Logo Passei Direto
Buscar

Exercício de Temas Contemporâneos em Educação

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

O autor do trecho a seguir abordou sobre esse tema no limiar do século XXI: "O papel da escola passa pela porta do conhecimento. É ajudar o ser que está em formação a viver, a encarar a vida. Eu acho que o papel da escola é nos ensinar quem somos nós, nos situar como seres humanos, nos situar na condição humana diante do mundo, diante da vida, nos situar na sociedade, é fazer conhecermos a nós mesmos" (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 9).
O relato a cima pertence a:
A - Sarmento (2006).
B - Salles (2010).
C - Lopez (2009)
D - Gomez (2006).
E - Edgar Morin. CORRETA

Segundo Jorge (2002), "a pergunta latente é: como formar pessoas num mundo de tecnologias? A autora chama a atenção para que a escola não caia no extremo de ao formar indivíduos para o mundo da tecnologia, dirigir suas ações para o lado mercadológico, formando-os num contexto onde serão vistos como trabalhadores eficientes e consumidores em potencial" (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 16/17).
Considerando o questionamento acima, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
Ao contrário, destaca que o desenvolvimento do instrumental tecnológico, pode dar à escola subsídios para formar um novo homem, necessário ao novo mundo.
Porque
O saber passa a ser um instrumento de melhoria da vida de todos, sob um prisma de valores éticos.
A - As duas afirmativas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
B - As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. CORRETA
C - As duas afirmativas são proposições falsas
D - A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa
E - A primeira afirmativa é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

Como pode ser definido o multiculturalismo. Para isso, assinale a alternativa correta.
A - É o processo de adaptação de um indivíduo a uma nova cultura.
B - É a prática de acomodar qualquer número de culturas distintas, numa única sociedade, sem preconceito ou discriminação. CORRETA
C - É a prática de acomodar poucas culturas, onde exista preconceito e discriminação.
D - É a inexistência de poucas culturas num mesmo país ou região.
E - É a expressão que se utiliza para designar o planeta terra na era das telecomunicações, em que todos se conhecem.

Se recorrermos a um dicionário para definir a palavra “escola”, teremos: "estabelecimento de educação, público ou privado, no qual o ensino, geral ou especializado, é ministrado de forma coletiva e segundo uma planificação sistematizada, conjunto dos alunos, professores e pessoal auxiliar de um desses estabelecimentos, edifício onde funciona um desses estabelecimentos" (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 20).
Baseado no conteúdo estudado, relacione os vários significados que esta palavra demonstra.
I- Dimensão pedagógica
II- Dimensão administrativa
III- Dimensão política
IV- Dimensão social
V- Dimensão cultural
VI- Dimensão humana
(__) Situa as relações de poder e o processo decisório.
(__) Compreende o processo de ensino e aprendizagem, com todas as variáveis que o constitui, por exemplo, a organização dos conhecimentos, do espaço e do tempo escolar, a relação professor-aluno, a metodologia de ensino.
(__) Engloba as questões de infraestrutura e de pessoal, como os problemas hidráulicos e elétricos, merenda, quadro de pessoal, dentre outros.
(__) Compreende os sentimentos, desejos, dificuldades pessoais, os conceitos e preconceitos que povoam o íntimo de cada um de nós.
(__) Envolve as raízes e vivências que promovem a elevação do homem, conferindo-lhe uma identidade social e cultural. Por exemplo, suas tradições religiosas, políticas, expressões artísticas, hábitos alimentares.
(__) Refere-se à relação com a comunidade escolar em um sentido bem amplo, à relação interna entre professores, alunos e funcionários e à relação estabelecida com pais, moradores próximos à escola, secretaria de educação e sociedade em geral.
A - I, II, III, IV, V, VI.
B - I, III, V, VI, IV, II.
C - II, III, I, V, VI, IV.
D - III, I, II, VI, V, IV. CORRETA
E - VI, VI, V, I, II, III.

A Europa, no século XVIII, foi marcada por grandes revoluções e, consequentemente, pela intensa participação da população no campo da política. As mulheres participaram ativamente, no entanto, seus direitos não foram garantidos por tal revolução. Elas representavam o privado e sua participação ativa era rejeitada. (Livro da Disciplina, Cap. II, pág. 32).
Assinale a alternativa correta, em que diz em qual revolução as mulheres participaram ativamente:
A - Rebelião de Túpac Amaru II.
B - Revolução Americana.
C - Revolução Francesa. CORRETA
D - Revolução Industrial.
E - Revolução Inglesa.

A partir da década de 1990, a formação dos professores trouxe muitas discussões acirradas. Para Perrenoud (1993), Nóvoa (1992) e Freire (1997), os professores devem ter consonância com a educação de seu tempo, sendo mediadores e pesquisadores, competentes e reflexivos.
A necessidade de formar professores que ............ sobre sua própria prática é um instrumento ........... ao desenvolvimento do pensamento e da .......... docente (SCHÖN, 1995). Diferente do que se pensava anteriormente, o professor está longe de ser um profissional ....... e amadurecido no momento em ......... que a sua habilitação profissional.
A - pensem, essencial, atitude, pronto, recebe
B - atuem, principal, postura, específico, toma.
C - reflitam, essencial, ação, acabado, recebe. CORRETA
D - ajam, essencial, posicionamento, atuante, adquire.
E - reflitam, fundamental, atitude, competente, obtém.

No século XIX, havia um movimento ativo de mulheres, enquanto no Brasil, ainda não. Esses movimentos queriam pôr em prática princípios iluministas e lutar para que as mulheres tivessem as mesmas chances de formação educacional para, com isso, terem acesso às mais variadas profissões e lutarem pela paridade política, o que possibilitaria que ocupassem cargos políticos no parlamento e, por que não, no Governo. Nessa época, surgem as primeiras advogadas, médicas, juristas, cientistas, economistas, engenheiras.
Em qual continente ou país havia esse movimento ativo de mulheres?
A - Argentina e Argentina.
B - Estados Unidos e Colômbia.
C - Europa e México.
D - Europa e nos Estados Unidos. CORRETA
E - México e Uruguai.

As feministas apresentam aos candidatos a eleições parlamentares, em um grande número de cidades brasileiras, documentos contendo suas reivindicações, condicionando seu apoio às candidaturas ao compromisso dos candidatos com essas exigências.
Em qual ano o movimento das mulheres se consolida como força emergente?
A - 1975.
B - 1978. CORRETO
C - 1980.
D - 1983.
E - 1989.

Como pode ser definido o multiculturalismo
A - É a expressão que se utiliza para designar o planeta terra na era das telecomunicações, em que todos se conhecem.
B - É a inexistência de poucas culturas num mesmo país ou região.
C - É a prática de acomodar poucas culturas, onde exista preconceito e discriminação.
D - É a prática de acomodar qualquer número de culturas distintas, numa única sociedade, sem preconceito ou discriminação. CORRETA
E - É o processo de adaptação de um indivíduo a uma nova cultura.

Escolha a ordem correta de sua resposta:
( ) Identidades subjetivas são as formas como as identidades de gênero são compreendidas biologicamente.
( ) De acordo com Barbieri, gênero pode ser explicado como conjuntos de práticas, símbolos, representações, normas e valores sociais elaborados socialmente a partir da diferença sexual, e que geralmente dão sentido às relações entre pessoas sexuadas.
A - F – F – V – V – F.
B - F – V – F – V –V.
C - V – F – F – F – V.
D - V – F – V – F – V. CORRETO
E - V – V – F – V – F.

De acordo com o texto exposto qual é a teoria do autor Oliveira (1998), com essa declaração do Direito à Educação na Constituição Federal no Brasil?
A - O autor declara que esses direitos à educação devem-se tomar novas medidas para que haja uma verdadeira ruptura com o paradigma atual desses direitos humanos sociais. Representando um salto de qualidade com relação à legislação anterior, com maior precisão da redação e detalhamento, introduzindo se, até mesmo, os instrumentos jurídicos para a sua garantia. Entretanto, o acesso, a permanência e o sucesso na escola fundamental continuam como promessa não efetivada. CORRETO
B - O autor comenta que a educação pode ser compreendida como um dos direitos sociais fundamentais para a conquista da cidadania, por vários motivos, mas talvez o mais importante seja a constatação de que o acesso à educação, muitas vezes, não tem a condição para o acesso a outros direitos sociais, civis e políticos.
C - O autor cita que na educação é preciso distinguir o direito legal da realização da instrução na sua totalidade, pois, apesar de instituir a sua gratuidade, não houve uma política que tornasse o dispositivo legal verdadeiramente efetivo. A educação inicial da população a cargo das províncias, que possuíam poucos recursos e interesses para investir em escolarização.
D - O autor afirma que assim, podemos ter o direito à educação que não pode ser isolado do dever de frequentar a escola. Isso nos leva a compreender, por um lado, o papel do Poder Público na oferta de escolarização para a população e, por outro, o papel das famílias na garantia de frequência e permanência das crianças e adolescentes em idade escolar em instituições de educação e ensino.
E - Com a teoria do estudioso a inviolabilidade dos Direitos Civis, e Políticos dos Cidadãos Brasileiros, que tem por base a liberdade, a segurança individual, e a propriedade, é garantida pela Constituição do Império. A Instrução primaria, e gratuita a todos os Cidadãos.

Assinale a alternativa correta, em que diz em qual revolução as mulheres participaram ativamente:
A Europa, no século XVIII, foi marcada por grandes revoluções e, consequentemente, pela intensa participação da população no campo da política. As mulheres participaram ativamente, no entanto, seus direitos não foram garantidos por tal revolução.
A - Rebelião de Túpac Amaru II
B - Revolução Americana
C - Revolução Francesa CORRETO
D - Revolução Industrial
E - Revolução Inglesa

De acordo com o texto exposto, qual é a teoria do autor segundo (VIGOTSKI, 1998), sobre o processo educativo em suas relações humanas?
A - A educação do ser humano se perpetua por toda a vida do indivíduo e seus valores éticos e morais, possibilitando a apropriação, ressignificação e produção de cultura aqui entendida como produção humana, que envolve formas de pensar, agir, produzir, viver, estabelecer prioridades e atuar em função delas, relacionar-se com os demais, etc.
B - A proteção irrestrita da dignidade e do valor humano o direito a diferença (que inclui a liberdade de ir e vir, de se expressar, de não ser discriminado por sua raça, cor, credo ou preferência política); e a educação das crianças e dos jovens, que, para os direitos humanos é um imperativo moral internacional.
C - De fato, o papel dos educadores que inicia no âmbito familiar que correspondente a responsabilidade humana com seus filhos, não poderiam ser maiores. Pois, o autor deixou claro, a busca da cultura, no verdadeiro sentido do termo moral e cultural do ser humano, envolve o mais alto risco, por ser inseparável do objetivo fundamental da libertação de ir e vir de cada indivíduo.
D - Na aprendizagem é um aspecto fundamental da constituição dos seres humanos, o aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas e, por essa razão, se perpetua por toda a vida do indivíduo. CORRETO
E - Na aprendizagem humana se resume de uma bela maneira a razão de ser da própria educação e família cultural, “Educar e depositar em cada homem toda a obra humana que há no ser vivente deste mundo global.

De acordo com o texto exposto, qual é a teoria do autor Cury (2007,) em relação aos dias de hoje, quais são esses direitos de participarem como seres cidadãos na política?
A - Princípios, mas o fez de forma a estabelecer uma distinção entre cidadania e liberdade. Em casos de crime e condenação, o indivíduo poderia perder o direito à cidadania, à participação nas decisões políticas, sem perder o direito à liberdade. O direito à liberdade também poderia ser reduzido, chegando, no limite, à determinação de redução do cidadão a escravo.
B - O autor afirma que assim, podemos ter o direito à educação que não pode ser isolado do dever de frequentar a escola. Isso nos leva a compreender, por um lado, o papel do Poder Público na oferta de escolarização para a população e, por outro, o papel das famílias na garantia de frequência e permanência das crianças e adolescentes em idade escolar em instituições de educação e ensino.
C - O autor declara que esses direitos à educação devem-se tomar novas medidas para que haja uma verdadeira ruptura com o paradigma atual desses direitos humanos sociais. Representando um salto de qualidade com relação à legislação anterior, com maior precisão da redação e detalhamento, introduzindo se, até mesmo, os instrumentos jurídicos para a sua garantia. Entretanto, o acesso, a permanência e o sucesso na escola fundamental continuam como promessa não efetivada.
D - O autor cita que na educação é preciso distinguir o direito legal da realização da instrução na sua totalidade, pois, apesar de instituir a sua gratuidade, não houve uma política que tornasse o dispositivo legal verdadeiramente efetivo. A educação inicial da população a cargo das províncias, que possuíam poucos recursos e interesses para investir em escolarização.
E - Com a teoria do estudioso a inviolabilidade dos Direitos Civis, e Políticos dos Cidadãos Brasileiros, que tem por base a liberdade, a segurança individual, e a propriedade, é garantida pela Constituição do Império. A Instrução primaria, e gratuita a todos os Cidadãos.

De acordo com o texto exposto, qual é a teoria do autor segundo Behrens (2000, p. 17), em relação a essa prática pedagógica dos professores regentes é correto dizer que:
A - Tem surgido cada vez mais críticas ao paradigma clássico e, junto, a possibilidade de outros paradigmas que ainda estão se construindo. São os chamados paradigmas emergentes, que abrem o caminho para a transdisciplinaridade que se opõe ao característico isolamento disciplinar do paradigma clássico.
B - O filósofo e pedagogo foi, sem dúvida, um dos nomes mais marcantes na divulgação dos princípios da Escola Nova. Marcado pelos efeitos da Revolução Industrial e pelo ideal da democracia, queria preparar o aluno para a sociedade do desenvolvimento tecnológico e formar o cidadão para a convivência democrática.
C - Na alternativa de superação de um modelo educacional mais conservador, os escolanovistas visaram a reagir ao paradigma tradicional centrando as suas bases pedagógicas na biologia e na psicologia, como forma de romper com o humanismo e defender um pensamento cienticista.
D - Na abordagem progressista, o centro da ação consiste em pressupostos teóricos voltados ao diálogo e à discussão coletiva como elementos propulsores de uma aprendizagem significativa. Destaca-se, assim, uma parceria e participação crítica e reflexiva entre alunos e professores, no sentido de desenvolver atividades que possam contribuir para a produção do conhecimento.
E - A ação docente dos professores, e os pressupostos paradigmas que influenciam nos pensamentos das teorias e conhecimentos de Newton. Intitulada como paradigma emergente, propondo uma ciência que supera a fragmentação em busca do todo e que contemple as conexões, o contexto e as inter-relações dos sistemas que integram o planeta. A prática pedagógica influenciada por esta visão conservadora caracterizou o paradigma tradicional, o paradigma escola novista e o paradigma tecnicista. A outra dimensão, caracterizada como inovadora, tem como eixo central a produção do conhecimento.

Baseado nas afirmacoes acima, o que levam os estudantes a ver na educação a esperança de um mundo melhor? Responda assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Divergências.
( ) Escolarização.
( ) Qualificação.
( ) Aperfeiçoamento constante.
( ) Autonomia.
A - V, V, V, V, F
B - V, V, F, V, V
C - V, F, V, V, V
D - F, V, V, V, F CORRETO
E - F, F, V, F, V

Para construirmos uma educação formando cidadãos com inclusão de pessoas com deficiências é necessário não só da Instituição Educacional, mas sim, envolver a família, sociedade e o Estado, para a construção de uma comunidade com princípios, valores morais e éticos.
De acordo com o texto exposto, qual é a visão do autor (SKLIAR, 1997, p. 40), em sua teoria que aponta a formação do docente e algumas condições básicas no desempenho escolar, com a pessoa de deficiência no ambiente social.
A - A formação dos professores deve ser específica (especializada) em pedagogia especial e que esses docentes devem ser remunerados com gratificação especial por sua ocupação com pessoas que apresentam deficiências. Não há oferta de emprego, não há captação das competências dessa mão de obra pelo mercado de trabalho, e não há trânsito social nas instituições básicas da cidadania, como saúde e educação.
B - Capacitar e atualizar os recursos humanos, para os direitos e deveres dos profissionais da educação.
C - Coordenar, inovar e promover programas e parcerias que possam garantir a qualidade da atividade a ser desenvolvida, no ambiente escolar com professores e alunos com necessidades especiais.
D - Identificar potencialidades e interesses da pessoa com deficiência e oferecer programas de educação profissional, com a formação do docente especializado em sua formação.
E - Sensibilizar e conscientizar a sociedade, principalmente os empregadores, no sentido de mostrar as potencialidades de trabalho da pessoa com deficiência com o apoio dos profissionais e da sociedade.

Deve, a educação, como direito fundamental, destinar-se primeiramente às crianças, embora até recentemente elas e os adolescentes não tenham sido tratados como cidadãos nem como sujeitos de direitos.
Nesse contexto, para construir uma educação igualitária, coletiva, social e de qualidade e que promova as transformações necessárias para a autonomia das crianças, adolescentes e jovens, espera-se que o Poder Público:
A - Reforce os programas de educação integral nas escolas, proporcionando para as famílias maior tranquilidade e segurança quanto às ações de políticas públicas de zelo.
B - Realize, dentro da gestão orçamentária, a verificação dos custos de implementação de projetos de inclusão e profissionalização, abrangendo o maior número de atendimentos.
C - Envolva Estados e Municípios, e suas contrapartidas financeiras, em programas de integração e capacitação que oportunizem a geração de renda, trabalho e desenvolvimento para as famílias.
D - Delegue para a sociedade civil as normas para atuação junto aos projetos e programas de inclusão educacional, promover uma educação integral autônoma e satisfatória.
E - Atenda, de forma satisfatória e adequada, através de gestão orçamentária e das boas práticas em conjunto com as políticas públicas apropriadas, as necessidades da população.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

O autor do trecho a seguir abordou sobre esse tema no limiar do século XXI: "O papel da escola passa pela porta do conhecimento. É ajudar o ser que está em formação a viver, a encarar a vida. Eu acho que o papel da escola é nos ensinar quem somos nós, nos situar como seres humanos, nos situar na condição humana diante do mundo, diante da vida, nos situar na sociedade, é fazer conhecermos a nós mesmos" (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 9).
O relato a cima pertence a:
A - Sarmento (2006).
B - Salles (2010).
C - Lopez (2009)
D - Gomez (2006).
E - Edgar Morin. CORRETA

Segundo Jorge (2002), "a pergunta latente é: como formar pessoas num mundo de tecnologias? A autora chama a atenção para que a escola não caia no extremo de ao formar indivíduos para o mundo da tecnologia, dirigir suas ações para o lado mercadológico, formando-os num contexto onde serão vistos como trabalhadores eficientes e consumidores em potencial" (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 16/17).
Considerando o questionamento acima, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
Ao contrário, destaca que o desenvolvimento do instrumental tecnológico, pode dar à escola subsídios para formar um novo homem, necessário ao novo mundo.
Porque
O saber passa a ser um instrumento de melhoria da vida de todos, sob um prisma de valores éticos.
A - As duas afirmativas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
B - As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. CORRETA
C - As duas afirmativas são proposições falsas
D - A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa
E - A primeira afirmativa é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.

Como pode ser definido o multiculturalismo. Para isso, assinale a alternativa correta.
A - É o processo de adaptação de um indivíduo a uma nova cultura.
B - É a prática de acomodar qualquer número de culturas distintas, numa única sociedade, sem preconceito ou discriminação. CORRETA
C - É a prática de acomodar poucas culturas, onde exista preconceito e discriminação.
D - É a inexistência de poucas culturas num mesmo país ou região.
E - É a expressão que se utiliza para designar o planeta terra na era das telecomunicações, em que todos se conhecem.

Se recorrermos a um dicionário para definir a palavra “escola”, teremos: "estabelecimento de educação, público ou privado, no qual o ensino, geral ou especializado, é ministrado de forma coletiva e segundo uma planificação sistematizada, conjunto dos alunos, professores e pessoal auxiliar de um desses estabelecimentos, edifício onde funciona um desses estabelecimentos" (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 20).
Baseado no conteúdo estudado, relacione os vários significados que esta palavra demonstra.
I- Dimensão pedagógica
II- Dimensão administrativa
III- Dimensão política
IV- Dimensão social
V- Dimensão cultural
VI- Dimensão humana
(__) Situa as relações de poder e o processo decisório.
(__) Compreende o processo de ensino e aprendizagem, com todas as variáveis que o constitui, por exemplo, a organização dos conhecimentos, do espaço e do tempo escolar, a relação professor-aluno, a metodologia de ensino.
(__) Engloba as questões de infraestrutura e de pessoal, como os problemas hidráulicos e elétricos, merenda, quadro de pessoal, dentre outros.
(__) Compreende os sentimentos, desejos, dificuldades pessoais, os conceitos e preconceitos que povoam o íntimo de cada um de nós.
(__) Envolve as raízes e vivências que promovem a elevação do homem, conferindo-lhe uma identidade social e cultural. Por exemplo, suas tradições religiosas, políticas, expressões artísticas, hábitos alimentares.
(__) Refere-se à relação com a comunidade escolar em um sentido bem amplo, à relação interna entre professores, alunos e funcionários e à relação estabelecida com pais, moradores próximos à escola, secretaria de educação e sociedade em geral.
A - I, II, III, IV, V, VI.
B - I, III, V, VI, IV, II.
C - II, III, I, V, VI, IV.
D - III, I, II, VI, V, IV. CORRETA
E - VI, VI, V, I, II, III.

A Europa, no século XVIII, foi marcada por grandes revoluções e, consequentemente, pela intensa participação da população no campo da política. As mulheres participaram ativamente, no entanto, seus direitos não foram garantidos por tal revolução. Elas representavam o privado e sua participação ativa era rejeitada. (Livro da Disciplina, Cap. II, pág. 32).
Assinale a alternativa correta, em que diz em qual revolução as mulheres participaram ativamente:
A - Rebelião de Túpac Amaru II.
B - Revolução Americana.
C - Revolução Francesa. CORRETA
D - Revolução Industrial.
E - Revolução Inglesa.

A partir da década de 1990, a formação dos professores trouxe muitas discussões acirradas. Para Perrenoud (1993), Nóvoa (1992) e Freire (1997), os professores devem ter consonância com a educação de seu tempo, sendo mediadores e pesquisadores, competentes e reflexivos.
A necessidade de formar professores que ............ sobre sua própria prática é um instrumento ........... ao desenvolvimento do pensamento e da .......... docente (SCHÖN, 1995). Diferente do que se pensava anteriormente, o professor está longe de ser um profissional ....... e amadurecido no momento em ......... que a sua habilitação profissional.
A - pensem, essencial, atitude, pronto, recebe
B - atuem, principal, postura, específico, toma.
C - reflitam, essencial, ação, acabado, recebe. CORRETA
D - ajam, essencial, posicionamento, atuante, adquire.
E - reflitam, fundamental, atitude, competente, obtém.

No século XIX, havia um movimento ativo de mulheres, enquanto no Brasil, ainda não. Esses movimentos queriam pôr em prática princípios iluministas e lutar para que as mulheres tivessem as mesmas chances de formação educacional para, com isso, terem acesso às mais variadas profissões e lutarem pela paridade política, o que possibilitaria que ocupassem cargos políticos no parlamento e, por que não, no Governo. Nessa época, surgem as primeiras advogadas, médicas, juristas, cientistas, economistas, engenheiras.
Em qual continente ou país havia esse movimento ativo de mulheres?
A - Argentina e Argentina.
B - Estados Unidos e Colômbia.
C - Europa e México.
D - Europa e nos Estados Unidos. CORRETA
E - México e Uruguai.

As feministas apresentam aos candidatos a eleições parlamentares, em um grande número de cidades brasileiras, documentos contendo suas reivindicações, condicionando seu apoio às candidaturas ao compromisso dos candidatos com essas exigências.
Em qual ano o movimento das mulheres se consolida como força emergente?
A - 1975.
B - 1978. CORRETO
C - 1980.
D - 1983.
E - 1989.

Como pode ser definido o multiculturalismo
A - É a expressão que se utiliza para designar o planeta terra na era das telecomunicações, em que todos se conhecem.
B - É a inexistência de poucas culturas num mesmo país ou região.
C - É a prática de acomodar poucas culturas, onde exista preconceito e discriminação.
D - É a prática de acomodar qualquer número de culturas distintas, numa única sociedade, sem preconceito ou discriminação. CORRETA
E - É o processo de adaptação de um indivíduo a uma nova cultura.

Escolha a ordem correta de sua resposta:
( ) Identidades subjetivas são as formas como as identidades de gênero são compreendidas biologicamente.
( ) De acordo com Barbieri, gênero pode ser explicado como conjuntos de práticas, símbolos, representações, normas e valores sociais elaborados socialmente a partir da diferença sexual, e que geralmente dão sentido às relações entre pessoas sexuadas.
A - F – F – V – V – F.
B - F – V – F – V –V.
C - V – F – F – F – V.
D - V – F – V – F – V. CORRETO
E - V – V – F – V – F.

De acordo com o texto exposto qual é a teoria do autor Oliveira (1998), com essa declaração do Direito à Educação na Constituição Federal no Brasil?
A - O autor declara que esses direitos à educação devem-se tomar novas medidas para que haja uma verdadeira ruptura com o paradigma atual desses direitos humanos sociais. Representando um salto de qualidade com relação à legislação anterior, com maior precisão da redação e detalhamento, introduzindo se, até mesmo, os instrumentos jurídicos para a sua garantia. Entretanto, o acesso, a permanência e o sucesso na escola fundamental continuam como promessa não efetivada. CORRETO
B - O autor comenta que a educação pode ser compreendida como um dos direitos sociais fundamentais para a conquista da cidadania, por vários motivos, mas talvez o mais importante seja a constatação de que o acesso à educação, muitas vezes, não tem a condição para o acesso a outros direitos sociais, civis e políticos.
C - O autor cita que na educação é preciso distinguir o direito legal da realização da instrução na sua totalidade, pois, apesar de instituir a sua gratuidade, não houve uma política que tornasse o dispositivo legal verdadeiramente efetivo. A educação inicial da população a cargo das províncias, que possuíam poucos recursos e interesses para investir em escolarização.
D - O autor afirma que assim, podemos ter o direito à educação que não pode ser isolado do dever de frequentar a escola. Isso nos leva a compreender, por um lado, o papel do Poder Público na oferta de escolarização para a população e, por outro, o papel das famílias na garantia de frequência e permanência das crianças e adolescentes em idade escolar em instituições de educação e ensino.
E - Com a teoria do estudioso a inviolabilidade dos Direitos Civis, e Políticos dos Cidadãos Brasileiros, que tem por base a liberdade, a segurança individual, e a propriedade, é garantida pela Constituição do Império. A Instrução primaria, e gratuita a todos os Cidadãos.

Assinale a alternativa correta, em que diz em qual revolução as mulheres participaram ativamente:
A Europa, no século XVIII, foi marcada por grandes revoluções e, consequentemente, pela intensa participação da população no campo da política. As mulheres participaram ativamente, no entanto, seus direitos não foram garantidos por tal revolução.
A - Rebelião de Túpac Amaru II
B - Revolução Americana
C - Revolução Francesa CORRETO
D - Revolução Industrial
E - Revolução Inglesa

De acordo com o texto exposto, qual é a teoria do autor segundo (VIGOTSKI, 1998), sobre o processo educativo em suas relações humanas?
A - A educação do ser humano se perpetua por toda a vida do indivíduo e seus valores éticos e morais, possibilitando a apropriação, ressignificação e produção de cultura aqui entendida como produção humana, que envolve formas de pensar, agir, produzir, viver, estabelecer prioridades e atuar em função delas, relacionar-se com os demais, etc.
B - A proteção irrestrita da dignidade e do valor humano o direito a diferença (que inclui a liberdade de ir e vir, de se expressar, de não ser discriminado por sua raça, cor, credo ou preferência política); e a educação das crianças e dos jovens, que, para os direitos humanos é um imperativo moral internacional.
C - De fato, o papel dos educadores que inicia no âmbito familiar que correspondente a responsabilidade humana com seus filhos, não poderiam ser maiores. Pois, o autor deixou claro, a busca da cultura, no verdadeiro sentido do termo moral e cultural do ser humano, envolve o mais alto risco, por ser inseparável do objetivo fundamental da libertação de ir e vir de cada indivíduo.
D - Na aprendizagem é um aspecto fundamental da constituição dos seres humanos, o aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas e, por essa razão, se perpetua por toda a vida do indivíduo. CORRETO
E - Na aprendizagem humana se resume de uma bela maneira a razão de ser da própria educação e família cultural, “Educar e depositar em cada homem toda a obra humana que há no ser vivente deste mundo global.

De acordo com o texto exposto, qual é a teoria do autor Cury (2007,) em relação aos dias de hoje, quais são esses direitos de participarem como seres cidadãos na política?
A - Princípios, mas o fez de forma a estabelecer uma distinção entre cidadania e liberdade. Em casos de crime e condenação, o indivíduo poderia perder o direito à cidadania, à participação nas decisões políticas, sem perder o direito à liberdade. O direito à liberdade também poderia ser reduzido, chegando, no limite, à determinação de redução do cidadão a escravo.
B - O autor afirma que assim, podemos ter o direito à educação que não pode ser isolado do dever de frequentar a escola. Isso nos leva a compreender, por um lado, o papel do Poder Público na oferta de escolarização para a população e, por outro, o papel das famílias na garantia de frequência e permanência das crianças e adolescentes em idade escolar em instituições de educação e ensino.
C - O autor declara que esses direitos à educação devem-se tomar novas medidas para que haja uma verdadeira ruptura com o paradigma atual desses direitos humanos sociais. Representando um salto de qualidade com relação à legislação anterior, com maior precisão da redação e detalhamento, introduzindo se, até mesmo, os instrumentos jurídicos para a sua garantia. Entretanto, o acesso, a permanência e o sucesso na escola fundamental continuam como promessa não efetivada.
D - O autor cita que na educação é preciso distinguir o direito legal da realização da instrução na sua totalidade, pois, apesar de instituir a sua gratuidade, não houve uma política que tornasse o dispositivo legal verdadeiramente efetivo. A educação inicial da população a cargo das províncias, que possuíam poucos recursos e interesses para investir em escolarização.
E - Com a teoria do estudioso a inviolabilidade dos Direitos Civis, e Políticos dos Cidadãos Brasileiros, que tem por base a liberdade, a segurança individual, e a propriedade, é garantida pela Constituição do Império. A Instrução primaria, e gratuita a todos os Cidadãos.

De acordo com o texto exposto, qual é a teoria do autor segundo Behrens (2000, p. 17), em relação a essa prática pedagógica dos professores regentes é correto dizer que:
A - Tem surgido cada vez mais críticas ao paradigma clássico e, junto, a possibilidade de outros paradigmas que ainda estão se construindo. São os chamados paradigmas emergentes, que abrem o caminho para a transdisciplinaridade que se opõe ao característico isolamento disciplinar do paradigma clássico.
B - O filósofo e pedagogo foi, sem dúvida, um dos nomes mais marcantes na divulgação dos princípios da Escola Nova. Marcado pelos efeitos da Revolução Industrial e pelo ideal da democracia, queria preparar o aluno para a sociedade do desenvolvimento tecnológico e formar o cidadão para a convivência democrática.
C - Na alternativa de superação de um modelo educacional mais conservador, os escolanovistas visaram a reagir ao paradigma tradicional centrando as suas bases pedagógicas na biologia e na psicologia, como forma de romper com o humanismo e defender um pensamento cienticista.
D - Na abordagem progressista, o centro da ação consiste em pressupostos teóricos voltados ao diálogo e à discussão coletiva como elementos propulsores de uma aprendizagem significativa. Destaca-se, assim, uma parceria e participação crítica e reflexiva entre alunos e professores, no sentido de desenvolver atividades que possam contribuir para a produção do conhecimento.
E - A ação docente dos professores, e os pressupostos paradigmas que influenciam nos pensamentos das teorias e conhecimentos de Newton. Intitulada como paradigma emergente, propondo uma ciência que supera a fragmentação em busca do todo e que contemple as conexões, o contexto e as inter-relações dos sistemas que integram o planeta. A prática pedagógica influenciada por esta visão conservadora caracterizou o paradigma tradicional, o paradigma escola novista e o paradigma tecnicista. A outra dimensão, caracterizada como inovadora, tem como eixo central a produção do conhecimento.

Baseado nas afirmacoes acima, o que levam os estudantes a ver na educação a esperança de um mundo melhor? Responda assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) Divergências.
( ) Escolarização.
( ) Qualificação.
( ) Aperfeiçoamento constante.
( ) Autonomia.
A - V, V, V, V, F
B - V, V, F, V, V
C - V, F, V, V, V
D - F, V, V, V, F CORRETO
E - F, F, V, F, V

Para construirmos uma educação formando cidadãos com inclusão de pessoas com deficiências é necessário não só da Instituição Educacional, mas sim, envolver a família, sociedade e o Estado, para a construção de uma comunidade com princípios, valores morais e éticos.
De acordo com o texto exposto, qual é a visão do autor (SKLIAR, 1997, p. 40), em sua teoria que aponta a formação do docente e algumas condições básicas no desempenho escolar, com a pessoa de deficiência no ambiente social.
A - A formação dos professores deve ser específica (especializada) em pedagogia especial e que esses docentes devem ser remunerados com gratificação especial por sua ocupação com pessoas que apresentam deficiências. Não há oferta de emprego, não há captação das competências dessa mão de obra pelo mercado de trabalho, e não há trânsito social nas instituições básicas da cidadania, como saúde e educação.
B - Capacitar e atualizar os recursos humanos, para os direitos e deveres dos profissionais da educação.
C - Coordenar, inovar e promover programas e parcerias que possam garantir a qualidade da atividade a ser desenvolvida, no ambiente escolar com professores e alunos com necessidades especiais.
D - Identificar potencialidades e interesses da pessoa com deficiência e oferecer programas de educação profissional, com a formação do docente especializado em sua formação.
E - Sensibilizar e conscientizar a sociedade, principalmente os empregadores, no sentido de mostrar as potencialidades de trabalho da pessoa com deficiência com o apoio dos profissionais e da sociedade.

Deve, a educação, como direito fundamental, destinar-se primeiramente às crianças, embora até recentemente elas e os adolescentes não tenham sido tratados como cidadãos nem como sujeitos de direitos.
Nesse contexto, para construir uma educação igualitária, coletiva, social e de qualidade e que promova as transformações necessárias para a autonomia das crianças, adolescentes e jovens, espera-se que o Poder Público:
A - Reforce os programas de educação integral nas escolas, proporcionando para as famílias maior tranquilidade e segurança quanto às ações de políticas públicas de zelo.
B - Realize, dentro da gestão orçamentária, a verificação dos custos de implementação de projetos de inclusão e profissionalização, abrangendo o maior número de atendimentos.
C - Envolva Estados e Municípios, e suas contrapartidas financeiras, em programas de integração e capacitação que oportunizem a geração de renda, trabalho e desenvolvimento para as famílias.
D - Delegue para a sociedade civil as normas para atuação junto aos projetos e programas de inclusão educacional, promover uma educação integral autônoma e satisfatória.
E - Atenda, de forma satisfatória e adequada, através de gestão orçamentária e das boas práticas em conjunto com as políticas públicas apropriadas, as necessidades da população.

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Exercício de Temas Contemporâneos em Educação - Exercício de Fixação 1 - Tentativa 1 de 3
Questão 1 de 10
 O autor do trecho a seguir abordou sobre esse tema no limiar do século XXI: “O papel da escola passa pela porta do conhecimento. É ajudar o ser que está em formação a viver, a encarar a vida. Eu acho que o papel da escola é nos ensinar quem somos nós, nos situar como seres humanos, nos situar na condição humana diante do mundo, diante da vida, nos situar na sociedade, é fazer conhecermos a nós mesmos” (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 9). O relato a cima pertence a: 
A -  Sarmento (2006). 
B -  Salles (2010). 
C -  Lopez (2009) 
D -  Gomez (2006). 
E -  Edgar Morin. CORRETA
Questão 2 de 10
Segundo Jorge (2002), “a pergunta latente é: como formar pessoas num mundo de tecnologias? A autora chama a atenção para que a escola não caia no extremo de ao formar indivíduos para o mundo da tecnologia, dirigir suas ações para o lado mercadológico, formando-os num contexto onde serão vistos como trabalhadores eficientes e consumidores em potencial” (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 16/17). Considerando o questionamento acima, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
 Ao contrário, destaca que o desenvolvimento do instrumental tecnológico, pode dar à escola subsídios para formar um novo homem, necessário ao novo mundo. 
Porque
 PORQUE 
 O saber passa a ser um instrumento de melhoria da vida de todos, sob um prisma de valores éticos. 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A -  As duas afirmativas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. 
B -  As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. CORRETA
C -  As duas afirmativas são proposições falsas 
D -  A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa 
E -  A primeira afirmativa é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. 
Questão 3 de 10
 Como pode ser definido o multiculturalismo. Para isso,  assinale  a  alternativa correta. 
A -  É o processo de adaptação de um indivíduo a uma nova cultura. 
B -  É a prática de acomodar qualquer número de culturas distintas, numa única sociedade, sem preconceito ou discriminação. CORRETA
C -  É a prática de acomodar poucas culturas, onde exista preconceito e descriminação. 
D -  É a inexistência de poucas culturas num mesmo país ou região. 
E -  É a expressão que se utiliza para designar o planeta terra na era das telecomunicações, em que todos se conhecem. 
Questão 4 de 10
Se recorrermos a um dicionário para definir a palavra “escola”, teremos: “estabelecimento de educação, público ou privado, no qual o ensino, geral ou especializado, é ministrado de forma coletiva e segundo uma planificação sistematizada, conjunto dos alunos, professores e pessoal auxiliar de um desses estabelecimentos, edifício onde funciona um desses estabelecimentos” (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 20). Baseado no conteúdo estudado, relacione os vários significados que esta palavra demonstra.
I- Dimensão pedagógica
II- Dimensão administrativa
III- Dimensão política
IV- Dimensão social
V- Dimensão cultural
VI- Dimensão humana
(__) Situa as relações de poder e o processo decisório.
(__) Compreende o processo de ensino e aprendizagem, com todas as variáveis que o constitui, por exemplo, a organização dos conhecimentos, do espaço e do tempo escolar, a relação professor-aluno, a metodologia de ensino.
(__) Engloba as questões de infraestrutura e de pessoal, como os problemas hidráulicos e elétricos, merenda, quadro de pessoal, dentre outros.
(__) Compreende os sentimentos, desejos, dificuldades pessoais, os conceitos e preconceitos que povoam o íntimo de cada um de nós.
(__) Envolve as raízes e vivências que promovem a elevação do homem, conferindo-lhe uma identidade social e cultural. Por exemplo, suas tradições religiosas, políticas, expressões artísticas, hábitos alimentares.
(__) Refere-se à relação com a comunidade escolar em um sentido bem amplo, à relação interna entre professores, alunos e funcionários e à relação estabelecida com pais, moradores próximos à escola, secretaria de educação e sociedade em geral.
Assinale a alternativa que tem a ordem correta:
A - I, II, III, IV, V, VI.
B - I, III, V, VI, IV, II.
C - II, III, I, V, VI, IV.
D - III, I, II, VI, V, IV. CORRETA
E - VI, VI, V, I, II, III.
Questão 5 de 10
A Europa, no século XVIII, foi marcada por grandes revoluções e, consequentemente, pela intensa participação da população no campo da política. As mulheres participaram ativamente, no entanto, seus direitos não foram garantidos por tal revolução. Elas representavam o privado e sua participação ativa era rejeitada. (Livro da Disciplina, Cap. II, pág. 32). Assinale a alternativa correta, em que diz em qual revolução as mulheres participaram ativamente:
A - Rebelião de Túpac Amaru II.
B - Revolução Americana.
C - Revolução Francesa. CORRETA
D - Revolução Industrial.
E - Revolução Inglesa.
Questão 6 de 10
A partir da década de 1990, a formação dos professores trouxe muitas discussões acirradas. Para Perrenoud (1993), Nóvoa (1992) e Freire (1997), os professores devem ter consonância com a educação de seu tempo, sendo mediadores e pesquisadores, competentes e reflexivos.
A necessidade de formar professores que ............  sobre sua própria prática é um instrumento ........... ao desenvolvimento do pensamento e da .......... docente (SCHÖN, 1995). Diferente do que se pensava anteriormente, o professor está longe de ser um profissional ....... e amadurecido no momento em ......... que a sua habilitação profissional.
Partindo das afirmações acima, marque a alternativa que completa as lacunas 
A - pensem, essencial, atitude, pronto, recebe
B - atuem, principal, postura, específico, toma.
C - reflitam, essencial, ação, acabado, recebe. CORRETA
D - ajam, essencial, posicionamento, atuante, adquire. 
E - reflitam, fundamental, atitude, competente, obtém. 
Questão 7 de 10
“No século XIX, havia um movimento ativo de mulheres, enquanto no Brasil, ainda não. Esses movimentos queriam pôr em prática princípios iluministas e lutar para que as mulheres tivessem as mesmas chances de formação educacional para, com isso, terem acesso às mais variadas profissões e lutarem pela paridade política, o que possibilitaria que ocupassem cargos políticos no parlamento e, por que não, no Governo. Nessa época, surgem as primeiras advogadas, médicas, juristas, cientistas, economistas, engenheiras”. Em qual continente ou país havia esse movimento ativo de mulheres?
A - Argentina e Argentina.
B - Estados Unidos e Colômbia.
C - Europa e México.
D - Europa e nos Estados Unidos. CORRETA
E - México e Uruguai.
Questão 8 de 10
“As feministas apresentam aos candidatos a eleições parlamentares, em um grande número de cidades brasileiras, documentos contendo suas reivindicações, condicionando seu apoio às candidaturas ao compromisso dos candidatos com essas exigências”. Em qual ano o movimento das mulheres se consolida como força emergente?
A - 1975.
B - 1978. CORRETO
C - 1980.
D - 1983.
E - 1989.
Questão 9 de 10
Como pode ser definido o multiculturalismo
A - É a expressão que se utiliza para designar o planeta terra na era das telecomunicações, em que todos se conhecem.
B - É a inexistência de poucas culturas num mesmo país ou região.
C - É a prática de acomodar poucas culturas, onde exista preconceito e descriminação.
D - É a prática de acomodar qualquer número de culturas distintas, numa única sociedade, sem preconceito ou discriminação. CORRETA
E - É o processo de adaptação de um indivíduo a uma nova cultura.
Questão 10 de 10
Segundo Jorge (2002), “a pergunta latente é: como formar pessoas num mundo de tecnologias? A autora chama a atenção para que a escola não caia no extremo de ao formar indivíduos para o mundo da tecnologia, dirigir suas ações para o lado mercadológico, formando-os num contexto onde serão vistos como trabalhadores eficientes econsumidores em potencial” (Livro da Disciplina, Cap. I, pág. 16/17).
Considerando o questionamento acima, analise as asserções a seguir e a relação entre elas.
I- Ao contrário, destaca que o desenvolvimento do instrumental tecnológico, pode dar à escola subsídios para formar um novo homem, necessário ao novo mundo.
PORQUE
II- O saber passa a ser um instrumento de melhoria da vida de todos, sob um prisma de valores éticos.
A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA:
A - A primeira afirmativa é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
B - A primeira afirmativa é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
C - As duas afirmativas são proposições falsas.
D - As duas afirmativas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. CORRETA
E - As duas afirmativas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
Exercício de Temas Contemporâneos em Educação - Exercício de Fixação 2 - Tentativa 1 de 3
Questão 1 de 10
 Os estereótipos são construções sociais de como o masculino e o feminino são percebidos. Essas construções se fundamentam nas diferenças, que se dá, primeiramente, na “naturalização” de um processo que é cultural. Existe uma infinidade de exemplos que podem demonstrar a construção dessas diferenças. A educação sexista é dada primeiramente pela 
A -  Mídia. 
B -  Influência de amigos. 
C -  Família. CORRETA
D -  Escola. 
E -  Cultura. 
Questão 2 de 10
 Simone de Beauvoir, autora do livro O segundo sexo, escrito em 1970, era uma expoente de um movimento conhecido como: 
A -  Marxismo. 
B -  Machismo. 
C -  Feminismo. CORRETA
D -  Cristianismo. 
E -  Iluminismo. 
Questão 3 de 10
 Cada vez mais a defesa aos direitos humanos está presente em nosso cotidiano e nas políticas públicas. No tocante a ela, assinale a alternativa que completa corretamente o enunciado. “As políticas públicas, de acordo com o que estudamos, no segundo capítulo de nosso material didático, são norteadas...”: 
A -  Pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. 
B -  Pela Lei Maria da Penha. 
C -  Pela Declaração de Salamanca. 
D -  Pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.  CORRETA
E -  Pela Constituição Federal. 
Questão 4 de 10
Apresenta-se no material didático uma divisão histórica das mulheres em três grupos, sendo que apenas a um deles era permitido pensar. Assinale a alternativa que apresenta esse grupo.
A - Concubinas.CORRETA
B - Cozinheiras.
C - Esposas.
D - Médicas.
E - Professoras. 
Questão 5 de 10
 Apresenta-se no material didático uma divisão histórica das mulheres em três grupos, sendo que apenas a um deles era permitido pensar. Assinale a alternativa que apresenta esse grupo. 
A -  Professoras. 
B -  Médicas. 
C -  Esposas. 
D -  Cozinheiras 
E -   Cortesãs CORRETO
Questão 6 de 10
 Estamos acostumados a vermos a mulher ocupando diversos espaços profissionais em nossa sociedade, apesar de ainda não existir equidade salarial com os homens que exercem as mesmas funções que elas. No entanto, sabemos que não foi sempre assim. Assinale a alternativa correta em relação ao século que marca essa modificação: 
A -  Século XXI. 
B -  Século XX. 
C -  Século XVIII. 
D -  Século XVII. 
E -  Século XIX. CORRETO
Questão 7 de 10
 Atualmente, as escolas indígenas estão inseridas no sistema de ensino brasileiro como modalidade de ensino e como categoria “escola indígena”, que a torna diferente das outras escolas brasileiras. Isso tem forçado às instituições de ensino a aprenderem a lidar com a diversidade cultural e a garantirem os direitos dos indígenas a uma escola diferenciada. De acordo com os estudos do livro da disciplina, o relato acima se refere a qual escritor? 
A -  Piaget (2009).
B -  Mandulão (2006). 
C -  Luciano (2006) .
D -  Freire (2006). 
E -  Ângelo (2006).  CORRETA
Questão 8 de 10
Como você pôde observar em seus estudos sobre Gênero, Cultura e Educação, o conceito de gênero passa a ser adotado no Brasil a partir dos anos1980, sendo que a maioria das teorias abordam em suas análises a oposição masculino/feminino. Sobre o caminho percorrido para apreensão dessa categoria, assinale V para Verdadeiro ou F para Falso para as afirmativas abaixo de depois assinale a alternativa correta sobre elas:
( ) Para Scott (1990) o gênero é um elemento constitutivo de relações sociais que se fundamentam nas diferenças observadas entre os sexos.
( ) O gênero é um dos modos mais recentes de dar significado às relações de poder e implica seis elementos.
( ) Os símbolos culturalmente disponíveis que evocam representações simbólicas (e contraditórias) são um dos elementos do gênero.
( ) Identidades subjetivas são as formas como as identidades de gênero são compreendidas biologicamente.
( ) De acordo com Barbieri, gênero pode ser explicado como conjuntos de práticas, símbolos, representações, normas e valores sociais elaborados socialmente a partir da diferença sexual, e que geralmente dão sentido às relações entre pessoas sexuadas.
Escolha a ordem correta de sua resposta:
A - F – F – V – V – F.
B - F – V – F – V –V. 
C - V – F – F – F – V.
D - V – F – V – F – V. CORRETO
E - V – V – F – V – F.
Questão 9 de 10
“Podemos enumerar quatro razões importantes para a utilização da terminologia “necessidades educativas especiais”.A primeira, compreende que várias pessoas são afetadas por várias deficiências e não existe uma só que possa caracterizá-las. A segunda, revela que as categorias confundem o tipo de educação especial necessário, pois se estão todos nas mesmas categorias, suas necessidades são também semelhantes. A terceira razão, diz respeito aos recursos proporcionados a uma determinada categoria, os que não se enquadram nela não podem utilizar, por exemplo, recursos comunitários só para pessoas que têm um tipo de deficiência. E a quarta ressalta o caráter rotulante e negativo que é designado às pessoas com deficiência, separando-as por grupos distintos tornam, assim, impossível a ideia de que façam parte de outros grupos”. De acordo com o estudado, a quais autores se refere o relato acima?
A -  Marsiglia e Freire (2006). 
B -  Marchesi e Palacios (2004).  CORRETA
C -  Freire Luciano (2008). 
D -   Angelo e Mandulão (2006). 
E -  Angelo e Luciano (2006).
Questão 10 de 10
Boaventura de Souza Santos afirma que “...temos o direito a ser iguais quando a nossa diferença nos inferioriza; e temos o direito a ser diferentes quando a nossa igualdade nos descaracteriza. Daí a necessidade de uma igualdade que reconheça as diferenças e uma diferença que não produza, alimente ou reproduza as desigualdades”. (p.56, . 2003). Em relação a essa afirmação, assinale abaixo a resposta que se relaciona com ela:
A - A cultura nos diferencia, nos afastando uns dos outros, oportunizando a geração de uma sociedade homogênea, altamente inclusiva, descaracterizadora de nossa individualidade.
B - A cultura nos faz seres humanos diferentes uns dos outros, fazendo parte da constituição de cada um de nós e presente em nossos relacionamentos, cabendo à escola o papel de situar a condição humana diante do mundo, como seres humanos.CORRETA
C - A diversidade cultural é um elemento desestruturador dos relacionamentos, tendo em vista que não possibilita a integração das culturas nem o seu estudo pelo meio acadêmico.
D - A mesma cultura que nos faz seres humanos, nos diferencia uns dos outros, nos descaracterizando-nos uns dos outros, gerando uma cultura exclusivamente afrodescentes.
E - O papel da escola, mesmo ocorrendo a diversidade cultural em seu ambiente, é fazer com que prevaleça a cultura da maioria, ou seja, a cultura europeia, do homem branco e cristão.
Exercício de Temas Contemporâneos em Educação - Exercício de Fixação 3 - Tentativa 1 de 3
Questão 1 de 10
 Sem o diálogo entre o trabalhador e o conteúdo real da aprendizagem, sem o diálogo entre a prática profissional e a prática escolar, não haverá possibilidade de que o conhecimento adquirido através do cotidiano profissional seja reelaborado a partir da prática escolar. ”Esse relato refere-sea qual autor? 
A -  Palácios (2002). 
B -  Luciano (2000). 
C -  Freire (2004).
D -  Carvalho (2000). CORRETO
E -  Ângelo (1996). 
Questão 2 de 10
 Na Constituição Brasileira (1988), auxilia e protege a população reivindicando os seus direitos sociais, a alimentação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, proteção à maternidade, previdência social, e assistência aos abandonados. A outro princípio na Lei nº 5692 /71, que ampara a Educação é um direito de todos, mas na realidade não é isso que acontece, pois existem muitas pessoas que ainda não têm acesso a escolaridade por vários motivos e situações particulares em sua vida. De acordo com o texto exposto qual é a teoria do autor Oliveira (1998), com essa declaração do Direito à Educação na Constituição Federal no Brasil
A -  O autor declara que esses direitos à educação devem-se tomar novas medidas para que haja uma verdadeira ruptura com o paradigma atual desses direitos humanos sociais. Representando um salto de qualidade com relação à legislação anterior, com maior precisão da redação e detalhamento, introduzindo se, até mesmo, os instrumentos jurídicos para a sua garantia. Entretanto, o acesso, a permanência e o sucesso na escola fundamental continuam como promessa não efetivada. CORRETO
B -  O autor comenta que a educação pode ser compreendida como um dos direitos sociais fundamentais para a conquista da cidadania, por vários motivos, mas talvez o mais importante seja a constatação de que o acesso à educação , muitas vezes, não tem a condição para o acesso a outros direitos sociais, civis e políticos. 
C -  O autor cita que na educação é preciso distinguir o direito legal da realização da instrução na sua totalidade, pois, apesar de instituir a sua gratuidade, não houve uma política que tornasse o dispositivo legal verdadeiramente efetivo. A educação inicial da população  a cargo das províncias, que possuíam poucos recursos e interesses para investir em escolarização. 
D -  O autor afirma  que assim, podemos ter o direito à educação que não pode ser isolado do dever de frequentar a escola. Isso nos leva a compreender, por um lado, o papel do Poder Público na oferta de escolarização para a população e, por outro, o papel das famílias na garantia de frequência e permanência das crianças e adolescentes em idade escolar em instituições de educação e ensino. 
E -  Com a teoria do estudioso a inviolabilidade dos Direitos Civis, e Políticos dos Cidadãos Brasileiros, que tem por base a liberdade, a segurança individual, e a propriedade, é garantida pela Constituição do Império. A Instrução primaria, e gratuita a todos os Cidadãos. 
Questão 3 de 10
A Europa, no século XVIII, foi marcada por grandes revoluções e, consequentemente, pela intensa participação da população no campo da política. As mulheres participaram ativamente, no entanto, seus direitos não foram garantidos por tal revolução. Elas representavam o privado e sua participação ativa era rejeitada. (Livro da Disciplina, Cap. II, pág. 32). Assinale a alternativa correta, em que diz em qual revolução as mulheres participaram ativamente:
A - Rebelião de Túpac Amaru II
B - Revolução Americana
C - Revolução Francesa CORRETO
D - Revolução Industrial
E - Revolução Inglesa
Questão 4 de 10
Desde a história da humanidade é constituído relações entre homens, mulheres e crianças, que determinam entre si resultados de suas existências humanas e familiares. Com a sua cultura social e na ideia Educação e dos Direitos Humanos, lidamos, sobretudo, com essa segunda forma de entender os princípios da educação. Esses princípios educam, previne, orienta, aconselha e oferece uma base de reflexão para preparar no ser humano o ato de superar os obstáculos que a própria vida com decorrer do tempo acontece, principalmente nos momentos de tomar decisões exatas, ou seja refletir os resultados positivos nas suas atitudes e se possível na medida exata em sua vida individual ou em coletividade. De acordo com o texto exposto, qual é a teoria do autor segundo (VIGOTSKI, 1998), sobre o processo educativo em suas relações humanas?
A - A educação do ser humano se perpetua por toda a vida do indivíduo e seus valores éticos e morais, possibilitando a apropriação, ressignificação e produção de cultura aqui entendida como produção humana, que envolve formas de pensar, agir, produzir, viver, estabelecer prioridades e atuar em função delas, relacionar se com os demais, etc.
B - A proteção irrestrita da dignidade e do valor humano o direito a diferença (que inclui a liberdade de ir e vir, de se expressar, de não ser discriminado por sua raça, cor, credo ou preferência política); e a educação das crianças e dos jovens, que, para os direitos humanos é um imperativo moral internacional.
C - De fato, o papel dos educadores que inicia no âmbito familiar que correspondente a responsabilidade humana com seus filhos, não poderiam ser maiores. Pois, o autor deixou claro, a busca da cultura, no verdadeiro sentido do termo moral e cultural do ser humano, envolve o mais alto risco, por ser inseparável do objetivo fundamental da libertação de ir e vir de cada indivíduo.
D - Na aprendizagem é um aspecto fundamental da constituição dos seres humanos, o aprendizado é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humanas e, por essa razão, se perpetua por toda a vida do indivíduo. CORRETO
E - Na aprendizagem humana se resume de uma bela maneira a razão de ser da própria educação e família cultural, “Educar e depositar em cada homem toda a obra humana que há no ser vivente deste mundo global.
Questão 5 de 10
 Nos dias atuais, o Direito da Humanidade na Educação está inserido na Constituição Federal de (1988), em suas retificações, embora essa Lei não condiga constantemente com a realidade na prática social da vida do ser humano. Já na Antiguidade Grega o homem era estimado como o ser cidadão a exercer os seus direitos e deveres civis executado como indivíduo que convive na sociedade. De acordo com o texto exposto, qual é a teoria do autor Cury (2007,) em relação aos dias de hoje, quais são esses direitos de participarem como seres cidadãos na política? 
A -  Princípios, mas o fez de forma a estabelecer uma distinção entre cidadania e liberdade. Em casos de crime e condenação, o indivíduo poderia perder o direito à cidadania, à participação nas decisões políticas, sem perder o direito à liberdade. O direito à liberdade também poderia ser reduzido, chegando, no limite, à determinação de redução do cidadão a escravo. Dessa forma, cidadania e liberdade tornaram-se objeto de concessão ou cassação, dependendo da situação. 
B -  Família pelo fato de somente conhecer iguais, ao passo que a família era o centro da mais severa desigualdade. Ser livre significava ao mesmo tempo não estar sujeito às necessidades da vida nem ao comando de outro e não comandar. Não significava domínio, como também não significava submissão. 
C -  Dentro da esfera da família, a liberdade não existia, pois o chefe da família, seu dominante, só era considerado livre na medida em que tinha a faculdade de deixar o lar e ingressar na esfera política, onde todos eram iguais. 
D -  Além de se situar unicamente na esfera pública, a liberdade estava associada também à definição de igualdade, pois dependia da compreensão de cada cidadão como um indivíduo com igual poder de intervenção e decisão em relação aos demais. A liberdade, nessa perspectiva, é, em certa medida, condicionada pela esfera pública e pela relação estabelecida com os outros homens considerados igualmente livres. 
E -  “Na comunidade de pessoas livres e iguais, politicamente organizadas, capazes de decidir os destinos da comunidade.” Dessa forma, pode se compreender que o cidadão é o indivíduo que possui o direito de exercer a cidadania e, portanto, participar das decisões políticas tomadas coletivamente em nome de toda a comunidade. Cabe lembrar que essa classificação excluía as mulheres, crianças, escravos e estrangeiros, tornandoa cidadania um direito de poucos". CORRETO
Questão 6 de 10
 O professor em suas Práticas Educacionais introduz uma ação que valoriza os seus conhecimentos, valores éticos e morais em sua função pedagógica. Em seus exercícios práticos é constituído na educação e no preparo para o trabalho o relacionamento no educando integrando na sociedade. Porém, o educador com essas práticas educativas não deverá limitar esse educando em sua aprendizagem, e sim conscientizar, incentivar esse aluno em suas potencialidades e esforços para que haja uma mobilização e iniciativa própria desse aluno no mercado de trabalho. De acordo com o texto exposto, qual é a teoria do autor FREIRE, (1999, p. 34), do papel do professor e suas práticas educativas com a pessoa com necessidade especial? 
A -  O professor não deve solicitar a cada aluno um relacionamento ao grupo, que deverá compreender que todas as pessoas passam por situações diferentes das que imaginam como ideais, mas aprendem a lidar com elas, assim como aprendem algo importante para seu desenvolvimento pessoal. 
B -  O professor assume maior responsabilidade nesse processo, ainda que muitas vezes seja vítima de uma história excludente. Mas os educandos devem ser levados em conta os interesses, habilidades, potencialidades e necessidades de cada um, criando condições para que possam usufruir da comunidade da qual fazem parte. 
C -  O educador sem o diálogo entre o aluno especial e o conteúdo real da aprendizagem, sem o diálogo entre a prática prossional e a prática escolar conseguirá que o trabalhador conheça os meios de superação de sua condição social e os limites e possibilidades que lhe são impostos pela sociedade mais ampla. 
D -  O educador orienta os indivíduos que buscam escolarização, qualificação, aperfeiçoamento constante, veem na educação a esperança de um mundo melhor, que garanta um preparo voltado para o mundo do trabalho e das relações, onde os conhecimentos adquiridos tenham relação prática com a vida e a realidade, contando com educadores e um sistema competente para fazer com que isso aconteça. 
E -  O educador é político, e faz política ao fazer educação; então que se faça de maneira mais consciente, localizando os discentes dentro de sua realidade produtiva; ensinar exige respeito aos saberes socialmente construídos, na prática comunitária e profissional do aluno. CORRETO
Questão 7 de 10
 “Os indivíduos querem garantir um preparo voltado para o mundo do trabalho e das relações, onde os conhecimentos adquiridos tenham relação prática com a vida e a realidade, contando com educadores e um sistema competente para fazer com que isso aconteça. Essa preocupação se baseia nas constantes dificuldades enfrentadas pelos indivíduos e também pelas novas exigências que lhe são impostas, dificuldades que nem sempre estão preparados para enfrentar”. Baseado nas armações acima, o que levam os estudantes a ver na educação a esperança de um mundo melhor? Responda assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas. 
Sendo assim, analise as sentenças a seguir e assinale V se a sentença for verdadeira e F se a sentença for falsa:
· (   )Divergências.
· (   )Escolarização.
· (   )Qualificação.
· (   )Aperfeiçoamento constante.
· (   )Autonomia.
A sequência correta é:
A -  V, V, V, V, F 
B -  V, V, F, V, V 
C -  V, F, V, V, V 
D -  F, V, V, V, F  CORRETO
E -  F, F, V, F, V 
Questão 8 de 10
 Nos dias atuais, vivenciamos em uma sociedade com aptidões nas ciências e novas tecnologias. Os professores educacionais em suas práticas pedagógicas constantemente são desafiados nessas inovações tecnológicas da modernidade. Essa transformação da prática só poderá ocorrer, a partir da compreensão das teorias e das condições dadas historicamente na vida profissional do docente. É relevante também considerar que a prática, como atividade sócio histórica, é um constante processo de redirecionamento, a m de assumir sua responsabilidade social e crítica. De acordo com o texto exposto, qual é a teoria do autor segundo Behrens (2000, p. 17), em relação a essa prática pedagógica dos professores regentes  é correto  dizer que:
A -  Tem surgido cada vez mais críticas ao paradigma clássico e, junto, a possibilidade de outros paradigmas que ainda estão se construindo. São os chamados paradigmas emergentes, que abrem o caminho para a transdisciplinaridade que se opõe ao característico isolamento disciplinar do paradigma clássico.
B -  O filósofo e pedagogo foi, sem dúvida, um dos nomes mais marcantes na divulgação dos princípios da Escola Nova. Marcado pelos efeitos da Revolução Industrial e pelo ideal da democracia, queria preparar o aluno para a sociedade do desenvolvimento tecnológico e formar o cidadão para a convivência democrática. 
C -  Na alternativa de superação de um modelo educacional mais conservador, os escolanovistas visaram a reagir ao paradigma tradicional centrando as suas bases pedagógicas na biologia e na psicologia, como forma de romper com o humanismo e defender um pensamento cienticista. 
D -  Na abordagem progressista, o centro da ação consiste em pressupostos teóricos voltados ao diálogo e à discussão coletiva como elementos propulsores de uma aprendizagem significativa. Destaca-se, assim, uma parceria e participação crítica e reflexiva entre alunos e professores, no sentido de desenvolver atividades que possam contribuir para a produção do conhecimento. 
E -  A ação docente dos professores, e os pressupostos paradigmas que influenciam nos pensamentos das teorias e conhecimentos de Newton. Intitulada como paradigma emergente, propondo uma ciência que supera a fragmentação em busca do todo e que contemple as conexões, o contexto e as inter-relações dos sistemas que integram o planeta. A prática pedagógica influenciada por esta visão conservadora caracterizou o paradigma tradicional, o paradigma escola novista e o paradigma tecnicista. A outra dimensão, caracterizada como inovadora, tem como eixo central a produção do conhecimento. CORRETO
Questão 9 de 10
Para construirmos uma educação formando cidadãos com inclusão de pessoas com deficiências é necessário não só da Instituição Educacional, mas sim, envolver a família, sociedade e o Estado, para a construção de uma comunidade com princípios, valores morais e éticos. De acordo com o texto exposto, qual é a visão do autor (SKLIAR, 1997, p. 40), em sua teoria que aponta a formação do docente e algumas condições básicas no desempenho escolar, com a pessoa de deficiência no ambiente social.
A - A formação dos professores deve ser específica (especializada) em pedagogia especial e que esses docentes devem ser remunerados com gratificação especial por sua ocupação com pessoas que apresentam deficiências. Não há oferta de emprego, não há captação das competências dessa mão de obra pelo mercado de trabalho, e não há trânsito social nas instituições básicas da cidadania, como saúde e educação. CORRETO
B - Capacitar e atualizar os recursos humanos, para os direitos e deveres dos profissionais da educação.
C - Coordenar, inovar e promover programas e parcerias que possam garantir a qualidade da atividade a ser desenvolvida, no ambiente escolar com professores e alunos com necessidades especiais.
D - Identificar potencialidades e interesses da pessoa com deficiência e oferecer programas de educação profissional, com a formação do docente especializado em sua formação.
E - Sensibilizar e conscientizar a sociedade, principalmente os empregadores, no sentido de mostrar as potencialidades de trabalho da pessoa com deficiência com o apoio dos profissionais e da sociedade.
Questão 10 de 10
 Deve, a educação, como direito fundamental, destinar-se primeiramente às crianças, embora até recentemente elas e os adolescentes não tenham sido tratados como cidadãos nem como sujeitos de direitos. MAIA, H. S. O Direito das Crianças à Educação. Disponível em https://aplicacao.mpmg.mp.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/1025/R DJ  Direito das crianças a educaçao - heli de souza maia.pdf?sequence=1>. Acesso em: 9 jul.2018 (adaptado). Nesse contexto, para construir uma educação igualitária, coletiva, social e de qualidade e que promova as transformações necessárias para a autonomia das crianças, adolescentes e jovens, espera-se que o Poder Público: 
A -  Reforce os programas de educação integral nas escolas, proporcionando para as famílias maior tranquilidade e segurança quanto às ações de políticas públicas de zelo. 
B -  Realize, dentro da gestão orçamentária, a verificação dos custos de implementação de projetos de inclusão e profissionalização, abrangendo o maior número de atendimentos. 
C -  Envolva Estados e Municípios, e suas contrapartidas financeiras, em programas de integração e capacitação que oportunizem a geração de renda, trabalho e desenvolvimento para as famílias. 
D -  Delegue para a sociedade civil as normas para atuação junto aos projetos e programas de inclusão educacional,  promover uma educação integral autônoma e satisfatória. 
E -  Atenda, de forma satisfatória e adequada, através de gestão orçamentária e das boas práticas em conjunto com as políticas públicas apropriadas, as necessidades da população. CORRETO

Mais conteúdos dessa disciplina