Logo Passei Direto
Buscar

Cinesioterapia Questionário Online_ Revisão da tentativa

User badge image
Santos

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Uma articulação sinovial é definida como uma articulação que possui cavidade articular, na qual as superfícies dos ossos se articulam, de forma que esses ossos revestidos por cartilagem hialina permanecem unidos por uma cápsula articular que os envolve e por ligamentos acessórios. Essas articulações possuem líquido sinovial em seu interior produzido pela membrana sinovial, o qual lubrifica e nutre as superfícies articulares. A fisiologia e o metabolismo articular estão diretamente relacionados ao movimento articular.
Diante disso, assinale a alternativa incorreta:
a. Qualquer mobilização articular favorece a nutrição da cartilagem hialina.
b. A mobilização articular estimula a produção de líquido sinovial pela membrana sinovial.
c. A mobilização articular, quando realizada de forma ativa, é capaz de manter a força dos segmentos mobilizados.
d. A mobilização articular passiva mantém a extensibilidade dos tecidos periarticulares e previne a perda de massa muscular.
e. Na articulação sinovial, todos os tecidos: cartilagem, cápsula, ligamentos, ossos e músculos poderão ser beneficiados de alguma forma com as mobilizações.

O termo “propriocepção” foi descrito inicialmente em 1906, por Sherrington, como informações aferentes oriundas dos “proprioceptores”, localizados no “campo proprioceptivo”. Propunha que ela contribui para a regulação da postura global (equilíbrio postural), postura segmentar (estabilidade articular), assim como para diversas sensações periféricas conscientes, denominada “sensações musculares” ( muscle senses). Esse autor ainda descreveu submodalidades de sensações musculares: postura, movimento passivo, movimento ativo e resistência ao movimento. Essas submodalidades correspondem hoje ao termo sentido de posição articular, cinestesia e sentido de resistência.
Segundo o texto, subentende-se que:
a. Equilíbrio e propriocepção são a mesma coisa.
b. A propriocepção é parte integrante do equilíbrio e, portanto, do controle postural.
c. O controle postural é dependente apenas de força muscular.
d. O controle do equilíbrio não depende das vias proprioceptivas.
e. Para manter o controle postural, o corpo depende das informações vindas dos mecanorreceptores musculares.

Para desenvolver um programa de treinamento de fortalecimento resistido, devemos seguir alguns princípios para que ele seja efetivo. Imagine que você está fazendo estágio em uma clínica de ortopedia e observa um outro estagiário responsável pelo atendimento de um idoso com osteoartrite dos joelhos. Desde que o paciente foi avaliado, o estagiário em questão não realizou um teste de repetições máximas para determinar a carga dos exercícios de fortalecimento para o quadríceps e para os músculos do quadril e vem utilizando há semanas a mesma carga e o mesmo tipo de exercício.
Quais princípios do treinamento resistido não estão sendo respeitados por esse estagiário, o que comprometerá a recuperação e a evolução desse paciente?
a. Sobrecarga e variação.
b. Variação e tipos de contração.
c. Especificidade e variação.
d. Especificidade e reversibilidade.
e. Sobrecarga e reversibilidade.

As vias proprioceptivas se integram ao sistema nervoso central para o controle e o refinamento dos movimentos e do controle postural.
Qual das alternativas apresenta uma descrição inadequada em relação às vias conscientes e inconscientes da propriocepção?
a. Na propriocepção consciente, as informações proprioceptivas alcançam o córtex somestésico.
b. As informações sobre a velocidade e a quantidade do alongamento muscular detectadas pelo fuso muscular fazem parte da propriocepção inconsciente, a qual é intermediada por mecanismos reflexos.
c. As vias responsáveis pelo controle proprioceptivo oriundo da pele e das articulações fazem parte da propriocepção consciente.
d. Todos os mecanorreceptores fazem parte de vias reflexas somente e, portanto, toda informação proprioceptiva será inconsciente.
e. O órgão tendinoso de Golgi detecta variações de tensão muscular e faz parte do mecanismo de inibição reflexa ou autogênica, que está relacionada a uma via inconsciente.

A pliometria é uma técnica de propriocepção que trabalha o ciclo alongamento-encurtamento associado às velocidades altas e grandes picos de força. Trata-se de um método bastante utilizado para atletas, principalmente nas fases finais de reabilitação, nas quais são inseridos os gestos esportivos para o desenvolvimento de potência para melhor desempenho no esporte. Alguns critérios e princípios devem ser seguidos para a organização do treinamento pliométrico para não gerar novas lesões ou fadiga excessiva no atleta.
Qual das alternativas não está adequada quanto aos critérios de treinamento?
a. Periodização: o treino em fases ao longo da semana, já que o indivíduo que treina pliometria deverá estar inserido também em um programa de treinamento aeróbico e de força.
b. Frequência: é o número de vezes em que uma sessão de exercícios é realizada durante um ciclo de treinamento. Normalmente, os exercícios pliométricos são realizados diariamente.
c. Intensidade: é o esforço exigido no exercício, que pode ser representado, por exemplo, pela execução dos movimentos na maior velocidade possível.
d. Volume é o trabalho total realizado em uma única sessão de trabalho. No caso do treinamento de pliometria, o volume é frequentemente medido pelo cálculo da carga, contagem do número de repetições, séries da atividade específica.
e. Recuperação: é o intervalo de tempo entre as séries e as sessões de treinamento. Devido à intensa demanda sobre o corpo diante do treinamento pliométrico, períodos mais longos de repouso entre as séries são apropriados. Recomenda-se normalmente 48 a 72 horas entre as sessões de treinamento pliométrico.

O fortalecimento do complexo póstero-lateral do quadril tem sido recomendado pela literatura com evidência moderada, para ser incluído no processo de reabilitação de indivíduos com dor lombar crônica inespecífica de acordo com a revisão sistemática de Fukuda et al. (Addition of hip strengthening in low back pain: Systematic review. Clinical Rehabil, 2020). Os músculos que compõem esse complexo são aqueles envolvidos na abdução, na extensão e na rotação lateral do quadril. Para fortalecer um músculo de forma específica é primordial conhecer as ações musculares principais.
Assinale a alternativa que não relaciona corretamente o músculo citado aos movimentos exigidos para o exercício de fortalecimento:
a. Iliopsoas: flexão e rotação lateral do quadril.
b. Pélvico trocanterianos: rotação lateral do quadril.
c. Glúteo máximo: extensão de quadril.
d. Glúteo mínimo: abdução e rotação lateral do quadril.
e. Glúteo médio: abdução, rotação lateral e extensão do quadril.

O controle sensório-motor envolve todo o gerenciamento da postura e do movimento por meio do sistema nervoso central associado ao sistema de feedback sensorial periférico para manter, corrigir ou refinar as tarefas motoras funcionais. As lesões podem levar à instabilidade funcional e à perda da eficiência dos movimentos e tais alterações poderão ser trabalhadas por meio do treinamento sensório-motor específico.
Dentre as condutas terapêuticas descritas, qual delas não representa um estímulo proprioceptivo?
a. Exercícios de sentido de posição e movimento com os olhos fechados.
b. Todas as condutas são formas de estimular a propriocepção.
c. Exercícios pliométricos.
d. Abordagens passivas com terapia manual.
e. Facilitação neuromuscular proprioceptiva.

A pandemia do COVID -19 levou muitas pessoas a evoluir para longos períodos de internação hospitalar em Unidades de Terapia Intensiva e era comum ver pacientes que receberam alta hospitalar saírem de cadeira de rodas. Isso se deve aos efeitos deletérios gerados pelo imobilismo no leito. Diante desse quadro, muitos pacientes necessitaram de atendimento fisioterapêutico domiciliar para recuperar suas incapacidades funcionais.
Qual das alternativas não representa uma conduta terapêutica adequada para esses pacientes após a alta hospitalar?
a. Ganho de força muscular por meio das mobilizações ativo-assistidas ou ativas.
b. Exercícios ativos dos membros superiores associados aos exercícios respiratórios.
c. Estimular a dinâmica vascular e a força muscular por meio de mobilizações passivas.
d. Treino de deambulação para estimular a capacidade funcional e a circulação sanguínea.
e. Alongamentos ativos ou ativo-assistidos para manter a mobilidade.

Os movimentos ativos são utilizados na prática clínica com diferentes objetivos terapêuticos.
Assinale a alternativa que não representa um objetivo das mobilizações ativas:
a. Movimentos ativos livres como forma de aquecimento prévio a um exercício de força.
b. Movimentos ativos livres combinados para trabalhar a coordenação motora.
c. Movimentos ativos livres dentro da amplitude articular disponível como forma de alongamento dinâmico.
d. Movimentos ativos livres repetidos em atividades de longa duração como forma de condicionamento aeróbico.
e. Movimentos ativos livres como forma de desenvolver hipertrofia muscular.

Analise a afirmação e assinale a alternativa que argumenta corretamente sobre ela: Todos os graus de mobilização articular são úteis para o alongamento dos tecidos periarticulares e colaborarão para o ganho de amplitude articular.
a. Essa afirmação não procede porque cada grau determina um efeito terapêutico específico, desde a analgesia até a manutenção ou o ganho de amplitude de movimento.
b. Essa afirmação está totalmente correta, já que todos os tipos de mobilização articular e em qualquer grau são capazes de produzir líquido sinovial e aumentar a amplitude de movimento.
c. Essa afirmação não está correta porque para ganhar amplitude de movimento não é necessário o alongamento dos tecidos periarticulares.
d. Essa afirmação não procede porque os diferentes graus de mobilização oscilatória são indicados apenas para analgesia local.
e. Essa afirmação não procede, já que técnicas de mobilização articular são indicadas apenas para manutenção da amplitude de movimento.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Uma articulação sinovial é definida como uma articulação que possui cavidade articular, na qual as superfícies dos ossos se articulam, de forma que esses ossos revestidos por cartilagem hialina permanecem unidos por uma cápsula articular que os envolve e por ligamentos acessórios. Essas articulações possuem líquido sinovial em seu interior produzido pela membrana sinovial, o qual lubrifica e nutre as superfícies articulares. A fisiologia e o metabolismo articular estão diretamente relacionados ao movimento articular.
Diante disso, assinale a alternativa incorreta:
a. Qualquer mobilização articular favorece a nutrição da cartilagem hialina.
b. A mobilização articular estimula a produção de líquido sinovial pela membrana sinovial.
c. A mobilização articular, quando realizada de forma ativa, é capaz de manter a força dos segmentos mobilizados.
d. A mobilização articular passiva mantém a extensibilidade dos tecidos periarticulares e previne a perda de massa muscular.
e. Na articulação sinovial, todos os tecidos: cartilagem, cápsula, ligamentos, ossos e músculos poderão ser beneficiados de alguma forma com as mobilizações.

O termo “propriocepção” foi descrito inicialmente em 1906, por Sherrington, como informações aferentes oriundas dos “proprioceptores”, localizados no “campo proprioceptivo”. Propunha que ela contribui para a regulação da postura global (equilíbrio postural), postura segmentar (estabilidade articular), assim como para diversas sensações periféricas conscientes, denominada “sensações musculares” ( muscle senses). Esse autor ainda descreveu submodalidades de sensações musculares: postura, movimento passivo, movimento ativo e resistência ao movimento. Essas submodalidades correspondem hoje ao termo sentido de posição articular, cinestesia e sentido de resistência.
Segundo o texto, subentende-se que:
a. Equilíbrio e propriocepção são a mesma coisa.
b. A propriocepção é parte integrante do equilíbrio e, portanto, do controle postural.
c. O controle postural é dependente apenas de força muscular.
d. O controle do equilíbrio não depende das vias proprioceptivas.
e. Para manter o controle postural, o corpo depende das informações vindas dos mecanorreceptores musculares.

Para desenvolver um programa de treinamento de fortalecimento resistido, devemos seguir alguns princípios para que ele seja efetivo. Imagine que você está fazendo estágio em uma clínica de ortopedia e observa um outro estagiário responsável pelo atendimento de um idoso com osteoartrite dos joelhos. Desde que o paciente foi avaliado, o estagiário em questão não realizou um teste de repetições máximas para determinar a carga dos exercícios de fortalecimento para o quadríceps e para os músculos do quadril e vem utilizando há semanas a mesma carga e o mesmo tipo de exercício.
Quais princípios do treinamento resistido não estão sendo respeitados por esse estagiário, o que comprometerá a recuperação e a evolução desse paciente?
a. Sobrecarga e variação.
b. Variação e tipos de contração.
c. Especificidade e variação.
d. Especificidade e reversibilidade.
e. Sobrecarga e reversibilidade.

As vias proprioceptivas se integram ao sistema nervoso central para o controle e o refinamento dos movimentos e do controle postural.
Qual das alternativas apresenta uma descrição inadequada em relação às vias conscientes e inconscientes da propriocepção?
a. Na propriocepção consciente, as informações proprioceptivas alcançam o córtex somestésico.
b. As informações sobre a velocidade e a quantidade do alongamento muscular detectadas pelo fuso muscular fazem parte da propriocepção inconsciente, a qual é intermediada por mecanismos reflexos.
c. As vias responsáveis pelo controle proprioceptivo oriundo da pele e das articulações fazem parte da propriocepção consciente.
d. Todos os mecanorreceptores fazem parte de vias reflexas somente e, portanto, toda informação proprioceptiva será inconsciente.
e. O órgão tendinoso de Golgi detecta variações de tensão muscular e faz parte do mecanismo de inibição reflexa ou autogênica, que está relacionada a uma via inconsciente.

A pliometria é uma técnica de propriocepção que trabalha o ciclo alongamento-encurtamento associado às velocidades altas e grandes picos de força. Trata-se de um método bastante utilizado para atletas, principalmente nas fases finais de reabilitação, nas quais são inseridos os gestos esportivos para o desenvolvimento de potência para melhor desempenho no esporte. Alguns critérios e princípios devem ser seguidos para a organização do treinamento pliométrico para não gerar novas lesões ou fadiga excessiva no atleta.
Qual das alternativas não está adequada quanto aos critérios de treinamento?
a. Periodização: o treino em fases ao longo da semana, já que o indivíduo que treina pliometria deverá estar inserido também em um programa de treinamento aeróbico e de força.
b. Frequência: é o número de vezes em que uma sessão de exercícios é realizada durante um ciclo de treinamento. Normalmente, os exercícios pliométricos são realizados diariamente.
c. Intensidade: é o esforço exigido no exercício, que pode ser representado, por exemplo, pela execução dos movimentos na maior velocidade possível.
d. Volume é o trabalho total realizado em uma única sessão de trabalho. No caso do treinamento de pliometria, o volume é frequentemente medido pelo cálculo da carga, contagem do número de repetições, séries da atividade específica.
e. Recuperação: é o intervalo de tempo entre as séries e as sessões de treinamento. Devido à intensa demanda sobre o corpo diante do treinamento pliométrico, períodos mais longos de repouso entre as séries são apropriados. Recomenda-se normalmente 48 a 72 horas entre as sessões de treinamento pliométrico.

O fortalecimento do complexo póstero-lateral do quadril tem sido recomendado pela literatura com evidência moderada, para ser incluído no processo de reabilitação de indivíduos com dor lombar crônica inespecífica de acordo com a revisão sistemática de Fukuda et al. (Addition of hip strengthening in low back pain: Systematic review. Clinical Rehabil, 2020). Os músculos que compõem esse complexo são aqueles envolvidos na abdução, na extensão e na rotação lateral do quadril. Para fortalecer um músculo de forma específica é primordial conhecer as ações musculares principais.
Assinale a alternativa que não relaciona corretamente o músculo citado aos movimentos exigidos para o exercício de fortalecimento:
a. Iliopsoas: flexão e rotação lateral do quadril.
b. Pélvico trocanterianos: rotação lateral do quadril.
c. Glúteo máximo: extensão de quadril.
d. Glúteo mínimo: abdução e rotação lateral do quadril.
e. Glúteo médio: abdução, rotação lateral e extensão do quadril.

O controle sensório-motor envolve todo o gerenciamento da postura e do movimento por meio do sistema nervoso central associado ao sistema de feedback sensorial periférico para manter, corrigir ou refinar as tarefas motoras funcionais. As lesões podem levar à instabilidade funcional e à perda da eficiência dos movimentos e tais alterações poderão ser trabalhadas por meio do treinamento sensório-motor específico.
Dentre as condutas terapêuticas descritas, qual delas não representa um estímulo proprioceptivo?
a. Exercícios de sentido de posição e movimento com os olhos fechados.
b. Todas as condutas são formas de estimular a propriocepção.
c. Exercícios pliométricos.
d. Abordagens passivas com terapia manual.
e. Facilitação neuromuscular proprioceptiva.

A pandemia do COVID -19 levou muitas pessoas a evoluir para longos períodos de internação hospitalar em Unidades de Terapia Intensiva e era comum ver pacientes que receberam alta hospitalar saírem de cadeira de rodas. Isso se deve aos efeitos deletérios gerados pelo imobilismo no leito. Diante desse quadro, muitos pacientes necessitaram de atendimento fisioterapêutico domiciliar para recuperar suas incapacidades funcionais.
Qual das alternativas não representa uma conduta terapêutica adequada para esses pacientes após a alta hospitalar?
a. Ganho de força muscular por meio das mobilizações ativo-assistidas ou ativas.
b. Exercícios ativos dos membros superiores associados aos exercícios respiratórios.
c. Estimular a dinâmica vascular e a força muscular por meio de mobilizações passivas.
d. Treino de deambulação para estimular a capacidade funcional e a circulação sanguínea.
e. Alongamentos ativos ou ativo-assistidos para manter a mobilidade.

Os movimentos ativos são utilizados na prática clínica com diferentes objetivos terapêuticos.
Assinale a alternativa que não representa um objetivo das mobilizações ativas:
a. Movimentos ativos livres como forma de aquecimento prévio a um exercício de força.
b. Movimentos ativos livres combinados para trabalhar a coordenação motora.
c. Movimentos ativos livres dentro da amplitude articular disponível como forma de alongamento dinâmico.
d. Movimentos ativos livres repetidos em atividades de longa duração como forma de condicionamento aeróbico.
e. Movimentos ativos livres como forma de desenvolver hipertrofia muscular.

Analise a afirmação e assinale a alternativa que argumenta corretamente sobre ela: Todos os graus de mobilização articular são úteis para o alongamento dos tecidos periarticulares e colaborarão para o ganho de amplitude articular.
a. Essa afirmação não procede porque cada grau determina um efeito terapêutico específico, desde a analgesia até a manutenção ou o ganho de amplitude de movimento.
b. Essa afirmação está totalmente correta, já que todos os tipos de mobilização articular e em qualquer grau são capazes de produzir líquido sinovial e aumentar a amplitude de movimento.
c. Essa afirmação não está correta porque para ganhar amplitude de movimento não é necessário o alongamento dos tecidos periarticulares.
d. Essa afirmação não procede porque os diferentes graus de mobilização oscilatória são indicados apenas para analgesia local.
e. Essa afirmação não procede, já que técnicas de mobilização articular são indicadas apenas para manutenção da amplitude de movimento.

Prévia do material em texto

09/12/2023, 09:53 Questionário Online: Revisão da tentativa
https://ava.aquivocepode.com.br/avaunip/mod/quiz/review.php?attempt=550427&cmid=38215 1/5
Iniciado em sábado, 9 dez. 2023, 09:45
Estado Finalizada
Concluída em sábado, 9 dez. 2023, 09:53
Tempo
empregado
7 minutos 39 segundos
Avaliar 10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Questão 1
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 2
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Uma articulação sinovial é definida como uma articulação que possui cavidade articular, na qual as superfícies dos ossos se
articulam, de forma que esses ossos revestidos por cartilagem hialina permanecem unidos por uma cápsula articular que
os envolve e por ligamentos acessórios. Essas articulações possuem líquido sinovial em seu interior produzido pela
membrana sinovial, o qual lubrifica e nutre as superfícies articulares. A fisiologia e o metabolismo articular estão
diretamente relacionados ao movimento articular. Diante disso, assinale a alternativa incorreta:
Escolha uma opção:
a. Qualquer mobilização articular favorece a nutrição da cartilagem hialina.
b. A mobilização articular, quando realizada de forma ativa, é capaz de manter a força dos segmentos mobilizados.
c. A mobilização articular passiva mantém a extensibilidade dos tecidos periarticulares e previne a perda de massa
muscular.
d. Na articulação sinovial, todos os tecidos: cartilagem, cápsula, ligamentos, ossos e músculos poderão ser
beneficiados de alguma forma com as mobilizações.
e. A mobilização articular estimula a produção de líquido sinovial pela membrana sinovial.
O termo “propriocepção” foi descrito inicialmente em 1906, por Sherrington, como informações aferentes oriundas dos
“proprioceptores”, localizados no “campo proprioceptivo”. Propunha que ela contribui para a regulação da postura global
(equilíbrio postural), postura segmentar (estabilidade articular), assim como para diversas sensações periféricas
conscientes, denominada “sensações musculares” (muscle senses). Esse autor ainda descreveu submodalidades de
sensações musculares: postura, movimento passivo, movimento ativo e resistência ao movimento. Essas submodalidades
correspondem hoje ao termo sentido de posição articular, cinestesia e sentido de resistência.
Segundo o texto, subentende-se que:
Escolha uma opção:
a. Para manter o controle postural, o corpo depende das informações vindas dos mecanorreceptores musculares.
b. Equilíbrio e propriocepção são a mesma coisa.
c. A propriocepção é parte integrante do equilíbrio e, portanto, do controle postural.
d. O controle do equilíbrio não depende das vias proprioceptivas.
e. O controle postural é dependente apenas de força muscular.
09/12/2023, 09:53 Questionário Online: Revisão da tentativa
https://ava.aquivocepode.com.br/avaunip/mod/quiz/review.php?attempt=550427&cmid=38215 2/5
Questão 3
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 4
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Para desenvolver um programa de treinamento de fortalecimento resistido, devemos seguir alguns princípios para que ele
seja efetivo. Imagine que você está fazendo estágio em uma clínica de ortopedia e observa um outro estagiário responsável
pelo atendimento de um idoso com osteoartrite dos joelhos. Desde que o paciente foi avaliado, o estagiário em questão não
realizou um teste de repetições máximas para determinar a carga dos exercícios de fortalecimento para o quadríceps e
para os músculos do quadril e vem utilizando há semanas a mesma carga e o mesmo tipo de exercício. Quais princípios do
treinamento resistido não estão sendo respeitados por esse estagiário, o que comprometerá a recuperação e a evolução
desse paciente?
Escolha uma opção:
a. Sobrecarga e reversibilidade.
b. Especificidade e variação.
c. Especificidade e reversibilidade.
d. Variação e tipos de contração.
e. Sobrecarga e variação.
As vias proprioceptivas se integram ao sistema nervoso central para o controle e o refinamento dos movimentos e do
controle postural. Qual das alternativas apresenta uma descrição inadequada em relação às vias conscientes e
inconscientes da propriocepção?
Escolha uma opção:
a. Todos os mecanorreceptores fazem parte de vias reflexas somente e, portanto, toda informação proprioceptiva será
inconsciente.
b. O órgão tendinoso de Golgi detecta variações de tensão muscular e faz parte do mecanismo de inibição reflexa ou
autogênica, que está relacionada a uma via inconsciente.
c. As vias responsáveis pelo controle proprioceptivo oriundo da pele e das articulações fazem parte da propriocepção
consciente.
d. As informações sobre a velocidade e a quantidade do alongamento muscular detectadas pelo fuso muscular fazem
parte da propriocepção inconsciente, a qual é intermediada por mecanismos reflexos.
e. Na propriocepção consciente, as informações proprioceptivas alcançam o córtex somestésico.
09/12/2023, 09:53 Questionário Online: Revisão da tentativa
https://ava.aquivocepode.com.br/avaunip/mod/quiz/review.php?attempt=550427&cmid=38215 3/5
Questão 5
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 6
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
A pliometria é uma técnica de propriocepção que trabalha o ciclo alongamento-encurtamento associado às velocidades
altas e grandes picos de força. Trata-se de um método bastante utilizado para atletas, principalmente nas fases finais de
reabilitação, nas quais são inseridos os gestos esportivos para o desenvolvimento de potência para melhor desempenho no
esporte. Alguns critérios e princípios devem ser seguidos para a organização do treinamento pliométrico para não gerar
novas lesões ou fadiga excessiva no atleta. Qual das alternativas não está adequada quanto aos critérios de treinamento?
Escolha uma opção:
a. Frequência: é o número de vezes em que uma sessão de exercícios é realizada durante um ciclo de treinamento.
Normalmente, os exercícios pliométricos são realizados diariamente.
b. Periodização: o treino em fases ao longo da semana, já que o indivíduo que treina pliometria deverá estar inserido
também em um programa de treinamento aeróbico e de força.
c. Recuperação: é o intervalo de tempo entre as séries e as sessões de treinamento. Devido à intensa demanda sobre o
corpo diante do treinamento pliométrico, períodos mais longos de repouso entre as séries são apropriados.
Recomenda-se normalmente 48 a 72 horas entre as sessões de treinamento pliométrico.
d. Volume é o trabalho total realizado em uma única sessão de trabalho. No caso do treinamento de pliometria, o
volume é frequentemente medido pelo cálculo da carga, contagem do número de repetições, séries da atividade
específica.
e. Intensidade: é o esforço exigido no exercício, que pode ser representado, por exemplo, pela execução dos
movimentos na maior velocidade possível.
O fortalecimento do complexo póstero-lateral do quadril tem sido recomendado pela literatura com evidência moderada,
para ser incluído no processo de reabilitação de indivíduos com dor lombar crônica inespecífica de acordo com a revisão
sistemática de Fukuda et al. (Addition of hip strengthening in low back pain: Systematic review. Clinical Rehabil, 2020).
Os músculos que compõem esse complexo são aqueles envolvidos na abdução, na extensão e na rotação lateral do quadril.
Para fortalecer um músculo de forma específica é primordial conhecer as ações musculares principais. Assinale a
alternativa que não relaciona corretamente o músculo citado aos movimentos exigidos para o exercício de fortalecimento:
Escolha uma opção:
a. Glúteo médio: abdução, rotação lateral e extensão do quadril.
b. Glúteo mínimo: abdução e rotação lateral do quadril.
c. Pélvico trocanterianos: rotação lateral do quadril.
d. Iliopsoas: flexão e rotação lateral do quadril.
e. Glúteo máximo: extensão de quadril.
09/12/2023, 09:53 Questionário Online: Revisão da tentativa
https://ava.aquivocepode.com.br/avaunip/mod/quiz/review.php?attempt=550427&cmid=38215 4/5
Questão 7
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 8
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
Questão 9
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
O controle sensório-motorenvolve todo o gerenciamento da postura e do movimento por meio do sistema nervoso central
associado ao sistema de feedback sensorial periférico para manter, corrigir ou refinar as tarefas motoras funcionais. As
lesões podem levar à instabilidade funcional e à perda da eficiência dos movimentos e tais alterações poderão ser
trabalhadas por meio do treinamento sensório-motor específico. Dentre as condutas terapêuticas descritas, qual delas não
representa um estímulo proprioceptivo?
Escolha uma opção:
a. Exercícios pliométricos.
b. Abordagens passivas com terapia manual.
c. Exercícios de sentido de posição e movimento com os olhos fechados.
d. Facilitação neuromuscular proprioceptiva.
e. Todas as condutas são formas de estimular a propriocepção.
A pandemia do COVID -19 levou muitas pessoas a evoluir para longos períodos de internação hospitalar em Unidades de
Terapia Intensiva e era comum ver pacientes que receberam alta hospitalar saírem de cadeira de rodas. Isso se deve aos
efeitos deletérios gerados pelo imobilismo no leito. Diante desse quadro, muitos pacientes necessitaram de atendimento
fisioterapêutico domiciliar para recuperar suas incapacidades funcionais. Qual das alternativas não representa uma
conduta terapêutica adequada para esses pacientes após a alta hospitalar?
Escolha uma opção:
a. Ganho de força muscular por meio das mobilizações ativo-assistidas ou ativas.
b. Estimular a dinâmica vascular e a força muscular por meio de mobilizações passivas.
c. Treino de deambulação para estimular a capacidade funcional e a circulação sanguínea.
d. Exercícios ativos dos membros superiores associados aos exercícios respiratórios.
e. Alongamentos ativos ou ativo-assistidos para manter a mobilidade.
Os movimentos ativos são utilizados na prática clínica com diferentes objetivos terapêuticos. Assinale a alternativa que não
representa um objetivo das mobilizações ativas:
Escolha uma opção:
a. Movimentos ativos livres dentro da amplitude articular disponível como forma de alongamento dinâmico.
b. Movimentos ativos livres combinados para trabalhar a coordenação motora.
c. Movimentos ativos livres repetidos em atividades de longa duração como forma de condicionamento aeróbico.
d. Movimentos ativos livres como forma de desenvolver hipertrofia muscular.
e. Movimentos ativos livres como forma de aquecimento prévio a um exercício de força.
09/12/2023, 09:53 Questionário Online: Revisão da tentativa
https://ava.aquivocepode.com.br/avaunip/mod/quiz/review.php?attempt=550427&cmid=38215 5/5
Questão 10
Completo
Atingiu 1,00 de 1,00
© Copyright Grupo Aqui Você Pode - Todos os direitos reservados. Política de privacidade e Termos de uso
Analise a afirmação e assinale a alternativa que argumenta corretamente sobre ela:
Todos os graus de mobilização articular são úteis para o alongamento dos tecidos periarticulares e colaborarão para o
ganho de amplitude articular.
Escolha uma opção:
a. Essa afirmação está totalmente correta, já que todos os tipos de mobilização articular e em qualquer grau são
capazes de produzir líquido sinovial e aumentar a amplitude de movimento.
b. Essa afirmação não procede, já que técnicas de mobilização articular são indicadas apenas para manutenção da
amplitude de movimento.
c. Essa afirmação não procede porque os diferentes graus de mobilização oscilatória são indicados apenas para
analgesia local.
d. Essa afirmação não está correta porque para ganhar amplitude de movimento não é necessário o alongamento dos
tecidos periarticulares.
e. Essa afirmação não procede porque cada grau determina um efeito terapêutico específico, desde a analgesia até a
manutenção ou o ganho de amplitude de movimento.
Sobre nós
Nossa visão de futuro e nossos objetivos
são sintetizados na missão de formar
o cidadão através da educação.
  
Contatos
 0800.725.0045
 WhatsApp: (85) 3535.5819

www.aquivocepode.com.br
Download Moodle
https://www.aquivocepode.com.br/politicas-privacidade/
https://api.whatsapp.com/send?phone=558535355819
https://api.whatsapp.com/send?phone=558535355819
https://www.facebook.com/Aquivocepodeunipuniplan/
https://www.facebook.com/Aquivocepodeunipuniplan/
https://www.instagram.com/aquivocepodeoficial/
https://www.instagram.com/aquivocepodeoficial/
tel:08007250045
https://api.whatsapp.com/send?phone=558535355819
https://www.aquivocepode.com.br/

Mais conteúdos dessa disciplina