Logo Passei Direto
Buscar

Prova FEMA - FEMA - 2017 - para Assistente Social.pdf

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A equipe de referência trata-se de uma proposta organizativa e gerencial para as unidades básicas, secundárias e terciárias com a perspectiva de:
a) aumentar o poder das corporações de especialistas, reforçando o poder de gestão da equipe.
b) criação de vínculo entre trabalhadores e usuários, constituição de espaços institucionais de cogestão e trabalho interdisciplinar.
c) comando único gerencial.
d) trabalho uniprofissional com enfoque no trabalho especializado.

A Clínica Ampliada é traduzida como:
a) atendimento dos casos de forma padronizada, quase que independente da gravidade e das necessidades de cada um.
b) atendimento que possui responsabilidade pela enfermidade, pensa-se em um indivíduo como ser composto por partes, que teoricamente guardam uma noção de interdependência.
c) atendimento centrado nas pessoas reais, em sua existência concreta, também considerando a doença como parte dessas existências.
d) é a prática de um médico prescrevendo um remédio ou solicitando um exame para comprovar ou não a hipótese do usuário ter uma determinada doença e realizando orientações quanto ao tratamento e à prevenção.

Um dos dispositivos da Política Nacional de Humanização considerado como um arranjo potente é a cogestão, que significa:
a) um modelo de gestão participativa, centrado no trabalho em equipe e na construção coletiva (planeja quem executa), os colegiados gestores garantem o compartilhamento do poder, a coanálise, a codecisão e a coavaliação.
b) um modelo de gestão conjunto, centrado no trabalho em equipe e na construção individual, os colegiados gestores garantem a manutenção do poder, a coanálise, a codecisão e a coavaliação.
c) uma reunião de equipe em que os profissionais de saúde trocam percepções e constituem uma compreensão coletiva do sujeito doente, a qual subsidia o desenho de intervenções sobre o caso.
d) um modelo de gestão centralizado, centrado no trabalho médico e no modelo de atenção biomédico, esses colegiados gestores garantem a manutenção do poder, a coanálise, a codecisão e a coavaliação.

A Atenção Básica constitui-se o primeiro nível de atenção no interior do sistema de saúde, porque
a) engloba um conjunto de ações de caráter individual ou coletivo, que envolvam a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação.
b) compõe-se por ações e serviços cuja prática clínica demande disponibilidade de profissionais especializados e uso de recursos tecnológicos para apoio diagnóstico e terapêutico.
c) corresponde à porta de entrada do sistema de saúde, atendendo procedimentos que envolvem alta tecnologia dura e ou alto custo.
d) equipes multiprofissionais de saúde pouco atuam nesse nível de atenção, pois não realizam ações promocionais e preventivas.

A expressão de Participação Social expressa na Constituição de 1988 como uma das diretrizes a serem implementadas no SUS, é:
a) participação como expressão de grupos marginalizados, participação nos espaços onde se dão os benefícios sociais.
b) participação como expressão do desenvolvimento comunitário, participação direta da população em programas sociais voltados para a melhoria das condições de vida de segmentos da sociedade civil de caráter popular.
c) participação com intuito de envolver a comunidade na identificação dos problemas da área de abrangência, considera-se que a Associação de Moradores é o primeiro espaço de busca de parceria.
d) participação popular, que enfatiza a expressão política de grupos representativos da sociedade civil, junto a espaços de definição de políticas públicas de cunho social.

O conceito de integralidade da assistência à saúde previsto no Sistema Único de Saúde, a partir da Lei 8080/90 é entendido como
a) reconhecimento na prática dos serviços, de que cada pessoa é um ser humano indivisível e parte integrante de uma comunidade sendo expressa através de um conjunto articulado e contínuo de ações preventivas e curativas, individuais e coletivas.
b) organização dos serviços de maneira hierarquizada de acordo com o grau de complexidade, conjugando recursos financeiros, materiais e humanos, com vista ao fortalecimento de ações curativas, sem prejuízo das ações preventivas.
c) garantia de que todos os cidadãos tenham acesso a ações e serviços de todos os níveis de complexidade sem privilégios e sem barreiras.
d) exigência de resolução para todos os problemas que sejam demandados pelos indivíduos de acordo com o seu nível de competência.

O Sistema Único de Saúde consiste
a) numa maneira de reorganizar a assistência nas unidades básicas de saúde e especialidades.
b) numa forma de organizar a atuação dos hospitais privados.
c) numa reformulação política e organizacional no sentido de reordenar os serviços e ações de saúde no país.
d) numa reorganização do modelo assistencial que vise o acesso prioritário aos serviços de saúde das pessoas menos favorecidas.

A Educação Permanente em Saúde representa uma importante mudança na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores dos serviços. Sobre os pressupostos da Educação Permanente é correto afirmar que
a) assim como na Educação Continuada, há uma incorporação do ensino e do aprendizado à vida cotidiana das organizações e às práticas sociais e laborais, no contexto real em que ocorrem.
b) trata-se de uma estratégia educativa que utiliza a prática como fonte de conhecimento e de problemas, problematizando o próprio fazer.
c) coloca as pessoas como atores passivos da prática e construtores do conhecimento e de alternativas de ação.
d) há uma abordagem da equipe e do grupo como estrutura de interação, promovendo a fragmentação disciplinar.

Conforme normatização vigente do SUS, definimos a organização de Redes de Atenção à Saúde (RAS) como:
a) oferta de mais serviços num mesmo território geográfico.
b) produção de entrelaçamentos que ocorrem entre diferentes atores, serviços, movimentos, políticas num dado território – ou seja, a rede heterogênea. A construção de redes se apresenta como uma tarefa complexa, exigindo a implementação de tecnologias que qualifiquem os encontros entre diferentes serviços, especialidades e saberes.
c) oferta de mais serviços e mais equipamentos num mesmo território geográfico.
d) composição de serviços semelhantes, ou seja, definir uma rede homogênea. O termo “rede” é utilizado para, por exemplo, rede básica de saúde, rede de saúde mental, a rede hospitalar.

Desenvolver ações para o usuário, considerando-o em sua integralidade biopsicossocial, obedecendo ao pressuposto de que o serviço de saúde seja organizado de forma centrada no usuário, garantido por uma equipe multiprofissional, nos atos de receber, escutar, orientar, atender, encaminhar e acompanhar, é a descrição de:
a) vínculo.
b) acesso.
c) responsabilização.
d) acolhimento.

No Sistema Único de Saúde, a Política Nacional de Humanização / HumanizaSUS utiliza como princípios norteadores, exceto
a) o fortalecimento da participação popular em todas as instâncias gestoras do SUS.
b) o fortalecimento do controle social com a participação da comunidade, dos usuários e de seus familiares.
c) o acolhimento dos usuários de forma resolutiva e respeitosa, baseado no critério de ordem de chegada ao serviço de saúde, da organização das filas, para que se promova a otimização dos serviços.
d) o fortalecimento do trabalho em equipe interdisciplinar, valorizando as atividades realizadas em grupo e as práticas de educação em saúde.

A promoção da saúde é o campo de prática e conhecimento que se ocupa com a ligação entre ação de saúde e o pensar e fazer do cotidiano da população. Esse princípio colabora para:
a) a participação individual no processo decisório das políticas públicas.
b) uma reflexão crítica ajudando as pessoas a realizar transformações e fazer funcionar a ideia de cidadania.
c) as pessoas participarem quando não têm poder e se tornarem dependentes do poder público representando um aspecto integral.
d) o exercício crítico que pode se revelar transformador da realidade, no entanto, não poderá haver mudança e quem decide é o poder público.

Texto referente à questão 13
Numere os parênteses, relacionando os princípios do SUS, a seus respectivos conceitos:
(1) UNIVERSALIDADE
(2) EQUIDADE
(3) INTEGRALIDADE
( ) Igualdade da atenção à saúde, sem privilégios ou preconceitos, devendo disponibilizar recursos e serviços de forma justa, de acordo com as necessidades de cada um.
( ) É garantido ao usuário ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, com garantia de acesso a todos os níveis de complexidade do sistema.
( ) O Sistema de Saúde deve atender a todos, sem distinções ou restrições, oferecendo toda atenção necessária, sem qualquer custo.

O processo histórico de construção do Sistema Único de Saúde culminou com sua regulamentação em 1990, através da Lei Orgânica da Saúde.
Considerando os fatos da trajetória de construção do SUS, e o ano do acontecimento deles, numere a coluna da direita, que trata dos fatos históricos, segundo a coluna da esquerda, que identifica os anos correspondentes a esses fatos.
Ano Fato histórico
I. 1941
II. 1953
III. 1984
IV. 1986
V. 1987
( ) VIII Conferência Nacional da Saúde
( ) Criação do Ministério da Saúde
( ) Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde
( ) I Conferência Nacional de Saúde
( ) Ações Integradas de Saúde

No início década de 90, os novos rumos da epidemia de AIDS e suas novas implicações sociais motivaram um grupo de pesquisadores da escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard a elaborarem o conceito de vulnerabilidade. Sobre esse conceito é correto afirmar que
a) o conceito de vulnerabilidade foi elaborado com o intuito de auxiliar na prevenção e intervenção da epidemia de AIDS e para se superar o conceito de grupos de risco e comportamentos de risco.
b) a vulnerabilidade pode ser analisada por meio de três eixos de compreensão: individual, familiar e comunitário.
c) o conceito de vulnerabilidade indica um conjunto de aspectos individuais relacionados ao maior risco de indivíduos a um adoecimento ou agravo.
d) a dimensão programática da vulnerabilidade refere-se ao grau e à qualidade de informação que cada pessoa tem sobre dado problema de saúde, a capacidade e interesse de compreender e assimilar essa informação e de modificar suas práticas em relação a este problema.

Sobre os campos de atuação da Vigilância Sanitária, é correto afirmar que
a) os campos de atuação da Vigilância Sanitária são: meio ambiente, produtos, saúde do trabalhador, serviços de saúde e portos, aeroportos e fronteiras.
b) o cuidado de vigilância sanitária no nível municipal é realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
c) as ações de vigilância sanitária estão direcionadas a extinção dos riscos sanitários.

O Projeto de Reforma Sanitária tem como uma de suas estratégias o Sistema Único de Saúde e foi fruto de lutas e mobilização dos profissionais de saúde, articulados ao movimento popular. Sua preocupação central é
a) assegurar que o Estado atue em função da sociedade, pautando-se na concepção de estado democrático de direito, responsável pelas políticas sociais e de saúde.
b) garantir que o estado regule a sociedade pautando-se na concepção de estado democrático e de direito sendo participativo nas políticas sociais e de saúde.
c) mobilizar diversos seguimentos da sociedade e órgãos públicos e privados para o fortalecimento das políticas sociais e de saúde.
d) assegurar que o Estado atue em todos os níveis pautando na concepção de estado regulador dos direitos e contributivos das políticas sociais e de saúde.

Gestante, no 4º mês de gravidez, desempregada, é atendida na Unidade Básica de Saúde com história de mal súbito. Durante a sua permanência no local, foi avaliada, medicada e orientada a fazer sua matrícula na Unidade e iniciar o pré-natal. Detectada a necessidade de avaliação neurológica, saiu da Unidade com consulta agendada com o especialista, no Núcleo de Especialidades da rede de saúde do município. De acordo com a Lei nº 8080/1990, a situação expressa a organização do sistema local de saúde segundo os princípios da:
a) universalidade e da integralidade.
b) intersetorialidade e da territorização.
c) intersetorialidade e da regionalização.
d) integralidade e da territorialização.

É notável na atualidade, a presença e a intervenção do Assistente Social, em todo o território Nacional, através de Fóruns e Conselhos vinculados as políticas sociais, seja no plano da defesa dos direitos sociais dos usuários, seja no legitimo controle das mesmas. O que a frase mencionada norteia?
a) Movimento de Reconceituacão.
b) Planejamento das Políticas Públicas.
c) Princípios Fundamentais do Código de Ética.
d) Projeto Ético Político.

A práxis não se realiza com suas potencialidades emancipatórias, onde a universalidade, a sociabilidade, a consciência e a liberdade não estiverem presentes, pois se tratam de:
a) valores morais.
b) capacidades humanos genéricas.
c) valores éticos.
d) valores humanistas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A equipe de referência trata-se de uma proposta organizativa e gerencial para as unidades básicas, secundárias e terciárias com a perspectiva de:
a) aumentar o poder das corporações de especialistas, reforçando o poder de gestão da equipe.
b) criação de vínculo entre trabalhadores e usuários, constituição de espaços institucionais de cogestão e trabalho interdisciplinar.
c) comando único gerencial.
d) trabalho uniprofissional com enfoque no trabalho especializado.

A Clínica Ampliada é traduzida como:
a) atendimento dos casos de forma padronizada, quase que independente da gravidade e das necessidades de cada um.
b) atendimento que possui responsabilidade pela enfermidade, pensa-se em um indivíduo como ser composto por partes, que teoricamente guardam uma noção de interdependência.
c) atendimento centrado nas pessoas reais, em sua existência concreta, também considerando a doença como parte dessas existências.
d) é a prática de um médico prescrevendo um remédio ou solicitando um exame para comprovar ou não a hipótese do usuário ter uma determinada doença e realizando orientações quanto ao tratamento e à prevenção.

Um dos dispositivos da Política Nacional de Humanização considerado como um arranjo potente é a cogestão, que significa:
a) um modelo de gestão participativa, centrado no trabalho em equipe e na construção coletiva (planeja quem executa), os colegiados gestores garantem o compartilhamento do poder, a coanálise, a codecisão e a coavaliação.
b) um modelo de gestão conjunto, centrado no trabalho em equipe e na construção individual, os colegiados gestores garantem a manutenção do poder, a coanálise, a codecisão e a coavaliação.
c) uma reunião de equipe em que os profissionais de saúde trocam percepções e constituem uma compreensão coletiva do sujeito doente, a qual subsidia o desenho de intervenções sobre o caso.
d) um modelo de gestão centralizado, centrado no trabalho médico e no modelo de atenção biomédico, esses colegiados gestores garantem a manutenção do poder, a coanálise, a codecisão e a coavaliação.

A Atenção Básica constitui-se o primeiro nível de atenção no interior do sistema de saúde, porque
a) engloba um conjunto de ações de caráter individual ou coletivo, que envolvam a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o diagnóstico, o tratamento e a reabilitação.
b) compõe-se por ações e serviços cuja prática clínica demande disponibilidade de profissionais especializados e uso de recursos tecnológicos para apoio diagnóstico e terapêutico.
c) corresponde à porta de entrada do sistema de saúde, atendendo procedimentos que envolvem alta tecnologia dura e ou alto custo.
d) equipes multiprofissionais de saúde pouco atuam nesse nível de atenção, pois não realizam ações promocionais e preventivas.

A expressão de Participação Social expressa na Constituição de 1988 como uma das diretrizes a serem implementadas no SUS, é:
a) participação como expressão de grupos marginalizados, participação nos espaços onde se dão os benefícios sociais.
b) participação como expressão do desenvolvimento comunitário, participação direta da população em programas sociais voltados para a melhoria das condições de vida de segmentos da sociedade civil de caráter popular.
c) participação com intuito de envolver a comunidade na identificação dos problemas da área de abrangência, considera-se que a Associação de Moradores é o primeiro espaço de busca de parceria.
d) participação popular, que enfatiza a expressão política de grupos representativos da sociedade civil, junto a espaços de definição de políticas públicas de cunho social.

O conceito de integralidade da assistência à saúde previsto no Sistema Único de Saúde, a partir da Lei 8080/90 é entendido como
a) reconhecimento na prática dos serviços, de que cada pessoa é um ser humano indivisível e parte integrante de uma comunidade sendo expressa através de um conjunto articulado e contínuo de ações preventivas e curativas, individuais e coletivas.
b) organização dos serviços de maneira hierarquizada de acordo com o grau de complexidade, conjugando recursos financeiros, materiais e humanos, com vista ao fortalecimento de ações curativas, sem prejuízo das ações preventivas.
c) garantia de que todos os cidadãos tenham acesso a ações e serviços de todos os níveis de complexidade sem privilégios e sem barreiras.
d) exigência de resolução para todos os problemas que sejam demandados pelos indivíduos de acordo com o seu nível de competência.

O Sistema Único de Saúde consiste
a) numa maneira de reorganizar a assistência nas unidades básicas de saúde e especialidades.
b) numa forma de organizar a atuação dos hospitais privados.
c) numa reformulação política e organizacional no sentido de reordenar os serviços e ações de saúde no país.
d) numa reorganização do modelo assistencial que vise o acesso prioritário aos serviços de saúde das pessoas menos favorecidas.

A Educação Permanente em Saúde representa uma importante mudança na concepção e nas práticas de capacitação dos trabalhadores dos serviços. Sobre os pressupostos da Educação Permanente é correto afirmar que
a) assim como na Educação Continuada, há uma incorporação do ensino e do aprendizado à vida cotidiana das organizações e às práticas sociais e laborais, no contexto real em que ocorrem.
b) trata-se de uma estratégia educativa que utiliza a prática como fonte de conhecimento e de problemas, problematizando o próprio fazer.
c) coloca as pessoas como atores passivos da prática e construtores do conhecimento e de alternativas de ação.
d) há uma abordagem da equipe e do grupo como estrutura de interação, promovendo a fragmentação disciplinar.

Conforme normatização vigente do SUS, definimos a organização de Redes de Atenção à Saúde (RAS) como:
a) oferta de mais serviços num mesmo território geográfico.
b) produção de entrelaçamentos que ocorrem entre diferentes atores, serviços, movimentos, políticas num dado território – ou seja, a rede heterogênea. A construção de redes se apresenta como uma tarefa complexa, exigindo a implementação de tecnologias que qualifiquem os encontros entre diferentes serviços, especialidades e saberes.
c) oferta de mais serviços e mais equipamentos num mesmo território geográfico.
d) composição de serviços semelhantes, ou seja, definir uma rede homogênea. O termo “rede” é utilizado para, por exemplo, rede básica de saúde, rede de saúde mental, a rede hospitalar.

Desenvolver ações para o usuário, considerando-o em sua integralidade biopsicossocial, obedecendo ao pressuposto de que o serviço de saúde seja organizado de forma centrada no usuário, garantido por uma equipe multiprofissional, nos atos de receber, escutar, orientar, atender, encaminhar e acompanhar, é a descrição de:
a) vínculo.
b) acesso.
c) responsabilização.
d) acolhimento.

No Sistema Único de Saúde, a Política Nacional de Humanização / HumanizaSUS utiliza como princípios norteadores, exceto
a) o fortalecimento da participação popular em todas as instâncias gestoras do SUS.
b) o fortalecimento do controle social com a participação da comunidade, dos usuários e de seus familiares.
c) o acolhimento dos usuários de forma resolutiva e respeitosa, baseado no critério de ordem de chegada ao serviço de saúde, da organização das filas, para que se promova a otimização dos serviços.
d) o fortalecimento do trabalho em equipe interdisciplinar, valorizando as atividades realizadas em grupo e as práticas de educação em saúde.

A promoção da saúde é o campo de prática e conhecimento que se ocupa com a ligação entre ação de saúde e o pensar e fazer do cotidiano da população. Esse princípio colabora para:
a) a participação individual no processo decisório das políticas públicas.
b) uma reflexão crítica ajudando as pessoas a realizar transformações e fazer funcionar a ideia de cidadania.
c) as pessoas participarem quando não têm poder e se tornarem dependentes do poder público representando um aspecto integral.
d) o exercício crítico que pode se revelar transformador da realidade, no entanto, não poderá haver mudança e quem decide é o poder público.

Texto referente à questão 13
Numere os parênteses, relacionando os princípios do SUS, a seus respectivos conceitos:
(1) UNIVERSALIDADE
(2) EQUIDADE
(3) INTEGRALIDADE
( ) Igualdade da atenção à saúde, sem privilégios ou preconceitos, devendo disponibilizar recursos e serviços de forma justa, de acordo com as necessidades de cada um.
( ) É garantido ao usuário ações de promoção, prevenção, tratamento e reabilitação, com garantia de acesso a todos os níveis de complexidade do sistema.
( ) O Sistema de Saúde deve atender a todos, sem distinções ou restrições, oferecendo toda atenção necessária, sem qualquer custo.

O processo histórico de construção do Sistema Único de Saúde culminou com sua regulamentação em 1990, através da Lei Orgânica da Saúde.
Considerando os fatos da trajetória de construção do SUS, e o ano do acontecimento deles, numere a coluna da direita, que trata dos fatos históricos, segundo a coluna da esquerda, que identifica os anos correspondentes a esses fatos.
Ano Fato histórico
I. 1941
II. 1953
III. 1984
IV. 1986
V. 1987
( ) VIII Conferência Nacional da Saúde
( ) Criação do Ministério da Saúde
( ) Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde
( ) I Conferência Nacional de Saúde
( ) Ações Integradas de Saúde

No início década de 90, os novos rumos da epidemia de AIDS e suas novas implicações sociais motivaram um grupo de pesquisadores da escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard a elaborarem o conceito de vulnerabilidade. Sobre esse conceito é correto afirmar que
a) o conceito de vulnerabilidade foi elaborado com o intuito de auxiliar na prevenção e intervenção da epidemia de AIDS e para se superar o conceito de grupos de risco e comportamentos de risco.
b) a vulnerabilidade pode ser analisada por meio de três eixos de compreensão: individual, familiar e comunitário.
c) o conceito de vulnerabilidade indica um conjunto de aspectos individuais relacionados ao maior risco de indivíduos a um adoecimento ou agravo.
d) a dimensão programática da vulnerabilidade refere-se ao grau e à qualidade de informação que cada pessoa tem sobre dado problema de saúde, a capacidade e interesse de compreender e assimilar essa informação e de modificar suas práticas em relação a este problema.

Sobre os campos de atuação da Vigilância Sanitária, é correto afirmar que
a) os campos de atuação da Vigilância Sanitária são: meio ambiente, produtos, saúde do trabalhador, serviços de saúde e portos, aeroportos e fronteiras.
b) o cuidado de vigilância sanitária no nível municipal é realizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).
c) as ações de vigilância sanitária estão direcionadas a extinção dos riscos sanitários.

O Projeto de Reforma Sanitária tem como uma de suas estratégias o Sistema Único de Saúde e foi fruto de lutas e mobilização dos profissionais de saúde, articulados ao movimento popular. Sua preocupação central é
a) assegurar que o Estado atue em função da sociedade, pautando-se na concepção de estado democrático de direito, responsável pelas políticas sociais e de saúde.
b) garantir que o estado regule a sociedade pautando-se na concepção de estado democrático e de direito sendo participativo nas políticas sociais e de saúde.
c) mobilizar diversos seguimentos da sociedade e órgãos públicos e privados para o fortalecimento das políticas sociais e de saúde.
d) assegurar que o Estado atue em todos os níveis pautando na concepção de estado regulador dos direitos e contributivos das políticas sociais e de saúde.

Gestante, no 4º mês de gravidez, desempregada, é atendida na Unidade Básica de Saúde com história de mal súbito. Durante a sua permanência no local, foi avaliada, medicada e orientada a fazer sua matrícula na Unidade e iniciar o pré-natal. Detectada a necessidade de avaliação neurológica, saiu da Unidade com consulta agendada com o especialista, no Núcleo de Especialidades da rede de saúde do município. De acordo com a Lei nº 8080/1990, a situação expressa a organização do sistema local de saúde segundo os princípios da:
a) universalidade e da integralidade.
b) intersetorialidade e da territorização.
c) intersetorialidade e da regionalização.
d) integralidade e da territorialização.

É notável na atualidade, a presença e a intervenção do Assistente Social, em todo o território Nacional, através de Fóruns e Conselhos vinculados as políticas sociais, seja no plano da defesa dos direitos sociais dos usuários, seja no legitimo controle das mesmas. O que a frase mencionada norteia?
a) Movimento de Reconceituacão.
b) Planejamento das Políticas Públicas.
c) Princípios Fundamentais do Código de Ética.
d) Projeto Ético Político.

A práxis não se realiza com suas potencialidades emancipatórias, onde a universalidade, a sociabilidade, a consciência e a liberdade não estiverem presentes, pois se tratam de:
a) valores morais.
b) capacidades humanos genéricas.
c) valores éticos.
d) valores humanistas.

Prévia do material em texto

Não é possível exibir esta imagem no momento.
 
 
EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N° 04/2017 
PROCESSO SELETIVO 
 
ASSISTENTE SOCIAL 
DATA DA REALIZAÇÃO DA PROVA: 21/10/2017 
 
 
 
INSTRUÇÕES 
 
Você está recebendo a FOLHA DEFINITIVA DE RESPOSTAS, FOLHA DE REDAÇÃO e o 
CADERNO com 50 questões. Leia cuidadosamente cada questão e escolha a resposta que 
você considera correta. 
 
Preencha com seu NOME e número do RG os espaços indicados na capa deste caderno. 
Assine a FOLHA DEFINITIVA DE RESPOSTAS com caneta de tinta azul ou preta. 
Marque, na FOLHA DEFINITIVA DE RESPOSTAS, com caneta de tinta azul ou preta, a 
letra correspondente à alternativa que você escolheu para cada uma das questões. 
 
A duração da prova é de 3 horas. 
 
Você só poderá entregar a FOLHA DEFINITIVA DE RESPOSTAS e a FOLHA REDAÇÃO 
depois de decorrida 1 hora do início da prova. 
 
Você poderá levar a FOLHA INTERMEDIÁRIA DE RESPOSTAS no final deste caderno. 
 
 
Ao sair, NÃO será permitido levar o CADERNO DE QUESTÕES. 
 
 
 
 
 
 
 
 
Nome do candidato: RG: 
www.pciconcursos.com.br
 
1 
 
Saúde Coletiva 
 
1. A equipe de referência trata-se de uma proposta 
organizativa e gerencial para as unidades básicas, 
secundárias e terciárias com a perspectiva de: 
 
a) aumentar o poder das corporações de 
especialistas, reforçando o poder de gestão da 
equipe. 
b) criação de vínculo entre trabalhadores e 
usuários, constituição de espaços institucionais 
de cogestão e trabalho interdisciplinar. 
c) comando único gerencial. 
d) trabalho uniprofissional com enfoque no trabalho 
especializado. 
 
2. A Clínica Ampliada é traduzida como: 
 
a) atendimento dos casos de forma padronizada, 
quase que independente da gravidade e das 
necessidades de cada um. 
b) atendimento que possui responsabilidade pela 
enfermidade, pensa-se em um indivíduo como 
ser composto por partes, que teoricamente 
guardam uma noção de interdependência. 
c) atendimento centrado nas pessoas reais, em sua 
existência concreta, também considerando a 
doença como parte dessas existências. 
d) é a prática de um médico prescrevendo um 
remédio ou solicitando um exame para 
comprovar ou não a hipótese do usuário ter uma 
determinada doença e realizando orientações 
quanto ao tratamento e à prevenção. 
 
3. Um dos dispositivos da Política Nacional de 
Humanização considerado como um arranjo 
potente é a cogestão, que significa: 
 
a) um modelo de gestão participativa, centrado no 
trabalho em equipe e na construção coletiva 
(planeja quem executa), os colegiados gestores 
garantem o compartilhamento do poder, a 
coanálise, a codecisão e a coavaliação. 
b) um modelo de gestão conjunto, centrado no 
trabalho em equipe e na construção individual, 
os colegiados gestores garantem a manutenção 
do poder, a coanálise, a codecisão e a 
coavaliação. 
c) uma reunião de equipe em que os profissionais 
de saúde trocam percepções e constituem uma 
compreensão coletiva do sujeito doente, a qual 
subsidia o desenho de intervenções sobre o 
caso. 
d) um modelo de gestão centralizado, centrado no 
trabalho médico e no modelo de atenção 
biomédico, esses colegiados gestores garantem 
a manutenção do poder, a coanálise, a 
codecisão e a coavaliação. 
 
 4. A Atenção Básica constitui-se o primeiro nível de 
atenção no interior do sistema de saúde, porque 
 
a) engloba um conjunto de ações de caráter 
individual ou coletivo, que envolvam a promoção 
da saúde, a prevenção de doenças, o 
diagnóstico, o tratamento e a reabilitação. 
b) compõe-se por ações e serviços cuja prática 
clínica demande disponibilidade de profissionais 
especializados e uso de recursos tecnológicos 
para apoio diagnóstico e terapêutico. 
c) corresponde à porta de entrada do sistema de 
saúde, atendendo procedimentos que envolvem 
alta tecnologia dura e ou alto custo. 
d) equipes multiprofissionais de saúde pouco atuam 
nesse nível de atenção, pois não realizam ações 
promocionais e preventivas. 
 
5. A expressão de Participação Social expressa na 
Constituição de 1988 como uma das diretrizes a 
serem implementadas no SUS, é: 
 
a) participação como expressão de grupos 
marginalizados, participação nos espaços onde 
se dão os benefícios sociais. 
b) participação como expressão do 
desenvolvimento comunitário, participação direta 
da população em programas sociais voltados 
para a melhoria das condições de vida de 
segmentos da sociedade civil de caráter popular. 
c) participação com intuito de envolver a 
comunidade na identificação dos problemas da 
área de abrangência, considera-se que a 
Associação de Moradores é o primeiro espaço 
de busca de parceria. 
d) participação popular, que enfatiza a expressão 
política de grupos representativos da sociedade 
civil, junto a espaços de definição de políticas 
públicas de cunho social. 
 
6. O conceito de integralidade da assistência à 
saúde previsto no Sistema Único de Saúde, a partir 
da Lei 8080/90 é entendido como 
 
a) reconhecimento na prática dos serviços, de que 
cada pessoa é um ser humano indivisível e parte 
integrante de uma comunidade sendo expressa 
através de um conjunto articulado e contínuo de 
ações preventivas e curativas, individuais e 
coletivas. 
b) organização dos serviços de maneira 
hierarquizada de acordo com o grau de 
complexidade, conjugando recursos financeiros, 
materiais e humanos, com vista ao 
www.pciconcursos.com.br
 
2 
 
fortalecimento de ações curativas, sem prejuízo 
das ações preventivas. 
c) garantia de que todos os cidadãos tenham 
acesso a ações e serviços de todos os níveis de 
complexidade sem privilégios e sem barreiras. 
d) exigência de resolução para todos os problemas 
que sejam demandados pelos indivíduos de 
acordo com o seu nível de competência. 
 
7. O Sistema Único de Saúde consiste 
 
a) numa maneira de reorganizar a assistência nas 
unidades básicas de saúde e especialidades. 
b) numa forma de organizar a atuação dos 
hospitais privados. 
c) numa reformulação política e organizacional no 
sentido de reordenar os serviços e ações de 
saúde no país. 
d) numa reorganização do modelo assistencial que 
vise o acesso prioritário aos serviços de saúde 
das pessoas menos favorecidas. 
 
8. A Educação Permanente em Saúde representa 
uma importante mudança na concepção e nas 
práticas de capacitação dos trabalhadores dos 
serviços. Sobre os pressupostos da Educação 
Permanente é correto afirmar que 
 
a) assim como na Educação Continuada, há uma 
incorporação do ensino e do aprendizado à vida 
cotidiana das organizações e às práticas sociais 
e laborais, no contexto real em que ocorrem. 
b) trata-se de uma estratégia educativa que utiliza a 
prática como fonte de conhecimento e de 
problemas, problematizando o próprio fazer. 
c) coloca as pessoas como atores passivos da 
prática e construtores do conhecimento e de 
alternativas de ação. 
d) há uma abordagem da equipe e do grupo como 
estrutura de interação, promovendo a 
fragmentação disciplinar. 
 
9. Conforme normatização vigente do SUS, 
definimos a organização de Redes de Atenção à 
Saúde (RAS) como: 
 
a) oferta de mais serviços num mesmo território 
geográfico. 
b) produção de entrelaçamentos que ocorrem entre 
diferentes atores, serviços, movimentos, políticas 
num dado território – ou seja, a rede 
heterogênea. A construção de redes se 
apresenta como uma tarefa complexa, exigindo a 
implementação de tecnologias que qualifiquem 
os encontros entre diferentes serviços, 
especialidades e saberes. 
c) oferta de mais serviços e mais equipamentos 
num mesmo território geográfico. 
d) composição de serviços semelhantes, ou seja, 
definir uma rede homogênea. O termo “rede” é 
utilizado para, por exemplo, rede básica de 
saúde, rede de saúde mental, a rede hospitalar. 
 
10. Desenvolver ações para o usuário, 
considerando-o em sua integralidade 
biopsicossocial, obedecendo ao pressuposto de 
que o serviço de saúde seja organizado de forma 
centrada no usuário, garantido por uma equipe 
multiprofissional,nos atos de receber, escutar, 
orientar, atender, encaminhar e acompanhar, é a 
descrição de: 
 
a) vínculo. 
b) acesso. 
c) responsabilização. 
d) acolhimento. 
 
11. No Sistema Único de Saúde, a Política Nacional 
de Humanização / HumanizaSUS utiliza como 
princípios norteadores, exceto 
 
a) o fortalecimento da participação popular em 
todas as instâncias gestoras do SUS. 
b) o fortalecimento do controle social com a 
participação da comunidade, dos usuários e de 
seus familiares. 
c) o acolhimento dos usuários de forma resolutiva e 
respeitosa, baseado no critério de ordem de 
chegada ao serviço de saúde, da organização 
das filas, para que se promova a otimização dos 
serviços. 
d) o fortalecimento do trabalho em equipe 
interdisciplinar, valorizando as atividades 
realizadas em grupo e as práticas de educação 
em saúde. 
12. A promoção da saúde é o campo de prática e 
conhecimento que se ocupa com a ligação entre 
ação de saúde e o pensar e fazer do cotidiano da 
população. Esse princípio colabora para: 
 
a) a participação individual no processo decisório 
das políticas públicas. 
b) uma reflexão crítica ajudando as pessoas a 
realizar transformações e fazer funcionar a ideia 
de cidadania. 
c) as pessoas participarem quando não têm poder 
e se tornarem dependentes do poder público 
representando um aspecto integral. 
d) o exercício crítico que pode se revelar 
transformador da realidade, no entanto, não 
poderá haver mudança e quem decide é o poder 
público. 
www.pciconcursos.com.br
 
3 
 
(Texto referente à questão 13) Numere os 
parênteses, relacionando os princípios do SUS, a 
seus respectivos conceitos: 
 
(1) UNIVERSALIDADE 
(2) EQUIDADE 
(3) INTEGRALIDADE 
 
( ) Igualdade da atenção à saúde, sem privilégios 
ou preconceitos, devendo disponibilizar recursos e 
serviços de forma justa, de acordo com as 
necessidades de cada um. 
( ) É garantido ao usuário ações de promoção, 
prevenção, tratamento e reabilitação, com garantia 
de acesso a todos os níveis de complexidade do 
sistema. 
( ) O Sistema de Saúde deve atender a todos, sem 
distinções ou restrições, oferecendo toda atenção 
necessária, sem qualquer custo. 
 
13. A alternativa que indica a sequência correta 
dessa relação de cima para baixo é: 
 
a) 1, 3, 2. 
b) 1, 2, 3. 
c) 2, 3, 1. 
d) 3, 2, 1. 
 
14. Considerando as linhas de cuidado em saúde, 
assinale a alternativa incorreta. 
 
a) Constitui uma tecnologia para a referência e 
contrarreferência. 
b) São estratégias de estabelecimento do “percurso 
assistencial” com o objetivo de organizar o fluxo 
dos indivíduos, de acordo com suas 
necessidades. 
c) Uma linha de cuidado visa atender integralmente 
alguém. Atender integralmente supõe 
corresponder aos componentes singulares em 
que se inscreve. 
d) Uma linha do cuidado supõe trânsito entre ações 
e entre serviços, ambos necessitando de estar 
suficientemente acessíveis e complementando-
se. 
 
15. O processo histórico de construção do Sistema 
Único de Saúde culminou com sua regulamentação 
em 1990, através da Lei Orgânica da Saúde. 
Considerando os fatos da trajetória de construção 
do SUS, e o ano do acontecimento deles, numere a 
coluna da direita, que trata dos fatos históricos, 
segundo a coluna da esquerda, que identifica os 
anos correspondentes a esses fatos. 
 
 
 
Ano Fato histórico 
 I. 1941 ( ) VIII Conferência Nacional da Saúde 
 II. 1953 ( ) Criação do Ministério da Saúde 
III. 1984 ( ) Sistema Unificado e Descentralizado de Saúde 
IV. 1986 ( ) I Conferência Nacional de Saúde 
 V. 1987 ( ) Ações Integradas de Saúde 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência 
correta, de cima para baixo. 
 
a) III, I, V, II, IV. 
b) IV, II, V, I, III. 
c) V, I, IV, II, III. 
d) IV, I, III, II, V. 
 
16. No início década de 90, os novos rumos da 
epidemia de AIDS e suas novas implicações sociais 
motivaram um grupo de pesquisadores da escola 
de Saúde Pública da Universidade de Harvard a 
elaborarem o conceito de vulnerabilidade. Sobre 
esse conceito é correto afirmar que 
 
a) o conceito de vulnerabilidade foi elaborado com 
o intuito de auxiliar na prevenção e intervenção 
da epidemia de AIDS e para se superar o 
conceito de grupos de risco e comportamentos 
de risco. 
b) a vulnerabilidade pode ser analisada por meio de 
três eixos de compreensão: individual, familiar e 
comunitário. 
c) o conceito de vulnerabilidade indica um conjunto 
de aspectos individuais relacionados ao maior 
risco de indivíduos a um adoecimento ou agravo. 
d) a dimensão programática da vulnerabilidade 
refere-se ao grau e à qualidade de informação 
que cada pessoa tem sobre dado problema de 
saúde, a capacidade e interesse de 
compreender e assimilar essa informação e de 
modificar suas práticas em relação a este 
problema. 
 
17. Sobre os campos de atuação da Vigilância 
Sanitária, é correto afirmar que 
 
a) os campos de atuação da Vigilância Sanitária 
são: meio ambiente, produtos, saúde do 
trabalhador, serviços de saúde e portos, 
aeroportos e fronteiras. 
b) o cuidado de vigilância sanitária no nível 
municipal é realizado pela Agência Nacional de 
Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Instituto 
Nacional de Controle de Qualidade em Saúde 
(INCQS). 
c) as ações de vigilância sanitária estão 
direcionadas a extinção dos riscos sanitários. 
www.pciconcursos.com.br
 
4 
 
d) os riscos sanitários relacionados à saúde do 
trabalhador abrange o principal campo de 
atuação da Vigilância Sanitária através do 
cuidado com os portos, aeroportos e fronteiras. 
 
18. Sobre os fatores de risco para o adoecimento 
da população é correto afirmar que 
 
a) são componentes que podem levar à doença ou 
contribuir para o risco de adoecimento e 
manutenção dos agravos de saúde. 
b) são denominados fatores de risco quando o 
efeito não pode ser prevenido (ex. obesidade e 
hipertensão arterial) 
c) são atributos inevitáveis fora da possibilidade de 
controle (sexo, grupo étnico, para doença 
coronariana ou idade e ascendência familiar para 
câncer de pulmão). 
d) são atributos de um grupo com menor incidência 
de um determinado distúrbio em relação a outros 
grupos, definidos pela ausência ou baixa 
dosagem de tal fator. 
 
19. Em um município de 2000 habitantes, no ano de 
2016, houve uma epidemia de Zika. A investigação 
epidemiológica desse problema revelou a 
ocorrência de 600 casos novos, sendo que destes 
100 eram crianças e 50 gestantes. De posse das 
informações acima, responda: A incidência da 
doença no município foi de: 
 
a) 25%. 
b) 37,5%. 
c) 7,5%. 
d) 30%. 
 
20. Está correto conceituar Surto Epidêmico como: 
 
a) epidemia que ocorre num único país. 
b) epidemia de duração menor do que uma 
semana. 
c) sendo ocasionadas predominantemente por 
veiculação hídrica. 
d) ocorrência epidêmica restrita a um espaço 
delimitado como, por exemplo, em um colégio ou 
em um edifício de apartamentos. 
 
21. Uma fábrica de cerâmica realiza, através do 
serviço de saúde do trabalhador, um ''check-up'' 
dos empregados a cada 5 anos de atuação na 
empresa. A avaliação dos resultados durante 10 
anos de implantação dessa rotina revelou que, dos 
500 empregados examinados ao Raio X, 100 
tinham lesões suspeitas de silicose. A medida 
acima se trata de um coeficiente de: 
 
a) incidência. 
b) prevalência 
c) letalidade. 
d) tendência. 
 
22. A probabilidade da ocorrência de um agravo à 
saúde de um indivíduo ou de uma coletividade 
chama-se de: 
 
a) vigilância epidemiológica. 
b) coeficiente de incidência. 
c) doença latente. 
d) fator de risco. 
 
23. O princípio da equidade no Sistema Único de 
Saúde (SUS) significa: 
 
a) garantia de acesso a todas as pessoas, às ações 
e aos serviços de saúde, independentemente de 
sexo, raça, renda, ocupação ou outras 
características sociais ou pessoais. 
b) acesso aos benefícios e serviços de saúde às 
populações urbanas e rurais 
c) assegurar a articulação da saúde com outras 
políticas públicas que tenham repercussão na 
qualidade de vida dos indivíduos.d) garantia de que os recursos de saúde em função 
das disparidades regionais e diferenças sociais 
sejam distribuídos no sentido de oferecer mais 
àqueles que mais necessitam de atenção e 
cuidados. 
 
24. O Projeto de Reforma Sanitária tem como uma 
de suas estratégias o Sistema Único de Saúde e foi 
fruto de lutas e mobilização dos profissionais de 
saúde, articulados ao movimento popular. Sua 
preocupação central é 
 
a) assegurar que o Estado atue em função da 
sociedade, pautando-se na concepção de estado 
democrático de direito, responsável pelas 
políticas sociais e de saúde. 
b) garantir que o estado regule a sociedade 
pautando-se na concepção de estado 
democrático e de direito sendo participativo nas 
políticas sociais e de saúde. 
c) mobilizar diversos seguimentos da sociedade e 
órgãos públicos e privados para o fortalecimento 
das políticas sociais e de saúde. 
d) assegurar que o Estado atue em todos os níveis 
pautando na concepção de estado regulador dos 
direitos e contributivos das políticas sociais e de 
saúde. 
 
25. Gestante, no 4º mês de gravidez, 
desempregada, é atendida na Unidade Básica de 
www.pciconcursos.com.br
 
5 
 
Saúde com história de mal súbito. Durante a sua 
permanência no local, foi avaliada, medicada e 
orientada a fazer sua matrícula na Unidade e iniciar 
o pré-natal. Detectada a necessidade de avaliação 
neurológica, saiu da Unidade com consulta 
agendada com o especialista, no Núcleo de 
Especialidades da rede de saúde do município. De 
acordo com a Lei nº 8080/1990, a situação 
expressa a organização do sistema local de saúde 
segundo os princípios da: 
 
a) universalidade e da integralidade. 
b) intersetorialidade e da territorização. 
c) intersetorialidade e da regionalização. 
d) integralidade e da territorialização. 
 
 
Conhecimento Específico 
 
26. É notável na atualidade, a presença e a 
intervenção do Assistente Social, em todo o 
território Nacional, através de Fóruns e Conselhos 
vinculados as políticas sociais, seja no plano da 
defesa dos direitos sociais dos usuários, seja no 
legitimo controle das mesmas. O que a frase 
mencionada norteia? 
 
a) Movimento de Reconceituacão. 
b) Planejamento das Políticas Públicas. 
c) Princípios Fundamentais do Código de Ética. 
d) Projeto Ético Político. 
 
27...A práxis não se realiza com suas 
potencialidades emancipatórias, onde a 
universalidade, a sociabilidade, a consciência e a 
liberdade não estiverem presentes, pois se tratam 
de: 
 
a) valores morais. 
b) capacidades humanos genéricas. 
c) valores éticos. 
d) valores humanistas. 
 
28. Para uma avaliação da complexidade da tarefa 
assistencial, em especial a assistência realizada em 
instituições, deve se levar em conta que 
 
a) na instituição devem ser consideradas as 
necessidades de quem é assistido. 
b) o cliente está inserido em um contexto onde 
deve ser considerado unicamente o de âmbito 
familiar. 
c) a assistência deve efetuar uma leitura das 
necessidades pessoais e sociais do cliente. 
d) a instituição deve considerar o contexto pessoal 
e cultural do cliente. 
 
29. De acordo com o artigo 5º do Código de Ética 
Profissional, é dever do Assistente Social: 
 
a) empenhar-se na viabilização dos direitos sociais 
dos usuários através dos programas e políticas 
sociais. 
b) ter livre acesso a população usuária. 
c) integrar comissões interdisciplinares de ética nos 
locais de trabalho do profissional. 
d) devolver informações colhidas em pesquisas aos 
usuários, no sentido de que estes possam usá-
los para o fortalecimento dos seus interesses. 
 
30. Nos modelos de relação profissional- usuário, 
quando o profissional pode aproximar-se do usuário 
e considerá-lo como uma pessoa que sofre, com 
uma enfermidade determinada ocorrendo uma 
integração se dá início a: 
 
a) fase de objetivação. 
b) fase de angústia. 
c) fase de cooperação. 
d) fase de personalização. 
 
31. Na literatura, o Assistente Social redefine a 
situações problema no contexto social, e sua 
realidade externa, buscando informações e 
reflexões sobre suas condições de vida e trabalho 
como determinantes da situação, dando atenção 
aos recursos materiais, vinculando sentimentos e 
pensamentos as questões ideológicas e dando 
apoio emocional ao usuário, mediante o que chama 
de: 
 
a) socialização dos recursos. 
b) materialização dos recursos. 
c) instrumentalidade dos recursos. 
d) formação dos recursos humanos. 
 
32. O Código de Ética profissional traz que o sigilo 
protegerá o usuário em tudo aquilo de que o 
Assistente Social tome conhecimento. Desta forma 
em qual situação é assegurada a quebra do sigilo? 
 
a) Quando a família do usuário solicitar 
informações ao seu respeito. 
b) Após discussão do caso com a equipe 
multiprofissional. 
c) Quando se tratarem de situação cuja gravidade 
possa, envolvendo ou não fato delituoso, trazer 
prejuízo aos interesses do usuário, de terceiros e 
da coletividade. 
www.pciconcursos.com.br
 
6 
 
d) Para assegurar benefícios sociais do usuário. 
 
33. Comunicações desqualificadoras dificultam o 
relacionamento com o cliente e o conhecimento 
destes fenômenos adquire especial importância 
quando se pensa na construção: 
 
a) do vínculo e da propedêutica. 
b) da aliança terapêutica e na aderência ao 
tratamento. 
c) da aderência ao tratamento e seguimento 
profissional. 
d) do vínculo terapêutico e na aderência ao 
tratamento. 
 
34. As infrações ao Código de Ética Profissional 
acarretarão prejuízos legais. Considerando as 
penalidades cabíveis, assinale a alternativa correta. 
 
a) Multa e advertência reservada. 
b) Advertência institucional. 
c) Suspensão do exercício profissional pelo prazo 
de 5 anos. 
d) Pagamento da anuidade no período da cassação 
do registro profissional. 
 
35. A práxis interativa emerge como necessidade 
posta pelo desenvolvimento da sociabilidade e sua 
especificidade está no fato de objetivar uma 
transformação da realidade em sua dimensão: 
 
a) consciente, tecnológica, objetiva e ética. 
b) inconsciente, cognoscitiva, teológica e 
instrumental. 
c) valorativa, teológica, moralista e política. 
d) consciente, valorativa, cognoscitiva e teológica. 
 
36. O Assistente Social utiliza em sua prática 
profissional, instrumentais e técnicas para 
realização de sua ação. Segundo Magalhães, um 
instrumental muito conhecido que implica 
relacionamento profissional em todos os sentidos, 
na postura atenta e compreensiva, sem 
paternalismos, na delicadeza do trato com o usuário 
do serviço, ouvindo-o, compreendendo-o e, 
principalmente, “enxergando-o” como um sujeito de 
direitos, se refere à: 
 
a) entrevista. 
b) intervenção grupal. 
c) reunião de equipe. 
d) visita domiciliar. 
 
37. Na literatura, o planejamento que pretende 
promover condições que conduzam à mudança 
significativa, não apenas na singularidade do seu 
objetivo, mas na particularidade da situação da qual 
é parte e na universalidade das relações sociais, 
deve necessariamente: 
 
a) limitar o enfoque situacional adotando uma visão 
reducionista. 
b) deve necessariamente procurar superar os 
limites do enfoque situacional adotando uma 
visão não reducionista. 
c) adotar um enfoque multiprofissional e uma ação 
ampliada. 
d) mediar os conflitos situacionais adotando uma 
visão pluralista. 
 
38. Para Faleiros o pressuposto teórico que 
trabalha a questão do objeto do Serviço Social é a 
teoria de que tanto a sociedade como a profissão 
são construídas na dinâmica: 
 
a) das relações sociais implicando lutas de poder, 
saber. 
b) das relações humanas implicando 
posicionamentos de poder. 
c) das relações de desigualdades implicando na 
minimização dos direitos. 
d) das relações de poder implicando nas relações 
autoritárias. 
 
39. Para Costa, “O conjunto de acontecimentos 
datados e localizados, identificados em suas 
particularidades, sempre circunscrito às 
regularidades voltadas para a defesa de grupos e 
indivíduos em situação de não autonomia quanto a 
sua sobrevivência’’. Refere-seà: 
 
a) política de assistência social. 
b) política de humanização. 
c) clínica ampliada. 
d) proteção social. 
 
40. A garantia de 1 (um) salário mínimo de 
benefício mensal à pessoa portadora de deficiência 
e ao idoso que comprovem não possuir meios de 
prover a própria manutenção ou de tê-la provida por 
sua família, trata-se do: 
 
a) Benefício Social Especial. 
b) Benefício de Auxilio Doença. 
c) Benefício de Prestação Continuada. 
d) Benefício de Prestação Básica. 
 
41. Para Bravo, partindo do aspecto legal, coloca 
que o sentido do controle social inscrito na 
Constituição de 1988 é: 
 
www.pciconcursos.com.br
 
7 
 
a) o processo de descentralização do Estado 
através da Gestão das Políticas Públicas. 
b) é o espaço de democratização dos Conselhos. 
c) é a participação da população na elaboração, 
implementação e fiscalização das políticas 
sociais. 
d) é a participação do Estado na elaboração e 
execução das políticas sociais. 
 
42. A responsabilidade pela concessão e 
manutenção dos Benefícios de Prestação 
Continuada compete: 
 
a) aos Estados. 
b) a União. 
c) ao INSS. 
d) ao Sistema Único de Assistência Social 
 
43. A procura ao serviço de emergência pode 
acontecer por diversos motivos. Neste sentido, o 
acolhimento por parte dos profissionais de saúde é 
essencial. Para Guedes (2013), acolher ultrapassa 
a perspectiva de acesso ao serviço de saúde, 
acolher é: 
 
a) A organização de filas, melhorando o processo 
de trabalho. 
b) A responsabilização interessada e ativa pela 
condição de saúde do usuário. 
c) A classificação de risco e priorização do 
atendimento. 
d) Uma atitude bondosa e humanizada. 
 
 
44. A lei n 10.741 que dispõe sobre o Estatuto do 
Idoso traz em seu artigo 36, para os efeitos legais, 
que o acolhimento de idosos em situação de risco 
social por adulto ou núcleo familiar caracteriza: 
 
a) a obrigatoriedade do cuidado. 
b) o fortalecimento do vínculo. 
c) a dependência emocional. 
d) a dependência econômica. 
 
45. A assistência à mulher em situação de violência 
doméstica e familiar compreende o acesso aos 
benefícios decorrentes do desenvolvimento 
científico e tecnológico, incluindo: 
 
a) o Serviço de contracepção de emergência e 
profilaxia das doenças sexualmente 
transmissíveis. 
b) cadastro em programas assistenciais do governo 
Federal, Estadual e Municipal. 
c) acesso prioritário a sua remoção. 
d) manutenção do vínculo trabalhista. 
 
46. Para Barroco, a ética tradicional expressa uma 
das perspectivas morais da sociedade burguesa e 
correspondendo a um ethos rigidamente fundado 
na defesa da autoridade da ordem e da tradição, o 
conservadorismo moral é uma forma de alienação 
moral, pois: 
 
a) reproduz o preconceito e se opõe a liberdade. 
b) reproduz o autoritarismo e se opõe a liberdade. 
c) conduz ao preconceito e se opõe parcialmente à 
liberdade. 
d) efetiva o positivismo e favorece a liberdade. 
 
47. O abrigo é medida provisória e excepcional, 
utilizável como forma de transição para a colocação 
em família substituta, não implicando privação de 
liberdade. De acordo com o ECA esta citação trata-
se: 
 
a) das medidas de proteção. 
b) do direito à convivência familiar e comunitária. 
c) das medidas específicas de proteção. 
d) da fiscalização das entidades. 
 
48. De acordo com o artigo 47 da Lei 10.741, é 
considerada linha de ação da política de 
atendimento: 
 
a) políticas e programas de assistência social, em 
caráter supletivo, para aqueles que 
necessitarem. 
b) ações de prevenção, promoção e reabilitação à 
saúde. 
c) imobilização da opinião pública no sentido da 
participação dos diversos segmentos da 
sociedade no atendimento do idoso. 
d) fiscalização das instituições asilares. 
 
49. A Comissão dos Determinantes Sociais da 
Saúde tem contribuído para as denúncias das 
iniquidades em saúde e tem dado visibilidade 
mundial aos determinantes sociais, econômicos, 
políticos, culturais e ambientais da saúde. 
Conforme Birn (2009) dentre suas grandes 
contribuições, temos: 
 
a) Reverter todas as iniquidades de saúde. 
b) Proporcionar maior legitimidade aos 
determinantes sociais. 
c) Reforçar as hierarquias sociais. 
d) Uma análise das relações de poder e dos 
padrões de exploração. 
 
50. A perda ou suspensão do pátrio poder, com 
relação à criança e ao adolescente, terá início 
quando: 
www.pciconcursos.com.br
 
8 
 
a) convocado o conselho nacional de direitos da 
criança e adolescente. 
b) encaminhado para fazer boletim de ocorrência 
por maus-tratos. 
c) provocação do ministério público ou de quem 
tenha legítimo interesse. 
d) abandono por parte dos responsáveis. 
 
www.pciconcursos.com.br
 
9 
 
 REDAÇÃO 
Considerando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e as Políticas de Saúde, 
faça redação na modalidade Narrativa Reflexiva, a partir da figura abaixo. A redação deve obedecer 
o espaço de 30 linhas, estar escrita em caneta azul ou preta, com letra legível. 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
RASCUNHO PARA REDAÇÃO 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
 
 
 
EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N° 04/2017 
PROCESSO SELETIVO 
 
ASSISTENTE SOCIAL 
DATA DA REALIZAÇÃO DA PROVA: 21/10/2017 
GABARITO 
 
 
QUESTÃO RESPOSTA 
1 B 
2 C 
3 A 
4 A 
5 D 
6 A 
7 C 
8 B 
9 B 
10 D 
11 C 
12 B 
13 C 
14 A 
15 B 
16 A 
QUESTÃO RESPOSTA 
17 A 
18 A 
19 D 
20 D 
21 B 
22 B 
23 D 
24 A 
25 A 
26 D 
27 B 
28 C 
29 D 
30 D 
31 B 
32 C 
33 B 
QUESTÃO RESPOSTA 
34 A 
35 D 
36 A 
37 B 
38 A 
39 D 
40 C 
41 C 
42 B 
43 B 
44 D 
45 A 
46 A 
47 B 
48 A 
49 B 
50 C 
 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
 
 
 
EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N° 04/2017 
PROCESSO SELETIVO 
 
ENFERMEIRO 
DATA DA REALIZAÇÃO DA PROVA: 21/10/2017 
GABARITO RETIFICADO 
 
 
QUESTÃO RESPOSTA 
1 B 
2 C 
3 A 
4 A 
5 D 
6 A 
7 C 
8 B 
9 B 
10 D 
11 C 
12 B 
13 C 
14 A 
15 B 
16 A 
QUESTÃO RESPOSTA 
17 A 
18 A 
19 D 
20 D 
21 B 
22 B 
23 D 
24 A 
25 A 
26 D 
27 C 
28 B 
29 A 
30 D 
31 B 
32 B 
33 A 
QUESTÃO RESPOSTA 
34 C 
35 A 
36 C 
37 C 
38 D 
39 A 
40 B 
41 C 
42 A 
43 B 
44 D 
45 C 
46 A 
47 ANULADA 
48 D 
49 C 
50 A 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
 
 
 
EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N° 04/2017 
PROCESSO SELETIVO 
 
FARMACÊUTICO 
DATA DA REALIZAÇÃO DA PROVA: 21/10/2017 
GABARITO 
 
QUESTÃO RESPOSTA 
1 B 
2 C 
3 A 
4 A 
5 D 
6 A 
7 C 
8 B 
9 B 
10 D 
11 C 
12 B 
13 C 
14 A 
15 B 
16 A 
QUESTÃO RESPOSTA 
17 A 
18 A 
19 D 
20 D 
21 B 
22 B 
23 D 
24 A 
25 A 
26 C 
27 D 
28 B 
29 B 
30 A 
31 A 
32 C 
33 D 
QUESTÃO RESPOSTA 
34 B 
35 A 
36 D 
37 D 
38 D 
39 D 
40 A 
41 C 
42 C 
43 C 
44 A 
45 B 
46 B 
47 A 
48 C 
49 C 
50 B 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
 
 
 
 
EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N° 04/2017 
PROCESSO SELETIVO 
 
TÉCNICO DE ENFERMAGEM 
DATA DA REALIZAÇÃO DA PROVA: 22/10/2017 
 
 
GABARITO RETIFICADO 
 
 
 
 
QUESTÃO RESPOSTA 
1 A 
2 C 
3 B 
4 D 
5 C 
6 D 
7 C 
8 B 
9 C 
10 A 
11 A 
12 B 
13 B 
14 C 
15 B 
16 ANULADA 
17 ANULADA 
QUESTÃO RESPOSTA 
18 ANULADA 
19 ANULADA 
20 ANULADA 
21 A 
22 C 
23 B 
24 D 
25 D 
26 B 
27 ANULADA 
28 D 
29 C 
30 B 
31 A 
32 C 
33 C 
34 D 
QUESTÃO RESPOSTA 
35 C 
36 B 
37 C 
38 A 
39 D 
40 D 
41 C 
42 D 
43 C 
44 A 
45 A 
46 C 
47 A 
48 A 
49 C 
50 C 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
 
 
 
 
EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N° 04/2017 
PROCESSO SELETIVO 
 
TÉCNICO DE FARMÁCIA 
DATA DA REALIZAÇÃO DA PROVA: 22/10/2017 
 
GABARITO RETIFICADO 
 
 
 
 
QUESTÃO RESPOSTA 
1 A 
2 C 
3 B 
4 D 
5 C 
6 D 
7 C 
8 B 
9 C 
10 A 
11 A 
12 B 
13 B 
14 C 
15 B 
16 ANULADA 
17 ANULADA 
QUESTÃO RESPOSTA 
18 ANULADA 
19 ANULADA 
20 ANULADA 
21 D 
22 D 
23C 
24 B 
25 A 
26 B 
27 C 
28 A 
29 D 
30 D 
31 D 
32 D 
33 C 
34 B 
QUESTÃO RESPOSTA 
35 D 
36 A 
37 C 
38 C 
39 C 
40 D 
41 B 
42 A 
43 C 
44 A 
45 C 
46 B 
47 D 
48 C 
49 D 
50 B 
 
www.pciconcursos.com.br
 
 
 
 
 
 
EDITAL DE SELEÇÃO PÚBLICA N° 04/2017 
PROCESSO SELETIVO 
 
TÉCNICO DE RADIOLOGIA 
DATA DA REALIZAÇÃO DA PROVA: 22/10/2017 
 
GABARITO RETIFICADO 
 
 
 
 
QUESTÃO RESPOSTA 
1 A 
2 C 
3 B 
4 D 
5 C 
6 D 
7 C 
8 B 
9 C 
10 A 
11 A 
12 B 
13 B 
14 C 
15 B 
16 ANULADA 
17 ANULADA 
QUESTÃO RESPOSTA 
18 ANULADA 
19 ANULADA 
20 ANULADA 
21 D 
22 A 
23 ANULADA 
24 D 
25 D 
26 A 
27 B 
28 A 
29 C 
30 D 
31 C 
32 B 
33 A 
34 B 
QUESTÃO RESPOSTA 
35 D 
36 C 
37 D 
38 C 
39 C 
40 A 
41 C 
42 B 
43 A 
44 C 
45 B 
46 D 
47 C 
48 C 
49 B 
50 D 
 
www.pciconcursos.com.br

Mais conteúdos dessa disciplina