Logo Passei Direto
Buscar

SIMULADO1 Direito Penal para Notário e Registrador (TJ MA) 2023

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Empresário emitiu notas subfaturadas com a única finalidade de redução do valor devido a título de ICMS, conduta que perdurou por 7 (sete) meses. Na hipótese, em relação aos crimes de falso (falsidade ideológica) e ao crime contra a ordem tributária, aplicam-se os seguintes institutos:
a) Consunção e continuidade delitiva. b) Subsidiariedade e concurso formal. c) Especialidade e concurso material. d) Concurso formal e concurso material. e) Especialidade e continuidade delitiva.
a) Consunção e continuidade delitiva.
b) Subsidiariedade e concurso formal.
c) Especialidade e concurso material.
d) Concurso formal e concurso material.
e) Especialidade e continuidade delitiva.

Considere que, ao praticar roubo em um ônibus, o agente tenha submetido ao ato três vítimas, uma sucessivamente à outra, encerrando toda a sua ação ao saltar pela janela do veículo. Nesse caso, houve
a) roubo na forma de crime continuado. b) concurso material heterogêneo de crimes. c) roubo na forma de crime único. d) concurso material homogêneo de crimes. e) concurso formal de crimes.
a) roubo na forma de crime continuado.
b) concurso material heterogêneo de crimes.
c) roubo na forma de crime único.
d) concurso material homogêneo de crimes.
e) concurso formal de crimes.

A respeito de temas da teoria geral do Direito Penal, assinale a alternativa CORRETA:
a) O Supremo Tribunal Federal considera o crime de injúria racial prescritível, pois não pode ser equiparado a crime de racismo, constitucionalmente considerado imprescritível. Tal equiparação violaria o princípio da estrita legalidade penal. b) No concurso de crimes, a pena considerada para fins de fixação da competência do Juizado Especial Criminal será verificada individualmente a partir da pena máxima cominada a cada delito isoladamente, no caso de concurso material; ou desprezando-se a exasperação, na hipótese de concurso formal ou crime continuado. c) Quando se tratar de crime continuado, a prescrição regula-se pela pena final imposta na sentença, ou seja, computando-se o acréscimo decorrente da continuação. d) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade delitiva ou da permanência.
a) O Supremo Tribunal Federal considera o crime de injúria racial prescritível, pois não pode ser equiparado a crime de racismo, constitucionalmente considerado imprescritível. Tal equiparação violaria o princípio da estrita legalidade penal.
b) No concurso de crimes, a pena considerada para fins de fixação da competência do Juizado Especial Criminal será verificada individualmente a partir da pena máxima cominada a cada delito isoladamente, no caso de concurso material; ou desprezando-se a exasperação, na hipótese de concurso formal ou crime continuado.
c) Quando se tratar de crime continuado, a prescrição regula-se pela pena final imposta na sentença, ou seja, computando-se o acréscimo decorrente da continuação.
d) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade delitiva ou da permanência.

Acerca do concurso de crimes, assinale a assertiva CORRETA:
a) Nos crimes dolosos praticados em continuidade delitiva, contra vítimas diferentes, o juiz pode, independentemente de quaisquer outros requisitos objetivos e subjetivos, aumentar a pena de um dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, até o triplo. b) No concurso de crimes as penas de multa deverão ser aplicadas distinta e integralmente. c) Ocorrendo erro na execução (aberratio ictus), e sendo atingida também a vítima visada, aplica-se a regra do concurso material. d) No concurso material, caso aplicada pena privativa de liberdade suspensa para um dos crimes, será incabível, para os demais, a substituição de que trata o artigo 44 do CP.
a) Nos crimes dolosos praticados em continuidade delitiva, contra vítimas diferentes, o juiz pode, independentemente de quaisquer outros requisitos objetivos e subjetivos, aumentar a pena de um dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, até o triplo.
b) No concurso de crimes as penas de multa deverão ser aplicadas distinta e integralmente.
c) Ocorrendo erro na execução (aberratio ictus), e sendo atingida também a vítima visada, aplica-se a regra do concurso material.
d) No concurso material, caso aplicada pena privativa de liberdade suspensa para um dos crimes, será incabível, para os demais, a substituição de que trata o artigo 44 do CP.

A respeito do crime praticado em continuidade delitiva, é correto afirmar que
a) sobrevindo nova lei mais grave, ela será aplicada, se sua vigência for anterior à cessação do fato criminoso. b) as penas de multa devem ser aplicadas distinta e integralmente. c) não se admitirá a suspensão condicional da pena. d) nosso Código Penal adotou a teoria da unidade real.
a) sobrevindo nova lei mais grave, ela será aplicada, se sua vigência for anterior à cessação do fato criminoso.
b) as penas de multa devem ser aplicadas distinta e integralmente.
c) não se admitirá a suspensão condicional da pena.
d) nosso Código Penal adotou a teoria da unidade real.

Durante a abordagem a três pessoas que se encontravam em um ponto de ônibus, mediante grave ameaça verbal de morte, Caio, que completara 18 anos naquela data e Tácio, que iria completar 18 anos no dia seguinte, subtraíram, para proveito comum, um aparelho de telefone celular da vítima A e a carteira da vítima B. Em razão de reação da vítima C, ambos a agrediram e, em seguida, dali se evadiram, sem nada subtrair de C. A dupla foi localizada e identificada um mês após os fatos, sendo apreendido em poder de Caio um revólver, calibre 38, com numeração visível, desmuniciado, que trazia em sua cintura. O revólver foi periciado, constatando-se que a arma estava apta para efetuar disparos.
Nessa hipotética situação, é correto afirmar que
a) Caio e Tácio serão processados criminalmente pelo delito de roubo com incidência da causa de aumento de pena pelo concurso de agentes, cometido contra três vítimas, observada a regra do cúmulo material de infrações.
b) Caio e Tácio serão processados criminalmente pelo delito de roubo com incidência da causa de aumento de pena pelo concurso de agentes, cometido contra três vítimas, observada a regra do cúmulo formal de infrações.
c) Caio será processado criminalmente pelo delito de roubo com incidência da causa de aumento de pena pelo concurso de agentes, cometido contra três vítimas, observada a regra do cúmulo formal de infrações e pelo crime de porte irregular de arma de fogo de uso permitido.
d) Caio será processado criminalmente pelo delito de roubo com incidência da causa de aumento de pena pelo concurso de agentes, contra três vítimas, observada a regra do cúmulo formal de infrações, não caracterizado o delito de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, dado que o revólver com ele apreendido estava desmuniciado.

Acerca dos crimes contra o patrimônio, julgue o item subsequente.
De acordo com o STF, não há continuidade delitiva entre os crimes de roubo e extorsão, ainda que praticados em conjunto.
Certo
Errado

A respeito dos efeitos da condenação, assinale a opção correta.
a) A incapacidade para o exercício do poder familiar, da tutela ou da curatela é efeito da condenação por crimes dolosos ou culposos praticados contra filho, tutelado ou curatelado, sancionados com pena de reclusão. b) O confisco consiste na perda de qualquer dos produtos, proveitos e instrumentos do crime e configura efeito extrapenal genérico da condenação. c) O confisco pode ser previsto como pena, e não apenas como efeito da condenação. d) O confisco depende de previsão expressa na sentença penal condenatória. e) A perda do cargo público constitui efeito extrapenal específico da condenação, sendo necessário o seu requerimento expresso na denúncia para sua aplicação na sentença condenatória.
a) A incapacidade para o exercício do poder familiar, da tutela ou da curatela é efeito da condenação por crimes dolosos ou culposos praticados contra filho, tutelado ou curatelado, sancionados com pena de reclusão.
b) O confisco consiste na perda de qualquer dos produtos, proveitos e instrumentos do crime e configura efeito extrapenal genérico da condenação.
c) O confisco pode ser previsto como pena, e não apenas como efeito da condenação.
d) O confisco depende de previsão expressa na sentença penal condenatória.
e) A perda do cargo público constitui efeito extrapenal específico da condenação, sendo necessário o seu requerimento expresso na denúncia para sua aplicação na sentença condenatória.

A respeito dos efeitos da condenação penal, assinale a opção correta.
a) O indulto extingue os efeitos penais da condenação, sejam eles primários ou secundários, mas não os extrapenais. b) A condenação penal implica a perda em favor da União de todo e qualquer instrumento do crime, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé. c) Independentemente do quantum da pena aplicada, poderá ser decretada a perda de bens ou valores equivalentes ao produto ou proveito do crime quando estes não forem encontrados ou quando se localizarem no exterior. d) A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo é efeito da condenação quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a administração pública, independentemente de motivação declarada na sentença.
a) O indulto extingue os efeitos penais da condenação, sejam eles primários ou secundários, mas não os extrapenais.
b) A condenação penal implica a perda em favor da União de todo e qualquer instrumento do crime, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé.
c) Independentemente do quantum da pena aplicada, poderá ser decretada a perda de bens ou valores equivalentes ao produto ou proveito do crime quando estes não forem encontrados ou quando se localizarem no exterior.
d) A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo é efeito da condenação quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a administração pública, independentemente de motivação declarada na sentença.

Analise as afirmativas a seguir sobre os efeitos da condenação penal:
I. É efeito da condenação, entre outros, a perda, em favor da União, Estados e Municípios, do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prática do fato criminoso. II. É efeito genérico da condenação a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo, salvo quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo inferior a 4 (quatro) anos. III. Nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a Administração Pública, a condenação penal não pode resultar na perda do cargo público quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou inferior a 2 (dois) anos.
a) apenas em I.
b) apenas em II.
c) apenas em III.
d) em nenhuma das afirmativas.

João, sujeito muito conhecido e querido na comunidade onde vive, cometeu um delito apenado com reclusão. Realizada a perícia, o laudo apontou que João era inimputável ao tempo da ação e que apresentava baixa periculosidade. A instrução processual comprovou a autoria. O juiz o absolveu, de forma imprópria, aplicando-lhe uma medida de segurança, com prazo mínimo de internação de três anos.
A partir dessa situação hipotética, julgue o próximo item. O juiz poderia ter corretamente aplicado a João a medida de tratamento ambulatorial, em razão da baixa periculosidade apontada no laudo pericial.
Errado
Certo

Com a reforma de 1984 do Código Penal, a reabilitação passou a ser considerada medida jurídica de política criminal, que visa à reinserção social do condenado. Em relação a esse instituto, é incorreto afirmar:
a) a reabilitação não exclui a possibilidade de o réu ser considerado reincidente caso venha a cometer novo delito, já que a concessão dessa medida não extingue a condenação anterior. b) negada a reabilitação, esta poderá ser novamente requerida no prazo de 02 (dois) anos, cujo pedido deve estar instruído com os elementos comprobatórios dos requisitos necessários. c) a prescrição da pretensão punitiva não permite a reabilitação, enquanto que a prescrição da pretensão executória autoriza sua aplicação. d) a reabilitação pode atingir alguns efeitos extrapenais específicos da condenação como a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo, vedada, porém, a reintegração ao estado anterior. e) a reabilitação será revogada, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, se o reabilitado for condenado, como reincidente, por decisão definitiva, à pena que não seja de multa.
a) a reabilitação não exclui a possibilidade de o réu ser considerado reincidente caso venha a cometer novo delito, já que a concessão dessa medida não extingue a condenação anterior.
b) negada a reabilitação, esta poderá ser novamente requerida no prazo de 02 (dois) anos, cujo pedido deve estar instruído com os elementos comprobatórios dos requisitos necessários.
c) a prescrição da pretensão punitiva não permite a reabilitação, enquanto que a prescrição da pretensão executória autoriza sua aplicação.
d) a reabilitação pode atingir alguns efeitos extrapenais específicos da condenação como a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo, vedada, porém, a reintegração ao estado anterior.
e) a reabilitação será revogada, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, se o reabilitado for condenado, como reincidente, por decisão definitiva, à pena que não seja de multa.

Sobre as medidas de segurança é correto afirmar:
a) O Código Penal adota o sistema do duplo binário, sem a possibilidade de aplicação simultânea de pena e medida de segurança, que só se aplicam sucessivamente. b) Pelo regime adotado no Código Penal, a medida de segurança pode ser aplicada ao imputável, desde que presente a periculosidade. c) É inaplicável o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei no 13.146/2015) aos inimputáveis por doença mental, pois seria uma aplicação indevida do positivismo criminológico considerá-los pessoas com deficiência. d) Segundo a Lei no 10.216/2001, a desinternação é sempre condicional, podendo ser restabelecida se dentro de um ano o agente praticar fato indicativo de persistência de sua periculosidade. e) A lógica manicomial se funda na segregação hospitalar da pessoa com transtorno mental que tenha praticado um injusto penal para sua neutralização e tentativa declarada de cura.
a) O Código Penal adota o sistema do duplo binário, sem a possibilidade de aplicação simultânea de pena e medida de segurança, que só se aplicam sucessivamente.
b) Pelo regime adotado no Código Penal, a medida de segurança pode ser aplicada ao imputável, desde que presente a periculosidade.
c) É inaplicável o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei no 13.146/2015) aos inimputáveis por doença mental, pois seria uma aplicação indevida do positivismo criminológico considerá-los pessoas com deficiência.
d) Segundo a Lei no 10.216/2001, a desinternação é sempre condicional, podendo ser restabelecida se dentro de um ano o agente praticar fato indicativo de persistência de sua periculosidade.
e) A lógica manicomial se funda na segregação hospitalar da pessoa com transtorno mental que tenha praticado um injusto penal para sua neutralização e tentativa declarada de cura.

As medidas de segurança
a) assim como as penas possuem caráter preventivo geral, embora direcionadas a inimputáveis. b) comportam institutos despenalizadores como a sua suspensão condicional, por serem mais benéficas que as penas. c) de tratamento ambulatorial são substitutivas das penas privativas de liberdade em regime aberto, enquanto as de internação substituem as penas em regime semiaberto e fechado. d) ainda são cumpridas em manicômios em todo o Brasil, pois a Lei no 10.216/2001 não possui qualquer aplicação prática. e) são fundadas pela lógica manicomial que, ao longo dos anos, transformou os hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico em instituições muito semelhantes às prisões.
a) assim como as penas possuem caráter preventivo geral, embora direcionadas a inimputáveis.
b) comportam institutos despenalizadores como a sua suspensão condicional, por serem mais benéficas que as penas.
c) de tratamento ambulatorial são substitutivas das penas privativas de liberdade em regime aberto, enquanto as de internação substituem as penas em regime semiaberto e fechado.
d) ainda são cumpridas em manicômios em todo o Brasil, pois a Lei no 10.216/2001 não possui qualquer aplicação prática.
e) são fundadas pela lógica manicomial que, ao longo dos anos, transformou os hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico em instituições muito semelhantes às prisões.

QUANTO À REABILITAÇÃO, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
a) Deve ser proposta no juízo da condenação, decorridos 2 anos da data em que for extinta a pena principal ou terminar a sua execução, ou do prazo final do sursis ou do livramento condicional. b) Decretada a reabilitação pelo juízo de 1º grau, o próprio magistrado deve promover recurso ex officio para a instância ad quem. c) Concedida reabilitação por sentença irrecorrível, não caberá sua revogação, mesmo que o reabilitado seja condenado ao cumprimento de pena privativa de liberdade. d) Indeferido o pedido de reabilitação, o condenado poderá renová-lo a qualquer tempo, independentemente dos motivos da decisão negativa.
a) Deve ser proposta no juízo da condenação, decorridos 2 anos da data em que for extinta a pena principal ou terminar a sua execução, ou do prazo final do sursis ou do livramento condicional.
b) Decretada a reabilitação pelo juízo de 1º grau, o próprio magistrado deve promover recurso ex officio para a instância ad quem.
c) Concedida reabilitação por sentença irrecorrível, não caberá sua revogação, mesmo que o reabilitado seja condenado ao cumprimento de pena privativa de liberdade.
d) Indeferido o pedido de reabilitação, o condenado poderá renová-lo a qualquer tempo, independentemente dos motivos da decisão negativa.

O pedido de reabilitação, o condenado poderá renová-lo a qualquer tempo, independentemente dos motivos da decisão negativa.
Na hipótese de condenado reincidente em crime doloso, o requisito temporal necessário para a concessão do benefício do livramento condicional é o cumprimento de, no mínimo,
a) um sexto da pena.
b) dois terços da pena.
c) um terço da pena.
d) metade da pena.
e) três quintos da pena.

Ao indivíduo não reincidente, condenado por tentativa de roubo a uma pena de um ano e quatro meses, será cabível
a) apenas a adoção do regime aberto. b) a aplicação de pena restritiva de direito. c) a conversão da pena aplicada em multa. d) o livramento condicional. e) a suspensão condicional da pena.
a) apenas a adoção do regime aberto.
b) a aplicação de pena restritiva de direito.
c) a conversão da pena aplicada em multa.
d) o livramento condicional.
e) a suspensão condicional da pena.

Desde que cumpridos os necessários requisitos, admite-se a suspensão condicional da pena nos casos de condenação:
a) por crimes praticados em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.
b) por crimes preterdolosos em que se opera a reincidência.
c) a penas privativas de liberdade superiores a 4 anos quando o condenado for maior de 70 anos.
d) a penas restritivas de direito.
e) a penas de multa.

Douglas foi denunciado e condenado pelo crime de lesão corporal em situação de violência doméstica. A sentença penal condenatória transitada em julgado aplicou-lhe uma pena privativa de liberdade de 1 ano, em regime aberto, mas, por ele preencher os requisitos legais, foi-lhe deferido o benefício da suspensão condicional da pena. Durante o cumprimento das condições do sursis penal, Douglas foi definitivamente condenado pela contravenção penal de vias de fato, no contexto familiar, que resultou na aplicação de prisão simples de 20 dias, a ser cumprida em regime aberto.
Nessa situação hipotética, considerando o disposto no Código Penal, o juiz
a) deverá prorrogar o período de prova da suspensão condicional da pena até a extinção da punibilidade da contravenção penal pelo cumprimento integral da pena de prisão simples.
b) deverá revogar a suspensão condicional da pena, momento em que Douglas passará a cumprir as penas privativas de liberdade, não se descontando da pena o tempo em que ele cumpria as condições do sursis.
c) poderá revogar a suspensão condicional da pena, hipótese em que Douglas passará a cumprir as penas privativas de liberdade, descontando-se da pena o tempo em que ele cumpria as condições do sursis.
d) não poderá revogar a suspensão condicional da pena, uma vez que a condenação definitiva por contravenção penal com pena privativa de liberdade não é causa de revogação de sursis penal.
e) poderá prorrogar o período de prova da suspensão condicional da pena até o máximo, caso não tenha sido fixado anteriormente.

Acerca do livramento condicional, assinale a opção correta.
a) Segundo posicionamento do STJ, por ser requisito subjetivo, a análise de cometimento de falta grave nos últimos doze meses limita a aferição do requisito do comportamento carcerário do reeducando, por não se poderem considerar as anotações de faltas disciplinares pretéritas e de longa data.
b) De acordo com o Código Penal, o livramento condicional será obrigatoriamente revogado se, no curso do período de prova, o beneficiário for condenado irrecorrivelmente por crime praticado durante o livramento, com imposição de pena restritiva de direitos.
c) Segundo as leis de regência, a prática de contravenção penal durante o período de livramento constitui motivo idôneo para a suspensão do benefício até a decisão final do processo em que se apura aquela infração, podendo o juiz decretar a prisão do beneficiário após oitiva do conselho penitenciário e do Ministério Público.
d) O STJ não admite, ante a falta de previsão legal, que, para a concessão do livramento condicional ao condenado primário por crime de associação ao tráfico (art. 35 da Lei n.º 11.343/2006) e de bons antecedentes, este deva cumprir dois terços da pena, como aplicável aos condenados por tráfico de drogas, em razão da vedação de analogia in malam partem.
e) Segundo jurisprudência pacificada dos tribunais superiores, a prática de crime durante o livramento condicional enseja a suspensão e a prorrogação automática do benefício até o fim do processo em que se apura o delito, prescindindo-se de decisão judicial.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Empresário emitiu notas subfaturadas com a única finalidade de redução do valor devido a título de ICMS, conduta que perdurou por 7 (sete) meses. Na hipótese, em relação aos crimes de falso (falsidade ideológica) e ao crime contra a ordem tributária, aplicam-se os seguintes institutos:
a) Consunção e continuidade delitiva. b) Subsidiariedade e concurso formal. c) Especialidade e concurso material. d) Concurso formal e concurso material. e) Especialidade e continuidade delitiva.
a) Consunção e continuidade delitiva.
b) Subsidiariedade e concurso formal.
c) Especialidade e concurso material.
d) Concurso formal e concurso material.
e) Especialidade e continuidade delitiva.

Considere que, ao praticar roubo em um ônibus, o agente tenha submetido ao ato três vítimas, uma sucessivamente à outra, encerrando toda a sua ação ao saltar pela janela do veículo. Nesse caso, houve
a) roubo na forma de crime continuado. b) concurso material heterogêneo de crimes. c) roubo na forma de crime único. d) concurso material homogêneo de crimes. e) concurso formal de crimes.
a) roubo na forma de crime continuado.
b) concurso material heterogêneo de crimes.
c) roubo na forma de crime único.
d) concurso material homogêneo de crimes.
e) concurso formal de crimes.

A respeito de temas da teoria geral do Direito Penal, assinale a alternativa CORRETA:
a) O Supremo Tribunal Federal considera o crime de injúria racial prescritível, pois não pode ser equiparado a crime de racismo, constitucionalmente considerado imprescritível. Tal equiparação violaria o princípio da estrita legalidade penal. b) No concurso de crimes, a pena considerada para fins de fixação da competência do Juizado Especial Criminal será verificada individualmente a partir da pena máxima cominada a cada delito isoladamente, no caso de concurso material; ou desprezando-se a exasperação, na hipótese de concurso formal ou crime continuado. c) Quando se tratar de crime continuado, a prescrição regula-se pela pena final imposta na sentença, ou seja, computando-se o acréscimo decorrente da continuação. d) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade delitiva ou da permanência.
a) O Supremo Tribunal Federal considera o crime de injúria racial prescritível, pois não pode ser equiparado a crime de racismo, constitucionalmente considerado imprescritível. Tal equiparação violaria o princípio da estrita legalidade penal.
b) No concurso de crimes, a pena considerada para fins de fixação da competência do Juizado Especial Criminal será verificada individualmente a partir da pena máxima cominada a cada delito isoladamente, no caso de concurso material; ou desprezando-se a exasperação, na hipótese de concurso formal ou crime continuado.
c) Quando se tratar de crime continuado, a prescrição regula-se pela pena final imposta na sentença, ou seja, computando-se o acréscimo decorrente da continuação.
d) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente se a sua vigência é anterior à cessação da continuidade delitiva ou da permanência.

Acerca do concurso de crimes, assinale a assertiva CORRETA:
a) Nos crimes dolosos praticados em continuidade delitiva, contra vítimas diferentes, o juiz pode, independentemente de quaisquer outros requisitos objetivos e subjetivos, aumentar a pena de um dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, até o triplo. b) No concurso de crimes as penas de multa deverão ser aplicadas distinta e integralmente. c) Ocorrendo erro na execução (aberratio ictus), e sendo atingida também a vítima visada, aplica-se a regra do concurso material. d) No concurso material, caso aplicada pena privativa de liberdade suspensa para um dos crimes, será incabível, para os demais, a substituição de que trata o artigo 44 do CP.
a) Nos crimes dolosos praticados em continuidade delitiva, contra vítimas diferentes, o juiz pode, independentemente de quaisquer outros requisitos objetivos e subjetivos, aumentar a pena de um dos crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, até o triplo.
b) No concurso de crimes as penas de multa deverão ser aplicadas distinta e integralmente.
c) Ocorrendo erro na execução (aberratio ictus), e sendo atingida também a vítima visada, aplica-se a regra do concurso material.
d) No concurso material, caso aplicada pena privativa de liberdade suspensa para um dos crimes, será incabível, para os demais, a substituição de que trata o artigo 44 do CP.

A respeito do crime praticado em continuidade delitiva, é correto afirmar que
a) sobrevindo nova lei mais grave, ela será aplicada, se sua vigência for anterior à cessação do fato criminoso. b) as penas de multa devem ser aplicadas distinta e integralmente. c) não se admitirá a suspensão condicional da pena. d) nosso Código Penal adotou a teoria da unidade real.
a) sobrevindo nova lei mais grave, ela será aplicada, se sua vigência for anterior à cessação do fato criminoso.
b) as penas de multa devem ser aplicadas distinta e integralmente.
c) não se admitirá a suspensão condicional da pena.
d) nosso Código Penal adotou a teoria da unidade real.

Durante a abordagem a três pessoas que se encontravam em um ponto de ônibus, mediante grave ameaça verbal de morte, Caio, que completara 18 anos naquela data e Tácio, que iria completar 18 anos no dia seguinte, subtraíram, para proveito comum, um aparelho de telefone celular da vítima A e a carteira da vítima B. Em razão de reação da vítima C, ambos a agrediram e, em seguida, dali se evadiram, sem nada subtrair de C. A dupla foi localizada e identificada um mês após os fatos, sendo apreendido em poder de Caio um revólver, calibre 38, com numeração visível, desmuniciado, que trazia em sua cintura. O revólver foi periciado, constatando-se que a arma estava apta para efetuar disparos.
Nessa hipotética situação, é correto afirmar que
a) Caio e Tácio serão processados criminalmente pelo delito de roubo com incidência da causa de aumento de pena pelo concurso de agentes, cometido contra três vítimas, observada a regra do cúmulo material de infrações.
b) Caio e Tácio serão processados criminalmente pelo delito de roubo com incidência da causa de aumento de pena pelo concurso de agentes, cometido contra três vítimas, observada a regra do cúmulo formal de infrações.
c) Caio será processado criminalmente pelo delito de roubo com incidência da causa de aumento de pena pelo concurso de agentes, cometido contra três vítimas, observada a regra do cúmulo formal de infrações e pelo crime de porte irregular de arma de fogo de uso permitido.
d) Caio será processado criminalmente pelo delito de roubo com incidência da causa de aumento de pena pelo concurso de agentes, contra três vítimas, observada a regra do cúmulo formal de infrações, não caracterizado o delito de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, dado que o revólver com ele apreendido estava desmuniciado.

Acerca dos crimes contra o patrimônio, julgue o item subsequente.
De acordo com o STF, não há continuidade delitiva entre os crimes de roubo e extorsão, ainda que praticados em conjunto.
Certo
Errado

A respeito dos efeitos da condenação, assinale a opção correta.
a) A incapacidade para o exercício do poder familiar, da tutela ou da curatela é efeito da condenação por crimes dolosos ou culposos praticados contra filho, tutelado ou curatelado, sancionados com pena de reclusão. b) O confisco consiste na perda de qualquer dos produtos, proveitos e instrumentos do crime e configura efeito extrapenal genérico da condenação. c) O confisco pode ser previsto como pena, e não apenas como efeito da condenação. d) O confisco depende de previsão expressa na sentença penal condenatória. e) A perda do cargo público constitui efeito extrapenal específico da condenação, sendo necessário o seu requerimento expresso na denúncia para sua aplicação na sentença condenatória.
a) A incapacidade para o exercício do poder familiar, da tutela ou da curatela é efeito da condenação por crimes dolosos ou culposos praticados contra filho, tutelado ou curatelado, sancionados com pena de reclusão.
b) O confisco consiste na perda de qualquer dos produtos, proveitos e instrumentos do crime e configura efeito extrapenal genérico da condenação.
c) O confisco pode ser previsto como pena, e não apenas como efeito da condenação.
d) O confisco depende de previsão expressa na sentença penal condenatória.
e) A perda do cargo público constitui efeito extrapenal específico da condenação, sendo necessário o seu requerimento expresso na denúncia para sua aplicação na sentença condenatória.

A respeito dos efeitos da condenação penal, assinale a opção correta.
a) O indulto extingue os efeitos penais da condenação, sejam eles primários ou secundários, mas não os extrapenais. b) A condenação penal implica a perda em favor da União de todo e qualquer instrumento do crime, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé. c) Independentemente do quantum da pena aplicada, poderá ser decretada a perda de bens ou valores equivalentes ao produto ou proveito do crime quando estes não forem encontrados ou quando se localizarem no exterior. d) A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo é efeito da condenação quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a administração pública, independentemente de motivação declarada na sentença.
a) O indulto extingue os efeitos penais da condenação, sejam eles primários ou secundários, mas não os extrapenais.
b) A condenação penal implica a perda em favor da União de todo e qualquer instrumento do crime, ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé.
c) Independentemente do quantum da pena aplicada, poderá ser decretada a perda de bens ou valores equivalentes ao produto ou proveito do crime quando estes não forem encontrados ou quando se localizarem no exterior.
d) A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo é efeito da condenação quando aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a administração pública, independentemente de motivação declarada na sentença.

Analise as afirmativas a seguir sobre os efeitos da condenação penal:
I. É efeito da condenação, entre outros, a perda, em favor da União, Estados e Municípios, do produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a prática do fato criminoso. II. É efeito genérico da condenação a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo, salvo quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo inferior a 4 (quatro) anos. III. Nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a Administração Pública, a condenação penal não pode resultar na perda do cargo público quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo igual ou inferior a 2 (dois) anos.
a) apenas em I.
b) apenas em II.
c) apenas em III.
d) em nenhuma das afirmativas.

João, sujeito muito conhecido e querido na comunidade onde vive, cometeu um delito apenado com reclusão. Realizada a perícia, o laudo apontou que João era inimputável ao tempo da ação e que apresentava baixa periculosidade. A instrução processual comprovou a autoria. O juiz o absolveu, de forma imprópria, aplicando-lhe uma medida de segurança, com prazo mínimo de internação de três anos.
A partir dessa situação hipotética, julgue o próximo item. O juiz poderia ter corretamente aplicado a João a medida de tratamento ambulatorial, em razão da baixa periculosidade apontada no laudo pericial.
Errado
Certo

Com a reforma de 1984 do Código Penal, a reabilitação passou a ser considerada medida jurídica de política criminal, que visa à reinserção social do condenado. Em relação a esse instituto, é incorreto afirmar:
a) a reabilitação não exclui a possibilidade de o réu ser considerado reincidente caso venha a cometer novo delito, já que a concessão dessa medida não extingue a condenação anterior. b) negada a reabilitação, esta poderá ser novamente requerida no prazo de 02 (dois) anos, cujo pedido deve estar instruído com os elementos comprobatórios dos requisitos necessários. c) a prescrição da pretensão punitiva não permite a reabilitação, enquanto que a prescrição da pretensão executória autoriza sua aplicação. d) a reabilitação pode atingir alguns efeitos extrapenais específicos da condenação como a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo, vedada, porém, a reintegração ao estado anterior. e) a reabilitação será revogada, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, se o reabilitado for condenado, como reincidente, por decisão definitiva, à pena que não seja de multa.
a) a reabilitação não exclui a possibilidade de o réu ser considerado reincidente caso venha a cometer novo delito, já que a concessão dessa medida não extingue a condenação anterior.
b) negada a reabilitação, esta poderá ser novamente requerida no prazo de 02 (dois) anos, cujo pedido deve estar instruído com os elementos comprobatórios dos requisitos necessários.
c) a prescrição da pretensão punitiva não permite a reabilitação, enquanto que a prescrição da pretensão executória autoriza sua aplicação.
d) a reabilitação pode atingir alguns efeitos extrapenais específicos da condenação como a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo, vedada, porém, a reintegração ao estado anterior.
e) a reabilitação será revogada, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, se o reabilitado for condenado, como reincidente, por decisão definitiva, à pena que não seja de multa.

Sobre as medidas de segurança é correto afirmar:
a) O Código Penal adota o sistema do duplo binário, sem a possibilidade de aplicação simultânea de pena e medida de segurança, que só se aplicam sucessivamente. b) Pelo regime adotado no Código Penal, a medida de segurança pode ser aplicada ao imputável, desde que presente a periculosidade. c) É inaplicável o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei no 13.146/2015) aos inimputáveis por doença mental, pois seria uma aplicação indevida do positivismo criminológico considerá-los pessoas com deficiência. d) Segundo a Lei no 10.216/2001, a desinternação é sempre condicional, podendo ser restabelecida se dentro de um ano o agente praticar fato indicativo de persistência de sua periculosidade. e) A lógica manicomial se funda na segregação hospitalar da pessoa com transtorno mental que tenha praticado um injusto penal para sua neutralização e tentativa declarada de cura.
a) O Código Penal adota o sistema do duplo binário, sem a possibilidade de aplicação simultânea de pena e medida de segurança, que só se aplicam sucessivamente.
b) Pelo regime adotado no Código Penal, a medida de segurança pode ser aplicada ao imputável, desde que presente a periculosidade.
c) É inaplicável o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei no 13.146/2015) aos inimputáveis por doença mental, pois seria uma aplicação indevida do positivismo criminológico considerá-los pessoas com deficiência.
d) Segundo a Lei no 10.216/2001, a desinternação é sempre condicional, podendo ser restabelecida se dentro de um ano o agente praticar fato indicativo de persistência de sua periculosidade.
e) A lógica manicomial se funda na segregação hospitalar da pessoa com transtorno mental que tenha praticado um injusto penal para sua neutralização e tentativa declarada de cura.

As medidas de segurança
a) assim como as penas possuem caráter preventivo geral, embora direcionadas a inimputáveis. b) comportam institutos despenalizadores como a sua suspensão condicional, por serem mais benéficas que as penas. c) de tratamento ambulatorial são substitutivas das penas privativas de liberdade em regime aberto, enquanto as de internação substituem as penas em regime semiaberto e fechado. d) ainda são cumpridas em manicômios em todo o Brasil, pois a Lei no 10.216/2001 não possui qualquer aplicação prática. e) são fundadas pela lógica manicomial que, ao longo dos anos, transformou os hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico em instituições muito semelhantes às prisões.
a) assim como as penas possuem caráter preventivo geral, embora direcionadas a inimputáveis.
b) comportam institutos despenalizadores como a sua suspensão condicional, por serem mais benéficas que as penas.
c) de tratamento ambulatorial são substitutivas das penas privativas de liberdade em regime aberto, enquanto as de internação substituem as penas em regime semiaberto e fechado.
d) ainda são cumpridas em manicômios em todo o Brasil, pois a Lei no 10.216/2001 não possui qualquer aplicação prática.
e) são fundadas pela lógica manicomial que, ao longo dos anos, transformou os hospitais de custódia e tratamento psiquiátrico em instituições muito semelhantes às prisões.

QUANTO À REABILITAÇÃO, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
a) Deve ser proposta no juízo da condenação, decorridos 2 anos da data em que for extinta a pena principal ou terminar a sua execução, ou do prazo final do sursis ou do livramento condicional. b) Decretada a reabilitação pelo juízo de 1º grau, o próprio magistrado deve promover recurso ex officio para a instância ad quem. c) Concedida reabilitação por sentença irrecorrível, não caberá sua revogação, mesmo que o reabilitado seja condenado ao cumprimento de pena privativa de liberdade. d) Indeferido o pedido de reabilitação, o condenado poderá renová-lo a qualquer tempo, independentemente dos motivos da decisão negativa.
a) Deve ser proposta no juízo da condenação, decorridos 2 anos da data em que for extinta a pena principal ou terminar a sua execução, ou do prazo final do sursis ou do livramento condicional.
b) Decretada a reabilitação pelo juízo de 1º grau, o próprio magistrado deve promover recurso ex officio para a instância ad quem.
c) Concedida reabilitação por sentença irrecorrível, não caberá sua revogação, mesmo que o reabilitado seja condenado ao cumprimento de pena privativa de liberdade.
d) Indeferido o pedido de reabilitação, o condenado poderá renová-lo a qualquer tempo, independentemente dos motivos da decisão negativa.

O pedido de reabilitação, o condenado poderá renová-lo a qualquer tempo, independentemente dos motivos da decisão negativa.
Na hipótese de condenado reincidente em crime doloso, o requisito temporal necessário para a concessão do benefício do livramento condicional é o cumprimento de, no mínimo,
a) um sexto da pena.
b) dois terços da pena.
c) um terço da pena.
d) metade da pena.
e) três quintos da pena.

Ao indivíduo não reincidente, condenado por tentativa de roubo a uma pena de um ano e quatro meses, será cabível
a) apenas a adoção do regime aberto. b) a aplicação de pena restritiva de direito. c) a conversão da pena aplicada em multa. d) o livramento condicional. e) a suspensão condicional da pena.
a) apenas a adoção do regime aberto.
b) a aplicação de pena restritiva de direito.
c) a conversão da pena aplicada em multa.
d) o livramento condicional.
e) a suspensão condicional da pena.

Desde que cumpridos os necessários requisitos, admite-se a suspensão condicional da pena nos casos de condenação:
a) por crimes praticados em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.
b) por crimes preterdolosos em que se opera a reincidência.
c) a penas privativas de liberdade superiores a 4 anos quando o condenado for maior de 70 anos.
d) a penas restritivas de direito.
e) a penas de multa.

Douglas foi denunciado e condenado pelo crime de lesão corporal em situação de violência doméstica. A sentença penal condenatória transitada em julgado aplicou-lhe uma pena privativa de liberdade de 1 ano, em regime aberto, mas, por ele preencher os requisitos legais, foi-lhe deferido o benefício da suspensão condicional da pena. Durante o cumprimento das condições do sursis penal, Douglas foi definitivamente condenado pela contravenção penal de vias de fato, no contexto familiar, que resultou na aplicação de prisão simples de 20 dias, a ser cumprida em regime aberto.
Nessa situação hipotética, considerando o disposto no Código Penal, o juiz
a) deverá prorrogar o período de prova da suspensão condicional da pena até a extinção da punibilidade da contravenção penal pelo cumprimento integral da pena de prisão simples.
b) deverá revogar a suspensão condicional da pena, momento em que Douglas passará a cumprir as penas privativas de liberdade, não se descontando da pena o tempo em que ele cumpria as condições do sursis.
c) poderá revogar a suspensão condicional da pena, hipótese em que Douglas passará a cumprir as penas privativas de liberdade, descontando-se da pena o tempo em que ele cumpria as condições do sursis.
d) não poderá revogar a suspensão condicional da pena, uma vez que a condenação definitiva por contravenção penal com pena privativa de liberdade não é causa de revogação de sursis penal.
e) poderá prorrogar o período de prova da suspensão condicional da pena até o máximo, caso não tenha sido fixado anteriormente.

Acerca do livramento condicional, assinale a opção correta.
a) Segundo posicionamento do STJ, por ser requisito subjetivo, a análise de cometimento de falta grave nos últimos doze meses limita a aferição do requisito do comportamento carcerário do reeducando, por não se poderem considerar as anotações de faltas disciplinares pretéritas e de longa data.
b) De acordo com o Código Penal, o livramento condicional será obrigatoriamente revogado se, no curso do período de prova, o beneficiário for condenado irrecorrivelmente por crime praticado durante o livramento, com imposição de pena restritiva de direitos.
c) Segundo as leis de regência, a prática de contravenção penal durante o período de livramento constitui motivo idôneo para a suspensão do benefício até a decisão final do processo em que se apura aquela infração, podendo o juiz decretar a prisão do beneficiário após oitiva do conselho penitenciário e do Ministério Público.
d) O STJ não admite, ante a falta de previsão legal, que, para a concessão do livramento condicional ao condenado primário por crime de associação ao tráfico (art. 35 da Lei n.º 11.343/2006) e de bons antecedentes, este deva cumprir dois terços da pena, como aplicável aos condenados por tráfico de drogas, em razão da vedação de analogia in malam partem.
e) Segundo jurisprudência pacificada dos tribunais superiores, a prática de crime durante o livramento condicional enseja a suspensão e a prorrogação automática do benefício até o fim do processo em que se apura o delito, prescindindo-se de decisão judicial.

Prévia do material em texto

Direito Penal para Notário e Registrador (TJ MA) 2023 (
https://www.tecconcursos.com.br/s/Q2dE4v )
Ordenação: Por Matéria
Direito Penal
Questão 201: FAURGS - JE TJRS/TJ RS/2022
Assunto: Concurso de crimes
Empresário emitiu notas subfaturadas com a única finalidade de redução do valor devido a título de
ICMS, conduta que perdurou por 7 (sete) meses. Na hipótese, em relação aos crimes de falso (falsidade
ideológica) e ao crime contra a ordem tributária, aplicam-se os seguintes institutos:
 a) Consunção e continuidade delitiva.
 b) Subsidiariedade e concurso formal.
 c) Especialidade e concurso material.
 d) Concurso formal e concurso material.
 e) Especialidade e continuidade delitiva.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1877159
Questão 202: CEBRASPE (CESPE) - JE TJMA/TJ MA/2022
Assunto: Concurso de crimes
Considere que, ao praticar roubo em um ônibus, o agente tenha submetido ao ato três vítimas, uma
sucessivamente à outra, encerrando toda a sua ação ao saltar pela janela do veículo. Nesse caso, houve
 a) roubo na forma de crime continuado.
 b) concurso material heterogêneo de crimes.
 c) roubo na forma de crime único.
 d) concurso material homogêneo de crimes.
 e) concurso formal de crimes.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2120595
Questão 203: Com. Exam. (TRF 3) - JF TRF3/TRF 3/2022
Assunto: Concurso de crimes
A respeito de temas da teoria geral do Direito Penal, assinale a alternativa CORRETA:
 a) O Supremo Tribunal Federal considera o crime de injúria racial prescritível, pois não pode ser
equiparado a crime de racismo, constitucionalmente considerado imprescritível. Tal equiparação violaria o
princípio da estrita legalidade penal.
 b) No concurso de crimes, a pena considerada para fins de fixação da competência do Juizado
Especial Criminal será verificada individualmente a partir da pena máxima cominada a cada delito
isoladamente, no caso de concurso material; ou desprezando-se a exasperação, na hipótese de concurso
formal ou crime continuado.
 c) Quando se tratar de crime continuado, a prescrição regula-se pela pena final imposta na sentença,
ou seja, computando-se o acréscimo decorrente da continuação.
 d) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente se a sua vigência é
anterior à cessação da continuidade delitiva ou da permanência.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2124977
Questão 204: FUNDEP - PJ (MPE MG)/MPE MG/2022
Assunto: Concurso de crimes
Acerca do concurso de crimes, assinale a assertiva CORRETA:
 a) Nos crimes dolosos praticados em continuidade delitiva, contra vítimas diferentes, o juiz pode,
independentemente de quaisquer outros requisitos objetivos e subjetivos, aumentar a pena de um dos
crimes, se idênticas, ou a mais grave, se diversas, até o triplo.
 b) No concurso de crimes as penas de multa deverão ser aplicadas distinta e integralmente.
 c) Ocorrendo erro na execução (aberratio ictus), e sendo atingida também a vítima visada, aplica-se a
regra do concurso material.
 d) No concurso material, caso aplicada pena privativa de liberdade suspensa para um dos crimes,
será incabível, para os demais, a substituição de que trata o artigo 44 do CP.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2189028
Questão 205: VUNESP - JE TJSP/TJ SP/2021
Assunto: Concurso de crimes
A respeito do crime praticado em continuidade delitiva, é correto afirmar que
 a) sobrevindo nova lei mais grave, ela será aplicada, se sua vigência for anterior à cessação do fato
criminoso.
 b) as penas de multa devem ser aplicadas distinta e integralmente.
 c) não se admitirá a suspensão condicional da pena.
 d) nosso Código Penal adotou a teoria da unidade real.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1781488
Questão 206: VUNESP - JE TJSP/TJ SP/2021
Assunto: Concurso de crimes
Durante a abordagem a três pessoas que se encontravam em um ponto de ônibus, mediante grave
ameaça verbal de morte, Caio, que completara 18 anos naquela data e Tácio, que iria completar 18 anos
no dia seguinte, subtraíram, para proveito comum, um aparelho de telefone celular da vítima A e a
carteira da vítima B. Em razão de reação da vítima C, ambos a agrediram e, em seguida, dali se
evadiram, sem nada subtrair de C. A dupla foi localizada e identificada um mês após os fatos, sendo
apreendido em poder de Caio um revólver, calibre 38, com numeração visível, desmuniciado, que trazia
em sua cintura. O revólver foi periciado, constatando-se que a arma estava apta para efetuar disparos.
 
Nessa hipotética situação, é correto afirmar que
 a) Caio e Tácio serão processados criminalmente pelo delito de roubo com incidência da causa de
aumento de pena pelo concurso de agentes, cometido contra três vítimas, observada a regra do cúmulo
material de infrações.
 b) Caio e Tácio serão processados criminalmente pelo delito de roubo com incidência da causa de
aumento de pena pelo concurso de agentes, cometido contra três vítimas, observada a regra do cúmulo
formal de infrações.
 c) Caio será processado criminalmente pelo delito de roubo com incidência da causa de aumento de
pena pelo concurso de agentes, cometido contra três vítimas, observada a regra do cúmulo formal de
infrações e pelo crime de porte irregular de arma de fogo de uso permitido.
 d) Caio será processado criminalmente pelo delito de roubo com incidência da causa de aumento de
pena pelo concurso de agentes, contra três vítimas, observada a regra do cúmulo formal de infrações,
não caracterizado o delito de porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, dado que o revólver com ele
apreendido estava desmuniciado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1781490
Questão 207: Tec - JF TRF1/TRF 1/2020
Assunto: Concurso de crimes
Acerca dos crimes contra o patrimônio, julgue o item subsequente.
De acordo com o STF, não há continuidade delitiva entre os crimes de roubo e extorsão, ainda que
praticados em conjunto.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1311732
Questão 208: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE AM)/MPE AM/2023
Assunto: Efeitos da condenação
A respeito dos efeitos da condenação, assinale a opção correta.
 a) A incapacidade para o exercício do poder familiar, da tutela ou da curatela é efeito da condenação
por crimes dolosos ou culposos praticados contra filho, tutelado ou curatelado, sancionados com pena de
reclusão.
 b) O confisco consiste na perda de qualquer dos produtos, proveitos e instrumentos do crime e
configura efeito extrapenal genérico da condenação.
 c) O confisco pode ser previsto como pena, e não apenas como efeito da condenação.
 d) O confisco depende de previsão expressa na sentença penal condenatória.
 e) A perda do cargo público constitui efeito extrapenal específico da condenação, sendo necessário o
seu requerimento expresso na denúncia para sua aplicação na sentença condenatória.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2332316
Questão 209: CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE CE)/PGE CE/2021
Assunto: Efeitos da condenação
A respeito dos efeitos da condenação penal, assinale a opção correta.
 a) O indulto extingue os efeitos penais da condenação, sejam eles primários ou secundários, mas não
os extrapenais.
 b) A condenação penal implica a perda em favor da União de todo e qualquer instrumento do crime,
ressalvado o direito do lesado ou de terceiro de boa-fé.
 c) Independentemente do quantum da pena aplicada, poderá ser decretada a perda de bens ou
valores equivalentes ao produto ou proveito do crime quando estes não forem encontrados ou quando se
localizarem no exterior.
 d) A perda de cargo, função pública ou mandato eletivo é efeito da condenação quando aplicada pena
privativa de liberdadepor tempo igual ou superior a um ano, nos crimes praticados com abuso de poder
ou violação de dever para com a administração pública, independentemente de motivação declarada na
sentença.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1884845
Questão 210: IDIB - Proc M (Araguaína)/Pref Araguaína/2020
Assunto: Efeitos da condenação
Analise as afirmativas a seguir sobre os efeitos da condenação penal:
 
I. É efeito da condenação, entre outros, a perda, em favor da União, Estados e Municípios, do
produto do crime ou de qualquer bem ou valor que constitua proveito auferido pelo agente com a
prática do fato criminoso.
 
II. É efeito genérico da condenação a perda de cargo, função pública ou mandato eletivo, salvo
quando for aplicada pena privativa de liberdade por tempo inferior a 4 (quatro) anos.
 
III. Nos crimes praticados com abuso de poder ou violação de dever para com a Administração
Pública, a condenação penal não pode resultar na perda do cargo público quando for aplicada pena
privativa de liberdade por tempo igual ou inferior a 2 (dois) anos.
 
É correto o que se afirma
 a) apenas em I.
 b) apenas em II.
 c) apenas em III.
 d) em nenhuma das afirmativas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1608908
Questão 211: CEBRASPE (CESPE) - DP RS/DPE RS/2022
Assunto: Das Medidas de Segurança e da Reabilitação
João, sujeito muito conhecido e querido na comunidade onde vive, cometeu um delito apenado com
reclusão. Realizada a perícia, o laudo apontou que João era inimputável ao tempo da ação e que
apresentava baixa periculosidade. A instrução processual comprovou a autoria. O juiz o absolveu, de
forma imprópria, aplicando-lhe uma medida de segurança, com prazo mínimo de internação de três anos.
 
A partir dessa situação hipotética, julgue o próximo item.
 
O juiz poderia ter corretamente aplicado a João a medida de tratamento ambulatorial, em razão da baixa
periculosidade apontada no laudo pericial.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1884078
Questão 212: Com. Exam. (MPE SP) - PJ (MPE SP)/MPE SP/2022
Assunto: Das Medidas de Segurança e da Reabilitação
Com a reforma de 1984 do Código Penal, a reabilitação passou a ser considerada medida jurídica de
política criminal, que visa à reinserção social do condenado. Em relação a esse instituto, é incorreto
afirmar:
 a) a reabilitação não exclui a possibilidade de o réu ser considerado reincidente caso venha a cometer
novo delito, já que a concessão dessa medida não extingue a condenação anterior.
 b) negada a reabilitação, esta poderá ser novamente requerida no prazo de 02 (dois) anos, cujo
pedido deve estar instruído com os elementos comprobatórios dos requisitos necessários.
 c) a prescrição da pretensão punitiva não permite a reabilitação, enquanto que a prescrição da
pretensão executória autoriza sua aplicação.
 d) a reabilitação pode atingir alguns efeitos extrapenais específicos da condenação como a perda de
cargo, função pública ou mandato eletivo, vedada, porém, a reintegração ao estado anterior.
 e) a reabilitação será revogada, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, se o reabilitado for
condenado, como reincidente, por decisão definitiva, à pena que não seja de multa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2027435
Questão 213: FCC - DP BA/DPE BA/2021
Assunto: Das Medidas de Segurança e da Reabilitação
Sobre as medidas de segurança é correto afirmar:
 a) O Código Penal adota o sistema do duplo binário, sem a possibilidade de aplicação simultânea de
pena e medida de segurança, que só se aplicam sucessivamente.
 b) Pelo regime adotado no Código Penal, a medida de segurança pode ser aplicada ao imputável,
desde que presente a periculosidade.
 c) É inaplicável o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei no 13.146/2015) aos inimputáveis por
doença mental, pois seria uma aplicação indevida do positivismo criminológico considerá-los pessoas com
deficiência.
 d) Segundo a Lei no 10.216/2001, a desinternação é sempre condicional, podendo ser restabelecida
se dentro de um ano o agente praticar fato indicativo de persistência de sua periculosidade.
 e) A lógica manicomial se funda na segregação hospitalar da pessoa com transtorno mental que
tenha praticado um injusto penal para sua neutralização e tentativa declarada de cura.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1684622
Questão 214: FCC - DP GO/DPE GO/2021
Assunto: Das Medidas de Segurança e da Reabilitação
As medidas de segurança
 a) assim como as penas possuem caráter preventivo geral, embora direcionadas a inimputáveis.
 b) comportam institutos despenalizadores como a sua suspensão condicional, por serem mais
benéficas que as penas.
 c) de tratamento ambulatorial são substitutivas das penas privativas de liberdade em regime aberto,
enquanto as de internação substituem as penas em regime semiaberto e fechado.
 d) ainda são cumpridas em manicômios em todo o Brasil, pois a Lei no 10.216/2001 não possui
qualquer aplicação prática.
 e) são fundadas pela lógica manicomial que, ao longo dos anos, transformou os hospitais de custódia
e tratamento psiquiátrico em instituições muito semelhantes às prisões.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1752349
Questão 215: CCMPM - Promo (MPM)/MPM/2021
Assunto: Das Medidas de Segurança e da Reabilitação
QUANTO À REABILITAÇÃO, ASSINALE A OPÇÃO CORRETA.
 a) Deve ser proposta no juízo da condenação, decorridos 2 anos da data em que for extinta a pena
principal ou terminar a sua execução, ou do prazo final do sursis ou do livramento condicional.
 b) Decretada a reabilitação pelo juízo de 1º grau, o próprio magistrado deve promover recurso ex
officio para a instância ad quem.
 c) Concedida reabilitação por sentença irrecorrível, não caberá sua revogação, mesmo que o
reabilitado seja condenado ao cumprimento de pena privativa de liberdade.
 d) Indeferido o pedido de reabilitação, o condenado poderá renová-lo a qualquer tempo,
independentemente dos motivos da decisão negativa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1818219
Questão 216: GUALIMP - Proc M (Pref Areal)/Pref Areal/2020
Assunto: Das Medidas de Segurança e da Reabilitação
Segundo a teoria penal, a pena tem, além do punitivo, o caráter pedagógico, este que é obliterado no
desenvolvimento das relações de poder, em um Estado onde o imperativo moral é o vigiar e o punir.
Assim sendo, sobre a reabilitação do Código Penal é INCORRETO afirmar:
 a) A reabilitação alcança quaisquer penas aplicadas em sentença definitiva, assegurando ao
condenado o sigilo dos registros sobre o seu processo e condenação.
 b) A reabilitação poderá ser requerida, decorridos 2 (dois) anos do dia em que for iniciada.
 c) Negada a reabilitação, poderá ser requerida, a qualquer tempo, desde que o pedido seja instruído
com novos elementos comprobatórios dos requisitos necessários.
 d) A reabilitação será revogada, de ofício ou a requerimento do Ministério Público, se o reabilitado for
condenado, como reincidente, por decisão definitiva, a pena que não seja de multa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1292683
Questão 217: Tec - JF TRF1/TRF 1/2020
Assunto: Das Medidas de Segurança e da Reabilitação
A respeito de penas, julgue o item subsecutivo.
 
De acordo com o STF, é inconstitucional a manutenção em Hospital de Custódia e Tratamento
Psiquiátrico de pessoa com diagnóstico de doença psíquica que teve extinta a punibilidade, porque isso
representa uma privação de liberdade sem pena.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1334691
Questão 218: CEBRASPE (CESPE) - DP RO/DPE RO/2023
Assunto: Suspensão Condicional da Penae Livramento Condicional
Na hipótese de condenado reincidente em crime doloso, o requisito temporal necessário para a
concessão do benefício do livramento condicional é o cumprimento de, no mínimo,
 a) um sexto da pena.
 b) dois terços da pena.
 c) um terço da pena.
 d) metade da pena.
 e) três quintos da pena.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2289183
Questão 219: CEBRASPE (CESPE) - DP PA/DPE PA/2022
Assunto: Suspensão Condicional da Pena e Livramento Condicional
Ao indivíduo não reincidente, condenado por tentativa de roubo a uma pena de um ano e quatro meses,
será cabível
 a) apenas a adoção do regime aberto.
 b) a aplicação de pena restritiva de direito.
 c) a conversão da pena aplicada em multa.
 d) o livramento condicional.
 e) a suspensão condicional da pena.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1894611
Questão 220: CEBRASPE (CESPE) - DP SE/DPE SE/2022
Assunto: Suspensão Condicional da Pena e Livramento Condicional
Desde que cumpridos os necessários requisitos, admite-se a suspensão condicional da pena nos casos de
condenação
 a) por crimes praticados em contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher.
 b) por crimes preterdolosos em que se opera a reincidência.
 c) a penas privativas de liberdade superiores a 4 anos quando o condenado for maior de 70 anos.
 d) a penas restritivas de direito.
 e) a penas de multa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1989623
Questão 221: CEBRASPE (CESPE) - DP TO/DPE TO/2022
Assunto: Suspensão Condicional da Pena e Livramento Condicional
Douglas foi denunciado e condenado pelo crime de lesão corporal em situação de violência doméstica. A
sentença penal condenatória transitada em julgado aplicou-lhe uma pena privativa de liberdade de 1 ano,
em regime aberto, mas, por ele preencher os requisitos legais, foi-lhe deferido o benefício da suspensão
condicional da pena. Durante o cumprimento das condições do sursis penal, Douglas foi definitivamente
condenado pela contravenção penal de vias de fato, no contexto familiar, que resultou na aplicação de
prisão simples de 20 dias, a ser cumprida em regime aberto.
 
Nessa situação hipotética, considerando o disposto no Código Penal, o juiz
 a) deverá prorrogar o período de prova da suspensão condicional da pena até a extinção da
punibilidade da contravenção penal pelo cumprimento integral da pena de prisão simples.
 b) deverá revogar a suspensão condicional da pena, momento em que Douglas passará a cumprir as
penas privativas de liberdade, não se descontando da pena o tempo em que ele cumpria as condições do
sursis.
 c) poderá revogar a suspensão condicional da pena, hipótese em que Douglas passará a cumprir as
penas privativas de liberdade, descontando-se da pena o tempo em que ele cumpria as condições do
sursis.
 d) não poderá revogar a suspensão condicional da pena, uma vez que a condenação definitiva por
contravenção penal com pena privativa de liberdade não é causa de revogação de sursis penal.
 e) poderá prorrogar o período de prova da suspensão condicional da pena até o máximo, caso não
tenha sido fixado anteriormente.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1996753
Questão 222: CEBRASPE (CESPE) - DP TO/DPE TO/2022
Assunto: Suspensão Condicional da Pena e Livramento Condicional
Acerca do livramento condicional, assinale a opção correta.
 a) Segundo posicionamento do STJ, por ser requisito subjetivo, a análise de cometimento de falta
grave nos últimos doze meses limita a aferição do requisito do comportamento carcerário do reeducando,
por não se poderem considerar as anotações de faltas disciplinares pretéritas e de longa data.
 b) De acordo com o Código Penal, o livramento condicional será obrigatoriamente revogado se, no
curso do período de prova, o beneficiário for condenado irrecorrivelmente por crime praticado durante o
livramento, com imposição de pena restritiva de direitos.
 c) Segundo as leis de regência, a prática de contravenção penal durante o período de livramento
constitui motivo idôneo para a suspensão do benefício até a decisão final do processo em que se apura
aquela infração, podendo o juiz decretar a prisão do beneficiário após oitiva do conselho penitenciário e
do Ministério Público.
 d) O STJ não admite, ante a falta de previsão legal, que, para a concessão do livramento condicional
ao condenado primário por crime de associação ao tráfico (art. 35 da Lei n.º 11.343/2006) e de bons
antecedentes, este deva cumprir dois terços da pena, como aplicável aos condenados por tráfico de
drogas, em razão da vedação de analogia in malam partem.
 e) Segundo jurisprudência pacificada dos tribunais superiores, a prática de crime durante o
livramento condicional enseja a suspensão e a prorrogação automática do benefício até o fim do
processo em que se apura o delito, prescindindo-se de decisão judicial.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1996755
Questão 223: FGV - DP RJ/DPE RJ/2021
Assunto: Suspensão Condicional da Pena e Livramento Condicional
Jorge foi preso em flagrante e condenado à pena de 5 anos e 6 meses de reclusão, por infração ao Art.
157, §2º, I e II, do CP (roubo circunstanciado pelo uso de arma de fogo e concurso de agentes),
iniciando o cumprimento da pena privativa de liberdade em 10/04/2014. Durante o cumprimento da
pena, foi punido por falta disciplinar de natureza grave datada de 05/01/2015. Em 10/02/2016, após
cumprir os requisitos legais, foi-lhe concedido o livramento condicional, sendo posto em liberdade no dia
13/02/2016, após participação na respectiva cerimônia. Jorge cumpriu regularmente todas as condições
do livramento condicional estabelecidas até o término de sua pena. Em 12/11/2019, foi declarada extinta
a pena por integral cumprimento. Em 01/03/2021, Jorge foi preso em flagrante e condenado à pena de 6
anos e 8 meses de reclusão, por infração ao Art. 157, §2º-A, I, do CP (roubo circunstanciado pelo
emprego de arma de fogo).
Iniciada a execução da pena, é correto afirmar que Jorge é:
 a) reincidente e deverá cumprir 1/2 da pena para fins de livramento condicional;
 b) reincidente e deverá cumprir 2/3 da pena para fins de livramento condicional;
 c) reincidente específico, vedado o livramento condicional;
 d) primário e deverá cumprir 1/3 da pena para fins de livramento condicional;
 e) primário e deverá cumprir 2/3 da pena para fins de livramento condicional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1630924
Questão 224: FCC - JE TJGO/TJ GO/2021
Assunto: Suspensão Condicional da Pena e Livramento Condicional
Quanto ao livramento condicional,
 a) é exigível o cumprimento de dois terços da pena para o condenado por associação para o tráfico, a
despeito da não hediondez do delito, segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça.
 b) é cabível ao condenado a pena igual ou superior a dois anos, desde que comprovado o não
cometimento de falta grave nos últimos vinte e quatro meses.
 c) a pena unificada para atender o limite de quarenta anos de cumprimento deve ser considerada
para efeito de concessão do benefício.
 d) a falta grave interrompe o prazo para a sua obtenção, da mesma forma que se verifica para a
progressão de regime.
 e) a ausência de suspensão ou revogação antes do término do período de prova não dá ensejo à
extinção da punibilidade pelo integral cumprimento da pena.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1736884
Questão 225: FCC - DP GO/DPE GO/2021
Assunto: Suspensão Condicional da Pena e Livramento Condicional
A suspensão condicional da pena
 a) comporta extensão a todas as modalidades de pena, como as penas restritivas de direitos e de
multa, em razão de seus propósitos político-criminais.
 b) garante a ausência de estigmatizaçãodo condenado por não submetê-lo às mazelas prisionais,
mas o mero comparecimento mensal em juízo.
 c) é aplicável em caso de reincidente em crime culposo e nos crimes submetidos à Lei Maria da
Penha.
 d) é facultativamente revogada se o beneficiário é condenado por crime doloso em sentença
condenatória irrecorrível.
 e) é incabível em crimes cometidos com violência ou grave ameaça à pessoa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1752351
Questão 226: VUNESP - JE TJSP/TJ SP/2021
Assunto: Suspensão Condicional da Pena e Livramento Condicional
Sobre o instituto do livramento condicional, é correto afirmar que
 a) para sua concessão, é de rigor que o condenado não tenha cometido falta grave nos últimos 12
meses.
 b) deverá ser revogado no caso de nova condenação à pena privativa de liberdade, ainda que a
decisão esteja sujeita a recurso.
 c) é cabível para as penas restritivas de direitos e penas pecuniárias.
 d) obriga o recolhimento do egresso ao seu local de moradia em horário determinado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1781489
Questão 227: FCC - DP SC/DPE SC/2021
Assunto: Suspensão Condicional da Pena e Livramento Condicional
O livramento condicional
 a) depende de carta de compromisso de trabalho regular e registrado para sua concessão.
 b) depende do cumprimento de 25% da pena, se o apenado for primário e o crime tiver sido
cometido com violência à pessoa ou grave ameaça.
 c) pode ser concedido após o cumprimento de 1/8 da pena, em caso de mulher primária, desde que
o crime não tenha sido praticado contra seu filho ou dependente.
 d) pode ser aplicado na sentença penal condenatória, em caso de pena superior a dois anos que não
tenha sido substituída por restritiva de direitos.
 e) depende do não cometimento de falta grave nos últimos 12 meses de cumprimento de pena.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1796978
Questão 228: FCC - PJ (MPE PE)/MPE PE/2022
Assunto: Da Ação Penal
Nas ações penais de iniciativa privada, a prescrição, depois da sentença condenatória com trânsito em
julgado para o querelante ou depois de improvido seu recurso, é calculada pela pena
 a) liquidada no juízo da execução.
 b) aplicada, não podendo ter por termo inicial data anterior à do recebimento da queixa.
 c) máxima cominada, não podendo ter por termo inicial data posterior àquela em que o crime se
consumou.
 d) aplicada, não podendo ter por termo inicial data posterior à da sentença condenatória.
 e) aplicada, não podendo ter por termo inicial data anterior à da queixa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1994836
Questão 229: FCC - JE TJGO/TJ GO/2021
Assunto: Da Ação Penal
A ação penal é pública condicionada
 a) no crime contra a honra de servidor público em razão do exercício de suas funções, admitindo-se,
porém, a legitimidade concorrente do ofendido para oferecimento de queixa.
 b) nos crimes contra a liberdade sexual, se a vítima é maior de quatorze e menor de dezoito anos.
 c) no crime de estelionato, salvo, entre outras situações, se a vítima for maior de sessenta anos.
 d) no crime de dano cometido por motivo egoístico.
 e) no crime de exercício arbitrário das próprias razões, se não há emprego de violência.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1736883
Questão 230: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE CE)/MPE CE/2020
Assunto: Da Ação Penal
Paulo, descontente com o término do namoro com Maria, livre e conscientemente invadiu o dispositivo
informático do aparelho celular dela e capturou fotos íntimas e conversas privadas dela com seu novo
namorado, João. Posteriormente, também livre e conscientemente, com intuito de vingança, divulgou,
em redes sociais na Internet, os vídeos e as fotos de Maria, com cunho sexual, difamando-a e injuriando
João com a utilização de elementos referentes à sua raça, cor e etnia. Em razão dessa conduta, Paulo foi
indiciado pelos delitos de violação de dispositivo informático, divulgação de cenas de sexo ou
pornografia, majorada pelo intuito de vingança, difamação contra Maria e injúria racial contra João. Com
relação à persecução penal nessa situação hipotética, é correto afirmar que os crimes citados se
submetem, respectivamente, a ação penal
 a) pública condicionada a representação, pública condicionada a representação, privada, e pública
incondicionada.
 b) pública condicionada a representação, pública incondicionada, privada, e pública condicionada a
representação.
 c) pública condicionada a representação, pública condicionada a representação, privada, e pública
condicionada a representação.
 d) pública incondicionada, pública incondicionada, privada, e pública condicionada a representação.
 e) pública incondicionada, pública incondicionada, pública condicionada a representação, e pública
incondicionada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1173906
Questão 231: Instituto AOCP - PJ (MPE RR)/MPE RR/2023
Assunto: Causas de Extinção da Punibilidade
Acerca das causas extintivas da punibilidade, é correto afirmar que
 a) o perdão do ofendido não depende de aceitação da vítima.
 b) a prescrição retroativa se aplica entre a data do fato e a do recebimento da denúncia e entre esta
e a da sentença penal condenatória recorrível.
 c) o pagamento das contribuições previdenciárias não recolhidas ao INSS até o início da ação fiscal
extingue a punibilidade.
 d) a perempção, prevista no inciso IV, art. 107, CP, é instituto jurídico mediante o qual a vítima, ou
seu representante, perde o direito de queixa ou de representação em virtude de não exercer seu direito
no prazo de seis meses.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2334217
Questão 232: FCC - DP PB/DPE PB/2022
Assunto: Causas de Extinção da Punibilidade
O perdão judicial é aplicável ao delito de
 a) homicídio culposo, exceto se o crime tiver sido praticado na direção de veículo automotor,
conforme jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça.
 b) estelionato, praticado na modalidade culposa, conforme previsto expressamente no Código Penal.
 c) receptação, praticado na modalidade dolosa ou culposa, conforme previsto expressamente no
Código Penal.
 d) guarda doméstica de espécie silvestre, exceto se considerada ameaçada de extinção, conforme
previsto na Lei no 9.605/1998 (Lei dos crimes ambientais).
 e) lesão corporal de natureza leve, praticado na modalidade dolosa ou culposa, conforme previsto
expressamente no Código Penal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1981294
Questão 233: FCC - DP PB/DPE PB/2022
Assunto: Causas de Extinção da Punibilidade
É possível a extinção da punibilidade pela retratação do agente no crime de
 a) injúria, desde que feita cabalmente e pelo mesmo meio de sua prática.
 b) incitação ao crime, até o oferecimento da denúncia.
 c) lesão corporal submetido à Lei Maria da Penha (Lei no 11.340/2006), desde que feita em juízo até
o recebimento da denúncia.
 d) falso testemunho, antes da sentença no processo em que ocorreu o ilícito.
 e) desacato, se feita de forma espontânea até o trânsito em julgado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1981328
Questão 234: FGV - DP RJ/DPE RJ/2021
Assunto: Causas de Extinção da Punibilidade
“Predomina, segundo se conclui pelo conteúdo dos decretos presidenciais, a preocupação em se reduzir
os prazos de encarceramento e o contingente carcerário e, além disso, proporcionar condições de
reinserção social do condenado, evitando lesão aos direitos fundamentais pela deterioração das
condições de encarceramento decorrente de superpopulação.” (Ferreira, Ana Lúcia Tavares. Indulto e
sistema penal: limites, finalidades e propostas. São Paulo. LiberArs, 2017)
Sobre indultoe comutação de pena, é correto afirmar que:
 a) cumpridos todos os requisitos do decreto presidencial, não há possibilidade de ser indeferida a
concessão do indulto ou da comutação de pena ao apenado, considerando a natureza declaratória da
sentença que concede esses benefícios;
 b) nos decretos mais recentes, verificou-se a vedação à concessão da comutação de pena aos
condenados por crime comum praticado em concurso com crime de natureza hedionda;
 c) a concessão do indulto extingue os efeitos primários e secundários da condenação, não subsistindo
a condenação extinta para efeitos de reconhecimento de reincidência futura;
 d) o cometimento de falta disciplinar de natureza grave fora do período previsto no decreto
presidencial justifica o indeferimento do indulto e da comutação de pena, por ausência de requisito
subjetivo;
 e) a prática de falta disciplinar de natureza grave interrompe a contagem do prazo para fins de
indulto e da comutação de pena.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1630940
Questão 235: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE CE)/MPE CE/2020
Assunto: Causas de Extinção da Punibilidade
Com relação a causas extintivas de punibilidade, assinale a opção correta, de acordo com a
jurisprudência dos tribunais superiores.
 a) O indulto extingue os efeitos penais primários e secundários, penais e não penais, da condenação,
exceto para fins de reincidência penal.
 b) Dada sua natureza hedionda, o delito de tráfico de entorpecentes privilegiado não é passível de
indulto.
 c) A reincidência penal implica o aumento, em um terço, do prazo da prescrição da pretensão punitiva.
 d) A extinção da punibilidade de crime antecedente não interfere na punibilidade do delito de lavagem
de dinheiro.
 e) A sentença que concede o perdão judicial afasta os efeitos penais da sentença penal condenatória,
exceto para fins de reincidência.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1173908
Questão 236: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE PA)/MPE PA/2023
Assunto: Da Prescrição
Mário tinha 20 anos de idade quando praticou o crime de roubo (pena de 4 a 10 anos) circunstanciado
tentado contra duas vítimas diferentes. Devido a esse crime, ele foi condenado a uma pena de 3 anos e
6 meses pela primeira vítima, pena esta que, em razão do concurso formal, passou a ser de 4 anos e 1
mês.
 
Nessa situação hipotética, o menor prazo para a ocorrência da prescrição punitiva será o de
 a) 4 anos.
 b) 6 anos.
 c) 8 anos.
 d) 12 anos.
 e) 16 anos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2288748
Questão 237: FGV - JE TJMG/TJ MG/2022
Assunto: Da Prescrição
Aquiles, nascido em 30/07/1994, réu primário, cometeu, em 24/06/2015, o crime de homicídio simples
tentado, sendo condenado, por sentença recorrível, à pena de 4 (quatro) anos e 3 (três) meses de
reclusão em regime semiaberto.
Considerando esse caso, assinale a afirmativa correta.
 a) A prescrição da pretensão punitiva estatal ocorre em 12 (doze) anos.
 b) A prescrição da pretensão punitiva estatal ocorre em 6 (seis) anos.
 c) A prescrição da pretensão punitiva estatal ocorre em 8 (oito) anos.
 d) A prescrição da pretensão punitiva estatal ocorre em 16 (dezesseis) anos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1888003
Questão 238: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE TO)/MPE TO/2022
Assunto: Da Prescrição
Bento e Adriana, após inúmeras tentativas frustradas de engravidar, optaram por fazer acordo com Carla,
mãe solo que não pretendia ficar com o seu bebê recém-nascido. O acordo consistiu em Bento
reconhecer a paternidade do recém-nascido no cartório e obter a sua guarda e, posteriormente, Adriana
ser incluída no registro como mãe socioafetiva.
 
Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.
 a) A conduta de Adriana e Bento é atípica, pois, ao registrar criança rejeitada pela mãe biológica, o
casal agiu por motivo de reconhecida nobreza.
 b) Ao ter sido incluída no registro de nascimento como mãe da criança, Adriana consumou o crime de
parto suposto.
 c) Bento e Carla, que confirmou a falsa paternidade, deverão responder pelo crime de falsidade
ideológica qualificado pela alteração de registro civil.
 d) Bento praticou o crime de sonegação de estado de filiação ao ter privado o bebê do
reconhecimento de paternidade pelo verdadeiro genitor.
 e) A prescrição do delito de Bento, caracterizado pelo registro do filho de outrem como seu, iniciar-se-
á da data em que o fato se tornar conhecido.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1892836
Questão 239: CEBRASPE (CESPE) - DP PI/DPE PI/2022
Assunto: Da Prescrição
Em 2 de abril de 2020, ao chegar em casa, Nilton, de 20 anos de idade, ameaçou sua esposa Maria, de
19 anos de idade, de causar-lhe mal injusto e grave, dizendo-lhe que iria matá-la. Após a representação
da vítima, em 26 de abril de 2020, Nilton foi denunciado pelo crime de ameaça em situação de violência
doméstica. A denúncia foi recebida no mesmo dia, ocasião em que se determinou a citação do réu.
Citado, Nilton apresentou resposta à acusação, tendo-se designado audiência de instrução em
julgamento para o dia 17 de novembro de 2021. Nessa data, durante a oitiva da vítima, das quatro
testemunhas e do acusado, foi confirmada por todos a existência do fato e da autoria. O fato criminoso
foi o único existente no seio familiar e, ocorrida a pacificação do lar após o episódio, houve o
nascimento de um filho. Finda a instrução em audiência e nada requerido pelas partes, o Ministério
Público requereu oralmente a condenação nos termos da denúncia. Em seguida, o defensor apresentou
seus pedidos.
 
Nessa situação, apenas quanto aos aspectos materiais e sob a perspectiva da doutrina e da
jurisprudência dos tribunais superiores, para que se garanta o reconhecimento judicial justo, o juiz deve
 a) condenar Nilton, a pena inferior a 4 anos em regime aberto.
 b) reconhecer a atipicidade material do delito, devido ao princípio da bagatela imprópria.
 c) reconhecer a atipicidade material do delito, devido ao princípio da adequação social.
 d) reconhecer a extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva.
 e) reconhecer a atenuante da confissão, ainda que as demais provas, por si sós, convençam-no acerca
da existência e da autoria do delito.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1934976
Questão 240: FCC - DP PB/DPE PB/2022
Assunto: Da Prescrição
A prescrição NÃO corre
 a) com a decisão confirmatória da pronúncia até o julgamento em plenário do Tribunal do Júri.
 b) entre o recebimento da denúncia e a sentença condenatória.
 c) enquanto o agente é processado penalmente no exterior.
 d) durante o cumprimento do acordo de transação penal.
 e) enquanto não cumprido ou não rescindido o acordo de não persecução penal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1981325
Questão 241: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE AC)/MPE AC/2022
Assunto: Da Prescrição
Paulo, nascido em 5/1/1994, praticou, em 2/1/2017, os delitos de furto qualificado pelo concurso de
agentes, conforme dispositivo do Código Penal, e corrupção de menor, segundo dispositivo do Estatuto
da Criança e do Adolescente. A denúncia pertinente foi recebida em 10/2/2017. A sentença, publicada
em 15/3/2019, julgou procedente a pretensão punitiva e condenou Paulo, por ambas as infrações, às
penas mínimas de: dois anos de reclusão pelo furto e um ano de reclusão pela corrupção de menor.
Contudo, foi reconhecido o concurso formal, e a pena final foi consolidada em dois anos e quatro meses
de reclusão. Não houve recurso, e a condenação transitou em julgado no dia 20/4/2019.
 
Acerca dessa situação hipotética, desconsideradas quaisquer informações nela não contidas, assinale a
opção correta.
 a) Está prescrita a pretensão punitiva unicamente em relação à corrupçãode menor, pois, entre a
data do fato e o recebimento da denúncia, foi ultrapassado o prazo legal.
 b) Está prescrita a pretensão punitiva em relação a ambos os delitos, pois, entre a data do
recebimento da denúncia e a publicação da sentença condenatória, foi ultrapassado o prazo legal.
 c) Está prescrita a pretensão punitiva unicamente em relação à corrupção de menor, pois, entre a data
do recebimento da denúncia e a publicação da sentença condenatória, foi ultrapassado o prazo legal.
 d) Não está prescrita a pretensão punitiva em relação a nenhum dos crimes, pois o prazo legal não foi
ultrapassado entre nenhum dos marcos interruptivos.
 e) Está prescrita a pretensão punitiva em relação a ambos os delitos, pois, entre a data do fato e o
recebimento da denúncia, foi ultrapassado o prazo legal.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2014555
Questão 242: FCC - DP CE/DPE CE/2022
Assunto: Da Prescrição
João Ricardo, nascido em 10/01/2002, foi condenado a uma pena total de 02 (dois) anos e 04 (quatro)
meses de reclusão pela prática de crimes de furto qualificado, nos termos do art. 155, § 4º, inc. III, c/c
art. 71, caput, do Código Penal, em razão de ter subtraído três veículos no mês de fevereiro de 2021. Na
primeira fase da dosimetria da pena, o magistrado considerou a primariedade e os bons antecedentes do
réu e fixou a pena-base no mínimo legal em dois anos. Em seguida, na última fase, reconheceu a
continuidade delitiva e exasperou a pena em 1/6. Não houve recurso das partes e a sentença penal
condenatória transitou em julgado em 12 de dezembro de 2021. Considerando a situação do réu João
Ricardo, o prazo da prescrição da pretensão executória é de
 a) 12 anos.
 b) 02 anos.
 c) 04 anos.
 d) 08 anos.
 e) 03 anos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2038221
Questão 243: FCC - DP CE/DPE CE/2022
Assunto: Da Prescrição
A prescrição NÃO corre enquanto
 a) o agente responde a processo criminal no exterior.
 b) não cumprida a transação penal.
 c) pendentes embargos de declaração e embargos infringentes e de nulidade.
 d) está foragido o condenado.
 e) durar a suspensão condicional do processo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2038236
Questão 244: FCC - DP MT/DPE MT/2022
Assunto: Da Prescrição
Sobre a prescrição, é correto afirmar:
 a) A reincidência aumenta o prazo da prescrição da pretensão punitiva em terça parte.
 b) O curso do prazo prescricional é interrompido pela decisão que aplica a medida de segurança.
 c) A prescrição da pretensão punitiva não corre durante o tempo em que o agente está preso por
outro motivo.
 d) No crime de falsidade ideológica a prescrição da pretensão punitiva se inicia quando da
consumação do delito.
 e) A prescrição da prestação pecuniária ocorrerá em dois anos quando for a única pena aplicada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2230561
Questão 245: FCC - DP BA/DPE BA/2021
Assunto: Da Prescrição
Sobre a prescrição, é correto afirmar:
 a) Nos crimes ambientais, a prescrição corre pela metade quando é reconhecida a baixa escolaridade
do acusado.
 b) Os recursos aos Tribunais Superiores somente suspendem o prazo prescricional quando
inadmissíveis.
 c) Após a chamada Lei Anticrime, o prazo prescricional em caso de crime hediondos ou equiparado
não se submete a redução em razão da idade.
 d) Em caso de tentativa, o termo inicial da prescrição da pretensão punitiva é o do início da atividade
criminosa.
 e) O prazo prescricional do Código Penal é reduzido em um sexto caso seja reconhecida uma
atenuante na aplicação da pena.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1684621
Questão 246: FCC - DP GO/DPE GO/2021
Assunto: Da Prescrição
Constitui causa interruptiva da prescrição
 a) decretação da prisão temporária.
 b) continuação do cumprimento da pena.
 c) interposição de embargos de declaração quando inadmissíveis.
 d) decisão de impronúncia.
 e) cumprimento de pena no exterior.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1752348
Questão 247: FCC - DP RR/DPE RR/2021
Assunto: Da Prescrição
A prescrição
 a) em caso de crime continuado regula-se pela pena imposta na sentença, não se computando o
acréscimo decorrente da continuação.
 b) da pretensão punitiva corre sempre que pendentes embargos de declaração ou recursos aos
Tribunais Superiores.
 c) em caso de revogação do livramento condicional é regulada por todo o tempo da pena.
 d) da pretensão executória não recebe influência da reincidência em sua contagem de prazo.
 e) é incabível em caso de medida de segurança em razão da periculosidade do agente.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1769159
Questão 248: CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE CE)/PGE CE/2021
Assunto: Da Prescrição
A respeito da prescrição em matéria penal, assinale a opção correta.
 a) Tal prescrição constitui causa extintiva de punibilidade e a sentença que a declara extingue os
efeitos penais e extrapenais da condenação.
 b) Antes de transitar em julgado a sentença condenatória, o prazo prescricional do crime de
falsificação ou alteração de assentamento de registro civil começa a correr da data em que o fato se
tornou conhecido.
 c) O cálculo da prescrição em abstrato leva em consideração a sanção máxima cominada ao delito, no
que se incluem as causas de aumento e diminuição da pena, bem como todas as agravantes e as
atenuantes.
 d) O aumento da pena decorrente do reconhecimento da continuidade delitiva interfere no cálculo do
prazo prescricional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1884856
Questão 249: Fundação La Salle - Proc (Pref Canoas)/Pref Canoas/2021
Assunto: Da Prescrição
Segundo o Código Penal, a prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, salvo o disposto no
art. 110, § 1º (a prescrição, depois da sentença condenatória com trânsito em julgado para a acusação
ou depois de improvido seu recurso, regula-se pela pena aplicada, não podendo, em nenhuma hipótese,
ter por termo inicial data anterior à da denúncia ou queixa) do Código Penal, regula-se
pelo máximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime, verificando-se:
 a) Em 3 (três) anos, se o máximo da pena é inferior a 1 (um) ano.
 b) Em 5 (cinco) anos, se o máximo da pena é igual a 1 (um) ano ou, sendo superior, não excede a 2
(dois) anos.
 c) Em 9 (nove) anos, se o máximo da pena é superior a 2 (dois) anos e não excede a 4 (quatro)anos
.
 d) Em 11 (onze) anos, se o máximo da pena é superior a 4 (quatro) anos e não excede a a (oito)
anos.
 e) Em 17 (dezessete) anos, se o máximo da pena é superior a 8 (oito) anos e não excede a 12 (doze)
anos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2105970
Questão 250: FCC - JE TJMS/TJ MS/2020
Assunto: Da Prescrição
No tocante à prescrição, correto afirmar que
 a) cometido o homicídio qualificado para ocultar outro crime, a prescrição deste impede a
qualificação daquele.
 b) os crimes mais leves prescrevem com os mais graves, se cometidos em concurso de delitos.
 c) é regulada pelo total da pena nos casos de evasão do condenado ou de revogação do livramento
condicional.
 d) não se aplicam às penas restritivas de direito os mesmos prazos previstos para as privativas de
liberdade.
 e) a sua ocorrência em relação ao crime de furto não alcança a receptação que o tinha como
pressuposto.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1147340
Questão 251: Tec - JF TRF1/TRF 1/2020
Assunto: Da Prescrição
Sobre a jurisprudência do STJ, julgue o item que se segue.
O cumprimento de pena imposta em outro processo, ainda que em regime aberto ou em prisão
domiciliar, impede o curso da prescrição executória.Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1326944
Questão 252: Tec - JF TRF1/TRF 1/2020
Assunto: Da Prescrição
O prazo prescricional será reduzido pela metade quando o criminoso era, na data da sentença, maior de
70 anos.
Segundo o STJ o termo sentença deve ser compreendido como a primeira decisão condenatória, seja ela
sentença ou acórdão.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1343502
Questão 253: FGV - JE TJAP/TJ AP/2022
Assunto: Homicídio (art. 121 do CP)
Veículos autônomos são aqueles motorizados cujo movimento no trânsito é, de diversas formas,
determinado por algoritmo pré-programado, e não por pessoa sentada ao volante. Por trás de uma
máquina autônoma, há uma pessoa física que, de alguma forma, interferiu em seu funcionamento,
normalmente pela programação e inserção de dados. Assim, em relação à imputação subjetiva do
resultado, se reconhece a possibilidade de ocorrência de crime doloso ou culposo.
 
Nas hipóteses de punibilidade culposa, é correto afirmar que:
 a) quem introduz no mundo um agente inteligente, com capacidade de aprendizagem conforme as
informações sejam inseridas, pode negar sua responsabilidade pelos danos causados por reações
equivocadas não previsíveis;
 b) os robôs com inteligência artificial são agentes morais genuínos e sua programação interna
funciona segundo um sistema de “méritos” e “deméritos” para certas decisões que eles tomam;
 c) os denominados “algoritmos de acidente”, aqueles que selecionam vítimas em casos de inevitável
colisão no tráfego dos carros autônomos, geram responsabilidade penal pela morte decorrente de
atropelamento;
 d) os robôs com inteligência artificial são máquinas que completam suas tarefas conforme sua
programação, que equivale à autodeterminação humana sobre razões morais;
 e) a possibilidade de programar o veículo para escolher uma vida para sacrificar, com o intuito de
salvar outras, quando o acidente for inevitável, atrai a incidência do estado de necessidade, excluindo a
responsabilidade do programador.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1865546
Questão 254: CEBRASPE (CESPE) - DP RS/DPE RS/2022
Assunto: Homicídio (art. 121 do CP)
Com relação ao crime de homicídio, julgue o item subsecutivo.
 
Considere que Antônio tenha matado Cláudio, seu desafeto, ao lhe ter desferido várias facadas nas
costas, e que, após a morte da vítima, Antônio tenha, ainda, arrancado-lhe o órgão genital com uma faca
de serra. Nessa situação hipotética, Antônio cometeu homicídio duplamente qualificado por meio cruel e
emboscada, conforme previsão do Código Penal.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1884081
Questão 255: CEBRASPE (CESPE) - DP RS/DPE RS/2022
Assunto: Homicídio (art. 121 do CP)
Com relação ao crime de homicídio, julgue o item subsecutivo.
 
O reconhecimento da causa especial de diminuição de pena, quando coexistir com o homicídio
qualificado, afastará o caráter hediondo do delito.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1884082
Questão 256: Instituto AOCP - DP PR/DPE PR/2022
Assunto: Homicídio (art. 121 do CP)
Em relação aos crimes dolosos contra a vida, analise as seguintes afirmações:
 
I. O crime de homicídio é privilegiado se praticado sob a influência de violenta emoção, provocada
por ato injusto da vítima.
 
II. As qualificadoras do motivo torpe e do feminicídio são incompatíveis entre si, de modo que é
vedado sua imputação simultânea, sob pena de bis in idem.
 
III. O homicídio é qualificado se praticado com o emprego de arma de fogo.
 
Considerando a legislação aplicável e o entendimento dos Tribunais Superiores, está INCORRETO o que
se afirma em
 a) II.
 b) I e II.
 c) II e III.
 d) I, II e III.
 e) I e III.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2008890
Questão 257: FCC - DP CE/DPE CE/2022
Assunto: Homicídio (art. 121 do CP)
O crime de feminicídio tem a pena aumentada de um terço até a metade se o crime for praticado
 a) durante a gestação ou nos 6 (seis) primeiros meses posteriores ao parto.
 b) contra pessoa com menos de 18 (dezoito) anos ou mais de 60 (sessenta) anos.
 c) com emprego de tortura ou outro meio insidioso ou cruel.
 d) após o descumprimento de qualquer medida protetiva de urgência.
 e) na presença física ou virtual de descendente ou de ascendente da vítima.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2038228
Questão 258: FUNDEP - PJ (MPE MG)/MPE MG/2022
Assunto: Homicídio (art. 121 do CP)
A respeito dos crimes contra a pessoa, é CORRETO afirmar:
 a) A premeditação constitui circunstância qualificadora no homicídio.
 b) Para que haja crime de lesão corporal praticado no contexto de violência doméstica, é necessário
que a vítima conviva com o agente.
 c) O crime de omissão de socorro pode ser cometido por pessoa que não se encontra no local onde
está a vítima.
 d) O crime de maus-tratos não pode ser cometido por professores contra seus alunos, mas somente
pelos pais ou tutores da vítima.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2189042
Questão 259: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE AP)/MPE AP/2021
Assunto: Homicídio (art. 121 do CP)
Tiago, movido por um sentimento de posse, disparou dois tiros contra sua companheira, Laura, que
morreu em razão dos ferimentos causados pelos disparos. Laura estava grávida de seis meses e, quando
da prática do crime, Tiago sabia da gravidez dela.
 
Nessa situação hipotética, Tiago praticou
 a) o crime de feminicídio apenas.
 b) os crimes de homicídio qualificado por motivo torpe, feminicídio e aborto.
 c) o crime de feminicídio em concurso com o de aborto.
 d) os crimes de homicídio qualificado por motivo torpe e feminicídio apenas.
 e) o crime de feminicídio em concurso com o de aborto na modalidade culposa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1711669
Questão 260: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2021
Assunto: Homicídio (art. 121 do CP)
Com relação aos crimes previstos na Parte Especial do Código Penal, julgue o próximo item.
 
No homicídio qualificado, o dolo eventual é incompatível com o meio cruel.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1751218
Questão 261: FCC - DP GO/DPE GO/2021
Assunto: Homicídio (art. 121 do CP)
O crime de homicídio
 a) culposo na direção de veículo automotor tem a pena aumentada de um terço se o agente, no
exercício de sua profissão ou atividade, estiver conduzindo veículo de transporte de passageiros.
 b) tem a incidência de causa de diminuição de pena, quando praticado sob influência do estado
puerperal.
 c) é considerado qualificado para o mandando e privilegiado para o executor, se cometido mediante
paga.
 d) qualificado deixa de ser classificado como hediondo, se praticado na forma tentada.
 e) por ofender o mais grave bem jurídico do ordenamento, não comporta regime inicial diverso do
fechado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1752356
Questão 262: FCC - DP AM/DPE AM/2021
Assunto: Homicídio (art. 121 do CP)
O Supremo Tribunal Federal decidiu que, até que sobrevenha lei emanada do Congresso Nacional, as
condutas homofóbicas e transfóbicas, reais ou supostas, que envolvem aversão odiosa à orientação
sexual ou à identidade de gênero de alguém
 a) configuram feminicídio, na hipótese de crime de homicídio doloso, por identidade de razão e
mediante adequação típica.
 b) constituem, na hipótese de crime de homicídio doloso, circunstância que o qualifica, por configurar
motivo torpe.
 c) ajustam-se à incriminação da Lei no 7.716/1989, sem menção no julgado a qualificadoraou
agravante para qualquer crime em espécie.
 d) possuem reflexo nas penas dos crimes de lesão corporal e ameaça pela incidência da agravante de
motivo fútil.
 e) possuem reflexo nas penas dos crimes que causam intimidação difusa ou coletiva pela incidência
da agravante de perigo comum.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1982993
Questão 263: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE CE)/MPE CE/2020
Assunto: Homicídio (art. 121 do CP)
Acerca do delito de homicídio doloso, assinale a opção correta.
 a) Constitui forma privilegiada desse crime o seu cometimento por agente impelido por motivo de
relevante valor social ou moral, ou sob influência de violenta emoção provocada por ato injusto da
vítima.
 b) A qualificadora do feminicídio, caso envolva violência doméstica, menosprezo ou discriminação à
condição de mulher, não é incompatível com a presença da qualificadora da motivação torpe.
 c) A prática desse crime contra autoridade ou agente das forças de segurança pública é causa de
aumento de pena.
 d) É possível a aplicação do privilégio ao homicídio qualificado independentemente de as
circunstâncias qualificadoras serem de ordem subjetiva ou objetiva.
 e) Constitui forma qualificada desse crime o seu cometimento por milícia privada, sob o pretexto de
prestação de serviço de segurança, ou por grupo de extermínio.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1173909
Questão 264: FCC - PJ (MPE PE)/MPE PE/2022
Assunto: Induzimento, Instigação ou Auxílio a Suicídio ou a Automutilação (art. 122 do CP)
A conduta de induzir ou instigar alguém a praticar automutilação tem a pena duplicada se o
 a) agente é líder ou coordenador de grupo ou de rede virtual.
 b) crime é praticado por motivo egoístico, torpe ou fútil.
 c) crime é praticado contra pessoa menor de 14 anos ou maior de 60 anos.
 d) crime envolve violência doméstica e familiar.
 e) crime é praticado na presença física ou virtual de descendente ou de ascendente da vítima
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1994837
Questão 265: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE PA)/MPE PA/2023
Assunto: Das lesões corporais (art. 129 do CP)
Na saída de uma festa, após uma discussão, Francisco, motivado por ciúmes, desferiu um único soco em
José. Este, surpreendido, não esboçou reação e caiu no chão, bateu a cabeça no meio-fio da calçada e
faleceu em seguida. Iniciado e instruído o processo, o laudo do IML apontou que José tinha morrido em
decorrência de um aneurisma cerebral, fato desconhecido de ambos.
 
Nessa situação hipotética, a conduta de Francisco é considerada crime de
 a) lesão corporal simples.
 b) lesão corporal seguida de morte.
 c) lesão corporal na forma qualificada.
 d) homicídio simples.
 e) homicídio qualificado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2288736
Questão 266: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SE)/MPE SE/2022
Assunto: Das lesões corporais (art. 129 do CP)
Antônio, visando matar Carlos, desferiu tiros na direção deste, o que lhe causou a morte. Todavia, alguns
disparos, por clara culpa, atingiram Francisco, que não faleceu, mas perdeu o braço por amputação em
decorrência dos ferimentos.
 
Nesse caso, Antônio deverá responder por
 a) lesão corporal culposa em concurso material com homicídio doloso consumado.
 b) homicídio doloso consumado na forma continuada.
 c) tentativa de homicídio em concurso material com homicídio doloso consumado.
 d) homicídio doloso consumado em concurso formal próprio com tentativa de homicídio.
 e) homicídio doloso consumado em concurso formal com lesões corporais culposas.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2119076
Questão 267: FCC - DP (DPE AP)/DPE AP/2022
Assunto: Das lesões corporais (art. 129 do CP)
Em meio a uma discussão, Lucas empurrou com força seu vizinho José, que caiu no chão e bateu a
cabeça, desmaiando. Imediatamente, Lucas socorreu José e o conduziu ao hospital, onde ficou
internado. Em decorrência da lesão sofrida, constatou-se por perícia que José teve alteração permanente
de sua personalidade. Lucas foi denunciado, processado e ao final condenado pela prática do delito de
lesão corporal qualificada pela deformidade permanente (art. 129, § 2o, IV, do Código Penal).
 
Com base no entendimento do Superior Tribunal de Justiça, no caso apresentado, a incidência da
qualificadora pela deformidade permanente está
 a) incorreta, pois essa qualificadora abrange somente lesões que resultam em danos físicos.
 b) correta, pois essa qualificadora abrange lesões que resultam em danos físicos ou psicológicos.
 c) incorreta, pois resta ausente previsão legal para a aplicação dessa qualificadora.
 d) correta, desde que haja a comprovação de incapacidade permanente da vítima para o trabalho.
 e) correta, pois essa qualificadora abrange somente lesões que resultam em danos psicológicos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2211980
Questão 268: FGV - JE TJPR/TJ PR/2021
Assunto: Das lesões corporais (art. 129 do CP)
Antônio, 19 anos de idade, filho de José, agrediu reiteradas vezes Pedro, marido de seu pai. O agressor
residia com o casal, na casa de seu genitor. Chegando o processo ao Judiciário, o juiz impôs medida
protetiva em favor do casal, José e Pedro, determinando que o agressor se afastasse de ambos,
proibindo-o de manter contato ou se aproximar das vítimas. Houve descumprimento da medida por parte
do agressor, com ingresso na casa paterna, mas com consentimento de José, e nova agressão a Pedro,
que chamou força policial, sendo Antônio levado à delegacia policial.
 
Nesse caso, as figuras típicas em análise são:
 a) lesão corporal (Art. 129, caput, do CP);
 b) lesão corporal (Art. 129, caput, do CP), invasão de domicílio (Art. 150, caput, do CP) e
descumprimento de medida protetiva (Art. 24-A, caput, da Lei nº 11.340/2006);
 c) violência doméstica (Art. 129, § 9º, do CP);
 d) violência doméstica (Art. 129, § 9º, do CP) e descumprimento de medida protetiva (Art. 24-A,
caput, da Lei nº 11.340/2006);
 e) violência doméstica (Art. 129, § 9º, do CP), invasão de domicílio (Art. 150, caput, do CP) e
descumprimento de medida protetiva (Art. 24-A, caput, da Lei nº 11.340/2006).
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1739443
Questão 269: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE AM)/MPE AM/2023
Assunto: Da periclitação da vida e da saúde (arts. 130 a 136 do CP)
Todos os crimes de periclitação da vida e da saúde são
 a) dolosos.
 b) processados mediante ação penal pública incondicionada.
 c) da modalidade qualificada pelo resultado morte.
 d) comissivos.
 e) de perigo concreto.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2332320
Questão 270: Com. Exam. (MPT) - Proc (MPT)/MPT/2022
Assunto: Da periclitação da vida e da saúde (arts. 130 a 136 do CP)
Acerca dos crimes da periclitação da vida e da saúde, analise as seguintes assertivas:
 
I - No crime de perigo de contágio de moléstia grave, é elemento subjetivo do tipo específico o fim
de transmitir a outrem doença grave contagiosa.
 
II - No crime de perigo para a vida ou saúde de outrem, não há elemento subjetivo do tipo
específico.
 
III - O crime de perigo para a vida ou saúde de outrem é delito subsidiário, isto é, somente se usa o
respectivo tipo penal se não houver outro mais grave.
 
IV - No crime de perigo para a vida ou saúde de outrem, pode configurar causa de aumento de
pena o transporte de trabalhadores em desacordo com as normas legais.
 
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
 b) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
 c) Apenas as assertivas I e II estão corretas.
 d) Todas as assertivas estão corretas.
 e) Não respondida.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2267774Questão 271: CEBRASPE (CESPE) - DP SE/DPE SE/2022
Assunto: Dos crimes contra a honra (arts. 138 a 145 do CP)
Para o crime descrito no artigo 140, § 3.º, do Código Penal, comumente denominado injúria racial, são
prescritas pena em abstrato de um a três anos e multa. Acerca da natureza desse delito e da pena
aplicável, é correto afirmar que
 a) esse crime é imprescritível.
 b) a prescrição punitiva em abstrato ocorrerá em 4 anos após a prática do delito.
 c) ocorrerá, em 8 anos após a prática do delito, a prescrição punitiva em abstrato.
 d) a prescrição punitiva em abstrato ocorrerá em 4 anos após a descoberta da autoria.
 e) ocorrerá, em 8 anos após a descoberta da autoria, a prescrição punitiva em abstrato.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1989526
Questão 272: CEBRASPE (CESPE) - DP SE/DPE SE/2022
Assunto: Dos crimes contra a honra (arts. 138 a 145 do CP)
A legitimidade para oferecimento de ação penal por crime contra a honra de servidor público em razão
do exercício de suas funções é do
 a) ofendido, mediante queixa, e do Ministério Público, condicionada à representação, de forma
cumulativa.
 b) ofendido, exclusivamente, mediante queixa.
 c) Ministério Público, exclusivamente, mediante representação.
 d) Ministério Público, exclusivamente, mediante ação penal pública incondicionada.
 e) ofendido e do Ministério Público nesse caso, independentemente de representação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1989549
Questão 273: FCC - PJ (MPE PE)/MPE PE/2022
Assunto: Dos crimes contra a honra (arts. 138 a 145 do CP)
Nos crimes contra a honra dos Presidentes do Senado Federal, da Câmara dos Deputados ou do Supremo
Tribunal Federal, as penas cominadas no Código Penal
 a) aumentam-se de 2/3.
 b) aplicam-se em dobro.
 c) aplicam-se em triplo.
 d) aumentam-se de 1/3.
 e) aumentam-se de 1/2
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1994838
Questão 274: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SE)/MPE SE/2022
Assunto: Dos crimes contra a honra (arts. 138 a 145 do CP)
Em se tratando de crimes contra a honra, a retratação do agressor extingue a punibilidade
 a) nos crimes de calúnia e injúria.
 b) tanto no crime de difamação quanto no de injúria.
 c) no crime de calúnia, apenas.
 d) nos crimes de calúnia, difamação e injúria.
 e) no crime de calúnia e no de difamação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2119081
Questão 275: CEBRASPE (CESPE) - JE TJMA/TJ MA/2022
Assunto: Dos crimes contra a honra (arts. 138 a 145 do CP)
Com relação aos crimes contra a honra, assinale a opção correta.
 a) Admite-se a configuração de injúria contra pessoa jurídica.
 b) A imunidade material dos vereadores pelos discursos que proferem restringe-se aos dizeres
emanados por eles nos limites do município onde possuem mandato, além de ter estrita pertinência com
o exercício do mandato.
 c) A intenção de caçoar da vítima é suficiente para a configuração da difamação.
 d) A imputação de um fato que não seja verdadeiro é pressuposto da difamação.
 e) Tanto a calúnia quanto a difamação exigem resultado material.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2120596
Questão 276: FUNDEP - PJ (MPE MG)/MPE MG/2022
Assunto: Dos crimes contra a honra (arts. 138 a 145 do CP)
Sobre os crimes contra a honra, assinale a assertiva CORRETA:
 a) É sempre admissível, em se tratando do delito de difamação, a exceção da verdade.
 b) A injúria se consuma no momento em que o ofendido toma conhecimento da ofensa irrogada.
 c) No caso da injúria, a circunstância de a vítima ser maior de 60 anos ou portadora de deficiência
configura causa de especial aumento de pena.
 d) Em todas as espécies de delito contra a honra, a retratação cabal pelo querelado, antes da
sentença, isenta de pena.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2189035
Questão 277: FCC - DP AM/DPE AM/2021
Assunto: Dos crimes contra a honra (arts. 138 a 145 do CP)
O crime de injúria
 a) cometido ou divulgado em quaisquer modalidades das redes sociais da rede mundial de
computadores tem a pena aplicada em dobro.
 b) real consiste na violência ou vias de fato que, por sua natureza ou pelo meio empregado, se
considerem aviltantes.
 c) racial é apenado com reclusão segundo a jurisprudência dos tribunais superiores, apesar da
legislação penal prever pena de detenção.
 d) provocado pelo ofendido de forma reprovável ou no caso de retorsão imediata tem a pena
diminuída de um terço a dois terços.
 e) consistente na utilização de elementos referentes a condição de pessoa idosa ou com deficiência
tem a pena aumentada de um terço.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1982996
Questão 278: FCC - JE TJMS/TJ MS/2020
Assunto: Dos crimes contra a honra (arts. 138 a 145 do CP)
Quanto aos crimes contra a honra, correto afirmar que
 a) não constitui difamação ou calúnia punível a ofensa irrogada em juízo, na discussão da causa, pela
parte ou por seu procurador.
 b) cabível a exceção da verdade na difamação e na injúria.
 c) há isenção de pena se o querelado, antes da sentença, se retrata cabalmente da difamação ou da
injúria.
 d) a ação penal é pública incondicionada na injúria com preconceito.
 e) possível a propositura de ação penal privada no caso de servidor público ofendido em razão do
exercício de suas funções.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1147342
Questão 279: Tec - JF TRF1/TRF 1/2020
Assunto: Dos crimes contra a honra (arts. 138 a 145 do CP)
No tocante a jurisprudência do STF, julgue o item que se segue.
Para configurar o delito de calúnia eleitoral, é necessária a comprovação da lesividade da conduta e, se o
suposto atingido afirma não ter se ofendido, não há prova da materialidade.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1311469
Questão 280: FCC - DP MT/DPE MT/2022
Assunto: Dos Crimes contra a Liberdade Pessoal (arts. 146 a 149 do CP)
O crime de ameaça
 a) tem a pena aumentada da metade se cometido contra mulher por razões da condição de sexo
feminino.
 b) pode ser praticado por gesto ou qualquer outro meio simbólico.
 c) é punido com pena de multa cumulativamente com a pena privativa de liberdade.
 d) deve conter a promessa de um mal injusto que, se for grave, aumenta a pena em um sexto.
 e) praticado mediante violência tem a pena aumentada em um terço.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2230554
Questão 281: Com. Exam. (MPF) - Proc Rep/MPF/2022
Assunto: Dos Crimes contra a Liberdade Pessoal (arts. 146 a 149 do CP)
ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
 a) Para a caracterização do crime de redução a condição análoga à de escravo, tipificado no art. 149,
do CP, exige-se a restrição da liberdade de locomoção do trabalhador.
 b) A tipificação do crime de redução a condição análoga à de escravo, definido no art. 149, do CP,
pode ocorrer com a submissão do trabalhador a jornada exaustiva.
 c) O crime de redução a condição análoga à de escravo, previsto no art. 149, do CP, se concretiza
com a frustração de direito assegurado na legislação do trabalho.
 d) A tipificação do crime de redução a condição análoga à de escravo, no art. 149, do CP, se
aperfeiçoa com a obrigação do trabalhador ter que usar mercadorias de determinado estabelecimento.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2313147
Questão 282: Com. Exam. (MPDFT) - PJ (MPDFT)/MPDFT/2021
Assunto: Dos Crimes contra a Liberdade Pessoal (arts. 146 a 149 do CP)
O CRIME DE PERSEGUIÇÃO (art. 147-A do CP):
 a) É material, exigindo a efetiva influência na esfera psíquica da vítima para se consumar.
 b) Não se configura se a vítimapermanecer em contato com o autor ou reatar o relacionamento com
ele.
 c) Não se configura, caso haja apenas um ato de perseguição praticado após a vigência da Lei nº
14.132/2021, mesmo que se registrem outros atos antes da entrada em vigor do novo diploma.
 d) Não admite tentativa.
 e) Não admite a continuidade típico-normativa com a contravenção de perturbação da tranquilidade
(art. 65 da LCP), porque a novatio legis revogou expressamente o dispositivo do diploma
contravencional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1663788
Questão 283: FCC - DP SC/DPE SC/2021
Assunto: Dos Crimes contra a Liberdade Pessoal (arts. 146 a 149 do CP)
João se aproximou de Maria, mostrou a arma que estava em sua cintura e disse para ela acompanhá-lo
até uma praça ou então atiraria nela. Maria indagou se João queria ficar com sua bolsa, mas ele
respondeu que não. Quando estavam próximos à praça, Maria visualizou que o local estava deserto e,
com medo, conseguiu fugir. João possui condenação anterior por estupro praticado na mesma praça.
Com relação aos fatos narrados, João praticou
 a) ato preparatório impunível.
 b) importunação sexual.
 c) constrangimento ilegal.
 d) violação sexual mediante fraude tentada.
 e) estupro tentado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1797043
Questão 284: FCC - DP SC/DPE SC/2021
Assunto: Dos Crimes contra a Liberdade Pessoal (arts. 146 a 149 do CP)
O crime de perseguição, também conhecido como stalking,
 a) é incompatível com a Lei Maria da Penha em razão da forma equivocada de tipificação.
 b) com emprego de violência, tem a pena aumentada de um terço até metade.
 c) com restrição da liberdade da vítima, tem a pena aumentada de metade.
 d) não permite a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos.
 e) contra criança, adolescente ou idoso, tem a pena aumentada de metade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1797047
Questão 285: FGV - JE TJPR/TJ PR/2021
Assunto: Dos Crimes contra a Inviolabilidade de Domicílio (art. 150 do CP)
Em relação ao delito de invasão de domicílio, é correto afirmar que:
 a) agente público, no exercício do seu cargo, que invade ou adentra, clandestinamente, imóvel alheio,
sem determinação judicial, pratica o crime em tela na sua forma majorada;
 b) relações familiares são suficientes para afastar a violação de domicílio, por constituírem escusas
absolutórias previstas em lei, na forma do Art. 181, inciso II, do Código Penal;
 c) o vigilante que consente com a entrada de estranhos em local reservado à diretoria da empresa
não pode ser penalmente responsabilizado;
 d) não há crime quando o proprietário ingressa em seu próprio imóvel sem autorização do inquilino,
mesmo que não haja previsão contratual;
 e) a administração tributária tem a necessidade de ordem judicial para adentrar ou permanecer em
domicílio contra a vontade de quem exerce em local privado não aberto ao público sua atividade
profissional.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1739430
Questão 286: FGV - JE TJPR/TJ PR/2021
Assunto: Dos Crimes contra a Inviolabilidade dos Segredos (arts. 153 a 154-B do CP)
Sobre o crime de invasão de dispositivo informático (Art. 154-A, inserido no Código Penal por meio da Lei
nº 12.737/2012), a doutrina aponta a existência de alguns problemas que envolvem a incriminação, pois
há exigências legais que deixam de fora certas condutas lesivas.
 
Quanto à conduta criminosa, é correto afirmar que:
 a) a divulgação de fotos tiradas com o próprio celular, mesmo dispensando a invasão de dispositivo
alheio, atinge a intimidade da vítima e permite a configuração do tipo;
 b) estão dentro do conceito as contas em serviços exclusivamente on-line, softwares e aparelhos
eletrônicos que não tenham por função específica a utilização em ambiente informático;
 c) o acesso a dispositivo informático desprovido de dispositivo de segurança, sem consentimento do
seu possuidor ou com consentimento viciado, permite a configuração do crime;
 d) o acesso indevido ao sistema de “nuvem” (cloud computing), para obtenção de dados alheios,
configura o crime, mesmo que o agente não saiba qual dispositivo está invadindo;
 e) não há crime se o invasor se valer da engenharia social como artifício fraudulento para burlar o
mecanismo de segurança, com o intuito de poder ter acesso aos dados e informações do dispositivo
informático invadido.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1739428
Questão 287: Com. Exam. (MPE RS) - PJ (MPE RS)/MPE RS/2021
Assunto: Dos Crimes contra a Inviolabilidade dos Segredos (arts. 153 a 154-B do CP)
Considere as seguintes afirmações acerca dos crimes contra a pessoa previstos no Código Penal.
I - À luz das diretrizes indicadas na Exposição de Motivos da Parte Especial do Código Penal
brasileiro, a eutanásia ativa direta – como tal entendida a provocação, por comissão intencional, da
morte de alguém, a seu pedido, em situação de doença acompanhada de padecimento de
sofrimento intenso – deve ser considerada crime de homicídio minorado, previsto no artigo 121,
parágrafo 1º, do Código Penal (Art. 121 - Matar alguém: Pena - reclusão, de seis a vinte anos. § 1º -
Se o agente comete o crime impelido por motivo de relevante valor social ou moral, ou sob o
domínio de violenta emoção, logo em seguida a injusta provocação da vítima, o juiz pode reduzir a
pena de um sexto a um terço).
II - Conforme o entendimento dominante no âmbito do Superior Tribunal de Justiça, a conduta do
agente que expõe alguém, por meio de relações sexuais, a contágio da Síndrome da
Imunodeficiência Adquirida (AIDS) de que sabe estar contaminado se enquadra no disposto no
artigo 130, caput, do Código Penal (Art. 130 - Expor alguém, por meio de relações sexuais ou
qualquer ato libidinoso, a contágio de moléstia venérea, de que sabe ou deve saber que está
contaminado: Pena - detenção, de três meses a um ano, ou multa).
III - O crime de invasão de dispositivo informático, previsto no artigo 154-A, caput, do Código Penal
[Art. 154-A - Invadir dispositivo informático de uso alheio, conectado ou não à rede de
computadores, com o fim de obter, adulterar ou destruir dados ou informações sem autorização
expressa ou tácita do usuário do dispositivo ou de instalar vulnerabilidades para obter vantagem
ilícita: Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos, e multa], é, em regra, de ação penal de
iniciativa pública condicionada à representação.
Quais afirmações estão corretas?
 a) Todas as afirmações estão corretas.
 b) Nenhuma das afirmações está correta.
 c) Apenas as afirmações I e II.
 d) Apenas as afirmações I e III.
 e) Apenas as afirmações II e III.
 
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1782839
Questão 288: CEBRASPE (CESPE) - JD (TJDFT)/TJDFT/2023
Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)
João, maior de idade e capaz, e José, com 15 anos de idade, previamente acertados, adentraram em um
ônibus e, enquanto José distraía Maria, João subtraiu da bolsa dela um telefone celular. De posse do
celular, João dirigiu-se à porta de saída do ônibus, quando foi detido por Manoel, que, tendo observado
tudo, recuperou o celular de Maria e entregou João e José para uma viatura da polícia que por ali
passava. Apurou-se que João e José praticavam tal conduta rotineiramente em ônibus pela cidade.
 
A partir da situação hipotética anterior, assinale a opção correta.
 a) A conduta de João enquadra-se como furto tentado, porque ele não teve a posse mansa e pacífica
do celular.
 b) O crime de corrupção de menores é crime formal, portanto sua configuração depende de prova da
corrupção.
 c) A comprovação da menoridade, para efeitos de configuração do crime de corrupção de menores,
requer a juntada de certidão de nascimento do corrompido.
 d) O prontuáriocivil de José não é prova suficiente de sua menoridade.
 e) O furto foi consumado, por ter o celular saído da esfera de vigilância da vítima.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2305241
Questão 289: FGV - PJ (MPE GO)/MPE GO/2022
Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)
Em relação ao iter criminis, nos termos das teorias objetiva e subjetiva, especialmente quanto ao delito
de furto, é correto afirmar que:
 a) o início dos atos executórios pode ser aferido por outros elementos que antecedem a própria
subtração da coisa, tais como a pretensão do autor ou a realização de atos tendentes à ação típica, ainda
que periféricos;
 b) a idoneidade do ato para a realização da conduta típica não serve como elemento para aferir o
início dos atos executórios que antecedem a própria subtração da coisa;
 c) a probabilidade concreta de perigo ao bem jurídico tutelado não serve como elemento para aferir o
início dos atos executórios que antecedem a própria subtração da coisa;
 d) se a subtração não tiver sido efetivamente iniciada, mesmo que o agente seja surpreendido no
interior da residência da vítima, não é possível a configuração do delito;
 e) a realização de condutas periféricas indubitavelmente ligadas ao tipo penal do delito de furto não
permite a configuração da conduta reprovável.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1864999
Questão 290: FGV - JE TJAP/TJ AP/2022
Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)
Determinada investigação foi instaurada para apurar fraude, ocorrida em 02 de julho de 2020, em
Macapá, na obtenção de auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal, por meio da Caixa
Econômica Federal, em decorrência da pandemia da Covid-19. Jack declarou na investigação que realizou
depósito em sua conta do “ComércioRemunerado”, no valor de R$ 600,00 e depois percebeu que aquela
quantia foi transferida para Russel, sendo que não foi Jack quem realizou a operação financeira nem a
autorizou. Russel assinalou que a aludida quantia foi realmente transferida para sua conta no
“ComércioRemunerado” e foi declarada como pagamento de conserto de motocicleta, para enganar os
órgãos competentes e conseguir a antecipação do auxílio emergencial. Disse que foi Fênix, proprietária
de uma loja de manutenção de telefones celulares, quem lhe propôs a prática de tais condutas,
acrescentando que seria um procedimento legal, e ainda ofereceu R$ 50,00 para cada antecipação
passada em sua máquina do “ComércioRemunerado”, sendo que Jack praticou a conduta quatro vezes.
Disse ainda que o dinheiro entrava em sua conta no “ComércioRemunerado” e era transferido para a
conta de Fênix. O auxílio emergencial era disponibilizado pela União, por meio da Caixa Econômica
Federal.
 
O crime supostamente praticado nesse caso é o de:
 a) estelionato;
 b) furto mediante fraude;
 c) apropriação indébita;
 d) apropriação indébita previdenciária;
 e) peculato.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1865538
Questão 291: CEBRASPE (CESPE) - DP RS/DPE RS/2022
Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)
Acerca do furto, julgue o item a seguir.
 
Em se tratando da prática de furto no período noturno, a aplicação dessa causa especial de aumento de
pena é incompatível com a forma qualificada do delito.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1884085
Questão 292: CEBRASPE (CESPE) - DP RS/DPE RS/2022
Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)
Acerca do furto, julgue o item a seguir.
 
Em caso de furto de objeto de pequeno valor, é facultada ao juiz a aplicação de somente pena de multa,
desde que o réu seja primário, sendo esse requisito subjetivo aferido suficientemente pela simples folha
de antecedentes criminais do réu.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1884086
Questão 293: Instituto AOCP - DP PR/DPE PR/2022
Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)
Pedro, que já foi condenado por roubo em 2003, com a correlata pena extinta em 2011, foi denunciado,
em 2017, pela prática de um novo crime. Na denúncia, lhe foi imputada a subtração, mediante
rompimento de obstáculo, de coisa alheia móvel avaliada em R$ 1.000,00, pertencente ao seu genitor
Fabiano, que possuía 60 anos de idade. Na data do crime dessa nova denúncia, o salário-mínimo era de
R$ 937,00. A sentença será prolatada em 2021, quando o salário-mínimo é de R$ 1.100,00.
 
Diante dessa situação hipotética e considerando a legislação aplicável e o entendimento dos Tribunais
Superiores, assinale a alternativa correta.
 a) O Magistrado não deverá condenar Pedro, eis que presente uma escusa absolutória.
 b) O Magistrado deverá condenar Pedro e afastar a aplicação da causa de diminuição de pena prevista
no artigo 155, §2º, do Código Penal (furto privilegiado), eis que a qualificadora do rompimento de
obstáculo não permite a aplicação do privilégio.
 c) O Magistrado deverá condenar Pedro e afastar a aplicação da causa de diminuição de pena prevista
no artigo 155, §2º, do Código Penal (furto privilegiado), eis que ele não possui bons antecedentes.
 d) O Magistrado deverá condenar Pedro e aplicar a causa de diminuição de pena prevista no artigo
155, §2º, do Código Penal (furto privilegiado).
 e) O Magistrado deverá condenar Pedro e afastar a aplicação da causa de diminuição de pena prevista
no artigo 155, §2º, do Código Penal (furto privilegiado), eis que a coisa subtraída não possui pequeno
valor.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2008898
Questão 294: FCC - DP CE/DPE CE/2022
Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)
Segundo a orientação que prevalece no Superior Tribunal de Justiça, o crime de furto praticado
 a) no interior de residência durante o repouso noturno configura a forma qualificada do delito, salvo
se ela estiver desabitada.
 b) mediante ligação clandestina de água de concessionária de serviço público é insuficiente para a
incidência da qualificadora da fraude.
 c) com duas qualificadoras admite que uma delas seja utilizada para qualificar o delito e a outra para
exasperar a pena-base.
 d) com destruição ou rompimento de obstáculo configura a forma qualificada do delito, ainda que o
dano recaia sobre o próprio objeto da subtração.
 e) com abuso de confiança permite o reconhecimento do privilégio desde que o réu seja primário e
de pequeno valor o bem furtado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2038234
Questão 295: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SE)/MPE SE/2022
Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)
Segundo o STF, é atípico o furto, em razão da proibição da analogia in malam partem, de
 a) cabos elétricos.
 b) água tratada.
 c) energia elétrica.
 d) sinal de TV a cabo.
 e) animais.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2119084
Questão 296: CEBRASPE (CESPE) - JE TJMA/TJ MA/2022
Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)
Visando furtar uma residência, um indivíduo pulou o muro que a circunda e a invadiu. Antes de levar
consigo os bens que já tinha separado na residência, ele ouviu o barulho de pessoas na calçada, que
estavam suspeitando da ocorrência de algo errado na residência, motivo pelo qual fugiu do local, para
não ser capturado.
 
Nessa situação hipotética, a conduta do indivíduo
 a) configura furto qualificado tentado.
 b) não configura nenhum crime, em razão da desistência voluntária.
 c) configura furto simples tentado.
 d) configura violação de domicílio na forma consumada.
 e) configura furto simples tentado em concurso com a violação de domicílio na forma consumada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2120592
Questão 297: FGV - JE TJPE/TJ PE/2022
Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)
Lucas subtraiu para si uma bicicleta infantilque se encontrava no interior de uma residência familiar às
22h, momento em que os moradores estavam acordados. Para ter acesso ao bem furtado, Lucas pulou o
muro da residência.
Diante da situação narrada, é correto afirmar que:
 a) para a incidência da qualificadora da escalada é indispensável a realização de exame pericial, não
sendo possível sua substituição;
 b) o fato de os moradores estarem acordados exclui a incidência da majorante relativa à prática do
crime de furto no período noturno;
 c) não é possível a aplicação da causa de aumento relativa à prática de furto no período noturno em
concomitância com a qualificadora da escalada;
 d) a escalada e a prática de furto no período noturno são circunstâncias que devem ser analisadas na
terceira etapa da dosimetria penal;
 e) não seria aplicável a causa de aumento relativa ao furto noturno na hipótese em que a casa
estivesse desabitada, por ausência de violação ao bem jurídico tutelado pela majorante.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2216344
Questão 298: VUNESP - Proc JM (Guarujá)/Pref Guarujá/2021
Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)
O crime de furto tem pena aumentada de 1/3 (um terço), nos expressos termos do art. 155, § 1º do CP,
se o crime é praticado
 a) durante o repouso noturno.
 b) mediante concurso de 2 (duas) ou mais pessoas.
 c) com emprego de chave falsa.
 d) com destruição ou rompimento de obstáculo à sub tração da coisa.
 e) com abuso de confiança, ou mediante fraude, esca lada ou destreza.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1747251
Questão 299: FCC - DP SC/DPE SC/2021
Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)
Caio e Douglas, previamente ajustados, subtraíram do interior de um estabelecimento comercial bens
avaliados no total de 700 reais. Caio é primário e Douglas é reincidente. De acordo com o Superior
Tribunal de Justiça, a figura do furto qualificado privilegiado
 a) é incabível para Caio e Douglas, pois não se aplica o privilégio em caso de furto qualificado.
 b) aplica-se somente a Caio diante de sua primariedade, do pequeno valor da coisa e da qualificadora
ser de ordem objetiva.
 c) aplica-se a Caio e Douglas diante do pequeno valor da coisa, sendo irrelevantes a primariedade e a
qualificadora ser de ordem objetiva.
 d) aplica-se somente a Caio diante de sua primariedade e do pequeno valor da coisa, sendo
irrelevante a qualificadora ser de ordem objetiva.
 e) aplica-se a Caio e Douglas diante do pequeno valor da coisa e da qualificadora ser de ordem
objetiva, sendo irrelevante a primariedade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1797045
Questão 300: CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE CE)/PGE CE/2021
Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)
Assinale a opção correta a respeito do crime de furto.
 a) Responde por furto qualificado o agente que subtrai coisa alheia móvel durante o repouso noturno.
 b) Assim como ocorre nos crimes tributários, o pagamento da dívida decorrente da subtração de
energia elétrica antes do recebimento da denúncia extingue a punibilidade do autor do crime.
 c) A captação clandestina de sinal de TV por assinatura configura o crime de furto, conforme a
jurisprudência do STF.
 d) Conforme a orientação pacificada do STJ, o furto se consuma no momento da inversão da posse do
bem subtraído, ainda que por breve intervalo de tempo e mesmo que haja perseguição imediata ao
agente criminoso.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1884860
Questão 301: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE CE)/MPE CE/2020
Assunto: Do Furto (arts. 155 e 156 do CP)
Felipe foi denunciado por furto qualificado pelo rompimento de obstáculo. Durante a instrução
processual, verificou-se que, sem nenhuma justificativa, embora fosse possível, o laudo pericial não havia
sido realizado; entretanto, a vítima e uma testemunha local confirmaram que uma porta havia sido
arrombada no local quando do momento do furto. Considerando essa situação hipotética, assinale a
opção correta.
 a) O juiz deve reconhecer a qualificadora, pois, nesse caso, existe um exame de corpo de delito
indireto.
 b) O juiz não deve reconhecer a qualificadora, tendo em vista que foi injustificada a não realização de
laudo pericial, que era viável.
 c) Caso Felipe confessasse o arrombamento, tal confissão já seria prova suficiente da ocorrência da
qualificadora.
 d) O fato de as vítimas terem confirmado o arrombamento supre a falta de exame pericial.
 e) Caso o furto tivesse sido filmado por câmeras de segurança, tal prova não seria suficiente para
caracterizar a qualificadora de arrombamento.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1173914
Questão 302: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE PA)/MPE PA/2023
Assunto: Do Roubo e da Extorsão (arts. 157 a 160 do CP)
Renato, munido de uma faca, deu voz de assalto a Carolina, que informou não ter nenhum bem de valor.
Ele, como não acreditou em Carolina, exigiu que esta esvaziasse os bolsos, momento em que Renato
percebeu que ela realmente só trazia consigo o documento de identificação, o que o levou a sair do local
sem levar nada.
 
Nessa situação, a conduta de Renato, conforme o Superior Tribunal de Justiça (STJ), caracteriza-se como
 a) roubo simples consumado.
 b) atípica, já que houve crime impossível.
 c) roubo simples tentado.
 d) roubo tentado com causa de aumento de pena.
 e) roubo com causa de aumento de pena consumado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2288745
Questão 303: CEBRASPE (CESPE) - DP PA/DPE PA/2022
Assunto: Do Roubo e da Extorsão (arts. 157 a 160 do CP)
É considerado(a) como crime formal
 a) o roubo simples.
 b) o furto simples.
 c) a extorsão simples.
 d) a fraude à execução.
 e) a apropriação indébita simples.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1894610
Questão 304: CEBRASPE (CESPE) - DP SE/DPE SE/2022
Assunto: Do Roubo e da Extorsão (arts. 157 a 160 do CP)
Adalberto e Paulo abordaram a vítima Francisca, que dirigia seu veículo, e anunciaram o assalto. Após
renderem a vítima, utilizando arma de fogo, subtraíram-lhe 500 reais, bem como a obrigaram a entregar
o cartão bancário, além da senha para que pudessem realizar saque. Após liberarem a vítima, Adalberto
e Paulo foram presos, sem, contudo, terem conseguido efetuar o saque pretendido.
 
Nessa situação hipotética, ambos praticaram
 a) roubo majorado continuado.
 b) roubo majorado consumado e extorsão qualificada tentada em continuidade.
 c) roubo majorado consumado e extorsão qualificada consumada em continuidade.
 d) roubo majorado consumado e extorsão qualificada consumada em concurso material.
 e) roubo majorado consumado e extorsão qualificada tentada em concurso material.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1989548
Questão 305: Instituto AOCP - DP PR/DPE PR/2022
Assunto: Do Roubo e da Extorsão (arts. 157 a 160 do CP)
Assinale a alternativa INCORRETA.
 a) O Superior Tribunal de Justiça consolidou o entendimento de que o emprego de empurrão contra a
vítima, para fins de lhe subtrair bem móvel, configura violência física apta à caracterização do crime de
roubo.
 b) O crime de extorsão tem sua pena dobrada se a violência ou grave ameaça é exercida com o
emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido.
 c) O Superior Tribunal de Justiça consolidou a adoção da teoria da amotio, segundo a qual se
considera consumado o delito de furto quando, cessada a clandestinidade, o agente detenha a posse de
fato sobre o bem, ainda que seja possível à vítima retomá-lo, por ato seu ou de terceiro, em virtude de
perseguição imediata.
 d) A difamação de funcionário público com ofensas relacionadas a sua vida familiar não admite a
exceção da verdade.
 e) Há crime de latrocínio, quando o homicídio se consuma, aindaque não realize o agente a subtração
de bens da vítima.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2008903
Questão 306: FGV - JE TJSC/TJ SC/2022
Assunto: Do Roubo e da Extorsão (arts. 157 a 160 do CP)
Sérgio e Renato voltavam para casa, quando dois rapazes se aproximaram, anunciaram o roubo e
exigiram a entrega dos celulares. Um deles apontou um revólver na cara de Renato e determinou que
não olhasse. As vítimas entregaram os objetos e saíram. Os rapazes voltaram e roubaram a bicicleta de
Sérgio, com intimidação realizada mais uma vez, por meio do emprego de arma de fogo. As vítimas
imediatamente acionaram a polícia, que logrou encontrar os agentes na posse de apenas um dos
celulares, não havendo qualquer informação sobre o destino do outro aparelho, da bicicleta ou da arma
de fogo. O prejuízo estimado foi de R$ 3.500,00. Os agentes foram denunciados pela prática do delito
do Art. 157, §2º, inciso I, e §2º-A, inciso I, na forma do Art. 70, ambos do Código Penal.
 
Ao prolatar sentença:
 a) deve ser afastada a incidência da majorante do emprego de arma de fogo, pois a falta de
apreensão e perícia impede a verificação sobre a arma se encontrar desmuniciada ou inapta para efetuar
disparos;
 b) a incidência da majorante do emprego de arma de fogo independe da apreensão e perícia no
artefato utilizado para a prática do crime, desde que comprovada a sua utilização por outros meios
idôneos de prova;
 c) a incidência da majorante do emprego de arma de fogo independe da apreensão e perícia no
artefato utilizado para a prática do crime, diante da discricionariedade do juiz na apreciação dos
elementos de convicção;
 d) a incidência da majorante do emprego de arma de fogo independe da apreensão e perícia no
artefato utilizado para a prática do crime, sendo desnecessária a comprovação da sua utilização por
outros meios idôneos de prova;
 e) deve ser afastada a incidência da majorante do emprego de arma de fogo, pois a falta de
apreensão impede a verificação sobre o artefato tratar-se de simulacro.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2121912
Questão 307: Instituto AOCP - PJ (MPE MS)/MPE MS/2022
Assunto: Do Roubo e da Extorsão (arts. 157 a 160 do CP)
Caim foi preso e denunciado duas vezes por cometimento do crime de roubo qualificado em concurso
material, por ter, de posse de uma arma de fogo, abordado um casal e roubado os celulares das vítimas.
Na defesa prévia, o advogado do denunciado alegou que a denúncia não poderia ser recebida porque: 1)
não existe o concurso material de dois roubos, pois, apesar de existirem duas vítimas, foi realizado
somente em um ato; 2) a qualificadora do crime de roubo pelo uso da arma de fogo não pode subsistir,
uma vez que não há perícia da arma juntada nos autos, logo não há materialidade para sustentar a
qualificadora, ante o fato de não ter sido apreendida a arma; 3) o denunciado não tinha dolo do roubo,
somente cometendo o ato, pois precisava usar o celular para fazer uma ligação para sua mãe doente e
estava voltando para devolver logo após, no momento em que foi preso em flagrante e 4) também não
poderia ser recebida, pois o celular roubado possuía valor muito baixo sendo celular “comprado em
camelô” do tipo “Smartphone Xing Ling”, custando somente cinquenta reais, devendo ser aplicado o
princípio da insignificância. Como Promotor de Justiça, em resposta à defesa prévia apresentada e ao
recebimento da denúncia, aponte a correta manifestação ministerial.
 a) A denúncia deve ser integralmente recebida, não havendo qualquer reparação na peça acusatória,
uma vez que realizou a grave ameaça contra duas vítimas, sendo irrelevante a juntada da perícia para
configuração da qualificadora do uso de arma de fogo, e ainda que teve o elemento subjetivo específico
de subtrair a coisa para si e, por fim, que o valor do bem subtraído não justifica a aplicação do princípio
da insignificância, pois o ato foi praticado com grave ameaça e uso de arma de fogo.
 b) A denúncia deve ser parcialmente recebida, uma vez que deve ser acolhida a tese de crime único,
afastando-se o concurso material de crimes, pois foi realizado somente um ato, bem como afastada a
qualificadora, pois se verificou que realmente não foi juntada, na fase investigatória, a perícia da arma,
que sequer foi apreendida, e mantido os demais termos da denúncia.
 c) A denúncia não deve ser recebida, pois, como o denunciado estava indo devolver o celular furtado
que era de baixo valor, não subsiste o crime de roubo, restando somente o crime de ameaça, que deve
ser apurado perante o Juizado Especial Criminal.
 d) A denúncia deve ser parcialmente recebida, pois se verificou que realmente não foi juntada, na
fase investigatória, a perícia da arma, que sequer foi apreendida, devendo ser afastada a qualificadora e
mantidos os demais termos da denúncia.
 e) A denúncia deve ser parcialmente recebida, uma vez que o roubo praticado contra vítimas
diferentes em um único contexto configura o concurso formal e não crime único, afastando-se o concurso
material de crimes, pois foi realizado somente um ato, devendo-se manter os demais termos da
denúncia.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2236151
Questão 308: FUNDEP - PJ (MPE MG)/MPE MG/2021
Assunto: Do Roubo e da Extorsão (arts. 157 a 160 do CP)
No que se refere aos delitos de roubo e de extorsão mediante sequestro, é CORRETO afirmar:
 a) No delito de roubo, a pena aumenta-se de 2/3 (dois terços) se ocorre destruição de obstáculo, em
qualquer caso.
 b) No delito de roubo, a pena aumenta-se de 1/3 (um terço) até metade caso haja emprego de arma
de fogo.
 c) Na extorsão mediante sequestro, o resultado morte pode derivar do emprego de grave ameaça.
 d) O delito de extorsão, que é de natureza formal, não admite a modalidade tentada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1677360
Questão 309: FCC - DP BA/DPE BA/2021
Assunto: Do Roubo e da Extorsão (arts. 157 a 160 do CP)
No crime de roubo,
 a) a arma imprópria e a arma branca, ensejam a majoração da pena em dois terços.
 b) a hediondez é considerada se praticado com restrição da liberdade da vítima ou se a subtração for
de substâncias explosivas.
 c) conforme entendimento dos Tribunais Superiores, o roubo impróprio é incompatível com o
concurso de agentes.
 d) a aplicação da pena em dobro pelo emprego de arma de fogo de uso restrito ou proibido só incide
em relação à figura do caput.
 e) quando praticado com arma de fogo de numeração suprimida, a pena é aplicada em dobro por ser
equiparada a arma de fogo de uso restrito ou proibido.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1684623
Questão 310: FCC - JE TJGO/TJ GO/2021
Assunto: Do Roubo e da Extorsão (arts. 157 a 160 do CP)
No que se refere ao crime de roubo,
 a) configura-se na forma imprópria quando o agente, antes de subtraída a coisa, emprega violência
ou grave ameaça, a fim de assegurar a impunidade do crime ou a detenção da coisa para si ou para
outrem.
 b) já não constitui causa de aumento da pena o emprego de arma branca.
 c) a fração de aumento pela majorante do emprego de arma de fogo dependerá da natureza do
instrumento.
 d) passou a ser considerado hediondo, em qualquer modalidade, pela Lei nº 13.964, de 24 de
dezembro de 2019.
 e) se consuma com a inversão da posse do bem mediante emprego de violência ou grave ameaça,
ainda que por breve tempo e em seguida à perseguição imediata ao agente e recuperação da coisa
roubada, revelando-se imprescindível, porém, a posse mansa e pacífica ou desvigiada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1736890
Questão 311: FGV - JE TJPR/TJ PR/2021
Assunto: Do Roubo e da Extorsão (arts. 157 a 160 do CP)
João subtraiu um celular de Maria, no dia 24/12/2019, mediante grave ameaça consistente na promessa
de ofender suaintegridade corporal, exercida com o emprego de uma faca de 22 cm de lâmina. A ação
foi percebida por guardas municipais, em patrulhamento, que detiveram João de imediato, ainda com a
faca na mão e com o celular subtraído.
 
A tipicidade adequada dessa conduta é:
 a) roubo simples tentado;
 b) roubo simples consumado;
 c) roubo qualificado pelo emprego de arma;
 d) roubo qualificado pelo emprego de arma branca, tentado;
 e) roubo qualificado pelo emprego de arma branca, consumado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1739442
Questão 312: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2021
Assunto: Do Roubo e da Extorsão (arts. 157 a 160 do CP)
Com relação aos crimes previstos na Parte Especial do Código Penal, julgue o próximo item.
 
É atípica a conduta de subtração de objeto ilícito mediante grave ameaça.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1751220
Questão 313: FCC - DP RR/DPE RR/2021
Assunto: Do Roubo e da Extorsão (arts. 157 a 160 do CP)
João e Mário se ajustaram previamente para subtrair, mediante grave ameaça exercida com emprego de
arma de fogo, bens do interior da residência das vítimas Ana e Bianca. João desejava apenas subtrair os
bens para pagar dívidas. No decorrer do assalto, Mário desferiu tiros em Ana que lhe causaram a morte.
No caso de condenação, deverão ser aplicadas a João as penas do delito de
 a) latrocínio, pois João agiu com dolo eventual.
 b) latrocínio, com a diminuição de pena de um sexto a dois terços.
 c) latrocínio culposo.
 d) roubo majorado pelo concurso de agentes e emprego de arma de fogo, com aumento até a
metade caso fosse previsível o resultado mais grave.
 e) latrocínio, apenas se fosse previsível o resultado mais grave.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1769160
Questão 314: Tec - JF TRF1/TRF 1/2020
Assunto: Do Roubo e da Extorsão (arts. 157 a 160 do CP)
Pedro pegou um táxi e não quis pagar a corrida, puxou uma faca e desferiu um golpe no taxista, que
morreu no local. Segundo o STJ Pedro incorreu no crime de roubo com resultado morte.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1336090
Questão 315: FCC - DP SC/DPE SC/2021
Assunto: Do Dano (arts. 163 a 167 do CP)
De acordo com o Superior Tribunal de Justiça, a pessoa presa que destrói grades da cela com o objetivo
de facilitar a fuga de estabelecimento prisional pratica
 a) crime de dano qualificado com agravante de garantir a impunidade de crime.
 b) crime de dano qualificado com atenuante genérica pelas condições degradantes da prisão.
 c) fato atípico diante da ausência de animus necandi.
 d) crime de dano qualificado com obrigação de reparação dos danos causados.
 e) fato atípico diante da ausência de animus nocendi.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1797041
Questão 316: FGV - PJ (MPE GO)/MPE GO/2022
Assunto: Da Apropriação Indébita (arts. 168 a 170 do CP)
Quanto ao delito de apropriação indébita previdenciária, é correto afirmar que:
 a) o fato de o agente registrar, apurar e declarar em guia própria ou em livros fiscais o imposto
devido não tem o condão de elidir ou exercer qualquer influência na prática do delito;
 b) há necessidade da indicação de elemento subjetivo especial na conduta desenvolvida pelo sujeito
passivo da obrigação tributária para configuração do delito;
 c) apesar de a descrição típica conter a expressão “descontado ou cobrado”, não há restrição quanto
à abrangência do sujeito ativo do delito;
 d) o termo “descontado” se refere aos tributos diretos quando há responsabilidade tributária por
substituição, enquanto o termo “cobrado” se refere às relações tributárias havidas com tributos indiretos;
 e) por não ser típico o não recolhimento de ICMS em operações próprias, é cabível a absolvição
sumária pelo crime de apropriação indébita tributária.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1865109
Questão 317: Com. Exam. (MPF) - Proc Rep/MPF/2022
Assunto: Da Apropriação Indébita (arts. 168 a 170 do CP)
NO QUE DIZ RESPEITO AO CRIME DE APROPRIAÇÃO INDÉBITA PREVIDENCIÁRIA (ART. 168-A, DO CP),
INDIQUE A OPÇÃO INCORRETA:
 a) De maneira diversa de outros crimes contra a ordem tributária, nela incluída a previdência social,
não se exige o término do procedimento administrativo com a constituição definitiva do crédito tributário,
para a sua configuração.
 b) A conduta descrita no tipo exige o dolo de deixar de repassar, sendo desnecessária, para a sua
configuração, a existência de fim específico de apropriar-se dos valores destinados à previdência social.
 c) A sua tipificação ocorre por ocasião da omissão do agente em repassar à previdência social, por
intermédio da Receita Federal do Brasil, a contribuição recolhida do contribuinte, na forma e no prazo
estabelecidos na legislação pertinente.
 d) Não se exige a elementar da fraude para a sua tipificação, diferentemente do verificado com o
crime de sonegação de contribuição previdenciária (art. 337-A, do CP) e o crime de sonegação fiscal do
art. 1º, inc. I, da Lei n. 8.137/1990.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2313153
Questão 318: FCC - DP RR/DPE RR/2021
Assunto: Da Apropriação Indébita (arts. 168 a 170 do CP)
Conforme o ditado popular, “achado não é roubado”. De acordo com o Direito Penal brasileiro, é correto
afirmar que a pessoa que acha coisa alheia perdida e dela se apropria pratica
 a) fato atípico.
 b) o delito de apropriação indébita.
 c) o delito de furto.
 d) o delito de apropriação de coisa havida por erro.
 e) o delito de apropriação de coisa achada apenas se o agente deixar de restituir o bem ao dono ou
legítimo possuidor ou de entregá-lo à autoridade competente dentro do prazo de 15 (quinze) dias.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1769156
Questão 319: CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE CE)/PGE CE/2021
Assunto: Da Apropriação Indébita (arts. 168 a 170 do CP)
Francisco contratou empregada doméstica, porém, durante a relação de emprego, por três meses,
realizou o desconto da contribuição previdenciária sem, contudo, fazer o devido repasse aos cofres
públicos. Após a finalização do procedimento administrativo, apurou-se que a dívida de Francisco com a
previdência somava R$ 1.000.
Acerca dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
 a) Na situação em apreço, conforme dispositivo do Código Penal, a conduta narrada configura o
crime de estelionato previdenciário.
 b) Mesmo que condenado por sentença definitiva, caso Francisco realize o pagamento integral da
dívida fiscal, deverá ser declarada a extinção da punibilidade.
 c) Para a situação narrada, a prescrição começa a correr a partir do dia subsequente ao último mês
em que Francisco deixou de recolher a contribuição previdenciária, uma vez que se trata de crime
permanente e que sua consumação se posterga até que cesse a permanência.
 d) Se preenchidos os requisitos de ordem subjetiva, será possível a incidência do princípio da
insignificância para o caso em análise, haja vista o pequeno valor do crédito tributário.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1884880
Questão 320: CEBRASPE (CESPE) - DP PI/DPE PI/2022
Assunto: Do Estelionato e das Outras Fraudes (arts. 171 a 179 do CP)
Wilson, por meio de telefone celular, enviou uma mensagem para um número desconhecido ofertando
falso empréstimo a juros baixos. Em 5 de junho de 2021, foi respondido por Alexandre, de 64 anos de
idade, que se interessou pela oferta. Para concretizar o empréstimo, Wilson solicitou os dados pessoais e
bancários de Alexandre, com senhas, além de um depósito inicial de mil reais. Diante da oferta,
Alexandre repassou todas as informações por mensagens e realizou o depósito.Para sua surpresa, no
mesmo dia, Alexandre observou, em sua conta bancária, um empréstimo consignado, no valor de R$
12.000,00, bem como uma transferência para uma terceira pessoa, mediante PIX, no valor de R$
13.145,00, o que deixou sua conta negativada em R$ 1.145,00. Após esse evento, Wilson não
respondeu aos contatos de Alexandre. Com as investigações policiais, confirmou-se a autoria e a
existência do delito.
 
Diante dessa situação hipotética, assinale a opção correta.
 a) Ao induzir Alexandre em erro para obter vantagem ilícita, Wilson praticou o crime de estelionato,
para o qual a pena prevista é de reclusão de 1 a 5 anos e multa; nessa situação, é indispensável a
representação da vítima.
 b) Wilson praticou o crime de furto mediante fraude, com reclusão de 2 a 8 anos e multa, ao subtrair
coisa alheia móvel, mediante engano; nessa situação, é desnecessária a representação da vítima.
 c) Wilson praticou o crime de estelionato simples, com majorante de 1/3 ao dobro; nessa situação, é
indispensável a representação da vítima.
 d) Wilson praticou crime de fraude eletrônica, com pena de reclusão de 4 a 8 anos e multa, majorada
de 1/3 ao dobro; nessa situação, é indispensável a representação da vítima.
 e) Wilson praticou crime de fraude eletrônica, com pena de reclusão de 4 a 8 anos e multa, com
majorante de 1/3 ao dobro; nessa situação, é dispensável a representação da vítima.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1934974
Questão 321: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2021
Assunto: Do Estelionato e das Outras Fraudes (arts. 171 a 179 do CP)
Com relação aos crimes previstos na Parte Especial do Código Penal, julgue o próximo item.
 
Considere que o funcionário de determinado estabelecimento, em conluio com seu comparsa, tenha
combinado a subtração de bens da empresa e que, no dia dos fatos, o comparsa tenha adentrado o
estabelecimento com uma simulação de arma de fogo e exigido a entrega dos valores que estavam em
poder do referido funcionário e de terceira pessoa. Considere, ainda, que o funcionário, simulando ser
una vítima, tenha recolhido o dinheiro dos demais empregados e o entregado ao comparsa. Nessa
situação hipotética, a denúncia deverá narrar a conduta como fraudulenta e como crime de estelionato,
em razão do não emprego de violência devido ao envolvimento do funcionário da empresa como suposta
vítima.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1751219
Questão 322: FCC - DP RR/DPE RR/2021
Assunto: Do Estelionato e das Outras Fraudes (arts. 171 a 179 do CP)
O delito de estelionato
 a) com o advento da Lei Anticrime (Lei no 13.964 de 2019) passou a depender sempre de
representação.
 b) na figura privilegiada, embora sem previsão legal, aplica-se nos casos em que a pessoa acusada é
primária e de pequeno valor o prejuízo.
 c) absorve o falso toda vez que utilizado para sua prática, sendo incabível o concurso entre os dois
delitos.
 d) cometido contra idoso ou vulnerável tem a pena aumentada de um sexto a dois terços.
 e) mediante fraude eletrônica é punido com pena de 4 a 8 anos.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1769153
Questão 323: FCC - DP GO/DPE GO/2021
Assunto: Da Receptação (arts. 180 e 180-A do CP)
O crime de receptação
 a) de semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes, com finalidade
de comercialização, é crime contra a fauna e submetido às causas de aumento de pena da Lei no
9.605/1998.
 b) tem a pena aumentada por se tratar de circunstância agravante, quando envolver bens do
patrimônio do Estado ou Município.
 c) qualificada demanda atividade comercial regular, vedada essa condição em atividade exercida de
forma residencial em razão do princípio da legalidade estrita.
 d) é impunível se o autor do crime de que proveio a coisa é isento de pena, conforme jurisprudência
do Superior Tribunal de Justiça.
 e) é punível ainda que o agente tenha apenas influído para que terceiro, de boa-fé, oculte coisa que
sabe ser produto de crime.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1752346
Questão 324: CEBRASPE (CESPE) - DP RO/DPE RO/2023
Assunto: Das Disposições Gerais dos Crimes contra o Patrimônio (arts. 181 a 183 do CP)
Será necessária representação para que se proceda à ação penal no crime de
 a) receptação, cuja vítima seja o irmão do agente.
 b) roubo praticado pelo filho contra o pai.
 c) extorsão praticado pelo pai contra o filho homem.
 d) furto praticado por sobrinho contra o tio que possua, à época dos fatos, sessenta e dois anos de
idade.
 e) estelionato praticado contra o cônjuge na constância da sociedade conjugal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2289185
Questão 325: Tec - JF TRF1/TRF 1/2020
Assunto: Das Disposições Gerais dos Crimes contra o Patrimônio (arts. 181 a 183 do CP)
Julgue o item a seguir, a respeito de crimes contra o patrimônio.
De acordo com o STF, a existência de sistema de vigilância em estabelecimento comercial não constitui
óbice para a tipificação do crime de furto.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1311723
Questão 326: Instituto AOCP - PJ (MPE RR)/MPE RR/2023
Assunto: Questões Mescladas sobre Crimes Contra o Patrimônio
Quanto aos crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa correta.
 a) O crime de extorsão exige a produção de resultado naturalístico.
 b) A apropriação indébita se dá no caso da posse ou detenção vigiada da coisa alheia móvel.
 c) O estelionato praticado contra o próprio pai, já idoso, somente se procede mediante representação
do ofendido.
 d) O roubo praticado com restrição da liberdade da vítima configura hipótese de crime hediondo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2334219
Questão 327: FUNDEP - PJ (MPE MG)/MPE MG/2022
Assunto: Questões Mescladas sobre Crimes Contra o Patrimônio
Sobre os crimes contra o patrimônio, assinale a alternativa CORRETA:
 a) Na extorsão, em sua forma “simples” (art.158, caput, do Código Penal), a vantagem indevida
exigida pode ser de qualquer natureza.
 b) Na extorsão, a lei penal não distingue, na causa de especial aumento de pena, entre arma
“própria” e “imprópria”.
 c) Conforme jurisprudência majoritária do Supremo Tribunal Federal, a apreensão e perícia da arma,
para fins de agravamento da pena do roubo, são imprescindíveis, não se admitindo outros meios de
prova.
 d) No furto mediante fraude, o ofendido, enganado, entrega a coisa com ânimo definitivo.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2189030
Questão 328: FCC - DP MT/DPE MT/2022
Assunto: Questões Mescladas sobre Crimes Contra o Patrimônio
Em relação aos crimes da parte especial do Código Penal:
 a) Segundo entendimento do Superior Tribunal de Justiça, o agente que desobedecer a ordem legal
de parada, feita por agente público em contexto de policiamento ostensivo, visando a repressão de
crimes, não comete conduta típica.
 b) Conforme disposição legal, mostra-se possível a aplicação apenas da pena de multa ao crime de
receptação qualificada, desde que de pequeno valor o bem objeto do delito.
 c) Conforme entendimento dos Tribunais Superiores, não se admite a figura do estelionato
qualificado-privilegiado, uma vez que o interesse público impede o reconhecimento da benesse legal.
 d) O agente primário que pratica o delito de furto mediante o abuso de confiança de coisa avaliada
abaixo de um salário-mínimo, faz jus ao reconhecimento do furto privilegiado-qualificado.
 e) Segundo posição do Superior Tribunal de Justiça, comete o crime de peculato o funcionário público
que se apropria de verbas pagas a título de remuneração sem cumprir o dever de contraprestar os
serviços para o qual foi contratado ou nomeado.
Esta questãopossui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2230563
Questão 329: Com. Exam. (MPDFT) - PJ (MPDFT)/MPDFT/2021
Assunto: Questões Mescladas sobre Crimes Contra o Patrimônio
No que diz respeito aos CRIMES EM ESPÉCIE, levando em consideração as COMPREENSÕES MAIS
ATUALIZADAS DO STJ, é CORRETO afirmar:
 a) O roubo (art. 157 do CP), praticado contra titulares de patrimônios distintos, configura concurso
formal, mesmo que estejam sob os cuidados de uma única pessoa, alvo da grave ameaça.
 b) A extorsão (art. 158 do CP) pode ser praticada mediante ameaça feita por pastor, de causar “mal
espiritual” a um fiel da igreja, com a finalidade de compeli-lo a realizar doação em dinheiro.
 c) É possível aplicar o princípio da insignificância ao furto qualificado pelo abuso de confiança (art.
155, §4º, II, do CP), se o agente for primário e a coisa, de ínfimo valor.
 d) Para a caracterização da apropriação indébita previdenciária (art. 168-A do CP), é necessária a
comprovação do elemento subjetivo especial de apropriação de valores.
 e) É incompatível o dolo eventual com a qualificadora da crueldade no crime de homicídio (art. 121, §
2º, III, do CP).
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1663785
Questão 330: OBJETIVA CONCURSOS - PJ (Venâncio A)/Pref Venâncio Aires/2021
Assunto: Questões Mescladas sobre Crimes Contra o Patrimônio
De acordo com CAPEZ, sobre os crimes patrimoniais, analisar os itens abaixo:
 
I. Famulato é o furto realizado pelo empregado que se encontra a serviço de seu patrão, em sua
residência ou não, por exemplo, empregada doméstica e operário.
 
II. Se o agente prestar auxílio após a consumação do crime, sem que tenha existido qualquer
acordo anterior ao furto, responderá pelo crime de favorecimento real.
 
III. Quando a intenção do agente for fazer justiça pelas próprias mãos para satisfazer pretensão
legítima (por exemplo: credor que se apodera de objeto móvel de seu devedor para satisfazer dívida
que este se recusa a pagar), o crime será de furto qualificado.
 
Está(ão) CORRETO(S):
 a) Somente o item I.
 b) Somente o item II.
 c) Somente os itens I e II.
 d) Somente os itens II e III.
 e) Nenhum dos itens.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1726715
Questão 331: CEBRASPE (CESPE) - DP RO/DPE RO/2023
Assunto: Dos crimes contra a Liberdade Sexual (arts. 213 a 216 do CP)
Indivíduo maior e capaz, sob a alegação de que estava doente e precisava de material genético humano,
praticou atos libidinosos com adolescente de 15 anos de idade, o qual consentiu com a prática em razão
da argumentação do maior.
 
A conduta do indivíduo maior e capaz, no caso apresentado, é
 a) estupro de vulnerável.
 b) assédio sexual.
 c) atípica.
 d) violação sexual mediante fraude.
 e) estupro na forma simples.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2289188
Questão 332: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE AM)/MPE AM/2023
Assunto: Dos crimes contra a Liberdade Sexual (arts. 213 a 216 do CP)
Em relação aos crimes contra a dignidade sexual, assinale a opção correta.
 a) A mera simulação da posse de arma de fogo não basta para a configuração da elementar da grave
ameaça no crime de estupro.
 b) O estupro coletivo configura modalidade qualificada do crime de estupro, com natureza de crime
hediondo.
 c) O crime de assédio sexual depende de relação de ascendência inerente ao exercício de emprego,
cargo ou função entre agressor e vítima, o que é elementar desse tipo penal.
 d) Caso da conduta advenha lesão corporal, incidirá modalidade qualificada do crime de estupro,
ainda que a lesão não decorra especificamente da violência empregada pelo agente.
 e) Para a configuração do crime de estupro de vulnerável, é indispensável contato físico entre
agressor e vítima.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2332322
Questão 333: Instituto AOCP - PJ (MPE RR)/MPE RR/2023
Assunto: Dos crimes contra a Liberdade Sexual (arts. 213 a 216 do CP)
Quanto aos crimes contra a dignidade sexual, assinale a alternativa INCORRETA.
 a) O crime de importunação sexual é expressamente subsidiário.
 b) O crime de assédio sexual configura o constrangimento de qualquer pessoa com o intuito de obter
vantagem ou favorecimento sexual, desde que o autor se prevaleça de sua condição de superior
hierárquico ou ascendência inerentes ao cargo, emprego ou função.
 c) O tipo de estupro de vulnerável permite a interpretação analógica.
 d) A revogação do artigo 214 do Código Penal pela Lei nº 12.015/09 conduziu à abolitio criminis do
delito de atentado violento ao pudor anteriormente cometido.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2334220
Questão 334: Com. Exam. (MPT) - Proc (MPT)/MPT/2022
Assunto: Dos crimes contra a Liberdade Sexual (arts. 213 a 216 do CP)
Sobre o crime de assédio sexual, assinale a alternativa INCORRETA:
 a) Somente pode ser sujeito ativo a pessoa que tenha condição de superior hierárquico ou
ascendência inerentes ao exercício de emprego, cargo ou função sobre o sujeito passivo.
 b) O elemento subjetivo do crime é o dolo e o elemento subjetivo do tipo específico é a finalidade de
obter vantagem ou favorecimento sexual.
 c) Ocorre a consumação do crime com a prática do ato constrangedor, independentemente da
obtenção de favor sexual.
 d) Procede-se mediante ação penal pública condicionada à representação da vítima.
 e) Não respondida.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2267773
Questão 335: FUNDEP - PJ (MPE MG)/MPE MG/2021
Assunto: Dos crimes contra a Liberdade Sexual (arts. 213 a 216 do CP)
Quanto ao delito de estupro, é INCORRETO afirmar:
 a) Ocorrendo lesão corporal grave consumada e conjunção carnal tentada, configura-se o delito de
estupro qualificado pelo resultado lesão grave, na forma tentada.
 b) A respeito do dissenso da vítima, basta, para a configuração do crime de estupro, que o agente
atue com dolo eventual.
 c) O delito de estupro se consuma com a prática da conjunção carnal ou de qualquer outro ato
libidinoso dela diverso. Caso ocorram ambas as conduas, trata-se de crime único.
 d) A circunstância de a vítima ser maior de 14 e menor de 18 anos configura uma qualificadora do
tipo-base.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1677367
Questão 336: FCC - DP AM/DPE AM/2021
Assunto: Dos crimes contra a Liberdade Sexual (arts. 213 a 216 do CP)
Sobre as causas de aumento previstas na parte especial do Código Penal, é correto afirmar que
 a) a pena será aumentada até um terço se na associação criminosa houver a participação de
adolescente.
 b) a sanção será em dobro se a vítima do crime de estelionato for idosa.
 c) no crime de perseguição a pena é aumentada de metade se for cometido contra pessoa com
deficiência.
 d) a pena, exceto no caso de difamação, aumenta em um terço se o crime contra a honra for
praticado contra pessoa maior de 60 anos.
 e) no crime de importunação sexual a pena é aumentada de metade se o agente é empregador da
vítima.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1982989
Questão 337: FGV - PJ (MPE GO)/MPE GO/2022
Assunto: Dos crimes Sexuais contra Vulnerável (arts. 217-A a 226 do CP)
Quanto à interpretação conferida ao delito previsto no Art. 218-B, §2º, I, do Código Penal
(“favorecimento da prostituição ou outra forma de exploração sexual de criança ou adolescente ou de
vulnerável”), é correto afirmar que:
 a) não basta que o agente, por meio de pagamento, convença a vítima a praticar com ele conjunção
carnal;
 b) a exploração sexual é verificada quando a sexualidade da pessoa menor de 14 anos é tratada
como mercancia;
 c) a configuração do delito em questão não pressupõe a existência de terceira pessoa;
 d) a sexualidade de pessoaainda em formação como mercancia depende da ação de terceiro
intermediador;
 e) não basta que o agente, por meio de pagamento, convença a vítima a praticar com ele outro ato
libidinoso.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1865008
Questão 338: FGV - JE TJMG/TJ MG/2022
Assunto: Dos crimes Sexuais contra Vulnerável (arts. 217-A a 226 do CP)
No dia 20/04/2021, Apolo, de 20 (vinte) anos de idade, com o objetivo de controlar o comportamento
social da sua irmã Artemis, de 9 (nove) anos de idade completos, aproveitando-se que a vítima estava
distraída ouvindo música, apalpou seus seios, praticando esse único ato.
Considerando o entendimento dos Tribunais Superiores e as disposições previstas no Código Penal acerca
dos crimes contra a dignidade sexual, analise as afirmativas a seguir.
I. Apolo cometeu o crime disposto no Art. 215-A do Código Penal (importunação sexual), visto que o
ato não foi cometido com violência e não houve a prática de outros atos.
II. Apolo cometeu o crime disposto no Art. 217-A do Código Penal (estupro de vulnerável), visto que
a presunção de violência é absoluta e deve-se usar o princípio da especialidade no caso.
III. Em caso de condenação, o Juiz deve aplicar, necessariamente, a causa de aumento de pena que
mais aumenta, não se admitindo a aplicação cumulativa das majorantes.
Está correto o que se afirma em
 a) I, somente.
 b) II, somente.
 c) I e III, somente.
 d) II e III, somente.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1888026
Questão 339: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE TO)/MPE TO/2022
Assunto: Dos crimes Sexuais contra Vulnerável (arts. 217-A a 226 do CP)
Alex e Bianca são casados há uma década. Há três anos, a irmã de Bianca, criança com 10 anos de
idade, passou a pernoitar na residência do casal, ocasiões em que Alex aproveitava para praticar atos de
natureza sexual contra a menina. Em uma noite, Bianca descobriu o que estava ocorrendo nas visitas,
mas não tomou atitude para impedir a reiteração das condutas criminosas do cônjuge. Ao contrário,
Bianca continuou permitindo que a irmã dormisse em sua casa e que o marido se aproveitasse da
situação.
 
Com relação à situação hipotética anterior, assinale a opção correta.
 a) Bianca deverá responder pelo delito de estupro de vulnerável por omissão imprópria.
 b) A conduta de Bianca é atípica, visto que não houve prévio ajuste com a prática criminosa de Alex,
tampouco ela assistiu ao ato libidinoso ou o realizou.
 c) Alex deverá responder pelo crime de estupro em concurso material com corrupção de menores.
 d) Alex deverá responder por estupro de vulnerável, e Bianca, pelo crime de mediação para servir a
lascívia de outrem.
 e) Bianca deverá responder por participação em crime menos grave — no caso, importunação sexual.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1892822
Questão 340: FCC - DP PB/DPE PB/2022
Assunto: Dos crimes Sexuais contra Vulnerável (arts. 217-A a 226 do CP)
O crime de estupro de vulnerável, conforme o Superior Tribunal de Justiça,
 a) não é considerado hediondo diante da legalidade estrita para tal configuração.
 b) pode ser considerado atípico diante de eventual consentimento da vítima.
 c) exige a fixação de regime inicial fechado em razão do quantum de pena previsto.
 d) impede a responsabilização do agente na qualidade de partícipe.
 e) prescinde de contato físico direto do réu com a vítima.
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1981291
Questão 341: Com. Exam. (MPDFT) - PJ (MPDFT)/MPDFT/2021
Assunto: Dos crimes Sexuais contra Vulnerável (arts. 217-A a 226 do CP)
A respeito de CRIMES CONTRA A DIGNIDADE SEXUAL, conforme o STJ, é CORRETO afirmar que:
 a) É possível a desclassificação do crime de estupro de vulnerável (art. 217-A do CP) para o de
importunação sexual (art. 215-A, do CP), se as carícias forem por cima da roupa.
 b) Não é possível a configuração do crime de assédio sexual (Art. 216-A, do CP) entre professor e
aluno, porque inexiste relação hierárquica ou de ascendência, inerentes ao exercício do emprego, cargo
ou função, próprios do tipo.
 c) A incidência da causa de aumento de pena referente à condição de padrasto do autor (art. 226, II,
do CP) afasta a aplicação da agravante relativa à prevalência das relações domésticas em ambiente
familiar (art. 61, II, “f”, do CP), sob pena de bis in idem.
 d) A contemplação lasciva pode tipificar o crime de estupro de vulnerável (art. 217-A do CP).
 e) No estupro de vulnerável (art. 217-A do CP), o trauma psicológico, decorrente do fato, é suficiente
para a valoração negativa das consequências do crime (art. 59 do CP).
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1663783
Questão 342: FCC - DP BA/DPE BA/2021
Assunto: Dos crimes Sexuais contra Vulnerável (arts. 217-A a 226 do CP)
Sobre o crime de divulgação de cena de estupro ou de cena de estupro de vulnerável, de cena de sexo
ou de pornografia, é correto afirmar que
 a) se consuma com a invasão de dispositivo informático de uso alheio para obter foto ou vídeo íntimo
com nudez da vítima.
 b) sua tipicidade depende de divulgação de cena de sexo com violência; do contrário, configura o
crime de difamação.
 c) quando a vítima for mulher, seu consentimento é incapaz de excluir a ilicitude da conduta, dada a
especial proteção de gênero prevista pela norma.
 d) a prévia relação íntima de afeto, por constituir elementar do tipo, não pode incidir como motivação
para aumento de pena.
 e) o especial fim de vingança ou humilhação é causa de aumento de pena de um terço a dois terços.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1684628
Questão 343: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2021
Assunto: Dos crimes Sexuais contra Vulnerável (arts. 217-A a 226 do CP)
Com relação aos crimes previstos na Parte Especial do Código Penal, julgue o próximo item.
 
A prática sexual com pessoa em estado de sono caracteriza estupro de vulnerável.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1751221
Questão 344: VUNESP - JE TJSP/TJ SP/2021
Assunto: Dos crimes Sexuais contra Vulnerável (arts. 217-A a 226 do CP)
A conduta daquele que beija, bem como passa a mão no corpo e nas partes íntimas de uma criança de
dez (10) anos de idade, não ocasionando lesões físicas à vítima, configura crime de
 a) estupro de vulnerável tentado.
 b) estupro de vulnerável.
 c) importunação sexual.
 d) estupro tentado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1781491
Questão 345: Tec - JF TRF1/TRF 1/2020
Assunto: Dos crimes Sexuais contra Vulnerável (arts. 217-A a 226 do CP)
Segundo o STF o homem que beijou criança de 5 anos de idade, colocando a língua no interior da boca
(beijo lascivo) praticou:
 a) Estupro (Art. 213).
 b) Conduta atípica.
 c) Contravenção penal de molestamento (art. 65 do DL 3.668/41).
 d) Estupro de vulnerável (art. 217-A do CP).
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1305133
Questão 346: FGV - PJ (MPE GO)/MPE GO/2022
Assunto: Dos crimes de perigo comum (arts. 250 a 259 do CP)
Em relação ao delito de incêndio qualificado pela morte da vítima, é correto afirmar que:
 a) não é possível a aplicação das agravantes genéricas do Art. 61, inciso II, do Código Penal, pois,
em se tratando de crime doloso, em que há uma condução dolosa com resultado morte, não há plena
compatibilidade;
 b) é possível a aplicação das agravantes genéricas do Art. 61, inciso II, do Código Penal, pois, em se
tratando de crime doloso, em que há uma condução dolosa com resultado morte, há plena
compatibilidade;
 c) não é possível a aplicação das agravantes genéricas do Art. 61, inciso II, do Código Penal, pois, em
se tratando de crime preterdoloso, em que há uma conduçãoanterior dolosa com o resultado posterior
culposo, o resultado morte configura elementar de maior punibilidade;
 d) é possível a aplicação das agravantes genéricas do Art. 61, inciso II, do Código Penal, pois, em se
tratando de crime preterdoloso, em que há uma condução anterior dolosa com o resultado posterior
culposo, o resultado morte configura elementar de maior punibilidade;
 e) não é possível a aplicação das agravantes genéricas do Art. 61, inciso II, do Código Penal, pois,
em se tratando de crime culposo, em que o resultado morte decorre de negligência, não há qualquer
compatibilidade.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1864989
Questão 347: FCC - DP (DPE AP)/DPE AP/2022
Assunto: Dos crimes de perigo comum (arts. 250 a 259 do CP)
Configura causa de aumento de pena do crime de incêndio aquele praticado
 a) contra mulher em situação de violência doméstica.
 b) contra criança, maior de 60 anos, enfermo ou mulher grávida.
 c) mediante concurso de duas ou mais pessoas.
 d) durante o repouso noturno.
 e) em casa habitada ou destinada à habitação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2211978
Questão 348: Tec - JF TRF1/TRF 1/2020
Assunto: Dos crimes de perigo comum (arts. 250 a 259 do CP)
Julgue o item a seguir.
A materialidade do delito de incêndio deve ser comprovada, em regra, mediante exame de corpo de
delito, podendo ser suprida por outros meios caso haja uma justificativa para a não realização do laudo
pericial.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1270321
Questão 349: FGV - JE TJPE/TJ PE/2022
Assunto: Dos Crimes contra a Paz Pública (arts. 286 a 288-A do CP)
Gerald, Harold, Arnold, Sid e Eugene se reúnem de forma permanente e estável, por alguns meses,
planejando roubos a determinados bancos. Ultimada essa fase, deflagram a execução do roubo, com
emprego de simulacros de armas de fogo, sendo certo que Harold, Arnold, Sid e Eugene ingressam no
estabelecimento bancário, realizando a rendição das pessoas e a coleta do dinheiro em espécie, ao passo
que Gerald permanece com um veículo de fuga ligado, na porta do banco. Quando da fuga, são cercados
pela polícia, dentro do carro, no quarteirão imediatamente posterior, ainda em posse dos simulacros e do
dinheiro arrecadado.
Diante desse cenário, é correto afirmar que os agentes responderão por:
 a) associação criminosa e roubo majorado pelo concurso de pessoas, em concurso material;
 b) associação criminosa e roubo simples, em concurso material;
 c) associação criminosa e roubo majorado pelo concurso de pessoas, em concurso formal;
 d) associação criminosa e roubo simples, em concurso formal;
 e) roubo majorado pelo concurso de pessoas, ficando a associação criminosa consumida.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2216340
Questão 350: FEPESE - Proc (Florianópolis)/Pref Florianópolis/2022
Assunto: Moeda Falsa (art. 289 do CP)
Assinale a alternativa correta de acordo com o Código Penal.
 a) Quem, por conta própria ou alheia, adquire, vende, troca, cede, empresta, guarda ou introduz na
circulação moeda falsa terá a pena reduzida até a metade, caso demonstrado sinal indicativo de
inutilização do papel-moeda.
 b) O tipo penal do delito de moeda pune o agente que falsificar, fabricando-a ou alterando-a, moeda
metálica ou papel-moeda de curso legal, exclusivamente dentro do país.
 c) O agente que desvia e faz circular moeda verdadeira, cuja circulação não estava ainda autorizada,
incorre nas mesmas penas do delito de moeda falsa.
 d) O agente público que fabrica, emite ou permite a emissão de de papel-moeda em quantidade
superior à autorizada, não pratica o crime de moeda falsa.
 e) No delito de moeda falsa, quem, tendo recebido moeda falsa ou alterada, a restitui à circulação, é
punido como coautor do crime.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2045412
Questão 351: Com. Exam. (MPF) - Proc Rep/MPF/2022
Assunto: Falsificação de Documento Público (art. 297 do CP)
NO TOCANTE AOS CRIMES DE FALSO, NÃO É CERTO AFIRMAR QUE:
 a) O crime do art. 299, do CP, não deve, obrigatoriamente, ser apto somente a alterar a verdade
sobre fato juridicamente relevante, pois é composto de outras figuras nucleares que podem ensejar a sua
tipificação, estando perfectibilizado o delito quando, da conduta, haja aptidão para prejudicar direito de
outrem ou para a criação de obrigação ou a alteração de fato juridicamente relevante.
 b) O crime do art. 297, do CP, consiste em falsificar, no todo ou em parte, documento público, ou
alterar documento público verdadeiro, não distinguindo se ele provém de autoridade pública nacional,
federal, estadual, distrital ou municipal, excluindo-se a estrangeira, tendo em vista a forma específica do
nosso ordenamento jurídico.
 c) O tipo previsto no art. 298, do CP, contempla o elemento normativo documento, cujo devido
significado valorativo, a ser extraído pelo intérprete, possui a maleabilidade suficiente para a sua
adaptação aos anseios e às necessidades sociais provenientes de novas relações jurídicas advindas da
evolução tecnológica.
 d) O crime do art. 296, § 1º, III, do CP, é de mera conduta, sendo suficiente, para sua
caracterização, o uso indevido das marcas, logotipos, siglas ou outros símbolos identificadores de órgãos
ou entidades da Administração Pública, mostrando-se desnecessária a demonstração de dolo específico,
bem como de ocorrência de prejuízo a terceiros.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2313120
Questão 352: Com. Exam. (MPT) - Proc (MPT)/MPT/2020
Assunto: Falsificação de Documento Público (art. 297 do CP)
Assinale a alternativa INCORRETA:
 a) O artigo 149 do Código Penal tipifica, na seção dos crimes contra a liberdade pessoal, a conduta
de reduzir alguém à condição análoga à de escravo, incluindo o exercício do trabalho forçado, em
condições degradantes, em jornada exaustiva ou com restrição, por qualquer meio, da locomoção, em
razão de dívida contraída com o empregador ou preposto.
 b) A pena relativa ao crime de redução a condição análoga à de escravo é aumentada se o crime é
cometido contra criança ou adolescente.
 c) O crime de falso testemunho ou falsa perícia é crime próprio cometido por testemunha, intérprete,
contador ou perito em processo judicial, administrativo, inquérito policial ou juízo arbitral.
 d) Comete falsificação de documento particular, previsto no artigo 298 do Código Penal, aquele que
insere ou faz inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ter sido escrita na CTPS do empregado ou
em documento que deva produzir efeito perante a Previdência Social.
 e) Não respondida.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1482602
Questão 353: Instituto AOCP - DP PR/DPE PR/2022
Assunto: Falsidade Ideológica (art. 299 do CP)
Considerando a legislação aplicável e o entendimento dos Tribunais Superiores, assinale a alternativa
correta.
 a) A conduta do médico que, no exercício de sua profissão, emite atestado falso caracteriza o crime
de falsidade ideológica.
 b) A conduta de apresentar à empresa privada atestado médico com o timbre da rede pública de
saúde, ainda que conste a identificação de médico não pertencente ao serviço público, configura o delito
de uso de documento público falso.
 c) A conduta de atribuir-se falsa identidade perante autoridade policial é atípica se em situação de
alegada autodefesa.
 d) Lúcio pratica o delito de roubo e, posteriormente, é auxiliado por Fábio, seu irmão, a subtrair-se à
ação da autoridade pública. Nesse caso, Fábio deve ser processado em virtude da prática do crime de
favorecimento pessoal.
 e) No crime de falso testemunho, a pena é reduzida se, antes da sentença no processo em que
ocorreu o ilícito, o agente se retrata ou declara a verdade.Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2008895
Questão 354: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SE)/MPE SE/2022
Assunto: Falsidade Ideológica (art. 299 do CP)
O agente que faz declaração falsa na inscrição definitiva da Ordem dos Advogados do Brasil, afirmando
que não exercia qualquer atividade profissional
 a) pratica falsidade material de documento público.
 b) pratica falsidade material de documento particular.
 c) pratica conduta atípica.
 d) pratica falsidade ideológica de documento público.
 e) pratica falsidade ideológica de documento particular.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2119083
Questão 355: VUNESP - Proc JM (Guarujá)/Pref Guarujá/2021
Assunto: Falsidade Ideológica (art. 299 do CP)
Os crimes cujas sanções são aumentadas por terem sido cometidos, respectivamente, com o fim de lucro
e por funcionário público que comete o crime prevalecendo-se do cargo são:
 a) uso de documento falso; supressão de documento.
 b) falsidade de atestado médico; falsidade ideológica.
 c) falsificação de papéis públicos; fraudes em certames de interesse público.
 d) petrechos de falsificação; reprodução ou alteração de selo ou peça filatélica.
 e) falso reconhecimento de firma ou letra; falsidade ma terial de atestado ou certidão.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1747256
Questão 356: FGV - PJ (MPE GO)/MPE GO/2022
Assunto: Funcionário Público para Fins Penais (art. 327 do CP)
De acordo com o Art. 327, §2º, do Código Penal, “A pena será aumentada da terça parte quando os
autores dos crimes previstos neste Capítulo forem ocupantes de cargos em comissão ou de função de
direção ou assessoramento de órgão da administração direta, sociedade de economia mista, empresa
pública ou fundação instituída pelo poder público”.
 
Na hipótese dos agentes que se enquadram na situação do Art. 327, §1º, do Código Penal (“Equipara-se
a funcionário público quem exerce cargo, emprego ou função em entidade paraestatal, e quem trabalha
para empresa prestadora de serviço contratada ou conveniada para a execução de atividade típica da
Administração Pública”), a mencionada causa de aumento de pena:
 a) não deve incidir, pois os próprios elementos do tipo não podem ser utilizados para majoração da
pena;
 b) deve incidir, desde que o agente tenha praticado o fato no exercício do cargo;
 c) não deve incidir, pois a majoração da pena fica reservada para quem é ocupante de cargo efetivo;
 d) deve incidir, desde que o agente permaneça no exercício do cargo quando do julgamento;
 e) não deve incidir, pois a majoração da pena destina-se a quem já ocupava cargo distinto daquele
em comissão.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1865013
Questão 357: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2021
Assunto: Funcionário Público para Fins Penais (art. 327 do CP)
Com relação aos crimes previstos na Parte Especial do Código Penal, julgue o próximo item.
 
O advogado dativo é considerado funcionário público para fins penais.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1751222
Questão 358: VUNESP - JE TJSP/TJ SP/2021
Assunto: Funcionário Público para Fins Penais (art. 327 do CP)
Qual o tratamento penal a ser dispensado ao funcionário público que, ocupando cargo em comissão,
solicita, para si, em razão da função, vantagem ilícita?
 a) Responderá pelo crime de corrupção passiva, podendo ter a pena reduzida, eis que não ocupa
cargo efetivo.
 b) Responderá pelo crime de corrupção passiva, podendo ter a pena aumentada em até 1/3.
 c) Não poderá responder pelo delito de corrupção passiva, por não ocupar cargo efetivo.
 d) Responderá pelo crime de corrupção passiva, devendo a pena ser aumentada da terça parte.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1781494
Questão 359: CEBRASPE (CESPE) - PJM (Pires do Rio)/Pref Pires do Rio/2022
Assunto: Peculato (art. 312 do CP)
A respeito dos crimes contra a administração pública, julgue o seguinte item.
 
É cabível a extinção da punibilidade pelo crime de peculato culposo caso seja efetuada reparação do
dano em momento anterior à sentença irrecorrível.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2064922
Questão 360: CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE PA)/PGE PA/2022
Assunto: Peculato (art. 312 do CP)
Caio, funcionário público estadual, no exercício regular de sua função pública, valendo-se das facilidades
que o cargo lhe proporcionava, dirigiu-se ao setor público de arrecadação e pagamento de valores, sob o
pretexto de tratar de assunto funcional com seu colega Técio, servidor público responsável pela
conferência e guarda do dinheiro que os contribuintes recolhiam àquele órgão. Enquanto conversavam,
Caio, aproveitando-se de ligeira distração de Técio, subtraiu uma cédula de R$ 200 que estava sobre a
mesa do colega e que era relativa a um pagamento de débito feito por um contribuinte. Caio,
posteriormente, confessou que subtraíra esse dinheiro porque precisava pagar uma dívida vencida.
 
Na situação hipotética apresentada, a conduta de Caio, em tese,
 a) configura o crime de peculato-apropriação.
 b) configura o crime de peculato-desvio.
 c) não configura nenhum crime, haja vista o princípio da insignificância, de acordo com súmula do
Superior Tribunal de Justiça.
 d) configura o crime de peculato-estelionato.
 e) configura o crime de peculato-furto.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2179519
Questão 361: FGV - Proc (PGE SC)/PGE SC/2022
Assunto: Peculato (art. 312 do CP)
Caio, detentor de notório saber jurídico e reputação ilibada, aprovado em 1º lugar no concurso público
para procurador do Estado de Santa Catarina, foi designado para exercer as suas atribuições no
Município de Florianópolis, em um novo prédio arrendado pelo Estado, com controle de acesso e um
esquema de segurança formidável. Um determinado dia, verificando que a repartição estava vazia, Caio
ingressou no gabinete de Tício, também procurador do Estado, e colocou três maços de folha A4 que lá
se encontravam em sua mochila, para utilizá-los, em sua residência, para fins pessoais. O Ministério
Público tomou ciência dos fatos, em razão de monitoramento eletrônico no local.
Nesse cenário, de acordo com o Código Penal e considerando-se o entendimento dominante dos
Tribunais Superiores, Caio:
 a) caso seja condenado, perderá automaticamente o cargo de procurador do Estado de Santa
Catarina;
 b) responderá pela prática do crime de peculato impróprio, não podendo se beneficiar do princípio da
insignificância;
 c) responderá pela prática do crime de peculato-apropriação, não podendo se beneficiar do princípio
da insignificância;
 d) responderá pelo crime de furto privilegiado, por se tratar de criminoso primário, e considerando-se
o pequeno valor dos bens subtraídos;
 e) será absolvido, em razão do reduzido valor dos bens, fazendo jus à aplicação do princípio da
insignificância, que resulta na atipicidade material da conduta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2230201
Questão 362: INDEPAC - Proc IMP (Sta Luzia)/Pref Santa Luzia/2022
Assunto: Peculato (art. 312 do CP)
Pune-se com detenção de 3 (três) meses a um ano e funcionário que comete o crime de
 a) corrupção passiva.
 b) peculato.
 c) peculato culposo.
 d) inclusão de dados falsos em sistema de informação.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2309341
Questão 363: CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE CE)/PGE CE/2021
Assunto: Peculato (art. 312 do CP)
A respeito das diversas modalidades de peculato, assinale a opção correta.
 a) Na situação em que o agente se apropria ilicitamente de recursos públicos e deixa de declarar e
recolher o tributoincidente sobre os valores indevidamente apropriados, é possível a instauração de
ações penais individualizadas para os crimes de peculato e sonegação fiscal.
 b) O peculato-malversação é caracterizado pelo emprego indevido de verbas ou rendas públicas
mediante aplicação diversa daquela estabelecida em lei, ainda que em favor da própria administração
pública.
 c) O peculato-estelionato é caracterizado pela apropriação de dinheiro ou utilidade recebida, no
exercício do cargo, em razão de erro da vítima dolosamente provocado pelo agente.
 d) No peculato culposo, a reparação do dano funciona como causa de extinção de punibilidade se
precede a sentença recorrível; se lhe é posterior, reduz de metade a pena imposta.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1884838
Questão 364: IDCAP - PMun (Pref Fundão)/Pref Fundão/2020
Assunto: Peculato (art. 312 do CP)
Um funcionário público deixa a repartição pública em que trabalha ao fim do expediente e, por estar com
pressa de ir para casa, esquece a porta aberta e as luzes acesas, deixando desprotegidos computadores
e outros bens públicos. Naquela noite, ladrões invadem a repartição de furtam diversos objetos,
causando grande prejuízo. Neste caso o funcionário público responderá por:
 a) Condescendência criminosa
 b) Abandono de função
 c) Dano ao patrimônio público
 d) Por nenhum crime.
 e) Peculato culposo
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2300236
Questão 365: IDCAP - PMun (Pref Fundão)/Pref Fundão/2020
Assunto: Peculato (art. 312 do CP)
O art. 312 do Código Penal prevê o crime de peculato. Seu caput possui a seguinte redação:
 
"Art. 312 - Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou
particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio”.
 
O elemento "funcionário público", neste caso:
 a) Em decorrência da existência da elementar "funcionário público", somente se admite concurso de
pessoas na modalidade "participação".
 b) Não se comunica a outras pessoas que, eventualmente pratiquem a conduta juntamente com o
funcionário público.
 c) Comunica-se a todos aqueles que tenham concorrido de qualquer modo para o crime, mesmo em
se tratando de pessoas alheias aos quadros públicos.
 d) Em decorrência da existência da elementar "funcionário público", somente se admite concurso de
pessoas na modalidade "coautoria”.
 e) Em decorrência da existência da elementar "funcionário público", não se admite concurso de
pessoas no crime de peculato.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2300243
Questão 366: FGV - PJ (MPE GO)/MPE GO/2022
Assunto: Concussão e Excesso de Exação (art. 316 do CP)
O registrador titular do Ofício de Registro de Imóveis de determinada cidade, durante os meses de maio
a junho do ano de 2021, cobrou, em cinco registros de imóveis, emolumentos que sabia indevidos, num
total de R$ 30.000,00, ao aplicar procedimento diverso do estabelecido na Lei Complementar estadual
que regula o tema, quando em um dos lados negociais existiam duas ou mais pessoas.
 
Sobre o delito de excesso de exação, é correto afirmar que:
 a) o tipo penal pune a conduta de cobrança de tributo não devido, não acobertando hipótese de valor
acima do correto;
 b) o tipo penal pune a conduta de cobrança de tributo acima do valor correto, não acobertando uso
de meio vexatório;
 c) o elemento subjetivo do crime é o dolo específico, consistente na vontade de empregar meio
gravoso na cobrança;
 d) o tipo exige, além dos normais requisitos do dolo com relação aos elementos de fato, o saber que
a exação é indevida;
 e) a dúvida escusável diante da complexidade de determinada lei tributária não afeta a configuração
do delito.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1864991
Questão 367: CEBRASPE (CESPE) - PJM (Pires do Rio)/Pref Pires do Rio/2022
Assunto: Concussão e Excesso de Exação (art. 316 do CP)
A respeito dos crimes contra a administração pública, julgue o seguinte item.
 
A consumação do crime de concussão se dá com o recebimento da vantagem indevida.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2064921
Questão 368: INDEPAC - Proc IMP (Sta Luzia)/Pref Santa Luzia/2022
Assunto: Concussão e Excesso de Exação (art. 316 do CP)
O funcionário que exige tributo ou contribuição social que sabe ou deveria saber indevido, ou, quando
devido, emprega na cobrança meio vexatória ou gravoso, que a lei não autoriza, comete, em tese, o
crime de
 a) excesso de exação.
 b) concussão.
 c) corrupção passiva.
 d) estelionato.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2309350
Questão 369: Com. Exam. (MPF) - Proc Rep/MPF/2022
Assunto: Concussão e Excesso de Exação (art. 316 do CP)
NO QUE PERTINE AO CRIME DE CONCUSSÃO (ART. 316, DO CP), ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA:
 a) Nos termos da jurisprudência do STJ, se o funcionário público se utiliza das elementares da
violência ou grave ameaça para exigir a vantagem indevida, ele deve responder pelo crime de concussão
e não pelo crime de extorsão.
 b) Segundo a jurisprudência do STJ, a cobiça, a ganância ou a intenção de obter lucro fácil
constituem elementares dos crimes patrimoniais, podendo, assim, na condenação por concussão, serem
utilizadas para a exasperação da pena-base, sem que isso importe em indevido bis in idem.
 c) De acordo com a jurisprudência do STJ, na condenação por concussão é legítima a exasperação da
pena-base pela maior reprovabilidade da conduta em razão da modalidade do cargo ocupado pelo réu,
não se confundindo com a elementar funcionário público do tipo penal, não havendo, assim, indevido bis
in idem.
 d) Consoante a jurisprudência do STJ, na condenação por concussão, a substituição da pena privativa
de liberdade, fixada em patamar igual ou superior a um ano, por pena restritiva de direitos, tem o
condão de afastar o disposto no art. 92, inc. I, al. “a”, do CP, pois a perda do cargo está adstrita à efetiva
privação da liberdade do funcionário público condenado.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2313129
Questão 370: FAFIPA - PJ (CM 2 Vizinhos)/CM 2 Vizinhos/2021
Assunto: Concussão e Excesso de Exação (art. 316 do CP)
Acerca dos crimes contra administração pública, assinale a alternativa CORRETA sobre o crime de
concussão, nos termos do Código Penal:
 a) Apropriar-se de dinheiro ou qualquer utilidade que, no exercício do cargo, recebeu por erro de
outrem.
 b) Modificar ou alterar, o funcionário, sistema de informações ou programa de informática sem
autorização ou solicitação de autoridade competente.
 c) Exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes de
assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida.
 d) Extraviar livro oficial ou qualquer documento, de que tem a guarda em razão do cargo; sonegá-lo
ou inutilizá-lo, total ou parcialmente.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1643148
Questão 371: IDCAP - PMun (Pref Fundão)/Pref Fundão/2020
Assunto: Concussão e Excesso de Exação (art. 316 do CP)
Um funcionário público responsável por fiscalizar a arrecadação tributária de um determinado Município
brasileiro, diante de uma fiscalização de rotina, percebe que determinado tributo não se aplica aquela
atividade desenvolvida pelo auditado. Ainda assim, exige que o comerciante realize o pagamento do
tributo ao argumento de que, caso não o faça, sofrerá punição que pode culminar com a interdição da
atividade desenvolvida por ele. A conduta deste funcionário público se enquadra naquela prevista para o
crime de:
 a) Exercício arbitrário das próprias razões.
 b) Concussão.
 c) Peculato.
 d) Corrupção ativa tributária.
 e) Excesso de exação.
Esta questãopossui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2300239
Questão 372: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE PA)/MPE PA/2023
Assunto: Corrupção Passiva (art. 317 do CP)
O funcionário público que deixa de praticar ato de ofício, com infração de dever funcional, cedendo a
pedido de indivíduo de fora da administração pratica
 a) peculato.
 b) concussão.
 c) corrupção passiva privilegiada.
 d) facilitação de descaminho.
 e) tráfico de influência.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2288752
Questão 373: IPEFAE - PMun (Cpo Jordão)/Pref Cpo Jordão/2020
Assunto: Corrupção Passiva (art. 317 do CP)
Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou antes
de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem é conduta
tipificada no Código Penal Brasileiro em vigor. Sobre referida conduta, assinale a alternativa correta:
 a) É punida com pena de reclusão, de 2 (dois) a 12 (doze) anos, e multa.
 b) Se o funcionário pratica, deixa de praticar ou retarda ato de ofício, com infração de dever
funcional, cedendo a pedido ou influência de outrem, a pena é de detenção, de seis meses a dois anos,
ou multa.
 c) A pena é aumentada de dois terços, se, em consequência da vantagem ou promessa, o funcionário
retarda ou deixa de praticar qualquer ato de ofício ou o pratica infringindo dever funcional.
 d) É conduta prevista como Concussão.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2145059
Questão 374: IDCAP - PMun (Pref Fundão)/Pref Fundão/2020
Assunto: Prevaricação (arts. 319 e 319-A do CP)
Um funcionário público deixa de realizar ato de ofício de sua atribuição, no prazo previsto em lei,
objetivando prejudicar um desafeto que estava diretamente interessado na prática do referido ato. Neste
caso, a conduta do funcionário público se adéqua àquela prevista para o crime de:
 a) Peculato.
 b) Prevaricação.
 c) Excesso de exação.
 d) Exercício funcional ilegalmente antecipado ou prolongado.
 e) Corrupção ativa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2300232
Questão 375: FEPESE - Proc (Florianópolis)/Pref Florianópolis/2022
Assunto: Condescendência Criminosa (art. 320 do CP)
Assinale a alternativa correta em relação aos crimes contra a administração pública.
 a) A conduta prevista no tipo penal da condescêndência criminosa exige que o autor seja
hierarquicamente subordinado a vitima do crime.
 b) A perda do cargo, do mandato ou da função pública, é um dos efeitos automáticos da condenação
pela prática do crime de condescêndência criminosa.
 c) No crime de condescêndência criminosa, o agente terá a pena reduzida pela metade quando tiver
agido com intuito de satisfazer interesse pessoal.
 d) O delito de condescêndência criminosa é crime omissivo puro não sendo punido na forma tentada.
 e) Para a tipificação do crime de condescêndência criminosa, o agente deve agir com a motivação de
obter vantagem indevida.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2045414
Questão 376: VUNESP - Proc Mu (PGM Santos)/Pref Santos/2021
Assunto: Condescendência Criminosa (art. 320 do CP)
Considere que o funcionário público “A” tenha conhecimento de que um colega, o funcionário público “B”,
o qual lhe é subordinado, cometeu infração no exercício da atividade profissional. “A” não é competente
para punir “B”. “A” faz vistas grossas e deixa de comunicar seus superiores, receoso de que o funcionário
“B” possa vir a ser punido. É correto afirmar que o funcionário “A”
 a) não praticou fato descrito pelo Código Penal como crime.
 b) não praticou fato descrito pelo Código Penal como crime, mas poderá ser administrativamente
responsabilizado.
 c) praticou fato descrito como crime de peculato.
 d) praticou fato descrito como crime de prevaricação.
 e) praticou fato descrito como crime de condescendência criminosa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1767787
Questão 377: GUALIMP - Proc M (Pref Areal)/Pref Areal/2020
Assunto: Condescendência Criminosa (art. 320 do CP)
No que tange aos crimes praticados por funcionário público contra a administração geral, é CORRETO
afirmar que:
 a) No peculato culposo, se o sujeito ativo do delito repara o dano após a sentença penal definitiva,
sua pena será reduzida em um terço.
 b) Quando o funcionário público exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que
fora da função ou antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, incide na prática do crime
de corrupção ativa.
 c) No peculato doloso, se o sujeito ativo do delito reparar o dano antes da sentença penal irrecorrível,
fica extinta a sua punibilidade.
 d) Quando deixar o funcionário, por indulgência, de responsabilizar subordinado que cometeu
infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o fato ao conhecimento da
autoridade competente, ele incide na prática de condescendência criminosa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1292689
Questão 378: FGV - JE TJMG/TJ MG/2022
Assunto: Dos Crimes Praticados por Particular Contra a Administração em Geral (art. 328 a
337-A do CP)
Com base no Código Penal e na jurisprudência atualizada dos Tribunais Superiores acerca do crime de
desacato, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) O tabelião pode ser sujeito passivo primário do crime de desacato.
( ) O crime de desacato foi recepcionado pela Constituição da República de 1988.
( ) Se o réu, que comete o crime de desacato, for reincidente em crime doloso e portador de maus
antecedentes, o juiz, na sentença condenatória, pode fixar o regime fechado para cumprimento da
pena.
( ) Considerando as circunstâncias do caso, o juiz pode deixar de aplicar a pena privativa de
liberdade e condenar o réu, que cometeu o crime de desacato, apenas ao pagamento de multa pela
prática do delito.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
 a) V – F – F – V.
 b) F – V – V – F.
 c) F – V – F – V.
 d) V – F – V – V.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1888029
Questão 379: FGV - JE TJSC/TJ SC/2022
Assunto: Dos Crimes Praticados por Particular Contra a Administração em Geral (art. 328 a
337-A do CP)
No dia 7 de junho de 2019, por volta das 15h15, na Rodovia PR-317, Km 165, no Município de
Peabiru/PR, Dimitri, dolosamente e ciente da ilicitude e da reprovabilidade de sua conduta, importou e
transportou diversas mercadorias estrangeiras (eletrônicos, games, celulares e receptores de satélite),
sem a regular documentação de importação, em infração às medidas de controle fiscal, iludindo o
pagamento de tributos federais (II e IPI) no montante de R$ 44.393,05. Não houve comprovação quanto
à contribuição de Dimitri para atravessar fronteira com as referidas mercadorias.
Considerando essa narrativa, Dimitri deverá responder por:
 a) descaminho;
 b) contrabando;
 c) facilitação de contrabando ou descaminho;
 d) receptação;
 e) receptação qualificada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2121909
Questão 380: VUNESP - Proc Mu (PGM Santos)/Pref Santos/2021
Assunto: Dos Crimes Praticados por Particular Contra a Administração em Geral (art. 328 a
337-A do CP)
Fulano, advogado, diz a seu cliente Sicrano que é amigo de um Delegado de Polícia e que, utilizando de
sua ascendência sobre o policial, providenciará para que o inquérito policial em que Sicrano é investigado
por homicídio não elucide os fatos. Para tanto, Fulano exige de Sicrano a quantia de R$ 20.000,00, e diz
que, desse valor, metade será destinada ao próprio Delegado. Sicrano não aceita a oferta e não faz o
pagamento. Descobre-se, posteriormente, que Fulano sequer é amigo do Delegado.É correto afirmar
que Fulano
 a) praticou fato descrito como crime de tergiversação.
 b) praticou fato descrito como crime de tráfico de influência.
 c) praticou fato descrito como crime de favorecimento pessoal.
 d) praticou fato descrito como crime de exploração de prestígio.
 e) não praticou fato descrito pelo Código Penal como crime.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1767789
Questão 381: Tec - JF TRF1/TRF 1/2020
Assunto: Dos Crimes Praticados por Particular Contra a Administração em Geral (art. 328 a
337-A do CP)
Julgue o item a seguir.
 
Segundo o STF, não há que se falar em crime de desobediência quando o indivíduo não atende à ordem
dada por oficial de justiça na ocasião do cumprimento de mandado de entrega de veículo, emitido pelo
juízo cível.
 Certo
 Errado
Esta questão não possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1274194
Questão 382: GUALIMP - Proc (Pref C Macabu)/Pref Conc Macabu/2020
Assunto: Dos Crimes Praticados por Particular Contra a Administração em Geral (art. 328 a
337-A do CP)
Assinale a alternativa que corresponde ao tipo penal do crime de Resistência de acordo com o Código
Penal:
 a) Desobedecer à ordem legal de funcionário público.
 b) Desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela.
 c) Opor-se à execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para
executá-lo ou a quem lhe esteja prestando auxílio.
 d) Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a
pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1393468
Questão 383: IDCAP - PMun (Pref Fundão)/Pref Fundão/2020
Assunto: Dos Crimes Praticados por Particular Contra a Administração em Geral (art. 328 a
337-A do CP)
Pedro e Carlos, fazendo-se passar por agentes de polícia civil, compareceram em determinada loja
alegando que teriam de cumprir mandado judicial de busca e apreensão de parte da mercadoria,
consistente em produtos eletrônicos. Antes, no entanto, de iniciarem a efetiva apreensão dos objetos,
pedem para conversar com o proprietário da loja e solicitam do mesmo a quantia de R$ 20.000,00 (vinte
mil reais) para não cumprirem o mandado. O valor em dinheiro é pago pelo proprietário da loja. Assim
agindo, Pedro e Carlos responderão por:
 a) Concussão.
 b) Peculato.
 c) Usurpação de função pública.
 d) Corrupção ativa.
 e) Tráfico de influência.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2300230
Questão 384: FGV - JE TJPE/TJ PE/2022
Assunto: Dos Crimes em Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021)
Márcia e Sueli são sócias-administradoras de uma sociedade empresária do ramo de materiais cirúrgicos.
Diana, amiga das referidas empresárias, é secretária municipal de Saúde e realiza a contratação dessa
sociedade empresária para a entrega de trezentos bisturis e duzentas máscaras cirúrgicas. Contudo,
Márcia, Sueli e Diana ajustaram entre si a entrega, o que de fato foi realizado, de apenas cinquenta
bisturis e cinquenta máscaras.
Quanto à tipicidade penal, é correto afirmar que Márcia e Sueli:
 a) não responderão criminalmente, em razão de não serem funcionárias públicas e não deterem o
poder decisório sobre a contratação;
 b) responderão pelo crime de fraude em licitação ou contrato;
 c) responderão pelo crime de concussão em concurso material com o crime de peculato culposo;
 d) responderão pelo crime de corrupção ativa em concurso formal com o crime de lavagem de
dinheiro;
 e) responderão pelo crime de contratação inidônea em concurso formal com o crime de peculato
doloso.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2216337
Questão 385: Com. Exam. (MPE RS) - PJ (MPE RS)/MPE RS/2021
Assunto: Dos Crimes em Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021)
Acerca dos crimes licitatórios, considerando a edição da Lei nº 14.133/2021, conhecida como nova Lei de
Licitações e Contratos Administrativos, assinale a alternativa correta.
 a) Até que decorram dois anos da publicação oficial do novel ato normativo, continuam em vigor as
disposições penais da Lei nº 8.666/1993 (artigos 89 a 108).
 b) Conforme o entendimento dominante no âmbito do Supremo Tribunal Federal e do Superior
Tribunal de Justiça, consolidado à luz da legislação anterior, a prévia aprovação do ato por decisão do
Tribunal de Contas descaracteriza o crime, impedindo o oferecimento de ação penal contra o agente
responsável.
 c) A progressão de regime de cumprimento da pena privativa de liberdade, em tais casos, deve
observar o disposto no artigo 33, § 4º, do Código Penal [Art. 33 - (...) § 4o O condenado por crime
contra a administração pública terá a progressão de regime do cumprimento da pena condicionada à
reparação do dano que causou, ou à devolução do produto do ilícito praticado, com os acréscimos
legais].
 d) A pena de multa a eles aplicável deve ser calculada de acordo com a metodologia do Código Penal,
não podendo, porém, ser superior a dois por cento do valor do contrato licitado ou celebrado com
contratação direta.
 e) Estão excluídos da incidência da lei os crimes envolvendo contratos celebrados por empresas
públicas ou sociedades de economia mista, por se tratar de entes com natureza jurídica privada.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1782878
Questão 386: Com. Exam. (MPE SP) - PJ (MPE SP)/MPE SP/2022
Assunto: Dos Crimes Contra a Administração da Justiça (arts. 338 a 359 do CP)
Dos Crimes contra a Administração da Justiça, do Código Penal, assinale aquele no qual se servir o
agente de anonimato ou nome suposto para a prática do delito constitui causa de aumento de pena.
 a) Reingresso de estrangeiro expulso.
 b) Denunciação caluniosa.
 c) Falso testemunho ou falsa perícia.
 d) Comunicação falsa de crime ou de contravenção.
 e) Autoacusação falsa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2027472
Questão 387: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE AP)/MPE AP/2021
Assunto: Dos Crimes Contra a Administração da Justiça (arts. 338 a 359 do CP)
O ingresso de chip de aparelho celular em estabelecimento prisional configura
 a) desobediência.
 b) favorecimento real.
 c) introdução de aparelho de comunicação, sem autorização legal, em estabelecimento prisional.
 d) favorecimento pessoal.
 e) conduta atípica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1711632
Questão 388: CEBRASPE (CESPE) - PJ (MPE SC)/MPE SC/2021
Assunto: Dos Crimes Contra a Administração da Justiça (arts. 338 a 359 do CP)
Com relação aos crimes previstos na Parte Especial do Código Penal, julgue o próximo item.
 
O crime de coação no curso do processo não pode ser caracterizado no caso da prática de coação no
decorrer de procedimento investigatório criminal instaurado no âmbito do Ministério Público, por ele não
ser processo judicial, policial ou administrativo.
 Certo
 Errado
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1751223
Questão 389: GUALIMP - SJM (CL Gasparian)/Pref CL Gasparian/2021
Assunto: Dos Crimes Contra a Administração da Justiça (arts. 338 a 359 do CP)
Aquele que comete a conduta típica de provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de
crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado incorre no crime de:
 a) Falso-testemunho.
 b) Autoacusação falsa.
 c) Comunicação falsa de crime ou de contravenção.
 d) Denunciação caluniosa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1980846
Questão 390: FCC - JE TJMS/TJ MS/2020
Assunto: Dos Crimes Contra a Administração da Justiça (arts. 338 a 359 do CP)
Constitui crime de
 a) tráfico de influência, delito contraa administração da justiça, solicitar ou receber dinheiro ou
qualquer outra utilidade, a pretexto de influir em juiz, jurado, órgão do Ministério Público, funcionário da
justiça, perito, tradutor, intérprete ou testemunha.
 b) tergiversação, delito contra a administração da justiça, o ato do advogado ou procurador judicial
que defende na mesma causa, sucessivamente, partes contrárias.
 c) exploração de prestígio, delito praticado por particular contra a administração em geral, solicitar,
exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir
em ato praticado por funcionário público no exercício da função.
 d) patrocínio infiel, delito praticado por funcionário púbico contra a administração em geral,
patrocinar, direta ou indiretamente, interesse privado perante a administração pública, valendo-se da
qualidade de funcionário.
 e) favorecimento real, delito contra a administração da justiça, auxiliar a subtrair-se à ação de
autoridade pública autor de crime a que é cominada pena de reclusão.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1147343
Questão 391: RBO - Proc M (Mongaguá)/Pref Mongaguá/2022
Assunto: Dos Crimes contra as Finanças Públicas (arts. 359-A a 359-H do CP)
O indivíduo que realiza operação de crédito, interno ou externo, sem prévia autorização legislativa,
comente, em tese, o crime de
 a) excesso de exação.
 b) ordenação de despesa não autorizada.
 c) peculato desvio.
 d) contratação de operação de crédito.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1890968
Questão 392: GUALIMP - SJM (CL Gasparian)/Pref CL Gasparian/2021
Assunto: Dos Crimes contra as Finanças Públicas (arts. 359-A a 359-H do CP)
José Cláudio, estudante de Direito da Universidade XPTO, estava em debate com sua amiga Marina sobre
o Código Penal Brasileiro. José Cláudio dizia que a conduta típica do crime de Prestação de garantia
graciosa é “prestar garantia em operação de crédito sem que tenha sido constituída contragarantia em
valor igual ou superior ao valor da garantia prestada, na forma da lei”. Marina, por outro lado, dizia que a
conduta típica do referido crime é “ordenar despesa não autorizada por lei”. Assinale a alternativa
CORRETA sobre a situação descrita:
 a) José Cláudio tem razão.
 b) Ambos têm razão.
 c) Ambos estão equivocados.
 d) Marina tem razão.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1980847
Questão 393: GUALIMP - Proc (Pref C Macabu)/Pref Conc Macabu/2020
Assunto: Dos Crimes contra as Finanças Públicas (arts. 359-A a 359-H do CP)
De acordo com o Código Penal, assinale a alternativa que traz o crime que prevê a conduta típica de
“Deixar de ordenar, de autorizar ou de promover o cancelamento do montante de restos a pagar inscrito
em valor superior ao permitido em lei”:
 a) Ordenação de despesa não autorizada.
 b) Prestação de garantia graciosa.
 c) Oferta pública ou colocação de títulos no mercado.
 d) Não cancelamento de restos a pagar.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1393475
Questão 394: FGV - PJ (MPE GO)/MPE GO/2022
Assunto: Questões Mescladas sobre Crimes Contra a Administração Pública
Ao exercer as atribuições de promotor de justiça durante a fase de investigação preliminar, determinado
membro recebe um procedimento em que há apuração da conduta de ex-parlamentar estadual, não mais
ocupante de cargo com foro por prerrogativa de função, em que se aponta o recebimento de propina
para que, no exercício do seu mandato, influenciasse na votação de projetos e na fiscalização de
atividades a cargo da Assembleia local. Ficou demonstrado que o investigado, em razão do valor
recebido, efetivamente praticou os atos infringindo dever funcional, o que atrairia a incidência da causa
de aumento de pena do Art. 317, §1º, do Código Penal. De igual forma, havia no relatório final da
investigação a referência pela incidência da causa de aumento de pena do Art. 327, §2º, do Código
Penal, em razão da condição de parlamentar.
 
De acordo com a orientação atual do Supremo Tribunal Federal, é correto afirmar que:
 a) é incabível a causa de aumento do Art. 327, §2º, do Código Penal, pelo mero exercício do mandato
parlamentar;
 b) são incabíveis as causas de aumento dos Art. 317, §1º, e 327, §2º, do Código Penal, pelo mero
exercício do mandato parlamentar;
 c) as causas de aumento dos Art. 317, §1º, e 327, §2º, do Código Penal, são incompatíveis entre si,
independentemente do exercício do mandato parlamentar;
 d) a causa de aumento do Art. 327, §2º, do Código Penal, dispensa uma imposição hierárquica ou de
direção;
 e) o exercício do mandato parlamentar revela, por si só, a existência de imposição hierárquica ou de
direção.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1865014
Questão 395: FAURGS - JE TJRS/TJ RS/2022
Assunto: Questões Mescladas sobre Crimes Contra a Administração Pública
Em uma sociedade por ações "A", dois executivos desenvolvem estratégia para obter importante contrato
com uma sociedade de economia mista “M”. Eles decidem que a maneira mais “eficiente” de o conseguir
é procurar um diretor da empresa “M” e oferecer-lhe 10% do valor do contrato. O valor equivalente a
essa porcentagem seria repassado a uma conta de uma empresa "fantasma", em nome de "laranja",
para que depois pudesse ser reinvestido no mercado de bitcoins. E assim foi feito. Nesse cenário global,
pode-se identificar o cometimento dos seguintes crimes:
 a) peculato e lavagem de dinheiro.
 b) corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
 c) organização criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
 d) organização criminosa, corrupção ativa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
 e) organização criminosa, tráfico de influência e lavagem de dinheiro.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1877167
Questão 396: UNIRV - Proc Mun (Rio Verde)/Pref Rio Verde/2022
Assunto: Questões Mescladas sobre Crimes Contra a Administração Pública
Segundo Maria Sylvia Zanella di Pietro, licitação pode ser definida como “o procedimento administrativo
pelo qual um ente público, no exercício da função administrativa, abre a todos os interessados, que se
sujeitem às condições fixadas no instrumento convocatório, a possibilidade de formularem propostas
dentre as quais selecionará e aceitará a mais conveniente para a celebração de contrato”.
Assim, para preservar a lisura das contratações da Administração Pública, o Código Penal prevê condutas
criminosas praticadas em licitações e contratos administrativos. Sobre estes crimes, é incorreto afirmar
que:
 a) ( ) A pena de multa cominada aos crimes em licitações e contratos administrativos não segue a
metodologia de cálculo prevista no Código Penal, pois deverá ser estabelecida em percentagem do valor
do contrato licitado ou celebrado com contratação direta e não em salário-mínimo.
 b) ( ) É crime punido com reclusão, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, e multa, admitir, possibilitar ou dar
causa à contratação direta fora das hipóteses previstas em lei.
 c) ( ) Consideram-se condição de contorno, para fins de configuração do crime previsto no artigo
337-O do Código Penal, as informações e os levantamentos suficientes e necessários para a definição da
solução de projeto e dos respectivos preços pelo licitante, incluídos sondagens, topografia, estudos de
demanda, condições ambientais e demais elementos ambientais impactantes, considerados requisitos
mínimos ou obrigatórios em normas técnicas que orientam a elaboração de projetos.
 d) ( ) Fraudar, em prejuízo da Administração Pública, licitação ou contrato dela decorrente, mediante
entrega de uma mercadoria por outra, é crime punido com reclusão, de 4 (quatro) anos a 8 (oito) anos,
e multa.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2018093Questão 397: FGV - JE TJSC/TJ SC/2022
Assunto: Questões Mescladas sobre Crimes Contra a Administração Pública
Narra a denúncia que, no período entre janeiro de 2015 e dezembro de 2016, Jorge desviou dinheiro
público, que teve posse em razão do cargo de deputado estadual, em proveito próprio e alheio, ao
indicar Joyce, Cláudio e Marcelo para ocuparem, respectivamente, as funções comissionadas de
assessora parlamentar e de secretários parlamentares em seu gabinete, na Assembleia Legislativa do
Estado, sem exigir a integralidade da prestação dos serviços correspondentes. Segundo o Ministério
Público, as nomeações foram fraudulentas, pois os elementos probatórios contidos nos autos
demonstram que Joyce, Cláudio e Marcelo, embora nomeados para o exercício de funções gratificadas na
Assembleia Legislativa, no gabinete de Jorge, não prestavam os serviços referentes às funções para as
quais foram designados, limitando-se à realização de atividades de caráter particular, em prol do
parlamentar.
Diante desse quadro, é correto afirmar que Jorge desenvolveu:
 a) concussão;
 b) peculato-desvio;
 c) corrupção passiva;
 d) peculato-apropriação;
 e) conduta atípica.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2121908
Questão 398: Com. Exam. (TRF 3) - JF TRF3/TRF 3/2022
Assunto: Questões Mescladas sobre Crimes Contra a Administração Pública
Leia o texto abaixo e, ao final, indique a alternativa CORRETA:
 
Policial rodoviário federal recebe de um particular determinada quantia a título de gratificação pela
recuperação de gado furtado, encontrado na proximidade de rodovia federal. O pagamento não fora
solicitado ou prometido anteriormente, tendo o particular espontaneamente decidido realizá-lo após a
recuperação da rês.
 a) Houve configuração apenas de crime de corrupção passiva.
 b) Houve configuração de crimes de crimes de corrupção ativa e passiva.
 c) Houve configuração apenas de crime de corrupção ativa.
 d) Não houve configuração de crime.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/2124980
Questão 399: FAFIPA - PJ (CM 2 Vizinhos)/CM 2 Vizinhos/2021
Assunto: Questões Mescladas sobre Crimes Contra a Administração Pública
São crimes contra a administração pública (Título XI), nos termos do Código Penal, EXCETO:
 a) Solicitar ou receber, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da função ou
antes de assumi-la, mas em razão dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem.
 b) Apropriar-se o funcionário público de dinheiro, valor ou qualquer outro bem móvel, público ou
particular, de que tem a posse em razão do cargo, ou desviá-lo, em proveito próprio ou alheio.
 c) Utilizar ou divulgar, indevidamente, com o fim de beneficiar a si ou a outrem, ou de comprometer a
credibilidade do certame, conteúdo sigiloso de concurso público.
 d) Retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição
expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1643149
Questão 400: CEBRASPE (CESPE) - Proc (PGE CE)/PGE CE/2021
Assunto: Questões Mescladas sobre Crimes Contra a Administração Pública
Com referência aos crimes contra a administração pública, assinale a opção correta.
 a) Praticará o crime de prevaricação o servidor público que deixar, por indulgência, de responsabilizar
subordinado que cometer infração no exercício do cargo ou, quando lhe falte competência, não levar o
fato ao conhecimento da autoridade competente.
 b) No peculato culposo, a reparação integral do prejuízo causado à administração pública autoriza a
redução da pena, ainda que tal reparação seja posterior ao trânsito em julgado da sentença
condenatória.
 c) Pratica o crime de desobediência o indivíduo que descumpre as condições da prisão domiciliar.
 d) Não se considera funcionário público para fins penais o advogado dativo nomeado para a defesa de
hipossuficientes em local onde a defensoria pública não atua.
Esta questão possui comentário do professor no site. www.tecconcursos.com.br/questoes/1884867
Gabarito
201) A 202) E 203) D 204) B 205) A 206) C 207) Certo
208) C 209) C 210) D 211) Certo 212) B 213) E 214) E
215) B 216) B 217) Certo 218) D 219) E 220) A 221) E
222) C 223) E 224) A 225) C 226) A 227) E 228) E
229) A 230) B 231) C 232) D 233) D 234) A 235) D
236) A 237) B 238) E 239) D 240) E 241) D 242) B
243) E 244) D 245) B 246) B 247) A 248) B 249) A
250) E 251) Certo 252) Certo 253) C 254) Errado 255) Certo 256) D
257) E 258) C 259) B 260) Errado 261) A 262) B 263) B
264) B 265) A 266) E 267) A 268) C 269) A 270) D
271) A 272) A 273) D 274) E 275) B 276) B 277) B
278) E 279) Certo 280) B 281) B 282) D 283) C 284) E
285) E 286) D 287) D 288) E 289) A 290) B 291) Errado
292) Certo 293) E 294) C 295) D 296) A 297) C 298) A
299) B 300) D 301) B 302) D 303) C 304) D 305) B
306) B 307) E 308) C 309) D 310) C 311) B 312) Errado
313) D 314) Errado 315) E 316) D 317) A 318) E 319) B
320) D 321) Errado 322) E 323) E 324) A 325) Certo 326) D
327) B 328) B 329) B 330) C 331) D 332) D 333) D
334) D 335) A 336) E 337) C 338) B 339) A 340) E
341) D 342) E 343) Certo 344) B 345) D 346) D 347) E
348) Certo 349) A 350) C 351) B 352) D 353) B 354) E
355) B 356) B 357) Certo 358) D 359) Certo 360) E 361) B
362) C 363) A 364) E 365) C 366) D 367) Errado 368) A
369) C 370) C 371) E 372) C 373) A 374) B 375) D
376) E 377) D 378) C 379) A 380) B 381) Errado 382) C
383) C 384) B 385) C 386) B 387) E 388) Errado 389) C
390) B 391) D 392) A 393) D 394) A 395) B 396) A
397) E 398) A 399) C 400) B

Mais conteúdos dessa disciplina