Logo Passei Direto
Buscar

Atividade Objetiva 2_ Saneamento Ambiental

User badge image
Bruno

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir: O Brasil é o país que mais possui água doce no mundo. A disponibilidade hídrica brasileira é de 91,2 milhões de litros por segundo. (...) Entretanto, apesar de a situação ser aparentemente tranquila, existe uma distribuição desigual dos recursos hídricos pelo território brasileiro. Grande parte das águas disponíveis, 80%, está na Amazônia, região que possui a menor densidade demográfica e baixa demanda de atividade produtiva. Em compensação, o Nordeste dispõe de apenas 5% das águas brasileiras. A região é a que mais sofre com secas periódicas no Brasil. (...) O Conselho Mundial da Água (WWC, na sigla em inglês) classificou o Brasil em 50º lugar em um ranking de saúde hídrica, que analisou 147 países. Os critérios foram quantidade de água doce por habitante, parcela da população com água limpa e esgoto tratado, desperdício de água doméstica, industrial e agrícola, poluição da água e preservação ambiental. Em primeiro lugar está a Finlândia e, em último, o Haiti. A média nacional de perda de água é de 38,8%, índice superior à média mundial, de 35%, o que faz com que o Brasil caia na classificação.
Considerando as condições de desigualdade no acesso à água potável no contexto brasileiro, analise as seguintes afirmacoes: I. Apesar de ser um país com maior disponibilidade de água doce do mundo, o Brasil necessita ampliar as ações que visem a garantia do acesso à água potável a toda população brasileira, reduzindo as perdas e implantando infraestruturas adequadas para o saneamento básico. II. O Brasil possui elevada taxa de perda de água, o que significa a urgência de ações de fiscalização que reduzam as ligações clandestinas realizadas na rede de distribuição e ações de melhoria na qualidade das tubulações de distribuição de água aos imóveis. III. Os indicadores ligados ao Saneamento Básico e Ambiental no Brasil estão refletidos no baixo desempenho obtido no estudo realizado pela WWC, podendo representar um alerta aos gestores públicos para que se realizem ações urgentes para a garantia do acesso à água potável por toda a população brasileira. É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.

Leia o texto a seguir: Um coquetel que mistura diferentes agrotóxicos foi encontrado na água de 1 em cada 4 cidades do Brasil entre 2014 e 2017. Nesse período, as empresas de abastecimento de 1.396 municípios detectaram todos os 27 pesticidas que são obrigados por lei a testar. Desses, 16 são classificados pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas. (...) Os números revelam que a contaminação da água está aumentando a passos largos e constantes. Em 2014, 75% dos testes detectaram agrotóxicos. Subiu para 84% em 2015 e foi para 88% em 2016, chegando a 92% em 2017. Nesse ritmo, em alguns anos, pode ficar difícil encontrar água sem agrotóxico nas torneiras do país.
De acordo com a pesquisa realizada, podemos apontar que a contaminação da água por agrotóxicos pode referir-se à:
fonte de contaminação agrícola, causada pela inserção de poluentes químicos inorgânicos na água e que podem ser tratados através da utilização de técnicas convencionais de desinfecção das águas.
fonte de contaminação agrícola causada por matéria orgânica não biodegradável, que envolve o uso de organismos geneticamente modificados, causando efeitos como a redução das pragas nas lavouras.
fonte de contaminação agrícola causada por matéria orgânica não biodegradável, que envolve o uso de pesticidas e causa efeitos como o aumento da toxicidade nas águas.
fonte de contaminação agrícola e urbana gerada por sólidos em suspensão, causando efeitos como mortandade de peixes e toxicidade elevada das águas.
fonte de contaminação agrícola causada por sólidos inorgânicos dissolvidos, que envolve o uso de produtos que contêm metais pesados, causando efeitos como o aumento da toxicidade nas águas.

Leia o texto a seguir: Historicamente na civilização humana, o solo tem sido utilizado para disposição dos resíduos gerados nas atividades cotidianas, tendo certa capacidade de atenuar e depurar a maior parte dos resíduos. Entretanto, a sociedade tem se tornado de tal forma complexa que a quantidade e a composição dos resíduos e efluentes gerados foram alteradas em ordem de grandeza nas últimas décadas, sendo que a capacidade do solo em reter os poluentes tem sido ultrapassada. Assim, apesar de serem mais protegidas que as águas superficiais, as águas subterrâneas podem ser poluídas ou contaminadas quando os poluentes atravessam a porção não saturada do solo.
Considerando seus conhecimentos e o texto apresentado, avalie os itens a seguir: I. As principais fontes de poluição são provenientes de atividades urbanas, industriais, mineradoras e agrícolas, representando um desafio para os órgãos ambientais na manutenção da qualidade destas águas, visando a garantia da qualidade e segurança dos recursos hídricos disponíveis para a população. II. Como vantagens identificadas pelos órgãos ambientais, podemos considerar a manutenção da qualidade das águas subterrâneas devido a ação de depuração dos solos, que garante a potabilidade destas águas disponíveis para a população. III. As técnicas de captação de água subterrânea são antigas, podendo ser obtidas através dos tipos de poços tubulares e escavados, representando uma alternativa para áreas onde a rede de distribuição de água é ineficiente, como em algumas zonas rurais. É correto o que se afirma em:
II, apenas.
II e III apenas.
I, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.

Leia o texto a seguir: Analisar a qualidade da água após sua passagem pelo sistema de tratamento é fundamental para a garantia da saúde da população. Para a realização de um estudo sobre as condições das águas de seu município e calcular seu Indicador de Qualidade da Água (IQA), o órgão ambiental deve ter em mãos alguns dados e parâmetros que viabilizem seu cálculo. Para obter as informações e dados utilizados para o cálculo do IQA, devem ser coletados 9 (nove) parâmetros, dentre os quais são: I. Temperatura da amostra, pH, turbidez, coliformes fecais e resíduo total. II. Escherichia coli, substâncias orgânicas, inorgânicas, cor e turbidez. III. Oxigênio dissolvido, Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), nitrogênio total e fósforo total. IV. Salinidade, balneabilidade, acidez e dureza.
Estão corretas apenas as alternativas:
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
II e III, apenas.

Analise os dados e informações a seguir: São quatro as modalidades de consumo de água: agricultura, produção energética, atividade industrial e abastecimento humano. O crescimento constante da população mundial exige mais alimentos e energia elétrica. As Nações Unidas (ONU) preveem que, em 2030, a sociedade vai necessitar de 35% a mais de alimento, 40% a mais de água e 50% a mais de energia. Até 2050, a demanda por alimentos e por energia crescerá 70% e 60%, respectivamente. Ao mesmo tempo, a grande concentração de pessoas em cidades de todo o mundo ameaça mananciais como lagos, rios e lençóis freáticos. Além de colocar em risco possíveis fontes hídricas, grandes quantidades de água doce são utilizadas para o saneamento urbano. E a maior parte das águas residuais é devolvida para o ambiente sem tratamento, gerando danos para as pessoas e os ecossistemas.
Considerando os dados apresentados, assinale a opção correta:
Apesar da pouca disponibilidade de água doce à população mundial, esta é bem distribuída pelo planeta, sendo que países com população reduzida, irão apresentar uma demanda baixa pelo uso dos recursos hídricos, como é o caso de países como Egito e Nigéria, por exemplo.
A agropecuária é considerada uma atividade que demanda pouca quantidade de água, assim como as atividades industriais e urbanas, sendo captada principalmente por águas superficiais e subterrâneas.
Os países mais desenvolvidos são aqueles que apresentam infraestrutura adequada ao Saneamento Ambiental, como por exemplo os Estados Unidos e o Canadá, portanto o padrão de consumo da água apontado pela ONU é irrelevante e pontual, podendo ser melhorado a partir de ações simples que auxiliem na redução destes fatores.
O elevado padrão de desenvolvimento econômico e industrial de países como os Estados Unidos, é resultado de sua condição de superioridade e de potência mundial que vem sendo construída há décadas, justificando a grande demanda por consumo de água por habitante, conforme os dados apresentados pela ONU.
O aumento do uso dos recursos naturais através das atividades humanas pode afetar significativamente a vida das gerações presentes e futuras, sendo necessárias ações que visem a redução dos impactos ambientais, bem como a redução do padrão de consumo de água, sobretudo por países considerados desenvolvidos, em desenvolvimento e industrializados.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o texto a seguir: O Brasil é o país que mais possui água doce no mundo. A disponibilidade hídrica brasileira é de 91,2 milhões de litros por segundo. (...) Entretanto, apesar de a situação ser aparentemente tranquila, existe uma distribuição desigual dos recursos hídricos pelo território brasileiro. Grande parte das águas disponíveis, 80%, está na Amazônia, região que possui a menor densidade demográfica e baixa demanda de atividade produtiva. Em compensação, o Nordeste dispõe de apenas 5% das águas brasileiras. A região é a que mais sofre com secas periódicas no Brasil. (...) O Conselho Mundial da Água (WWC, na sigla em inglês) classificou o Brasil em 50º lugar em um ranking de saúde hídrica, que analisou 147 países. Os critérios foram quantidade de água doce por habitante, parcela da população com água limpa e esgoto tratado, desperdício de água doméstica, industrial e agrícola, poluição da água e preservação ambiental. Em primeiro lugar está a Finlândia e, em último, o Haiti. A média nacional de perda de água é de 38,8%, índice superior à média mundial, de 35%, o que faz com que o Brasil caia na classificação.
Considerando as condições de desigualdade no acesso à água potável no contexto brasileiro, analise as seguintes afirmacoes: I. Apesar de ser um país com maior disponibilidade de água doce do mundo, o Brasil necessita ampliar as ações que visem a garantia do acesso à água potável a toda população brasileira, reduzindo as perdas e implantando infraestruturas adequadas para o saneamento básico. II. O Brasil possui elevada taxa de perda de água, o que significa a urgência de ações de fiscalização que reduzam as ligações clandestinas realizadas na rede de distribuição e ações de melhoria na qualidade das tubulações de distribuição de água aos imóveis. III. Os indicadores ligados ao Saneamento Básico e Ambiental no Brasil estão refletidos no baixo desempenho obtido no estudo realizado pela WWC, podendo representar um alerta aos gestores públicos para que se realizem ações urgentes para a garantia do acesso à água potável por toda a população brasileira. É correto o que se afirma em:
III, apenas.
I e II, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
II, apenas.

Leia o texto a seguir: Um coquetel que mistura diferentes agrotóxicos foi encontrado na água de 1 em cada 4 cidades do Brasil entre 2014 e 2017. Nesse período, as empresas de abastecimento de 1.396 municípios detectaram todos os 27 pesticidas que são obrigados por lei a testar. Desses, 16 são classificados pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e 11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas. (...) Os números revelam que a contaminação da água está aumentando a passos largos e constantes. Em 2014, 75% dos testes detectaram agrotóxicos. Subiu para 84% em 2015 e foi para 88% em 2016, chegando a 92% em 2017. Nesse ritmo, em alguns anos, pode ficar difícil encontrar água sem agrotóxico nas torneiras do país.
De acordo com a pesquisa realizada, podemos apontar que a contaminação da água por agrotóxicos pode referir-se à:
fonte de contaminação agrícola, causada pela inserção de poluentes químicos inorgânicos na água e que podem ser tratados através da utilização de técnicas convencionais de desinfecção das águas.
fonte de contaminação agrícola causada por matéria orgânica não biodegradável, que envolve o uso de organismos geneticamente modificados, causando efeitos como a redução das pragas nas lavouras.
fonte de contaminação agrícola causada por matéria orgânica não biodegradável, que envolve o uso de pesticidas e causa efeitos como o aumento da toxicidade nas águas.
fonte de contaminação agrícola e urbana gerada por sólidos em suspensão, causando efeitos como mortandade de peixes e toxicidade elevada das águas.
fonte de contaminação agrícola causada por sólidos inorgânicos dissolvidos, que envolve o uso de produtos que contêm metais pesados, causando efeitos como o aumento da toxicidade nas águas.

Leia o texto a seguir: Historicamente na civilização humana, o solo tem sido utilizado para disposição dos resíduos gerados nas atividades cotidianas, tendo certa capacidade de atenuar e depurar a maior parte dos resíduos. Entretanto, a sociedade tem se tornado de tal forma complexa que a quantidade e a composição dos resíduos e efluentes gerados foram alteradas em ordem de grandeza nas últimas décadas, sendo que a capacidade do solo em reter os poluentes tem sido ultrapassada. Assim, apesar de serem mais protegidas que as águas superficiais, as águas subterrâneas podem ser poluídas ou contaminadas quando os poluentes atravessam a porção não saturada do solo.
Considerando seus conhecimentos e o texto apresentado, avalie os itens a seguir: I. As principais fontes de poluição são provenientes de atividades urbanas, industriais, mineradoras e agrícolas, representando um desafio para os órgãos ambientais na manutenção da qualidade destas águas, visando a garantia da qualidade e segurança dos recursos hídricos disponíveis para a população. II. Como vantagens identificadas pelos órgãos ambientais, podemos considerar a manutenção da qualidade das águas subterrâneas devido a ação de depuração dos solos, que garante a potabilidade destas águas disponíveis para a população. III. As técnicas de captação de água subterrânea são antigas, podendo ser obtidas através dos tipos de poços tubulares e escavados, representando uma alternativa para áreas onde a rede de distribuição de água é ineficiente, como em algumas zonas rurais. É correto o que se afirma em:
II, apenas.
II e III apenas.
I, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas.

Leia o texto a seguir: Analisar a qualidade da água após sua passagem pelo sistema de tratamento é fundamental para a garantia da saúde da população. Para a realização de um estudo sobre as condições das águas de seu município e calcular seu Indicador de Qualidade da Água (IQA), o órgão ambiental deve ter em mãos alguns dados e parâmetros que viabilizem seu cálculo. Para obter as informações e dados utilizados para o cálculo do IQA, devem ser coletados 9 (nove) parâmetros, dentre os quais são: I. Temperatura da amostra, pH, turbidez, coliformes fecais e resíduo total. II. Escherichia coli, substâncias orgânicas, inorgânicas, cor e turbidez. III. Oxigênio dissolvido, Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), nitrogênio total e fósforo total. IV. Salinidade, balneabilidade, acidez e dureza.
Estão corretas apenas as alternativas:
I e III, apenas.
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e IV, apenas.
II e III, apenas.

Analise os dados e informações a seguir: São quatro as modalidades de consumo de água: agricultura, produção energética, atividade industrial e abastecimento humano. O crescimento constante da população mundial exige mais alimentos e energia elétrica. As Nações Unidas (ONU) preveem que, em 2030, a sociedade vai necessitar de 35% a mais de alimento, 40% a mais de água e 50% a mais de energia. Até 2050, a demanda por alimentos e por energia crescerá 70% e 60%, respectivamente. Ao mesmo tempo, a grande concentração de pessoas em cidades de todo o mundo ameaça mananciais como lagos, rios e lençóis freáticos. Além de colocar em risco possíveis fontes hídricas, grandes quantidades de água doce são utilizadas para o saneamento urbano. E a maior parte das águas residuais é devolvida para o ambiente sem tratamento, gerando danos para as pessoas e os ecossistemas.
Considerando os dados apresentados, assinale a opção correta:
Apesar da pouca disponibilidade de água doce à população mundial, esta é bem distribuída pelo planeta, sendo que países com população reduzida, irão apresentar uma demanda baixa pelo uso dos recursos hídricos, como é o caso de países como Egito e Nigéria, por exemplo.
A agropecuária é considerada uma atividade que demanda pouca quantidade de água, assim como as atividades industriais e urbanas, sendo captada principalmente por águas superficiais e subterrâneas.
Os países mais desenvolvidos são aqueles que apresentam infraestrutura adequada ao Saneamento Ambiental, como por exemplo os Estados Unidos e o Canadá, portanto o padrão de consumo da água apontado pela ONU é irrelevante e pontual, podendo ser melhorado a partir de ações simples que auxiliem na redução destes fatores.
O elevado padrão de desenvolvimento econômico e industrial de países como os Estados Unidos, é resultado de sua condição de superioridade e de potência mundial que vem sendo construída há décadas, justificando a grande demanda por consumo de água por habitante, conforme os dados apresentados pela ONU.
O aumento do uso dos recursos naturais através das atividades humanas pode afetar significativamente a vida das gerações presentes e futuras, sendo necessárias ações que visem a redução dos impactos ambientais, bem como a redução do padrão de consumo de água, sobretudo por países considerados desenvolvidos, em desenvolvimento e industrializados.

Prévia do material em texto

Histórico de tentativas
Tentativa Tempo Pontuação
MAIS RECENTE Tentativa 1 4 minutos 1 de 1
Pontuação desta tentativa: 1 de 1
Enviado 5 abr em 9:52
Esta tentativa levou 4 minutos.
0,2 / 0,2 ptsPergunta 1
Leia o texto a seguir:
O Brasil é o país que mais possui água doce no mundo. A
disponibilidade hídrica brasileira é de 91,2 milhões de litros por
segundo. (...) Entretanto, apesar de a situação ser aparentemente
tranquila, existe uma distribuição desigual dos recursos hídricos pelo
território brasileiro. Grande parte das águas disponíveis, 80%, está na
Amazônia, região que possui a menor densidade demográfica e baixa
demanda de atividade produtiva. Em compensação, o Nordeste dispõe
de apenas 5% das águas brasileiras. A região é a que mais sofre com
secas periódicas no Brasil. (...) O Conselho Mundial da Água (WWC,
na sigla em inglês) classificou o Brasil em 50º lugar em um ranking de
saúde hídrica, que analisou 147 países. Os critérios foram quantidade
de água doce por habitante, parcela da população com água limpa e
esgoto tratado, desperdício de água doméstica, industrial e agrícola,
poluição da água e preservação ambiental. Em primeiro lugar está a
Finlândia e, em último, o Haiti. A média nacional de perda de água é de
38,8%, índice superior à média mundial, de 35%, o que faz com que o
Brasil caia na classificação.
Fonte: http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/emdiscussao/escassez-
de-agua/escassez-de-agua.pdf. Acesso em 18 out. 2019 – Adaptado
Considerando as condições de desigualdade no acesso à água potável
no contexto brasileiro, analise as seguintes afirmações:
I. Apesar de ser um país com maior disponibilidade de água doce do
mundo, o Brasil necessita ampliar as ações que visem a garantia do
acesso à água potável a toda população brasileira, reduzindo as
perdas e implantando infraestruturas adequadas para o saneamento
básico.
II. O Brasil possui elevada taxa de perda de água, o que significa a
urgência de ações de fiscalização que reduzam as ligações
clandestinas realizadas na rede de distribuição e ações de melhoria na
qualidade das tubulações de distribuição de água aos imóveis.
III. Os indicadores ligados ao Saneamento Básico e Ambiental no
Brasil estão refletidos no baixo desempenho obtido no estudo realizado
pela WWC, podendo representar um alerta aos gestores públicos para
https://famonline.instructure.com/courses/27320/quizzes/142824/history?version=1
que se realizem ações urgentes para a garantia do acesso à água
potável por toda a população brasileira.
É correto o que se afirma em:
 III, apenas. 
 I e II, apenas. 
 II e III, apenas. 
 I, II e III. Correto!Correto!
A alternativa está correta, pois, apesar de possuir uma riqueza de 
água doce elevada, o Brasil possui um índice de perdas de água 
potável muito relevante, fator que está sendo refletido em 
indicadores nacionais e internacionais. Desta forma, são 
necessárias ações que visem a redução das perdas e a 
ampliação de infraestrutura adequada ao Saneamento Básico e 
Ambiental no Brasil.
 II, apenas. 
0,2 / 0,2 ptsPergunta 2
Leia o texto a seguir:
Um coquetel que mistura diferentes agrotóxicos foi encontrado na água
de 1 em cada 4 cidades do Brasil entre 2014 e 2017. Nesse período,
as empresas de abastecimento de 1.396 municípios detectaram todos
os 27 pesticidas que são obrigados por lei a testar. Desses, 16 são
classificados pela Anvisa como extremamente ou altamente tóxicos e
11 estão associados ao desenvolvimento de doenças crônicas como
câncer, malformação fetal, disfunções hormonais e reprodutivas. (....)
Os números revelam que a contaminação da água está aumentando a
passos largos e constantes. Em 2014, 75% dos testes detectaram
agrotóxicos. Subiu para 84% em 2015 e foi para 88% em 2016,
chegando a 92% em 2017. Nesse ritmo, em alguns anos, pode ficar
difícil encontrar água sem agrotóxico nas torneiras do país.
Fonte: Revista EXAME. Brasil, 17 abr. 2019. Disponível em:
https://exame.abril.com.br/brasil/1-em-4-municipios-tem-coquetel-com-
agrotoxicos-na-agua-consulte-o-seu/ Acesso em 18 out. 2019.
De acordo com a pesquisa realizada, podemos apontar que a
contaminação da água por agrotóxicos pode referir-se à
 
fonte de contaminação agrícola, causada pela inserção de poluentes
químicos inorgânicos na água e que podem ser tratados através da
utilização de técnicas convencionais de desinfecção das águas.
 
 
fonte de contaminação agrícola causada por matéria orgânica não
biodegradável, que envolve o uso de organismos geneticamente
modificados, causando efeitos como a redução das pragas nas
lavouras
 
 
fonte de contaminação agrícola causada por matéria orgânica não
biodegradável, que envolve o uso de pesticidas e causa efeitos como o
aumento da toxicidade nas águas.
 
Correto!Correto!
Os agrotóxicos possuem componentes orgânicos não 
biodegradáveis como os organoclorados por exemplo. Estes 
componentes podem contaminar a água, o solo e podem 
permanecer nos organismos por anos e, inclusive, serem 
repassados através da cadeia alimentar. Portanto, esta alternativa 
está correta, pois podemos relacionar os agrotóxicos como uma 
fonte de contaminação por matéria orgânica não biodegradável.
 
fonte de contaminação agrícola e urbana gerada por sólidos em
suspensão, causando efeitos como mortandade de peixes e toxicidade
elevada das águas.
 
 
fonte de contaminação agrícola causada por sólidos inorgânicos
dissolvidos, que envolve o uso de produtos que contêm metais
pesados, causando efeitos como o aumento da toxicidade nas águas.
 
0,2 / 0,2 ptsPergunta 3
Leia o texto a seguir:
Historicamente na civilização humana, o solo tem sido utilizado para
disposição dos resíduos gerados nas atividades cotidianas, tendo certa
capacidade de atenuar e depurar a maior parte dos resíduos.
Entretanto, a sociedade tem se tornado de tal forma complexa que a
quantidade e a composição dos resíduos e efluentes gerados foram
alteradas em ordem de grandeza nas últimas décadas, sendo que a
capacidade do solo em reter os poluentes tem sido ultrapassada.
Assim, apesar de serem mais protegidas que as águas superficiais, as
águas subterrâneas podem ser poluídas ou contaminadas quando os
poluentes atravessam a porção não saturada do solo.
Fonte: https://cetesb.sp.gov.br/aguas-subterraneas/informacoes-
basicas/poluicao-das-aguas-subterraneas/. Acesso em 18 out. 2019.
Considerando seus conhecimentos e o texto apresentado, avalie os
itens a seguir:
I. As principais fontes de poluição são provenientes de atividades
urbanas, industriais, mineradoras e agrícolas, representando um
desafio para os órgãos ambientais na manutenção da qualidade destas
águas, visando a garantia da qualidade e segurança dos recursos
hídricos disponíveis para a população.
II. Como vantagens identificadas pelos órgãos ambientais, podemos
considerar a manutenção da qualidade das águas subterrâneas devido
a ação de depuração dos solos, que garante a potabilidade destas
águas disponíveis para a população.
III. As técnicas de captação de água subterrânea são antigas, podendo
ser obtidas através dos tipos de poços tubulares e escavados,
representando uma alternativa para áreas onde a rede de distribuição
de água é ineficiente, como em algumas zonas rurais.
É correto o que se afirma em:
 II, apenas. 
 II e III apenas. 
 I, apenas. 
 I, II e III. 
 I e III, apenas. Correto!Correto!
Alternativa correta, pois apenas as afirmações I e III estão 
corretas. A forma de obtenção de águas subterrâneas é 
relativamente antiga, podendo ser obtida através das técnicas de 
construção de poços tubulares, também chamados de poços 
artesianos e poços escavados, os quais proporcionam o acesso à 
água em áreas que não são atendidas pela rede de distribuição 
convencional da água. Como todo recurso natural, as águas 
subterrâneas sofrem impactos das atividades humanas, como por 
exemplo aquelas provenientes da mineração, agricultura, indústria 
e disposição irregular do lixo.
0,2 / 0,2 ptsPergunta 4
Leia o texto a seguir:
Analisar a qualidadeda água após sua passagem pelo sistema de
tratamento é fundamental para a garantia da saúde da população.
Para a realização de um estudo sobre as condições das águas de seu
município e calcular seu Indicador de Qualidade da Água (IQA), o
órgão ambiental deve ter em mãos alguns dados e parâmetros que
viabilizem seu cálculo.
Para obter as informações e dados utilizados para o cálculo do IQA,
devem ser coletados 9 (nove) parâmetros, dentre os quais são:
I. Temperatura da amostra, pH, turbidez, coliformes fecais e resíduo
total.
II. Escherichia coli, substâncias orgânicas, inorgânicas, cor e turbidez.
III. Oxigênio dissolvido, Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO),
nitrogênio total e fósforo total.
IV. Salinidade, balneabilidade, acidez e dureza.
Estão corretas apenas as alternativas:
 I e III, apenas. Correto!Correto!
Alternativa correta, pois apenas as afirmações I e III estão 
corretas. São necessários os valores de temperatura da amostra; 
pH; oxigênio dissolvido; demanda bioquímica de oxigênio (cinco 
dias, 20ºC); coliformes fecais; nitrogênio total; fósforo total; 
resíduo total e turbidez para o estabelecimento do IQA, indicador 
de elevada relevância para os órgãos ambientais.
 I e II, apenas. 
 I e IV, apenas. 
 II e IV, apenas. 
 II e III, apenas. 
0,2 / 0,2 ptsPergunta 5
Analise os dados e informações a seguir:
São quatro as modalidades de consumo de água: agricultura,
produção energética, atividade industrial e abastecimento humano. O
crescimento constante da população mundial exige mais alimentos e
energia elétrica. As Nações Unidas (ONU) preveem que, em 2030, a
sociedade vai necessitar de 35% a mais de alimento, 40% a mais de
água e 50% a mais de energia. Até 2050, a demanda por alimentos e
por energia crescerá 70% e 60%, respectivamente. Ao mesmo tempo,
a grande concentração de pessoas em cidades de todo o mundo
ameaça mananciais como lagos, rios e lençóis freáticos. Além de
colocar em risco possíveis fontes hídricas, grandes quantidades de
água doce são utilizadas para o saneamento urbano. E a maior parte
das águas residuais é devolvida para o ambiente sem tratamento,
gerando danos para as pessoas e os ecossistemas.
Fonte: http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/emdiscussao/escassez-
de-agua/escassez-de-agua.pdf. Acesso em 08 de novembro de 2019.
Adaptado
Considerando os dados apresentados, assinale a opção correta
 
Apesar da pouca disponibilidade de água doce à população mundial,
esta é bem distribuída pelo planeta, sendo que países com população
reduzida, irão apresentar uma demanda baixa pelo uso dos recursos
hídricos, como é o caso de países como Egito e Nigéria, por exemplo.
 
 
A agropecuária é considerada uma atividade que demanda pouca
quantidade de água, assim como as atividades industriais e urbanas,
sendo captada principalmente por águas superficiais e subterrâneas.
 
 
Os países mais desenvolvidos são aqueles que apresentam
infraestrutura adequada ao Saneamento Ambiental, como por exemplo
os Estados Unidos e o Canadá, portanto o padrão de consumo da água
apontado pela ONU é irrelevante e pontual, podendo ser melhorado a
partir de ações simples que auxiliem na redução destes fatores.
 
 
O elevado padrão de desenvolvimento econômico e industrial de
países como os Estados Unidos, é resultado de sua condição de
superioridade e de potência mundial que vem sendo construída há
décadas, justificando a grande demanda por consumo de água por
habitante, conforme os dados apresentados pela ONU.
 
 
O aumento do uso dos recursos naturais através das atividades
humanas pode afetar significativamente a vida das gerações presentes
e futuras, sendo necessárias ações que visem a redução dos impactos
ambientais, bem como a redução do padrão de consumo de água,
sobretudo por países considerados desenvolvidos, em
desenvolvimento e industrializados.
 
Correto!Correto!
Alternativa correta. Os setores como a agricultura e a indústria 
são atividades econômicas que necessitam dos recursos naturais 
para seu desenvolvimento, tornando-os escassos e de difícil 
reposição pela natureza, principalmente devido ao modelo de 
desenvolvimento de nossa sociedade. Países desenvolvidos e 
aqueles em desenvolvimento e industrializados são os que mais 
demandam por recursos, sobretudo os recursos hídricos, 
representando uma ameaça à garantia do acesso à água pelas 
gerações presentes e futuras.
Pontuação do teste: 1 de 1

Mais conteúdos dessa disciplina