Logo Passei Direto
Buscar

Gestão Educacional

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O trabalho do pedagogo é discutido amplamente por pesquisadores da educação de modo a promover discussão e reflexão nas transformações que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em espaços variados.
Sendo assim, como se pode definir a especificidade do trabalho do pedagogo?
A) Como um profissional que esteja bem-formado para julgar, arbitrar e definir as funções nos processos, transformando em fatores positivos todos os envolvidos.
B) Como um professor pronto para julgar, intervir e canalizar os diversos processos, transformando em fatores positivos todos os envolvidos.
C) Como um profissional que esteja bem-preparado para julgar, interferir e potencializar os variados processos que visam à transformação social positiva a todos.
D) Como um processo que começa na formação inicial, compreendendo as concepções que dizem respeito ao mundo, ao homem, à educação etc.

Os condicionamentos políticos e sociais que interferem no cotidiano escolar promovem a integração com a comunidade, construindo relações de cooperação que favoreçam a formação de redes de apoio e a aprendizagem recíproca.
Diante do exposto, qual o papel do gestor na instituição escolar?
A) Identificar e possibilitar espaços de aprendizagem compatíveis com uma educação colaborativa que garanta a construção de uma escola tradicional e competente.
B) Identificar e implementar espaços de aprendizagem compatíveis com uma educação participativa que assegure a construção de uma escola solidária, democrática e competente.(SEED-PR, 2016).
C) Identificar e implementar espaços de ensino compatíveis com uma educação autoritária que assegure a construção de uma escola solidária e competente.
D) Identificar e implantar espaços de aprendizagem compatíveis com uma educação autoritária que assegure a construção de uma escola solidária, democrática e competente.

O CNE tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.
O que é o Conselho Nacional da Educação?
A) Um órgão municipal integrante da estrutura administrativa direta do MEC.
B) Um órgão colegiado integrante da estrutura administrativa direta do MEC.
C) Um órgão estatal integrante da estrutura administrativa direta do MEC.
D) Um órgão Ministerial integrante da estrutura administrativa direta do MEC.

Professores e pedagogos, ao se tornarem reflexivos, acompanham e monitoram sua própria formação, são capazes de alcançar competência profissional como base para os conhecimentos teóricos que foram experimentados e adaptados às suas práticas.
Por que é importante definir esses processos reflexivos?
A) Para questionar o outro no julgamento de soluções para os problemas pedagógicos.
B) Para questionar e se questionar na busca de soluções para os problemas de formação.
C) Para questionar e se questionar sobre os percalços no processo pedagógico com vistas à sua solução.
D) Para questionar a arbitrariedade na busca de soluções para os problemas pedagógicos.

O fazer do profissional da pedagogia para a gestão democrática requer valorização da ética profissional, formação continuada, ser pesquisador atento de modo a desenvolver práticas efetivas nos espaços escolares com vistas à qualidade de ensino.
Em conformidade com as propostas na gestão, qual o papel político e pedagógico do gestor?
A) Promover o desenvolvimento humano e individual dos sujeitos em espaços variados com segurança em sua trajetória profissional.
B) Promover condições para que o diretor atue com confiança e segurança no desempenho de sua função.
C) Privilegiar a gestão colegiada, a fim de garantir a organização autônoma dos segmentos da comunidade escolar.
D) Promover que o aluno aprenda por si mesmo dentro e fora da escola, garantindo a livre organização dos segmentos da comunidade escolar.

Pode-se afirmar, portanto, que a estrutura total de uma escola abrange tanto a sua organização formal quanto a sua organização informal.
Como se caracteriza uma organização informal?
A) Formada por uma instituição que não tem organização definida.
B) Formada por uma instituição, estruturada por regras e normas escritas.
C) Formada por poucas pessoas, estruturado por regras e normas escritas.
D) Formada por poucas pessoas, não tem organização definida de forma rígida.

Superestrutura e infraestrutura refletem sobre si uma contradição, pois ora agem de forma combinada, ora reacionária, por meio de resistências, aceleramentos e recuos.
As questões da educação são etapas sucessivas?
A) Na verdade, elas coexistem, sobrepõem-se, inteiram-se e se contradizem nas organizações e processos escolares.
B) Na verdade, elas coexistem, sobrepõem-se, inteiram-se e se contradizem nas escolas e processos sociais.
C) Na verdade, elas coexistem, sobrepõem-se, inteiram-se e se contradizem nas organizações e processos individuais.
D) Na verdade, elas coexistem, sobrepõem-se, inteiram-se e se contradizem nas organizações e processos sociais.

Toda educação é intencional, principalmente a que acontece no sistema escolar, está demarcada por princípios e fins que aparecem no texto da Constituição Federal de 1988 e são confirmadas na Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº 9394/1996, dando direcionamentos à educação que é oferecida nas escolas.
Conforme os documentos oficiais, quais são os princípios pelos quais a educação deve se pautar?
A Solidariedades e pelos ideais de qualidade de ensino.
B Liberdade e qualidade de ensino.
C Liberdade pelos ideais de solidariedade humana.
D Qualidade e pelos ideais de solidariedade humana.

As relações possíveis entre educação formal (adquirida na escola por meio das disciplinas), educação informal (adquirida por meio da família, religião, território e classe social) e não formal (saberes adquiridos por meio da participação social, política e cultural em projetos, movimentos sociais e em organizações não governamentais), são definidas.
Diante disso, assinale a afirmação que não está coerente sobre essas relações:
A) O educador social é aquele que capacita os agentes comunitários a atuarem em seu território de maneira a conquistar seus objetivos.
B) Aos que trabalham na educação social, precisam ter uma escuta atenta e colaborar para a evolução do que a comunidade necessita.
C) A educação não formal tem um histórico voltado à cidadania, à formação de valores e à valorização de culturas.
D) A educação não formal pode complementar a educação formal promovendo articulação entre a escola e a comunidade, com ênfase na emancipação da consciência.

O gestor precisa acompanhar e avaliar o desempenho da proposta pedagógica e os indicadores de aprendizagem, com vistas à melhoria do desempenho da escola, compreendendo os princípios e diretrizes da administração pública e incorporá-los à prática gestora no cotidiano dela.
Tendo em vista essas características, quais habilidades se requer do gestor educacional?
A) “Conhecer a natureza, a organização e o funcionamento da educação escolar, suas relações com os contextos mais amplos, sociais e humanos, e toda a organização do sistema escolar com seus níveis e modalidades.”
B) “Compreender a natureza, a organização e o funcionamento da educação escolar, suas relações” com o contexto histórico-social e com o desenvolvimento humano, bem como a gestão empresarial, seus níveis e exigências administrativas.
C) Compreender a natureza, a organização e o funcionamento da organização escola como empresa, suas relações com a gerência e com o desenvolvimento humano, bem como a gestão do sistema escolar, seus níveis e modalidades de ensino.
D) Compreender a escola, a organização e o funcionamento dos documentos, suas relações com o contexto histórico-social e com o desenvolvimento humano, bem como a gestão do sistema escolar, seus níveis e modalidades de ensino.

Ainda que existam muitos modelos de gestão, nem sempre eles se efetivam dentro da escola, decorrentes a inúmeros problemas que estão além da questão administrativa e organizacional para o cumprimento legal, como também, a efetiva participação do coletivo.
A proposta de gestão democrática foi estabelecida por qual documento?
A) Leis de diretrizes e Bases.
B) Parâmetro Curriculares.
C) Constituição Federal.
D) Plano Nacional de Educação.

Quando se fala em educação, estamos falando de múltiplos espaços de construção do conhecimento em que diversos atores sociais estão em interação de forma dinâmica e dialógica, podendo se relacionar de modos formais e não formais.
Qual a relevância de democratização e acesso do aluno?
A) Reconhecer o peso das desigualdades sociais e buscar novas práticas de superação delas.
B) Mascarar o peso das desigualdades sociais e buscar novas práticas de superação delas.
C) Negar o peso das desigualdades sociais e buscar novas práticas de elevação delas.
D) Refutar o peso das desigualdades sociais e buscar novas práticas de superação delas.

Por gestão democrática, entende-se um trabalho coletivo e gradual, que requer ações de instâncias específicas e participação social de toda a comunidade escolar, como professores, alunos, pais, direção, entre outros, de forma a que todos participem das decisões no âmbito da escola.
Por que é necessário para a gestão democrática escolar um trabalho pedagógico articulado?
A) Para considerar o professor como o agente principal da transmissão do conhecimento, em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária.
B) Para tornar possível a destruição de um projeto educacional que desvincule projetos pessoais dos educadores a um projeto mais amplo que envolva o fazer individual e arbitrário.
C) Para privilegiar excessivamente a tecnologia educacional e transformar professores e alunos em sujeitos passivos de projetos elaborados de forma autoritária.
D) Para possibilitar a efetivação do projeto da educação vinculado aos projetos pessoais dos profissionais da educação a um projeto maior que inter-relacione a ação individual e coletiva.

Para analisar, interpretar e avaliar a prática, é necessário mobilizar saberes e dispor de referenciais teóricos com os quais os dados observados e experienciados vão ser confrontados. A observação do real pedagógico provoca hipóteses, questionamentos dos saberes adquiridos, multiplica os pontos de confrontação crítica, suscetíveis de pôr a prova conhecimentos prévios e de criar novos conhecimentos oriundos da prática.
Com base na afirmação, por que é importante agregar teoria e prática?
A) Porque a relação entre a teoria e a prática privilegia a lógica da negação dialética.
B) Porque a relação entre a teoria e a prática privilegia a lógica da confrontação arbitrária.
C) Porque a relação entre a teoria e a prática privilegia a lógica da confrontação dialética.
D) Porque a relação entre a teoria e a prática privilegia a lógica da negação arbitrária.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O trabalho do pedagogo é discutido amplamente por pesquisadores da educação de modo a promover discussão e reflexão nas transformações que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em espaços variados.
Sendo assim, como se pode definir a especificidade do trabalho do pedagogo?
A) Como um profissional que esteja bem-formado para julgar, arbitrar e definir as funções nos processos, transformando em fatores positivos todos os envolvidos.
B) Como um professor pronto para julgar, intervir e canalizar os diversos processos, transformando em fatores positivos todos os envolvidos.
C) Como um profissional que esteja bem-preparado para julgar, interferir e potencializar os variados processos que visam à transformação social positiva a todos.
D) Como um processo que começa na formação inicial, compreendendo as concepções que dizem respeito ao mundo, ao homem, à educação etc.

Os condicionamentos políticos e sociais que interferem no cotidiano escolar promovem a integração com a comunidade, construindo relações de cooperação que favoreçam a formação de redes de apoio e a aprendizagem recíproca.
Diante do exposto, qual o papel do gestor na instituição escolar?
A) Identificar e possibilitar espaços de aprendizagem compatíveis com uma educação colaborativa que garanta a construção de uma escola tradicional e competente.
B) Identificar e implementar espaços de aprendizagem compatíveis com uma educação participativa que assegure a construção de uma escola solidária, democrática e competente.(SEED-PR, 2016).
C) Identificar e implementar espaços de ensino compatíveis com uma educação autoritária que assegure a construção de uma escola solidária e competente.
D) Identificar e implantar espaços de aprendizagem compatíveis com uma educação autoritária que assegure a construção de uma escola solidária, democrática e competente.

O CNE tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade.
O que é o Conselho Nacional da Educação?
A) Um órgão municipal integrante da estrutura administrativa direta do MEC.
B) Um órgão colegiado integrante da estrutura administrativa direta do MEC.
C) Um órgão estatal integrante da estrutura administrativa direta do MEC.
D) Um órgão Ministerial integrante da estrutura administrativa direta do MEC.

Professores e pedagogos, ao se tornarem reflexivos, acompanham e monitoram sua própria formação, são capazes de alcançar competência profissional como base para os conhecimentos teóricos que foram experimentados e adaptados às suas práticas.
Por que é importante definir esses processos reflexivos?
A) Para questionar o outro no julgamento de soluções para os problemas pedagógicos.
B) Para questionar e se questionar na busca de soluções para os problemas de formação.
C) Para questionar e se questionar sobre os percalços no processo pedagógico com vistas à sua solução.
D) Para questionar a arbitrariedade na busca de soluções para os problemas pedagógicos.

O fazer do profissional da pedagogia para a gestão democrática requer valorização da ética profissional, formação continuada, ser pesquisador atento de modo a desenvolver práticas efetivas nos espaços escolares com vistas à qualidade de ensino.
Em conformidade com as propostas na gestão, qual o papel político e pedagógico do gestor?
A) Promover o desenvolvimento humano e individual dos sujeitos em espaços variados com segurança em sua trajetória profissional.
B) Promover condições para que o diretor atue com confiança e segurança no desempenho de sua função.
C) Privilegiar a gestão colegiada, a fim de garantir a organização autônoma dos segmentos da comunidade escolar.
D) Promover que o aluno aprenda por si mesmo dentro e fora da escola, garantindo a livre organização dos segmentos da comunidade escolar.

Pode-se afirmar, portanto, que a estrutura total de uma escola abrange tanto a sua organização formal quanto a sua organização informal.
Como se caracteriza uma organização informal?
A) Formada por uma instituição que não tem organização definida.
B) Formada por uma instituição, estruturada por regras e normas escritas.
C) Formada por poucas pessoas, estruturado por regras e normas escritas.
D) Formada por poucas pessoas, não tem organização definida de forma rígida.

Superestrutura e infraestrutura refletem sobre si uma contradição, pois ora agem de forma combinada, ora reacionária, por meio de resistências, aceleramentos e recuos.
As questões da educação são etapas sucessivas?
A) Na verdade, elas coexistem, sobrepõem-se, inteiram-se e se contradizem nas organizações e processos escolares.
B) Na verdade, elas coexistem, sobrepõem-se, inteiram-se e se contradizem nas escolas e processos sociais.
C) Na verdade, elas coexistem, sobrepõem-se, inteiram-se e se contradizem nas organizações e processos individuais.
D) Na verdade, elas coexistem, sobrepõem-se, inteiram-se e se contradizem nas organizações e processos sociais.

Toda educação é intencional, principalmente a que acontece no sistema escolar, está demarcada por princípios e fins que aparecem no texto da Constituição Federal de 1988 e são confirmadas na Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº 9394/1996, dando direcionamentos à educação que é oferecida nas escolas.
Conforme os documentos oficiais, quais são os princípios pelos quais a educação deve se pautar?
A Solidariedades e pelos ideais de qualidade de ensino.
B Liberdade e qualidade de ensino.
C Liberdade pelos ideais de solidariedade humana.
D Qualidade e pelos ideais de solidariedade humana.

As relações possíveis entre educação formal (adquirida na escola por meio das disciplinas), educação informal (adquirida por meio da família, religião, território e classe social) e não formal (saberes adquiridos por meio da participação social, política e cultural em projetos, movimentos sociais e em organizações não governamentais), são definidas.
Diante disso, assinale a afirmação que não está coerente sobre essas relações:
A) O educador social é aquele que capacita os agentes comunitários a atuarem em seu território de maneira a conquistar seus objetivos.
B) Aos que trabalham na educação social, precisam ter uma escuta atenta e colaborar para a evolução do que a comunidade necessita.
C) A educação não formal tem um histórico voltado à cidadania, à formação de valores e à valorização de culturas.
D) A educação não formal pode complementar a educação formal promovendo articulação entre a escola e a comunidade, com ênfase na emancipação da consciência.

O gestor precisa acompanhar e avaliar o desempenho da proposta pedagógica e os indicadores de aprendizagem, com vistas à melhoria do desempenho da escola, compreendendo os princípios e diretrizes da administração pública e incorporá-los à prática gestora no cotidiano dela.
Tendo em vista essas características, quais habilidades se requer do gestor educacional?
A) “Conhecer a natureza, a organização e o funcionamento da educação escolar, suas relações com os contextos mais amplos, sociais e humanos, e toda a organização do sistema escolar com seus níveis e modalidades.”
B) “Compreender a natureza, a organização e o funcionamento da educação escolar, suas relações” com o contexto histórico-social e com o desenvolvimento humano, bem como a gestão empresarial, seus níveis e exigências administrativas.
C) Compreender a natureza, a organização e o funcionamento da organização escola como empresa, suas relações com a gerência e com o desenvolvimento humano, bem como a gestão do sistema escolar, seus níveis e modalidades de ensino.
D) Compreender a escola, a organização e o funcionamento dos documentos, suas relações com o contexto histórico-social e com o desenvolvimento humano, bem como a gestão do sistema escolar, seus níveis e modalidades de ensino.

Ainda que existam muitos modelos de gestão, nem sempre eles se efetivam dentro da escola, decorrentes a inúmeros problemas que estão além da questão administrativa e organizacional para o cumprimento legal, como também, a efetiva participação do coletivo.
A proposta de gestão democrática foi estabelecida por qual documento?
A) Leis de diretrizes e Bases.
B) Parâmetro Curriculares.
C) Constituição Federal.
D) Plano Nacional de Educação.

Quando se fala em educação, estamos falando de múltiplos espaços de construção do conhecimento em que diversos atores sociais estão em interação de forma dinâmica e dialógica, podendo se relacionar de modos formais e não formais.
Qual a relevância de democratização e acesso do aluno?
A) Reconhecer o peso das desigualdades sociais e buscar novas práticas de superação delas.
B) Mascarar o peso das desigualdades sociais e buscar novas práticas de superação delas.
C) Negar o peso das desigualdades sociais e buscar novas práticas de elevação delas.
D) Refutar o peso das desigualdades sociais e buscar novas práticas de superação delas.

Por gestão democrática, entende-se um trabalho coletivo e gradual, que requer ações de instâncias específicas e participação social de toda a comunidade escolar, como professores, alunos, pais, direção, entre outros, de forma a que todos participem das decisões no âmbito da escola.
Por que é necessário para a gestão democrática escolar um trabalho pedagógico articulado?
A) Para considerar o professor como o agente principal da transmissão do conhecimento, em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária.
B) Para tornar possível a destruição de um projeto educacional que desvincule projetos pessoais dos educadores a um projeto mais amplo que envolva o fazer individual e arbitrário.
C) Para privilegiar excessivamente a tecnologia educacional e transformar professores e alunos em sujeitos passivos de projetos elaborados de forma autoritária.
D) Para possibilitar a efetivação do projeto da educação vinculado aos projetos pessoais dos profissionais da educação a um projeto maior que inter-relacione a ação individual e coletiva.

Para analisar, interpretar e avaliar a prática, é necessário mobilizar saberes e dispor de referenciais teóricos com os quais os dados observados e experienciados vão ser confrontados. A observação do real pedagógico provoca hipóteses, questionamentos dos saberes adquiridos, multiplica os pontos de confrontação crítica, suscetíveis de pôr a prova conhecimentos prévios e de criar novos conhecimentos oriundos da prática.
Com base na afirmação, por que é importante agregar teoria e prática?
A) Porque a relação entre a teoria e a prática privilegia a lógica da negação dialética.
B) Porque a relação entre a teoria e a prática privilegia a lógica da confrontação arbitrária.
C) Porque a relação entre a teoria e a prática privilegia a lógica da confrontação dialética.
D) Porque a relação entre a teoria e a prática privilegia a lógica da negação arbitrária.

Prévia do material em texto

- AVALIAÇÃO II _UNIASSELVI - 
Coordenação Pedagógica Escolar
Gestão Educacional
1 - O trabalho do pedagogo é discutido amplamente por pesquisadores da educação de modo a promover discussão e reflexão nas transformações que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem em espaços variados Sendo assim, como se pode definir a especificidade do trabalho do pedagogo?
A) Como um profissional que esteja bem-formado para julgar, arbitrar e definir as funções nos processos, transformando em fatores positivos todos os envolvidos. 
B) Como um professor pronto para julgar, intervir e canalizar os diversos processos, transformando em fatores positivos todos os envolvidos.
C) Como um profissional que esteja bem-preparado para julgar, interferir e potencializar os variados processos que visam à transformação social positiva a todos. 
D) Como um processo que começa na formação inicial, compreendendo as concepções que dizem respeito ao mundo, ao homem, à educação etc.
2- “Os condicionamentos políticos e sociais que interferem no cotidiano escolar promovem a integração com a comunidade, construindo relações de cooperação que favoreçam a formação de redes de apoio e a aprendizagem recíproca. Faz-se também necessário que este gestor esteja envolvido nas proposições do planejamento das ações que, voltadas para o contexto socioeconômico e cultural do entorno escolar, incorporem as demandas e os anseios da comunidade local aos propósitos pedagógicos da escola.”(BRASIL, 1998). Diante do exposto, qual o papel do gestor na instituição escolar? 
A) Identificar e possibilitar espaços de aprendizagem compatíveis com uma educação colaborativa que garanta a construção de uma escola tradicional e competente. 
B) Identificar e implementar espaços de aprendizagem compatíveis com uma educação participativa que assegure a construção de uma escola solidária, democrática e competente.(SEED-PR, 2016). 
C) Identificar e implementar espaços de ensino compatíveis com uma educação autoritária que assegure a construção de uma escola solidária e competente.
D) Identificar e implantar espaços de aprendizagem compatíveis com uma educação autoritária que assegure a construção de uma escola solidária, democrática e competente.
3- O CNE tem por missão a busca democrática de alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem, no âmbito de sua esfera de competência, assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional de qualidade. (BRASIL, 2007). O que é o Conselho Nacional da Educação? 
A) Um órgão municipal integrante da estrutura administrativa direta do MEC. 
B) Um órgão colegiado integrante da estrutura administrativa direta do MEC. 
C) Um órgão estatal integrante da estrutura administrativa direta do MEC. 
D) Um órgão Ministerial integrante da estrutura administrativa direta do MEC.
4- Professores e pedagogos, ao se tornarem reflexivos, acompanham e monitoram sua própria formação, são capazes de alcançar competência profissional como base para os conhecimentos teóricos que foram experimentados e adaptados às suas práticas. Por que é importante definir esses processos reflexivos? 
A) Para questionar o outro no julgamento de soluções para os problemas pedagógicos. 
B) Para questionar e se questionar na busca de soluções para os problemas de formação. 
C) Para questionar e se questionar sobre os percalços no processo pedagógico com vistas à sua solução. 
D) Para questionar a arbitrariedade na busca de soluções para os problemas pedagógicos.
5-A ambição é natural do ser humano, pois sempre estamos em busca de algo melhor, desejando novas conquistas. Queremos realizar muitas coisas, porém encontramos dificuldades para escolher o que fazer primeiro e/ou como fazer o que queremos. Para auxiliar nessas escolhas, podemos utilizar a ferramenta do planejamento pessoal. Sabendo disso, assinale a alternativa que apresenta etapas de um planejamento pessoal: 
A) Estabelecer os objetivos, conhecer os limites/recursos disponíveis, aguardar as oportunidades e manter-se motivado.
B) Estabelecer os objetivos, organizar-se, conhecer os limites, aguardar as oportunidades e revisar o planejamento.
C) Estabelecer os objetivos, conhecer os limites/recursos disponíveis, manter-se motivado e desconsiderar os riscos.
D) Estabelecer os objetivos, organizar-se, conhecer os limites/recursos disponíveis e revisar o planejamento.
6-O fazer do profissional da pedagogia para a gestão democrática requer valorização da ética profissional, formação continuada, ser pesquisador atento de modo a desenvolver práticas efetivas nos espaços escolares com vistas à qualidade de ensino. Em conformidade com as propostas na gestão, qual o papel político e pedagógico do gestor? 
A) Promover o desenvolvimento humano e individual dos sujeitos em espaços variados com segurança em sua trajetória profissional.
B) Promover condições para que o diretor atue com confiança e segurança no desempenho de sua função. 
C) Privilegiar a gestão colegiada, a fim de garantir a organização autônoma dos segmentos da comunidade escolar. 
D) Promover que o aluno aprenda por si mesmo dentro e fora da escola, garantindo a livre organização dos segmentos da comunidade escolar.
.
7- Pode-se afirmar, portanto, que a estrutura total de uma escola abrange tanto a sua organização formal quanto a sua organização in¬formal. Como, porém, os aspectos comuns aos diversos grupos sociais são estudados em Sociologia da Educação, limitamo-nos, neste capítu¬lo, a analisar os aspectos específicos da estrutura administrativa da escola, ou seja, sua organização formal. Como se caracteriza uma organização informal? 
A) Formada por uma instituição que não tem organização definida.
B) Formada por uma instituição, estruturada por regras e normas escritas. 
C) Formada por poucas pessoas, estruturado por regras e normas escritas.
D) Formada por poucas pessoas, não tem organização definida de forma rígida.
8- O Conselho de Classe é órgão colegiado de natureza consultiva e deliberativa em assuntos didático-pedagógicos, fundamentado no Projeto Político-Pedagógico da escola e no Regimento Escolar. Toda a equipe docente e a gestão se reúnem para fazer um balanço do trabalho realizado na escola e, claro, tomar decisões sobre os próximos passos de cada aluno. (BRASIL, 1996) . BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 04 jul. 2022 Por que o conselho de classe é importante? 
A) Promover a análise com o propósito de gerar ações ligadas ao replanejamento de atividades, sempre priorizando benefício ao processo de ensino, ainda objetivando a efetivação da aprendizagem. 
B) Promover a análise com o propósito de gerar ações ligadas ao replanejamento de atividades, sempre excluindo processo de ensino, ainda objetivando a efetivação da aprendizagem. 
C) Promover a análise desproposital de gerar ações ligadas ao replanejamento de atividades, sempre priorizando benefício ao processo de ensino, ainda objetivando a efetivação da aprendizagem
D) Promover a análise com o propósito de gerar ações ligadas ao replanejamento de atividades, sempre priorizando benefício ao processo de ensino, ainda objetivando a retenção do aluno na aprendizagem.
9- A Matriz SWOT é utilizada pelas organizações a fim de potencializar suas forças, eliminar as fraquezas, reduzir as ameaças e aproveitar as oportunidades. Sobre os itens que compõe a Matriz SWOT, analise as sentenças abaixo:I – As FORÇAS são as características da organização que a fortalecem, são vantagens competitivas.II – As FRAQUEZAS são os aspectos externos que representam riscos à organização.III – As OPORTUNIDADES são aspectos externos positivos que promovem melhorias na organização.IV – As AMEAÇAS são as fragilidades da organização, suas desvantagens.Sobre as sentenças acima, assinale a alternativa correta:
A) As sentenças I, II e IV estão corretas.B) As sentenças II e IV estão corretas.
C) As sentenças I e III estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
10- A Matriz SWOT é uma importante ferramenta de planejamento, sendo composta por quatro itens de análise do ambiente interno e externo. Diante disso, assinale a alternativa que apresenta os possíveis aspectos identificados pela ferramenta citada: 
A) Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
B) Resultados obtidos, dificuldades, boas práticas e desafios.
C) Missão, valores, resultados esperados e competências.
D) Deficiências, grade de sucessos, áreas de foco e metas.
11- Superestrutura e infraestrutura refletem sobre si uma contradição, pois ora agem de forma combinada, ora reacionária, por meio de resistências, aceleramentos e recuos. Eles são regidos por normas, regulamentos, concepções, políticas, recursos e instituições. As questões da educação são etapas sucessivas? 
A) Na verdade, elas coexistem, sobrepõem-se, inteiram-se e se contradizem nas organizações e processos escolares. 
B) Na verdade, elas coexistem, sobrepõem-se, inteiram-se e se contradizem nas escolas e processos sociais.
C) Na verdade, elas coexistem, sobrepõem-se, inteiram-se e se contradizem nas organizações e processos individuais. 
D) Na verdade, elas coexistem, sobrepõem-se, inteiram-se e se contradizem nas organizações e processos sociais.
12-Toda educação é intencional, principalmente a que acontece no sistema escolar, está demarcada por princípios e fins que aparecem no texto da Constituição Federal de 1988 e são confirmadas na Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº 9394/1996, dando direcionamentos à educação que é oferecida nas escolas. BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.presidencia.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Conforme os documentos oficiais, quais são os princípios pelos quais a educação deve se pautar? 
A) Liberdade pelos ideais de solidariedade humana. 
B) Solidariedades e pelos ideais de qualidade de ensino. 
C) Liberdade e qualidade de ensino.
D) Qualidade e pelos ideais de solidariedade humana.
13-O planejamento consiste em uma atividade de previsão da ação a ser realizada, implicando definições de necessidades a atender, objetivos a atingir dentro das possibilidades, procedimentos e recursos a serem empregados, tempo de execução e formas de avaliação. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001. Nesse sentido, analise as afirmações que seguem e assinale V para verdadeiro e F para falso: ( ) Planejar ajuda a concretizar aquilo que se almeja.( ) Planejar implica em reconhecer a atual realidade e identificar as possibilidades de melhoria.( ) Planejar é estabelecer as ações que serão executadas.( ) Planejar é um processo de tomada de decisões. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas: 
A) V – V – F – V.
B) V – F – V – V.
C) V – V – V – F.
D) V – V – V – V.
14- “As relações possíveis entre educação formal (adquirida na escola por meio das disciplinas), educação informal (adquirida por meio da família, religião, território e classe social) e não formal (saberes adquiridos por meio da participação social, política e cultural em projetos, movimentos sociais e em organizações não governamentais), são definidas.” (GHON, 2006, p. 7). GOHN, Maria da Glória. Educação não formal e o educador social. Atuação no desenvolvimento de projetos sociais. São Paulo: Cortez, 2006. Diante disso, assinale a afirmação que não está coerente sobre essas relações: 
A) O educador social é aquele que capacita os agentes comunitários a atuarem em seu território de maneira a conquistar seus objetivos. (GHON, 2016). 
B) Aos que trabalham na educação social, precisam ter uma escuta atenta e colaborar para a evolução do que a comunidade necessita.
C) A educação não formal tem um histórico voltado à cidadania, à formação de valores e à valorização de culturas. (BRASIL, 1996). 
D) A educação não formal pode complementar a educação formal promovendo articulação entre a escola e a comunidade, com ênfase na emancipação da consciência. FÁVERO (1980, p. 22-23).
15- “O gestor precisa acompanhar e avaliar o desempenho da proposta pedagógica e os indicadores de aprendizagem, com vistas à melhoria do desempenho da escola, compreendendo os princípios e diretrizes da administração pública e incorporá-los à prática gestora no cotidiano dela.” (SEED-PR, 2016). Tendo em vista essas características, quais habilidades se requer do gestor educacional? 
A) “Conhecer a natureza, a organização e o funcionamento da educação escolar, suas relações com os contextos mais amplos, sociais e humanos, e toda a organização do sistema escolar com seus níveis e modalidades.” (BRASIL, 1996). 
B) “Compreender a natureza, a organização e o funcionamento da educação escolar, suas relações” (BRASIL, 1996) com o contexto histórico-social e com o desenvolvimento humano, bem como a gestão empresarial, seus níveis e exigências administrativas.
C) Compreender a natureza, a organização e o funcionamento da organização escola como empresa, suas relações com a gerência e com o desenvolvimento humano, bem como a gestão do sistema escolar, seus níveis e modalidades de ensino.
D) Compreender a escola, a organização e o funcionamento dos documentos, suas relações com o contexto histórico-social e com o desenvolvimento humano, bem como a gestão do sistema escolar, seus níveis e modalidades de ensino.
16- Ainda que existam muitos modelos de gestão, nem sempre eles se efetivam dentro da escola, decorrentes a inúmeros problemas que estão além da questão administrativa e organizacional para o cumprimento legal, como também, a efetiva participação do coletivo. A proposta de gestão democrática foi estabelecida por qual documento? 
A) Leis de diretrizes e Bases. 
B) Parâmetro Curriculares. 
C) Constituição Federal.
D) Plano Nacional de Educação.
17- Quando se fala em educação, estamos falando de múltiplos espaços de construção do conhecimento em que diversos atores socais estão em interação de forma dinâmica e dialógica, podendo se relacionar de modos formais e não formais. Assim, a educação articula-se nas relações sociais mais amplas com vistas a contribuir para a transformação da sociedade. Qual a relevância de democratização e acesso do aluno? 
A) Reconhecer o peso das desigualdades sociais e buscar novas práticas de superação delas. 
B) Mascarar o peso das desigualdades sociais e buscar novas práticas de superação delas. 
C) Negar o peso das desigualdades sociais e buscar novas práticas de elevação delas. 
D) Refutar o peso das desigualdades sociais e buscar novas práticas de superação delas.
18 - Por gestão democrática, entende-se um trabalho coletivo e gradual, que requer ações de instâncias específicas e participação social de toda a comunidade escolar, como professores, alunos, pais, direção, entre outros, de forma a que todos participem das decisões no âmbito da escola. Por que é necessário para a gestão democrática escolar um trabalho pedagógico articulado? 
A) Para considerar o professor como o agente principal da transmissão do conhecimento, em meros executores e receptores de projetos elaborados de forma autoritária. 
B) Para tornar possível a destruição de um projeto educacional que desvincule projetos pessoais dos educadores a um projeto mais amplo que envolva o fazer individual e arbitrário.
C) Para privilegiar excessivamente a tecnologia educacional e transformar professores e alunos em sujeitos passivos de projetos elaborados de forma autoritária. 
D) Para possibilitar a efetivação do projeto da educação vinculado aos projetos pessoais dos profissionais da educação a um projeto maior que inter-relacione a ação individual e coletiva.
19- Para analisar, interpretar e avaliar a prática, é necessário mobilizar saberes e dispor de referenciais teóricos com os quais os dados observados e experenciados vão serconfrontados. A observação do real pedagógico provoca hipóteses, questionamentos dos saberes adquiridos, multiplica os pontos de confrontação crítica, suscetíveis de pôr a prova conhecimentos prévios e de criar novos conhecimentos oriundos da prática. Com base na afirmação, por que é importante agregar teoria e prática? 
A) Porque a relação entre a teoria e a prática privilegia a lógica da negação dialética. 
B) Porque a relação entre a teoria e a prática privilegia a lógica da confrontação arbitrária. 
C) Porque a relação entre a teoria e a prática privilegia a lógica da confrontação dialética.
D) Porque a relação entre a teoria e a prática privilegia a lógica da negação arbitrária.
20- As mudanças históricas referentes às questões científico-tecnológicas, econômicas, sociais, políticas e culturais que se refletem no mundo contemporâneo também espelham os processos educacionais que buscam a historicização para reorganizar os processos educativos, administrativos e de gestão. Dentro do processo socioeducativo, considerando o exposto, qual o papel do pedagogo na proposta curricular? 
A) Centralização das tomadas de decisão.
B) Estruturação básica e a conexão com o trabalho. 
C) Produtividade e eficiência. 
D) Intencionalidade e coerência.
SE TE AJUDOU POR GENTILEZA CURTA !Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina