Logo Passei Direto
Buscar

Questionário do Módulo 1

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Podemos definir poluição atmosférica como sendo “Qualquer forma de matéria em quantidade, concentração, tempo ou outras características, que tornem ou possam tornar o ar impróprio ou nocivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e flora, ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade ou às atividades normais da comunidade” (CONAMA, 2018).
Sobre poluição atmosférica, assinale a alternativa INCORRETA.
a. Um período excepcionalmente frio, combinado com um anticiclone e condições sem vento, poluentes transportados pelo ar - provenientes principalmente do uso de carvão - formaram uma espessa camada de fumaça sobre a cidade de Londres, em 1952 (Smog em Londres). Estima-se que mais de 4.000 pessoas morreram como resultado direto da poluição e mais 100.000 ficaram doentes pelos efeitos da poluição no trato respiratório humano.
b. Os denominados “big three” são episódios de grandes eventos de poluição que afetaram o ar, tendo eles ocorrido: na Bélgica, no vale do Rio Meuse, 1930; em Donora, Pensilvânia, Estados Unidos, 1948 e o de Londres, Inglaterra, 1952, o Smog, sendo que todos eles coincidiram com condições meteorológicas conhecidas como inversão térmica.
c. Uma inversão térmica ocorre quando o ar, nas camadas mais altas da atmosfera, torna-se mais frio do que o ar sobre elas. A circulação natural interrompe-se e os poluentes atmosféricos concentram-se mais próximas do solo e de suas fontes, causando, muitas vezes, aumento das concentrações e condições críticas.
d. Na década de 80 a ONU apontou a cidade de Cubatão (SP), Brasil, como a “mais poluída do mundo”, o que levou crianças a nascerem com malformações nos membros e no sistema nervoso. Esta cidade ficou conhecida internacionalmente como “Vale da Morte”.
e. Normalmente, as massas de ar quente, localizadas próximo da superfície da terra, sobem; e o ar mais frio, proveniente das camadas mais altas da atmosfera, desce, criando uma circulação natural que dispersa os poluentes atmosféricos.

Existem milhares de compostos químicos considerados poluentes atmosféricos, porém não é possível medir nem estudar todos eles. Por isso, foram selecionados pelos órgãos reguladores internacionais os poluentes mais comuns, que são emitidos com maior frequência, como nos processos de combustão, por exemplo, para serem medidos e regulamentados.
Sobre os poluentes atmosféricos, analise as afirmativas abaixo identificando se elas são VERDADEIRAS ou FALSAS.
I) Existem dois tipos de fontes de emissões de poluentes para a atmosfera: as emissões naturais, por exemplo: erupções vulcânicas; e as emissões antropogênicas que são aquelas provenientes de atividades humanas, como indústrias, transporte e geração de energia.
II) Quanto à classificação dos poluentes conforme sua emissão, existem as emissões primárias – poluentes emitidos diretamente das fontes para a atmosfera: SO2; NOx etc. e as emissões secundárias – poluentes formados na atmosfera a partir da emissão de seus precursores: O3, aldeídos, H2SO4 etc.
III) As fontes de emissões fugitivas são as emissões atmosféricas resultantes de vazamentos em tubulações e equipamentos, tais como: suspiros de tanques de estocagem de produtos químicos; emissões em gaxetas, flanges, bombas e válvulas; e pontos de tomada de amostra nas indústrias.
IV) No passado, os veículos eram os principais contribuintes de emissões de chumbo para o ar, devido à presença de chumbo na gasolina. O Brasil foi um dos últimos países a retirar o chumbo de sua gasolina automotiva, sendo totalmente eliminado em 1992, graças à substituição do chumbo pelo álcool como aditivo à gasolina.
a. Todas são verdadeiras
b. I – II – IV
c. I – II – III
d. II e III
e. Todas são falsas

O Banco Mundial lançou, em 2016, a publicação: O Custo da Poluição do Ar, na qual estimou os custos econômicos da mortalidade prematura devido aos efeitos da poluição do ar e também buscou motivar os governos a reduzirem a poluição. O estudo apontou para as perdas de renda do trabalho, salientando que foram mais substanciais em regiões com populações com maior número de idosos.
Indique se a afirmação é VERDADEIRA ou FALSA.
Verdadeiro
Falso

A qualidade do ar é diretamente influenciada pela distribuição e intensidade das emissões de poluentes atmosféricos, pela topografia, pela ocupação do solo e pelas condições meteorológicas da região, que podem ser favoráveis ou não à dispersão dos poluentes.
Quanto aos fatores que influenciam na qualidade do ar, NÃO SE PODE afirmar:
a. A meteorologia determina o que acontece com os gases emitidos na atmosfera desde o momento em que estes são emitidos até quando são detectados em qualquer outro lugar.
b. O objetivo da gestão da qualidade do ar é controlar a poluição atmosférica, de forma a garantir o desenvolvimento socioeconômico de forma equilibrada e ambientalmente sustentável.
c. A dispersão atmosférica de poluentes é função de um conjunto de parâmetros meteorológicos que atuam simultaneamente no sentido de aumentar ou reduzir os níveis de poluição em uma determinada região.
d. Quando da localização de um empreendimento potencialmente poluidor, a proteção da população deve ser o único alvo da gestão atmosférica.
e. Para definir o melhor posicionamento de uma estação de monitoramento do ar é recomendável observar não só a influência da topografia e meteorologia locais, mas também as características e a disposição das edificações.

Sobre o histórico do monitoramento da qualidade do ar no Brasil, analise as afirmativas abaixo identificando se elas são VERDADEIRAS ou FALSAS.
A alternativa que corresponde às afirmativas VERDADEIRAS é:
I) A Portaria n° 0231, de 27/4/76, do então Ministério do Interior, que foi o marco inicial da regulamentação no Brasil, de abrangência nacional, estimulou o monitoramento da qualidade do ar no Rio de Janeiro e São Paulo, até então inexistente, assim como, a criação dessas ações em outros centros urbano-industriais.
II) A evolução da ciência possibilitou, na década de 70, a aprovação dos primeiros modelos matemáticos, que simulavam a dispersão dos poluentes atmosféricos.
III) O Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar (Pronar), foi criado em 1989, pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), por meio da Resolução Conama nº 05 de 15 de junho de 1989, devido à percepção, entre outros fatores, do acelerado crescimento urbano e industrial e do consequente aumento da poluição atmosférica.
IV) Com o objetivo de uniformizar o monitoramento da qualidade do ar no Brasil, foi elaborado pelo MMA, em conjunto com os órgãos ambientais estaduais e distrital, o Guia Técnico para o Monitoramento e Avaliação da Qualidade do ar. Dentre outra considerações, o Guia apresenta todos os requisitos para instalação de uma rede de monitoramento da qualidade do ar.
a. I – II
b. I – III
c. I – III – IV
d. III – IV
e. II – III

Existem vários métodos disponíveis para o monitoramento de poluentes no ar. Sua seleção depende de diversos fatores, desde o objetivo do monitoramento, da capacidade de investir em sua aquisição e manutenção, até do modelo de gestão, que pode ter diferentes formatos, envolvendo os órgãos ambientais diretamente ou por meio do apoio financeiro do setor industrial.
Sobre os métodos de monitoramento, pode-se afirmar, EXCETO:
a. Os métodos automáticos ou contínuos se utilizam de instrumentos que se baseiam nas propriedades físico-químicas dos poluentes. A amostra é analisada em tempo real através de equipamentos óptico-eletrônicos que se baseiam em metodologias como: absorção de ultravioleta ou infravermelho, fluorescência, quimiluminescência etc.
b. Os métodos automáticos se caracterizam pelo custo reduzido e pelo baixo padrão de manutenção, operação e controle de qualidade de procedimentos.
c. A bioindicação ou biomonitoramento é a única estratégia que permite a avaliação do efeito de poluentes nos sistemas biológicos, mas não exclui a necessidade de realização de análises físico-químicas.
d. Os métodos ativos diferenciam-se dos demais por requererem energia elétrica, necessária para bombear a amostra através de um meio de coleta, físico ou químico. Além disso, o tempo de amostragem é menor, variando de 24h a alguns dias.
e. Entre os principais métodos disponíveis para o monitoramento da qualidade do ar, podemos citar: amostradores passivos, biomonitores, métodos ativos ou manuais e os métodos automáticos ou contínuos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 92% da população mundial vive em locais onde os níveis de qualidade do ar excedem os limites estabelecidos pela organização e três milhões de mortes por ano estão relacionadas à exposição à poluição do ar em ambientes internos, sendo que 90% delas ocorrem em países de média e alta renda.
Indique se a afirmação é VERDADEIRA ou FALSA.
Verdadeiro
Falso

É da competência da União o estabelecimento dos padrões nacionais da qualidade do ar, que são considerados como parâmetros mínimos a serem atendidos em todo o país, de acordo com a competência normativa constitucional concorrente sobre o meio ambiente (inciso VI do art. 24, CRFB/88).
Sobre as competências relacionadas à gestão da qualidade do ar no Brasil, analise as afirmativas abaixo identificando se elas são VERDADEIRAS ou FALSAS.
I) Os estados e o Distrito Federal têm o poder de estabelecer os seus próprios padrões de qualidade do ar, desde que menos restritivos do que os nacionais.
II) No nível federal, compete ao CONAMA, órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), a definição e revisão dos padrões de qualidade do ar.
III) O papel do Ibama na gestão da qualidade do ar se configura na formulação de políticas públicas e na coordenação de ações para produção de informações.
IV) O Ministério do Meio Ambiente é o órgão responsável pelo gerenciamento do Pronar e pelo apoio na formulação dos programas de controle, avaliação e inventário que o instrumentalizam.
V) Promover o adequado gerenciamento da gestão da qualidade do ar em seu território é também uma competência municipal.
a. II – IV – V
b. III – IV – V
c. II – V
d. I – III
e. II – III

Estão VERDADEIRAS as afirmativas:
I) Os estados e o Distrito Federal têm o poder de estabelecer os seus próprios padrões de qualidade do ar, desde que mais restritivos do que os nacionais.
III) Cabe ao Ministério do Meio Ambiente a formulação de políticas públicas e a coordenação de ações para produção de informações quanto à gestão da qualidade do ar.
IV) O órgão responsável pelo gerenciamento do Pronar e pelo apoio na formulação dos programas de controle, avaliação e inventário que o instrumentalizam é o Ibama.
a. II – IV – V
b. III – IV – V
c. II – V
d. I – III
e. II – III

A inspeção veicular ambiental é um dos programas de instrumentalização do Pronar. Este instrumento é voltado para a redução das emissões veiculares, e está previsto no artigo 104 da Lei nº 9.503/1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro. Ela consiste na avaliação veicular periódica, compulsória e vinculada ao licenciamento, realizada por profissionais especializados em instalações exclusivas, com equipamentos e sistemas especiais para a inspeção. O resultado esperado é a redução da carga de poluentes lançada na atmosfera, correspondente àquela parcela gerada pela falta de manutenção dos veículos.
Indique se a afirmação é VERDADEIRA ou FALSA.
Verdadeiro
Falso

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Podemos definir poluição atmosférica como sendo “Qualquer forma de matéria em quantidade, concentração, tempo ou outras características, que tornem ou possam tornar o ar impróprio ou nocivo à saúde, inconveniente ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e flora, ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da propriedade ou às atividades normais da comunidade” (CONAMA, 2018).
Sobre poluição atmosférica, assinale a alternativa INCORRETA.
a. Um período excepcionalmente frio, combinado com um anticiclone e condições sem vento, poluentes transportados pelo ar - provenientes principalmente do uso de carvão - formaram uma espessa camada de fumaça sobre a cidade de Londres, em 1952 (Smog em Londres). Estima-se que mais de 4.000 pessoas morreram como resultado direto da poluição e mais 100.000 ficaram doentes pelos efeitos da poluição no trato respiratório humano.
b. Os denominados “big three” são episódios de grandes eventos de poluição que afetaram o ar, tendo eles ocorrido: na Bélgica, no vale do Rio Meuse, 1930; em Donora, Pensilvânia, Estados Unidos, 1948 e o de Londres, Inglaterra, 1952, o Smog, sendo que todos eles coincidiram com condições meteorológicas conhecidas como inversão térmica.
c. Uma inversão térmica ocorre quando o ar, nas camadas mais altas da atmosfera, torna-se mais frio do que o ar sobre elas. A circulação natural interrompe-se e os poluentes atmosféricos concentram-se mais próximas do solo e de suas fontes, causando, muitas vezes, aumento das concentrações e condições críticas.
d. Na década de 80 a ONU apontou a cidade de Cubatão (SP), Brasil, como a “mais poluída do mundo”, o que levou crianças a nascerem com malformações nos membros e no sistema nervoso. Esta cidade ficou conhecida internacionalmente como “Vale da Morte”.
e. Normalmente, as massas de ar quente, localizadas próximo da superfície da terra, sobem; e o ar mais frio, proveniente das camadas mais altas da atmosfera, desce, criando uma circulação natural que dispersa os poluentes atmosféricos.

Existem milhares de compostos químicos considerados poluentes atmosféricos, porém não é possível medir nem estudar todos eles. Por isso, foram selecionados pelos órgãos reguladores internacionais os poluentes mais comuns, que são emitidos com maior frequência, como nos processos de combustão, por exemplo, para serem medidos e regulamentados.
Sobre os poluentes atmosféricos, analise as afirmativas abaixo identificando se elas são VERDADEIRAS ou FALSAS.
I) Existem dois tipos de fontes de emissões de poluentes para a atmosfera: as emissões naturais, por exemplo: erupções vulcânicas; e as emissões antropogênicas que são aquelas provenientes de atividades humanas, como indústrias, transporte e geração de energia.
II) Quanto à classificação dos poluentes conforme sua emissão, existem as emissões primárias – poluentes emitidos diretamente das fontes para a atmosfera: SO2; NOx etc. e as emissões secundárias – poluentes formados na atmosfera a partir da emissão de seus precursores: O3, aldeídos, H2SO4 etc.
III) As fontes de emissões fugitivas são as emissões atmosféricas resultantes de vazamentos em tubulações e equipamentos, tais como: suspiros de tanques de estocagem de produtos químicos; emissões em gaxetas, flanges, bombas e válvulas; e pontos de tomada de amostra nas indústrias.
IV) No passado, os veículos eram os principais contribuintes de emissões de chumbo para o ar, devido à presença de chumbo na gasolina. O Brasil foi um dos últimos países a retirar o chumbo de sua gasolina automotiva, sendo totalmente eliminado em 1992, graças à substituição do chumbo pelo álcool como aditivo à gasolina.
a. Todas são verdadeiras
b. I – II – IV
c. I – II – III
d. II e III
e. Todas são falsas

O Banco Mundial lançou, em 2016, a publicação: O Custo da Poluição do Ar, na qual estimou os custos econômicos da mortalidade prematura devido aos efeitos da poluição do ar e também buscou motivar os governos a reduzirem a poluição. O estudo apontou para as perdas de renda do trabalho, salientando que foram mais substanciais em regiões com populações com maior número de idosos.
Indique se a afirmação é VERDADEIRA ou FALSA.
Verdadeiro
Falso

A qualidade do ar é diretamente influenciada pela distribuição e intensidade das emissões de poluentes atmosféricos, pela topografia, pela ocupação do solo e pelas condições meteorológicas da região, que podem ser favoráveis ou não à dispersão dos poluentes.
Quanto aos fatores que influenciam na qualidade do ar, NÃO SE PODE afirmar:
a. A meteorologia determina o que acontece com os gases emitidos na atmosfera desde o momento em que estes são emitidos até quando são detectados em qualquer outro lugar.
b. O objetivo da gestão da qualidade do ar é controlar a poluição atmosférica, de forma a garantir o desenvolvimento socioeconômico de forma equilibrada e ambientalmente sustentável.
c. A dispersão atmosférica de poluentes é função de um conjunto de parâmetros meteorológicos que atuam simultaneamente no sentido de aumentar ou reduzir os níveis de poluição em uma determinada região.
d. Quando da localização de um empreendimento potencialmente poluidor, a proteção da população deve ser o único alvo da gestão atmosférica.
e. Para definir o melhor posicionamento de uma estação de monitoramento do ar é recomendável observar não só a influência da topografia e meteorologia locais, mas também as características e a disposição das edificações.

Sobre o histórico do monitoramento da qualidade do ar no Brasil, analise as afirmativas abaixo identificando se elas são VERDADEIRAS ou FALSAS.
A alternativa que corresponde às afirmativas VERDADEIRAS é:
I) A Portaria n° 0231, de 27/4/76, do então Ministério do Interior, que foi o marco inicial da regulamentação no Brasil, de abrangência nacional, estimulou o monitoramento da qualidade do ar no Rio de Janeiro e São Paulo, até então inexistente, assim como, a criação dessas ações em outros centros urbano-industriais.
II) A evolução da ciência possibilitou, na década de 70, a aprovação dos primeiros modelos matemáticos, que simulavam a dispersão dos poluentes atmosféricos.
III) O Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar (Pronar), foi criado em 1989, pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), por meio da Resolução Conama nº 05 de 15 de junho de 1989, devido à percepção, entre outros fatores, do acelerado crescimento urbano e industrial e do consequente aumento da poluição atmosférica.
IV) Com o objetivo de uniformizar o monitoramento da qualidade do ar no Brasil, foi elaborado pelo MMA, em conjunto com os órgãos ambientais estaduais e distrital, o Guia Técnico para o Monitoramento e Avaliação da Qualidade do ar. Dentre outra considerações, o Guia apresenta todos os requisitos para instalação de uma rede de monitoramento da qualidade do ar.
a. I – II
b. I – III
c. I – III – IV
d. III – IV
e. II – III

Existem vários métodos disponíveis para o monitoramento de poluentes no ar. Sua seleção depende de diversos fatores, desde o objetivo do monitoramento, da capacidade de investir em sua aquisição e manutenção, até do modelo de gestão, que pode ter diferentes formatos, envolvendo os órgãos ambientais diretamente ou por meio do apoio financeiro do setor industrial.
Sobre os métodos de monitoramento, pode-se afirmar, EXCETO:
a. Os métodos automáticos ou contínuos se utilizam de instrumentos que se baseiam nas propriedades físico-químicas dos poluentes. A amostra é analisada em tempo real através de equipamentos óptico-eletrônicos que se baseiam em metodologias como: absorção de ultravioleta ou infravermelho, fluorescência, quimiluminescência etc.
b. Os métodos automáticos se caracterizam pelo custo reduzido e pelo baixo padrão de manutenção, operação e controle de qualidade de procedimentos.
c. A bioindicação ou biomonitoramento é a única estratégia que permite a avaliação do efeito de poluentes nos sistemas biológicos, mas não exclui a necessidade de realização de análises físico-químicas.
d. Os métodos ativos diferenciam-se dos demais por requererem energia elétrica, necessária para bombear a amostra através de um meio de coleta, físico ou químico. Além disso, o tempo de amostragem é menor, variando de 24h a alguns dias.
e. Entre os principais métodos disponíveis para o monitoramento da qualidade do ar, podemos citar: amostradores passivos, biomonitores, métodos ativos ou manuais e os métodos automáticos ou contínuos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 92% da população mundial vive em locais onde os níveis de qualidade do ar excedem os limites estabelecidos pela organização e três milhões de mortes por ano estão relacionadas à exposição à poluição do ar em ambientes internos, sendo que 90% delas ocorrem em países de média e alta renda.
Indique se a afirmação é VERDADEIRA ou FALSA.
Verdadeiro
Falso

É da competência da União o estabelecimento dos padrões nacionais da qualidade do ar, que são considerados como parâmetros mínimos a serem atendidos em todo o país, de acordo com a competência normativa constitucional concorrente sobre o meio ambiente (inciso VI do art. 24, CRFB/88).
Sobre as competências relacionadas à gestão da qualidade do ar no Brasil, analise as afirmativas abaixo identificando se elas são VERDADEIRAS ou FALSAS.
I) Os estados e o Distrito Federal têm o poder de estabelecer os seus próprios padrões de qualidade do ar, desde que menos restritivos do que os nacionais.
II) No nível federal, compete ao CONAMA, órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA), a definição e revisão dos padrões de qualidade do ar.
III) O papel do Ibama na gestão da qualidade do ar se configura na formulação de políticas públicas e na coordenação de ações para produção de informações.
IV) O Ministério do Meio Ambiente é o órgão responsável pelo gerenciamento do Pronar e pelo apoio na formulação dos programas de controle, avaliação e inventário que o instrumentalizam.
V) Promover o adequado gerenciamento da gestão da qualidade do ar em seu território é também uma competência municipal.
a. II – IV – V
b. III – IV – V
c. II – V
d. I – III
e. II – III

Estão VERDADEIRAS as afirmativas:
I) Os estados e o Distrito Federal têm o poder de estabelecer os seus próprios padrões de qualidade do ar, desde que mais restritivos do que os nacionais.
III) Cabe ao Ministério do Meio Ambiente a formulação de políticas públicas e a coordenação de ações para produção de informações quanto à gestão da qualidade do ar.
IV) O órgão responsável pelo gerenciamento do Pronar e pelo apoio na formulação dos programas de controle, avaliação e inventário que o instrumentalizam é o Ibama.
a. II – IV – V
b. III – IV – V
c. II – V
d. I – III
e. II – III

A inspeção veicular ambiental é um dos programas de instrumentalização do Pronar. Este instrumento é voltado para a redução das emissões veiculares, e está previsto no artigo 104 da Lei nº 9.503/1997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro. Ela consiste na avaliação veicular periódica, compulsória e vinculada ao licenciamento, realizada por profissionais especializados em instalações exclusivas, com equipamentos e sistemas especiais para a inspeção. O resultado esperado é a redução da carga de poluentes lançada na atmosfera, correspondente àquela parcela gerada pela falta de manutenção dos veículos.
Indique se a afirmação é VERDADEIRA ou FALSA.
Verdadeiro
Falso

Prévia do material em texto

Questão 1 Correto Atingiu 1,00 de 1,00
Podemos de�nir poluição atmosférica como sendo “Qualquer forma de matéria em quantidade, concentração,
tempo ou outras características, que tornem ou possam tornar o ar impróprio ou nocivo à saúde, inconveniente
ao bem-estar público, danoso aos materiais, à fauna e �ora, ou prejudicial à segurança, ao uso e gozo da
propriedade ou às atividades normais da comunidade” (CONAMA, 2018).
Sobre poluição atmosférica, assinale a alternativa INCORRETA.
Escolha uma opção:
a. Um período excepcionalmente frio, combinado com um anticiclone e condições sem vento, poluentes
transportados pelo ar - provenientes principalmente do uso de carvão - formaram uma espessa camada de
fumaça sobre a cidade de Londres, em 1952 (Smog em Londres). Estima-se que mais de 4.000 pessoas
morreram como resultado direto da poluição e mais 100.000 �caram doentes pelos efeitos da poluição no
trato respiratório humano.
b. Os denominados “big three” são episódios de grandes eventos de poluição que afetaram o ar, tendo eles
ocorridos: na Bélgica, no vale do Rio Meuse, 1930; em Donora, Pensilvânia, Estados Unidos, 1948 e o de
Londres, Inglaterra, 1952, o Smog, sendo que todos eles coincidiram com condições meteorológicas
conhecidas como inversão térmica.
c. Uma inversão térmica ocorre quando o ar, nas camadas mais altas da atmosfera, torna-se mais frio do
que o ar sobre elas. A circulação natural interrompe-se e os poluentes atmosféricos concentram-se mais
próximas do solo e de suas fontes, causando, muitas vezes, aumento das concentrações e condições
críticas. 
d. Na década de 80 a ONU apontou a cidade de Cubatão (SP), Brasil, como a “mais poluída do mundo”, o que
levou crianças a nascerem com malformações nos membros e no sistema nervoso. Esta cidade �cou
conhecida internacionalmente como “Vale da Morte”.
e. Normalmente, as massas de ar quente, localizadas próximo da superfície da terra, sobem; e o ar mais frio,
proveniente das camadas mais altas da atmosfera, desce, criando uma circulação natural que dispersa os
poluentes atmosféricos.
Sua resposta está correta.
Uma inversão térmica ocorre quando o ar, nas camadas MAIS BAIXAS, torna-se mais frio do que o ar sobre elas,
interrompendo a circulação natural o que leva os poluentes atmosféricos a se concentrarem mais próximas do solo
e de suas fontes, causando, muitas vezes, aumento das concentrações e condições críticas.
A resposta correta é: Uma inversão térmica ocorre quando o ar, nas camadas mais altas da atmosfera, torna-se mais
frio do que o ar sobre elas. A circulação natural interrompe-se e os poluentes atmosféricos concentram-se mais
próximas do solo e de suas fontes, causando, muitas vezes, aumento das concentrações e condições críticas.
Questão 2 Correto Atingiu 1,00 de 1,00
Existem milhares de compostos químicos considerados poluentes atmosféricos, porém não é possível medir
nem estudar todos eles. Por isso, foram selecionados pelos órgãos reguladores internacionais os poluentes
mais comuns, que são emitidos com maior frequência, como nos processos de combustão, por exemplo, para
serem medidos e regulamentados.
Sobre os poluentes atmosféricos, analise as a�rmativas abaixo identi�cando se elas são VERDADEIRAS ou
FALSAS.
I) Existem dois tipos de fontes de emissões de poluentes para a atmosfera: as emissões naturais, por exemplo:
erupções vulcânicas; e as emissões antropogênicas que são aquelas provenientes de atividades humanas,
como indústrias, transporte e geração de energia.
II) Quanto à classi�cação dos poluentes conforme sua emissão, existem as emissões primárias – poluentes
emitidos diretamente das fontes para a atmosfera: SO ; NO etc. e as emissões secundárias – poluentes
formados na atmosfera a partir da emissão de seus precursores: O , aldeídos, H SO etc.
III) As fontes de emissões fugitivas são as emissões atmosféricas resultantes de vazamentos em tubulações e
equipamentos, tais como: suspiros de tanques de estocagem de produtos químicos; emissões em gaxetas,
�anges bombas e válvulas; e pontos de tomada de amostra nas indústrias.
IV) No passado, os veículos eram os principais contribuintes de emissões de chumbo para o ar, devido à
presença de chumbo na gasolina. O Brasil foi um dos últimos países a retirar o chumbo de sua gasolina
automotiva, sendo totalmente eliminado em 1992, graças à substituição do chumbo pelo álcool como aditivo à
gasolina.
A alternativa que corresponde às a�rmativas VERDADEIRAS é:
Escolha uma opção:
a. Todas são verdadeiras
b. I – II – IV
c. I – II – III 
d. II e III
e. Todas são falsas
Sua resposta está correta.
A a�rmativa IV é Falsa. Graças à substituição do chumbo pelo álcool como aditivo à gasolina, os veículos deixaram
de ser os principais emissores desse poluente. O Brasil foi um dos primeiros países a retirar o chumbo de sua
gasolina automotiva, sendo totalmente eliminado em 1992, o que contribuiu para a diminuição desse poluente na
atmosfera das áreas urbanas.
A resposta correta é: I – II – III
2 2
3 2 4
Questão 3 Correto Atingiu 1,00 de 1,00
O Banco Mundial lançou, em 2016, a publicação: O Custo da Poluição do Ar, na qual estimou os custos
econômicos da mortalidade prematura devido aos efeitos da poluição do ar e também buscou motivar os
governos a reduzirem a poluição. O estudo apontou para as perdas de renda do trabalho, salientando que
foram mais substanciais em regiões com populações com maior número de idosos.
Indique se a a�rmação é VERDADEIRA ou FALSA.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
A a�rmativa está Falsa. Foram nas regiões com populações mais jovens que as perdas de renda do trabalho foram
mais substanciais.
A resposta correta é 'Falso'.
Questão 4 Correto Atingiu 1,00 de 1,00
A qualidade do ar é diretamente in�uenciada pela distribuição e intensidade das emissões de poluentes
atmosféricos, pela topogra�a, pela ocupação do solo e pelas condições meteorológicas da região, que podem
ser favoráveis ou não à dispersão dos poluentes.
Quanto aos fatores que in�uenciam na qualidade do ar, NÃO SE PODE a�rmar:
Escolha uma opção:
a. A meteorologia determina o que acontece com os gases emitidos na atmosfera desde o momento em
que estes são emitidos até quando são detectados em qualquer outro lugar.
b. O objetivo da gestão da qualidade do ar é controlar a poluição atmosférica, de forma a garantir o
desenvolvimento socioeconômico de forma equilibrada e ambientalmente sustentável.
c. A dispersão atmosférica de poluentes é função de um conjunto de parâmetros meteorológicos que atuam
simultaneamente no sentido de aumentar ou reduzir os níveis de poluição em uma determinada região.
d. Quando da localização de um empreendimento potencialmente poluidor, a proteção da população deve
ser o único alvo da gestão atmosférica. 
e. Para de�nir o melhor posicionamento de uma estação de monitoramento do ar é recomendável observar
não só a in�uência da topogra�a e meteorologia locais, mas também as características e a disposição das
edi�cações.
Sua resposta está correta.
Além da proteção da população, quando da localização de um empreendimento potencialmente poluidor, outros
fatores devem ser considerados, como, por exemplo: a existência de reservas naturais, áreas agrícolas e mananciais
nas proximidades; o tipo de poluente; a vazão; as características da geogra�a e dos ventos predominantes; e as
condições de dispersão dos poluentes.
A resposta correta é: Quando da localização de um empreendimento potencialmente poluidor, a proteção da
população deve ser o único alvo da gestão atmosférica.
Questão 5 Correto Atingiu 1,00 de 1,00
O marco inicial da regulamentação da poluição do ar no Brasil, de abrangência nacional, ocorreu com a
Portaria do então Ministério do Interior n° 0231, de 27/4/76. A publicação estabeleceu padrões de qualidade
do ar para partículas totais em suspensão, dióxido de enxofre, monóxido de carbono e oxidantes fotoquímicos,
bem como os respectivos métodos de referência para realizaro monitoramento.
Sobre o histórico do monitoramento da qualidade do ar no Brasil, analise as a�rmativas abaixo identi�cando se
elas são VERDADEIRAS ou FALSAS.
I) A Portaria n° 0231, de 27/4/76, do então Ministério do Interior, que foi o marco inicial da regulamentação no
Brasil, de abrangência nacional, estimulou o monitoramento da qualidade do ar no Rio de Janeiro e São Paulo,
até então inexistente, assim como, a criação dessas ações em outros centros urbano-industriais.
II) A evolução da ciência possibilitou, na década de 70, a aprovação dos primeiros modelos matemáticos, que
simulavam a dispersão dos poluentes atmosféricos.
III) O Programa Nacional de Controle da Qualidade do Ar (Pronar), foi criado em 1989, pelo Conselho Nacional
do Meio Ambiente (Conama), por meio da Resolução Conama nº 05 de 15 de junho de 1989, devido à
percepção, entre outros fatores, do acelerado crescimento urbano e industrial e do consequente aumento da
poluição atmosférica.
IV) Com o objetivo de uniformizar o monitoramento da qualidade do ar no Brasil, foi elaborado pelo MMA, em
conjunto com os órgãos ambientais estaduais e distrital, o Guia Técnico para o Monitoramento e Avaliação da
Qualidade do ar. Dentre outra considerações, o Guia apresenta todos os requisitos para instalação de uma rede
de monitoramento da qualidade do ar.
A alternativa que corresponde às a�rmativas VERDADEIRAS é:
Escolha uma opção:
a. I – II
b. I – III
c. I – III – IV
d. III – IV 
e. II – III
Sua resposta está correta.
As a�rmativas I e II são Falsas.
I) A Portaria n° 0231, de 27/4/76, fortaleceu as ações de monitoramento já existentes no Rio de Janeiro e em São
Paulo, e estimulou a criação dessas ações em outros centros urbano-industriais, propiciando, desta forma, o
desenvolvimento dos primeiros planos e programas estaduais de monitoramento e controle da poluição do ar, que
mais tarde inspirariam as regulamentações do governo federal.
II) Foi na década de 80 que a evolução da ciência possibilitou a aprovação dos primeiros modelos matemáticos, que
simulavam a dispersão dos poluentes atmosféricos.
A resposta correta é: III – IV
Questão 6 Correto Atingiu 1,00 de 1,00
Existem vários métodos disponíveis para o monitoramento de poluentes no ar. Sua seleção depende de
diversos fatores, desde o objetivo do monitoramento, da capacidade de investir em sua aquisição e
manutenção, até do modelo de gestão, que pode ter diferentes formatos, envolvendo os órgãos ambientais
diretamente ou por meio do apoio �nanceiro do setor industrial.
Sobre os métodos de monitoramento, pode-se a�rmar, EXCETO:
Escolha uma opção:
a. Os métodos automáticos ou contínuos se utilizam de instrumentos que se baseiam nas propriedades
físico-químicas dos poluentes. A amostra é analisada em tempo real através de equipamentos óptico-
eletrônicos que se baseiam em metodologias como: absorção de ultravioleta ou infravermelho, �uorescência,
quimiluminescência etc.
b. Os métodos automáticos se caracterizam pelo custo reduzido e pelo baixo padrão de manutenção,
operação e controle de qualidade de procedimentos. 
c. A bioindicação ou biomonitoramento é a única estratégia que permite a avaliação do efeito de poluentes
nos sistemas biológicos, mas não exclui a necessidade de realização de análises físico-químicas.
d. Os métodos ativos diferenciam-se dos demais por requererem energia elétrica, necessária para bombear
a amostra através de um meio de coleta, físico ou químico. Além disso, o tempo de amostragem é menor,
variando de 24h a alguns dias.
e. Entre os principais métodos disponíveis para o monitoramento da qualidade do ar, podemos citar:
amostradores passivos, biomonitores, métodos ativos ou manuais e os métodos automáticos ou contínuos.
Sua resposta está correta.
Além da análise imediata, os métodos automáticos se diferenciam pela con�abilidade, acurácia, alto custo e por
requererem alto padrão de manutenção, operação e controle de qualidade de procedimentos. 
A resposta correta é: Os métodos automáticos se caracterizam pelo custo reduzido e pelo baixo padrão de
manutenção, operação e controle de qualidade de procedimentos.
Questão 7 Correto Atingiu 1,00 de 1,00
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 92% da população mundial vive em locais onde os níveis de
qualidade do ar excedem os limites estabelecidos pela organização e três milhões de mortes por ano estão
relacionadas à exposição à poluição do ar em ambientes internos, sendo que 90% delas ocorrem em países de
média e alta renda.
Indique se a a�rmação é VERDADEIRA ou FALSA.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 92% da população mundial vive em locais onde os níveis de
qualidade do ar excedem os limites estabelecidos pela organização e três milhões de mortes por ano estão
relacionadas à exposição à poluição do ar em ambientes externos, sendo que 90% delas ocorrem em países de
baixa e média renda.
A resposta correta é 'Falso'.
Questão 8 Correto Atingiu 1,00 de 1,00
É da competência da União o estabelecimento dos padrões nacionais da qualidade do ar, que são
considerados como parâmetros mínimos a serem atendidos em todo o país, de acordo com a competência
normativa constitucional concorrente sobre o meio ambiente (inciso VI do art. 24, CRFB/88). Sobre as
competências relacionadas à gestão da qualidade do ar no Brasil, analise as a�rmativas abaixo identi�cando
se elas são VERDADEIRAS ou FALSAS. 
I) Os estados e o Distrito Federal têm o poder de estabelecer os seus próprios padrões de qualidade do ar,
desde que menos restritivos do que os nacionais.
II) No nível federal, compete ao CONAMA, órgão consultivo e deliberativo do Sistema Nacional de Meio
Ambiente (SISNAMA), a de�nição e revisão dos padrões de qualidade do ar.
III) O papel do Ibama na gestão da qualidade do ar se con�gura na formulação de políticas públicas e na
coordenação de ações para produção de informações.
IV) O Ministério do Meio Ambiente é o órgão responsável pelo gerenciamento do Pronar e pelo apoio na
formulação dos programas de controle, avaliação e inventário que o instrumentalizam.
V) Promover o adequado gerenciamento da gestão da qualidade do ar em seu território é também uma
competência municipal.
Estão VERDADEIRAS as a�rmativas:
Escolha uma opção:
a. II – IV – V
b. III – IV – V
c. II – V 
d. I – III
e. II – III
Sua resposta está correta.
As a�rmativas I, III e IV são falsas. Seguem as respostas corretas:
I) Os estados e o Distrito Federal têm o poder de estabelecer os seus próprios padrões de qualidade do ar, desde que
mais restritivos do que os nacionais.
III) Cabe ao Ministério do Meio Ambiente a formulação de políticas públicas e a coordenação de ações para
produção de informações quanto à gestão da qualidade do ar.
IV) O órgão responsável pelo gerenciamento do Pronar e pelo apoio na formulação dos programas de controle,
avaliação e inventário que o instrumentalizam é o Ibama.
A resposta correta é: II – V
Questão 9 Correto Atingiu 1,00 de 1,00
A proteção da qualidade do ar no país encontra respaldo legal tanto na Constituição Federal de 1988 quanto na
legislação ordinária, tendo como corolário a Lei nº 6.938/1981 que delimita os objetivos, princípios e
instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA).
Quanto ao arcabouço jurídico referente à qualidade do ar no Brasil, NÃO SE PODE a�rmar:
Escolha uma opção:
a. São estratégias de�nidas no Pronar, entre outras: estabelecimento de limites máximos de emissão;
adoção de padrões nacionais de qualidade do ar; monitoramento da qualidade do ar; e o inventário nacional
de fontes e poluentes do ar.
b. A Política Nacional do Meio Ambiente (PNMA) traz as diretrizes gerais de suporte, direto ou indireto,
àquelas que devem compor as principais medidas de gestão da qualidade do ar, tais como: monitoramento,
padrões de qualidade do ar, recuperação de áreas degradadas e controle de fontes de emissão.
c. As disposições da PNMA têm sido continuamentenormatizadas por meio de Resoluções do Conama.
d. O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), criado pelo Conama em
1986, estabeleceu limites de emissão para todas as fontes móveis, incluindo carros, caminhões,
motocicletas e navios. 
e. A principal estratégia do Programa Nacional de Controle da Poluição do Ar (Pronar) é limitar, a nível
nacional, as emissões por tipologia de fontes e poluentes prioritários.
Sua resposta está correta.
O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), criado pelo Conama em 1986,
estabeleceu apenas limites de emissão para os veículos automotores leves e pesados (automóveis, caminhões,
ônibus e máquinas rodoviárias e agrícolas).
A resposta correta é: O Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), criado pelo
Conama em 1986, estabeleceu limites de emissão para todas as fontes móveis, incluindo carros, caminhões,
motocicletas e navios.
Questão 10 Correto Atingiu 1,00 de 1,00
A inspeção veicular ambiental é um dos programas de instrumentalização do Pronar. Este instrumento é
voltado para a redução das emissões veiculares, e está previsto no artigo 104 da Lei nº 9.503/1997, que
instituiu o Código de Trânsito Brasileiro. Ela consiste na avaliação veicular periódica, compulsória e vinculada
ao licenciamento, realizada por pro�ssionais especializados em instalações exclusivas, com equipamentos e
sistemas especiais para a inspeção. O resultado esperado é a redução da carga de poluentes lançada na
atmosfera, correspondente àquela parcela gerada pela falta de manutenção dos veículos.
Indique se a a�rmação é VERDADEIRA ou FALSA.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
A resposta correta é 'Verdadeiro'.
◄ E-book - Módulo 1 Seguir para... Conteúdo do Módulo 2 ►
https://ead.mma.gov.br/mod/resource/view.php?id=10420&forceview=1
https://ead.mma.gov.br/mod/book/view.php?id=10422&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina