Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Fisiopatologia Clínica na Saúde do Idoso (nota 10)

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Fisiopatologia Clínica na Saúde do Idoso (nota 10) AOL 2 Fisiopatologia Clínica na Saúde do Idoso Pergunta 1 Analise a situação hipotética a seguir: Valéria, 62 anos, procurou ajuda médica em um posto de saúde, por conta de um quadro de dor nas articulações que já ocorre há 1 ano. Relatou ao clínico geral que esta dor começou nas “juntas das mãos”, e ela se auto medicava com Ibuprofeno diariamente, referindo alívio. O que a levou a procurar ajuda médica foi o acometimento do joelho e da coluna cervical, com a dor mais intensa pela manhã, momento em que ela afirmou se sentir “enferrujada”. Após criteriosa avaliação clínica e o laudo dos exames laboratoriais, o médico a diagnosticou com artrite reumatoide.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre artrite reumatoide, pode-se afirmar que, na artrite reumatoide, as manifestações frequentes são:
A) desvio radial, resultante da subluxação das articulações metacarpofalangeanas e subluxação da falange proximal do lado volar da mão.
B) deformidade em pescoço de cisne e deformidade de boutonnière, que ocorrem tardiamente.
C) comprometimento maior das articulações cárpicas, metatarsofalangeanas e interfalangeanas distais.
D) inicialmente, o acometimento das grandes articulações dos membros superiores e membros inferiores.
E) preponderantemente articulares, sendo que raramente o paciente apresenta queixas de acometimento sistêmico.

Pergunta 2 Na Ressonância Magnética, a hérnia é classificada segundo sua forma. Essa descrição morfológica é a seguinte, de forma resumida: o material discal, proveniente principalmente do núcleo pulposo, está deslocado para fora dos limites intervertebrais, podendo tomar três formas diferentes: protrusão, extrusão ou sequestro.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre hérnia de disco, ordene as fases a seguir de acordo com a sequência em que esta patologia progride morfologicamente:
( ) Sequestro.
( ) Protusão.
( ) Degeneração do ânulo fibroso.
( ) Extrusão.
A) 3, 2, 1, 4.
B) 4, 2, 3, 1.
C) 2, 3, 1, 4.
D) 3, 2, 4, 1.
E) 1, 4, 2, 3.

Pergunta 3 Temos como maior osso do pé o calcâneo, o qual tem como responsabilidade apoiar o tálus e suportar o peso do corpo, estabilizando-o. Estão nele inseridos tendões, fáscias e ligamentos, possuindo também uma camada de gordura que amortece o impacto recebido. Com o envelhecimento, a partir dos 40 anos, há desidratação deste coxim, com subsequente diminuição da função de absorção de impacto, predispondo a inflamações, podendo surgir o esporão de calcâneo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o esporão de calcâneo, pode-se afirmar que esta patologia:
A) é caracterizada por uma formação óssea que surge por macrotraumas como fraturas.
B) pode manifestar sintomas de dor em 95% dos casos.
C) pode ser causada por movimentos mal executados, repetitivos e de impacto nos pés.
D) surge como uma fratura na base e dorso do calcanhar.
E) é uma invaginação óssea na base plantar do calcanhar.

Pergunta 4 As alterações musculoesqueléticas com manifestações álgicas são um dos motivos que mais levam pacientes a consultas médicas. As síndromes de dores reumáticas, tais quais a fibromialgia, constituem uma proporção considerável dessas consultas. São atualmente consideradas uma das causas mais comuns de dor difusa crônica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fibromialgia, pode-se afirmar que esta doença:
A) apresenta quadro sensitivo-motor inalterado, sendo que suas manifestações ocorrem por impulsos provenientes dos nervos periféricos.
B) apresenta quadro álgico associada a uma hipersensibilidade hiperálgica, potencializada pela palpação digital.
C) é caracterizada por apresentar dor em um dos hemicorpos, e acima da cintura pélvica.
D) apresenta causas conhecidas, manifestando-se pelo quadro álgico moderado, localizado e agudo.
E) apresenta dor detectada a uma pressão digital de 2 kg em ao menos 9 dos 16 tender points.

Pergunta 5 Como tratamento conservador, os exercícios físicos são grandes aliados no combate ao quadro álgico, rigidez articular e diminuição da amplitude de movimento, desencadeado pela osteoartrose. Porém, deve-se avaliar cada caso, podendo ocorrer situações como destruição articular importante, perda de alinhamento ou uso anormal articular, alterações cardiovasculares significativas, entre outras condições onde os exercícios podem estar contraindicados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre osteoartrose, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Os exercícios aeróbicos podem ser auxiliares no tratamento conservador da osteoartrose. Porque: II. Contribuem para o fortalecimento muscular, melhora do quadro álgico e da rigidez articular. A seguir, assinale a alternativa correta:
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) As asserções I e II são proposições falsas.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Pergunta 6 A fascite plantar é a causa mais recorrente de dor no calcanhar, que afeta entre 3,6 a 7,0% dos indivíduos, acometendo a faixa etária entre 40 a 60 anos, não tendo predileção quanto ao sexo. Geralmente, apresenta-se de forma unilateral e com menor frequência. Em cerca de 1/3 dos casos, pode se apresentar bilateralmente. Com relação às suas manifestações, a dor é o sintoma primordial, e vale ressaltar que, se ignorada na fase aguda, poderá se tornar uma condição de dor crônica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fascite plantar, pode-se afirmar que o quadro de dor se manifesta como:
A) dor com piora noturna.
B) dor desencadeada pela flexão plantar.
C) dor matinal, associada aos primeiros passos.
D) queixas de dor, principalmente sobre o calcanhar lateral.
E) dor localizada no calcâneo, sem irradiação.

Pergunta 7 A doença de Paget é uma enfermidade osteometabólica, caracterizada pelo aumento da remodelação óssea, o que faz com que o osso se torne mais espesso, frágil, propenso a quadros de fraturas e complicações clínicas. Normalmente, é assintomática, o que dificulta seu diagnóstico e, por vezes, este é feito por achados acidentais, detectados em exames laboratoriais e de imagem.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Doença de Paget, pode-se afirmar que ela pode se manifestar:
A) preferencialmente nos membros superiores e extremidades dos membros inferiores.
B) pelas deformidades no esqueleto, onde há diminuição de tamanho com estrutura preservada dos ossos.
C) pela deformidade característica dos ossos longos de estreitamento e diminuição no tamanho de seu diâmetro.
D) pela presença de cifose dorsal, podendo também ocorrer fraturas por compressão.
E) pela diminuição do maxilar e da mandíbula, preservando a arcada dentária.

Pergunta 8 A sensibilidade à palpação digital em 9 pontos simétricos (18 tender points) é considerado um dos componentes dos critérios de diagnóstico para a Fibromialgia. Estes tender points são definidos como um ponto de severa sensibilidade nos tecidos moles.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fibromialgia, analise a classificação dos tender points a seguir e as associe às respectivas regiões onde se localizam:
1) Tender points 1 e 2
2) Tender points 5 e 6
3) Tender points 9 e 10
4) Tender points 15 e 16
5) Tender points 17 e 18
( ) Joelho.
( ) Occipital.
( ) Trocanter maior.
( ) Trapézio.
( ) Segunda articulação costocondral.

Pergunta 9 Leia o trecho a seguir: “O diagnóstico da osteoporose pode ser clínico, nos casos de indivíduos com fatores de risco que apresentam fratura osteoporótica. Também pode ser estabelecido com base na medida de baixa densidade mineral óssea por DMO por área, pela técnica de absorciometria por raios-X com dupla energia (DXA). A DMO é expressa em termos de grama de mineral por centímetro quadrado analisado (g/cm2). Quando a DMO do indivíduo é comparada à de adultos jovens normais do mesmo sexo, obtém-se o escore T.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre osteoporose, analise os graus de evolução da osteoporose e seus respectivos escores que os classificam:
1) Normal
2) Osteopenia
3) Osteoporose
4) Osteoporose estabelecida
( ) Valor da densidade óssea entre -1 e -2,5 desvios-padrão em relação à média dos valores para adultos jovens saudáveis.
( ) Valor da densidade óssea menor que -2,5 desvios-padrão em relação à média dos valores para adultos jovens saudáveis.
( ) Valor da densidade óssea menor que -2,5 desvios-padrão em relação à média dos valores para adultos jovens saudáveis e pelo menos uma fratura por fragilidade óssea.
( ) Valor da densidade óssea superior a -1 desvio-padrão em relação à média dos valores para adultos jovens saudáveis.

Pergunta 10 O nosso tecido ósseo é dividido em duas partes, sendo a orgânica e a inorgânica. A parte inorgânica é composta por íons fosfato e cálcio, além de bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e pequeno percentual de citrato. Ocorre que a mineralização consiste na deposição destes íons inorgânicos, principalmente o fosfato de cálcio. Porém, quando esta mineralização é deficiente, resulta em patologias.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre doenças metabólicas, pode-se afirmar que a patologia em que ocorre mineralização deficiente localizada na na placa de crescimento, causando ruptura da arquitetura da estrutura no osso recém-formado, é a/o:
A) raquitismo.
B) artrite reumatoide.
C) osteoporose.
D) doença de Paget.
E) osteoartrose.

Pergunta 5 Como tratamento conservador, os exercícios físicos são grandes aliados no combate ao quadro álgico, rigidez articular e diminuição da amplitude de movimento, desencadeado pela osteoartrose. Porém, deve-se avaliar cada caso, podendo ocorrer situações como destruição articular importante, perda de alinhamento ou uso anormal articular, alterações cardiovasculares significativas, entre outras condições onde os exercícios podem estar contraindicados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre osteoartrose, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os exercícios aeróbicos podem ser auxiliares no tratamento conservador da osteoartrose.
Porque: II. Contribuem para o fortalecimento muscular, melhora do quadro álgico e da rigidez articular.
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) As asserções I e II são proposições falsas.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Pergunta 8 A sensibilidade à palpação digital em 9 pontos simétricos (18 tender points) é considerado um dos componentes dos critérios de diagnóstico para a Fibromialgia. Estes tender points são definidos como um ponto de severa sensibilidade nos tecidos moles.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fibromialgia, analise a classificação dos tender points a seguir e as associe às respectivas regiões onde se localizam:
1) Tender points 1 e 2
2) Tender points 5 e 6
3) Tender points 9 e 10
4) Tender points 15 e 16
5) Tender points 17 e 18
A) 4, 1, 5, 2, 3.
B) 4, 5, 3, 1, 2.
C) 3, 1, 5, 2, 4.
D) 1, 2, 4, 5, 3.
E) 5, 1, 4, 2, 3.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Experimente o Premium!star struck emoji

Acesse conteúdos dessa e de diversas outras disciplinas.

Libere conteúdos
sem pagar

Ajude estudantes e ganhe conteúdos liberados!

Questões resolvidas

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário Fisiopatologia Clínica na Saúde do Idoso (nota 10) AOL 2 Fisiopatologia Clínica na Saúde do Idoso Pergunta 1 Analise a situação hipotética a seguir: Valéria, 62 anos, procurou ajuda médica em um posto de saúde, por conta de um quadro de dor nas articulações que já ocorre há 1 ano. Relatou ao clínico geral que esta dor começou nas “juntas das mãos”, e ela se auto medicava com Ibuprofeno diariamente, referindo alívio. O que a levou a procurar ajuda médica foi o acometimento do joelho e da coluna cervical, com a dor mais intensa pela manhã, momento em que ela afirmou se sentir “enferrujada”. Após criteriosa avaliação clínica e o laudo dos exames laboratoriais, o médico a diagnosticou com artrite reumatoide.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre artrite reumatoide, pode-se afirmar que, na artrite reumatoide, as manifestações frequentes são:
A) desvio radial, resultante da subluxação das articulações metacarpofalangeanas e subluxação da falange proximal do lado volar da mão.
B) deformidade em pescoço de cisne e deformidade de boutonnière, que ocorrem tardiamente.
C) comprometimento maior das articulações cárpicas, metatarsofalangeanas e interfalangeanas distais.
D) inicialmente, o acometimento das grandes articulações dos membros superiores e membros inferiores.
E) preponderantemente articulares, sendo que raramente o paciente apresenta queixas de acometimento sistêmico.

Pergunta 2 Na Ressonância Magnética, a hérnia é classificada segundo sua forma. Essa descrição morfológica é a seguinte, de forma resumida: o material discal, proveniente principalmente do núcleo pulposo, está deslocado para fora dos limites intervertebrais, podendo tomar três formas diferentes: protrusão, extrusão ou sequestro.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre hérnia de disco, ordene as fases a seguir de acordo com a sequência em que esta patologia progride morfologicamente:
( ) Sequestro.
( ) Protusão.
( ) Degeneração do ânulo fibroso.
( ) Extrusão.
A) 3, 2, 1, 4.
B) 4, 2, 3, 1.
C) 2, 3, 1, 4.
D) 3, 2, 4, 1.
E) 1, 4, 2, 3.

Pergunta 3 Temos como maior osso do pé o calcâneo, o qual tem como responsabilidade apoiar o tálus e suportar o peso do corpo, estabilizando-o. Estão nele inseridos tendões, fáscias e ligamentos, possuindo também uma camada de gordura que amortece o impacto recebido. Com o envelhecimento, a partir dos 40 anos, há desidratação deste coxim, com subsequente diminuição da função de absorção de impacto, predispondo a inflamações, podendo surgir o esporão de calcâneo.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o esporão de calcâneo, pode-se afirmar que esta patologia:
A) é caracterizada por uma formação óssea que surge por macrotraumas como fraturas.
B) pode manifestar sintomas de dor em 95% dos casos.
C) pode ser causada por movimentos mal executados, repetitivos e de impacto nos pés.
D) surge como uma fratura na base e dorso do calcanhar.
E) é uma invaginação óssea na base plantar do calcanhar.

Pergunta 4 As alterações musculoesqueléticas com manifestações álgicas são um dos motivos que mais levam pacientes a consultas médicas. As síndromes de dores reumáticas, tais quais a fibromialgia, constituem uma proporção considerável dessas consultas. São atualmente consideradas uma das causas mais comuns de dor difusa crônica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre fibromialgia, pode-se afirmar que esta doença:
A) apresenta quadro sensitivo-motor inalterado, sendo que suas manifestações ocorrem por impulsos provenientes dos nervos periféricos.
B) apresenta quadro álgico associada a uma hipersensibilidade hiperálgica, potencializada pela palpação digital.
C) é caracterizada por apresentar dor em um dos hemicorpos, e acima da cintura pélvica.
D) apresenta causas conhecidas, manifestando-se pelo quadro álgico moderado, localizado e agudo.
E) apresenta dor detectada a uma pressão digital de 2 kg em ao menos 9 dos 16 tender points.

Pergunta 5 Como tratamento conservador, os exercícios físicos são grandes aliados no combate ao quadro álgico, rigidez articular e diminuição da amplitude de movimento, desencadeado pela osteoartrose. Porém, deve-se avaliar cada caso, podendo ocorrer situações como destruição articular importante, perda de alinhamento ou uso anormal articular, alterações cardiovasculares significativas, entre outras condições onde os exercícios podem estar contraindicados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre osteoartrose, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Os exercícios aeróbicos podem ser auxiliares no tratamento conservador da osteoartrose. Porque: II. Contribuem para o fortalecimento muscular, melhora do quadro álgico e da rigidez articular. A seguir, assinale a alternativa correta:
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) As asserções I e II são proposições falsas.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Pergunta 6 A fascite plantar é a causa mais recorrente de dor no calcanhar, que afeta entre 3,6 a 7,0% dos indivíduos, acometendo a faixa etária entre 40 a 60 anos, não tendo predileção quanto ao sexo. Geralmente, apresenta-se de forma unilateral e com menor frequência. Em cerca de 1/3 dos casos, pode se apresentar bilateralmente. Com relação às suas manifestações, a dor é o sintoma primordial, e vale ressaltar que, se ignorada na fase aguda, poderá se tornar uma condição de dor crônica.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fascite plantar, pode-se afirmar que o quadro de dor se manifesta como:
A) dor com piora noturna.
B) dor desencadeada pela flexão plantar.
C) dor matinal, associada aos primeiros passos.
D) queixas de dor, principalmente sobre o calcanhar lateral.
E) dor localizada no calcâneo, sem irradiação.

Pergunta 7 A doença de Paget é uma enfermidade osteometabólica, caracterizada pelo aumento da remodelação óssea, o que faz com que o osso se torne mais espesso, frágil, propenso a quadros de fraturas e complicações clínicas. Normalmente, é assintomática, o que dificulta seu diagnóstico e, por vezes, este é feito por achados acidentais, detectados em exames laboratoriais e de imagem.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a Doença de Paget, pode-se afirmar que ela pode se manifestar:
A) preferencialmente nos membros superiores e extremidades dos membros inferiores.
B) pelas deformidades no esqueleto, onde há diminuição de tamanho com estrutura preservada dos ossos.
C) pela deformidade característica dos ossos longos de estreitamento e diminuição no tamanho de seu diâmetro.
D) pela presença de cifose dorsal, podendo também ocorrer fraturas por compressão.
E) pela diminuição do maxilar e da mandíbula, preservando a arcada dentária.

Pergunta 8 A sensibilidade à palpação digital em 9 pontos simétricos (18 tender points) é considerado um dos componentes dos critérios de diagnóstico para a Fibromialgia. Estes tender points são definidos como um ponto de severa sensibilidade nos tecidos moles.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fibromialgia, analise a classificação dos tender points a seguir e as associe às respectivas regiões onde se localizam:
1) Tender points 1 e 2
2) Tender points 5 e 6
3) Tender points 9 e 10
4) Tender points 15 e 16
5) Tender points 17 e 18
( ) Joelho.
( ) Occipital.
( ) Trocanter maior.
( ) Trapézio.
( ) Segunda articulação costocondral.

Pergunta 9 Leia o trecho a seguir: “O diagnóstico da osteoporose pode ser clínico, nos casos de indivíduos com fatores de risco que apresentam fratura osteoporótica. Também pode ser estabelecido com base na medida de baixa densidade mineral óssea por DMO por área, pela técnica de absorciometria por raios-X com dupla energia (DXA). A DMO é expressa em termos de grama de mineral por centímetro quadrado analisado (g/cm2). Quando a DMO do indivíduo é comparada à de adultos jovens normais do mesmo sexo, obtém-se o escore T.”
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre osteoporose, analise os graus de evolução da osteoporose e seus respectivos escores que os classificam:
1) Normal
2) Osteopenia
3) Osteoporose
4) Osteoporose estabelecida
( ) Valor da densidade óssea entre -1 e -2,5 desvios-padrão em relação à média dos valores para adultos jovens saudáveis.
( ) Valor da densidade óssea menor que -2,5 desvios-padrão em relação à média dos valores para adultos jovens saudáveis.
( ) Valor da densidade óssea menor que -2,5 desvios-padrão em relação à média dos valores para adultos jovens saudáveis e pelo menos uma fratura por fragilidade óssea.
( ) Valor da densidade óssea superior a -1 desvio-padrão em relação à média dos valores para adultos jovens saudáveis.

Pergunta 10 O nosso tecido ósseo é dividido em duas partes, sendo a orgânica e a inorgânica. A parte inorgânica é composta por íons fosfato e cálcio, além de bicarbonato, magnésio, potássio, sódio e pequeno percentual de citrato. Ocorre que a mineralização consiste na deposição destes íons inorgânicos, principalmente o fosfato de cálcio. Porém, quando esta mineralização é deficiente, resulta em patologias.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre doenças metabólicas, pode-se afirmar que a patologia em que ocorre mineralização deficiente localizada na na placa de crescimento, causando ruptura da arquitetura da estrutura no osso recém-formado, é a/o:
A) raquitismo.
B) artrite reumatoide.
C) osteoporose.
D) doença de Paget.
E) osteoartrose.

Pergunta 5 Como tratamento conservador, os exercícios físicos são grandes aliados no combate ao quadro álgico, rigidez articular e diminuição da amplitude de movimento, desencadeado pela osteoartrose. Porém, deve-se avaliar cada caso, podendo ocorrer situações como destruição articular importante, perda de alinhamento ou uso anormal articular, alterações cardiovasculares significativas, entre outras condições onde os exercícios podem estar contraindicados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre osteoartrose, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. Os exercícios aeróbicos podem ser auxiliares no tratamento conservador da osteoartrose.
Porque: II. Contribuem para o fortalecimento muscular, melhora do quadro álgico e da rigidez articular.
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B) As asserções I e II são proposições falsas.
C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Pergunta 8 A sensibilidade à palpação digital em 9 pontos simétricos (18 tender points) é considerado um dos componentes dos critérios de diagnóstico para a Fibromialgia. Estes tender points são definidos como um ponto de severa sensibilidade nos tecidos moles.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a fibromialgia, analise a classificação dos tender points a seguir e as associe às respectivas regiões onde se localizam:
1) Tender points 1 e 2
2) Tender points 5 e 6
3) Tender points 9 e 10
4) Tender points 15 e 16
5) Tender points 17 e 18
A) 4, 1, 5, 2, 3.
B) 4, 5, 3, 1, 2.
C) 3, 1, 5, 2, 4.
D) 1, 2, 4, 5, 3.
E) 5, 1, 4, 2, 3.

Mais conteúdos dessa disciplina