Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final (Objetiva) - Individual

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

As raças caprinas que apresentam bom potencial para produção de carne na parte tropical brasileira são: Anglo-nubiana, Boer, Savanna, Kalahari, Moxotó e Canindé.
Sobre as raças de caprinos para produção de carne, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Boer. II- Savanna. III- Kalahari. ( ) Animal vigoroso, de possante caixa torácica, perfil subconvexo a convexo, chifres escuros, voltados para trás, numa curva moderada para baixo. ( ) Raça relativamente nova no Brasil, é originária da África do Sul. É uma raça de grande porte, os machos podem passar de 130 kg. ( ) Após ser reconhecida mundialmente nos anos 1980 como a principal raça produtora de carne, os animais da raça Boer foram importados por muitos países. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A III - II - I.
B I - III - II.
C III - I - II.
D II - I - III.

Ao avaliarmos uma carcaça de um animal abatido, existem alguns aspectos que são determinantes na mensuração da qualidade da carcaça; dentre as características analisadas estão: rendimento, sexo, maturidade, conformação e acabamento da carcaça. Sobre esses aspectos, associes os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Rendimento.
II- Sexo.
III- Maturidade.
IV- Conformação.
V- Acabamento.
( ) Principal fator que confere ao valor pago, depende do conteúdo do trato gastrintestinal, com média de 13% do peso corporal em ovinos, variando de acordo com a alimentação do animal previamente ao abate.
( ) Expressa o desenvolvimento das massas musculares, sendo um parâmetro obtido pela verificação dos perfis musculares, os quais definem anatomicamente as regiões de uma carcaça.
( ) É um fator intrínseco ao animal que separa as carcaças ovinas entre fêmeas, machos castrados e machos inteiros. Normalmente, a fêmea apresenta carcaças fisiologicamente mais maduras, os castrados situam-se em uma condição intermediária e os machos inteiros, em condição mais tardia.
( ) Refere-se à avaliação visual da quantidade e distribuição harmônica da gordura na carcaça, em que o excesso ou a falta de gordura é indesejável na produção de carne ovina.
( ) Pode ser determinada pela observação da estrutura óssea, pela dentição e pela coloração da carne. Independentemente da espécie e do sexo, à medida que a idade ou maturidade do animal abatido aumenta, há aumento no rendimento das carcaças.
A V - III - II - I - IV.
B I - V - III - IV - II.
C III - IV - I - V - II.
D I - IV - II - V - III.

A indução ao parto pode ser feita artificialmente, com base no conhecimento da fisiologia da prenhez, do parto e dos meios terapêuticos de desencadeá-lo artificialmente. A cabra é dependente da progesterona de origem do corpo lúteo (CL) para manutenção da prenhez durante todo o período, porém o CL é sensível à ação luteolítica da prostaglandina F2 e de seu análogo sintético, o cloprostenol, consequentemente, essas substâncias causam aborto ou induzem ao parto, dependendo da época da prenhez em que são aplicadas.
Com relação à finalidade da indução do parto, assinale a alternativa INCORRETA:
A Implementar um programa de controle de doenças, com separação imediata da cria.
B Por fim a uma prenhez prolongada que, na maioria das vezes, é acompanhada de transtornos patológicos.
C Prolongar ou aumentar a duração efetiva do período de prenhez.
D Agrupar os partos de várias fêmeas ao mesmo tempo.

Para o efetivo gerenciamento do rebanho, é necessário que todos os animais tenham identificação individual numérica, uma vez que este é ponto de partida para o estabelecimento do controle zootécnico. Portanto, a identificação deve ser realizada logo após o nascimento, por meio de tatuagem, brinco ou colar. Nunca utilizar ferro em brasa, pois além de ser um método agressivo, danifica o couro, que é um excelente produto. A escolha do método de identificação depende do sistema de criação, visto que todos apresentam vantagens e desvantagens.
Sobre o gerenciamento do rebanho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A aferição do peso ao nascer é um procedimento que permite o monitoramento do ganho de peso diário e, portanto, da velocidade de crescimento da cria. As informações de peso e ganho de peso são estratégicas no processo de seleção e descarte, uma vez que, além de possibilitar a seleção da própria cria, permite a avaliação da matriz e do reprodutor.
( ) A tatuagem é um método definitivo de identificação, mas necessita de aquisição de tatuador e tinta. Considerando que o método implica perfuração da pele (orelha ou base da cauda), a higienização das agulhas do tatuador deve ser cuidadosa após cada procedimento, para evitar transmissão de doenças contagiosas de um animal para outro.
( ) Em raças de corte, a castração é justificada em função da influência do hormônio masculino (testosterona) sobre a maciez e sabor da carne. Ainda, previne acasalamentos indesejáveis. Por outro lado, a não realização da castração evita gastos adicionais com equipamentos, medicamentos e mão de obra. Quando se faz necessária, a castração pode ser executada nos primeiros dias de vida.
( ) A descorna é um procedimento recomendado em todas as situações, apesar de ser intervenção invasiva que causa desconforto ao animal. Este procedimento tem sido realizado em todas as categorias. Para minimizar o desconforto do animal, é recomendado a retirada dos chifres no lugar de cauterizar os botões dos chifres, impedindo seu crescimento.
A F - V - V - F.
B F - V - F - V.
C V - V - V - F.
D V - F - F - V.

Para que seja possível a criação de ovinos e caprinos nas diferentes regiões do Brasil, se faz necessário muitas vezes a inserção de pastagens cultivadas. Considerando as pastagens, elas podem ser agrupadas em gramíneas ou leguminosas. Com relação às particularidades desses dois grupos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Alto teor de proteínas em decorrência da fixação de nitrogênio.
( ) Apresentam folhas lineares e raízes fasciculadas.
A I - I - II - II - I - II.
B II - II - I - I- II - I.
C I - II - II - I - I - II.
D II - I - I - I - II - II.

O controle das nematoides faz-se necessário, caso contrário, a criação torna-se inviável economicamente, devido à baixa produtividade, à alta mortalidade dos animais e às despesas com a mão de obra e antiparasitários. O controle é feito, principalmente, através da aplicação de anti-helmíntico associada a práticas de manejo que auxiliam na redução da infecção no hospedeiro, diminuindo, consequentemente, a contaminação ambiental.
Sobre os esquemas de aplicações anti-helmínticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Esquema curativo ou emergencial consiste na introdução de novos animais, quando as condições ambientais e de manejo favorecem os surtos de helmintos.
( ) Exames de fezes periódicos consistem na coleta de amostras de fezes colhidas diretamente da ampola retal e na contagem de ovos por grama de fezes (OPG), sendo que a desverminação é realizada quando a média do OPG for igual ou superior a 500 ovos.
( ) Esquema tático refere-se ao tratamento dos animais com sinais clínicos evidentes.
( ) No esquema estratégico é recomendado, após estudo epidemiológico, a aplicação em épocas predeterminadas, antes que ocorra um aumento significativo da população de parasitos no rebanho e na pastagem.
A V - V - V - F.
B F - F - V - F.
C V - F - F - V.
D F - V - F - V.

Caprinos e ovinos são uma das principais alternativas para produtores do semiárido brasileiro, como ajuda para a sobrevivência com alimento e melhoria da renda. Além disso, existem diversas vantagens na criação de caprinos e ovinos: a pele tem uma maior maleabilidade, sendo usada para a confecção de vestuário; a carne desses animais, principalmente a dos caprinos, apresenta baixa taxa de colesterol; já o leite de cabra apresenta um alto valor biológico e nutricional, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância ao leite de vaca.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Caprinos e ovinos, principalmente na região nordestina, têm uma grande importância econômica e social para os agricultores.
PORQUE
II- Esses animais são utilizados para o consumo das famílias, podendo ainda ser comercializados com facilidade nos mercados regionais.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições falsas.

A palma forrageira sem espinho não é nativa do Brasil, foi introduzida por volta de 1880, em Pernambuco, através de sementes importadas do Texas - Estados Unidos da América. No Nordeste do Brasil são encontrados três tipos distintos de palma: a) gigante - da espécie Opuntia ficus indica; b) redonda - (Opuntia sp); e miúda - (Nopalea cochenilifera).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- No semiárido, a palma forrageira é a base da alimentação dos ruminantes.
PORQUE
II- A palma forrageira é uma cultura adaptada às condições edafoclimáticas e de apresenta altas produções de matéria seca por unidades de área.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

O rebanho mundial de caprinos é da ordem de 1,1 bilhão de cabeças. Os caprinos estão distribuídos por todos os continentes do planeta. No entanto, percebe-se uma maior concentração de caprinos nos países em desenvolvimento. Já o rebanho mundial de ovinos é da ordem de 1,2 bilhão de cabeças, também distribuído em todos os continentes.
Sobre a estatística da produção e distribuição geográfica de caprinos e ovinos, analise as afirmativas a seguir:
I- A maior produção de leite de cabras e ovelhas por habitante ocorre no Oriente Médio.
II- Apesar do grande rebanho caprino brasileiro, o leite de cabra contribui apenas com aproximadamente 1,3% do total de leite produzido.
III- Nas décadas de 1980 e 1990, houve um grande aumento na produção mundial de lã, na ordem de 60%, passando de 1 para 1,6 milhão de toneladas.
IV- Aproximadamente 60% do leite de cabra do mundo é produzido na Ásia.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas I II e III estão corretas.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.

(ENADE 2016) Os ovinos criados no Brasil são descendentes de animais trazidos pelos colonizadores portugueses, espanhóis e franceses. Atualmente, ao material genético desses animais, somam-se também os de animais africanos.
Por essa razão, o grande rebanho brasileiro apresenta características peculiares, sendo necessário conhecê-las para se atender a exigências de bem-estar animal e conforto térmico. Considerando esse assunto, avalie as afirmacoes a seguir:
I- Para a produção de lã, encontram-se, no clima temperado e moderadamente seco, as melhores condições de desempenho dos ovinos lanados.
II- Embora a lã branca, fina, curta e densa apresente as propriedades de reflexão do calor ambiente, o principal processo de termólise é a aceleração do ritmo respiratório do animal.
III- Verifica-se que a alta temperatura ambiente promove efeito negativo no consumo de alimentos e ganho de peso de ovinos, mas não afeta o rendimento do velo, o peso e a qualidade da fibra lanar.
IV- Raças de ovinos deslanados e de pele branca são mais adaptadas às regiões de clima tropical do que as raças lanadas e de pele escura.
A I.
B III.
C II e IV.
D I e II.

As verminoses em rebanhos de caprinos e ovinos, quando ocorrem, afetam praticamente todos os animais, o que reduz o consumo voluntário de alimentos, afeta a digestão e a absorção de nutrientes, reduz a eficiência reprodutiva e, consequentemente, a produtividade geral dos rebanhos. Além disso, traz despesas financeiras adicionais em razão do aumento de mão de obra, da aquisição de medicamentos e das perdas com a mortalidade animal. Além do fator econômico, destaca-se o problema decorrente dos resíduos dos fármacos utilizados no tratamento dos animais parasitados, que contaminam a carne, o leite e o meio ambiente.
Considerando essas informações, avalie as afirmacoes a seguir:
I- Quando não controlado, o parasitismo gastrointestinal é a principal enfermidade responsável por mortes e prejuízos nos rebanhos caprino e ovino.
II- Anemia, diarreia, edema submandibular, perda de brilho e da resistência do pelo e/ou lã e emagrecimento são sinais clínicos de parasitismo gastrointestinal em pequenos ruminantes.
III- A administração periódica de medicamentos antiparasitários em todos os indivíduos de um rebanho caprino ou ovino resulta em erradicação do parasitismo.
IV- O manejo rotacionado das pastagens associado à alternância de espécies animais reduz a carga parasitária no ambiente.
A I, II e IV.
B I e III.
C III e IV.
D II e III.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

As raças caprinas que apresentam bom potencial para produção de carne na parte tropical brasileira são: Anglo-nubiana, Boer, Savanna, Kalahari, Moxotó e Canindé.
Sobre as raças de caprinos para produção de carne, associe os itens, utilizando o código a seguir: I- Boer. II- Savanna. III- Kalahari. ( ) Animal vigoroso, de possante caixa torácica, perfil subconvexo a convexo, chifres escuros, voltados para trás, numa curva moderada para baixo. ( ) Raça relativamente nova no Brasil, é originária da África do Sul. É uma raça de grande porte, os machos podem passar de 130 kg. ( ) Após ser reconhecida mundialmente nos anos 1980 como a principal raça produtora de carne, os animais da raça Boer foram importados por muitos países. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A III - II - I.
B I - III - II.
C III - I - II.
D II - I - III.

Ao avaliarmos uma carcaça de um animal abatido, existem alguns aspectos que são determinantes na mensuração da qualidade da carcaça; dentre as características analisadas estão: rendimento, sexo, maturidade, conformação e acabamento da carcaça. Sobre esses aspectos, associes os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
I- Rendimento.
II- Sexo.
III- Maturidade.
IV- Conformação.
V- Acabamento.
( ) Principal fator que confere ao valor pago, depende do conteúdo do trato gastrintestinal, com média de 13% do peso corporal em ovinos, variando de acordo com a alimentação do animal previamente ao abate.
( ) Expressa o desenvolvimento das massas musculares, sendo um parâmetro obtido pela verificação dos perfis musculares, os quais definem anatomicamente as regiões de uma carcaça.
( ) É um fator intrínseco ao animal que separa as carcaças ovinas entre fêmeas, machos castrados e machos inteiros. Normalmente, a fêmea apresenta carcaças fisiologicamente mais maduras, os castrados situam-se em uma condição intermediária e os machos inteiros, em condição mais tardia.
( ) Refere-se à avaliação visual da quantidade e distribuição harmônica da gordura na carcaça, em que o excesso ou a falta de gordura é indesejável na produção de carne ovina.
( ) Pode ser determinada pela observação da estrutura óssea, pela dentição e pela coloração da carne. Independentemente da espécie e do sexo, à medida que a idade ou maturidade do animal abatido aumenta, há aumento no rendimento das carcaças.
A V - III - II - I - IV.
B I - V - III - IV - II.
C III - IV - I - V - II.
D I - IV - II - V - III.

A indução ao parto pode ser feita artificialmente, com base no conhecimento da fisiologia da prenhez, do parto e dos meios terapêuticos de desencadeá-lo artificialmente. A cabra é dependente da progesterona de origem do corpo lúteo (CL) para manutenção da prenhez durante todo o período, porém o CL é sensível à ação luteolítica da prostaglandina F2 e de seu análogo sintético, o cloprostenol, consequentemente, essas substâncias causam aborto ou induzem ao parto, dependendo da época da prenhez em que são aplicadas.
Com relação à finalidade da indução do parto, assinale a alternativa INCORRETA:
A Implementar um programa de controle de doenças, com separação imediata da cria.
B Por fim a uma prenhez prolongada que, na maioria das vezes, é acompanhada de transtornos patológicos.
C Prolongar ou aumentar a duração efetiva do período de prenhez.
D Agrupar os partos de várias fêmeas ao mesmo tempo.

Para o efetivo gerenciamento do rebanho, é necessário que todos os animais tenham identificação individual numérica, uma vez que este é ponto de partida para o estabelecimento do controle zootécnico. Portanto, a identificação deve ser realizada logo após o nascimento, por meio de tatuagem, brinco ou colar. Nunca utilizar ferro em brasa, pois além de ser um método agressivo, danifica o couro, que é um excelente produto. A escolha do método de identificação depende do sistema de criação, visto que todos apresentam vantagens e desvantagens.
Sobre o gerenciamento do rebanho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A aferição do peso ao nascer é um procedimento que permite o monitoramento do ganho de peso diário e, portanto, da velocidade de crescimento da cria. As informações de peso e ganho de peso são estratégicas no processo de seleção e descarte, uma vez que, além de possibilitar a seleção da própria cria, permite a avaliação da matriz e do reprodutor.
( ) A tatuagem é um método definitivo de identificação, mas necessita de aquisição de tatuador e tinta. Considerando que o método implica perfuração da pele (orelha ou base da cauda), a higienização das agulhas do tatuador deve ser cuidadosa após cada procedimento, para evitar transmissão de doenças contagiosas de um animal para outro.
( ) Em raças de corte, a castração é justificada em função da influência do hormônio masculino (testosterona) sobre a maciez e sabor da carne. Ainda, previne acasalamentos indesejáveis. Por outro lado, a não realização da castração evita gastos adicionais com equipamentos, medicamentos e mão de obra. Quando se faz necessária, a castração pode ser executada nos primeiros dias de vida.
( ) A descorna é um procedimento recomendado em todas as situações, apesar de ser intervenção invasiva que causa desconforto ao animal. Este procedimento tem sido realizado em todas as categorias. Para minimizar o desconforto do animal, é recomendado a retirada dos chifres no lugar de cauterizar os botões dos chifres, impedindo seu crescimento.
A F - V - V - F.
B F - V - F - V.
C V - V - V - F.
D V - F - F - V.

Para que seja possível a criação de ovinos e caprinos nas diferentes regiões do Brasil, se faz necessário muitas vezes a inserção de pastagens cultivadas. Considerando as pastagens, elas podem ser agrupadas em gramíneas ou leguminosas. Com relação às particularidades desses dois grupos, associe os itens, utilizando o código a seguir:
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Alto teor de proteínas em decorrência da fixação de nitrogênio.
( ) Apresentam folhas lineares e raízes fasciculadas.
A I - I - II - II - I - II.
B II - II - I - I- II - I.
C I - II - II - I - I - II.
D II - I - I - I - II - II.

O controle das nematoides faz-se necessário, caso contrário, a criação torna-se inviável economicamente, devido à baixa produtividade, à alta mortalidade dos animais e às despesas com a mão de obra e antiparasitários. O controle é feito, principalmente, através da aplicação de anti-helmíntico associada a práticas de manejo que auxiliam na redução da infecção no hospedeiro, diminuindo, consequentemente, a contaminação ambiental.
Sobre os esquemas de aplicações anti-helmínticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Esquema curativo ou emergencial consiste na introdução de novos animais, quando as condições ambientais e de manejo favorecem os surtos de helmintos.
( ) Exames de fezes periódicos consistem na coleta de amostras de fezes colhidas diretamente da ampola retal e na contagem de ovos por grama de fezes (OPG), sendo que a desverminação é realizada quando a média do OPG for igual ou superior a 500 ovos.
( ) Esquema tático refere-se ao tratamento dos animais com sinais clínicos evidentes.
( ) No esquema estratégico é recomendado, após estudo epidemiológico, a aplicação em épocas predeterminadas, antes que ocorra um aumento significativo da população de parasitos no rebanho e na pastagem.
A V - V - V - F.
B F - F - V - F.
C V - F - F - V.
D F - V - F - V.

Caprinos e ovinos são uma das principais alternativas para produtores do semiárido brasileiro, como ajuda para a sobrevivência com alimento e melhoria da renda. Além disso, existem diversas vantagens na criação de caprinos e ovinos: a pele tem uma maior maleabilidade, sendo usada para a confecção de vestuário; a carne desses animais, principalmente a dos caprinos, apresenta baixa taxa de colesterol; já o leite de cabra apresenta um alto valor biológico e nutricional, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância ao leite de vaca.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- Caprinos e ovinos, principalmente na região nordestina, têm uma grande importância econômica e social para os agricultores.
PORQUE
II- Esses animais são utilizados para o consumo das famílias, podendo ainda ser comercializados com facilidade nos mercados regionais.
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições falsas.

A palma forrageira sem espinho não é nativa do Brasil, foi introduzida por volta de 1880, em Pernambuco, através de sementes importadas do Texas - Estados Unidos da América. No Nordeste do Brasil são encontrados três tipos distintos de palma: a) gigante - da espécie Opuntia ficus indica; b) redonda - (Opuntia sp); e miúda - (Nopalea cochenilifera).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- No semiárido, a palma forrageira é a base da alimentação dos ruminantes.
PORQUE
II- A palma forrageira é uma cultura adaptada às condições edafoclimáticas e de apresenta altas produções de matéria seca por unidades de área.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

O rebanho mundial de caprinos é da ordem de 1,1 bilhão de cabeças. Os caprinos estão distribuídos por todos os continentes do planeta. No entanto, percebe-se uma maior concentração de caprinos nos países em desenvolvimento. Já o rebanho mundial de ovinos é da ordem de 1,2 bilhão de cabeças, também distribuído em todos os continentes.
Sobre a estatística da produção e distribuição geográfica de caprinos e ovinos, analise as afirmativas a seguir:
I- A maior produção de leite de cabras e ovelhas por habitante ocorre no Oriente Médio.
II- Apesar do grande rebanho caprino brasileiro, o leite de cabra contribui apenas com aproximadamente 1,3% do total de leite produzido.
III- Nas décadas de 1980 e 1990, houve um grande aumento na produção mundial de lã, na ordem de 60%, passando de 1 para 1,6 milhão de toneladas.
IV- Aproximadamente 60% do leite de cabra do mundo é produzido na Ásia.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas I II e III estão corretas.
D As afirmativas I, II e IV estão corretas.

(ENADE 2016) Os ovinos criados no Brasil são descendentes de animais trazidos pelos colonizadores portugueses, espanhóis e franceses. Atualmente, ao material genético desses animais, somam-se também os de animais africanos.
Por essa razão, o grande rebanho brasileiro apresenta características peculiares, sendo necessário conhecê-las para se atender a exigências de bem-estar animal e conforto térmico. Considerando esse assunto, avalie as afirmacoes a seguir:
I- Para a produção de lã, encontram-se, no clima temperado e moderadamente seco, as melhores condições de desempenho dos ovinos lanados.
II- Embora a lã branca, fina, curta e densa apresente as propriedades de reflexão do calor ambiente, o principal processo de termólise é a aceleração do ritmo respiratório do animal.
III- Verifica-se que a alta temperatura ambiente promove efeito negativo no consumo de alimentos e ganho de peso de ovinos, mas não afeta o rendimento do velo, o peso e a qualidade da fibra lanar.
IV- Raças de ovinos deslanados e de pele branca são mais adaptadas às regiões de clima tropical do que as raças lanadas e de pele escura.
A I.
B III.
C II e IV.
D I e II.

As verminoses em rebanhos de caprinos e ovinos, quando ocorrem, afetam praticamente todos os animais, o que reduz o consumo voluntário de alimentos, afeta a digestão e a absorção de nutrientes, reduz a eficiência reprodutiva e, consequentemente, a produtividade geral dos rebanhos. Além disso, traz despesas financeiras adicionais em razão do aumento de mão de obra, da aquisição de medicamentos e das perdas com a mortalidade animal. Além do fator econômico, destaca-se o problema decorrente dos resíduos dos fármacos utilizados no tratamento dos animais parasitados, que contaminam a carne, o leite e o meio ambiente.
Considerando essas informações, avalie as afirmacoes a seguir:
I- Quando não controlado, o parasitismo gastrointestinal é a principal enfermidade responsável por mortes e prejuízos nos rebanhos caprino e ovino.
II- Anemia, diarreia, edema submandibular, perda de brilho e da resistência do pelo e/ou lã e emagrecimento são sinais clínicos de parasitismo gastrointestinal em pequenos ruminantes.
III- A administração periódica de medicamentos antiparasitários em todos os indivíduos de um rebanho caprino ou ovino resulta em erradicação do parasitismo.
IV- O manejo rotacionado das pastagens associado à alternância de espécies animais reduz a carga parasitária no ambiente.
A I, II e IV.
B I e III.
C III e IV.
D II e III.

Prévia do material em texto

09/07/2023, 16:22 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 1/7
Prova Impressa
GABARITO | Avaliação Final (Objetiva) - Individual
(Cod.:825887)
Peso da Avaliação 3,00
Prova 63257413
Qtd. de Questões 12
Acertos/Erros 9/3
Nota 9,00
As raças caprinas que apresentam bom potencial para produção de carne na parte tropical 
brasileira são: Anglo-nubiana, Boer, Savanna, Kalahari, Moxotó e Canindé. Sobre as raças de 
caprinos para produção de carne, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Boer.
II- Savanna.
III- Kalahari.
( ) Animal vigoroso, de possante caixa torácica, perfil subconvexo a convexo, chifres escuros, 
voltados para trás, numa curva moderada para baixo.
( ) Raça relativamente nova no Brasil, é originária da África do Sul. É uma raça de grande porte, os 
machos podem passar de 130 kg.
( ) Após ser reconhecida mundialmente nos anos 1980 como a principal raça produtora de carne, os 
animais da raça Boer foram importados por muitos países.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A III - II - I.
B III - I - II.
C II - I - III.
D I - III - II.
Na ovinocaprinocultura, são adotados três sistemas de acasalamento: o acasalamento natural 
com monta não controlada; a monta controlada e a inseminação artificial (IA). Sobre os sistemas de 
acasalamento adotados na ovinocaprinocultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para 
as falsas:
( ) A inseminação artificial é aquela em que o reprodutor ou reprodutores ficam separados das 
fêmeas e são colocados juntos em momentos específicos.
( ) A monta controlada é o tipo de acasalamento em que o reprodutor fica com as fêmeas durante 
todo o tempo, sendo o mais utilizado pelos criadores devido a sua praticidade.
( ) Na monta natural, a relação macho e fêmea é elevada, podendo um único macho fertilizar 
centenas ou mesmo milhares de fêmeas ao longo do ano.
( ) Em caso de monta controlada ou de inseminação artificial, embora os sinais possam ser de 
grande auxílio na identificação do estro, a maneira mais eficiente para sua identificação é através do 
uso de rufião.
 VOLTAR
A+
Alterar modo de visualização
1
2
09/07/2023, 16:22 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 2/7
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - F - V - V.
B V - V - F - V.
C F - F - F - V.
D V - F - V - F.
Ao avaliarmos uma carcaça de um animal abatido, existem alguns aspectos que são 
determinantes na mensuração da qualidade da carcaça; dentre as características analisadas estão: 
rendimento, sexo, maturidade, conformação e acabamento da carcaça. Sobre esses aspectos, associes 
os itens, utilizando o código a seguir:
I- Rendimento.
II- Sexo.
III- Maturidade.
IV- Conformação.
V- Acabamento.
( ) Principal fator que confere ao valor pago, depende do conteúdo do trato gastrintestinal, com 
média de 13% do peso corporal em ovinos, variando de acordo com a alimentação do animal 
previamente ao abate.
( ) Expressa o desenvolvimento das massas musculares, sendo um parâmetro obtido pela 
verificação dos perfis musculares, os quais definem anatomicamente as regiões de uma carcaça. 
( ) É um fator intrínseco ao animal que separa as carcaças ovinas entre fêmeas, machos castrados e 
machos inteiros. Normalmente, a fêmea apresenta carcaças fisiologicamente mais maduras, os 
castrados situam-se em uma condição intermediária e os machos inteiros, em condição mais tardia.
( ) Refere-se à avaliação visual da quantidade e distribuição harmônica da gordura na carcaça, em 
que o excesso ou a falta de gordura é indesejável na produção de carne ovina. 
( ) Pode ser determinada pela observação da estrutura óssea, pela dentição e pela coloração da carne. 
Independentemente da espécie e do sexo, à medida que a idade ou maturidade do animal abatido 
aumenta, há aumento no rendimento das carcaças.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - III - II - I - IV.
B I - V - III - IV - II.
C III - IV - I - V - II.
D I - IV - II - V - III.
A indução ao parto pode ser feita artificialmente, com base no conhecimento da fisiologia da 
prenhez, do parto e dos meios terapêuticos de desencadeá-lo artificialmente. A cabra é dependente da 
progesterona de origem do corpo lúteo (CL) para manutenção da prenhez durante todo o período, 
porém o CL é sensível à ação luteolítica da prostaglandina F2 e de seu análogo sintético, o 
cloprostenol, consequentemente, essas substâncias causam aborto ou induzem ao parto, dependendo 
3
4
09/07/2023, 16:22 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 3/7
da época da prenhez em que são aplicadas. Com relação à finalidade da indução do parto, assinale a 
alternativa INCORRETA:
A Implementar um programa de controle de doenças, com separação imediata da cria.
B Prolongar ou aumentar a duração efetiva do período de prenhez.
C Por fim a uma prenhez prolongada que, na maioria das vezes, é acompanhada de transtornos
patológicos.
D Agrupar os partos de várias fêmeas ao mesmo tempo.
Para o efetivo gerenciamento do rebanho, é necessário que todos os animais tenham 
identificação individual numérica, uma vez que este é ponto de partida para o estabelecimento do 
controle zootécnico. Portanto, a identificação deve ser realizada logo após o nascimento, por meio de 
tatuagem, brinco ou colar. Nunca utilizar ferro em brasa, pois além de ser um método agressivo, 
danifica o couro, que é um excelente produto. A escolha do método de identificação depende do 
sistema de criação, visto que todos apresentam vantagens e desvantagens. Sobre o gerenciamento do 
rebanho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A aferição do peso ao nascer é um procedimento que permite o monitoramento do ganho de peso 
diário e, portanto, da velocidade de crescimento da cria. As informações de peso e ganho de peso são 
estratégicas no processo de seleção e descarte, uma vez que, além de possibilitar a seleção da própria 
cria, permite a avaliação da matriz e do reprodutor.
( ) A tatuagem é um método definitivo de identificação, mas necessita de aquisição de tatuador e 
tinta. Considerando que o método implica perfuração da pele (orelha ou base da cauda), a 
higienização das agulhas do tatuador deve ser cuidadosa após cada procedimento, para evitar 
transmissão de doenças contagiosas de um animal para outro.
( ) Em raças de corte, a castração é justificada em função da influência do hormônio masculino 
(testosterona) sobre a maciez e sabor da carne. Ainda, previne acasalamentos indesejáveis. Por outro 
lado, a não realização da castração evita gastos adicionais com equipamentos, medicamentos e mão 
de obra. Quando se faz necessária, a castração pode ser executada nos primeiros dias de vida.
( ) A descorna é um procedimento recomendado em todas as situações, apesar de ser intervenção 
invasiva que causa desconforto ao animal. Este procedimento tem sido realizado em todas as 
categorias. Para minimizar o desconforto do animal, é recomendado a retirada dos chifres no lugar de 
cauterizar os botões dos chifres, impedindo seu crescimento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A F - V - V - F.
B F - V - F - V.
C V - V - V - F.
D V - F - F - V.
Para que seja possível a criação de ovinos e caprinos nas diferentes regiões do Brasil, se faz 
necessário muitas vezes a inserção de pastagens cultivadas. Considerando as pastagens, elas podem 
ser agrupadas em gramíneas ou leguminosas. Com relação às particularidades desses dois grupos, 
associe os itens, utilizando o código a seguir: 
5
6
09/07/2023, 16:22 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 4/7
I- Leguminosas
II- Gramíneas.
 
( ) Possuem dois cotilédones.
( ) Folhas compostas e raízes pivotantes.
( ) Maior eficiência na absorção de água e menor sensibilidade a altas temperaturas e à radiação 
solar.
( ) Principal fonte de energia na alimentação via carboidratos.
( ) Alto teor de proteínas em decorrência da fixação denitrogênio.
( ) Apresentam folhas lineares e raízes fasciculadas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A I - I - II - II - I - II.
B II - II - I - I- II - I.
C I - II - II - I - I - II.
D II - I - I - I - II - II.
O controle das nematoides faz-se necessário, caso contrário, a criação torna-se inviável 
economicamente, devido à baixa produtividade, à alta mortalidade dos animais e às despesas com a 
mão de obra e antiparasitários. O controle é feito, principalmente, através da aplicação de anti-
helmíntico associada a práticas de manejo que auxiliam na redução da infecção no hospedeiro, 
diminuindo, consequentemente, a contaminação ambiental. Sobre os esquemas de aplicações anti-
helmínticas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Esquema curativo ou emergencial consiste na introdução de novos animais, quando as condições 
ambientais e de manejo favorecem os surtos de helmintos.
( ) Exames de fezes periódicos consistem na coleta de amostras de fezes colhidas diretamente da 
ampola retal e na contagem de ovos por grama de fezes (OPG), sendo que a desverminação é 
realizada quando a média do OPG for igual ou superior a 500 ovos.
( ) Esquema tático refere-se ao tratamento dos animais com sinais clínicos evidentes.
( ) No esquema estratégico é recomendado, após estudo epidemiológico, a aplicação em épocas 
predeterminadas, antes que ocorra um aumento significativo da população de parasitos no rebanho e 
na pastagem.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V - V - V - F.
B F - F - V - F.
C V - F - F - V.
D F - V - F - V.
Caprinos e ovinos são uma das principais alternativas para produtores do semiárido brasileiro, 
como ajuda para a sobrevivência com alimento e melhoria da renda. Além disso, existem diversas 
vantagens na criação de caprinos e ovinos: a pele tem uma maior maleabilidade, sendo usada para a 
7
8
09/07/2023, 16:22 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 5/7
confecção de vestuário; a carne desses animais, principalmente a dos caprinos, apresenta baixa taxa 
de colesterol; já o leite de cabra apresenta um alto valor biológico e nutricional, sendo indicado para 
crianças e pessoas com intolerância ao leite de vaca. Considerando esse contexto, avalie as seguintes 
asserções e a relação proposta entre elas:
I- Caprinos e ovinos, principalmente na região nordestina, têm uma grande importância econômica e 
social para os agricultores.
PORQUE 
II- Esses animais são utilizados para o consumo das famílias, podendo ainda ser comercializados com 
facilidade nos mercados regionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D As asserções I e II são proposições falsas.
A palma forrageira sem espinho não é nativa do Brasil, foi introduzida por volta de 1880, em 
Pernambuco, através de sementes importadas do Texas - Estados Unidos da América. No Nordeste do 
Brasil são encontrados três tipos distintos de palma: a) gigante - da espécie Opuntia ficus indica; b) 
redonda - (Opuntia sp); e miúda - (Nopalea cochenilifera). Considerando esse contexto, avalie as 
seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
I- No semiárido, a palma forrageira é a base da alimentação dos ruminantes.
PORQUE 
II- A palma forrageira é uma cultura adaptada às condições edafoclimáticas e de apresenta altas 
produções de matéria seca por unidades de área.
Assinale a alternativa CORRETA:
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
C As asserções I e II são proposições falsas.
D As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
O rebanho mundial de caprinos é da ordem de 1,1 bilhão de cabeças. Os caprinos estão 
distribuídos por todos os continentes do planeta. No entanto, percebe-se uma maior concentração de 
caprinos nos países em desenvolvimento. Já o rebanho mundial de ovinos é da ordem de 1,2 bilhão de 
cabeças, também distribuído em todos os continentes. Sobre a estatística da produção e distribuição 
geográfica de caprinos e ovinos, analise as afirmativas a seguir:
9
10
09/07/2023, 16:22 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 6/7
I- A maior produção de leite de cabras e ovelhas por habitante ocorre no Oriente Médio. 
II- Apesar do grande rebanho caprino brasileiro, o leite de cabra contribui apenas com 
aproximadamente 1,3% do total de leite produzido.
III- Nas décadas de 1980 e 1990, houve um grande aumento na produção mundial de lã, na ordem de 
60%, passando de 1 para 1,6 milhão de toneladas.
IV- Aproximadamente 60% do leite de cabra do mundo é produzido na Ásia.
Assinale a alternativa CORRETA:
A As afirmativas I, II e IV estão corretas.
B Somente a afirmativa II está correta.
C As afirmativas I, II e III estão corretas.
D As afirmativas I e III estão corretas.
(ENADE 2016) Os ovinos criados no Brasil são descendentes de animais trazidos pelos 
colonizadores portugueses, espanhóis e franceses. Atualmente, ao material genético desses animais, 
somam-se também os de animais africanos. Por essa razão, o grande rebanho brasileiro apresenta 
características peculiares, sendo necessário conhecê-las para se atender a exigências de bem-estar 
animal e conforto térmico. Considerando esse assunto, avalie as afirmações a seguir:
I- Para a produção de lã, encontram-se, no clima temperado e moderadamente seco, as melhores 
condições de desempenho dos ovinos lanados.
II- Embora a lã branca, fina, curta e densa apresente as propriedades de reflexão do calor ambiente, o 
principal processo de termólise é a aceleração do ritmo respiratório do animal.
III- Verifica-se que a alta temperatura ambiente promove efeito negativo no consumo de alimentos e 
ganho de peso de ovinos, mas não afeta o rendimento do velo, o peso e a qualidade da fibra lanar.
IV- Raças de ovinos deslanados e de pele branca são mais adaptadas às regiões de clima tropical do 
que as raças lanadas e de pele escura.
É correto apenas o que se afirma em:
A II e IV.
B I e II.
C I.
D III.
(ENADE 2016) As verminoses em rebanhos de caprinos e ovinos, quando ocorrem, afetam 
praticamente todos os animais, o que reduz o consumo voluntário de alimentos, afeta a digestão e a 
absorção de nutrientes, reduz a eficiência reprodutiva e, consequentemente, a produtividade geral dos 
rebanhos. Além disso, traz despesas financeiras adicionais em razão do aumento de mão de obra, da 
aquisição de medicamentos e das perdas com a mortalidade animal. Além do fator econômico, 
destaca-se o problema decorrente dos resíduos dos fármacos utilizados no tratamento dos animais 
parasitados, que contaminam a carne, o leite e o meio ambiente. Considerando essas informações, 
avalie as afirmações a seguir:
11
12
09/07/2023, 16:22 Avaliação Final (Objetiva) - Individual
about:blank 7/7
I- Quando não controlado, o parasitismo gastrointestinal é a principal enfermidade responsável por 
mortes e prejuízos nos rebanhos caprino e ovino.
II- Anemia, diarreia, edema submandibular, perda de brilho e da resistência do pelo e/ou lã e 
emagrecimento são sinais clínicos de parasitismo gastrointestinal em pequenos ruminantes.
III- A administração periódica de medicamentos antiparasitários em todos os indivíduos de um 
rebanho caprino ou ovino resulta em erradicação do parasitismo.
IV- O manejo rotacionado das pastagens associado à alternância de espécies animais reduz a carga 
parasitária no ambiente.
É correto apenas o que se afirma em:
A I, II e IV.
B I e III.
C III e IV.
D II e III.
Imprimir