Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação AUTISMO - TIPOS E CARACTERÍSTICAS

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Disciplina: AUTISMO - TIPOS E CARACTERÍSTICAS
 
 AVALIAÇÃO
· Você tem 120 minutos para responder esta avaliação.
· Clique no botão ENCERRAR quando você terminar de responder.
[...]Oferece uma abordagem educacional prática e abrangente para inspirar as crianças, adolescentes e adultos com autismo a participarem ativamente em interações divertidas, espontâneas e dinâmicas com os pais, outros adultos e crianças (TOLEZANI, 2010, p. 8). O texto acima refere-se a uma intervenção psicoeducacional utilizada em crianças com TEA. Assinale a alternativa que corresponde a essa intervenção:
· Método Son-Rise
· Integração sensorial
· Equoterapia
· ABA
Em se tratando do aluno com Transtorno Global do Desenvolvimento, mais especificamente o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), de acordo com Belisário Filho (2010), assinale a alternativa correta que caracteriza o transtorno:
· Caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente prejudicado na interação racial, além de um repertório fortemente marcado por diversas atividades.
· Caracteriza pela falta de um desenvolvimento prejudicado na interação social, e um alto domínio de fala.
· Caracteriza por um desenvolvimento prejudicado comunicação e visão, além de um repertório marcantemente restrito de atividades e interesses.
· Caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente prejudicado na interação social e comunicação, além de um repertório marcantemente restrito de atividades e interesses.
A teoria de integração sensorial de Ayres fundamenta-se em alguns testes (Sensory Integration Praxis Tests – SIPT) e muitas observações que contribuíram para a identificação de muitos dos distúrbios sensoriais. São princípios considerados essenciais para a condução das intervenções, exceto:
· Ambiente seguro com equipamentos que possam estimular a sensação vestibular (o sistema vestibular é responsável por manter o equilíbrio, a postura e orientação do corpo no espaço).
· Realizados por profissionais qualificados, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e terapeuta da fala.
· Estão incluídos nessa terapia exercícios que envolvem o desenvolvimento da atenção, concentração, audição, compreensão, equilíbrio, coordenação e o controle da impulsividade nas crianças.
· Está indicada para adultos sem desordens motoras severas ou mentais e é comumente usada com pessoas diagnosticadas com TDAH.
Com as contribuições de Cook e Hussey (2002), pode-se compreender as TA’s em dois grupos: baixa e alta tecnologia. Analise as afirmações e defina-as como baixa (B) e alta (A) e assinale a alternativa que corresponde a sequência correta: ___ Trata-se de recursos simples, que não utilizam energia elétrica. ___ Envolvem sistemas computadorizados, como softwares e em como funções o uso por alunos com dificuldade de fala, de aprendizagem e necessitam de instrução individualizada, ou de alunos com dificuldades motoras. ___ São mais complexos e multifuncionais. ___ A desvantagem é que apresentam função limitada e a vantagem é que são mais disponíveis, possuem baixo custo e menor treinamento para o uso.
· A, B, B, A.
· B, A, A, B.
· A, A, B, B.
· A, B, A, B.
Atualmente, a Associação Americana de Psiquiatria relaciona diagnóstico por meio das características da díade do TEA, marque a alternativa que corresponde a essa díade:
· (a) Déficit na interação social e comunicação e (b) comportamentos e interesses restritos e repetitivos.
· (a) Déficit na interação social e (b) comportamentos restritos.
· (a) Déficit na visão e (b) comportamentos exclusivos.
· (a) Excelência na interação social e comunicação e (b) comportamentos e interesses especiais.
[...] Um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. O método citado acima se refere a:
· Arte terapia.
· Equoterapia.
· Psicoterapia.
· Ludoterapia.
[...] Uso e implementação de qualquer instrumento, serviço, suporte, estratégia e prática que vão auxiliar na funcionalidade e melhorar os resultados esperados para a realização de uma atividade, seja ela acadêmica, atividade de vida diária, mobilidade, locomoção e comunicação. Assinale a alternativa que corresponde a um recurso que favorece a inclusão de alunos com TEA segundo Gonçalves (2010, p. 41).
· Programa de inclusão – PI.
· Educação a distância – EAD.
· Tecnologia Assistiva – TA.
· Recurso interno – RI.
Após o diagnóstico médico, o indivíduo com TEA necessita de auxílio multidisciplinar para contribuir com o desenvolvimento biopsicossocial. Nesse sentido marque a alternativa que não está relacionada à inclusão escolar do aluno com TEA:
· A inclusão escolar traz o pressuposto de que a escola é que tem que se ajustar aos educandos, ao invés destes se ajustarem àquela. O espaço escolar deve ser pensado de maneira flexível, a fim de atender cada educando de forma particularizada (PACHECO, 2007).
· A inclusão escolar diz respeito às novas atitudes em relação às ações que permeiam o ambiente escolar, tendo como um dos pontos norteadores o acesso à educação para todos os indivíduos, independentemente de este ser ou não do público-alvo da educação especial (BARBOSA; FUMES, 2012).
· Não é apenas o professor que transformará a escola em inclusiva, mas sim a união entre coordenadores, professores, demais funcionários e família (PIRES, 2006).
· Educação é aquilo que a maior parte das pessoas recebe, muitos transmitem e poucos possuem (KARL KRAUS).
No que se refere a recursos e materiais pedagógicos que favorecem a inclusão de alunos com TEA, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: I. Quanto aos recursos e materiais pedagógicos que fazem parte da prática docente, cabe ao aluno saber utilizá-los, não dependendo do professor. II. O material pedagógico não deve ser visto como um objeto estático sempre igual para todos os sujeitos. III. É preciso que o professor atue como mediador entre o material e a criança, conduzindo-a a um processo de aprendizagem maximizador e não limitador.
· Apenas a afirmativa I é falsa.
· Apenas a afirmativa III é verdadeira.
· Apenas a afirmativa II é falsa.
· Todas as afirmativas são verdadeiras.
Dentre as estratégias pedagógicas propostas no documento Saberes e Práticas da Inclusão voltado para a Educação Infantil, em sala de aula, o professor pode considerar, exceto:
· Em situação de comportamentos estereotipados e ecolalia, a atenção da criança deve ser transferida a outra tarefa ou atividade.
· Se necessária uma conversa com a turma, o aluno com TEA é exposto para turma, mesmo que a conversa cause constrangimento ao aluno.
· Instruções orais objetivas acerca do que se solicita à criança.
· Estabelecimento de rotina, por meio de agenda, exposição na lousa, caderno.

Mais conteúdos dessa disciplina