Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Na microscopia, a capacidade de distinguir dois pontos próximos recebe o nome de poder de resolução. A maioria das células está fora do poder de resolução do olho humano devido a suas pequenas dimensões. Apesar de algumas células serem visíveis ao olho nu, a citologia só se desenvolveu através de artifícios para aumentar o poder de resolução do olho humano. Diante disso, o microscópio foi inventado e o primeiro pesquisador a utilizá-lo em suas pesquisas biológicas foi Robert Hooke. Sobre a microscopia óptica, analise as afirmativas a seguir: I. O microscópio óptico utiliza lentes de aumento e luz para melhorar a visualização da imagem a ser estudada. II. O microscópio binocular é dotado de uma ocular e duas objetivas, sendo possível observar organelas de uma célula eucariota e vírus. III. O aumento total promovido pelo microscópio óptico é o aumento da ocular multiplicado pela objetiva IV. O aumento total promovido pelo microscópio óptico é suficiente para identificar tecidos, células, parede celular, núcleo e cromossomos. Está correto o que se afirma apenas em:

I. O microscópio óptico utiliza lentes de aumento e luz para melhorar a visualização da imagem a ser estudada.
II. O microscópio binocular é dotado de uma ocular e duas objetivas, sendo possível observar organelas de uma célula eucariota e vírus.
III. O aumento total promovido pelo microscópio óptico é o aumento da ocular multiplicado pela objetiva
IV. O aumento total promovido pelo microscópio óptico é suficiente para identificar tecidos, células, parede celular, núcleo e cromossomos.
A. I, II e III
B. I, III e IV
C. II, III e IV
D. I, II, III e IV

Constantemente estamos expostos a fontes de radiação, como, por exemplo, quando nos submetemos a radiografias e exames médicos que envolvem radioisótopos; e também através do contato com o gás radônio, que escapa do solo, depois de ser formado em séries radioativas que se iniciam com o urânio. O próprio corpo humano é fonte de radiação, em razão dos radioisótopos naturais do organismo, como o carbono-14. O efeito biológico que essas radiações podem trazer ao organismo dos seres vivos depende de uma série de fatores. Entre tais, temos quatro principais: o tipo de radiação (I), o tipo de tecido vivo atingido (II), o tempo de exposição (III) e a intensidade da fonte radioativa (IV). Sobre os quatro fatores relacionados ao efeito biológico das radiações no organismo dos seres vivos, avalie as afirmativas a seguir. I. Em relação ao tipo, as radiações naturais são três: alfa (alpha), beta (beta) e gama (gamma). Dentre elas, a menos nociva aos seres vivos é a radiação alfa, pois tem um baixo poder de penetração, isto é, uma capacidade muito pequena de atravessar os materiais. Já as radiações beta (beta) e gama (gamma) podem interagir com as células do organismo, em virtude das altas energias que apresentam. II. Quanto ao tipo de tecido atingido, alguns são mais sensíveis que outros, como os da medula óssea, dos órgãos reprodutores, do tecido linfático, das membranas mucosas intestinais, das gônadas, do cristalino dos olhos e das células responsáveis pelo desenvolvimento em crianças. III. No que se refere ao tempo de exposição, a radiação recebida é cumulativa e os danos eventualmente provocados são irreparáveis. Os profissionais que ficam expostos à radiação, usam um avental de chumbo e se mantêm afastados do equipamento no momento do disparo. IV. Sobre a intensidade da fonte radiativa, em casos de acidentes com vazamento em usinas nucleares e de explosões de bombas atômicas, é liberada uma grande quantidade de isóbaros radioativos. A maioria deles possui tempo de meia-vida curto, não causando prejuízos. Porém, os isóbaros que possuem uma meia-vida muito longa podem se fixar no solo, na vegetação ou nas águas, permanecendo por anos no ambiente e contaminando os organismos vivos. É correto o que se afirma apenas em:

I. Em relação ao tipo, as radiações naturais são três: alfa (alpha), beta (beta) e gama (gamma). Dentre elas, a menos nociva aos seres vivos é a radiação alfa, pois tem um baixo poder de penetração, isto é, uma capacidade muito pequena de atravessar os materiais. Já as radiações beta (beta) e gama (gamma) podem interagir com as células do organismo, em virtude das altas energias que apresentam.
II. Quanto ao tipo de tecido atingido, alguns são mais sensíveis que outros, como os da medula óssea, dos órgãos reprodutores, do tecido linfático, das membranas mucosas intestinais, das gônadas, do cristalino dos olhos e das células responsáveis pelo desenvolvimento em crianças.
III. No que se refere ao tempo de exposição, a radiação recebida é cumulativa e os danos eventualmente provocados são irreparáveis. Os profissionais que ficam expostos à radiação, usam um avental de chumbo e se mantêm afastados do equipamento no momento do disparo.
IV. Sobre a intensidade da fonte radiativa, em casos de acidentes com vazamento em usinas nucleares e de explosões de bombas atômicas, é liberada uma grande quantidade de isóbaros radioativos. A maioria deles possui tempo de meia-vida curto, não causando prejuízos. Porém, os isóbaros que possuem uma meia-vida muito longa podem se fixar no solo, na vegetação ou nas águas, permanecendo por anos no ambiente e contaminando os organismos vivos.
A. I, II, III e IV
B. I, II e III.
C. I, III e IV.
D. II, III e IV.

As radiações ionizantes são ondas


A. sonoras que possuem energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.
B. eletromagnéticas que possuem energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.
C. mecânicas que possuem energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.
D. térmicas que possuem energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.

A partir do texto apresentado, considere a situação a seguir. Júlia está participando do processo seletivo de uma empresa de radiologia. Durante o processo, foi realizada uma dinâmica visando simular uma situação hipotética para testar os conhecimentos radiológicos dos candidatos. Na situação hipotética, Júlia teria de se imaginar em uma sala onde é emitido um tipo de radiação e onde também há diferentes formas de proteção, devendo escolher a mais adequada para a situação. As partículas emitidas na situação eram as partículas beta, e, para a proteção, havia disponíveis uma folha de papel, uma placa de madeira de 2,5 cm de espessura e uma grossa placa de chumbo. Tendo em vista as informações apresentadas e uma possível escolha de Júlia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. E. Júlia escolheu a placa de madeira de 2,5 cm de espessura, julgando haver nela a proteção mínima necessária contra a radiação ionizante.

Júlia escolheu a placa de madeira de 2,5 cm de espessura.
Júlia julgou haver na placa de madeira de 2,5 cm de espessura a proteção mínima necessária contra a radiação ionizante.
As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são falsas.

Para as amostras biológicas, a primeira técnica a ser feita para a utilização do microscópio eletronico de transmissão é a fixação do material.

A primeira técnica a ser feita para a utilização do microscópio eletrônico de transmissão é a fixação do material.
Verdadeiro
Falso

Algumas dessas técnicas empregam equipamentos fotográficos em conjunto com o microscópio; a fotografia na qual a imagem é gravada é chamada de fotomicrografia. Além disso, muitas imagens microestruturais são geradas por computador e/ou aprimoradas. O exame microscópico é uma ferramenta extremamente útil no estudo e na caracterização de materiais. Várias aplicações importantes dos exames microestruturais são as seguintes: garantir que as associações entre as propriedades e a estrutura (e defeitos) sejam devidamente compreendidas, prever as propriedades dos materiais uma vez que essas relações tenham sido estabelecidas e avaliar a qualidade dos materiais. Com base no texto, é correto afirmar que:

O exame microscópico é uma ferramenta extremamente útil no estudo e na caracterização de materiais.
As aplicações dos exames microestruturais incluem garantir que as associações entre as propriedades e a estrutura (e defeitos) sejam devidamente compreendidas, prever as propriedades dos materiais uma vez que essas relações tenham sido estabelecidas e avaliar a qualidade dos materiais.
As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas afirmativas são falsas.

Diante do exposto, analise a situação a seguir. Dentre as técnicas de microscopia destacadas pelo texto apresentado, Gabriel, um engenheiro que atua na área de análises de materiais, selecionou a microscopia de tunelamento para realizar análises do processo de deposição de filmes de platina em uma série de peças produzidas em uma indústria. Sobre a escolha da análise realizada por Gabriel e os tipos de informações que ele poderá obter das amostras avaliadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. e. A escolha de Gabriel pela microscopia de tunelamento permitirá ao engenheiro observar com alta resolução as características físicas do filme de platina depositado sobre as peças, sendo possível avaliar aspectos como a uniformidade da espessura e da cobertura de platina sobre as peças. PORQUE II. A platina é um excelente condutor elétrico, viabilizando que a técnica de varredura utilizada pelo microscópio de tunelamento (a produção de uma corrente elétrica entre a ponta de prova e o material analisado) permita a observação de alterações mínimas na superfície da amostra. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

I. A escolha de Gabriel pela microscopia de tunelamento permitirá ao engenheiro observar com alta resolução as características físicas do filme de platina depositado sobre as peças, sendo possível avaliar aspectos como a uniformidade da espessura e da cobertura de platina sobre as peças.
II. A platina é um excelente condutor elétrico, viabilizando que a técnica de varredura utilizada pelo microscópio de tunelamento (a produção de uma corrente elétrica entre a ponta de prova e o material analisado) permita a observação de alterações mínimas na superfície da amostra.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Um pesquisador, que faz pesquisas nos laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está estudando o efeito anti-inflamatório tópico de um extrato vegetal em modelo animal de edema de orelha. Após realizar o experimento, as amostras de tecido das orelhas foram coletadas e congeladas imediatamente. Para confecção da lâmina histológica, o pesquisador realizou as etapas de fixação (solução de formaldeído a 4%); inclusão (desidratação com etanol, clareamento com toluol e depois o tecido foi infiltrado com parafina); secção (corte dos tecidos utilizando micrótomo); e, por fim, a coloração utilizando os corantes eosina e hematoxilina. Considerando os métodos de estudo das células e tecidos e a situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. De acordo com o processo de preparo de lâminas histológicas descrito, o citoplasma e as fibras de colágeno serão corados em rosa, enquanto o núcleo celular será corado de violeta. PORQUE II. O corante eosina (ácido) atua sobre componentes celulares acidófilos (p.ex.: proteínas citoplasmáticas e colágeno) e o corante hematoxilina (básico) interage com componentes basófilos (p.ex.: ácidos nucleicos). A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

I. De acordo com o processo de preparo de lâminas histológicas descrito, o citoplasma e as fibras de colágeno serão corados em rosa, enquanto o núcleo celular será corado de violeta.
II. O corante eosina (ácido) atua sobre componentes celulares acidófilos (p.ex.: proteínas citoplasmáticas e colágeno) e o corante hematoxilina (básico) interage com componentes basófilos (p.ex.: ácidos nucleicos).
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

A maioria dos metais e das ligas é fundida e forjada em formas semiacabadas ou acabadas. Durante a solidificação de um metal em uma fundição, são formados núcleos que crescem em grãos, criando metal fundido solidificado com uma estrutura de grão policristalino. Para a maioria das aplicações industriais, um tamanho de grão muito pequeno é desejável, para a diminuição das imperfeições associadas ao grão. As imperfeições cristalinas estão presentes em todos os materiais cristalinos reais, mesmo no nível de tamanho atômico ou iônico. Os cientistas e engenheiros de materiais usam instrumentos de alta tecnologia para aprender sobre a estrutura interna (incluindo a estrutura de defeitos), o comportamento e a falha dos materiais. Instrumentos como metalógrafos, microscópios eletrônicos de varredura (MEV), microscópios eletrônicos de transmissão (MET) e microscópios de varredura por sonda (MVS) permitem a análise de materiais desde a escala macro até o nano. Sem tais instrumentos, seria impossível compreender completamente o comportamento dos materiais. A figura a seguir ilustra, esquematicamente, o funcionamento geral de um microscópio de força atômica (MFA), um dos tipos de equipamentos que pertenc


a. A figura apresenta o esquema de um microscópio de força atômica (MFA), que permite a visualização de superfícies de materiais com alta resolução, utilizando uma ponta extremamente fina para detectar as forças entre a ponta e a superfície da amostra.
b. O MFA é um tipo de microscópio eletrônico de varredura que utiliza elétrons para gerar imagens de alta resolução da superfície de amostras.
c. O MFA é um tipo de microscópio eletrônico de transmissão que permite a visualização de amostras em escala nanométrica.
d. O MFA é um tipo de microscópio óptico que utiliza lentes para ampliar a imagem da amostra.
e. O MFA é um tipo de microscópio que utiliza ondas sonoras para gerar imagens de alta resolução da superfície de amostras.

Sobre o funcionamento e as características desse tipo de microscópio no contexto da análise de materiais, avalie as afirmacoes a seguir. I. A técnica de microscopia ilustrada na imagem estabelece um perfil físico do material avaliado a partir da interação de forças entre uma viga defletora e os átomos que compõem a superfície do material. II. Por meio da aplicação de microscopia por varredura de sonda, como a ilustrada na imagem, é possível extrair informações quantitativas sobre a composição química do material em análise. III. Uma das principais vantagens da técnica de microscopia por varredura de sonda ilustrada na imagem é sua adequação à análise de vários tipos de materiais, incluindo os isolantes elétricos. É correto o que se afirma em:

I. A técnica de microscopia ilustrada na imagem estabelece um perfil físico do material avaliado a partir da interação de forças entre uma viga defletora e os átomos que compõem a superfície do material.
II. Por meio da aplicação de microscopia por varredura de sonda, como a ilustrada na imagem, é possível extrair informações quantitativas sobre a composição química do material em análise.
III. Uma das principais vantagens da técnica de microscopia por varredura de sonda ilustrada na imagem é sua adequação à análise de vários tipos de materiais, incluindo os isolantes elétricos.
a) I, II e III.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I e III, apenas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Na microscopia, a capacidade de distinguir dois pontos próximos recebe o nome de poder de resolução. A maioria das células está fora do poder de resolução do olho humano devido a suas pequenas dimensões. Apesar de algumas células serem visíveis ao olho nu, a citologia só se desenvolveu através de artifícios para aumentar o poder de resolução do olho humano. Diante disso, o microscópio foi inventado e o primeiro pesquisador a utilizá-lo em suas pesquisas biológicas foi Robert Hooke. Sobre a microscopia óptica, analise as afirmativas a seguir: I. O microscópio óptico utiliza lentes de aumento e luz para melhorar a visualização da imagem a ser estudada. II. O microscópio binocular é dotado de uma ocular e duas objetivas, sendo possível observar organelas de uma célula eucariota e vírus. III. O aumento total promovido pelo microscópio óptico é o aumento da ocular multiplicado pela objetiva IV. O aumento total promovido pelo microscópio óptico é suficiente para identificar tecidos, células, parede celular, núcleo e cromossomos. Está correto o que se afirma apenas em:

I. O microscópio óptico utiliza lentes de aumento e luz para melhorar a visualização da imagem a ser estudada.
II. O microscópio binocular é dotado de uma ocular e duas objetivas, sendo possível observar organelas de uma célula eucariota e vírus.
III. O aumento total promovido pelo microscópio óptico é o aumento da ocular multiplicado pela objetiva
IV. O aumento total promovido pelo microscópio óptico é suficiente para identificar tecidos, células, parede celular, núcleo e cromossomos.
A. I, II e III
B. I, III e IV
C. II, III e IV
D. I, II, III e IV

Constantemente estamos expostos a fontes de radiação, como, por exemplo, quando nos submetemos a radiografias e exames médicos que envolvem radioisótopos; e também através do contato com o gás radônio, que escapa do solo, depois de ser formado em séries radioativas que se iniciam com o urânio. O próprio corpo humano é fonte de radiação, em razão dos radioisótopos naturais do organismo, como o carbono-14. O efeito biológico que essas radiações podem trazer ao organismo dos seres vivos depende de uma série de fatores. Entre tais, temos quatro principais: o tipo de radiação (I), o tipo de tecido vivo atingido (II), o tempo de exposição (III) e a intensidade da fonte radioativa (IV). Sobre os quatro fatores relacionados ao efeito biológico das radiações no organismo dos seres vivos, avalie as afirmativas a seguir. I. Em relação ao tipo, as radiações naturais são três: alfa (alpha), beta (beta) e gama (gamma). Dentre elas, a menos nociva aos seres vivos é a radiação alfa, pois tem um baixo poder de penetração, isto é, uma capacidade muito pequena de atravessar os materiais. Já as radiações beta (beta) e gama (gamma) podem interagir com as células do organismo, em virtude das altas energias que apresentam. II. Quanto ao tipo de tecido atingido, alguns são mais sensíveis que outros, como os da medula óssea, dos órgãos reprodutores, do tecido linfático, das membranas mucosas intestinais, das gônadas, do cristalino dos olhos e das células responsáveis pelo desenvolvimento em crianças. III. No que se refere ao tempo de exposição, a radiação recebida é cumulativa e os danos eventualmente provocados são irreparáveis. Os profissionais que ficam expostos à radiação, usam um avental de chumbo e se mantêm afastados do equipamento no momento do disparo. IV. Sobre a intensidade da fonte radiativa, em casos de acidentes com vazamento em usinas nucleares e de explosões de bombas atômicas, é liberada uma grande quantidade de isóbaros radioativos. A maioria deles possui tempo de meia-vida curto, não causando prejuízos. Porém, os isóbaros que possuem uma meia-vida muito longa podem se fixar no solo, na vegetação ou nas águas, permanecendo por anos no ambiente e contaminando os organismos vivos. É correto o que se afirma apenas em:

I. Em relação ao tipo, as radiações naturais são três: alfa (alpha), beta (beta) e gama (gamma). Dentre elas, a menos nociva aos seres vivos é a radiação alfa, pois tem um baixo poder de penetração, isto é, uma capacidade muito pequena de atravessar os materiais. Já as radiações beta (beta) e gama (gamma) podem interagir com as células do organismo, em virtude das altas energias que apresentam.
II. Quanto ao tipo de tecido atingido, alguns são mais sensíveis que outros, como os da medula óssea, dos órgãos reprodutores, do tecido linfático, das membranas mucosas intestinais, das gônadas, do cristalino dos olhos e das células responsáveis pelo desenvolvimento em crianças.
III. No que se refere ao tempo de exposição, a radiação recebida é cumulativa e os danos eventualmente provocados são irreparáveis. Os profissionais que ficam expostos à radiação, usam um avental de chumbo e se mantêm afastados do equipamento no momento do disparo.
IV. Sobre a intensidade da fonte radiativa, em casos de acidentes com vazamento em usinas nucleares e de explosões de bombas atômicas, é liberada uma grande quantidade de isóbaros radioativos. A maioria deles possui tempo de meia-vida curto, não causando prejuízos. Porém, os isóbaros que possuem uma meia-vida muito longa podem se fixar no solo, na vegetação ou nas águas, permanecendo por anos no ambiente e contaminando os organismos vivos.
A. I, II, III e IV
B. I, II e III.
C. I, III e IV.
D. II, III e IV.

As radiações ionizantes são ondas


A. sonoras que possuem energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.
B. eletromagnéticas que possuem energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.
C. mecânicas que possuem energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.
D. térmicas que possuem energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.

A partir do texto apresentado, considere a situação a seguir. Júlia está participando do processo seletivo de uma empresa de radiologia. Durante o processo, foi realizada uma dinâmica visando simular uma situação hipotética para testar os conhecimentos radiológicos dos candidatos. Na situação hipotética, Júlia teria de se imaginar em uma sala onde é emitido um tipo de radiação e onde também há diferentes formas de proteção, devendo escolher a mais adequada para a situação. As partículas emitidas na situação eram as partículas beta, e, para a proteção, havia disponíveis uma folha de papel, uma placa de madeira de 2,5 cm de espessura e uma grossa placa de chumbo. Tendo em vista as informações apresentadas e uma possível escolha de Júlia, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. E. Júlia escolheu a placa de madeira de 2,5 cm de espessura, julgando haver nela a proteção mínima necessária contra a radiação ionizante.

Júlia escolheu a placa de madeira de 2,5 cm de espessura.
Júlia julgou haver na placa de madeira de 2,5 cm de espessura a proteção mínima necessária contra a radiação ionizante.
As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira asserção é verdadeira, e a segunda é falsa.
A primeira asserção é falsa, e a segunda é verdadeira.
Tanto a primeira quanto a segunda asserções são falsas.

Para as amostras biológicas, a primeira técnica a ser feita para a utilização do microscópio eletronico de transmissão é a fixação do material.

A primeira técnica a ser feita para a utilização do microscópio eletrônico de transmissão é a fixação do material.
Verdadeiro
Falso

Algumas dessas técnicas empregam equipamentos fotográficos em conjunto com o microscópio; a fotografia na qual a imagem é gravada é chamada de fotomicrografia. Além disso, muitas imagens microestruturais são geradas por computador e/ou aprimoradas. O exame microscópico é uma ferramenta extremamente útil no estudo e na caracterização de materiais. Várias aplicações importantes dos exames microestruturais são as seguintes: garantir que as associações entre as propriedades e a estrutura (e defeitos) sejam devidamente compreendidas, prever as propriedades dos materiais uma vez que essas relações tenham sido estabelecidas e avaliar a qualidade dos materiais. Com base no texto, é correto afirmar que:

O exame microscópico é uma ferramenta extremamente útil no estudo e na caracterização de materiais.
As aplicações dos exames microestruturais incluem garantir que as associações entre as propriedades e a estrutura (e defeitos) sejam devidamente compreendidas, prever as propriedades dos materiais uma vez que essas relações tenham sido estabelecidas e avaliar a qualidade dos materiais.
As duas afirmativas são verdadeiras e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
As duas afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
A primeira afirmativa é verdadeira e a segunda é falsa.
A primeira afirmativa é falsa e a segunda é verdadeira.
As duas afirmativas são falsas.

Diante do exposto, analise a situação a seguir. Dentre as técnicas de microscopia destacadas pelo texto apresentado, Gabriel, um engenheiro que atua na área de análises de materiais, selecionou a microscopia de tunelamento para realizar análises do processo de deposição de filmes de platina em uma série de peças produzidas em uma indústria. Sobre a escolha da análise realizada por Gabriel e os tipos de informações que ele poderá obter das amostras avaliadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. e. A escolha de Gabriel pela microscopia de tunelamento permitirá ao engenheiro observar com alta resolução as características físicas do filme de platina depositado sobre as peças, sendo possível avaliar aspectos como a uniformidade da espessura e da cobertura de platina sobre as peças. PORQUE II. A platina é um excelente condutor elétrico, viabilizando que a técnica de varredura utilizada pelo microscópio de tunelamento (a produção de uma corrente elétrica entre a ponta de prova e o material analisado) permita a observação de alterações mínimas na superfície da amostra. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

I. A escolha de Gabriel pela microscopia de tunelamento permitirá ao engenheiro observar com alta resolução as características físicas do filme de platina depositado sobre as peças, sendo possível avaliar aspectos como a uniformidade da espessura e da cobertura de platina sobre as peças.
II. A platina é um excelente condutor elétrico, viabilizando que a técnica de varredura utilizada pelo microscópio de tunelamento (a produção de uma corrente elétrica entre a ponta de prova e o material analisado) permita a observação de alterações mínimas na superfície da amostra.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

Um pesquisador, que faz pesquisas nos laboratórios da Universidade Federal do Rio de Janeiro, está estudando o efeito anti-inflamatório tópico de um extrato vegetal em modelo animal de edema de orelha. Após realizar o experimento, as amostras de tecido das orelhas foram coletadas e congeladas imediatamente. Para confecção da lâmina histológica, o pesquisador realizou as etapas de fixação (solução de formaldeído a 4%); inclusão (desidratação com etanol, clareamento com toluol e depois o tecido foi infiltrado com parafina); secção (corte dos tecidos utilizando micrótomo); e, por fim, a coloração utilizando os corantes eosina e hematoxilina. Considerando os métodos de estudo das células e tecidos e a situação apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. De acordo com o processo de preparo de lâminas histológicas descrito, o citoplasma e as fibras de colágeno serão corados em rosa, enquanto o núcleo celular será corado de violeta. PORQUE II. O corante eosina (ácido) atua sobre componentes celulares acidófilos (p.ex.: proteínas citoplasmáticas e colágeno) e o corante hematoxilina (básico) interage com componentes basófilos (p.ex.: ácidos nucleicos). A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

I. De acordo com o processo de preparo de lâminas histológicas descrito, o citoplasma e as fibras de colágeno serão corados em rosa, enquanto o núcleo celular será corado de violeta.
II. O corante eosina (ácido) atua sobre componentes celulares acidófilos (p.ex.: proteínas citoplasmáticas e colágeno) e o corante hematoxilina (básico) interage com componentes basófilos (p.ex.: ácidos nucleicos).
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. As asserções I e II são proposições falsas.

A maioria dos metais e das ligas é fundida e forjada em formas semiacabadas ou acabadas. Durante a solidificação de um metal em uma fundição, são formados núcleos que crescem em grãos, criando metal fundido solidificado com uma estrutura de grão policristalino. Para a maioria das aplicações industriais, um tamanho de grão muito pequeno é desejável, para a diminuição das imperfeições associadas ao grão. As imperfeições cristalinas estão presentes em todos os materiais cristalinos reais, mesmo no nível de tamanho atômico ou iônico. Os cientistas e engenheiros de materiais usam instrumentos de alta tecnologia para aprender sobre a estrutura interna (incluindo a estrutura de defeitos), o comportamento e a falha dos materiais. Instrumentos como metalógrafos, microscópios eletrônicos de varredura (MEV), microscópios eletrônicos de transmissão (MET) e microscópios de varredura por sonda (MVS) permitem a análise de materiais desde a escala macro até o nano. Sem tais instrumentos, seria impossível compreender completamente o comportamento dos materiais. A figura a seguir ilustra, esquematicamente, o funcionamento geral de um microscópio de força atômica (MFA), um dos tipos de equipamentos que pertenc


a. A figura apresenta o esquema de um microscópio de força atômica (MFA), que permite a visualização de superfícies de materiais com alta resolução, utilizando uma ponta extremamente fina para detectar as forças entre a ponta e a superfície da amostra.
b. O MFA é um tipo de microscópio eletrônico de varredura que utiliza elétrons para gerar imagens de alta resolução da superfície de amostras.
c. O MFA é um tipo de microscópio eletrônico de transmissão que permite a visualização de amostras em escala nanométrica.
d. O MFA é um tipo de microscópio óptico que utiliza lentes para ampliar a imagem da amostra.
e. O MFA é um tipo de microscópio que utiliza ondas sonoras para gerar imagens de alta resolução da superfície de amostras.

Sobre o funcionamento e as características desse tipo de microscópio no contexto da análise de materiais, avalie as afirmacoes a seguir. I. A técnica de microscopia ilustrada na imagem estabelece um perfil físico do material avaliado a partir da interação de forças entre uma viga defletora e os átomos que compõem a superfície do material. II. Por meio da aplicação de microscopia por varredura de sonda, como a ilustrada na imagem, é possível extrair informações quantitativas sobre a composição química do material em análise. III. Uma das principais vantagens da técnica de microscopia por varredura de sonda ilustrada na imagem é sua adequação à análise de vários tipos de materiais, incluindo os isolantes elétricos. É correto o que se afirma em:

I. A técnica de microscopia ilustrada na imagem estabelece um perfil físico do material avaliado a partir da interação de forças entre uma viga defletora e os átomos que compõem a superfície do material.
II. Por meio da aplicação de microscopia por varredura de sonda, como a ilustrada na imagem, é possível extrair informações quantitativas sobre a composição química do material em análise.
III. Uma das principais vantagens da técnica de microscopia por varredura de sonda ilustrada na imagem é sua adequação à análise de vários tipos de materiais, incluindo os isolantes elétricos.
a) I, II e III.
b) II, apenas.
c) III, apenas.
d) I e II, apenas.
e) I e III, apenas.

Prévia do material em texto

PROVA EAD BIOFÍSICA 
 
1. Em um laboratório de pesquisa em imunologia, está sendo realizado um 
estudo a nível celular com animais submetidos a diferentes tipos de dietas 
durante um período de 5 anos. Para isolar os tipos celulares específicos 
desse projeto (macrófagos), a equipe do laboratório emprega o 
equipamento separador de células (cell sorter), realizando previamente o 
rompimento da matriz extracelular (digestão com proteínas proteolíticas) e 
junções celulares (ácido etilenodiaminotetracético - EDTA). Após obter os 
macrófagos, estes são submetidos à lise celular e centrifugação em 
ultracentrífuga para separar os seguintes componentes celulares: 
microssomos; mitocôndrias e lisossomos e núcleo celular. 
Considerando os métodos de estudo das células e tecidos e a situação 
apresentada, avalie as afirmações a seguir. 
I. Para separar os microssomos dos demais componentes celulares, será 
necessária uma centrifugação a 105.000 g de aceleração com 120 minutos de 
duração. 
II. A centrifugação durante 20 minutos a uma aceleração de 1.000 g será 
necessária para separar mitocôndrias e lisossomos dos demais componentes 
celulares. 
III. O núcleo celular será separado dos demais componentes celulares após 20 
minutos de centrifugação com uma aceleração de 10.000 g. 
É correto o que se afirma em: 
C. I, apenas. 
 
2. Na microscopia, a capacidade de distinguir dois pontos próximos recebe o nome 
de poder de resolução. A maioria das células está fora do poder de resolução do 
olho humano devido a suas pequenas dimensões. Apesar de algumas células 
serem visíveis ao olho nu, a citologia só se desenvolveu através de artifícios para 
aumentar o poder de resolução do olho humano. Diante disso, o microscópio foi 
inventado e o primeiro pesquisador a utilizá-lo em suas pesquisas biológicas foi 
Robert Hooke. Sobre a microscopia óptica, analise as afirmativas a seguir: 
I. O microscópio óptico utiliza lentes de aumento e luz para melhorar a visualização 
da imagem a ser estudada. 
II. O microscópio binocular é dotado de uma ocular e duas objetivas, sendo possível 
observar organelas de uma célula eucariota e vírus. 
III. O aumento total promovido pelo microscópio óptico é o aumento da ocular 
multiplicado pela objetiva 
IV. O aumento total promovido pelo microscópio óptico é suficiente para identificar 
tecidos, células, parede celular, núcleo e cromossomos. 
Está correto o que se afirma apenas em: 
B. I, III e IV 
 
3, Constantemente estamos expostos a fontes de radiação, como, por exemplo, 
quando nos submetemos a radiografias e exames médicos que envolvem 
radioisótopos; e também através do contato com o gás radônio, que escapa do 
solo, depois de ser formado em séries radioativas que se iniciam com o urânio. O 
próprio corpo humano é fonte de radiação, em razão dos radioisótopos naturais 
do organismo, como o carbono-14. O efeito biológico que essas radiações podem 
trazer ao organismo dos seres vivos depende de uma série de fatores. Entre tais, 
temos quatro principais: o tipo de radiação (I), o tipo de tecido vivo atingido (II), o 
tempo de exposição (III) e a intensidade da fonte radioativa (IV). 
Sobre os quatro fatores relacionados ao efeito biológico das radiações no 
organismo dos seres vivos, avalie as afirmativas a seguir. 
I. Em relação ao tipo, as radiações naturais são três: alfa (alpha), beta (beta) e gama 
(gamma). Dentre elas, a menos nociva aos seres vivos é a radiação alfa, pois tem 
um baixo poder de penetração, isto é, uma capacidade muito pequena de 
atravessar os materiais. Já as radiações beta (beta) e gama (gamma) podem 
interagir com as células do organismo, em virtude das altas energias que 
apresentam. 
II. Quanto ao tipo de tecido atingido, alguns são mais sensíveis que outros, como 
os da medula óssea, dos órgãos reprodutores, do tecido linfático, das membranas 
mucosas intestinais, das gônadas, do cristalino dos olhos e das células 
responsáveis pelo desenvolvimento em crianças. 
III. No que se refere ao tempo de exposição, a radiação recebida é cumulativa e os 
danos eventualmente provocados são irreparáveis. Os profissionais que ficam 
expostos à radiação, usam um avental de chumbo e se mantêm afastados do 
equipamento no momento do disparo. 
IV. Sobre a intensidade da fonte radiativa, em casos de acidentes com vazamento 
em usinas nucleares e de explosões de bombas atômicas, é liberada uma grande 
quantidade de isóbaros radioativos. A maioria deles possui tempo de meia-vida 
curto, não causando prejuízos. Porém, os isóbaros que possuem uma meia-vida 
muito longa podem se fixar no solo, na vegetação ou nas águas, permanecendo 
por anos no ambiente e contaminando os organismos vivos. 
É correto o que se afirma apenas em: 
B. I, II e III. 
 
4. “A giardíase, também denominada lamblíase, é a infecção do aparelho digestivo 
pelo protozoário flagelado Giardia intestinalis (Giardia lamblia), que habita o 
intestino de seres humanos e de outros mamíferos. Predomina mais em crianças 
do que em adultos e é de notável importância em pessoas com desnutrição, 
fibrose cística e algumas imunodeficiências. É uma parasitose comum em várias 
partes do mundo, sendo causa de doença intestinal e diarreia endêmica e 
epidêmica.” 
A transmissão da giardíase é feita por via fecal-oral a partir da ingestão de: 
B. cistos 
 
5. As radiações ionizantes são ondas eletromagnéticas de frequência elevada com 
capacidade de arrancar elétrons de átomos ou moléculas e, ainda, de produzir íons. 
Elas têm energia suficiente para produzir ionização mediante ruptura dos enlaces 
atômicos. Os efeitos da radiação vão depender da quantidade e da qualidade da 
radiação incidente e da natureza do material com a qual ela está interagindo. As 
radiações ionizantes podem ser classificadas em diretamente ionizante e 
indiretamente ionizante. Já a radiação não ionizante é uma modalidade de radiação 
de baixa frequência e baixa energia, também denominada de campo 
eletromagnético, que se propaga através de uma onda eletromagnética, 
constituída por um campo elétrico e um campo magnético, podendo ser 
provenientes de fontes naturais e não naturais. 
A partir do texto apresentado, considere a situação a seguir. 
Júlia está participando do processo seletivo de uma empresa de radiologia. 
Durante o processo, foi realizada uma dinâmica visando simular uma situação 
hipotética para testar os conhecimentos radiológicos dos candidatos. Na situação 
hipotética, Júlia teria de se imaginar em uma sala onde é emitido um tipo de 
radiação e onde também há diferentes formas de proteção, devendo escolher a 
mais adequada para a situação. As partículas emitidas na situação eram as 
partículas beta, e, para a proteção, havia disponíveis uma folha de papel, uma placa 
de madeira de 2,5 cm de espessura e uma grossa placa de chumbo. 
Tendo em vista as informações apresentadas e uma possível escolha de Júlia, 
avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
E. Júlia escolheu a placa de madeira de 2,5 cm de espessura, julgando haver 
nela a proteção mínima necessária contra a radiação ionizante. 
PORQUE 
II. As partículas beta penetram apenas alguns milímetros no corpo, mas são 
facilmente barradas por uma placa de madeira de 2,5 cm de espessura mínima. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
E. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
 
6. O tamanho pequeno das células e dos componentes de matriz torna a histologia 
dependente do uso de microscópios. Para se realizar o estudo de tecidos, a 
preparação de cortes histológicos é essencial. No microscópio de luz (também 
conhecido como óptico ou fotônico), as preparações coradas podem ser 
examinadas porque um feixe de luz é transmitido através do corte, ou seja, 
atravessa o espécime. O microscópio de luz é composto por partes mecânicas e 
ópticas. O componente óptico consiste em três sistemasde lentes: condensadora, 
objetiva e ocular. A figura a seguir ilustra estas estruturas. 
Considerando o texto apresentado e analisando os componentes ópticos do 
microscópio, julgue as afirmações a seguir. 
B. A lente condensadora é responsável por concentrar a luz e projetar um feixe 
luminoso sobre o espécime. 
II. A lente ocular tem função de projetar uma imagem aumentada do espécime em 
direção à lente subsequente. 
III. A lente objetiva serve para receber a imagem formada, ampliá-la novamente e 
projetar no local desejado (retina, tela, entre outros). 
É correto o que se afirma em: 
B. I, apenas. 
 
7. Desde a invenção do microscópio por volta de 1590 até os dias atuais, a 
microscopia tem contribuído constantemente para o desenvolvimento e os 
avanços científicos de diversas áreas do conhecimento. Hoje, existem diferentes 
tipos de microscópios eletrônicos, dentre eles, destaca-se o microscópio 
eletrônico de transmissão. Neste tipo de microscópio, o material a ser observado 
deve ser preparado de modo que os elétrons possam atravessar o material, pois 
este tipo de microscopia exige técnicas apropriadas que permitirão a visualização 
de detalhes do material em estudo. 
Para as amostras biológicas, a primeira técnica a ser feita para a utilização do 
microscópio eletronico de transmissão é a 
c. fixação do material. 
 
8. Microscópios ópticos, eletrônicos e de varredura são comumente usados em 
microscopia para a avaliação de materiais. Esses instrumentos auxiliam nas 
investigações das características microestruturais de todos os tipos de materiais. 
Algumas dessas técnicas empregam equipamentos fotográficos em conjunto com 
o microscópio; a fotografia na qual a imagem é gravada é chamada de 
fotomicrografia. Além disso, muitas imagens microestruturais são geradas por 
computador e/ou aprimoradas. O exame microscópico é uma ferramenta 
extremamente útil no estudo e na caracterização de materiais. Várias aplicações 
importantes dos exames microestruturais são as seguintes: garantir que as 
associações entre as propriedades e a estrutura (e defeitos) sejam devidamente 
compreendidas, prever as propriedades dos materiais uma vez que essas relações 
tenham sido estabelecidas, projetar ligas com novas combinações de 
propriedades, determinar se um material foi corretamente tratado termicamente 
e determinar o modo de fratura mecânica. 
Diante do exposto, analise a situação a seguir. 
Dentre as técnicas de microscopia destacadas pelo texto apresentado, Gabriel, um 
engenheiro que atua na área de análises de materiais, selecionou a microscopia de 
tunelamento para realizar análises do processo de deposição de filmes de platina 
em uma série de peças produzidas em uma indústria. 
Sobre a escolha da análise realizada por Gabriel e os tipos de informações que ele 
poderá obter das amostras avaliadas, avalie as asserções a seguir e a relação 
proposta entre elas. 
e. A escolha de Gabriel pela microscopia de tunelamento permitirá ao 
engenheiro observar com alta resolução as características físicas do filme 
de platina depositado sobre as peças, sendo possível avaliar aspectos como 
a uniformidade da espessura e da cobertura de platina sobre as peças. 
PORQUE 
II. A platina é um excelente condutor elétrico, viabilizando que a técnica de 
varredura utilizada pelo microscópio de tunelamento (a produção de uma corrente 
elétrica entre a ponta de prova e o material analisado) permita a observação de 
alterações mínimas na superfície da amostra. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
e. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
 
9. Um pesquisador, que faz pesquisas nos laboratórios da Universidade Federal do 
Rio de Janeiro, está estudando o efeito anti-inflamatório tópico de um extrato 
vegetal em modelo animal de edema de orelha. Após realizar o experimento, as 
amostras de tecido das orelhas foram coletadas e congeladas imediatamente. 
Para confecção da lâmina histológica, o pesquisador realizou as etapas de fixação 
(solução de formaldeído a 4%); inclusão (desidratação com etanol, clareamento 
com toluol e depois o tecido foi infiltrado com parafina); secção (corte dos tecidos 
utilizando micrótomo); e, por fim, a coloração utilizando os corantes eosina e 
hematoxilina. 
Considerando os métodos de estudo das células e tecidos e a situação 
apresentada, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. De acordo com o processo de preparo de lâminas histológicas descrito, o 
citoplasma e as fibras de colágeno serão corados em rosa, enquanto o núcleo 
celular será corado de violeta. 
PORQUE 
II. O corante eosina (ácido) atua sobre componentes celulares acidófilos (p.ex.: 
proteínas citoplasmáticas e colágeno) e o corante hematoxilina (básico) interage 
com componentes basófilos (p.ex.: ácidos nucleicos). 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 
 
10. A maioria dos metais e das ligas é fundida e forjada em formas semiacabadas 
ou acabadas. Durante a solidificação de um metal em uma fundição, são formados 
núcleos que crescem em grãos, criando metal fundido solidificado com uma 
estrutura de grão policristalino. Para a maioria das aplicações industriais, um 
tamanho de grão muito pequeno é desejável, para a diminuição das imperfeições 
associadas ao grão. As imperfeições cristalinas estão presentes em todos os 
materiais cristalinos reais, mesmo no nível de tamanho atômico ou iônico. Os 
cientistas e engenheiros de materiais usam instrumentos de alta tecnologia para 
aprender sobre a estrutura interna (incluindo a estrutura de defeitos), o 
comportamento e a falha dos materiais. Instrumentos como metalógrafos, 
microscópios eletrônicos de varredura (MEV), microscópios eletrônicos de 
transmissão (MET) e microscópios de varredura por sonda (MVS) permitem a 
análise de materiais desde a escala macro até o nano. Sem tais instrumentos, seria 
impossível compreender completamente o comportamento dos materiais. 
A figura a seguir ilustra, esquematicamente, o funcionamento geral de um 
microscópio de força atômica (MFA), um dos tipos de equipamentos que pertence 
à família dos MVS, destacada no texto apresentado. 
Sobre o funcionamento e as características desse tipo de microscópio no contexto 
da análise de materiais, avalie as afirmações a seguir. 
I. A técnica de microscopia ilustrada na imagem estabelece um perfil físico do 
material avaliado a partir da interação de forças entre uma viga defletora e os 
átomos que compõem a superfície do material. 
II. Por meio da aplicação de microscopia por varredura de sonda, como a ilustrada 
na imagem, é possível extrair informações quantitativas sobre a composição 
química do material em análise. 
III. Uma das principais vantagens da técnica de microscopia por varredura de sonda 
ilustrada na imagem é sua adequação à análise de vários tipos de materiais, 
incluindo os isolantes elétricos. 
É correto o que se afirma em: 
e. I e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina