Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

QUESTÃO
	ALTERNATIVA CORRETA
	
	 
	1
	D
	2
	C
	3
	A
	4
	D
	5
	B
	6
	A
	7
	A
	8
	B
Questões de múltipla escolha
Disciplina: 657160 - ORIENT E PRÁT DE GESTÃO DA EDUC EM AMB ESC E NÃO E
Questão 1: Barnard desenvolveu uma teoria a respeito da autoridade na perspectiva da abordagem comportamental, que se contrapõe aos ensinos da teoria clássica. A conclusão do autor é que a autoridade não vem de cima para baixo, mas repousa na sua aceitação pelos seus subordinados (KWASNICKA, 2006).
A escola cuja gestão privilegia a autoridade, em detrimento do autoritarismo, tem como característica: 
A) A centralização das decisões na figura do diretor de escola.
B) A hierarquização das tarefas nos moldes do modelo Ford/Fayol.
C) A definição de normas advindas dos órgãos centrais.
D) A prática de ouvir a comunidade escolar antes de se tomar decisões.
E) A organização de turmas de acordo com nível de aprendizagem dos alunos.
Questão 2: Considere o trecho apresentado, a seguir, que foi utilizado para fundamentar a concepção do autor do livro-texto acerca da relação professor-aluno inerente ao ato educativo. 
[...] “não há docência sem discência, as duas (palavras - grifo nosso) explicam-se e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro”. Portanto, e indiscutível que “quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender” (FREIRE, 2006, p. 23).
Feita a leitura e análise do trecho, indaga-se: 
A) Esse ponto de vista não condiz com a prática de gestão, pois a gestão escolar diz respeito, tão somente, às dimensões administrativa e financeira da escola. 
B) Esse ponto de vista não condiz com a prática de gestão, pois a gestão escolar diz respeito, tão somente, às dimensões administrativa e de planejamento da escola. 
C) Esse ponto de vista está atrelado à prática de gestão porque o processo de ensino e aprendizagem também faz parte das competências de gestão.
D) Embora o processo de aprendizagem dos alunos seja uma preocupação da gestão, não se aplica ao ensino que fica restrito à docência. 
E) Dada a complexidade da gestão, o diretor de escola deve transferir essa preocupação para o coordenador pedagógico. 
Questão 3: A motivação é baseada em emoção, especificamente pela busca por experiências emocionais positivas e por evitar as negativas. Em que positivo e negativo são definidos pelo estado individual do cérebro, e não por normas sociais, ou seja, por regras preestabelecidas. Uma pessoa pode ser direcionada à automutilação ou à violência, caso seu cérebro esteja condicionado a criar uma reação positiva a essas ações. Caso o indivíduo passe a acreditar que aquele procedimento é correto, ele agirá até mesmo contra seu próprio corpo.
Tem-se então a motivação relatada de duas formas. São elas:
A) Motivação instrumental; motivação integrada.
B) Motivação instrumental; motivação desarticulada.
C) Motivação correcional; motivação integrada.
D) Motivação carismática; motivação legal.
E) Motivação familiar; motivação intencional. 
Questão 4: Considere os itens: 
I. Definir subjetivamente o foco da escola.
II. Promover a criação e a melhora contínua de sistemas eficientes de trabalho.
III. Integrar a escola com as classes e com cada aluno.
IV. Instituir o uso regular de sistemas de informação e análise.
V. Atuar como modelo, dando o exemplo pessoal e visível das novas práticas.
A escolha a alternativa que traz incumbências do gestor de uma escola em prol da melhoria do desempenho dos alunos. 
A) I e II, apenas. 
B) III e IV, apenas.
C) IV e V, apenas.
D) II, III, IV e V.
E) I e V, apenas. 
Questão 5: Considere o trecho.
Liderança: é o processo de conduzir as ações ou influenciar o comportamento e a mentalidade de outra pessoa. Proximidade física ou temporal não é importante no processo. Um cientista pode ser influenciado por um colega de profissão que nunca viu ou mesmo que viveu em outra época. Líderes religiosos são capazes de influenciar adeptos que estão muito longe e que têm pouquíssima chance de vê-los pessoalmente (MIRANDA, 2014, p. 45).
Analisando-se o exposto, pode-se afirmar que:
A) O diretor de escola não exerce liderança sobre os diferentes atores da escola por conta da proximidade que tem com eles.
B) O diretor de escola pode exercer uma liderança positiva sobre professores e alunos em prol da melhoria da qualidade social da educação.
C) O exercício da liderança se restringe à gestão corporativa na qual os liderados, pela proximidade com o líder, têm uma relação carismática com ele.
D) O diretor de escola pode exercer uma liderança positiva sobre professores e alunos, mas isso se restringe às escolas centralizadas. 
E) O diretor de escola não consegue exercer liderança no ambiente escolar porque sua formação é marcada por princípios pedagógicos e não administrativos. 
Questão 6: Leia o trecho e escolha a alternativa correta:
A função da escola é ser reprodutora do modelo de sociedade existente; guardiã do patrimônio cultural, a sua qualidade é medida em função de sua competência propedêutica, ou seja, da preparação para os níveis superiores de ensino, única via de acesso ao conhecimento e de ascensão social. A avaliação consiste na mensuração do que foi “aprendido”, o mais objetivamente possível, limitando-se ao aspecto cognitivo (MIRANDA, 2014, p.16).
Esse trecho é característico da escola:
A) Organizada nos moldes faiolistas.
B) Renovada.
C) Que valoriza a concepção construtivista de educação.
D) Que prioriza a avaliação mediadora.
E) Contemporânea.
Questão 7: Partindo do pressuposto de que existem diferentes tipos de educação, recorremos a José Carlos Libâneo, que a classifica como formal, não formal e informal, tendo como ponto de partida sua intencionalidade. Como intencionalidade o autor entende “processos orientados explicitamente por objetivos e baseados em conteúdo e meios dirigidos a esses objetivos” (LIBÂNEO, 2010, p. 92). 
Ele divide a educação em duas modalidades distintas: 
A) A educação não intencional (informal) e a educação intencional.
B) A educação intencional (informal) e a educação intencional.
C) A educação intencional (não formal) e a educação intencional.
D) A educação do campo e a educação da cidade.
E) A educação primitiva e a educação contemporânea.
Questão 8: Para os modernos teóricos da administração, a sociedade apresenta-se como um enorme conjunto de instituições que realizam tarefas sociais determinadas (PARO, 2010). Ainda segundo esse mesmo autor, em decorrência de uma série atributos presentes na sociedade contemporânea, assume-se a absoluta necessidade de que os trabalhadores dessa sociedade tenham suas ações coordenadas e controladas por pessoas ou órgãos com funções chamadas administrativas.
Esse cenário se constrói em virtude: 
A) Da complexidade das tarefas, da abundância dos recursos disponíveis, da multiplicidade de objetivos a serem perseguidos e do grande número de trabalhadores envolvidos.
B) Da complexidade das tarefas, da escassez dos recursos disponíveis, da multiplicidade de objetivos a serem perseguidos e do grande número de trabalhadores envolvidos.
C) Da complexidade das tarefas, da escassez dos recursos disponíveis, do reduzido número de objetivos a serem perseguidos e do grande número de trabalhadores envolvidos.
D) Da facilidade das tarefas, da escassez dos recursos disponíveis, da multiplicidade de objetivos a serem perseguidos e do grande número de trabalhadores envolvidos.
E) Da complexidade das tarefas, da escassez dos recursos disponíveis, da multiplicidade de objetivos a serem perseguidos e do reduzido número de trabalhadores envolvidos.
Questões discursivas
Questão 1: De acordo com L opes e Galvão (2001, p. 24): 
“[...] a educação nunca se restringiu à escola. Práticas educativas têm ocorrido, ao longo do tempo, fora dessa instituição e, às vezes, com maior força do que se considera, principalmente em determinados grupos sociais e em determinadas épocas. A cidade, o trabalho, o lazer, os movimentossociais, a família, a igreja [etc.] foram, e continuam sendo, poderosas forças nos processos de inserção de homens e mulheres em mundos culturais específicos” (apud MIRANDA, 2014, p. 12-13). 
Diante do exposto, aponte similaridades e distinções que caracterizam esses dois modelos de educação. 
Questão 2: Nessa disciplina, discutimos a respeito da escola tradicional, que tem referenciais fundamentais da teoria da administração geral como na concepção de Henri Fayol, por exemplo. Leia o seguinte excerto:
“Com a escola organizada nos moldes faiolistas, sabemos que os termos concepção e execução constituem atividades distintas, requerendo competências também diferentes. Em decorrência disso, alguns planejam, decidem, enquanto outros executam, obedecem. Dessa forma, as dimensões administrativas e pedagógicas estão separadas, independentes, constituindo níveis de ação e de autoridade distintas” (MIRANDA, 2014, p. 15).
Considerando texto apresentado, suas concepções de educação e as contribuições de Mirtes Alonso, que também discute o assunto, qual é a função da escola tradicional?

Mais conteúdos dessa disciplina