreira de entrada para que a venda se concretize é:
Resposta incorreta.
A. 
Economia de escala.
Os custos de mudança são percebidos pela necessidade de investimento que o consumidor é obrigado a fazer no momento em que opta por trocar de fornecedor. Conforme mostrado na questão, o sistema operacional é diferente daquele que o cliente está acostumado a utilizar, fazendo com que ele se capacite, ou seja, gere um custo de mudança.​​​​​​​
Resposta incorreta.
B. 
Diferenciação do produto.
Os custos de mudança são percebidos pela necessidade de investimento que o consumidor é obrigado a fazer no momento em que opta por trocar de fornecedor. Conforme mostrado na questão, o sistema operacional é diferente daquele que o cliente está acostumado a utilizar, fazendo com que ele se capacite, ou seja, gere um custo de mudança.​​​​​​​
Resposta incorreta.
C. 
Necessidade de capital.
Os custos de mudança são percebidos pela necessidade de investimento que o consumidor é obrigado a fazer no momento em que opta por trocar de fornecedor. Conforme mostrado na questão, o sistema operacional é diferente daquele que o cliente está acostumado a utilizar, fazendo com que ele se capacite, ou seja, gere um custo de mudança.​​​​​​​
Você acertou!
D. 
Custo de mudança.
Os custos de mudança são percebidos pela necessidade de investimento que o consumidor é obrigado a fazer no momento em que opta por trocar de fornecedor. Conforme mostrado na questão, o sistema operacional é diferente daquele que o cliente está acostumado a utilizar, fazendo com que ele se capacite, ou seja, gere um custo de mudança.​​​​​​​
Resposta incorreta.
E. 
Acesso aos canais de distribuição.
Os custos de mudança são percebidos pela necessidade de investimento que o consumidor é obrigado a fazer no momento em que opta por trocar de fornecedor. Conforme mostrado na questão, o sistema operacional é diferente daquele que o cliente está acostumado a utilizar, fazendo com que ele se capacite, ou seja, gere um custo de mudança.​​​​​​​
2. 
Joana decidiu ir morar fora do Brasil. Montou um restaurante na Cidade do Porto, em Portugal. No restaurante, oferece como prato principal o famoso “feijão, arroz, carne e batata”. Ao analisar o perfil dos clientes do restaurante, notou que 90% são brasileiros. O perfil dos clientes, nesse caso, se refere a:
Você acertou!
A. 
Forças socioculturais.
O principal produto vendido no restaurante, isto é, o prato de “arroz, feijão, carne e batata”, é um hábito alimentar do brasileiro. Caso o restaurante queira atrair clientes locais (portugueses), deverá avaliar quais são as preferências alimentares daquela população.
Resposta incorreta.
B. 
Forças econômicas.
O principal produto vendido no restaurante, isto é, o prato de “arroz, feijão, carne e batata”, é um hábito alimentar do brasileiro. Caso o restaurante queira atrair clientes locais (portugueses), deverá avaliar quais são as preferências alimentares daquela população.
Resposta incorreta.
C. 
Forças políticas e legais.
O principal produto vendido no restaurante, isto é, o prato de “arroz, feijão, carne e batata”, é um hábito alimentar do brasileiro. Caso o restaurante queira atrair clientes locais (portugueses), deverá avaliar quais são as preferências alimentares daquela população.
Resposta incorreta.
D. 
Forças demográficas.
O principal produto vendido no restaurante, isto é, o prato de “arroz, feijão, carne e batata”, é um hábito alimentar do brasileiro. Caso o restaurante queira atrair clientes locais (portugueses), deverá avaliar quais são as preferências alimentares daquela população.
Resposta incorreta.
E. 
Diferenciação do produto.
O principal produto vendido no restaurante, isto é, o prato de “arroz, feijão, carne e batata”, é um hábito alimentar do brasileiro. Caso o restaurante queira atrair clientes locais (portugueses), deverá avaliar quais são as preferências alimentares daquela população.
3. 
As empresas que buscam se estabelecer em outros países costumam enfrentar uma série de obstáculos. Para que a empresa consiga se internacionalizar e fidelizar o novo mercado, é preciso que o gestor:
Resposta incorreta.
A. 
trabalhe com as mesmas normas e leis do país de origem.
Expandir os negócios para outros países requer uma análise profunda tanto do ambiente de tarefa (clientes, concorrentes, fornecedores, agências reguladoras) quanto do ambiente geral (forças econômicas, socioculturais, políticas e legais).
Resposta incorreta.
B. 
trabalhe com as mesmas normas e leis do país de destino.
Expandir os negócios para outros países requer uma análise profunda tanto do ambiente de tarefa (clientes, concorrentes, fornecedores, agências reguladoras) quanto do ambiente geral (forças econômicas, socioculturais, políticas e legais).
Resposta incorreta.
C. 
analise o percentual de lucratividade que o novo negócio trará.
Expandir os negócios para outros países requer uma análise profunda tanto do ambiente de tarefa (clientes, concorrentes, fornecedores, agências reguladoras) quanto do ambiente geral (forças econômicas, socioculturais, políticas e legais).
Resposta incorreta.
D. 
analise os concorrentes.
Expandir os negócios para outros países requer uma análise profunda tanto do ambiente de tarefa (clientes, concorrentes, fornecedores, agências reguladoras) quanto do ambiente geral (forças econômicas, socioculturais, políticas e legais).
Você acertou!
E. 
analise os aspectos legais, políticos, econômicos, socioculturais do país de destino, além do ambiente de tarefa.
Expandir os negócios para outros países requer uma análise profunda tanto do ambiente de tarefa (clientes, concorrentes, fornecedores, agências reguladoras) quanto do ambientegeral (forças econômicas, socioculturais, políticas e legais).
4. 
O ambiente das organizações é composto por um conjunto de forças, externas e internas, que são capazes de influenciar o desempenho da empresa como um todo. Quanto ao ambiente das organizações, pode-se afirmar o seguinte:
Você não acertou!
A. 
O ambiente de tarefa é composto por todas as forças relevantes fora das fronteiras da empresa, como clientes, concorrentes, políticas e a economia.
O ambiente das organizações é composto pelo ambiente de tarefa, que inclui clientes, concorrentes, fornecedores e agências reguladoras, e pelo ambiente geral, que inclui as forças econômicas, políticas e legais, socioculturais e demográficas.
Resposta incorreta.
B. 
Tudo que ocorre no ambiente geral não interfere na empresa.
O ambiente das organizações é composto pelo ambiente de tarefa, que inclui clientes, concorrentes, fornecedores e agências reguladoras, e pelo ambiente geral, que inclui as forças econômicas, políticas e legais, socioculturais e demográficas.
Resposta correta.
C. 
O ambiente geral, que inclui as forças econômicas, políticas e legais, socioculturais e demográficas, que afetam as organizações.
O ambiente das organizações é composto pelo ambiente de tarefa, que inclui clientes, concorrentes, fornecedores e agências reguladoras, e pelo ambiente geral, que inclui as forças econômicas, políticas e legais, socioculturais e demográficas.
Resposta incorreta.
D. 
Para compreender o ambiente geral e seus efeitos sobre as organizações, é necessário visualizá-los sob a ótica das forças econômicas.
O ambiente das organizações é composto pelo ambiente de tarefa, que inclui clientes, concorrentes, fornecedores e agências reguladoras, e pelo ambiente geral, que inclui as forças econômicas, políticas e legais, socioculturais e demográficas.
Resposta incorreta.
E. 
O ambiente geral inclui os concorrentes, as ameaças de novos entrantes, os fornecedores e os consumidores.
O ambiente das organizações é composto pelo ambiente de tarefa, que inclui clientes, concorrentes, fornecedores e agências reguladoras, e pelo ambiente geral, que inclui as forças econômicas, políticas e legais, socioculturais e demográficas.
5. 
“O envelhecimento da população traz diversas consequências no mercado de trabalho. As mais relevantes são a diminuição dos jovens no mercado de trabalho e a quantidade de funcionários que, mesmo podendo se aposentar, permanecem trabalhando”. A frase corresponde a qual força do ambiente geral?
Resposta correta.
A. 
Força demográfica.
As alterações das características de uma população, tais como gênero, faixa etária, estado civil, classe social, fazem parte das forças demográficas e representam oportunidades e ameaças para as organizações. A força política consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor. A força sociocultural afeta os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade. Força política é constituída de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade. Ambiente de tarefa se refere ao conjunto de forças que resultam das ações de clientes, fornecedores e concorrentes, que impactam o dia a dia das organizações e de seus gestores.
Você não acertou!
B. 
Força econômica.
As alterações das características de uma população, tais como gênero, faixa etária, estado civil, classe social, fazem parte das forças demográficas e representam oportunidades e ameaças para as organizações. A força política consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor. A força sociocultural afeta os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade. Força política é constituída de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade. Ambiente de tarefa se refere ao conjunto de forças que resultam das ações de clientes, fornecedores e concorrentes, que impactam o dia a dia das organizações e de seus gestores.
Resposta incorreta.
C. 
Força sociocultural.
As alterações das características de uma população, tais como gênero, faixa etária, estado civil, classe social, fazem parte das forças demográficas e representam oportunidades e ameaças para as organizações. A força política consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor. A força sociocultural afeta os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade. Força política é constituída de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade. Ambiente de tarefa se refere ao conjunto de forças que resultam das ações de clientes, fornecedores e concorrentes, que impactam o dia a dia das organizações e de seus gestores.
Resposta incorreta.
D. 
Força política.
As alterações das características de uma população, tais como gênero, faixa etária, estado civil, classe social, fazem parte das forças demográficas e representam oportunidades e ameaças para as organizações. A força política consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor. A força sociocultural afeta os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade. Força política é constituída de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade. Ambiente de tarefa se refere ao conjunto de forças que resultam das ações de clientes, fornecedores e concorrentes, que impactam o dia a dia das organizações e de seus gestores.
Resposta incorreta.
E. 
Ambiente de tarefa.
As alterações das características de uma população, tais como gênero, faixa etária, estado civil, classe social, fazem parte das forças demográficas e representam oportunidades e ameaças para as organizações. A força política consiste em fatores que afetam o poder de compra e os hábitos de gasto do consumidor. A força sociocultural afeta os valores básicos, as percepções, as preferências e os comportamentos da sociedade. Força política é constituída de leis, agências governamentais e grupos de pressão que influenciam e limitam várias organizações e indivíduos em uma dada sociedade. Ambiente de tarefa se refere ao conjunto de forças que resultam das ações de clientes, fornecedores e concorrentes, que impactam o dia a dia das organizações e de seus gestores.
1. 
A análise de cenários pode ser determinada como:
Você acertou!
A. 
uma importante ferramenta utilizada na hora de desenvolver novas estratégias dentro da empresa.
A análise de cenários pode ser determinada como uma importante ferramenta utilizada na hora de desenvolver novas estratégias dentro da empresa.
Resposta incorreta.
B. 
ações de retenção financeira.
A análise de cenários pode ser determinada como uma importante ferramenta utilizada na hora de desenvolver novas estratégias dentro da empresa.
Resposta incorreta.
C. 
a elaboração de estratégias focadas em produção e tecnologia.
A análise de cenários pode ser determinada como uma importante ferramenta utilizada na hora de desenvolver novas estratégias dentro da empresa.
Resposta incorreta.
D. 
ações generalizadas no grupo de vendas.
A análise de cenários pode ser determinada como uma importante ferramenta utilizada na hora de desenvolver novas estratégias dentro da empresa.
Resposta incorreta.
E. 
uma estratégia de diferenciação com foco, gestão de carteira de aquisição de empresas e reestruturação.
A análise de cenários pode ser determinada como uma importante ferramenta utilizada na hora de desenvolver novas estratégias dentro da empresa.
2. 
Os cenários podem ser estruturados da seguinte forma:
Você acertou!
A. 
fatores econômicos, tecnológicos, político-legais e socioculturais.
Os cenários podem ser estruturados da seguinte forma: fatores econômicos, tecnológicos, político-legais e socioculturais.
Respostaincorreta.
B. 
fatores práticos, estratégicos, competitivos e familiares.
Os cenários podem ser estruturados da seguinte forma: fatores econômicos, tecnológicos, político-legais e socioculturais.
Resposta incorreta.
C. 
fatores de ambiente externo e macroambiente.
Os cenários podem ser estruturados da seguinte forma: fatores econômicos, tecnológicos, político-legais e socioculturais.
Resposta incorreta.
D. 
fatores de ambiente interno e microambiente.
Os cenários podem ser estruturados da seguinte forma: fatores econômicos, tecnológicos, político-legais e socioculturais.
Resposta incorreta.
E. 
fatores estratégicos e industriais, com ênfase na concorrência.
Os cenários podem ser estruturados da seguinte forma: fatores econômicos, tecnológicos, político-legais e socioculturais.
3. 
Os fatores tecnológicos são:​​​​​​​
Resposta incorreta.
A. 
fatos e projeções ligados à renda da população ao grupo dos principais clientes, à evolução do PIB, aos investimentos, ao crescimento da indústria, do País e da região, aos juros, entre outros aspectos.
Fatores tecnológicos: fatos e projeções ligados à evolução tecnológica de produtos e serviços, aos processos, às máquinas e aos equipamentos vinculados ao negócio empresarial, entre outros aspectos.
Resposta incorreta.
B. 
fatos e projeções ligados à legislação, às ideologias dominantes na região, aos benefícios fiscais, às tarifas e barreiras alfandegárias, aos incentivos governamentais, aos relacionamentos, entre outros aspectos.
Fatores tecnológicos: fatos e projeções ligados à evolução tecnológica de produtos e serviços, aos processos, às máquinas e aos equipamentos vinculados ao negócio empresarial, entre outros aspectos.
Você acertou!
C. 
fatos e projeções ligados à evolução tecnológica de produtos e serviços, aos processos, às máquinas e aos equipamentos vinculados ao negócio empresarial, entre outros aspectos.
Fatores tecnológicos: fatos e projeções ligados à evolução tecnológica de produtos e serviços, aos processos, às máquinas e aos equipamentos vinculados ao negócio empresarial, entre outros aspectos.
Resposta incorreta.
D. 
fatos relacionados à visão dos fatores competitivos focados somente no mercado interno, na distribuição e na utilização de meios que atinjam o cliente
Fatores tecnológicos: fatos e projeções ligados à evolução tecnológica de produtos e serviços, aos processos, às máquinas e aos equipamentos vinculados ao negócio empresarial, entre outros aspectos.
Resposta incorreta.
E. 
fatos e projeções ligados a costumes, hábitos, desejos e necessidades da população e dos clientes, à distribuição de renda, entre outros aspectos.
Fatores tecnológicos: fatos e projeções ligados à evolução tecnológica de produtos e serviços, aos processos, às máquinas e aos equipamentos vinculados ao negócio empresarial, entre outros aspectos.
4. 
A organização que se estabelece estrategicamente pode transformar ameaças em oportunidades.
Nesse sentido, é possível afirmar que:
Você não acertou!
A. 
as forças ambientais se tornam incontroláveis, ou seja, não há como analisar e preparar estratégias proativas.
A organização que se estabelece estrategicamente pode transformar ameaças em oportunidades. Assim, de acordo com esse ponto de vista e com base em Oliveira (2015), é possível verificar que: as forças ambientais tornam-se controláveis mesmo quando elas não são antecipadas; as turbulências do mercado são reduzidas pelas empresas que se organizam estrategicamente, minimizando os seus prováveis impactos; a análise e o monitoramento do mercado quantificam as receitas que a organização obterá em relação às estratégias adotadas; a perspectiva estratégica dá a vantagem competitiva essencial para que a empresa seja a líder no segmento de mercado em que atua; e uma empresa que se organiza estrategicamente não passa por intervenções decorrentes das forças externas que atuam no macroambiente.​​​​​​​​​​​​​​
Resposta incorreta.
B. 
as deficiências da empresa são aumentadas pelos concorrentes que se organizam estrategicamente, minimizando os seus prováveis impactos.
A organização que se estabelece estrategicamente pode transformar ameaças em oportunidades. Assim, de acordo com esse ponto de vista e com base em Oliveira (2015), é possível verificar que: as forças ambientais tornam-se controláveis mesmo quando elas não são antecipadas; as turbulências do mercado são reduzidas pelas empresas que se organizam estrategicamente, minimizando os seus prováveis impactos; a análise e o monitoramento do mercado quantificam as receitas que a organização obterá em relação às estratégias adotadas; a perspectiva estratégica dá a vantagem competitiva essencial para que a empresa seja a líder no segmento de mercado em que atua; e uma empresa que se organiza estrategicamente não passa por intervenções decorrentes das forças externas que atuam no macroambiente.​​​​​​​​​​​​​​
Resposta correta.
C. 
a análise e o monitoramento do mercado quantificam as receitas que a organização obterá em relação às estratégias adotadas.
A organização que se estabelece estrategicamente pode transformar ameaças em oportunidades. Assim, de acordo com esse ponto de vista e com base em Oliveira (2015), é possível verificar que: as forças ambientais tornam-se controláveis mesmo quando elas não são antecipadas; as turbulências do mercado são reduzidas pelas empresas que se organizam estrategicamente, minimizando os seus prováveis impactos; a análise e o monitoramento do mercado quantificam as receitas que a organização obterá em relação às estratégias adotadas; a perspectiva estratégica dá a vantagem competitiva essencial para que a empresa seja a líder no segmento de mercado em que atua; e uma empresa que se organiza estrategicamente não passa por intervenções decorrentes das forças externas que atuam no macroambiente.​​​​​​​​​​​​​​
Resposta incorreta.
D. 
a perspectiva estratégica não traz uma vantagem competitiva prioritária, desenvolvendo ações retardatárias para a empresa.
A organização que se estabelece estrategicamente pode transformar ameaças em oportunidades. Assim, de acordo com esse ponto de vista e com base em Oliveira (2015), é possível verificar que: as forças ambientais tornam-se controláveis mesmo quando elas não são antecipadas; as turbulências do mercado são reduzidas pelas empresas que se organizam estrategicamente, minimizando os seus prováveis impactos; a análise e o monitoramento do mercado quantificam as receitas que a organização obterá em relação às estratégias adotadas; a perspectiva estratégica dá a vantagem competitiva essencial para que a empresa seja a líder no segmento de mercado em que atua; e uma empresa que se organiza estrategicamente não passa por intervenções decorrentes das forças externas que atuam no macroambiente.​​​​​​​​​​​​​​
Resposta incorreta.
E. 
uma empresa que não se organiza estrategicamente não passa por intervenções externas, somente por ações internas.
A organização que se estabelece estrategicamente pode transformar ameaças em oportunidades. Assim, de acordo com esse ponto de vista e com base em Oliveira (2015), é possível verificar que: as forças ambientais tornam-se controláveis mesmo quando elas não são antecipadas; as turbulências do mercado são reduzidas pelas empresas que se organizam estrategicamente, minimizando os seus prováveis impactos; a análise e o monitoramento do mercado quantificam as receitas que a organização obterá em relação às estratégias adotadas; a perspectiva estratégica dá a vantagem competitiva essencial para que a empresa seja a líder no segmento de mercado em que atua; e uma empresa que se organiza estrategicamente não passa por intervenções decorrentes das forças externas que atuam no macroambiente.
5. 
A principal atribuição da matriz SWOT é:
Resposta incorreta.
A. 
sanar as deficiências internas da organização.
Para a realização de análises das variáveis controláveis e incontroláveis da estratégia, uma das ferramentas mais utilizadas é a matriz SWOT. Conforme Silva (2013), sua principal atribuição é determinar a habilidadede uma organização em lidar com seu ambiente interno e externo.​​​​​​​​​​​​​​
Você acertou!
B. 
determinar a habilidade de uma organização em lidar com seus ambientes interno e externo.
Para a realização de análises das variáveis controláveis e incontroláveis da estratégia, uma das ferramentas mais utilizadas é a matriz SWOT. Conforme Silva (2013), sua principal atribuição é determinar a habilidade de uma organização em lidar com seu ambiente interno e externo.​​​​​​​​​​​​​​
Resposta incorreta.
C. 
identificar gestores internos que identifiquem no mercado o domínio da empresa.
Para a realização de análises das variáveis controláveis e incontroláveis da estratégia, uma das ferramentas mais utilizadas é a matriz SWOT. Conforme Silva (2013), sua principal atribuição é determinar a habilidade de uma organização em lidar com seu ambiente interno e externo.​​​​​​​​​​​​​​
Resposta incorreta.
D. 
priorizar estratégias retroativas, as quais avaliem a logística do macroambiente.
Para a realização de análises das variáveis controláveis e incontroláveis da estratégia, uma das ferramentas mais utilizadas é a matriz SWOT. Conforme Silva (2013), sua principal atribuição é determinar a habilidade de uma organização em lidar com seu ambiente interno e externo.​​​​​​​​​​​​​​
Resposta incorreta.
E. 
avaliar ações externas à organização, dentre as quais se destacam os fatores econômicos, políticos, tecnológicos e ambientais.
Para a realização de análises das variáveis controláveis e incontroláveis da estratégia, uma das ferramentas mais utilizadas é a matriz SWOT. Conforme Silva (2013), sua principal atribuição é determinar a habilidade de uma organização em lidar com seu ambiente interno e externo.
1. 
Posicionar estrategicamente envolve a ação de desenvolver a oferta e a imagem da empresa, de forma que ocupe uma posição competitiva distinta e de significância na mente dos consumidores-alvo. Com base nessa compreensão, está correto afirmar que:
Resposta incorreta.
A. 
o posicionamento por concorrentes está relacionado a posicionar-se como o melhor produto para um determinado uso ou aplicação que o concorrente.
Está correto afirmar que o posicionamento por benefícios diz respeito a posicionar-se como líder em certo benefício proporcionado pelo produto. Relembrando – as organizações podem posicionar sua oferta (produto) de várias maneiras, como:
por atributos – posicionando-se por características que que sejam específicas do produto (ex.: tamanho, desempenho, etc.).
por benefícios – posicionando-se como líder em certo benefício proporcionado pelo produto (ex.: faz emagrecer, reduz cáries).
por ocasiões de uso – posicionando-se como o melhor produto para algum uso ou aplicação (cerveja bock: a cerveja do inverno).
por usuário – posicionando-se como o melhor para algum grupo de usuários.
por concorrentes – posicionando-se comparativamente com outra empresa, alegando que o produto é melhor do que o do concorrente.
por preço ou qualidade – posicionando-se como o que oferece melhor valor.
Resposta incorreta.
B. 
o posicionamento por usuário diz respeito a posicionar-se comparativamente com outra empresa e seus usuários.
a. Está correto afirmar que o posicionamento por benefícios diz respeito a posicionar-se como líder em certo benefício proporcionado pelo produto. Relembrando – as organizações podem posicionar sua oferta (produto) de várias maneiras, como:
por atributos – posicionando-se por características que que sejam específicas do produto (ex.: tamanho, desempenho, etc.).
por benefícios – posicionando-se como líder em certo benefício proporcionado pelo produto (ex.: faz emagrecer, reduz cáries).
por ocasiões de uso – posicionando-se como o melhor produto para algum uso ou aplicação (cerveja bock: a cerveja do inverno).
por usuário – posicionando-se como o melhor para algum grupo de usuários.
por concorrentes – posicionando-se comparativamente com outra empresa, alegando que o produto é melhor do que o do concorrente.
por preço ou qualidade – posicionando-se como o que oferece melhor valor.
Você acertou!
C. 
o posicionamento por benefícios diz respeito a posicionar-se como líder de certo benefício proporcionado pelo produto.
Está correto afirmar que o posicionamento por benefícios diz respeito a posicionar-se como líder em certo benefício proporcionado pelo produto. Relembrando – as organizações podem posicionar sua oferta (produto) de várias maneiras, como:
por atributos – posicionando-se por características que que sejam específicas do produto (ex.: tamanho, desempenho, etc.).
por benefícios – posicionando-se como líder em certo benefício proporcionado pelo produto (ex.: faz emagrecer, reduz cáries).
por ocasiões de uso – posicionando-se como o melhor produto para algum uso ou aplicação (cerveja bock: a cerveja do inverno).
por usuário – posicionando-se como o melhor para algum grupo de usuários.
por concorrentes – posicionando-se comparativamente com outra empresa, alegando que o produto é melhor do que o do concorrente.
por preço ou qualidade – posicionando-se como o que oferece melhor valor.
Resposta incorreta.
D. 
o posicionamento por atributos refere-se a posicionar-se como o que oferece o melhor valor.
Está correto afirmar que o posicionamento por benefícios diz respeito a posicionar-se como líder em certo benefício proporcionado pelo produto. Relembrando – as organizações podem posicionar sua oferta (produto) de várias maneiras, como:
por atributos – posicionando-se por características que que sejam específicas do produto (ex.: tamanho, desempenho, etc.).
por benefícios – posicionando-se como líder em certo benefício proporcionado pelo produto (ex.: faz emagrecer, reduz cáries).
por ocasiões de uso – posicionando-se como o melhor produto para algum uso ou aplicação (cerveja bock: a cerveja do inverno).
por usuário – posicionando-se como o melhor para algum grupo de usuários.
por concorrentes – posicionando-se comparativamente com outra empresa, alegando que o produto é melhor do que o do concorrente.
por preço ou qualidade – posicionando-se como o que oferece melhor valor.
Resposta incorreta.
E. 
o posicionamento por ocasiões de uso refere-se a posicionar-se de acordo com características específicas do produto.
Está correto afirmar que o posicionamento por benefícios diz respeito a posicionar-se como líder em certo benefício proporcionado pelo produto. Relembrando – as organizações podem posicionar sua oferta (produto) de várias maneiras, como:
por atributos – posicionando-se por características que que sejam específicas do produto (ex.: tamanho, desempenho, etc.).
por benefícios – posicionando-se como líder em certo benefício proporcionado pelo produto (ex.: faz emagrecer, reduz cáries).
por ocasiões de uso – posicionando-se como o melhor produto para algum uso ou aplicação (cerveja bock: a cerveja do inverno).
por usuário – posicionando-se como o melhor para algum grupo de usuários.
por concorrentes – posicionando-se comparativamente com outra empresa, alegando que o produto é melhor do que o do concorrente.
por preço ou qualidade – posicionando-se como o que oferece melhor valor.
2. 
As estratégias genéricas competitivas representam alternativas para que as organizações consigam defender as forças competitivas que permeiam o seu ambiente de negócio. A estratégia que tem foco no custo baixo para conquistar clientes sensíveis ao preço é a estratégia de:
Resposta incorreta.
A. 
enfoque.
A liderança em custo total busca alcançar o menor custo possível por meio da utilização de políticas e processos que dirijam a organização para suas atividades-fins. Para tanto, é necessário contar com uma grande capacidade instalada de forma que seja possível atender a elevadas demandas, o que traz economias de escala e redução de custo em virtude da experiência adquirida. O foco dessa estratégia está no custo baixo para que se possa conquistar clientes sensíveis ao preço. Ser líder em custo também aumenta o poder de negociação, além de margens altas de lucro, que compensam prejuízos e viabilizam investimentos.
Respostaincorreta.
B. 
diferenciação.
A liderança em custo total busca alcançar o menor custo possível por meio da utilização de políticas e processos que dirijam a organização para suas atividades-fins. Para tanto, é necessário contar com uma grande capacidade instalada de forma que seja possível atender a elevadas demandas, o que traz economias de escala e redução de custo em virtude da experiência adquirida. O foco dessa estratégia está no custo baixo para que se possa conquistar clientes sensíveis ao preço. Ser líder em custo também aumenta o poder de negociação, além de margens altas de lucro, que compensam prejuízos e viabilizam investimentos.
Você acertou!
C. 
liderança em custo total.
A liderança em custo total busca alcançar o menor custo possível por meio da utilização de políticas e processos que dirijam a organização para suas atividades-fins. Para tanto, é necessário contar com uma grande capacidade instalada de forma que seja possível atender a elevadas demandas, o que traz economias de escala e redução de custo em virtude da experiência adquirida. O foco dessa estratégia está no custo baixo para que se possa conquistar clientes sensíveis ao preço. Ser líder em custo também aumenta o poder de negociação, além de margens altas de lucro, que compensam prejuízos e viabilizam investimentos.
Resposta incorreta.
D. 
desenvolvimento de mercado.
A liderança em custo total busca alcançar o menor custo possível por meio da utilização de políticas e processos que dirijam a organização para suas atividades-fins. Para tanto, é necessário contar com uma grande capacidade instalada de forma que seja possível atender a elevadas demandas, o que traz economias de escala e redução de custo em virtude da experiência adquirida. O foco dessa estratégia está no custo baixo para que se possa conquistar clientes sensíveis ao preço. Ser líder em custo também aumenta o poder de negociação, além de margens altas de lucro, que compensam prejuízos e viabilizam investimentos.
Resposta incorreta.
E. 
desenvolvimento de produto.
A liderança em custo total busca alcançar o menor custo possível por meio da utilização de políticas e processos que dirijam a organização para suas atividades-fins. Para tanto, é necessário contar com uma grande capacidade instalada de forma que seja possível atender a elevadas demandas, o que traz economias de escala e redução de custo em virtude da experiência adquirida. O foco dessa estratégia está no custo baixo para que se possa conquistar clientes sensíveis ao preço. Ser líder em custo também aumenta o poder de negociação, além de margens altas de lucro, que compensam prejuízos e viabilizam investimentos.
3. 
Para obter vantagem competitiva, uma organização deve adotar e empreender táticas específicas com escopo definido para alcançar o objetivo. A vantagem competitiva surge a partir de:
Resposta incorreta.
A. 
oferta de preços similar aos da concorrência por benefícios equivalentes.
A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa. O valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, e o valor superior provém da oferta de preços mais baixos do que os da concorrência por benefícios equivalentes ou do financiamento de benefícios singulares que mais do que compensam um preço mais alto. 
Você acertou!
B. 
valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa.
A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa. O valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, e o valor superior provém da oferta de preços mais baixos do que os da concorrência por benefícios equivalentes ou do financiamento de benefícios singulares que mais do que compensam um preço mais alto. 
Resposta incorreta.
C. 
utilização de políticas e processos que conduzam a um modelo de estratégia rígido ou inalterável.
A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa. O valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, e o valor superior provém da oferta de preços mais baixos do que os da concorrência por benefícios equivalentes ou do financiamento de benefícios singulares que mais do que compensam um preço mais alto. 
Resposta incorreta.
D. 
viabilização de condições para que a organização consiga, simultaneamente, responder a todas as demandas, de todos os segmentos de mercado.
A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa. O valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, e o valor superior provém da oferta de preços mais baixos do que os da concorrência por benefícios equivalentes ou do financiamento de benefícios singulares que mais do que compensam um preço mais alto. 
Resposta incorreta.
E. 
análise do grau de atividade de um determinado setor.
A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma empresa consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação pela empresa. O valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, e o valor superior provém da oferta de preços mais baixos do que os da concorrência por benefícios equivalentes ou do financiamento de benefícios singulares que mais do que compensam um preço mais alto. 
4. 
Uma contribuição significativa ao desenho e potencial das estratégias foi proporcionada em 1965 por Igor Ansoff, com a proposta de ferramenta de análise e definições de estratégias: a Matriz de Ansoff. Essa matriz é aplicada contemplando quatro quadrantes (estratégias) distintos. Assinale a alternativa que apresenta essas estratégias.
Resposta incorreta.
A. 
Desenvolvimento de produto, desenvolvimento de pessoas, desenvolvimento de mercado e penetração de mercado.
A Matriz de Ansoff contempla quarto (quadrantes) estratégias distintas, a saber:
Penetração de mercado – constitui a estratégia mais tradicional das organizações, em que o objetivo é a maximização da participação no mercado (aumentando as vendas nos mercados em que a organização já atua, com produtos existentes).
Desenvolvimento de mercado – refere-se à estratégia de atingir novos mercados, buscando comercializar produtos atuais em novos mercados, com novas missões.
Desenvolvimento de produto – diz respeito à opção estratégica de desenvolver os produtos, com a criação de novos produtos ou novas linhas de produtos, para vender nos mercados em que a organização já opera.
Diversificacão – implica a estratégia da criação de novos produtos para serem comercializados em novos mercados (ANSOFF, 1990).
Resposta incorreta.
B. 
Penetração de mercado, desenvolvimento de unidades de negócios, diversificação e desenvolvimento de produto.
A Matriz de Ansoff contempla quarto (quadrantes) estratégias distintas, a saber:
Penetração de mercado – constitui a estratégia mais tradicional das organizações, em que o objetivo é a maximização da participação no mercado (aumentando as vendas nos mercados em que a organização já atua, com produtos existentes).
Desenvolvimento de mercado – refere-se à estratégia de atingir novos mercados, buscando comercializar produtos atuais em novos mercados, com novas missões.
Desenvolvimento de produto – diz respeito à opção estratégica de desenvolver os produtos, com a criação de novos produtos ou novas linhas de produtos, para vender nos mercados em que a organização já opera.
Diversificacão – implica a estratégia da criação de novos produtos para serem comercializados em novos mercados (ANSOFF, 1990).
Você acertou!
C. 
Diversificação, desenvolvimento de produto, penetração de mercado e desenvolvimento de mercado.
A Matriz de Ansoff contempla quarto (quadrantes) estratégias distintas, a saber:
Penetração de mercado – constitui a estratégia mais tradicionaldas organizações, em que o objetivo é a maximização da participação no mercado (aumentando as vendas nos mercados em que a organização já atua, com produtos existentes).
Desenvolvimento de mercado – refere-se à estratégia de atingir novos mercados, buscando comercializar produtos atuais em novos mercados, com novas missões.
Desenvolvimento de produto – diz respeito à opção estratégica de desenvolver os produtos, com a criação de novos produtos ou novas linhas de produtos, para vender nos mercados em que a organização já opera.
Diversificacão – implica a estratégia da criação de novos produtos para serem comercializados em novos mercados (ANSOFF, 1990).
Resposta incorreta.
D. 
Penetração na categoria, desenvolvimento de pessoas, diversificação e comercialização em mercados alternativos.
A Matriz de Ansoff contempla quarto (quadrantes) estratégias distintas, a saber:
Penetração de mercado – constitui a estratégia mais tradicional das organizações, em que o objetivo é a maximização da participação no mercado (aumentando as vendas nos mercados em que a organização já atua, com produtos existentes).
Desenvolvimento de mercado – refere-se à estratégia de atingir novos mercados, buscando comercializar produtos atuais em novos mercados, com novas missões.
Desenvolvimento de produto – diz respeito à opção estratégica de desenvolver os produtos, com a criação de novos produtos ou novas linhas de produtos, para vender nos mercados em que a organização já opera.
Diversificacão – implica a estratégia da criação de novos produtos para serem comercializados em novos mercados (ANSOFF, 1990).
Resposta incorreta.
E. 
Desenvolvimento de mercado, desenvolvimento de novas missões, maximização da participação no mercado e desenvolvimento de produtos existentes.
A Matriz de Ansoff contempla quarto (quadrantes) estratégias distintas, a saber:
Penetração de mercado – constitui a estratégia mais tradicional das organizações, em que o objetivo é a maximização da participação no mercado (aumentando as vendas nos mercados em que a organização já atua, com produtos existentes).
Desenvolvimento de mercado – refere-se à estratégia de atingir novos mercados, buscando comercializar produtos atuais em novos mercados, com novas missões.
Desenvolvimento de produto – diz respeito à opção estratégica de desenvolver os produtos, com a criação de novos produtos ou novas linhas de produtos, para vender nos mercados em que a organização já opera.
Diversificacão – implica a estratégia da criação de novos produtos para serem comercializados em novos mercados (ANSOFF, 1990).
5. 
Uma organização pode conquistar vantagem competitiva ao oferecer um produto ou serviço exclusivo e único sob algum aspecto valorizado pelos clientes atuais e potenciais. Que tipo de estratégia descreve essa situação?
Resposta incorreta.
A. 
Estratégia de estabilidade.
A diferenciação é a estratégia que busca diferenciar a oferta da organização das ofertas dos concorrentes. Trata-se de atender um número menor de clientes, de maneira mais personalizada, de forma a obter retornos acima da media para defender sua posição competitiva.
Resposta incorreta.
B. 
Estratégia de crescimento.
A diferenciação é a estratégia que busca diferenciar a oferta da organização das ofertas dos concorrentes. Trata-se de atender um número menor de clientes, de maneira mais personalizada, de forma a obter retornos acima da media para defender sua posição competitiva.
Resposta incorreta.
C. 
Estratégia de concentração.
A diferenciação é a estratégia que busca diferenciar a oferta da organização das ofertas dos concorrentes. Trata-se de atender um número menor de clientes, de maneira mais personalizada, de forma a obter retornos acima da media para defender sua posição competitiva.
Resposta incorreta.
D. 
Estratégia de penetração.
A diferenciação é a estratégia que busca diferenciar a oferta da organização das ofertas dos concorrentes. Trata-se de atender um número menor de clientes, de maneira mais personalizada, de forma a obter retornos acima da media para defender sua posição competitiva.
Você acertou!
E. 
Estratégia de diferenciação.
A diferenciação é a estratégia que busca diferenciar a oferta da organização das ofertas dos concorrentes. Trata-se de atender um número menor de clientes, de maneira mais personalizada, de forma a obter retornos acima da media para defender sua posição competitiva.
1. 
O planejamento estratégico mostra ser um “braço” importante no desenvolvimento da administração de uma empresa. Por meio dele, diversas ferramentas são apresentadas no decorrer da sua construção; uma delas é a Matriz BCG, criada, desenvolvida e elaborada por consultores e estudiosos da Administração do Boston Consulting Group. Quem foram eles e qual é o principal objetivo do uso da Matriz BCG para uma Organização?
Resposta incorreta.
A. 
Criada por Philip Kotler, pai do Marketing, e por William W. Wommack, da Mead Corporation, desenvolvida por Alan J. Zakon do Boston Consulting Group (BCG) e elaborada por Bruce Henderson, também do BCG, teve como principal objetivo dar instrumentos de criação de novas campanhas publicitárias de Marketing para implementação imediata na alavancagem dos produtos/serviços diagnosticados com baixa lucratividade, utilizando-se da melhor estratégia daquele momento, demonstrada graficamente.
Alan J. Zakon, William W. Wommack, Bany Redby e Bruce Henderson foram estrategistas de grande relevância no entendimento do mercado para ações internas da empresa, na observação do desempenho dos seus produtos, do ciclo de vida e da importância para o portfólio, em toda sua trajetória, de forma continuada, quanto a um olhar externo na comparação e na busca de uma vantagem competitiva.
Peter Drucker e Philip Kotler foram estudiosos da Administração Moderna, sendo grandes referências até os dias atuais, em suas abordagens da base conceitual da Administração e de ferramentas de Marketing para o planejamento organizacional.
Resposta incorreta.
B. 
Criada por Alan J. Zakon e por William W. Wommack, da Mead Corporation, desenvolvida por Bruce Henderson, do Boston Consulting Group (BCG), e elaborada por Peter Drucker, pai da Administração Moderna, teve como principal objetivo dar subsídios consistentes para criação de novos fundos de investimentos para uma alavancagem dos produtos/serviços diagnosticados com baixa lucratividade, utilizando-se de recursos de terceiros por meio de parcerias estratégicas para aquele momento, demonstradas graficamente.
Alan J. Zakon, William W. Wommack, Bany Redby e Bruce Henderson foram estrategistas de grande relevância no entendimento do mercado para ações internas da empresa, na observação do desempenho dos seus produtos, do ciclo de vida e da importância para o portfólio, em toda sua trajetória, de forma continuada, quanto a um olhar externo na comparação e na busca de uma vantagem competitiva.
Peter Drucker e Philip Kotler foram estudiosos da Administração Moderna, sendo grandes referências até os dias atuais, em suas abordagens da base conceitual da Administração e de ferramentas de Marketing para o planejamento organizacional.
Você acertou!
C. 
Criada por Alan J. Zakon, do BCG, e por William W. Wommack, da Mead Corporation, desenvolvida por Bany Hedby, do BCG, e elaborada por Bruce Henderson, também do BCG, teve como principal objetivo facilitar o entendimento para a gestão, por meio de um diagnóstico preciso e respaldado em dados reais, de como se encontrava o ciclo de vida de seus produtos/serviços quanto à sua participação no mercado, crescimento a avaliação de desempenho deles, para o desenvolvimento da melhor estratégia naquele momento, demonstrada graficamente.
Alan J. Zakon, William W. Wommack, Bany Redby e Bruce Henderson foram estrategistas de grande relevância no entendimento do mercado para ações internas da empresa, na observação do desempenho dos seus produtos, do ciclo de vida e da importância para o portfólio, em toda sua trajetória, de forma continuada, quanto a um olhar externo na comparação e na busca de uma vantagem competitiva.Peter Drucker e Philip Kotler foram estudiosos da Administração Moderna, sendo grandes referências até os dias atuais, em suas abordagens da base conceitual da Administração e de ferramentas de Marketing para o planejamento organizacional.
Resposta incorreta.
D. 
Criada por Alan J. Zakon, do BCG, e por William W. Wommack, da Mead Corporation, desenvolvida por Peter Drucker, pai da Administração Moderna, e elaborada por Philip Kotler, pai do Marketing, teve como principal objetivo utilizar todo o conhecimento e capacidade técnica desses grandes estudiosos, para formatar um conjunto de ações defensivas na abordagem estratégica e competitiva de todo portfólio de produtos/serviços da empresa, em prol de um constante crescimento na participação no mercado de todos eles, demonstrado graficamente.
Alan J. Zakon, William W. Wommack, Bany Redby e Bruce Henderson foram estrategistas de grande relevância no entendimento do mercado para ações internas da empresa, na observação do desempenho dos seus produtos, do ciclo de vida e da importância para o portfólio, em toda sua trajetória, de forma continuada, quanto a um olhar externo na comparação e na busca de uma vantagem competitiva.
Peter Drucker e Philip Kotler foram estudiosos da Administração Moderna, sendo grandes referências até os dias atuais, em suas abordagens da base conceitual da Administração e de ferramentas de Marketing para o planejamento organizacional.
Resposta incorreta.
E. 
Criada por Alan J. Zakon, do BCG, e por William W. Wommack, da Mead Corporation, desenvolvida por Bany Hedby, do BCG, e elaborada por Bruce Henderson, também do BCG, teve como principal objetivo facilitar o entendimento para a gestão, para as estratégias que seriam desenvolvidas por meio do diagnóstico dos seus produtos/serviços nos últimos anos e da análise da concorrência, evidenciada em cortes de custos e na aquisição de parceiros de negócios, demonstrada graficamente.
Alan J. Zakon, William W. Wommack, Bany Redby e Bruce Henderson foram estrategistas de grande relevância no entendimento do mercado para ações internas da empresa, na observação do desempenho dos seus produtos, do ciclo de vida e da importância para o portfólio, em toda sua trajetória, de forma continuada, quanto a um olhar externo na comparação e na busca de uma vantagem competitiva.
Peter Drucker e Philip Kotler foram estudiosos da Administração Moderna, sendo grandes referências até os dias atuais, em suas abordagens da base conceitual da Administração e de ferramentas de Marketing para o planejamento organizacional.
2. 
A Matriz BCG traz em seus fundamentos a observação dos seus produtos/serviços quanto à análise no mercado, considerando o ciclo de vida deles e como um auxílio para tomada de decisão da alta gestão. Dessa forma, verifica-se que a BCG pode ser reconhecida como uma matriz que demonstra características próprias em seu objeto de trabalho, podendo também ser chamada de:
Resposta incorreta.
A. 
Matriz de Harvest.
A Matriz BCG faz um diagnóstico dos produtos/serviços da organização em relação ao mercado, seu crescimento e sua participação. É uma ferramenta importante para o desenvolvimento da estratégia corporativa. Executado esse mapeamento do negócio, são traçadas as estratégias Build, Hold, Harvest e de desinvestimento, a fim de ampliar sua vantagem competitiva.
Você acertou!
B. 
Matriz de Crescimento ou Participação.
A Matriz BCG faz um diagnóstico dos produtos/serviços da organização em relação ao mercado, seu crescimento e sua participação. É uma ferramenta importante para o desenvolvimento da estratégia corporativa. Executado esse mapeamento do negócio, são traçadas as estratégias Build, Hold, Harvest e de desinvestimento, a fim de ampliar sua vantagem competitiva.
Resposta incorreta.
C. 
Matriz de Build.
A Matriz BCG faz um diagnóstico dos produtos/serviços da organização em relação ao mercado, seu crescimento e sua participação. É uma ferramenta importante para o desenvolvimento da estratégia corporativa. Executado esse mapeamento do negócio, são traçadas as estratégias Build, Hold, Harvest e de desinvestimento, a fim de ampliar sua vantagem competitiva.
Resposta incorreta.
D. 
Matriz de Hold.
A Matriz BCG faz um diagnóstico dos produtos/serviços da organização em relação ao mercado, seu crescimento e sua participação. É uma ferramenta importante para o desenvolvimento da estratégia corporativa. Executado esse mapeamento do negócio, são traçadas as estratégias Build, Hold, Harvest e de desinvestimento, a fim de ampliar sua vantagem competitiva.
Resposta incorreta.
E. 
Matriz de Desinvestimento.
A Matriz BCG faz um diagnóstico dos produtos/serviços da organização em relação ao mercado, seu crescimento e sua participação. É uma ferramenta importante para o desenvolvimento da estratégia corporativa. Executado esse mapeamento do negócio, são traçadas as estratégias Build, Hold, Harvest e de desinvestimento, a fim de ampliar sua vantagem competitiva.
3. 
A Matriz BCG é constituída de quatro grupos que se apresentam como possíveis combinações de participação e de crescimento no mercado, representada pelos tipos/espécies de produtos/serviços que compõem a carteira de negócios da empresa. Como são chamados esses grupos e qual é a característica principal de cada um deles?
Você não acertou!
A. 
Círculos: representam as vendas dos produtos/negócios da empresa.
Estrelas: produtos bem-sucedidos, líder de mercado em rápida expansão.
Vacas leiteiras: produtos geradores de caixa em fase de maturação do seu ciclo de vida.
Abacaxis: são produtos em declínio ou com baixo crescimento.
A Matriz BCG demonstra graficamente como são compostos os produtos/negócios da empresa, por meio de sua participação no mercado, em cada quadrante, em seus grupos.
Pontos de interrogação: composto de produtos que fazem parte de um nicho de mercado ou mercado novo, em fase de crescimento.
Estrelas: geram boa rentabilidade e têm grande potencial de crescimento.
Vacas leiteiras: seus produtos têm mercado consolidado e com uma participação contínua neste.
Abacaxis: esses produtos geram baixos lucros ou até perdas para a empresa.
Resposta incorreta.
B. 
Pontos de interrogação: produtos inovadores e bem-sucedidos.
Estrelas: são produtos líderes de mercado em rápida expansão.
Vacas leiteiras: produtos geradores de caixa em fase de maturação do seu ciclo de vida.
Círculos: representam as vendas dos produtos/negócios da empresa.
A Matriz BCG demonstra graficamente como são compostos os produtos/negócios da empresa, por meio de sua participação no mercado, em cada quadrante, em seus grupos.
Pontos de interrogação: composto de produtos que fazem parte de um nicho de mercado ou mercado novo, em fase de crescimento.
Estrelas: geram boa rentabilidade e têm grande potencial de crescimento.
Vacas leiteiras: seus produtos têm mercado consolidado e com uma participação contínua neste.
Abacaxis: esses produtos geram baixos lucros ou até perdas para a empresa.
Resposta incorreta.
C. 
Pontos de interrogação: são produtos inovadores.
Círculos: representam as vendas dos produtos/negócios da empresa.
Vacas leiteiras: produtos geradores de caixa em fase de maturação do seu ciclo de vida.
Abacaxis: são produtos em declínio ou com baixo crescimento.
A Matriz BCG demonstra graficamente como são compostos os produtos/negócios da empresa, por meio de sua participação no mercado, em cada quadrante, em seus grupos.
Pontos de interrogação: composto de produtos que fazem parte de um nicho de mercado ou mercado novo, em fase de crescimento.
Estrelas: geram boa rentabilidade e têm grande potencial de crescimento.
Vacas leiteiras: seus produtos têm mercado consolidado e com uma participação contínua neste.
Abacaxis: esses produtos geram baixos lucros ou até perdas para a empresa.
Resposta incorreta.
D. 
Pontos de interrogação: são produtos inovadores.
Estrelas: produtos bem-sucedidos, líder de mercado em rápida expansão.
Círculos: representam as vendas dos produtos/negócios da empresa.
Abacaxis: são produtos em declínio ou com baixocrescimento.
A Matriz BCG demonstra graficamente como são compostos os produtos/negócios da empresa, por meio de sua participação no mercado, em cada quadrante, em seus grupos.
Pontos de interrogação: composto de produtos que fazem parte de um nicho de mercado ou mercado novo, em fase de crescimento.
Estrelas: geram boa rentabilidade e têm grande potencial de crescimento.
Vacas leiteiras: seus produtos têm mercado consolidado e com uma participação contínua neste.
Abacaxis: esses produtos geram baixos lucros ou até perdas para a empresa.
Resposta correta.
E. 
Pontos de interrogação: são produtos inovadores.
Estrelas: produtos bem-sucedidos, líder de mercado em rápida expansão.
Vacas leiteiras: produtos geradores de caixa em fase de maturação do seu ciclo de vida.
Abacaxis: são produtos em declínio ou com baixo crescimento.
A Matriz BCG demonstra graficamente como são compostos os produtos/negócios da empresa, por meio de sua participação no mercado, em cada quadrante, em seus grupos.
Pontos de interrogação: composto de produtos que fazem parte de um nicho de mercado ou mercado novo, em fase de crescimento.
Estrelas: geram boa rentabilidade e têm grande potencial de crescimento.
Vacas leiteiras: seus produtos têm mercado consolidado e com uma participação contínua neste.
Abacaxis: esses produtos geram baixos lucros ou até perdas para a empresa.
4. 
A Matriz BCG proporciona um mapeamento do desenvolvimento dos produtos/serviços e sua lucratividade. Feito um diagnóstico de toda a participação no mercado, é construído um plano de ação onde são traçadas estratégias, para a ampliação da vantagem competitiva de seu portfólio. Quais são essas estratégias e seus propósitos?
Resposta incorreta.
A. 
Estratégia vertical: tem como propósito a ascendência do produto/serviço, investindo exclusivamente em um único produto, como carro-chefe daquela empresa.
Estratégia Hold: tem o propósito de manter a participação no mercado.
Estratégia Harvest: tem como propósito extrair, colher investimento de outro produto que tenha pouca expectativa de crescimento para ser investido em produtos de melhor potencial.
Desinvestir: tem como propósito extinguir a produção de um produto ou desinvestir em um produto/serviço.
A estratégia de criar participação de mercado (Build) visa a aumentar a lucratividade, identificando produtos/serviços pontos de interrogação e, com a forte atuação do Marketing, transformá-los em estrelas.
A estratégia de manutenção da participação no mercado (Hold) tem como propósito as unidades de negócio classificados como vacas leiteiras.
A estratégia de extração de dinheiro de um produto (Harvest) tem como propósito a redução da sua participação no mercado para investir em produtos estrela.
A estratégia de interrupção da produção de um produto, a partir da sua venda ou término de investimento nele (desinvestir), tem o propósito de que o dinheiro adquirido com ele seja reinvestido em produtos estrela.
Resposta incorreta.
B. 
Estratégia horizontal: tem como propósito evidenciar e estimular a taxa de crescimento de determinado produto/serviço.
Estratégia Hold: tem o propósito de manter a participação no mercado.
Estratégia Harvest: tem como propósito extrair, colher investimento de outro produto que tenha pouca expectativa de crescimento para ser investido em produtos de melhor potencial.
Desinvestir: tem como propósito extinguir a produção de um produto ou desinvestir em um produto/serviço.
A estratégia de criar participação de mercado (Build) visa a aumentar a lucratividade, identificando produtos/serviços pontos de interrogação e, com a forte atuação do Marketing, transformá-los em estrelas.
A estratégia de manutenção da participação no mercado (Hold) tem como propósito as unidades de negócio classificados como vacas leiteiras.
A estratégia de extração de dinheiro de um produto (Harvest) tem como propósito a redução da sua participação no mercado para investir em produtos estrela.
A estratégia de interrupção da produção de um produto, a partir da sua venda ou término de investimento nele (desinvestir), tem o propósito de que o dinheiro adquirido com ele seja reinvestido em produtos estrela.
Resposta incorreta.
C. 
Estratégia Build: tem como propósito criar a participação no mercado do produto/serviço, tornando-o líder.
Estratégia Hold: tem o propósito de manter a participação no mercado.
Estratégia Exclusiva: tem como propósito excluir produtos vacas leiteiras e investir apenas em produtos estrelas.
Desinvestir: tem como propósito extinguir a produção de um produto ou desinvestir em um produto/serviço.
A estratégia de criar participação de mercado (Build) visa a aumentar a lucratividade, identificando produtos/serviços pontos de interrogação e, com a forte atuação do Marketing, transformá-los em estrelas.
A estratégia de manutenção da participação no mercado (Hold) tem como propósito as unidades de negócio classificados como vacas leiteiras.
A estratégia de extração de dinheiro de um produto (Harvest) tem como propósito a redução da sua participação no mercado para investir em produtos estrela.
A estratégia de interrupção da produção de um produto, a partir da sua venda ou término de investimento nele (desinvestir), tem o propósito de que o dinheiro adquirido com ele seja reinvestido em produtos estrela.
Você acertou!
D. 
Estratégia Build: tem como propósito criar a participação no mercado do produto/serviço, tornando-o líder.
Estratégia Hold: tem o propósito de manter a participação no mercado.
Estratégia Harvest: tem como propósito extrair, colher investimento de outro produto que tenha pouca expectativa de crescimento para ser investido em produtos de melhor potencial.
Desinvestir: tem como propósito extinguir a produção de um produto ou desinvestir em um produto/serviço.
A estratégia de criar participação de mercado (Build) visa a aumentar a lucratividade, identificando produtos/serviços pontos de interrogação e, com a forte atuação do Marketing, transformá-los em estrelas.
A estratégia de manutenção da participação no mercado (Hold) tem como propósito as unidades de negócio classificados como vacas leiteiras.
A estratégia de extração de dinheiro de um produto (Harvest) tem como propósito a redução da sua participação no mercado para investir em produtos estrela.
A estratégia de interrupção da produção de um produto, a partir da sua venda ou término de investimento nele (desinvestir), tem o propósito de que o dinheiro adquirido com ele seja reinvestido em produtos estrela.
Resposta incorreta.
E. 
Estratégia Build: tem como propósito criar a participação no mercado do produto/serviço, tornando-o líder.
Estratégia Hold: tem o propósito de manter a participação no mercado.
Estratégia Harvest: tem como propósito extrair, colher investimento de outro produto que tenha pouca expectativa de crescimento para ser investido em produtos de melhor potencial.
Estratégia de Absorção Produtiva: tem como propósito absorver todo o prejuízo de um produto abacaxi, investir capital em Marketing para sua alavancagem nas vendas.
A estratégia de criar participação de mercado (Build) visa a aumentar a lucratividade, identificando produtos/serviços pontos de interrogação e, com a forte atuação do Marketing, transformá-los em estrelas.
A estratégia de manutenção da participação no mercado (Hold) tem como propósito as unidades de negócio classificados como vacas leiteiras.
A estratégia de extração de dinheiro de um produto (Harvest) tem como propósito a redução da sua participação no mercado para investir em produtos estrela.
A estratégia de interrupção da produção de um produto, a partir da sua venda ou término de investimento nele (desinvestir), tem o propósito de que o dinheiro adquirido com ele seja reinvestido em produtos estrela.
5. 
A Matriz BCG foi criada e desenvolvida para instrumentalizar a administração como uma ferramenta de qual área, no auxílio da tomada de decisão?
Você acertou!
A. 
Planejamento estratégico.
A administração, desde a sua composição, foi fundamentada no desenvolvimento organizacional,tendo a organização, os controles, a coordenação das equipes e o planejamento como pilares de trabalho. A Matriz BCG propõe o diagnóstico da organização em relação ao mercado, como uma das ferramentas de insights no desenvolvimento da estratégia corporativa. A gestão financeira é de grande importância para que tudo seja executado eficazmente, e os controles administrativos são fundamentais para o bom andamento processual da empresa. O formato da estrutura funcional auxilia diretamente na percepção dela frente a sua cultura organizacional, assim como sua visão externa, junto aos seu concorrentes. A gestão do capital humano demonstra a sua forma de se apresentar ao mercado, bem como de apresentar sua eficiência e eficácia nos produtos que compõem seu portfólio.
Resposta incorreta.
B. 
Gestão financeira.
A administração, desde a sua composição, foi fundamentada no desenvolvimento organizacional, tendo a organização, os controles, a coordenação das equipes e o planejamento como pilares de trabalho. A Matriz BCG propõe o diagnóstico da organização em relação ao mercado, como uma das ferramentas de insights no desenvolvimento da estratégia corporativa. A gestão financeira é de grande importância para que tudo seja executado eficazmente, e os controles administrativos são fundamentais para o bom andamento processual da empresa. O formato da estrutura funcional auxilia diretamente na percepção dela frente a sua cultura organizacional, assim como sua visão externa, junto aos seu concorrentes. A gestão do capital humano demonstra a sua forma de se apresentar ao mercado, bem como de apresentar sua eficiência e eficácia nos produtos que compõem seu portfólio.
Resposta incorreta.
C. 
Controles administrativos.
A administração, desde a sua composição, foi fundamentada no desenvolvimento organizacional, tendo a organização, os controles, a coordenação das equipes e o planejamento como pilares de trabalho. A Matriz BCG propõe o diagnóstico da organização em relação ao mercado, como uma das ferramentas de insights no desenvolvimento da estratégia corporativa. A gestão financeira é de grande importância para que tudo seja executado eficazmente, e os controles administrativos são fundamentais para o bom andamento processual da empresa. O formato da estrutura funcional auxilia diretamente na percepção dela frente a sua cultura organizacional, assim como sua visão externa, junto aos seu concorrentes. A gestão do capital humano demonstra a sua forma de se apresentar ao mercado, bem como de apresentar sua eficiência e eficácia nos produtos que compõem seu portfólio.
Resposta incorreta.
D. 
Organização estrutural.
A administração, desde a sua composição, foi fundamentada no desenvolvimento organizacional, tendo a organização, os controles, a coordenação das equipes e o planejamento como pilares de trabalho. A Matriz BCG propõe o diagnóstico da organização em relação ao mercado, como uma das ferramentas de insights no desenvolvimento da estratégia corporativa. A gestão financeira é de grande importância para que tudo seja executado eficazmente, e os controles administrativos são fundamentais para o bom andamento processual da empresa. O formato da estrutura funcional auxilia diretamente na percepção dela frente a sua cultura organizacional, assim como sua visão externa, junto aos seu concorrentes. A gestão do capital humano demonstra a sua forma de se apresentar ao mercado, bem como de apresentar sua eficiência e eficácia nos produtos que compõem seu portfólio.
Resposta incorreta.
E. 
Coordenação de pessoal.
A administração, desde a sua composição, foi fundamentada no desenvolvimento organizacional, tendo a organização, os controles, a coordenação das equipes e o planejamento como pilares de trabalho. A Matriz BCG propõe o diagnóstico da organização em relação ao mercado, como uma das ferramentas de insights no desenvolvimento da estratégia corporativa. A gestão financeira é de grande importância para que tudo seja executado eficazmente, e os controles administrativos são fundamentais para o bom andamento processual da empresa. O formato da estrutura funcional auxilia diretamente na percepção dela frente a sua cultura organizacional, assim como sua visão externa, junto aos seu concorrentes. A gestão do capital humano demonstra a sua forma de se apresentar ao mercado, bem como de apresentar sua eficiência e eficácia nos produtos que compõem seu portfólio.
1. 
Sobre os tipos de estruturas organizacionais, podemos afirmar que:
Você não acertou!
A. 
a estrutura linear é aquela em que o empregado se reporta a todos os superiores hierárquicos que estão na linha horizontal superior à da sua posição no organograma.
A estrutura funcional também é conhecida pelo princípio da especialização das funções, colocado em prática quando as funções são decompostas para se tornarem mais fáceis. Cada subordinado se reporta a vários superiores hierárquicos ao mesmo tempo, e cada superior responde apenas pelas suas especialidades. Não é a hierarquia, mas sim a especialidade de cada um que promove as decisões.
Resposta incorreta.
B. 
a estrutura linha-staff surgiu da composição entre os tipos de estrutura por processos e matricial.
A estrutura funcional também é conhecida pelo princípio da especialização das funções, colocado em prática quando as funções são decompostas para se tornarem mais fáceis. Cada subordinado se reporta a vários superiores hierárquicos ao mesmo tempo, e cada superior responde apenas pelas suas especialidades. Não é a hierarquia, mas sim a especialidade de cada um que promove as decisões.
Resposta incorreta.
C. 
a estrutura matricial conta com dois diferentes tipos de gerentes: os divisionais e os funcionais.
A estrutura funcional também é conhecida pelo princípio da especialização das funções, colocado em prática quando as funções são decompostas para se tornarem mais fáceis. Cada subordinado se reporta a vários superiores hierárquicos ao mesmo tempo, e cada superior responde apenas pelas suas especialidades. Não é a hierarquia, mas sim a especialidade de cada um que promove as decisões.
Resposta correta.
D. 
a estrutura linear é aquela em que o empregado é orientado por apenas um superior hierárquico.
A estrutura funcional também é conhecida pelo princípio da especialização das funções, colocado em prática quando as funções são decompostas para se tornarem mais fáceis. Cada subordinado se reporta a vários superiores hierárquicos ao mesmo tempo, e cada superior responde apenas pelas suas especialidades. Não é a hierarquia, mas sim a especialidade de cada um que promove as decisões.
Resposta incorreta.
E. 
a base da estrutura baseada em projetos é o projeto que foi desenvolvido conforme as especificações do superior hierárquico de mais alto nível da organização.
A estrutura funcional também é conhecida pelo princípio da especialização das funções, colocado em prática quando as funções são decompostas para se tornarem mais fáceis. Cada subordinado se reporta a vários superiores hierárquicos ao mesmo tempo, e cada superior responde apenas pelas suas especialidades. Não é a hierarquia, mas sim a especialidade de cada um que promove as decisões.
2. 
Autoridade funcional ou dividida, linhas diretas de comunicação, descentralização das decisões e ênfase na especialização são características de qual tipo de estrutura organizacional?​​​​
Resposta incorreta.
A. 
Estrutura organizacional divisional.
A estrutura funcional também é conhecida pelo princípio da especialização das funções, colocado em prática quando as funções são decompostas para se tornarem mais fáceis. Cada subordinado se reporta a vários superiores hierárquicos ao mesmo tempo, e cada superior responde apenas pelas suas especialidades. Não é a hierarquia, mas sim a especialidade de cada um que promove as decisões.
Resposta incorreta.
B. 
Estrutura organizacional linear.
A estrutura linear lembra a forma de uma pirâmide, representando a responsabilidade entre o superior e seus subordinados. Nesse tipo de estrutura, cada empregado deve receber orientações deapenas um superior. Suas características principais são: autoridade linear e única, linhas formais de comunicação, centralização das decisões nos superiores hierárquicos e aspecto de pirâmide.
Você acertou!
C. 
Estrutura organizacional funcional.
A estrutura linear lembra a forma de uma pirâmide, representando a responsabilidade entre o superior e seus subordinados. Nesse tipo de estrutura, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior. Suas características principais são: autoridade linear e única, linhas formais de comunicação, centralização das decisões nos superiores hierárquicos e aspecto de pirâmide.
Resposta incorreta.
D. 
Estrutura organizacional linha-staff.
A estrutura linear lembra a forma de uma pirâmide, representando a responsabilidade entre o superior e seus subordinados. Nesse tipo de estrutura, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior. Suas características principais são: autoridade linear e única, linhas formais de comunicação, centralização das decisões nos superiores hierárquicos e aspecto de pirâmide.
Resposta incorreta.
E. 
Estrutura organizacional baseada em projetos.
A estrutura linear lembra a forma de uma pirâmide, representando a responsabilidade entre o superior e seus subordinados. Nesse tipo de estrutura, cada empregado deve receber orientações de apenas um superior. Suas características principais são: autoridade linear e única, linhas formais de comunicação, centralização das decisões nos superiores hierárquicos e aspecto de pirâmide.
3. 
Os processos podem ser considerados elementos de integração da organização. Com relação a essa afirmação, é correto dizer que:​​​​​
Resposta incorreta.
A. 
normalmente, os processos organizacionais iniciam e terminam utilizando recursos e atendendo a clientes que pertencem somente a uma área da organização.
É normal que os processos organizacionais iniciem em uma determinada área da organização e terminem em outra área. Eles utilizam recursos que estão dispostos em diferentes lugares da estrutura e atendem a interesses de clientes da organização como um todo.
Você acertou!
B. 
existem processos dentro de uma organização que, para serem concluídos com sucesso, passam por diferentes áreas da estrutura da empresa.
É normal que os processos organizacionais iniciem em uma determinada área da organização e terminem em outra área. Eles utilizam recursos que estão dispostos em diferentes lugares da estrutura e atendem a interesses de clientes da organização como um todo.
Resposta incorreta.
C. 
como normalmente os processos envolvem apenas uma área dentro da organização, entende-se que a empresa forma acordos com o cliente, para que as entregas sejam mais lentas do que o normal.
É normal que os processos organizacionais iniciem em uma determinada área da organização e terminem em outra área. Eles utilizam recursos que estão dispostos em diferentes lugares da estrutura e atendem a interesses de clientes da organização como um todo.
Resposta incorreta.
D. 
a integração dos processos organizacionais gera desconfiança para o gestor, pois ele fica impedido de fundamentar suas decisões nas informações recebidas.
É normal que os processos organizacionais iniciem em uma determinada área da organização e terminem em outra área. Eles utilizam recursos que estão dispostos em diferentes lugares da estrutura e atendem a interesses de clientes da organização como um todo.
Resposta incorreta.
E. 
quando a organização integra seus processos, fica praticamente impossível de ela conseguir identificar problemas, traçar estratégias e minimizar os impactos que acontecem durante a execução dos conjuntos de atividades.
É normal que os processos organizacionais iniciem em uma determinada área da organização e terminem em outra área. Eles utilizam recursos que estão dispostos em diferentes lugares da estrutura e atendem a interesses de clientes da organização como um todo.
4. 
Quanto ao tema estrutura organizacional, marque a alternativa correta.​​​​​
Resposta incorreta.
A. 
As estruturas organizacionais das instituições nunca sofrem alterações depois que são implantadas.
A estrutura organizacional é definida para atingir os objetivos estratégicos da organização e pode sofrer mudanças conforme os rumos do mercado. Além disso, organogramas podem representar graficamente essas estruturas, contudo, de forma simplificada, sem apresentar detalhes sobre as responsabilidades dos colaboradores.
Resposta incorreta.
B. 
A estrutura organizacional é apenas uma forma de descrever os setores de uma instituição e não tem qualquer relação com seus objetivos.
A estrutura organizacional é definida para atingir os objetivos estratégicos da organização e pode sofrer mudanças conforme os rumos do mercado. Além disso, organogramas podem representar graficamente essas estruturas, contudo, de forma simplificada, sem apresentar detalhes sobre as responsabilidades dos colaboradores.
Resposta incorreta.
C. 
Um organograma pode ilustrar a estrutura organizacional de uma instituição porque apresenta todos os detalhes sobre as responsabilidades dos colaboradores de cada setor.
A estrutura organizacional é definida para atingir os objetivos estratégicos da organização e pode sofrer mudanças conforme os rumos do mercado. Além disso, organogramas podem representar graficamente essas estruturas, contudo, de forma simplificada, sem apresentar detalhes sobre as responsabilidades dos colaboradores.
Você acertou!
D. 
A estrutura organizacional de uma instituição está diretamente ligada aos seus objetivos estratégicos, como missão, visão e valores.
A estrutura organizacional é definida para atingir os objetivos estratégicos da organização e pode sofrer mudanças conforme os rumos do mercado. Além disso, organogramas podem representar graficamente essas estruturas, contudo, de forma simplificada, sem apresentar detalhes sobre as responsabilidades dos colaboradores.
Resposta incorreta.
E. 
As estratégias de mercado dificilmente servem de referência para a elaboração e/ou reestruturação das estruturas organizacionais das instituições.
A estrutura organizacional é definida para atingir os objetivos estratégicos da organização e pode sofrer mudanças conforme os rumos do mercado. Além disso, organogramas podem representar graficamente essas estruturas, contudo, de forma simplificada, sem apresentar detalhes sobre as responsabilidades dos colaboradores.
5. 
Marque a alternativa correta em relação aos processos organizacionais.​​​​​
Resposta incorreta.
A. 
Processos organizacionais são atividades automatizadas que são realizadas pelas instituições visando a entregar valor ao cliente.
Um processo organizacional compreende qualquer tipo de tarefa que recebe entradas e produz saídas que representam valor ao cliente interno ou externo. A hierarquia representa os macroprocessos, os subprocessos e as atividades. Suas características envolvem a definição dos objetivos e dos recursos e a execução das atividades, bem como medição, monitoramento e apresentação de resultados.
Resposta incorreta.
B. 
Em um processo organizacional, as entradas se referem aos insumos que serão produzidos e entregues aos clientes internos ou externos.
Um processo organizacional compreende qualquer tipo de tarefa que recebe entradas e produz saídas que representam valor ao cliente interno ou externo. A hierarquia representa os macroprocessos, os subprocessos e as atividades. Suas características envolvem a definição dos objetivos e dos recursos e a execução das atividades, bem como medição, monitoramento e apresentação de resultados.
Resposta incorreta.
C. 
Segundo a hierarquia, os processos organizacionais são divididos em: recursos humanos; manuais e procedimentos; materiais e métodos; e equipamentos e tecnologia.
Um processo organizacional compreende qualquer tipo de tarefa que recebe entradas e produz saídas que representam valor ao cliente interno ou externo. A hierarquia representa os macroprocessos, os subprocessos e as atividades. Suas características envolvem a definição dos objetivose dos recursos e a execução das atividades, bem como medição, monitoramento e apresentação de resultados.
Resposta incorreta.
D. 
Um macroprocesso representa as ações executadas pelos colaboradores de determinado setor para produzir um resultado específico.
Um processo organizacional compreende qualquer tipo de tarefa que recebe entradas e produz saídas que representam valor ao cliente interno ou externo. A hierarquia representa os macroprocessos, os subprocessos e as atividades. Suas características envolvem a definição dos objetivos e dos recursos e a execução das atividades, bem como medição, monitoramento e apresentação de resultados.
Você acertou!
E. 
As características de um processo organizacional referenciam os recursos necessários, as atividades realizadas, a medição e o monitoramento de desempenho e a apresentação dos resultados.
Um processo organizacional compreende qualquer tipo de tarefa que recebe entradas e produz saídas que representam valor ao cliente interno ou externo. A hierarquia representa os macroprocessos, os subprocessos e as atividades. Suas características envolvem a definição dos objetivos e dos recursos e a execução das atividades, bem como medição, monitoramento e apresentação de resultados.
1. 
Há diversas estratégias de internacionalização que visam a tornar as organizações mais competitivas, consolidando a sua atuação em novos mercados. Uma delas ocorre com a concessão de uma empresa para que outra seja autorizada a utilizar processo de produção, marca e segredo comercial mediante o pagamento de uma taxa.
Essa estratégia é denominada:
Resposta incorreta.
A. 
exportação indireta.
O licenciamento representa uma forma simples de um fabricante envolver-se em marketing internacional. Nessa estratégia, o licenciador faz um acordo com uma empresa estrangeira, permitindo o uso de um processo de produção, uma marca, uma patente mediante o pagamento de uma taxa ou de royalties. A estratégia de exportação indireta envolve o trabalho de intermediários independentes. Já, na exportação direta, as empresas podem fazer suas próprias exportações sem intermediários. Na joint venture, os investidores estrangeiros podem unir-se a empresários locais como estratégia, formando sociedades em que a propriedade e o controle são compartilhados entre os sócios. No investimento direto, a forma final de envolvimento com o mercado exterior é o investimento direto em instalações de linhas de montagem ou de fábricas, sendo que as empresas estrangeiras podem comprar parte ou obter o controle total de uma empresa local ou, ainda, construir suas próprias instalações.
Resposta incorreta.
B. 
exportação direta.
O licenciamento representa uma forma simples de um fabricante envolver-se em marketing internacional. Nessa estratégia, o licenciador faz um acordo com uma empresa estrangeira, permitindo o uso de um processo de produção, uma marca, uma patente mediante o pagamento de uma taxa ou de royalties. A estratégia de exportação indireta envolve o trabalho de intermediários independentes. Já, na exportação direta, as empresas podem fazer suas próprias exportações sem intermediários. Na joint venture, os investidores estrangeiros podem unir-se a empresários locais como estratégia, formando sociedades em que a propriedade e o controle são compartilhados entre os sócios. No investimento direto, a forma final de envolvimento com o mercado exterior é o investimento direto em instalações de linhas de montagem ou de fábricas, sendo que as empresas estrangeiras podem comprar parte ou obter o controle total de uma empresa local ou, ainda, construir suas próprias instalações.
Resposta incorreta.
C. 
joint venture.
O licenciamento representa uma forma simples de um fabricante envolver-se em marketing internacional. Nessa estratégia, o licenciador faz um acordo com uma empresa estrangeira, permitindo o uso de um processo de produção, uma marca, uma patente mediante o pagamento de uma taxa ou de royalties. A estratégia de exportação indireta envolve o trabalho de intermediários independentes. Já, na exportação direta, as empresas podem fazer suas próprias exportações sem intermediários. Na joint venture, os investidores estrangeiros podem unir-se a empresários locais como estratégia, formando sociedades em que a propriedade e o controle são compartilhados entre os sócios. No investimento direto, a forma final de envolvimento com o mercado exterior é o investimento direto em instalações de linhas de montagem ou de fábricas, sendo que as empresas estrangeiras podem comprar parte ou obter o controle total de uma empresa local ou, ainda, construir suas próprias instalações.
Você acertou!
D. 
licenciamento.
O licenciamento representa uma forma simples de um fabricante envolver-se em marketing internacional. Nessa estratégia, o licenciador faz um acordo com uma empresa estrangeira, permitindo o uso de um processo de produção, uma marca, uma patente mediante o pagamento de uma taxa ou de royalties. A estratégia de exportação indireta envolve o trabalho de intermediários independentes. Já, na exportação direta, as empresas podem fazer suas próprias exportações sem intermediários. Na joint venture, os investidores estrangeiros podem unir-se a empresários locais como estratégia, formando sociedades em que a propriedade e o controle são compartilhados entre os sócios. No investimento direto, a forma final de envolvimento com o mercado exterior é o investimento direto em instalações de linhas de montagem ou de fábricas, sendo que as empresas estrangeiras podem comprar parte ou obter o controle total de uma empresa local ou, ainda, construir suas próprias instalações.
Resposta incorreta.
E. 
investimento direto.
O licenciamento representa uma forma simples de um fabricante envolver-se em marketing internacional. Nessa estratégia, o licenciador faz um acordo com uma empresa estrangeira, permitindo o uso de um processo de produção, uma marca, uma patente mediante o pagamento de uma taxa ou de royalties. A estratégia de exportação indireta envolve o trabalho de intermediários independentes. Já, na exportação direta, as empresas podem fazer suas próprias exportações sem intermediários. Na joint venture, os investidores estrangeiros podem unir-se a empresários locais como estratégia, formando sociedades em que a propriedade e o controle são compartilhados entre os sócios. No investimento direto, a forma final de envolvimento com o mercado exterior é o investimento direto em instalações de linhas de montagem ou de fábricas, sendo que as empresas estrangeiras podem comprar parte ou obter o controle total de uma empresa local ou, ainda, construir suas próprias instalações.
2. 
As estratégias de internacionalização visam a propiciar a inserção de grandes corporações em novos mercados no cenário internacional. Nesse sentido, existem diversas estratégias para internacionalizar uma marca. Uma delas visa a ceder a uma empresa parceira o direito de uso da marca ou de distribuição exclusiva de produtos ou serviços.
Essa estratégia é denominada:
Resposta incorreta.
A. 
joint venture.
Franchising é a estratégia que visa a ceder a uma empresa parceira o direito de uso da marca ou de distribuição exclusiva de produtos ou serviços. Investimento direto é quando ocorre a aquisição total ou parcial de uma empresa por outra, visando a se inserir em mercados estrangeiros. A exportação é uma forma de internacionalização que visa a distribuir produtos para mercados externos por meio de esforços logísticos. Joint venture também é uma estratégia de internacionalização em que há parceria entre duas ou mais empresas visando a criar uma nova personalidade jurídica que explore mercados externos. A abertura de capital não se configura como uma estratégia de internacionalização.
Você acertou!
B. 
franchising.
Franchising é a estratégia que visa a ceder a uma empresa parceira o direito de uso da marca ou de distribuição exclusiva de produtos ou serviços. Investimento direto é quando ocorre a aquisição total ou parcial de uma empresa por outra, visando a seinserir em mercados estrangeiros. A exportação é uma forma de internacionalização que visa a distribuir produtos para mercados externos por meio de esforços logísticos. Joint venture também é uma estratégia de internacionalização em que há parceria entre duas ou mais empresas visando a criar uma nova personalidade jurídica que explore mercados externos. A abertura de capital não se configura como uma estratégia de internacionalização.
Resposta incorreta.
C. 
investimento direto.
Franchising é a estratégia que visa a ceder a uma empresa parceira o direito de uso da marca ou de distribuição exclusiva de produtos ou serviços. Investimento direto é quando ocorre a aquisição total ou parcial de uma empresa por outra, visando a se inserir em mercados estrangeiros. A exportação é uma forma de internacionalização que visa a distribuir produtos para mercados externos por meio de esforços logísticos. Joint venture também é uma estratégia de internacionalização em que há parceria entre duas ou mais empresas visando a criar uma nova personalidade jurídica que explore mercados externos. A abertura de capital não se configura como uma estratégia de internacionalização.
Resposta incorreta.
D. 
abertura de capital.
Franchising é a estratégia que visa a ceder a uma empresa parceira o direito de uso da marca ou de distribuição exclusiva de produtos ou serviços. Investimento direto é quando ocorre a aquisição total ou parcial de uma empresa por outra, visando a se inserir em mercados estrangeiros. A exportação é uma forma de internacionalização que visa a distribuir produtos para mercados externos por meio de esforços logísticos. Joint venture também é uma estratégia de internacionalização em que há parceria entre duas ou mais empresas visando a criar uma nova personalidade jurídica que explore mercados externos. A abertura de capital não se configura como uma estratégia de internacionalização.
Resposta incorreta.
E. 
exportação.
Franchising é a estratégia que visa a ceder a uma empresa parceira o direito de uso da marca ou de distribuição exclusiva de produtos ou serviços. Investimento direto é quando ocorre a aquisição total ou parcial de uma empresa por outra, visando a se inserir em mercados estrangeiros. A exportação é uma forma de internacionalização que visa a distribuir produtos para mercados externos por meio de esforços logísticos. Joint venture também é uma estratégia de internacionalização em que há parceria entre duas ou mais empresas visando a criar uma nova personalidade jurídica que explore mercados externos. A abertura de capital não se configura como uma estratégia de internacionalização.
3. 
O processo de internacionalização é de extrema complexidade. Ele deve ser analisado levando em conta condutores que diagnosticam a força e tendências dos distintos mercados.
Quais são os condutores que possibilitam fazer esse diagnóstico?
Você acertou!
A. 
Condutores de mercado, que visam a analisar as necessidades semelhantes do consumidor.
Os condutores de mercado visam a analisar as necessidades semelhantes dos consumidores, dos consumidores globais e as transferência de marketing. Os condutores de competitividade objetivam analisar a interdependência entre países e estratégias globais de concorrência. Os condutores de governo visam a analisar as políticas de comércio e padrões técnicos. Os condutores de custos, por sua vez, objetivam analisar economia em escala e a diferença específica entre países.
Resposta incorreta.
B. 
Condutores de governo, que visam a analisar as economias de escala.
Os condutores de mercado visam a analisar as necessidades semelhantes dos consumidores, dos consumidores globais e as transferência de marketing. Os condutores de competitividade objetivam analisar a interdependência entre países e estratégias globais de concorrência. Os condutores de governo visam a analisar as políticas de comércio e padrões técnicos. Os condutores de custos, por sua vez, objetivam analisar economia em escala e a diferença específica entre países.
Resposta incorreta.
C. 
Condutores de competitividade, que visam a analisar a transferência de marketing.
Os condutores de mercado visam a analisar as necessidades semelhantes dos consumidores, dos consumidores globais e as transferência de marketing. Os condutores de competitividade objetivam analisar a interdependência entre países e estratégias globais de concorrência. Os condutores de governo visam a analisar as políticas de comércio e padrões técnicos. Os condutores de custos, por sua vez, objetivam analisar economia em escala e a diferença específica entre países.
Resposta incorreta.
D. 
Condutores de custo, que visam a analisar as políticas de comércio.
Os condutores de mercado visam a analisar as necessidades semelhantes dos consumidores, dos consumidores globais e as transferência de marketing. Os condutores de competitividade objetivam analisar a interdependência entre países e estratégias globais de concorrência. Os condutores de governo visam a analisar as políticas de comércio e padrões técnicos. Os condutores de custos, por sua vez, objetivam analisar economia em escala e a diferença específica entre países.
Resposta incorreta.
E. 
Condutores de custo, que visam a analisar estratégias globais de concorrência.
Os condutores de mercado visam a analisar as necessidades semelhantes dos consumidores, dos consumidores globais e as transferência de marketing. Os condutores de competitividade objetivam analisar a interdependência entre países e estratégias globais de concorrência. Os condutores de governo visam a analisar as políticas de comércio e padrões técnicos. Os condutores de custos, por sua vez, objetivam analisar economia em escala e a diferença específica entre países.
4. 
O modelo das cinco forças de Porter possibilita apresentar a posição de uma empresa no mercado analisando as forças competitivas que dinamizam um setor de negócios. A imagem a seguir apresenta um esquema do modelo idealizado por Porter:
Sobre a síntese entre os cinco elementos que compõem o modelo, assinale a resposta correta:
Você acertou!
A. 
A ameaça de entrada de novos concorrentes em potenciais coloca um limite nos preços e modula o investimento exigido para deter novos entrantes.
Conforme a teorização de Porter, a ameaça da entrada de novos participantes fixa limite à estratégia de preços, bem como ao volume de investimento, com o objetivo de deter novos entrantes. Outro elemento teorizado é que a intensidade da rivalidade entre as empresas da indústria influencia os preços, como também os custos de competir em áreas como desenvolvimento de produto, propaganda e esforço de venda. Conforme Porter, os preços que as empresas podem cobrar são influenciados pelo poder de negociação dos compradores, pois estes, quando muito fortes, exigem serviços de elevado valor relativo que repercutem nos custos e nos investimentos e, portanto, nos preços dos produtos. Outro importante elemento é que compradores fortes exigem serviços de elevado valor relativo que repercutem nos custos e nos investimentos, e o poder de negociação dos fornecedores determina os custos de matéria-prima e de outros insumos, influindo nos custos.
Resposta incorreta.
B. 
O poder do comprador não influencia os preços que as empresas podem cobrar, da mesma forma que não influi na ameaça de substituição.
Conforme a teorização de Porter, a ameaça da entrada de novos participantes fixa limite à estratégia de preços, bem como ao volume de investimento, com o objetivo de deter novos entrantes. Outro elemento teorizado é que a intensidade da rivalidade entre as empresas da indústria influencia os preços, como também os custos de competir em áreas como desenvolvimento de produto, propaganda e esforço de venda. Conforme Porter, os preços que as empresas podem cobrar são influenciados pelo poder de negociação dos compradores, pois estes, quando muito fortes, exigem serviços de elevado valor relativo que repercutem nos custos e nos investimentos e, portanto, nos preços dos produtos. Outro importante elemento éque compradores fortes exigem serviços de elevado valor relativo que repercutem nos custos e nos investimentos, e o poder de negociação dos fornecedores determina os custos de matéria-prima e de outros insumos, influindo nos custos.
Resposta incorreta.
C. 
O poder dos compradores não influencia o custo e o investimento porque compradores poderosos não exigem serviços dispendiosos.
Conforme a teorização de Porter, a ameaça da entrada de novos participantes fixa limite à estratégia de preços, bem como ao volume de investimento, com o objetivo de deter novos entrantes. Outro elemento teorizado é que a intensidade da rivalidade entre as empresas da indústria influencia os preços, como também os custos de competir em áreas como desenvolvimento de produto, propaganda e esforço de venda. Conforme Porter, os preços que as empresas podem cobrar são influenciados pelo poder de negociação dos compradores, pois estes, quando muito fortes, exigem serviços de elevado valor relativo que repercutem nos custos e nos investimentos e, portanto, nos preços dos produtos. Outro importante elemento é que compradores fortes exigem serviços de elevado valor relativo que repercutem nos custos e nos investimentos, e o poder de negociação dos fornecedores determina os custos de matéria-prima e de outros insumos, influindo nos custos.
Resposta incorreta.
D. 
O poder de negociação dos fornecedores não determina os custos das matérias-primas e de outros insumos.
Conforme a teorização de Porter, a ameaça da entrada de novos participantes fixa limite à estratégia de preços, bem como ao volume de investimento, com o objetivo de deter novos entrantes. Outro elemento teorizado é que a intensidade da rivalidade entre as empresas da indústria influencia os preços, como também os custos de competir em áreas como desenvolvimento de produto, propaganda e esforço de venda. Conforme Porter, os preços que as empresas podem cobrar são influenciados pelo poder de negociação dos compradores, pois estes, quando muito fortes, exigem serviços de elevado valor relativo que repercutem nos custos e nos investimentos e, portanto, nos preços dos produtos. Outro importante elemento é que compradores fortes exigem serviços de elevado valor relativo que repercutem nos custos e nos investimentos, e o poder de negociação dos fornecedores determina os custos de matéria-prima e de outros insumos, influindo nos custos.
Resposta incorreta.
E. 
A intensidade da rivalidade não influencia os preços, assim como os custos da concorrência.
Conforme a teorização de Porter, a ameaça da entrada de novos participantes fixa limite à estratégia de preços, bem como ao volume de investimento, com o objetivo de deter novos entrantes. Outro elemento teorizado é que a intensidade da rivalidade entre as empresas da indústria influencia os preços, como também os custos de competir em áreas como desenvolvimento de produto, propaganda e esforço de venda. Conforme Porter, os preços que as empresas podem cobrar são influenciados pelo poder de negociação dos compradores, pois estes, quando muito fortes, exigem serviços de elevado valor relativo que repercutem nos custos e nos investimentos e, portanto, nos preços dos produtos. Outro importante elemento é que compradores fortes exigem serviços de elevado valor relativo que repercutem nos custos e nos investimentos, e o poder de negociação dos fornecedores determina os custos de matéria-prima e de outros insumos, influindo nos custos.
5. 
Uma das estratégias de internacionalização é a joint venture. Tal estratégia permite a parceria entre duas ou mais empresas para explorar um negócio ou mercado específico.
Em relação a essa estratégia, assinale a resposta correta:
Você acertou!
A. 
Na estratégia de joint venture, são compartilhados, além dos benefícios, todos os riscos do negócio.
Uma das características da joint venture é que, nessa estratégia, não são compartilhados apenas os benefícios e lucros, mas também todos os riscos e prejuízos do negócio. Na joint venture, as empresas envolvidas não deixam de existir, mas se unem para compartilhar know-how, tecnologia, entre outros fatores. Em uma joint venture, nem sempre é necessária a criação de uma nova pessoa jurídica, e a união entre as distintas organizações dura por tempo determinado, diferentemente de uma fusão.
Resposta incorreta.
B. 
Para que ocorra essa estratégia, é necessária a formalização de uma nova empresa.
Uma das características da joint venture é que, nessa estratégia, não são compartilhados apenas os benefícios e lucros, mas também todos os riscos e prejuízos do negócio. Na joint venture, as empresas envolvidas não deixam de existir, mas se unem para compartilhar know-how, tecnologia, entre outros fatores. Em uma joint venture, nem sempre é necessária a criação de uma nova pessoa jurídica, e a união entre as distintas organizações dura por tempo determinado, diferentemente de uma fusão.
Resposta incorreta.
C. 
As operações de joint venture visam apenas ao compartilhamento de lucratividade.
Uma das características da joint venture é que, nessa estratégia, não são compartilhados apenas os benefícios e lucros, mas também todos os riscos e prejuízos do negócio. Na joint venture, as empresas envolvidas não deixam de existir, mas se unem para compartilhar know-how, tecnologia, entre outros fatores. Em uma joint venture, nem sempre é necessária a criação de uma nova pessoa jurídica, e a união entre as distintas organizações dura por tempo determinado, diferentemente de uma fusão.
Resposta incorreta.
D. 
A joint venture é uma estratégia similar a uma fusão, em que uma das empresas deixa de existir.
Uma das características da joint venture é que, nessa estratégia, não são compartilhados apenas os benefícios e lucros, mas também todos os riscos e prejuízos do negócio. Na joint venture, as empresas envolvidas não deixam de existir, mas se unem para compartilhar know-how, tecnologia, entre outros fatores. Em uma joint venture, nem sempre é necessária a criação de uma nova pessoa jurídica, e a união entre as distintas organizações dura por tempo determinado, diferentemente de uma fusão.
Resposta incorreta.
E. 
Joint venture é um arranjo que ocorre por tempo indeterminado.
Uma das características da joint venture é que, nessa estratégia, não são compartilhados apenas os benefícios e lucros, mas também todos os riscos e prejuízos do negócio. Na joint venture, as empresas envolvidas não deixam de existir, mas se unem para compartilhar know-how, tecnologia, entre outros fatores. Em uma joint venture, nem sempre é necessária a criação de uma nova pessoa jurídica, e a união entre as distintas organizações dura por tempo determinado, diferentemente de uma fusão.
1. 
Você aprendeu que a forma de pensar a estratégia organizacional com relação a suas responsabilidades com a sociedade precisa ser sistêmica e convergente. Assinale a alternativa que apresenta uma característica dessa afirmação.​​​​​​​
Resposta incorreta.
A. 
Competitividade.
A competitividade é natural entre as organizações, mas não se enquadra na descrição do enunciado.
Resposta incorreta.
B. 
Bem-estar empresarial.
O bem-estar da organização necessita de ações diferentes das que são aplicadas na sociedade em geral.
Resposta incorreta.
C. 
Lucro.
A responsabilidade com a sociedade não visa ao lucro.
Resposta incorreta.
D. 
Clima organizacional.
O clima organizacional nos remete ao relacionamento interno da organização. Esse processo é muito importante para o sucesso de uma organização, mas não se refere ao que foi exposto no enunciado.
Você acertou!
E. 
Cadeia de valor.
Através da cadeia de valor, podemos pensar a responsabilidade com a sociedade de forma sistêmica e convergente.
2. 
Qual alternativa representa a entidade com maior responsabilidade social entre os agentes econômicos? ​​​​​​​
Resposta incorreta.
A. 
Empresas.
As empresas são as grandes responsáveis pela movimentação da economia, mas não ocupam esse patamar – embora estejam nesse caminho.
Resposta incorreta.
B. 
Famílias.
As famílias representam outrogrande agente e econômico, mas são as grandes beneficiárias da responsabilidade social.
Resposta incorreta.
C. 
Resto do mundo.
O resto do mundo está relacionado com a globalização de produtos e serviços, visando mais à competitividade entre as empresas.
Resposta incorreta.
D. 
Mercado.
O mercado apenas serve como local de troca entre as famílias e as empresas.
Você acertou!
E. 
Estado.
O estado é o maior responsável por promover a responsabilidade social, pois serve como mediador entre os interesses das empresas e das famílias, promovendo harmonia entre os agentes.
3. 
Qual alternativa cita um dos atores que recebe atenção especial do processo de responsabilidade social empresarial?​​​​​​
Resposta incorreta.
A. 
Lucro.
O lucro está relacionado com os interesses dos acionistas e proprietários das organizações, não é o foco da responsabilidade social.
Resposta incorreta.
B. 
Globalização.
A globalização colabora para as preocupações das empresas com o aumento da competitividade e a perda de espaço no mercado.
Resposta incorreta.
C. 
Tecnologia.
As tecnologias não recebem atenção da responsabilidade social empresarial por se tratarem de recursos direcionados ao lucro das organizações.
Você acertou!
D. 
Meio ambiente.
O meio ambiente é um dos principais alvos da responsabilidade social empresarial na atualidade. Inúmeras ações empresariais têm sido feitas para promover a melhora da saúde ambiental do planeta.
Resposta incorreta.
E. 
Sistemas de informação.
Os sistemas de informações são apenas instrumentos utilizados para facilitar a comunicação empresarial.
4. 
Em relação à responsabilidade social empresarial, aponte a opção correta.​​​​​​
Resposta incorreta.
A. 
Não leva em conta questões relacionadas a problemas sociais.
Ao contrário, uma das suas principais características é justamente amenizar os problemas sociais encontrados na comunidade em geral.
Resposta incorreta.
B. 
Limita-se ao ambiente empresarial.
A responsabilidade social empresarial ultrapassa as fronteiras da organização, expandindo suas atividades por toda a sociedade.
Você acertou!
C. 
Abrange estratégias de sustentabilidade que ultrapassam as fronteiras do desenvolvimento financeiro, comprometendo-se, ainda, com os efeitos ambientais e sociais que suas atividades podem ocasionar.
Representa exatamente a abrangência e a finalidade da responsabilidade social empresarial.
Resposta incorreta.
D. 
Restringe-se a políticas voltadas a questões de preservação do meio ambiente.
A responsabilidade social empresarial não se restringe apenas às questões ambientais. Ela busca também maior qualidade de vida dos colaboradores, propõe ações éticas interna e externamente e busca a transparência das informações.
Resposta incorreta.
E. 
Preocupa-se, única e exclusivamente, com questões de inclusão social.
A inclusão social é uma ferramenta de responsabilidade social muito aplicada em organizações atuais. No entanto, falar de responsabilidade social é expressar inúmeros fatores e áreas de aplicação, por exemplo, meio ambiente, sustentabilidade, marketing de relacionamento, entre outros.
5. 
Numere as afirmativas de acordo com as opções. Em seguida, escolha a opção que apresenta a sequência correta e assinale-a.
(1) Estratégia acomodativa
(2) Estratégia defensiva
(3) Estratégia obstrutiva
(4) Estratégia proativa
( ) Refere-se às responsabilidades espontâneas e voluntárias. Assume liderança em iniciativas sociais, encarregando-se, voluntariamente, de responsabilidades éticas, legais e econômicas.
( ) Diretamente vinculada às responsabilidades éticas, consiste em fazer apenas o mínimo que pode ser exigido eticamente. Pode, dessa forma, assumir compromissos éticos, legais e econômicos.
( ) Ligada às responsabilidades legais da organização, traduz-se na realização do mínimo que a legislação exige. Assim, assume somente responsabilidades legais e econômicas.
( ) Relacionada somente às responsabilidades econômicas da organização. Assim, recusa a participação em demandas sociais, atendo-se, apenas, às responsabilidades econômicas.
Resposta incorreta.
A. 
1, 2, 4, 3.
A estratégia acomodativa está diretamente vinculada às responsabilidades éticas. Consiste em fazer apenas o mínimo que pode ser exigido eticamente, podendo, assim, assumir compromissos éticos, legais e econômicos.
Resposta incorreta.
B. 
3, 1, 4, 2.
A estratégia defensiva está ligada às responsabilidades legais da organização. Traduz-se na realização do mínimo que a legislação exige e, assim, assume somente responsabilidades legais e econômicas.
Resposta incorreta.
C. 
2, 1, 3, 4.
A estratégia proativa refere-se às responsabilidades espontâneas e voluntárias. Assume liderança em iniciativas sociais, encarregando-se, voluntariamente, de responsabilidades éticas, legais e econômicas. 
Você acertou!
D. 
4, 1, 2, 3.
Esta ordem refere-se às estratégias adotadas pelas organizações com relação à responsabilidade social.
Resposta incorreta.
E. 
3, 4, 2, 1.
A estratégia obstrutiva está relacionada somente às responsabilidades econômicas da organização. Assim, recusa a participação em demandas sociais, atendo-se apenas às responsabilidades econômicas.

Mais conteúdos dessa disciplina