Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação Final - Antropologia da Educação

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Enquanto educadores, em sala de aula, ao entrarmos em contato com um grupo de alunos, muitas vezes bastante diferentes entre si, adotamos vários "filtros" para analisá-los. Levamos para a sala de aula nossa vida pessoal, nossos valores, costumes, hábitos e visão de mundo, mas ainda assim precisamos estar abertos a cada uma dessas realidades e histórias de vida, em geral bem diferentes da nossa. E nesse momento também a criança toma consciência da diferença, uma vez que irá encontrar entre seus colegas crianças de outra cor, com comportamentos, gostos, hábitos e desejos que não são iguais aos seus. Diante dessa realidade, como deve agir o professor?
Diante dessa realidade, como deve agir o professor?
a ) O professor deve entender que conflitos podem ocorrer porque o contato com o diferente acaba promovendo algum tipo de mudança em ambos os lados, ainda que nem sempre essas mudanças sejam desejadas. Portanto, precisa ensinar aos alunos que julgar as práticas culturais diferentes das suas é normal, já que somos todos diferentes uns dos outros.
b ) O professor deve se orientar por seus valores, crenças e visão de mundo para poder mostrar aos alunos o que é certo, uma vez que ele é a autoridade em sala de aula. Isso porque, se não estabelecer a ordem em sala de aula, perderá o controle sobre os alunos.
c ) O professor deve entender que não sabe tudo, que é preciso captar as percepções, histórias de vida e visões de mundo do outro. Entretanto, precisa ter claro que destacar e valorizar as diferenças pode estimular conflitos em sala de aula, os quais terá dificuldade em resolver. Assim, é melhor não estimular a discussão sobre a diversidade.
d ) O professor deve tentar evitar qualquer tipo de conflito que possa ocorrer porque o contato com o diferente quase sempre gera mudanças indesejadas. Portanto, precisa ensinar aos alunos que julgar as práticas culturais diferentes das suas é normal, já que somos todos diferentes uns dos outros.
e ) O professor deve estar aberto às diferenças e estimular a troca de experiências entre os alunos. Isso é básico quando se pensa na educação, porque a escola é, antes de tudo, um espaço de socialização, e portanto, deve favorecer o intercâmbio e estimular o diálogo e a aprendizagem entre os diferentes.

A _____________________ se baseia sempre em uma troca de experiências entre indivíduos, uma troca igualitária. Fundamenta-se na ideia de que nos civilizamos cada vez mais quando nos dispomos a aprender com toda e qualquer pessoa. É tentar se colocar no lugar do outro e buscar compreender a lógica da sua cultura, mudando nosso comportamento em relação ao dele. Assinale a alternativa que apresenta o termo que completa a frase e a ideia.
a ) Alteridade
b ) Educação
c ) Cultura
d ) Atitude antropológica
e ) Antropologia

A antropologia surgiu para explicar fatos, fenômenos sociais e visões de mundo que foram sendo construídos e consolidados ao longo de toda a história da humanidade. Seu objetivo é captar o ponto de vista do nativo de uma cultura, decifrar sua lógica, preferencialmente sem traçar nenhum juízo de valor sobre o que encontrar.
Quando se assume essa atitude estamos respeitando a(o)
a )alteridade.
b )aculturação.
c )homogeneidade cultural.
d )história.
e )etnocentrismo.

A antropologia é uma forma de autoconsciência científica da realidade social e da diversidade. Muito importante nos cursos de formação de professores, permite que se desenvolva o pensar antropologicamente. Qual é a importância do pensar antropologicamente para a formação do senso crítico do cidadão, especialmente do professor?
a ) Estimula a convivência entre os diferentes, a partir do entendimento de que não há como resolver os conflitos, sendo necessário conviver com eles de forma mais tolerante possível.
b ) Significa conhecer os problemas relacionados à diversidade cultural a partir das teorias antropológicas, sem a pretensão de pensá-los de forma científica.
c ) Permite ao indivíduo distinguir o que pertence ao senso comum e o que é conhecimento científico, possibilitando também que se consiga entender como se produz a diferença, qual a sua importância e como combater a intolerância e o preconceito.
d ) Permite ao indivíduo distinguir o que pertence ao senso comum e assim desenvolve seu espírito crítico, possibilitando que consiga entender todos os problemas relacionados à educação.
e ) Capacita o indivíduo a discutir os problemas que aparecem na sociedade por causa das diferenças culturais para poder resolver todos eles.

O etnocentrismo é uma visão de mundo em que o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos por meio dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.
Diante disso, é correto afirmar que o etnocentrismo
A) é uma visão desvinculada da história das sociedades, bem como do dia-a-dia das nossas vidas.
B) é encontrado somente entre as minorias sociais ou étnicas, que são mais ignorantes.
C) é exclusivo de uma determinada época e de uma única sociedade.
D) é um fenômeno no qual se misturam os elementos intelectuais, racionais, emocionais e afetivos, levando ao preconceito.
E) é encontrado somente nas sociedades e grupos dominantes, que não querem lidar com as diferenças.

As relações étnico-raciais no Brasil têm sido marcadas pela negação, por mitos e por conflitos, sendo muito recente a sua discussão em relação ao processo educativo, em especial no que diz respeito às características que um profissional da educação deve ter para um bom desempenho. PORQUE Para que um professor atue de forma efetiva no combate ao preconceito relacionado a essa questão, é fundamental que ele se perceba como um mediador das tensões étnico-raciais que aparecem, atendendo às exigências postas pelas leis e diretrizes que regem a educação no país. Além disso, precisa constantemente rever sua prática pedagógica, com base em um referencial teórico que discuta a alteridade e as relações multiétnicas, assim como escolher metodologias inovadoras que oportunizem a reflexão, a criticidade, a criatividade e que estimulem o protagonismo do aluno. Não se esquecendo, também, de investir em sua formação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

São muitos os desafios da contemporaneidade e alguns deles atingem a educação, a escola e a atuação docente. Mudanças como as novas configurações no mundo do trabalho, nas relações sociais, políticas, culturais e econômicas, tais como as inovações tecnológicas exigirão dos indivíduos novas habilidades, novas competências, demandas diretamente relacionadas à educação. Os alunos de hoje são totalmente diferentes daqueles com os quais a maioria dos professores estava habituada a ter em suas salas de aula. O sistema educacional não estava preparado para essas mudanças.
Como são chamados esses alunos das novas gerações que nasceram no contexto apresentado acima?
a ) Alunos globalizados.
b ) Geração baby boom.
c ) Analfabetos funcionais.
d ) Geração X.
e ) Nativos digitais.

Relativizar é a base atitude antropológica, do reconhecimento e do respeito às diferenças, inclusive para que seja possível o combate aos estereótipos, ao preconceito e à discriminação. As relações de gênero, a educação das comunidades quilombolas, indígenas e a educação de pessoas com deficiência são áreas que ainda demandam atenção porque são marcadas por pré-conceitos e desconhecimento por parte da sociedade em geral, constituindo-se em grandes desafios para os professores.
Sobre essas modalidades da educação relacione as duas colunas.
I. Educação quilombola
II. Educação indígena
III. Educação do campo
IV. Educação de pessoas com necessidades especiais
V. Questões de gênero
( ) A sexualidade deve estar presente nas salas de aula, porque há sujeitos sexuados ali presentes; ela faz parte da nossa existência e da nossa identidade e é sempre uma construção social, assim como os papeis de gênero também são aprendidos. A sexualidade nos define e orienta nossa visão de mundo e nosso comportamento e, por conta disso, a escola deveria lutar contra tabus impostos pela sociedade e pela cultura hegemônica, sobretudo a heterossexual, que define que roupas, gestos, comportamentos.
( ) Pensando na democratização do acesso à educação em todo o país, foi preciso discutir os anseios e as necessidades dessa parcela da população que vive em áreas rurais e, muitas delas, ali querem permanecer. Mas isso não pode implicar em perda de direitos básicos e nem à negação de seus sistemas culturais. Pelo contrário, o intercâmbio entre a cultura urbana e a rural enriquece a cultura nacional e a fortalece.
( ) Apesar de sermos um país formado também por várias etnias que falam diversas línguas e que precisam se sentir parte da nacionalidade brasileira, tem sido uma das grandes ausências na prática dos cursos de formação de professores, que muitas vezes só discutem essa questão no disciplina de Antropologia da Educação. A escola pode contribuir ao propor a discussão dos estereótipos e mitos que cercam essa população.
( ) A educação dessas comunidades é fundamental para a transmissão da sua própria cultura e história às novas gerações. São múltiplas e se encontram distribuídas em todo o território nacional, dotadas de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida com a escravidão.
( ) A educação dessa parcela da população gera muita polêmica na comunidade escolar e na sociedade mais ampla, apesar de a obrigatoriedade de inclusão prevista em lei. Em razão das suas especificidades temos manifestações contra e favor da legislação que regula a educação dessas pessoas, sobretudo por parte dos professores, que muitas vezes não se sentem preparados para atuar com elas na sala de aula regular.

A presença da disciplina de Antropologia da Educação nos cursos de formação docente propicia ao educador o desenvolvimento de várias habilidades que serão fundamentais para sua atuação profissional.
Assinale as afirmativas que apresentam alguns dos benefícios trazidos pelo conhecimento antropológico para o educador.
I. O desenvolvimento do seu espírito crítico e de uma visão mais científica e menos humanista do mundo.
II. Amplia sua visão de mundo, levando-o a conhecer e valorizar a diversidade, tornando-o capaz de sentir mais empatia e ser solidário com os demais.
III. Contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que luta para combater preconceitos e qualquer tipo de discriminação, além de promover a inclusão de grupos minoritários.
IV. Aumenta sua capacidade de comunicação e argumentação, além de desenvolver diversas competências e habilidades importantes como o respeito ao outro.
V. Permite ao indivíduo distinguir o que pertence ao senso comum e o que é conhecimento científico, possibilitando o entendimento de como se produz a diferença, qual a sua importância e como combater a intolerância.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Enquanto educadores, em sala de aula, ao entrarmos em contato com um grupo de alunos, muitas vezes bastante diferentes entre si, adotamos vários "filtros" para analisá-los. Levamos para a sala de aula nossa vida pessoal, nossos valores, costumes, hábitos e visão de mundo, mas ainda assim precisamos estar abertos a cada uma dessas realidades e histórias de vida, em geral bem diferentes da nossa. E nesse momento também a criança toma consciência da diferença, uma vez que irá encontrar entre seus colegas crianças de outra cor, com comportamentos, gostos, hábitos e desejos que não são iguais aos seus. Diante dessa realidade, como deve agir o professor?
Diante dessa realidade, como deve agir o professor?
a ) O professor deve entender que conflitos podem ocorrer porque o contato com o diferente acaba promovendo algum tipo de mudança em ambos os lados, ainda que nem sempre essas mudanças sejam desejadas. Portanto, precisa ensinar aos alunos que julgar as práticas culturais diferentes das suas é normal, já que somos todos diferentes uns dos outros.
b ) O professor deve se orientar por seus valores, crenças e visão de mundo para poder mostrar aos alunos o que é certo, uma vez que ele é a autoridade em sala de aula. Isso porque, se não estabelecer a ordem em sala de aula, perderá o controle sobre os alunos.
c ) O professor deve entender que não sabe tudo, que é preciso captar as percepções, histórias de vida e visões de mundo do outro. Entretanto, precisa ter claro que destacar e valorizar as diferenças pode estimular conflitos em sala de aula, os quais terá dificuldade em resolver. Assim, é melhor não estimular a discussão sobre a diversidade.
d ) O professor deve tentar evitar qualquer tipo de conflito que possa ocorrer porque o contato com o diferente quase sempre gera mudanças indesejadas. Portanto, precisa ensinar aos alunos que julgar as práticas culturais diferentes das suas é normal, já que somos todos diferentes uns dos outros.
e ) O professor deve estar aberto às diferenças e estimular a troca de experiências entre os alunos. Isso é básico quando se pensa na educação, porque a escola é, antes de tudo, um espaço de socialização, e portanto, deve favorecer o intercâmbio e estimular o diálogo e a aprendizagem entre os diferentes.

A _____________________ se baseia sempre em uma troca de experiências entre indivíduos, uma troca igualitária. Fundamenta-se na ideia de que nos civilizamos cada vez mais quando nos dispomos a aprender com toda e qualquer pessoa. É tentar se colocar no lugar do outro e buscar compreender a lógica da sua cultura, mudando nosso comportamento em relação ao dele. Assinale a alternativa que apresenta o termo que completa a frase e a ideia.
a ) Alteridade
b ) Educação
c ) Cultura
d ) Atitude antropológica
e ) Antropologia

A antropologia surgiu para explicar fatos, fenômenos sociais e visões de mundo que foram sendo construídos e consolidados ao longo de toda a história da humanidade. Seu objetivo é captar o ponto de vista do nativo de uma cultura, decifrar sua lógica, preferencialmente sem traçar nenhum juízo de valor sobre o que encontrar.
Quando se assume essa atitude estamos respeitando a(o)
a )alteridade.
b )aculturação.
c )homogeneidade cultural.
d )história.
e )etnocentrismo.

A antropologia é uma forma de autoconsciência científica da realidade social e da diversidade. Muito importante nos cursos de formação de professores, permite que se desenvolva o pensar antropologicamente. Qual é a importância do pensar antropologicamente para a formação do senso crítico do cidadão, especialmente do professor?
a ) Estimula a convivência entre os diferentes, a partir do entendimento de que não há como resolver os conflitos, sendo necessário conviver com eles de forma mais tolerante possível.
b ) Significa conhecer os problemas relacionados à diversidade cultural a partir das teorias antropológicas, sem a pretensão de pensá-los de forma científica.
c ) Permite ao indivíduo distinguir o que pertence ao senso comum e o que é conhecimento científico, possibilitando também que se consiga entender como se produz a diferença, qual a sua importância e como combater a intolerância e o preconceito.
d ) Permite ao indivíduo distinguir o que pertence ao senso comum e assim desenvolve seu espírito crítico, possibilitando que consiga entender todos os problemas relacionados à educação.
e ) Capacita o indivíduo a discutir os problemas que aparecem na sociedade por causa das diferenças culturais para poder resolver todos eles.

O etnocentrismo é uma visão de mundo em que o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos por meio dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.
Diante disso, é correto afirmar que o etnocentrismo
A) é uma visão desvinculada da história das sociedades, bem como do dia-a-dia das nossas vidas.
B) é encontrado somente entre as minorias sociais ou étnicas, que são mais ignorantes.
C) é exclusivo de uma determinada época e de uma única sociedade.
D) é um fenômeno no qual se misturam os elementos intelectuais, racionais, emocionais e afetivos, levando ao preconceito.
E) é encontrado somente nas sociedades e grupos dominantes, que não querem lidar com as diferenças.

As relações étnico-raciais no Brasil têm sido marcadas pela negação, por mitos e por conflitos, sendo muito recente a sua discussão em relação ao processo educativo, em especial no que diz respeito às características que um profissional da educação deve ter para um bom desempenho. PORQUE Para que um professor atue de forma efetiva no combate ao preconceito relacionado a essa questão, é fundamental que ele se perceba como um mediador das tensões étnico-raciais que aparecem, atendendo às exigências postas pelas leis e diretrizes que regem a educação no país. Além disso, precisa constantemente rever sua prática pedagógica, com base em um referencial teórico que discuta a alteridade e as relações multiétnicas, assim como escolher metodologias inovadoras que oportunizem a reflexão, a criticidade, a criatividade e que estimulem o protagonismo do aluno. Não se esquecendo, também, de investir em sua formação.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I.
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

São muitos os desafios da contemporaneidade e alguns deles atingem a educação, a escola e a atuação docente. Mudanças como as novas configurações no mundo do trabalho, nas relações sociais, políticas, culturais e econômicas, tais como as inovações tecnológicas exigirão dos indivíduos novas habilidades, novas competências, demandas diretamente relacionadas à educação. Os alunos de hoje são totalmente diferentes daqueles com os quais a maioria dos professores estava habituada a ter em suas salas de aula. O sistema educacional não estava preparado para essas mudanças.
Como são chamados esses alunos das novas gerações que nasceram no contexto apresentado acima?
a ) Alunos globalizados.
b ) Geração baby boom.
c ) Analfabetos funcionais.
d ) Geração X.
e ) Nativos digitais.

Relativizar é a base atitude antropológica, do reconhecimento e do respeito às diferenças, inclusive para que seja possível o combate aos estereótipos, ao preconceito e à discriminação. As relações de gênero, a educação das comunidades quilombolas, indígenas e a educação de pessoas com deficiência são áreas que ainda demandam atenção porque são marcadas por pré-conceitos e desconhecimento por parte da sociedade em geral, constituindo-se em grandes desafios para os professores.
Sobre essas modalidades da educação relacione as duas colunas.
I. Educação quilombola
II. Educação indígena
III. Educação do campo
IV. Educação de pessoas com necessidades especiais
V. Questões de gênero
( ) A sexualidade deve estar presente nas salas de aula, porque há sujeitos sexuados ali presentes; ela faz parte da nossa existência e da nossa identidade e é sempre uma construção social, assim como os papeis de gênero também são aprendidos. A sexualidade nos define e orienta nossa visão de mundo e nosso comportamento e, por conta disso, a escola deveria lutar contra tabus impostos pela sociedade e pela cultura hegemônica, sobretudo a heterossexual, que define que roupas, gestos, comportamentos.
( ) Pensando na democratização do acesso à educação em todo o país, foi preciso discutir os anseios e as necessidades dessa parcela da população que vive em áreas rurais e, muitas delas, ali querem permanecer. Mas isso não pode implicar em perda de direitos básicos e nem à negação de seus sistemas culturais. Pelo contrário, o intercâmbio entre a cultura urbana e a rural enriquece a cultura nacional e a fortalece.
( ) Apesar de sermos um país formado também por várias etnias que falam diversas línguas e que precisam se sentir parte da nacionalidade brasileira, tem sido uma das grandes ausências na prática dos cursos de formação de professores, que muitas vezes só discutem essa questão no disciplina de Antropologia da Educação. A escola pode contribuir ao propor a discussão dos estereótipos e mitos que cercam essa população.
( ) A educação dessas comunidades é fundamental para a transmissão da sua própria cultura e história às novas gerações. São múltiplas e se encontram distribuídas em todo o território nacional, dotadas de relações territoriais específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica sofrida com a escravidão.
( ) A educação dessa parcela da população gera muita polêmica na comunidade escolar e na sociedade mais ampla, apesar de a obrigatoriedade de inclusão prevista em lei. Em razão das suas especificidades temos manifestações contra e favor da legislação que regula a educação dessas pessoas, sobretudo por parte dos professores, que muitas vezes não se sentem preparados para atuar com elas na sala de aula regular.

A presença da disciplina de Antropologia da Educação nos cursos de formação docente propicia ao educador o desenvolvimento de várias habilidades que serão fundamentais para sua atuação profissional.
Assinale as afirmativas que apresentam alguns dos benefícios trazidos pelo conhecimento antropológico para o educador.
I. O desenvolvimento do seu espírito crítico e de uma visão mais científica e menos humanista do mundo.
II. Amplia sua visão de mundo, levando-o a conhecer e valorizar a diversidade, tornando-o capaz de sentir mais empatia e ser solidário com os demais.
III. Contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, que luta para combater preconceitos e qualquer tipo de discriminação, além de promover a inclusão de grupos minoritários.
IV. Aumenta sua capacidade de comunicação e argumentação, além de desenvolver diversas competências e habilidades importantes como o respeito ao outro.
V. Permite ao indivíduo distinguir o que pertence ao senso comum e o que é conhecimento científico, possibilitando o entendimento de como se produz a diferença, qual a sua importância e como combater a intolerância.

Prévia do material em texto

06/01/23, 12:02 Avaliação Final - Antropologia da Educação: Revisão da tentativa
https://ava.faculdadefocus.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=153192&cmid=695 2/6
Iniciado em sexta, 6 jan 2023, 12:54
Estado Finalizada
Concluída em sexta, 6 jan 2023, 13:02
Tempo
empregado
8 minutos 1 segundo
Avaliar 9,0 de um máximo de 10,0(90%)
Questão 1
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
Enquanto educadores, em sala de aula, ao entrarmos em contato com um grupo de alunos, muitas vezes
bastante diferentes entre si, adotamos vários "filtros" para analisá-los. Levamos para a sala de aula nossa vida
pessoal, nossos valores, costumes, hábitos e visão de mundo, mas ainda assim precisamos estar abertos a
cada uma dessas realidades e histórias de vida, em geral bem diferentes da nossa. E nesse momento
também a criança toma consciência da diferença, uma vez que irá encontrar entre seus colegas crianças de
outra cor, com comportamentos, gostos, hábitos e desejos que não são iguais aos seus. Diante dessa
realidade, como deve agir o professor?
a. O professor deve tentar evitar qualquer tipo de conflito que possa ocorrer porque o contato com o diferente quase sempre gera
mudanças indesejadas. Portanto, precisa ensinar aos alunos que julgar as práticas culturais diferentes das suas é normal, já que
somos todos diferentes uns dos outros.
b. O professor deve se orientar por seus valores, crenças e visão de mundo para poder mostrar aos alunos o que é certo, uma vez
que ele é a autoridade em sala de aula. Isso porque, se não estabelecer a ordem em sala de aula, perderá o controle sobre os
alunos.
c. O professor deve estar aberto às diferenças e estimular a troca de experiências entre os alunos. Isso é básico quando se
pensa na educação, porque a escola é, antes de tudo, um espaço de socialização, e portanto, deve favorecer o intercâmbio e
estimular o diálogo e a aprendizagem entre os diferentes.

d. O professor deve entender que conflitos podem ocorrer porque o contato com o diferente acaba promovendo algum tipo de
mudança em ambos os lados, ainda que nem sempre essas mudanças sejam desejadas. Portanto, precisa ensinar aos alunos
que julgar as práticas culturais diferentes das suas é normal, já que somos todos diferentes uns dos outros.
e. O professor deve entender que não sabe tudo, que é preciso captar as percepções, histórias de vida e visões de mundo do outro.
Entretanto, precisa ter claro que destacar e valorizar as diferenças pode estimular conflitos em sala de aula, os quais terá
dificuldade em resolver. Assim, é melhor não estimular a discussão sobre a diversidade.
Questão 2
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
A _____________________ se baseia sempre em uma troca de experiências entre indivíduos, uma troca
igualitária. Fundamenta-se na ideia de que nos civilizamos cada vez mais quando nos dispomos a aprender
com toda e qualquer pessoa. É tentar se colocar no lugar do outro e buscar compreender a lógica da sua
cultura, mudando nosso comportamento em relação ao dele. Assinale a alternativa que apresenta o termo
que completa a frase e a ideia.
a. Antropologia
b. Atitude antropológica 
c. Cultura
d. Alteridade
e. Educação
Questão 3
Correto Atingiu 1,0 de 1,0

06/01/23, 12:02 Avaliação Final - Antropologia da Educação: Revisão da tentativa
https://ava.faculdadefocus.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=153192&cmid=695 3/6
Uma das estratégias adotadas pelo Estado para promover ações de combate à exclusão causada pelo
preconceito étnico-racial e garantir maior igualdade e justiça social para a população afrodescendente é a
implementação de
a. mudanças no currículo escolar para retirar a temática relacionada ao racismo.
b. realização de campanhas públicas para negação do racismo, já que ele não existe no país.
c. políticas públicas de segregação racial, tais como o apartheid.
d. abandono da legislação antirracista, que se mostrou ineficaz.
e. políticas públicas e ações afirmativas, como as cotas na educação superior. 
Questão 4
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
A antropologia surgiu para explicar fatos, fenômenos sociais e visões de mundo que foram sendo construídos
e consolidados ao longo de toda a história da humanidade. Seu objetivo é captar o ponto de vista do nativo
de uma cultura, decifrar sua lógica, preferencialmente sem traçar nenhum juízo de valor sobre o que
encontrar. Quando se assume essa atitude estamos respeitando a(o)
a. história.
b. alteridade. 
c. aculturação.
d. homogeneidade cultural.
e. etnocentrismo.
Questão 5
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
A antropologia é uma forma de autoconsciência científica da realidade social e da diversidade. Muito
importante nos cursos de formação de professores, permite que se desenvolva o pensar antropologicamente.
Qual é a importância do pensar antropologicamente para a formação do senso crítico do cidadão,
especialmente do professor?
a. Permite ao indivíduo distinguir o que pertence ao senso comum e o que é conhecimento científico, possibilitando também
que se consiga entender como se produz a diferença, qual a sua importância e como combater a intolerância e o
preconceito.

b. Permite ao indivíduo distinguir o que pertence ao senso comum e assim desenvolve seu espírito crítico, possibilitando que
consiga entender todos os problemas relacionados à educação.
c. Estimula a convivência entre os diferentes, a partir do entendimento de que não há como resolver os conflitos, sendo necessário
conviver com eles de forma mais tolerante possível.
d. Significa conhecer os problemas relacionados à diversidade cultural a partir das teorias antropológicas, sem a pretensão de
pensá-los de forma científica.
e. Capacita o indivíduo a discutir os problemas que aparecem na sociedade por causa das diferenças culturais para poder resolver
todos eles.
Questão 6
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
O etnocentrismo é uma visão de mundo em que o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos

06/01/23, 12:02 Avaliação Final - Antropologia da Educação: Revisão da tentativa
https://ava.faculdadefocus.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=153192&cmid=695 4/6
os outros são pensados e sentidos por meio dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a
existência. Diante disso, é correto afirmar que o etnocentrismo
a. é um fenômeno no qual se misturam os elementos intelectuais, racionais, emocionais e afetivos, levando ao preconceito. 
b. é encontrado somente entre as minorias sociais ou étnicas, que são mais ignorantes.
c. é exclusivo de uma determinada época e de uma única sociedade.
d. é uma visão desvinculada da história das sociedades, bem como do dia-a-dia das nossas vidas.
e. é encontrado somente nas sociedades e grupos dominantes, que não querem lidar com as diferenças.
Questão 7
Incorreto Atingiu 0,0 de 1,0
As relações étnico-raciais no Brasil têm sido marcadas pela negação, por mitos e por conflitos, sendo muito
recente a sua discussão em relação ao processo educativo, em especial no que diz respeito às características
que um profissional da educação deve ter para um bom desempenho. PORQUE Para que um professor atue de
forma efetiva no combate ao preconceito relacionado a essa questão, é fundamental que ele se perceba
como um mediador das tensões étnico-raciais que aparecem, atendendo às exigências postas pelas leis e
diretrizes que regem a educação no país. Além disso, precisa constantemente rever sua prática pedagógica,
com base em um referencial teórico que discuta a alteridade e as relações multiétnicas, assim como escolher
metodologias inovadoras que oportunizem a reflexão, a criticidade, a criatividade e que estimulem o
protagonismo do aluno. Não se esquecendo, também, de investir em sua formação.A respeito dessas
asserções, assinale a opção correta.
a. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa da I. 
d. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposiçãoverdadeira.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Questão 8
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
São muitos os desafios da contemporaneidade e alguns deles atingem a educação, a escola e a atuação
docente. Mudanças como as novas configurações no mundo do trabalho, nas relações sociais, políticas,
culturais e econômicas, tais como as inovações tecnológicas exigirão dos indivíduos novas habilidades, novas
competências, demandas diretamente relacionadas à educação. Os alunos de hoje são totalmente diferentes
daqueles com os quais a maioria dos professores estava habituada a ter em suas salas de aula. O sistema
educacional não estava preparado para essas mudanças. Como são chamados esses alunos das novas
gerações que nasceram no contexto apresentado acima?
a. Geração baby boom.
b. Geração X.
c. Analfabetos funcionais.
d. Alunos globalizados.
e. Nativos digitais. 
Questão 9
Correto Atingiu 1,0 de 1,0

06/01/23, 12:02 Avaliação Final - Antropologia da Educação: Revisão da tentativa
https://ava.faculdadefocus.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=153192&cmid=695 5/6
Relativizar é a base atitude antropológica, do reconhecimento e do respeito às diferenças, inclusive para que
seja possível o combate aos estereótipos, ao preconceito e à discriminação. As relações de gênero, a
educação das comunidades quilombolas, indígenas e a educação de pessoas com deficiência são áreas que
ainda demandam atenção porque são marcadas por pré-conceitos e desconhecimento por parte da
sociedade em geral, constituindo-se em grandes desafios para os professores. Sobre essas modalidades da
educação relacione as duas colunas. I. Educação quilombola II. Educação indígena III. Educação do campo IV.
Educação de pessoas com necessidades especiais V. Questões de gênero ( ) A sexualidade deve estar
presente nas salas de aula, porque há sujeitos sexuados ali presentes; ela faz parte da nossa existência e da
nossa identidade e é sempre uma construção social, assim como os papeis de gênero também são
aprendidos. A sexualidade nos define e orienta nossa visão de mundo e nosso comportamento e, por conta
disso, a escola deveria lutar contra tabus impostos pela sociedade e pela cultura hegemônica, sobretudo a
heterossexual, que define que roupas, gestos, comportamentos. Assim, não um há um "normal" em relação à
sexualidade, mas sim um padrão normativo que se tornou hegemônico e passou a ser visto como "certo". ( )
Pensando na democratização do acesso à educação em todo o país, foi preciso discutir os anseios e as
necessidades dessa parcela da população que vive em áreas rurais e, muitas delas, ali querem permanecer.
Mas isso não pode implicar em perda de direitos básicos e nem à negação de seus sistemas culturais. Pelo
contrário, o intercâmbio entre a cultura urbana e a rural enriquece a cultura nacional e a fortalece. ( ) Apesar
de sermos um país formado também por várias etnias que falam diversas línguas e que precisam se sentir
parte da nacionalidade brasileira, tem sido uma das grandes ausências na prática dos cursos de formação de
professores, que muitas vezes só discutem essa questão no disciplina de Antropologia da Educação. A escola
pode contribuir ao propor a discussão dos estereótipos e mitos que cercam essa população. ( ) A educação
dessas comunidades é fundamental para a transmissão da sua própria cultura e história às novas gerações.
São múltiplas e se encontram distribuídas em todo o território nacional, dotadas de relações territoriais
específicas, com presunção de ancestralidade negra relacionada com a resistência à opressão histórica
sofrida com a escravidão. ( ) A educação dessa parcela da população gera muita polêmica na comunidade
escolar e na sociedade mais ampla, apesar de a obrigatoriedade de inclusão prevista em lei. Em razão das
suas especificidades temos manifestações contra e favor da legislação que regula a educação dessas
pessoas, sobretudo por parte dos professores, que muitas vezes não se sentem preparados para atuar com
elas na sala de aula regular. A sequência correta é:
a. III, V, I, II, IV
b. V, IV, II, I, III
c. II, IV, III, V, I
d. V, III, II, I, IV 
e. II, IV, I, III, V
Questão 10
Correto Atingiu 1,0 de 1,0
A presença da disciplina de Antropologia da Educação nos cursos de formação docente propicia ao educador
o desenvolvimento de várias habilidades que serão fundamentais para sua atuação profissional. Assinale as
afirmativas que apresentam alguns dos benefícios trazidos pelo conhecimento antropológico para o
educador. I. O desenvolvimento do seu espírito crítico e de uma visão mais científica e menos humanista do
mundo. II. Amplia sua visão de mundo, levando-o a conhecer e valorizar a diversidade, tornando-o capaz de
sentir mais empatia e ser solidário com os demais. III. Contribui para a construção de uma sociedade mais
justa e igualitária, que luta para combater preconceitos e qualquer tipo de discriminação, além de promover a
inclusão de grupos minoritários. IV. Aumenta sua capacidade de comunicação e argumentação, além de
desenvolver diversas competências e habilidades importantes como o respeito ao outro. V. Permite ao
indivíduo distinguir o que pertence ao senso comum e o que é conhecimento científico, possibilitando o
entendimento de como se produz a diferença, qual a sua importância e como combater a intolerância. Estão
corretas as afirmativas:

06/01/23, 12:02 Avaliação Final - Antropologia da Educação: Revisão da tentativa
https://ava.faculdadefocus.edu.br/mod/quiz/review.php?attempt=153192&cmid=695 6/6
corretas as afirmativas:
a. I, II, IV.
b. I, II, III, IV
c. I, II, III, V.
d. II, III, IV, V. 
e. I, III, V.
Terminar revisão
Videoaulas Seguir para... Livro - Sociedade e Contempo… 
https://ava.faculdadefocus.edu.br/mod/quiz/view.php?id=695
https://ava.faculdadefocus.edu.br/mod/page/view.php?id=1385&forceview=1
https://ava.faculdadefocus.edu.br/mod/url/view.php?id=696&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina