Logo Passei Direto
Buscar

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ENSINO

User badge image
Tati Curiosa

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A avaliação não deve ser vista como um instrumento de pressão e castigo, mas sim demonstrar-se útil para as partes envolvidas, contribuindo para o autoconhecimento e para a análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados.
A avaliação pode e deve proporcionar ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática no que se refere à escolha:
da melhor equipe, dos sistemas técnicos e táticos.
de indivíduos selecionados, classificação e composição de ranking.
do melhor desempenho, objetivos, técnicas e táticas.
da classificação, objetivos, atividades e estratégias.
de competências, objetivos, conteúdos e estratégias.

Diversos autores afirmam que se tem ampliada a discussão sobre os objetivos dos instrumentos de avaliação.
Com relação aos instrumentos de avaliação, analise as proposições abaixo e, posteriormente, selecione a alternativa CORRETA:
I. É desnecessário estar claro o objetivo e a abrangência da avaliação.
II. É importante haver clareza em torno do problema de que se ocupa a avaliação.
III. O professor deve ter pouco domínio sobre a composição da avaliação.
IV. A avaliação se configura como uma das metodologias de aprendizagem.
As proposições III e IV estão corretas.
As proposições II e III estão corretas.
A proposição I e IV estão corretas.
As proposições II e IV estão corretas.
As proposições I e II estão corretas.

A definição clara e precisa dos objetivos de ensino é etapa preparatória para a realização do processo da avaliação da aprendizagem. É fundamental que se afirme que o professor ensina para que o aluno aprenda.
Ao avaliar, portanto, dentro dessa concepção, deve-se levar em conta que:
I. existem conhecimentos que são fundamentais e precisam ser avaliados para orientar o professor no processo de ensino.
II. nem tudo que é proposto, estudado e discutido em aula precisa ser avaliado.
III. quando a avaliação é vista meramente como um evento relaciona-se com o processo de construção de conhecimentos unicamente para medir.
IV. existem assuntos que não se constituem em pilares fundamentais na estrutura conceitual.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
III.
I, II e IV.
I, III e IV.
I e III.
II.

Um processo avaliativo representa para o professor e para o aluno, na mesma proporção, uma oportunidade de obtenção de elementos para a reflexão sobre a prática pedagógica docente.
Neste sentido, o que é correto afirmar sobre o contato professor-aluno?
O diálogo que ocorre entre professor e aluno proporciona uma melhor qualidade de vida para ambos, pois juntos constroem o conhecimento.
O diálogo entre professor e aluno confunde e afasta os valores referentes ao conhecimento.
Não há necessidade de haver diálogo entre professor e aluno para a construção do conhecimento.
A aproximação e a harmonia entre professor e aluno dificultam o diálogo que convém ao aluno em busca de conhecimento.
A dignidade do ser humano diminui com o contato entre professor e aluno, pois o aluno se sente intimidado pelo professor.

A utilização de procedimentos avaliativos pode constituir-se em fator facilitador da aprendizagem e, a respeito das orientações para a avaliação, no texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, consta que, para se obterem informações em relação aos processos de aprendizagem, é necessário:
Considerar as situações avaliativas semelhantes e propor uma diversidade de instrumentos para avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diferentes.
eleger alguns instrumentos fixos de avaliação para possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diferentes.
considerar as situações avaliativas semelhantes e propor uma diversidade de instrumentos para avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diferentes.
eleger previamente os instrumentos e as situações avaliativas, para possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens nos mesmos contextos.
considerar a importância de uma diversidade de instrumentos e situações para possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diferentes.
eleger instrumentos de avaliação capazes de quantificar as aprendizagens para possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos semelhantes.

A obra produzida por Libâneo (1985) parte da reflexão sobre um artigo publicado por Saviani em 1981 e apresenta as tendências pedagógicas que têm se firmado nas escolas pela prática dos professores, apontando dois grupos de pedagogias que se aproximam entre si: a pedagogia liberal e a pedagogia progressista.
Nesses dois conjuntos de pedagogias, a avaliação da aprendizagem escolar é realizada segundo o que propõe cada pedagogia. Considerando a avaliação numa visão liberal e a avaliação numa visão progressista, assinale a alternativa que se apresenta INCORRETA:
Com a função classificatória (visão liberal), a avaliação constitui-se num instrumento estático do processo de crescimento; com a função diagnóstica, ela constitui-se num momento dialético do processo de desenvolvimento da ação pedagógica;
Num modelo liberal de sociedade, a prática de avaliação terá de, obrigatoriamente, ser autoritária;
Na pedagogia libertadora, fundamentada e representada pelo pensamento e prática pedagógica do educador Paulo Freire, a avaliação da aprendizagem deverá estar atenta aos modos de superação do autoritarismo e ao estabelecimento da autonomia do educando;
Num processo de avaliação com função diagnóstica, baseada numa visão progressista, é necessário o estabelecimento de uma escala de valores que permitirá um comparativo do desempenho dos alunos e o estabelecimento de classificações;
Para as pedagogias libertadoras a avaliação tem a finalidade de construção de postura cooperativa entre as pessoas envolvidas no processo educativo, o desenvolvimento da consciência crítica e responsável de todos sobre o cotidiano.

As notas são comumente usadas para fundamentar necessidades de classificação de alunos, onde a maior ênfase é dada à comparação de desempenhos e não aos objetivos instrucionais que se deseja atingir.
A ênfase dada à atribuição de notas tem:
assegurado o respeito do aluno no processo de avaliação.
possibilitado ao aluno, conhecimento da real construção do conhecimento.
permitido que o aluno reconheça a importância dos estudos.
desconsiderando seu aspecto educacional de orientação ao aluno.
promovido a aprendizagem através de provas objetivas de múltipla escolha.

A avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica.
Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades.
( ) A Avaliação Formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.
( ) A Avaliação Somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento, reorientando a aprendizagem.
( ) A Avaliação Diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.
( ) A Avaliação Formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.
( ) A Avaliação Diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
V, F, V, V, F.
V, V, F, F, F.
F, F, V, V, F.
F, V, F, V, F.
F, F, F, V, V.

Sobre a avaliação da aprendizagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Podemos afirmar que prova escrita, portfólio, trabalhos, testes, pesquisas, e relatórios são exemplos de instrumentos de avaliação.
( ) A avaliação no contexto atual deve priorizar a nota em detrimento da qualidade do processo de aprendizagem.
( ) A avaliação tem diversas funções. Algumas delas são: facilitar o diagnóstico, interpretar os resultados, promover e agrupar os alunos.
( ) A avaliação é uma atividade que informa tanto durante o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem (avaliação formativa) quanto no final do processo (avaliação somativa).
( ) A avaliação é um ritual a serviço da manutenção da ordem e da disciplina em sala de aula.
V, F, V, V, F;
V, F, V, F, F;
F, F, V, V, F.
V, V, F, V, F;
F, F, V, V, V;

[...] é aquela que, como o nome sugere, ocorre junto ao processo de ensino e aprendizagem, fornecendo dados importantes para o ajustamento das ações educativas, possibilitando a tomada de decisões quanto à continuidade do programado ou da necessidade de alterações.
A que tipo de avaliação a definição acima se refere?
Formativa
Somativa
Diagnóstica
Crítica
Sintomática

É importante que se defina instrumentos específicos para avaliação nas classes de educação infantil, considerando as singularidades e diferenças de cada proposta institucional e pedagógica da qual a criança participa.
As sugestões de instrumentos de avaliação que o professor pode escolher de acordo com o buscando atender as peculiaridades e objetivos propostos são ele, EXCETO:
Atividade escrita.
Portfólio.
Prova.
Dossiê.
Seminário.

Segundo Moretto (2005) “ … não é acabando com a prova escrita ou oral que melhoraremos o processo de avaliação da aprendizagem, mas ressignificando o instrumento e elaborando-o dentro de uma nova perspectiva pedagógica”.
Com base nesse pressuposto, o autor nos indica que a operacionalização de uma aula com sucesso e a consequente eficácia e eficiência de como avaliar se dá quando:
I. o professor atinge os objetivos de ensinar oportunizando aprendizagens significativas de conteúdos relevantes.
II. ao estabelecer seus objetivos e estratégias de ensino, o professor saiba o que deseja ensinar e de que forma fazê-lo.
III. ao determinar que conteúdo desenvolver, o professor leve em conta a capacidade do aluno de estabelecer relação entre o conteúdo ensinado, as necessidades de seu dia a dia e o contato cultural dos alunos.
IV. o conteúdo selecionado leva em conta um critério essencialmente acadêmico, desfocado das representações trazidas pelo aluno e de seu contexto social e político.

Quais são os critérios de avaliação de um seminário? análise de questionário; coerência; gramática, objetividade e clareza. Estrutura (apresentação pessoal, objetivos, desenvolvimento e conclusão); clareza e objetividade; domínio do tema; adequação ao tempo disponível e uso correto do material didático. Estrutura; índice vocal; conhecimento; análise do material impresso e coesão. Nível de acertos; número de integrantes; tempo de apresentação; objetividade e coerência. Conhecimento do grupo; ortografia; produção textual; síntese e instrumentos auxiliares.

A ação educativa exige uma prática avaliativa intencional e planejada, ou seja, exige cuidados metodológicos na proposição dos atos avaliativos, na seleção dos instrumentos que permitirão coletar os dados necessários para a avaliação; exigirão cuidados metodológicos na construção dos instrumentos, na sua aplicação, assim como na compreensão dos resultados obtidos e, principalmente na:
comparação entre os estudantes.
reorientação das atividades.
aplicação de novos testes.
reação psicológica dos discentes.
aprovação dos alunos.

Sobre os instrumentos de avaliação, assinale a alternativa CORRETA: Sua seleção independe do tipo de conduta e de habilidade que se está avaliando. Podem e devem ser considerados como um recurso de disciplinamento dos alunos. Devem ser adequados na linguagem, na clareza e na precisão da comunicação do que se espera do aluno. Devem avaliar todo o conteúdo planejado, independente da sua essencialidade ou realização no processo. São assim designados apenas aqueles que sejam do tipo teste ou prova, em função da sua objetividade.

Ao longo do processo de aprendizagem, os erros são construtivos, pois oportuniza aprendizagens.
Nesse contexto, a conduta do professor nos momentos de correção deve ter como objetivo:
Reavaliar posteriormente.
Chamar o aluno que acertou para mostrar a resposta correta.
Mostrar as respostas corretas.
Pedir que o aluno copie a correção.
Intervir na mediação entre pares.

Um bom currículo escolar é aquele que se fundamenta em uma concepção de educação que:
I. pressupõe que o aluno seja sujeito de seu processo de aprendizagem.
II. privilegia principalmente o saber que deve ser produzido, deixando em segundo plano o saber que o aluno já possui.
III. as atividades de currículo e ensino não são separadas da totalidade social.
IV. as atividades de currículo e ensino visam à transformação crítica e criativa do contexto escolar, e mais especificamente de sua forma de se organizar.
Está CORRETO apenas o que se apresenta em: I e II.
I, III e IV.
III e IV.
II e III.
II e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A avaliação não deve ser vista como um instrumento de pressão e castigo, mas sim demonstrar-se útil para as partes envolvidas, contribuindo para o autoconhecimento e para a análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados.
A avaliação pode e deve proporcionar ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática no que se refere à escolha:
da melhor equipe, dos sistemas técnicos e táticos.
de indivíduos selecionados, classificação e composição de ranking.
do melhor desempenho, objetivos, técnicas e táticas.
da classificação, objetivos, atividades e estratégias.
de competências, objetivos, conteúdos e estratégias.

Diversos autores afirmam que se tem ampliada a discussão sobre os objetivos dos instrumentos de avaliação.
Com relação aos instrumentos de avaliação, analise as proposições abaixo e, posteriormente, selecione a alternativa CORRETA:
I. É desnecessário estar claro o objetivo e a abrangência da avaliação.
II. É importante haver clareza em torno do problema de que se ocupa a avaliação.
III. O professor deve ter pouco domínio sobre a composição da avaliação.
IV. A avaliação se configura como uma das metodologias de aprendizagem.
As proposições III e IV estão corretas.
As proposições II e III estão corretas.
A proposição I e IV estão corretas.
As proposições II e IV estão corretas.
As proposições I e II estão corretas.

A definição clara e precisa dos objetivos de ensino é etapa preparatória para a realização do processo da avaliação da aprendizagem. É fundamental que se afirme que o professor ensina para que o aluno aprenda.
Ao avaliar, portanto, dentro dessa concepção, deve-se levar em conta que:
I. existem conhecimentos que são fundamentais e precisam ser avaliados para orientar o professor no processo de ensino.
II. nem tudo que é proposto, estudado e discutido em aula precisa ser avaliado.
III. quando a avaliação é vista meramente como um evento relaciona-se com o processo de construção de conhecimentos unicamente para medir.
IV. existem assuntos que não se constituem em pilares fundamentais na estrutura conceitual.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
III.
I, II e IV.
I, III e IV.
I e III.
II.

Um processo avaliativo representa para o professor e para o aluno, na mesma proporção, uma oportunidade de obtenção de elementos para a reflexão sobre a prática pedagógica docente.
Neste sentido, o que é correto afirmar sobre o contato professor-aluno?
O diálogo que ocorre entre professor e aluno proporciona uma melhor qualidade de vida para ambos, pois juntos constroem o conhecimento.
O diálogo entre professor e aluno confunde e afasta os valores referentes ao conhecimento.
Não há necessidade de haver diálogo entre professor e aluno para a construção do conhecimento.
A aproximação e a harmonia entre professor e aluno dificultam o diálogo que convém ao aluno em busca de conhecimento.
A dignidade do ser humano diminui com o contato entre professor e aluno, pois o aluno se sente intimidado pelo professor.

A utilização de procedimentos avaliativos pode constituir-se em fator facilitador da aprendizagem e, a respeito das orientações para a avaliação, no texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, consta que, para se obterem informações em relação aos processos de aprendizagem, é necessário:
Considerar as situações avaliativas semelhantes e propor uma diversidade de instrumentos para avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diferentes.
eleger alguns instrumentos fixos de avaliação para possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diferentes.
considerar as situações avaliativas semelhantes e propor uma diversidade de instrumentos para avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diferentes.
eleger previamente os instrumentos e as situações avaliativas, para possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens nos mesmos contextos.
considerar a importância de uma diversidade de instrumentos e situações para possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diferentes.
eleger instrumentos de avaliação capazes de quantificar as aprendizagens para possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos semelhantes.

A obra produzida por Libâneo (1985) parte da reflexão sobre um artigo publicado por Saviani em 1981 e apresenta as tendências pedagógicas que têm se firmado nas escolas pela prática dos professores, apontando dois grupos de pedagogias que se aproximam entre si: a pedagogia liberal e a pedagogia progressista.
Nesses dois conjuntos de pedagogias, a avaliação da aprendizagem escolar é realizada segundo o que propõe cada pedagogia. Considerando a avaliação numa visão liberal e a avaliação numa visão progressista, assinale a alternativa que se apresenta INCORRETA:
Com a função classificatória (visão liberal), a avaliação constitui-se num instrumento estático do processo de crescimento; com a função diagnóstica, ela constitui-se num momento dialético do processo de desenvolvimento da ação pedagógica;
Num modelo liberal de sociedade, a prática de avaliação terá de, obrigatoriamente, ser autoritária;
Na pedagogia libertadora, fundamentada e representada pelo pensamento e prática pedagógica do educador Paulo Freire, a avaliação da aprendizagem deverá estar atenta aos modos de superação do autoritarismo e ao estabelecimento da autonomia do educando;
Num processo de avaliação com função diagnóstica, baseada numa visão progressista, é necessário o estabelecimento de uma escala de valores que permitirá um comparativo do desempenho dos alunos e o estabelecimento de classificações;
Para as pedagogias libertadoras a avaliação tem a finalidade de construção de postura cooperativa entre as pessoas envolvidas no processo educativo, o desenvolvimento da consciência crítica e responsável de todos sobre o cotidiano.

As notas são comumente usadas para fundamentar necessidades de classificação de alunos, onde a maior ênfase é dada à comparação de desempenhos e não aos objetivos instrucionais que se deseja atingir.
A ênfase dada à atribuição de notas tem:
assegurado o respeito do aluno no processo de avaliação.
possibilitado ao aluno, conhecimento da real construção do conhecimento.
permitido que o aluno reconheça a importância dos estudos.
desconsiderando seu aspecto educacional de orientação ao aluno.
promovido a aprendizagem através de provas objetivas de múltipla escolha.

A avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica.
Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades.
( ) A Avaliação Formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.
( ) A Avaliação Somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento, reorientando a aprendizagem.
( ) A Avaliação Diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.
( ) A Avaliação Formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.
( ) A Avaliação Diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
V, F, V, V, F.
V, V, F, F, F.
F, F, V, V, F.
F, V, F, V, F.
F, F, F, V, V.

Sobre a avaliação da aprendizagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Podemos afirmar que prova escrita, portfólio, trabalhos, testes, pesquisas, e relatórios são exemplos de instrumentos de avaliação.
( ) A avaliação no contexto atual deve priorizar a nota em detrimento da qualidade do processo de aprendizagem.
( ) A avaliação tem diversas funções. Algumas delas são: facilitar o diagnóstico, interpretar os resultados, promover e agrupar os alunos.
( ) A avaliação é uma atividade que informa tanto durante o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem (avaliação formativa) quanto no final do processo (avaliação somativa).
( ) A avaliação é um ritual a serviço da manutenção da ordem e da disciplina em sala de aula.
V, F, V, V, F;
V, F, V, F, F;
F, F, V, V, F.
V, V, F, V, F;
F, F, V, V, V;

[...] é aquela que, como o nome sugere, ocorre junto ao processo de ensino e aprendizagem, fornecendo dados importantes para o ajustamento das ações educativas, possibilitando a tomada de decisões quanto à continuidade do programado ou da necessidade de alterações.
A que tipo de avaliação a definição acima se refere?
Formativa
Somativa
Diagnóstica
Crítica
Sintomática

É importante que se defina instrumentos específicos para avaliação nas classes de educação infantil, considerando as singularidades e diferenças de cada proposta institucional e pedagógica da qual a criança participa.
As sugestões de instrumentos de avaliação que o professor pode escolher de acordo com o buscando atender as peculiaridades e objetivos propostos são ele, EXCETO:
Atividade escrita.
Portfólio.
Prova.
Dossiê.
Seminário.

Segundo Moretto (2005) “ … não é acabando com a prova escrita ou oral que melhoraremos o processo de avaliação da aprendizagem, mas ressignificando o instrumento e elaborando-o dentro de uma nova perspectiva pedagógica”.
Com base nesse pressuposto, o autor nos indica que a operacionalização de uma aula com sucesso e a consequente eficácia e eficiência de como avaliar se dá quando:
I. o professor atinge os objetivos de ensinar oportunizando aprendizagens significativas de conteúdos relevantes.
II. ao estabelecer seus objetivos e estratégias de ensino, o professor saiba o que deseja ensinar e de que forma fazê-lo.
III. ao determinar que conteúdo desenvolver, o professor leve em conta a capacidade do aluno de estabelecer relação entre o conteúdo ensinado, as necessidades de seu dia a dia e o contato cultural dos alunos.
IV. o conteúdo selecionado leva em conta um critério essencialmente acadêmico, desfocado das representações trazidas pelo aluno e de seu contexto social e político.

Quais são os critérios de avaliação de um seminário? análise de questionário; coerência; gramática, objetividade e clareza. Estrutura (apresentação pessoal, objetivos, desenvolvimento e conclusão); clareza e objetividade; domínio do tema; adequação ao tempo disponível e uso correto do material didático. Estrutura; índice vocal; conhecimento; análise do material impresso e coesão. Nível de acertos; número de integrantes; tempo de apresentação; objetividade e coerência. Conhecimento do grupo; ortografia; produção textual; síntese e instrumentos auxiliares.

A ação educativa exige uma prática avaliativa intencional e planejada, ou seja, exige cuidados metodológicos na proposição dos atos avaliativos, na seleção dos instrumentos que permitirão coletar os dados necessários para a avaliação; exigirão cuidados metodológicos na construção dos instrumentos, na sua aplicação, assim como na compreensão dos resultados obtidos e, principalmente na:
comparação entre os estudantes.
reorientação das atividades.
aplicação de novos testes.
reação psicológica dos discentes.
aprovação dos alunos.

Sobre os instrumentos de avaliação, assinale a alternativa CORRETA: Sua seleção independe do tipo de conduta e de habilidade que se está avaliando. Podem e devem ser considerados como um recurso de disciplinamento dos alunos. Devem ser adequados na linguagem, na clareza e na precisão da comunicação do que se espera do aluno. Devem avaliar todo o conteúdo planejado, independente da sua essencialidade ou realização no processo. São assim designados apenas aqueles que sejam do tipo teste ou prova, em função da sua objetividade.

Ao longo do processo de aprendizagem, os erros são construtivos, pois oportuniza aprendizagens.
Nesse contexto, a conduta do professor nos momentos de correção deve ter como objetivo:
Reavaliar posteriormente.
Chamar o aluno que acertou para mostrar a resposta correta.
Mostrar as respostas corretas.
Pedir que o aluno copie a correção.
Intervir na mediação entre pares.

Um bom currículo escolar é aquele que se fundamenta em uma concepção de educação que:
I. pressupõe que o aluno seja sujeito de seu processo de aprendizagem.
II. privilegia principalmente o saber que deve ser produzido, deixando em segundo plano o saber que o aluno já possui.
III. as atividades de currículo e ensino não são separadas da totalidade social.
IV. as atividades de currículo e ensino visam à transformação crítica e criativa do contexto escolar, e mais especificamente de sua forma de se organizar.
Está CORRETO apenas o que se apresenta em: I e II.
I, III e IV.
III e IV.
II e III.
II e III.

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ENSINO
ETAPA 1
Parte superior do formulário
1. A avaliação não deve ser vista como um instrumento de pressão e castigo, mas sim demonstrar-se útil para as partes envolvidas, contribuindo para o autoconhecimento e para a análise das etapas já vencidas, no sentido de alcançar objetivos previamente traçados. A avaliação pode e deve proporcionar ao professor elementos para uma reflexão contínua sobre a sua prática no que se refere à escolha:
da melhor equipe, dos sistemas técnicos e táticos.
de indivíduos selecionados, classificação e composição de ranking.
do melhor desempenho, objetivos, técnicas e táticas.
da classificação, objetivos, atividades e estratégias.
de competências, objetivos, conteúdos e estratégias.
· Comentário: Alternativa correta: de competências, objetivos, conteúdos e estratégias.
2. Diversos autores afirmam que se tem ampliada a discussão sobre os objetivos dos instrumentos de avaliação. Com relação aos instrumentos de avaliação, analise as proposições abaixo e, posteriormente, selecione a alternativa CORRETA:
I. É desnecessário estar claro o objetivo e a abrangência da avaliação. 
II. É importante haver clareza em torno do problema de que se ocupa a avaliação. 
III. O professor deve ter pouco domínio sobre a composição da avaliação. 
IV. A avaliação se configura como uma das metodologias de aprendizagem.
 As proposições III e IV estão corretas.
As proposições II e III estão corretas.
A proposição I e IV estão corretas.
As proposições II e IV estão corretas.
As proposições I e II estão corretas.
· Comentário: Alternativa correta: As proposições II e IV estão corretas.
1. A definição clara e precisa dos objetivos de ensino é etapa preparatória para a realização do processo da avaliação da aprendizagem. É fundamental que se afirme que o professor ensina para que o aluno aprenda. Ao avaliar, portanto, dentro dessa concepção, deve-se levar em conta que:
I. existem conhecimentos que são fundamentais e precisam ser avaliados para orientar o professor no processo de ensino.
II. nem tudo que é proposto, estudado e discutido em aula precisa ser avaliado.
III. quando a avaliação é vista meramente como um evento relaciona-se com o processo de construção de conhecimentos unicamente para medir.
IV. existem assuntos que não se constituem em pilares fundamentais na estrutura conceitual.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s):
III.
I, II e IV.
I, III e IV.
I e III
II.
· Comentário: Alternativa correta: I, II e IV.
2. Um processo avaliativo representa para o professor e para o aluno, na mesma proporção, uma oportunidade de obtenção de elementos para a reflexão sobre a prática pedagógica docente. Neste sentido, o que é correto afirmar sobre o contato professor-aluno?
O diálogo que ocorre entre professor e aluno proporciona uma melhor qualidade de vida para ambos, pois juntos constroem o conhecimento.
O diálogo entre professor e aluno confunde e afasta os valores referentes ao conhecimento.
 Não há necessidade de haver diálogo entre professor e aluno para a construção do conhecimento.
A aproximação e a harmonia entre professor e aluno dificultam o diálogo que convém ao aluno em busca de conhecimento.
A dignidade do ser humano diminui com o contato entre professor e aluno, pois o aluno se sente intimidado pelo professor.
· Comentário: Alternativa correta: O diálogo que ocorre entre professor e aluno proporciona uma melhor qualidade de vida para ambos, pois juntos constroem o conhecimento.
Parte inferior do formulário
ETAPA 2
1. A utilização de procedimentos avaliativos pode constituir-se em fator facilitador da aprendizagem e, a respeito das orientações para a avaliação, no texto dos Parâmetros Curriculares Nacionais, consta que, para se obterem informações em relação aos processos de aprendizagem, é necessário:
eleger alguns instrumentos fixos de avaliação para possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diferentes.
considerar as situações avaliativas semelhantes e propor uma diversidade de instrumentos para avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diferentes.
eleger previamente os instrumentos e as situações avaliativas, para possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens nos mesmos contextos.
considerar a importância de uma diversidade de instrumentos e situações para possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diferentes.
eleger instrumentos de avaliação capazes de quantificar as aprendizagens para possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos semelhantes.
· Comentário: Alternativa correta: considerar a importância de uma diversidade de instrumentos e situações para possibilitar avaliar as diferentes capacidades e conteúdos curriculares em jogo e contrastar os dados obtidos e observar a transferência das aprendizagens em contextos diferentes.
2. A obra produzida por Libâneo (1985) parte da reflexão sobre um artigo publicado por Saviani em 1981 e apresenta as tendências pedagógicas que têm se firmado nas escolas pela prática dos professores, apontando dois grupos de pedagogias que se aproximam entre si: a pedagogia liberal e a pedagogia progressista. Nesses dois conjuntos de pedagogias, a avaliação da aprendizagem escolar é realizada segundo o que propõe cada pedagogia. Considerando a avaliação numa visão liberal e a avaliação numa visão progressista, assinale a alternativa que se apresenta INCORRETA:
Com a função classificatória (visão liberal), a avaliação constitui-se num instrumento estático do processo de crescimento; com a função diagnóstica, ela constitui-se num momento dialético do processo de desenvolvimento da ação pedagógica;
Num modelo liberal de sociedade, a prática de avaliação terá de, obrigatoriamente, ser autoritária;
Na pedagogia libertadora, fundamentada e representada pelo pensamento e prática pedagógica do educador Paulo Freire, a avaliação da aprendizagem deverá estar atenta aos modos de superação do autoritarismo e ao estabelecimento da autonomia do educando;
Num processo de avaliação com função diagnóstica, baseada numa visão progressista, é necessário o estabelecimento de uma escala de valores que permitirá um comparativo do desempenho dos alunos e o estabelecimento de classificações;
Para as pedagogias libertadoras a avaliação tem a finalidade de construção de postura cooperativa entre as pessoas envolvidas no processo educativo, o desenvolvimento da consciência crítica e responsável de todos sobre o cotidiano.
· Comentário: Alternativa correta: Num processo de avaliação com função diagnóstica, baseada numa visão progressista, é necessário o estabelecimento de uma escala de valores que permitirá um comparativo do desempenho dos alunos e o estabelecimento de classificações;
Parte superior do formulário
2. As notas são comumente usadas para fundamentar necessidades de classificação de alunos, onde a maior ênfase é dada à comparação de desempenhos e não aos objetivos instrucionais que se deseja atingir. O aluno é classificado como inferior, médio ou superior quanto ao seu desempenho e muitas vezes fica preso a esse estigma, não conseguindo desvelar seu potencial.
A ênfase dada à atribuição de notas tem:
assegurado o respeito do aluno no processo de avaliação.
possibilitado ao aluno, conhecimento da real construção do conhecimento.
permitido que o aluno reconheça a importância dos estudos.
desconsiderando seu aspecto educacional de orientação ao aluno.
 promovido a aprendizagem através de provas objetivas de múltipla escolha.
· Comentário: Alternativacorreta: desconsiderando seu aspecto educacional de orientação ao aluno.
ETAPA 3
1. A avaliação da aprendizagem é uma atividade inerente ao processo educativo e não pode ser praticada isoladamente, sob o risco de perder a sua dimensão pedagógica. Assim, a fim de cumprir a sua dimensão pedagógica, a avaliação apresenta modalidades que estão intimamente relacionadas às suas finalidades. São três as modalidades presentes nos processos de ensino e de aprendizagem: Diagnóstica, Formativa ou Somativa. O critério que distingue, basicamente, uma da outra é o lugar que a avaliação ocupa em relação à ação docente. Analise as afirmativas e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) A Avaliação Formativa é utilizada para uma apresentação final sobre o que o aluno pode obter em um determinado período.
( ) A Avaliação Somativa é utilizada ao longo do processo pedagógico para acompanhamento do desenvolvimento, reorientando a aprendizagem.
( ) A Avaliação Diagnóstica leva a processos de exclusão e classificação no final de cada unidade de ensino em que se organiza o processo educativo.
( ) A Avaliação Formativa auxilia o professor na regulação dos processos de ensino e de aprendizagens, informando o que deve ser feito.
( ) A Avaliação Diagnóstica precede a ação, identificando características do aluno e conhecimentos prévios.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
V, F, V, V, F.
V, V, F, F, F.
F, F, V, V, F.
F, V, F, V, F.
F, F, F, V, V.
· Comentário: Alternativa correta: F, F, F, V, V.
2. Sobre a avaliação da aprendizagem, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Podemos afirmar que prova escrita, portfólio, trabalhos, testes, pesquisas, e relatórios são exemplos de instrumentos de avaliação.
( ) A avaliação no contexto atual deve priorizar a nota em detrimento da qualidade do processo de aprendizagem.
( ) A avaliação tem diversas funções. Algumas delas são: facilitar o diagnóstico, interpretar os resultados, promover e agrupar os alunos.
( ) A avaliação é uma atividade que informa tanto durante o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem (avaliação formativa) quanto no final do processo (avaliação somativa).
( ) A avaliação é um ritual a serviço da manutenção da ordem e da disciplina em sala de aula.
V, F, V, V, F;
V, F, V, F, F;
F, F, V, V, F.
V, V, F, V, F;
F, F, V, V, V;
· Comentário: Alternativa correta: V, F, V, V, F;
1. “[...] é aquela que, como o nome sugere, ocorre junto ao processo de ensino e aprendizagem, fornecendo dados importantes para o ajustamento das ações educativas, possibilitando a tomada de decisões quanto à continuidade do programado ou da necessidade de alterações. Poderá, além disso, tornar-se em si um objeto de ensino, pois dela derivam as reflexões sobre os valores e conceitos envolvidos e sobre a validade do próprio instrumento [...]". (Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: Ed. Física). A que tipo de avaliação a definição acima se refere?
Formativa
Somativa
Diagnóstica
Crítica
Sintomática
· Comentário: Alternativa correta: Formativa
ETAPA 4
1. Sobre instrumentos de avaliação, assinale a alternativa CORRETA.
Testes, questionários, produção de textos, entrevistas, arguição oral, pesquisas, produção de relatórios e seminários e dramatizações são usados para avaliar os conteúdos atitudinais.
Por meio da prova individual, o professor avalia conteúdos procedimentais.
O seminário é um riquíssimo instrumento de avaliação ao estudante trabalhador, uma vez que permite que a equipe divida o trabalho em partes, ficando cada um responsável por uma.
A prova de consulta permite ao estudante fazer cópias das respostas.
A seleção dos instrumentos de avaliação deve ser realizada durante o planejamento de ensino em consonância com os objetivos e conteúdos propostos.
· Comentário: Alternativa correta: A seleção dos instrumentos de avaliação deve ser realizada durante o planejamento de ensino em consonância com os objetivos e conteúdos propostos.
2. É importante que se defina instrumentos específicos para avaliação nas classes de educação infantil, considerando as singularidades e diferenças de cada proposta institucional e pedagógica da qual a criança participa. As sugestões de instrumentos de avaliação que o professor pode escolher de acordo com o buscando atender as peculiaridades e objetivos propostos são ele, EXCETO:
 Atividade escrita.
Portfólio.
Prova.
Dossiê.
Seminário.
· Comentário: Alternativa correta: Prova.
1. Segundo Moretto (2005) “ … não é acabando com a prova escrita ou oral que melhoraremos o processo de avaliação da aprendizagem, mas ressignificando o instrumento e elaborando-o dentro de uma nova perspectiva pedagógica”. Com base nesse pressuposto, o autor nos indica que a operacionalização de uma aula com sucesso e a consequente eficácia e eficiência de como avaliar se dá quando:
I. o professor atinge os objetivos de ensinar oportunizando aprendizagens significativas de conteúdos relevantes.
II. ao estabelecer seus objetivos e estratégias de ensino, o professor saiba o que deseja ensinar e de que forma fazê-lo.
III. ao determinar que conteúdo desenvolver, o professor leve em conta a capacidade do aluno de estabelecer relação entre o conteúdo ensinado, as necessidades de seu dia a dia e o contato cultural dos alunos.
IV. o conteúdo selecionado leva em conta um critério essencialmente acadêmico, desfocado das representações trazidas pelo aluno e de seu contexto social e político. Estão corretas apenas as afirmativas.
II e III.
III e IV.
I, II, III e IV
I, II e IV.
I, II e III.
· Comentário: Alternativa correta: I, II e III.
ETAPA 5
1. Quais são os critérios de avaliação de um seminário?
Estrutura; índice vocal; conhecimento; análise do material impresso e coesão.
 Estrutura (apresentação pessoal, objetivos, desenvolvimento e conclusão); clareza e objetividade; domínio do tema; adequação ao tempo disponível e uso correto do material didático.
 Conhecimento do grupo; ortografia; produção textual; síntese e instrumentos auxiliares.
análise de questionário; coerência; gramática, objetividade e clareza.
Nível de acertos; número de integrantes; tempo de apresentação; objetividade e coerência.
· Comentário: Alternativa correta: Estrutura (apresentação pessoal, objetivos, desenvolvimento e conclusão); clareza e objetividade; domínio do tema; adequação ao tempo disponível e uso correto do material didático.
2. A ação educativa exige uma prática avaliativa intencional e planejada, ou seja, exige cuidados metodológicos na proposição dos atos avaliativos, na seleção dos instrumentos que permitirão coletar os dados necessários para a avaliação; exigirão cuidados metodológicos na construção dos instrumentos, na sua aplicação, assim como na compreensão dos resultados obtidos e, principalmente na:
 comparação entre os estudantes.
 reorientação das atividades.
aplicação de novos testes.
reação psicológica dos discentes.
aprovação dos alunos.
· Comentário: Alternativa correta: reorientação das atividades.
2. Sobre os instrumentos de avaliação, assinale a alternativa CORRETA:
Sua seleção independe do tipo de conduta e de habilidade que se está avaliando.
Devem avaliar todo o conteúdo planejado, independente da sua essencialidade ou realização no processo.
Podem e devem ser considerados como um recurso de disciplinamento dos alunos.
 São assim designados apenas aqueles que sejam do tipo teste ou prova, em função da sua objetividade.
 Devem ser adequados na linguagem, na clareza e na precisão da comunicação do que se espera do aluno.
· Comentário: Alternativa correta: Devem ser adequados na linguagem, na clareza e na precisão da comunicação do que se espera do aluno.
ETAPA 6
1. Embora já se saiba que as principais causas da evasão e da reprovação não se encontram necessária e exclusivamente na criança, a prática diagnóstica continua se caracterizando por focalizar seu olhar na criança, culpabilizando-a pelo seu fracasso. Esta afirmação refere-se à produção do fracasso escolar dadapelos mecanismos:
 da aprendizagem que só ocorrem na presença de determinadas características genéticas.
 da deficiência cultural das famílias mais pobres.
 de existência de condições básicas do aluno para a aprendizagem.
 desiguais de compensação das condições de interesse e motivação em sala de aula.
 institucionais de avaliação e nas relações cotidianas que perpassam o dia a dia das escolas públicas.
· Comentário: Alternativa correta: institucionais de avaliação e nas relações cotidianas que perpassam o dia a dia das escolas públicas.
2. A avaliação é o meio de aprendizagem que tem como função auxiliar e orientar o professor sobre as capacidades e competências na compreensão dos saberes escolares. Os resultados destas avaliações devem possibilitar ao professor:
 rever estratégias que vem utilizando, constatar a necessidade de retomar determinadas atividades e estar sempre em busca de conhecer um pouco mais sobre o pensamento de seus alunos.
 enfatizar os resultados obtidos no decorrer do período como forma de constatar o pouco interesse dos alunos e o distanciamento da família em relação a esses resultados.
 confiar em sua própria estratégia e na sua capacidade para lidar com situações novas, utilizando sua experiência e seus conhecimentos prévios
o conhecimento do processo de aprendizagem do aluno para apontar, em sala de aula, o resultado decorrente do maior ou menor interesse pelos estudos.
 continuar estabelecendo as mesmas práticas pedagógicas que favoreceram os alunos com maior potencial para desenvolver suas competências.
· Comentário: Alternativa correta: rever estratégias que vem utilizando, constatar a necessidade de retomar determinadas atividades e estar sempre em busca de conhecer um pouco mais sobre o pensamento de seus alunos.
ETAPA FINAL
1. Ao longo do processo de aprendizagem, os erros são construtivos, pois oportuniza aprendizagens. Nesse contexto, a conduta do professor nos momentos de correção deve ter como objetivo:
Reavaliar posteriormente.
Chamar o aluno que acertou para mostrar a resposta correta.
Mostrar as respostas corretas.
Pedir que o aluno copie a correção.
Intervir na mediação entre pares.
· Comentário: Alternativa correta: Intervir na mediação entre pares.
2. Embora já se saiba que as principais causas da evasão e da reprovação não se encontram necessária e exclusivamente na criança, a prática diagnóstica continua se caracterizando por focalizar seu olhar na criança, culpabilizando-a pelo seu fracasso.
Esta afirmação refere-se à produção do fracasso escolar dada pelos mecanismos:
da deficiência cultural das famílias mais pobres.
 da aprendizagem que só ocorrem na presença de determinadas características genéticas.
institucionais de avaliação e nas relações cotidianas que perpassam o dia a dia das escolas públicas.
 desiguais de compensação das condições de interesse e motivação em sala de aula.
de existência de condições básicas do aluno para a aprendizagem.
· Comentário: Alternativa correta: institucionais de avaliação e nas relações cotidianas que perpassam o dia a dia das escolas públicas.
3. Um bom currículo escolar é aquele que se fundamenta em uma concepção de educação que:
I. pressupõe que o aluno seja sujeito de seu processo de aprendizagem. 
II. privilegia principalmente o saber que deve ser produzido, deixando em segundo plano o saber que o aluno já possui. 
III. as atividades de currículo e ensino não são separadas da totalidade social.
IV. as atividades de currículo e ensino visam à transformação crítica e criativa do contexto escolar, e mais especificamente de sua forma de se organizar.
Está CORRETO apenas o que se apresenta em:
I e II.
I, III e IV.
III e IV.
II e III.
II e III.
· Comentário: Alternativa correta: I, III e IV.
4. A avaliação é importante para o professor, pois:
 serve para manter a disciplina e classificar os alunos.
separa os que sabem dos que não sabem.
possibilita analisar os processos de ensino e de aprendizagem.
 verifica o quanto o aluno se aproxima do padrão desejado.
 ratifica o papel do docente que controla o processo de aprendizagem.
· Comentário: Alternativa correta: possibilita analisar os processos de ensino e de aprendizagem.
5. Referente ao processo e aos critérios de avaliação, é correto afirmar que:
 A eficácia e pertinência de um determinado modo de avaliar independem do contexto em que ele está inserido.
 Tem como foco a dimensão cognitiva da aprendizagem.
 A abordagem humanista de ensino deve constatar se o aluno aprendeu e atingiu os objetivos propostos quando o programa foi conduzido até o final de forma adequada.
 O critério em avaliação é um princípio utilizado para julgar, apreciar e comparar.
A abordagem comportamentalista de ensino visa à exatidão da reprodução do conteúdo comunicado em sala de aula.
· Comentário: Alternativa correta: O critério em avaliação é um princípio utilizado para julgar, apreciar e comparar.
6. Durante a coordenação pedagógica coletiva, uma professora do 2.º ano relatou a grande diferença nos níveis de aprendizagem de seus alunos. Segundo ela, era possível subdividir os alunos em quatro grupos distintos. A coordenadora pedagógica lembrou que o ato educativo deve compreender as aprendizagens dos alunos com base em seu próprio desenvolvimento.
Considerando essa situação hipotética e a função da avaliação na prática pedagógica, assinale a alternativa que apresenta o que a professora deveria observar ao planejar e construir seus instrumentos de avaliação:
Deve-se tratar a todos em igualdade de aprendizagens, tomando por foco a resposta requerida.
Deve-se ter como prioridade práticas isoladas de avaliação.
A avaliação deve levar à homogeneidade da turma.
Cada aluno é único e possui tempos e ritmos diferenciados de resposta e de aprendizagem em relação aos desafios propostos.
O atendimento às necessidades educacionais especiais deve ser exclusivo aos momentos de avaliação.
· Comentário: Alternativa correta: Cada aluno é único e possui tempos e ritmos diferenciados de resposta e de aprendizagem em relação aos desafios propostos.
7. Tipo de avaliação que ocorre ao final da instrução com a finalidade de verificar o que o aluno efetivamente aprendeu. Inclui conteúdos mais relevantes e os objetivos mais amplos do período de instrução. A concepção de avaliação expressa no texto acima é:
Formativa.
Somativa.
Explicativa.
Classificatória.
Diagnóstica.
· Comentário: Alternativa correta: Somativa.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina