Logo Passei Direto
Buscar

ATIVIDADE DE REVISAO ED FISICA

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2013), os erros de medicação são definidos como falhas no processo do tratamento medicamentoso que têm o potencial de ocasionar danos no paciente. Assim, é importante identificar os fatores causais de erros de medicação relacionados à redação da prescrição médica, visto que muitos deles são iniciados no processo de prescrição. Para isso, propõem -se algumas estratégias consideradas favoráveis à prevenção desses erros, entre as quais
Alternativas
A)( )prescrever medicamentos, exclusivamente, pela denominação comercial.
B)( )utilizar, de preferência, abreviaturas, principalmente no nome dos medicamentos, e símbolos nas prescrições, especialmente as convencionais.
C)( )proporcionar informações ao paciente sobre o propósito de cada medicamento bem como sobre o nome, a dose, a frequência e o uso adequado.
D)( )nunca realizar prescrições verbais, mesmo em situações de urgência e emergência.

O erro de medicação é qualquer evento evitável que pode, de fato ou potencialmente, levar ao uso inadequado do medicamento, independentemente do risco de lesar ou não o paciente. Na prática da farmácia clínica em uma unidade hospitalar, é possível diminuir tais erros para medicamentos potencialmente perigosos, utilizando as práticas a seguir.
Está correto o que se afirma em:
I. Estabelecer e divulgar a lista dos medicamentos potencialmente perigosos e implantar práticas de dupla checagem na dispensação, no preparo e nas embalagens.
II. Limitar o número de apresentações e concentrações disponíveis, particularmente anticoagulantes, opiáceos e insulinas e retirar das enfermarias e ambulatórios soluções concentradas de eletrólitos.
III. Estabelecer e divulgar as doses máximas desses medicamentos para todos os envolvidos na dispensação e utilizar indicadores para gerenciamento dos erros de medicação.
A)I, somente.
B)I e II, somente.
C)II e III, somente.
D)I e III, somente.
E)II, somente.

Defina erro de medicação.

Considere os erros de medicação e assinale a alternativa correta.
A)( )Todo erro de medicação causa uma reação adversa a medicamento.
B)( )O erro de medicação é considerado um evento inevitável, ainda que se conheça a sua possibilidade de ocorrência.
C)( )Erro de prescrição com significado clínico é definido como um erro de decisão ou de redação, não intencional, que pode reduzir a probabilidade do tratamento ser efetivo ou aumentar o risco de lesão no paciente, quando comparado com as práticas clínicas estabelecidas e aceitas.
D)( )Erro de dispensação é definido como a discrepância entre a ordem escrita na prescrição médica e o atendimento dessa ordem. O atendimento de uma prescrição incorreta não pode ser considerado erro de dispensação, uma vez que se trata de erro de prescrição.
E)( )A prevenção de erros de medicação cabe exclusivamente aos profissionais de saúde.

(FCC/2015) Em uma unidade de internação, durante o horário de administração da medicação das 11 horas, o paciente estava ausente do leito, realizando atividades de fisioterapia. O técnico de enfermagem deixou o medicamento na bandeja e não avisou ao profissional do turno seguinte que a medicação não foi administrada.
Trata-se de um erro de medicação, classificado como erro de
a) monitorização.
b) dose.
c) dispensação.
d) administração.
e) omissão.

Sobre os cuidados na administração de medicamentos, é correto afirmar. a. Na aplicação de medicamento por via endovenosa deve-se priorizar a escolha de vasos mais proximais, deixando os vasos distais como última escolha. b. A região deltoidea deve ser considerada como de primeira escolha para aplicação intramuscular, sobretudo quando se tratar de grandes volumes devido à menor vascularização. c. A região ventro-glútea deve ser considerada como de primeira escolha para aplicação intramuscular. d. Em se tratando de aplicação subcutânea de anticoagulantes, é recomendado aspirar antes de aplicar a medicação, sendo contraindicado massagear o local. e. A aplicação subcutânea de insulina deve ocorrer preferencialmente próximo ao umbigo, sendo recomendado realizar massagem no local após a aplicação.

Cite 3 tipos mais comuns de erro de medicação.

Em relação aos "Certos da Administração de Medicamentos", assinale a alternativa correta.
A)( )São apenas quatro "certos": paciente, medicamento, dose e via.
B)( )A equipe de enfermagem pode escolher a via de administração de qualquer medicamento.
C)( )Não é necessário anotar ou checar os medicamentos administrados no prontuário do paciente.
D)( )São seis "certos": paciente, medicamento, dose, hora, via e anotação.

Leia o enunciado da questão e assinale a alternativa correta. É considerado um fator de risco para ocorrência de um erro de medicação:
A)( )Padronização da nomenclatura dos medicamentos.
B)( )Utilização de prescrição eletrônica.
C)( )Uso de abreviaturas nas prescrição.
D)( )Proibição de prescrição verbal de medicamentos (exceto em casos de extrema urgência).

O protocolo de segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos do Programa Nacional de Segurança do Paciente propõe a implementação de práticas seguras quanto ao uso de medicamentos nos estabelecimentos de saúde. No Brasil, muitos estudos demonstram a alta frequência de eventos adversos a medicamentos, sendo os mais comuns relacionados a intoxicações, interações medicamentosas, falhas terapêuticas e erros de medicação. A etapa de administração é a última barreira para se evitar um erro de medicação derivado dos processos de prescrição e dispensação.
Assinale a única alternativa que NÃO se refere ao preparo e à administração segura de medicamentos.
A) A retirada de estoques de bloqueadores neuromusculares e eletrólitos concentrados das unidades de internação e a implementação da dupla checagem independente são recomendações para o manejo seguro de medicamentos potencialmente perigosos.
B) O enfermeiro deve utilizar, no mínimo, dois identificadores antes da realização do procedimento e conferir se as informações contidas na pulseira do paciente correspondem à prescrição e à rotulagem do medicamento.
C) A administração de medicamento por ordem verbal deve ocorrer em caso de emergência; nesse caso, utiliza-se o método de dupla checagem independente para administração e registra-se por escrito a ordem verbal.
D) As sobras de medicamentos não administrados devem ser mantidas na enfermaria para a reposição do estoque de medicamentos e a utilização imediata nos casos de emergência, garantindo a administração no horário correto.
E) O enfermeiro deve informar ao paciente e à família sobre eventuais incidentes relacionados à terapia medicamentosa, registrando-os em prontuário e notificando o ocorrido à gerência de riscos ou ao núcleo de segurança do paciente.

Senhor Modesto, 62 anos, é diabético e hipertenso. Ele foi ao seu endocrinologista, que lhe prescreveu insulina NPH e regular.
Assinale a alternativa que contém informação CORRETA sobre o uso de insulina e seus cuidados.
A)( )Os frascos fechados de insulina devem ser mantidos em temperatura ambiente ou aquecidos, para que não percam o efeito.
B)( )A insulina deve ser aplicada no tecido subcutâneo e deve ser feito rodízio dos locais de aplicação, por exemplo, braços, coxas, abdome e nádegas.
C)( )Os frascos abertos de insulina podem ser utilizados por até 6 meses e não precisam ficar em geladeira para serem preservadas.
D)( )A aplicação da insulina deve ser feita de forma intramuscular, de preferência sempre no mesmo local, até completar 10 aplicações.
E)( )O descarte das seringas pode ser feito pelo próprio paciente no lixo comum, desde que estejam elas com as tampas e sem a presença de sangue.

“Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos.” Essa é a definição de:
A)( )Atenção Farmacêutica.
B)( )Especialidade Farmacêutica.
C)( )Assistência Farmacêutica.
D)( )Forma Farmacêutica Básica.
E)( )Forma Farmacêutica Derivada.

Com relação aos sistemas de distribuição de medicamentos, assinale a alternativa correta.
A)( )No sistema coletivo, a vantagem principal é que acumulam poucos medicamentos na unidade de internação, sendo o controle de estoque maior e mais efetivo, reduzindo perdas e desvios.
B)( )No sistema individualizado, os medicamentos são armazenados nas unidades de internação, ficando sob responsabilidade da enfermagem e gerando miniestoques para facilitar a administração dos medicamentos aos pacientes.
C)( )Há três sistemas de distribuição de medicamentos (sistema coletivo, individualizado e por dose unitário), sendo o mais vantajoso dentre eles o sistema individualizado, devido à menor incidência de erros de medicação.
D)( )No sistema de dose unitária, embora o custo de implementação seja maior, é o sistema que melhor garante que o medicamento prescrito chegue ao paciente, de acordo com prescrição médica de forma individualizada, havendo menos erros de medicação, perdas, custo e menor tempo de dispensação dos medicamentos.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2013), os erros de medicação são definidos como falhas no processo do tratamento medicamentoso que têm o potencial de ocasionar danos no paciente. Assim, é importante identificar os fatores causais de erros de medicação relacionados à redação da prescrição médica, visto que muitos deles são iniciados no processo de prescrição. Para isso, propõem -se algumas estratégias consideradas favoráveis à prevenção desses erros, entre as quais
Alternativas
A)( )prescrever medicamentos, exclusivamente, pela denominação comercial.
B)( )utilizar, de preferência, abreviaturas, principalmente no nome dos medicamentos, e símbolos nas prescrições, especialmente as convencionais.
C)( )proporcionar informações ao paciente sobre o propósito de cada medicamento bem como sobre o nome, a dose, a frequência e o uso adequado.
D)( )nunca realizar prescrições verbais, mesmo em situações de urgência e emergência.

O erro de medicação é qualquer evento evitável que pode, de fato ou potencialmente, levar ao uso inadequado do medicamento, independentemente do risco de lesar ou não o paciente. Na prática da farmácia clínica em uma unidade hospitalar, é possível diminuir tais erros para medicamentos potencialmente perigosos, utilizando as práticas a seguir.
Está correto o que se afirma em:
I. Estabelecer e divulgar a lista dos medicamentos potencialmente perigosos e implantar práticas de dupla checagem na dispensação, no preparo e nas embalagens.
II. Limitar o número de apresentações e concentrações disponíveis, particularmente anticoagulantes, opiáceos e insulinas e retirar das enfermarias e ambulatórios soluções concentradas de eletrólitos.
III. Estabelecer e divulgar as doses máximas desses medicamentos para todos os envolvidos na dispensação e utilizar indicadores para gerenciamento dos erros de medicação.
A)I, somente.
B)I e II, somente.
C)II e III, somente.
D)I e III, somente.
E)II, somente.

Defina erro de medicação.

Considere os erros de medicação e assinale a alternativa correta.
A)( )Todo erro de medicação causa uma reação adversa a medicamento.
B)( )O erro de medicação é considerado um evento inevitável, ainda que se conheça a sua possibilidade de ocorrência.
C)( )Erro de prescrição com significado clínico é definido como um erro de decisão ou de redação, não intencional, que pode reduzir a probabilidade do tratamento ser efetivo ou aumentar o risco de lesão no paciente, quando comparado com as práticas clínicas estabelecidas e aceitas.
D)( )Erro de dispensação é definido como a discrepância entre a ordem escrita na prescrição médica e o atendimento dessa ordem. O atendimento de uma prescrição incorreta não pode ser considerado erro de dispensação, uma vez que se trata de erro de prescrição.
E)( )A prevenção de erros de medicação cabe exclusivamente aos profissionais de saúde.

(FCC/2015) Em uma unidade de internação, durante o horário de administração da medicação das 11 horas, o paciente estava ausente do leito, realizando atividades de fisioterapia. O técnico de enfermagem deixou o medicamento na bandeja e não avisou ao profissional do turno seguinte que a medicação não foi administrada.
Trata-se de um erro de medicação, classificado como erro de
a) monitorização.
b) dose.
c) dispensação.
d) administração.
e) omissão.

Sobre os cuidados na administração de medicamentos, é correto afirmar. a. Na aplicação de medicamento por via endovenosa deve-se priorizar a escolha de vasos mais proximais, deixando os vasos distais como última escolha. b. A região deltoidea deve ser considerada como de primeira escolha para aplicação intramuscular, sobretudo quando se tratar de grandes volumes devido à menor vascularização. c. A região ventro-glútea deve ser considerada como de primeira escolha para aplicação intramuscular. d. Em se tratando de aplicação subcutânea de anticoagulantes, é recomendado aspirar antes de aplicar a medicação, sendo contraindicado massagear o local. e. A aplicação subcutânea de insulina deve ocorrer preferencialmente próximo ao umbigo, sendo recomendado realizar massagem no local após a aplicação.

Cite 3 tipos mais comuns de erro de medicação.

Em relação aos "Certos da Administração de Medicamentos", assinale a alternativa correta.
A)( )São apenas quatro "certos": paciente, medicamento, dose e via.
B)( )A equipe de enfermagem pode escolher a via de administração de qualquer medicamento.
C)( )Não é necessário anotar ou checar os medicamentos administrados no prontuário do paciente.
D)( )São seis "certos": paciente, medicamento, dose, hora, via e anotação.

Leia o enunciado da questão e assinale a alternativa correta. É considerado um fator de risco para ocorrência de um erro de medicação:
A)( )Padronização da nomenclatura dos medicamentos.
B)( )Utilização de prescrição eletrônica.
C)( )Uso de abreviaturas nas prescrição.
D)( )Proibição de prescrição verbal de medicamentos (exceto em casos de extrema urgência).

O protocolo de segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos do Programa Nacional de Segurança do Paciente propõe a implementação de práticas seguras quanto ao uso de medicamentos nos estabelecimentos de saúde. No Brasil, muitos estudos demonstram a alta frequência de eventos adversos a medicamentos, sendo os mais comuns relacionados a intoxicações, interações medicamentosas, falhas terapêuticas e erros de medicação. A etapa de administração é a última barreira para se evitar um erro de medicação derivado dos processos de prescrição e dispensação.
Assinale a única alternativa que NÃO se refere ao preparo e à administração segura de medicamentos.
A) A retirada de estoques de bloqueadores neuromusculares e eletrólitos concentrados das unidades de internação e a implementação da dupla checagem independente são recomendações para o manejo seguro de medicamentos potencialmente perigosos.
B) O enfermeiro deve utilizar, no mínimo, dois identificadores antes da realização do procedimento e conferir se as informações contidas na pulseira do paciente correspondem à prescrição e à rotulagem do medicamento.
C) A administração de medicamento por ordem verbal deve ocorrer em caso de emergência; nesse caso, utiliza-se o método de dupla checagem independente para administração e registra-se por escrito a ordem verbal.
D) As sobras de medicamentos não administrados devem ser mantidas na enfermaria para a reposição do estoque de medicamentos e a utilização imediata nos casos de emergência, garantindo a administração no horário correto.
E) O enfermeiro deve informar ao paciente e à família sobre eventuais incidentes relacionados à terapia medicamentosa, registrando-os em prontuário e notificando o ocorrido à gerência de riscos ou ao núcleo de segurança do paciente.

Senhor Modesto, 62 anos, é diabético e hipertenso. Ele foi ao seu endocrinologista, que lhe prescreveu insulina NPH e regular.
Assinale a alternativa que contém informação CORRETA sobre o uso de insulina e seus cuidados.
A)( )Os frascos fechados de insulina devem ser mantidos em temperatura ambiente ou aquecidos, para que não percam o efeito.
B)( )A insulina deve ser aplicada no tecido subcutâneo e deve ser feito rodízio dos locais de aplicação, por exemplo, braços, coxas, abdome e nádegas.
C)( )Os frascos abertos de insulina podem ser utilizados por até 6 meses e não precisam ficar em geladeira para serem preservadas.
D)( )A aplicação da insulina deve ser feita de forma intramuscular, de preferência sempre no mesmo local, até completar 10 aplicações.
E)( )O descarte das seringas pode ser feito pelo próprio paciente no lixo comum, desde que estejam elas com as tampas e sem a presença de sangue.

“Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos.” Essa é a definição de:
A)( )Atenção Farmacêutica.
B)( )Especialidade Farmacêutica.
C)( )Assistência Farmacêutica.
D)( )Forma Farmacêutica Básica.
E)( )Forma Farmacêutica Derivada.

Com relação aos sistemas de distribuição de medicamentos, assinale a alternativa correta.
A)( )No sistema coletivo, a vantagem principal é que acumulam poucos medicamentos na unidade de internação, sendo o controle de estoque maior e mais efetivo, reduzindo perdas e desvios.
B)( )No sistema individualizado, os medicamentos são armazenados nas unidades de internação, ficando sob responsabilidade da enfermagem e gerando miniestoques para facilitar a administração dos medicamentos aos pacientes.
C)( )Há três sistemas de distribuição de medicamentos (sistema coletivo, individualizado e por dose unitário), sendo o mais vantajoso dentre eles o sistema individualizado, devido à menor incidência de erros de medicação.
D)( )No sistema de dose unitária, embora o custo de implementação seja maior, é o sistema que melhor garante que o medicamento prescrito chegue ao paciente, de acordo com prescrição médica de forma individualizada, havendo menos erros de medicação, perdas, custo e menor tempo de dispensação dos medicamentos.

Prévia do material em texto

1.De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2013), os erros de medicação são definidos como falhas 
no processo do tratamento medicamentoso que têm o potencial de ocasionar danos no paciente. Assim, é 
importante identificar os fatores causais de erros de medicação relacionados à redação da prescrição médica, visto 
que muitos deles são iniciados no processo de prescrição. Para isso, propõem -se algumas estratégias consideradas 
favoráveis à prevenção desses erros, entre as quais Alternativas 
A)( )prescrever medicamentos, exclusivamente, pela denominação comercial. 
B)( )utilizar, de preferência, abreviaturas, principalmente no nome dos medicamentos, e símbolos nas prescrições, 
especialmente as convencionais. 
C)( )proporcionar informações ao paciente sobre o propósito de cada medicamento bem como sobre o nome, a 
dose, a frequência e o uso adequado. 
D)( )nunca realizar prescrições verbais, mesmo em situações de urgência e emergência. 
 
2.O erro de medicação é qualquer evento evitável que pode, de fato ou potencialmente, levar ao uso inadequado 
do medicamento, independentemente do risco de lesar ou não o paciente. Na prática da farmácia clínica em uma 
unidade hospitalar, é possível diminuir tais erros para medicamentos potencialmente perigosos, utilizando as 
práticas a seguir. 
 I. Estabelecer e divulgar a lista dos medicamentos potencialmente perigosos e implantar práticas de dupla 
checagem na dispensação, no preparo e nas embalagens. 
II. Limitar o número de apresentações e concentrações disponíveis, particularmente anticoagulantes, opiáceos e 
insulinas e retirar das enfermarias e ambulatórios soluções concentradas de eletrólitos. 
III. Estabelecer e divulgar as doses máximas desses medicamentos para todos os envolvidos na dispensação e 
utilizar indicadores para gerenciamento dos erros de medicação. Está correto o que se afirma em: 
A)I, somente. B)I e II, somente. C)II e III, somente. D)I e III, somente. E)II, somente. 
3. Defina erro de medicação . 
______________________________________________________________________________________________ 
______________________________________________________________________________________________ 
_____________________________________________________________________________________________ 
4. Considere os erros de medicação e assinale a alternativa correta. 
A)( )Todo erro de medicação causa uma reação adversa a medicamento. 
B)( )O erro de medicação é considerado um evento inevitável, ainda que se conheça a sua possibilidade de 
ocorrência. 
C)( )Erro de prescrição com significado clínico é definido como um erro de decisão ou de redação, não intencional, 
que pode reduzir a probabilidade do tratamento ser efetivo ou aumentar o risco de lesão no paciente, quando 
comparado com as práticas clínicas estabelecidas e aceitas. 
D)( )Erro de dispensação é definido como a discrepância entre a ordem escrita na prescrição médica e o 
atendimento dessa ordem. O atendimento de uma prescrição incorreta não pode ser considerado erro de 
dispensação, uma vez que se trata de erro de prescrição. 
E)( )A prevenção de erros de medicação cabe exclusivamente aos profissionais de saúde. 
 
5.(FCC/2015) Em uma unidade de internação, durante o horário de administração da medicação das 11 horas, o 
paciente estava ausente do leito, realizando atividades de fisioterapia. O técnico de enfermagem deixou o 
medicamento na bandeja e não avisou ao profissional do turno seguinte que a medicação não foi administrada. 
Trata-se de um erro de medicação, classificado como erro de 
a) monitorização. b) dose. c) dispensação. d) administração. e) omissão. 
ATIVIDADE DE REVISÃO GERAL FARMACOLOGIA EDUCAÇÃO FISICA 
6.Erro de medicação é definido como um evento evitável, ocorrido em qualquer fase da terapia medicamentosa, 
que pode ou não causar danos ao paciente. Sobre os erros de medicação, considere a alternativa que indique um 
erro relacionado à prescrição incompleta: 
A)( )Prescrição de dipirona sódica 10 gotas por via intravenosa. 
B)( )Prescrição do antifúngico Anfotericina B para infusão em 1 hora. 
C)( )Medicamento disponível em comprimido foi prescrito para administração por via intravenosa. 
D)( )Paciente com prescrição de cefalexina, mas administrado cefuroxima. 
E)( )Prescrição de cloridrato de cefepime 1g a cada 8 horas. 
 
7.Sobre os cuidados na administração de medicamentos, é correto afirmar. 
A)( )A região ventro-glútea deve ser considerada como de primeira escolha para aplicação intramuscular. 
B)( )A aplicação subcutânea de insulina deve ocorrer preferencialmente próximo ao umbigo, sendo recomendado 
realizar massagem no local após a aplicação. 
 C)( )Na aplicação de medicamento por via endovenosa deve-se priorizar a escolha de vasos mais proximais, 
deixando os vasos distais como última escolha. 
D)( )A região deltoidea deve ser considerada como de primeira escolha para aplicação intramuscular, sobretudo 
quando se tratar de grandes volumes devido à menor vascularização. 
E)( )Em se tratando de aplicação subcutânea de anticoagulantes, é recomendado aspirar antes de aplicar a 
medicação, sendo contraindicado massagear o local. 
8.Cite 3 tipos mais comuns de erro de medicação. 
______________________________________________________________________________________________ 
______________________________________________________________________________________________ 
9. Em relação aos "Certos da Administração de Medicamentos", assinale a alternativa correta. 
A)( )São apenas quatro "certos": paciente, medicamento, dose e via. 
B)( )A equipe de enfermagem pode escolher a via de administração de qualquer medicamento. 
C)( )Não é necessário anotar ou checar os medicamentos administrados no prontuário do paciente. 
D)( )São seis "certos": paciente, medicamento, dose, hora, via e anotação. 
10. Leia o enunciado da questão e assinale a alternativa correta. É considerado um fator de risco para ocorrência de 
um erro de medicação: 
A)( )Padronização da nomenclatura dos medicamentos. B)( )Utilização de prescrição eletrônica. 
C)( )Uso de abreviaturas nas prescrição. D)( )Proibição de prescrição verbal de medicamentos (exceto em casos de 
extrema urgência) 
11.O protocolo de segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos do Programa Nacional de 
Segurança do Paciente propõe a implementação de práticas seguras quanto ao uso de medicamentos nos 
estabelecimentos de saúde. No Brasil, muitos estudos demonstram a alta frequência de eventos adversos a 
medicamentos, sendo os mais comuns relacionados a intoxicações, interações medicamentosas, falhas terapêuticas 
e erros de medicação. A etapa de administração é a última barreira para se evitar um erro de medicação derivado 
dos processos de prescrição e dispensação. Assinale a única alternativa que NÃO se refere ao preparo e à 
administração segura de medicamentos. 
 
A)( )A retirada de estoques de bloqueadores neuromusculares e eletrólitos concentrados das unidades de 
internação e a implementação da dupla checagem independente são recomendações para o manejo seguro de 
medicamentos potencialmente perigosos. 
B)( )O enfermeiro deve utilizar, no mínimo, dois identificadores antes da realização do procedimento e conferir se 
as informações contidas na pulseira do paciente correspondem à prescrição e à rotulagem do medicamento. 
C)( )A administração de medicamento por ordem verbal deve ocorrer em caso de emergência; nesse caso, utiliza-
se o método de dupla checagem independente para administração e registra-se por escrito a ordem verbal. 
D)( )As sobras de medicamentos não administrados devem ser mantidas na enfermaria para a reposição do 
estoque de medicamentos e a utilização imediata nos casos de emergência, garantindo a administração no horário 
correto. 
 
 
E)( )O enfermeiro deve informar ao paciente e à família sobre eventuais incidentes relacionados à terapia 
medicamentosa, registrando-osem prontuário e notificando o ocorrido à gerência de riscos ou ao núcleo de 
segurança do paciente. 
 
12.É recomendado utilizar o rodízio na administração da insulina; porém, de maneira planejada. Quando realizado 
de maneira indiscriminada pode causar variabilidade na absorção de insulina, pois, atividades do dia a dia, podem 
alterar a velocidade da absorção. Além de reduzir a variabilidade glicêmica, o rodízio dos locais de aplicação reduz a 
ocorrência de: 
A)( )Inflamação. B)( )Lipodistrofia. C)( )Necrose tecidual. D)( )Formação de bolhas na pele. 
 
13.Senhor Modesto, 62 anos, é diabético e hipertenso. Ele foi ao seu endocrinologista, que lhe prescreveu insulina 
NPH e regular. Assinale a alternativa que contém informação CORRETA sobre o uso de insulina e seus cuidados. 
 
A)( )Os frascos fechados de insulina devem ser mantidos em temperatura ambiente ou aquecidos, para que não 
percam o efeito. 
B)( )A insulina deve ser aplicada no tecido subcutâneo e deve ser feito rodízio dos locais de aplicação, por exemplo, 
braços, coxas, abdome e nádegas. 
C)( )Os frascos abertos de insulina podem ser utilizados por até 6 meses e não precisam ficar em geladeira para 
serem preservadas. 
D)( )A aplicação da insulina deve ser feita de forma intramuscular, de preferência sempre no mesmo local, até 
completar 10 aplicações. 
E)( )O descarte das seringas pode ser feito pelo próprio paciente no lixo comum, desde que estejam elas com as 
tampas e sem a presença de sangue. 
 
14.“Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a 
conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e 
a avaliação da utilização, a obtenção e a difusão de informação sobre medicamentos e a educação permanente dos 
profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos. ”. Essa é a 
definição de: 
 
A)( )Atenção Farmacêutica. B)( )Especialidade Farmacêutica. C)( )Assistência Farmacêutica. 
D)( )Forma Farmacêutica Básica. E)( )Forma Farmacêutica Derivada 
 
15. Com relação aos sistemas de distribuição de medicamentos, assinale a alternativa correta. 
 
]A)( )No sistema coletivo, a vantagem principal é que acumulam poucos medicamentos na unidade de internação, 
sendo o controle de estoque maior e mais efetivo, reduzindo perdas e desvios. 
B)( )No sistema individualizado, os medicamentos são armazenados nas unidades de internação, ficando sob 
responsabilidade da enfermagem e gerando miniestoques para facilitar a administração dos medicamentos aos 
pacientes. 
C)( )Há três sistemas de distribuição de medicamentos (sistema coletivo, individualizado e por dose unitário), 
sendo o mais vantajoso dentre eles o sistema individualizado, devido à menor incidência de erros de medicação. 
D)( )No sistema de dose unitária, embora o custo de implementação seja maior, é o sistema que melhor garante 
que o medicamento prescrito chegue ao paciente, de acordo com prescrição médica de forma individualizada, 
havendo menos erros de medicação, perdas, custo e menor tempo de dispensação dos medicamentos. 
 
 “... As pessoas felizes lembram o passado com gratidão, alegram-se com o presente e encaram o 
futuro sem medo...” BOA ATIVIDADE E ATÉ A PROXIMA AULA !!!!

Mais conteúdos dessa disciplina