Logo Passei Direto
Buscar

Psicanálise e Teorias de Freud

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O método psicanalítico proposto por Freud, a partir de suas observações e hipóteses teóricas, envolve uma experiência da pessoa com sua fala de forma, diferente da experiência cotidiana. A tarefa deste método seria tornar o inconsciente acessível ao consciente através da superação das resistências.
Nesse sentido, Freud denominou o método da Psicanálise, tal como é caracterizado até os dias atuais, como:
Catarse
Associação livre
Interpretação dos sonhos
Associação catártica
Sugestão hipnótica

Um dos aspectos mais importantes nas contribuições de Sigmund Freud para a compreensão do desenvolvimento humano foi a teoria psicossexual. (FREUD, 1905. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade).
A respeito dessa teoria apresentada por Freud analise as afirmativas a seguir:
A sexualidade se refere a uma gama de excitações e desejos presentes no indivíduo a partir do Complexo de Édipo.
No desenvolvimento da sexualidade nenhuma fase é abandonada, apenas novas fases vão sendo somadas às outras. Ou seja, a sexualidade genital pressupõe a integração das pulsões parciais ligadas a fases anteriores da sexualidade.
As fases psicossexuais no desenvolvimento são a fase oral, a fase sádico-anal, e o período de latência, bem como a fase genital.
Uma das características da sexualidade infantil, segundo Freud, é ser bissexual, tendo em vista que a sexualidade não é pré-determinada.
O corpo vai se tornando erotizado, desde a infância, em diferentes áreas. Estas áreas são consideradas como zonas erógenas.
V, V, V, F, V.
F, V, V, F, V.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
F, V, F, V, V.
V, V, F, V, V.

Em 1900, Sigmund Freud publicou a obra sobre a ¿Interpretação dos sonhos¿. A primeira tópica Freudiana é apresentada no capítulo 7 deste livro, tendo em vista que considerava o sonho como a via régia de acesso ao Inconsciente.
Na compreensão de Freud acerca dos sonhos, é incorreto afirmar que:
O registro consciente do sonho é denominado conteúdo manifesto do sonho e o registro inconsciente são os pensamentos latentes.
Não existe senho sem um sonhador.
O trabalho do sonho se refere aos restos diurnos presentes na construção do sonho.
O sonho representa a realização de um desejo inconsciente.
Um desejo consciente pode se tornar excitador do sonho se ele se ligar a um desejo inconsciente que o reforça.

Considerando as formulações da primeira tópica do aparelho psíquico (1900-1920), o que significa o inconsciente para Freud?
Que o sujeito é dividido, não está centrado na consciência, e que grupos de ideias incompatíveis com a consciência sofrem a ação da repressão (recalque) e inscrevem-se no campo inconsciente.
Que o inconsciente pode ser traduzido como o conjunto dos processos mentais que são conscientemente pensados, mas que precisam de elaboração.
Que o homem possui um aparelho psíquico formado por três sistemas: consciente, pré-consciente e inconsciente, e o inconsciente é a zona obscura e opaca que não possui conteúdos e representações, mas comporta afetos patogênicos.
Que o sujeito é esquizoide e, por esse motivo, realiza uma divisão da consciência reconhecida nos ¿estados hipnóides¿, devido a ação do recalque, situação que pode ser verificada na hipnose.
Que o homem vive de maneira irracional, inconsciente e, por isso, deve ser limitado nas suas expressões e pulsões para sobreviver em sociedade.

Em ¿O Ego e o Id¿, Freud (1923) propôs ¿uma diferenciação do aparelho psíquico, com base na qual determinado número de relacionamentos pode ser representado de maneira simples e perspícua.
Considerando teoria de Freud sobre o desenvolvimento psíquico, pode-se afirmar que:
O Ego é a parte do Id modificada pela influência direta do mundo externo e mantém relação com o Id e com o superego.
A gênese do Superego relaciona-se ao corpo. O Superego é sobretudo corporal, não é apenas uma entidade superficial, mas ele mesmo a projeção de uma superfície.
O Ego é herdeiro do complexo de Édipo e luta pela expressão das censuras em detrimento da busca da satisfação.
O Id se esforça em fazer valer a influência do mundo externo sobre o Ego e os seus propósitos, empenha-se em colocar o princípio da realidade no lugar do princípio do prazer, que vigora irrestritamente no Ego.
O Id representa o polo defensivo da personalidade, lutando para impor o princípio do prazer.

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação abaixo. A teoria psicanalítica freudiana defende a ideia de que (FUNDATEC, 2010 ¿ PGE-RS)
a irracionalidade do comportamento humano é virtualmente ilegível, razão pela qual não se pode tratar racionalmente dela.
a modéstia humana é resultado do pouco conhecimento que o ser humano tem das reais motivações de suas ações e pensamentos.
a mente faz parte da natureza porque, como outros mistérios da natureza, existem processos mentais cujas formas distorcidas não possuem explicação racional.
muito da vida mental de um indivíduo é inconsciente e resulta do conflito entre impulsos primitivos, como a sexualidade e a agressividade, e as defesas do individuo contra estes impulsos.
o ser humano é um animal cheio de desejos porque é ansioso e se adapta de modo desajeitado às regras da civilização.

Analise as seguintes afirmativas, de acordo com a teoria da segunda tópica formulada por Freud em 'O ego e o id' (1923):
I. O SUPEREGO é a instância relacionada aos imperativos morais herdados da dissolução do complexo de Édipo. Espécie de 'gradação' do ego, fruto do processo identificatório e da formação de ideais. Depósito de códigos morais, modelos de conduta social e dos construtos culturais que constituem as inibições da personalidade.
II. O EGO é a instância em que reside a fonte da energia psíquica - pulsões, instintos e desejos inconscientes. Regida pelo princípio de prazer. Possui conteúdo inconsciente - hereditário e inato, por um lado; recalcado e adquirido, por outro.
III. O ID é a parte do aparelho psíquico que está em contato direto com a realidade externa, por intermédio do sistema perceptivo-consciente. Regido pelo princípio de realidade. Instância que encarna a constância e a integridade do indivíduo, procurando mantê-las através de mecanismos de defesa contra os perigos internos que ameaçam desintegrá-la.
Todas as alternativas estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I está correta

Maurício passa por um sofrimento intenso: ele foi demitido do trabalho, sua esposa estava lhe traindo com a personal trainer e ele terminou o casamento justo durante seu processo de demissão. Morando sozinho, Maurício sente muita raiva e tristeza. Então ele começa a praticar atividade física, compor músicas no violão, retomar seus estudos e pintar quadros (atividade que ele sempre teve vontade, mas não encontrava tempo).
Pode-se dizer que o mecanismo de defesa utilizado por Maurício é:
Sublimação
Negação
Racionalização
Recalque
Projeção

Assinale a alternativa correta sobre teorias psicodinâmicas.
Ferenczi retoma a teoria do trauma em 1933 com o seu trabalho 'Confusão de línguas entre o adulto e a criança', lançando as primeiras contribuições para a teoria das relações objetais.
Lacan compreendia o ficar com e a introjeção como elementos presentes na associação livre.
Winnicott postulou os sistemas pré-consciente, consciente e inconsciente, assim como a teoria das relações narcísicas.
Jung trouxe o conceito de ¿reverie¿ para entender o inconsciente coletivo.
Freud visava à mudança na armadura caracterológica resistencial dos pacientes e se dedicou a uma teoria com base na orgonoterapia.

Durante a construção da Psicanálise por S. Freud, várias as pessoas se aproximaram e se afastaram das propostas de trabalho desenvolvidas por ele. Sobre os seguidores e dissidentes de Freud, analise os conceitos a seguir e assinale aquele que corresponde a um conceito apresentado por Sándor Ferenczi.
Real. É o que é impossível de simbolizar, o indizível. Não consegue ser dito, mas se impõe. Não deve ser confundido com a realidade.
Mãe suficientemente boa. É aquela que, através de sua sintonia, é capaz de identificar as necessidades do bebê, contribuindo para a integração dele e a percepção de si e, posteriormente, possibilitando a sua diferenciação da mãe e o reconhecimento de seu eu.
Inconsciente coletivo. Parte que se distingue do inconsciente individual, mas que não foi consciente em nenhum momento. É herdado como algo primitivo no psiquismo, composto por experiências universais passadas de geração em geração.
Introjeção. Inicialmente é considerado como um mecanismo típico da neurose em que objetos de interesse são introjetados no ego, sendo ampliado posteriormente como mecanismo característico de todo ser humano no desenvolvimento do ego e organizador da personalidade.
Arquétipos. São predisposições inatas impressas nas experiências significativas da humanidade. São símbolos e imagens universais.

A abordagem junguiana define a disposição introvertida como a que:
Observa as condições exteriores, mas elege como decisivas as determinações de caráter subjetivo.
Implica o movimento do sujeito sempre àquilo que recebe do objeto, sendo que a impressão exterior opera papel primordial.
Se dá pelo fluir da libido de dentro para fora, gerando a relação evidente do sujeito com o objeto.
Orienta-se de acordo com a percepção e o conhecimento que representa a disposição objetiva capaz de admitir a excitação dos sentidos.
Emana de um movimento positivo do interesse subjetivo no sentido do objeto.

Jung identificou quatro funções psicológicas fundamentais (pensamento, sentimento, sensação e intuição), sendo que ninguém desenvolve igualmente bem todas as quatro funções. Cada pessoa tem uma função:
tenuamente dominante e uma função auxiliar totalmente desenvolvida.
levemente dominante e uma função auxiliar integralmente desenvolvida.
fortemente dominante e uma função auxiliar parcialmente desenvolvida.
falsamente dominante e uma função auxiliar potentemente desenvolvida.
raramente dominante e uma função auxiliar fragilmente desenvolvida.

Os conteúdos do inconsciente coletivo, que representam o papel de modelos endógenos de condutas e produções imaginativas, são denominados:
Estrutura da personalidade
Traços de personalidade
Energia psíquica
Arquétipos
Núcleo do eu

bebê e sua mãe como uma "unidade psíquica", e não como dois seres puramente distintos. Em certa ocasião, ele disse que "Não existe essa coisa chamada o bebê", implicando que não há como conceber um bebê sem falar de sua mãe. O ambiente assume, assim, a prioridade da teoria winnicottiana, em que, no início, o ambiente é a mãe e apenas gradualmente vai se transformando em algo externo e separado do bebê.
Sobre a teoria winnicottiana, analise as seguintes afirmacoes: I. O ambiente facilitador é a mãe suficientemente boa, porque atende ao bebê na medida exata das necessidades deste, e não de suas próprias necessidades. Esta adaptação da mãe torna o bebê capaz de ter uma experiência de onipotência e cria a ilusão necessária a um desenvolvimento saudável. II. O conceito de "preocupação materna primária" pode ser definido como um estado de sensibilidade aumentada da mãe, necessário para que ela possa estar envolvida emocionalmente com seu bebê. Se não houvesse o bebê, seria possível dizer que este estado se aproxima de uma doença, como um estado dissociado ou um episódio esquizóide. III. Ao falar sobre objetos e fenômenos transicionais, Winnicott pontua que estes representam um obstáculo na superação do estágio de dependência absoluta em direção à dependência relativa. O objeto transicional impede a separação entre a mãe e o bebê, uma vez que torna intolerável a angústia de separação e a ausência materna. Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas a afirmativa I está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Lacan institui o funcionamento do psiquismo em três registros: imaginário, simbólico e real (ZIMERMAN, 1999, p. 55).
Sobre eles, analise as proposições abaixo: I- O desejo humano é visto a partir das interações entre o registro imaginário com o simbólico. II- Os três registros interagem concomitantemente. III- Nas primeiras fases da "etapa do espelho", o registro imaginário da criança faz-lhe supor que ela e a mãe são a mesma coisa. IV- Quando a criança ingressa no registro do simbólico, através da função interditora do que Lacan chama como "a lei do pai", ela descobre que o desejo de cada um deve-se submeter à lei do desejo do outro. Estão CORRETAS:
I, III e IV
I, II e III
I, II e IV
I, II, III e IV
II, III e IV

Em certa ocasião, uma menina de 3 para 4 anos desenhou uma imagem de sua mãe grávida (o que era um fato em sua vida), anunciando que era ela mesma o nenê que estava na barriga. O desenho consistia em uma cabeça com duas pernas palitos. Quando lhe perguntaram onde ela estava, já que não havia barriga no desenho, apontou os grandes olhos que colocara na mãe e disse: aqui. Não há melhor síntese do processo, descrito pelo psicanalista francês Jacques Lacan, enquanto estádio do espelho.
Sobre o estádio do espelho, é correto afirmar:
A imagem corporal da criança é proveniente do olhar afetivo que a mãe ou substituta possa lhe oferecer.
Trata-se do início do narcisismo primário em transição para o narcisismo secundário.
O estádio do espelho confunde o significante com o significado.
A criança faz uma integração de seu corpo diante da percepção de sua própria imagem no espelho.
Na fase fálica a criança se interessa pelas diferenças sexuais, quer saber de onde vêm os bebês semelhantes ao que já foi um dia, este é o estádio do espelho.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O método psicanalítico proposto por Freud, a partir de suas observações e hipóteses teóricas, envolve uma experiência da pessoa com sua fala de forma, diferente da experiência cotidiana. A tarefa deste método seria tornar o inconsciente acessível ao consciente através da superação das resistências.
Nesse sentido, Freud denominou o método da Psicanálise, tal como é caracterizado até os dias atuais, como:
Catarse
Associação livre
Interpretação dos sonhos
Associação catártica
Sugestão hipnótica

Um dos aspectos mais importantes nas contribuições de Sigmund Freud para a compreensão do desenvolvimento humano foi a teoria psicossexual. (FREUD, 1905. Três ensaios sobre a teoria da sexualidade).
A respeito dessa teoria apresentada por Freud analise as afirmativas a seguir:
A sexualidade se refere a uma gama de excitações e desejos presentes no indivíduo a partir do Complexo de Édipo.
No desenvolvimento da sexualidade nenhuma fase é abandonada, apenas novas fases vão sendo somadas às outras. Ou seja, a sexualidade genital pressupõe a integração das pulsões parciais ligadas a fases anteriores da sexualidade.
As fases psicossexuais no desenvolvimento são a fase oral, a fase sádico-anal, e o período de latência, bem como a fase genital.
Uma das características da sexualidade infantil, segundo Freud, é ser bissexual, tendo em vista que a sexualidade não é pré-determinada.
O corpo vai se tornando erotizado, desde a infância, em diferentes áreas. Estas áreas são consideradas como zonas erógenas.
V, V, V, F, V.
F, V, V, F, V.
Todas as afirmativas são verdadeiras.
F, V, F, V, V.
V, V, F, V, V.

Em 1900, Sigmund Freud publicou a obra sobre a ¿Interpretação dos sonhos¿. A primeira tópica Freudiana é apresentada no capítulo 7 deste livro, tendo em vista que considerava o sonho como a via régia de acesso ao Inconsciente.
Na compreensão de Freud acerca dos sonhos, é incorreto afirmar que:
O registro consciente do sonho é denominado conteúdo manifesto do sonho e o registro inconsciente são os pensamentos latentes.
Não existe senho sem um sonhador.
O trabalho do sonho se refere aos restos diurnos presentes na construção do sonho.
O sonho representa a realização de um desejo inconsciente.
Um desejo consciente pode se tornar excitador do sonho se ele se ligar a um desejo inconsciente que o reforça.

Considerando as formulações da primeira tópica do aparelho psíquico (1900-1920), o que significa o inconsciente para Freud?
Que o sujeito é dividido, não está centrado na consciência, e que grupos de ideias incompatíveis com a consciência sofrem a ação da repressão (recalque) e inscrevem-se no campo inconsciente.
Que o inconsciente pode ser traduzido como o conjunto dos processos mentais que são conscientemente pensados, mas que precisam de elaboração.
Que o homem possui um aparelho psíquico formado por três sistemas: consciente, pré-consciente e inconsciente, e o inconsciente é a zona obscura e opaca que não possui conteúdos e representações, mas comporta afetos patogênicos.
Que o sujeito é esquizoide e, por esse motivo, realiza uma divisão da consciência reconhecida nos ¿estados hipnóides¿, devido a ação do recalque, situação que pode ser verificada na hipnose.
Que o homem vive de maneira irracional, inconsciente e, por isso, deve ser limitado nas suas expressões e pulsões para sobreviver em sociedade.

Em ¿O Ego e o Id¿, Freud (1923) propôs ¿uma diferenciação do aparelho psíquico, com base na qual determinado número de relacionamentos pode ser representado de maneira simples e perspícua.
Considerando teoria de Freud sobre o desenvolvimento psíquico, pode-se afirmar que:
O Ego é a parte do Id modificada pela influência direta do mundo externo e mantém relação com o Id e com o superego.
A gênese do Superego relaciona-se ao corpo. O Superego é sobretudo corporal, não é apenas uma entidade superficial, mas ele mesmo a projeção de uma superfície.
O Ego é herdeiro do complexo de Édipo e luta pela expressão das censuras em detrimento da busca da satisfação.
O Id se esforça em fazer valer a influência do mundo externo sobre o Ego e os seus propósitos, empenha-se em colocar o princípio da realidade no lugar do princípio do prazer, que vigora irrestritamente no Ego.
O Id representa o polo defensivo da personalidade, lutando para impor o princípio do prazer.

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação abaixo. A teoria psicanalítica freudiana defende a ideia de que (FUNDATEC, 2010 ¿ PGE-RS)
a irracionalidade do comportamento humano é virtualmente ilegível, razão pela qual não se pode tratar racionalmente dela.
a modéstia humana é resultado do pouco conhecimento que o ser humano tem das reais motivações de suas ações e pensamentos.
a mente faz parte da natureza porque, como outros mistérios da natureza, existem processos mentais cujas formas distorcidas não possuem explicação racional.
muito da vida mental de um indivíduo é inconsciente e resulta do conflito entre impulsos primitivos, como a sexualidade e a agressividade, e as defesas do individuo contra estes impulsos.
o ser humano é um animal cheio de desejos porque é ansioso e se adapta de modo desajeitado às regras da civilização.

Analise as seguintes afirmativas, de acordo com a teoria da segunda tópica formulada por Freud em 'O ego e o id' (1923):
I. O SUPEREGO é a instância relacionada aos imperativos morais herdados da dissolução do complexo de Édipo. Espécie de 'gradação' do ego, fruto do processo identificatório e da formação de ideais. Depósito de códigos morais, modelos de conduta social e dos construtos culturais que constituem as inibições da personalidade.
II. O EGO é a instância em que reside a fonte da energia psíquica - pulsões, instintos e desejos inconscientes. Regida pelo princípio de prazer. Possui conteúdo inconsciente - hereditário e inato, por um lado; recalcado e adquirido, por outro.
III. O ID é a parte do aparelho psíquico que está em contato direto com a realidade externa, por intermédio do sistema perceptivo-consciente. Regido pelo princípio de realidade. Instância que encarna a constância e a integridade do indivíduo, procurando mantê-las através de mecanismos de defesa contra os perigos internos que ameaçam desintegrá-la.
Todas as alternativas estão corretas
Apenas I e II estão corretas
Apenas I está correta

Maurício passa por um sofrimento intenso: ele foi demitido do trabalho, sua esposa estava lhe traindo com a personal trainer e ele terminou o casamento justo durante seu processo de demissão. Morando sozinho, Maurício sente muita raiva e tristeza. Então ele começa a praticar atividade física, compor músicas no violão, retomar seus estudos e pintar quadros (atividade que ele sempre teve vontade, mas não encontrava tempo).
Pode-se dizer que o mecanismo de defesa utilizado por Maurício é:
Sublimação
Negação
Racionalização
Recalque
Projeção

Assinale a alternativa correta sobre teorias psicodinâmicas.
Ferenczi retoma a teoria do trauma em 1933 com o seu trabalho 'Confusão de línguas entre o adulto e a criança', lançando as primeiras contribuições para a teoria das relações objetais.
Lacan compreendia o ficar com e a introjeção como elementos presentes na associação livre.
Winnicott postulou os sistemas pré-consciente, consciente e inconsciente, assim como a teoria das relações narcísicas.
Jung trouxe o conceito de ¿reverie¿ para entender o inconsciente coletivo.
Freud visava à mudança na armadura caracterológica resistencial dos pacientes e se dedicou a uma teoria com base na orgonoterapia.

Durante a construção da Psicanálise por S. Freud, várias as pessoas se aproximaram e se afastaram das propostas de trabalho desenvolvidas por ele. Sobre os seguidores e dissidentes de Freud, analise os conceitos a seguir e assinale aquele que corresponde a um conceito apresentado por Sándor Ferenczi.
Real. É o que é impossível de simbolizar, o indizível. Não consegue ser dito, mas se impõe. Não deve ser confundido com a realidade.
Mãe suficientemente boa. É aquela que, através de sua sintonia, é capaz de identificar as necessidades do bebê, contribuindo para a integração dele e a percepção de si e, posteriormente, possibilitando a sua diferenciação da mãe e o reconhecimento de seu eu.
Inconsciente coletivo. Parte que se distingue do inconsciente individual, mas que não foi consciente em nenhum momento. É herdado como algo primitivo no psiquismo, composto por experiências universais passadas de geração em geração.
Introjeção. Inicialmente é considerado como um mecanismo típico da neurose em que objetos de interesse são introjetados no ego, sendo ampliado posteriormente como mecanismo característico de todo ser humano no desenvolvimento do ego e organizador da personalidade.
Arquétipos. São predisposições inatas impressas nas experiências significativas da humanidade. São símbolos e imagens universais.

A abordagem junguiana define a disposição introvertida como a que:
Observa as condições exteriores, mas elege como decisivas as determinações de caráter subjetivo.
Implica o movimento do sujeito sempre àquilo que recebe do objeto, sendo que a impressão exterior opera papel primordial.
Se dá pelo fluir da libido de dentro para fora, gerando a relação evidente do sujeito com o objeto.
Orienta-se de acordo com a percepção e o conhecimento que representa a disposição objetiva capaz de admitir a excitação dos sentidos.
Emana de um movimento positivo do interesse subjetivo no sentido do objeto.

Jung identificou quatro funções psicológicas fundamentais (pensamento, sentimento, sensação e intuição), sendo que ninguém desenvolve igualmente bem todas as quatro funções. Cada pessoa tem uma função:
tenuamente dominante e uma função auxiliar totalmente desenvolvida.
levemente dominante e uma função auxiliar integralmente desenvolvida.
fortemente dominante e uma função auxiliar parcialmente desenvolvida.
falsamente dominante e uma função auxiliar potentemente desenvolvida.
raramente dominante e uma função auxiliar fragilmente desenvolvida.

Os conteúdos do inconsciente coletivo, que representam o papel de modelos endógenos de condutas e produções imaginativas, são denominados:
Estrutura da personalidade
Traços de personalidade
Energia psíquica
Arquétipos
Núcleo do eu

bebê e sua mãe como uma "unidade psíquica", e não como dois seres puramente distintos. Em certa ocasião, ele disse que "Não existe essa coisa chamada o bebê", implicando que não há como conceber um bebê sem falar de sua mãe. O ambiente assume, assim, a prioridade da teoria winnicottiana, em que, no início, o ambiente é a mãe e apenas gradualmente vai se transformando em algo externo e separado do bebê.
Sobre a teoria winnicottiana, analise as seguintes afirmacoes: I. O ambiente facilitador é a mãe suficientemente boa, porque atende ao bebê na medida exata das necessidades deste, e não de suas próprias necessidades. Esta adaptação da mãe torna o bebê capaz de ter uma experiência de onipotência e cria a ilusão necessária a um desenvolvimento saudável. II. O conceito de "preocupação materna primária" pode ser definido como um estado de sensibilidade aumentada da mãe, necessário para que ela possa estar envolvida emocionalmente com seu bebê. Se não houvesse o bebê, seria possível dizer que este estado se aproxima de uma doença, como um estado dissociado ou um episódio esquizóide. III. Ao falar sobre objetos e fenômenos transicionais, Winnicott pontua que estes representam um obstáculo na superação do estágio de dependência absoluta em direção à dependência relativa. O objeto transicional impede a separação entre a mãe e o bebê, uma vez que torna intolerável a angústia de separação e a ausência materna. Assinale a alternativa correta.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
Apenas a afirmativa I está correta.
As afirmativas I, II e III estão corretas.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.

Lacan institui o funcionamento do psiquismo em três registros: imaginário, simbólico e real (ZIMERMAN, 1999, p. 55).
Sobre eles, analise as proposições abaixo: I- O desejo humano é visto a partir das interações entre o registro imaginário com o simbólico. II- Os três registros interagem concomitantemente. III- Nas primeiras fases da "etapa do espelho", o registro imaginário da criança faz-lhe supor que ela e a mãe são a mesma coisa. IV- Quando a criança ingressa no registro do simbólico, através da função interditora do que Lacan chama como "a lei do pai", ela descobre que o desejo de cada um deve-se submeter à lei do desejo do outro. Estão CORRETAS:
I, III e IV
I, II e III
I, II e IV
I, II, III e IV
II, III e IV

Em certa ocasião, uma menina de 3 para 4 anos desenhou uma imagem de sua mãe grávida (o que era um fato em sua vida), anunciando que era ela mesma o nenê que estava na barriga. O desenho consistia em uma cabeça com duas pernas palitos. Quando lhe perguntaram onde ela estava, já que não havia barriga no desenho, apontou os grandes olhos que colocara na mãe e disse: aqui. Não há melhor síntese do processo, descrito pelo psicanalista francês Jacques Lacan, enquanto estádio do espelho.
Sobre o estádio do espelho, é correto afirmar:
A imagem corporal da criança é proveniente do olhar afetivo que a mãe ou substituta possa lhe oferecer.
Trata-se do início do narcisismo primário em transição para o narcisismo secundário.
O estádio do espelho confunde o significante com o significado.
A criança faz uma integração de seu corpo diante da percepção de sua própria imagem no espelho.
Na fase fálica a criança se interessa pelas diferenças sexuais, quer saber de onde vêm os bebês semelhantes ao que já foi um dia, este é o estádio do espelho.

Prévia do material em texto

1a Questão 
Respondido em 10/11/2022 09:24 
 Ref.: 202115195133 
 
O método psicanalítico proposto por Freud, a partir de suas observações e hipóteses teóricas, envolve uma experiência 
da pessoa com sua fala de forma, diferente da experiência cotidiana. A tarefa deste método seria tornar o inconsciente 
acessível ao consciente através da superação das resistências. Nesse sentido, Freud denominou o método da Psicanálise, 
tal como é caracterizado até os dias atuais, como: 
 
 
 
Catarse 
 
Associação livre 
 
Interpretação dos sonhos 
 
Associação catártica 
 
Sugestão hipnótica 
 
 
 
 2a Questão 
Respondido em 10/11/2022 08:54 
 Ref.: 202115197359 
 
Um dos apsectos mais importantes nas contribuições de Sigmund Freud para a compreensão 
do desenvolvimento humano foi a teoria psicossexual. (FREUD, 1905. Três ensaios sobre a 
teoria da sexualidade). A respeito dessa teoria apresentada por Freud analise as afirmativas 
a seguir: 
A sexualidade se refere a uma gama de excitações e desejos presentes no indivíduo a partir 
do Complexo de Édipo. 
No desenvolvimento da sexualidade nenhuma fase é abandonada, apenas novas fases vão 
sendo somadas às outras. Ou seja, a sexualidade genital pressupõe a integração das pulsões 
parciais ligadas a fases anteriores da sexualidade. 
As fases psicossexuais no desenvolvimento são a fase oral, a fase sádico-anal, e o período de 
latência, bem como a fase genital. 
Uma das características da sexualidade infantil, segundo Freud, é ser bissexual, tendo em 
vista que a sexualidade não é pré-determinada. 
O corpo vai se tornando erotizado, desde a infância, em diferentes áreas. Estas áreas são 
consideradas como zonas erógenas. 
 
 
 V, V, V, F, V. 
 F, V, V, F, V. 
 Todas as afirmativas são verdadeiras. 
 F, V, F, V, V. 
 V, V, F, V, V. 
 
 
 
 3a Questão 
Respondido em 10/11/2022 08:55 
 Ref.: 202115197745 
 
Em 1900, Sigmund Freud publicou a obra sobre a ¿Interpretação dos sonhos¿. A primeira 
tópica Freudiana é apresentada no capítulo 7 deste livro, tendo em vista que considerava o 
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 7773522/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 7775748/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 7776134/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
sonho como a via régia de acesso ao Inconsciente. Na compreensão de Freud acerca dos 
sonhos, é incorreto afirmar que: 
 
 
O registro consciente do sonho é denominado conteúdo manifesto do sonho e o 
registro inconsciente são os pensamentos latentes. 
 
Não existe senho sem um sonhador. 
 
O trabalho do sonho se refere aos restos diurnos presentes na construção do sonho. 
 
 
O sonho representa a realização de um desejo inconsciente. 
 
Um desejo consciente pode se tornar excitador do sonho se ele se ligar a um desejo 
inconsciente que o reforça. 
 
 
 
 4a Questão 
Respondido em 10/11/2022 09:19 
 Ref.: 202112810729 
 
Considerando as formulações da primeira tópica do aparelho psíquico (1900-1920), o que 
significa o inconsciente para Freud? 
 
 
Que o sujeito é dividido, não está centrado na consciência, e que grupos de ideias 
incompatíveis com a consciência sofrem a ação da repressão (recalque) e inscrevem-
se no campo inconsciente. 
 
Que o inconsciente pode ser traduzido como o conjunto dos processos mentais que 
são conscientemente pensados, mas que precisam de elaboração. 
 
Que o homem possui um aparelho psíquico formado por três sistemas: consciente, 
pré-consciente e inconsciente, e o inconsciente é a zona obscura e opaca que não 
possui conteúdos e representações, mas comporta afetos patogênicos. 
 
Que o sujeito é esquizoide e, por esse motivo, realiza uma divisão da consciência 
reconhecida nos ¿estados hipnóides¿, devido a ação do recalque, situação que pode 
ser verificada na hipnose. 
 
Que o homem vive de maneira irracional, inconsciente e, por isso, deve ser limitado 
nas suas expressões e pulsões para sobreviver em sociedade. 
 
 
 
 5a Questão 
Respondido em 10/11/2022 09:19 
 Ref.: 202115195229 
 
Em ¿O Ego e o Id¿, Freud (1923) propôs ¿uma diferenciação do aparelho psíquico, com base 
na qual determinado número de relacionamentos pode ser representado de maneira simples 
e perspícua.¿ Considerando teoria de Freud sobre o desenvolvimento psíquico, pode-se 
afirmar que: 
 
 
O Ego é a parte do Id modificada pela influência direta do mundo externo e mantém relação 
com o Id e com o superego. 
 
A gênese do Superego relaciona-se ao corpo. O Superego é sobretudo corporal, não é 
apenas uma entidade superficial, mas ele mesmo a projeção de uma superfície. 
 
O Ego é herdeiro do complexo de Édipo e luta pela expressão das censuras em detrimento da 
busca da satisfação. 
 
O Id se esforça em fazer valer a influência do mundo externo sobre o Ego e os seus 
propósitos, empenha-se em colocar o princípio da realidade no lugar do princípio do prazer, 
que vigora irrestritamente no Ego. 
 
O Id representa o polo defensivo da personalidade, lutando para impor o princípio do 
prazer. 
 
 
 
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 5389118/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 7773618/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
 6a Questão 
Respondido em 10/11/2022 09:37 
 Ref.: 202115044638 
 
Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmação abaixo. A teoria psicanalítica freudiana defende a ideia de que (FUNDATEC, 2010 ¿ PGE-RS) 
 
 
 a irracionalidade do comportamento humano é virtualmente ilegível, razão pela qual não se pode tratar racionalmente dela. 
 
 a modéstia humana é resultado do pouco conhecimento que o ser humano tem das reais motivações de suas ações e pensamentos. 
 
 a mente faz parte da natureza porque, como outros mistérios da natureza, existem processos mentais cujas formas distorcidas não possuem 
explicação racional. 
 
 muito da vida mental de um indivíduo é inconsciente e resulta do conflito entre impulsos primitivos, como a sexualidade e a agressividade, e as 
defesas do individuo contra estes impulsos. 
 
 o ser humano é um animal cheio de desejos porque é ansioso e se adapta de modo desajeitado às regras da civilização. 
 
 
 
 7a Questão 
Respondido em 10/11/2022 09:23 
 Ref.: 202115047102 
 
Analise as seguintes afirmativas, de acordo com a teoria da 
segunda tópica formulada por Freud em 'O ego e o id' (1923): 
 
I. O SUPEREGO é a instância relacionada aos imperativos morais 
herdados da dissolução do complexo de Édipo. Espécie de 
'gradação' do ego, fruto do processo identificatório e da formação 
de ideais. Depósito de códigos morais, modelos de conduta social 
e dos construtos culturais que constituem as inibições da 
personalidade. 
 
II. O EGO é a instância em que reside a fonte da energia psíquica 
- pulsões, instintos e desejos inconscientes. Regida pelo princípio 
de prazer. Possui conteúdo inconsciente - hereditário e inato, por 
um lado; recalcado e adquirido, por outro. 
 
III. O ID é a parte do aparelho psíquico que está em contato direto 
com a realidade externa, por intermédio do sistema perceptivo-
consciente. Regido pelo princípio de realidade. Instância que 
encarna a constância e a integridade do indivíduo, procurando 
mantê-las através de mecanismos de defesa contra os perigos 
internos que ameaçam desintegrá-la. 
 
 
Todas as alternativas estão corretas 
 
Apenas I e II estão corretas 
 
Apenas I está correta 
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 7623027/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 7625491/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
 
Apenas I e III estão corretas 
 
Todas as alternativas estão incorretas 
 
 
 
 8a Questão 
Respondido em 10/11/2022 09:23 
 Ref.: 202115197770 
 
Aanedota abaixo foi utilizada por Freud para demonstrar a estranheza frente ao uso de um 
mecanismo. Leia a história e responda qual mecanismo de defesa está ilustrado: 
Numa aldeia havia um ferreiro que cometera um crime capital. O júri decidiu que o crime 
devia ser punido; porém, como o ferreiro era o único na aldeia e era indispensável, e como, 
por outro lado, lá havia três alfaiates, um destes foi enforcado em seu lugar. 
 
 
Formação reativa 
 
Projeção 
 
Recalque 
 
Deslocamento 
 
Condensação 
 
 
 
 9a Questão 
Respondido em 10/11/2022 09:23 
 Ref.: 202115032622 
 
Sob a pressão de excessiva angústia, o ego, por vezes, é forçado a 
tomar medidas extremas para aliviar o estado de tensão interna. Essas 
medidas são chamadas de mecanismos de defesa. Levando isso em 
consideração, é correto afirmar: 
 
 O mecanismo de defesa da projeção é um tipo de defesa primitiva. 
Assim, é caracterizada pelo processo no qual o sujeito expulsa de si 
e localiza no outro ou em alguma coisa, qualidades, desejos, 
sentimentos que ele desconhece ou recusa nele. 
 A negação se refere a um recurso ¿pouco racional¿, em que o 
sujeito usa de argumentos lógicos, simplificações e estereótipos 
para que o ego permaneça em sua situação atual de ¿conforto¿. 
 A formação reativa é o processo de retorno a uma fase anterior do 
desenvolvimento, onde as satisfações eram mais imediatas, ou o 
desprazer era menor. Ou seja, é o recuo do ego, fugindo de 
situações de conflitos atuais para o estágio anterior. 
 A racionalização é um mecanismo de defesa que nega a realidade 
exterior e a substitui por outra realidade que não existe, uma 
realidade fictícia. 
 O mecanismo de recalcamento está sempre ligado a uma troca, no 
sentido de que a representação muda de lugar, e é representada por 
outra. 
 
 
 
 10a Questão 
Respondido em 10/11/2022 09:23 
 Ref.: 202113489089 
 
Maurício passa por um sofrimento intenso: ele foi demitido do trabalho, sua esposa estava lhe 
traindo com a personal trainer e ele terminou o casamento justo durante seu processo de 
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 7776159/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 7611011/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 6067478/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
demissão. Morando sozinho, Maurício sente muita raiva e tristeza. Então ele começa a praticar 
atividade física, compor músicas no violão, retomar seus estudos e pintar quadros (atividade 
que ele sempre teve vontade, mas não encontrava tempo). Pode-se dizer que o mecanismo 
de defesa utilizado por Maurício é: 
 
 
Sublimação 
 
Negação 
 
Racionalização 
 
Recalque 
 
Projeção 
 
 
 
 
 
 
Questões de Crédito Digital - 
 
 1a Questão 
Respondido em 10/11/2022 09:26 
 Ref.: 202111498923 
 
Assinale a alternativa correta sobre teorias psicodinâmicas. 
 
 
Ferenczi retoma a teoria do trauma em 1933 com o seu trabalho "Confusão de 
línguas entre o adulto e a criança", lançando as primeiras contribuições para a teoria 
das relações objetais. 
 
Lacan compreendia o ficar com e a introjeçãocomo elementos presentes na 
associação livre. 
 
Winnicott postulou os sistemas pré-consciente, consciente e inconsciente, assim 
como a teoria das relações narcísicas. 
 
Jung trouxe o conceito de ¿reverie¿ para entender o inconsciente coletivo. 
 
Freud visava à mudança na armadura caracterológica resistencial dos pacientes e se 
dedicou a uma teoria com base na orgonoterapia. 
 
 
 2a Questão 
Respondido em 10/11/2022 09:26 
 Ref.: 202112682598 
 
Durante a construção da Psicanálise por S. Freud, várias as pessoas se aproximaram e se 
afastaram das propostas de trabalho desenvolvidas por ele. Sobre os seguidores e 
dissidentes de Freud, analise os conceitos a seguir e assinale aquele que corresponde a um 
conceito apresentado por Sándor Ferenczi. 
 
 
Real. É o que é impossível de simbolizar, o indizível. Não consegue ser dito, mas se 
impõe. Não deve ser confundido com a realidade. 
 
Mãe suficientemente boa. É aquela que, através de sua sintonia, é capaz de 
identificar as necessidades do bebê, contribuindo para a integração dele e a 
percepção de si e, posteriormente, possibilitando a sua diferenciação da mãe e o 
reconhecimento de seu eu. 
 
Inconsciente coletivo. Parte que se distingue do inconsciente individual, mas que não 
foi consciente em nenhum momento. É herdado como algo primitivo no psiquismo, 
composto por experiências universais passadas de geração em geração. 
 
Introjeção. Inicialmente é considerado como um mecanismo típico da neurose em 
que objetos de interesse são introjetados no ego, sendo ampliado posteriormente 
como mecanismo característico de todo ser humano no desenvolvimento do ego e 
organizador da personalidade. 
 
Arquétipos. São predisposições inatas impressas nas experiências significativas da 
humanidade. São símbolos e imagens universais. 
 
 
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 4077312/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 5260987/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
 3a Questão 
Respondido em 10/11/2022 09:26 
 Ref.: 202111498921 
 
A abordagem junguiana define a disposição introvertida como a que: 
 
 
Observa as condições exteriores, mas elege como decisivas as determinações de 
caráter subjetivo. 
 
Implica o movimento do sujeito sempre àquilo que recebe do objeto, sendo que a 
impressão exterior opera papel primordial. 
 
Se dá pelo fluir da libido de dentro para fora, gerando a relação evidente do sujeito 
com o objeto. 
 
Orienta-se de acordo com a percepção e o conhecimento que representa a disposição 
objetiva capaz de admitir a excitação dos sentidos. 
 
Emana de um movimento positivo do interesse subjetivo no sentido do objeto. 
 
 
 4a Questão 
Respondido em 10/11/2022 09:26 
 Ref.: 202112647711 
 
Jung identificou quatro funções psicológicas fundamentais (pensamento, sentimento, 
sensação e intuição), sendo que ninguém desenvolve igualmente bem todas as quatro 
funções. Cada pessoa tem uma função: 
 
 
tenuamente dominante e uma função auxiliar totalmente desenvolvida. 
 
levemente dominante e uma função auxiliar integralmente desenvolvida. 
 
fortemente dominante e uma função auxiliar parcialmente desenvolvida. 
 
falsamente dominante e uma função auxiliar potentemente desenvolvida. 
 
raramente dominante e uma função auxiliar fragilmente desenvolvida. 
 
 
 5a Questão 
Respondido em 10/11/2022 09:22 
 Ref.: 202111498920 
 
Os conteúdos do inconsciente coletivo, que representam o papel de modelos endógenos de 
condutas e produções imaginativas, são denominados: 
 
 
Estrutura da personalidade 
 
Traços de personalidade 
 
Energia psíquica 
 
Arquétipos 
 
Núcleo do eu 
 
 
 6a Questão 
Respondido em 10/11/2022 09:21 
 Ref.: 202112659832 
 
Donald Woods Winnicott foi um pediatra e psicanalista britânico, cuja originalidade 
metodológica, em relação a Freud e a outros psicanalistas, foi a decisão de estudar o bebê e 
sua mãe como uma "unidade psíquica", e não como dois seres puramente distintos. Em certa 
ocasião, ele disse que "Não existe essa coisa chamada o bebê", implicando que não há como 
conceber um bebê sem falar de sua mãe. O ambiente assume, assim, a prioridade da teoria 
winnicottiana, em que, no início, o ambiente é a mãe e apenas gradualmente vai se 
transformando em algo externo e separado do bebê. 
Sobre a teoria winnicottiana, analise as seguintes afirmações: 
I. O ambiente facilitador é a mãe suficientemente boa, porque atende ao bebê na medida 
exata das necessidades deste, e não de suas próprias necessidades. Esta adaptação da mãe 
torna o bebê capaz de ter uma experiência de onipotência e cria a ilusão necessária a um 
desenvolvimento saudável. 
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o:4077310/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 5226100/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 4077309/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 5238221/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
II. O conceito de "preocupação materna primária" pode ser definido como um estado de 
sensibilidade aumentada da mãe, necessário para que ela possa estar envolvida 
emocionalmente com seu bebê. Se não houvesse o bebê, seria possível dizer que este 
estado se aproxima de uma doença, como um estado dissociado ou um episódio esquizóide. 
III. Ao falar sobre objetos e fenômenos transicionais, Winnicott pontua que estes 
representam um obstáculo na superação do estágio de dependência absoluta em direção à 
dependência relativa. O objeto transicional impede a separação entre a mãe e o bebê, uma 
vez que torna intolerável a angústia de separação e a ausência materna. 
Assinale a alternativa correta. 
 
 
Apenas as afirmativas II e III estão corretas. 
 
Apenas as afirmativas I e II estão corretas. 
 
Apenas a afirmativa I está correta. 
 
As afirmativas I, II e III estão corretas. 
 
Apenas as afirmativas I e III estão corretas. 
 
 
 7a Questão 
Respondido em 10/11/2022 09:27 
 Ref.: 202111499006 
 
Lacan institui o funcionamento do psiquismo em três registros: imaginário, simbólico e real 
(ZIMERMAN, 1999, p. 55). Sobre eles, analise as proposições abaixo: 
I- O desejo humano é visto a partir das interações entre o registro imaginário com o 
simbólico. 
II- Os três registros interagem concomitantemente. 
III- Nas primeiras fases da "etapa do espelho", o registro imaginário da criança faz-lhe supor 
que ela e a mãe são a mesma coisa. 
IV- Quando a criança ingressa no registro do simbólico, através da função interditora do que 
Lacan chama como "a lei do pai", ela descobre que o desejo de cada um deve-se submeter à 
lei do desejo do outro. 
Estão CORRETAS: 
 
 
I, III e IV 
 
I, II e III 
 
I, II e IV 
 
I, II, III e IV 
 
II, III e IV 
 
 
 8a Questão 
Respondido em 10/11/2022 09:27 
 Ref.: 202112688208 
 
Em certa ocasião, uma menina de 3 para 4 anos desenhou uma imagem de sua mãe grávida 
(o que era um fato em sua vida), anunciando que era ela mesma o nenê que estava na 
barriga. O desenho consistia em uma cabeça com duas pernas palitos. Quando lhe 
perguntaram onde ela estava, já que não havia barriga no desenho, apontou os grandes 
olhos que colocara na mãe e disse: aqui. Não há melhor síntese do processo, descrito pelo 
psicanalista francês Jacques Lacan, enquanto estádio do espelho. ( CORSO, Diana 
Lichtenstein; CORSO, Mário. Fadas no divã: psicanálise nas histórias infantis. Porto Alegre: 
Artmed, 2006. - Adaptado) 
Sobre o estádio do espelho, é correto afirmar: 
 
 
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 4077395/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
javascript:alert('C%C3%B3digo da quest%C3%A3o: 5266597/n/nStatus da quest%C3%A3o: Liberada para Uso.');
 
A imagem corporal da criança é proveniente do olhar afetivo que a mãe ou substituta 
possa lhe oferecer. 
 
Trata-se do início do narcisismo primário em transição para o narcisismo secundário. 
 
O estádio do espelho confunde o significante com o significado. 
 
A criança faz uma integração de seu corpo diante da percepção de sua própria 
imagem no espelho. 
 
Na fase fálica a criança se interessa pelas diferenças sexuais, quer saber de onde 
vêm os bebês semelhantes ao que já foi um dia, este é o estádio do espelho.

Mais conteúdos dessa disciplina