Logo Passei Direto
Buscar

AV2 Planejamento e Controle da Produção Avançado (1)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "O mundo competitivo de hoje demanda que os sistemas produtivos sejam capazes de adaptar-se rapidamente a mudanças: mudanças no processo produtivo, mudanças na disponibilidade de suprimentos e, acima de tudo, mudanças na demanda. Ser capaz de reagir eficazmente a mudanças é uma função essencial da atividade de controle da produção. Com base na visão de futuro que temos, planejamos as atividades do processo produtivo que está sendo gerenciado." Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 5.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre média com suavização exponencial, é possível afirmar que:
1. a previsão de demandas com o uso de suavização exponencial leva em conta cenários elaborados por membros executivos, que são convidados a avaliar os riscos futuros.
2. Correta: para se prever demandas com o uso de suavização exponencial para um próximo período futuro, deve-se levar em consideração a previsão feita no período anterior ao atual.
3. para se prever demandas com o uso de suavização exponencial, deve-se plotar uma variável ao longo do tempo, removendo variações atribuíveis e usando técnicas de extrapolação.
4. a previsão de demandas com o uso de suavização exponencial é uma abordagem qualitativa que considera as pesquisas de mercado realizadas pela organização produtiva.
5. a previsão de demandas com o uso de suavização exponencial é uma abordagem qualitativa que examina o padrão de comportamento passado de um fenômeno, ao longo do tempo.

Leia o trecho a seguir: "De forma resumida, vendas e marketing comparam a demanda real passada ao plano de vendas, verificando o potencial do mercado e projetando demandas futuras. O plano atualizado de demanda é então comunicado à manufatura, que elabora o plano de produção, verificando as necessidades de capacidade em termos agregados, assim como as necessidades de materiais críticos. Todas as dificuldades em atender à demanda são trabalhadas ou os planos de vendas são alterados, em um processo que é concluído numa reunião formal, liderada pelo diretor geral da empresa." Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 50.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre demanda baseada em marketing e vendas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Previsões de demandas baseadas em marketing e vendas devem ser consideradas nas primeiras rodadas de estimativas de demanda de novos produtos.
II. ( ) As previsões de demanda baseadas em marketing e vendas examinam o padrão de comportamento passado de um fenômeno, ao longo do tempo, para prever o futuro.
III. ( ) Previsões de demandas baseadas em marketing e vendas são usadas, pois são as áreas que estão mais próximas dos clientes finais.
IV. ( ) As previsões de demanda baseadas em marketing e vendas podem ser realizadas por meio de clínicas de produtos, diretamente com o público alvo.
1. F, F, V, V.
2. Correta: V, F, V, V.
3. V, F, V, F.
4. F, V, F, V.
5. V, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: "Qual é o tamanho de lote de um fluxo de produção numa linha de produção contínua? Dois tipos de resposta são possíveis: uma delas é que o tamanho de lote é um, pois os produtos são movidos de um em um, de uma estação de trabalho para a próxima. Outra resposta possível é que o tamanho de lote é 'infinito', pois a linha é dedicada e uma quantidade de produtos muito grande vai ser produzida antes que a linha seja interrompida para prepará-la para a produção de um produto diferente." Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 365.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre produção em lotes ou bateladas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Móveis calçados e roupas são exemplos de produtos feitos em sistemas produtivos em bateladas.
Porque:
II. A produção em lotes ou em bateladas se caracteriza por fabricar uma quantidade específica de uma categoria de produto de cada vez, de acordo com os pedidos.
1. Correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
3. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: "Considere os quatro tipos diferentes de operações descritos: fábrica de malhas de lã, hotel urbano, supermercado e produtor de alumínio. Seus padrões de demanda são mostrados na figura abaixo. O negócio de malhas de lã e o hotel urbano têm padrões sazonais de demanda de vendas, mas por diferentes razões: o negócio de malhas de lã, por causa dos padrões climáticos (invernos frios, verões quentes); e o hotel, por causa da demanda de empresários, que tiram férias do trabalho no Natal e no verão." Fonte: SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Gestão de Operações. [s. l]: Financial Times Prentice Hall, 2010. p. 303.
Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise os diferentes tipos de demanda de produção a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Demanda negativa.
2) Demanda inexistente.
3) Demanda latente.
4) Demanda em declínio.
( ) Esse tipo de demanda acontece quando os clientes potenciais desconhecem determinado produto ou serviço.
( ) Esse tipo de demanda acontece quando os consumidores têm necessidade por um mesmo produto ou serviço que está indisponível no mercado ou em desacordo com seus desejos.
( ) Esse tipo de demanda acontece quando a empresa percebe que a procura caiu para um ou mais de seus produtos ou serviços.
( ) Esse tipo de demanda é verificado quando uma porção relevante do mercado conhece o produto ou serviço, mas tem estima limitada por ele.
1. 2, 4, 3, 1.
2. 3, 4, 2, 1.
3. Correta: 2, 3, 4, 1.
4. 3, 1, 2, 4.
5. 1, 3, 4, 2.

Leia o trecho a seguir: "O tratamento de todas as informações e sua combinação com os dados históricos tratados estatisticamente deve ser feito com a participação de representantes das principais áreas envolvidas no processo de planejamento, ou seja, comercial, de planejamento, de produção, financeira e de desenvolvimento de produtos, num evento que estamos denominando de reunião de previsão." Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 350.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre média com suavização exponencial, imagine que um profissional de PPCP precisa prever a demanda para a sexta semana de produção de uma empresa baseando-se nas informações de saídas de produtos das cinco semanas anteriores, conforme a tabela a seguir: Utilizando pesos de 0,30 para semana mais recente (5), de 0,25 para semana quatro, de 0,20 para semana três, de 0,15 para a semana dois e de 0,10 para a semana um, além de uma constante de suavização de 0,17, podemos afirmar que:
1. a média móvel ponderada (MMP) é 190,0 e a média por suavização exponencial é 194,5.
2. a média móvel ponderada (MMP) é 189,25 e a média por suavização exponencial é 190,0.
3. a média móvel ponderada (MMP) é 190,0 e a média por suavização exponencial é 189,25.
4. Correta: a média móvel ponderada (MMP) é 189,25 e a média por suavização exponencial é 194,15.
5. a média móvel ponderada (MMP) é 194,15 e a média por suavização exponencial é 189,25.

Leia o trecho a seguir: "Dependendo do tipo de processo produtivo (contínuo, batch ou por encomendas), da complexidade de estruturas de produtos e roteiros, assim como das prioridades competitivas da empresa no(s) mercado(s) em que atua (custo, qualidade, velocidade de entrega, confiabilidade de entrega e/ou flexibilidade), a forma da empresa estruturar seu processo de planejamento pode ser diferente. É necessário que a empresa, com base em suas características específicas, 'desenhe' o sistema de planejamento que melhor garanta o atendimento aos objetivos definidos para sua manufatura." Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 189.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de produção, analise as afirmativas a seguir:
I. O tipo de produção é uma das variáveis que define a forma como uma empresa estrutura seu processo de planejamento.
II. A complexidade de estruturas de produtos e roteiros é uma das variáveis que define a forma como uma empresa estrutura seu processo de planejamento.
III. Custo, qualidade e velocidade de entrega são algumas das variáveis que definem a forma como uma empresa estrutura seu processo de planejamento.
IV. A localização da instalação produtiva é uma das variáveis que define a forma como uma empresa estrutura seu processo de planejamento.
1. II e IV.
2. I e II.
3. I, III e IV.
4. III e IV.
5. Correta: I, II e III.

Leia o trecho a seguir: "Para produzir com eficiência e eficácia, é necessário escolher e definir um sistema de produção que seja o mais adequado ao produto/serviço que se pretende produzir. Isso significa buscar os meios mais adequados para produzir um determinado produto ou operar determinado serviço. É o que se chama de racionalidade: buscar os meios apropriados para alcançar determinados objetivos. Toda empresa possui sua própria racionalidade, isto é, a escolha dos meios necessários para alcançar os fins desejados. A racionalidade envolve métodos e processos de trabalho que sejam os melhores para produzir algo." Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão da produção - uma abordagem introdutória. 3. ed. São Paulo: Manole, 2014. p. 65.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre os tipos de produção, podemos afirmar que:
1. as dimensões básicas a serem analisadas para se decidir em produzir ou não são: inovar, reduzir custos, reduzir prazos e melhorar qualidade.
2. Correta: o processo de tomada da decisão de se produzir deve ser baseado nas respostas para as perguntas: “o que se deve fazer?”; “quando fazer?”, “quem deve fazer?”; e “como fazer?”.
3. a decisão de se produzir ou comprar um novo produto envolve como base apenas os dados da fatia de mercado na qual ele estará inserido.
4. a decisão de se produzir deve ultrapassar as limitações oriundas das características do sistema produtivo que está sendo avaliado.
5. a atividade econômica de uma organização produtiva classifica as empresas como construtivistas, minimalistas ou de segundo setor.

Leia o trecho a seguir: "Se o planejamento e o controle são o processo de conciliar a demanda com a oferta, a natureza das decisões tomadas para planejar e controlar uma operação dependerá da natureza da demanda e da natureza da oferta nessa operação. Nesta seção, examinamos algumas diferenças na demanda e na oferta que podem afetar a maneira como os gerentes de operações planejam e controlam suas atividades." Fonte: SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Gestão de operações. [s. l.]: Financial Times Prentice Hall, 2010. p. 272.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os tipos de demanda a serem previstas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Demanda negativa é verificada quando uma porção relevante do mercado conhece o produto ou serviço, mas a estima por ele é muito limitada, podendo, até mesmo, haver rejeição a ele.
II. ( ) Demanda latente é verificada quando muitos consumidores têm necessidade por um mesmo produto ou serviço, mas ele ainda está indisponível no mercado.
III. ( ) Demanda excessiva é verificada em empresas cuja capacidade instalada seja insuficiente para os volumes procurados pelo mercado.
IV. ( ) Demanda plena é verificada em empresas com capacidade instalada insuficiente para os volumes procurados pelo mercado.
1. V, F, V, F.
2. Correta: V, V, V, F.
3. V, V, F, F.
4. F, F, V, V.
5. F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: "O sistema de produção utilizado pela empresa é uma função dependente do seu produto. Em outros termos, é o tipo de produto que determina o sistema de produção que a empresa deve utilizar. Se o produto é específico ou de grande porte e depende da encomenda do cliente, o sistema adotado será a produção sob encomenda. Se há uma variedade de produtos que entram e saem de produção e que a empresa vende somente após estocar, o sistema adotado será a produção de lotes. Se há um ou mais produtos que permanecem no longo prazo em produção, o sistema será certamente o de produção contínua." Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão da produção - uma abordagem introdutória. 3. ed. São Paulo: Manole, 2014. p. 78.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre programação da produção intermitente, é possível afirmar que:
1. para se calcular a capacidade instalada de um sistema de produção intermitente, deve-se considerar o local da instalação industrial.
2. com relação ao estoque de produtos acabados, em um sistema de produção contínua, o estoque pode ser planejado mensalmente.
3. com relação ao estoque de matérias primas, em um sistema de produção por encomenda, o estoque é planejado em função de cada lote de produção.
4. sistemas de produção por encomenda se caracterizam pelo alto volume e alta variedade de modelos, sendo normalmente produtos destinados ao varejo.
5. com relação à característica de produção, em um sistema de produção em lotes, o planejamento é feito somente após o recebimento do pedido.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir: "O mundo competitivo de hoje demanda que os sistemas produtivos sejam capazes de adaptar-se rapidamente a mudanças: mudanças no processo produtivo, mudanças na disponibilidade de suprimentos e, acima de tudo, mudanças na demanda. Ser capaz de reagir eficazmente a mudanças é uma função essencial da atividade de controle da produção. Com base na visão de futuro que temos, planejamos as atividades do processo produtivo que está sendo gerenciado." Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 5.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre média com suavização exponencial, é possível afirmar que:
1. a previsão de demandas com o uso de suavização exponencial leva em conta cenários elaborados por membros executivos, que são convidados a avaliar os riscos futuros.
2. Correta: para se prever demandas com o uso de suavização exponencial para um próximo período futuro, deve-se levar em consideração a previsão feita no período anterior ao atual.
3. para se prever demandas com o uso de suavização exponencial, deve-se plotar uma variável ao longo do tempo, removendo variações atribuíveis e usando técnicas de extrapolação.
4. a previsão de demandas com o uso de suavização exponencial é uma abordagem qualitativa que considera as pesquisas de mercado realizadas pela organização produtiva.
5. a previsão de demandas com o uso de suavização exponencial é uma abordagem qualitativa que examina o padrão de comportamento passado de um fenômeno, ao longo do tempo.

Leia o trecho a seguir: "De forma resumida, vendas e marketing comparam a demanda real passada ao plano de vendas, verificando o potencial do mercado e projetando demandas futuras. O plano atualizado de demanda é então comunicado à manufatura, que elabora o plano de produção, verificando as necessidades de capacidade em termos agregados, assim como as necessidades de materiais críticos. Todas as dificuldades em atender à demanda são trabalhadas ou os planos de vendas são alterados, em um processo que é concluído numa reunião formal, liderada pelo diretor geral da empresa." Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 50.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre demanda baseada em marketing e vendas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Previsões de demandas baseadas em marketing e vendas devem ser consideradas nas primeiras rodadas de estimativas de demanda de novos produtos.
II. ( ) As previsões de demanda baseadas em marketing e vendas examinam o padrão de comportamento passado de um fenômeno, ao longo do tempo, para prever o futuro.
III. ( ) Previsões de demandas baseadas em marketing e vendas são usadas, pois são as áreas que estão mais próximas dos clientes finais.
IV. ( ) As previsões de demanda baseadas em marketing e vendas podem ser realizadas por meio de clínicas de produtos, diretamente com o público alvo.
1. F, F, V, V.
2. Correta: V, F, V, V.
3. V, F, V, F.
4. F, V, F, V.
5. V, V, F, F.

Leia o trecho a seguir: "Qual é o tamanho de lote de um fluxo de produção numa linha de produção contínua? Dois tipos de resposta são possíveis: uma delas é que o tamanho de lote é um, pois os produtos são movidos de um em um, de uma estação de trabalho para a próxima. Outra resposta possível é que o tamanho de lote é 'infinito', pois a linha é dedicada e uma quantidade de produtos muito grande vai ser produzida antes que a linha seja interrompida para prepará-la para a produção de um produto diferente." Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 365.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre produção em lotes ou bateladas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Móveis calçados e roupas são exemplos de produtos feitos em sistemas produtivos em bateladas.
Porque:
II. A produção em lotes ou em bateladas se caracteriza por fabricar uma quantidade específica de uma categoria de produto de cada vez, de acordo com os pedidos.
1. Correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
3. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. As asserções I e II são proposições falsas.

Leia o trecho a seguir: "Considere os quatro tipos diferentes de operações descritos: fábrica de malhas de lã, hotel urbano, supermercado e produtor de alumínio. Seus padrões de demanda são mostrados na figura abaixo. O negócio de malhas de lã e o hotel urbano têm padrões sazonais de demanda de vendas, mas por diferentes razões: o negócio de malhas de lã, por causa dos padrões climáticos (invernos frios, verões quentes); e o hotel, por causa da demanda de empresários, que tiram férias do trabalho no Natal e no verão." Fonte: SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Gestão de Operações. [s. l]: Financial Times Prentice Hall, 2010. p. 303.
Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise os diferentes tipos de demanda de produção a seguir e associe-os com suas respectivas características:
1) Demanda negativa.
2) Demanda inexistente.
3) Demanda latente.
4) Demanda em declínio.
( ) Esse tipo de demanda acontece quando os clientes potenciais desconhecem determinado produto ou serviço.
( ) Esse tipo de demanda acontece quando os consumidores têm necessidade por um mesmo produto ou serviço que está indisponível no mercado ou em desacordo com seus desejos.
( ) Esse tipo de demanda acontece quando a empresa percebe que a procura caiu para um ou mais de seus produtos ou serviços.
( ) Esse tipo de demanda é verificado quando uma porção relevante do mercado conhece o produto ou serviço, mas tem estima limitada por ele.
1. 2, 4, 3, 1.
2. 3, 4, 2, 1.
3. Correta: 2, 3, 4, 1.
4. 3, 1, 2, 4.
5. 1, 3, 4, 2.

Leia o trecho a seguir: "O tratamento de todas as informações e sua combinação com os dados históricos tratados estatisticamente deve ser feito com a participação de representantes das principais áreas envolvidas no processo de planejamento, ou seja, comercial, de planejamento, de produção, financeira e de desenvolvimento de produtos, num evento que estamos denominando de reunião de previsão." Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 350.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre média com suavização exponencial, imagine que um profissional de PPCP precisa prever a demanda para a sexta semana de produção de uma empresa baseando-se nas informações de saídas de produtos das cinco semanas anteriores, conforme a tabela a seguir: Utilizando pesos de 0,30 para semana mais recente (5), de 0,25 para semana quatro, de 0,20 para semana três, de 0,15 para a semana dois e de 0,10 para a semana um, além de uma constante de suavização de 0,17, podemos afirmar que:
1. a média móvel ponderada (MMP) é 190,0 e a média por suavização exponencial é 194,5.
2. a média móvel ponderada (MMP) é 189,25 e a média por suavização exponencial é 190,0.
3. a média móvel ponderada (MMP) é 190,0 e a média por suavização exponencial é 189,25.
4. Correta: a média móvel ponderada (MMP) é 189,25 e a média por suavização exponencial é 194,15.
5. a média móvel ponderada (MMP) é 194,15 e a média por suavização exponencial é 189,25.

Leia o trecho a seguir: "Dependendo do tipo de processo produtivo (contínuo, batch ou por encomendas), da complexidade de estruturas de produtos e roteiros, assim como das prioridades competitivas da empresa no(s) mercado(s) em que atua (custo, qualidade, velocidade de entrega, confiabilidade de entrega e/ou flexibilidade), a forma da empresa estruturar seu processo de planejamento pode ser diferente. É necessário que a empresa, com base em suas características específicas, 'desenhe' o sistema de planejamento que melhor garanta o atendimento aos objetivos definidos para sua manufatura." Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 189.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de produção, analise as afirmativas a seguir:
I. O tipo de produção é uma das variáveis que define a forma como uma empresa estrutura seu processo de planejamento.
II. A complexidade de estruturas de produtos e roteiros é uma das variáveis que define a forma como uma empresa estrutura seu processo de planejamento.
III. Custo, qualidade e velocidade de entrega são algumas das variáveis que definem a forma como uma empresa estrutura seu processo de planejamento.
IV. A localização da instalação produtiva é uma das variáveis que define a forma como uma empresa estrutura seu processo de planejamento.
1. II e IV.
2. I e II.
3. I, III e IV.
4. III e IV.
5. Correta: I, II e III.

Leia o trecho a seguir: "Para produzir com eficiência e eficácia, é necessário escolher e definir um sistema de produção que seja o mais adequado ao produto/serviço que se pretende produzir. Isso significa buscar os meios mais adequados para produzir um determinado produto ou operar determinado serviço. É o que se chama de racionalidade: buscar os meios apropriados para alcançar determinados objetivos. Toda empresa possui sua própria racionalidade, isto é, a escolha dos meios necessários para alcançar os fins desejados. A racionalidade envolve métodos e processos de trabalho que sejam os melhores para produzir algo." Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão da produção - uma abordagem introdutória. 3. ed. São Paulo: Manole, 2014. p. 65.
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre os tipos de produção, podemos afirmar que:
1. as dimensões básicas a serem analisadas para se decidir em produzir ou não são: inovar, reduzir custos, reduzir prazos e melhorar qualidade.
2. Correta: o processo de tomada da decisão de se produzir deve ser baseado nas respostas para as perguntas: “o que se deve fazer?”; “quando fazer?”, “quem deve fazer?”; e “como fazer?”.
3. a decisão de se produzir ou comprar um novo produto envolve como base apenas os dados da fatia de mercado na qual ele estará inserido.
4. a decisão de se produzir deve ultrapassar as limitações oriundas das características do sistema produtivo que está sendo avaliado.
5. a atividade econômica de uma organização produtiva classifica as empresas como construtivistas, minimalistas ou de segundo setor.

Leia o trecho a seguir: "Se o planejamento e o controle são o processo de conciliar a demanda com a oferta, a natureza das decisões tomadas para planejar e controlar uma operação dependerá da natureza da demanda e da natureza da oferta nessa operação. Nesta seção, examinamos algumas diferenças na demanda e na oferta que podem afetar a maneira como os gerentes de operações planejam e controlam suas atividades." Fonte: SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Gestão de operações. [s. l.]: Financial Times Prentice Hall, 2010. p. 272.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os tipos de demanda a serem previstas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s):
I. ( ) Demanda negativa é verificada quando uma porção relevante do mercado conhece o produto ou serviço, mas a estima por ele é muito limitada, podendo, até mesmo, haver rejeição a ele.
II. ( ) Demanda latente é verificada quando muitos consumidores têm necessidade por um mesmo produto ou serviço, mas ele ainda está indisponível no mercado.
III. ( ) Demanda excessiva é verificada em empresas cuja capacidade instalada seja insuficiente para os volumes procurados pelo mercado.
IV. ( ) Demanda plena é verificada em empresas com capacidade instalada insuficiente para os volumes procurados pelo mercado.
1. V, F, V, F.
2. Correta: V, V, V, F.
3. V, V, F, F.
4. F, F, V, V.
5. F, V, F, V.

Leia o trecho a seguir: "O sistema de produção utilizado pela empresa é uma função dependente do seu produto. Em outros termos, é o tipo de produto que determina o sistema de produção que a empresa deve utilizar. Se o produto é específico ou de grande porte e depende da encomenda do cliente, o sistema adotado será a produção sob encomenda. Se há uma variedade de produtos que entram e saem de produção e que a empresa vende somente após estocar, o sistema adotado será a produção de lotes. Se há um ou mais produtos que permanecem no longo prazo em produção, o sistema será certamente o de produção contínua." Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão da produção - uma abordagem introdutória. 3. ed. São Paulo: Manole, 2014. p. 78.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre programação da produção intermitente, é possível afirmar que:
1. para se calcular a capacidade instalada de um sistema de produção intermitente, deve-se considerar o local da instalação industrial.
2. com relação ao estoque de produtos acabados, em um sistema de produção contínua, o estoque pode ser planejado mensalmente.
3. com relação ao estoque de matérias primas, em um sistema de produção por encomenda, o estoque é planejado em função de cada lote de produção.
4. sistemas de produção por encomenda se caracterizam pelo alto volume e alta variedade de modelos, sendo normalmente produtos destinados ao varejo.
5. com relação à característica de produção, em um sistema de produção em lotes, o planejamento é feito somente após o recebimento do pedido.

Prévia do material em texto

- Planejamento e Controle da Produção Avançado - T.20232.B 
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - 
Questionário 
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - 
Questionário 
Ana Cleia Oliveira Nascimento 
Nota final 
Enviado em: 03/10/23 01:38 (BRT) 
10/10 
Conteúdo do exercício 
Conteúdo do exercício 
1. Pergunta 1 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O mundo competitivo de hoje demanda que os sistemas produtivos sejam capazes de 
adaptar-se rapidamente a mudanças: mudanças no processo produtivo, mudanças na 
disponibilidade de suprimentos e, acima de tudo, mudanças na demanda. Ser capaz de 
reagir eficazmente a mudanças é uma função essencial da atividade de controle da 
produção. Com base na visão de futuro que temos, planejamos as atividades do 
processo produtivo que está sendo gerenciado.” 
Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e 
controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 5. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre média com suavização 
exponencial, é possível afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. a previsão de demandas com o uso de suavização exponencial leva em conta 
cenários elaborados por membros executivos, que são convidados a avaliar os 
riscos futuros. 
2. Correta: 
para se prever demandas com o uso de suavização exponencial para um 
próximo período futuro, deve-se levar em consideração a previsão feita no 
período anterior ao atual. 
Resposta correta 
3. para se prever demandas com o uso de suavização exponencial, deve-se plotar 
uma variável ao longo do tempo, removendo variações atribuíveis e usando 
técnicas de extrapolação. 
4. a previsão de demandas com o uso de suavização exponencial é uma 
abordagem qualitativa que considera as pesquisas de mercado realizadas pela 
organização produtiva. 
5. a previsão de demandas com o uso de suavização exponencial é uma 
abordagem qualitativa que examina o padrão de comportamento passado de 
um fenômeno, ao longo do tempo. 
2. Pergunta 2 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“De forma resumida, vendas e marketing comparam a demanda real passada ao plano 
de vendas, verificando o potencial do mercado e projetando demandas futuras. O plano 
atualizado de demanda é então comunicado à manufatura, que elabora o plano de 
produção, verificando as necessidades de capacidade em termos agregados, assim 
como as necessidades de materiais críticos. Todas as dificuldades em atender à 
demanda são trabalhadas ou os planos de vendas são alterados, em um processo que é 
concluído numa reunião formal, liderada pelo diretor geral da empresa.” 
Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e 
controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 50. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre demanda baseada em 
marketing e vendas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) 
e F para a(s) falsa(s): 
I. ( ) Previsões de demandas baseadas em marketing e vendas devem ser consideradas 
nas primeiras rodadas de estimativas de demanda de novos produtos. 
II. ( ) As previsões de demanda baseadas em marketing e vendas examinam o padrão 
de comportamento passado de um fenômeno, ao longo do tempo, para prever o futuro. 
III. ( ) Previsões de demandas baseadas em marketing e vendas são usadas, pois são as 
áreas que estão mais próximas dos clientes finais. 
IV. ( ) As previsões de demanda baseadas em marketing e vendas podem ser realizadas 
por meio de clínicas de produtos, diretamente com o público alvo. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. F, F, V, V. 
2. Correta: 
V, F, V, V. 
Resposta correta 
3. V, F, V, F. 
4. F, V, F, V. 
5. V, V, F, F. 
3. Pergunta 3 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Qual é o tamanho de lote de um fluxo de produção numa linha de produção contínua? 
Dois tipos de resposta são possíveis: uma delas é que o tamanho de lote é um, pois os 
produtos são movidos de um em um, de uma estação de trabalho para a próxima. 
Outra resposta possível é que o tamanho de lote é "infinito”, pois a linha é dedicada e 
uma quantidade de produtos muito grande vai ser produzida antes que a linha seja 
interrompida para prepará-la para a produção de um produto diferente”. 
Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e 
controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 365. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre produção em lotes 
ou bateladas, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: 
I. Móveis calçados e roupas são exemplos de produtos feitos em sistemas produtivos 
em bateladas. 
Porque: 
II. A produção em lotes ou em bateladas se caracteriza por fabricar uma quantidade 
específica de uma categoria de produto de cada vez, de acordo com os pedidos. 
A seguir, assinale a alternativa correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. Correta: 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa 
correta da I. 
Resposta correta 
2. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 
3. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa 
correta da I. 
5. As asserções I e II são proposições falsas. 
4. Pergunta 4 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Considere os quatro tipos diferentes de operações descritos: fábrica de malhas de lã, 
hotel urbano, supermercado e produtor de alumínio. Seus padrões de demanda são 
mostrados na figura abaixo. O negócio de malhas de lã e o hotel urbano têm padrões 
sazonais de demanda de vendas, mas por diferentes razões: o negócio de malhas de lã, 
por causa dos padrões climáticos (invernos frios, verões quentes); e o hotel, por causa 
da demanda de empresários, que tiram férias do trabalho no Natal e no verão.” 
 
 
Fonte: SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Gestão de Operações. [s. l]: Financial 
Times Prentice Hall, 2010. p. 303. 
Considerando as informações apresentadas e os conteúdos estudados, analise os 
diferentes tipos de demanda de produção a seguir e associe-os com suas respectivas 
características: 
1) Demanda negativa. 
2) Demanda inexistente. 
3) Demanda latente. 
4) Demanda em declínio. 
( ) Esse tipo de demanda acontece quando os clientes potenciais desconhecem 
determinado produto ou serviço. 
( ) Esse tipo de demanda acontece quando os consumidores têm necessidade por um 
mesmo produto ou serviço que está indisponível no mercado ou em desacordo com 
seus desejos. 
( ) Esse tipo de demanda acontece quando a empresa percebe que a procura caiu para 
um ou mais de seus produtos ou serviços. 
( ) Esse tipo de demanda é verificado quando uma porção relevante do mercado 
conhece o produto ou serviço, mas tem estima limitada por ele. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. 2, 4, 3, 1. 
2. 3, 4, 2, 1. 
3. Correta: 
2, 3, 4, 1. 
Resposta correta 
4. 3, 1, 2, 4. 
5. 1, 3, 4, 2. 
5. Pergunta 5 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O tratamento de todas as informações e sua combinação com os dados históricos 
tratados estatisticamente deve ser feito com a participação de representantes das 
principais áreas envolvidas no processo de planejamento, ou seja, comercial, de 
planejamento, de produção, financeira e de desenvolvimento de produtos, num evento 
que estamos denominando de reunião de previsão”. 
Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e 
controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 350. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre média com suavização 
exponencial, imagine que um profissional de PPCP precisa prever a demanda para a 
sexta semana de produção de uma empresa baseando-se nas informações de saídas de 
produtos das cinco semanas anteriores, conforme a tabela a seguir: 
 
 
Utilizando pesos de 0,30 para semana mais recente (5), de 0,25 para semanaquatro, 
de 0,20 para semana três, de 0,15 para a semana dois e de 0,10 para a semana um, 
além de uma constante de suavização de 0,17, podemos afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. a média móvel ponderada (MMP) é 190,0 e a média por suavização 
exponencial é 194,5. 
2. a média móvel ponderada (MMP) é 189,25 e a média por suavização 
exponencial é 190,0. 
3. a média móvel ponderada (MMP) é 190,0 e a média por suavização 
exponencial é 189,25. 
4. Correta: 
a média móvel ponderada (MMP) é 189,25 e a média por suavização 
exponencial é 194,15. 
Resposta correta 
5. a média móvel ponderada (MMP) é 194,15 e a média por suavização 
exponencial é 189,25. 
6. Pergunta 6 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Dependendo do tipo de processo produtivo (contínuo, batch ou por encomendas), da 
complexidade de estruturas de produtos e roteiros, assim como das prioridades 
competitivas da empresa no(s) mercado(s) em que atua (custo, qualidade, velocidade 
de entrega, confiabilidade de entrega e/ou flexibilidade), a forma da empresa 
estruturar seu processo de planejamento pode ser diferente. É necessário que a 
empresa, com base em suas características específicas, "desenhe" o sistema de 
planejamento que melhor garanta o atendimento aos objetivos definidos para sua 
manufatura”. 
Fonte: CORRÊA, H. L.; GIANESI, I. G. N.; CAON, M. Planejamento, programação e 
controle da produção. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. p. 189. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre tipos de produção, 
analise as afirmativas a seguir: 
I. O tipo de produção é uma das variáveis que define a forma como uma empresa 
estrutura seu processo de planejamento. 
II. A complexidade de estruturas de produtos e roteiros é uma das variáveis que define 
a forma como uma empresa estrutura seu processo de planejamento. 
III. Custo, qualidade e velocidade de entrega são algumas das variáveis que definem a 
forma como uma empresa estrutura seu processo de planejamento. 
IV. A localização da instalação produtiva é uma das variáveis que define a forma como 
uma empresa estrutura seu processo de planejamento. 
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. II e IV. 
2. I e II. 
3. I, III e IV. 
4. III e IV. 
5. Correta: 
I, II e III. 
Resposta correta 
7. Pergunta 7 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Para produzir com eficiência e eficácia, é necessário escolher e definir um sistema de 
produção que seja o mais adequado ao produto/serviço que se pretende produzir. Isso 
significa buscar os meios mais adequados para produzir um determinado produto ou 
operar determinado serviço. É o que se chama de racionalidade: buscar os meios 
apropriados para alcançar determinados objetivos. Toda empresa possui sua própria 
racionalidade, isto é, a escolha dos meios necessários para alcançar os fins desejados. A 
racionalidade envolve métodos e processos de trabalho que sejam os melhores para 
produzir algo.” 
Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão da produção - uma abordagem introdutória. 3. ed. 
São Paulo: Manole, 2014. p. 65. 
Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre os tipos de produção, 
podemos afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. as dimensões básicas a serem analisadas para se decidir em produzir ou não 
são: inovar, reduzir custos, reduzir prazos e melhorar qualidade. 
2. Correta: 
o processo de tomada da decisão de se produzir deve ser baseado nas 
respostas para as perguntas: “o que se deve fazer?”; “quando fazer?”, “quem 
deve fazer?”; e “como fazer?”. 
Resposta correta 
3. a decisão de se produzir ou comprar um novo produto envolve como base 
apenas os dados da fatia de mercado na qual ele estará inserido. 
4. a decisão de se produzir deve ultrapassar as limitações oriundas das 
características do sistema produtivo que está sendo avaliado. 
5. a atividade econômica de uma organização produtiva classifica as empresas 
como construtivistas, minimalistas ou de segundo setor. 
8. Pergunta 8 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“Se o planejamento e o controle são o processo de conciliar a demanda com a oferta, a 
natureza das decisões tomadas para planejar e controlar uma operação dependerá da 
natureza da demanda e da natureza da oferta nessa operação. Nesta seção, 
examinamos algumas diferenças na demanda e na oferta que podem afetar a maneira 
como os gerentes de operações planejam e controlam suas atividades.” 
Fonte: SLACK, N.; CHAMBERS, S.; JOHNSTON, R. Gestão de operações. [s. l.]: Financial 
Times Prentice Hall, 2010. p. 272. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os tipos de demanda a 
serem previstas, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F 
para a(s) falsa(s): 
I. ( ) Demanda negativa é verificada quando uma porção relevante do mercado conhece 
o produto ou serviço, mas a estima por ele é muito limitada, podendo, até mesmo, 
haver rejeição a ele. 
II. ( ) Demanda latente é verificada quando muitos consumidores têm necessidade por 
um mesmo produto ou serviço, mas ele ainda está indisponível no mercado. 
III. ( ) Demanda excessiva é verificada em empresas cuja capacidade instalada seja 
insuficiente para os volumes procurados pelo mercado. 
IV. ( ) Demanda plena é verificada em empresas com capacidade instalada insuficiente 
para os volumes procurados pelo mercado. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Ocultar opções de resposta 
1. V, F, V, F. 
2. Correta: 
V, V, V, F. 
Resposta correta 
3. V, V, F, F. 
4. F, F, V, V. 
5. F, V, F, V. 
9. Pergunta 9 
1/1 
Leia o trecho a seguir: 
“O sistema de produção utilizado pela empresa é uma função dependente do seu 
produto. Em outros termos, é o tipo de produto que determina o sistema de produção 
que a empresa deve utilizar. Se o produto é específico ou de grande porte e depende da 
encomenda do cliente, o sistema adotado será a produção sob encomenda. Se há uma 
variedade de produtos que entram e saem de produção e que a empresa vende 
somente após estocar, o sistema adotado será a produção de lotes. Se há um ou mais 
produtos que permanecem no longo prazo em produção, o sistema será certamente o 
de produção contínua.” 
Fonte: CHIAVENATO, I. Gestão da produção - uma abordagem introdutória. 3. ed. 
São Paulo: Manole, 2014. p. 78. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre programação da 
produção intermitente, é possível afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. para se calcular a capacidade instalada de um sistema de produção 
intermitente, deve-se considerar o local da instalação industrial. 
2. Correta: 
com relação ao estoque de produtos acabados, em um sistema de produção 
contínua, o estoque pode ser planejado mensalmente. 
Resposta correta 
3. com relação ao estoque de matérias primas, em um sistema de produção por 
encomenda, o estoque é planejado em função de cada lote de produção. 
4. sistemas de produção por encomenda se caracterizam pelo alto volume e alta 
variedade de modelos, sendo normalmente produtos destinados ao varejo. 
5. com relação à característica de produção, em um sistema de produção em 
lotes, o planejamento é feito somente após o recebimento do pedido. 
10. Pergunta 10 
1/1 
Imagine que um profissional que atua com planejamento e controle de produção em 
uma organização fabril deva avaliar a tabela seguir, na qual dois métodos de previsão 
de demanda são listados: 
 
 
Com relação aos indicadores de controle de erros de previsão, podemos afirmar que: 
Ocultar opções de resposta 
1. MAD para o método I é 3,8; MAD para o método II é 5,8; MSE para o método I é 
29,5; e MSE para o método II é 62,0. 
2. Correta: 
MAD para o método I é 3,8; MAD para o método II é 5,8; MSE para o método I é 
20,2; e MSE para o método II é 50,4. 
Resposta correta 
3. MAD para o método I é 50,4; MAD para o método II é 20,2; MSE para o método 
I é 5,8; e MSE para o método II é 3,8. 
4. MAD para o método I é 5,8; MAD para o método II é 3,8; MSE para o método I é 
50,4; eMSE para o método II é 20,2. 
5. MAD para o método I é 20,2; MAD para o método II é 50,4; MSE para o método 
I é 3,8; e MSE para o método II é 5,8.

Mais conteúdos dessa disciplina