Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Soares e Baptista (2018, p. 96) consideram “[...] de fundamental importância o investimento na compreensão acerca de quem é o aluno com surdez, analisando suas singularidades e oferecendo a esse aluno o complexo sistema de apoios necessários quando estão em pauta as barreiras de comunicação”.
Sendo assim, analise as sentenças a seguir: I- A primeira forma de educação formal fornecida por Ponce de Léon se dirigia aos filhos dos aristocratas espanhóis. O monge estabeleceu uma escola para surdos em um Mosteiro. II- A proposta de Léon, tinha como objetivo reconhecer as pessoas surdas como cidadãos frente à lei e à sociedade, para que assim pudessem herdar os títulos e a fortuna da família. III- A metodologia do precursor Juan Pablo Léon foi destinada, inicialmente, para os surdos que viviam nas comunidades mais carentes, e que tinham raríssimas possibilidades de ingressar nas escolas regulares. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

A obra “Alice no País das Maravilhas” é atribuída a Lewis Carroll (1832 – 1898). Charles Perrault (1628 - 1703) recebeu o título de “Pai da literatura infantil”. Tendo em vista as especificidades das práticas de letramentos e da aprendizagem da leitura e escrita das crianças surdas, analise as sentenças a seguir:
I- Por conta das especificidades da linguagem dos surdos, geralmente as crianças surdas se deparam com maior dificuldade de acesso à literatura infantil escrita do que as ouvintes. II- Nem sempre as pessoas encontram o livro impresso nas bibliotecas ao seu entorno. Então, optam pela opção no formato de áudio. Contudo, esse formato não é proveitoso para os surdos. III- O uso de estratégias visuais deturpam o sentido que os autores queriam dar à obra. Por isso, os professores devem apenas fazer a leitura corrida do texto, sem usar gestos e entonações diferentes – mesmo quando surdos fizerem parte da turma. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

"A Comunicação Total, antes conhecida como bimodal, preocupa-se com a comunicação surdo-ouvinte e a comunicação surdo-surdo" (CARDOSO; CAPITAO, 2007, p. 136). Foi no contexto da década de 1980 até os anos 1990 que floresceu, no Brasil, o uso da língua de sinais, mais precisamente a filosofia educacional, denominada Comunicação Total. No que concerne à Comunicação Total, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A Comunicação Total originou-se nos EUA, com objetivo de aperfeiçoar a educação dos surdos por meio de todas as formas de comunicação possíveis: a fala, os sinais, a dança, a mímica, o teatro etc.
II- Para a Comunicação Total, é ideal prover os surdos de todos os recursos comunicacionais possíveis. A criança é livre para adotar quantas estratégias quiser para se comunicar (comunicação oral, gestos, uso de sinais, escrita, soletração etc.).
III- Conforme a filosofia educacional 'Comunicação Total', é necessário que as crianças aprendam vários idiomas orais. Assim, são estimuladas a fazerem cursos de inglês, francês, espanhol, alemão etc. A única língua rejeitada pela Comunicação Total é Libras.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.

Conforme Duarte (2013, p. 1723), um evento marcou drasticamente a história da educação de surdos. Nesse evento, "realizou-se uma votação (excluindo-se os professores surdos) para decidir qual língua seria usada na educação dos surdos. Foi deliberado que apenas a língua oral de seu país deveria ser aprendida, atribuindo à língua de sinais o estatuto de língua inferior. Oito resoluções foram aprovadas e repercutiram durante quase um século".
Sobre esse evento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Trata-se do Congresso de Salamanca, na Espanha, de 7 a 10 de junho de 1970. A partir dele os professores surdos passaram a ser considerados incapacitados ao trabalho. Assim, passaram a receber o benefício da aposentadoria por invalidez garantido pela Constituição. ( ) É o Congresso de Milão, de 1880. Foi um evento decisivo para a determinação do oralismo como método e da condenação do uso da Língua de Sinais para a educação de crianças surdas. Nele foi estabelecido que somente a língua oral de seu país deveria ser aprendida, fazendo da língua de sinais um retrocesso. ( ) Trata-se do II Congresso Internacional de Educação de Surdos, que ocorreu na cidade de Milão, em 1880. Nesse evento, consideraram que o uso simultâneo da fala e sinais tem a desvantagem de prejudicar a fala, a leitura labial e a precisão de ideias. Por isso, ficou definido que o método oral puro deve ser preferido. ( ) É o II Congresso Internacional de Educação de Surdos, através do qual, a educação dos surdos assumiu a responsabilidade de reabilitação, colocando em segundo plano a função pedagógica. Valorizou-se os treinos auditivos, para que assim todos os sinais sonoros que pudessem ser recebidos se transformassem em informações somadas ao treino da leitura orofacial. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V.
B V - V - F - F.
C F - F - V - F.
D F - V - V - V.

Existem várias terapias preconizadas para o tratamento da surdez súbita, algumas apresentam riscos significativos, necessitando inclusive de internação hospitalar. O tratamento da SS (surdez súbita) é outro tópico que gera muita discussão. Uma grande variedade de modalidades terapêuticas pode ser encontrada na literatura, algumas complexas e incomuns, mas com a mesma eficácia (PENIDO et al., 2005, p. 633-637). Sobre os profissionais da saúde que costumam atender pacientes com problemas de audição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os profissionais que geralmente atendem pessoas com perdas auditivas são: assistente social, enfermeiro, fonoaudiólogo, geneticista, médico neurologista, médico neuropediatra, médico otorrinolaringologista, médico pediatra, neonatologista, psicólogo, professor e profissionais da educação.
( ) Apenas o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo atendem pessoas com déficits de audição. O médico prescreve os remédios, e os dispositivos auditivos, enquanto que o fonoaudiólogo conduz o processo de aprendizagem da oralização do paciente (língua oral para se comunicar, na modalidade oral, oro-facial).
( ) O psicólogo é o profissional que faz estudo de caso e avaliação psicológica do paciente, antes da realização da cirurgia do implante coclear. Ele também participa da preparação pré-cirúrgica, faz acompanhamento pós-cirúrgico, na internação, nas primeiras ativações do implante coclear e se faz presente até mesmo no acompanhamento da reabilitação do paciente.
( ) O médico neurologista é o único profissional habilitado a fazer o diagnóstico de surdez. Fazem parte dos exames diagnósticos: tonometria, beta hCG (BhCG) e auricolometria iatrogênica.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - F - F - V.
d) V - F - V - F.

“Ao entrar em contato com essa diversidade do ser humano deve-se, pois, ter o cuidado para que se sintam acolhidas em suas diferenças. Assim, a inclusão é uma temática que precisa ser discutida com bastante delicadeza, já que é na infância que o ser humano mais se apropria de comportamentos dos adultos e adquire repertórios a serem levados para a vida” (CHAVES; SILVA; CAVALCANTE, 2018, p. 644).
Perante o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Para agir em consonância com o reconhecimento e o respeito pelas diferenças individuais, é necessário adotar o mesmo método de ensino para todos os alunos da sala de aula. II- Aprender a conviver com as diferenças é algo que pode ser feito com facilidade na sala de aula. Em contrapartida, isso só beneficia as crianças, público-alvo da educação especial. III- Ao aceitar as diferenças individuais, o professor pode focar nas potências e possibilidades de cada aluno, ao invés de se concentrar no que eles não possuem ou não apresentam. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

A surdez interfere diretamente no desenvolvimento social, educacional e emocional do indivíduo surdo. Desta forma, o diagnóstico precoce, realizado através da Triagem Auditiva Neonatal (TAN) se torna imprescindível para a garantia de uma melhor qualidade de vida para quem tem perda de audição" (CÚNICO et al., 2013, p. 85). Sobre os motivos que realçam a importância de realizar a TAN com os recém-nascidos, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A surdez não gera dor e/ou desconforto no corpo, por isso há pessoas que buscam uma avaliação com profissionais da saúde tardiamente. Por ser invisível, a surdez tende a ser ignorada ou incompreendida pelos ouvintes.
II- A TAN oportuniza que a intervenção fonoaudiológica inicie antecipadamente nas crianças que forem diagnosticadas com alterações na audição.
III- O sistema único de saúde deveria oferecer esse teste gratuitamente, afinal, trata-se de um teste que requer elevado investimento financeiro, e só está à disposição das famílias que fazem internação particular para o parto. A aplicação do teste é demorada, e requer equipamentos muito sofisticados.
IV- As famílias de bebês que são surdos e que não foram submetidos à TAN, costumam descobrir o diagnóstico da surdez aos dois anos de idade. Crianças submetidas à TAN recebem o diagnóstico dentro de seis meses de vida.
V- Os governos de inúmeros países têm investido na TAN, diante da crescente disseminação de informações atinentes às consequências irreversíveis da perda auditiva sobre o desenvolvimento social, emocional, cognitivo e linguístico da criança.
a) As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença V está correta.

Há tantas polêmicas nos bastidores da educação de surdos, tantos desafios, e enquanto isso, ainda existem inúmeros estudantes surdos que sonham com as inúmeras possibilidades e melhorias que ainda podem surgir. De acordo com Moura (2016), há alguns impasses que dificultam a entrada do surdo no ensino superior.
Desse modo, analise as sentenças a seguir: I- Aspectos linguísticos podem ser um impasse, tanto quanto as particularidades do percurso educacional (quando é desconsiderada a especificidade linguística pertencente ao surdo no espaço universitário). II- Implicações advindas da relação entre surdos e ouvintes podem se transformar em obstáculo para o surdo. Relaciona-se sobre como o surdo se percebe e percebe as pessoas ouvintes, e como ele é percebido por elas. III- De modo geral, as universidades são pensadas e estruturadas por profissionais surdos, tendo em vista alunos surdos, sendo que as decisões relativas à educação de surdos recai exclusivamente sobre educadores surdos. IV- A expectativa de acesso ao ensino superior do surdo pode afetar a sua trajetória acadêmica. Por exemplo, quando nem há pretensão do participante para ingressar no âmbito universitário, por conta de experiências frustrantes que teve em sua escolarização. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

No trabalho clínico, o uso da leitura de literatura para crianças com dificuldades de aprendizagem tem se mostrado muito produtivo.
Sobre as dificuldades de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:
I- É ideal que uma equipe multiprofissional esteja capacitada para atender as crianças surdas. Parte delas apresenta dificuldade de aprendizagem, por conta da dificuldade de comunicação. Além disso, algumas sofrem bullying pela sua condição.
II- Na vertente socioantropológica, o aluno surdo é aceito como alguém que possui uma dificuldade para se comunicar, mas que essa dificuldade pode ser melhorada, assim como qualquer dificuldade de aprendizagem que um aluno ouvinte tem.
III- As dificuldades de aprendizagem têm origem genética, portanto é ineficaz estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas e demais funções relacionadas ao processo de aprendizagem.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

As línguas de sinais são organizadas espacialmente e, portanto, estão concentradas no hemisfério direito do cérebro, uma vez que esse hemisfério é responsável pelo processamento de informação espacial. Já as línguas orais estão relacionadas ao hemisfério esquerdo - responsável pela linguagem.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- As pesquisas mostram que aqueles com lesão no hemisfério direito tinham condições de processar todas as informações linguísticas das línguas de sinais, mesmo sendo visuoespaciais.
II- Surdos com lesão no hemisfério esquerdo têm condições de processar as informações espaciais não linguísticas, mas não conseguiam lidar com as informações linguísticas.
III- A língua de sinais foi rejeitada pelos neurocientistas, pois concentra-se apenas no hemisfério direito, portanto, o hemisfério esquerdo não é estimulado em indivíduos surdos. É uma linguagem incapaz de levar ao interlocutor a sua mensagem.
IV- As línguas de sinais são processadas no hemisfério esquerdo, assim como em quaisquer outras línguas. Esse estudo comprova que a linguagem humana independe da modalidade das línguas.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B Somente a afirmativa III está correta.
C Somente a afirmativa II está correta.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa.
Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:
a) Ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
b) Atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
c) Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.
d) Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.

O pensamento de Paulo Freire – a sua teoria do conhecimento – deve ser entendido no contexto em que surgiu o Nordeste brasileiro, onde, no início da década de 1960, metade de seus 30 milhões de habitantes vivia na “cultura do silêncio”, como ele dizia, isto é, eram analfabetos.
Com base no texto e nas ideias freireanas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- Paulo Freire denunciou a opressão e a exclusão gerada pela supressão do direito à educação e à cidadania, defendendo a educação como uma empreitada coletiva.
II- A educação deve ser compreendida como um ato político, pois deve incentivar a reflexão e a ação consciente e criativa do sujeito em seu processo de libertação.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D As asserções I e II são proposições falsas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Soares e Baptista (2018, p. 96) consideram “[...] de fundamental importância o investimento na compreensão acerca de quem é o aluno com surdez, analisando suas singularidades e oferecendo a esse aluno o complexo sistema de apoios necessários quando estão em pauta as barreiras de comunicação”.
Sendo assim, analise as sentenças a seguir: I- A primeira forma de educação formal fornecida por Ponce de Léon se dirigia aos filhos dos aristocratas espanhóis. O monge estabeleceu uma escola para surdos em um Mosteiro. II- A proposta de Léon, tinha como objetivo reconhecer as pessoas surdas como cidadãos frente à lei e à sociedade, para que assim pudessem herdar os títulos e a fortuna da família. III- A metodologia do precursor Juan Pablo Léon foi destinada, inicialmente, para os surdos que viviam nas comunidades mais carentes, e que tinham raríssimas possibilidades de ingressar nas escolas regulares. Assinale a alternativa CORRETA:
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.

A obra “Alice no País das Maravilhas” é atribuída a Lewis Carroll (1832 – 1898). Charles Perrault (1628 - 1703) recebeu o título de “Pai da literatura infantil”. Tendo em vista as especificidades das práticas de letramentos e da aprendizagem da leitura e escrita das crianças surdas, analise as sentenças a seguir:
I- Por conta das especificidades da linguagem dos surdos, geralmente as crianças surdas se deparam com maior dificuldade de acesso à literatura infantil escrita do que as ouvintes. II- Nem sempre as pessoas encontram o livro impresso nas bibliotecas ao seu entorno. Então, optam pela opção no formato de áudio. Contudo, esse formato não é proveitoso para os surdos. III- O uso de estratégias visuais deturpam o sentido que os autores queriam dar à obra. Por isso, os professores devem apenas fazer a leitura corrida do texto, sem usar gestos e entonações diferentes – mesmo quando surdos fizerem parte da turma. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e II estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.

"A Comunicação Total, antes conhecida como bimodal, preocupa-se com a comunicação surdo-ouvinte e a comunicação surdo-surdo" (CARDOSO; CAPITAO, 2007, p. 136). Foi no contexto da década de 1980 até os anos 1990 que floresceu, no Brasil, o uso da língua de sinais, mais precisamente a filosofia educacional, denominada Comunicação Total. No que concerne à Comunicação Total, analise as afirmativas a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A Comunicação Total originou-se nos EUA, com objetivo de aperfeiçoar a educação dos surdos por meio de todas as formas de comunicação possíveis: a fala, os sinais, a dança, a mímica, o teatro etc.
II- Para a Comunicação Total, é ideal prover os surdos de todos os recursos comunicacionais possíveis. A criança é livre para adotar quantas estratégias quiser para se comunicar (comunicação oral, gestos, uso de sinais, escrita, soletração etc.).
III- Conforme a filosofia educacional 'Comunicação Total', é necessário que as crianças aprendam vários idiomas orais. Assim, são estimuladas a fazerem cursos de inglês, francês, espanhol, alemão etc. A única língua rejeitada pela Comunicação Total é Libras.
a) As afirmativas I e III estão corretas.
b) As afirmativas II e III estão corretas.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) Somente a afirmativa II está correta.

Conforme Duarte (2013, p. 1723), um evento marcou drasticamente a história da educação de surdos. Nesse evento, "realizou-se uma votação (excluindo-se os professores surdos) para decidir qual língua seria usada na educação dos surdos. Foi deliberado que apenas a língua oral de seu país deveria ser aprendida, atribuindo à língua de sinais o estatuto de língua inferior. Oito resoluções foram aprovadas e repercutiram durante quase um século".
Sobre esse evento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: ( ) Trata-se do Congresso de Salamanca, na Espanha, de 7 a 10 de junho de 1970. A partir dele os professores surdos passaram a ser considerados incapacitados ao trabalho. Assim, passaram a receber o benefício da aposentadoria por invalidez garantido pela Constituição. ( ) É o Congresso de Milão, de 1880. Foi um evento decisivo para a determinação do oralismo como método e da condenação do uso da Língua de Sinais para a educação de crianças surdas. Nele foi estabelecido que somente a língua oral de seu país deveria ser aprendida, fazendo da língua de sinais um retrocesso. ( ) Trata-se do II Congresso Internacional de Educação de Surdos, que ocorreu na cidade de Milão, em 1880. Nesse evento, consideraram que o uso simultâneo da fala e sinais tem a desvantagem de prejudicar a fala, a leitura labial e a precisão de ideias. Por isso, ficou definido que o método oral puro deve ser preferido. ( ) É o II Congresso Internacional de Educação de Surdos, através do qual, a educação dos surdos assumiu a responsabilidade de reabilitação, colocando em segundo plano a função pedagógica. Valorizou-se os treinos auditivos, para que assim todos os sinais sonoros que pudessem ser recebidos se transformassem em informações somadas ao treino da leitura orofacial. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - F - V.
B V - V - F - F.
C F - F - V - F.
D F - V - V - V.

Existem várias terapias preconizadas para o tratamento da surdez súbita, algumas apresentam riscos significativos, necessitando inclusive de internação hospitalar. O tratamento da SS (surdez súbita) é outro tópico que gera muita discussão. Uma grande variedade de modalidades terapêuticas pode ser encontrada na literatura, algumas complexas e incomuns, mas com a mesma eficácia (PENIDO et al., 2005, p. 633-637). Sobre os profissionais da saúde que costumam atender pacientes com problemas de audição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Os profissionais que geralmente atendem pessoas com perdas auditivas são: assistente social, enfermeiro, fonoaudiólogo, geneticista, médico neurologista, médico neuropediatra, médico otorrinolaringologista, médico pediatra, neonatologista, psicólogo, professor e profissionais da educação.
( ) Apenas o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo atendem pessoas com déficits de audição. O médico prescreve os remédios, e os dispositivos auditivos, enquanto que o fonoaudiólogo conduz o processo de aprendizagem da oralização do paciente (língua oral para se comunicar, na modalidade oral, oro-facial).
( ) O psicólogo é o profissional que faz estudo de caso e avaliação psicológica do paciente, antes da realização da cirurgia do implante coclear. Ele também participa da preparação pré-cirúrgica, faz acompanhamento pós-cirúrgico, na internação, nas primeiras ativações do implante coclear e se faz presente até mesmo no acompanhamento da reabilitação do paciente.
( ) O médico neurologista é o único profissional habilitado a fazer o diagnóstico de surdez. Fazem parte dos exames diagnósticos: tonometria, beta hCG (BhCG) e auricolometria iatrogênica.
a) F - V - F - V.
b) V - V - F - F.
c) F - F - F - V.
d) V - F - V - F.

“Ao entrar em contato com essa diversidade do ser humano deve-se, pois, ter o cuidado para que se sintam acolhidas em suas diferenças. Assim, a inclusão é uma temática que precisa ser discutida com bastante delicadeza, já que é na infância que o ser humano mais se apropria de comportamentos dos adultos e adquire repertórios a serem levados para a vida” (CHAVES; SILVA; CAVALCANTE, 2018, p. 644).
Perante o exposto, analise as sentenças a seguir: I- Para agir em consonância com o reconhecimento e o respeito pelas diferenças individuais, é necessário adotar o mesmo método de ensino para todos os alunos da sala de aula. II- Aprender a conviver com as diferenças é algo que pode ser feito com facilidade na sala de aula. Em contrapartida, isso só beneficia as crianças, público-alvo da educação especial. III- Ao aceitar as diferenças individuais, o professor pode focar nas potências e possibilidades de cada aluno, ao invés de se concentrar no que eles não possuem ou não apresentam. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.

A surdez interfere diretamente no desenvolvimento social, educacional e emocional do indivíduo surdo. Desta forma, o diagnóstico precoce, realizado através da Triagem Auditiva Neonatal (TAN) se torna imprescindível para a garantia de uma melhor qualidade de vida para quem tem perda de audição" (CÚNICO et al., 2013, p. 85). Sobre os motivos que realçam a importância de realizar a TAN com os recém-nascidos, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- A surdez não gera dor e/ou desconforto no corpo, por isso há pessoas que buscam uma avaliação com profissionais da saúde tardiamente. Por ser invisível, a surdez tende a ser ignorada ou incompreendida pelos ouvintes.
II- A TAN oportuniza que a intervenção fonoaudiológica inicie antecipadamente nas crianças que forem diagnosticadas com alterações na audição.
III- O sistema único de saúde deveria oferecer esse teste gratuitamente, afinal, trata-se de um teste que requer elevado investimento financeiro, e só está à disposição das famílias que fazem internação particular para o parto. A aplicação do teste é demorada, e requer equipamentos muito sofisticados.
IV- As famílias de bebês que são surdos e que não foram submetidos à TAN, costumam descobrir o diagnóstico da surdez aos dois anos de idade. Crianças submetidas à TAN recebem o diagnóstico dentro de seis meses de vida.
V- Os governos de inúmeros países têm investido na TAN, diante da crescente disseminação de informações atinentes às consequências irreversíveis da perda auditiva sobre o desenvolvimento social, emocional, cognitivo e linguístico da criança.
a) As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
b) Somente a sentença III está correta.
c) As sentenças I e III estão corretas.
d) Somente a sentença V está correta.

Há tantas polêmicas nos bastidores da educação de surdos, tantos desafios, e enquanto isso, ainda existem inúmeros estudantes surdos que sonham com as inúmeras possibilidades e melhorias que ainda podem surgir. De acordo com Moura (2016), há alguns impasses que dificultam a entrada do surdo no ensino superior.
Desse modo, analise as sentenças a seguir: I- Aspectos linguísticos podem ser um impasse, tanto quanto as particularidades do percurso educacional (quando é desconsiderada a especificidade linguística pertencente ao surdo no espaço universitário). II- Implicações advindas da relação entre surdos e ouvintes podem se transformar em obstáculo para o surdo. Relaciona-se sobre como o surdo se percebe e percebe as pessoas ouvintes, e como ele é percebido por elas. III- De modo geral, as universidades são pensadas e estruturadas por profissionais surdos, tendo em vista alunos surdos, sendo que as decisões relativas à educação de surdos recai exclusivamente sobre educadores surdos. IV- A expectativa de acesso ao ensino superior do surdo pode afetar a sua trajetória acadêmica. Por exemplo, quando nem há pretensão do participante para ingressar no âmbito universitário, por conta de experiências frustrantes que teve em sua escolarização. Assinale a alternativa CORRETA:
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.

No trabalho clínico, o uso da leitura de literatura para crianças com dificuldades de aprendizagem tem se mostrado muito produtivo.
Sobre as dificuldades de aprendizagem, analise as afirmativas a seguir:
I- É ideal que uma equipe multiprofissional esteja capacitada para atender as crianças surdas. Parte delas apresenta dificuldade de aprendizagem, por conta da dificuldade de comunicação. Além disso, algumas sofrem bullying pela sua condição.
II- Na vertente socioantropológica, o aluno surdo é aceito como alguém que possui uma dificuldade para se comunicar, mas que essa dificuldade pode ser melhorada, assim como qualquer dificuldade de aprendizagem que um aluno ouvinte tem.
III- As dificuldades de aprendizagem têm origem genética, portanto é ineficaz estimular o desenvolvimento das habilidades cognitivas e demais funções relacionadas ao processo de aprendizagem.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.

As línguas de sinais são organizadas espacialmente e, portanto, estão concentradas no hemisfério direito do cérebro, uma vez que esse hemisfério é responsável pelo processamento de informação espacial. Já as línguas orais estão relacionadas ao hemisfério esquerdo - responsável pela linguagem.
Sobre o exposto, analise as afirmativas a seguir:
I- As pesquisas mostram que aqueles com lesão no hemisfério direito tinham condições de processar todas as informações linguísticas das línguas de sinais, mesmo sendo visuoespaciais.
II- Surdos com lesão no hemisfério esquerdo têm condições de processar as informações espaciais não linguísticas, mas não conseguiam lidar com as informações linguísticas.
III- A língua de sinais foi rejeitada pelos neurocientistas, pois concentra-se apenas no hemisfério direito, portanto, o hemisfério esquerdo não é estimulado em indivíduos surdos. É uma linguagem incapaz de levar ao interlocutor a sua mensagem.
IV- As línguas de sinais são processadas no hemisfério esquerdo, assim como em quaisquer outras línguas. Esse estudo comprova que a linguagem humana independe da modalidade das línguas.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B Somente a afirmativa III está correta.
C Somente a afirmativa II está correta.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.

Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de leitura e escrita da língua portuguesa.
Considerando a situação apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:
a) Ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
b) Atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo a garantir a educação bilíngue.
c) Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a importância da manutenção do registro da aprendizagem.
d) Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais como primeira língua.

O pensamento de Paulo Freire – a sua teoria do conhecimento – deve ser entendido no contexto em que surgiu o Nordeste brasileiro, onde, no início da década de 1960, metade de seus 30 milhões de habitantes vivia na “cultura do silêncio”, como ele dizia, isto é, eram analfabetos.
Com base no texto e nas ideias freireanas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- Paulo Freire denunciou a opressão e a exclusão gerada pela supressão do direito à educação e à cidadania, defendendo a educação como uma empreitada coletiva.
II- A educação deve ser compreendida como um ato político, pois deve incentivar a reflexão e a ação consciente e criativa do sujeito em seu processo de libertação.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D As asserções I e II são proposições falsas.

Prévia do material em texto

14/11/2023 11:29 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 1/8
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:887557)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 71457287
Qtd. de Questões 12
Acertos/Erros 7/5
Nota 7,00
Soares e Baptista (2018, p. 96) consideram “[...] de fundamental importância o investimento na 
compreensão acerca de quem é o aluno com surdez, analisando suas singularidades e oferecendo a 
esse aluno o complexo sistema de apoios necessários quando estão em pauta as barreiras de 
comunicação”. Sendo assim, analise as sentenças a seguir:
I- A primeira forma de educação formal fornecida por Ponce de Léon se dirigia aos filhos dos 
aristocratas espanhóis. O monge estabeleceu uma escola para surdos em um Mosteiro.
II- A proposta de Léon, tinha como objetivo reconhecer as pessoas surdas como cidadãos frente à lei 
e à sociedade, para que assim pudessem herdar os títulos e a fortuna da família.
III- A metodologia do precursor Juan Pablo Léon foi destinada, inicialmente, para os surdos que 
viviam nas comunidades mais carentes, e que tinham raríssimas possibilidades de ingressar nas 
escolas regulares.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: SOARES, Carlos Henrique Ramos; BAPTISTA, Claudio Roberto. Alunos com Surdez no 
Brasil: Espaços de Escolarização e Produção Acadêmica em Três Diferentes Contextos Regionais1. 
Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 24, n. spe, p. 85-100, out. 2018. Disponível em: 
http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-
65382018000500085&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 26 jul. 2022.
A Somente a sentença I está correta.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças II e III estão corretas.
A obra “Alice no País das Maravilhas” é atribuída a Lewis Carroll (1832 – 1898). Charles Perrault 
(1628 - 1703) recebeu o título de “Pai da literatura infantil”. Tendo em vista as especificidades das 
práticas de letramentos e da aprendizagem da leitura e escrita das crianças surdas, analise as 
sentenças a seguir:
I- Por conta das especificidades da linguagem dos surdos, geralmente as crianças surdas se deparam 
com maior dificuldade de acesso à literatura infantil escrita do que as ouvintes.
II- Nem sempre as pessoas encontram o livro impresso nas bibliotecas ao seu entorno. Então, optam 
pela opção no formato de áudio. Contudo, esse formato não é proveitoso para os surdos.
III- O uso de estratégias visuais deturpam o sentido que os autores queriam dar à obra. Por isso, os 
professores devem apenas fazer a leitura corrida do texto, sem usar gestos e entonações diferentes – 
mesmo quando surdos fizerem parte da turma.
Assinale a alternativa CORRETA:
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
14/11/2023 11:29 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 2/8
A As sentenças I e II estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C Somente a sentença II está correta.
D As sentenças I e III estão corretas.
"A Comunicação Total, antes conhecida como bimodal, preocupa-se com a comunicação surdo-
ouvinte e a comunicação surdo-surdo" (CARDOSO; CAPITAO, 2007, p. 136). Foi no contexto da 
década de 1980 até os anos 1990 que floresceu, no Brasil, o uso da língua de sinais, mais 
precisamente a filosofia educacional, denominada Comunicação Total. No que concerne à 
Comunicação Total, analise as afirmativas a seguir:
I- A Comunicação Total originou-se nos EUA, com objetivo de aperfeiçoar a educação dos surdos por 
meio de todas as formas de comunicação possíveis: a fala, os sinais, a dança, a mímica, o teatro etc.
II- Para a Comunicação Total, é ideal prover os surdos de todos os recursos comunicacionais 
possíveis. A criança é livre para adotar quantas estratégias quiser para se comunicar (comunicação 
oral, gestos, uso de sinais, escrita, soletração etc.).
III- Conforme a filosofia educacional "Comunicação Total", é necessário que as crianças aprendam 
vários idiomas orais. Assim, são estimuladas a fazerem cursos de inglês, francês, espanhol, alemão 
etc. A única língua rejeitada pela Comunicação Total é Libras. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CARDOSO, Lucila Moraes; CAPITAO, Cláudio Garcia. Avaliação psicológica de crianças 
surdas pelo Teste das Pirâmides Coloridas de Pfister. Psico-USF (Impr.), Itatiba, v. 12, n. 2, p. 135-
144, dez. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-
82712007000200002&lng=pt&nrm=iso. Acessos em: 24 out. 2018.
A As afirmativas II e III estão corretas.
B As afirmativas I e III estão corretas.
C As afirmativas I e II estão corretas.
D Somente a afirmativa II está correta.
Conforme Duarte (2013, p. 1723), um evento marcou drasticamente a história da educação de 
surdos. Nesse evento, "realizou-se uma votação (excluindo-se os professores surdos) para decidir 
qual língua seria usada na educação dos surdos. Foi deliberado que apenas a língua oral de seu país 
deveria ser aprendida, atribuindo à língua de sinais o estatuto de língua inferior. Oito resoluções 
foram aprovadas e repercutiram durante quase um século". Sobre esse evento, classifique V para as 
sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Trata-se do Congresso de Salamanca, na Espanha, de 7 a 10 de junho de 1970. A partir dele os 
professores surdos passaram a ser considerados incapacitados ao trabalho. Assim, passaram a receber 
o benefício da aposentadoria por invalidez garantido pela Constituição. 
( ) É o Congresso de Milão, de 1880. Foi um evento decisivo para a determinação do oralismo 
como método e da condenação do uso da Língua de Sinais para a educação de crianças surdas. Nele 
3
4
14/11/2023 11:29 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 3/8
foi estabelecido que somente a língua oral de seu país deveria ser aprendida, fazendo da língua de 
sinais um retrocesso.
( ) Trata-se do II Congresso Internacional de Educação de Surdos, que ocorreu na cidade de Milão, 
em 1880. Nesse evento, consideraram que o uso simultâneo da fala e sinais tem a desvantagem de 
prejudicar a fala, a leitura labial e a precisão de ideias. Por isso, ficou definido que o método oral 
puro deve ser preferido. 
( ) É o II Congresso Internacional de Educação de Surdos, através do qual, a educação dos surdos 
assumiu a responsabilidade de reabilitação, colocando em segundo plano a função pedagógica. 
Valorizou-se os treinos auditivos, para que assim todos os sinais sonoros que pudessem ser recebidos 
se transformassem em informações somadas ao treino da leitura orofacial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: DUARTE, Soraya Bianca Reis et al. Aspectos históricos e socioculturais da população 
surda. Hist. cienc. saude-Manguinhos, Rio de Janeiro, v. 20, n. 4, p. 1713-1734, dez. 2013. 
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-
59702013000401713&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 out. 2018.
A F - F - F - V.
B V - V - F - F.
C F - F - V - F.
D F - V - V - V.
"Existem várias terapias preconizadas para o tratamento da surdez súbita, algumas apresentam 
riscos significativos, necessitando inclusive de internação hospitalar. O tratamento da SS (surdez 
súbita) é outro tópico que gera muita discussão. Uma grande variedade de modalidades terapêuticas 
pode ser encontrada na literatura, algumas complexas e incomuns, mas com a mesma eficácia 
(PENIDO et al., 2005, p. 633-637). Sobre os profissionais da saúde que costumam atender pacientes 
com problemas de audição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Os profissionais que geralmente atendem pessoas com perdas auditivas são: assistente social, 
enfermeiro, fonoaudiólogo, geneticista, médico neurologista, médico neuropediatra, médico 
otorrinolaringologista, médico pediatra, neonatologista, psicólogo, professor e profissionais da 
educação.
( ) Apenas o médico otorrinolaringologista e o fonoaudiólogo atendem pessoas com déficits de 
audição. O médico prescreve os remédios, e os dispositivosauditivos, enquanto que o fonoaudiólogo 
conduz o processo de aprendizagem da oralização do paciente (língua oral para se comunicar, na 
modalidade oral, oro-facial). 
( ) O psicólogo é o profissional que faz estudo de caso e avaliação psicológica do paciente, antes da 
realização da cirurgia do implante coclear. Ele também participa da preparação pré-cirúrgica, faz 
acompanhamento pós-cirúrgico, na internação, nas primeiras ativações do implante coclear e se faz 
presente até mesmo no acompanhamento da reabilitação do paciente. 
( ) O médico neurologista é o único profissional habilitado a fazer o diagnóstico de surdez. Fazem 
parte dos exames diagnósticos: tonometria, beta hCG (BhCG) e auricolometria iatrogênica. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PENIDO, Norma de Oliveira et al. Fatores clínicos, etiológicos e evolutivos da audição na 
surdez súbita. Rev. Bras. Otorrinolaringol., São Paulo, v. 71, n. 5, p. 633-638, out. 2005. Disponível 
em: . Acesso em: 9 ago. 2018.
A V - V - F - F.
5
14/11/2023 11:29 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 4/8
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D F - F - F - V.
“Ao entrar em contato com essa diversidade do ser humano deve-se, pois, ter o cuidado para que se 
sintam acolhidas em suas diferenças. Assim, a inclusão é uma temática que precisa ser discutida com 
bastante delicadeza, já que é na infância que o ser humano mais se apropria de comportamentos dos 
adultos e adquire repertórios a serem levados para a vida” (CHAVES; SILVA; CAVALCANTE, 2018, 
p. 644). Perante o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Para agir em consonância com o reconhecimento e o respeito pelas diferenças individuais, é 
necessário adotar o mesmo método de ensino para todos os alunos da sala de aula.
II- Aprender a conviver com as diferenças é algo que pode ser feito com facilidade na sala de aula. 
Em contrapartida, isso só beneficia as crianças, público-alvo da educação especial.
III- Ao aceitar as diferenças individuais, o professor pode focar nas potências e possibilidades de cada 
aluno, ao invés de se concentrar no que eles não possuem ou não apresentam.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CHAVES, Jéssica Regina, SILVA, Priscila Ferreira da; CAVALCANTE, Ana Célia Sousa. 
“Na essência somos iguais, na diferença nos respeitamos”: Estágio em Psicologia Escolar. Psicologia 
Escolar e Educacional [on-line]. 2018, v. 22, n. 3, pp. 643-645. Disponível em: 
<https://doi.org/10.1590/2175-35392018035060>. Acesso em: 9 mar. 2022.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I e II estão corretas.
C As sentenças II e III estão corretas.
D Somente a sentença III está correta.
"A surdez interfere diretamente no desenvolvimento social, educacional e emocional do 
indivíduo surdo. Desta forma, o diagnóstico precoce, realizado através da Triagem Auditiva Neonatal 
(TAN) se torna imprescindível para a garantia de uma melhor qualidade de vida para quem tem perda 
de audição" (CÚNICO et al., 2013, p. 85). Sobre os motivos que realçam a importância de realizar a 
TAN com os recém-nascidos, analise as sentenças a seguir:
I- A surdez não gera dor e/ou desconforto no corpo, por isso há pessoas que buscam uma avaliação 
com profissionais da saúde tardiamente. Por ser invisível, a surdez tende a ser ignorada ou 
incompreendida pelos ouvintes. 
II- A TAN oportuniza que a intervenção fonoaudiológica inicie antecipadamente nas crianças que 
forem diagnosticadas com alterações na audição. 
III- O sistema único de saúde deveria oferecer esse teste gratuitamente, afinal, trata-se de um teste 
que requer elevado investimento financeiro, e só está à disposição das famílias que fazem internação 
particular para o parto. A aplicação do teste é demorada, e requer equipamentos muito sofisticados. 
IV- As famílias de bebês que são surdos e que não foram submetidos à TAN, costumam descobrir o 
diagnóstico da surdez aos dois anos de idade. Crianças submetidas à TAN recebem o diagnóstico 
dentro de seis meses de vida. 
V- Os governos de inúmeros países têm investido na TAN, diante da crescente disseminação de 
6
7
14/11/2023 11:29 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 5/8
informações atinentes às consequências irreversíveis da perda auditiva sobre o desenvolvimento 
social, emocional, cognitivo e linguístico da criança.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CÚNICO, Sabrina Daiana et al. Percepções e sentimentos maternos frente à triagem 
auditiva neonatal do filho. Pensando fam., Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 84-95, dez. 2013. Disponível 
em: . Acesso em: 10 maio 2018.
A As sentenças I e III estão corretas.
B As sentenças I, II, IV e V estão corretas.
C Somente a sentença III está correta.
D Somente a sentença V está correta.
Há tantas polêmicas nos bastidores da educação de surdos, tantos desafios, e enquanto isso, ainda 
existem inúmeros estudantes surdos que sonham com as inúmeras possibilidades e melhorias que 
ainda podem surgir. De acordo com Moura (2016), há alguns impasses que dificultam a entrada do 
surdo no ensino superior. Desse modo, analise as sentenças a seguir:
I- Aspectos linguísticos podem ser um impasse, tanto quanto as particularidades do percurso 
educacional (quando é desconsiderada a especificidade linguística pertencente ao surdo no espaço 
universitário).
II- Implicações advindas da relação entre surdos e ouvintes podem se transformar em obstáculo para 
o surdo. Relaciona-se sobre como o surdo se percebe e percebe as pessoas ouvintes, e como ele é 
percebido por elas .
III- De modo geral, as universidades são pensadas e estruturadas por profissionais surdos, tendo em 
vista alunos surdos, sendo que as decisões relativas à educação de surdos recai exclusivamente sobre 
educadores surdos.
IV- A expectativa de acesso ao ensino superior do surdo pode afetar a sua trajetória acadêmica. Por 
exemplo, quando nem há pretensão do participante para ingressar no âmbito universitário, por conta 
de experiências frustrantes que teve em sua escolarização.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: MOURA, Adelson Fidelis de. Acesso ao ensino superior: a expectativa do aluno surdo do 
ensino médio. Dissertação. (Dissertação do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do 
Desenvolvimento e Aprendizagem, da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista 
“Júlio Mesquita Filho”, linha de pesquisa Aprendizagem e Ensino, sob orientação da Prof.ª Dra. 
Lúcia Pereira Leite e coorientação da Prof.ª Dra. Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins). UNESP - 
Bauru, 2016, p. 107. Acesso em 24 fev. 2022.
A As sentenças I, II e III estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I, III e IV estão corretas.
8
14/11/2023 11:29 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 6/8
“No trabalho clínico, o uso da leitura de literatura para crianças com dificuldades de aprendizagem 
tem se mostrado muito produtivo” (BARONE, 2020, p. 229). Não é só o professor de língua 
portuguesa que pode incentivar os estudantes a lerem. Sobre as dificuldades de aprendizagem, analise 
as afirmativas a seguir:
I- É ideal que uma equipe multiprofissional esteja capacitada para atender as crianças surdas. Parte 
delas apresenta dificuldade de aprendizagem, por conta da dificuldade de comunicação. Além disso, 
algumas sofrem bullying pela sua condição.
II- Na vertente socioantropológica, o aluno surdo é aceito como alguém que possui uma dificuldade 
para se comunicar, mas que essa dificuldade pode ser melhorada, assim como qualquer dificuldade de 
aprendizagem que um aluno ouvinte tem.
III- As dificuldades de aprendizagem têm origem genética, portanto é ineficaz estimular o 
desenvolvimento das habilidades cognitivas e demais funções relacionadas ao processo de 
aprendizagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BARONE, L. M. C. A literatura na primeira infância. Rev. psicopedag., São Paulo, v. 37, n. 
113, p. 225-231, ago. 2020. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862020000200009&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 15 jun. 2022.
A As afirmativas I e II estão corretas.
B Somente a sentença III está correta.
C As afirmativas II e III estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.
Fernandes e Healy (2013, p. 365) apresentaram "generalizações matemáticas de um grupo de 
alunos surdos enquanto esses interagem principalmente através de Libras. Ao longo das duas sessões, 
há evidências nas generalizações expressas por eles que refletem um modo de pensar algebricamente, 
mesmo que ainda não recorram à língua algébrica convencional". As línguas de sinais são 
organizadas espacialmente e, portanto, estão concentradas no hemisfério direito do cérebro, uma vez 
que esse hemisfério é responsável pelo processamento de informação espacial. Já as línguas orais 
estão relacionadas ao hemisfério esquerdo - responsável pela linguagem. Sobre o exposto, analise as 
afirmativas a seguir:
I- As pesquisas mostram que aqueles com lesão no hemisfério direito tinham condições de processar 
todas as informações linguísticas das línguas de sinais, mesmo sendo visuoespaciais. 
II- Surdos com lesão no hemisfério esquerdo têm condições de processar as informações espaciais 
não linguísticas, mas não conseguiam lidar com as informações linguísticas. 
III- A língua de sinais foi rejeitada pelos neurocientistas, pois concentra-se apenas no hemisfério 
direito, portanto, o hemisfério esquerdo não é estimulado em indivíduos surdos. É uma linguagem 
incapaz de levar ao interlocutor a sua mensagem.
IV- As línguas de sinais são processadas no hemisfério esquerdo, assim como em quaisquer outras 
línguas. Esse estudo comprova que a linguagem humana independe da modalidade das línguas.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: FERNANDES, Solange H. A.; HEALY, Lulu. Expressando generalizações em Libras: 
álgebra nas mãos de aprendizes surdos. Cad. CEDES, Campinas, v. 33, n. 91, p. 349-368, dez. 2013. 
Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-
32622013000300004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 18 out. 2018.
9
10
14/11/2023 11:29 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 7/8
A As afirmativas I e III estão corretas.
B Somente a afirmativa III está correta.
C Somente a afirmativa II está correta.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.
(ENADE, 2017) Um aluno da rede pública de ensino, com 11 anos de idade, está matriculado 
no 5º ano do Ensino Fundamental e tem surdez profunda bilateral. Ele é bem humorado, brincalhão e 
bastante sociável. É fluente na língua brasileira de sinais (Libras), mas apresenta dificuldades de 
leitura e escrita da língua portuguesa. Tem potencial cognitivo elevado, embora necessite de constante 
interferência e auxílio da professora para realizar suas atividades. Considerando a situação 
apresentada e o que estabelece a Política Nacional da Educação Especial na perspectiva da Educação 
inclusiva, deve-se assegurar a esse aluno:
FONTE: http://www.cepae.faced.ufu.br. Acesso em: 7 jul. 2017.
A Atendimento educacional especializado, priorizando-se o ensino da língua portuguesa, de modo
a garantir a educação bilíngue.
B Processo avaliativo que priorize o uso da língua portuguesa na modalidade escrita, dada a
importância da manutenção do registro da aprendizagem.
C Escolarização que atenda à proposta educacional bilíngue, considerando-se a língua de sinais
como primeira língua.
D Ensino da língua brasileira de sinais (Libras) após a aquisição da língua portuguesa na
modalidade escrita, em processo análogo ao da alfabetização de aluno ouvinte.
(ENADE, 2021) O pensamento de Paulo Freire – a sua teoria do conhecimento – deve ser entendido 
no contexto em que surgiu o Nordeste brasileiro, onde, no início da década de 1960, metade de seus 
30 milhões de habitantes vivia na “cultura do silêncio”, como ele dizia, isto é, eram analfabetos. Era 
preciso “dar-lhes a palavra” para que transitassem para a participação na construção de um Brasil que 
fosse dono de seu próprio destino e que superasse o colonialismo. Com base no texto e nas ideias 
freireanas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I- Paulo Freire denunciou a opressão e a exclusão gerada pela supressão do direito à educação e à 
cidadania, defendendo a educação como uma empreitada coletiva.
PORQUE
II- A educação deve ser compreendida como um ato político, pois deve incentivar a reflexão e a ação 
consciente e criativa do sujeito em seu processo de libertação.
Assinale a alternativa CORRETA:
Fonte: GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma bibliografia. São Paulo: Cortez, 1996.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
11
12
14/11/2023 11:29 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 8/8
D As asserções I e II são proposições falsas.
Imprimir

Mais conteúdos dessa disciplina