Logo Passei Direto
Buscar

Conceitos de Desenvolvimento Android

User badge image
Ramon

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “Uma maneira de desenhar várias formas com XML é criar vários arquivos XML que representem formas diferentes. Uma maneira simples de fazer isso é alterar o arquivo xmldrawable.xml, que adiciona uma série de formas e as empilha verticalmente.” Fonte: ABLESON, W. et al. Android em ação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
O trecho apresentado traz as características de um Drawable XML. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os elementos gráficos e animações com a API Graphics do Android, pode-se afirmar que o uso da Drawable XML do Android permite:
1. a adoção do padrão retângulo, além de ser possível selecionar um padrão distinto, utilizando-se a tag type.
2. a adoção de um sistema manual e a utilização de redes móveis diversas de maneira extensiva.
3. a implementação de um padrão circular que possibilita o uso de um dispositivo móvel.
4. uma interface padronizada de aplicações privadas, além de uma configuração pautada no dinamismo.
5. acesso limitado a outros padrões, além de uma interface de instalação utilizando um drive.

Leia o excerto a seguir: “A atualização de Android em ação representa nosso esforço mais recente para proporcionar a cobertura de assuntos importantes do desenvolvimento Android, a saber: a expansão para o espaço do tablet com o Android 3x, bem como os avanços dos elementos gráficos e de mídia móveis, como o RenderScript.” Fonte: ABLESON, W. et al. Android em ação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a apresentação da OpenGL e RenderScript do Android, pode-se afirmar que o RenderScript tem o objetivo de:
1. possibilitar uma compilação direcionada aos vários códigos presentes em cada dispositivo bidirecional.
2. apresentar um nível elevado de operações visuais, tendo como referência a sua localização.
3. notificar uma organização sobre alguma ação que já foi realizada dentro da plataforma Android.
4. auxiliar os seus desenvolvedores na busca de uma performance elevada, direcionada para operações gráficas.
5. permitir o envio e o recebimento de API encontradas em versões anteriores do Android.

Leia o excerto a seguir: “Foi projetado para bloquear uma área na tela para exibir um único item. Geralmente, deve ser usado para manter uma única exibição filho, porque pode ser difícil organizar as exibições filho de uma maneira escalável, para diferentes tamanhos de tela, sem que os filhos se sobreponham.” Fonte: DEVELOPERS. FrameLayout. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2019. (Adaptado).
O trecho apresentado traz as características de um modelo de layout. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais modelos de layout, pode-se afirmar que o gerenciador que disponibiliza todos os elementos em forma de pilha leva em consideração que o último elemento inserido e que se encontra no topo é o:
1. RelativeLayout.
2. GridLayout.
3. LinearLayout.
4. TableLayout.
5. FrameLayout

Leia o excerto a seguir: “Um objeto Intent carrega informações que o sistema Android usa para determinar o componente a iniciar (como o nome exato do componente ou categoria do componente que deve receber o Intent), além de informações que o componente receptor usa para realizar a ação adequadamente (como a ação a tomar e os dados a usar.” Fonte: DEVELOPERS. Intents e filtros de Intents. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Intent de desenvolvimento Android, analise as afirmativas a seguir. I. O framework apresenta uma elevada influência dentro de um aplicativo Android, posto que aplica uma visão web direcionada para os aplicativos. II. A internet é extremamente poderosa, visto que as distâncias físicas foram reduzidas a um clique realizado pelo usuário. Estes cliques são denominados mainframes. III. As plataformas que apresentam situações rotineiras de um desktop ao utilizar um dispositivo móvel só serão possíveis se um conjunto reduzido de usuários do modelo hardcore for utilizado. IV. O uso de dispositivos móveis com menus longos e utilização de diversos aspectos costuma apresentar uma boa aceitação no mercado móvel. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I, II e IV.
2. I e IV.
3. II e III.
4. I e III.
5. II, III e IV.

Leia o excerto a seguir: “Não é difícil imaginar que uma experiência de usuário absolutamente única é possível com o Android por causa da variedade de Activitys com IntentFilters específicos instalados em cada dispositivo. Sua arquitetura é passível de atualização de diversos aspectos de uma instalação Android para fornecer funcionalidades e personalização sofisticadas.” Fonte: ABLESON, W. et al. Android em ação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais modelos de componentes Android, pode-se afirmar que o uso de uma Activity está relacionado à:
1. uma tela remota, pois existe uma relação extensiva entre uma Activity e uma tela de inserção de aplicativos.
2. uma tela plana, pois existe uma relação maior entre uma Activity e uma tela interativa de programas.
3. uma tela multiplataforma, pois existe uma relação restrita entre uma Activity e uma tela de dispositivos móveis.
4. uma tela visível, pois existe uma relação individualizada entre uma Activity e uma tela de interface do usuário.
5. uma tela dinâmica, pois existe uma relação conjunta entre uma Activity e uma tela de interface do usuário.

Leia o excerto a seguir: “[...] primeiro você vai criar uma classe que usa o Android para desenvolver uma superfície em branco para desenhar. Você vai usar os comandos OpenGL ES para desenhar um quadrado e um cubo animado na superfície. Para começar, abra um novo projeto chamado OpenGLSquare e crie uma Activity chamada OpenGLSquare.” Fonte: ABLESON, W. et al. Android em ação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
O trecho apresentado evidencia os procedimentos para criar uma classe que utiliza o Android. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a apresentação da OpenGL e RenderScript do Android, pode-se afirmar que os conceitos essenciais do OpenGL ES:
1. são utilizados para a inserção de um View e uma Window direcionada para a criação de insights.
2. são utilizados para o desenvolvimento de um Activity e uma Window direcionada para a criação de linguagem de programação.
3. são utilizados para o desenvolvimento de um OpenGLContext e uma Window direcionada para a criação de desenhos.
4. são utilizados para a transferência de uma onDraw e um Service direcionado para a criação de aplicativos.
5. são utilizados para o desenvolvimento de uma Drawables e uma View direcionada para a criação de interfaces.

Leia o trecho a seguir: “O arquivo AndroidManifest.xml existe na raiz do diretório do aplicativo e contém todas as relações projetadas entre um aplicativo específico e os Intents. Os arquivos AndroidManfest.xml agem como descritores de implementação de aplicativos Android.” Fonte: ABLESON, W. et al. Android em ação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais modelos de componentes Android, pode-se afirmar que o aplicativo, ao inserir um componente receiver dentro do arquivo AndroidManfest.xml, indica que:
1. este aplicativo irá duplicar o nome inserido na classe Activity e descreverá os seus modelos.
2. este aplicativo irá caracterizar o nome inserido na classe de dados e descreverá os seus filtros.
3. este aplicativo descreverá o nome inserido na classe BroadcastReceiver e seus IntentFilters.
4. este aplicativo irá manipular o nome inserido na classe Service e descreverá os seus IntentFilters.
5. este aplicativo descreverá o nome inserido na classe de programas e seus Intents.

Leia o excerto a seguir: “Os Intents permitem iniciar uma atividade em outro aplicativo descrevendo uma ação simples que você gostaria de executar (como ‘exibir um mapa’ ou ‘tirar uma fotografia’) em um objeto Intent. Ele especifica uma ação que fornece alguns dados com os quais realizar a ação.” Fonte: DEVELOPERS. Intents e filtros de Intents. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Intent de desenvolvimento Android, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Um Intent pode ser definido como uma manipulação de dados visualizada analogicamente, como um endereço de web, por exemplo. II. ( ) A relação existente entre o Intent e o seu respectivo aplicativo é estabelecida por uma web especifica. III. ( ) Ao apresentar os Intents e os Intent filters, é preciso defini-los como estruturas inovadoras utilizadas para auxiliar na navegação e ativação de um Android. IV. ( ) Várias ações oriundas do Intent são estabelecidas como itens pertencentes à classe Intent. No entanto, os responsáveis pela criação de aplicativos podem desenvolver também novas ações. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, F, F, V.
2. F, F, V, V.
3. F, V, F, V.
4. V, F, V, F.
5. F, V, V, F.

Leia o excerto a seguir: “Cada subclasse LayoutParams apresenta a sua própria sintaxe para definir valores. Cada elemento denominado de ‘filho’ deve definir LayoutParams apropriados para o pai, embora possa também definir diferentes LayoutParams para os próprios filhos.” Fonte: DEVELOPERS. Layouts. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais modelos de layout, pode-se afirmar que os requisitos básicos que ajudam nas configurações e implementações dos layouts são:
1. Relative Layout e Wrap_Content.
2. Table Layout e Match_Parent.
3. Linear Layout e Relative Layout.
4. Match_Parent e Wrap_Content.
5. Wrap_Content e Table Layout.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o excerto a seguir: “Uma maneira de desenhar várias formas com XML é criar vários arquivos XML que representem formas diferentes. Uma maneira simples de fazer isso é alterar o arquivo xmldrawable.xml, que adiciona uma série de formas e as empilha verticalmente.” Fonte: ABLESON, W. et al. Android em ação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
O trecho apresentado traz as características de um Drawable XML. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os elementos gráficos e animações com a API Graphics do Android, pode-se afirmar que o uso da Drawable XML do Android permite:
1. a adoção do padrão retângulo, além de ser possível selecionar um padrão distinto, utilizando-se a tag type.
2. a adoção de um sistema manual e a utilização de redes móveis diversas de maneira extensiva.
3. a implementação de um padrão circular que possibilita o uso de um dispositivo móvel.
4. uma interface padronizada de aplicações privadas, além de uma configuração pautada no dinamismo.
5. acesso limitado a outros padrões, além de uma interface de instalação utilizando um drive.

Leia o excerto a seguir: “A atualização de Android em ação representa nosso esforço mais recente para proporcionar a cobertura de assuntos importantes do desenvolvimento Android, a saber: a expansão para o espaço do tablet com o Android 3x, bem como os avanços dos elementos gráficos e de mídia móveis, como o RenderScript.” Fonte: ABLESON, W. et al. Android em ação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a apresentação da OpenGL e RenderScript do Android, pode-se afirmar que o RenderScript tem o objetivo de:
1. possibilitar uma compilação direcionada aos vários códigos presentes em cada dispositivo bidirecional.
2. apresentar um nível elevado de operações visuais, tendo como referência a sua localização.
3. notificar uma organização sobre alguma ação que já foi realizada dentro da plataforma Android.
4. auxiliar os seus desenvolvedores na busca de uma performance elevada, direcionada para operações gráficas.
5. permitir o envio e o recebimento de API encontradas em versões anteriores do Android.

Leia o excerto a seguir: “Foi projetado para bloquear uma área na tela para exibir um único item. Geralmente, deve ser usado para manter uma única exibição filho, porque pode ser difícil organizar as exibições filho de uma maneira escalável, para diferentes tamanhos de tela, sem que os filhos se sobreponham.” Fonte: DEVELOPERS. FrameLayout. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2019. (Adaptado).
O trecho apresentado traz as características de um modelo de layout. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais modelos de layout, pode-se afirmar que o gerenciador que disponibiliza todos os elementos em forma de pilha leva em consideração que o último elemento inserido e que se encontra no topo é o:
1. RelativeLayout.
2. GridLayout.
3. LinearLayout.
4. TableLayout.
5. FrameLayout

Leia o excerto a seguir: “Um objeto Intent carrega informações que o sistema Android usa para determinar o componente a iniciar (como o nome exato do componente ou categoria do componente que deve receber o Intent), além de informações que o componente receptor usa para realizar a ação adequadamente (como a ação a tomar e os dados a usar.” Fonte: DEVELOPERS. Intents e filtros de Intents. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Intent de desenvolvimento Android, analise as afirmativas a seguir. I. O framework apresenta uma elevada influência dentro de um aplicativo Android, posto que aplica uma visão web direcionada para os aplicativos. II. A internet é extremamente poderosa, visto que as distâncias físicas foram reduzidas a um clique realizado pelo usuário. Estes cliques são denominados mainframes. III. As plataformas que apresentam situações rotineiras de um desktop ao utilizar um dispositivo móvel só serão possíveis se um conjunto reduzido de usuários do modelo hardcore for utilizado. IV. O uso de dispositivos móveis com menus longos e utilização de diversos aspectos costuma apresentar uma boa aceitação no mercado móvel. Está correto apenas o que se afirma em:
1. I, II e IV.
2. I e IV.
3. II e III.
4. I e III.
5. II, III e IV.

Leia o excerto a seguir: “Não é difícil imaginar que uma experiência de usuário absolutamente única é possível com o Android por causa da variedade de Activitys com IntentFilters específicos instalados em cada dispositivo. Sua arquitetura é passível de atualização de diversos aspectos de uma instalação Android para fornecer funcionalidades e personalização sofisticadas.” Fonte: ABLESON, W. et al. Android em ação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais modelos de componentes Android, pode-se afirmar que o uso de uma Activity está relacionado à:
1. uma tela remota, pois existe uma relação extensiva entre uma Activity e uma tela de inserção de aplicativos.
2. uma tela plana, pois existe uma relação maior entre uma Activity e uma tela interativa de programas.
3. uma tela multiplataforma, pois existe uma relação restrita entre uma Activity e uma tela de dispositivos móveis.
4. uma tela visível, pois existe uma relação individualizada entre uma Activity e uma tela de interface do usuário.
5. uma tela dinâmica, pois existe uma relação conjunta entre uma Activity e uma tela de interface do usuário.

Leia o excerto a seguir: “[...] primeiro você vai criar uma classe que usa o Android para desenvolver uma superfície em branco para desenhar. Você vai usar os comandos OpenGL ES para desenhar um quadrado e um cubo animado na superfície. Para começar, abra um novo projeto chamado OpenGLSquare e crie uma Activity chamada OpenGLSquare.” Fonte: ABLESON, W. et al. Android em ação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
O trecho apresentado evidencia os procedimentos para criar uma classe que utiliza o Android. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a apresentação da OpenGL e RenderScript do Android, pode-se afirmar que os conceitos essenciais do OpenGL ES:
1. são utilizados para a inserção de um View e uma Window direcionada para a criação de insights.
2. são utilizados para o desenvolvimento de um Activity e uma Window direcionada para a criação de linguagem de programação.
3. são utilizados para o desenvolvimento de um OpenGLContext e uma Window direcionada para a criação de desenhos.
4. são utilizados para a transferência de uma onDraw e um Service direcionado para a criação de aplicativos.
5. são utilizados para o desenvolvimento de uma Drawables e uma View direcionada para a criação de interfaces.

Leia o trecho a seguir: “O arquivo AndroidManifest.xml existe na raiz do diretório do aplicativo e contém todas as relações projetadas entre um aplicativo específico e os Intents. Os arquivos AndroidManfest.xml agem como descritores de implementação de aplicativos Android.” Fonte: ABLESON, W. et al. Android em ação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais modelos de componentes Android, pode-se afirmar que o aplicativo, ao inserir um componente receiver dentro do arquivo AndroidManfest.xml, indica que:
1. este aplicativo irá duplicar o nome inserido na classe Activity e descreverá os seus modelos.
2. este aplicativo irá caracterizar o nome inserido na classe de dados e descreverá os seus filtros.
3. este aplicativo descreverá o nome inserido na classe BroadcastReceiver e seus IntentFilters.
4. este aplicativo irá manipular o nome inserido na classe Service e descreverá os seus IntentFilters.
5. este aplicativo descreverá o nome inserido na classe de programas e seus Intents.

Leia o excerto a seguir: “Os Intents permitem iniciar uma atividade em outro aplicativo descrevendo uma ação simples que você gostaria de executar (como ‘exibir um mapa’ ou ‘tirar uma fotografia’) em um objeto Intent. Ele especifica uma ação que fornece alguns dados com os quais realizar a ação.” Fonte: DEVELOPERS. Intents e filtros de Intents. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Intent de desenvolvimento Android, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). I. ( ) Um Intent pode ser definido como uma manipulação de dados visualizada analogicamente, como um endereço de web, por exemplo. II. ( ) A relação existente entre o Intent e o seu respectivo aplicativo é estabelecida por uma web especifica. III. ( ) Ao apresentar os Intents e os Intent filters, é preciso defini-los como estruturas inovadoras utilizadas para auxiliar na navegação e ativação de um Android. IV. ( ) Várias ações oriundas do Intent são estabelecidas como itens pertencentes à classe Intent. No entanto, os responsáveis pela criação de aplicativos podem desenvolver também novas ações. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
1. V, F, F, V.
2. F, F, V, V.
3. F, V, F, V.
4. V, F, V, F.
5. F, V, V, F.

Leia o excerto a seguir: “Cada subclasse LayoutParams apresenta a sua própria sintaxe para definir valores. Cada elemento denominado de ‘filho’ deve definir LayoutParams apropriados para o pai, embora possa também definir diferentes LayoutParams para os próprios filhos.” Fonte: DEVELOPERS. Layouts. Disponível em: . Acesso em: 28 out. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais modelos de layout, pode-se afirmar que os requisitos básicos que ajudam nas configurações e implementações dos layouts são:
1. Relative Layout e Wrap_Content.
2. Table Layout e Match_Parent.
3. Linear Layout e Relative Layout.
4. Match_Parent e Wrap_Content.
5. Wrap_Content e Table Layout.

Prévia do material em texto

1. Pergunta 1
/1
Leia o excerto a seguir:
“Se você já trabalhou com OpenGL, achará a implementação do OpenGL ES do Android razoavelmente simples. Você deve se lembrar, no entanto, que os telefones celulares, tablets e outros dispositivos móveis não têm o poder de processamento gráfico de um desktop.”
Fonte: ABLESON, W. et al. Android em ação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
O trecho apresentado trata das características ligadas ao uso da OpenGL e sua simplicidade de uso. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a apresentação da OpenGL e RenderScript do Android, pode-se afirmar que a Open GL ES é:
Ocultar opções de resposta 
1. 
um método de animação que se caracteriza por usar uma imagem ligada a um Sprite, que se refere a uma imagem em nível bidimensional.
2. 
um modelo de desenvolvimento de código para executar uma animação, por meio de uma Animation e utilizando uma XML no Android.
3. 
a modalidade direcionada aos sistemas embarcados que estabelece uma API com características de diversas plataformas e linguagens.
Resposta correta
4. 
um serviço relacionado à animação da imagem desenvolvido em um Drawable, que tem como objetivo acolher a imagem originada no globo.
5. 
uma configuração necessária para desenvolver uma lógica condicional simples, cujo objetivo é verificar se o globo vai sair da tela.
2. Pergunta 2
/1
Leia o excerto a seguir:
“Uma maneira de desenhar várias formas com XML é criar vários arquivos XML que representem formas diferentes. Uma maneira simples de fazer isso é alterar o arquivo xmldrawable.xml, que adiciona uma série de formas e as empilha verticalmente.”
Fonte: ABLESON, W. et al. Android em ação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
O trecho apresentado traz as características de um Drawable XML. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os elementos gráficos e animações com a API Graphics do Android, pode-se afirmar que o uso da Drawable XML do Android permite:
Ocultar opções de resposta 
1. 
a adoção de um sistema manual e a utilização de redes móveis diversas de maneira extensiva.
2. 
acesso limitado a outros padrões, além de uma interface de instalação utilizando um drive.
3. 
a implementação de um padrão circular que possibilita o uso de um dispositivo móvel.
4. 
uma interface padronizada de aplicações privadas, além de uma configuração pautada no dinamismo.
5. 
a adoção do padrão retângulo, além de ser possível selecionar um padrão distinto, utilizando-se a tag type.
Resposta correta
3. Pergunta 3
/1
Leia o excerto a seguir:
“A atualização de Android em ação representa nosso esforço mais recente para proporcionar a cobertura de assuntos importantes do desenvolvimento Android, a saber: a expansão para o espaço do tablet com o Android 3x, bem como os avanços dos elementos gráficos e de mídia móveis, como o RenderScript.”
Fonte: ABLESON, W. et al. Android em ação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a apresentação da OpenGL e RenderScript do Android, pode-se afirmar que o RenderScript tem o objetivo de:
Ocultar opções de resposta 
1. 
auxiliar os seus desenvolvedores na busca de uma performance elevada, direcionada para operações gráficas.
Resposta correta
2. 
notificar uma organização sobre alguma ação que já foi realizada dentro da plataforma Android.
3. 
apresentar um nível elevado de operações visuais, tendo como referência a sua localização.
4. 
permitir o envio e o recebimento de API encontradas em versões anteriores do Android.
5. 
possibilitar uma compilação direcionada aos vários códigos presentes em cada dispositivo bidirecional.
4. Pergunta 4
/1
Leia o excerto a seguir: 
“Foi projetado para bloquear uma área na tela para exibir um único item. Geralmente, deve ser usado para manter uma única exibição filho, porque pode ser difícil organizar as exibições filho de uma maneira escalável, para diferentes tamanhos de tela, sem que os filhos se sobreponham.”
Fonte: DEVELOPERS. FrameLayout. Disponível em: <https://developer.android.com/reference/android/widget/FrameLayout>. Acesso em: 28 out. 2019. (Adaptado).
O trecho apresentado traz as características de um modelo de layout. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais modelos de layout, pode-se afirmar que o gerenciador que disponibiliza todos os elementos em forma de pilha leva em consideração que o último elemento inserido e que se encontra no topo é o:
Ocultar opções de resposta 
1. 
FrameLayout
Resposta correta
2. 
RelativeLayout.
3. 
LinearLayout.
4. 
GridLayout.
5. 
TableLayout.
5. Pergunta 5
/1
Leia o excerto a seguir: 
“Um objeto Intent carrega informações que o sistema Android usa para determinar o componente a iniciar (como o nome exato do componente ou categoria do componente que deve receber o Intent), além de informações que o componente receptor usa para realizar a ação adequadamente (como a ação a tomar e os dados a usar. ”
Fonte: DEVELOPERS. Intents e filtros de Intents. Disponível em: <https://developer.android.com/guide/components/Intents-filters?hl=pt-br>. Acesso em: 28 out. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Intent de desenvolvimento Android, analise as afirmativas a seguir.
I. O framework apresenta uma elevada influência dentro de um aplicativo Android, posto que aplica uma visão web direcionada para os aplicativos.
II. A internet é extremamente poderosa, visto que as distâncias físicas foram reduzidas a um clique realizado pelo usuário. Estes cliques são denominados mainframes.
III. As plataformas que apresentam situações rotineiras de um desktop ao utilizar um dispositivo móvel só serão possíveis se um conjunto reduzido de usuários do modelo hardcore for utilizado.
IV. O uso de dispositivos móveis com menus longos e utilização de diversos aspectos costuma apresentar uma boa aceitação no mercado móvel.
Está correto apenas o que se afirma em: 
Ocultar opções de resposta 
1. 
I e IV.
2. 
II e III.
3. 
II, III e IV.
4. 
I, II e IV.
5. 
I e III.  
Resposta correta
6. Pergunta 6
/1
Leia o excerto a seguir:
“Não é difícil imaginar que uma experiência de usuário absolutamente única é possível com o Android por causa da variedade de Activitys com IntentFilters específicos instalados em cada dispositivo. Sua arquitetura é passível de atualização de diversos aspectos de uma instalação Android para fornecer funcionalidades e personalização sofisticadas.”
Fonte: ABLESON, W. et al. Android em ação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais modelos de componentes Android, pode-se afirmar que o uso de uma Activity está relacionado à:
Ocultar opções de resposta 
1. 
uma tela plana, pois existe uma relação maior entre uma Activity e uma tela interativa de programas.
2. 
uma tela visível, pois existe uma relação individualizada entre uma Activity e uma tela de interface do usuário.
Resposta correta
3. 
uma tela remota, pois existe uma relação extensiva entre uma Activity e uma tela de inserção de aplicativos.
4. 
uma tela dinâmica, pois existe uma relação conjunta entre uma Activity e uma tela de interface do usuário.
5. 
uma tela multiplataforma, pois existe uma relação restrita entre uma Activity e uma tela de dispositivos móveis.
7. Pergunta 7
/1
Leia o excerto a seguir:
“[...] primeiro você vai criar uma classe que usa o Android para desenvolver uma superfície em branco para desenhar. Você vai usar os comandos OpenGL ES para desenhar um quadrado e um cubo animado na superfície. Para começar, abra um novo projeto chamado OpenGLSquare e crie uma Activity chamada OpenGLSquare.”
Fonte: ABLESON, W. et al. Android em ação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
O trecho apresentado evidencia os procedimentos para criar uma classe que utiliza o Android. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a apresentação da OpenGL e RenderScript do Android, pode-se afirmar que os conceitos essenciais do OpenGL ES:
Ocultar opções de resposta 
1. 
são utilizados para a transferência de uma onDraw e um Servicedirecionado para a criação de aplicativos.
2. 
são utilizados para a inserção de um View e uma Window direcionada para a criação de insights.
3. 
são utilizados para o desenvolvimento de uma Drawables e uma View direcionada para a criação de interfaces.
4. 
são utilizados para o desenvolvimento de um Activity e uma Window direcionada para a criação de linguagem de programação.
5. 
são utilizados para o desenvolvimento de um OpenGLContext e uma Window direcionada para a criação de desenhos.
Resposta correta
8. Pergunta 8
/1
Leia o trecho a seguir:
“O arquivo AndroidManifest.xml existe na raiz do diretório do aplicativo e contém todas as relações projetadas entre um aplicativo específico e os Intents. Os arquivos AndroidManfest.xml agem como descritores de implementação de aplicativos Android.”
Fonte: ABLESON, W. et al. Android em ação. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.
O trecho apresentado trata da definição de um arquivo AndroidManifest.xml e suas funcionalidades. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais modelos de componentes Android, pode-se afirmar que o aplicativo, ao inserir um componente receiver dentro do arquivo AndroidManfest.xml, indica que:
Ocultar opções de resposta 
1. 
este aplicativo irá duplicar o nome inserido na classe Activity e descreverá os seus modelos.
2. 
este aplicativo irá caracterizar o nome inserido na classe de dados e descreverá os seus filtros. 
3. 
este aplicativo descreverá o nome inserido na classe BroadcastReceiver e seus IntentFilters.
Resposta correta
4. 
este aplicativo irá manipular o nome inserido na classe Service e descreverá os seus IntentFilters.
5. 
este aplicativo descreverá o nome inserido na classe de programas e seus Intents.
9. Pergunta 9
/1
Leia o excerto a seguir:
“Os Intents permitem iniciar uma atividade em outro aplicativo descrevendo uma ação simples que você gostaria de executar (como ‘exibir um mapa’ ou ‘tirar uma fotografia’) em um objeto Intent. Ele especifica uma ação que fornece alguns dados com os quais realizar a ação.” 
Fonte: DEVELOPERS. Intents e filtros de Intents. Disponível em: <https://developer.android.com/guide/components/Intents-common?hl=pt-br>. Acesso em: 28 out. 2019.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre o Intent de desenvolvimento Android, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s). 
I. ( ) Um Intent pode ser definido como uma manipulação de dados visualizada analogicamente, como um endereço de web, por exemplo.
II. ( ) A relação existente entre o Intent e o seu respectivo aplicativo é estabelecida por uma web especifica. 
III. ( ) Ao apresentar os Intents e os Intent filters, é preciso defini-los como estruturas inovadoras utilizadas para auxiliar na navegação e ativação de um Android.
IV. ( ) Várias ações oriundas do Intent são estabelecidas como itens pertencentes à classe Intent. No entanto, os responsáveis pela criação de aplicativos podem desenvolver também novas ações.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:  
Ocultar opções de resposta 
1. 
V, F, F, V.
2. 
F, V, V, F.
3. 
F, F, V, V.
Resposta correta
4. 
V, F, V, F.
5. 
F, V, F, V.
10. Pergunta 10
/1
Leia o excerto a seguir:
“Cada subclasse LayoutParams apresenta a sua própria sintaxe para definir valores. Cada elemento denominado de ‘filho’ deve definir LayoutParams apropriados para o pai, embora possa também definir diferentes LayoutParams para os próprios filhos.”
Fonte: DEVELOPERS. Layouts. Disponível em: <https://developer.android.com/guide/topics/ui/declaring-layout?hl=pt-br>. Acesso em: 28 out. 2019. 
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os principais modelos de layout, pode-se afirmar que os requisitos básicos que ajudam nas configurações e implementações dos layouts são:
Ocultar opções de resposta 
1. 
Wrap_Content e Table Layout.
2. 
Table Layout e Match_Parent.
3. 
Match_Parent e Wrap_Content.
Resposta correta
4. 
Relative Layout e Wrap_Content.
5. 
Linear Layout e Relative Layout.

Mais conteúdos dessa disciplina