Logo Passei Direto
Buscar

Atividade de Estudos 01 - Formação Sociocultural_Thiago Basilio

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Pode-se afirmar que até a virada do século XIX para o século XX a escravização de pessoas era tragicamente comum em diversas culturas, lugares e períodos históricos. Também é importante destacar que a crítica da escravidão também é antiga, por exemplo, a realizada pelo legislador ateniense, Sólon.
Analise as afirmacoes a seguir: I. A palavra “escravo”, assim como a palavra em inglês “slave”, ambas vêm de referência aos povos eslavos. II. Nas Cruzadas no mar Mediterrâneo, não ocorreram escravização. III. A escravidão implantada na América pelos europeus tem origem na Idade Média, especialmente com as Cruzadas. IV. Movidos pelo espírito chamado “cruzadístico”, inicia-se a expansão ultramarina portuguesa com a conquista de povos africanos, que acompanhada em 1452 da Bula Papal Dum diversas do Pala Nicolau V que autoriza o rei português, Afonso V, o direito de aplicar a escravidão perpétua a sarracenos, pagãos e quaisquer descrentes como parte de uma escravidão pela guerra. Assinale a alternativa correta:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas II é correta.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Apenas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas I e IV estão corretas.

O estilo de guerra praticado em Palmares ou Angola Janga, também eram inspirados em tradições africanas. O quilombo se organizava em torno de povoados que recebiam o nome de mocambos e que mesmo sendo distantes entre si estavam ligados por uma rede muito eficaz de comunicação e mobilização de guerreiros.
Deste modo, analise as afirmativas a seguir: I. A estratégia de defesa foi tão bem-sucedida que ao longo do século XVII Palmares derrotou inúmeras tentativas portuguesas e holandesas de destruição. II. A primeira expedição conhecida ocorreu em 1655 quando o governo português conseguiu capturar alguns quilombolas e descobrir mais ou menos como se organizavam os mocambos. III. Com a fome, as fugas para Palmares diminuíram, pois chegavam notícias de que por lá havia comida. IV. Com as fugas, os quilombos aumentavam sua população e sua capacidade de resistência a cada dia, levando senhores de engenho e autoridades portuguesas a concentrarem suas forças na sua destruição. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas I e IV estão corretas.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas II é correta.

Complete a afirmativa a seguir: A resistência à escravização começava na África onde os capturados frequentemente tentavam fugas e revoltas e continuava nos navios negreiros, exemplo disso foi o navio____________, quem em 1839 transportava clandestinamente pessoas para vender em Cuba, mas que foram frustrados por uma rebelião.
Assinale a alternativa correta:
a. Ouro Negro.
b. Precioza.
c. La Amesterdã.
d. Soberano.
e. La Amistad.

No período regencial o Brasil sofreu pressões do Reino Unido para abolir o tráfico de pessoas. Nesse período surge a expressão “para inglês ver”.
Deste modo, esta expressão se refere a(o): Assinale a alternativa correta:
a. Quando algo é prometido sem intenção de ser cumprido.
b. Quando algo é prometido com a necessidade de ser cumprido.
c. Quando algo é prometido sem a necessidade de ser cumprido.
d. Quando algo é prometido com a intenção de ser cumprido.
e. Quando algo não é prometido e cumprido.

Analise as asserções abaixo: I. No período regencial o Brasil sofreu pressões do Reino Unido para abolir o tráfico de pessoas. Nesse período surge a expressão “para inglês ver” quando algo é prometido sem intenção de ser cumprido, PORTANTO, II. No caso, “para inglês ver” foram as primeiras leis brasileiras contra o comércio de africanos, como as leis do Sexagenário e Ventre-livre.
Assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Na formação do Brasil a escravidão estava por toda a parte, nos engenhos, nas vilas e cidades criadas pela colonização europeia e os quilombos eram uma negação deste mundo em uma busca pela emancipação.
Deste modo, analise as asserções abaixo: I. Nem sempre os portugueses destacavam o nome dos escravizados, costumavam anotar as idades, sexo, locais de origem, etc. POIS, II. Essas informações eram importantes para as estratégias dos colonizadores que buscavam entender a resistência dos negros para melhor combatê-la e hoje servem para que conheçamos suas histórias, lutas e como era viver em um quilombo.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

O racismo de origem é evidente e se faz questão que seja evidente. Aparece em todos os momentos. Não importa ao racismo ao racismo de origem sua cor da pele somente, ser negro é um problema, mas se relacionar com negros também é.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo: I. No Brasil, onde o preconceito é de origem, a luta do discriminado tende a se confundir com as lutas que envolvem a classe social. II. Muitos negros no Brasil não lutam para conquistar direitos negados aos negros, mas lutam por direitos sociais e, assim, sem perceber confundem os dois direitos e negam que os negros tiveram seus direitos negados em privilégio dos brancos. III. O branco e o negro no Brasil convivem, se admitem, o preconceito por aqui está disfarçado, não se discrimina explicitamente no Brasil, a etiqueta não permite. Seus pares irão achar estranho que fale sobre cor na presença de um negro. O racismo de marca é camuflado. Aparece somente nos momentos de conflito. Aparece da forma mais cruel. IV. Ser negro, no racismo de marca é o problema. Quanto mais negro se é, mais racismo sofrerá. Já o branco e o negro nos Estados Unidos não se admitem, não convivem, não dialogam, sendo um racismo explícito, na etiqueta por lá é normal se desprezar alguém pela cor da pele.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas I e III estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas II é correta.
e. Apenas I e IV estão corretas.

Os primeiros movimentos abolicionistas no Brasil foram sociedades religiosas como os jesuítas que protestavam contra a escravidão de indígenas ainda no século XVII. O modelo de escravidão indígena já estava em declínio, substituído pela escravidão negra africana, mais lucrativa e geralmente aceita.
Deste modo, analise as afirmativas a seguir: I. Oficialmente a escravidão indígena foi proibida em 1757 por meio de um decreto do Marquês de Pombal, então Secretário de Estado do Reino de Portugal. II. Para a Coroa abolir a escravidão negra na América seria um grande impacto econômico tanto na queda de produção nos territórios quanto no fim do tráfico de pessoas. III. Em 1822 o Brasil quase foi fundado como um país sem escravidão e teria sido o primeiro país da América do Sul, mas foi a do Chile que aboliu toda forma de escravidão em 1823 logo após a sua independência. IV. Uma das principais figuras da independência e da institucionalização do Brasil foi José Bonifácio que classificava a escravidão como um câncer que destruiu as bases de uma sociedade.
a. Apenas I e IV estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas II é correta.
d. Apenas I e III estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.

No Império Romano, a escravidão estava presente nas mesmas possibilidades, incluindo o cenário em que um escravizado poderia conquistar ou comprar, não apenas a sua liberdade, mas também sua cidadania, por exemplo, pelo serviço militar. É importante notar que esses mecanismos eram universais, sem restrições étnicas e geográficas.
Deste modo, analise as afirmações a seguir: I. Em Roma, as pessoas escravizadas poderiam ser romanas, germânicas, cartagineses, celtas, trácias, etíopes, basicamente todas as etnias dentro das fronteiras da República ou do Império. II. Entre os povos indígenas americanos, a escravidão pela guerra ou por dívidas era praticada, dentre outros, pelos povos mesoamericanos, pelos caribe, pelos comanches e os tupinambás. III. Sociedades chinesas, nórdicas, mongóis e japonesas também mantinham a prática da escravidão. IV. Na África, praticamente todas as culturas e sociedades tinham o costume da escravidão por guerras ou por dívidas, como no Reino do Congo.
a. Apenas I e III estão corretas.
b. Apenas II é correta.
c. Apenas I e IV estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Pode-se afirmar que até a virada do século XIX para o século XX a escravização de pessoas era tragicamente comum em diversas culturas, lugares e períodos históricos. Também é importante destacar que a crítica da escravidão também é antiga, por exemplo, a realizada pelo legislador ateniense, Sólon.
Analise as afirmacoes a seguir: I. A palavra “escravo”, assim como a palavra em inglês “slave”, ambas vêm de referência aos povos eslavos. II. Nas Cruzadas no mar Mediterrâneo, não ocorreram escravização. III. A escravidão implantada na América pelos europeus tem origem na Idade Média, especialmente com as Cruzadas. IV. Movidos pelo espírito chamado “cruzadístico”, inicia-se a expansão ultramarina portuguesa com a conquista de povos africanos, que acompanhada em 1452 da Bula Papal Dum diversas do Pala Nicolau V que autoriza o rei português, Afonso V, o direito de aplicar a escravidão perpétua a sarracenos, pagãos e quaisquer descrentes como parte de uma escravidão pela guerra. Assinale a alternativa correta:
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas II é correta.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Apenas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas I e IV estão corretas.

O estilo de guerra praticado em Palmares ou Angola Janga, também eram inspirados em tradições africanas. O quilombo se organizava em torno de povoados que recebiam o nome de mocambos e que mesmo sendo distantes entre si estavam ligados por uma rede muito eficaz de comunicação e mobilização de guerreiros.
Deste modo, analise as afirmativas a seguir: I. A estratégia de defesa foi tão bem-sucedida que ao longo do século XVII Palmares derrotou inúmeras tentativas portuguesas e holandesas de destruição. II. A primeira expedição conhecida ocorreu em 1655 quando o governo português conseguiu capturar alguns quilombolas e descobrir mais ou menos como se organizavam os mocambos. III. Com a fome, as fugas para Palmares diminuíram, pois chegavam notícias de que por lá havia comida. IV. Com as fugas, os quilombos aumentavam sua população e sua capacidade de resistência a cada dia, levando senhores de engenho e autoridades portuguesas a concentrarem suas forças na sua destruição. Assinale a alternativa correta:
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas I e IV estão corretas.
c. Apenas I e III estão corretas.
d. Todas as alternativas estão corretas.
e. Apenas II é correta.

Complete a afirmativa a seguir: A resistência à escravização começava na África onde os capturados frequentemente tentavam fugas e revoltas e continuava nos navios negreiros, exemplo disso foi o navio____________, quem em 1839 transportava clandestinamente pessoas para vender em Cuba, mas que foram frustrados por uma rebelião.
Assinale a alternativa correta:
a. Ouro Negro.
b. Precioza.
c. La Amesterdã.
d. Soberano.
e. La Amistad.

No período regencial o Brasil sofreu pressões do Reino Unido para abolir o tráfico de pessoas. Nesse período surge a expressão “para inglês ver”.
Deste modo, esta expressão se refere a(o): Assinale a alternativa correta:
a. Quando algo é prometido sem intenção de ser cumprido.
b. Quando algo é prometido com a necessidade de ser cumprido.
c. Quando algo é prometido sem a necessidade de ser cumprido.
d. Quando algo é prometido com a intenção de ser cumprido.
e. Quando algo não é prometido e cumprido.

Analise as asserções abaixo: I. No período regencial o Brasil sofreu pressões do Reino Unido para abolir o tráfico de pessoas. Nesse período surge a expressão “para inglês ver” quando algo é prometido sem intenção de ser cumprido, PORTANTO, II. No caso, “para inglês ver” foram as primeiras leis brasileiras contra o comércio de africanos, como as leis do Sexagenário e Ventre-livre.
Assinale a alternativa correta:
a. As asserções I e II são proposições falsas.
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.

Na formação do Brasil a escravidão estava por toda a parte, nos engenhos, nas vilas e cidades criadas pela colonização europeia e os quilombos eram uma negação deste mundo em uma busca pela emancipação.
Deste modo, analise as asserções abaixo: I. Nem sempre os portugueses destacavam o nome dos escravizados, costumavam anotar as idades, sexo, locais de origem, etc. POIS, II. Essas informações eram importantes para as estratégias dos colonizadores que buscavam entender a resistência dos negros para melhor combatê-la e hoje servem para que conheçamos suas histórias, lutas e como era viver em um quilombo.
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
b. As asserções I e II são proposições falsas.
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.

O racismo de origem é evidente e se faz questão que seja evidente. Aparece em todos os momentos. Não importa ao racismo ao racismo de origem sua cor da pele somente, ser negro é um problema, mas se relacionar com negros também é.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo: I. No Brasil, onde o preconceito é de origem, a luta do discriminado tende a se confundir com as lutas que envolvem a classe social. II. Muitos negros no Brasil não lutam para conquistar direitos negados aos negros, mas lutam por direitos sociais e, assim, sem perceber confundem os dois direitos e negam que os negros tiveram seus direitos negados em privilégio dos brancos. III. O branco e o negro no Brasil convivem, se admitem, o preconceito por aqui está disfarçado, não se discrimina explicitamente no Brasil, a etiqueta não permite. Seus pares irão achar estranho que fale sobre cor na presença de um negro. O racismo de marca é camuflado. Aparece somente nos momentos de conflito. Aparece da forma mais cruel. IV. Ser negro, no racismo de marca é o problema. Quanto mais negro se é, mais racismo sofrerá. Já o branco e o negro nos Estados Unidos não se admitem, não convivem, não dialogam, sendo um racismo explícito, na etiqueta por lá é normal se desprezar alguém pela cor da pele.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas I e III estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas II é correta.
e. Apenas I e IV estão corretas.

Os primeiros movimentos abolicionistas no Brasil foram sociedades religiosas como os jesuítas que protestavam contra a escravidão de indígenas ainda no século XVII. O modelo de escravidão indígena já estava em declínio, substituído pela escravidão negra africana, mais lucrativa e geralmente aceita.
Deste modo, analise as afirmativas a seguir: I. Oficialmente a escravidão indígena foi proibida em 1757 por meio de um decreto do Marquês de Pombal, então Secretário de Estado do Reino de Portugal. II. Para a Coroa abolir a escravidão negra na América seria um grande impacto econômico tanto na queda de produção nos territórios quanto no fim do tráfico de pessoas. III. Em 1822 o Brasil quase foi fundado como um país sem escravidão e teria sido o primeiro país da América do Sul, mas foi a do Chile que aboliu toda forma de escravidão em 1823 logo após a sua independência. IV. Uma das principais figuras da independência e da institucionalização do Brasil foi José Bonifácio que classificava a escravidão como um câncer que destruiu as bases de uma sociedade.
a. Apenas I e IV estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas II é correta.
d. Apenas I e III estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.

No Império Romano, a escravidão estava presente nas mesmas possibilidades, incluindo o cenário em que um escravizado poderia conquistar ou comprar, não apenas a sua liberdade, mas também sua cidadania, por exemplo, pelo serviço militar. É importante notar que esses mecanismos eram universais, sem restrições étnicas e geográficas.
Deste modo, analise as afirmações a seguir: I. Em Roma, as pessoas escravizadas poderiam ser romanas, germânicas, cartagineses, celtas, trácias, etíopes, basicamente todas as etnias dentro das fronteiras da República ou do Império. II. Entre os povos indígenas americanos, a escravidão pela guerra ou por dívidas era praticada, dentre outros, pelos povos mesoamericanos, pelos caribe, pelos comanches e os tupinambás. III. Sociedades chinesas, nórdicas, mongóis e japonesas também mantinham a prática da escravidão. IV. Na África, praticamente todas as culturas e sociedades tinham o costume da escravidão por guerras ou por dívidas, como no Reino do Congo.
a. Apenas I e III estão corretas.
b. Apenas II é correta.
c. Apenas I e IV estão corretas.
d. Apenas II, III e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

Prévia do material em texto

Iniciado em terça, 16 ago 2022, 10:21
Estado Finalizada
Concluída em terça, 16 ago 2022, 10:37
Tempo
empregado
16 minutos 17 segundos
Avaliar 0,50 de um máximo de 0,50(100%)
Questão 1
Correto
Atingiu 0,05 de 0,05
Pode-se afirmar que até a virada do século XIX para o século XX a escravização de pessoas era tragicamente comum em diversas
culturas, lugares e períodos históricos. Também é importante destacar que a crítica da escravidão também é antiga, por exemplo, a
realizada pelo legislador ateniense, Sólon.
Analise as afirmações a seguir:
I. A palavra “escravo”, assim como a palavra em inglês “slave”, ambas vêm de referência aos povos eslavos.
II. Nas Cruzadas no mar Mediterrâneo, não ocorreram escravização.
III. A escravidão implantada na América pelos europeus tem origem na Idade Média, especialmente com as Cruzadas.
IV. Movidos pelo espírito chamado “cruzadístico”, inicia-se a expansão ultramarina portuguesa com a conquista de povos africanos,
que acompanhada em 1452 da Bula Papal Dum diversas do Pala Nicolau V que autoriza o rei português, Afonso V, o direito de
aplicar a escravidão perpétua a sarracenos, pagãos e quaisquer descrentes como parte de uma escravidão pela guerra. 
Assinale a alternativa correta: 
a. Todas as alternativas estão corretas. 
b. Apenas II é correta. 
c. Apenas I e III estão corretas. 
d. Apenas I, III e IV estão corretas. 
e. Apenas I e IV estão corretas. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Apenas I, III e IV estão corretas.
Painel / Meus cursos / ANO LETIVO - 2022 / GRADUAÇÃO / TECNOLOGIA / PROCESSOS GERENCIAIS (1,5 ANOS) / CICLO 01 - 2022
/ MÓDULO 01 - PROCESSOS GERENCIAIS (1,5 ANOS) / TURMA 01 - 2022/01
/ TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS EAD-disc. 3- FORMAÇÃO SOCIOCULTURAL / ATIVIDADE DE ESTUDO 01 - VALOR 0,5 PONTOS
/ CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A ATIVIDADE DE ESTUDO 01 - PRAZO FINAL: 16/08/2022
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=10629
https://www.eadunifatecie.com.br/my/
https://www.eadunifatecie.com.br/course/index.php?categoryid=3085
https://www.eadunifatecie.com.br/course/index.php?categoryid=3086
https://www.eadunifatecie.com.br/course/index.php?categoryid=3093
https://www.eadunifatecie.com.br/course/index.php?categoryid=3616
https://www.eadunifatecie.com.br/course/index.php?categoryid=3617
https://www.eadunifatecie.com.br/course/index.php?categoryid=4830
https://www.eadunifatecie.com.br/course/index.php?categoryid=5008
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=10629
https://www.eadunifatecie.com.br/course/view.php?id=10629#section-4
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/quiz/view.php?id=303607
Questão 2
Correto
Atingiu 0,05 de 0,05
O estilo de guerra praticado em Palmares ou Angola Janga, também eram inspirados em tradições africanas. O quilombo se
organizava em torno de povoados que recebiam o nome de mocambos e que mesmo sendo distantes entre si estavam ligados por
uma rede muito eficaz de comunicação e mobilização de guerreiros.
Deste modo, analise as afirmativas a seguir:
 
I.             A estratégia de defesa foi tão bem-sucedida que ao longo do século XVII Palmares derrotou inúmeras tentativas portuguesas
e holandesas de destruição.
II.            A primeira expedição conhecida ocorreu em 1655 quando o governo português conseguiu capturar alguns quilombolas e
descobrir mais ou menos como se organizavam os mocambos.
III.          Com a fome, as fugas para Palmares diminuíram, pois chegavam notícias de que por lá havia comida.
IV.          Com as fugas, os quilombos aumentavam sua população e sua capacidade de resistência a cada dia, levando senhores de
engenho e autoridades portuguesas a concentrarem suas forças na sua destruição. 
Assinale a alternativa correta: 
a. Apenas I, II e IV estão corretas. 
b. Apenas I e IV estão corretas. 
c. Apenas I e III estão corretas. 
d. Todas as alternativas estão corretas. 
e. Apenas II é correta. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Apenas I, II e IV estão corretas.
Questão 3
Correto
Atingiu 0,05 de 0,05
Questão 4
Correto
Atingiu 0,05 de 0,05
Complete a afirmativa a seguir: 
A resistência à escravização começava na África onde os capturados frequentemente tentavam fugas e revoltas e continuava nos
navios negreiros, exemplo disso foi o navio____________, quem em 1839 transportava clandestinamente pessoas para vender em Cuba,
mas que foram frustrados por uma rebelião. 
Assinale a alternativa correta: 
a. Ouro Negro. 
b. Precioza. 
c. La Amesterdã. 
d. Soberano. 
e. La Amistad. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
La Amistad.
No período regencial o Brasil sofreu pressões do Reino Unido para abolir o tráfico de pessoas. Nesse período surge a expressão “para
inglês ver”.
Deste modo, esta expressão se refere a(o): 
Assinale a alternativa correta: 
a. Quando algo é prometido sem intenção de ser cumprido. 
b. Quando algo é prometido com a necessidade de ser cumprido. 
c. Quando algo é prometido sem a necessidade de ser cumprido. 
d. Quando algo é prometido com a intenção de ser cumprido. 
e. Quando algo não é prometido e cumprido. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Quando algo é prometido sem intenção de ser cumprido.
Questão 5
Correto
Atingiu 0,05 de 0,05
Analise as asserções abaixo: 
I.             No período regencial o Brasil sofreu pressões do Reino Unido para abolir o tráfico de pessoas. Nesse período surge a
expressão “para inglês ver” quando algo é prometido sem intenção de ser cumprido,
PORTANTO,
II.            No caso, “para inglês ver” foram as primeiras leis brasileiras contra o comércio de africanos, como as leis do Sexagenário e
Ventre-livre.
Assinale a alternativa correta: 
a. As asserções I e II são proposições falsas. 
b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
c. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. 
e. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Questão 6
Correto
Atingiu 0,05 de 0,05
Na formação do Brasil a escravidão estava por toda a parte, nos engenhos, nas vilas e cidades criadas pela colonização europeia e os
quilombos eram uma negação deste mundo em uma busca pela emancipação.
Deste modo, analise as asserções abaixo:
I.             Nem sempre os portugueses destacavam o nome dos escravizados, costumavam anotar as idades, sexo, locais de origem,
etc.
POIS, 
II.            Essas informações eram importantes para as estratégias dos colonizadores que buscavam entender a resistência dos negros
para melhor combatê-la e hoje servem para que conheçamos suas histórias, lutas e como era viver em um quilombo. 
Assinale a alternativa correta: 
a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa. 
b. As asserções I e II são proposições falsas. 
c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
d. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I. 
e. A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.
Questão 7
Correto
Atingiu 0,05 de 0,05
O racismo de origem é evidente e se faz questão que seja evidente. Aparece em todos os momentos. Não importa ao racismo ao
racismo de origem sua cor da pele somente, ser negro é um problema, mas se relacionar com negros também é.
Deste modo, analise as afirmativas abaixo: 
I.             No Brasil, onde o preconceito é de origem, a luta do discriminado tende a se confundir com as lutas que envolvem a classe
social.
II.            Muitos negros no Brasil não lutam paraconquistar direitos negados aos negros, mas lutam por direitos sociais e, assim, sem
perceber confundem os dois direitos e negam que os negros tiveram seus direitos negados em privilégio dos brancos.
III.          O branco e o negro no Brasil convivem, se admitem, o preconceito por aqui está disfarçado, não se discrimina explicitamente
no Brasil, a etiqueta não permite. Seus pares irão achar estranho que fale sobre cor na presença de um negro. O racismo de marca é
camuflado. Aparece somente nos momentos de conflito. Aparece da forma mais cruel.
IV.          Ser negro, no racismo de marca é o problema. Quanto mais negro se é, mais racismo sofrerá. Já o branco e o negro nos
Estados Unidos não se admitem, não convivem, não dialogam, sendo um racismo explícito, na etiqueta por lá é normal se desprezar
alguém pela cor da pele. 
Assinale a alternativa correta:
a. Todas as alternativas estão corretas. 
b. Apenas I e III estão corretas. 
c. Apenas II, III e IV estão corretas. 
d. Apenas II é correta. 
e. Apenas I e IV estão corretas. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Apenas II, III e IV estão corretas.
Questão 8
Correto
Atingiu 0,05 de 0,05
Este tipo de preconceito se apresenta com o desprezo direcionado àquele que sofre o preconceito.
Que tipo é este?
Assinale a alternativa correta: 
a. O preconceito de gênero. 
b. O preconceito de marca. 
c. O preconceito de regionalidades. 
d. O preconceito de origem. 
e. O preconceito de orientação. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
O preconceito de marca.
Questão 9
Correto
Atingiu 0,05 de 0,05
Os primeiros movimentos abolicionistas no Brasil foram sociedades religiosas como os jesuítas que protestavam contra a escravidão
de indígenas ainda no século XVII. O modelo de escravidão indígena já estava em declínio, substituído pela escravidão negra africana,
mais lucrativa e geralmente aceita
Deste modo, analise as afirmativas a seguir: 
I. Oficialmente a escravidão indígena foi proibida em 1757 por meio de um decreto do Marquês de Pombal, então Secretário de
Estado do Reino de Portugal.
II. Para a Coroa abolir a escravidão negra na América seria um grande impacto econômico tanto na queda de produção nos
territórios quanto no fim do tráfico de pessoas.
III. Em 1822 o Brasil quase foi fundado como um país sem escravidão e teria sido o primeiro país da América do Sul, mas foi a do
Chile que aboliu toda forma de escravidão em 1823 logo após a sua independência.
IV. Uma das principais figuras da independência e da institucionalização do Brasil foi José Bonifácio que classificava a escravidão
como um câncer que destruiu as bases de uma sociedade.
Assinale a alternativa correta: 
a. Apenas I e IV estão corretas. 
b. Todas as alternativas estão corretas. 
c. Apenas II é correta. 
d. Apenas I e III estão corretas. 
e. Apenas II, III e IV estão corretas. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Todas as alternativas estão corretas.
Questão 10
Correto
Atingiu 0,05 de 0,05
No Império Romano, a escravidão estava presente nas mesmas possibilidades, incluindo o cenário em que um escravizado poderia
conquistar ou comprar, não apenas a sua liberdade, mas também sua cidadania, por exemplo, pelo serviço militar. É importante notar
que esses mecanismos eram universais, sem restrições étnicas e geográficas.
Deste modo, analise as afirmações a seguir: 
I. Em Roma, as pessoas escravizadas poderiam ser romanas, germânicas, cartagineses, celtas, trácias, etíopes, basicamente todas
as etnias dentro das fronteiras da República ou do Império.
II. Entre os povos indígenas americanos, a escravidão pela guerra ou por dívidas era praticada, dentre outros, pelos povos
mesoamericanos, pelos caribe, pelos comanches e os tupinambás.
III. Sociedades chinesas, nórdicas, mongóis e japonesas também mantinham a prática da escravidão.
IV. Na África, praticamente todas as culturas e sociedades tinham o costume da escravidão por guerras ou por dívidas, como no
Reino do Congo.
 
Assinale a alternativa correta: 
a. Apenas I e III estão corretas. 
b. Apenas II é correta. 
c. Apenas I e IV estão corretas. 
d. Apenas II, III e IV estão corretas. 
e. 
Todas as alternativas estão corretas. 

Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Todas as alternativas estão corretas.
◄ ÁUDIO AULA 04
Seguir para...
SLIDES AULA 05 ►
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/url/view.php?id=303606&forceview=1
https://www.eadunifatecie.com.br/mod/resource/view.php?id=303609&forceview=1

Mais conteúdos dessa disciplina