Logo Passei Direto
Buscar

estacio

User badge image
driecard

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Nas aulas de Estágio, aprendemos que tanto a Didática como a metodologia estudam os métodos de ensino que desenvolvemos no nosso dia a dia de trabalho na sala de aula com nossos alunos. Há, no entanto, diferença quanto ao ponto de vista de cada uma.
Analise colocando V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmacoes abaixo.
( ) A didática não poderá continuar sendo um apêndice de orientações mecânicas e tecnológicas. Deverá ser, sim, um modo crítico de desenvolver uma prática educativa, forjadora de um projeto histórico, que não se fará tão somente pelo educador, mas pelo educador, conjuntamente, com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade.
( ) As opiniões sobre a didática são muito controvérsias, visto que não há uma metodologia que se possa adequar a todas as situações e a todas as realidades, melhor seria que cada professor procurasse desenvolver sua própria sem se fixar em parâmetros pré-estabelecidos.
( ) Com utilização das novas metodologias, e tecnologia nesse contexto pandêmico percebe-se o início de um novo sentido, de um novo olhar implicando a necessidade de alargamento do horizonte que orienta o processo ensino aprender e de percepção da presença de um conjunto mais amplos de interesses e interessados na educação principalmente remota que vivemos.
( ) As metodologias de ensino voltado para a análise crítica da prática educacional, e buscando empatia nesse momento da pandemia do COVID-19 inter-relaciona algumas técnicas de ensino individual e coletivo, buscando produzir a transformação da relação professor-aluno mediada pelo próprio trabalho docente.
( ) A Didática e as metodologias específicas de cada disciplina que utilizamos nas aulas de estágio faz do ensino uma unidade, e mantem entre si relações recíprocas e benéficas para o ensino aprendizagem. A Didática trata da teoria geral do ensino. As metodologias específicas, integrando o campo da Didática, ocupam-se dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria na sua relação com fins educacionais.
V - F - V - V - V.
F - V - F - V - F.
V - V - V - F - F.
F - F - V- V- F.
F - V - F - V - V.

No intuito de avançar e superar o caráter formal e burocrático no processo de avaliação de programas e dos cursos nas universidades que aprendemos nas aulas de estágios, é preciso:
É correto o que se afirma em:
I- avançar no sentido da maior institucionalização das avaliações não no plano simplesmente administrativo, fiscalizatório ou burocrático-formal, mas no sentido formativo contínuo, que busque incorporar o uso dos resultados obtidos para mudanças, reajustes e melhorias das políticas públicas no geral;
II- concretizar uma perspectiva de avaliação que venha a constituir, numa ação intrínseca, a execução de um programa que suponha o enfrentamento de limitações de natureza técnica, que abranja desde a opção por abordagem avaliativa adequada aos propósitos e ao objeto de avaliação até a construção de instrumental válido e fidedigno levando em conta toda a formação;
III- que o avaliador não tenha independência e nenhum controle das informações por ele fornecidas. Afinal, o relatório pertence à burocracia da instituição avaliada e vai para seus arquivos;
IV- nas decisões relativas ao delineamento da proposta avaliativa processual, estabelecer indicadores capazes de sintetizar dimensões de qualidade do objeto em análise. Etapa complexa, principalmente, quando se trata de avaliar objetos no âmbito educacional;
V- entender que a avaliação é realizada para satisfazer os propósitos e valores daqueles que a contratam e deve fornecer informações técnicas que ajudem as instituições a atingirem seus objetivos, exclusivamente, políticos de interesse interno.
I, II e V.
III e V.
I, III e V.
I, II, III e IV.
I, I e II.

Leia o trecho abaixo e responda em seguir: A educação é um típico que-fazer humano, ou seja, um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente por uma preocupação, por uma finalidade a ser atingida. A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social.
Assinale a alternativa que interpreta corretamente ideias do texto:
O progresso põe diante dos olhos do homem o novo, o irresistível; assim, facilmente e de bom grado, ele adere às novidades.
As ações educacionais sistemáticas se dão, quase sempre, mesmo contra a vontade do homem, de forma fragmentada, em processos descontínuos e separados.
O poder da educação está em sua faculdade de ser instrumento de manutenção ou de transformação da realidade social.
A educação tem como característica fundamental a capacidade de bastar-se a si própria, uma vez que o cidadão busca educar-se permanentemente como ideal de vida.
A educação vale por si só, tendo em vista que somente ela é capaz de produzir crenças e ideias, qualificações e especialidades.

As pesquisas realizadas nas escolas devem partir da discussão da práxis, na tentativa de superar a decantada dicotomia entre a teoria e a prática. Sobre a atividade do estudante de estágio como pesquisadores da realidade escolar, avalie as assertivas:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
O estágio abre as possibilidades para que os estudantes ampliem seus conhecimentos e sua forma de trabalhar na escola, dando-lhe ampla abertura para pesquisar, investigar as situações vividas e observadas em sala de aula, ou na escola.
II - No estágio quando conversamos sobre o cotidiano da coordenadora pedagógica nas diversas instituições, muitas vezes nos é informado que seu papel está relacionado a desenvolver atividades que auxiliem no desenvolvimento cognitivo dos alunos da instituição.
III - O estágio é o momento em que o aluno deve verificar as incongruências, anotando tudo que vê de forma equivocada no ambiente e levar para as discussões de grupos, mostrando como a educação brasileira vive sérios problemas.
II e III estão corretas.
III, somente está correta.
II, somente está correta.
I e II estão corretas.
I, somente está correta.

Leia o texto, a seguir. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação ou LDB é a legislação que define e regulamenta o sistema educacional brasileiro, seja ele público ou privado.
Considerando o contexto da Lei 9.394/1996, no que se refere à gestão democrática, é correto afirmar que é necessária:
a participação das Câmaras de Vereadores na elaboração do Projeto Pedagógico da escola.
a participação do Conselho Tutelar e do Ministério Público da Infância e Juventude.
a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
suas normas definidas pelo sistema federal de ensino.
como princípio, a elaboração do projeto Pedagógico da escola centrado na direção.

Leia o texto, a seguir. O sistema educacional brasileiro é dividido em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.
Sobre o assunto, marque a opção correta:
A escolarização básica constitui instrumento dispensável à construção da sociedade democrática.
A escola pública é unitária porque o ensino básico é um direito fundamental de todos os brasileiros e dever do Estado.
As últimas décadas se caracterizam pelo significativo índice de matrículas de alunos provenientes das camadas populares, mas há milhares de crianças fora da escola.
Uma grande parte dos que se matriculam não consegue continuar seus estudos.
Existem políticas públicas efetivas de âmbito nacional no que se refere à administração e à gestão do ensino.

Leia o texto, a seguir. O debate sobre a cultura do fracasso escolar precisa se disseminar para toda a sociedade e o registro de dados sobre o assunto pode ser um ponto de partida para a identificação da reprovação como um desafio a ser enfrentado coletivamente e que pode conduzir à promoção de maior equidade.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
O conceito de fracasso escolar ignora as ações locais dos espaços educativos
Porque
Esvazia a falência do projeto educacional e ignora as ações locais.
As asserções I e II são preposições verdadeiras, e a II justifica a número I.
As asserções I e II são preposições falsas, a número I não possui relação com a número II.
Não existe relações entre as asserções I e II.
A número II é uma preposição falsa I e II são proposições verdadeira.
As asserções I e II não são preposições verdadeiras.

Ao pensarmos no conceito de fracasso escolar, precisamos fazer o exercício de entender a cultura que culpa os profissionais da educação pelos fracassos. Deixando de lado as intervenções cotidianas que superam os limites de investimentos.
Com relação à formação continuada, é correto afirmar:
I. Podem ser geradas por demandas individuais e/ou coletivas.
II. A BNCC deve orientar todas as formações.
III. Precisam dialogar com as demandas identificadas no campo de observação.
IV. Podem ignorar as vozes dos professores em formação.
I e II.
II e IV.
I e III.
I e IV.
II e III.

A educação é um campo bastante vasto que ocorre em diversas situações de vida. Pode ocorrer na família, com os amigos, no condomínio, na rua e na igreja, por exemplo. Esses espaços educativos fazem parte do conjunto de práticas educativas correspondentes à Educação:
Esses espaços educativos fazem parte do conjunto de práticas educativas correspondentes à Educação:
Formal.
Intencional.
Não Formal.
Informal.
Sistemática.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Nas aulas de Estágio, aprendemos que tanto a Didática como a metodologia estudam os métodos de ensino que desenvolvemos no nosso dia a dia de trabalho na sala de aula com nossos alunos. Há, no entanto, diferença quanto ao ponto de vista de cada uma.
Analise colocando V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmacoes abaixo.
( ) A didática não poderá continuar sendo um apêndice de orientações mecânicas e tecnológicas. Deverá ser, sim, um modo crítico de desenvolver uma prática educativa, forjadora de um projeto histórico, que não se fará tão somente pelo educador, mas pelo educador, conjuntamente, com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade.
( ) As opiniões sobre a didática são muito controvérsias, visto que não há uma metodologia que se possa adequar a todas as situações e a todas as realidades, melhor seria que cada professor procurasse desenvolver sua própria sem se fixar em parâmetros pré-estabelecidos.
( ) Com utilização das novas metodologias, e tecnologia nesse contexto pandêmico percebe-se o início de um novo sentido, de um novo olhar implicando a necessidade de alargamento do horizonte que orienta o processo ensino aprender e de percepção da presença de um conjunto mais amplos de interesses e interessados na educação principalmente remota que vivemos.
( ) As metodologias de ensino voltado para a análise crítica da prática educacional, e buscando empatia nesse momento da pandemia do COVID-19 inter-relaciona algumas técnicas de ensino individual e coletivo, buscando produzir a transformação da relação professor-aluno mediada pelo próprio trabalho docente.
( ) A Didática e as metodologias específicas de cada disciplina que utilizamos nas aulas de estágio faz do ensino uma unidade, e mantem entre si relações recíprocas e benéficas para o ensino aprendizagem. A Didática trata da teoria geral do ensino. As metodologias específicas, integrando o campo da Didática, ocupam-se dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria na sua relação com fins educacionais.
V - F - V - V - V.
F - V - F - V - F.
V - V - V - F - F.
F - F - V- V- F.
F - V - F - V - V.

No intuito de avançar e superar o caráter formal e burocrático no processo de avaliação de programas e dos cursos nas universidades que aprendemos nas aulas de estágios, é preciso:
É correto o que se afirma em:
I- avançar no sentido da maior institucionalização das avaliações não no plano simplesmente administrativo, fiscalizatório ou burocrático-formal, mas no sentido formativo contínuo, que busque incorporar o uso dos resultados obtidos para mudanças, reajustes e melhorias das políticas públicas no geral;
II- concretizar uma perspectiva de avaliação que venha a constituir, numa ação intrínseca, a execução de um programa que suponha o enfrentamento de limitações de natureza técnica, que abranja desde a opção por abordagem avaliativa adequada aos propósitos e ao objeto de avaliação até a construção de instrumental válido e fidedigno levando em conta toda a formação;
III- que o avaliador não tenha independência e nenhum controle das informações por ele fornecidas. Afinal, o relatório pertence à burocracia da instituição avaliada e vai para seus arquivos;
IV- nas decisões relativas ao delineamento da proposta avaliativa processual, estabelecer indicadores capazes de sintetizar dimensões de qualidade do objeto em análise. Etapa complexa, principalmente, quando se trata de avaliar objetos no âmbito educacional;
V- entender que a avaliação é realizada para satisfazer os propósitos e valores daqueles que a contratam e deve fornecer informações técnicas que ajudem as instituições a atingirem seus objetivos, exclusivamente, políticos de interesse interno.
I, II e V.
III e V.
I, III e V.
I, II, III e IV.
I, I e II.

Leia o trecho abaixo e responda em seguir: A educação é um típico que-fazer humano, ou seja, um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente por uma preocupação, por uma finalidade a ser atingida. A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social.
Assinale a alternativa que interpreta corretamente ideias do texto:
O progresso põe diante dos olhos do homem o novo, o irresistível; assim, facilmente e de bom grado, ele adere às novidades.
As ações educacionais sistemáticas se dão, quase sempre, mesmo contra a vontade do homem, de forma fragmentada, em processos descontínuos e separados.
O poder da educação está em sua faculdade de ser instrumento de manutenção ou de transformação da realidade social.
A educação tem como característica fundamental a capacidade de bastar-se a si própria, uma vez que o cidadão busca educar-se permanentemente como ideal de vida.
A educação vale por si só, tendo em vista que somente ela é capaz de produzir crenças e ideias, qualificações e especialidades.

As pesquisas realizadas nas escolas devem partir da discussão da práxis, na tentativa de superar a decantada dicotomia entre a teoria e a prática. Sobre a atividade do estudante de estágio como pesquisadores da realidade escolar, avalie as assertivas:
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
O estágio abre as possibilidades para que os estudantes ampliem seus conhecimentos e sua forma de trabalhar na escola, dando-lhe ampla abertura para pesquisar, investigar as situações vividas e observadas em sala de aula, ou na escola.
II - No estágio quando conversamos sobre o cotidiano da coordenadora pedagógica nas diversas instituições, muitas vezes nos é informado que seu papel está relacionado a desenvolver atividades que auxiliem no desenvolvimento cognitivo dos alunos da instituição.
III - O estágio é o momento em que o aluno deve verificar as incongruências, anotando tudo que vê de forma equivocada no ambiente e levar para as discussões de grupos, mostrando como a educação brasileira vive sérios problemas.
II e III estão corretas.
III, somente está correta.
II, somente está correta.
I e II estão corretas.
I, somente está correta.

Leia o texto, a seguir. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação ou LDB é a legislação que define e regulamenta o sistema educacional brasileiro, seja ele público ou privado.
Considerando o contexto da Lei 9.394/1996, no que se refere à gestão democrática, é correto afirmar que é necessária:
a participação das Câmaras de Vereadores na elaboração do Projeto Pedagógico da escola.
a participação do Conselho Tutelar e do Ministério Público da Infância e Juventude.
a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
suas normas definidas pelo sistema federal de ensino.
como princípio, a elaboração do projeto Pedagógico da escola centrado na direção.

Leia o texto, a seguir. O sistema educacional brasileiro é dividido em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.
Sobre o assunto, marque a opção correta:
A escolarização básica constitui instrumento dispensável à construção da sociedade democrática.
A escola pública é unitária porque o ensino básico é um direito fundamental de todos os brasileiros e dever do Estado.
As últimas décadas se caracterizam pelo significativo índice de matrículas de alunos provenientes das camadas populares, mas há milhares de crianças fora da escola.
Uma grande parte dos que se matriculam não consegue continuar seus estudos.
Existem políticas públicas efetivas de âmbito nacional no que se refere à administração e à gestão do ensino.

Leia o texto, a seguir. O debate sobre a cultura do fracasso escolar precisa se disseminar para toda a sociedade e o registro de dados sobre o assunto pode ser um ponto de partida para a identificação da reprovação como um desafio a ser enfrentado coletivamente e que pode conduzir à promoção de maior equidade.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
O conceito de fracasso escolar ignora as ações locais dos espaços educativos
Porque
Esvazia a falência do projeto educacional e ignora as ações locais.
As asserções I e II são preposições verdadeiras, e a II justifica a número I.
As asserções I e II são preposições falsas, a número I não possui relação com a número II.
Não existe relações entre as asserções I e II.
A número II é uma preposição falsa I e II são proposições verdadeira.
As asserções I e II não são preposições verdadeiras.

Ao pensarmos no conceito de fracasso escolar, precisamos fazer o exercício de entender a cultura que culpa os profissionais da educação pelos fracassos. Deixando de lado as intervenções cotidianas que superam os limites de investimentos.
Com relação à formação continuada, é correto afirmar:
I. Podem ser geradas por demandas individuais e/ou coletivas.
II. A BNCC deve orientar todas as formações.
III. Precisam dialogar com as demandas identificadas no campo de observação.
IV. Podem ignorar as vozes dos professores em formação.
I e II.
II e IV.
I e III.
I e IV.
II e III.

A educação é um campo bastante vasto que ocorre em diversas situações de vida. Pode ocorrer na família, com os amigos, no condomínio, na rua e na igreja, por exemplo. Esses espaços educativos fazem parte do conjunto de práticas educativas correspondentes à Educação:
Esses espaços educativos fazem parte do conjunto de práticas educativas correspondentes à Educação:
Formal.
Intencional.
Não Formal.
Informal.
Sistemática.

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	02331CAMPO DA PRÁTICA DE ESTÁGIO NA EQUIPE PEDAGÓGICA
	 
		
	
		1.
		Nas aulas de Estágio, aprendemos que tanto a Didática como a metodologia estudam os métodos de ensino que desenvolvemos no nosso dia a dia de trabalho na sala de aula com nossos alunos. Há, no entanto, diferença quanto ao ponto de vista de cada uma.
Analise colocando V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmações abaixo.
( ) A didática não poderá continuar sendo um apêndice de orientações mecânicas e tecnológicas. Deverá ser, sim, um modo crítico de desenvolver uma prática educativa, forjadora de um projeto histórico, que não se fará tão somente pelo educador, mas pelo educador, conjuntamente, com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade.
( ) As opiniões sobre a didática são muito controvérsias, visto que não há uma metodologia que se possa adequar a todas as situações e a todas as realidades, melhor seria que cada professor procurasse desenvolver sua própria sem se fixar em parâmetros pré-estabelecidos.
( ) Com utilização das novas metodologias, e tecnologia nesse contexto pandêmico percebe-se o início de um novo sentido, de um novo olhar implicando a necessidade de alargamento do horizonte que orienta o processo ensino aprender e de percepção da presença de um conjunto mais amplos de interesses e interessados na educação principalmente remota que vivemos.
( ) As metodologias de ensino voltado para a análise crítica da prática educacional, e buscando empatia nesse momento da pandemia do COVID-19 inter-relaciona algumas técnicas de ensino individual e coletivo, buscando produzir a transformação da relação professor-aluno mediada pelo próprio trabalho docente.
( ) A Didática e as metodologias específicas de cada disciplina que utilizamos nas aulas de estágio  faz do ensino uma unidade, e mantem entre si relações recíprocas e benéficas para o ensino aprendizagem. A Didática trata da teoria geral do ensino. As metodologias específicas, integrando o campo da Didática, ocupam-se dos conteúdos e métodos próprios de cada matéria na sua relação com fins educacionais.
Assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
	
	
	
	V - F - V - V - V.
	
	
	F - V - F - V - F.
	
	
	V - V - V - F - F.
	
	
	F - F - V- V- F.
	
	
	F - V - F - V - V.
	Data Resp.: 30/09/2023 13:24:08
		Explicação:
Precisamos entender que a Didática e as estratégias de ensino andam lado a lado, pois os componentes pessoais para que ocorra um ensino de qualidade são os seguintes: O Professor e o Aluno. E os componentes não pessoais são os seguintes: problema, objeto, objetivo, conteúdo, método, meios, formas organizativas e avaliação. Para José Carlos Libâneo, os elementos da didática, são: Objetivos e conteúdos; os métodos de ensino; avaliação; a aula como forma de organização do ensino; planejamento escolar; relação professor aluno. Os elementos da ação didática são: o professor, o aluno, a disciplina (matéria ou conteúdo), o contexto da aprendizagem, as estratégias metodológicas, esses aspectos iram favorecer o ensino aprendizagem dos alunos.
	
	
	 
		
	
		2.
		No intuito de avançar e superar o caráter formal e burocrático no processo de avaliação de programas e dos cursos nas universidades que aprendemos nas aulas de estágios, é preciso:
I- avançar no sentido da maior institucionalização das avaliações não no plano simplesmente administrativo, fiscalizatório ou burocrático-formal, mas no sentido formativo contínuo, que busque incorporar o uso dos resultados obtidos para mudanças, reajustes e melhorias das políticas públicas no geral;
II- concretizar uma perspectiva de avaliação que venha a constituir, numa ação intrínseca, a execução de um programa que suponha o enfrentamento de limitações de natureza técnica, que abranja desde a opção por abordagem avaliativa adequada aos propósitos e ao objeto de avaliação até a construção de instrumental válido e fidedigno levando em conta toda a formação;
III- que o avaliador não tenha independência e nenhum controle das informações por ele fornecidas. Afinal, o relatório pertence à burocracia da instituição avaliada e vai para seus arquivos;
IV- nas decisões relativas ao delineamento da proposta avaliativa processual, estabelecer indicadores capazes de sintetizar dimensões de qualidade do objeto em análise. Etapa complexa, principalmente, quando se trata de avaliar objetos no âmbito educacional;
V- entender que a avaliação é realizada para satisfazer os propósitos e valores daqueles que a contratam e deve fornecer informações técnicas que ajudem as instituições a atingirem seus objetivos, exclusivamente, políticos de interesse interno.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	I, II e V.
	
	
	III e V.
	
	
	I, III e V.
	
	
	I, II, III e IV.
	
	
	I, I e II.
	Data Resp.: 30/09/2023 13:33:25
		Explicação:
Precisamos entender o processo avaliação como algo realizado para que o ensino avance e aconteça e não como forma de punição. Antigamente a avaliação escolar era feita somente para verificar se os alunos tinham memorizado os conteúdos ministrados em sala de aula e constantes na grade escolar.  Hoje em dia, a avaliação busca avançar no sentido da maior institucionalização das avaliações no sentido formativo contínuo, que busque incorporar o uso dos resultados obtidos para mudanças, reajustes e melhorias das políticas públicas no geral. Além disso, concretiza uma perspectiva de avaliação que venha a constituir, numa ação intrínseca, a execução de um programa que suponha o enfrentamento de limitações de natureza técnica, que abranja desde a opção por abordagem avaliativa adequada aos propósitos e a formação. Também, busca entender que a avaliação é realizada para satisfazer os propósitos e valores daqueles que a contratam e deve fornecer informações técnicas que ajudem as instituições a atingirem seus objetivos, exclusivamente, políticos de interesse interno.
	
	
	 
		
	
		3.
		Leia o trecho abaixo e responda em seguir:
A educação é um típico que-fazer humano, ou seja, um tipo de atividade que se caracteriza fundamentalmente por uma preocupação, por uma finalidade a ser atingida. A educação dentro de uma sociedade não se manifesta como um fim em si mesmo, mas sim como um instrumento de manutenção ou transformação social.
ALCÂNTARA, Ieda Pessoa de; LUCKESI, Maria Antonieta de Vasconcellos; PAIVA, Mirian Santos. Contando uma bela história: a trajetória da ABEn-Bahia. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 54, p. 271-277, 2001.
Assinale a alternativa que interpreta corretamente ideias do texto:
	
	
	
	O progresso põe diante dos olhos do homem o novo, o irresistível; assim, facilmente e de bom grado, ele adere às novidades.
	
	
	As ações educacionais sistemáticas se dão, quase sempre, mesmo contra a vontade do homem, de forma fragmentada, em processos descontínuos e separados.
	
	
	O poder da educação está em sua faculdade de ser instrumento de manutenção ou de transformação da realidade social.
	
	
	A educação tem como característica fundamental a capacidade de bastar-se a si própria, uma vez que o cidadão busca educar-se permanentemente como ideal de vida.
	
	
	A educação vale por si só, tendo em vista que somente ela é capaz de produzir crenças e ideias, qualificações e especialidades.
	Data Resp.: 30/09/2023 13:39:07
		Explicação:
A educação é o caminho assertivo. É ferramenta, arma e um dos pilares mais importantes na construção de um mundo melhor. Talvez muitos ainda não reconheçam o poder que a educação tem de transformação social e cultural na vida de uma pessoa. É um investimento para qualquer país sério. Logo o poder da educaçãoestá em sua faculdade dos sujeitos de ser instrumento de manutenção ou de transformação da realidade social.
	
	
	03096CAMPO DE PRÁTICA DE ESTÁGIO EM GESTÃO EDUCACIONAL
	 
		
	
		4.
		As pesquisas realizadas nas escolas devem partir da discussão da práxis, na tentativa de superar a decantada dicotomia entre a teoria e a prática. Sobre a atividade do estudante de estágio como pesquisadores da realidade escolar, avalie as assertivas:
O estágio abre as possibilidades para que os estudantes ampliem seus conhecimentos e sua forma de trabalhar na escola, dando-lhe ampla abertura para pesquisar, investigar as situações vividas e observadas em sala de aula, ou na escola.
II - No estágio  quando conversamos sobre o cotidiano da coordenadora pedagógica nas diversas instituições, muitas vezes nos é informado que seu papel está relacionado a desenvolver atividades que auxiliem no desenvolvimento cognitivo dos alunos da instituição.
III - O estágio é o momento em que o aluno deve verificar as incongruências, anotando tudo que vê de forma equivocada no ambiente e levar para as discussões de grupos, mostrando como a educação brasileira vive sérios problemas.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	II e III estão corretas.
	
	
	III, somente está correta.
	
	
	II, somente está correta.
	
	
	I e II estão corretas.
	
	
	I, somente está correta.
	Data Resp.: 30/09/2023 13:41:54
		Explicação:
O estágio abre as possibilidades para que os estudantes ampliem seus conhecimentos e sua forma de trabalhar na escola, dando-lhe ampla abertura para pesquisar, investigar as situações vividas e observadas em sala de aula, ou na escola. Portanto, devemos sermos atores educativos crítico-reflexivos e pesquisadores da realidade escolar. Geralmente, quando conversamos sobre o cotidiano da coordenadora pedagógica nas diversas instituições, muitas vezes nos é informado que seu papel está relacionado a desenvolver atividades que auxiliem no desenvolvimento cognitivo dos alunos da instituição, buscando novas metodologias, implantando estratégias de ensino, jogos, brincadeiras para tornar as aulas mais atrativas, considerando os conteúdos.
	
	
	 
		
	
		5.
		Adaptada de METROCAPITAL ¿ 2018
 
Leia o texto, a seguir.
 
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação ou LDB é a legislação que define e regulamenta o sistema educacional brasileiro, seja ele público ou privado.
 
Disponível em hhttps://www.significados.com.br/lei-de-diretrizes-e-bases-da-educacao/. Acesso em 23 nov 2021.
Considerando o contexto da Lei 9.394/1996, no que se refere à gestão democrática, é correto afirmar que é necessária:
	
	
	
	a participação das Câmaras de Vereadores na elaboração do Projeto Pedagógico da escola.
	
	
	a participação do Conselho Tutelar e do Ministério Público da Infância e Juventude.
	
	
	a participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes.
	
	
	suas normas definidas pelo sistema federal de ensino.
	
	
	como princípio, a elaboração do projeto Pedagógico da escola centrado na direção.
	
	 
		
	
		6.
		Adaptada de CEV-URCA - 2018
Leia o texto, a seguir.
O sistema educacional brasileiro é dividido em Educação Básica e Ensino Superior. A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturada por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio.
Disponível em http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=618. Acesso em 23 nov 2021.
Sobre o assunto, marque a opção correta:
	
	
	
	A escolarização básica constitui instrumento dispensável à construção da sociedade democrática.
	
	
	A escola pública é unitária porque o ensino básico é um direito fundamental de todos os brasileiros e dever do Estado.
	
	
	As últimas décadas se caracterizam pelo significativo índice de matrículas de alunos provenientes das camadas populares, mas há milhares de crianças fora da escola.
	
	
	Uma grande parte dos que se matriculam não consegue continuar seus estudos.
	
	
	Existem políticas públicas efetivas de âmbito nacional no que se refere à administração e à gestão do ensino.
	Data Resp.: 30/09/2023 13:47:11
		Explicação:
Para que a escola se constitua como um espaço efetivamente democrático, é indispensável que sejam consolidadas políticas públicas eficazes e de qualidade no sentido da viabilização de uma gestão educacional que possa de fato oferecer as condições necessárias à ampla participação e ao atendimento às demandas coletivas. Para isso, cabe aos poderes econômicos e políticos da sociedade, mobilizarem-se no sentido da democratização do ensino e em favor da garantia da educação como direito fundamental de todos os cidadãos.
	
	
	03050CAMPO DE PRÁTICA DE ESTÁGIO NA FORMAÇÃO CONTINUADA
	 
		
	
		7.
		Leia o texto, a seguir.
O debate sobre a cultura do fracasso escolar precisa se disseminar para toda a sociedade e o registro de dados sobre o assunto pode ser um ponto de partida para a identificação da reprovação como um desafio a ser enfrentado coletivamente e que pode conduzir à promoção de maior equidade.
Disponível em https://www.unicef.org/brazil/relatorios/enfrentamento-da-cultura-do-fracasso-escolar. Acesso em 23 nov 2021.
Considerando as informações acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
 
O conceito de fracasso escolar ignora as ações locais dos espaços educativos
Porque
Esvazia a falência do projeto educacional e ignora as ações locais.
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
	
	
	
	As asserções I e II são preposições verdadeiras, e a II justifica a número I.
	
	
	As asserções I e II são preposições falsas, a número I não possui relação com a número II.
	
	
	Não existe relações entre as asserções I e II.
	
	
	A número II é uma preposição falsa I e II são proposições verdadeira.
	
	
	As asserções I e II não são preposições verdadeiras.
	Data Resp.: 30/09/2023 13:50:24
		Explicação:
Gabarito: As asserções I e II são preposições verdadeiras, e a II justifica a número I.
Justificativa: Ao pensarmos no conceito de fracasso escolar, precisamos fazer o exercício de entender a cultura que culpa os profissionais da educação pelos fracassos. Deixando de lado as intervenções cotidianas que superam os limites de investimentos.
	
	
	 
		
	
		8.
		A formação continuada é a formulação de um caminho constante de reconhecimento intelectual e profissional. Com relação à formação continuada, é correto afirmar:
I. Podem ser geradas por demandas individuais e/ou coletivas.
II. A BNCC deve orientar todas as formações.
III. Precisam dialogar com as demandas identificadas no campo de observação.
IV. Podem ignorar as vozes dos professores em formação.
Podemos dizer que as opções corretas são:
	
	
	
	I e II.
	
	
	II e IV.
	
	
	I e III.
	
	
	I e IV.
	
	
	II e III.
	Data Resp.: 30/09/2023 13:51:22
		Explicação:
Gabarito: II e III.
Justificativa: Precisamos reforçar que todas as formações são geradas por demandas individuais ou por aquelas que são projetas pelas instituições só terão o devido efeito se dialogarem com os professores estudantes e se estiverem pautadas nas demandas reais dos alunos que são atendidos pelos docentes. De acordo com o que está escrito no BNCC, as necessidades formativas precisam superar os limites de propostas planejadas nos gabinetes que respondam a demandas centralizadoras. 
	
	
	03097A PRÁTICA DO ESTÁGIO NA FORMAÇÃO TÉCNICA
	 
		
	
		9.
		A Resolução CEB/CNE nº 2/99 ainda estabelece a organização curricular do Curso Normal em nível médio em áreas ou núcleos curriculares assegurando a formação básica, geral e comum em consonância com as determinações contidas na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394/96 no que se refere aos conteúdos necessários na educação básica.  Essa estabelecea organização curricular do curso de formação para o magistério em nível médio, modalidade Normal, estipula a garantia, além da Formação Profissional:
	
	
	
	Cursos de Extensão.
	
	
	Módulo de Aprendizagens.
	
	
	A Base Nacional Comum.
	
	
	Módulos para suprir o ensino médio.
	
	
	Supletivo do ensino médio.
	Data Resp.: 30/09/2023 13:52:02
		Explicação:
Por ser um curso de nível médio e terceira etapa da educação básica deve ser garantida a formação básica geral e comum como um direito inalienável e condição necessária ao exercício da cidadania plena.
	
	
	 
		
	
		10.
		A educação é um campo bastante vasto que ocorre em diversas situações de vida. Pode ocorrer na família, com os amigos, no condomínio, na rua e na igreja, por exemplo. Esses espaços educativos fazem parte do conjunto de práticas educativas correspondentes à Educação:
	
	
	
	Formal.
	
	
	Intencional.
	
	
	Não Formal.
	
	
	Informal.
	
	
	Sistemática.
	Data Resp.: 30/09/2023 13:54:39
		Explicação:
A educação informal é caracterizada pelas influências exercidas pelo meio ambiente sociocultural. Diferente da Educação Não Formal, que está organizada com certa intencionalidade em grupos específicos como a associação de moradores ou ONGs de defesa dos animais, por exemplo, a Educação Informal não está organizada com uma intencionalidade, ela ocorre na convivência e nas práticas espontâneas .

Mais conteúdos dessa disciplina