Logo Passei Direto
Buscar

BNCC e as Competências Socioemocionais

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Considere o seguinte trecho da BNCC: [...] a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a educação íntegra. Reconhece, assim, que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades. (Brasil, 2018, p. 14)
Levando em consideração a participação das dimensões afetiva e relacionais intra e interpessoal para a formação integral e para a educação para a cidadania, assinale a alternativa que apresenta uma concepção incoerente sobre as competências emocionais:
As competências emocionais envolvem ações e reações em relação a diferentes contextos e situações, para o que é necessário tomar decisões que contribuam para um determinado objetivo.
As competências emocionais são a necessidade de relacionar-se consigo mesmo e constróem especificamente relações individuais, para a satisfação de necessidades próprias.
As competências emocionais estão relacionadas à capacidade que uma pessoa apresenta de lidar com suas emoções, bem como identificá-las em diferentes situações e contextos.
As competências emocionais requerem um estado de equilíbrio das emoções, o que significa a consciência sobre como agir em situações planejadas e inesperadas.
As competências emocionais envolvem saber reconhecer as emoções, nomeá-las e administrá-las de acordo com o contexto e com necessidades pessoais e coletivas.

Sobre as relações entre competências socioemocionais e as culturas digitais, podemos afirmar que:
I. Fazem parte de uma visão educacional que considera o ser humano como um ser integral, como um todo não segmentado em mente e corpo, por exemplo, mais hábil nas áreas das ciências exatas que nas áreas das ciências humanas, o que exige considerar as dimensões social e emocional.
II. Devem ser articuladas de modo integrador e segundo a perspectiva didático-metodológica da horizontalidade e da hierarquização dos conhecimentos centrais do currículo, privilegiando a cognição e o desenvolvimento do pensamento lógico, uma das áreas de menores índices de aprendizagem dos estudantes brasileiros, conforme índices internacionais, tais como o PISA.
III. O uso de recursos tecnológicos no contexto escolar necessita ser cada vez mais cotidiano, requer a abordagem das inteligências intra e interpessoal de modo correlacionado aos fatores que reúnem as dimensões de outras inteligências, tais como a lógico-matemática, por exemplo.
IV. A BNCC estabelece que o papel das tecnologias pode não ser fundamental para a formação de um cidadão, tendo em vista que esse tipo de formação exige saber fazer uso qualificado das ferramentas que envolvem as culturas digitais, o que é um direito optativo, conforme a parte diversificada dos currículos, tais como pensamento computacional, valores éticos, responsabilidade e compromisso sociais, o que produzirá impactos para si e para os coletivos dos quais faz parte.
V. As habilidades necessárias ao uso crítico e consciente da tecnologia e geração das culturas digitais fazem parte dos processos educativos, contudo, as relações dessas habilidades com as competências socioemocionais devem reproduzir a lógica meritocrática, em que os estudantes mais hábeis possam aprofundar seus conhecimentos em disciplinas específicas ligadas à cibercultura.
I - IV
I - III
I - V.
II - V.
III - V.

Assinale a alternativa que contempla os documentos normativos e legislações em que a Base Nacional Comum Curricular foi fundamentada e em que retoma a necessidade de transformação dos processos didático-metodológicos nas diferentes esferas da educação de acordo com suas competências, incluindo as práticas do cotidiano docente, do planejamento e das formas de abordagem e desenvolvimento do ensino, e estabelece as competências socioemocionais como direitos de aprendizagem e de desenvolvimento:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional de Educação (PNE), Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS - UNESCO).
Plano Nacional de Educação (PNE), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN).
Plano Nacional de Educação (PNE), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Diretrizes para o século XXI (ONU) e Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal n. 5.692/197.
Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituição Federal, Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS - UNESCO) e Plano Nacional de Educação (PNE).
Manifesto dos Educadores da década de 1930, Constituição Federal, Plano Nacional de Educação (PNE), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A BNCC estabelece a necessidade de mudanças didático-metodológicas e propõe o tratamento __________________ das competências socioemocionais, a qual diz respeito a uma __________________ e de ________________, correspondentes às ações de ____________________ de temas atuais e de interesse dos estudantes e de competências nos currículos, e se manifesta na ______________ entre os conteúdos de cada área de conhecimento, componente curricular, objetos de conhecimento e temas de interesse social.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas acima:
Transversal; Perspectiva pedagógica; Organização curricular; Incorporação; Integração.
Vertical; Perspectiva psicológica; Participação democrática; Organização; Articulação.
Horizontal; Abordagem ecológica; Articulação curricular; Organização participativa; Integração.
Espiral; Perspectiva política; Desempenho pedagógico; Organização curricular; Articulação.
Longitudinal; Abordagem pedagógica; Integração curricular; Articulação; Integração.

Em relação às diversas e possíveis noções de competências, assinale a alternativa que não se relaciona de forma positiva para a composição deste conceito no contexto educacional:
Constituem características implícitas e que uma pessoa pode expressar por meio de seu desempenho ao longo da realização de uma tarefa, em determinada situação, conforme objetivos específicos.
São o conjunto de aprendizagens e saberes sociais e comunicacionais mobilizados por uma pessoa em face de uma situação complexa, de acordo com as necessidades apresentadas pelo contexto em que está inserida.
São conjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes que justificam o desempenho de uma pessoa conforme objetivos explícitos e determinados, impostos por uma tarefa ou uma função específica em situações e contextos.
É o conjunto de características inatas de um ser humano, e estão relacionadas à sua condição genética, o que reúne conhecimentos, habilidades e atitudes e define a personalidade da pessoa.
São uma coletânea de recursos, tais como estratégias e instrumentos para resolução de problemas, e empreendimento da criatividade que uma pessoa emprega conforme necessidades estabelecidas por diferentes situações e funções sociais.

Sobre as competências socioemocionais que aparecem no documento da BNCC e suas relações com as competências gerais para a formação humana integral, considere as seguintes afirmacoes:
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta em relação ao que é considerado competência socioemocional para a formação integral e para a cidadania.
( ) Colaborar com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;
( ) Tomar decisões com base em princípios próprios, individuais, conforme crenças pessoais e familiares.
( ) Fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida coletivo da comunidade escolar, da comunidade local, da região e global, heteronomia, consciência comum e responsabilidade.
( ) Respeitar e promover os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável.
( ) Expressar-se em nível microssocial e reter informações, experiências, ideias e internalizar sentimentos na maioria dos contextos e vivências.
F – F – V – V – F
F – V – F – V – V.
V – F – F – V – F  CORRETO
F – V – V – F – V
V – V – V – V – F.

A UNESCO publicou no ano de 2016 um guia pedagógico para o alinhamento curricular brasileiro ao conceito de cidadania global. A versão publicada na época teve como objetivo orientar educadores de brasileiros para a elaboração de um currículo alinhado à perspectiva da cidadania global.
Entre as características que definem a cidadania global, não é possível afirmar que:
Extrapola o conceito de cidadania baseado na propriedade ou no pertencimento a uma região geográfica e/ou política e apresenta um conceito baseado nos direitos humanos, na interdependência e na interconexão econômica em diferentes níveis.
Tem como objetivo a formação de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos para que façam parte de uma comunidade mais ampla, em que os níveis local, nacional e global estão interligados, são interdependentes e estão conectados.
Valoriza de forma central e específica o relacionamento entre diferentes contextos sociais, culturais e geográficos, o que exige um processo de educação global.
Prevê a necessidade de definição de ações para promoção da cultura de paz, do bem-estar coletivo, da sustentabilidade, e exige cidadãos informados, éticos e engajados em questões coletivas locais, nacionais e internacionais.
Expressa preocupação com o preparo dos estudantes da educação básica, preparando-os para os desafios do século XXI.  CORRETO

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Considere o seguinte trecho da BNCC: [...] a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a educação íntegra. Reconhece, assim, que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Significa, ainda, assumir uma visão plural, singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento, reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. Além disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às diferenças e diversidades. (Brasil, 2018, p. 14)
Levando em consideração a participação das dimensões afetiva e relacionais intra e interpessoal para a formação integral e para a educação para a cidadania, assinale a alternativa que apresenta uma concepção incoerente sobre as competências emocionais:
As competências emocionais envolvem ações e reações em relação a diferentes contextos e situações, para o que é necessário tomar decisões que contribuam para um determinado objetivo.
As competências emocionais são a necessidade de relacionar-se consigo mesmo e constróem especificamente relações individuais, para a satisfação de necessidades próprias.
As competências emocionais estão relacionadas à capacidade que uma pessoa apresenta de lidar com suas emoções, bem como identificá-las em diferentes situações e contextos.
As competências emocionais requerem um estado de equilíbrio das emoções, o que significa a consciência sobre como agir em situações planejadas e inesperadas.
As competências emocionais envolvem saber reconhecer as emoções, nomeá-las e administrá-las de acordo com o contexto e com necessidades pessoais e coletivas.

Sobre as relações entre competências socioemocionais e as culturas digitais, podemos afirmar que:
I. Fazem parte de uma visão educacional que considera o ser humano como um ser integral, como um todo não segmentado em mente e corpo, por exemplo, mais hábil nas áreas das ciências exatas que nas áreas das ciências humanas, o que exige considerar as dimensões social e emocional.
II. Devem ser articuladas de modo integrador e segundo a perspectiva didático-metodológica da horizontalidade e da hierarquização dos conhecimentos centrais do currículo, privilegiando a cognição e o desenvolvimento do pensamento lógico, uma das áreas de menores índices de aprendizagem dos estudantes brasileiros, conforme índices internacionais, tais como o PISA.
III. O uso de recursos tecnológicos no contexto escolar necessita ser cada vez mais cotidiano, requer a abordagem das inteligências intra e interpessoal de modo correlacionado aos fatores que reúnem as dimensões de outras inteligências, tais como a lógico-matemática, por exemplo.
IV. A BNCC estabelece que o papel das tecnologias pode não ser fundamental para a formação de um cidadão, tendo em vista que esse tipo de formação exige saber fazer uso qualificado das ferramentas que envolvem as culturas digitais, o que é um direito optativo, conforme a parte diversificada dos currículos, tais como pensamento computacional, valores éticos, responsabilidade e compromisso sociais, o que produzirá impactos para si e para os coletivos dos quais faz parte.
V. As habilidades necessárias ao uso crítico e consciente da tecnologia e geração das culturas digitais fazem parte dos processos educativos, contudo, as relações dessas habilidades com as competências socioemocionais devem reproduzir a lógica meritocrática, em que os estudantes mais hábeis possam aprofundar seus conhecimentos em disciplinas específicas ligadas à cibercultura.
I - IV
I - III
I - V.
II - V.
III - V.

Assinale a alternativa que contempla os documentos normativos e legislações em que a Base Nacional Comum Curricular foi fundamentada e em que retoma a necessidade de transformação dos processos didático-metodológicos nas diferentes esferas da educação de acordo com suas competências, incluindo as práticas do cotidiano docente, do planejamento e das formas de abordagem e desenvolvimento do ensino, e estabelece as competências socioemocionais como direitos de aprendizagem e de desenvolvimento:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional de Educação (PNE), Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS - UNESCO).
Plano Nacional de Educação (PNE), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN).
Plano Nacional de Educação (PNE), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Diretrizes para o século XXI (ONU) e Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal n. 5.692/197.
Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituição Federal, Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS - UNESCO) e Plano Nacional de Educação (PNE).
Manifesto dos Educadores da década de 1930, Constituição Federal, Plano Nacional de Educação (PNE), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

A BNCC estabelece a necessidade de mudanças didático-metodológicas e propõe o tratamento __________________ das competências socioemocionais, a qual diz respeito a uma __________________ e de ________________, correspondentes às ações de ____________________ de temas atuais e de interesse dos estudantes e de competências nos currículos, e se manifesta na ______________ entre os conteúdos de cada área de conhecimento, componente curricular, objetos de conhecimento e temas de interesse social.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas acima:
Transversal; Perspectiva pedagógica; Organização curricular; Incorporação; Integração.
Vertical; Perspectiva psicológica; Participação democrática; Organização; Articulação.
Horizontal; Abordagem ecológica; Articulação curricular; Organização participativa; Integração.
Espiral; Perspectiva política; Desempenho pedagógico; Organização curricular; Articulação.
Longitudinal; Abordagem pedagógica; Integração curricular; Articulação; Integração.

Em relação às diversas e possíveis noções de competências, assinale a alternativa que não se relaciona de forma positiva para a composição deste conceito no contexto educacional:
Constituem características implícitas e que uma pessoa pode expressar por meio de seu desempenho ao longo da realização de uma tarefa, em determinada situação, conforme objetivos específicos.
São o conjunto de aprendizagens e saberes sociais e comunicacionais mobilizados por uma pessoa em face de uma situação complexa, de acordo com as necessidades apresentadas pelo contexto em que está inserida.
São conjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes que justificam o desempenho de uma pessoa conforme objetivos explícitos e determinados, impostos por uma tarefa ou uma função específica em situações e contextos.
É o conjunto de características inatas de um ser humano, e estão relacionadas à sua condição genética, o que reúne conhecimentos, habilidades e atitudes e define a personalidade da pessoa.
São uma coletânea de recursos, tais como estratégias e instrumentos para resolução de problemas, e empreendimento da criatividade que uma pessoa emprega conforme necessidades estabelecidas por diferentes situações e funções sociais.

Sobre as competências socioemocionais que aparecem no documento da BNCC e suas relações com as competências gerais para a formação humana integral, considere as seguintes afirmacoes:
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta em relação ao que é considerado competência socioemocional para a formação integral e para a cidadania.
( ) Colaborar com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;
( ) Tomar decisões com base em princípios próprios, individuais, conforme crenças pessoais e familiares.
( ) Fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida coletivo da comunidade escolar, da comunidade local, da região e global, heteronomia, consciência comum e responsabilidade.
( ) Respeitar e promover os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável.
( ) Expressar-se em nível microssocial e reter informações, experiências, ideias e internalizar sentimentos na maioria dos contextos e vivências.
F – F – V – V – F
F – V – F – V – V.
V – F – F – V – F  CORRETO
F – V – V – F – V
V – V – V – V – F.

A UNESCO publicou no ano de 2016 um guia pedagógico para o alinhamento curricular brasileiro ao conceito de cidadania global. A versão publicada na época teve como objetivo orientar educadores de brasileiros para a elaboração de um currículo alinhado à perspectiva da cidadania global.
Entre as características que definem a cidadania global, não é possível afirmar que:
Extrapola o conceito de cidadania baseado na propriedade ou no pertencimento a uma região geográfica e/ou política e apresenta um conceito baseado nos direitos humanos, na interdependência e na interconexão econômica em diferentes níveis.
Tem como objetivo a formação de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos para que façam parte de uma comunidade mais ampla, em que os níveis local, nacional e global estão interligados, são interdependentes e estão conectados.
Valoriza de forma central e específica o relacionamento entre diferentes contextos sociais, culturais e geográficos, o que exige um processo de educação global.
Prevê a necessidade de definição de ações para promoção da cultura de paz, do bem-estar coletivo, da sustentabilidade, e exige cidadãos informados, éticos e engajados em questões coletivas locais, nacionais e internacionais.
Expressa preocupação com o preparo dos estudantes da educação básica, preparando-os para os desafios do século XXI.  CORRETO

Prévia do material em texto

BNCC e as Competências Socioemocionais
Professor(a): Vanessa Moreira Crecci (Doutorado)
1)
2)
Prepare-se! Chegou a hora de você testar o conhecimento adquirido nesta disciplina. A
Avaliação Virtual (AV) é composta por questões objetivas e corresponde a 100% da média final.
Você tem até cinco tentativas para “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas.
Você pode responder as questões consultando o material de estudos, mas lembre-se de
cumprir o prazo estabelecido. Boa prova!
Considere o seguinte trecho da BNCC:
 [...] a BNCC afirma, de maneira explícita, o seu compromisso com a educação íntegra.
Reconhece, assim, que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento
humano global, o que implica compreender a complexidade e a não linearidade desse
desenvolvimento, rompendo com visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão
intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva. Significa, ainda, assumir uma visão plural,
singular e integral da criança, do adolescente, do jovem e do adulto – considerando-os
como sujeitos de aprendizagem – e promover uma educação voltada ao seu acolhimento,
reconhecimento e desenvolvimento pleno, nas suas singularidades e diversidades. Além
disso, a escola, como espaço de aprendizagem e de democracia inclusiva, deve se
fortalecer na prática coercitiva de não discriminação, não preconceito e respeito às
diferenças e diversidades. (Brasil, 2018, p. 14)
 Levando em consideração a participação das dimensões afetiva e relacionais intra e
interpessoal para a formação integral e para a educação para a cidadania, assinale a
alternativa que apresenta uma concepção incoerente sobre as competências emocionais:
Alternativas:
As competências emocionais envolvem ações e reações em relação a diferentes contextos
e situações, para o que é necessário tomar decisões que contribuam para um determinado
objetivo.
As competências emocionais são a necessidade de relacionar-se consigo mesmo e
constróem especificamente relações individuais, para a satisfação de necessidades próprias.
 CORRETO
As competências emocionais estão relacionadas à capacidade que uma pessoa apresenta
de lidar com suas emoções, bem como identificá-las em diferentes situações e contextos.
As competências emocionais requerem um estado de equilíbrio das emoções, o que
significa a consciência sobre como agir em situações planejadas e inesperadas.
As competências emocionais envolvem saber reconhecer as emoções, nomeá-las e
administrá-las de acordo com o contexto e com necessidades pessoais e coletivas.
Código da questão: 54759
Sobre as relações entre competências socioemocionais e as culturas digitais, podemos
afirmar que:
 I. Fazem parte de uma visão educacional que considera o ser humano como um ser
integral, como um todo não segmentado em mente e corpo, por exemplo, mais hábil nas
áreas das ciências exatas que nas áreas das ciências humanas, o que exige considerar as
dimensões social e emocional.
 II. Devem ser articuladas de modo integrador e segundo a perspectiva didático-
Resolução comentada:
As competências emocionais envolvem os fatores intra e interpessoal, pois, apesar
de se relacionarem às emoções do indivíduo, possuem valores e significados sociais
e influenciam em contextos coletivos. Portanto, envolvem saber como lidar com as
emoções, o que significa reconhecê-las, nomeá-las e administrá-las de acordo com a
intensidade, com o contexto e com necessidades pessoais e coletivas. Para que isso
se efetive, é necessário que uma pessoa compreenda suas necessidades em relação
ao contexto e aos estímulos e percepções próprias, mas também reconheça
necessidades em relação ao outro e ao grupo em que está inserida. Desse modo, as
competências emocionais também constroem as relações sociais e serão saudáveis
na medida em que o indivíduo for capaz de reconhecer necessidades próprias, dos
outros e de grupos, e satisfazê-las.
3)
metodológica da horizontalidade e da hierarquização dos conhecimentos centrais do
currículo, privilegiando a cognição e o desenvolvimento do pensamento lógico, uma das
áreas de menores índices de aprendizagem dos estudantes brasileiros, conforme índices
internacionais, tais como o PISA.
 III. O uso de recursos tecnológicos no contexto escolar necessita ser cada vez mais
cotidiano, requer a abordagem das inteligências intra e interpesssoal de modo
correlacionado aos fatores que reúnem as dimensões de outras inteligências, tais como a
lógico-matemática, por exemplo.
 IV. A BNCC estabelece que o papel das tecnologias pode não ser fundamental para a
formação de um cidadão, tendo em vista que esse tipo de formação exige saber fazer uso
qualificado das ferramentas que envolvem as culturas digitais, o que é um direito optativo,
conforme a parte diversificada dos currículos, tais como pensamento computacional,
valores éticos, responsabilidade e compromisso sociais, o que produzirá impactos para si e
para os coletivos dos quais faz parte.
 V. As habilidades necessárias ao uso crítico e consciente da tecnologia e geração das
culturas digitais fazem parte dos processos educativos, contudo, as relações dessas
habilidades com as competências socioemocionais devem reproduzir a lógica meritocrática,
em que os estudantes mais hábeis possam aprofundar seus conhecimentos em disciplinas
específicas ligadas à cibercultura
São verdadeiras:
Alternativas:
I - IV
I - III  CORRETO
I - V.
II - V.
III - V.
Código da questão: 54774
Leia e associe as colunas abaixo, de acordo com as concepções apresentadas pela Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), em relação ao processo educativo e em relação às
competências gerais, socioemocionais e específicas.
Resolução comentada:
A afirmação I é verdadeira, pois a relação entre as culturas digitais e as competências
socioemocionais também faz parte do desenvolvimento da educação humana
integral e do projeto de cidadania global. A afirmação II é falsa, uma vez que,
embora as relações entre as culturas digitais e as competências socioemocionais
devam ser articuladas de modo integrador no currículo, a perspectiva didático-
metodológica que embasa esse ponto de vista é a da transversalidade. A frase III é
verdadeira, tendo em vista que o uso de recursos tecnológicos no contexto escolar
deve considerar o desenvolvimento das dimensões mais plurais possível do ser
humano, incluindo as inteligências múltiplas e as competências socioemocionais que
fazem parte delas. A frase IV é falsa, pois o texto da BNCC estabelece que o uso das
tecnologias e a inserção da cultura escolar na produção das culturas digitais é
fundamental para a formação cidadã e crítica dos estudantes. Essa é uma orientação
para o currículo comum a todos os sistemas de ensino, não sendo optativo, mas uma
responsabilidade para promover, inclusive, a democratização do acesso às
tecnologias e seu uso e produção competentes, para a resolução de problemas reais.
A frase V é falsa, pois a BNCC parte do princípio da obrigatoriedade da educação
básica e da igualdade de acesso aos conteúdos, além da equidade e da justiça social
com o objetivo de melhorias relacionadas a esses aspectos e a compromissos
internacionais. Nesse sentido, não corrobora a lógica da meritocracia por meio dos
processos educativos e nem de reprodução dos estratos sociais, mas a qualificação
para o uso da tecnologia e a educação para todos, abordando as culturas digitais na
relação com as competências socioemocionais de modo integrado aos demais
aspectos curriculares.
4)
Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as duas colunas:
Alternativas:
I-B; II-A; III-C.
I-C; II-A; III-B.
I-A; II-C; III-B.  CORRETO
I-A; II-B; III-C.
I-A; II-B; III-C.
Código da questão: 54756
Assinale a alternativa que contempla os documentos normativos e legislações em que a
Base Nacional Comum Curricular foi fundamentada e em que retoma a necessidade de
transformação dos processos didático-metodológicos nas diferentes esferas da educação
de acordo com suas competências, incluindo as práticas do cotidiano docente,do
planejamento e das formas de abordagem e desenvolvimento do ensino, e estabelece as
competências socioemocionais como direitos de aprendizagem e de desenvolvimento:
Alternativas:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Plano Nacional de Educação (PNE), Lei
Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) e
Objetivos para Desenvolvimento Sustentável (ODS - UNESCO).
Plano Nacional de Educação (PNE), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB),
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação
Básica (DCN).  CORRETO
Plano Nacional de Educação (PNE), Organização Internacional do Trabalho (OIT), Diretrizes
para o século XXI (ONU) e Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal n.
5.692/197.
Estatuto da Criança e do Adolescente, Constituição Federal, Objetivos para
Desenvolvimento Sustentável (ODS - UNESCO) e Plano Nacional de Educação (PNE).
Manifesto dos Educadores da década de 1930, Constituição Federal, Plano Nacional de
Educação (PNE), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Resolução comentada:
As competências sociais são consideradas um conjunto de valores, normas
socioculturais, regras e condutas que resultam em comportamentos aceitos
socialmente, que vão sendo adquiridas ao longo do desenvolvimento humano. O
desempenho social diz respeito à expressão de um comportamento ou de uma
sequência de comportamentos em uma situação social qualquer. As habilidades
sociais, por sua vez, dizem respeito à existência de diferentes categorias de
comportamentos sociais no repertório do indivíduo com o objetivo de este poder
lidar com as demandas das diferentes e complexas situações interpessoais.
Resolução comentada:
Os documentos normativos e legislações em que a Base Nacional Comum Curricular
estão fundamentadas e em que reforçam a necessidade de transformação dos
processos didático-metodológicos são: Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN -
1997), Plano Nacional de Educação (PNE - Lei n. 13.005/2014 ), a Lei de Diretrizes e
5)
6)
Código da questão: 54749
A BNCC estabelece a necessidade de mudanças didático-metodológicas e propõe o
tratamento __________________ das competências socioemocionais, a qual diz respeito a uma
________________ e de ________________, correspondentes às ações de ____________________ de
temas atuais e de interesse dos estudantes e de competências nos currículos, e se
manifesta na ______________ entre os conteúdos de cada área de conhecimento, componente
curricular, objetos de conhecimento e temas de interesse social. Assinale a alternativa que
completa adequadamente as lacunas acima:
Alternativas:
Transversal; Perspectiva pedagógica; Organização curricular; Incorporação; Integração. 
CORRETO
Vertical; Perspectiva psicológica; Participação democrática; Organização; Articulação.
Horizontal; Abordagem ecológica; Articulação curricular; Organização participativa;
Integração.
Espiral; Perspectiva política; Desempenho pedagógico; Organização curricular; Articulação.
Longitudinal; Abordagem pedagógica; Integração curricular; Articulação; Integração.
Código da questão: 54750
Em relação às diversas e possíveis noções de competências, assinale a alternativa que
não se relaciona de forma positiva para a composição deste conceito no contexto
educacional:
Alternativas:
Constituem características implícitas e que uma pessoa pode expressar por meio de seu
desempenho ao longo da realização de uma tarefa, em determinada situação, conforme
objetivos específicos.
São o conjunto de aprendizagens e saberes sociais e comunicacionais mobilizados por uma
pessoa em face de uma situação complexa, de acordo com as necessidades apresentadas
pelo contexto em que está inserida.
São conjuntos de conhecimentos, habilidades e atitudes que justificam o desempenho de
uma pessoa conforme objetivos explícitos e determinados, impostos por uma tarefa ou
uma função específica em situações e contextos.
É o conjunto de características inatas de um ser humano, e estão relacionadas à sua
condição genética, o que reúne conhecimentos, habilidades e atitudes e define a
personalidade da pessoa.  CORRETO
São uma coletânea de recursos, tais como estratégias e instrumentos para resolução de
problemas, e empreendimento da criatividade que uma pessoa emprega conforme
necessidades estabelecidas por diferentes situações e funções sociais.
Bases da Educação Nacional (LDB, Lei n. 9.394/1996 - Lei n. 9.394, de 20 de
dezembro de 1996) e as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica (DCN,
2013).
Resolução comentada:
A BNCC estabelece a necessidade de mudanças didático-metodológicas e propõe o
tratamento transversal das competências socioemocionais, a qual diz respeito a uma
perspectiva pedagógica e de organização curricular, correspondentes às ações de
incorporação de temas atuais e de interesse dos estudantes e de competências nos
currículos, e se manifesta na integração entre os conteúdos de cada área de
conhecimento, componente curricular, objetos de conhecimento e temas de
interesse social
Resolução comentada:
As demais alternativas trazem a noção de que as competências como um conjunto
inter-relacionado de conhecimentos, saberes, ações, atitudes e habilidades
mobilizados mediante uma situação contextual, de acordo com objetivos explícitos e
específicos. Neste sentido, são estabelecidas relações entre o saber teórico, o saber
agir e o saber ser, visão que, do ponto de vista educativo, valida as possibilidades de
7)
Código da questão: 54718
Leia e associe as duas colunas:
 Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as duas colunas:
Alternativas:
I-C; II-B; III-A.
I-A; II-C; III-B.
I-B; II-A; III-C.  CORRETO
I-C; II-A; III-B.
I-A; II-B; III-C.
desenvolvimento dessas características, sem atrelá-las a condições inatas ou
genéticas. Desse modo, o conceito de competências admite níveis de qualificações,
mutação e pluralismo, o que envolve a dimensão prática de situações que possam
ser apoiadas em conhecimentos já adquiridos e que se constituem nas situações
vivenciadas. Desse modo, a noção de competência necessita ser menos estática
possível, relacionada ao percurso de vida, identidade, história, formação acadêmica,
experiência profissional, experiências de vida, o que implica em uma pessoa praticar
modos de mobilizar, integrar e compartilhar conhecimentos, recursos e habilidades,
intrínsecos a contextos determinados.
Resolução comentada:
Competências cognitivas: constituem os domínios das aprendizagens e estão
relacionadas à compreensão de ideias, conceitos e processos, além de saber modos
eficientes de reconhecer suas necessidades em contextos específicos e diversos,
relacioná-los a aplicabilidades possíveis, críticas e criativas. Envolve compreensão,
entendimento de ideias, percepção, visualizações prévias, levantamento de
hipóteses, além da compreensão de um problema e apresentação de soluções,
condução de tarefas, planejamento e execução em etapas.
 Competências comportamentais: constituem os domínios das aprendizagens e
dizem respeito a competências descritas por atitudes, tanto ao longo da tomada de
decisões, quanto na execução de tarefas e dentro de um percurso de aprendizagem.
A avaliação desse tipo de competência requer a observação de aspectos
relacionados à realização de tarefas e seus processos de melhoria para atingir
determinados objetivos, o que também pode ser interligado à criatividade. 
Competências socioemocionais: constituem os domínios das aprendizagens que
8)
9)
Código da questão: 54726
Sobre as características das competências socioemocionais, podemos afirmar que:
 I. Podem ser avaliadas em relação à consistência nas reações emocionais, mediante
diferentes situações e expressa autoconfiança, o que não necessariamente está ligado à
estabilidade emocional. 
II. Envolvem mobilizar e articular conhecimentos, valores, atitudes na dimensão prática,
considerando as necessidades de lidar e relacionar-se consigo mesmo ecom os outros.
 III. Podem ser desenvolvidas espontaneamente, em contextos formais e informais de
aprendizagem, conforme as experiências imprevistas que as pessoas podem vivenciar. 
IV. Requerem, de modo integrado, habilidades outras e diversas para atingir objetivos, para
tomar decisões e enfrentar situações adversas ou novas.
 V. São multidimensionais, pelo fato de articular variáveis diversas, tais como atitudes,
valores, engajamento, criatividade, amabilidade e curiosidade, além de variáveis sociais, de
características pessoais, cognitivas e comportamentais. São falsas:
Alternativas:
IV - V.
I - II.
II - III
I - III.  CORRETO
II - IV.
Código da questão: 54728
Sobre as competências socioemocionais que aparecem no documento da BNCC e suas
relações com as competências gerais para a formação humana integral, considere as
seguintes afirmações: 
( ) Colaborar com a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva;
 ( ) Tomar decisões com base em princípios próprios, individuais, conforme crenças
pessoais e familiares. 
( ) Fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida coletivo da
comunidade escolar, da comunidade local, da região e global,heteronomia, consciência
comum e responsabilidade.
envolvem a capacidade de autoconhecimento, autocontrole e relacionamento
interpessoal, sociabilidade, comunicação e posicionamento. A avaliação desse tipo de
competência requer a observação de aspectos relacionados às formas de lidar com o
imprevisto e de reagir a situações adversas, novas e complexas.
Resolução comentada:
A afirmação I é falsa, pois as competências socioemocionais são passíveis de
avaliação em relação à consistência nas reações emocionais, mediante diferentes
situações, e expressam autoconfiança, o que está ligado à estabilidade emocional.
Esse tipo de estabilidade diz respeito às formas de influências que as mudanças
contextuais causam numa pessoa, expressando habilidades para lidar com a
imprevisibilidade, mudanças e situações não confortáveis. 
A afirmação III é falsa, pois as competências socioemocionais não são passíveis de
desenvolvimento no contexto educacional de modo espontâneo. Tanto em situações
de aprendizagens formais quanto informais devem contar com a intencionalidade do
educador, o qual deve considerar objetivos, competências e habilidades articuladas,
organização de contextos e de situações-problemas para que os estudantes possam
vivenciar, de modo a produzir enfrentamentos e apropriação do aprendizado-alvo
do ambiente planejado e, como consequência, ampliar o repertório de habilidades
consolidadas e introduzir novas que se busquem desenvolver, de modo a
potencializar o desenvolvimento integral e não produzir efeitos contrários,
indesejados ou, ainda, inabilidades
10)
 ( ) Respeitar e promover os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo
responsável. 
( ) Expressar-se em nível microssocial e reter informações, experiências, ideias e internalizar
sentimentos na maioria dos contextos e vivências.
 Assinale a alternativa que contenha a sequência correta em relação ao que é considerado
competência socioemocional para a formação integral e para a cidadania
Alternativas:
F – F – V – V – F
F – V – F – V – V.
V – F – F – V – F  CORRETO
F – V – V – F – V
V – V – V – V – F.
Código da questão: 54753
A UNESCO publicou no ano de 2016 um guia pedagógico para o alinhamento curricular
brasileiro ao conceito de cidadania global. A versão publicada na época teve como objetivo
orientar educadores de brasileiros para a elaboração de um currículo alinhado à
perspectiva da cidadania global. Segundo os objetivos para o desenvolvimento educacional
dos Estados-membros da Organização, o processo crescente de globalização exige
cidadãos melhor preparados para lidar com os desafios dos tempos atuais. Entre as
características que definem a cidadania global, não é possível afirmar que:
Alternativas:
Extrapola o conceito de cidadania baseado na propriedade ou no pertencimento a uma
região geográfica e/ou política e apresenta um conceito baseado nos direitos humanos, na
interdependência e na interconexão econômica em diferentes níveis.
Tem como objetivo a formação de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos para que
façam parte de uma comunidade mais ampla, em que os níveis local, nacional e global
estão interligados, são interdependentes e estão conectados.
Valoriza de forma central e específica o relacionamento entre diferentes contextos sociais,
culturais e geográficos, o que exige um processo de educação global.
Prevê a necessidade de definição de ações para promoção da cultura de paz, do bem-estar
coletivo, da sustentabilidade, e exige cidadãos informados, éticos e engajados em questões
coletivas locais, nacionais e internacionais.
Expressa preocupação com o preparo dos estudantes da educação básica, preparando-os
para os desafios do século XXI.  CORRETO
Resolução comentada:
O ato de detalhar algumas das competências socioemocionais que são apresentadas
claramente e outras que são articuladas a outras competências, tais como as gerais e
as específicas, requer diversas habilidades, entre elas: colaborar com a construção de
uma sociedade justa, democrática e inclusiva; tomar decisões com base em princípios
éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários; fazer escolhas alinhadas ao
exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia,
consciência crítica e responsabilidade; respeitar e promover os direitos humanos, a
consciência socioambiental e o consumo responsável; e expressar-se e compartilhar
informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos. Portanto, a
sequência correta sobre as afirmações apresentadas é: V – F – F – V – F.
Resolução comentada:
A temática da cidadania global foi empreitada pela UNESCO a partir de 2014,
quando esta organização passou a orientar os países-membros a desenvolverem um
processo educacional preocupado com a formação de pessoas que tivessem as
características de um cidadão global. Este cidadão deverá ser globalmente
competente, preocupando-se com questões de interesse coletivo em níveis cada vez
mais amplos, tais como habilidades de resolução de problemas, questões de
promoção da igualdade, justiça, equidade, preservação, redução da violência e da
vulnerabilidade social, valorização das diferenças, dentre outras características. Esses
objetivos estão colocados para os processos educativos formais e informais,
obrigatórios ou de adesão voluntária, incluindo a educação ao longo da vida, o que
Código da questão: 54717
não torna as etapas da educação básica exclusivas dos objetivos para a educação
para a cidadania global, mas todas as etapas e formas de educação, o que inclui a
educação de jovens e adultos, por exemplo.
Arquivos e Links

Mais conteúdos dessa disciplina