Logo Passei Direto
Buscar

Prática 2 Tecnologia Inorgânica

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia a passagem de texto: “Quando analisamos os processos de corrosão, podemos determinar dois tipos de velocidade: a velocidade média [...] e a velocidade instantânea [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 6. Tecnologia inorgânica. Curitiba: Intersaberes, 2022, p. 9.
Considerando a passagem de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 4 – Taxa de corrosão, velocidade e fatores que afetam a velocidade de corrosão, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre a velocidade de corrosão dos processos corrosivos uniformes:
A A velocidade média de corrosão interfere na estimativa do tempo de vida útil do metal. Pode ser determinada pela variação da massa do metal em determinado intervalo de tempo.
B A velocidade média da corrosão pode ser determinada pela diferença de massa do metal em um determinado intervalo de tempo e nos indica a concentração do inibidor de corrosão que deve ser adicionado ao meio.
C Para determinar a velocidade média da corrosão é preciso determinar a corrente de corrosão e, através da Lei de Faraday, relacioná-la com a perda de massa.
D Para calcular a velocidade instantânea é preciso determinar a corrente anódica do processo. Esta velocidade é utilizada na estimativa do tempo de vida útil do metal ou liga metálica.
E A velocidade média da corrosão pode ser determinada pela diferença de concentração dos íons provenientes do ânodo em um determinado intervalo de tempo e nos indica a concentração do inibidor de corrosão que deve ser adicionado ao meio.

Leia o texto: O nitrogênio é o elemento mais abundante no ar atmosférico, compondo aproximadamente 80% de seu volume em massa. As moléculas de nitrogênio presentes no ar possuem dois átomos de nitrogênio unidos por ligação tripla que é uma ligação química bastante forte. Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando o texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 2 – Produção de Gás Oxigênio e Gás Nitrogênio, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre o gás nitrogênio:
A Na indústria de alimentos, o nitrogênio líquido é utilizado como fluido refrigerante, tanto no processo de congelamento quanto no transporte. Na indústria química, normalmente é utilizado quando se desejam temperaturas muito baixas.
B O gás nitrogênio apresenta um alto poder oxidante. É um gás comburente, alimentando chamas e podendo causar explosões.
C O nitrogênio é um gás inerte, logo não participa da nossa respiração. Por este motivo, a única forma dos animais obterem o nitrogênio é pela alimentação. As carnes vermelhas são a maior fonte de nitrogênio para os seres humanos.
D O nitrogênio é aplicado no tratamento de efluentes que utilizam o lodo ativado por micro-organismos para aumentar a atividade biológica.
E O nitrogênio, assim como o oxigênio, é obtido pela liquefação seguida da destilação do ar atmosférico líquido, processo industrial que só pode ser utilizado devido à grande diferença entre os pontos de ebulição dos gases O2 e N2.

Leia a passagem de texto: “Ao estudarmos os processos corrosivos devemos sempre considerar diferentes variáveis do processo, como aquelas dependentes do material metálico, do meio corrosivo e das condições operacionais [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 6. Tecnologia inorgânica. Curitiba: Intersaberes, 2022, p. 5.
Considerando a passagem de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 2 – Mecanismos de corrosão, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre o mecanismo eletroquímico:
A Este mecanismo envolve a transferência de elétrons por meio de uma interface. Assim, os elétrons fluem do cátodo, passando pelo eletrólito, até chegarem ao ânodo.
B No cátodo, observamos a reação M0 ® Mn+ + n e-, onde M é o metal e n é o número de mols de elétrons que são transferidos. Logo, no cátodo ocorre o processo de oxidação.
C No ânodo, caso o meio seja ácido, observa-se a redução dos íons H+ a gás hidrogênio ou ainda formação de água.
D No cátodo, ocorre apenas a reação de redução dos íons metálicos, conforme reação Mn+ + n e-® M0, independente da composição e do pH do meio.
E Geralmente ocorre na presença de água ou soluções aquosas. Mas, também, pode ocorrer na presença de oxigênio (corrosão atmosférica) ou em sais fundidos.

Leia o extrato de texto: “Desta forma, a cadeia de produção de fertilizantes químicos surgiu, embasada principalmente na obtenção da fórmula NPK (nitrogênio-fósforo-potássio), indo desde a extração da matéria-prima até o agricultor, podendo ser dividida em cinco principais etapas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 4. Tecnologia inorgânica. Curitiba: Intersaberes, 2022, p. 6.
Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 1 – Etapas da fabricação de fertilizantes, assinale a alternativa correta sobre o processo de produção de fertilizantes:
A Na primeira etapa são produzidos compostos químicos inorgânicos que servirão de matérias-primas básicas e intermediárias, tais como ácido sulfúrico, ácido fosfórico e amônia anidra.
B A quinta e última etapa é o momento da produção propriamente dita, ou seja, é a etapa em que ocorre o processo de granulação e mistura dos elementos que resultam no produto final (fertilizante NPK).
C A cadeia de produção dos fertilizantes inicia na indústria extrativa mineral. A primeira etapa é a extração de minerais do solo, obtendo-se matérias-primas básicas, como: rocha fosfática, rocha potássica, enxofre e gás natural ou nafta.
D a indústria de fabricação de fertilizantes simples e intermediários é responsável pela segunda etapa da produção de fertilizantes, momento em que são produzidos superfosfato simples (SSP), superfosfato triplo (TSP), fosfato de amônio (MAP e DAP, entre outros.
E A quinta e última etapa envolve o processo de embalagem e armazenamento dos produtos finais.

Considere o fragmento de texto: “[...] os gases industriais são substâncias químicas fabricadas e comercializadas para serem utilizados e aplicados em diversos setores, podendo ser orgânicos ou inorgânicos, retirados diretamente da atmosfera ou sintetizados”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 5. Tecnologia inorgânica. Curitiba: Intersaberes, 2022, p. 2.
Considerando o fragmento de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 1 – O que são gases industriais, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre a obtenção de gases pelo processo de fracionamento do ar atmosférico:
A A obtenção de gases pelo processo de fracionamento do ar atmosférico é um processo químico em que ocorre a quebra de moléculas por aquecimento a altas temperaturas.
B A liquefação fracionada é um método de separação de misturas utilizado exclusivamente para misturas homogêneas que apresentem todos os seus componentes no estado líquido.
C O processo de fracionamento do ar atmosférico envolve o resfriamento do ar a cerca de -200 ºC e posterior destilação fracionada da mistura que passou a ser líquida e homogênea.
D Na destilação fracionada do ar liquefeito, os componentes gasosos são recolhidos em regiões inferiores da coluna de fracionamento, enquanto os componentes líquidos são recolhidos em regiões superiores.
E O ar atmosférico é uma mistura de diversos gases, mas durante o processo de fracionamento, apenas oxigênio, nitrogênio e argônio são obtidos. Destes, apenas o oxigênio é obtido na forma gasosa.

Leia a passagem de texto: “Esse tipo de fertilização exige um período maior de assimilação, em comparação com o dos fertilizantes químicos, mas, em contrapartida, promovem o desenvolvimento da flora microbiana do solo, contribuindo, também, para a reabilitação das condições físicas da terra”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 4. Tecnologia inorgânica. Curitiba: Intersaberes, 2022, p. 4.
Considerando a passagem de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 1 – Etapas da fabricação de fertilizantes, assinale a alternativa correta sobre os fertilizantes orgânicos:
A Tais fertilizantes são largamente usados com o propósito de corrigir a acidez do solo.
B Esses fertilizantes são bastante conhecidos por serem obtidos de forma caseira através da compostagem de resíduos (frutas, verduras, legumes, entre outros).
C Os denominados fertilizantes orgânicos compostos são produzidos a partir da fusão ou mistura de dois ou mais fertilizantes orgânicos simples.
D Os fertilizantes orgânicos mistos são preparados com mais de um macronutriente predominante. É o caso dos fertilizantes NPK.
E A fertilização orgânica exige um período menor de assimilação quando comparado com a fertilização química. Além disso, contribui com a reabilitação das condições físicas da terra.

Leia o texto abaixo: Reconhecer as causas dos processos corrosivos é essencial para que medidas de controle adequadas sejam tomadas e maiores danos aos equipamentos sejam evitados. Os tipos de corrosão podem ser classificados com base nos fatores ambientais ou mecânicos e em suas características geométricas. Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando o texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 3 – Classificação e tipos de corrosão sobre os principais tipos de corrosão, é correto afirmar que:
A A corrosão uniforme ou generalizada é o tipo de corrosão que afeta a superfície como um todo, de maneira heterogênea, e se caracteriza pela perda irregular de massa em pontos da amostra.
B A corrosão intergranular é o processo corrosivo que ocorre dentro do cristal metálico, gerando fragmentos em diferentes sentidos.
C A corrosão puntiforme ou por pites caracteriza-se por apresentar cavidades com profundidade maior que o diâmetro, podendo causar grandes danos aos equipamentos industriais. É uma corrosão localizada de difícil detecção.
D A corrosão grafítica e a filiforme são consideradas corrosões seletivas, pois atingem somente um dos compostos da liga metálica.
E A corrosão alveolar, também chamada de pontual, é um tipo de corrosão localizada.

Leia o extrato de texto: “Nas indústrias químicas, o acetileno é produzido a partir da reação do carbureto de cálcio, CaC2, com água. [...] o carbureto por sua vez é sintetizado a partir da reação de cal, CaO, com carvão em fornos elétricos [...]”.
Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 3 – Fabricação de acetileno, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre o acetileno:
A ável quando na forma impura, bastante reativo devido à ligação dupla entre os carbonos existentes em sua cadeia.
B O acetileno, conhecido pela nomenclatura IUPAC por etino, também é chamado narcileno ou vinileno. Trata-se de um gás a temperatura ambiente muito aplicado como combustível e como monômero.
C A combustão do acetileno é extremamente exotérmica e, por este motivo, é largamente utilizado no corte de metais por maçarico. Por outro lado, por ser instável, não apresenta uso na síntese de compostos orgânicos.
D O acetileno é um gás incolor, estável, altamente combustível e produz uma chama de elevada temperatura (ao redor de 3.000 ºC) em presença de oxigênio.
E Além de ser produzido industrialmente, o acetileno é facilmente encontrado na natureza. É matéria-prima para produção de plásticos, fibras têxteis e borrachas sintéticas.

Leia o excerto de texto: “[...] os processos de corrosão têm sua velocidade alterada de acordo com a concentração de oxigênio dissolvido no meio, a faixa de pH em que o meio se encontra, a temperatura e a presença de sais dissolvidos ou não no sistema”.
Considerando o excerto de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 4 – Taxa de corrosão, velocidade e fatores que afetam a velocidade de corrosão, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre os fatores que afetam a velocidade de corrosão:
A A diminuição da temperatura do meio, normalmente, provoca uma aceleração do processo de corrosão, pois a polarização é reduzida.
B Em pH fortemente ácido, ou seja, abaixo de 4, percebe-se uma diminuição da velocidade de corrosão, pois aumenta a disponibilidade de íons H+ no meio que são passíveis de redução.
C Em faixas de pH entre 4 e 10, verifica-se uma diminuição da velocidade de corrosão devido à formação de óxidos protetores na superfície do metal.
D O aumento da concentração de oxigênio dissolvido reduz os processos de corrosão devido à formação de óxidos metálicos depositados na superfície do material.
E A presença de sais solúveis pode ocasionar um aumento da velocidade de corrosão devido ao aumento da condutividade elétrica do meio.

Considerando o fragmento de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 1 – Fundamentos da corrosão, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre a reação de oxirredução:
A As reações de oxirredução ocorrem quando uma espécie química perde elétrons, oxidando-se; enquanto a outra espécie ganha elétrons, reduzindo-se.
B Agente redutor é a substância que sofre o processo de redução. Logo, agente oxidante é a substância que sofre o processo de oxidação.
C No processo de corrosão do ferro, seu Nox passa de +3 a 0. Assim, o ferro recebe elétrons, sofrendo o processo de oxidação.
D Nas reações de oxirredução há transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas, o que é verificado pela variação do Nox de cada elemento. Se o Nox diminuir, tem-se o processo de oxidação.
E Na corrosão do ferro, o gás oxigênio é o agente redutor e o ferro é o agente oxidante.

Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 1 – O que são gases industriais, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre gases:
A Os gases industriais são substâncias químicas inorgânicas, produzidas e comercializadas para serem utilizadas em diversos setores, retiradas diretamente da atmosfera.
B Os gases classificados como especiais são aqueles que são utilizados na medicina, tais como óxido nitroso, oxigênio e misturas gasosas.
C Os gases industriais podem ser orgânicos ou inorgânicos e podem ser retirados diretamente da atmosfera ou serem sintetizados.
D De acordo com o método de obtenção, os gases podem ser classificados como industriais ou medicinais.
E O hélio e o argônio são classificados como gases especiais.

Considerando o texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 2 – Produção de Gás Oxigênio e Gás Nitrogênio, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre o gás oxigênio:
A Nas indústrias metalúrgicas e siderúrgicas, o oxigênio é utilizado no lugar do ar no processo de combustão, permitindo diminuir a concentração de gás carbônico nos fumos industriais.
B O gás oxigênio é obtido industrialmente a partir do craqueamento térmico do petróleo.
C O oxigênio é um gás inerte, inodoro, incolor, insípido e atóxico.
D O oxigênio é um agente branqueador bastante utilizado em indústrias de papel e celulose, em substituição ao cloro.
E Industrialmente, o oxigênio é amplamente utilizado, principalmente, quando há a necessidade de atmosferas inertes para a ocorrência de reações químicas.

Considerando a passagem de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 4 – Fertilizantes como fonte de potássio, assinale a alternativa correta sobre os insumos potássicos:
A Assim como os fertilizantes fosfatados, os insumos potássicos são submetidos a processos de ácidos fortes ou ao tratamento com calor.
B A rocha asfáltica é uma das matérias-primas utilizadas na produção de fertilizantes fonte de potássio.
C O potássio é encontrado em minerais, tais como pirita, halita, calcita e gipso.
D O potássio é fornecido ao solo diretamente da matéria-prima, ou seja, não precisa passar por tratamentos térmico ou químico para colocá-lo no solo.
E Os insumos potássicos não precisam ser beneficiados, pois já possuem alta concentração e alta solubilidade em água.

ões químicas que envolvem a transferência de elétrons por meio de uma interface ou eletrólito.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Neste mecanismo não se observa a troca de elétrons, mas a reação do material, sendo metálico ou não, com algum componente do meio.
( ) A formação da ferrugem, ou seja, a oxidação do ferro quando exposto ao ar úmido, é um exemplo.
A 2 – 2 – 1
B 1 – 1 – 2
C 2 – 1 – 2
D 1 – 2 – 1
E 2 – 1 – 1

Leia o excerto de texto: “Grande parte de nossa atmosfera é constituída por gás nitrogênio (N2) – em média 78% – e gás oxigênio (O2) – 21% do todo [...]. Para os processos industriais, ambos os gases têm sua importância, pois são aplicados em diversas condições e situações”.
Considerando o excerto de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 2 – Produção de Gás Oxigênio e Gás Nitrogênio, relacione corretamente os gases oxigênio e nitrogênio às suas respectivas características e usos:
( ) Muito utilizado em aparelhos de respiração artificial em hospitais e em cilindros de mergulho.
( ) Quimicamente inativo, logo, não interfere nas reações químicas.
( ) Alto poder de oxidante e é um gás comburente.
A 2 – 2 – 1
B 1 – 1 – 2
C 2 – 1 – 2

Leia a passagem de texto: “Tendo em vista a vasta aplicação e diversidades dos produtos da indústria de fertilizantes, veremos a seguir três das maiores fontes de macronutrientes para o solo: fertilizantes como fonte de nitrogênio, de fósforo e de potássio”.
Considerando a passagem de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 2 – Fertilizantes como fonte de nitrogênio, assinale a alternativa correta sobre os fertilizantes a base de nitrogênio:
A O nitrocálcio é composto pela mistura de nitrato de amônio e calcário. Possui cerca de 25% de cálcio e é bastante estável quimicamente no solo.
B O sulfato de amônio – (NH4)2SO4 – é um fertilizante com elevado teor de nitrogênio, além de possuir traços de enxofre. Por este motivo, é utilizado em solos que apresentam deficiência nestes dois nutrientes.
C A ureia é obtida pela reação entre a amônia e o gás carbônico. É um fertilizante sólido, com alta concentração de nitrogênio, porém bastante instável.
D Os fosfatos mono e diamômico (MAP e DAP) são vendidos na forma de misturas granuladas. Fornecem nitrogênio e fósforo. São sintetizados a partir da reação de neutralização da amônia com ácido fosfórico.

Considere o extrato de texto: “O dióxido de carbono, também chamado de gás carbônico, é essencial para a manutenção da vida na Terra e é obtido a partir da combustão completa de compostos que contêm carbono”.
De acordo com o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 4 – Produção de gás carbônico, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre o gás carbônico:
A O gás carbônico é um composto que está disponível exclusivamente no ar atmosférico, não sendo encontrado nas águas de mares, rios e lagos.
B O gás carbônico é um dos principais gases associados ao efeito estufa, que é o mecanismo responsável pelo aumento da temperatura média do planeta Terra.
C O gás carbônico é utilizado na fabricação de extintores de incêndio e nos cilindros de armazenamento de materiais inflamáveis.
D O gás carbônico apresenta ampla utilização na indústria de bebidas, principalmente, na gaseificação de bebidas. No entanto, não possui usos no ramo hospitalar.
E No estado sólido (+10 ºC), o CO2 forma gelo carbônico, uma fonte fria que permite congelar imediatamente os alimentos, impedindo que se descongelem durante o transporte.

Considere o extrato de texto: “[...] a formação de uma camada protetora de óxido metálico gerada na corrosão do material diminui a velocidade de ocorrência do fenômeno, sendo então chamada de passivação do metal”.
Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 5 – Passivação de processos corrosivos, relacione corretamente os gráficos indicativos de corrosão metálica às suas respectivas análises:
( ) A velocidade de corrosão decresce à medida que o produto de corrosão é formado.
( ) Mostra a ocorrência do processo de passivação.
( ) A velocidade de corrosão aumenta constantemente à medida que o produto de corrosão é formado.
A 2 – 2 – 1
B 1 – 1 – 2
C 2 – 1 – 2
D 1 – 2 – 1
E 2 – 1 – 1

Leia o extrato de texto: “[...] a corrosão pode acontecer sob diferentes formas, fazendo com que seja fundamental o conhecimento dessas formas para que assim possamos estudar meios de atenuar ou prevenir os processos corrosivos”.
Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 3 – Classificação e tipos de corrosão, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre os principais tipos de corrosão:
A A corrosão intragranular é aquela que ocorre entre os cristais metálicos, geralmente devido ao acúmulo de impurezas.
B A corrosão grafítica é uma corrosão seletiva que ocorre nos ferros fundidos. O ataque seletivo ocorre na matriz de ferro, deixando uma rede de grafite catódica em relação ao ferro.
C A corrosão conhecida como desineificação é o mecanismo de corrosão que começa na superfície do metal, mas pode se espalhar abaixo dela.
D A corrosão chamada de puntiforme forma pequenas perfurações arredondadas, muito parecidas com alvéolos.
E A corrosão filiforme é um tipo de corrosão intergranular que se observa ao redor dos cordões de solda.

Considerando o excerto de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 3 – Fertilizantes como fonte de fósforo, relacione corretamente as fontes de fósforo às suas respectivas características:
1. Superfosfato simples
2. Superfosfato triplo
( ) Sua principal característica é a alta concentração de fósforo em sua composição, podendo chegar a 45%.
( ) Possui fórmula CaHPO4 · 2H2O e é obtido pela reação entre a rocha asfáltica e o ácido sulfúrico.
( ) Possui fórmula Ca(HPO4)2 · 2H2O e é obtido por meio do tratamento da rocha asfáltica com ácido sulfúrico e ácido fosfórico.
A 2 – 2 – 1
B 1 – 1 – 2
C 2 – 1 – 2
D 1 – 2 – 1
E 2 – 1 – 1

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia a passagem de texto: “Quando analisamos os processos de corrosão, podemos determinar dois tipos de velocidade: a velocidade média [...] e a velocidade instantânea [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 6. Tecnologia inorgânica. Curitiba: Intersaberes, 2022, p. 9.
Considerando a passagem de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 4 – Taxa de corrosão, velocidade e fatores que afetam a velocidade de corrosão, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre a velocidade de corrosão dos processos corrosivos uniformes:
A A velocidade média de corrosão interfere na estimativa do tempo de vida útil do metal. Pode ser determinada pela variação da massa do metal em determinado intervalo de tempo.
B A velocidade média da corrosão pode ser determinada pela diferença de massa do metal em um determinado intervalo de tempo e nos indica a concentração do inibidor de corrosão que deve ser adicionado ao meio.
C Para determinar a velocidade média da corrosão é preciso determinar a corrente de corrosão e, através da Lei de Faraday, relacioná-la com a perda de massa.
D Para calcular a velocidade instantânea é preciso determinar a corrente anódica do processo. Esta velocidade é utilizada na estimativa do tempo de vida útil do metal ou liga metálica.
E A velocidade média da corrosão pode ser determinada pela diferença de concentração dos íons provenientes do ânodo em um determinado intervalo de tempo e nos indica a concentração do inibidor de corrosão que deve ser adicionado ao meio.

Leia o texto: O nitrogênio é o elemento mais abundante no ar atmosférico, compondo aproximadamente 80% de seu volume em massa. As moléculas de nitrogênio presentes no ar possuem dois átomos de nitrogênio unidos por ligação tripla que é uma ligação química bastante forte. Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando o texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 2 – Produção de Gás Oxigênio e Gás Nitrogênio, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre o gás nitrogênio:
A Na indústria de alimentos, o nitrogênio líquido é utilizado como fluido refrigerante, tanto no processo de congelamento quanto no transporte. Na indústria química, normalmente é utilizado quando se desejam temperaturas muito baixas.
B O gás nitrogênio apresenta um alto poder oxidante. É um gás comburente, alimentando chamas e podendo causar explosões.
C O nitrogênio é um gás inerte, logo não participa da nossa respiração. Por este motivo, a única forma dos animais obterem o nitrogênio é pela alimentação. As carnes vermelhas são a maior fonte de nitrogênio para os seres humanos.
D O nitrogênio é aplicado no tratamento de efluentes que utilizam o lodo ativado por micro-organismos para aumentar a atividade biológica.
E O nitrogênio, assim como o oxigênio, é obtido pela liquefação seguida da destilação do ar atmosférico líquido, processo industrial que só pode ser utilizado devido à grande diferença entre os pontos de ebulição dos gases O2 e N2.

Leia a passagem de texto: “Ao estudarmos os processos corrosivos devemos sempre considerar diferentes variáveis do processo, como aquelas dependentes do material metálico, do meio corrosivo e das condições operacionais [...]”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 6. Tecnologia inorgânica. Curitiba: Intersaberes, 2022, p. 5.
Considerando a passagem de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 2 – Mecanismos de corrosão, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre o mecanismo eletroquímico:
A Este mecanismo envolve a transferência de elétrons por meio de uma interface. Assim, os elétrons fluem do cátodo, passando pelo eletrólito, até chegarem ao ânodo.
B No cátodo, observamos a reação M0 ® Mn+ + n e-, onde M é o metal e n é o número de mols de elétrons que são transferidos. Logo, no cátodo ocorre o processo de oxidação.
C No ânodo, caso o meio seja ácido, observa-se a redução dos íons H+ a gás hidrogênio ou ainda formação de água.
D No cátodo, ocorre apenas a reação de redução dos íons metálicos, conforme reação Mn+ + n e-® M0, independente da composição e do pH do meio.
E Geralmente ocorre na presença de água ou soluções aquosas. Mas, também, pode ocorrer na presença de oxigênio (corrosão atmosférica) ou em sais fundidos.

Leia o extrato de texto: “Desta forma, a cadeia de produção de fertilizantes químicos surgiu, embasada principalmente na obtenção da fórmula NPK (nitrogênio-fósforo-potássio), indo desde a extração da matéria-prima até o agricultor, podendo ser dividida em cinco principais etapas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 4. Tecnologia inorgânica. Curitiba: Intersaberes, 2022, p. 6.
Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 1 – Etapas da fabricação de fertilizantes, assinale a alternativa correta sobre o processo de produção de fertilizantes:
A Na primeira etapa são produzidos compostos químicos inorgânicos que servirão de matérias-primas básicas e intermediárias, tais como ácido sulfúrico, ácido fosfórico e amônia anidra.
B A quinta e última etapa é o momento da produção propriamente dita, ou seja, é a etapa em que ocorre o processo de granulação e mistura dos elementos que resultam no produto final (fertilizante NPK).
C A cadeia de produção dos fertilizantes inicia na indústria extrativa mineral. A primeira etapa é a extração de minerais do solo, obtendo-se matérias-primas básicas, como: rocha fosfática, rocha potássica, enxofre e gás natural ou nafta.
D a indústria de fabricação de fertilizantes simples e intermediários é responsável pela segunda etapa da produção de fertilizantes, momento em que são produzidos superfosfato simples (SSP), superfosfato triplo (TSP), fosfato de amônio (MAP e DAP, entre outros.
E A quinta e última etapa envolve o processo de embalagem e armazenamento dos produtos finais.

Considere o fragmento de texto: “[...] os gases industriais são substâncias químicas fabricadas e comercializadas para serem utilizados e aplicados em diversos setores, podendo ser orgânicos ou inorgânicos, retirados diretamente da atmosfera ou sintetizados”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 5. Tecnologia inorgânica. Curitiba: Intersaberes, 2022, p. 2.
Considerando o fragmento de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 1 – O que são gases industriais, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre a obtenção de gases pelo processo de fracionamento do ar atmosférico:
A A obtenção de gases pelo processo de fracionamento do ar atmosférico é um processo químico em que ocorre a quebra de moléculas por aquecimento a altas temperaturas.
B A liquefação fracionada é um método de separação de misturas utilizado exclusivamente para misturas homogêneas que apresentem todos os seus componentes no estado líquido.
C O processo de fracionamento do ar atmosférico envolve o resfriamento do ar a cerca de -200 ºC e posterior destilação fracionada da mistura que passou a ser líquida e homogênea.
D Na destilação fracionada do ar liquefeito, os componentes gasosos são recolhidos em regiões inferiores da coluna de fracionamento, enquanto os componentes líquidos são recolhidos em regiões superiores.
E O ar atmosférico é uma mistura de diversos gases, mas durante o processo de fracionamento, apenas oxigênio, nitrogênio e argônio são obtidos. Destes, apenas o oxigênio é obtido na forma gasosa.

Leia a passagem de texto: “Esse tipo de fertilização exige um período maior de assimilação, em comparação com o dos fertilizantes químicos, mas, em contrapartida, promovem o desenvolvimento da flora microbiana do solo, contribuindo, também, para a reabilitação das condições físicas da terra”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 4. Tecnologia inorgânica. Curitiba: Intersaberes, 2022, p. 4.
Considerando a passagem de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 1 – Etapas da fabricação de fertilizantes, assinale a alternativa correta sobre os fertilizantes orgânicos:
A Tais fertilizantes são largamente usados com o propósito de corrigir a acidez do solo.
B Esses fertilizantes são bastante conhecidos por serem obtidos de forma caseira através da compostagem de resíduos (frutas, verduras, legumes, entre outros).
C Os denominados fertilizantes orgânicos compostos são produzidos a partir da fusão ou mistura de dois ou mais fertilizantes orgânicos simples.
D Os fertilizantes orgânicos mistos são preparados com mais de um macronutriente predominante. É o caso dos fertilizantes NPK.
E A fertilização orgânica exige um período menor de assimilação quando comparado com a fertilização química. Além disso, contribui com a reabilitação das condições físicas da terra.

Leia o texto abaixo: Reconhecer as causas dos processos corrosivos é essencial para que medidas de controle adequadas sejam tomadas e maiores danos aos equipamentos sejam evitados. Os tipos de corrosão podem ser classificados com base nos fatores ambientais ou mecânicos e em suas características geométricas. Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando o texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 3 – Classificação e tipos de corrosão sobre os principais tipos de corrosão, é correto afirmar que:
A A corrosão uniforme ou generalizada é o tipo de corrosão que afeta a superfície como um todo, de maneira heterogênea, e se caracteriza pela perda irregular de massa em pontos da amostra.
B A corrosão intergranular é o processo corrosivo que ocorre dentro do cristal metálico, gerando fragmentos em diferentes sentidos.
C A corrosão puntiforme ou por pites caracteriza-se por apresentar cavidades com profundidade maior que o diâmetro, podendo causar grandes danos aos equipamentos industriais. É uma corrosão localizada de difícil detecção.
D A corrosão grafítica e a filiforme são consideradas corrosões seletivas, pois atingem somente um dos compostos da liga metálica.
E A corrosão alveolar, também chamada de pontual, é um tipo de corrosão localizada.

Leia o extrato de texto: “Nas indústrias químicas, o acetileno é produzido a partir da reação do carbureto de cálcio, CaC2, com água. [...] o carbureto por sua vez é sintetizado a partir da reação de cal, CaO, com carvão em fornos elétricos [...]”.
Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 3 – Fabricação de acetileno, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre o acetileno:
A ável quando na forma impura, bastante reativo devido à ligação dupla entre os carbonos existentes em sua cadeia.
B O acetileno, conhecido pela nomenclatura IUPAC por etino, também é chamado narcileno ou vinileno. Trata-se de um gás a temperatura ambiente muito aplicado como combustível e como monômero.
C A combustão do acetileno é extremamente exotérmica e, por este motivo, é largamente utilizado no corte de metais por maçarico. Por outro lado, por ser instável, não apresenta uso na síntese de compostos orgânicos.
D O acetileno é um gás incolor, estável, altamente combustível e produz uma chama de elevada temperatura (ao redor de 3.000 ºC) em presença de oxigênio.
E Além de ser produzido industrialmente, o acetileno é facilmente encontrado na natureza. É matéria-prima para produção de plásticos, fibras têxteis e borrachas sintéticas.

Leia o excerto de texto: “[...] os processos de corrosão têm sua velocidade alterada de acordo com a concentração de oxigênio dissolvido no meio, a faixa de pH em que o meio se encontra, a temperatura e a presença de sais dissolvidos ou não no sistema”.
Considerando o excerto de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 4 – Taxa de corrosão, velocidade e fatores que afetam a velocidade de corrosão, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre os fatores que afetam a velocidade de corrosão:
A A diminuição da temperatura do meio, normalmente, provoca uma aceleração do processo de corrosão, pois a polarização é reduzida.
B Em pH fortemente ácido, ou seja, abaixo de 4, percebe-se uma diminuição da velocidade de corrosão, pois aumenta a disponibilidade de íons H+ no meio que são passíveis de redução.
C Em faixas de pH entre 4 e 10, verifica-se uma diminuição da velocidade de corrosão devido à formação de óxidos protetores na superfície do metal.
D O aumento da concentração de oxigênio dissolvido reduz os processos de corrosão devido à formação de óxidos metálicos depositados na superfície do material.
E A presença de sais solúveis pode ocasionar um aumento da velocidade de corrosão devido ao aumento da condutividade elétrica do meio.

Considerando o fragmento de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 1 – Fundamentos da corrosão, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre a reação de oxirredução:
A As reações de oxirredução ocorrem quando uma espécie química perde elétrons, oxidando-se; enquanto a outra espécie ganha elétrons, reduzindo-se.
B Agente redutor é a substância que sofre o processo de redução. Logo, agente oxidante é a substância que sofre o processo de oxidação.
C No processo de corrosão do ferro, seu Nox passa de +3 a 0. Assim, o ferro recebe elétrons, sofrendo o processo de oxidação.
D Nas reações de oxirredução há transferência de elétrons entre as espécies químicas envolvidas, o que é verificado pela variação do Nox de cada elemento. Se o Nox diminuir, tem-se o processo de oxidação.
E Na corrosão do ferro, o gás oxigênio é o agente redutor e o ferro é o agente oxidante.

Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 1 – O que são gases industriais, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre gases:
A Os gases industriais são substâncias químicas inorgânicas, produzidas e comercializadas para serem utilizadas em diversos setores, retiradas diretamente da atmosfera.
B Os gases classificados como especiais são aqueles que são utilizados na medicina, tais como óxido nitroso, oxigênio e misturas gasosas.
C Os gases industriais podem ser orgânicos ou inorgânicos e podem ser retirados diretamente da atmosfera ou serem sintetizados.
D De acordo com o método de obtenção, os gases podem ser classificados como industriais ou medicinais.
E O hélio e o argônio são classificados como gases especiais.

Considerando o texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 2 – Produção de Gás Oxigênio e Gás Nitrogênio, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre o gás oxigênio:
A Nas indústrias metalúrgicas e siderúrgicas, o oxigênio é utilizado no lugar do ar no processo de combustão, permitindo diminuir a concentração de gás carbônico nos fumos industriais.
B O gás oxigênio é obtido industrialmente a partir do craqueamento térmico do petróleo.
C O oxigênio é um gás inerte, inodoro, incolor, insípido e atóxico.
D O oxigênio é um agente branqueador bastante utilizado em indústrias de papel e celulose, em substituição ao cloro.
E Industrialmente, o oxigênio é amplamente utilizado, principalmente, quando há a necessidade de atmosferas inertes para a ocorrência de reações químicas.

Considerando a passagem de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 4 – Fertilizantes como fonte de potássio, assinale a alternativa correta sobre os insumos potássicos:
A Assim como os fertilizantes fosfatados, os insumos potássicos são submetidos a processos de ácidos fortes ou ao tratamento com calor.
B A rocha asfáltica é uma das matérias-primas utilizadas na produção de fertilizantes fonte de potássio.
C O potássio é encontrado em minerais, tais como pirita, halita, calcita e gipso.
D O potássio é fornecido ao solo diretamente da matéria-prima, ou seja, não precisa passar por tratamentos térmico ou químico para colocá-lo no solo.
E Os insumos potássicos não precisam ser beneficiados, pois já possuem alta concentração e alta solubilidade em água.

ões químicas que envolvem a transferência de elétrons por meio de uma interface ou eletrólito.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
( ) Neste mecanismo não se observa a troca de elétrons, mas a reação do material, sendo metálico ou não, com algum componente do meio.
( ) A formação da ferrugem, ou seja, a oxidação do ferro quando exposto ao ar úmido, é um exemplo.
A 2 – 2 – 1
B 1 – 1 – 2
C 2 – 1 – 2
D 1 – 2 – 1
E 2 – 1 – 1

Leia o excerto de texto: “Grande parte de nossa atmosfera é constituída por gás nitrogênio (N2) – em média 78% – e gás oxigênio (O2) – 21% do todo [...]. Para os processos industriais, ambos os gases têm sua importância, pois são aplicados em diversas condições e situações”.
Considerando o excerto de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 2 – Produção de Gás Oxigênio e Gás Nitrogênio, relacione corretamente os gases oxigênio e nitrogênio às suas respectivas características e usos:
( ) Muito utilizado em aparelhos de respiração artificial em hospitais e em cilindros de mergulho.
( ) Quimicamente inativo, logo, não interfere nas reações químicas.
( ) Alto poder de oxidante e é um gás comburente.
A 2 – 2 – 1
B 1 – 1 – 2
C 2 – 1 – 2

Leia a passagem de texto: “Tendo em vista a vasta aplicação e diversidades dos produtos da indústria de fertilizantes, veremos a seguir três das maiores fontes de macronutrientes para o solo: fertilizantes como fonte de nitrogênio, de fósforo e de potássio”.
Considerando a passagem de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 2 – Fertilizantes como fonte de nitrogênio, assinale a alternativa correta sobre os fertilizantes a base de nitrogênio:
A O nitrocálcio é composto pela mistura de nitrato de amônio e calcário. Possui cerca de 25% de cálcio e é bastante estável quimicamente no solo.
B O sulfato de amônio – (NH4)2SO4 – é um fertilizante com elevado teor de nitrogênio, além de possuir traços de enxofre. Por este motivo, é utilizado em solos que apresentam deficiência nestes dois nutrientes.
C A ureia é obtida pela reação entre a amônia e o gás carbônico. É um fertilizante sólido, com alta concentração de nitrogênio, porém bastante instável.
D Os fosfatos mono e diamômico (MAP e DAP) são vendidos na forma de misturas granuladas. Fornecem nitrogênio e fósforo. São sintetizados a partir da reação de neutralização da amônia com ácido fosfórico.

Considere o extrato de texto: “O dióxido de carbono, também chamado de gás carbônico, é essencial para a manutenção da vida na Terra e é obtido a partir da combustão completa de compostos que contêm carbono”.
De acordo com o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 5, Tema 4 – Produção de gás carbônico, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre o gás carbônico:
A O gás carbônico é um composto que está disponível exclusivamente no ar atmosférico, não sendo encontrado nas águas de mares, rios e lagos.
B O gás carbônico é um dos principais gases associados ao efeito estufa, que é o mecanismo responsável pelo aumento da temperatura média do planeta Terra.
C O gás carbônico é utilizado na fabricação de extintores de incêndio e nos cilindros de armazenamento de materiais inflamáveis.
D O gás carbônico apresenta ampla utilização na indústria de bebidas, principalmente, na gaseificação de bebidas. No entanto, não possui usos no ramo hospitalar.
E No estado sólido (+10 ºC), o CO2 forma gelo carbônico, uma fonte fria que permite congelar imediatamente os alimentos, impedindo que se descongelem durante o transporte.

Considere o extrato de texto: “[...] a formação de uma camada protetora de óxido metálico gerada na corrosão do material diminui a velocidade de ocorrência do fenômeno, sendo então chamada de passivação do metal”.
Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 5 – Passivação de processos corrosivos, relacione corretamente os gráficos indicativos de corrosão metálica às suas respectivas análises:
( ) A velocidade de corrosão decresce à medida que o produto de corrosão é formado.
( ) Mostra a ocorrência do processo de passivação.
( ) A velocidade de corrosão aumenta constantemente à medida que o produto de corrosão é formado.
A 2 – 2 – 1
B 1 – 1 – 2
C 2 – 1 – 2
D 1 – 2 – 1
E 2 – 1 – 1

Leia o extrato de texto: “[...] a corrosão pode acontecer sob diferentes formas, fazendo com que seja fundamental o conhecimento dessas formas para que assim possamos estudar meios de atenuar ou prevenir os processos corrosivos”.
Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 6, Tema 3 – Classificação e tipos de corrosão, assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre os principais tipos de corrosão:
A A corrosão intragranular é aquela que ocorre entre os cristais metálicos, geralmente devido ao acúmulo de impurezas.
B A corrosão grafítica é uma corrosão seletiva que ocorre nos ferros fundidos. O ataque seletivo ocorre na matriz de ferro, deixando uma rede de grafite catódica em relação ao ferro.
C A corrosão conhecida como desineificação é o mecanismo de corrosão que começa na superfície do metal, mas pode se espalhar abaixo dela.
D A corrosão chamada de puntiforme forma pequenas perfurações arredondadas, muito parecidas com alvéolos.
E A corrosão filiforme é um tipo de corrosão intergranular que se observa ao redor dos cordões de solda.

Considerando o excerto de texto anterior e o conteúdo da Rota de Aprendizagem da Aula 4, Tema 3 – Fertilizantes como fonte de fósforo, relacione corretamente as fontes de fósforo às suas respectivas características:
1. Superfosfato simples
2. Superfosfato triplo
( ) Sua principal característica é a alta concentração de fósforo em sua composição, podendo chegar a 45%.
( ) Possui fórmula CaHPO4 · 2H2O e é obtido pela reação entre a rocha asfáltica e o ácido sulfúrico.
( ) Possui fórmula Ca(HPO4)2 · 2H2O e é obtido por meio do tratamento da rocha asfáltica com ácido sulfúrico e ácido fosfórico.
A 2 – 2 – 1
B 1 – 1 – 2
C 2 – 1 – 2
D 1 – 2 – 1
E 2 – 1 – 1

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia a passagem de texto: 
“Quando analisamos os processos de corrosão, podemos 
determinar dois tipos de velocidade: a velocidade média [...] e a 
velocidade instantânea [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 6. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 9. 
Considerando a passagem de texto anterior e o conteúdo da Rota 
de Aprendizagem da Aula 6, Tema 4 – Taxa de corrosão, 
velocidade e fatores que afetam a velocidade de corrosão, 
assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre a 
velocidade de corrosão dos processos corrosivos uniformes: 
Nota: 0.0 
 
A A velocidade média de corrosão 
interfere na estimativa do tempo de 
vida útil do metal. Pode ser 
determinada pela variação da massa 
do metal em determinado intervalo de 
tempo. 
esta é a alternativa correta porque 
“[...] a velocidade média, que 
influencia na estimativa do tempo de 
vida útil do metal ou liga metálica” 
(texto-base, p. 9) e “Determinamos a 
velocidade média a partir da diferença 
de massa do metal em determinado 
intervalo de tempo ou pela diferença 
da concentração dos íons 
provenientes do ânodo” (texto-base, 
p. 10). 
 
B A velocidade média da corrosão 
pode ser determinada pela 
diferença de massa do metal em 
um determinado intervalo de 
tempo e nos indica a concentração 
do inibidor de corrosão que deve 
ser adicionado ao meio. 
 
C Para determinar a velocidade 
média da corrosão é preciso 
determinar a corrente de corrosão 
e, através da Lei de Faraday, 
relacioná-la com a perda de 
massa. 
 
D Para calcular a velocidade 
instantânea é preciso determinar a 
corrente anódica do processo. 
Esta velocidade é utilizada na 
estimativa do tempo de vida útil do 
metal ou liga metálica. 
 
E A velocidade média da corrosão 
pode ser determinada pela 
diferença de concentração dos 
íons provenientes do ânodo em um 
determinado intervalo de tempo e 
nos indica a concentração do 
inibidor de corrosão que deve ser 
adicionado ao meio. 
Questão 2/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia o texto: 
O nitrogênio é o elemento mais abundante no ar atmosférico, 
compondo aproximadamente 80% de seu volume em massa. As 
moléculas de nitrogênio presentes no ar possuem dois átomos de 
nitrogênio unidos por ligação tripla que é uma ligação química 
bastante forte. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando o texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 5, Tema 2 – Produção de Gás Oxigênio 
e Gás Nitrogênio, assinale a alternativa que apresenta a 
informação correta sobre o gás nitrogênio: 
 
Nota: 10.0 
 
A Na indústria de alimentos, o 
nitrogênio líquido é utilizado como 
fluido refrigerante, tanto no 
processo de congelamento quanto 
no transporte. Na indústria 
química, normalmente é utilizado 
quando se desejam temperaturas 
muito baixas. 
Você acertou! 
esta é a alternativa correta, pois “[...] o 
nitrogênio líquido é utilizado como gás 
refrigerante na indústria de alimentos 
para o congelamento e transporte. Da 
mesma forma, é aplicado quando se 
deseja chegar a temperaturas muito 
baixas na indústria química de 
maneira geral, fornecendo ao sistema 
temperaturas de - 78°C, em média [...] 
(texto base, p. 7). 
 
B O gás nitrogênio apresenta um alto 
poder oxidante. É um gás 
comburente, alimentando chamas 
e podendo causar explosões. 
 
C O nitrogênio é um gás inerte, logo 
não participa da nossa respiração. 
Por este motivo, a única forma dos 
animais obterem o nitrogênio é 
pela alimentação. As carnes 
vermelhas são a maior fonte de 
nitrogênio para os seres humanos. 
 
D O nitrogênio é aplicado no 
tratamento de efluentes que 
utilizam o lodo ativado por micro-
organismos para aumentar a 
atividade biológica. 
 
E O nitrogênio, assim como o oxigênio, 
é obtido pela liquefação seguida da 
destilação do ar atmosférico líquido, 
processo industrial que só pode ser 
utilizado devido à grande diferença 
entre os pontos de ebulição dos 
gases O2 e N2. 
Questão 3/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia a passagem de texto: 
“Ao estudarmos os processos corrosivos devemos sempre 
considerar diferentes variáveis do processo, como aquelas 
dependentes do material metálico, do meio corrosivo e das 
condições operacionais [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 6. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 5. 
Considerando a passagem de texto anterior e o conteúdo da Rota 
de Aprendizagem da Aula 6, Tema 2 – Mecanismos de 
corrosão, assinale a alternativa que apresenta a informação 
correta sobre o mecanismo eletroquímico: 
Nota: 10.0 
 
A Este mecanismo envolve a 
transferência de elétrons por meio 
de uma interface. Assim, os 
elétrons fluem do cátodo, 
passando pelo eletrólito, até 
chegarem ao ânodo. 
 
B No cátodo, observamos a reação 
M0 ® Mn+ + n e-, onde M é o metal e 
n é o número de mols de elétrons 
que são transferidos. Logo, no 
cátodo ocorre o processo de 
oxidação. 
 
C No ânodo, caso o meio seja ácido, 
observa-se a redução dos íons 
H+ a gás hidrogênio ou ainda 
formação de água. 
 
D No cátodo, ocorre apenas a reação de 
redução dos íons metálicos, conforme 
reação Mn+ + n e-® M0, independente 
da composição e do pH do meio. 
 
E Geralmente ocorre na presença de 
água ou soluções aquosas. Mas, 
também, pode ocorrer na presença 
de oxigênio (corrosão atmosférica) 
ou em sais fundidos. 
Você acertou! 
esta é a alternativa correta, pois “[...] 
os mecanismos eletroquímicos podem 
ser observados em situações como 
corrosão em água ou soluções 
aquosas, corrosão atmosférica, 
corrosão no solo, corrosão em sais 
fundidos” (texto-base, p. 6). 
Questão 4/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia o extrato de texto: 
“Desta forma, a cadeia de produção de fertilizantes químicos 
surgiu, embasada principalmente na obtenção da fórmula NPK 
(nitrogênio-fósforo-potássio), indo desde a extração da matéria-
prima até o agricultor, podendo ser dividida em cinco principais 
etapas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 4. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 6. 
Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 4, Tema 1 – Etapas da fabricação de 
fertilizantes, assinale a alternativa correta sobre o processo de 
produção de fertilizantes: 
Nota: 10.0 
 
A Na primeira etapa são produzidos 
compostos químicos inorgânicos 
que servirão de matérias-primas 
básicas e intermediárias, tais como 
ácido sulfúrico, ácido fosfórico e 
amônia anidra. 
 
B A quinta e última etapa é o 
momento da produção 
propriamente dita, ou seja, é a 
etapa em que ocorre o processo 
de granulação e mistura dos 
elementos que resultam no 
produto final (fertilizante NPK). 
 
C A cadeia de produção dos 
fertilizantes inicia na indústria 
extrativa mineral. A primeira etapa 
é a extração de minerais do solo, 
obtendo-se matérias-primas 
básicas, como: rocha fosfática, 
rocha potássica, enxofre e gás 
natural ou nafta. 
Você acertou! 
esta é a alternativa correta, pois 
“Primeira etapa: pela extração de 
minerais do solo é possível obter 
matérias-primas básicas como rocha 
fosfática, rocha potássica, enxofre e 
gás natural ou nafta para a fabricação 
de fertilizantes” (texto-base, p. 6). 
 
D a indústria de fabricação de 
fertilizantes simples e intermediários é 
responsável pela segunda etapa da 
produção de fertilizantes, momento 
em que são produzidos superfosfato 
simples (SSP), superfosfato triplo 
(TSP), fosfato de amônio (MAP e 
DAP, entre outros. 
 
E A quinta e última etapa envolve o 
processo de embalagem e 
armazenamento dos produtos 
finais. 
Questão 5/10- Tecnologia Inorgânica 
Considere o fragmento de texto: 
“[...] os gases industriais são substâncias químicas fabricadas e 
comercializadas para serem utilizados e aplicados em diversos 
setores, podendo ser orgânicos ou inorgânicos, retirados 
diretamente da atmosfera ou sintetizados”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 5. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 2. 
Considerando o fragmento de texto anterior e o conteúdo da Rota 
de Aprendizagem da Aula 5, Tema 1 – O que são gases 
industriais, assinale a alternativa que apresenta a informação 
correta sobre a obtenção de gases pelo processo de fracionamento 
do ar atmosférico: 
Nota: 10.0 
 
A A obtenção de gases pelo 
processo de fracionamento do ar 
atmosférico é um processo 
químico em que ocorre a quebra 
de moléculas por aquecimento a 
altas temperaturas. 
 
B A liquefação fracionada é um 
método de separação de misturas 
utilizado exclusivamente para 
misturas homogêneas que 
apresentem todos os seus 
componentes no estado líquido. 
 
C O processo de fracionamento do ar 
atmosférico envolve o resfriamento 
do ar a cerca de -200 ºC e 
posterior destilação fracionada da 
mistura que passou a ser líquida e 
homogênea. 
Você acertou! 
esta é a alternativa correta, pois “A 
obtenção de gases pelo processo de 
fracionamento do ar atmosférico é um 
processo puramente físico em que 
observamos o resfriamento e a 
destilação dos componentes dessa 
mistura, chamada de liquefação 
fracionada. Nesse processo, a mistura 
gasosa é submetida ao resfriamento a 
-200°C, em média, [...]. Após a 
condensação dos gases, estes 
formam uma mistura líquida 
homogênea que passa por destilação 
fracionada em regiões de uma torre 
com temperaturas distintas em que o 
aquecimento e o resfriamento 
ocorrem fazendo com que os 
constituintes da mistura sejam 
obtidos” (texto-base, p. 3) 
 
D Na destilação fracionada do ar 
liquefeito, os componentes gasosos 
são recolhidos em regiões inferiores 
da coluna de fracionamento, enquanto 
os componentes líquidos são 
recolhidos em regiões superiores. 
 
E O ar atmosférico é uma mistura de 
diversos gases, mas durante o 
processo de fracionamento, 
apenas oxigênio, nitrogênio e 
argônio são obtidos. Destes, 
apenas o oxigênio é obtido na 
forma gasosa. 
Questão 6/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia a passagem de texto: 
“Esse tipo de fertilização exige um período maior de assimilação, 
em comparação com o dos fertilizantes químicos, mas, em 
contrapartida, promovem o desenvolvimento da flora microbiana do 
solo, contribuindo, também, para a reabilitação das condições 
físicas da terra”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 4. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 4. 
Considerando a passagem de texto anterior e o conteúdo da Rota 
de Aprendizagem da Aula 4, Tema 1 – Etapas da fabricação de 
fertilizantes, assinale a alternativa correta sobre os fertilizantes 
orgânicos: 
Nota: 10.0 
 
A Tais fertilizantes são largamente 
usados com o propósito de corrigir 
a acidez do solo. 
 
B Esses fertilizantes são bastante 
conhecidos por serem obtidos de 
forma caseira através da 
compostagem de resíduos (frutas, 
verduras, legumes, entre outros). 
Você acertou! 
esta é a alternativa correta porque os 
fertilizantes orgânicos “[...]são obtidos 
a partir de restos de animais e 
vegetais que passaram pelo processo 
de decomposição e mineralização e 
liberam nutrientes que serão 
absorvidos pelas plantas. São muito 
conhecidos por poderem ser obtidos 
de forma caseira por meio da 
compostagem de resíduos [...] e 
também pela utilização de outros 
materiais como esterco animal, 
resíduos de vinícolas, bagaços de 
cana-de-açúcar, frutas, verduras e 
legumes” (texto-base, p. 4). 
 
C Os denominados fertilizantes 
orgânicos compostos são 
produzidos a partir da fusão ou 
mistura de dois ou mais 
fertilizantes orgânicos simples. 
 
D Os fertilizantes orgânicos mistos 
são preparados com mais de um 
macronutriente predominante. É o 
caso dos fertilizantes NPK. 
 
E A fertilização orgânica exige um 
período menor de assimilação 
quando comparado com a 
fertilização química. Além disso, 
contribui com a reabilitação das 
condições físicas da terra. 
Questão 7/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia o texto abaixo: 
Reconhecer as causas dos processos corrosivos é essencial para 
que medidas de controle adequadas sejam tomadas e maiores 
danos aos equipamentos sejam evitados. Os tipos de corrosão 
podem ser classificados com base nos fatores ambientais ou 
mecânicos e em suas características geométricas. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando o texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 6, Tema 3 – Classificação e tipos de 
corrosão sobre os principais tipos de corrosão, é correto afirmar 
que: 
Nota: 10.0 
 
A A corrosão uniforme ou 
generalizada é o tipo de corrosão 
que afeta a superfície como um 
todo, de maneira heterogênea, e 
se caracteriza pela perda irregular 
de massa em pontos da amostra. 
 
B A corrosão intergranular é o 
processo corrosivo que ocorre 
dentro do cristal metálico, gerando 
fragmentos em diferentes sentidos. 
 
C A corrosão puntiforme ou por pites 
caracteriza-se por apresentar 
cavidades com profundidade maior 
que o diâmetro, podendo causar 
grandes danos aos equipamentos 
industriais. É uma corrosão localizada 
de difícil detecção. 
Você acertou! 
esta é a alternativa correta porque 
“Puntiforme ou pite: por ser mais difícil 
de detectarmos, é a corrosão que 
mais causa danos materiais, podendo 
causar perfurações no material” 
(texto-base, p. 8). 
 
D A corrosão grafítica e a filiforme 
são consideradas corrosões 
seletivas, pois atingem somente 
um dos compostos da liga 
metálica. 
 
E A corrosão alveolar, também 
chamada de pontual, é um tipo de 
corrosão localizada. Diferencia-se 
da corrosão por pites por ter 
cavidades com profundidade maior 
do que o diâmetro. 
Questão 8/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia o extrato de texto: 
“Nas indústrias químicas, o acetileno é produzido a partir da reação 
do carbureto de cálcio, CaC2, com água. [...] o carbureto por sua 
vez é sintetizado a partir da reação de cal, CaO, com carvão em 
fornos elétricos [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 5. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 9. 
 
Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 5, Tema 3 – Fabricação de acetileno, 
assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre o 
acetileno: 
Nota: 10.0 
 
A A fórmula molecular do acetileno é 
C2H4. Trata-se de um gás incolor, 
de odor desagradável quando na 
forma impura, bastante reativo 
devido à ligação dupla entre os 
carbonos existentes em sua 
cadeia. 
 
B O acetileno, conhecido pela 
nomenclatura IUPAC por etino, 
também é chamado narcileno ou 
vinileno. Trata-se de um gás a 
temperatura ambiente muito 
aplicado como combustível e como 
monômero. 
Você acertou! 
Esta é a alternativa correta, pois de 
acordo com a Figura 8 “Acetileno 
(C2H2): acetileno também é chamado 
de etino ou narcileno ou vinileno. É 
muito aplicado como monômero e 
combustível. Ponto de ebulição -84,7 
ºC” (texto-base, p. 9). 
 
C A combustão do acetileno é 
extremamente exotérmica e, por 
este motivo, é largamente utilizado 
no corte de metais por maçarico. 
Por outro lado, por ser instável, 
não apresenta uso na síntese de 
compostos orgânicos. 
 
D O acetileno é um gás incolor, 
estável, altamente combustível e 
produz uma chama de elevada 
temperatura (ao redor de 3.000 ºC) 
em presença de oxigênio. 
 
E Além deser produzido 
industrialmente, o acetileno é 
facilmente encontrado na natureza. 
É matéria-prima para produção de 
plásticos, fibras têxteis e borrachas 
sintéticas. 
Questão 9/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia o excerto de texto: 
 “[...] os processos de corrosão têm sua velocidade alterada de 
acordo com a concentração de oxigênio dissolvido no meio, a faixa 
de pH em que o meio se encontra, a temperatura e a presença de 
sais dissolvidos ou não no sistema”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 6. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 18. 
Considerando o excerto de texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 6, Tema 4 – Taxa de corrosão, 
velocidade e fatores que afetam a velocidade de corrosão, 
assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre os 
fatores que afetam a velocidade de corrosão: 
Nota: 0.0 
 
A A diminuição da temperatura do 
meio, normalmente, provoca uma 
aceleração do processo de 
corrosão, pois a polarização é 
reduzida. 
 
B Em pH fortemente ácido, ou seja, 
abaixo de 4, percebe-se uma 
diminuição da velocidade de 
corrosão, pois aumenta a 
disponibilidade de íons H+ no meio 
que são passíveis de redução. 
 
C Em faixas de pH entre 4 e 10, 
verifica-se uma diminuição da 
velocidade de corrosão devido à 
formação de óxidos protetores na 
superfície do metal. 
 
D O aumento da concentração de 
oxigênio dissolvido reduz os 
processos de corrosão devido à 
formação de óxidos metálicos 
depositados na superfície do 
material. 
 
E A presença de sais solúveis pode 
ocasionar um aumento da 
velocidade de corrosão devido ao 
aumento da condutividade elétrica 
do meio. 
esta é a alternativa porque “Efeito de 
sais dissolvidos: percebemos que sais 
de alta solubilidade podem vir a 
aumentar a velocidade de corrosão, 
visto que permitem o aumento da 
condutividade elétrica do meio. 
Entretanto, sais menos solúveis 
podem vir a se depositar sobre a 
superfície do metal, dessa forma 
diminuindo a velocidade de corrosão” 
(texto-base, p. 11). 
Questão 10/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia o fragmento de texto: 
“Os processos de corrosão se dão por via de reação de 
oxirredução, na qual ocorre a troca de elétrons de forma 
espontânea entre as substâncias participantes, geralmente metais 
e oxigênio”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 6. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 4. 
Considerando o fragmento de texto anterior e o conteúdo da Rota 
de Aprendizagem da Aula 6, Tema 1 – Fundamentos da 
corrosão, assinale a alternativa que apresenta a informação 
correta sobre a reação de oxirredução: 
Nota: 10.0 
 
A As reações de oxirredução ocorrem 
quando uma espécie química perde 
elétrons, oxidando-se; enquanto a 
outra espécie ganha elétrons, 
reduzindo-se. 
Você acertou! 
esta é a alternativa correta porque 
“[...] em uma reação de oxirredução, 
chamamos de agente redutor aquele 
que causa a redução de outro 
reagente, e de agente oxidante 
aquele que causa oxidação em outro. 
Percebemos a transferência de 
elétrons em uma reação química ao 
observarmos a variação do número 
de oxidação do elemento (Nox), o 
qual pode aumentar (oxidação) ou 
diminuir (redução)” (texto-base, p. 4). 
 
B Agente redutor é a substância que 
sofre o processo de redução. Logo, 
agente oxidante é a substância que 
sofre o processo de oxidação. 
 
C No processo de corrosão do ferro, 
seu Nox passa de +3 a 0. Assim, o 
ferro recebe elétrons, sofrendo o 
processo de oxidação. 
 
D Nas reações de oxirredução há 
transferência de elétrons entre as 
espécies químicas envolvidas, o que 
é verificado pela variação do Nox de 
cada elemento. Se o Nox diminuir, 
tem-se o processo de oxidação. 
 
E Na corrosão do ferro, o gás oxigênio é 
o agente redutor e o ferro é o agente 
oxidante. 
 
Questão 1/10 - Tecnologia Inorgânica 
Considere o extrato de texto: 
 
“A indústria química, como um todo, necessita de insumos para a 
fabricação de produtos, sendo que uma parcela desses materiais se 
encontra na fase gasosa”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 5. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 2. 
Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 5, Tema 1 – O que são gases industriais, 
assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre 
gases: 
Nota: 10.0 
 
A Os gases industriais são 
substâncias químicas inorgânicas, 
produzidas e comercializadas para 
serem utilizadas em diversos 
setores, retiradas diretamente da 
atmosfera. 
 
B Os gases classificados como 
especiais são aqueles que são 
utilizados na medicina, tais como 
óxido nitroso, oxigênio e misturas 
gasosas. 
 
C Os gases industriais podem ser 
orgânicos ou inorgânicos e podem 
ser retirados diretamente da 
atmosfera ou serem sintetizados. 
Você acertou! 
esta é a alternativa correta, pois “[...] 
os gases industriais são substâncias 
químicas fabricadas e 
comercializadas para serem utilizados 
e aplicados em diversos setores, 
podendo ser orgânicos ou 
inorgânicos, retirados diretamente da 
atmosfera ou sintetizados” (texto-
base, p. 2). 
 
D De acordo com o método de 
obtenção, os gases podem ser 
classificados como industriais ou 
medicinais. 
 
E O hélio e o argônio são 
classificados como gases 
especiais. 
Questão 2/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia o texto: 
O gás oxigênio, cuja fórmula é O2, está presente na atmosfera 
terrestre e é indispensável à vida, uma vez que praticamente todos 
os seres vivos o utilizam na respiração. Além da importância ligada 
aos seres vivos, o gás oxigênio apresenta diversos usos industriais. 
Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando o texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 5, Tema 2 – Produção de Gás Oxigênio e 
Gás Nitrogênio, assinale a alternativa que apresenta a informação 
correta sobre o gás oxigênio: 
Nota: 10.0 
 
A Nas indústrias metalúrgicas e 
siderúrgicas, o oxigênio é utilizado 
no lugar do ar no processo de 
combustão, permitindo diminuir a 
concentração de gás carbônico 
nos fumos industriais. 
 
B O gás oxigênio é obtido 
industrialmente a partir do 
craqueamento térmico do petróleo. 
 
C O oxigênio é um gás inerte, 
inodoro, incolor, insípido e atóxico. 
 
D O oxigênio é um agente 
branqueador bastante utilizado em 
indústrias de papel e celulose, em 
substituição ao cloro. 
Você acertou! 
esta é a alternativa correta, pois 
“Além de agente branqueador nas 
indústrias de papel e celulose, 
representando uma opção para a não 
utilização do cloro, o gás oxigênio é 
aplicado no tratamento de efluentes 
que utilizam o lodo ativado por micro-
organismos, aumentando a atividade 
biológica” (texto-base, p. 5). 
 
E Industrialmente, o oxigênio é 
amplamente utilizado, 
principalmente, quando há a 
necessidade de atmosferas inertes 
para a ocorrência de reações 
químicas. 
Questão 3/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia a passagem de texto: 
“Outro elemento de suma importância para a fertilização é o 
potássio. O potássio, pois este é responsável pelo equilíbrio de 
cargas no interior da célula e pela hidratação da planta”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 4. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 10. 
Considerando a passagem de texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 4, Tema 4 – Fertilizantes como fonte de 
potássio, assinale a alternativa correta sobre os insumos potássicos: 
Nota: 10.0 
 
A Assim como os fertilizantes 
fosfatados,os insumos potássicos 
são submetidos a processos de 
ácidos fortes ou ao tratamento com 
calor. 
 
B A rocha asfáltica é uma das matérias-
primas utilizadas na produção de 
fertilizantes fonte de potássio. 
 
C O potássio é encontrado em 
minerais, tais como pirita, halita, 
calcita e gipso. 
 
D O potássio é fornecido ao solo 
diretamente da matéria-prima, ou 
seja, não precisa passar por 
tratamentos térmico ou químico 
para colocá-lo no solo. 
Você acertou! 
Esta é a alternativa correta, pois “Ao 
contrário dos fertilizantes fosfatados, 
os insumos potássicos não precisam 
ser submetidos a processos de ácidos 
fortes ou ao tratamento com calor, 
são apenas beneficiados até que se 
obtenha um produto com alta 
concentração e alta solubilidade em 
água [...]. Sendo assim, o potássio é 
fornecido ao solo diretamente da 
matéria-prima, não sendo necessário 
nenhum tratamento térmico ou 
químico para colocá-lo no solo” (texto-
base, p. 11). 
 
E Os insumos potássicos não 
precisam ser beneficiados, pois já 
possuem alta concentração e alta 
solubilidade em água. 
Questão 4/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia o excerto de texto: 
“[...] existem basicamente dois tipos de mecanismos corrosivos: o 
eletroquímico e o químico. Apesar de o mecanismo variar de acordo 
com o tipo de metal e o meio corrosivo, a corrosão acontece em uma 
região denominada ânodo por meio da perda de íons metálicos na 
superfície”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 6. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p.6. 
Considerando o excerto de texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 6, Tema 2 – Mecanismos de corrosão, 
relacione corretamente os mecanismos de corrosão às suas 
definições e exemplo: 
 
1. Mecanismo eletroquímico 
2. Mecanismo químico 
 
( ) Neste mecanismo observam-se reações químicas que envolvem 
a transferência de elétrons por meio de uma interface ou eletrólito. 
( ) Neste mecanismo não se observa a troca de elétrons, mas a 
reação do material, sendo metálico ou não, com algum componente 
do meio. 
( ) A formação da ferrugem, ou seja, a oxidação do ferro quando 
exposto ao ar úmido, é um exemplo. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Nota: 10.0 
 
A 2 – 2 – 1 
 
B 1 – 1 – 2 
 
C 2 – 1 – 2 
 
D 1 – 2 – 1 
Você acertou! 
A sequência correta é 1 – 2 – 1. 
Mecanismo eletroquímica: 
“Observamos em tal mecanismo 
reações químicas que envolvem 
transferência de carga ou elétrons por 
meio de uma interface ou eletrólito” 
(texto-base, p. 6) e Figura 4 (texto-
base, p. 7). Mecanismo químico 
“Nesse tipo de mecanismo, não 
observamos a troca de elétrons, mas 
sim a reação do metal, ou outro 
material passível de corrosão, com 
algum componente do meio [...]” 
(texto-base, p. 7). 
 
E 2 – 1 – 1 
Questão 5/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia o excerto de texto: 
“Grande parte de nossa atmosfera é constituída por gás nitrogênio 
(N2) – em média 78% – e gás oxigênio (O2) – 21% do todo [...]. Para 
os processos industriais, ambos os gases têm sua importância, pois 
são aplicados em diversas condições e situações”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 4. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p.3. 
Considerando o excerto de texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 5, Tema 2 – Produção de Gás Oxigênio e 
Gás Nitrogênio, relacione corretamente os gases oxigênio e 
nitrogênio às suas respectivas características e usos: 
 
1. Gás oxigênio 
2. Gás nitrogênio 
 
( ) Muito utilizado em aparelhos de respiração artificial em hospitais 
e em cilindros de mergulho. 
( ) Quimicamente inativo, logo, não interfere nas reações químicas. 
( ) Alto poder de oxidante e é um gás comburente. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Nota: 10.0 
 
A 2 – 2 – 1 
 
B 1 – 1 – 2 
 
C 2 – 1 – 2 
 
D 1 – 2 – 1 
Você acertou! 
A sequência correta é 1 – 2 – 1. Gás 
Oxigênio “É o segundo mais 
abundante de nossa atmosfera e, em 
suas características, apresenta-se 
como um gás inodoro, incolor, 
insípido e atóxico. Ele, por si só, não 
é inflamável, mas apresenta um alto 
poder oxidante e é um gás 
comburente, alimentando chamas, 
podendo, dessa forma, causar 
explosões. [...] Devido à sua 
importância ligada aos seres vivos, o 
gás oxigênio também é muito utilizado 
em aparelhos de respiração artificial 
em hospitais e em cilindros de 
mergulho” (texto-base, p. 4-5). Gás 
nitrogênio “Industrialmente, o gás 
nitrogênio apresenta uma vasta 
aplicação, principalmente no que diz 
respeito ao uso de atmosferas inertes 
para a ocorrência de reações 
químicas, ou seja, quimicamente 
inativa e que não interfira nas 
reações, gerando impurezas ou 
produtos secundários” (texto-base, p. 
7). 
 
E 2 – 1 – 1 
Questão 6/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia o extrato de texto: 
“Nas indústrias químicas, o acetileno é produzido a partir da reação 
do carbureto de cálcio, CaC2, com água. [...] o carbureto por sua vez 
é sintetizado a partir da reação de cal, CaO, com carvão em fornos 
elétricos [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 5. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 9. 
 
Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 5, Tema 3 – Fabricação de acetileno, 
assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre o 
acetileno: 
Nota: 10.0 
 
A A fórmula molecular do acetileno é 
C2H4. Trata-se de um gás incolor, 
de odor desagradável quando na 
forma impura, bastante reativo 
devido à ligação dupla entre os 
carbonos existentes em sua 
cadeia. 
 
B O acetileno, conhecido pela 
nomenclatura IUPAC por etino, 
também é chamado narcileno ou 
vinileno. Trata-se de um gás a 
temperatura ambiente muito 
aplicado como combustível e como 
monômero. 
Você acertou! 
Esta é a alternativa correta, pois de 
acordo com a Figura 8 “Acetileno 
(C2H2): acetileno também é chamado 
de etino ou narcileno ou vinileno. É 
muito aplicado como monômero e 
combustível. Ponto de ebulição -84,7 
ºC” (texto-base, p. 9). 
 
C A combustão do acetileno é 
extremamente exotérmica e, por 
este motivo, é largamente utilizado 
no corte de metais por maçarico. 
Por outro lado, por ser instável, 
não apresenta uso na síntese de 
compostos orgânicos. 
 
D O acetileno é um gás incolor, 
estável, altamente combustível e 
produz uma chama de elevada 
temperatura (ao redor de 3.000 ºC) 
em presença de oxigênio. 
 
E Além de ser produzido 
industrialmente, o acetileno é 
facilmente encontrado na natureza. 
É matéria-prima para produção de 
plásticos, fibras têxteis e borrachas 
sintéticas. 
Questão 7/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia a passagem de texto: 
 “Tendo em vista a vasta aplicação e diversidades dos produtos da 
indústria de fertilizantes, veremos a seguir três das maiores fontes de 
macronutrientes para o solo: fertilizantes como fonte de nitrogênio, 
de fósforo e de potássio”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 4. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 6. 
Considerando a passagem de texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 4, Tema 2 – Fertilizantes como fonte de 
nitrogênio, assinale a alternativa correta sobre os fertilizantes a 
base de nitrogênio: 
Nota: 10.0 
 
A O nitrocálcio é composto pela 
mistura de nitrato de amônio e 
calcário. Possui cerca de 25% de 
cálcio e é bastante estável 
quimicamente no solo. 
 
B O sulfato de amônio – (NH4)2SO4 – 
é um fertilizante com elevado teor 
denitrogênio, além de possuir 
traços de enxofre. Por este motivo, 
é utilizado em solos que 
apresentam deficiência nestes dois 
nutrientes. 
 
C A ureia é obtida pela reação entre 
a amônia e o gás carbônico. É um 
fertilizante sólido, com alta 
concentração de nitrogênio, porém 
bastante instável. 
 
D Os fosfatos mono e diamômico 
(MAP e DAP) são vendidos na 
forma de misturas granuladas. 
Fornecem nitrogênio e fósforo. São 
sintetizados a partir da reação de 
neutralização da amônia com 
ácido fosfórico. 
Você acertou! 
esta é a alternativa correta porque 
“Fosfato monoamônico e diamônico 
(MAP e DAP): di-hidrogenofosfato de 
amônio - (NH4)H2PO4 - e 
hidrogenofosfato de amônio - 
(NH4)2HPO4 -, são vendidos na forma 
de misturas granuladas como 
fertilizantes secos. Além de fornecer 
nitrogênio, também são grandes 
fontes de fósforo. São sintetizados a 
partir da neutralização da amônia com 
ácido fosfórico” (texto-base, p. 8). 
 
E A ureia (NH3) é um fertilizante sólido 
com elevada concentração de 
nitrogênio e elevada estabilidade. É 
sintetizada pela reação entre o 
nitrogênio do ar e o hidrogênio 
proveniente do nafta do petróleo. 
Questão 8/10 - Tecnologia Inorgânica 
Considere o extrato de texto: 
 “O dióxido de carbono, também chamado de gás carbônico, é 
essencial para a manutenção da vida na Terra e é obtido a partir da 
combustão completa de compostos que contêm carbono”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 5. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 11. 
De acordo com o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 5, Tema 4 – Produção de gás carbônico, 
assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre o 
gás carbônico: 
Nota: 10.0 
 
A O gás carbônico é um composto 
que está disponível 
exclusivamente no ar atmosférico, 
não sendo encontrado nas águas 
de mares, rios e lagos. 
 
B O gás carbônico é um dos 
principais gases associados ao 
efeito estufa, que é o mecanismo 
responsável pelo aumento da 
temperatura média do planeta 
Terra. 
 
C O gás carbônico é utilizado na 
fabricação de extintores de 
incêndio e nos cilindros de 
armazenamento de materiais 
inflamáveis. 
Você acertou! 
esta é a alternativa correta, pois “As 
aplicações industriais do gás 
carbônico variam entre: [...] 
Fabricação de extintores de incêndio 
e em tubulações e cilindros de 
armazenagem de materiais 
inflamáveis” (texto-base, p. 12). 
 
D O gás carbônico apresenta ampla 
utilização na indústria de bebidas, 
principalmente, na gaseificação de 
bebidas. No entanto, não possui 
usos no ramo hospitalar. 
 
E No estado sólido (+10 ºC), o 
CO2 forma gelo carbônico, uma 
fonte fria que permite congelar 
imediatamente os alimentos, 
impedindo que se descongelem 
durante o transporte. 
Questão 9/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia o excerto de texto: 
 “[...] os processos de corrosão têm sua velocidade alterada de 
acordo com a concentração de oxigênio dissolvido no meio, a faixa 
de pH em que o meio se encontra, a temperatura e a presença de 
sais dissolvidos ou não no sistema”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 6. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 18. 
Considerando o excerto de texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 6, Tema 4 – Taxa de corrosão, velocidade 
e fatores que afetam a velocidade de corrosão, assinale a 
alternativa que apresenta a informação correta sobre os fatores que 
afetam a velocidade de corrosão: 
Nota: 0.0 
 
A A diminuição da temperatura do 
meio, normalmente, provoca uma 
aceleração do processo de 
corrosão, pois a polarização é 
reduzida. 
 
B Em pH fortemente ácido, ou seja, 
abaixo de 4, percebe-se uma 
diminuição da velocidade de 
corrosão, pois aumenta a 
disponibilidade de íons H+ no meio 
que são passíveis de redução. 
 
C Em faixas de pH entre 4 e 10, 
verifica-se uma diminuição da 
velocidade de corrosão devido à 
formação de óxidos protetores na 
superfície do metal. 
 
D O aumento da concentração de 
oxigênio dissolvido reduz os 
processos de corrosão devido à 
formação de óxidos metálicos 
depositados na superfície do 
material. 
 
E A presença de sais solúveis pode 
ocasionar um aumento da 
velocidade de corrosão devido ao 
aumento da condutividade elétrica 
do meio. 
esta é a alternativa porque “Efeito de 
sais dissolvidos: percebemos que sais 
de alta solubilidade podem vir a 
aumentar a velocidade de corrosão, 
visto que permitem o aumento da 
condutividade elétrica do meio. 
Entretanto, sais menos solúveis 
podem vir a se depositar sobre a 
superfície do metal, dessa forma 
diminuindo a velocidade de corrosão” 
(texto-base, p. 11). 
Questão 10/10 - Tecnologia Inorgânica 
Considere o extrato de texto: 
“[...] a formação de uma camada protetora de óxido metálico gerada 
na corrosão do material diminui a velocidade de ocorrência do 
fenômeno, sendo então chamada de passivação do metal”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 6. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 18. 
 
Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 6, Tema 5 – Passivação de processos 
corrosivos, relacione corretamente os gráficos indicativos de 
corrosão metálica às suas respectivas análises: 
 
1) 
 2) 
 
 
( ) A velocidade de corrosão decresce à medida que o produto de 
corrosão é formado. 
( ) Mostra a ocorrência do processo de passivação. 
( ) A velocidade de corrosão aumenta constantemente à medida 
que o produto de corrosão é formado. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Nota: 10.0 
 
A 2 – 2 – 1 
 
B 1 – 1 – 2 
Você acertou! 
A sequência correta é 1 – 1 – 2. “Na 
Figura 8 percebemos que a 
velocidade decresce de acordo com a 
formação do produto de corrosão. 
Isso ocorre quando o produto de 
corrosão adere à superfície metálica, 
formando uma barreira, ou seja, 
quando ocorre a passivação” (texto-
base, p. 14). “Já na Figura 9 
constatamos que a velocidade de 
corrosão aumenta constantemente, 
pois o produto de corrosão é solúvel e 
a área anódica aumenta, aumentando 
também a facilidade de corrosão” 
(texto-base, p. 14). 
 
C 2 – 1 – 2 
 
D 1 – 2 – 1 
 
E 2 – 1 – 1 
Questão 7/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia o extrato de texto: 
“[...] a corrosão pode acontecer sob diferentes formas, fazendo com 
que seja fundamental o conhecimento dessas formas para que assim 
possamos estudar meios de atenuar ou prevenir os processos 
corrosivos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 6. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 7. 
Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 6, Tema 3 – Classificação e tipos de 
corrosão, assinale a alternativa que apresenta a informação correta 
sobre os principais tipos de corrosão: 
Nota: 0.0 
 
A A corrosão intragranular é aquela 
que ocorre entre os cristais 
metálicos, geralmente devido ao 
acúmulo de impurezas. 
 
B A corrosão grafítica é uma corrosão 
seletiva que ocorre nos ferros 
fundidos. O ataque seletivo ocorre na 
matriz de ferro, deixando uma rede de 
grafite catódica em relação ao ferro. 
esta é a alternativa correta porque 
“observamos o enfraquecimento de 
ligas de ferro e grafite por corrosão do 
metal, resultando em uma estrutura 
frágil de grafite. [...], tanto a corrosão 
grafítica quanto a desineificação são 
consideradas corrosões seletivas,pois atingem somente um dos 
componentes da liga [...]” (texto-base, 
p. 8). 
 
C A corrosão conhecida 
como desineificação é o mecanismo 
de corrosão que começa na superfície 
do metal, mas pode se espalhar 
abaixo dela. 
 
D A corrosão chamada 
de puntiforme forma pequenas 
perfurações arredondadas, muito 
parecidas com alvéolos. 
 
E A corrosão filiforme é um tipo de 
corrosão intergranular que se 
observa ao redor dos cordões de 
solda, principalmente de aços 
inoxidáveis com teor de carbono 
acima de 0,03%. 
 8/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia o excerto de texto: 
“[...] as principais fontes de fósforo utilizadas na indústria de 
fertilizantes são os fosfatos de amônio, [...], o superfosfato simples, o 
superfosfato duplo ou triplo e o termofosfato [...]”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 4. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 9. 
Considerando o excerto de texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 4, Tema 3 – Fertilizantes como fonte de 
fósforo, relacione corretamente as fontes de fósforo às suas 
respectivas características: 
1. Superfosfato simples 
2. Superfosfato triplo 
 
( ) Sua principal característica é a alta concentração de fósforo em 
sua composição, podendo chegar a 45%. 
( ) Possui fórmula CaHPO4 · 2H2O e é obtido pela reação entre a 
rocha asfáltica e o ácido sulfúrico. 
( ) Possui fórmula Ca(HPO4)2 · 2H2O e é obtido por meio do tratamento 
da rocha asfáltica com ácido sulfúrico e ácido fosfórico. 
 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: 
Nota: 10.0 
 
A 2 – 2 – 1 
 
B 1 – 1 – 2 
 
C 2 – 1 – 2 
Você acertou! 
A sequência correta é 2 – 1 – 2. 
“Superfosfato simples [CaHPO4 · 
2H2O]: é obtido por meio da reação da 
rocha fosfática com ácido sulfúrico 
[...]” (texto-base, p. 9). “Superfosfato 
triplo [Ca(HPO4)2 · 2H2O]: sua principal 
característica é a alta concentração 
de fósforo em sua composição, que 
pode chegar a 45%, sendo obtido por 
meio do tratamento da rocha fosfática 
com ácido sulfúrico e ácido fosfórico 
[...]” (texto-base, p. 10). 
 
D 1 – 2 – 1 
 
E 2 – 1 – 1 
Questão 9/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia o fragmento de texto: 
“O acetileno é um gás de fórmula molecular C2H2, incolor, de odor 
desagradável quando encontrado na forma impura e bastante reativo 
devido à ligação tripla entre os carbonos existentes em sua cadeia [...] 
e, por esse motivo, sofre polimerização e ciclização facilmente”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 5. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 8. 
Considerando o fragmento de texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 5, Tema 3 – Fabricação de acetileno, 
assinale a alternativa que apresenta a informação correta sobre o 
acetileno: 
Nota: 10.0 
 
A Para a produção do acetileno, 
primeiramente, a cal reage com 
carvão em fornos elétricos 
originando o carbureto de cálcio. 
Na sequência, o carbureto reage 
com água produzindo o acetileno. 
Você acertou! 
esta é a alternativa correta porque 
“Nas indústrias químicas, o acetileno 
é produzido a partir da reação do 
carbureto de cálcio, CaC2, com água. 
[...], o carbureto por sua vez é 
sintetizado a partir da reação de cal, 
CaO, com carvão em fornos elétricos, 
[...]” (texto-base, p. 9). 
 
B A síntese do acetileno por via 
úmida utiliza excesso de água. No 
entanto, a água que não participa 
da reação acaba sendo evaporada 
pelo calor da reação. 
 
C O acetileno é um gás inorgânico, 
pertencente à família dos 
hidrocarbonetos e à classe dos 
alcinos. 
 
D Por ser um gás bastante reativo é 
aproveitado na síntese de compostos 
orgânicos, tais como o aldeído acético 
e álcool etílico. Além disso, por ser 
extremamente instável não pode ser 
utilizado em maçaricos como 
combustível. 
 
E A reação de obtenção do acetileno 
é endotérmica por liberar uma 
quantidade considerável de calor, 
que precisa ser removida 
imediatamente para evitar uma 
explosão. 
Questão 10/10 - Tecnologia Inorgânica 
Leia o extrato de texto: 
“O ramo da indústria de fertilizantes é de grande representatividade 
nacional e mundial. Tais produtos têm como função suprir e repor ao 
solo nutrientes necessários para o desenvolvimento de cultivos, 
podendo ser orgânicos ou inorgânicos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHECO, Daniele Cecília de Araújo Ulson. Rota de aprendizagem da Aula 4. Tecnologia inorgânica. Curitiba: 
Intersaberes, 2022, p. 2. 
Considerando o extrato de texto anterior e o conteúdo da Rota de 
Aprendizagem da Aula 4, Tema 1 – Etapas da fabricação de 
fertilizantes, assinale a alternativa correta sobre os fertilizantes 
minerais: 
Nota: 10.0 
 
A São obtidos a partir de restos de 
animais e vegetais que sofreram o 
processo de decomposição e 
mineralização, liberando nutrientes 
para serem absorvidos pelas plantas. 
 
B Podem ser classificados em: 
simples, mistos e compostos. 
 
C Definem-se pelos ingredientes que 
predominam em sua composição 
química, assim: nitrogenados, 
potássicos, fosfatados, mistos e 
corretivos. 
Você acertou! 
esta é a alternativa correta porque os 
fertilizantes minerais “[...] são 
tipificados de acordo com os 
ingredientes que prevalecem na sua 
composição química [...] como: • 
Nitrogenados: compostos por 
elementos alto teor de nitrogênio; • 
Potássicos: desenvolvidos a partir de 
elementos com alta concentração de 
potássio; • Fosfatados: constituídos 
por componentes com elevado teor de 
fósforo; • Mistos: preparados com 
mais de um nutriente predominante; 4 
• Corretivos: preparados a partir de 
substâncias que têm como base o 
calcário” (texto-base, p. 3-4). 
 
D Estes fertilizantes nunca são 
absorvidos diretamente pelas plantas, 
precisando passar por alterações no 
solo antes de serem absorvidos. 
 
E Os fertilizantes minerais simples 
são preparados a partir de 
substâncias que têm como base o 
calcário.

Mais conteúdos dessa disciplina