Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

Atividade 1 Sistemas Automatizados na Indústria 4.0
 Considerando a temática sobre o histórico da indústria no Brasil e no mundo, podemos perceber que alguns fatos ocorridos ao longo do tempo contribuíram para a consolidação de novos sistemas de produção e de suas tecnologias. A Revolução Industrial, por exemplo, foi um grande acontecimento no contexto da industrialização. Compreender esses fatos é de extrema importância para podermos criar a linha do tempo e associar cada fase às suas novidades. Nesse contexto, observaram-se três diretrizes que abriram o caminho para a modernização da indústria contemporânea, tais como: a produção automática do tipo fluxo nas indústrias de manufatura; o controle automático da produção contínua em indústrias de processo; e o aumento da eficiência empresarial por meio de computadores (HITOMI,1994).
HITOMI, K. Automation: its concept and a short history. Technovation, v. 14, n. 2, p. 121–128, 1994.
 Agora, é com você, estudante! Disserte estabelecendo relações entre os fatos que ocorreram na história e que contribuíram para o desenvolvimento do setor. Além disso, você deve identificar e associar cada marco e/ou revolução industrial a uma tecnologia específica, até as atuais. Essa prática pode ser feita listando as tecnologias da época para cada revolução citada. Para complemento, você deve identificar/ investigar os pilares da Indústria 4.0 e buscar exemplos de aplicação na forma real nas empresas, evidenciando por meio de reportagens, imagens e/ou citações.
Resposta
 A Revolução Industrial foi o período de grande desenvolvimento tecnológico que teve início na Inglaterra e no Reino Unido a partir dos anos 1760 e que se espalhou pelo mundo, causando grandes transformações. O ponto de partida da Revolução Industrial foi o desenvolvimento das máquinas a vapor, o que revolução e resultou em transformações no modo de produção das mercadorias, nas relações de trabalho, e também garantiu o surgimento da indústria que consolidou o processo de formação do capitalismo.
 Nessa época a transição fez a passagem dos métodos de produção manual para as máquinas, e os novos processos de fabricação de produtos químicos e produção de ferro, o uso crescente da energia a vapor, eólica e o surgimento da hidráulica, que desenvolveram as máquinas e as ferramentas. A partir dessas mudanças deu-se início às transformações que ficaram conhecidas como Revolução Industrial em todo o mundo. As causas da Revolução Industrial começaram a provocar rumores de um grande movimento, aquele período apresentou varias mudanças do sistema econômico, político e social.
A Primeira Revolução Industrial 
 A Primeira Revolução Industrial deu inicio por volta do ano 1760, marcando a transição de um sistema Feudal para o sistema Capitalista. Fundamentados na extração de carvão como nova fonte de energia, começou os modos de produção em larga escala, e tivemos então a exploração da classe trabalhadora, baixos salários, longas jornadas de trabalho e condições insalubres no interior das indústrias, que durou até meados de 1850, quando então iniciou a segunda fase da Revolução Industrial.
A Segunda Revolução Industrial
 A Segunda Revolução caracterizou-se, ainda pelo maior desenvolvimento da indústria química, responsável por produtos derivados do petróleo, fertilizantes e medicamentos. O uso de eletricidade foi uma das inovações desse período, o primeiro gerador elétrico, construído por Nikola Tesla e George Westinghouse. O uso de energia mais barata que diminuía o custo total dos produtos, e o aumento da necessidade de ter mão de obra mais especializada e qualificada, fortalecimento da indústria automobilística e surgimento de um método de produção chamado de Fordismo, correspondem ao processo evolutivo das tecnologias que modificaram ainda mais o cenário econômico industrial e social.
A Terceira Revolução Industrial
 A Terceira Revolução Industrial, chamada também de Revolução Informacional, começou em meados do século XX, momento em que a eletrônica aparece como verdadeira modernização da indústria. Isso aconteceu após a segunda guerra mundial, começaram a surgir nesse período avanços em diversas áreas da tecnologia, como na robótica, biotecnologia, estudos genéticos e entre outros. Muitos produtos com alta tecnologia foram desenvolvidos, e estão sendo aperfeiçoados até os dias de hoje, celulares, satélites, internet, computadores, petróleo, energia hidrelétrica, nuclear, etc.
 A Quarta Revolução Industrial
 A Quarta Revolução Industrial, também chamada de indústria 4.0 engloba um amplo sistema de tecnologias avançadas como inteligência artificial, robótica, internet das coisas e computação em nuvem, que estão mudando as formas de produção e os modelos de negócios no mundo. A Quarta Revolução Industrial teve início no ano de 2010, e pode ser resumida como o uso das tecnologias vinculadas à internet para a melhoria e transformação da produção industrial, economia, gestão do tempo, maior nível de automação, aumento na capacidade de produção, impressoras 3D, algoritmo, 5G, nanotecnologia, big data, realidade aumentada e Inteligência Artificial aliada à robótica são processos que consolidam esta nova etapa industrial.
9 Pilares da Indústria 4.0
Análise de dados
Análise e gestão de grandes quantidades de dados propicia o aumento de performance e otimização dos processos industriais, equalizando o consumo de energia com a qualidade de produção ao propiciar uma melhor leitura de cenários e tomadas de decisão mais velozes.
Robótica
Ao incorporar robôs inteligentes aos processos da Indústria, o setor ganha em desempenho e disponibilidade, deixando a execução de tarefas de produção logísticas e repetitivas a cargo das máquinas. Além de reduzir os custos, estes robôs representam um importante aumento na produção.
Simulação
Na indústria 4.0, a simulação computacional é utilizada em plantas industriais para analise dados em tempo real, aproximando o mundo físico e virtual, e no aperfeiçoamento em configurações de máquinas para testar o próximo produto na linha de produção virtual antes de qualquer mudança real, gerando otimização de recursos, melhor performance e mais economia.
Integração de sistemas
Atualmente, nem todos os sistemas são totalmente integrados, faltando uma coesão entre empresa e clientes e até mesmo o processo de produção de uma indústria carece de uma integração plena. A indústria 4.0 propõe uma melhor harmonia entre todos que façam parte do ecossistema, garantindo uma gestão integral de experiência para que cadeias de valor sejam realmente automatizadas.
Internet das Coisas (IoT)
A internet das coisas (em inglês, IoT – Internet of Things) consiste na conexão entre rede de objetos físicos, ambientes, veículos e máquinas por meio de dispositivos eletrônicos embarcados, permitindo uma coleta e troca de informações mais rápida e efetiva. Na indústria de produtos e serviços, a IoT representa a integração de tecnologias que antes não estavam conectadas e que agora estão interligadas por meio de uma rede baseada em IP.
Cibersegurança
A indústria do futuro demanda que todas as áreas da empresa estejam conectadas, tanto as redes corporativas (TI) quanto as de automação e operacionais (TA). Desta forma, é fundamental que as empresas contem com sistemas de cibersegurança robustos para proteger sistemas e informações de possíveis ameaças e falhas que podem causar transtornos na produção.
Cloud computing
O número de tarefas relacionadas à produção de bens e serviços na Indústria tem crescido cada vez mais, demandando o uso de aplicativos e dados compartilhados entre diferentes localidades e sistemas para além dos limites dos servidores de uma empresa. A computação em nuvem fornece recursos que refletem em uma importante redução de custo, tempo e eficiência na execução destas tarefas.
Manufatura aditiva
Também conhecida como impressão em 3D, este pilar envolve a produção de peças a partir de camadas sobrepostas de material, normalmente em forma de pó, para se obter um modelo 3D. Esta estratégiapode ser utilizada para criar produtos personalizados que oferecem vantagens de construção e desenhos complexos.
Realidade aumentada
Utilizando os recursos deste pilar, é possível, por exemplo, enviar instruções de montagem via celular para o desenvolvimento de peças de protótipo e utilizar óculos de realidade aumentada para a gestão e operação de determinadas máquinas, melhorando procedimentos de trabalho.
Referência  
https://www.altus.com.br/post/212/conheca-os-nove-pilares-da-industria-4-0-e-sua-relevancia-para-a-atividade-industrial
https://avozdaindustria.com.br/industria-40-totvs/caminho-ate-industria-40-os-destaques-das-revolucoes-industriais
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/revolucao-industrial.htm#:~:text=A%20Revolu%C3%A7%C3%A3o%20Industrial%20foi%20o,processo%20de%20forma%C3%A7%C3%A3o%20do%20capitalismo.

Mais conteúdos dessa disciplina